Вы находитесь на странице: 1из 2

PNEUMONIA Conceito Pneumonia refere-se inflamao (ou infeco) do parnquima pulmonar associada com enchimento alveolar por exsudado.

. Essa doena pode ser causada por vrios microrganismos diferentes, incluindo vrus bactrias, parasitas ou fungos. Os principais fatores de risco so: fumo, DPOC, Alcoolismo, AIDS e fibrose cstica. Fisiopatologia Os alvolos esto atulhados de clulas, principalmente leuccitos

polimorfonucleares. A resoluo muitas vezes ocorre com restaurao da morfologia normal. Por outro lado a formao de pus pode resultar em necrose tecidual em consequncia da acumulao desse pus no parnquima pulmonar devido a um processo inflamatrio (abscesso). Existem formas especiais de pneumonia como aquela aps aspirao de lquido gstrico ou leo animal ou mineral (pneumonia lipodica) e a psitacose, que uma forma transmitida de papagaios infectados por uma rickttsia (tipo de microrganismos intermedirios entre os vrus e as bactrias, agentes de certas doenas contagiosas). Diagnstico O diagnstico de pneumonia feito com a histria clnica do paciente, um exame fsico detalhado e a realizao de uma radiografia do trax. Nos casos mais graves, alguns exames podem ser solicitados para definir melhor as condies do paciente. Geralmente so realizados hemograma, glicemia, ureia e creatinina,

eletrlitos, protenas totais, pH, gasometria arterial, sorologia para HIV ou exames da secreo. Quadro clnico As caractersticas clnicas variam consideravelmente dependendo do organismo causador, da idade do paciente, e da sua condio geral. Geralmente h mal-estar, febre e tosse. Muitas vezes comum ocorrer dor pleurtica que piora durante uma respirao profunda. No exame fsico podemos perceber uma respirao superficial rpida, taquicardia e s vezes cianose. Tratamento medicamentoso .

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibiticos ou antifngicos e a melhora costuma ocorrer em trs ou quatro dias. O tratamento varia de acordo com sua extenso, severidade dos sintomas, imunidade do indivduo acometido e tipo de agente que est causando a doena.

Tratamento fisioterpico A fisioterapia respiratria apropriadamente efetuada pode ajudar, na vigncia da tosse, a eliminar as secrees brnquicas retidas. So importantes o encorajamento da expirao abdominal profunda, a educao com respeito s tcnicas de tossir e a instalao quanto a drenagem postural e percusso do trax com tapotagem ou bibrao. Embora a gravidade no afete o fluxo do muco nos indivduos normais, a drenagem postural extremamente importante quando o muco espesso, como ele nos pacientes em recuperao de cirurgia ou nos pacientes com fibrose cstica.

Вам также может понравиться