Вы находитесь на странице: 1из 19

XIII ENCONTRO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 25 a 29 de maio de 2009 Florianpolis - Santa Catarina - Brasil

REDES E ENREDOS DE GRUPOS FESTIVOS URBANOS POBRES

Luciana Chianca (UFRN) - luchianca@cchla.ufrn.br


Antroplogo, professor UFRN

Redes e Enredos de Grupos Festivos Urbanos Pobres

RESUMO

O campo dessa pesquisa so os grupos de quadrilha junina da cidade de Natal. Essa organizao coletiva assume uma grande relevncia no contexto urbano durante tal perodo festivo, mas quotidianamente tem sua importncia potencializada nos bairros econmica e socialmente desfavorecidos. De modo especial, observamos como um desses grupos- situados num "enclave" pobre da zona mais abastada da cidade (Me Luiza)- aciona a trama de suas relaes sociais na festa, quando a cidade territorializada atravs de um campo superposto de redes imediatas, de proximidade, especializada e externa. No trnsito interior a este campo e recompondo-o cotidianamente, o grupo reelabora de modo exemplar as imagens citadinas e as identidades locais de bairro, exprimindo de modo artstico uma experincia identitria tensa, prpria de um bairro citadino pobre.

No alto de uma duna, defronte ao Oceano Atlntico, Me Luiza abriga um dos pontos tursticos de Natal (RN): o Farol, que avizinha os bairros praianos mais centrais da cidade. Ele , no entanto pouco visitado pelos turistas e pelos moradores economicamente mais favorecidos da cidade, porque Me Luiza local de vida e moradia de uma parte de citadinos que se auto-designam pobres. Situado entre os setores residenciais e comerciais nobres de Tirol e Petrpolis, a zona de preservao ecolgica Parque das Dunas e a praia de urbana de Areia Preta, esse bairro devient aujourdhui, avec le dveloppement touristique et son dsenclavement par la Via Costeira, une zone de requalification touristique qui intresse beaucoup la spculation immobilire. Il nest pas indiffrent de souligner que cest aussi le quartier de Natal o les mouvements sociaux urbains sont les plus nombreux et les plus actifs. 1 De fato, sua histria de reivindicaes coletivas pela melhoria de condies de vida e cidadania consolidou em Me Luiza uma imagem de bairro combativo. Excessivamente exarcebada (Costa: 1999), ela dissimula a dinmica da construo cotidiana de uma identidade formada por esta mesma imagem 2 , mas tambm por processos histricos, polticos e econmicos internos: os vectores de produo externa da identidade cultural do bairro se interligam com os vectores internos [e] e essa interligao entretecida de relaes de comunicao simblica que so tambm relaes de dominao simblica. (p. 44) Esse bairro abriga vrios grupos quadrilha. Entre eles o Arraial Filhos da Me; principal referncia de nossa observao direta e das reflexes apresentadas no presente artigo 3 . Este grupo revela como sua identidade de grupo e relao com seus parceiros festivos e cotidianos so sensivelmente informadas por essa imagem, s vezes contestada pela prpria populao, da qual uma parte recusa tal identidade geral e unificada. Esse questionamento atinge at mesmo a idia de um bairro. Com efeito, se a identidade de Me Luiza o resultado de sua imagem recomposta pela sua histria, pelo cotidiano de seus habitantes e das representaes coletivas acerca do coletivo, apresent-la como um bairro poderia reforar uma concepo empirista e naturalista deste territrio do quais os limites simblicos revelam que eles so arbitrariamente definidos e delimitados. Vista do interior, Me Luiza to mltipla quanto nos deixam supor seus diferentes setores: Sopapo, Bacia, Barro Duro, Guanabara, Aparecida e Joo XXIII entre
1 2

MARTIN:1998:365. Tal qual COSTA (1999:44-60) assinalou no bairro popular de Alfama, em Lisboa. 3 Dos quais acompanhamos a preparao, montagem e durante algumas de suas apresentaes.

outros, cada setor correspondendo a uma realidade scio-econmica e a uma especificidade histrica de ocupao social, entre favelas, conjuntos habitacionais e loteamentos. Apenas citando o setor de Aparecida, onde se iniciou a ocupao mais intensa do bairro, nos anos 1950, Fernandes (2000) descreve uma heterogeneidade identitria presente na formao de um territrio que seus prprios moradores no identificam a Me Luiza: Me Luza l em baixo: aqui Aparecida. No tem nada a ver com Me Luiza 4 . Parece-nos mais oportuno para fins heursticos compreender esse territrio tal qual sugerem Cordeiro e Costa (1999); como um ncleo de enraizamento identitrio e de demarcaes sociais face a terceiros- uns e outros manipulveis, de carter largamente circunstancial. O que nos interessa primeiramente compreender como um grupo de quadrilha de competio se inscreve no cotidiano de seu lugar de vida e como ele se inspira desta imagem estereotipada que o acompanha.

Por um lado a imprensa de Natal a apresenta como lugar perigoso, mafioso, frequentemente ocupando manchetes de seqestros, assaltos, trfico de drogas, prostituio, etc., nos quais Me Luiza associada ao banditismo e violncia urbana atravs inclusive da expresso morro. Uma outra imagem muito veiculada e absorvida pela populao da cidade de modo geral aquela que a contrape ao morro, atravs categoria favela enquanto um lugar de moradia, onde vivem trabalhadores urbanos vtimas de conflitos sociais inclusive em torno do direito moradia. Nesse segundo tipo de narrativa jornalstica seus habitantes so pobres, combativos e s vezes vtimas das foras policiais que no distinguem bandido e trabalhador. Esse bairro popular tambm um modelo de combatividade social pelo direito cidadania, liderando aes e debates da sociedade civil em torno de temas politicamente relevantes como o uso e ocupao do espao urbano, desenvolvimento e turismo sustentvel.

Sua fragmentao se revela inclusive nas confrontaes entre diferentes grupos de competio do prprio bairro, onde uns reivindicam a parte positiva da imagem do bairro (pobres e combativos) enquanto atribuem aos outros os adjetivos pejorativos (traficantes e sujos). Eles constituem e representam diferentes pedaos do bairro, territrios que se definem quando um espao -ou um segmento dele- assim demarcado torna-se ponto de referncia para distinguir determinado grupo de freqentadores como
4

FERNANDES: 2000:56-57.

pertencentes a uma rede de relaes 5 . O pedao seria a expresso localizada de uma identidade de grupo prpria a um meio sociocultural, situado a meio caminho entre as prticas coletivas e suas representaes. Em Me Luiza os grupos de quadrilha instituem pedaos onde se desenvolvem relaes afetivas, de trabalho e de lazer, seguida de um envolvimento pessoal num projeto coletivo: a montagem anual de quadrilhas junina especiais, chamadas grupos ou quadrilhas de competio; categoria inspirada na expresso nativa competio, e que vem designar os grupos que dirigem seus investimentos para a participao em concursos, mobilizando a juventude dos bairros de Natal de modo regular e quase permanente, numa dmarche de rivalidade e superao criativa. (...) Sob a presso horizontal (dos grupos entre eles), as quadrilhas de competio so mais sensveis s inovaes e bricolagens sobre as tradies da dana e tambm se interrogam mais regularmente sobre sua evoluo 6 . Se a gesto dos ensaios, do pessoal, do oramento e da articulao poltica do grupo varivel segundo sua experincia, investimento, apoios e organizao, o objetivo prtico de todos eles a vitria nos grandes concursos de quadrilha da cidade. Outro aspecto comum que ressaltamos aqui, e do qual depende os demais o alcance a natureza da rede de apoio que um grupo consegue articular em torno de sua proposta. Contemporaneamente em Natal as quadrilhas so o elemento central de vastas redes festivas, mantidas segundo limites, interesses e convenincias recprocas do grupo com polticos, autoridades locais, personalidades do bairro, comerciantes, torcedores, imprensa e mdia. Na dinmica dialgica das partes e do todo qual o lugar do quotidiano e do infinitamente pequeno na construo de um projeto de quadrilha, discutida aqui como metfora de um projeto poltico- identitrio?

A identidade, o projeto e a rede de um grupo de quadrilha de competio


Para compreender o projeto identitrio de um grupo de quadrilha e sua estratgia de realizao, procuramos compreender certos aspectos de sua organizao e estrutura, mas sobretudo e para os fins desse artigo a sua relao com as esferas internas e externas ao bairro: sua rede no sentido de um ensemble dindividus ou de groupes entretenant des relations binaires permettant la circulation de ressources. Il sagit avant tout dune forme, qui ne ncessite pas, pour tre identifie, de produire de lidentit collective ou dtre dote dune mmoire commune, contrairement au territoire. (OFFNER & PUMAIN:1986:15).
5 6

MAGNANI:196:32. CHIANCA:2004: 135.

Enfim: como o Arraial Filhos da Me articulava suas possveis alianas mais cotidianas e como manipulavam essas imagens do bairro junto a seus interlocutores externos ao territrio do grupo? Que imagens e identidades eles reivindicam? Tomamos aqui a noo de projeto de Alfred Schutz (1979) apresentada por Gilberto VELHO (1994), como instrumento bsico de negociao da realidade com outros atores (...) como meio de comunicao, como maneira de expressar, articular interesses, objetivos, sentimentos, aspiraes para o mundo (...) o resultado de uma deliberao consciente a partir das circunstncias, do campo de possibilidades, em que est inserido o sujeito. (p. 103). Nesse sentido, o grupo de quadrilha aqui apresentado considerado como um projeto coletivo constituindo (entre outros aspectos), uma ocasio suplementar de afirmao de vnculos entre seus membros e seus parceiros externos, atravs da constituio de uma rede complexa que envolve o grupo e que atravessada por mediadores que dialogam com jovens danarinos e com padrinhos, autoridades locais, da poltica, da mdia, da gesto cultural municipal, do comrcio, das universidades... Ora, o cotidiano local e a identidade reivindicada num territrio de referncia (o pedao da avenida Joo XIII de Me Luiza) o ponto de central da memria do Arraial Filhos da Me. esse territrio que ampara e orienta seu projeto e as relaes que o grupo deve estabelecer com seus suportes internos e externos. Inicialmente percebe-se valor pragmtico das categorias dentro e fora, surgindo no discurso dos prprios atores do grupo e revelando que Me Luiza e Natal constituem campos scio-polticos distintos com os quais o grupo est em permanente negociao. Sobre que cdigos culturais o grupo pode discutir com a cidade, representada pela Prefeitura e seus eleitos (os vereadores), por exemplo? De outra parte, verificamos que o grupo mantm relaes de colaborao com uma vasta rede festiva junina envolvendo quadrilhas e arraiais, localizada inicialmente em Me Luiza, depois na cidade de Natal e extrapolando seus limites, como no caso recorrente a nvel regional- Nordeste- dos emprstimos e locaes de pessoal especializado, modelos e vestimentas prontas, coreografias e material cenogrfico, entre outros 7 .

Nesse caso estamos lidando com uma economia da festa junina cujo alcance caberia discutir noutra ocasio, mas que foi tambm empreendido por MENEZES (2008), em dissertao de Mestrado (UFPE) sobre as quadrilhas juninas de Recife (PE).

Um grupo rural na cidade: O Arraial Filhos da Me


O campo da nossa pesquisa se realizou num momento especial para o Arraial Filhos da Me, quando ele festejava seus 10 anos de atividades ininterruptas, marcadas por uma produo anual regular. Este fato remarcvel para um grupo de competio tanto para a construo mais definida de sua identidade quanto para o seu reconhecimento externo, porque em geral reina uma certa instabilidade no universo de grupos de quadrilha que se dilaceram internamente ou explodem pela presso externa. Para eles, tal perenidade era um motivo de orgulho 8 . Como parmetro, vale ressaltar que dos 114 grupos inscritos no concurso de quadrilhas da televiso Cabugi (subsidiria da Rede Globo) em 2001, apenas 37 apresentavam ao jri e ao pblico a sua perenidade como um dado prestigioso, atravs de cartazes, faixas e s vezes oralmente 9 . A grande instabilidade das atividades desses grupos levava alguns entrevistados a classific-los em grupos de todo ano, grupos de dois em dois anos, e as de quatro em quatro anos, em referncia regularidade de suas aparies. Mesmo se essa tripla classificao local bastante redutora, ela manifesta a realidade do campo festivo local. A ironia -e relativo desprezo- escondida sob as duas ltimas menes de grupos de competio ressalta a atividade dos grupos segundo seu grau de autonomia econmica e sua capacidade de gerir equipamentos, recursos e atores. Aquelas de todo ano so respeitadas e tratadas com distino, pois conseguem manter certa independncia de suas fontes externas de financiamento e se organizam com apoios regulares ou por seus prprios meios com mais ou menos esforo segundo a inscrio socioeconmica do grupo. Enquanto isso, os grupos bi-anuais esperam o ano seguinte para recuperar-se de dvidas e conflitos internos. Os quadri-anuais seguem o ritmo poltico-eleitoral e mantm seu grupo sob a poltica clientelista local onde os padrinhos apiam grupos da cidade que no conseguem se auto-financiar. O grupo de quadrilha Arraial Filhos da Me era ento reconhecido como um grupo de sucesso neste campo de quadrilhas de concepo tanto pela sua longevidade quanto pela assiduidade nos concursos, sucesso que se compreende sobretudo pelos custos de uma montagem anual do grupo, pois as despesas vestimentares (restringindonos a esse aspecto da apresentao) podem variar de R$ 150,00 a R$ 1.500,00 reais
8

Esse grupo ainda se apresentou de modo espordico entre 2002 e 2006, mas se dissolveu no ano de 2007. 9 Um aspecto complicador dessa contabilidade o fato de que os grupos anunciam a totalidade de ciclos anuais desde sua fundao, sem especificar quantas vezes eles se organizaram nesse intervalo. Desses 37 apenas 16 reivindicavam mais de cinco anos, seis exatamente dez anos, um com quinze anos e outro 20 anos.

por danarino segundo o projeto esttico do grupo 10 . Tais despesas so proibitivas para muito dos seus participantes, em geral estudantes ou trabalhadores urbanos mal remunerados. Mesmo a vitria num concurso importante no garante a autonomia financeira de um grupo no ano seguinte: a ttulo de exemplo, o prmio mais elevado em concurso proposto em 2001 s quadrilhas da cidade equivalia a R$ 2.500,00. Desta maneira a relao entre os grupos de competio, instituies e pessoas exteriores aos grupos uma parte de sua estratgia exo-grupal de busca de apoio financeiro, financiamentos e patrocnios. O que varia entre os grupos tambm o modo de gerenciar essas ajudas: certos grupos concentram suas iniciativas em torno de uma nica fonte enquanto outras manipulam os recursos dos sistemas em jogo: comerciantes, poltica eleitoral e associativa local, rede de grupos e de arraiais solidrios. Atravs da observao direta do grupo Arraial Filhos da Me, compreendemos como seu ciclo anual de atividades estava diretamente relacionado sua perenidade enquanto grupo, e sua visibilidade junto aos gestores culturais da cidade. Centralizando uma srie de redes mais ou menos distantes do seu bairro de origem, esse grupo organiza uma impressionante diversidade de ajudas, apoios materiais e simblicos de importncia vital sua empresa. Buscando uma visibilidade mais ampla e que atingisse o conjunto da cidade seus membros se mobilizavam diferentemente segundo sua funo e lugar na hierarquia interna. Nesse grupo, a busca de suporte seguia uma seqncia de centros concntricos de relaes superpostas onde os atores mais prximos do ncleo de poder (diretores e presidente) se distanciavam das redes prxima e imediata, buscando outros arraiais e personalidades polticas, e constituindo assim suas redes especializada e externa. Tal dmarche se explicava por sua idade, disponibilidade e status no grupo, e implicitamente, pela capacidade de manipulao e uso das categorias simblicas dominantes, que associam a quadrilha e a festa junina a uma dana rural. Contiguamente, as relaes de poder a ela vinculadas esto estreitamente associadas a relaes de subordinao hierrquicas tambm identificadas na cidade ao universo "rural", como o "apadrinhamento", como veremos.

Ora, se o nvel observado o das relaes de interao que so circunstanciais e situacionais, nosso objetivo no de criar um modelo de explicao das relaes a partir de uma classificao das modalidades de interao, mas de sugerir um recorte
Que se divide grosso modo em Natal entre grupos de quadrilha matutas e estilizadas. Sobre o sentido da reelaborao do personagem rural na festa urbana de Natal, ver CHIANCA:2007a.
10

compreensivo construdo a partir da forma da interao indivduo, espao e sociedade tal qual sugeriu Agier (1999) que prope perceb-las como situaes elementares da vida cotidiana com quatro desenhos possveis segundo a combinao desses trs elementos: ordinaire, occasionelle, de passage et rituelles. Na anlise que empreenderemos doravante, esse modelo ser desenvolvido para a compreenso das redes sociais da quadrilha Arraial Filhos da Me, que se constituem na superposio de campos em estreita relao com as situaes elementares das quais falava Agier (1999). Isso significa dizer que essa rede tem o grupo de quadrilha como um dos vrtices da triangulao interativa que nesse caso se apresenta atravs da combinao de trs plos: grupo, espao e sociedade envolvente, e cuja combinao resulta, no nosso caso, na constituio de quatro redes-tipo: de proximidade, imediata, especializada e externa.

A rede de proximidade
A observao do Arraial Filhos da Me nos revelou a dinmica de algumas redes articuladas pelo grupo atravs de situaes ocasionais: dans la mesure o elles modifient pour un temps le cours normal de la vie quotidienne et ne sont pas fondamentalement dtermins par une localisation fixe. Mais surtout, vcues par chacun en fonction dun concours unique de circonstances, ces situations ne prennent un sens social que si elles font lobjet dun minimum dinterprtation et de communication entre les acteurs en prsence, et si elles mettent en action quelques lments identifiables de lordre social (Agier : 1999 : p. 95). A rede de proximidade da quadrilha Arraial Filhos da Me compreendia as instituies e pessoas territorial e afetivamente prximas do grupo, pela freqncia dos mesmos locais de moradia ou associadas aos pedaos dos membros dos grupos, sendo o principal deles a avenida Joo XXIII, em Me Luiza.

Em 2001 a rede de proximidade garantiu ao grupo um suporte logstico importante e sem nus para o grupo: a sede do Conselho Comunitrio (sito rua Joo XXIII) para as primeiras reunies do grupo (no ms de maro). Ele tambm facilitava as relaes dos grupos com empresas de nibus atuando no bairro e que ofereciam apoio ao transporte dos danarinos para os deslocamentos na cidade de Natal. Depois de recomposto e com novas adeses, ele transferiu-se de abril a junho para a Casa do Pagode, um bar (sito rua Joo XXIII) que havia falido e cujo espao fsico amplo e desimpedido possibilitava os ensaios das novas coreografias do grupo, que esse ano contou com 88 danarinos. A quadrilha tambm contou com o apoio do grupo de teatro

Filhos da Me (sito rua Joo XXIII) e de uma Rdio comunitria clandestina (Radio Revoluo) que transmitia de Me Luiza para toda a cidade 11 . Todas essas alianas foram articuladas graas s relaes que alguns de seus membros mantinham com essas instituies, atravs notadamente de aes pontuais junto ao Conselho Comunitrio em situaes como a festa das mes, das crianas, e etc., quando aqueles se disponibilizavam voluntariamente. O grupo tambm era prximo do Centro Scio Pastoral 12 - Nossa Senhora da Conceio (sito rua Joo XXIII), que como seu nome revela, vinculado Igreja Catlica- e de onde provinham muitos dos seus membros mais ativos 13 . Para incrementar essa rede, muitos participantes atuando em outras esferas (como em grupos de capoeira e futebol) possibilitavam colaboraes parte a parte 14 . Naquela poca seu diretor era proprietrio de um pequeno salo de beleza, o que deve ter tido um papel importante no estabelecimento de vnculos de solidariedade e reciprocidade entre comerciantes. Estes se associavam ao grupo pela concesso de apoio e doaes, mas as condies particulares do comrcio local, muito simples e limitado na oferta restringem, por conseguinte, os meios do grupo. Apenas dois deles o apoiava regularmente: um mercadinho e uma padaria cujo proprietrio era padrinho do presidente da quadrilha 15 . A publicidade desses pequenos comrcios era garantida oralmente e de modo informal entre os membros do grupo que lhes retribuam com a fidelidade para suas compras cotidianas e eventuais. Assim, essa rede de proximidade garantia a simpatia da coletividade e o fornecimento de novas adeses de danarinos, alm de espao fsico para ensaios e

Um dos seus fundadores foi tambm fundador do Arraial Filhos da Me, diretor e puxador da quadrilha. O puxador tambm conhecido como animador indica a coreografia aos danarinos (...) assim como as entradas e sadas de cena. (...) Ele a autoridade suprema do grupo durante sua apresentao. (CHIANCA:2004:147). 12 O Centro Scio (como conhecido) foi liderado pelo padre Sabino Gentilli, que faleceu em 2006. Suas aes so explicitamente associadas Teologia da Libertao atravs de aes pastorais envolvendo muitos de seus integrantes em creches, lares de idosos, cursinhos populares e apoio a jovens em idade escolar sempre em Me Luiza para a sua populao. Esse grupo no realiza quadrilhas juninas de competio nem as apia abertamente. Recentemente (em 2007) ele integrou o Frum Natal Cidade Sustentvel que subsidiou a reviso do Plano Diretor de Natal. 13 Essa colaborao foi inclusive difundida no Jornal Fala Me Luiza, de responsabilidade desse Centro Scio Pastoral. 14 Outras atividades mencionadas pelos danarinos foram escolas de samba, de dana como carimb, valsa e dana do ventre, corais e grupos teatrais. 15 Num estudo sobre o consumo em Me Luiza, SILVA (2000) verificou que seus habitantes compram seus produtos de base nos comerciantes do bairro, onde a procura de melhores preos entre a oferta disponvel pode ser melhor controlada pela fidelidade e pela troca de informaes informal, entre vizinhos (o boca- a- boca).

11

reunies, contatos oficiais com empresas de nibus, divulgao, alm de doaes de lanche e algum dinheiro para a compra de chumbinhos 16 para o grupo.

A rede imediata
Essa rede composta por vizinhos, amigos, familiares e torcida mais prxima, compondo o entorno mais prximo possvel dos membros do grupo, relacionado em situaes ordinrias que ont un caractre de rgularit, voire de ncessit (...) et (...) gnralement localises(...) des espaces dlimits que lon retrouve quotidiennement, o l on a des habitudes (...), des trucs (...), et des ruses pour chapper aux contraintes et rcrer une certaine autonomie; ce sont des lieux que lon peut ventuellement avoir rendus familiers. 17 Num levantamento realizado entre os membros do grupo Filhos da Me, em 2001 18 , descobrimos que a metade dos danarinos participava pela primeira vez de uma quadrilha de competio, ou seja, s haviam danado at ento em grupos de escola ou de sua prpria vizinhana. A maioria vivia com os pais, era solteira e no tinha filhos. Em idade escolar, 91% tinham entre 16 e 21 anos. Apenas 14 dentre eles deviam conciliar estudos com atividade profissional, geralmente ligada ao comrcio e aos servios domsticos, vendedores, decoradores, manicures, boys, mecnicos, carteiros, operrios e um professor. A maioria ocupava empregos sem formao escolar, como trabalhadores urbanos ou desempregados. O estudo era ento a atividade central desses jovens dos quais apenas 03/65 no freqentavam uma escola, com nveis heterogneos de escolaridade- s um tinha formao superior. Prximas de Me Luiza, as diversas escolas freqentadas por esses jovens eram um espao de sociabilidade desses danarinos que se reuniam tambm nos intervalos das aulas para conversar sobre quadrilha recriando assim seu pedao na escola e reforando os laos de solidariedade, notadamente ente os garotos durante as brigas na escola.

Fogos de plvora (tambm chamados de traque) muito importantes para os grupos de quadrilha que geralmente anunciam sua entrada numa apresentao atravs do estouro simultneo de dezenas desses fogos, jogados pelos prprios danarinos no cho do salo onde adentram, provocando uma srie de pequenos estalos. 17 AGIER: 1999: 94. 18 Um questionrio foi proposto a 88 danarinos. 79 pessoas o responderam voluntariamente, entre danarinos (65), equipe de apoio (10) e torcida (4) presentes a um ensaio do grupo, em 2001.

16

10

Um outro momento importante dessa sociabilidade tinha lugar no caminho da escola, quando os jovens caminhavam para ir ou retornar, formando pequenos grupos nos quais se distinguia o pertencimento a um ou outro grupo de quadrilha. A quase totalidade dos 65 danarinos entrevistados nasceu e passou sua infncia em Natal. 27 ente eles tinham ao menos um dos pais originrio do interior do Estado do Rio Grande do Norte. Mais prximas ou distantes do universo citadino, esses pais migraram para Natal nos anos 1960-1970, transitando pela cidade ou vindo instalarse diretamente em Me Luiza. Alguns mantm familiares nas suas cidades de origem. Se a migrao interna marca a sua populao e suas referncias simblicas e identitrias, salientamos que os dados sobre a origem dos pais so pouco relevantes na constituio dos vnculos internos do grupo, pois nesse nvel os jovens compem turmas fundadas em relaes de amizade aproximando sobretudo os jovens de uma mesma rua, escola ou com um percurso semelhante no grupo 19 .

A rede especializada
Esse nvel da rede composta por eventos e atividades envolvendo os espaos festivos e os grupos de quadrilha de competio, de espetculo e espontneos atuando em Me Luiza 20 ou em seu exterior, em situaes rituais, marques par une mise distance du quotidien rgle selon diverses formes liminaires (...) Dans un espace dlimit et appropri le temps dun vnement rituel, une rencontre est symbolise entre des individus et un collectif, visible ou non. Lunit individu-espace-socit se ralise alors, de faon phmre. (...) un ordre spcifique de relations et didentits se cre, rendu possible par la dfinition consensuelle de la situation comme moment de liminarit. 21 . Se os grupos de Me Luiza so famosos na cidade por sua perenidade e pela regularidade na participao em concursos, sobretudo na forma matuta, isso se deve no apenas sua grande densidade demogrfica 22 , como tambm a um vnculo real de sua populao s festas juninas- da qual a quadrilha a dana principal, exclusiva desse perodo. Assim esse bairro que considerado um dos mais pobres da cidade 23

As turmas do Arraial Filhos da Me so melhor apresentadas em CHIANCA:2004. Para compreender melhor essa classificao entre grupos, ver CHIANCA (2007a). 21 AGIER: 1999: 97. 22 Dados de 2003 (Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Natal) revelam que Me Luiza contava mais de 16 mil habitantes para menos de 100 hectares, numa densidade demogrfica de 165,67 hab./ha. 23 Dentre os 36 bairros da cidade, Me Luiza detm a 34 mais fraca mdia de renda, segundo os dados do Censo Demogrfico 2000/IBGE. (fonte: Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Natal:2003).
20

19

11

garante por mais essa via a sua visibilidade ao conjunto da cidade, sobretudo nos concursos da televiso Cabugi (subsidiria da Globo) e lder de audincia local. Entre os grupos de competio de Me Luiza alguns guardavam boas relaes entre si (Filhos da Me, Riacho Doce, Aquilo Roxo e Florentina), mas o ambiente geral era de desconfiana evidente. Na rede especializada a discrio e o silncio so valorizados. O apoio entre esses grupos sutil e no ultrapassa os limites e uma boa poltica de vizinhana, ligada circulao de dons ou apoios recprocos, como os convites para danar em arraiais, para a locao, venda ou emprstimo de roupas ou acessrios de um grupo a outro ou entre seus membros. A circulao de danarinos uma outra referncia da intensidade das trocas nessa rede, assim como os namoros e casamentos entre danarinos de diferentes grupos. s vezes grupos de uma mesma rede especializada se organizam em torno de um arraial, onde vrios grupos se apresentam em seqncia, valorizando esse territrio festivo com sua passagem e retribuindo apoios prvios ou alianas futuras. Estes arraiais demarcam os territrios festivos da cidade revelando a fragmentao interna a bairros e zonas. Marc Aug (1992) lembra a importncia assumida pela constituio dos lugares na construo de uma identidade coletiva, como um dispositivo relacional e histrico. O arraial constitui essa identidade localizada, lugar e referncia exterior para as quadrilhas e outras atividades propostas ao pblico: ele o territrio do coletivo. Eles so tambm um sistema eficaz de organizao em redes para os grupos que se visitam em rodzio e asseguram as programaes de uns e outros. Por sua mediao, os grupos circulam em toda a cidade estabelecendo importantes oportunidades de troca de informaes e de experincias. Assim, em 2001 o Arraial Filhos da Me recebeu convites e se apresentou em arraiais das quatro zonas da cidade, dos quais alguns se repetem h alguns anos, deixando transparecer o alcance dessa rede. Ainda na rede especializada percebemos a importncia de uma rede local que mantm uma relao superficial e ocasional, limitadas em geral quelas situaes rituais citadas anteriormente: encontro em arraiais e concursos, mas que em alguns casos extrapola o extraordinrio e invade tambm o cotidiano, podendo haver troca e emprstimos de coregrafos, de costureiros e apoio recproco de torcidas. No entanto as quadrilhas das regies Norte e Oeste de Natal organizaram-se em Associaes permitindo, sobretudo, represent-los junto Prefeitura Municipal e aos organizadores de concursos, mas a questo que ento se colocava dizia respeito sua sobrevida operacional num processo transparente de autonomizao poltica, para que eles no sejam instrumentalizados pela Prefeitura, vereadores, canais de televiso e

comerciantes: a rede externa das quadrilhas, assim chamados porque so social e

12

economicamente superiores a elas, e esto fisicamente e simbolicamente distante delas. Por isso a comunicao e as negociaes so a mais difceis e conflituosas que nos outros trs nveis; o imediato, o aproximado e o especializado.

A rede externa
Podemos identificar essa rede por sua atuao em situaes cotidianas que Agier (1999) chama de passagem que mettent en scne principalement la relation individu/espace, au sens o elles sont marqus la fois par lindividualisation (absence dune relation personnelle et visible avec des mdiations sociales) et par un important balisage spatio-temporel des parcours, qui indique une prsence indirecte des macrostructures de la socit comme contrainte indiffrencie et aveugle (....) 24 . Desde o final dos anos 1980 a Prefeitura se aproximou de tudo que concerne a festa junina citadina, em particular das quadrilhas que se tornaram eixos importantes de sua programao oficial. Centralizando e controlando a ao dos grupos ela prope eventos coletivos mais ou menos centralizados onde os grupos podem apresentar seus projetos. Mas essa parceria guarda as marcas de uma explorao sutil de uma

autoridade poltica e burocrtica que os grupos buscam superar. Entre seus dispositivos de controle, o econmico indiscutivelmente o mais presente e aquele onde reside a maior parte dos mal-entendidos entre grupos e Prefeitura, que era acusada de discriminar alguns grupos. A pouca transparncia na distribuio da verba pblica seria um sintoma do clientelismo poltico corrente nas transaes polticas correntes na cidade. Sempre que possvel, o Arraial Filhos da Me participava dos eventos promovidos pela Prefeitura: Concurso e Seminrio de Quadrilhas, Quadrilho e Auto de Natal 25 . Para eles tais eventos constituam momentos privilegiados de apresentao de suas performances e sua viso da cultura e tradio de quadrilhas maturas. Mas seus diretores eram reticentes face s inmeras recomendaes apresentadas, sobretudo, no Seminrio, que tem um carter pedaggico explcito. No entanto, para garantir uma boa classificao nos concursos promovidos pela Prefeitura (cujos jurados so os mesmos professores do Seminrio), o Filhos da Me se esforava para seguir essas orientaes. Como outros grupos de Natal, esta quadrilha se sente excessivamente solicitada pela Prefeitura, sem ter a sensao de uma troca verdadeira com a cidade.

24 25

AGIER. 1999:96. Sobre os trs primeiros, referentes ao ciclo festivo junino, ver CHIANCA: 2006.

13

A rede externa tambm representada pelos candidatos a vereadores, prefeitos e pelos j eleitos, num suporte local localmente conhecido sob o nome de apadrinhamento, apoio externo que se diferencia do patrocnio por se tratar de uma sociedade comercial que envolve a publicidade do produto ou empresa parceira, em geral impressos em camisetas (da equipe de apoio), cartazes e faixas ostentados pelo grupo ou citados oralmente pelo puxador durante a apresentao do grupo. Dentre as formas de patronagem e colaborao, o compadrio poltico 26 aquele sobre o qual as quadrilhas de competio mais se apiam. No sistema poltico- eleitoral de Natal, construdo sobre graves desequilbrios sociais e com uma estrutura representativa altamente hierarquizada, os candidatos e eleitos mantm, os

personagens conhecidos como cabos eleitorais que atuam como mediadores entre os eleitores e candidatos em suas reas de atuao e dominao poltica. Diante de dificuldades e limitaes oramentrias, os grupos no hesitam em aceitar estrategicamente- a ajuda proposta por eles, que se tornam padrinhos. A contrapartida da tica de trocas caracteriza essa relao, onde o grupo deve fidelidade eleitoral ao candidato ou s candidaturas que ele representa. Negociadas em troca de bens materiais que lhes permitiro efetivar seu projeto essas ddivas eleitoreiras representam um aspecto importante que no desprezado pelos grupos de quadrilha de competio, algumas das quais devendo sua existncia a essa alternativa- os grupos de quatro em quatro anos so o seu mais flagrante exemplo. Ao contrrio do que se poderia supor, a relao entre os grupos juninos e os candidatos no recente em Natal. Sabemos que essa aproximao se iniciou nos fins da dcada de 1950, quando alguns vereadores foram nomeados coordenadores das festas juninas nos bairros 27 . Essa relao parece ter se reforado e ganhado visibilidade desde ento, mesmo se a dmarche de cada vereador muito variada segundo suas convices ticas e ideolgicas. O aspecto complexificador no caso de Natal que a oferta de ddivas descentralizada, mantendo-se entretanto, muito enfocada nos polticos e comerciantes. A cidade de Natal contava em 2001, com 21 vereadores dos quais alguns recusavam essa relao, enquanto outros 28 eram conhecidos por seu apoio pblico a grupos de quadrilhas de competio das Zonas Norte e Oeste, onde reside a maioria da
Estas relaes foram analisadas num artigo intitulado Reciprocidade e hierarquia no compadrio junino, publicado nos Anais do I Colquio Festas e Sociabilidades, UFS, Aracaj-SE, 2008 (CHIANCA:2008), no prelo. 27 Como o vereador Malaquias, na festa das Quintas (Jornal A Repblica, 26 de junho de 1958). A respeito da introduo da instrumentalizao poltica da festa na cidade de Natal, ver tambm CHIANCA: 2006. 28 Como o Sr. Lus Almir Magalhes.
26

14

populao economicamente desfavorecida da cidade e tambm a maior parte das quadrilhas de competio. Alguns deles reconheceram haver colaborado no passado com alguns grupos, ou ainda o faziam colaborando na compra dos tecidos, lanches, pagamento de coregrafos e costureiros, locao de transporte, fogos de artifcio e para festas promovidas pelo grupo com finalidades de coleta de fundos 29 . preciso no entanto ressaltar que este mercado e ajudas pontuais s raramente tornam-se um apadrinhamento integral. No incio os grupos participam de um perodo de teste no qual os grupos avaliam as intenes e o alcance dos investimentos do candidato a padrinho, enquanto esses ltimos testam o poder poltico do grupo segundo sua capacidade de coeso interna, autoridade dos lderes e posio do grupo no campo festivo do bairro e da cidade. No entanto alguns limites ticos compem esse acordo informal que poderia ser fragilizado caso no fossem respeitadas algumas recomendaes: os grupos nunca devem abusar do padrinho com pedidos de custo elevado ou de realizao que extrapolem sua rea de influncia poltica. Em troca, eles devem reunir o mximo de votos nas suas redes imediata e de proximidade para garantir ao candidato uma base eleitoral auspiciosa. Alm do apoio financeiro, os eleitos devem apoiar politicamente o grupo protegido, assinando com e por eles solicitaes e ofcios, participando dos seus momentos de festa e de celebrao de ttulos e conquistas. Vale lembrar que essas regras no so gerais, mas se apresentam com variaes entre a maioria dos grupos de competio atuantes em Natal. Segundo o equilbrio encontrado entre as partes, esse perodo de testes pode levar a um apadrinhamento total e regular, frmula que representa a viabilidade financeira dos grupos- seu principal obstculo. Graas ao insucesso dos sucessivos testes entre grupos e candidatos a maioria quase absoluta dos grupos e declara no receber seno apoios circunstanciais de polticos. o caso tambm de Me Luiza onde esse tipo de apoio visto com desconfiana porque no corresponde imagem exarcebada pela identidade permanentemente reivindicada do bairro combativo e independente. Quando alguns grupos obtm sucesso nesse teste eles so malvistos e pouco publicados, assim como os limites e modalidades desse apoio que permanecem desconhecidos mesmo da rede imediata do grupo- concentrados sob o controle de seus dirigentes.

Trabalhando em estreita colaborao com os vereadores, as companhias de nibus so parceiras regulares dos grupos de quadrilha, assegurando muitas vezes os
Como os Srs. Dickson Nasser, Aluisio Machado, Fernanda Freire, Amrico Godeiro e Carlos Santos.
29

15

seus deslocamentos de modo gratuito: o transporte um dos pontos crticos dos grupos, compostos de jovens sem habilitao e sem automveis prprios, pois o transporte em linha regular de nibus impossvel, pois alm de serem numerosos os danarinos ostentam vestimentas e adereos que necessitam certa ateno. Para reparar essa ausncia, os grupos aproximam a rede externa rede de proximidade, como fez o Filhos da Me em 2001 que enviou cartas de solicitao de transporte s companhias de nibus atuando no bairro, com folhas de ofcio timbradas e assinadas pelo presidente do Conselho Comunitrio de Me Luiza. No caso das demais companhias que no atuavam ali, as demandas foram encaminhadas diretamente atravs dos vereadores que apoiavam circunstancialmente o grupo. Tal procedimento pode ser compreendido pela relao entre companhias de nibus e Cmara dos Vereadores-que regulamentam as concesses de uso de transporte urbano em Natal. Por isso os grupos que contam com tal mediao da rede externa tm acesso facilitado a esses servios de distribuio de servios e favores. Como parte ativa dessa dinmica local as quadrilhas participam dessa complexa rede poltica construindo e ampliando sua visibilidade atravs da apresentao do seu projeto.

Concluso
Vimos como o Arraial Filhos da Me reforava o lado positivo de sua "visibilidade exacerbada", j que sua imagem de grupo "bem sucedido" se superpunha a imagem de um bairro "pobre" mas combativo e independente. Essas so, no entanto, qualidades difceis de conciliar, sobretudo quando seus interlocutores "externos" buscam quotidianamente ampliar e aperfeioar a sua dominao poltico-ideolgica. Sob pena de desaparecer, o grupo devia coabitar e negociar com as prticas clientelsticas que eles distinguiam e recusavam (atravs da "recusa" ao voto de um padrinho candidato, por exemplo). Ao nvel "prximo" eles se esforavam para constituir um territrio e uma identidade que lhes fossem prprias, reunindo membros de diversos movimentos culturais, mas tambm prximos da Igreja catlica do bairro. Estabelecendo uma distino simblica dos espaos no interior de um mesmo bairro, esse grupo de quadrilha define alteridades nas quais a populao do bairro e seus eventuais parceiros se reconhecem. Nesse campo simblico e semntico complexo, o "lugar" dos atores revela a multiplicidade de projetos que se articulam na festa-espao institucionalizado de redefinio simblica (e poltica) do "caipira/matuto" e do seu alter citadino: o trabalhador urbano de origem migrante.

16

Referncias Bibliogrficas
AGIER, Michel. Linvention de la ville: banlieues, townships, invasions et favelas. France : Editions des archives contemporaines, 1999. AUGE, Marc. Non-Lieux : introduction une anthropologie de la supermodernit Ed. du Seuil, Paris, 1992. CHIANCA, Luciana. Reciprocidade e hierarquia no compadrio junino. Anais do I Colquio Festas e Sociabilidades, UFS, Aracaj-SE, 2008. (no prelo) CHIANCA, Luciana. Devoo e diverso: expresses contemporneas de festas de santos catlicos Anthropolgicas. Recife, ano 11, vol 18/2, jul/dez. 2007 (c). [on line] www.ufpe.br/revistaanthropologicas. CHIANCA, Luciana. Imagens rurais e identidades citadinas na festa junina Os Urbanitas. Revista de Antropologia Urbana. Ano 4, vol. 4, n 6, dezembro de 2007 (b). [on line] www.osurbanitas.org/osurbanitas6 CHIANCA, Luciana. Quando o campo est na cidade: migrao, identidade e festa. Sociedade e Cultura. Goinia, vol. 10, n. 1, jan./jun. 2007(a). [on line] www.revistas.ufg.br/index.phf/fchf CHIANCA, Luciana. A festa do interior: So Joo, migrao e nostalgia em Natal no sculo XX. Natal: EdUFRN, 2006. CHIANCA, Luciana. Autres feux, autres lieux: quadrilhas de la Saint-Jean, migration et identit Natal (Rio Grande do Norte), Brsil. Tese (Doctorat en Ethnologie)- Universit Bordeaux 2, Bordeaux, 2004. CORDEIRO, Graas Indias & COSTA, Antonio Firmino da. Bairros: contexto e interseco Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Zahar, Rio de Janeiro, 1999. COSTA, Antonio Firmino da. Sociedade de Bairro. Celta, Oeiras, 1999.

FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. O Morro ama ! Amor instinto, do auto-infinito na formas da histria. Dissertao de mestrado em Cincias Sociais, UFRN, Natal, 2000. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) http://www.ibge.gov.br/estatistica/populacao/contagem (03/08/2000) Jornal Fala Me Luiza. Natal (RN)- Jornal informativo de Me Luiza Jornal quinzenal, Centro Scio Pastoral N. Sra. da Conceio, Natal. (anos 1994 2001).

17

Jornal A Repblica. Natal (RN).

MAGNANI, Jos Guilherme & TORRES, Lilian de Lucca. Na Metrpole. EdUSP/ Fapesp, So Paulo,1996. MARTIN, Jean-Yves. Identits et Territorialits dans le Nordeste brsilien: le cas du Rio Grande do Norte. Tese (Doctorat en Gographie)- Universit Bordeaux 3, Bordeaux, 1998. MENEZES NETO, Hugo. O balanc no arraial da capital. Dissertao de mestrado em antropologia, UFPE, Recife, 2008. OFFNER, Jean-Marc & PUMAIN, Denise. (dir) Rseaux et territoires: significations croises. France: Editions de lAube, 1996. SEMURB Me Luiza : conhea melhor seu bairro. Secretaria Municipal de Servios Urbanos de Natal, Prefeitura Municipal de Natal, Natal, 2003. SILVA, Angelo Magalhes. Cidadania e Consumo familiar. monografia bacharelado em C. Sociais, UFRN, Natal, 2000. VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose : antropologia das sociedades complexas. Zahar, Rio de Janeiro, 1994.

18

Вам также может понравиться