Вы находитесь на странице: 1из 5

1.

Introduo

Uma das propriedades fsicas com as quais mais convivemos no dia-a-dia a volatilidade de diferentes substncias. Quem no sabe que a acetona evapora mais rpido do que o lcool e este, por sua vez, mais rpido que a gua? Para entendermos esse processo, temos que perceber que nem todas as molculas de um lquido possuem a mesma energia, algumas so mais lentas e outras mais rpidas, mas a maioria delas apresenta um grau de agitao mdio. No caso de molculas mais energticas, elas conseguem romper as ligaes intermoleculares que as mantm presas no interior do lquido, assim, atingem a superfcie do lquido e escapam para a atmosfera. Estando o sistema aberto, o fenmeno vai ocorrer de forma contnua at todo o lquido desaparecer, fenmeno chamado evaporao, estando a qualquer temperatura, sob presso constante. H alguns fatores que influenciam na velocidade de evaporao, como por exemplo, quanto maior a presso atmosfrica, menor ser a velocidade, quanto maior a volatilidade de um lquido, maior ser a velocidade, quanto maior a rea de contato com o ar, maior a velocidade e quanto maior for a temperatura do lquido, maior a velocidade. A volatilidade consiste na tendncia de uma substncia para passar ao estado gasoso. Isto , a substncia que passa facilmente da fase lquida para a fase gasosa. As substncias volteis possuem uma presso de vapor mais elevada. Como exemplos de substncias volteis temos o lcool etlico e a acetona. A capilaridade muito utilizada no mtodo cromatogrfico. A separao dos componentes de uma mistura, na cromatografia lquido-lquido em papel, relaciona-se com as diferentes solubilidades relativas desses componentes nas fases mvel e estacionria. Os componentes menos solveis na fase estacionria tm uma movimentao mais rpida ao longo do papel, enquanto os mais solveis na fase estacionria sero seletivamente retidos, tendo uma movimentao mais lenta. Esse mecanismo de separao pode ser explicado da seguinte maneira: a celulose constituda por duas mil ou mais unidades de glicose anidra, ligadas por tomos de oxignio; um lquido polar como a gua tem grande afinidade com as hidroxilas de cada glicose, formando ligaes de hidrognio, ficando retido e funcionando como fase estacionria, e os lquidos menos polares so repelidos por esta estrutura e funcionam como fase mvel.

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral O objetivo do trabalho conhecer o comportamento de quatro lquidos em sistemas capilares. 2.2. Objetivo especfico Analisar a volatilidade dos solventes, as propriedades bsicas dos compostos como presso de vapor, ponto de ebulio e ligaes intermoleculares, bem como suas interaes com o papel.

3. Parte experimental 3.1. Reagentes e solues gua Acetona Etanol 3.2. Procedimento

Para o preparo do procedimento, cortou-se dez tiras de papel-filtro com 2 cm de largura x 12 cm de altura e na ponta da tira de cada papel marcou-se com um lpis, 0,5 cm de altura. A seguir montou-se o suporte universal com uma garra e colocou-se a pina de madeira de cabea para baixo para prender a tira de papel com um bquer vazio embaixo, fazendo um teste para que no haja contato com as paredes internas e nem com o fundo do bquer. Depois adicionou-se 15,0 mL de gua no bquer, mergulhou-se o papel no lquido em sua marca de 0,5 cm e imediatamente acionou-se o cronmetro, esperando 5 minutos, e marcando com um lpis a altura que o lquido subiu no papel. O processo foi repetido por mais uma vez, lavando o bquer vrias vezes com gua e enxugando bem. O procedimento foi feito e repetido por mais uma vez com acetona, etanol, mistura de acetona-etanol com 7,5 mL de cada solvente.

4. Resultados e discusso

Quando as tiras foram colocadas no bquer, aps acionado o cronmetro at cinco minutos, foi marcado com um lpis e no com uma caneta, porque o grafite no seria arrastado com o solvente, pois ele possui propriedades que no influenciam nos resultados.

Tabela 1: Quantidade que o lquido subiu a partir de 0,5 cm da tira de papel filtro e seu valor mdio.
gua (cm) 1 procedimento 2 procedimento Valor mdio 6,5 6,5 6,5 Acetona (cm) 4,5 4,4 4,45 Etanol (cm) 3,7 3,6 3,65 Acetona-Etanol (cm) 4,3 4,0 4,15

Para o valor mdio, o clculo foi da seguinte maneira: = Para a gua: = Para a acetona: = Para o etanol: = Para acetona-etanol: = = 6,5 cm = 4,45 cm = 3,65 cm = 4,15 cm

A ordem crescente de capilaridade para os lquidos estudados etanol, acetona-etanol, acetona e gua. Quando o papel entra em contato com gua, a gua desliza entre os poros do papel no incio rapidamente, diminuindo gradativamente e podendo at parar por completo quando a fora ascendente da capilaridade for neutralizada pela ao da gravidade. Quanto mais fracas forem as foras intermoleculares, ou seja, manter as molculas unidas na formao dos diferentes compostos, mais voltil o liquido. A baixa volatilidade da gua se deve as fortes ligaes de hidrognio existentes entre suas molculas. Baseado nas literaturas a acetona a substncia mais voltil de todos os lquidos analisados. Mas com os resultados obtidos notamos que houve uma discordncia com a literatura, pois a mesma foi menos voltil que o etanol e a mistura acetona-etanol. Esse erro pode ser decorrente da adio de gua ou outros componentes no lote fabricado. Ao mesmo tempo em que a acetona esta sendo absorvida pelo papel ela esta sendo volatilizada, por essa razo distncia percorrida menor.

O lcool quando em contato com o ar, logo evaporado, devido suas ligaes intermoleculares, ou seja, volatilizado facilmente. De acordo com a tabela de resultados o lcool foi o solvente mais voltil, a presso de vapor dele grande, e o ponto de ebulio baixo, ou seja, existem muitas molculas no estado de vapor em relao as molculas no estado lquido.

5. Concluso De acordo com o presente trabalho, obteve-se sucesso com os devidos resultados. A tcnica de capilaridade, bem como a diferena entre os solventes muito utilizada na tcnica cromatogrfica. As propriedades fsico-qumicas esto amplamente envolvidas com as propriedades bsicas dos compostos, como por exemplo, pontos de fuso e ebulio, presso de vapor e interaes intermoleculares. Em comparao com os resultados da literatura houve alguns erros que podem ser provenientes da composio dos solventes. A volatilidade dos solventes foi uma caracterstica essencial para o estudo da capilaridade, demonstrando a intensidade da absoro dos solventes.

6. Referncias bibliogrficas

COLLINS,

C.H.,

BRAGA,

G.L.,

BONATO,

P.S. Fundamentos

de

cromatografia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006. p.47 a 49.

Вам также может понравиться