Вы находитесь на странице: 1из 9

CONSTRUMETAL CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUO METLICA So Paulo Brasil 31 de agosto a 02 de setembro 2010

OBTENO DE CONFIGURAES ECONMICAS PARA O PROJETO DE TESOURAS EM AO

1. Guilherme Fleith de Medeiros, Acadmico de Eng. Civil (Bolsista Pibic/CNPq) 2. Guilherme Di Domenico Tisot, Acadmico de Eng. Civil (Bolsista Pibic/UPF) 3. Moacir Kripka, Professor, Dr (FEAR UPF)

Resumo: Este trabalho objetiva gerar geometrias de maior eficincia para tesouras em ao de galpes com cobertura em duas guas, a partir de modelos usuais. A partir de um software de otimizao de estruturas, desenvolvido pelo terceiro autor do trabalho, testou-se, sobretudo, qual a economia que a utilizao deste tipo de tcnica pode trazer no projeto de coberturas metlicas em ao, alm da possvel indicao de configuraes para determinadas situaes de vo, comprimento e inclinao dos pavilhes. O dimensionamento dos elementos foi efetuado com perfis laminados em forma de dupla cantoneira de abas iguais e opostas, seguindo a norma NBR 8800. A reduo percentual no peso prprio dos modelos mostrou-se bastante significativa ao permitir-se a variao na geometria dos modelos, o que pode representar interessante economia no custo final do projeto, de acordo com os resultados obtidos.

Palavras-chave: Otimizao geomtrica, Trelias em ao, Galpo metlico, Cobertura em duas guas.

1 INTRODUO

Na engenharia estrutural, os projetos convencionais costumam ser desenvolvidos a partir da metodologia da tentativa e erro. No entanto, o nmero de solues possveis para uma mesma situao de projeto bastante elevado. Para uma trelia metlica vencer, por exemplo, o vo de um galpo, h infinitas formas do projetista dispor as barras de sua estrutura, bem como tambm podem existir inmeros perfis que atendam as solicitaes de projeto para um determinado elemento dessa estrutura. No entanto, interessante que essas decises sejam feitas de uma maneira a se obter o menor consumo de material possvel, o que, consequentemente, se traduz em menor custo. Para facilitar esse processo, possvel utilizar as chamadas tcnicas de otimizao na concepo de uma estrutura. Os processos de otimizao se utilizam de fundamentos da

matemtica para buscar, de uma maneira relativamente rpida, qual a melhor soluo estrutural para uma dada situao. Ao verificarmos isso para alguma situao usual de projeto, podemos indicar quais caractersticas que preferencialmente essa estrutura ter que apresentar para ser a mais econmica, o que foi realizado, no presente artigo, para tesouras em ao de galpes com cobertura em duas guas. De acordo com Ribeiro (2008), os sistemas treliados so tradicionalmente os mais empregados para estruturas de coberturas, enquanto que, segundo Branco (2006), a geometria em duas guas constitui a grande maioria das coberturas metlicas, justificando-se, assim, a escolha dos autores. O presente artigo objetivou, sobretudo, gerar geometrias de maior eficincia para essas trelias, a partir dos modelos mais usuais em projetos. Testou-se qual a economia que a utilizao deste tipo de tcnica pode trazer ao engenheiro durante o pr-dimensionamento de um projeto de cobertura metlica em ao, alm da possvel indicao de configuraes para determinadas situaes de vo, comprimento e inclinao dos pavilhes, a fim de facilitar o trabalho dos projetistas na obteno de estruturas mais econmicas.

2 METODOLOGIA

De maneira geral, a otimizao estrutural consiste em apontar qual a soluo mais econmica para um projeto, normalmente referente ao peso prprio da estrutura, sem, entretanto, comprometer as questes funcionais e de segurana da mesma. Existem basicamente trs tipos de processos: otimizao de sees, quando se variam as caractersticas das sees transversais dos elementos estruturais; otimizao geomtrica, em que o desenho da estrutura modificado sem a retirada de elementos; e topolgica, onde se eliminam elementos desnecessrios da estrutura na busca pelo menor peso. Na Tabela 1, tem-se exemplos para cada um desses tipos de otimizao estrutural.

Tabela 1: Tipos de otimizao estrutural existentes (sees, geometria e topologia).


Tipo de Otimizao Sees Modelo Inicial Modelo Final

Geometria

Topologia

Neste artigo, foi efetuada a otimizao de sees e de geometria das trelias de duas guas, utilizando-se um programa computacional, desenvolvido pelo terceiro autor, o qual emprega o Simulated Annealing (Mtodo do Recozimento Simulado) como tcnica de otimizao. Uma descrio mais detalhada do mtodo pode ser encontrada nos trabalhos de Kripka (2004), Drehmer (2005) e Kripka e Pravia (2008). Inicialmente escolheram-se trs modelos de trelias em ao para cobertura em duas guas para fazerem parte do estudo: Warren, Pratt e Howe (Figura 1).

Warren

Pratt

Howe

Figura 1: Trelias planas de duas guas empregadas no estudo.

As trelias foram analisadas como constituintes da cobertura em ao de um galpo. Autores como Rebello (2000) fornecem algumas indicaes da relao entre vo e altura do montante central a serem utilizadas no pr-dimensionamento trelias planas de duas guas. No estudo em questo, optou-se por trabalhar com vos de 10, 20, 30 e 40 m, sendo o comprimento ora o dobro do vo, ora quatro vezes o valor do mesmo. A distncia entre prticos foi fixada em 10 m. Foram analisadas inclinaes para a cobertura iguais a 5, 10 e 15. O p-direito do galpo foi considerado em 6 m. A distncia entre teras no eixo x foi igual a 1,25 m para todos os modelos. Na Figura 2, tem-se um esquema de um galpo com cobertura em duas guas.

Figura 2: Esquema de um galpo com cobertura em duas guas.

Como material foi empregado ao ASTM A36, que apresenta tenso de ruptura Fu = 400 MPa e tenso de escoamento Fy = 250 MPa. O mdulo de elasticidade (E) foi adotado em 205 GPa e o peso especfico () em 77 KN/m. O dimensionamento seguiu a normatizao brasileira para o dimensionamento de estruturas de ao, atravs da utilizao da NBR 8800. O clculo da carga de vento foi efetuado a partir da NBR 6123. Os elementos foram dimensionados com perfis laminados de ao em forma de dupla cantoneira de abas iguais e opostas. Os 45 perfis comerciais utilizados foram retirados da tabela da Gerdau (2010). A otimizao de sees, primeira etapa desenvolvida, constituiu-se em verificar quais seriam as menores sees transversais das barras das trelias para cada um dos modelos estudados, mantendo-se a geometria fixa, as quais fossem suficientes para resistir ao carregamento. Essas sees foram retiradas do grupo pr-estabelecido de perfis comerciais. Os elementos das trelias tiveram suas sees otimizadas de trs diferentes formas: para 1, 2 e 3 grupos distintos de sees, sendo que N corresponde ao nmero total de barras da estrutura. Com 1 grupo de seo, todas as barras assumiriam o mesmo valor final de seo. Com dois grupos de elementos, as barras dos banzos assumiriam valores distintos de seo em relao s barras das diagonais e montantes. Na terceira situao, haveria trs grupos de seo: banzos superiores (1), banzo inferior (2) e diagonais e montantes (3). A Figura 3 apresenta as trs primeiras situaes consideradas no processo de otimizao.

1 tipo de seo

2 tipos de seo

3 tipos de seo
Figura 3: Situaes consideradas no processo de otimizao das sees.

Na sequncia, o mesmo processo foi repetido, porm o processo de otimizao variou tambm o posicionamento das coordenadas verticais e horizontais dos ns do banzo inferior da estrutura, efetuando-se a otimizao de geometria de maneira conjunta com a otimizao de sees. Compararam-se ento os resultados obtidos com a simples otimizao de sees,

em termos de economia de material, bem como se apresentaram sugestes de novas geometrias para as trelias de cobertura.

3 RESULTADOS

Em termos gerais, as trelias modelos Warren e Howe apresentaram-se mais econmicas em relao ao modelo Pratt, principalmente para os menores vos (10 e 20 m), quando o estudo considerou apenas a otimizao de sees transversais dos elementos de barra. A reduo percentual no peso prprio dos modelos mostrou-se bastante significativa ao permitir-se tambm a variao na geometria dos modelos. O peso timo do modelo Pratt, por exemplo, na anlise do galpo 20 m x 40 m, inclinao de 5 e trs grupos distintos de seo, apresentou valor 71% menor que o obtido com a geometria fixa, ao se permitir a variao nas coordenadas nodais do banzo inferior. Nas Figuras 4 a 6, apresentam-se 3 grficos com os resultados obtidos para o galpo 20 m x 40 m, considerando-se as diferentes inclinaes (5, 10 e 15), a ttulo de exemplo. Para cada um dos mesmos, esto destacadas as maiores redues percentuais obtidas ao se permitir a variao na geometria.

40 35 30 25 20 15 10 5 0

Peso da Trelia (kN)

Variao de 71,1%

Warren

Warren

Warren

1s

2s Geometria Fixa

3s Geometria Varivel

Ns

Figura 4: Resultados obtidos para o Galpo 20 m x 40 m, inclinao de 5.

Warren

Howe

Howe

Howe

Howe

Pratt

Pratt

Pratt

Pratt

35 30 25 20 15 10 5 0 Pratt Pratt Pratt Warren Warren Warren Howe Howe Howe

Variao de 51%

Peso da Trelia (kN)

Pratt Ns Pratt Ns

1s

2s Geometria Fixa

3s Geometria Varivel

Figura 5: Resultados obtidos para o Galpo 20 m x 40 m, inclinao de 10.

Peso da Trelia (kN)

25,00 20,00 15,00 10,00 5,00 0,00

Variao de 31,9%

Pratt

Howe

Howe

Howe

Howe

Pratt

Pratt

1s

Warren

2s

Warren

3s Geometria Varivel

Geometria Fixa

Figura 6: Resultados obtidos para o Galpo 20 m x 40 m, inclinao de 15.

Tambm se verificou que a reduo percentual maior para as inclinaes menores. Com isso, h uma aproximao dos valores obtidos para qualquer inclinao, tendo em vista que, ao mantermos a geometria fixa, as inclinaes maiores obtiveram melhor resposta. Isso pode ser percebido no grfico da Figura 7, onde se analisou a influncia das diferentes inclinaes, tanto para a geometria fixa como varivel, para o galpo 10 m x 20 m, modelo inicial Howe, e 1 nico grupo de seo.

Warren

Warren

Warren

Howe

Galpo 10 m x 20 m, Modelo Howe, 1 grupo de seo


9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 5 10 15

Peso da Trelia (kN)

Geometria Fixa Geometria Varivel

Figura 7: Influncia da inclinao em relao aos pesos timos dos modelos.

Quanto maior o nmero de grupos de elementos distintos, maior a eficincia observada, tanto para geometria fixa como varivel, como se pode observar no grfico da Figura 8, correspondente ao galpo 10 m x 20 m, modelo inicial Pratt, e inclinao da cobertura de 15. Entretanto, a variao obtida com a otimizao individual de cada elemento de barra das trelias (N sees), em relao ao processo com 3 grupos de sees, no foi to significativa a ponto de se justificar a execuo de estruturas dessa maneira, tendo em vista um possvel aumento nos custos de mo de obra.

Galpo 10 m x 20 m, Modelo Pratt, inclinao da cobertura de 15 4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 1s 2s 3s Ns

Peso da Trelia (kN)

Geometria Fixa Geometria Varivel

Figura 8: Influncia do nmero de grupos de seo em relao aos pesos timos dos modelos.

O ganho em economia com a variao da geometria est diretamente ligado a diminuio considervel dos comprimentos de flambagem das barras centrais das tesouras, o

que pode ser verificado em alguns modelos gerados, apresentados na Figura 9. Efeito parecido poderia ser obtido com a utilizao de travamentos.

Modelo Warren (Galpo de 20m x 40 m, 15, 1 seo)

Modelo Warren (Galpo de 20m x 40 m, 15, 2 sees)

Modelo Warren (Galpo de 20m x 80 m, 15, 1 seo)

Modelo Warren (Galpo de 20m x 80 m, 15, 2 sees)

Modelo Howe (Galpo de vo 40 m, 15, 2 sees)

Modelo Warren (Galpo de 40 m, 15, 2 sees)

Figura 9: Modelos de trelias gerados a partir dos processos de otimizao geomtrica.

Se, para a geometria fixa, os modelos Warren e Howe apresentaram uma maior eficincia, principalmente para os menores vos, indicar qual das trs configuraes iniciais teve melhor desempenho com a geometria varivel torna-se precipitado, pois os resultados obtidos encontram-se bastante prximos entre si, sem um melhor desempenho de um nico modelo sobre os demais.

4 CONCLUSES

Ao final deste estudo, pode-se afirmar que o mesmo foi efetivo em encontrar geometrias econmicas de trelias em ao para cobertura em duas guas, atravs do uso de uma tcnica de otimizao. Observou-se tambm que na medida que o projetista leva em conta um maior nmero de detalhes na concepo de seu projeto, no procurando apenas ser mais econmico na escolha dos perfis, mas tambm propor um melhor desenho de sua estrutura, maior a economia obtida. As configuraes clssicas obtiveram resultados relativamente prximos entre si, com uma leve vantagem dos modelos Warren e Howe sobre a configurao Pratt. As novas geometrias geradas diminuram principalmente a altura das trelias em seu vo central, tendendo a uma paralelizao dos banzos superiores e banzos inferiores, representando, em alguns casos, diminuio no peso da estrutura tima de mais de 70%. Alm disso, importante destacar que se deve fazer uma anlise mais detalhada sobre a possibilidade da

execuo dos modelos timos, verificando a questo de um possvel aumento nos custos de produo dos mesmos, incluindo a mo de obra.

5 BIBLIOGRAFIA BELLEI, I. H. Edifcios industriais em ao: projeto e clculo. 2. ed. So Paulo: Pini, 1998. BRANCO, R. H. F. Automao de projetos de estruturas planas treliadas tubulares de ao com estudo comparativo entre trelias constitudas por barras com ligaes rotuladas e rgidas. 2006. Dissertao (Mestrado) Departamento de Estruturas, Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Unicamp, Campinas, 2006. DREHMER, G. A. Otimizao de estruturas metlicas formadas por perfis I soldados. 2005. Dissertao (Mestrado) Programa de Prs-Graduao em Engenharia, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2005. GERDAU. Catlogo Barras e Perfis Gerdau. Disponvel em: <http://www.gerdau.com.br/produtos-catalogo-e-manuais/5023.global.pt-BR.force.axd>. Acesso em: 15 jan. 2010. KIRKPATRICK, S.; GELATT, C. D.; VECCHI M.P. Optimization by Simulated Annealing. Science, v. 220, n. 4598, p. 671-680, 1983. KRIPKA, M. Discrete optimization of trusses by Simulated Annealing. J. Braz. Soc. Mech. Sci & Eng., v. 26, n. 2, p. 170-173, abr./jun. 2004. KRIPKA, M.; PRAVIA, Z. M. C. Dimensionamento timo de perfis U conformados a frio. In: KRIPKA, M.; PRAVIA, Z. M. C. Novos estudos e pesquisas em construo metlica. Passo Fundo: UPF Editora, 2008. p. 30-51. NBR 6123. Foras devidas ao vento em edificaes. Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1988. NBR 8800. Projeto e Execuo de estruturas de ao em edifcios (mtodo dos estados limites). Rio de Janeiro: Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 1986. REBELLO, Y. C. P. A concepo estrutural e a arquitetura. So Paulo: Zigurate, 2000. RIBEIRO, L. M. P. Otimizao e dimensionamento de trelias planas de madeira empregando o mtodo dos algoritmos genticos. 2008. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2008.

Вам также может понравиться