Вы находитесь на странице: 1из 4

LITERATURA VITAMINA A PALMITATO OLEOSA

VITAMINA A PALMITATO OLEOSA


(1.000.000 UI/G)
Nome Qumico: Retinyl palmitate, alt-trans retinol palmitic acid ester. Nmero de CAS: 79-81-2. Peso Molecular: 524.9 g/mol. Frmula Molecular: C36H60O2.

Introduo A Vitamina A existe na natureza sob vrias formas. Os carotenos so precursores desta vitamina e esta converso se d principalmente na mucosa do intestino delgado. A maior quantidade de Vitamina A fica armazenada no fgado, de 500 a 1.000 UI/g, havendo menor quantidade no rim e no tecido adiposo. Suas principais fontes so os vegetais amarelos e os verdes, leos de fgado de bacalhau apresentam as maiores concentraes conhecidas de vitamina A.

Descrio A Vitamina A essencial para o crescimento, desenvolvimento e manuteno do tecido epitelial e das membranas mucosas, e nos mecanismos da viso. Sua deficincia mais frequente em crianas e jovens, e quando prolongada, manifesta-se pela xeroftalmia e cegueira noturna.

A Vitamina A Palmitato Oleosa estabilizada com aproximadamente 10mg de BHT ou com aproximadamente, 10mg de DL-alpha-tocoferol, por 1.000.000 UI.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 07/02/2011 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA VITAMINA A PALMITATO OLEOSA

Propriedades A Vitamina A essencial para o desenvolvimento da pele, bem como para as unhas e cabelo. Estimula a renovao celular, ajuda a promover a sntese de colgeno (fibra de sustentao da pele) e tem ao moderada na produo de queratina. muito eficiente na preveno e no tratamento do fotoenvelhecimento porque aumenta a elasticidade e tonicidade dos tecidos cutneos, alem de prevenir a formao de linhas de expresso e estimular a formao do colgeno e elastina. E tambm ajuda a proteger a pele contra agresses exteriores (estresse, poluio, Intempries, etc.). Na cosmiatria a Vitamina A geralmente associada s vitaminas D e E, para pessoas com a pele seca, sujeitas a intempries, ou expostas ao uso constante de detergente. Tambm uma vitamina utilizada no tratamento da queratinizao excessiva e, como inibe tambm a formao de comedes, melhora os casos de acne.

Destaques da Vitamina A Palmitato Oleosa: - Normaliza a queratinizao e aumenta a elasticidade da pele; - Reduz o espessamento da epiderme; - Normaliza a pele ressecada; - Reverte o fotoenvelhecimento e trata rugas finas; - Reduz a escamao e normaliza o couro cabeludo e - Fortificante de alimentos.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 07/02/2011 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA VITAMINA A PALMITATO OLEOSA

Indicaes Produtos farmacuticos: usada para o tratamento e preveno dos estados de carncia de Vitamina A, no tratamento da xeroftalmia e da cegueira noturna. E em distrbios da pele como acne e psorase. Veculada em preparaes farmacuticas com um lipoflico base, por exemplo, cpsulas de gelatina macia, solues oleosa, gotas, pomadas e cremes.

Produtos alimentares: Para fortificar alimentos gordurosos, como margarinas, banha, leos, leite e produtos lcteos.

Cosmticos: Indicada para os leos cosmticos e emulses (cremes, loes, leite corporal, gis, etc) e outras preparaes, como batons e mscaras.

Concentrao Recomendada As necessidades nutricionais humanas de Vitamina A so de 400 a 1.000mcg (de 1.300 a 3.300UI) ao dia.

A Vitamina A usada de 5.000 a 50.000UI nos estados de carncia. No tratamento da xeroftalmia, cegueira noturna, acne e psorase usada de 50.000 a 200.000UI. Em produtos alimentares as quantidades usadas de Vitamina A so de 3 a 9mg (10.000 - 30.000 UI), calculado como retinol, normalmente adicionada por kg de margarina.

Em cremes e loes, a Vitamina A utilizada nas concentraes de 50.000 a 1.000.000UI%.

Obs.: 1UI de Vitamina A = 0,55mcg de Palmitato de Vitamina A.

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 07/02/2011 Conferido por: Lasa C. O. Costa

LITERATURA VITAMINA A PALMITATO OLEOSA

Recomendaes Farmacotcnicas Solubilidade: Solvel em hidrocarbonetos, hidrocarbonetos clorados,

teres, leos e gorduras. O solvente no deve conter perxidos. Insolvel em da gua.

Por oxidar rapidamente quando exposta ao ar e luz, aconselha-se que seja associada vitamina E.

Superdose Doses excessivas de Vitamina A provocam uma sndrome txica conhecida por hipervitaminose A toxicidade depende da idade, da dose e do tempo de administrao.

Referncias Bibliogrficas Informaes do fabricante 256. Batistuzzo, J.A.O., Eto Y., Itaya M.. Formulrio Mdico Farmacutico. So Paulo, 3 edio, 2006.

Via Farma Importadora Rua Labatut, 403 Ipiranga S.P (11) 2067-5724

Reviso n: 01 Elaborado por: Tatiana Domingos

Data: 07/02/2011 Conferido por: Lasa C. O. Costa

Вам также может понравиться