Вы находитесь на странице: 1из 18

Antes de demonstrar como funcionam os servios de custdia e de aes escriturais, importante explicar alguns conceitos existentes no mercado de valores

s mobilirios.

O que o mercado de valores mobilirios?


O mercado de valores mobilirios o conjunto de instituies e de instrumentos que possibilita realizar a transferncia de recursos entre tomadores (empresas) e aplicadores de recursos (poupadores), buscando compatibilizar seus objetivos. Essa transferncia se processa atravs de um conjunto de operaes financeiras de mdio e longo prazos ou de prazo indefinido, normalmente efetuadas diretamente entre poupadores e empresas ou atravs de intermedirios financeiros, geralmente destinadas ao financiamento de investimentos. A funo bsica desse mercado proporcionar liquidez aos ttulos de emisso de companhias abertas e viabilizar seu processo de capitalizao. A compra e venda dos ttulos previamente existentes ocorre no mercado secundrio, enquanto a colocao inicial dos mesmos se d no mercado primrio. Nesse mercado, os principais ttulos negociados so os representativos do capital das companhias, as aes, ou os representativos de emprstimos tomados por essas empresas, via mercado, entre os quais se destacam as debntures (conversveis ou no em aes) e as notas promissrias comerciais (commercial papers). Nesse mercado so negociados, alm desses, diversos outros ttulos como: bnus de subscrio; certificados de depsito de valores mobilirios; ndices representativos de carteira de aes; opes de compra e venda de valores mobilirios; direitos de subscrio; recibos de subscrio; quotas de fundos imobilirios; certificados de investimento audiovisual; contratos de parceria para a engorda de animais; certificados representativos de contratos mercantis de compra e venda a termo de energia eltrica;

depositary receipts (recibos de depsitos), instrumento utilizado na colocao de aes de companhias brasileiras no exterior; e certificados de recebveis imobilirios (CRI)

O que so aes?
As aes so ttulos de renda varivel, emitidos por sociedades annimas, que representam a menor frao do capital da empresa que as emitiu. O investidor em aes um co-proprietrio da companhia da qual acionista, participando proporcionalmente dos resultados alcanados pela empresa. At 12.04.90, as aes emitidas por certificados podiam ser ao portador ou nominativas. A partir da publicao da Lei n. 8.021, em 13.04.90, as aes do tipo nominativa tornaram-se uma modalidade nica obrigatria, sejam na forma escritural ou no, deixando de existir, portanto, as aes ao portador.

O que so aes nominativas escriturais?


As aes nominativas escriturais so aquelas que no so representadas por certificados, funcionando como uma conta-corrente, onde os valores so lanados a dbito ou a crdito dos acionistas, no havendo movimentao fsica de documentos.

O que so aes nominativas representadas por certificados ?


So aquelas representadas por certificados que apresentam o nome do acionista, sendo que a sua transferncia feita mediante a entrega da cautela e a averbao de termo no Livro de Aes Nominativas da companhia emissora, identificando o novo acionista.

Basicamente, a custdia de ttulos compreende o servio de guarda e o de exerccio de direitos de ttulos, os quais so prestados aos investidores pela instituio custodiante. Entende-se por direitos as bonificaes, os dividendos e os direitos de subscrio distribudos por uma companhia a seus acionistas. O exerccio de direitos de bonificao, desdobramento, grupamento e dividendos efetuado automaticamente nas contas de custdia dos clientes, de acordo com o regulamento operacional das empresas prestadoras do servio de custdia.

J o exerccio de direitos de subscrio s efetuado pelas referidas empresas, mediante solicitao expressa do cliente.

Na custdia fungvel, os valores mobilirios retirados no so, necessariamente, os mesmos depositados, embora tenham a mesma quantidade, qualidade e espcie. Ela no ter, sob qualquer circunstncia, identificao de nmero ou srie dos valores mobilirios, bem como marcas ou outras caractersticas que os individualizem. Exemplificando, suponhamos que voc deposite uma nota de R$ 100,00 (cem reais) na sua conta. Quando voc quiser sacar esse valor, o banco no entregar de volta a mesma nota depositada, e sim uma outra, ou outras, correspondendo ao mesmo valor. Este o tipo de custdia mais utilizado pelas bolsas de valores. Na custdia infungvel os valores retirados so exatamente os mesmos depositados. Supondo, por exemplo, que voc tem um armrio em uma academia de ginstica, ao retirar os objetos ali guardados, eles sero os mesmos anteriormente colocados por voc. Em outras palavras, se voc depositou um certificado representativo de aes em custdia, voc receber exatamente o mesmo certificado quando retir-lo da custdia.

Ou seja, a empresa prestadora do servio de custdia para terceiros obrigada a estar credenciada na CVM para poder realizar o referido servio. Podem-se habilitar como prestadores desse tipo de servio os bancos comerciais e de investimento, as sociedades corretoras e distribuidoras, outras entidades equiparadas, as centrais de liquidao e custdia, desde que comprovem possuir condies tcnicas, operacionais e econmicofinanceiras adequadas. As centrais de liquidao e custdia, empresas constitudas exclusivamente para fins de liquidao e de custdia e associadas s bolsas de valores, so responsveis pela compensao, liquidao fsica e financeira, bem como pelo registro, controle de garantias e controle de posio nos mercados derivativos e no servio de emprstimo de aes. Para que o investidor possa negociar as aes em bolsa de valores, necessrio que as mesmas estejam custodiadas em uma das centrais de liquidao e custdia. Da mesma forma, quando o investidor compra aes, as mesmas so creditadas em sua conta nessas centrais. Hoje, existem duas centrais de liquidao e custdia: 1 - Cmara de Liquidao e Custdia S.A. (CLC), associada Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), responsvel, tambm, pela liquidao das transaes das demais sete bolsas regionais.

2 -Companhia Brasileira de Liquidao e de Custdia (CBLC), associada Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa).

Para tanto, necessrio que o investidor mantenha sempre atualizado o seu endereo junto sociedade corretora ou distribuidora de valores com a qual opere, para que possa receber automaticamente extratos e informes mensais da posio de suas aes, caso tenha havido movimentao em suas contas de custdia.

O investidor deve saber que a instituio autorizada a prestar o servio de custdia de valores mobilirios responde diretamente, perante acionistas e terceiros interessados, por erro ou irregularidade na prestao do servio. O investidor deve saber tambm que as sociedades corretoras so responsveis, nas operaes realizadas em bolsas de valores, por seus clientes, assim como por outras sociedades corretoras com as quais tenha operado. Essa responsabilidade abrange no s a liquidao das operaes, como tambm a legitimidade dos ttulos ou valores mobilirios entregues, assim como a legitimidade de procurao ou documento necessrio transferncia de valores mobilirios.

A escolha da corretora ou distribuidora com a qual v operar fundamental para se prevenir dos riscos de prejuzos futuros, riscos esses que so os mesmos da escolha de qualquer instituio financeira, para manuseio de recursos financeiros. As bolsas de valores esto obrigadas a manter Fundo de Garantia com a finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade corretora, at o limite do Fundo, o ressarcimento de prejuzos decorrentes da atuao de administradores, empregados ou prepostos de sociedade corretora membro ou permissionria da bolsa de valores que tiver recebido a ordem do investidor, no s com relao intermediao de negociaes realizadas em bolsa como tambm quanto aos servios de custdia. No caso de falha na administrao da custdia, a legislao estabelece um limite, por investidor, de cerca de R$ 130.000,00.

Portanto, na ocorrncia de transferncias irregulares envolvendo ttulos mantidos em custdia atravs de sociedade corretora, o investidor deve apresentar reclamao bolsa de valores, com o objetivo de solicitar o ressarcimento pela perda sofrida e, no caso de no conseguir resolver seu problema, deve recorrer CVM, atravs da Superintendncia de Proteo e Orientao a Investidores.

Como funciona o servio de custdia de valores mobilirios?

So usurios diretos dos servios de custdia prestados pela CLC e pela CBLC os: Fundos de penso; Sociedades corretoras; Distribuidoras de ttulos e valores mobilirios; Bancos; Companhias seguradoras; e Fundos de investimento. Os usurios indiretos do servio de custdia so os investidores em geral, que movimentam suas contas (subcontas) obrigatoriamente atravs de um usurio direto. O usurio direto, por exemplo, seria a sociedade corretora, que, atravs da assinatura de um Contrato de Prestao de Servios de Custdia, abre uma conta de custdia com a instituio custodiante. O usurio indireto, no caso o investidor, fica cadastrado no custodiante atravs da corretora ou distribuidora com a qual esteja operando, aps a assinatura de contrato com a mesma.

A utilizao dos servios de custdia cobrada do investidor pelo usurio direto, atravs da taxa de custdia.

So os seguintes os servios que podem ser oferecidos: 1) DEPSITO DE AES As aes depositadas na custdia podem ser do tipo nominativas ou escriturais, ou seja, representadas por certificados ou no. As aes representadas por certificados so entregues pelo investidor (usurio indireto) corretora ou distribuidora (usurio direto), acompanhadas de documentao que permita a transferncia dos ttulos para a empresa prestadora do servio de custdia (custodiante), que passar a ser proprietria fiduciria junto s companhias abertas emissoras dessas aes.

O custodiante gera o crdito na conta de custdia do usurio direto, na quantidade de aes depositadas e encaminha o pedido de transferncia para seu nome companhia aberta ou alternativamente ao prestador de servios de aes escriturais por ela designado. As aes ficam bloqueadas para a venda at que a companhia aberta execute de fato a transferncia das aes para a propriedade fiduciria do custodiante. A transferncia junto companhia aberta feita para o nome do custodiante devido condio fiduciria da transferncia de propriedade, que realizada exclusivamente para fins de custdia, no significando que os ttulos passem a integrar o patrimnio do custodiante.

No caso de aes escriturais, a corretora ou distribuidora emite um documento de transferncia de aes (OT1) e o envia, juntamente com a documentao do investidor, para o prestador do servio de aes escriturais contratado pela companhia aberta. Este, reconhecendo a posio do investidor, emite um documento de bloqueio das aes, onde consta o nome do investidor e o do custodiante. O documento entregue corretora ou distribuidora que efetua, ento, o depsito junto ao custodiante. 2) RETIRADA DE AES A retirada de ttulos da custdia constitui um servio de natureza inversa ao de depsito das aes. A prestao deste servio tem incio quando o usurio solicita a devoluo de suas aes.

importante notar que, no caso de aes nominativas representadas por certificados, o investidor receber, aps certo perodo, o certificado fsico das aes e, no caso de aes escriturais, um comunicado do prestador do servio de aes escriturais informando sua nova posio. 3) TRANSFERNCIA DE AES A transferncia de aes pode ser motivada por trs fatores: a) realizao de operaes de compra e venda; b) utilizao das aes como garantia de operaes realizadas nos mercados a termo e de opes; e c) emprstimo de ttulos. As transferncias so efetuadas atravs da efetivao de um dbito e de um respectivo crdito nas contas de custdia dos usurios envolvidos. No existe transferncia de titularidade junto companhia emissora. Toda a movimentao das aes realizada apenas atravs de registro contbil.

O investidor tem o direito de transferir as aes de sua propriedade quando quiser, sem que, necessariamente, o faa atravs de uma transao em bolsa de valores. 4) DISTRIBUIO DE DIREITOS E RENDIMENTOS a) recebimento de dividendos e bonificaes. Os prestadores do servio de custdia devem manter um departamento que acompanhe a distribuio de dividendos e bonificaes de todas as companhias registradas. Toda vez que uma companhia realizar uma distribuio de dividendos, o servio de custdia dever repassar os valores aos usurios diretos que, por sua vez, devero efetuar o crdito correspondente imediatamente na conta do usurio indireto, no caso o investidor. No caso de bonificao em ttulos, evidentemente no haver repasse, mas, sim, um crdito na conta do investidor, ou seja um lanamento referente s aes oriundas da bonificao. b) direito de subscrio

Para o exerccio do direito de subscrio de novas aes, os investidores devem procurar o usurio direto, dentro dos prazos regulamentares, devendo colocar disposio destes os recursos necessrios ao pagamento da subscrio. A central de custdia, de posse dos recursos necessrios, subscrever as novas aes, como proprietria fiduciria, providenciando imediatamente o crdito dos ttulos na conta dos investidores.

Como se processa a comunicao entre o servio de custdia e seus usurios?


Os usurios diretos da custdia esto ligados, atravs de terminais, aos computadores das centrais, podendo obter informaes, em tempo real, sobre os saldos das contas de custdia, por tipo de ao e respectivos proprietrios. Os investidores devem receber, periodicamente, documentos atualizados de sua posio. A Cmara de Liquidao e Custdia S.A. - CLC emite dois documentos: o PAC (Posio de Aes em Custdia), que mensalmente informa a posio de aes em custdia; e o AMA (Aviso de Movimentao de Aes), que informa as alteraes de posio relativas compra ou venda de aes, bem como informaes sobre recebimento de direitos. A Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia - CBLC, por sua vez, emite o ANA (Aviso de Negociao de Aes), contendo informaes sobre a posio acionria do investidor. Tanto a CLC quanto a CBLC mantm um servio de informaes via fax, por meio do qual disponibilizam ao investidor sua posio de custdia. Para utilizar esse servio, basta ligar para: (021) 514-1133, se for utilizar o servio da CLC; (011) 239- 0699, se desejar o servio de custdia da CBLC. importante que voc saiba que o servio de custdia das bolsas tem um custo. Procure saber o valor desse servio antes de utiliz-lo.

Se o acionista no desejar negociar os ttulos de sua propriedade, pode retir-los do custodiante para economizar a taxa mensal cobrada por esse servio. Tanto a CBLC quanto a CLC esto obrigadas a fornecer extrato da conta de custdia ao acionista que possui seus ttulos custodiados: sempre que solicitado; ao trmino de cada ms quando houver movimentao; e uma vez por ano, no mnimo, se no houver movimentao ou solicitao. de fundamental importncia que o investidor faa um acompanhamento peridico da posio de sua custdia, para que se previna de eventuais movimentaes no autorizadas de ttulos de sua propriedade pela sociedade corretora ou distribuidora da qual cliente.

O que acontece quando as aes no se encontram nas centrais de custdia ?


Na hiptese de as aes serem nominativas representadas por certificados, a propriedade comprovada pela inscrio do nome do acionista no Livro de Registro de Aes Nominativas e pelo certificado emitido pela companhia ou por instituio emissora de certificados credenciada pela CVM.

Na maior parte dos casos, ou seja, com aes escriturais, o controle do acionista mantido por extrato emitido por empresa autorizada para a prestao de servios escriturais. Note-se que esse servio pago pela empresa, no cabendo custo ao detentor das aes.

O controle da posio dos titulares feito por instituies devidamente autorizadas pela Comisso de Valores Mobilirios, as denominadas instituies depositrias. A propriedade da ao escritural ser determinada com base no registro existente na conta do acionista junto instituio depositria. A transferncia da ao escritural realizada atravs de lanamento efetuado pela instituio depositria em seus livros. No ato da transferncia, efetuado um dbito na conta do vendedor e um crdito na conta do comprador, vista de ordem escrita do vendedor ou de autorizao ou ordem judicial. A instituio fornecer ao acionista extrato de conta de depsito de aes escriturais: sempre que solicitado; no final de cada ms em que a conta for movimentada; e se no houver movimentao, ao menos uma vez por ano. O exerccio de direitos de bonificao, desdobramento, grupamento e dividendos efetuado automaticamente nas contas de depsito de aes escriturais. Os direitos de subscrio s sero exercidos por meio de solicitao expressa do acionista. necessrio que o acionista mantenha sempre atualizado o seu endereo na instituio financeira depositria para receber, automaticamente, extratos e informativos de suas posies acionrias.

AO Ttulo negocivel, representativo de propriedade de uma frao do capital social de uma sociedade annima. BONIFICAO Ato de distribuio de aes aos acionistas existentes em funo de alguma estratgia da empresa, sem alterao no valor da posio financeira do acionista. A distribuio feita proporcionalmente ao nmero de aes possudas. CERTIFICADO DE DEPSITO DE AES Ttulo representativo das aes depositadas em uma instituio financeira. COMPANHIA ABERTA Companhia cujos valores mobilirios de sua emisso estejam registrados na CVM para negociao em bolsa de valores ou no mercado de balco organizado. DEBNTURE Ttulo de crdito emitido pelas companhias que conferem a seu titular um direito de crdito contra a companhia emitente, nas condies especificadas na escritura de emisso e no certificado. Normalmente so ttulos com caractersticas de renda fixa, podendo, no entanto, ser considerados como de renda varivel desde que a remunerao oferecida seja com base na participao nos lucros da emitente. DERIVATIVOS Instrumentos financeiros que derivam de outros instrumentos financeiros mais bsicos. Por exemplo, opes sobre aes, contratos futuros sobre ndice Bovespa etc.

DESDOBRAMENTO Aumento da quantidade de aes representativas do capital de uma companhia, sem implicar qualquer mudana na participao patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado na ocasio do desdobramento. DIREITO DE SUBSCRIO o direito dado ao acionista de participar do aumento de capital feito por uma empresa, via lanamento de novas aes, para obteno de recursos necessrios para a realizao de novos investimentos. DIVIDENDOS Distribuio aos acionistas, em dinheiro, de parte do resultado do exerccio, proporcional quantidade de aes possudas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado perodo. Pela Lei das S.A., dever ser distribudo um dividendo mnimo de 25% do lucro lquido apurado em cada exerccio. ENDOSSO Assinatura do proprietrio no verso de um ttulo, para transferir a sua propriedade. GRUPAMENTO Reduo da quantidade de aes representativas do capital de uma companhia sem implicar qualquer mudana na participao patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado na ocasio do grupamento. NOTA PROMISSRIA COMERCIAL Ttulo de crdito formal, nominativo, circulvel mediante endosso, e em que algum (o emitente) se compromete a pagar a outrem (o beneficirio ou favorecido), em local e data previamente estipulados, uma determinada quantia. OPO Instrumento financeiro que d ao comprador o direito (opo) de comprar ou vender o instrumento financeiro mais bsico (ativo objeto), por um preo pr-determinado; impondo, conseqentemente, ao vendedor, a obrigao de vender ou comprar o mesmo ativo objeto nas mesmas condies. PROCESSO DE CAPITALIZAO Processo atravs do qual as empresas captam recursos para as suas operaes. PROPRIEDADE FIDUCIRIA a transferncia de titularidade dos valores mobilirios para a instituio custodiante, a fim de que a mesma possa exercer todos os direitos inerentes queles ttulos para os fins de guarda, conservao, exerccio de direitos, no podendo deles dispor livremente, pois est obrigada a devolver ao depositante, quando solicitado, a quantidade que lhe foi entregue com as alteraes decorrentes das modificaes do capital social ou do nmero de aes da emissora. VALORES MOBILIRIOS So valores mobilirios as aes, as partes beneficirias e as debntures, os cupes desses ttulos, os bnus de subscrio e os certificados de depsitos de valores mobilirios.

Alm desses, so valores mobilirios outros ttulos criados ou emitidos por sociedades annimas, a critrio do Conselho Monetrio Nacional, desde que devidamente registrados na CVM.

POSIO: ABRIL/99

DE CUSTDIA:
BANCO ABN AMRO S.A. R. VERBO DIVINO, 1711 SUB - 4 AND SO PAULO - SP (011) 525-6087 BANCO BOZANO SIMONSEN S.A. AV. RIO BRANCO, 138/17 AND RIO DE JANEIRO - RJ (021) 508-4711 BANCO BRADESCO S.A. CIDADE DE DEUS, S/N OSASCO - SP (011) 3684-4522 (011) 36844522 BANCO CHASE MANHATTAN S.A. R. VERBO DIVINO, 1400/3 AND SO PAULO - SP (011) 5180-4390 (011) 5180-4390 BANCO ITA S.A. R. BOA VISTA, 176 SO PAULO - SP (011) 606-8700 BANCO MERCANTIL FINASA S.A. AV. PAULISTA, 1450 SO PAULO - SP (011) 252-2251 BANCO SANTANDER BRASIL S.A. R. AMADOR BUENO, 474 SO PAULO - SP (011) 828-7322 BANKBOSTON N. A. R. LBERO BADAR, 487 SO PAULO - SP (011) 234-5809 BB-DTVM S.A. R. SENADOR DANTAS, 105/36 AND RIO DE JANEIRO - RJ (021) 272-7039 BOLSA DE VALORES DE SO PAULO R. XV DE NOVEMBRO, 275 SO PAULO - SP (011) 233-2000 BOLSA VALORES MINAS/ESP SAN-BR R. DOS CARIJS, 126 BELO HORIZONTE - MG (031) 219-9000

BOLSA VALORES RIO DE JANEIRO PA. XV DE NOVEMBRO, 20/2 ANDAR - RIO DE JANEIRO - RJ (021) 271-1900 BRADESCO S/A CTVM AV. IPIRANGA, 282/ 11 E 13 ANDARES SO PAULO - SP (011) 235-9122 CBLC - CIA. BRAS. LIQ. CUSTDIA R. XV DE NOVEMBRO, 275/4 AND SO PAULO - SP (011) 233-2336 CCF BRASIL CTVM S.A. AV. BRIG. FARIA LIMA, 3064/2 AND SO PAULO - SP (011) 827-5000 CITIBANK CCTVM S.A. AV. PAULISTA, 1111/ 12 AND SO PAULO - SP (011) 576-1240 CITIBANK DTVM S.A. AV. PAULISTA, 1111/ 12 AND SO PAULO - SP (011) 576-2631 CITIBANK N.A. AV. PAULISTA, 1111 - BELA VISTA SO PAULO - SP (011) 276-3636 CLC - CMARA LIQ. E CUSTDIA S/A PA XV DE NOVEMBRO, 20/7 AND RIO DE JANEIRO - RJ (021) 271-1890 DEUTSCHE BANK S.A. R. ALEXANDRE DUMAS, 2200/1 AND SO PAULO - SP (011) 547-5378 HSBC BAMERINDUS DTVM LTDA. R. TENENTE FRANCISCO FERREIRA SOUZA, 766 CURITIBA - PR (041) 321-6161 ITA CORRETORA DE VALORES S.A. R. BOA VISTA, 185/4 AND SO PAULO - SP (011) 5582-2821 (011) 5582-2821 LLOYDS BANK PLC. AV. JURUBATUBA, 73/7 AND SO PAULO - SP (011) 818-8525 MORGAN GUARANTY TRUST OF NY AV. PAULISTA, 1294/7 AND SO PAULO - SP (011) 284-4566 UNIBANCO - UNIO DE BANCOS BRASILEIROS S/A AV. EUSBIO MATOSO, 891 SO PAULO - SP (011) 867-4400

DE AES ESCRITURAIS:

BANCO BRADESCO S.A. CIDADE DE DEUS, S/N OSASCO - SP (011) 7084-5376 (011) 70845376 BANCO DO BRASIL S.A. SETOR BANCRIO SUL LOTE 32 - ED. SEDE III BRASLIA - DF (061) 310-3740 BANCO DO ESTADO PARAN S.A. R. MXIMO JOO KOPP, 274 CURITIBA - PR (041) 351-8350 BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE SUL S.A. R. CAPITO MONTANHA, 177 PORTO ALEGRE - RS (051) 215-1515 BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA S.A. RODOVIA SC-401, KM 5, N 4600 FLORIANPOLIS - SC (048) 224-8000 BANCO DO ESTADO SO PAULO S.A. R. JOO BRCOLA, 32/7 AND SO PAULO - SP (011) 249-7141 BANCO ITA S.A. R. BOA VISTA, 176 SO PAULO - SP (011) 606-8700 BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A. R. RIO DE JANEIRO, 654 - S. 680 BELO HORIZONTE - MG (031) 239-6122 BANCO MERCANTIL DE INVEST. S.A. R. RIO DE JANEIRO, 654/5 AND BELO HORIZONTE - MG (031) 239-6122 BANCO MERCANTIL FINASA S.A. AV. PAULISTA, 1450 SO PAULO - SP (011) 252-2251 BANCO MERIDIONAL S.A. R. 7 DE SETEMBRO, 1028 - 3 AND PORTO ALEGRE - RS (051) 287-5000 BANCO NORDESTE DO BRASIL S.A. R. MURILLO BORGES, 1 FORTALEZA - CE (085) 255-4000 BANCO REAL S.A. AV. PAULISTA, 1374/3 AND SO PAULO - SP (011) 3174-9601 (011) 3174-9601 BANCO SAFRA S.A. AV. PAULISTA, 2100 SO PAULO - SP (011) 251-7736 BANCO SANTANDER NOROESTE S.A. R. AMADOR BUENO, 474 SO PAULO - SP (011) 538-8506

BB-DTVM S.A. R. SENADOR DANTAS, 105/36 AND RIO DE JANEIRO - RJ (021) 272-7039 BOLSA DE VALORES DE SO PAULO R. XV DE NOVEMBRO, 275 SO PAULO - SP (011) 233-2000 BRADESCO S/A CTVM AV. IPIRANGA 282/11 E 13 ANDARES SO PAULO - SP (011) 235-9122 CBLC - CIA. BRAS. LIQ. CUSTDIA R. XV DE NOVEMBRO, 275/4 AND SO PAULO - SP (011) 233-2336 CLC - CMARA LIQ. E CUSTDIA S/A PA XV DE NOVEMBRO, 20/ 7 AND RIO DE JANEIRO - RJ (021) 271-1890 HSBC BAMERINDUS DTVM LTDA. R. TENENTE FRANCISCO FERREIRA SOUZA, 766 CURITIBA - PR (041) 321-6161 HSBC BAMERINDUS S/A CCVM TRAV. OLIVEIRA BELO, 11-B- SL CURITIBA - PR (041) 321-6265 ITA CORRETORA DE VALORES S.A. R. BOA VISTA, 185/4 AND SO PAULO - SP (011) 5582-2821 (011) 5582-2821 UNIBANCO - UNIO DE BANCOS BRASILEIROS S.A. AV. EUSBIO MATOSO, 891 SO PAULO - SP (011) 867-4400

0800-7225354

Rio de Janeiro
Rua Sete de Setembro, 111 5 andar Rio de Janeiro - RJ CEP: 20050-901 Telefone: (021) 35548686 (021) 35548686 Fax: (021) 3554-8211 Site: http://www.cvm.gov.br

So Paulo
Rua Cincinato Braga, 340 - 2 andar Edifcio Delta Plaza So Paulo - SP CEP: 01333-010 Telefone: (011) 21462000 (011) 2146-2000 Fax: (011) 2146-2090

"Alternativamente, em caso de dvidas, consultas ou reclamaes, acesse o Servio de Atendimento ao Investidor, disponvel no site da CVM (www.cvm.gov.br), na seo "Fale com a CVM" (na margem superior direita da tela principal), registrando seu questionamento. Esse procedimento gerar um protocolo eletrnico que permitir acompanhar o processamento de sua demanda Comisso de Valores Mobilirios".

Вам также может понравиться