Вы находитесь на странице: 1из 3

Laboratrio de Fsica Experimental I

Prof. Adriano Hoth Cerqueira Prof. Alejandra Kandus Prof. Maria Jaqueline Vasconcelos Prof. Sandro Barboza Rembold

Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas Universidade Estadual de Santa Cruz

Material de apoio disciplina de Fsica Experimental I ministrada no segundo semestre de 2011

Experimento 6 Vantagem Mecnica

Introduo Quando suspendemos um objeto de massa qualquer, preso por uma corda, por exemplo, e o mantemos em equilbrio, todo o seu peso nos transmitido atravs de uma tenso na corda. Assim, segunda a lei da inrcia, de Newton, 0 1 onde a tenso na corda e o peso do objeto dependurado (note que estamos assumindo foras colineares e, portanto, desprezando o carter vetorial das mesmas). Consideremos, por exemplo, a Figura 1, na qual um objeto de massa est suspenso, em equilbrio, por um sistema de cordas corda e roladas. Com o auxlio de diagramas de foras, podemos concluir rapidamente que a fora aplicada ser menor que a fora transmitida (pela mquina), de modo que definimos a vantagem mecnica do sistema como sendo a razo entre ambas:

Vamos obter experimentalmente para um dado conjunto de massas e roldanas. A fora aplicada ser medida com um dinammetro.

(a)

(b) Figura 1: Sistemas de roldanas.

(c)

Material e mtodos Sero utilizadas roldanas, cordas, massas (discos metlicos), um gancho para conexo das massas, um trip e um dinammetro.

Roteiro Experimental: a) Escolha um conjunto de discos metlicos, acople-os ao gancho de conexo e depois a uma das roldanas. Mea o peso do conjunto discos+gancho+roldana com o auxlio do dinammetro. Repita essa medida pelo menos 5 vezes. b) Disponha a roldana no aparato experimental, montando-o como mostrado na Figura 1(a). c) Com um dinammetro, na outra extremidade do sistema, mea a fora que mantm o equilbrio do sistema e anote esse valor. Para cada massa dependurada, mea pelo menos 5 vezes a fora indicada no dinammetro. d) Repita o procedimento do item c para um valor diferente de massa. e) Repita os procedimentos dos itens c e d para os aparatos mostrados nas Figuras 1(b) e (c).

Apresentao de resultados a) Monte um diagrama de foras completo, apresentando em cada ponto do sistema as foras pertinentes que nele atuam. Calcule a intensidade terica dessas foras para cada massa utilizada. b) Obtenha a vantagem mecnica do sistema, para cada massa dependurada. Discuta no relatrio se a vantagem mecnica obtida a mesma para todas as massas, e se esse resultado seria ou no esperado teoricamente.

Вам также может понравиться