Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO HERIBERTO PEDRO MARCELO VALDIVIA RA 910122586 GUSTAVO MOREIRA DIAS RA 910124609 CESAR KATSUMI URANO

RA 910106536 EDSON M. SETO RA 910106660 RICA LUDMILA DOS SANTOS CHAGAS 910115416

ENSAIO DE PERMEABILIDADE COM CARGA CONSTANTE

SO PAULO 2013

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO HERIBERTO PEDRO MARCELO VALDIVIA RA 910122586 GUSTAVO MOREIRA DIAS RA 910124609 CESAR KATSUMI URANO RA 910106536 EDSON M. SETO RA 910106660 RICA LUDMILA DOS SANTOS CHAGAS 910115416

ENSAIO DE PERMEABILIDADE COM CARGA CONSTANTE

Relatrio de pesquisa para a disciplina de Mecnica dos Solos II, Curso de Engenharia Civil, Departamento de Cincias Exatas, Universidade Nove de Julho. Professor: Carlos Williams Urbina Carrion.

SO PAULO 2013

RESUMO

Este relatrio aborda o objetivo de ensaio de permeabilidade do solo, equipamentos utilizados, mtodos, roteiro de clculo do coeficiente de permeabilidade do solo (K) e interpretao do resultado do ensaio.

ii LISTA DE FIGURAS

SUMRIO

RESUMO...............................................................................................................i LISTA DE FIGURAS.............................................................................................ii 1 INTRODUO...................................................................................................1 2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................2 2.1 Objetivo.......................................................................................................2 2.1.1 Mtodos de Ensaio de Permeabilidade do solo com carga constate .......................................................................................................................2 Equipamentos utilizados...............................................................................3 Descrio do ensaio.....................................................................................3 Roteiro de clculo do coeficiente de permeabilidade do solo (K) ...............4 Interpretao e resultado do Ensaio............................................................4 Fatores que influem na permeabilidade do solo..........................................5 Temperatura do Ensaio.................................................................................5 Estado do solo..............................................................................................6 Estratificao do Terreno..............................................................................6 Influncia do grau de saturao...................................................................7 3 CONCLUSO....................................................................................................8 4 ReFERNCIAS..................................................................................................8

INTRODUO

A Permeabilidade a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de gua atravs dele, sendo o grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade. O seu conhecimento de importncia em diversos problemas prticos de engenharia tais como drenagem, rebaixamento do nvel de gua, recalques, etc. Os ensaios de permeabilidade carga varivel e carga constante determinam respectivamente a permeabilidade de solos coesivos e no coesivos.

2 2 2.1 DESENVOLVIMENTO Objetivo

Proceder a realizao do ensaio de permeabilidade a travs dos permemetros de carga constante em corpos de prova deformados de solos para a obteno do coeficiente de permeabilidade.
.

2.1.1 Mtodos de Ensaio de Permeabilidade do solo com carga constate

um ensaio efetuado em laboratrio. O esquema montado para a realizao deste ensaio se assemelha em muito com aquele elaborado por Darcy para a realizao de sua experincia, sendo representado na figura a seguir. Este ensaio consta de dois reservatrios onde os nveis de gua so mantidos constantes e com diferena de altura (M, como demonstrado na figura. Medindose a vazo Q e conhecendo-se as dimenses do corpo de prova (comprimento L e a rea da seo A), calcula-se o valor da permeabilidade K, atravs da seguinte equao: Q = k*i*A Assim, temos: K = vol*L A*h*t Onde; vol = quantidade de gua medida na proveta; L = comprimento da amostra medido no sentido do fluxo. h = diferena de nvel entre o reservatrio superior e inferior; t = tempo medido entre o incio e o fim do ensaio. O permemetro de carga constante sempre utilizado toda vez que temos que medir a permeabilidade em solos granulares (solos com razovel quantidade de areia e/ou pedregulho), os quais apresentam valores de permeabilidade elevados, acima de 10 -3 cm/s Q = vol/t vol = k*i*A*t i = h/L

3 Equipamentos utilizados Pememetro composto de um cilindro dotado de orifcio de entrada e sada; Corpo de prova j moldado e saturado; Cronmetro; Mangueira que possa ser conectada sem folgas aos orifcios do permemetro; Tubos manomtricos dotados de escalas graduadas em milmetros; Discos em chapa metlica perfurada; Bomba dgua; Malha tipo feltro com dimetro aproximadamente igual ao dimetro do corpodeprova; Balana; Reservatrio de gua; Pequena quantidade de areia.

Descrio do ensaio

Apoiar o cilindro do permemetro numa superfcie bem plana; Colocar a malha (feltro) sobre a base do permemetro; Colocar uma camada de areia; Enrolar o corpo de prova com papel filme, para que no haja percolao de gua entre o corpo e a parede do aparelho; Colocar o corpo-de-prova bem centrado no interior do permemetro; Colocar uma camada de areia; Fixar a tampa do permemetro no conjunto. Saturao do corpo-de-prova: para a realizao do ensaio importante que o corpo de prova esteja saturado. Execuo do ensaio: com todas as vlvulas abertas aguardar que as cargas se estabilizem, sem apresentar variaes nos nveis de gua nos tubos manomtricos; O recipiente deve ser pesado para que sua massa seja descontada durante os clculos; Com a vazo estabilizada na sada, deve-se cronometrar o tempo para que a gua preencha certo volume do recipiente. O recipiente ento pesado novamente para determinao do volume de gua; Esta ao deve ser repetida trs vezes para a obteno de uma vazo mdia;

4 Roteiro de clculo do coeficiente de permeabilidade do solo (K)

Quantificao do movimento da gua subterrnea, atravs de um experimento clssico desenvolvido por Darcy (1856) dando origem a teoria do escoamento laminar e lento atravs de um meio poroso homogneo. O experimento utilizou um filtro homogneo de altura h limitado por sees planas de mesma rea superficial A. Esse filtro preenchido com um lquido incompressvel. Manmetros abertos so colocados para se medir a presso nos pontos inferior e superior do filtro, fornecendo as alturas h1 e h2, respectivamente. Pela variao das vrias quantidades envolvidas, Darcy deduziu a seguinte relao:

Onde q indica fluxo O sinal negativo na expresso para Q indica que o escoamento na direo oposta de presso crescente.

Interpretao e resultado do Ensaio

De acordo com esquema de ensaio, utilizando a frmula de Darcy, pode-se calcular o coeficiente de permeabilidade (k) como a seguir: A relao chamada de gradiente hidrulico, expressa pela letra i. Onde:

5 V = Volume dgua escoado atravs da amostra, cm; T = Tempo gasto para medir o volume, em segundo; Q = Vazo de gua atravs da amostra, em cm3/s; A = rea da seo transversal do corpo-de-prova, em cm2; H = Carga hidrulica a diferena da carga entre o nvel superior e o nvel inferior (indicados nas bureta), em cm; L = Altura do corpo-de-prova, em cm; i = Gradiente hidrulico; Dados: D (cm) 10 H1 (cm) vol (cm) t (s)

rea (cm) h (cm) L (cm) i Clculo da vazo: Q1 (cm/s) Q2 (cm/s) Q3 (cm/s) Qm (cm/s)

Fatores que influem na permeabilidade do solo Alm de ser uma das propriedades do solo com maior faixa de variao de valores, o coeficiente de permeabilidade de um solo funo de diversos fatores, dentre os quais podemos citar a estrutura do solo, estratificao do terreno, o grau de saturao e o ndice de vazios. E quando da realizao de ensaios da temperatura do ensaio.

Temperatura do Ensaio Quanto maior for a temperatura, menor a viscosidade da gua e, portanto, mais facilmente ela escoa pelos vazios do solo com correspondente aumento do coeficiente de permeabilidade; k inversamente proporcional viscosidade da gua. Por isso, os valores de k so referidos temperatura de 20 0C, o que se faz pela seguinte relao: k 20 = k T T = k T .C v 20 Onde: kT o valor de k para a temperatura do ensaio; 20 - a viscosidade da gua a temperatura de 20 0C; T - a viscosidade a temperatura do ensaio; CV relao entre as viscosidades.

6 Segundo Helmholtz, a viscosidade da gua em funo da temperatura dada pela frmula emprica:
= 0,0178 1 + 0,033 T + 0,00022T 2

T a temperatura do ensaio em graus centgrados.

Estado do solo A equao de Taylor correlaciona o coeficiente de permeabilidade com o ndice de vazios do solo. Quanto mais fofo o solo, mais permevel ele . Conhecido o k para um certo e de um solo, pode-se calcular o k para outro e pela proporcionalidade: Esta equao boa para as areias.
3 e1

k1 k2

(1 + e 1 ) e3 2 (1 + e 2 )

A influncia do ndice de vazios sobre a permeabilidade, em se tratando de areias puras e graduadas, pode ser expressa pela equao de A. Casagrande:
k = 1,4k 0,85 e 2

k0,85 o coeficiente de permeabilidade do solo quando e = 0,85

Estratificao do Terreno Em virtude da estratificao do terreno, os valores do coeficiente de permeabilidade so diferentes nas diferentes direes nas direes horizontal e vertical. Sendo continuo o escoamento na vertical, a velocidade V constante. No sentido horizontal todos os estratos tm o mesmo gradiente hidrulico. Na Figura 5, chamando-se k1, k2, k3...kn, os coeficientes de permeabilidade das diferentes camadas e1, e2, e3,... en, respectivamente as suas espessuras, deduzimos as frmulas dos valores mdios de k nas direes paralela e perpendicular aos planos de estratificao. Assim:
Q = k HLi = k 1e 1i1 + k 2 e 2 i 2 + ...k n e n i n

7 Como: i1 = i2 = in

vH =

k i ie i i k i e i = = k hi ei ei
kh =

k ie i
L

Permeabilidade perpendicular estratificao Na direo vertical, sendo contnuo o escoamento, a velocidade v constante. Portanto:
h h1 h h i = k 2 2 = k 3 3 = ... = k V e1 e2 e3 ei

v = ki

Da obtm-se sucessivamente:

kv =

v e i e i ei = = = h h1 h 2 h 3 h + + + ... v v v v

ei
h 3 h1 h 2 + + + ... h1 h 2 h 3 k1 k2 k3 e1 e2 e3

ei
e1 e 2 e 3 + + + ... k1 k 2 k 3

Donde, finalmente:

kv =

ei
ei ki

L e i ki

Para camadas de mesma permeabilidade, k 1 = k2 =... = kn, obtm-se pela aplicao dessas frmulas: kn = kv Demonstra-se, ainda que em todo depsito estratificado, teoricamente: kh > kv

Influncia do grau de saturao

8 A percolao de gua no remove todo o ar existente num solo no saturado. Permanecem bolhas de ar, contidas pela tenso superficial da gua. Estas bolhas de ar constituem obstculos ao fluxo de gua. Desta forma, o coeficiente de permeabilidade de um solo no saturado menor do que o que ele apresentaria se estivesse totalmente saturado. A diferena, entretanto no muito grande.

CONCLUSO

O presente trabalho teve o objetivo de oi fenmeno da permeabilidade do solo ou a capacidade da rocha permitir o fluxo de fluido atravs de seus poros, como lquidos como gua, em maior ou menor vazo por unidade de rea.

REFERNCIAS

Вам также может понравиться