Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola Bsica e Secundria Oliveira Jnior

C.F.Q. 8 Ano de Escolaridade 2010/2011 Teste de Avaliao n. 2 Dezembro 2010 Turma B Nome: ________________________________________________________________________________________ n. ____ 1. Completa correctamente as frases que se seguem: a. A altura do som permite distinguir sons _____________ e _____________. b. A altura do som relaciona-se com a _____________ das ondas sonoras. c. Quanto mais alto um som, ___________ a ___________ das ondas sonoras. d. A intensidade do som permite distinguir sons ___________ e _____________. e. A intensidade do som relaciona-se com a _____________ das ondas sonoras. f. Quanto mais fraco um som, ____________ a ___________ das ondas sonoras. g. O timbre permite distinguir sons com a mesma _____________ e _____________ mas provenientes de _____________.

2. Observa os grficos que se seguem, que representam as ondas correspondentes a 3 sons diferentes, A, B e C.

a. Classifica as afirmaes em Verdadeiras ou Falsas i. O som A mais forte do que o som B. ii. O som B mais agudo do que o som C. iii. A amplitude do som A igual do som B. iv. A altura do som A maior do que a do som C. v. A altura do som A igual do som B. b. Considera que o lado de cada quadrcula mede 10 cm. Determina: i. A amplitude do som A.

ii. O comprimento de onda do som C.

c. Indica, Justificando, qual das ondas sonoras representa o som mais grave.

3. Imagina que est um dia de trovoada, e que ouves o som de um relmpago 9,5 segundos depois de o teres visto. Sabendo que a velocidade de propagao do som no ar de 340 m/s, determina a distncia a que te encontras da trovoada.

4. Para estimar a distncia a que se encontrava de uma montanha, a Joana lembrou-se do que tinha aprendido nas aulas de fsico-qumicas e deu um grito (no porque ficou assustada, mas porque se lembrou do fenmeno do eco). Sabendo que a Joana voltou a ouvir o som do seu grito 4 segundos depois do som original, e considerando que o som viaja velocidade de 340 m/s, responde s questes que se seguem: a. Se estivesse um amigo da Joana na referida montanha, quanto tempo depois da Joana ter gritado o amigo a iria ouvir? Justifica.

b. Determina a distncia a que a Joana se encontra da montanha.

5. Classifica as afirmaes seguintes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F), corrigindo as afirmaes Falsas. a. A refraco do som consiste na passagem das ondas sonoras de um meio para outro. b. A cortia um material que reflecte bem o som. c. No consegues ouvir o eco quando gritas em frente a uma montanha que dista 10 metros de ti. d. Geralmente, numa sala de aula (idntica quela em que te encontras neste momento) com poucos mveis, ocorre o fenmeno do eco. e. O ouvido humano consegue distinguir dois sons que recebe separados de 0,15 s. f. O som propaga-se apenas no ar. g. O som propaga-se no vazio. h. Os nossos ouvidos so fontes sonoras.

6. Existe em Portugal, prximo de Sintra, um local chamado Seteais. Este nome significa Sete ais e resulta do facto de quando a se pronuncia a palavra ai ns a ouvirmos sete vezes seguidas. Explica o que nos pode permitir ouvir a repetio de uma palavra sete vezes.

7. Completa o diagrama que se segue:

8. Observa a figura que se segue, que representa de forma esquemtica a constituio do ouvido humano. H I J

a. Associa a cada uma das situaes a(s) letra(s) (A, B, C, J) correspondente(s) i. Orelha ii. Nervo Auditivo iii. Ossculos (martelo, bigorna e estribo) iv. Tmpano v. Caracol ou cclea vi. Capta e concentra as ondas sonoras vii. Transmite os impulsos elctricos ao crebro. viii. Aumenta a amplitude das ondas sonoras ix. Ouvido Interno x. Ouvido Mdio xi. Ouvido Externo 9. Explica, de forma sucinta, o funcionamento do ouvido humano.

10. Considera que ests a ler um livro no teu quarto, noite.

a. Faz um esquema que possa representar o trajecto dos raios luminosos que te permitem a leitura do livro.

b. Indica a constituio do tringulo de viso neste caso.

11. As radiaes infra-vermelhas, so invisveis para o ser humano, mas podem ser utilizadas para detectar vtimas soterradas num terramoto, Explica como.

Вам также может понравиться