Вы находитесь на странице: 1из 11

MATERIAL AUXILIAR PARA ESTUDO PFM PROVA 2BIM

SUMRIO
1 2 3 FURAO ........................................................................................................................................1 RETIFICA .........................................................................................................................................2 SOLDA ..............................................................................................................................................4 3.1 3.2 3.3 SOLDAGEM MANUAL AO ARCO ELTRICO COM ELETRODO REVESTIDO .....................4 PROCESSO MIG/MAG "METAL INERT GAZ / METAL ACTIVE GAZ"..................................7 PROCESSO TIG - "TUNGSTEN INERT GAZ"..........................................................................9

1 FURAO
>>Furao Processo de fabricao para abertura de furos so usadas, preferencialmente, as furadeiras, tornos. A ferramenta mais utilizada a broca helicoidal >>Erros no processo furao dimetro no uniforme, rebarba, deslocamento do centro do furo, seo circular distorcida dimetro resultante diferente da broca. >>Movimentos para furao - Principal de corte - que a rotao da broca em torno de seu eixo. Determinando a velocidade de corte em [m/min] Avano - que o movimento longitudinal da broca em direo pea. Este movimento medido em [MM/rot.] >>Tipos de furadeiras: Furadeira manual - Eltrica ou pneumtica; ideal para furao de pequenos dimetros, que no exijam grande preciso, em produo no seriada. Furadeira de bancada - De pequena potncia, ideal para furao de pequenos dimetros, que no exijam grande preciso, em produo no seriada. Furadeira de coluna - o tipo mais usado. Possui vrias velocidades e o avano pode ser feito manual ou automaticamente. Se for com carro mvel - ideal para grandes dimetros e para furos profundos. Furadeira de preciso - Usada para furos com preciso (at 0,001 mm). Usada em ferramentaria. Furadeiras em srie - Usadas para a realizao contnua de vrias operaes em uma pea, tais como: furar, escarear e alargar determinado furo. Furadeira mltipla - Possui vrias rvores que so acionadas em conjunto podendo, portanto, executar vrios furos ao mesmo tempo. Ideal para produo em srie. Furadeira radial - Permite que uma determinada pea seja furada em vrios pontos sem que tenha de ser deslocada. ideal para furao de peas pesadas, de pequena mobilidade. broca helicoidal Serve para furar. Possui trs partes: ponta, corpo e haste. A ponta a extremidade cortante. O corpo a parte situada entre a ponta e a haste, e tm dois sulcos ou ranhuras que se denominam estrias. A haste a extremidade que encaixa no mandril ou suporte da mquina perfuratriz.

Ferramentas de furar:

brocas do tipo H - so indicadas para materiais duros, e/ou queproduzem cavaco curto (descontinuo). ngulo de ponta: 80 materiais prensados, mrmore. ngulo de ponta:118 Ferro fundido, lato, bronze. ngulo de ponta: 140 ao alta liga brocas tipo N - so indicadas para materiais de tenacidade e dureza normais (medianos). ngulo de ponta: 130 ao de alto carbono, ao macio, ferro fundido. brocas tipo W - so indicadas para materiais macios e/ou que produzem cavaco longo. ngulo de ponta: 130 - alumnio, zinco, cobre, madeira Alargadores - Servem para alargar furos pr-furados, aumentando a preciso dimensional. Possui trs partes: chanfro; corpo e haste O chanfro a parte que efetua o corte do alargado. O corpo compreende um nmero de estrias ou ranhuras e lminas. A haste a parte que se encaixa no mandril ou suporte da mquina.

2 RETIFICA
>>Retfica Processo de usinagem por abraso ao qual se remove material, estabelecendo-se contato entre a pea e o rebolo girando alta velocidade. >>Retificao plana - Consiste na retificao externa de superfcies planas. Ela pode ter avano retilneo ou circular da pea. A retificadora pode ser tangencial de eixo horizontal ou de topo de eixo vertical >>Retificao cilndrica - Seve para retificar Superfcies cilndricas internas e externas; Em casos especiais, superfcies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento; A pea presa em uma castanha semelhante a do torno; Tanto o rebolo como a pea giram nesse processo. >>Retificao Center Less - tambm conhecida como retificadora sem centros; muito usada na produo em srie, a pea conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste; >>Rebolo - Os rebolos so usados com trs finalidades distintas: Eliminar rebarbas atravs de esmerilhamento, afiar o gume de ferramentas e dar acabamento e exatido s peas atravs da retfica. >>Constituintes do rebolo: O rebolo constitudo por 5 elementos, so eles: Abrasivo Material que compe o gro do rebolo; Os rebolos so constitudos por gros abrasivos reunidos atravs de um aglutinante. Os tipos mais comuns so: Smbolo A=xido de Alumnio Ao carbono sem tratamento trmico, forjado, fundido, etc C=Carbono de Silcio Ferro fundido, no ferrosos e no metlicos; AA=xido de Alumnio Branco (99% de pureza) Aos temperados, ao rpido, vidros, etc. GC=Carboneto de Silcio Verde Materiais extremamente duros: Carbureto de tungstnio (Vdia)

Granulao tamanho dos gros do abrasivo; Os materiais abrasivos so triturados em moinhos, obtendo-se diversos tamanhos de gros. Os gros so classificados por peneiramento, sendo designados por meio do nmero da peneira. Os gros grossos so usados para desbaste, porque apresentam grande rendimento, embora a superfcie obtida seja spera. Gros finos so ideais para operaes de acabamento, porque a superfcie obtida com este tipo de rebolos lisa, porm seu rendimento pequeno

Aglomerante material utilizado para unir os gros abrasivos; Para a obteno do rebolo necessrio aglutinar-se o abrasivo atravs de alguma liga. Os aglutinantes mais usados so: Resina sinttica, vitrificao, borracha, goma-laca, silicato e oxicloreto. A escolha do aglutinante depende do tipo de servio a ser executado. o aglutinante que determina a dureza do rebolo e no os gros abrasivos. Menor dureza indicada para o trabalho de materiais duros porque, neste caso, os gros abrasivos soltam-se com facilidade da massa aglutinante dando lugar a novos abrasivos de pontas aguadas.

Grau de Dureza resistncia do aglomerante; Rebolos duros so indicados para materiais macios. A dureza do rebolo indicada atravs de letras.

Estrutura porosidade do disco abrasivo. A ao do rebolo depende tambm de sua velocidade perifrica. Quanto menor a velocidade, mais branda ao do rebolo. Outra caracterstica importante dos rebolos sua porosidade, ou seja, a quantidade de gros abrasivos, aglutinantes e poros que ele apresenta. Quanto maior tenha de ser o rendimento do rebolo, tanto mais porosa deve ser a estrutura, para que os cavacos que se soltam possam ser absorvidos pelos poros. A porosidade designada atravs de nmeros.

>> Formas de rebolos: Os mais usados:Disco reto; Copo reto; Tronco cnico; De segmentos e Pontas montadas. >>Aplicao de retificao: Normalmente as peas que passam pelo processo de retificao so: peas temperadas, eixos de motores, comando de vlvulas, virabrequins, cabeotes, vlvulas de motores de combusto interna, rolamentos, mancais, faces de assentamento de peas, etc. >>Problemas no processo de retificao: Super Revenimento: Quando a temperatura da pea atinge valores superiores ao do ltimo revenido, durante o processo de retfica; Retmpera: A queima devido retmpera, ocorre quando a temperatura na superfcie que est sendo retificada supera a temperatura de autenitizao do ao, causando transformao de fases durante o resfriamento provocado pelo fluido refrigerante; Tenses Residuais: medida que a temperatura aumenta, devido s restries impostas pela superfcie dilatao e contrao do material durante a operao, surgem tenses residuais de trao;

3 SOLDA
>>Soldagem um processo de unio rgida de duas ou mais partes metlicas, com ou sem a adio de material de enchimento, atravs do fornecimento de energia a regio adjacente zona que est sendo unida, de modo a provocar uma interfuso entre as partes. >>Desvantagens: Aumenta o peso das estruturas: devido ao enfraquecimento das chapas que, por serem furadas, devem ser engrossadas , alm de exigir a sobreposio das chapas.. um processo mais lento. No perfeitamente impermevel. >>Aplicaes: A manuteno de peas, atravs de enchimentos e emendas. A soldagem pode ser usada para substituir outros processos de fabricao de peas, atravs da unio de elementos simples transformando em peas complexas. Muito utilizado em indstria naval, as indstrias de caldeiraria e a indstria automobilstica, onde j se usam robs de solda que executam um trabalho rpido e perfeito >>Principais processos de soldagem - Manual c/ eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG, Plasma, Arco Submerso, A ponto, Por resistncia eltrica, Por Costura, Topo a topo, Por induo eltrica, Por chama Oxiacetilnica, Por Raios LASER, Por ultra - som, Por exploso, entre outros.

3.1

Soldagem manual ao arco eltrico com eletrodo revestido

>>Soldagem ao arco eltrico - o processo no qual a fonte calorfica necessria soldagem obtida por um arco estabelecido entre o eletrodo e a pea a ser soldada >>O eletrodo revestido: constitudo de duas partes: a alma e o revestimento. Alma constituda pelo arame metlico e, a princpio, sua composio qumica deve ser similar ao do metal que est sendo soldado. O revestimento do eletrodo composto por uma massa dura e quebradia extrudada em volta da alma, de forma a manter uma concentricidade com a mesma. >>Funes do revestimento do Eletrodo Revestido: Introduzir elementos desoxidantes, tais como o mangans e o alumnio, quando necessrio; Facilitar a soldagem nas vrias posies de trabalho; Introduzir elementos de liga no existentes na alma do eletrodo; Diminuir as perdas de metal por respingos fora da poa de fuso; Criar escria de proteo, evitando porosidades e reduzindo a velocidade de solidificao, de uma maneira a permitir um resfriamento lento da solda; Proteger o metal fundido contra a ao do oxignio e nitrognio do ar, pela produo de um campo gasoso, envolvendo o arco e a poa de solda.

>>Ciclo de trabalho de uma mquina de solda: a percentagem de um perodo de 10 minutos, que ela pode ser operada em uma dada energia (amperagem), sem causar sobre-aquecimento e danificar a mquina de solda. Exemplo 40% - ( solda 4minutos e resfriamento 6 min = 10minutos) >>Largura mxima do cordo de solda = no mximo 3x maior que o dimetro do eletrodo. >>Normas : AWS D1.1 e ASME seo IX >>Parametros de soldagem: Processo ER,TIG,MIG,MAG metal de base metal de adio eletrodo proteo corrente eltrica - tenso eltrica limpeza - pr e pos aquecimento. >>Tipos de junta: De topo, sobreposta, em ngulo, de cano, de aresta.

Preparaes em junta de topo: >> Chanfro reto - a mais econmica. Pode-se soldar s de um lado, ou de ambos.Utilizados em casos de pouca tenso e adequada para chapas de at 5 a 6 mm de espessuras.

>>Preparao em V - Recomenda-se a preparao em V, para espessuras de at 20 mm.

>>Preparao em X - recomendada para espessuras entre 15 e 40 mm, quando a junta for acessvel de ambos os lados. Permite uma grande economia no volume de metal depositado, bem como provoca uma compensao nas deformaes angulares. >>Preparao em U - Quando a junta acessvel de um s lado, tambm chamada "em copo" ou "em tulipa". Prepataes em Juntas em ngulo (em T): >> Preparao em chanfro reto - Emprega-se esta preparao quando no necessria penetrao total. Admitindo-se uma fresta mxima de 2 mm.A soldagem pode ser efetuada em um s lado ou nos dois; >> Preparao em 1/2 V - Quando as exigncias do projeto prevem penetrao completa, torna-se necessrio chanfrar a borda do elemento descontnuo. Para espessuras de at 20 mm, recomenda-se a preparao em 1/2 V.

>>Preparao em K - recomendada para espessuras superiores a 15 mm, quando a junta for acessvel de ambos os lados. Permite uma grande economia no volume de metal depositado, bem como provoca uma compensao nas deformaes angulares. >> Preparao em J - Quando a junta acessvel apenas de um s lado, e a espessura do elemento descontnuo for superior a 20 mm, recorre-se preparao em J.

C) Abertura de raiz a separao entre as peas a serem unidas na raiz da junta (figura 1). B) ngulo do bisel o ngulo formado por um plano perpendicular superfcie da pea e a borda preparada da junta a ser soldada (figura 1). A) ngulo do chanfro o ngulo integral do chanfro entre as partes a serem unidas por soldagem (figura 1).

>>Tipos de Mquinas para soldagem :

Transformador, que fornece somente corrente alternada (C A)

Os transformadores de solda, em condies normais de meio ambiente no exigem praticamente nenhuma manuteno, pois no possuem peas mveis. O que caracteriza um transformador sua faixa de corrente, a tenso em vazio (Vo), o seu fator de trabalho (FT) e o seu fator de potncia (cos ), que fica em torno de 0,5. Retificador, que fornece corrente contnua (CC) podendo, quando monofsico, fornecer tambm CA. uma mquina constituda basicamente de um transformador e um conjunto de elementos, chamados de retificadores de corrente, que convertem CA em CC. Gerador, que fornece somente C.C. a mquina que fornece CC, produzida por um gerador de corrente contnua, acoplado a um motor que pode ser eltrico ou de combusto interna (geralmente Diesel). Os geradores, so mquinas rotativas, com peas mveis que sofrem desgaste durante o uso. Portanto so mais sujeitos manuteno e seu custo sempre superior ao de um retificador.

>>EPIs e equipamentos para soldagem : . Mscaras tipo capacete ou escudo . Lentes de proteo /Filtros de vidro tico e vidros incolores . culos de segurana . Viseiras de segurana . Luvas . Roupas de proteo . Cabos . conexes de cabos . Porta eletrodos . Grampos de fixao do cabo de retorno . Anteparos . Picadeiras/Martelinhos . Escovas de ao . Marcadores de metais . Lquidos penetrantes para Ensaios No Destrutivos (END) . Fornos para ressecagem de eletrodos. . Estufas fixas e portteis (cochichos) >>Defeitos de soldagem: Incluso de escria: Partculas no metlicas inclusas no metal de solda, reduzindo assim a resistncia da junta Falta de fuso: Partes do passe de solda que no se fundem com a superfcie do metal ou extremidade da junta. Falta de penetrao: caracterizada por interrupes na fuso da raiz. Mordeduras: So incises marginais que reduzem a seo transversal da junta, enfraquecendo-a e propiciando incluses de escria.

>>Regio do arco na soldagem SMAW:

>>Equipamentos para soldagem smaw:

>>Padres de tecimento para soldagem smaw:

3.2

Processo MIG/MAG "Metal Inert Gaz / Metal Active Gaz"

>>Solda MIG/MAG: Trata-se de um processo ao arco eltrico onde o arame de solda alimentado automaticamente, funcionando tambm como eletrodo. O arco eltrico formado em um gs, alimentado em volta do eletrodo, que tem a finalidade principal de proteger a poa de fuso de qualquer contaminao. >>Componente de soldagem: Os principais componentes do sistema de soldagem MIG/MAG so: A mquina de soldar (Fonte de energia). A unidade de alimentao do arame eletrodo com seus controles (Cabeote). A pistola de soldagem com seus cabos. O gs protetor e seu sistema de alimentao. O arame eletrodo. Caractersticas do processo: ALTAS TAXAS DE DEPOSIO Podem ser conseguidas taxas de at 15 Kg/h com arames tubulares. AUSNCIAS DE ESCRIA A REMOVER No h formao de escria com alimentao de arames nus. BOA APARNCIA DO CORDO O processo gera uma superfcie soldada de boa aparncia, dispensando, na maioria dos casos, ulterior acabamento. BAIXO HIDROGNIO Processo baixo hidrognio com arame nu; existem tambm arames tubulares bsicos de baixo hidrognio. BOM CONTROLE DO PROCESSO O processo poder ser ajustado para permitir um timo controle de soldagem (exemplo: transferncia tipo curto circuito para sees de trabalho de pequena espessura) APROVADO PARA JUNTAS DE ALTA RESISTNCIA Ex.: consumveis aptos a atender ao requisito "COD" das indstrias de leo e gs. SEGURANA Normalmente so usadas baixas voltagens em circuito aberto na corrente contnua (tenso em vazio). OPERAO CONTNUA Minimizao dos tempos mortos e do desperdcio de consumveis. AUSNCIA DE INCLUSES DE ESCRIA Com a utilizao de arame nu, no h escria para formao de incluses MECANIZAO O processo pode ser facilmente mecanizado ou complementado automatizado. GRANDE GAMA OPERACIONAL PARA UM MESMO DIMETRO DE ELETRODO Ex.: usando um arame de dimetro 1,2 mm possvel soldar chapas finas ou grossas com vrias taxas de deposio. POSSIBILIDADE DE SOLDAGEM EM POSIO A soldagem em todas as posies facilitada pelos tipos de transferncia por curto circuito e arco pulsante.

>> Defeitos mais comuns: Falta de fuso : Este defeito causado por falta de calor na junta (baixa intensidade de corrente) ou manipulao incorreta da tocha. Porosidade: A causa mais comum deste defeito a presena do nitrognio em aos ou de nquel e hidrognio em alumnio Respingos: Resultam da ruptura explosiva do arame no processo de transferncia por curto circuito ou em menor extenso, da projeo de finas gotculas metlicas na transferncia por nebulizao. Os respingos podem ser controlados pelo aumento da indutncia (para limitar os picos de corrente de

curto circuito), reduzindo-se a intensidade da corrente de soldagem e usando-se uma mistura Argnio/CO2, como gs de proteo, ao invs de CO2 puro. Pssima aparncia do cordo: Pode ser causada pela ajustagem incorreta da intensidade da corrente, tenso excessiva ou tcnica de operao deficiente.

>> Aplicaes: . Fabricao e reparos de veculos . Fabricao de sistemas de exausto . Fabricao de trailers e furges . Fabricao de containeres e tanques de armazenagem . Fabricao e reparos de equipamentos agrcolas e de terraplanagem . Construes industriais, estruturas metlicas . Construo naval . Construes elevatrias e transportadoras . Construo de dutos de aquecimento e ventilao . Fabricao de ventiladores e sopradores . Trabalhos em tubulaes e encanamentos . Equipamento de jardinagem . Fabricao de brinquedos e equipamentos de lazer . Fabricao de moblia metlica . Produes em chapa metlica . Fabricao de utenslios domsticos

3.3

Processo TIG - "Tungsten Inert Gaz"

>>Solda TIG: Trata-se de um processo de soldagem a arco eltrico, com proteo de fluxo gasoso, onde o arco aberto entre o eletrodo, de tungstnio, no consumvel e a pea. A junta pode ser soldada pela fuso do material base, sem a adio de material de enchimento, ou com a alimentao externa de varetas ou arames de solda >> Equipamento para soldagem: Para soldagem TIG o equipamento compreende uma fonte de energia, uma tocha de soldagem e vrios acessrios.

>> Caractersticas da solda: Soldas limpas de alto nvel de qualidade - O processo TIG usado em uma atmosfera inerte sem fluxo. Isto reduz a possibilidade de defeitos na solda.

Acesso e maneabilidade - As tochas TIG so compactas e podem ser usadas onde o acesso difcil. Baixas velocidades de trabalho auxiliam nas soldagens de juntas de perfis complexos (ex.: soldas de derivaes em tubulao).

Bom controle da adio de consumvel - Uma vez que a vareta consumvel pode ser adicionada independentemente, a quantidade de alimentao pode ser cuidadosamente controlada para fechar uma fresta ou para produzir um bom perfil de solda.

Operao em intensidades baixas de corrente - Baixas intensidades de corrente (at 5A) podem ser usadas para soldar materiais muito finos (folhas metlicas, lminas delgadas, etc).

Aplicvel a uma extensa gama de metais - Mesmo metais quimicamente reativos, tais como o titnio, podem ser soldados com sucesso pelo processo TIG.

Nenhum fluxo requerido - Especialmente benfico no alumnio e magnsio (onde formado um resduo corrosivo de fluxo, se for usada a soldagem a gs ou brasagem).

Automatizao - O processo facilmente automatizado e um dos primeiros processos a usar "controle em circuito fechado". Este tipo de controle assegura que variaes nas condies da junta sejam mantidas dentro de tolerncias restritas.

Processo simples com flexibilidade na aplicao - Embora o processo bsico seja simples, ele aplicvel para soldagens simples em alta produo e fabricaes mais complexas de alta preciso. >>Defeitos mais comuns:

Porosidade : fluxo de gs insuficiente, furo do bico de cermica muito pequeno, excesso de agentes desengraxantes presentes no material de solda, arco muito longo, ngulo incorreto da tocha ou da vareta e baixa qualidade dos materiais.

Mordeduras: manuseio incorreto da vareta, regulagem em alta intensidade de corrente e alta velocidade de soldagem.

Falta de penetrao : Se a quantidade de calor do arco muito pequena, ocorrer falta de penetrao. >> Aplicaes do processo: O processo TIG ainda mais usado para a soldagem de no ferrosos e ao inoxidvel, entretanto sua aplicao vem sendo estendida, tambm, para outros tipos de ao, em trabalhos de alta responsabilidade. . Fabricaes em alumnio . Molduras de janelas . Componentes de veculos . Caminhes tanques . Cascos e botes . Fabricao de motores e estruturas de avies . Fabricao em Aos inoxidveis . Fbricas processadoras de alimentos . Tanques de produtos qumicos e vasos de estocagem

10

. Indstria leiteira . Fabricao de equipamentos para usinas nucleares . Revestimento de caldeiras

>>Regio do arco de soldagem GTaw:

11

Вам также может понравиться