Вы находитесь на странице: 1из 5

08/07/13

Geak - Grupo de Estudos Allan Kardec

Ttulo: Um dilogo de alm-tmulo - Sobre o orgulho Esprito: Paulo, amigo do grupo Tema: Orgulho Data: 08/02/2009

Primeiro dilogo

Em nossos estudos, deparamo-nos muitas vezes com um alerta dos Espritos sobre a importncia de vencermos o orgulho. Desejando ser esclarecidos sobre isso, propusemos a seguinte questo aos nossos Guias:

Haveria alguma faceta do orgulho que marca o nosso grupo e da qual no estamos nos dando conta? Eis uma resposta:

Amigos de estudo, me foi permitido falar da oportunidade que tive ao me deparar com a cincia esprita. No compreendendo muitas questes, questionava, perguntava os porqus, mas me detinha, pelo orgulho, a no buscar as razes que ali estavam claras; no abria mo das minhas idias, pois no fundo sabia que abrir mo das idias significa refazer tudo, toda uma vida. Muitas vezes, ento, me debatia entre a dvida e a falta de vontade em esclarecer-me; mantinha-me preso s velhas idias, e toda vez que obtinha uma resposta que poderia ser razovel, a combatia com os preconceitos e, assim, no compreendia. Passei, ento, esse tempo que contabilizei depois como um tempo perdido, pois perdi a oportunidade de colocar em prtica esses ensinamentos, graas a essa chaga que rege a nossa vida, a que chamamos orgulho.

1. Poderia nos dizer seu nome, amigo? Podem me chamar de Paulo.

1. Voc j se comunicou alguma vezes em nosso Grupo? No, no tinha tido a oportunidade.

1. Ento, Paulo, considerando o que nos disse, parece que esse tambm o ponto delicado do orgulho em nosso grupo. Vejam que um ponto que parece difcil para a maioria das pessoas em qualquer contexto, seja ele profissional, familiar, ou qualquer que seja o contexto em que estamos vivendo, pois abrir mo de idias preconcebidas significa olhar com humildade e dizer que no sabe e deseja aprender. preciso considerar que, se at agora no tivemos um resultado positivo com as nossas aes, porque elas no esto sendo satisfatrias, no esto nos levando a termos uma condio melhor do que antes, o que exige humildade.

1. Abrir mo dos preconceitos, no deixa de ser um tipo de desapego. Apegar-se a ideias o mesmo que apegarse a coisas. Sim. Falando da minha situao, a minha maior vergonha, posso dizer assim, foi perceber, depois, com mais claridade, a capacidade do nosso mestre Allan Kardec de fazer isso com propriedade, nos ensinando a cada texto como fazer, como se deixar de lado as ideias, os preconceitos, e admitir fatos novos com a razo e, principalmente, com a humildade. No se torna sbio aquele que no adquirir primeiro a humildade. Talvez achem que uma obstinao perseguirmos essa palavra chamada orgulho, mas se compreendermos a essncia de tudo o que estamos estudando, mesmo dentro do contexto das obsesses[1] tudo se resume, no aprendizado do Espiritismo, a sermos humildes e agirmos com caridade para com o prximo.
www.geak.com.br/site/textos_espiritos_txt.php?id=83

E se o orgulho o nosso maior entrave, eis o que deve ser combatido com urgncia e perseverana.

1/5

08/07/13

Geak - Grupo de Estudos Allan Kardec

E se o orgulho o nosso maior entrave, eis o que deve ser combatido com urgncia e perseverana. Agradeo a oportunidade de poder estar colaborando, de forma muito singela, mas que espero seja proveitosa nesse momento.

1. Voc considera que j venceu um pouco desse empecilho? Estamos lutando contra muitas coisas que j descobrimos ser uma faceta do orgulho, e continuaremos a lutar. Pedimos aos bons Espritos e, principalmente a Deus, que nos ajudem, e ajudem todos vocs a conseguirem foras para esse enfrentamento.

1. Voc tem contato com seu Anjo guardio? Sim. Temos aprendido, como vocs, a recorrer a essas almas nos momentos de dificuldade, pois isso uma coisa que no compreendi quando tomei contato com o Espiritismo.

1. Faz tempo que voc participa do nosso grupo? - Sim.

1. Voc conheceu o Espiritismo quando ainda estava encarnado? Sim.

1. Vivia no Brasil? No. Por a podes perceber a minha aflio.

1. Ento esteve com o Mestre, no sculo XIX? Naquele contexto.

1. De alguma forma o conhecimento tornou mais fcil a voc se identificar no alm? Sim, as idias espritas muito nos ajudam, pois nos fazem perceber de forma mais clara a nossa nova realidade e tambm nos pe, amigos, frente a frente com as nossas maiores dificuldades, pois no d para nos enganarmos por muito tempo.

1. Voc chegou a conhecer o mestre Kardec pessoalmente? No.

1. E agora, j o viu? Sim.

1. Ns esperamos v-lo tambm... - Ele vela por todos vs e, acreditem, amigos, esses Espritos no se cansam de nos incentivar em nossos mnimos esforos. Quanto a mim, mesmo que eu tivesse naquele momento olhado nos olhos do mestre Allan Kardec, com tudo o que eu alimentava em minha vida, nada perceberia. Por isso que de nada adianta se no fizermos esforos para compreender a essncia dessa cincia, que tem como objetivo mudar a nossa vida.
www.geak.com.br/site/textos_espiritos_txt.php?id=83 2/5

08/07/13

Geak - Grupo de Estudos Allan Kardec

1. H algo que ns possamos fazer por voc, Paulo? Orem por mim e por todos esses Espritos que participam do grupo, pois somos necessitados, estamos aprendendo. Orem aos bons Espritos que coordenam essas atividades, eles esto aqui e os atendem.

1. Orem por ns tambm. Oramos, sempre que possvel, pedindo a Deus que a todos oriente.

1. Ns agradecemos imensamente pela sua contribuio. Eu agradeo.

Comunicao psicofnica, em 08/02/2009 (dia em que o GEAK completou 3 anos de existncia)

Segundo dilogo

Neste dia, aps estudarmos o item 239, de O Livro dos Mdiuns, que reproduzimos abaixo, evocamos o Esprito de Paulo, para nos dar seu parecer sobre o assunto. 239. A fascinao tem consequncias muito mais graves. uma iluso produzida pela ao direta do Esprito sobre o pensamento do mdium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocnio, relativamente s comunicaes. O mdium fascinado no acredita que o estejam enganando: o Esprito tem a arte de lhe inspirar confiana cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A iluso pode mesmo ir at ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridcula. Fora erro acreditar que a este gnero de obsesso s esto sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. Dela no se acham isentos nem os homens de mais esprito, os mais instrudos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberrao efeito de uma causa estranha, cuja influncia eles sofrem.

Evocao.

Meus amigos, serei breve.

1. Quem nos fala? Aquele que evocaram, Paulo.

1. Receba o nosso abrao. Nas questes que abordam a respeito das fascinaes, podemos dizer, dentro da nossa capacidade, concordando com outras respostas, que h sempre uma influncia que tem a sua origem naquele que a recebe. A ideia da falta de capacidade do mdium de julgar, relaciona-se muito diretamente com a questo do orgulho, pois deixou-se fascinar por alguma ideia que tem a sua origem no orgulho, nas ideias preconcebidas, nas ideias que lhe so sugeridas atravs de mecanismos que muitas vezes exacerbam a sua vaidade, dando-lhe a impresso de infalibilidade no julgamento das questes.

1. Voc foi mdium? Trabalhou na mediunidade?


www.geak.com.br/site/textos_espiritos_txt.php?id=83 3/5

08/07/13

Geak - Grupo de Estudos Allan Kardec

No.

1. Considera que poderia ter sofrido a fascinao mesmo sem ser mdium? Poderia nos responder para nos ajudar a entender como, no sendo mdium, a gente pode se deixar fascinar? Enquanto eu estava encarnado no tinha a faculdade medinica, mas as influncias se do a todos. No seria privilgio dos mdiuns a influncia, levando em considerao que elas podem ser boas ou ms, pois se fossem s negativas, onde haveria justia? Partindo desse pressuposto, todos recebem as influncias para que possam lanar mo do livre-arbtrio. Posso dizer, no meu caso em especial que, claro, em funo das minhas ideias preconcebidas, era sem dvida assistido por aqueles que desejavam manter-me na ignorncia. O que podemos dizer que nesse mundo de sugestes h os que trabalham as ideias e as remetem queles que tem interesse em receber; pode ser um interesse que no esteja em um nvel consciente, pois as sugestes nem sempre esto num nvel consciente. Vejam aquelas que vocs tem, positivas, que os levam a refletir sobre algum assunto, a buscarem algum texto. O inverso se d de forma muito semelhante, por isso so conduzidos a determinadas situaes, contextos, que lhes causam dificuldades ou lhes exacerbam determinadas questes ntimas que ainda esto por vencer.

1. Considerando que ns somos orgulhosos, e sabemos disso, poderamos dizer que de certa forma estamos sendo fascinados quase que diariamente, em um nvel ou em outro. Com relao ao nosso grupo, poderia nos ajudar a perceber quais as ideias preconcebidas que mais nos levam fascinao?

O que podemos dizer, nesse momento, que estamos mergulhados nas influncias. Na questo do orgulho essa a porta aberta essas influncias, poderamos dizer, em nveis, como querem relacionar. Porm, a questo da fascinao vai alm disso a que esto chamando de nveis.[2] Nos textos estudados ela j est se dando como um quadro de enfermidade mais profunda, mas pensando em nveis, sim, todos ns estamos em nveis mais ou menos acentuados de fascinao, pois ainda temos em ns dificuldades. As que o grupo deve enfrentar e combater j estamos relacionando h algum tempo, e elas so as ideias preconcebidas, muitas delas relacionadas ao conhecimento ou falta de vontade de conhecer. No possvel aprofundar as ideias nessa cincia nova, sem nos despirmos dessas ideias preconcebidas, porque elas nos fazem perder um tempo precioso.

1. Mais especificamente neste grupo que voc tem acompanhado, poderia nos ajudar a entender de que forma ns estamos perdendo esse tempo? Seria a falta de preparo, a falta de reflexo, de aprofundamento? Sempre que dedicarem mais tempo aos estudos, aos aprofundamentos, vero que tero um melhor desempenho nas reunies. Trata-se de um interesse comum que, se unidos, potencializam as capacidades individuais de cada um. Se veem para a reunio mais preparados podem contar com a assistncia daqueles que esto do lado de c interessados em lhes sugerir - e voltamos s sugestes -, sugerir caminhos, ideias que estejam relacionadas ao contexto do grupo, pois no podemos pegar os textos e relacionar com coisas que no fazem sentido no nosso dia-adia. O estudo e a reflexo auxiliam, e muito, nesse momento.

1. E a falta de reflexo e de estudo, por outro lado, vai favorecendo essas ideias esdrxulas que s vezes passam em nossa cabea... Exatamente, dificultando assim o trabalho daqueles que desejam que avancem nesse estudo to importante da obsesso.

1. Se no temos, amigos, mais questes, agradecemos a lembrana e o carinho, e desejamos profundamente continuar auxiliando naquilo que estiver ao nosso alcance, e dentro da nossa condio.

1. Provavelmente vamos evoc-lo mais vezes para nos ajudar a entender melhor essas questes. Eu virei
www.geak.com.br/site/textos_espiritos_txt.php?id=83 4/5

08/07/13

Geak - Grupo de Estudos Allan Kardec

Que Deus abenoe voc.

Por psicofonia, em 22/02/2010 - GEAK

Neste dia estudamos sobre o orgulho, na reunio familiar, e em seguida recebemos esta Comunicao espontnea:

Assim prossegue a vida... Vocs a e ns aqui, buscando aprender com essas lies to importantes, e nessa troca que nos fortalecemos. Acreditem: no existe milagre aps deixarmos a roupagem fsica, o que somos verdadeiramente o que se estampa em ns. Nossas lutas no so mais to materiais, elas imperam no campo moral, que o que nos exige mais fortaleza. As reflexes a respeito do nosso mundo ntimo ajudam muito, pois esse olhar nos permite ver alm do vu denso da matria, e assim reconhecermos que nosso maior impedimento, como homens na terra, est nas aes calcadas no orgulho. Que possamos abrir nossos coraes para esses ensinos, para as vozes suaves dos nossos Anjos amigos, como uma oportunidade nica, e sigamos felizes, como os seus melhores aprendizes.

Paulo, amigo do grupo. Psicografada em 12/03/2010 reunio familiar

[1] O grupo estudava o tema obsesso. [2] Havamos comentado que a fascinao poderia se dar no dia a dia, em nveis diferentes.
topo da pgina imprimir indicar

www.geak.com.br/site/textos_espiritos_txt.php?id=83

5/5

Вам также может понравиться