Вы находитесь на странице: 1из 3

InfoMoney :: Leilo vista, swaps, Selic: veja os mecanismos do BC p...

http://www.infomoney.com.br/Pages/News/NewsViewPrint.aspx?New...

Atualmente, BC tem realizado diversos leiles de swap para conter o rali da divisa norte-americana, mas esse no o nico mecanismo disponvel para controle da moeda Por Rodrigo Tolotti Umpieres |16h33 | 22-08-2013 SO PAULO Em meio ao conturbado cenrio cambial no Brasil, onde o real sofre forte desvalorizao ante o dlar, diversas intervenes do Banco Central esto ocorrendo com o intuito de evitar essa forte volatilidade. Embora o BC no intervenha no mercado atravs de um regime de paridade fixa - em que estabelece um determinado patamar para relao real-dlar -, ele pode atuar diretamente no mercado por meio de diversas ferramentas, seja para derrubar, segurar ou elevar as cotaes da divisa norte-americana. Atualmente, o principal mecanismo utilizado pela autoridade monetria est nos leiles de swap cambiais, onde ela consegue evitar o avano visto nas cotaes. Porm, esta no a nica "arma" do governo para
conseguir manter a divisa em um patamar desejvel. Veja abaixo quais so essas ferramentas de controle no mercado cambial:

Leilo no mercado vista


O tipo de interveno mais simples so os leiles de compra de dlares no mercado vista, alm de serem os mais frequentes para diminuir a oferta de dlares no mercado. Nessa operao, os intermedirios do mercado financeiro, ou dealers, - selecionados entre as instituies autorizadas a operar no mercado cambial mediante avaliao de desempenho - ficam conectados com o BaCen atravs do Sisbacen (Sistema do Banco Central), que por onde a autoridade monetria envia o anncio do leilo, momentos antes de sua realizao.

No anncio, consta o tipo de leilo - compra ou venda -, o nmero mximo de ofertas que cada dealer pode apresentar e a hora de incio e trmino do leilo - antigamente esses leiles duravam 10 minutos, mas a partir de 2011 eles passaram a ter durao de cinco minutos, o que abre a possibilidade de serem realizados mais de um leilo por dia. Os Dealers ento enviam suas ofertas, contendo o volume e a taxa, para o Banco Central. A lista de ofertas (sem identificao dos dealers) ento enviada ao diretor de Poltica Monetria do Banco Central, que define a taxa de corte acima ou abaixo da qual as ofertas sero aceitas, e que ser divulgada ao mercado ao final do leilo. Mudanas no IOF
Em meio ao cenrio de forte desvalorizao da moeda brasileira o governo reduziu no final de julho o IOF (Imposto sobre Operaes Financeiras) para estrangeiros na renda fixa e retirou a cobrana nas transaes financeiras conhecidas como derivativos, que so utilizadas como apostas das empresas e bancos no mercado futuro. Desta forma, o governo buscou aumentar a entrada de dlares no Pas. Mas, afinal, o que o IOF e como ele contribui para aumentar ou diminuir a cotao do dlar frente ao real?

O IOF, na realidade, um imposto que pode incide sobre operaes de crdito, cmbio e seguros e usado para o "nivelamento" do mercado de capitais. O imposto incidido de forma a evitar a ciranda financeira, ou mais especificamente a entrada de recursos no Pas para fins meramente especulativos. Assim, quanto maior a permanncia de recursos nas aplicaes financeiras, menor ser a alquota incidente nas operaes.

1 de 3

22/08/2013 21:06

InfoMoney :: Leilo vista, swaps, Selic: veja os mecanismos do BC p...

http://www.infomoney.com.br/Pages/News/NewsViewPrint.aspx?New...

Com um cenrio de valorizao do real, o foco do governo aumentar os valores arrecados em aplicaes de estrangeiros em ttulos de renda fixa e operaes do mercado de derivativos e, desse modo, diminuir a entrada de dlares no Pas. Enquanto isso, em um cenrio de desvalorizao da moeda nacional, o governo realiza o movimento contrrio, reduzindo o IOF para atrair o investimento de estrangeiros. Extenso das alquotas
Alm de alterar a alquota, o governo pode tentar controlar a entrada de capital de curto prazo com carter especulativo no Pas atravs da extenso ou reduo do perodo deste encargo sobre os investimentos realizados em perodos pequenos. Para ilustrar esse caso, basta pensar que o governo imponha uma alquota de 6% do IOF sobre quaisquer operaes de entrada de dlares, como emprstimos externos, em operaes de at dois anos. Aps esse perodo, essa alquota ser decrescente.

Entretanto, o Pas pode adotar uma poltica de estender o perodo de IOF a 6% para trs anos, ao invs de dois. Com essa alta em um intervalo maior de tempo, o governo acaba por desestimular a entrada do capital dito especulativo, contribuindo para a queda do real frente ao dlar e aumentando a proporo de entrada de capitais com vis produtivo no Pas. Sendo que uma reduo no perodo do IOF poderia contribuir para elevar o real ante o dlar. Leiles de swap cambial O que swap?
O swap um contrato derivativo, ou seja, um instrumento financeiro cujo valor depende dos valores de outros ativos. Quando um investidor realiza o swap cambial reverso, troca CDI (Cetificado de Depsito Interbancrio) em reais - usado como benchmark para fundos DI e de renda fixa - por variao cambial em dlares.

Alm de ganhar com a variao cambial, ele ganha uma taxa adicional, denominada cupom cambial, ou o juro pago em dlar, que corresponde diferena entre a taxa de juro interna e a desvalorizao (ou valorizao) da taxa de cmbio do Pas. O Banco Central, atravs dos leiles de swap cambial reverso, busca ajustar as expectativas da taxa de cmbio. Assim, atravs dessas operaes, ele se compromete a comprar um determinado valor em dlares a uma taxa fixa de cmbio mais adiante, o que equivale a uma operao de compra da moeda estrangeira no mercado futuro. Diferena entre Swap Cambial puro e o reverso
Na operao de swap cambial puro, o Banco Central fica vendido em dlar - o que quer dizer ganhar com a desvalorizao da moeda - e comprado na taxa Selic, o que significa ganhar com uma variao positiva da taxa bsica de juro. Desse modo, o Banco Central se beneficia se a variao do cmbio em determinado perodo for menor do que a variao da taxa bsica de juro.

J nas operaes de swap cambial reverso, que vem sendo utilizada mais vezes pela autoridade monetria, a situao contrria. Desse modo, o BC fica comprado em dlar, ganhando com a valorizao da moeda norte-americana, enquanto fica vendido em taxa Selic. Desta forma, ganha se a variao cambial foi maior do que a taxa de juro. Nesse tipo de contrato, as instituies financeiras que compram os contratos recebem uma taxa de juro, enquanto o Banco Central vende os papis e ganha com a variao cambial. Normalmente, o BC recebe a taxa de juro, pagando de volta a variao cambial. A realizao desses contratos equivale compra de dlares no mercado futuro, o que leva o BC a utilizar esses mecanismos quando julga necessrio aumentar a cotao do dlar frente ao real. Se o dlar cai, entretanto, os investidores ganham tanto com os juros como com a variao da moeda. No "swap cambial reverso", o BC se compromete a pagar juros ao investidor, em troca da variao cambial. Se o dlar cai, no entanto, os investidores ganham tanto com os juros como com a variao da moeda. Nesse sentido, o efeito o mesmo de quando o investidor vende seus dlares para o BC, aplica os

2 de 3

22/08/2013 21:06

InfoMoney :: Leilo vista, swaps, Selic: veja os mecanismos do BC p...

http://www.infomoney.com.br/Pages/News/NewsViewPrint.aspx?New...

reais da venda na renda fixa e depois compra a moeda estrangeira a um preo menor. Desse modo, como ocorre nas compras spot ( vista), as operaes no mercado futuro levam a uma queda no movimento de venda do dlar. Assim, isso leva a uma queda do valor do real em relao ao dlar. Mudanas na taxa Selic
Apesar de no afetar de uma forma direta, o corte, ou alta, na taxa de juro Selic acaba por influenciar na apreciao ou na depreciao da moeda. O investidor estrangeiro realiza alguns tipos de investimento indexados na Selic, como as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro).

Assim, com uma taxa de juro mais alta, as aplicaes em ttulos pblicos se tornam mais atraentes, trazendo mais investidores a aplicarem os dlares no Brasil, levando a uma maior entrada da moeda norteamericana no Pas. Isso, por sua vez, leva a uma apreciao da moeda brasileira em relao ao dlar. Desse modo, ao reduzir a taxa Selic, mesmo que indiretamente, o BC diminue a entrada de dlares no Pas, ajudando a segurar a taxa de cmbio brasileira. E a expectativa de que a taxa bsica de juro volte a subir: alguns economistas apontam que a Selic chegue a 10% no final do ano, devido ameaa inflacionria crescente.

3 de 3

22/08/2013 21:06

Вам также может понравиться