Вы находитесь на странице: 1из 4

A f vem pelo ouvir

O homem sbio sempre aprende com os outros. Sabemos que Jesus falava por parbolas, usando exemplos do que est no mundo para ilustrar uma verdade espiritual. Em Marcos 4:13 h uma verdade revelada muito importante para todos ns. Essa parbola de Marcos 4 uma das mais importantes que Jesus mencionou. Jesus disse: o semeador semeia a palavra (Mc 4:14). Todos sabem que o cristo tem que ter f. At mesmo os discpulos disseram a Jesus: Senhor, aumenta-nos a nossa f. Em Hebreus 11:6 est escrito que sem f impossvel agradar a Deus. Ento, voc s pode agradar a Deus pela f! Muitos pensam que tm f porque crem em Deus, mas isso, isoladamente, no f. A Bblia diz que at mesmo os demnios crem em Deus (Tiago 2:19). Ter f crer naquilo que Deus falou ou tem dito, a ponto de renunciarmos s prprias convices, razes e argumentos para viver segundo o padro de Deus. Viver no de acordo com o nosso padro pessoal de certo ou errado, bem ou mal, mas pelo padro elevado de Vida Abundante do Senhor (Rom 10:3, Filip. 3:9, Joo 10:10). Voc pode crer que Deus est vivo, que Ele Poderoso, e mesmo assim no fazer o que Ele ordena. Lembre: o semeador semeia a palavra. Pense na horta em seu quintal. Se voc quer cenoura, voc semeia semente de cenoura. Se voc quer tomates, voc semeia sementes de tomate. Se voc quer laranja, voc semeia semente de laranja. Voc no pode plantar cenoura e colher laranjas. Portanto, aquilo que voc quer colher o que voc tem que plantar. isso que a parbola do semeador ensina. Jesus diz que se temos f no corao, devemos plantar sementes de f em nossa vida. H um grande engano a respeito do entendimento bblico da f. Apenas f na cabea, racional, no uma f real, pois ela concorda com a Bblia, cr que a Palavra de Deus verdadeira, que Jesus Cristo real, mas no vive o que est escrito na Palavra do Senhor. A f na cabea diz que Jesus d a vida em abundncia, mas na prtica no h esta vida. A f precisa estar no corao. A Bblia diz: a f vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Ento, a f no vem pela orao, no vem pelo jejum, no vem por dizimar, no vem pela idade. A f vem pelo ouvir a Palavra e cumpri-la (Tiago 1:22). Por isso, apenas orar e dizer a Deus insistentemente: oh Deus, d-me mais f; o mesmo que voc dizer para o quintal: oh quintal d-me tomates; voc nada vai colher! preciso semear a semente de tomate para colher tomate. preciso semear a Palavra de Deus no corao para ter f e viver, pela busca da obedincia, em plena comunho com Deus.

A F VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS


Romanos 10:17 Sem f impossvel agradar a Deus, porque necessrio que, aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e galardoador daqueles que O buscam. Logo, todos precisamos de f, o que, noutras palavras, significa que todos precisamos de ouvir e reflectir na Santa Palavra de Deus, o instrumento que Deus usa para fazer nascer e crescer em ns a f.

Costumas ler, com regularidade, a Bblia? Costumas l-la em esprito de orao e dependncia? Conheo algum a cujas mos foi parar um exemplar do Novo Testamento. Comeou a l-lo por curiosidade, depois por necessidade e, finalmente, por imperativo. Hoje, um fiel discpulo de Jesus. que a "Palavra que sai da boca de Deus no voltar vazia para Ele, antes que tenha feito no corao do homem a obra para que foi enviada" (Isaas 55:11). Porque precisamos de f em constante crescimento, devemos guardar e esconder a Palavra no nosso corao, para que no pequemos contra Ele e tambm porque a Palavra lmpada para os nossos ps e luz para os nossos caminhos (Salmo 119:11, 105). No esqueas tambm que "aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltar, sem dvida, trazendo consigo os seus molhos".

A F vem pelo Ouvir.


Como podemos ter mais f? E como podemos ajudar outros a terem f? Lendo, ouvindo e levando os outros a lerem a Bblia. Em Romanos 10.13-17, o apstolo Paulo nos fala que quanto salvao no h distino, isto , no h um meio de salvao para uns, e outro para outros. O nico meio de salvao Jesus Cristo. Para ter esta salvao as pessoas precisam invocar o nome do Senhor, clamar por Ele, buscar a Deus esperando Seu socorro. Mas s clamar quem crer. E s vai crer quem ouviu. Notamos que a possibilidade de f em Deus s existe para quem conhece a Deus, para quem ouviu de Deus. Isto dito de modo claro no verso 17: E deste modo, a f do ouvir a Palavra de Deus. Sem ouvir a Palavra de Deus no h f. E sem f no h busca de Deus, e sem busca de Deus no h salvao. A salvao depende do ouvir a Palavra de Deus. Deus opera a f em nossos coraes atravs da Bblia. Deus abre a mente de algum quando a Bblia ouvida. Quero citar alguns exemplos disto na Bblia. Aps sua ressurreio Jesus apareceu a dois discpulos que iam para uma vila chamada Emas, cerca de 11 km de Jerusalm (Lucas 24.13-32). Durante a caminhada Jesus se aproximou deles sem ser reconhecido e lhes explicou o que as Escrituras diziam Dele. Voc pode imaginar esta cena: Jesus citando vrias partes do Antigo Testamento, explicando com clareza estas partes, e dois discpulos bem concentrados, caminhando e ouvindo! Mais na frente os olhos destes foram abertos e eles reconheceram a Jesus. Ento ambos lembram que durante o caminho, quando Jesus lhes abria as Escrituras (isto expunha, tornava claro) o corao deles ardia, ou fora iluminado. No mesmo dia Jesus apareceu a estes e a outros discpulos (Lucas 24 36-45), relembrou-lhes o que j lhes havia dito das Escrituras, durante toda sua vida, e lhes abriu a mente para compreenderem. Neste caso a Escritura foi ouvida durante trs anos para que o entendimento chegasse. Mas h um caso em que o entendimento chegou de imediato. Atos captulo 16, versos 13 e 14. Este texto nos conta da evangelizao na cidade de Filipos. Com um pouco de esforo podemos at imaginar a cena. Paulo e sua equipe (Silas, Timteo e Lucas) foram a um local fora da cidade, perto de um rio, onde as pessoas se reuniam para orar. Estavam ali algumas mulheres. E eles assentaram-se e falaram quelas mulheres. Uma mulher chamada Ldia estava ouvindo o que lhe era dito. E O Senhor lhe abriu o corao para atender o que Paulo falava. Deus usou o que estava sendo dito e ouvido para operar a obra do novo nascimento na vida de Ldia. Foi atravs do ouvir a Palavra de Deus que Ldia e toda sua casa foi salva, e uma nova e prspera igreja comeou na cidade de Filipos. Seja abrindo a mente de imediato, seja deixando a pessoa escutar por mais tempo, Deus sempre usa a Sua Palavra para abrir a mente, para instalar a f no corao. por isso que precisamos ouvir as Escrituras.

Se voc quer ter sua f aumentada, seu relacionamento com Deus intensificado, leia a Bblia, oua a Bblia. Se voc quer que outras pessoas tenham f e sejam salvas ore para que elas ouas a Bblia, convide-as a ler e ouvir a Bblia. A f vem pelo ouvir. A f vem pelo ouvir

"De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17)

Algumas pessoas j me disseram: "Gostaria de ter a f que voc tem!", como se fosse algo mgico, um dom que somente eu poderia ter.. Ou o pastor... Ou o missionrio...

No entanto, tenho a voc um caminho, para que voc realmente alcance uma f genuna: Ouvir a palavra de Deus! simples! Ouvir... Ouvir e ouvir...

No s ouvir, mas conversar sobre Deus com pessoas que amam a Deus... Ler sobre Deus... Ler a Bblia Sagrada... Pensar em Deus... Ouvir louvores.... Ouvir programas de rdio Cristos... Meditar nas passagens bblicas!

Lembre-se: a palavra que tem poder, e no voc!!!!... Porque Jesus diz: Eu sou o caminho a verdade e a vida... Jesus a palavra... Se Jesus a palavra, o Verbo... Ento somente poderemos alcanar o favor de Deus se tomarmos posse da palavra!!

simples como uma receita de bolo! Basta praticar... A Bblia diz que "a boca fala o que o corao est cheio..." (Mt 15,18).

Encha-se de Deus, daquilo que Deus tem para voc! Encha-se de f, esperana, alegrias, retido, mansido... Tudo isso voc encontra na Bblia sagrada! Lembre-se... Sua mente como um copo... Mantenha-o sempre cheio, nunca vazio! Dizem que mente vazia oficina do Diabo! E

uma verdade!... Pois se voc no encher a mente da palavra de Deus e de suas promessas, o inimigo ter lugar para trabalhar em sua mente! No deixe isso acontecer!

Quando voc conseguir manter sua mente cheia e transbordante da presena de Deus, poder cultivar o amor de Deus... Amar mais ao prximo... Ter a f elevada e VER MILAGRES!! Pois a PALAVRA TEM PODER!!

NUNCA SE ESQUEA DISSO!...

Вам также может понравиться