Вы находитесь на странице: 1из 96

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Resumo Portugus (AFRFB) Aula 2 Regncia, crase, ortografia, acentuao grfica,

classes de palavras. Ol! Est chegando o dia da prova e por isso devemos estar muito motivados para o estudo. Acredite no seu potencial. Agora o sprint final!!!! Por isso, vamos inserir muuuuuuiiiiitas questes, para voc no perder o foco. O primeiro tema a regncia. Ela se baseia na transitividade, isto , um verbo ou um nome pode exigir um complemento, o qual pode ser preposicionado ou no. Visualize isso na estrutura bsica da orao:
Regncia verbal

1. O candidato 2. 3.

realizou a prova. VTD + OD duvidou do gabarito. VTI + OI enviou recursos VTDI + OD + tem certeza VTD + OD viajou. VI

banca examinadora. OI de sua aprovao. + CN

Predicado Verbal

Regncia nominal

4. 5.

sujeito

predicado

Quanto regncia, devemos observar a transitividade do verbo e do nome, da entendermos que os objetos direto e indireto complementam o sentido do verbo (regncia verbal) e o complemento nominal faz o mesmo relacionado ao nome (regncia nominal). Para a prova da ESAF, no precisamos decorar os verbos ou nomes que exigem a preposio. Para resolvermos as questes de regncia, basta acharmos o verbo e percebermos sua relao com o sujeito (concordncia verbal) e com o seu complemento (regncia verbal). Regncia com pronomes oblquos Os pronomes pessoais oblquos tonos so me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, os lhes.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Os pronomes o, a, os, as sero os objetos diretos.
Ana comprou um livro (comprou-o). Ana comprou uns livros (comprou-os).

Quando esse verbo transitivo direto terminar com r, s ou z, o pronome tono o e suas variaes recebero l. Veja: Vou cantar uma msica.
VTD + OD

Vou vender o carro.


VTD + OD

Vou compor uma msica.


VTD + OD

Vou cant-la.
VTD+ OD

Vou vend-lo.
VTD+ OD

Vou comp-la.
VTD + OD

Note, agora, com verbo terminado em ir. A retirada do r no faz com que haja acento, pois no se acentua oxtona terminada em i: Vou partir o bolo.
VTD + OD

Vou parti-lo.
VTD + OD

Porm, acentua-se a palavra que possua hiato em que a segunda vogal seja i. Veja: A prefeitura vai construir uma ponte.
VTD + OD

A prefeitura vai constru-la.


VTD + OD

Vamos agora a exemplos com s e z: Solicitamos o documento. Solicitamo-lo.


VTD VTD + + OD OD VTD + OD

Refiz o documento.

Refi-lo.
VTD + OD

Quando o verbo transitivo direto terminar com m ou sinal de nasalizao (~), recebe n:
Cantam a msica.
VTD + OD

Cantam-na.
VTD + OD

Pe a msica!
VTD + OD

Pe-na!
VTD + OD

Os pronomes lhe, lhes ocupam as funes sintticas de objeto indireto, complemento nominal, alm de poder possuir valor de posse.
Objeto indireto: Paguei ao msico.
VTI + OI

Paguei-lhe.
VTI + OI

Complemento nominal: Sou fiel a voc.


VL + predicativo+CN

Sou-lhe

fiel.

VL+CN+ predicativo

Valor de posse:
As pernas dela doem.
Sujeito VI + + VI

Roubaram a sua bolsa.


VTD VTD + + OD OD

Doem-lhe as pernas.
sujeito

Roubaram-lhe a bolsa.

Regncia com oraes subordinadas substantivas Vimos as oraes subordinadas substantivas na aula 1. Agora basta recordarmos essas oraes com funo sinttica de objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, haja vista a regncia. A orao subordinada substantiva objetiva direta no recebe preposio, pois o verbo da orao principal transitivo direto. Essa orao parte de um objeto direto. Veja que a primeira frase possui apenas um verbo, ento h um Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 2

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR perodo simples. Com a insero de um verbo no objeto direto, passou-se a uma orao subordinada substantiva objetiva direta. Peo sua ateno.
VTD + OD

Peo que voc se atente a mim.


Or Pcp + orao sub substantiva objetiva direta.

Da mesma forma ocorre com a orao subordinada substantiva objetiva indireta. O verbo da orao principal transitivo indireto, por isso exigiu objeto indireto. Lembre-se de sua participao no evento.
VTD Or Pcp + + OI orao sub substantiva objetiva indireta.

Lembre-se de que voc participar do evento. Falta apenas relembrarmos a orao subordinada substantiva completiva nominal, a qual exigida por um nome da orao principal. Tenho certeza de sua aprovao.
VTD + Or Pcp OD + + CN

Tenho certeza de que voc ser aprovado.


orao sub substantiva completiva nominal.

Regncia com pronomes relativos Abaixo sero listadas algumas funes do pronome relativo e suas possibilidades de substituio:
Objeto direto: Esta a casa que amamos. a qual amamos. OD VTD Objeto indireto: Esta a casa a que nos referimos. (a + a qual) qual nos referimos. OI VTI Objeto indireto: Esta a casa de que gostamos. (de + a qual) da qual gostamos. OI VTI Complemento nominal: Esta a casa a que fizemos referncia. (a + a qual) qual fizemos referncia. CN VTD + OD

Na funo de adjunto adverbial, o pronome relativo que deve ser preposicionado tendo em vista transmitir os seus valores circunstanciais, normalmente os de tempo e lugar. Quando transmite valor de lugar, pode tambm ser substitudo pelo pronome relativo onde. A preposio em de rigor quando o verbo intransitivo transmite processo esttico (Estar em algum lugar, nascer em algum lugar). Porm, se transmitir lugar de destino, reger preposio a (vai a algum lugar, vai para algum lugar); se transmitir lugar de origem, reger a preposio de (vir de algum lugar). Pode ainda, na ideia de desenvolvimento do deslocamento, ser regido pela preposio por (passar por algum lugar). Veja:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


Adjunto adverbial de lugar (esttico: com preposio em): Esta a casa onde moramos. em que moramos. (em + a qual) na qual moramos.
Adj Adv. lugar VI

Adjunto adverbial de lugar (destino: com preposio a): Esta a casa aonde chegamos. a que chegamos. (a + a qual) qual chegamos.
Adj Adv. lugar VI

Adjunto adverbial de lugar


(destino: com preposio para):

Adjunto adverbial de lugar


(origem: com prep de: donde ou de onde):

Esta a casa para onde vamos. -------------(*Obs 1) (para + a qual) para a qual vamos.
Adj Adv. lugar VI

Esta a casa de onde viemos. de que viemos(*Obs 2) (de + a qual) da qual viemos.
Adj Adv. lugar VI

*Obs 1: No se usa pronome relativo que antecedido de preposio com duas ou mais slabas. Deve-se transform-lo em o qual e suas variaes. Assim, temos mediante o qual, perante o qual, segundo o qual, conforme o qual, sobre o qual, para o qual etc. *Obs 2: Soa mais agradvel a construo da qual, mas de que tambm est correta.
Adjunto adverbial de lugar (desenvolvimento do trajeto: com preposio por): Esta a casa por onde passamos. por que passamos (por + a qual) pela qual passamos.
Adj Adv. lugar + VI

Perceba que o pronome relativo onde deve ser usado unicamente como adjunto adverbial de lugar. Evite construes viciosas como: Vivemos uma poca onde o consumismo fala mais alto. (errado) Neste caso, o pronome relativo est retomando o substantivo poca, com valor de tempo. Assim, conveniente ser substitudo por quando, em que ou na qual. Vivemos uma poca quando o consumismo fala mais alto. Vivemos uma poca em que o consumismo fala mais alto. Vivemos uma poca na qual o consumismo fala mais alto. O pronome relativo cujo transmite valor de posse e tem caracterstica bem peculiar. Entendamos o seu uso culto da seguinte forma:
1. Posiciona-se entre substantivos, fazendo subentender a preposio de (valor de posse). 2. Ao se ler cujo, entende-se de + substantivo anterior. 3. O pronome cujo + o substantivo posterior formam um termo da orao. Se forem objeto indireto, complemento nominal ou adjunto adverbial, sero preposicionados.

substantivo ___ cujo substantivo de substantivo ___ cujo substantivo de


sujeito, OD, OI, CN, adj adv

substantivo ___ cujo substantivo de

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


sujeito, OD, OI, CN, adj adv

4. O substantivo posterior o ncleo do termo, e o pronome relativo cujo o adjunto adnominal, por isso se flexiona de acordo com o ncleo.

substantivo ___ cujo substantivo


ncleo

de O filme cujo artista foi premiado no fez sucesso.


sujeito

O filme cuja sinopse li no fez sucesso.


objeto direto

O filme de cuja sinopse no gostei no fez sucesso.


objeto indireto

O filme a cuja sinopse fiz aluso no fez sucesso.


complemento nominal

Estive ontem na praa em cujo centro foi montado um grande circo.


adjunto adverbial de lugar

Importante: no se pode inserir artigo ou pronome aps o pronome relativo cujo e suas variaes. vcio de linguagem construes do tipo: A casa cujo o teto caiu foi reformada. (errado) A casa cujo teto caiu foi reformada. (certo) A empresa cujos aqueles funcionrios reuniram-se ontem deflagrar a greve. (errado) A empresa cujos funcionrios reuniram-se ontem deflagrar a greve. (certo) Vamos praticar um pouco?!!!! Questo 1: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Portanto, para a democracia, publicar era prprio dos reinos, imprios, estados e, por fim, das repblicas. Anttese de segredo, a publicidade atendia aos interesses de governantes ao informar e aos das pessoas em querer saber dos assuntos importantes. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A repetio da preposio a, em aos interesses (. 3), ao informar (. 3) e aos das pessoas (. 3, 4) indica que se trata de trs complementos para o verbo ATENDER, pois no padro culto da lngua portuguesa obrigatrio o uso dessa preposio. Comentrio: O verbo atender transitivo indireto e o seu objeto indireto composto aos interesses e aos das pessoas, termos que so ligados pela conjuno e. J a expresso ao informar uma orao subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo. Veja que a questo no fez meno pontuao, mas, neste caso, o autor optou por deixar esta orao intercalada sem dupla vrgula, o que prejudica a clareza. Anttese de segredo, a publicidade atendia aos interesses de governantes ao informar e aos das pessoas em querer saber dos assuntos importantes. Gabarito: E Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 5

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 2: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: Essa viso nos preocupou quando resolvemos integrar todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina em uma nica diviso de consultoria.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A preposio em(.2), exigida pelas regras de regncia do verbo integrar(.1), pode sofrer contrao com o artigo que a segue, sem prejudicar a correo e as idias do texto. Comentrio: O verbo integrar transitivo direto e indireto. Seu objeto direto o termo todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina e o objeto indireto o termo em uma nica diviso de consultoria (transformar uma coisa em outra). Como ocorre a preposio em seguida do artigo indefinido um, pode haver a contrao numa. Gabarito: C Questo 3: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Fragmento do texto: Na cultura, essa instabilidade coloca tanto perigos como desafios que se tornam parte de um movimento poltico ou se esto relacionados com as polticas feministas, minorias tnicas/raciais, posies gays e lsbicas, podem conduzir a um desafio fundamental s instituies e estruturas sociais modernas.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se as relaes semnticas e a correo gramatical do texto ao substituir como (.2) pela preposio por. Comentrio: Expresses correlativas como tanto...quanto, tanto...como, as quais sinalizam adio, no admitem a substituio de como pela preposio por. Veja que a expresso tanto perigos como desafios o objeto direto composto do verbo coloca. Gabarito: E Questo 4: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos. A vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Em a um joguete(.2), a presena da preposio exigida pela regncia da palavra joguete. Comentrio: O verbo reduz transitivo direto e indireto, o pronome se apassivador, o sujeito paciente A vida e o termo a um joguete o objeto indireto. Sempre que tivermos o pronome apassivador, devemos transformar a voz passiva sinttica em analtica, para termos certeza: A vida reduzida a um joguete. Assim, a preposio a no exigida pelo nome joguete, mas pelo verbo reduz. Gabarito: E Questo 5: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Assinale a opo que preenche corretamente a sequncia de lacunas do texto, mantendo sua coerncia textual e sua correo gramatical.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Tendo _____ unidade de anlise o gnero humano no tempo, Morgan dispe _____ sociedades humanas na histria segundo graus de complexidade crescente _____ se aproximam da civilizao. Diferentes organizaes sociais sucedem-se porque se superam _____ desenvolvimento de sua capacidade de _____ e de dominar a natureza, identificando vantagens biolgicas e econmicas em certas formas de comportamento que so, ento, institudas _____ modos de organizao social.
(Sylvia G. Garcia, Antropologia, modernidade, identidade. In: Tempo Social, vol. 5, no. 1 2, com adaptaes)

a) por - as - conforme - pelo - adaptar-se - como b) por - das - medida que - no - adaptarem-se em c) como - as - na medida em que - ao - se adaptar por d) como - nas - conforme - at - se adaptarem como e) a - das - medida que - como - adaptar-se em Comentrio: O verbo Tendo transitivo direto, o termo o gnero humano no tempo o objeto direto e o termo unidade de anlise o predicativo do objeto direto. Neste tipo de construo, o predicativo pode ser antecipado da preposio por ou da preposio acidental como. Assim, eliminamos a alternativa (E). O verbo dispe, dependendo de sua transitividade, muda o sentido. No contexto em que aparece no texto, ele tem o sentido de organizar. Assim, transitivo direto e cabe apenas o artigo as. Assim, eliminamos as alternativas (B) e (D). Seguindo somente as duas alternativas, percebemos que o contexto s permite a conjuno conforme. A locuo conjuntiva na medida em que transmite valor de causa, por isso no cabe neste contexto. Assim, percebemos que a alternativa correta a (A), mas devemos confirmar. Note que os vocbulos adaptar-se e como do sequncia lgica frase. Isso confirma a alternativa (A) como correta. Gabarito: A Questo 6: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 A ideia de um Estado em ao implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o conflito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo, analisar o Estado em ao significa levar em conta sua dinmica interna, a partir das aes de diferentes sujeitos, ____(2)___ difcil recorrer, nesse nvel, a modelos analticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepo que _____(4)_____ os inevitveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ mquina estatal.
(Maria Ceclia Londres Fonseca, O patrimnio em processo, p.46, com adaptaes)

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR 1 2 3 4 5 a) na torna lhe venha neutralizar na b) a tornando-se o neutralize na c) a tornando lhe neutralizam a d) na tornando o neutralizam a e) em tornando-se lhe neutralize a Comentrio: A primeira lacuna deve ser preenchida apenas pelo artigo a, pois o verbo implica transitivo direto. Assim, o objeto direto a heterogeneidade. Dessa forma, eliminamos as alternativas (A), (D) e (E). Na segunda lacuna, perceba que o predicativo difcil exige que o verbo de ligao seja tornando-se. Esse verbo, sem o pronome, intransitivo com sentido de retornar: Ele tornou a casa de Maria. Tambm pode ser transitivo direto no sentido de transformar: Ele tornou o amigo uma pessoa de carter. Assim, j sabemos que a alternativa correta a (B). Agora, vamos nos certificar, seguindo esta alternativa. A terceira lacuna deve ser preenchida pelo pronome pessoal oblquo tono o, o qual cumpre a funo sinttica de objeto direto. Veja que o verbo reduzam transitivo direto e indireto, seu sujeito o pronome relativo que, o qual retoma o termo plural modelos analticos. O objeto indireto o termo a um instrumento de classe. Assim, o termo que falta o objeto direto o. ...modelos analticos que o reduzam a um instrumento de classe... A quarta lacuna deve ser preenchida pelo verbo singular neutralize, pois o seu sujeito o pronome relativo que, o qual retoma o termo singular qualquer outra concepo. Esse verbo transitivo direto e o termo os inevitveis antagonismos o objeto direto. ...qualquer outra concepo que neutralize os inevitveis antagonismos... A quinta lacuna deve ser preenchida pela preposio em contrada com o artigo a, tendo em vista iniciar o adjunto adverbial de lugar na mquina estatal. Gabarito: B Questo 7: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 As opes trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contm erro de regncia e/ou de concordncia. Como ningum quer falar em aumento de impostos, todos se aferram expresso mgica: reforma tributria. O tema evoca um pas moderno, com distribuio mais justa dos valores arrecadados.
(Krieger, Gustavo. Agenda necessria e agenda possvel, Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Bonito na retrica. Quando o assunto chega mesa de discusses, o clima muda. O governo federal no quer dividir seu caixa. Estados e Municpios sempre querem mais dinheiro. b) bonito at chegar mesa de discusses. A ningum quer perder. Ao contrrio: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo. c) Tudo vai bem at o assunto chegar mesa de discusses. Unio, Estados e Municpios se digladiam para no perderem nenhuma partezinha do que Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 8

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR arrecadam. O que querem mesmo ganhar mais. d) Todos concordam at se sentarem na mesa de discusses, quando se inicia os mais acalorados debates. Ningum quer perder. Estados e Municpios buscam aumentar seu quinho na nova diviso do dinheiro arrecadado. e) Falar em reforma tributria bonito. O xis da questo bot-la no papel, quando os interesses da Unio, Estados e Municpios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um. Comentrio: Veja que a questo apontou que ns devemos observar apenas a flexo dos verbos ou nomes (concordncia) e o uso de preposio ou no (regncia). A alternativa (D) a errada, pois o adjunto adverbial de lugar deve receber a preposio a, e no em, pois se entende que ningum vai se sentar em cima da mesa, mas junto a ela. Assim, o correto se sentarem mesa de discusses. Alm disso, o verbo inicia transitivo direto, o pronome se apassivador e o termo os mais acalorados debates o sujeito paciente, o qual leva o verbo ao plural (quando se iniciam os mais acalorados debates). Veja: Todos concordam at se sentarem mesa de discusses, quando se iniciam os mais acalorados debates. Ningum quer perder. Estados e Municpios buscam aumentar seu quinho na nova diviso do dinheiro arrecadado. A alternativa (A) est correta. Veja que o verbo chega exige a preposio a e o substantivo mesa admite o artigo a. Assim, houve crase. A alternativa (B) est correta. Veja que o texto est em sua ordem normal. Assim, fica fcil perceber que est correto. A alternativa (C) est correta. Note que os verbos digladiam, perderem, arrecadam e querem flexionam no plural para concordarem com Unio, Estados e Municpios. A alternativa (E) est correta. Note que o verbo botar transitivo direto, por isso o pronome -la est sendo empregado, o qual retoma a expresso reforma tributria. Gabarito: D Questo 8: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. A carteira de crdito do Banco do Brasil destinada ao agronegcio atingiu R$ 35,7 bilhes em 2005 crescimento de 18,9% em relao ao ano anterior. __1__mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produo __2__ longos perodos de seca, __3__ baixa cotao no preo das commodities (produtos agropecurios e minrios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorizao do real __4__ dlar. O banco ainda prorrogou dvidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhes. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhes ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).__5__ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o pas.
Prof. Dcio Terror (Adaptado de Em Questo, n. 409 - Braslia, 13 de maro de 2006) www.pontodosconcursos.com.br 9

1 5 a) Esse incremento em decorrncia de pela em relao ao Esse por causa de frente o Tal b) Essa ampliao c) Tal aumento em conseqncia de na diante do Cujo d) Esse crescimento j que houve da em frente o Um e) Tal incremento uma vez que houve de diante o O Comentrio: A primeira lacuna retoma o substantivo crescimento. Assim, todos os termos das alternativas esto corretos. A lacuna 2 tambm pode ser preenchida por qualquer uma das alternativas, pois todas mantm o valor de causa. A lacuna 3 s pode ser preenchida pela preposio por, em contrao com o artigo a, resultando pela; pois h um adjunto adverbial de causa composto, o qual mostra os motivos de o banco manter a parceria com o setor atingido no ano passado. Veja: ...o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produo (...), pela baixa cotao no preo das commodities (...) e pela valorizao do real... Assim, cabe apenas a alternativa (A). Seguindo-se esta alternativa, percebemos que as demais lacunas so corretamente preenchidas pela expresso em relao ao e pelo pronome demonstrativo Esse. Gabarito: A Questo 9: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Uma nova rodada de programas federais de incentivo __1__ setores ainda afetados pela crise est na praa. Entre medidas lanadas e prometidas para logo, o objetivo amparar as empresas menores, a agropecuria e o segmento que produz mquinas e equipamentos, os chamados bens de capital. Como a capacidade do governo federal de abrir mo de receita tributria a fim de dar incentivos econmicos pontuais chegou __2__ limite da responsabilidade fiscal, o recomendvel __3__, a partir de agora, deixe de recorrer __4__ mecanismo. Os minipacotes em tela, __5__ ainda falte informao sobre alguns deles, parecem respeitar essas limitaes. Optam pelo incentivo ao crdito bancrio. Apesar da volta paulatina dos emprstimos __6__pessoas fsicas, depois do tombo de setembro do ano passado, as operaes com micro e pequenas empresas continuam restritas e caras.
(Folha de S. Paulo, Editorial, 23/06/2009)

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR 2 3 4

1 2 3 4 5 6 a) a ao que a esse embora s b) para os ao mesmo nesse todavia das c) com os no portanto por esse no entanto para as d) pelos em embora com esse conquanto com as e) nos com o ento desse porm a Comentrio: Na primeira lacuna, perceba que o substantivo incentivo exige uma preposio que vai iniciar o complemento nominal. Cabem apenas as preposies a ou para. Assim, eliminamos as alternativas (C), (D) e (E). Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 10

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A segunda lacuna ser preenchida pela preposio a, pois o verbo chegou exige tal preposio. A terceira lacuna s pode ser preenchida pelo verbo de ligao e a conjuno integrante que. Assim, teremos, na orao principal, o sujeito o recomendvel e o verbo de ligao , fazendo com que o predicativo seja a orao subordinada substantiva predicativa que, a partir de agora, deixe de recorrer a esse mecanismo. Dessa forma, j sabemos que a alternativa correta a (A) e percebemos que est correto o preenchimento da lacuna 4 com a expresso a esse. Seguindo esta alternativa, note que tanto a conjuno embora, quanto a contrao s esto corretos. Gabarito: A Questo 10: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. A crise financeira e econmica nos induz ____(1)_____ a Educao para o Desenvolvimento Sustentvel (EDS) sem mais tardar. No conseguiremos reduzir a pobreza e construir sociedades mais equitativas, duradouras e focalizadas na paz se _____(2)_____ os indivduos, em todas as pocas da vida, com conhecimentos, competncias, valores que _____(3)_____ permitam informar-se e tomar decises de maneira responsvel. Uma educao de qualidade que facilite a tomada de conscincia, a abertura, a solidariedade e a responsabilidade deve fazer parte de qualquer resposta atual crise mundial. Mas, acima de tudo, necessrio que os dirigentes e os tomadores de deciso _____(4)______ as condies indispensveis a fim de que a educao se oriente para a construo de uma maior equidade entre as sociedades.
(Eduardo Araia, Educar para salvar a Terra. Revista Planeta, julho de 2009, p.76, com adaptaes)

1 2 3 4 a) a aplicao dotamos os estabeleam b) aplicao no dotamos os estabelecessem c) a aplicar dotarmos lhes estabelecem d) a aplicarmos no dotamos lhe estabelecessem e) a aplicar no dotarmos lhes estabeleam Comentrio: Na lacuna 1, perceba que deve haver um verbo transitivo direto, pois o termo a Educao no est preposicionado, sendo o objeto direto. Assim, devemos eliminar as alternativas (A) e (B). Veja que o verbo deve ser o infinitivo impessoal, pois o pronome oblquo tono nos apenas o objeto direto e no tem fora para levar o verbo a se flexionar. Perceba que podemos transformar esta orao reduzida em desenvolvida: A crise financeira e econmica nos induz a que apliquemos a Educao... Neste caso, percebemos que o verbo apliquemos pde se flexionar fazendo referncia ao sujeito oculto ns. Assim, eliminamos a alternativa (D).
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

11

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Na lacuna 2, a conjuno se marca uma condio no futuro. Assim, fora que o verbo se flexione no tempo futuro do subjuntivo (dotarmos). No contexto em que se encontra, percebemos a necessidade do advrbio de negao no. Veja: No conseguiremos reduzir a pobreza e construir sociedades mais equitativas, duradouras e focalizadas na paz se no dotarmos os indivduos, em todas as pocas da vida, com conhecimentos, competncias, valores... Dessa forma, j sabemos que a alternativa correta a (E). Assim, seguiremos sua sequncia, para a confirmao. A lacuna 3 deve ser preenchida pelo pronome lhes, pois o verbo permitam transitivo direto e indireto, o sujeito o pronome relativo que, o qual retoma o substantivo valores, o objeto direto composto e oracional (informar-se e tomar decises de maneira responsvel) e assim o objeto indireto o pronome lhes. Veja: ...valores que
sujeito +

lhes
OI +

permitam
VTDI

informar-se e tomar decises...

+ orao subordinada substantiva objetiva direta

A lacuna 4 deve ser preenchida pelo verbo estabeleam. Gabarito: E Questo 11: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes o iderio poltico do momento se reflete. Figuras cujos perfis se recortam sobre um fundo um tanto confuso: novidades emancipacionistas, remanescncias coloniais, antagonismos de tendncias que puxavam a vida brasileira para posies diferentes. poca sem dvida tumultuosa, ocupada por vrias transies superpostas: a da dependncia para a independncia, a do agrarismo para os modos urbanos, a do quase silncio para o falatrio um falatrio crescente , a dos particularismos para a conscincia nacional. Agora, estabelecida a existncia oficial de um Brasil declarado estado autnomo, a liquidao dos obstculos restantes caberia a esses homens.
(Nelson Nogueira Saldanha, Histria das idias polticas no Brasil, p. 97)

Indique a parfrase correta do primeiro perodo do texto. a) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, e em suas atitudes se reflete o iderio poltico do momento. b) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, nas quais atitudes o iderio poltico do momento se reflete. c) poca da independncia, fervilham figuras representativas, nas atitudes das quais o iderio poltico do momento se reflete. d) poca da independncia fervilha de figuras representativas, cujas atitudes refletem o iderio poltico do momento. e) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes delas se reflete o iderio poltico do momento. Comentrio: A parfrase significa reescrita de mesmo sentido e com correo gramatical. A alternativa correta a (A). Compare:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

12

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Texto original: A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes o iderio poltico do momento se reflete. Alternativa (A): A poca da independncia fervilha de figuras representativas, e em suas atitudes se reflete o iderio poltico do momento. O pronome relativo cujo deve ser empregado com valor de posse. Por isso, a substituio desse pronome por sua est correta. O verbo reflete transitivo direto e indireto, o pronome se apassivador, o sujeito paciente o termo o iderio poltico do momento e os termos em cujas atitudes ou em suas atitudes so os objetos indiretos em suas respectivas oraes (o iderio poltico do momento se reflete nas atitudes das figuras representativas). Na alternativa (B), no pode haver o pronome relativo nas quais diante de dois substantivos com relao de posse (figuras e atitudes). Nas alternativas (C) e (D), a insero da crase no incio das frases faz mudar o sentido. Assim as eliminamos. Na alternativa (E), como o pronome relativo cujas j transmite valor de posse, o pronome pessoal dela incidir em pleonasmo vicioso (repetio desnecessria da informao). Gabarito: A Questo 12: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Assinale a opo na qual a expresso sublinhada empregada.

est

erradamente

a) O governo quer mudar o imposto sobre a renda da pessoa fsica para reduzir as dedues de gastos com educao e sade, mas se esquece de que o poder do governante no absoluto. b) o Congresso, quem cabe transformar a vontade governamental em lei, que tem a obrigao de proteger os contribuintes. c) A nova mordida do Leo parece decorrer de documento fazendrio, em que se avalia que as dedues das despesas com educao e sade s beneficiam as "pessoas abastadas". d) A Constituio exige a observncia do critrio da "universalidade", cujo significado o de que todo tipo de rendimento ser tributvel. e) Economia fiscal verdadeira seria a eliminao ou a reduo do bueiro em que se esvai o volume incalculvel de recursos pblicos chamada renncia fiscal da Unio.
(Baseado em Edgard de Proena Rosa, "O Congresso a casa do contribuinte", Correio Braziliense, 02/12/2003)

Comentrio: A alternativa (A) est correta, pois o verbo esquecer-se possui o pronome oblquo tono se. Esse pronome empregado como parte integrante do verbo, que o leva a transitivo indireto e exige a preposio de (mas se esquece de que o poder do governante no absoluto). Assim, a orao de que o poder do governante no absoluto subordinada substantiva objetiva indireta. A alternativa (B) a errada, pois o verbo cabe est sendo empregado como transitivo indireto, pois entendemos que algo cabe a algum. Assim, o sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

13

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR transformar a vontade governamental em lei e o objeto indireto deve ser iniciado pela preposio a (a quem cabe transformar a vontade governamental em lei isso cabe a quem). A alternativa (C) est correta. A estrutura em que se avalia que as dedues das despesas com educao e sade s beneficiam as pessoas abastadas iniciada pela orao subordinada adjetiva explicativa em que se avalia. Note que o verbo avalia transitivo direto, o pronome se apassivador, o sujeito paciente a orao subordinada substantiva subjetiva que as dedues das despesas com educao e sade s beneficiam as pessoas abastadas e o termo em que o adjunto adverbial de lugar. Note que o pronome apassivador indica voz passiva sinttica e devemos transformar em voz passiva analtica para termos certeza. Alm disso, a orao substantiva pode ser substituda pela palavra isso. Assim: Isso avaliado onde? No documento fazendrio. A alternativa (D) est correta, pois o artigo o em o de que faz subentender o substantivo significado. Este vocbulo exige a preposio de, a qual inicia a orao subordinada substantiva completiva nominal de que todo tipo de rendimento ser tributvel. A omisso do substantivo ocorreu para se evitar a repetio desnecessria de palavra. Veja: ...cujo significado o (significado) de que todo tipo de rendimento ser tributvel. A alternativa (E) est correta, pois o verbo esvai transitivo direto, o pronome se apassivador, o sujeito paciente o volume incalculvel de recursos pblicos, sobrando o termo em que como adjunto adverbial de lugar. Note que este adjunto adverbial poderia tambm ser iniciado pela preposio por (o volume se esvai no bueiro ou o volume se esvai pelo bueiro). Gabarito: B Questo 13: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Nos trechos adaptados de VEJA, 24/04/2002, dois perodos sintticos foram transformados em apenas um perodo. Assinale a opo em que essa transformao est gramaticalmente correta e textualmente coerente. a) Acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho. Coordenado por uma instituio americana, um grupo de pesquisadores ouviu 1000 executivos em vrios pases, inclusive o Brasil. Coordenado por uma instituio americana, acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho, que foram ouvidos 1000 executivos de vrios pases, dentre eles no Brasil, por um grupo de pesquisadores. b) Uma das concluses que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses do dia-a-dia. Segundo o estudo, eles esto beira de uma exausto severa. Segundo uma das concluses do estudo, que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses cotidianas, pois esto prestes a uma
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

14

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR exausto severa. c) Os nossos executivos lideram a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, mas esse no o fator determinante para deix-los to nervosos. O que falta aos brasileiros, revela a pesquisa, principalmente confiana em si prprio. Apesar de os nossos executivos liderarem a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, no esse o fator determinante para deix-los to nervosos, pois a pesquisa revela principalmente a falta de confiana em si prprio. d) No importa o pas, o trabalho naturalmente um ambiente de estresse. Hoje, no entanto, a presso maior do que h vinte anos, a partir de quando as grandes empresas sofreram cirurgias profundas em sua estrutura. No entanto, hoje a presso no trabalho maior que a vinte anos atrs, quando as grandes empresas sofreram profundas cirurgias em suas estruturas, onde naturalmente um ambiente de trabalho de estresse natural, no importando o pas. e) Elas esto menos verticalizadas, divididas que esto em unidades menores. Nesse novo tipo de organizao, comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditrias. Nesse novo tipo de organizao, em que as empresas divididas em unidades menores esto menos verticalizadas, comum o executivo receber ordens, muitas vezes contraditrias, de pessoas diferentes. Comentrio: Esta questo exige agilidade na comparao e atenta observao dos preceitos gramaticais. A alternativa (A) est errada, pois a expresso denotativa de incluso inclusive o Brasil poderia ser reescrita da seguinte forma: dentre eles o Brasil. Assim, devemos retirar a preposio em (no). Alm disso, o pronome relativo que retoma o substantivo estudos e est sendo empregado na funo sinttica de adjunto adverbial de lugar. Portanto a preposio em obrigatria: em que foram ouvidos 1000 executivos de vrios pases. A antecipao da estrutura explicativa Coordenado por uma instituio americana, mesmo deslocada e com referentes diferentes, mantm a coerncia nos argumentos e no muda substancialmente a informao original. Por isso, est correta. Compare: Acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho. Coordenado por uma instituio americana, um grupo de pesquisadores ouviu 1000 executivos em vrios pases, inclusive o Brasil. Coordenado por uma instituio americana, acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho, em que foram ouvidos 1000 executivos de vrios pases, dentre eles o Brasil, por um grupo de pesquisadores. A alternativa (B) est errada. Primeiro, veja que, no trecho original, h o sujeito Uma das concluses, o verbo de ligao e a orao subordinada substantiva predicativa que os brasileiros esto entre os (Uma das Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 15

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR concluses essa/isso). Na reescrita, o que era sujeito virou o adjunto adverbial de conformidade Segundo uma das concluses do estudo. Assim, no cabe mais a estrutura que. natural voc ficar na dvida quanto ao uso da conjuno pois, na orao pois esto prestes a uma exausto severa. Notadamente, essa informao no a causa, ela pode ser interpretada como concluso, o que nos possibilitaria substituir esta conjuno por portanto. Mas no podemos condenar tal uso, pois o uso desta conjuno nos induz a entend-la como conjuno coordenativa explicativa, a qual sinaliza que a informao pois esto prestes a uma exausto severa explica, amplia, desenvolve a afirmao de que o brasileiro est entre os que mais sofrem. Uma das concluses que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses do dia-a-dia. Segundo o estudo, eles esto beira de uma exausto severa. Segundo uma das concluses do estudo, os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses cotidianas, pois esto prestes a uma exausto severa. A alternativa (C) est errada, pois, na reescrita, h dois verbos numa s orao (pois a pesquisa revela principalmente a falta de confiana em si prprio.). Assim, o ideal a insero do pronome demonstrativo o e relativo que para dar coerncia ao trecho. Veja: ... pois o que a pesquisa revela principalmente a falta de confiana em si prprio. A alternativa (D) est errada, pois a expresso que denota tempo decorrido h vinte anos no pode ser substituda por a vinte anos atrs. Alm disso, a repetio de naturalmente e natural no est de acordo com a norma culta. A alternativa (E) a correta. Veja que apenas houve a intercalao de termos explicativos como divididas em unidades menores, muitas vezes contraditrias. Em resumo, percebem-se praticamente as mesmas palavras, porm em ordenao um pouco diferente. Confira: Elas esto menos verticalizadas, divididas que esto em unidades menores. Nesse novo tipo de organizao, comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditrias. Nesse novo tipo de organizao, em que as empresas divididas em unidades menores esto menos verticalizadas, comum o executivo receber ordens, muitas vezes contraditrias, de pessoas diferentes. Gabarito: E Questo 14: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 1 Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no significa, porm, que a busca da 5 solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

16

10

15

20

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o financiamento do Estado Social e Tributrio de Direito. Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.
(Daniel Prochalski, Solidariedade social e tributao. http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, acesso em 9/6/2010, com adaptaes)

Com relao ao emprego do pronome relativo, mantm-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao usar a) por que em lugar de pelas quais(.19). b) na qual em lugar de em que(.6). c) que em lugar de de que(.9). d) a que em lugar de a qual(.11). e) em que em lugar de que(.2). Comentrio: A alternativa (A) a correta, pois a expresso pelas quais inicia a orao subordinada adjetiva restritiva pelas quais se pagam tributos. Essa expresso feminina e plural, porque retoma o substantivo razes. Ela o resultado da combinao da preposio por com o pronome relativo que. Como este pronome relativo pode ser substitudo por as quais, a contrao da preposio por com o artigo as gera a palavra pelas, temos como resultado pelas quais. A questo pediu o inverso: a substituio da expresso pelas quais por por que. Isso est corretssimo. Veja: ...as razes pelas quais se pagam tributos... ...as razes por que se pagam tributos... A alternativa (B) est errada, pois o pronome relativo que retoma o substantivo plural e feminino situaes. Assim, a substituio correta seria nas quais. Veja: ...situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores... ...situaes nas quais restar configurada a supremacia de outros valores... A alternativa (C) est errada, pois o verbo trata transitivo indireto, o sujeito o termo a Constituio e o objeto indireto o termo de que. Como a alternativa retirou a preposio de, est errada. Veja: A solidariedade de que trata a Constituio...
OI + VTI + sujeito

A alternativa (D) est errada, pois a expresso pronominal a qual cumpre a funo sinttica de sujeito, o verbo refere-se transitivo indireto e Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 17

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR o termo a direitos e deveres de um grupo social especfico o objeto indireto. Por ser o sujeito, a expresso a qual poderia ser substituda apenas pelo pronome relativo que (sem preposio). Veja: ...solidariedade (...) a qual se refere a direitos... ...solidariedade (...) que se refere a direitos... A alternativa (E) est errada, pois o pronome relativo que est na funo de sujeito, o verbo defende transitivo direto e o termo necessidade o objeto direto. Como est nesta funo, no preposicionado. Assim, pode ser substitudo apenas por a qual. Veja: ...a tese que defende a necessidade... ...a tese a qual defende a necessidade... Gabarito: A Questo 15: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. Ningum pode opor-se s virtudes de So Paulo, __1__as do trabalho e da iniciativa empresarial, na vitoriosa aliana __2__ imigrantes que trouxeram a tcnica e algum capital e brasileiros de todo o pas, __3__ constituram seu grande exrcito de operrios. Mas s a federao garante o pas contra as sedues de hegemonia e previne os despotismos, que, __4__ serem manhosos, no deixam de ser tirnicos. Em sua viagem aos Estados Unidos, bem depois de Tocqueville, Lord Acton identifica, __5__ poder dos estados, a grande fora moderadora do governo central e a maior garantia da aplicao dos princpios democrticos.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)

1 2 3 4 5 a) como com os cujo ao ao b) entre elas entre os que por no c) tais como pelos os quais de em d) haja vista sobre os os que alm de do e) seja dos no que com com Comentrio: Pelo desenvolver do texto, no cabe ainda eliminar nenhuma alternativa referente s duas primeiras lacunas, pois todas elas, de certa forma, preenchem-nas. Como devemos ter certeza para eliminar cada alternativa, vamos passar frente. A lacuna 3 no pode ser preenchida pelo pronome relativo cujo, por ser seguido de verbo. Este pronome deve ficar entre dois substantivos, com valor de posse. Assim, eliminamos a alternativa (A). O verbo constituram est no plural, porque o termo a ser inserido na lacuna deve ser o sujeito e retomar o substantivo plural brasileiros. Assim, devemos eliminar tambm a alternativa (E). A lacuna 4 deve ser preenchida por uma preposio que transmita valor de causa. Assim, no pode ser preenchida pela preposio de. Alm disso, veja que a expresso denotativa de adio alm de deve unir termos de valor afirmativo ou de valor negativo. Veja que o primeiro tem valor afirmativo, mas o segundo tem valor negativo. Assim, a insero de alm de
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

18

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR causaria incoerncia. Portanto, eliminamos as alternativas (C) e (D), restando a (B), como correta. A lacuna 5 deve ser preenchida pela preposio em, pois o termo no poder dos estados o adjunto adverbial de lugar (abstrato). Gabarito: B Questo 16: SUSEP 2006 Analista Tcnico 1 As discusses atuais sobre o crescimento do PIB brasileiro dividem os economistas entre os que, como o Governo, louvam as taxas mais recentes de crescimento do produto, usando tais dados para reafirmar a poltica econmica adotada, em particular a monetria, e os que so 5 cticos com relao direo desse crescimento. O ceticismo dos ltimos, com o qual concordamos, sustenta-se, em primeiro lugar, na observao de que, partindo-se de produo e emprego que vieram crescendo pouco ou mesmo caindo nos ltimos anos, uma taxa de crescimento mais alta no quer dizer muito.
(Adaptado de Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Trabalhadores continuam perdendo, UnB revista, mai/jun/jul 2005)

Assinale a opo que prope uma alterao para o emprego das preposies no texto que o mantm gramaticalmente correto e coerente. a) Substituir sobre o(.1) por a cerca do. b) Retirar a preposio antes de particular(.4). c) Substituir com(.5) por em. d) Substituir a preposio com(.6) por no. e) Retirar a preposio em de que(.7). Comentrio: A alternativa (A) est errada, porque a preposio sobre inicia o adjunto adverbial de assunto sobre o crescimento do PIB brasileiro. A preposio pode ser substituda pela locuo prepositiva acerca do. O erro foi separar o a do vocbulo cerca. A alternativa (B) est errada, pois a expresso em particular a monetria um adjunto adverbial de enquadramento semntico. Olha, esse tipo de adjunto adverbial no necessrio saber, inclusive as prprias gramticas evitam ampliar demais os valores semnticos dos adjuntos adverbiais por serem muitos. Mas aqui coube ressaltar, para que voc pudesse entender que o adjunto adverbial constitudo de locuo deve ser preposicionado. Assim, no devemos retirar a preposio em. A alternativa (C) a correta, pois as locues prepositivas em relao a e com relao a tm o mesmo sentido: o de fazer referncia a um determinado tpico. A alternativa (D) est errada, pois, na orao subordinada adjetiva explicativa com o qual concordamos, o verbo concordamos transitivo indireto e exige o objeto indireto iniciado pela preposio com (com que). Assim, no cabe a substituio por no. A alternativa (E) est errada, pois o substantivo observao exige a preposio de, a qual inicia a orao subordinada substantiva completiva nominal de que (...) uma taxa de crescimento mais alta no quer dizer muito (na observao disso). Gabarito: C
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

19

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 17: SUSEP 2006 Analista Tcnico 1 Por que alguns pases so ricos e tantos outros so pobres? Por que vem se provando to difcil para as naes estagnadas recuperar o terreno que as separa das mais prsperas? So as questes mais importantes no ramo da economia. Uma das revolues de que se precisa a 5 intelectual. Os lderes nacionais precisam compreender que os objetivos da poltica no devem ser s promover o crescimento de produtores especficos, mas defender os interesses dos consumidores e, com eles, a competio. Mas nos pases em desenvolvimento que a competio sofre os obstculos mais sistemticos.
(Adaptado de Martin Wolf, A tirania dos interesses escusos, Folha de So Paulo, 22 de janeiro de 2006)

Assinale a opo incorreta a respeito das relaes de dependncia entre as palavras e expresses do texto. a) Emprega-se a flexo de singular em vem(.1) para concordar com um sujeito oracional. b) Emprega-se a preposio antes de que(.4) por causa do verbo precisa (.4). c) Emprega-se a flexo de singular em (.4) por causa de Uma(.4). d) Emprega-se a flexo de terceira pessoa do plural em devem(.6) para concordar com objetivos(.5). e) Emprega-se a flexo de plural em eles(.7) para concordar com lderes nacionais(.5). Comentrio: Note que a questo pediu a alternativa errada. A alternativa (A) est correta, pois a locuo verbal vem se provando transitiva direta, o pronome se apassivador e o sujeito paciente a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo recuperar o terreno. Veja que o adjetivo difcil o predicativo do sujeito, num predicado verbonominal, isto , no h verbo de ligao, ele fica subentendido. A expresso para as naes estagnadas o complemento nominal e a locuo pronominal interrogativa Por que o adjunto adverbial de causa. Por que vem se provando to difcil para as naes estagnadas recuperar o terreno (...)? A alternativa (B) est correta, pois, no perodo Uma das revolues de que se precisa a intelectual., a orao subordinada adjetiva restritiva de que precisa possui o verbo transitivo indireto precisa, o qual tem como objeto indireto o termo de que. A alternativa (C) est correta, pois, no perodo Uma das revolues de que se precisa a intelectual., eliminando-se a orao subordinada adjetiva restritiva de que precisa, percebemos a orao principal Uma das revolues a intelectual. Assim, o verbo de ligao concorda com o sujeito Uma das revolues, cujo ncleo o vocbulo Uma. O predicativo o termo a intelectual. A alternativa (D) est correta, pois, na estrutura os objetivos da poltica no devem ser s promover o crescimento de produtores especficos, o sujeito da locuo verbal devem ser o termo plural os objetivos da poltica, cujo ncleo o substantivo objetivos.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

20

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A alternativa (E) a errada, pois o pronome eles retoma o substantivo consumidores, e no lderes nacionais. Os lderes nacionais precisam compreender que os objetivos da poltica no devem ser s promover o crescimento de produtores especficos, mas defender os interesses dos consumidores e, com eles, a competio. Gabarito: E A estrutura-padro da crase
preposio artigo

verbo ou nome

a + a

a substantivo feminino aquele, aquela, aquilo a (=aquela) a qual (pronome relativo)

Quando um verbo ou posterior admitir artigo a, a seguida dos pronomes qual; ocorrer crase. Veja no nosso esquema.
1. 3. 5. 7. 9.

um nome exigir a preposio a e o substantivo haver crase. Alm disso, se houver a preposio aquele, aquela, aquilo, a (=aquela) e a as frases abaixo e procure entend-las com base

Obedeo lei. 2. Obedeo ao cdigo. Tenho averso atividade manual. 4. Tenho averso ao trabalho manual. 6. Refiro-me quele livro. Refiro-me quela casa. Refiro-me quilo. 8. Esta a casa qual me referi. No me refiro quela casa da esquerda, mas da direita.

Na frase 1, o verbo Obedeo transitivo indireto e exige preposio a, e o substantivo lei feminino e admite artigo a, por isso h crase. Na frase 2, o mesmo verbo exige a preposio, porm o substantivo posterior masculino, por isso no h crase. Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo averso exigiu a preposio a e o substantivo atividade admitiu o artigo feminino a. Na frase 4, averso exige preposio a, mas trabalho substantivo masculino, por isso no h crase. Nas frases 5, 6 e 7, Refiro-me exige preposio a, e os pronomes demonstrativos aquela, aquele e aquilo possuem vogal a inicial (no artigo), por isso h crase. Na frase 8, me referi exige preposio a, e o pronome relativo a qual iniciado por artigo a, por isso h crase. Na frase 9, me refiro exige preposio a, aquela possui vogal a inicial (no artigo) e a tem valor de aquela, por isso h duas ocorrncias de crase. Muitas vezes o substantivo feminino est sendo tomado de valor geral, estando no singular ou plural, e por isso no admite artigo a. Outras vezes esse substantivo recebe palavra que no admite artigo antecipando-a, por isso no haver crase. Veja os exemplos a seguir em que o verbo transitivo indireto exige o objeto indireto: Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 21

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


Os substantivos leis, lei esto em sentido geral, por isso no recebem artigo as, a e no h crase. Na segunda frase, o que ratificou o sentido geral foi o substantivo masculino regulamento no ser antecedido do artigo o.

Obedeo a leis. Obedeo a lei e a regulamento.

Obedeo Obedeo Obedeo Obedeo Obedeo Obedeo

a a a a a a

uma lei. qualquer lei. toda lei. cada lei. tal lei. esta lei.

O artigo uma indefinido, os pronomes qualquer, toda, cada so indefinidos. Como eles indefinem, no admitem artigo definido a. Os pronomes tal e esta so demonstrativos. Por eles j especificarem o substantivo lei, no admitem o artigo a. Por isso no h crase.

Agora, vamos praticar! Questo 18: ANEEL - Analista 2006 Indique a opo que preenche com correo as lacunas numeradas no texto abaixo. A colonizao jamais correspondeu, entre ns, ...(1)... necessidades do trabalho; correspondeu sempre, sim, ...(2)... necessidade da produo, ou, mais realmente necessidade das colheitas, isto , ...(3)... necessidades de dinheiro pronto e de dinheiro fcil, que o que sustenta as culturas, nas regies onde se encontram colonos. No dia em que se abrir guerra ...(4)... ociosidade e se oferecerem garantias ...(5)... gente do campo, afluir para o trabalho remunerado grande parte da populao, hoje mantida ...... ..(6)................... da bondade alheia.
(Adaptado de Alberto Torres, As fontes da vida no Brasil. Rio, 1915, p. 47)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

a) s a s a a a custas da b) s as a s custas da c) as as a a custas da d) a a s a a custa da e) a s custa da Comentrio: Na primeira lacuna, o verbo correspondeu transitivo indireto e exige a preposio a, e o substantivo necessidades pode ficar ou no antecipado do artigo as. Assim, Cabe apenas a preposio a ou a preposio a mais o artigo as, resultando na crase s. Por isso, eliminamos a alternativa (C). Na segunda lacuna, o mesmo verbo exige a preposio a, e o mesmo substantivo, agora, est no singular. Se, antes, havamos falado que ele poderia ou no ser antecipado pelo artigo; agora, o mesmo ocorre, por isso no podemos eliminar nenhuma alternativa. Na terceira lacuna, veja que todas as alternativas possuem o plural. Assim, entendemos que o substantivo necessidades est antecipado do artigo as obrigatoriamente. Como h preposio a exigida pelo verbo correspondeu, ocorre crase obrigatoriamente. Assim, eliminamos a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

22

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR alternativa (B). Na quarta e quinta lacunas, o substantivo guerra e o verbo oferecem exigem a preposio a, mas no temos certeza de que os substantivos femininos singulares ociosidade e gente recebero o artigo a. Assim, no eliminamos nenhuma alternativa. Na sexta lacuna, a locuo prepositiva pode ser custa da ou s custas da. Assim, eliminamos as alternativas (A) e (D). Por esses motivos, a alternativa (E) a correta. Gabarito: E Questo 19: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1996 Indique a sequencia que preenche corretamente as lacunas. "Desde a Declarao de direitos da ONU, em 1948, ______ expresso "direitos humanos" compreende pelo menos trs tipos de direitos: a) os direitos e liberdades civis; b) direito de participao poltica por meio da escolha de representantes; e c) direitos econmicos e sociais. Essa ltima categoria de direitos humanos ______ mais recente das trs citadas e tem como exemplos o direito ao trabalho, o direito ______ previdncia social, o direito ______ uma renda mnima e o direito ______ educao entre outros." A) , , a, a, B) a, , a, , C) a, a, , , a D) a, a, , , E) a, a, , a, Comentrio: A lacuna 1 s pode ser preenchida pelo artigo a, pois o termo a expresso direitos humanos o sujeito do verbo compreende. Assim, eliminamos a alternativa (A). A lacuna 2 tambm s pode ser preenchida pelo artigo a, pois inicia o predicativo a mais recente das trs citadas. Note que o sujeito Essa ltima categoria de direitos humanos e o verbo de ligao. Assim, eliminamos a alternativa (B). Nas lacunas 3 a 6, note que h uma sequncia de termos coordenados. ...tem como exemplos o direito ao trabalho, o direito ______ previdncia social, o direito ______ uma renda mnima e o direito ______ educao entre outros. O substantivo direito exige a preposio a e os substantivos trabalho, previdncia, renda e educao esto flexionados no feminino e no singular. Como h uma sequncia de termos enumerados, ou todos devem ser antecipados de artigo, ou todos ficaro sem artigo. Veja que o primeiro e o terceiro substantivo j esto antecipados de artigo (o trabalho, uma renda). Como no h nas alternativas o artigo uma diante de outros substantivos, o correto que os demais substantivos recebam o artigo a. Diante do termo uma renda mnima ocorre apenas a preposio a. Por isso, a alternativa correta a (E). Veja: ...tem como exemplos o direito ao trabalho, o direito previdncia social, o direito a uma renda mnima e o direito educao entre outros. Gabarito: E
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

23

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 20: ANEEL - Analista 2004 ___________ frouxa existente at 1930, ___________ o chefe regional muitas vezes ______________ impunemente o presidente da Repblica, deu lugar ___________ uma em que o poder da Capital passou a ser _______________. a) A Federao em que desafiava a incontestvel b) Federao na qual arrostava absoluto c) Federao que contestava a dominante d) Na Federao na qual confrontava respeitado a inconteste e) Na Federao que enfrentava Comentrio: O verbo deu transitivo direto e indireto e tem como sujeito a expresso A Federao frouxa. Assim, no pode haver preposio antes deste termo. Por isso, eliminamos as alternativas (B), (C), (D) e (E), e j sabemos que a alternativa (A) a correta. Agora, s nos resta seguir esta alternativa para nos certificarmos. Na orao subordinada adjetiva restritiva em que o chefe regional muitas vezes desafiava impunemente o presidente da Repblica, o verbo desafiava transitivo direto, o chefe regional o sujeito, muitas vezes o adjunto adverbial de tempo, impunemente o adjunto adverbal de modo, o presidente da Repblica o objeto direto e em que o adjunto adverbial de tempo. Note que o pronome relativo que retomou a data 1930. O verbo deu transitivo direto e indireto. O substantivo lugar o objeto direto, e o objeto indireto deve receber a preposio a. Como esse objeto indireto representado pelo artigo indefinido uma, o qual faz subentender o substantivo Federao, no h crase. A palavra incontestvel est corretamente grafada e empregada no texto. Gabarito: A Questo 21: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Assinale a opo em que o trecho est gramaticalmente correto. a) Em 5 de outubro de 1988, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte promulgaram, entre outros, a igualdade e a justia como valores supremos da sociedade brasileira, figurando no prembulo da nossa Constituio. b) Naquela data, os representantes do povo estabeleceram tambm os fundamentos e os objetivos da Repblica Federativa do Brasil, entre os quais figuram: a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a erradicao da pobreza e da marginalizao; a reduo das desigualdades sociais e regionais. c) Para que alcanamos tais objetivos, indispensvel que o Sistema Tributrio Nacional seja utilizado como instrumento de distribuio de renda e redistribuio de riqueza, com o apoio de outros mecanismos auxiliares. d) A essncia do direito a sua aplicao prtica dever das autoridades pblicas. Os princpios constitucionais no podem ser meras declaraes de boas intenes, embora a regra jurdica existe para agir sobre realidade social.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

24

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR e) Portanto, j no basta igualdade formal. tempo de concretizar os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituio. preciso buscar a igualdade material, na sua acepo ideal, humanista, que significa acesso a bens da vida.
(Adaptado de www.unafisco.org.br)

Comentrio: Veja que a questo pediu a alternativa gramaticalmente correta, isto , devemos observar o contedo gramatical de uma maneira geral. A alternativa (A) est errada, simplesmente porque a expresso reunidos em Assemblia Nacional Constituinte uma orao subordinada adjetiva explicativa reduzida de particpio e deve ser iniciada e finalizada por vrgula. Assim, devemos inserir uma vrgula aps Constituinte. Veja que a palavra Assemblia, poca da prova (2002), era acentuada. Aps a Reforma Ortogrfica, no mais acentuada. Note que as expresses Em 5 de outubro de 1988 e entre outros esto separadas por vrgula(s), por serem adjuntos adverbiais. A alternativa (B) a correta. Note que a expresso adverbial Naquela data est antecipada e separada por vrgula. Os dois-pontos sinalizam uma enumerao com cinco termos separados pelos sinais de ponto e vrgula, tendo em vista que os trs ltimos termos possuem divises internas com conjuno e ou vrgula. (a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a erradicao da pobreza e da marginalizao; a reduo das desigualdades sociais e regionais). A alternativa (C) est errada, simplesmente porque a locuo conjuntiva Para que exige o verbo no modo subjuntivo alcancemos. A alternativa (D) possui dois erros. Primeiramente, a conjuno embora exige verbo no modo subjuntivo exista. Alm disso, a preposio sobre no admite ser sucedida de preposio a, por isso no pode haver crase: sobre a realidade social. A alternativa (E) est errada. O verbo basta intransitivo e o termo a igualdade formal no pode ser preposicionado, por ser o sujeito. Assim, no se admite a crase: j no basta a igualdade formal. Gabarito: B Questo 22: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. Ao acabar a Segunda Guerra Mundial, o mundo esperava nunca mais assistir __1__ tragdias humanitrias como a que dizimou a vida de seis milhes de pessoas entre 1939 e 1945. __2__ esperanas, porm, mostraram-se vs. Gaza serve de exemplo. Encurralada, __3__ populao da faixa de 362km (1,5 milho de pessoas) protagoniza o horror que escandaliza __4__ conscincias civilizadas dos cinco continentes e mobiliza protestos nas principais cidades da Terra. O cenrio assusta. Homens, mulheres e crianas que se concentram numa das regies de maior densidade populacional do planeta so as vtimas de uma guerra na qual no so soldados. Submetidos __5__ uma chuva de msseis __6__ onze dias, tiveram o territrio invadido tambm por terra. Tanques, armas e os militares mais bem treinados do mundo abrem caminho no terreno em que cada centmetro disputado por milhares de pessoas. O apago, aliado ao frio e __7__ falta de gua potvel,
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

25

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR acrescenta desespero ao ambiente digno do inferno de Dante.
(Correio Braziliense, Editorial, 6/1/2009.)

1 2 3 4 5 6 7 a) s a umas a b) a As a as a h c) s Tais essa essas a a d) Umas a a uma e) a Essas uma s a h a Comentrio: Na lacuna 1, o verbo assistir, no sentido de ver, observar, transitivo indireto e exige a preposio a. O substantivo feminino e plural tragdias pode ser antecipado do artigo as. Assim, haver crase (s). Porm, se o autor optar em no anteceder tal substantivo do artigo as, no haver crase, mas apenas a preposio a. Dessa forma, eliminamos as alternativas (A) e (D). Na lacuna 2, o substantivo esperanas o ncleo do sujeito e retoma a ideia da expresso o mundo esperava nunca mais assistir a tragdias humanitrias. Por isso, esta lacuna pode ser preenchida pelos pronomes Tais, Essas e tambm pelo artigo As. Alm desses vocbulos, note que o artigo indefinido Umas mostra parte desse universo (algumas dessas esperanas). Por isso, no h erro em seu emprego. Na lacuna 3, o substantivo populao o ncleo do sujeito, por isso no pode ser antecedido de preposio. Note que a palavra populao no foi empregada anteriormente, por isso no cabe o pronome demonstrativo essa. Assim, eliminamos a alternativa (C). Alm disso, veja que o contexto no mostra parte da populao daquela regio. Assim, no cabe o emprego do artigo indefinido uma. Assim, tambm eliminamos a alternativa (E); sobrando a (B) como correta. Para confirmar, basta seguir as lacunas desta alternativa. Na lacuna 4, o verbo escandaliza transitivo direto e o ncleo do objeto direto conscincias antecedido do artigo as. Na lacuna 5, o vocbulo submetidos exige a preposio a e o artigo indefinido uma obviamente no admite ser antecedido do artigo definido a. Assim, no pode haver crase. Na lacuna 6, a expresso h onze dias transmite tempo decorrido, por isso deve ser antecipada do verbo h. Na lacuna 7, o adjetivo aliado exige a preposio a. Como o substantivo frio admitiu o artigo o, resultando ao, o substantivo falta tambm admitiu o artigo a, ocorrendo a crase (aliado ao frio e falta). Gabarito: B Questo 23: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Julgue os a/as destacados no texto abaixo e assinale a opo correta em relao existncia de crase. A sociedade brasileira, cada vez mais, quer conhecer e debater as polticas, planos e programas de desenvolvimento, previamente a (1) tomada de deciso pelo Poder Pblico e a (2) luz dos objetivos da sustentabilidade e da melhoria dos processos de negociao e de controle social. Essa discusso
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

26

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR orientada pela busca do melhor juzo sobre a (3) defesa ambiental com vistas a (4) adoo de um processo de natureza negocial, baseado numa abordagem de gesto pblica compartilhada, que no deve estar restrita as (5) agncias ambientais. Visa, tambm, definio de espaos adequados e permanentes para o dilogo de forma a (6) se antecipar aos potenciais conflitos socioambientais associados as (7) propostas de desenvolvimento e a (8) reduo de aes de interveno que remetam as (9) decises a (10) esfera do Judicirio.
(http://www.planejamento.sp.gov.br/PUBLICACOES/Desenv_sustent_ambientais.pdf)

Devem ser acentuados com acento grave os a/as destacados com os nmeros: a) 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 b) 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 c) 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10 d) 3, 6, 9, 10 e) 1, 2, 5, 6, 10 Comentrio: Como estamos realizando as questes de crase por eliminao e por sabermos que o substantivo feminino singular recebe ou no o artigo a, no podemos logo eliminar as alternativas sem crase antes de substantivo feminino singular. Vamos eliminar somente as alternativas em que tenhamos certeza do erro. O advrbio previamente exige a preposio a, e o substantivo tomada feminino e singular. Assim, no h certeza de que haver ou no crase. No nmero 2, deve haver crase, pois h uma locuo prepositiva ( luz de). Assim, temos certeza de que deve haver crase e devemos eliminar a alternativa (D). No nmero 3, a preposio sobre no admite ser seguida da preposio a. Assim, o a, nesta frase, apenas o artigo que antecede o substantivo defesa. Por isso, eliminamos as alternativas (A) e (B). No nmero 4, assim como ocorreu no nmero 1, como o vocbulo vistas exige a preposio a e o substantivo feminino singular adoo admite o artigo a, pode ocorrer a crase, mas no podemos ainda ter certeza. No nmero 5, o vocbulo restrita exige a preposio a e o substantivo agncias est precedido do artigo as. Assim, a crase obrigatria. No nmero 6, no pode haver crase antes do pronome se. Assim, eliminamos a alternativa (E), restando a (C) como correta. Nos nmeros 7 e 8, o vocbulo associados exige a preposio a e os substantivos propostas e reduo esto antecedidos dos artigos as e a, respectivamente. Por isso, h crase. Nos nmeros 9 e 10, o verbo remetam transitivo direto e indireto. O termo as decises o objeto direto, por isso no tem crase, e o termo esfera do Judicirio o objeto indireto, por isso h crase. Gabarito: C

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

27

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 24: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 1 Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no significa, porm, que a busca da 5 solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a 10 solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o financiamento do Estado Social e Tributrio de Direito. 15 Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.
(Daniel Prochalski, Solidariedade social e tributao. http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, acesso em 9/6/2010, com adaptaes)

Com referncia ao uso do sinal indicativo da crase, respeitam-se a correo gramatical e a coerncia textual ao a) inseri-lo em as demais normas(.5). b) retir-lo de sociedade(.10). c) inseri-lo em a qual( 11). d) retir-lo de solidariedade(.11). e) inseri-lo em a uma reflexo(.18). Comentrio: A alternativa (A) est errada, pois a expresso sobre todas as demais normas j iniciada pela preposio sobre. Assim, no admite a presena da preposio a e no pode haver crase. O vocbulo as apenas o artigo definido. A alternativa (B) est errada, pois o adjetivo referente exige a preposio a e o substantivo sociedade est precedido do artigo a, porque o contexto nos mostra referncia a uma sociedade conhecida. Assim, o artigo a obrigatrio e a crase tambm. A alternativa (C) est errada, pois a expresso a qual no pode receber acento indicativo de crase, por ser o sujeito do verbo transitivo indireto se refere. Note que o termo preposicionado o objeto indireto a direitos e deveres de um grupo social especfico. A alternativa (D) a correta. Note que o substantivo oposio exige a preposio a e o substantivo solidariedade admite o artigo a. Por isso, ocorreu a crase. Porm, diferentemente do que ocorreu com o substantivo sociedade, na alternativa (B), o substantivo solidariedade pode tambm ser entendido de valor generalizado, portanto, sem artigo a. Por isso, podemos retirar o acento indicativo de crase. Compare:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

28

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos
preposio + artigo (especificao)

em oposio a solidariedade de grupos sociais homogneos


preposio (sem artigo, houve apenas generalizao)

A alternativa (E) est errada, pois o verbo leva transitivo indireto e exige a preposio a. Como o substantivo reflexo precedido do artigo indefinido uma, no pode haver crase. Gabarito: D Questo 25: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regncia. a) Depois de um longo perodo em que apresentou taxas de crescimento econmico que no iam alm dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expanso de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na ltima dcada. b) Os dados ainda no so definitivos, mas tudo sugere que sero confirmados. A entidade responsvel pelo estudo foi a conhecida Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal). c) No h dvida de que os nmeros so bons, num momento em que atingimos um bom supervit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e at se anuncia a ampliao de nossas reservas monetrias, alm da descoberta de novas fontes de petrleo. d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance inferior a que foi atribuda a Argentina (8,6%) e a alguns outros pases com participao menor no conjunto dos bens produzidos pela Amrica Latina. e) Nem preciso olhar os exemplos da China, ndia e Rssia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da Amrica Latina, o organismo internacional est atribuindo um crescimento mdio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil. Comentrio: A questo cobra apenas erro de regncia. Assim, devemos ficar atentos aos verbos e nomes que possam exigir preposio. A alternativa (D) a errada, pois o adjetivo inferior exige a preposio a, e o pronome relativo que est antecipado do pronome demonstrativo a (=aquela), o qual retoma a palavra performance. Por isso, deve haver crase: ...nossa performance inferior (quela) que foi atribuda... Observao: o vocbulo a tambm pode ser entendido como artigo, o qual faz subentender o substantivo performance: ...nossa performance inferior (performance) que foi atribuda... Alm disso, a locuo verbal da voz passiva foi atribuda exige a preposio a e o substantivo Argentina exige o artigo a. Por isso, deve haver crase. Note que, na expresso a alguns outros pases, no pode haver crase, por ocorrer pronome indefinido e masculino:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

29

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR ...que foi atribuda Argentina (8,6%) e a alguns outros pases... A alternativa (A) est correta. A expresso em que possui preposio por ser o adjunto adverbial de tempo (O Brasil apresentou taxas de crescimento econmico em um longo perodo). Na orao que no iam alm dos 3%, o pronome relativo que no recebeu preposio, porque est na funo de sujeito (As taxas de crescimento econmico no iam alm dos 3%). A alternativa (B) est correta. Note que o verbo sugere transitivo direto e a orao que sero confirmados subordinada substantiva objetiva direta. Por isso, no est antecipada de preposio. A alternativa (C) est correta, pois o substantivo dvida seguido da orao subordinada substantiva completiva nominal de que os nmeros so bons, por isso est antecipada da preposio de. As duas ocorrncias da expresso em que esto corretamente empregadas por serem adjuntos adverbiais de tempo (Atingimos um bom supervit em conta-corrente num momento e se revela queda no desemprego num momento). A alternativa (E) est correta. Veja que na expresso comparativa um pouco maior do que, o vocbulo do facultativo. (um pouco maior do que o do Brasil/ um pouco maior que o do Brasil). Gabarito: D Questo 26: MPOG 2006 Analista de Planejamento e Oramento Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Durante o ano passado, o montante destinado pelo Banco do Brasil __1__ concesso de crdito atingiu R$ 101,8 bilhes, um crescimento de 14,9% em relao __2__ 2004. Esse resultado consolidou __3__ posio do banco de lder na concesso de crdito no pas com 15,3% de participao no mercado. Os recursos destinados pelo BB __4__ emprstimos beneficiam pessoas fsicas e micro e pequenas empresas, favorecem o financiamento do agronegcio e da produo dos agricultores familiares, bem como __5__ exportaes brasileiras e outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional.
(Adaptado de Em Questo n. 409 - Braslia, 13 de maro de 2006)

a) a a a s b) a a s c) a a as d) a a a as e) a as Comentrio: A lacuna 1 pode ser preenchida pela crase, pois o particpio destinado exigiu a preposio a, e o substantivo feminino singular concesso admite o artigo a. Lembre-se de que s podemos eliminar alternativa comprovadamente equivocada. A lacuna 2 no admite crase, pois o numeral 2004 no admite artigo. Assim, o vocbulo a apenas a preposio. Por isso, eliminamos as alternativas (B) e (E). A lacuna 3 no pode receber crase, pois o verbo consolidou transitivo direto e o termo seguinte no recebe a preposio a. Assim eliminamos a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

30

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR alternativa (A) e (C). Dessa forma, j sabemos que a alternativa correta a (D). Devemos seguir o preenchimento desta alternativa para nos certificar da correo. A lacuna 4 recebe apenas a preposio a, pois o vocbulo destinados exigiu a preposio a e o substantivo emprstimos masculino e plural. Assim, no pode ser precedido do artigo a. A lacuna 5 recebe apenas o artigo as, pois a expresso bem como as exportaes brasileiras e outras atividades produtivas o segundo elemento do objeto direto composto do verbo transitivo direto favorecem. Gabarito: D Questo 27: MPOG 2006 Analista de Planejamento e Oramento As vantagens sociais do biodiesel dizem respeito gerao de emprego e renda no campo e na indstria nacional. O cultivo da mamona, dend, girassol, soja e de outras oleaginosas vo gerar emprego e renda, especialmente para os agricultores familiares. O governo federal est apostando no crescimento gradual da nova cadeia de combustvel partir do incentivo incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria, principalmente no Norte e Nordeste. O biodiesel produzido com base na mamona e no dend fornecidos por agricultores familiares das regies Norte, Nordeste e do semirido ter 100% de reduo do PIS/COFINS. Os demais agricultores familiares de todo o pas tero diminuio percentual de 89,6%. Outro ganho a reduo das importaes de diesel. Hoje, o Brasil importa 10% desse combustvel. O uso do biodiesel possibilitar ao Brasil uma economia anual de aproximadamente US$ 160 milhes (R$ 432 milhes) na importao do diesel.
(Adaptado de Em Questo, n. 261 - Braslia, 08 de dezembro de 2004)

Para que o texto acima fique gramaticalmente correto necessrio substituir a) dizem respeito por se referem . b) partir do por por meio do. c) incluso por a incluso. d) ter por vai ter. e) possibilitar por vai possibilitar. Comentrio: Veja que a questo apontou que um dos termos em negrito est errado gramaticalmente, e a alternativa correta aquela em que a correo foi feita. A alternativa (A) est correta, pois a expresso dizem respeito est corretamente empregada no texto e foi substituda pelo termo sinnimo se referem . A alternativa (B) a que apresenta erro, pois verbo no pode ser antecipado do artigo a, por isso no deve haver crase. A substituio por por meio do transmite valor adverbial de meio. Assim, est correto. A alternativa (C) est correta, pois o substantivo incentivo exigiu a preposio a e o substantivo incluso admitiu o artigo a. Portanto, houve crase. Note que o substantivo incluso feminino e singular e, mesmo seguido de adjunto adnominal, pode ser utilizado de valor generalizante. Vamos testar isso com um verbo que exija termo sem preposio. Assim, fica Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 31

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR mais fcil perceber quando o substantivo est ou no antecedido de artigo. Veja: Os Brasileiros querem a incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria, principalmente no Norte e Nordeste. Os Brasileiros querem incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria, principalmente no Norte e Nordeste. Assim, confirmamos que esta expresso pode ser usada sem crase na estrutura do texto: ... a partir do incentivo incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria... ... a partir do incentivo a incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria... Na realidade, bastava nesta alternativa perceber que o trecho original estava certo, mas importante chamar a ateno quanto a esta possibilidade de crase. As alternativas (D) e (E) esto corretas e apenas foram substitudas por termos tambm certos. Veja que os verbos no futuro do presente ter e possibilitar podem ser substitudos pelas locues verbais vai ter e vai possibilitar, as quais continuam mantendo o valor de futuro. Gabarito: B Acentuao grfica As regras bsicas a) proparoxtonas - so todas acentuadas. o caso de: lmpada, relmpago, Atlntico, trpego, Jpiter, lcido, timo, vssemos, flcido, b) paroxtonas - so as palavras mais numerosas da lngua e justamente por isso as que recebem menos acentos. So acentuadas as que terminam em: i, is: txi, beribri, lpis, grtis, jri. us, um, uns: vrus, bnus, lbum, parablum, lbuns, parabluns. l, n, r, x, ps: incrvel, til, gil, fcil, amvel, prton, eltron, heron1, den, hfen, plen,dlmen, lmen, lquen, ter, mrtir, blizer,continer, destrier, giser2, Mier, carter, revlver, trax, nix, fnix, bceps, frceps. , s, o, os: m, rf, ms, rfs, bno, rgo, rfos, stos. on, ons: eltron, eltrons, prton, prtons. ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou no de s: gua, rduo, pnei, vlei, cries, mgoas, pneis, jqueis. c) oxtonas - so acentuadas as que terminam em: a, as: Par, vatap, ests, irs, caj. e, es: voc, caf, Urups, jacars.
Heron: espcie de santurio que era construdo em homenagem aos antigos heris gregos e romanos. Giser: nascente termal que entra em erupo periodicamente, lanando uma coluna de gua quente e vapor para o ar.
2 1

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

32

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR o, os: jil, av, av, retrs, sups, palet, cip, mocot. em, ens: algum, armazns, vintm, parabns, tambm, ningum. i, u, i: heri, corri, trofu, chapu, ilhu, anis, fiis, papis. d) monosslabos tnicos - so acentuados os terminados em: a, as: p, v, gs, Brs, c, m. e, es: p, f, ms, trs, cr. o, os: s, x, ns, ps, n, p, s. i, u, i: di, mi, cu, vu, mis. As regras especiais a) hiato - i e u nas condies: - sejam a segunda vogal tnica de um hiato; - formem slabas sozinhas ou com s na mesma slaba; - no sejam seguidas pelo dgrafo nh; ex.: a: a-; balastre: ba-la-s-tre; egosta: e-go-s-ta; fasca: fa-s-ca; vivo: vi--vo; herona: he-ro--na; sada: sa--da; sade: sa--de; eopo3: e-o--po; (ns)argumos: ar-gu--mos (vs)argus: ar-gu-s; (ns)redargumos: re-dargu--mos; (vs)redargus: re-dar-gu-s; possumos: pos-su--mos; possua: pos-su--a Nas palavras PAROXTONAS, quando a segunda vogal for i ou u APS UM DITONGO, no se coloca acento agudo: baiuca, feiura, bocaiuva, boiuno, taoismo, tauismo, maoista etc. Porm, quando as vogais i ou u vierem aps ditongo nas OXTONAS, sero acentuadas: Piau, tuiui, tei. b) acento diferencial utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante. I) Usamos o acento diferencial para distinguir o verbo pde (pretrito perfeito do indicativo) do verbo pode (presente do indicativo) II) Tambm usamos para distinguir o verbo pr da preposio por. III) Ele distingue ainda os verbos vir e ter para marcar plural: ele tem eles tm ele vem eles vm IV) Admite-se o acento circunflexo na acepo de vasilha (frma de bolo) para diferenciar-se da homgrafa de timbre aberto equivalente a formato (forma fsica) ou relativa conjugao do verbo FORMAR (ele forma). Vamos s questes!!!! Questo 28: Agente Executivo SUSEP 2006 Assinale a opo que corresponde a erro de grafia ou de desobedincia s regras da norma escrita padro. A crise da esquerda mundial, consubstanciada(1) sobretudo como a crise do socialismo real e, em menor intensidade, do modelo social-democrata de gesto humanizada do mercado, encontra-se ainda em pleno
3

Eopo: denominao dos primeiros ancestrais do cavalo.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

33

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR desdobramento. uma crise profunda, de largo espectro(2) histrico, que se confunde plenamente com a crise de civilizao, resultante, entre outras causas, do auge da hegemonia(3) do sistema capitalista de produo e da conseqente exacerbao(4) de todas as suas contradies. A crise da esquerda mundial, que tambm a crise do iderio e da experincia socialista no mundo, torna-se duradoura, sobretudo se estivermos a med-la(5) com a escala individual de nossas vidas.
(Adaptado de Anivaldo de Miranda)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: O erro est no acento grfico da palavra oxtona terminada em i. Assim, o correto medi-la. As demais alternativas apresentam palavras corretamente grafadas e bem contextualizadas. Gabarito: E Questo 29: IRB Brasil Resseguros 2006 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio, realizada pelo IBGE, revelou que(1) a renda das famlias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetria(2) de queda que acontecia desde 1997, e que houve(3) diminuio do grau de concentrao da renda do trabalho. Enquanto a metade da populao ocupada que(4) recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD mostraram, tambm, que o Brasil melhorou em tens(5) como nmero de trabalhadores ocupados, participao das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da rea de educao e melhoria das condies de vida.
(Trechos adaptados de Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 379, Braslia, 30 de novembro de 2005)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: O erro est na alternativa (E), pois no acentuamos palavras paroxtonas terminadas em ens, como garagens, origens, hifens, homens e itens. Isso porque so as oxtonas com tal terminao que so acentuadas. Veja: refns, parabns. As demais alternativas esto corretas. A alternativa (A) est correta, porque o vocbulo que uma conjuno integrante que inicia uma orao substantiva (revelou isso). A alternativa (B) est correta, pois a palavra trajetria est corretamente grafada e contextualizada. A alternativa (C) est correta, pois o verbo houve est sendo empregado com sentido de existir. A alternativa (D) est correta, pois o vocbulo que um pronome relativo, o qual est retomando a expresso outra metade. Gabarito: E

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

34

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 30: Tcnico de Finanas e Controle - CGU 2008 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. O governo, ao remover(1) obstculos para a construo das grandes hidreltricas de Santo Antnio e Jirau no rio Madeira, ao anunciar a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 e ao dar prioridade (2) produo de gs natural no Pas, alm dos programas de etanol e biodiesel, transmitiu confiana aos investidores no Pas. Outro bom sinal tm(3) sido a co-gerao de energia pelas usinas canavieiras e as autorizaes dadas pela Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) para a construo de pequenas hidreltricas, bem como(4) a disposio de empresas em investir em fontes alternativas de energia. Afastar a possibilidade de um gargalo energtico at 2010, contando(5) com a colaborao da sociedade, fortaleceria, sem dvida, o nimo dos agentes econmicos.
(Gazeta Mercantil, 15/01/2008, Editorial.)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa (A) est correta, pois o verbo remover encontrase no infinitivo e no exige preposio. A alternativa (B) est correta, pois o verbo dar exige a preposio a e o substantivo feminino produo admite artigo a. Assim, ocorreu crase corretamente. A alternativa (C) a errada. O verbo tm deve perder o acento diferencial, pois seu sujeito singular (Outro bom sinal). A alternativa (D) est correta, pois bem como conectivo que adiciona termos. A alternativa (E) est correta, pois contando inicia orao reduzida de gerndio, permanecendo a coerncia e a gramaticalidade. Gabarito: C Questo 31: Tcnico de Controle Interno - MPU 2004 A oscilao entre entusiasmos revoltados e inrcia conformista uma herana de nossa adolescncia. Tivemos que decidir (e talvez estejamos eternamente decidindo) se, para nos tornar-mos adultos, seria melhor imitar os genitores, sacrificando nossa individualidade, ou contrari-los, encontrando a prova de nossa autonomia na decepo e no desespero dos pais. A soluo mais popular sempre consistiu em tomar o caminho de uma "normalidade" que nos garantia algum confrto. (Adaptado de Contardo Calligaris) A quantidade de palavras com erro de morfologia ou de grafia : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: O verbo tornar, na primeira pessoa do plural do infinitivo, tornarmos (sem hfen). O vocbulo conforto deve perder o acento grfico, por ser uma palavra paroxtona terminada em o. Assim, so dois os erros, e a alternativa correta a (B). Gabarito: B
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

35

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 32: Tcnico de Finanas e Controle SFC 2001 Assinale a opo que apresenta acentuao grfica incorreta. As imagens que nos vieram do sculo 19 brasileiro so reveladoras. Os artistas nacionais expressam um magnfico(A) universo potico(B). Mas so os estrangeiros que buscaram conservar a imagem do que percebiam sua roda. Sem a catarata do indianismo, Rugendas, Debret, entre outros, fixaram, com olhar lcido(C), a violncia(D) e os ridculos de uma sociedade provnciana(E), assentada sobre o trabalho dos escravos.
(Jorge Coli, Folha de S. Paulo - Especial, 20/4/2000, p.7, com adaptaes)

a) A b) B c) C d) D e) E Comentrio: Veja que a palavra provinciana paroxtona terminada em a, por isso no pode ser acentuada graficamente. Assim, a alternativa errada a (E). Gabarito: E Questo 33: Tcnico do Tesouro Nacional 1997
Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

As palavras genrica, pblicos e excludos so acentuadas com base na mesma regra gramatical. Comentrio: As palavras genrica e pblicos so acentuadas por serem proparoxtonas. A palavra excludos acentuada por possuir hiato u-i, com i tnico. Por possuir acentos grficos por motivos diferentes, a questo est errada. Gabarito: E Questo 34: Tcnico do Tesouro Nacional 1997
Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

Acentuam-se as palavras precrios, previdencirias, tributrios porque so paroxtonas terminadas em ditongo crescente. Comentrio: Veja a diviso silbica das palavras: pre-c-rios, pre-vi-den-ci--rias, tri-bu-t-rios Essas palavras so paroxtonas e possuem os ditongos orais crescentes io e ia, seguidos de s. Assim, a questo est correta. Gabarito: C Ortografia Questo 35: Analista Tcnico SUSEP 2010 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto. A manuteno dos empregos um atestado de que(1) os agentes econmicos, embora(2) assustados com as repecursses(3) da crise nos pases mais desenvolvidos, no perderam a confiana na economia brasileira. No foi sem motivo. Graas aos sinais emitidos pelo prprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate (4) inflao, no
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

36

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR cmbio flutuante e com o menor sacrifcio possvel da poltica de supervits primrios, j se sabia que a economia brasileira teria condies inditas de escapar dos piores efeitos da situao. Mesmo tendo enfrentado(5) uma recesso, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte presso por mudanas no cmbio, o governo sustentou a poltica econmica.
(Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa errada a (C), pois o verbo repercutir gera o substantivo repercusso e o adjetivo repercussivo. Assim, devemos retirar o r: repecusses. A alternativa (A) est correta, pois o substantivo atestado exigiu a preposio de, que inicia a orao subordinada substantiva completiva nominal de que os agentes econmicos (...) no perderam a confiana na economia brasileira. (atestado disso) A alternativa (B) est correta, pois o contexto admite o emprego da conjuno subordinativa adverbial concessiva embora. A alternativa (D) est correta, pois o substantivo combate exige a preposio a e o substantivo feminino inflao admite o artigo a. Assim, o uso da crase est correto. A alternativa (E) est correta, pois a locuo verbal tendo enfrentado, antecipada pela preposio Mesmo, inicia a orao subordinada adverbial concessiva reduzida de gerndio. Gabarito: C Questo 36: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Na questo, assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso do texto que contraria a prescrio gramatical. No sculo XX, a arte cinematogrfica introduziu um novo conceito de tempo. No mais o conceito linear, histrico, que perspassa(1) a Bblia e, tambm, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade(2). Suprimem-se(3) as barreiras entre tempo e espao. O tempo adquire carter espacial, e o espao, carter temporal. No filme, o olhar da cmara e do espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. No h continuidade ininterrupta(5).
(Adaptado de Frei Betto)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa (A) a errada, pois o verbo passar prefixo per-. Assim, o correto perpassa. A alternativa (B) est correta, pois o adjetivo simultneo, ao sufixo (i)dade, transforma-se no substantivo simultaneidade. A alternativa (C) est correta, pois o verbo Suprimem direto, o pronome se apassivador e o sujeito paciente o termo barreiras, o qual fora o verbo ao plural: Suprimem-se as barreiras...
Prof. Dcio Terror

recebe o receber o transitivo plural as

As barreiras so suprimidas.... 37

www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Note que o termo entre tempo e espao um adjunto adverbial. A alternativa (D) est correta, pois espectador aquele que presencia, v algo, o que est de acordo com o contexto. No podemos confundir com expectador (aquele que est na expectativa de algo). A alternativa (E) est correta, pois o verbo interromper gera o substantivo interrupo e o adjetivo interrupto (interrompido, suspenso). O contrrio disso ininterrupo, ininterrupto (continuidade, sequncia). Gabarito: A Questo 37: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Na questo, assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso do texto que contraria a prescrio gramatical. Aos poucos, o horizonte histrico apaga-se(1), como as luzes de um palco aps o espetculo. A utopia sai de cena, o que(2) permite a Fukuyama vatiscinar(3): "A histria acabou". Ao contrrio do que(4) adverte Colet, no Eclesiastes, no h mais tempo para construir e tempo para destruir; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para fazer a guerra e tempo para estabelecer a paz. O tempo agora. E nele se sobrepem(5) construo e destruio, amor e dio, guerra e paz.
(Adaptado de Frei Betto)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa errada a (C), pois a grafia correta vaticinar (prever, prenunciar). A alternativa (A) est correta, pois o verbo apaga transitivo direto, o pronome se apassivador e o sujeito paciente o horizonte histrico: o horizonte histrico apaga-se o horizonte histrico apagado As alternativas (B) e (D) esto corretas, pois o pronome relativo que retoma o pronome demonstrativo o. A diferena que na segunda ocorrncia o adjetivo contrrio exigiu a preposio de (o que; contrrio do que). A alternativa (E) est correta, pois o verbo sobrepem transitivo direto, o pronome se recproco e o sujeito agente composto construo e destruio, amor e dio, guerra e paz. Note que no podemos admitir esse pronome como apassivador, porque o sujeito no paciente, mas agente. Veja que construo sobrepe destruio e vice-versa; amor sobrepe dio e vice-versa; guerra sobrepe a paz e vice-versa. Gabarito: C Questo 38: Banco Central 2002 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia. A iminncia(1) de uma crise bancria capaz de afetar e contaminar todo o(2) sistema econmico, fazendo com que(3) os titulares de ativos financeiros fujam do sistema financeiro e se refugiam(4), para preservar o valor do seu patrimnio, em ativos mveis ou imveis e, em casos extremos, em estoques crescentes de moeda estrangeira. Para evitar esse tipo de distoro(5), fundamental a manuteno da credibilidade no sistema financeiro.
(www.bcb.gov.br) Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

38

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR a) 4 b) 2 c) 3 d) 1 e) 5 Comentrio: A questo menciona a possibilidade de erro na grafia ou qualquer outro erro gramatical. Mas percebemos que os vocbulos iminncia (aquilo que est por ocorrer em breve) e distoro esto corretamente grafados. O artigo o est corretamente empregado aps o pronome indefinido todo, pois d a noo de por inteiro, por completo (contaminar totalmente o sistema econmico). A preposio com, antes da conjuno integrante que, usada por motivo de nfase. No uma exigncia do verbo fazendo, por isso pode ser retirada. Veja: ...fazendo com que os titulares de ativos financeiros fujam do sistema financeiro... ...fazendo que financeiro... os titulares de ativos financeiros fujam do sistema

Assim, a alternativa errada a (A), pois o verbo refugiam (que se encontra no presente do indicativo) est paralelo, coordenado ao verbo fujam, que se encontra no presente do subjuntivo. Assim, aquele verbo deve se flexionar tambm no presente do subjuntivo. Veja: ...fazendo com que os titulares de ativos financeiros fujam do sistema financeiro e se refugiem, para preservar o valor do seu patrimnio... Portanto, o erro no na grafia, mas no emprego do tempo verbal. Gabarito: A Questo 39: Banco Central 2002 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia. As instituies financeiras brasileiras, em geral, perderam a capacidade de avaliar corretamente riscos e analisar a(1) rentabilidade de investimentos, contentando-se(2), para auferir(3) grandes lucros, em(4) especializar-se na captao de recursos de terceiros e apropriarem-se(5) do denominado "imposto inflacionrio".
(www.bcb.gov.br)

a) 1 b) 5 c) 3 d) 4 e) 2 Comentrio: Novamente a questo cobra o erro de grafia ou qualquer outro erro gramatical. A alternativa (A) est correta, pois o verbo analisar transitivo direto e o termo a rentabilidade de investimentos o objeto direto. Assim, o artigo a est corretamente empregado. As alternativas (E) e (D) esto corretas, pois o verbo contentando transitivo direto e indireto, o pronome se reflexivo e est sendo empregado como objeto direto e a orao em especializar-se na captao de recursos de terceiros... subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo. Note que esta orao objetiva indireta est coordenada seguinte. Assim, os dois verbos devem permanecer no singular e a alternativa (B) a errada. Veja a correo:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

39

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


especializar-se na captao de recursos de terceiros ...contentando-se em e apropriar-se do denominado "imposto inflacionrio"

Quanto alternativa (C), a grafia do verbo auferir est correta, pois este significa colher, obter. Assim, est corretamente empregado no texto. No confunda com o verbo aferir, que significa medir, avaliar, estimar. Gabarito: B Questo 40: Secretaria de Fazenda RJ 2010 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido na transcrio do texto. Se, numa regio que dispe dos(1) mais sofisticados equipamentos do mundo, as informaes sobre a amplitude do acidente do Golfo do Mxico no so precisas(2), e as tentativas de conter o vazamento, infrutferas(3), de se imaginar o que aconteceria se(4) desastre semelhante atingisse a costa brasileira, com as previsveis limitaes dos rgos do pas ligados ao problema. Um acidente como o do Golfo do Mxico atingiria em cheio a regio que concentra parte importante do PIB do pas, afetaria fortemente a indstria do turismo e teria repercues(5) econmicas e sociais proporcionalmente mais graves que as provocadas nos EUA.
(O Globo, Editorial, 27/5/2010, com adaptaes).

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa (A) est correta, pois o verbo dispe est no singular, porque o seu sujeito o pronome relativo que, o qual retoma o substantivo singular regio. Alm disso, perceba que esse verbo rege a preposio de. A alternativa (B) est correta, pois o predicativo precisas concorda com o ncleo do sujeito informaes. A alternativa (C) est correta, pois o vocbulo infrutferas acentuado por ser proparoxtono. Esse vocbulo est no plural para concordar com o substantivo tentativas. A alternativa (D) est correta, pois o vocbulo se uma conjuno subordinada adverbial condicional. A alternativa (E) a errada, pois o vocbulo repercues no existe. A palavra deve ser grafada corretamente com SS e no : repercusses. Gabarito: E Questo 41: Secretaria de Fazenda RJ 2010 Assinale a opo que indica erro gramatical inserido na transcrio do texto abaixo. Parte dos impostos e contribuies cobrados sobre a(1) produo dividida entre empregadores e empregados. O setor pblico se apropria(2) de R$ 837 sempre que uma empresa paga um salrio de R$ 2 mil a um funcionrio. Num salrio de R$ 2 mil, a empresa recolhe R$ 596 em contribuies para o INSS, para o Sistema S (Senai, Sesc etc.), para o salrio-educao, para o Sebrae, para o seguro de acidentes e doenas do trabalho e at para(3) o Incra. O
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

40

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR trabalhador entrega parte de seu rendimento para o INSS e para o Imposto de Renda. Assim, a empresa gasta R$ 2.596 e o empregado recebe de fato R$ 1.759. A conta no inclue(4) os impostos e contribuies de tipo indireto, cobrados sobre o consumo de todos os tipos de bens e servios e sobre as operaes de crdito. O melhor retorno dos impostos e contribuies aquele prestado pelas prprias empresas com recursos do Sistema S. Pelo menos em alguns Estados, entidades como Sesi, Senai e Senac oferecem cursos de qualidade, formam a mo de obra necessria ao setor produtivo e ampliam(5) as oportunidades de emprego e renda para seus alunos.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 1/6/2010, com adaptaes).

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: Veja que o problema ortogrfico. O verbo incluir, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, deve possuir a vogal temtica i (e no e): inclui. Gabarito: D Questo 42: Tcnico Administrativo ANEEL 2004
Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

As grafias hidreltrica e hidroeltrica exemplificam caso em que convivem na lngua culta duas formas igualmente aceitas de escrita. Comentrio: O substantivo hidroeltrica admite a omisso da vogal o: hidreltrica. Gabarito: C Questo 43: Tcnico de Finanas e Controle - CGU 2008 Selecione a opo que completa o trecho com todas as palavras corretamente grafadas. As bolsas de valores de todo o mundo foram marcadas ontem por fortes _______(1)______, diante da evidncia de que a economia dos Estados Unidos est beira de uma _______(2)________. Durante boa parte do dia operaram no vermelho, mas recuperaram o flego no encerramento. As _______(3)_______ foram os preges europeus, que fecharam no auge do nervosismo do mercado americano e amargaram baixa.
(Com base em Correio Braziliense, 10/01/2008, p. 15.)

1 2 3 a) oscilaes recesso excees b) ocilaes rescesso escesses c) ossilaes rescesso excesses d) oscilaes receo escees e) ossilaes resceo exesses Comentrio: A lacuna 1 deve ser preenchida pelo vocbulo oscilaes. Assim, eliminamos as alternativas (B), (C) e (E). A lacuna 2 deve ser preenchida pelo vocbulo recesso. Assim, eliminamos a alternativa (D), sobrando a (A) como correta. A lacuna 3 deve ser preenchida pelo vocbulo excees. Gabarito: A
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

41

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Classes gramaticais Do assunto classe gramatical o que podemos perceber que a banca ESAF foca no emprego dos verbos e dos pronomes. Verbo No tocante ao verbo, devemos observar que a banca ESAF praticamente cobra a substituio de tempos verbais e isso muitas vezes facilitado por uma boa leitura do texto. Confira por meio das questes abaixo: Questo 44: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ningum melhor do que Voltaire definiu a real essncia da democracia quando escreveu: Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de segunda pessoa em teu(.3) concorda com o emprego de dizes. Comentrio: A desinncia nmero pessoal s aponta que o verbo dizes est flexionado na segunda pessoa do singular tu. Assim, o autor da citao usou o pronome possessivo teu a essa mesma pessoa. Gabarito: C Questo 45: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Temos uma legislao processual com dispositivos que permitem ao devedor, a pretexto de questionar uma clusula contratual ou uma garantia dada em uma operao, deixar de pagar o principal. O que isso traz de conseqncia? Traz um aumento muito grande de inadimplncia, que se traduz em um aumento de custo para o tomador. O prejuzo operacional sofrido pela instituio financeira, em decorrncia dessa inadimplncia, faz com que os bons pagadores acabem arcando com parte dessa conta, suportando uma taxa de juro maior e at desestimulando outros tomadores, que gostariam de expandir ou crescer seus empreendimentos com apoio no crdito.
(Gabriel Jorge Ferreira, em entrevista Resenha BM&F, com adaptaes) Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A forma verbal Temos, ao iniciar o texto, indica que autor e leitores partilham a situao que vem descrita a seguir. Comentrio: Normalmente, quando se usa a primeira pessoa do plural num texto dissertativo, o autor e os leitores so inseridos no mesmo universo do qual se discute o assunto. Este tipo de cobrana ocorre muito nas provas da ESAF. Nesta questo, veja que a primeira pessoa do plural realmente inseriu o autor e leitor como participantes da sociedade (brasileira), que possui uma legislao processual com dispositivos que permitem ao devedor deixar de pagar o principal. Gabarito: C Questo 46: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Nas duas ltimas dcadas, os Bancos Centrais do mundo todo tm desempenhado um papel importante no sistema de pagamento dos seus pases
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

42

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR em conseqncia da globalizao, do crescimento das atividades financeiras e da rpida evoluo tecnolgica. Por ser a base da infra-estrutura necessria para suportar as atividades econmicas do pas e um veculo crtico de penetrao em outros mercados, o Banco Central do Brasil tem se empenhado em desenvolver um sistema nacional de pagamentos que possa, de uma maneira segura e eficiente, tratar as transferncias de grandes volumes financeiros. Estamos no caminho certo e no podemos ficar isolados do resto do mundo.
(BANCO HOJE, maro de 2001, p. 64 ) Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

As formas verbais do ltimo perodo sinttico do texto, Estamos (.9) e podemos (.10), esto sendo utilizadas como reforo estilstico para inserir todos os pases que tm bancos centrais no esforo da globalizao. Comentrio: Esta mais uma questo que aborda a primeira pessoa do plural para indicar a insero do autor e leitores num mesmo universo. Normalmente, o que realmente cobrado o reconhecimento deste universo, a identificao dele no texto. Note que o primeiro pargrafo diz respeito aos Bancos Centrais do mundo todo, j o segundo pargrafo restringiu-se ao Banco Central do Brasil. Assim, o ltimo perodo do segundo pargrafo diz respeito incluso do autor e leitores no universo da nao brasileira, ao se referir apenas ao Banco Central do Brasil. Por isso, a afirmativa est errada. Gabarito: E Questo 47: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: O governo federal tem estabelecido aes para promover as exportaes brasileiras.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A substituio prejudica a correo gramatical no texto acima: tem estabelecido(.1) por vem estabelecendo Comentrio: A locuo verbal constituda do verbo vir, no presente do indicativo, e de verbo no gerndio tem o sentido preservado com o tempo pretrito perfeito composto, constitudo pelo verbo ter, no presente do indicativo, seguido do particpio. O governo federal tem estabelecido aes para promover as exportaes brasileiras. O governo federal vem estabelecendo aes para promover as exportaes brasileiras. Como a questo afirmou que haveria incorreo gramatical, est errada. Gabarito: E Questo 48: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: H muitos anos a Reforma Tributria brasileira vem sendo considerada como uma prioridade nacional, mas parece condenada a um eterno projeto.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

43

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A expresso vem sendo considerada, poderia, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substituda por tem sido considerada. Comentrio: A locuo verbal constituda do verbo auxiliar vir, no presente do indicativo, seguido de verbo no gerndio (por exemplo: venho estudando) empregada como noo de regularidade, hbito, continuidade de ao. O mesmo ocorre com o verbo no tempo pretrito perfeito composto, o qual constitudo do verbo auxiliar ter, no presente do indicativo, seguido do particpio (por exemplo: tenho estudado). Neste contexto, houve apenas a insero dos verbos sendo e sido para marcarem que essas locues verbais esto na voz passiva analtica. Assim, a substituio mantm o sentido de regularidade. Compare a voz ativa e a voz passiva analtica. Inseri um suposto agente para ficar didaticamente mais clara a estrutura. Veja: Voz ativa: (A sociedade) vem considerando a Reforma Tributria brasileira como uma prioridade nacional... (A sociedade) tem considerado a Reforma Tributria brasileira como uma prioridade nacional... Voz passiva: A Reforma Tributria brasileira vem sendo considerada (pela sociedade) como uma prioridade nacional... A Reforma Tributria brasileira tem sido considerada (pela sociedade) como uma prioridade nacional... Gabarito: C Questo 49: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Uma profunda transformao tecnolgica ser promovida nos bancos brasileiros neste primeiro semestre para que eles se adaptem s normas determinadas pelo Banco Central (BC), que prevem a reestruturao do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O novo modelo entra em vigor no dia 1 de outubro, quando j deve estar em funcionamento a transferncia de grandes valores com liquidao bruta em tempo real e o monitoramento on line da conta reservas bancrias mantida no BC, que se livrar da obrigao de cobrir os saldos negativos deixados pelos bancos nas operaes do dia-a-dia.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego do tempo presente em entra em vigor(.5) desrespeita as regras da conjugao verbal e da coerncia textual porque o texto pede que a se empregue o futuro entrar. Comentrio: O verbo entra encontra-se no presente do indicativo, com valor de futuro, na inteno de dar ao fato a certeza de ocorrer, mesmo sendo algo futuro. Assim, seu uso no est errado. A substituio pelo futuro do presente do indicativo tambm estaria correta, se a locuo verbal deve estar tambm se flexionasse. Compare: O novo modelo entra em vigor no dia 1 de outubro, quando j deve estar em funcionamento a transferncia de grandes valores...
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

44

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR O novo modelo entrar em vigor no dia 1 de outubro, quando j dever estar em funcionamento a transferncia de grandes valores... Como a questo afirmou que o emprego do verbo entra desrespeita a conjugao verbal e a coerncia, est errada. Gabarito: E Questo 50: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A forma nominal de gerndio em vivendo(.2) corresponde, numa forma flexionada, a vivia. Comentrio: As oraes desprovido de ambio do acmulo de riqueza e vivendo numa sociedade razoavelmente organizada so subordinadas adjetivas explicativas (a primeira reduzida de particpio e a segunda reduzida de gerndio), as quais caracterizam o homem mais humilde. A questo pede apenas que desenvolvamos a segunda orao reduzida, para que tenhamos conscincia de que o verbo consegue, da orao principal, estando no presente do indicativo, fora o verbo dessa orao subordinada reduzida a se flexionar tambm no presente do indicativo, e no no pretrito imperfeito do indicativo. Compare: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, que vive numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. Gabarito: E Questo 51: SUSEP 2010 Analista Tcnico Fragmento do texto: A internet, por exemplo, apareceu em grande escala em 1992, e o mundo se deu conta da revoluo que ela fizera nos negcios, na cultura e na vida das pessoas 10 anos depois.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao substituir fizera(.2) por havia feito. Comentrio: A transformao do pretrito mais-que-perfeito do indicativo simples fizera para o composto deve ser realizada por meio do verbo auxiliar ter ou haver no pretrito imperfeito do indicativo (tinha ou havia) seguido do particpio. Assim, est correta a forma havia feito. Como a questo afirma que esta substituio levaria a erro ou incoerncia na argumentao, est errada. Gabarito: E Questo 52: ANEEL - Analista 2004 Nesta questo, baseada em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

45

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR que substitui com propriedade e correo as lacunas do texto. Uma das principais obras de Getlio Vargas, a CLT vive na linha de tiro. A alta do desemprego e a informalidade ocorrida nos ltimos anos ______________ a necessidade de uma boa faxina nas leis trabalhistas, o que no chega a ser nenhuma surpresa, uma vez que a CLT uma lei criada h mais de 60 anos para lidar com os problemas de um Brasil que j no existe. Antes de 1930, o pas tinha leis trabalhistas dispersas e recentes. A escravido ____________ sido abolida apenas 42 anos antes. As primeiras _________________ ao trabalhador por acidentes de trabalho foram criadas somente em 1919. Um perodo anual de frias de 15 dias foi estabelecido em 1925, mais tarde ampliado pela CLT para 20 dias, o ms de frias ________________ todos os trabalhadores formais tm direito atualmente ___________ muito mais tarde, em 1977. a) evidenciou haviam licenas ao qual vieram b) marcou tinha licenas s quais vieram c) marcaram houvera obrigaes que chegou d) mostrou tinham compensaes as quais estabeleceu-se e) evidenciaram havia compensaes a que veio Comentrio: A primeira lacuna deve ser preenchida por verbo no plural, pois o sujeito composto: A alta do desemprego e a informalidade. Assim, devemos excluir as alternativas (A), (B) e (D). A segunda lacuna deve ser preenchida pelo verbo havia, por constituir o tempo pretrito mais-que-perfeito composto do indicativo: (havia sido abolida/tinha sido abolida). Assim, eliminamos a alternativa (C), sobrando a (E) como correta. Agora, basta-nos acompanhar as lacunas referentes a esta alternativa, para confirmar que esta a correta. Veja que a palavra compensaes est de acordo com o contexto. Alm disso, perceba que o termo a que o complemento nominal na orao subordinada adjetiva restritiva a que todos os trabalhadores formais tm direito, pois o substantivo direito exigiu tal complemento (tm direito ao ms de frias). O verbo veio concorda com o sujeito da orao principal o ms de frias. Veja: As primeiras compensaes ao trabalhador por acidentes de trabalho foram criadas somente em 1919. Um perodo anual de frias de 15 dias foi estabelecido em 1925, mais tarde ampliado pela CLT para 20 dias, o ms de frias a que todos os trabalhadores formais tm direito atualmente veio muito mais tarde, em 1977. Gabarito: E Questo 53: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 O texto abaixo adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical. a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de mquinas agrcolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda ficaram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

46

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR b) A Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores (Anfavea), que rene tambm os fabricantes de mquinas agrcolas, acredita que, na prxima safra, a atividade no campo se manter intensa, com aumento da rea plantada e da produo de gros. c) Prev que, neste ano, as vendas crescero cerca de 15% em relao s de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a prxima safra justificam a previso dos fabricantes. d) Se ela se confirmar, as vendas do setor alcanaro, e provavelmente superaram, os nveis de 2002 e 2004, o perodo de melhor desempenho do setor em toda a histria, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado. e) Os fabricantes de mquinas agrcolas confessam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a rea de mquinas agrcolas, Milton Rego, o que surpreendeu foi o vigor da recuperao. Comentrio: Erro grosseiro na alternativa (D), no ? Note que o contexto no admite o pretrito perfeito superaram, mas o futuro do presente do indicativo superaro, pois h uma relao de futuro expressa nos verbos confirmar (futuro do subjuntivo) e alcanaro (futuro do presente do indicativo). Algumas pessoas erraram esta questo, porque, de to simples, passaram direto na leitura desta frase e no perceberam o erro na grafia, lendo superaram como futuro superaro. Ah, mas isso no desculpa, pois a alternativa apresenta outro erro. Veja que o termo o perodo o aposto explicativo, o qual caracteriza a expresso os nveis de 2002 e 2004. O sentido do ncleo desse aposto explicativo (perodo) estendido pelo adjunto adnominal de melhor desempenho do setor e pela orao subordinada adjetiva restritiva ao qual se seguiu uma abrupta queda, os quais so unidos pela conjuno aditiva e. Assim, a vrgula antes desta conjuno deve ser excluda. Veja: Se ela se confirmar, as vendas do setor alcanaro, e provavelmente superaro, os nveis de 2002 e 2004, o perodo de melhor desempenho do setor em toda a histria e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado. Note que a dupla vrgula em e provavelmente superaro ocorre porque este termo um comentrio do autor. Alm disso, o termo ao qual est bem empregado porque, dentro da orao a que pertence o objeto indireto do verbo pronominal se seguiu. A alternativa (A) est correta. Note que o verbo tenham est flexionado no plural, porque seu sujeito est subentendido: as vendas. A primeira vrgula ocorreu por antecipar a orao subordinada adverbial concessiva Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007. Esto tambm corretas as vrgulas que separam as estruturas no total de 38,3 mil unidades e de cerca de 43 mil unidades, pois elas ampliam e explicam as expresses as vendas e recorde, respectivamente. Assim, podem ser entendidas como aposto explicativo. A alternativa (B) est correta. Note as duplas vrgulas separando a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

47

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR orao subordinada adjetiva explicativa que rene tambm os fabricantes de mquinas agrcolas e as estruturas adverbiais na prxima safra e com aumento da rea plantada e da produo de gros. A alternativa (C) est correta. Note o adjunto adverbial neste ano entre vrgulas e o aposto explicativo resultado muito bom separado por vrgula. A crase ocorreu tendo em vista o substantivo relao exigir a preposio a e o substantivo vendas estar implcito e exigir o artigo as. A alternativa (E) est correta. Note o aposto explicativo Milton Rego entre vrgulas. Caberia uma vrgula aps a conjuno mas para deixar a orao subordinada adverbial conformativa como disse o vice-presidente da Anfavea para a rea de mquinas agrcolas, Milton Rego, entre vrgulas. Porm, h gramticos que autorizam a omisso da primeira vrgula, tendo em vista a distncia entre a conjuno mas e o restante de sua orao: o (...) foi o vigor da recuperao. Mas note: isso possvel; mas, na questo aberta, voc deve inserir a vrgula. Veja: Esperavam o crescimento das vendas, mas, como disse o vice-presidente da Anfavea para a rea de mquinas agrcolas, Milton Rego, o que surpreendeu foi o vigor da recuperao. Gabarito: D Questo 54: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: No embalo da dinmica mundial, talvez se justifique rever a ironia que tem revestido a referncia ao Brasil como o pas do futuro.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Estaria gramaticalmente correta a substituio de justifique (. 1) por justifica. Comentrio: O prprio advrbio de dvida talvez j induz o verbo a ser flexionado no presente do subjuntivo (justifique). Assim, a substituio pelo presente do indicativo justifica est errada. Gabarito: E Questo 55: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental 1 Para incentivar a fabricao do biodiesel, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) vai financiar at 90% dos itens passveis de apoio para projetos com o Selo Combustvel Social e at 80% para os demais projetos. Os recursos sero destinados a todas as 5 fases de produo, como a agrcola, a fabricao do leo bruto, o armazenamento e a aquisio de mquinas. A partir do prximo ano, estaro disposio R$ 100 milhes para linhas de financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o cultivo da matria-prima do combustvel renovvel. Estima-se 10 que 250 mil famlias de agricultores familiares e assentados da reforma agrria participam da produo de oleaginosas para atender o mercado de B2. Assinale a substituio necessria para que o texto acima fique gramaticalmente correto. a) vai financiar(.2) por financiar
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

48

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR b) sero destinados(. 4) por destinar-se-o c) estaro(.7) por vo estar d) para o cultivo da(.9) por para que se cultive e) participam(.11) por participem Comentrio: Veja que a questo afirmou que h um erro no emprego dos verbos. A alternativa (A) est correta, pois a locuo verbal vai financiar, mesmo com o verbo auxiliar no presente do indicativo, tem valor de futuro. Assim, seu emprego est correto, bem como o do futuro do presente do indicativo financiar. A alternativa (B) est correta, pois a locuo verbal sero destinados est na voz passiva analtica e no futuro do presente do indicativo. Esta voz passiva analtica pode ser substituda pela voz passiva sinttica, com a insero do pronome apassivador se, pois o verbo transitivo direto e indireto. Como o verbo destinaro est flexionado no futuro do subjuntivo e no h palavra atrativa, deve haver a colocao pronominal mesocltica: destinar-se-o. Veja: Os recursos sero destinados a todas as fases de produo...
sujeito paciente + locuo verbal + voz passiva analtica objeto indireto

Os recursos destinar-se-o a todas as fases de produo...


sujeito paciente + VTDI + PAp + objeto indireto voz passiva sinttica

A alternativa (C) est correta pelo mesmo motivo da alternativa (A). O futuro do presente do indicativo estaro pode ser substitudo pela locuo verbal vo estar, por ter valor de futuro, mesmo com o verbo auxiliar no presente do indicativo. A alternativa (D) est correta, pois apenas houve a transformao do adjunto adverbial de finalidade para o cultivo da para a orao subordinada adverbial de finalidade para que se cultive matria-prima do combustvel renovvel. Note que a locuo conjuntiva para que fez com que o verbo (cultive) se flexionasse no presente do subjuntivo. A alternativa (E) a errada, pois a estrutura Estima-se que no traz certeza de quantas famlias e assentados da reforma agrria realmente participam da produo de oleaginosas. Por isso, no cabe o presente do indicativo participam, mas o presente do subjuntivo participem. Confirme: Estima-se que 250 mil famlias de agricultores familiares e assentados da reforma agrria participem da produo de oleaginosas para atender o mercado de B2. Gabarito: E Questo 56: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Fragmento do texto: O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Mantm-se a coerncia da argumentao ao substituir fez (.1) por faz; mas


Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

49

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR para que a correo gramatical seja mantida, torna-se obrigatria ento a substituio de mudasse (.2) para mude. Comentrio: Primeiro, devemos realizar as substituies e comparar: O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao. O advento da moderna indstria tecnolgica faz com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mude completamente de configurao. Naturalmente a substituio de um verbo no passado (fez) pelo presente (faz) leva o verbo correlacionado a ele tambm para o presente. Como mudasse est flexionado no pretrito imperfeito do subjuntivo (passado), o seu presente o do modo subjuntivo mude. Assim, a afirmativa est correta. Gabarito: C Questo 57: SUSEP 2010 Analista Tcnico Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. O que aconteceria no mundo ___(1)___, num determinado perodo, nada, nem pessoas, nem patrimnios, nem atividades econmicas tivessem a cobertura de uma aplice de seguro? Se isso ___(2)____, os avies no levantariam vo, os navios no deixariam os portos e o transporte de pessoas no funcionaria ___(3)___falta de proteo da sua vida. Milhares de atendimentos mdico-hospitalares deixariam de ser feitos sem seguro sade. Milhares de veculos provavelmente no circulariam ____(4)____ seus proprietrios no correriam o risco de acidentes sem o seguro de automveis. Consequentemente, milhares de oficinas e seus empregados no teriam trabalho e poucos carros novos seriam vendidos. As grandes indstrias parariam de produzir porque os empresrios, certamente, no iriam admitir que seus investimentos e empregados ficassem expostos ____(5)____ riscos de trabalhar sem a proteo do seguro.
(Discurso de Joo Elisio Ferraz de Campos no Senado. ViverSeguro, http:// www.fenaseg.org.br acesso: 11/02/2010)

1 2 3 4 5 a) se acontecer por pois em b) caso acontecer devido por que a c) onde acontecesse em relao a pois a d) se acontecesse pela porque aos e) caso aconteceria devido porque em Comentrio: Devemos resolver este tipo de questo, por meio da eliminao das alternativas confirmadamente erradas. Todas as alternativas completam a lacuna 1, pois as conjunes condicionais se e caso admitem gramaticalmente o verbo tivessem (linha 2), pois o contexto nos mostra uma noo de possibilidade. Alm disso, o contexto admite o pronome relativo onde, pois este retomaria o lugar mundo, alm de admitir a flexo do verbo tivessem. Perceba a correlao entre o futuro do pretrito do indicativo
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

50

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR aconteceria (linha 1), com o pretrito imperfeito do subjuntivo tivessem (linha 2). Isso nos indica que h uma hiptese. Esta relao continua no segundo perodo iniciado pela conjuno se (linha 3), a qual fora o uso do verbo no tempo pretrito imperfeito do subjuntivo acontecesse. Veja que este verbo acontecesse, da orao subordinada adverbial condicional Se isso acontecesse, combina com o futuro do pretrito do indicativo levantariam, da orao principal. Assim, podemos eliminar as alternativas (A), (B) e (E), com segurana. A lacuna 3 deve ser preenchida por uma expresso que inicie um adjunto adverbial de causa. Assim, a alternativa correta a (D), pois a preposio por tem valor causal e seguida do artigo a do substantivo falta, por isso houve a contrao pela. Veja a correta e algumas locues prepositivas de mesmo valor para termos certeza:
...o transporte de pessoas no funcionaria pela falta de proteo da sua vida. ...o transporte de pessoas no funcionaria por causa da falta de proteo da sua vida. ...o transporte de pessoas no funcionaria devido falta de proteo da sua vida.

Veja que a locuo prepositiva em relao a tem sentido de referncia (em referncia a algo), e no de causa. O fato de esta locuo no possuir crase no o motivo da excluso, pois o substantivo feminino singular pode receber ou no artigo a, a depender de seu valor generalizante (sem artigo) ou especfico (com artigo a). Note que a lacuna 4 deve ser preenchida com uma conjuno causal, por isso a conjuno porque est correta. A lacuna 5 est corretamente preenchida pela palavra aos, pois o adjetivo expostos exige a preposio a e o substantivo riscos admite o artigo os. Por isso, houve a combinao aos. Gabarito: D Questo 58: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir exera (.4) por exercesse. Comentrio: Veja que a orao para que o Poder Pblico bem exera seu mister subordinada adverbial de finalidade e tem relao com a estrutura anterior Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros, a qual possui o verbo garante, que se encontra no presente do indicativo. Assim, como esses dois verbos tm relao entre si, o presente do indicativo em garante fora o outro verbo tambm ao presente. Porm, como a orao seguinte iniciada pela locuo conjuntiva para que, este tempo presente deve ser do modo subjuntivo: exera. Para que houvesse o verbo no pretrito imperfeito do subjuntivo
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

51

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR exercesse, os verbos anteriores tambm deveriam transmitir tempo passado, conforme a estrutura seguinte: Apesar desta misso ter sido, por si s, relevante, na medida em que garantiu os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exercesse seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao. Gabarito: E Questo 59: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta. a) Assim, resistiu as intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade. b) O Brasil vai muito bem graas ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulao avanada do eficiente sistema bancrio. c) Um dos resultados que entidades filantrpicas dos pases de fato ricos esto desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na frica. d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nao rica, de Primeiro Mundo, que no precisa da ajuda de ningum e ainda empresta dinheiro aos pases ricos. e) Certos clichs comportam verdades. Um deles o de que o Brasil um pas de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia. Comentrio: O erro bem evidente, no ? A alternativa (A) apresenta a locuo conjuntiva comparativa hipottica como se. Ela j nos induz a flexionar o verbo no pretrito imperfeito do subjuntivo fosse (como se fosse realidade). Alm disso, o verbo resistiu transitivo indireto e exige a preposio a. Como o substantivo intempries est flexionado no plural e possui artigo as, deve haver crase: Assim, resistiu s intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se fosse realidade. A alternativa (B) est correta. Note as vrgulas marcando enumerao. A alternativa (C) est correta. Note a vrgula separando a orao subordinada adverbial temporal posposta principal. A alternativa (D) est correta. Note a vrgula marcando a antecipao do adjunto adverbial de conformidade Segundo ela e a dupla vrgula sinalizando o aposto explicativo de Primeiro Mundo. A alternativa (E) est correta. Observe, no segundo perodo, que o artigo o sinaliza a omisso do substantivo clichs e seguido da preposio de, a qual inicia a orao subordinada substantiva completiva nominal: Certos clichs comportam verdades. Um deles o (clich) de que o Brasil um pas de contrastes.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

52

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Gabarito: A Questo 60: SUSEP 2010 Analista Tcnico Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Correio Braziliense, Editorial, 18/02/2010. Assinale a opo transcrita com erro gramatical. a) Operao destinada a facilitar a vida do contribuinte coloca a Receita Federal na vanguarda das iniciativas que, ao longo dos ltimos anos, objetivam reduzir a ineficincia operacional de agncias pblicas. o que se materializa agora com as medidas que desobrigam cerca de 10 milhes de brasileiros de prestar declarao de renda. b) A inovao aplicvel aos rendimentos auferidos em 2010 (ano-base 2009) e aos que sero obtidos em 2011 (ano-base 2010). Os principais beneficirios das novas regras so scios de empresas ou pessoas que tenham patrimnio inferior a R$ 300 mil. Basta que os ganhos estejam dentro do limite de iseno (R$ 17.215,08, em 2009, e de R$ 22.487,25, em 2010). c) H outras condicionantes que, previstas nas mudanas, no chegam a alterar os efeitos prticos. Foram obrigadas a explicar-se ao fisco, por serem qualificadas como integrantes de sociedades comerciais, em 2009, nada menos de 5 milhes de pessoas. Agora, esto livres da obrigao, segundo o supervisor nacional do Programa do IR. d) Os trabalhadores com remunerao anual abaixo do teto de iseno previsto para 2010 desde logo esto dispensados de entregar a declarao. Apenas devero faz-lo os que tivessem IR retido na fonte e pleiteam restituio. e) Outra mudana importante: este ano ser o ltimo em que a Receita aceitar formulrios de papel. Tambm deciso compatvel com a necessidade de elevar os padres operacionais do rgo. Hoje, apenas 127 mil pessoas fsicas optam por semelhante forma de declarar a renda. Comentrio: Uma leitura rpida na alternativa (D) j nos mostra o erro, concorda? Naturalmente voc percebeu que a locuo verbal devero faz-lo est flexionada no futuro do presente do indicativo e sinaliza que as aes posteriores devero tambm estar no futuro. Assim, os demais verbos devem ser empregados no futuro do subjuntivo. Veja: Apenas devero faz-lo os que tiverem IR retido na fonte e pleitearem restituio. Voc poderia ter ficado na dvida quanto flexo do adjetivo previsto no gnero masculino. Tal flexo est correta, porque esse adjetivo concorda com o substantivo teto. A alternativa (A) est correta. Veja que o verbo objetivam est flexionado no plural, porque o seu sujeito o pronome relativo que, o qual retoma o substantivo plural iniciativas. Veja, tambm, que o verbo desobrigam transitivo direto e indireto. Assim, a expresso cerca de 10 milhes de brasileiros o objeto direto e a orao de prestar declarao de renda subordinada substantiva objetiva indireta. A alternativa (B) est correta. Note que as oraes esto na ordem natural (sujeito, verbo, complemento), o que facilita bastante a verificao da correo gramatical.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

53

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A alternativa (C) est correta. Veja que o sujeito da locuo verbal da voz passiva Foram obrigadas a expresso plural nada menos de 5 milhes de pessoas. A expresso nada menos transmite certa impreciso, mas delimita um mnimo, que plural. A alternativa (E) est correta. Os dois-pontos sinalizam o incio da especificao da mudana, expressa anteriormente. Gabarito: D Questo 61: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 As revolues inglesas do sculo XVII foram, na verdade, marcos polticos importantes do avano de ideias libertrias e igualitrias. Deixaram como resultado um ncleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado(a). As ideias de liberdade e igualdade no se deteram(b), no entanto, no espao individual, mas invadiram a esfera poltica. O marco fundamental aqui foi(c) a criao e o funcionamento de instituies representativas. A autoridade , assim, necessria para a vida em sociedade, mas s ser(d) legtima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais(e) exercida.
(Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Arajo. Estado e democracia. In: Contemporneos do Futuro, p. 50-51, com adaptaes)

O texto foi transcrito com erro gramatical em a) a b) b c) c d) d e) e Comentrio: A flexo correta do verbo deter, derivado do verbo ter, na terceira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo detiveram. Gabarito: B Questo 62: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Durante a maior parte do ps-guerra, os Estados Unidos __________ claramente a hegemonia econmica mundial e, em grande medida tambm, a ____________ poltico-estratgica sobre os negcios internacionais. A primeira era assegurada pela sua _____________ fora econmica, comercial e tecnolgica em face dos parceiros capitalistas tradicionais Europa Ocidental e Japo que ________________ a reconstruo de seus _________________ econmicos destrudos pela guerra, mas tambm pelo relativo controle exercido sobre as instituies de Bretton Woods FMI, Banco Mundial e Gatt que determinavam o padro de comportamento esperado de economias colocadas em situao de _____________ no quadro de uma mesma ordem liberal-capitalista.
(Baseado em Paulo Roberto de Almeida)

a) detem, proeminncia, singular, desenvolvia, equipamentos, interdependncia b) detiveram, preeminncia, singular, empreendiam, aparelhos, interdependncia c) deteriam, relevncia, relevante, empreendia, aparelhos, interdependncia d) detm, proeminncia, especial, empreendia, acervos, independncia e) detem, liderana, isolada, desenvolvia, equipamentos, independncia Comentrio: Primeiramente, note que os verbos derivados de ter no dobram a vogal na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Assim, as alternativas (A) e (E), as quais possuem a forma verbal detem, devem Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 54

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR ser eliminadas. Note, agora, que a expresso Durante a maior parte do ps-guerra determina um momento no passado, no qual a ao ocorreu e terminou. Assim, o verbo possvel nesta lacuna o pretrito perfeito do indicativo detiveram, tendo em vista este tempo verbal marcar uma ao pontual no passado. Mas voc poderia tambm interpretar uma noo de hiptese, por meio do verbo deteriam, no futuro do pretrito do indicativo. O texto como um todo ainda permite essa interpretao. Assim, eliminamos apenas a alternativa (D). A segunda e terceira lacunas podem ser preenchidas pelas alternativas (B) e (C). Para resolver a quarta lacuna, note que o pronome relativo que retoma a expresso plural parceiros capitalistas tradicionais levando o verbo obrigatoriamente ao plural: empreendiam. Assim, percebemos que a alternativa (B) a correta. Veja: Durante a maior parte do ps-guerra, os Estados Unidos detiveram claramente a hegemonia econmica mundial e, em grande medida tambm, a preeminncia poltico-estratgica sobre os negcios internacionais. A primeira era assegurada pela sua singular fora econmica, comercial e tecnolgica em face dos parceiros capitalistas tradicionais Europa Ocidental e Japo que empreendiam a reconstruo de seus aparelhos econmicos destrudos pela guerra, mas tambm pelo relativo controle exercido sobre as instituies de Bretton Woods FMI, Banco Mundial e Gatt que determinavam o padro de comportamento esperado de economias colocadas em situao de interdependncia no quadro de uma mesma ordem liberal-capitalista. Gabarito: B Pronomes O estudo dos pronomes importante, porque ele fundamentalmente um vocbulo de coeso, isto , liga estruturas do texto. Muitas questes das provas da ESAF fundamentam-se simplesmente em reconhecer o referente do pronome. Por isso, esse assunto ser muito importante tambm para trabalharmos as questes de continuao coesa e coerente de texto, ordenao das frases e a interpretao. A primeira diviso dos pronomes quanto a sua finalidade: eles podem substituir palavras ou acompanh-las. No primeiro caso, chamamos os pronomes de substantivo, pois ele passa a ocupar o lugar de um substantivo. Assim, tem a finalidade de retomar uma palavra anterior, constituindo o recurso anafrico. Veja: O documento prev cinco estratgias de vendas. Alm disso, ele abre possibilidades para que elas sejam ampliadas. Chamamos os pronomes ele e elas de pronomes substantivos, porque ocuparam o lugar dos substantivos documento e estratgias. Esse o recurso chamado de coeso referencial (anafrica), pois esses pronomes retomam palavras anteriores.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

55

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR O pronome tambm pode ser adjetivo, quando simplesmente acompanha o substantivo, flexionando-se de acordo com ele: Sua famlia est feliz hoje, pois outra conquista ocorreu. Os pronomes Sua e outra so chamados de pronomes adjetivos, porque acompanham os substantivos famlia e conquista e se flexionam de acordo com eles. Esta a primeira diviso. Os pronomes substantivos se subdividem em pessoais, indefinidos, demonstrativos. Mas tambm os pronomes adjetivos podem se subdividir em demonstrativos, possessivos etc. Assim, no se quer que voc decore os nomes desses pronomes, mas entenda seu emprego. isso que cai na prova. Veja: Questo 63: MPOG 2008 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do Texto: O objetivo da Embratur atrair mais turistas estrangeiros. Em mdia, segundo a empresa, eles permaneceram no Brasil 18 dias em cada viagem, em 2007, dois dias mais do que em 2006.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O pronome eles (. 2) constitui uma anfora, pois se refere ao antecedente turistas estrangeiros (. 1 e 2). Comentrio: Este o caso do pronome substantivo, em que substitui o substantivo ou expresso anterior, para evitar a repetio desnecessria. Isso tambm chamado de coeso referencial. Assim, realmente o pronome eles retoma turistas estrangeiros. Gabarito: C Questo 64: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Berlusconi gosta de repetir que suas editoras publicam boa parte dos intelectuais de esquerda que o criticam.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em que o criticam(.2), pode-se considerar que o funciona como uma preposio. Comentrio: O vocbulo o um pronome pessoal oblquo tono (e no uma preposio, como afirmou a questo). Esse pronome retoma o substantivo Berlusconi. Gabarito: E Questo 65: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Com isso, pode-se regionalizar a crtica, de forma que ela opere em espaos de pouca exposio (cadernos de cultura, livros de pequena tiragem, revistas especializadas). Basta deix-la fora dos espaos miditicos de grande exposio, os quais continuaro repetindo sempre o mesmo raciocnio monoltico e estabelecendo as pautas de discusso.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

H uma cadeia anafrica a partir da palavra crtica(.1) formada pelas seguintes substituies: o pronome pessoal ela(.2) e o pronome encltico em deix-la(.3). Comentrio: A cadeia anafrica a sequncia de palavras que retomam uma anterior. o recurso tambm chamado de coeso referencial. Realmente os
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

56

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR pronomes ela e -la retomam crtica. Veja: Com isso, pode-se regionalizar a crtica, de forma que ela opere em espaos de pouca exposio (cadernos de cultura, livros de pequena tiragem, revistas especializadas). Basta deix-la fora dos espaos miditicos de grande exposio, os quais continuaro repetindo sempre o mesmo raciocnio monoltico e estabelecendo as pautas de discusso. Um detalhe: pronome encltico aquele que se posiciona aps o verbo. Gabarito: C Questo 66: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Neste sentido, o caso paradigmtico foi Silvio Berlusconi: o primeiro-ministro italiano que hoje controla praticamente todo o sistema de comunicaes da Itlia. Graas a ele, lembramos que a mdia, mesmo em sociedades democrticas, pode funcionar como bloqueio discusso poltica por meio de artifcios cada vez mais sutis.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em Graas a ele(.3) o pronome ele elemento coesivo que se refere a Slvio Berlusconi(.1,2). Comentrio: Foi fcil perceber que o pronome ele retomou Silvio Berlusconi, no ? Gabarito: C Questo 67: SUSEP 2010 Analista Tcnico Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido no texto. O etanol ainda est longe de ter um mercado global. Apresentado desde o(1) incio da dcada como a grande soluo energtica para o mundo, para substituir uma fonte no renovvel (o petrleo) e reduzir a emisso(2) de poluentes, o etanol ainda no conquistou os fabricantes de veculos e os consumidores do mundo inteiro. Falta uma padronizao internacional para transformar-lhe(3) em uma commodity facilmente comercializvel nos diferentes mercados e ainda persistem barreiras protecionistas em muitos pases. Nos EUA, por exemplo, h uma tarifa de importao de US$ 0,54 por galo. Para entrar na Unio Europeia, o etanol brasileiro paga 19 centavos de euro por litro. grande o potencial de mercado para o etanol brasileiro nos EUA. Na Unio Europeia, o potencial menor, pois l(4) o programa energtico prev a utilizao de 10% de combustveis renovveis no consumo total em 2020. Clculos da Unio da Indstria da Cana-de-Acar Unica indicam que isso resultaria na demanda de 14 bilhes de litros de etanol por ano (outra parte seria atendida(5) por biodiesel). (O Estado de S. Paulo, Editorial, 18/02/2010, com adaptaes) a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Comentrio: A alternativa (A) est correta, pois a preposio desde no admite ser seguida de outra preposio, mas admite ser seguida do artigo. A alternativa (B) est correta, pois o verbo reduzir transitivo direto e o ncleo do objeto direto (emisso) no preposicionado, havendo apenas o
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

57

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR artigo a. A alternativa (C) a errada, pois o verbo transformar transitivo direto e indireto. Se o objeto indireto em uma commodity (...) comercializvel, o objeto direto o termo pronominal o, e no lhe. Como o verbo termina em r, deve perder essa consoante e receber l: transform-lo. A alternativa (D) est correta, porque a conjuno pois inicia orao coordenada sindtica explicativa e o advrbio de lugar l retoma a expresso Na Unio Europia. A alternativa (E) est correta, pois a locuo verbal da voz passiva seria atendida concorda com o sujeito paciente outra parte. Gabarito: C Questo 68: SUSEP 2010 Analista Tcnico Fragmento do texto: Ou seja, mesmo com um ndice de desemprego ainda relativamente alto, de 8,9% no ano passado, o pas vive o paradoxo de criar vagas e no encontrar profissionais que as preencham. A explicao, dizem as empresas, est, sobretudo, na escolaridade precria dos trabalhadores.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo as(.3) funciona como pronome e retoma o antecedente vagas(.3). Comentrio: O pronome pessoal oblquo tono as realmente retoma o substantivo vagas. Isso fcil perceber porque, alm do sentido, o nico termo antecedente que se encontra no plural e feminino. Gabarito: C Questo 69: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: prprio das grandes crises despertar o potencial criativo dos governos para reduzir-lhes os efeitos e, se possvel, contorn-las.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Os pronomes -lhes e -las (. 2 e 3) se referem a antecedentes diferentes: governos e crises (. 2 e 1), respectivamente. Comentrio: Na realidade, os dois pronomes retomam apenas a expresso grandes crises. Note que o pronome lhes, alm de retomar grandes crises, tem o sentido de posse: reduzir-lhes os efeitos reduzir os efeitos das grandes crises. Gabarito: E Questo 70: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em tranform-los(.2), a forma pronominal -los retoma a idia explicitada em outros indivduos. Comentrio: Mais uma questo de coeso referencial. Como h vrias palavras no plural e masculino. H que se ter cuidado para observar o
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

58

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR referente. A expresso em inimigos ferrenhos nos contextualiza a retomada de pessoas: outros indivduos. Gabarito: C Questo 71: SUSEP 2006 Agente Executivo 1 O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa 5 no atender. A sua alimentao, que ele mesmo produz por meio de uma agricultura primitiva, talvez no consiga atingir um valor no mercado, de tal forma que o excedente, sendo vendido, no ser suficiente para que ele pague as taxas e impostos da sua propriedade. At mesmo a gua que ele bebe, seja de um poo ou de um sistema de captao e 10 distribuio, sofre um controle tecnolgico. Ele pode at ser obrigado a se mudar do lugar que escolhera para viver, se os controladores do meio ambiente conclurem que o ar por ele respirado tem uma concentrao muito alta de dixido de carbono. No seu isolamento, sequer uma atitude estica, de convvio com a dor lhe permitida. A dor, reflexo de uma 15 enfermidade de causa desconhecida, implicar uma investigao profunda, para que se afaste o perigo de ecloso de uma epidemia.
(Adaptado de Jos Liberato Ferreira Caboclo, tica e tecnologia)
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Todas as ocorrncias do pronome ele(.5,8,9,10 e 12) estabelecem, no texto, uma cadeia coesiva que retoma a referncia a O homem mais humilde(.1); por isso, a retirada de todas elas do texto o deixariam subentendido, sem prejuzo da coerncia e da correo gramatical. Comentrio: A primeira parte da afirmao est correta, pois todos os pronomes elencados na questo se referem expresso O homem mais humilde. Veja: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa 5 no atender. A sua alimentao, que ele mesmo produz por meio de uma agricultura primitiva, talvez no consiga atingir um valor no mercado, de tal forma que o excedente, sendo vendido, no ser suficiente para que ele pague as taxas e impostos da sua propriedade. At mesmo a gua que ele bebe, seja de um poo ou de um sistema de captao e 10 distribuio, sofre um controle tecnolgico. Ele pode at ser obrigado a se mudar do lugar que escolhera para viver, se os controladores do meio ambiente conclurem que o ar por ele respirado tem uma concentrao muito alta de dixido de carbono. Porm, numa cadeia coesiva to longa muito difcil que se possam retirar todos os pronomes elencados, justamente porque so eles que fazem a ligao da informao das oraes ao referente O homem mais humilde. Assim, sem alguns eles, o referente pode se perder. Faa a leitura do texto
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

59

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR sem os pronomes, para perceber que os das linhas 8, 9, 10 podem ser retirados. Veja que eles o sujeito determinado simples dos verbos pague, bebe e pode ser obrigado. Com a retirada, o sujeito passa a ser determinado elptico, pois facilmente podemos subentender o referente: O homem mais humilde. J o pronome da linha 5 no pode ser retirado porque o pronome mesmo refora o valor reflexivo e exige a presena de tal pronome. A mesma exigncia ocorre na linha 12, pois a preposio por exige a presena do agente da passiva ele. 1 O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa 5 no atender. A sua alimentao, que ele mesmo produz por meio de uma agricultura primitiva, talvez no consiga atingir um valor no mercado, de tal forma que o excedente, sendo vendido, no ser suficiente para que ele pague as taxas e impostos da sua propriedade. At mesmo a gua que ele bebe, seja de um poo ou de um sistema de captao e 10 distribuio, sofre um controle tecnolgico. Ele Pode at ser obrigado a se mudar do lugar que escolhera para viver, se os controladores do meio ambiente conclurem que o ar por ele respirado tem uma concentrao muito alta de dixido de carbono. Gabarito: E Colocao dos pronomes oblquos tonos A colocao significa a posio do pronome oblquo tono antes do verbo (prclise), depois do verbo (nclise) ou no meio do verbo (mesclise). nclise: o pronome surge aps o verbo. Pode ser considerada a colocao bsica do pronome, pois obedece sequncia verbo-complemento. Na lngua culta, observada no incio das frases ou quando no houver palavra que atraia esse pronome: Apresento-lhe meus cumprimentos. Contaram-te tudo? Joana cansou-se de tanto andar. Observao: deve-se ter em mente que no se inicia orao com pronome oblquo tono: esto erradas as construes Me disseram assim., o ideal Disseram-me assim. Prclise: o pronome surge antes do verbo, porque h uma palavra que o atrai, chamada palavra atrativa. No nos mostraram nada. Nada me disseram. a) So palavras atrativas: advrbios, pronomes relativos, interrogativos, conjunes subordinativas4 e, normalmente, as negaes5: Sempre se encontram. a pessoa que nos orientou. Quem te disse isso? Nada foi feito, embora4 se conhecessem as consequncias da omisso. No5 me falaram nada a respeito disso.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

60

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR b) Se, aps a palavra atrativa houver pausa (vrgula, ponto-e-vrgula, doispontos etc), a atrao perde fora e o pronome deve posicionar-se aps o verbo: No nos falaram a verdade. Agora nos fale a verdade. No, falaram-nos a verdade. Agora, fale-nos a verdade.

c) O pronome tono, no inicial, pode vir antes da palavra negativa: ...descia eu para Npoles a busca de sol que o no havia nas terras do norte. d) A colocao pronominal encltica ocorre por fora gramatical, porm os autores modernos tm optado pela prclise, mesmo no havendo palavra atrativa, haja vista o processo eufnico (soar melhor). Veja: O marceneiro feriu-se com a lmina. O marceneiro se feriu com a lmina. Esse recurso ganhou gosto nos tempos modernos tendo em vista fugir de um suposto artificialismo da linguagem. Assim, chegamos concluso de que, com palavra atrativa, ocorrer prclise obrigatoriamente. Alm disso, mesmo sem palavra atrativa, pode ocorrer prclise, por eufonia. Observao: a tradio fixou a prclise ainda nos seguintes casos: 1) com o gerndio precedido da preposio em: Em lhe chegando o turno, volte ao trabalho com eficincia. 2) nas oraes exclamativas e optativas, com o verbo no subjuntivo e sujeito anteposto ao verbo: Bons ventos o levem! Deus te ajude! Note a diferena com: Benza-o Deus!. Nesta frase, o sujeito ficou posposto ao verbo, porque o pronome teve de ser deslocado para no iniciar a frase. 3) Com a preposio para seguida de infinitivo, a colocao pronominal facultativa (prclise ou nclise), inclusive com palavra negativa: Para Para Para Para se equilibrar, ele segurou um graveto. equilibrar-se, ele segurou um graveto. no se esquecer, escreveu o recado na mo. no esquecer-se, escreveu o recado na mo.

Mesclise: o pronome intercalado ao verbo, que deve estar no futuro do presente do indicativo ou futuro do pretrito do indicativo. Mas, se houver palavra atrativa, mesmo com os verbos nestes tempos, a colocao a prclise: Mostrar-lhe-ei meus escritos. Nunca lhe mostrarei meus escritos. Falar-vos-iam a verdade? Jamais vos falarei a verdade.

Agora, veja essas regras com uma locuo verbal:

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

61

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR O pronome oblquo tono pode posicionar-se em qualquer das trs formas a seguir: infinitivo gerndio particpio 1 Vou-lhe falar. Estou-lhe falando. Tenho-lhe falado. 2 Vou lhe falar. Estou lhe falando. Tenho lhe falado. 3 Vou falar-lhe. Estou falando-lhe.
verbo auxiliar verbo principal verbo auxiliar verbo principal verbo auxiliar verbo principal

Quando h hfen, sabe-se que ocorre nclise. Assim, na estrutura 1, h nclise ao verbo auxiliar; na 2 h prclise ao verbo principal e na 3 h nclise ao verbo principal. Note que no pode haver nclise com verbo no particpio. Dica para memorizar: o particpio no participa da colocao pronominal. Observe tambm que no se muda o sentido com a mudana de posio do pronome oblquo tono. Outra importante observao: via de regra, com palavra atrativa, o pronome oblquo tono ficar procltico ao auxiliar ou ao principal, e encltico ao principal: infinitivo gerndio particpio 1 No lhe vou falar. 2 No vou lhe falar. 3 No vou falar-lhe.
verbo auxiliar verbo principal

No lhe estou falando. No estou lhe falando. No estou falando-lhe.


verbo auxiliar verbo principal

No lhe tenho falado. No tenho lhe falado.


verbo auxiliar verbo principal

Portanto, h de se concluir que as normas de colocao pronominal no devem ser vistas como preceitos intocveis, ficando, em muitos casos, subordinados s exigncias da nfase, da harmonia e espontaneidade da expresso. Questo 72: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Uma profunda transformao tecnolgica ser promovida nos bancos brasileiros neste primeiro semestre para que eles se adaptem s normas determinadas pelo Banco Central (BC), que prevem a reestruturao do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Mantm-se a correo gramatical e a idia de voz passiva ao se substituir a expresso verbal ser promovida (.1 e 2) por promover-se-. Comentrio: A locuo verbal da voz passiva analtica ser promovida pode ser transformada no verbo promover com o pronome apassivador se. Como o verbo est flexionado no futuro do presente do indicativo, deve haver a colocao mesocltica: promover-se- Gabarito: C Questo 73: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa no atender.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

62

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Por influncia da slaba final do verbo, foi acrescentado n ao pronome em obrigam-no (.4); por isso, ao se mudar sua colocao para antes do verbo, volta sua forma original, para que o texto se mantenha correto: o obrigam. Comentrio: Como o verbo obrigam termina em m, o pronome pessoal oblquo tono o, que est encltico, recebe a consoante n. Perceba que, por motivo de eufonia (soa agradvel), a questo imps a colocao pronominal procltica (pronome antes do verbo), mesmo no havendo palavra atrativa. Com isso, o motivo da insero do n se desfez e o pronome voltou sua forma normal: o. Gabarito: C Questo 74: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Atualmente, com a predominncia do modelo do Estado Social, a despeito dos fortes movimentos no sentido do ressurgimento do liberalismo, no se pode abrir mo do uso dos tributos como eficazes instrumentos de poltica e de atuao estatal, nas mais diversas reas, sobretudo na social e na econmica.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir se pode (.3) por pode-se. Comentrio: Veja que h uma locuo verbal (pode abrir) com palavra atrativa no. Assim, no permitida a nclise com o verbo auxiliar. Gabarito: E Questo 75: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: O bem comum a finalidade e os direitos sociais, os meios para promov-lo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte substituio no texto: promov-lo por o promover. Comentrio: Como h preposio para seguida de verbo no infinitivo (promover), tanto a nclise (pronome tono aps o verbo) quanto a prclise (pronome tono antes do verbo) esto corretas. J que a questo afirmou que essa substituio provocaria erro gramatical e incoerncia textual, est errada. Gabarito: E Questo 76: Analista de Comrcio Exterior - MDIC 2002 H(A) tempos est em tramitao no Congresso proposta para reforma do sistema financeiro que concede independncia plena ao Banco Central. So fortes as presses para que a matria seja aprovada ainda sob(B) o atual governo. A iniciativa contempla contradio insanvel(C). No existe frmula poltica capaz de aumentar a independncia do BC. Nenhuma agncia governamental superaria-o(D) em matria de liberdade. Atua independentemente(E) de qualquer controle externo. (Baseado em Josemar Dantas) a) A b) B c) C d) D e) E 63

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Comentrio: A alternativa (A) est correta, porque o verbo H est sendo empregado com sentido de tempo decorrido. A alternativa (B) est correta, pois a preposio sob marca um posicionamento inferior. A alternativa (C) est correta, pois o adjetivo insanvel concorda com o substantivo contradio, alm de seu sentido ser coerente com o contexto. A alternativa (D) a errada, pois o verbo no futuro do pretrito do indicativo no admite nclise. A forma correta a mesclise: super-lo-ia. A alternativa (E) est correta, pois o advrbio independentemente est coerente com o contexto. Gabarito: D Questo 77: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Marque o segmento do texto transcrito com erro a) Por meio de macios investimentos privados na regio Centro-Oeste em anos recentes, o Brasil recuperou sua posio como um dos maiores produtores mundiais de algodo. b) A safra de algodo em 2001 a segunda maior do Pas nos ltimos 25 anos. c) Dentro de dois ou trs anos, o Brasil estar apto a exportar quantidades substanciais, sendo relevante coibir prticas que distorcem os preos no mercado mundial. d) Como no caso dos gros, o algodo norte-americano tambm recebe subsdios considerveis quando os preos mundiais esto em patamares baixos, onde incentiva-se o crescimento da produo. e) Os pacotes de ajuda emergencial tambm tm destinado recursos adicionais aos produtores de algodo: US$ 85 milhes em 2001.
(Adaptado de Barreiras aos produtos e servios brasileiros no mercado norte-americano. Embaixada do Brasil em Washington, outubro de 2001)

Comentrio: A alternativa errada a (D), pois o pronome relativo onde palavra atrativa e fora o pronome oblquo tono se a se posicionar antes do verbo (onde se incentiva). Alm disso, h um problema sinttico. Veja que o pronome relativo onde no retoma lugar, por isso seu uso est equivocado. Veja que a orao onde se incentiva o crescimento da produo est explicando patamares baixos; mas, na realidade, ela o objetivo, a finalidade, de o algodo norteamericano receber subsdios considerveis, por isso cabe uma orao subordinada adverbial de finalidade e no a adjetiva explicativa. Ela pode se posicionar logo aps o referente: Como no caso dos gros, o algodo norte-americano tambm recebe subsdios considerveis, para que se incentive o crescimento da produo, quando os preos mundiais esto em patamares baixos. Ou no final do perodo: Como no caso dos gros, o algodo norte-americano tambm recebe subsdios considerveis quando os preos mundiais esto em patamares baixos, para que se incentive o crescimento da produo.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

64

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A alternativa (A) est correta. Veja a vrgula separando a estrutura adverbial antecipada Por meio de macios investimentos privados na regio Centro-Oeste em anos recentes. A alternativa (B) est correta. A estrutura sujeito-verbo-complemento em sua ordem normal possibilitou a clareza no trecho. A alternativa (C) est correta. Note que o verbo distorcem, no presente do indicativo, transmite certeza, isto , a frase informa que realmente h distoro dos preos no mercado mundial por tais prticas. Por isso, no foi usado o presente do subjuntivo (distoram), o qual transmitiria dvida, possibilidade. A alternativa (E) est correta. Note os dois-pontos iniciando o aposto explicativo. Gabarito: D Questo 78: Oficial de Chancelaria MRE 2002 No Brasil, os intelectuais formaram-se e desenvolveram-se sombra(A) do Estado. So uma elite que reafirma-se(B) como classe mdia. Estiveram em evidncia como pensadores do social nos anos 30, como idelogos(C) do desenvolvimento na dcada de 60, como atores(D) polticos sob(E) a ditadura.
(Baseado em Ana Maria Fernandes)

a) A b) B c) C d) D e) E Comentrio: O erro se encontra na alternativa (B), pois o pronome relativo que palavra atrativa. Assim, o pronome se deveria se posicionar antes do verbo: que se reafirma. A alternativa (A) est correta, pois o adjunto adverbial de modo sombra recebe crase, pois a prpria estrutura adverbial possui a preposio a e o substantivo sombra antecedido do artigo a. As alternativas (C) e (D) esto corretas, pois o sentido das palavras idelogos e atores cabe no contexto e a grafia est correta. A alternativa (E) est correta, pois a preposio sob significa abaixo. Assim, entendemos que os atores polticos estavam abaixo da ditadura, sofreram a ditadura. Gabarito: B Agora, vamos direto para algumas questes sobre os demais pronomes: Questo 79: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Com dinheiro, voc pode xingar o ditador da poca e sair correndo para o exlio, ou financiar todos os candidatos a presidente e comparecer aos jantares de campanha de todos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical inserir o pronome eles depois de todos (.3). Comentrio: Cuidado! No confunda as duas ocorrncias do pronome todos. Esta questo se refere ao pronome todos da linha 3. Muita gente j errou esta questo por no observar isso!!!!! O vocbulo todos um pronome indefinido adjetivo, isto , ele
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

65

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR necessita de um substantivo ou um termo de valor substantivo para ter sentido, mesmo que esteja implcito. Na linha 2, o pronome todos no admite o pronome eles por j haver um substantivo (candidatos) ao qual ele se refere. Na linha 3, est subentendido o substantivo candidatos aps o pronome todos. Esse substantivo no foi inserido para se evitar a repetio viciosa, por isso ficou subentendido. Com a insero, o pronome pessoal eles ocupa o espao do substantivo subentendido candidatos. Por isso, preserva a coerncia e a correo gramatical. Como a questo afirmou que haveria desrespeito coerncia ou correo gramatical, est errada. Gabarito: E Questo 80: Engenharia Mecnica MPU 2004 A tragdia de dipo o primeiro testemunho que temos das prticas jurdicas gregas. Como todo mundo sabe, trata-se de uma histria em que pessoas um soberano, um povo , ignorando uma certa verdade, conseguem, por uma srie de tcnicas, descobrir uma verdade que coloca em questo a prpria soberania do soberano. A tragdia de dipo um procedimento de pesquisa da verdade que obedece exatamente s prticas judicirias gregas daquela poca.
(Adaptado de Michel Foucault)
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Seria mantida a correo gramatical, mas haveria mudana do sentido original do texto, caso as palavras certa (.3) e prpria(.4) estivessem pospostas ao substantivo a que esto relacionadas. Comentrio: Basta realizarmos o reposicionamento e compararmos: Como todo mundo sabe, trata-se de uma histria em que pessoas um soberano, um povo , ignorando uma certa verdade, conseguem, por uma srie de tcnicas, descobrir uma verdade que coloca em questo a prpria soberania do soberano. Como todo mundo sabe, trata-se de uma histria em que pessoas um soberano, um povo , ignorando uma verdade certa, conseguem, por uma srie de tcnicas, descobrir uma verdade que coloca em questo a soberania prpria do soberano. Nos dois casos percebemos que h mudana de sentido. O vocbulo certa, quando antecipado, pronome indefinido e significa alguma. J o seu posicionamento aps o substantivo muda o sentido para real, incontestvel. O vocbulo prpria, estando antecipado, neste caso, refora o valor reflexivo e revela algo que no se espera naturalmente, por isso poderamos entender dessa estrutura o seguinte: (coloca em questo at a soberania dele mesmo). J o seu posicionamento aps o substantivo muda sensivelmente o sentido para propriedade, aquilo que natural dele, no havendo mais a quebra do que era esperado: coloca em questo a soberania que prpria do soberano. Gabarito: C
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

66

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 81: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir desta(.2) por de esta. Comentrio: No texto, h a contrao da preposio de, que se encontra no final da locuo prepositiva Apesar de (que inicia a orao subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo) com o pronome demonstrativo esta, resultando Apesar desta. Se esta expresso iniciasse termo normalmente preposicionado como o adjunto adverbial de concesso, estaria correto. Veja um exemplo: Apesar desta determinao legal, ele no usou o cinto de segurana. Porm, a expresso Apesar desta inicia a orao subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo, cujo sujeito esta misso. Como sabemos que o sujeito no pode ser antecipado de preposio, a contrao deve ser evitada na linguagem formal e culta. Assim, devemos separar os termos da seguinte forma: Apesar de esta misso ser, por si s, relevante (...), a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao. Gabarito: C Questo 82: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: E as diferenas devem existir somente quando necessrias ao bem comum. Impe-se, pois, uma igualdade econmica maior, porque os benefcios que um homem pode obter do processo social esto aproximadamente em funo de seu poder de consumo, o que resulta do seu poder de propriedade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O valor demonstrativo do pronome o em o que resulta(.4) indica que pode haver a a substituio pelo pronome isso, sem prejuzo da correo gramatical ou da coerncia textual. Comentrio: Lembre-se de que o pronome o, quando antecipado de vrgula e seguido de orao subordinada adjetiva restritiva, o aposto recapitulativo, o qual retoma uma ao expressa na orao anterior. Note que, neste contexto, o pronome demonstrativo o retoma a expresso seu poder de consumo. Para que haja correo gramatical e coerncia textual, o correto a substituio da expresso o que pelo pronome isso, ou at mesmo pela expresso o qual. Compare: ...em funo de seu poder de consumo, o que resulta do seu poder de propriedade... ...em funo de seu poder de consumo, isso resulta do seu poder de propriedade... Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 67

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR ...em funo de seu poder de consumo, o qual resulta do seu poder de propriedade... Gabarito: E Questo 83: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em o que se combate(.3), o termo o pode , sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. Comentrio: A questo est correta. Para ficar mais claro e evitarmos as pegadinhas, devemos realizar a substituio e lermos todo o trecho: Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa. Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, aquilo que se combate so as idias do outro e no sua pessoa. Gabarito: C Questo 84: MPOG 2008 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do Texto: A mdia geral de gastos dirios, por turista, foi de US$ 91,74, mas os europeus gastaram bem mais que isso.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo isso constitui elemento coesivo, pois retoma o antecedente US$ 91,74. Comentrio: Outra questo simples de coeso referencial com base no pronome demonstrativo. Note que normalmente o pronome isso retoma ao. Neste caso, porm, retoma trecho de valor substantivo: US$ 91,74. Gabarito: C Lista de questes Questo 1: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Portanto, para a democracia, publicar era prprio dos reinos, imprios, estados e, por fim, das repblicas. Anttese de segredo, a publicidade atendia aos interesses de governantes ao informar e aos das pessoas em querer saber dos assuntos importantes. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A repetio da preposio a, em aos interesses (. 3), ao informar (. 3) e aos das pessoas (. 3, 4) indica que se trata de trs complementos para o verbo ATENDER, pois no padro culto da lngua portuguesa obrigatrio o uso dessa preposio.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

68

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 2: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: Essa viso nos preocupou quando resolvemos integrar todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina em uma nica diviso de consultoria.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A preposio em(.2), exigida pelas regras de regncia do verbo integrar(.1), pode sofrer contrao com o artigo que a segue, sem prejudicar a correo e as idias do texto. Questo 3: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Fragmento do texto: Na cultura, essa instabilidade coloca tanto perigos como desafios que se tornam parte de um movimento poltico ou se esto relacionados com as polticas feministas, minorias tnicas/raciais, posies gays e lsbicas, podem conduzir a um desafio fundamental s instituies e estruturas sociais modernas.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se as relaes semnticas e a correo gramatical do texto ao substituir como (.2) pela preposio por. Questo 4: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos. A vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Em a um joguete(.2), a presena da preposio exigida pela regncia da palavra joguete. Questo 5: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Assinale a opo que preenche corretamente a sequncia de lacunas do texto, mantendo sua coerncia textual e sua correo gramatical. Tendo _____ unidade de anlise o gnero humano no tempo, Morgan dispe _____ sociedades humanas na histria segundo graus de complexidade crescente _____ se aproximam da civilizao. Diferentes organizaes sociais sucedem-se porque se superam _____ desenvolvimento de sua capacidade de _____ e de dominar a natureza, identificando vantagens biolgicas e econmicas em certas formas de comportamento que so, ento, institudas _____ modos de organizao social.
(Sylvia G. Garcia, Antropologia, modernidade, identidade. In: Tempo Social, vol. 5, no. 1 2, com adaptaes)

a) por - as - conforme - pelo - adaptar-se - como b) por - das - medida que - no - adaptarem-se em c) como - as - na medida em que - ao - se adaptar por d) como - nas - conforme - at - se adaptarem como e) a - das - medida que - como - adaptar-se em Questo 6: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 A ideia de um Estado em ao implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o conflito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo,
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

69

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR analisar o Estado em ao significa levar em conta sua dinmica interna, a partir das aes de diferentes sujeitos, ____(2)___ difcil recorrer, nesse nvel, a modelos analticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepo que _____(4)_____ os inevitveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ mquina estatal.
(Maria Ceclia Londres Fonseca, O patrimnio em processo, p.46, com adaptaes)

Assinale a opo em que, na sequncia, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto acima. a) b) c) d) e) 1 na a a na em 2 torna tornando-se tornando tornando tornando-se 3 lhe o lhe o lhe 4 venha neutralizar neutralize neutralizam neutralizam neutralize 5 na na a a a

Questo 7: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 As opes trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contm erro de regncia e/ou de concordncia. Como ningum quer falar em aumento de impostos, todos se aferram expresso mgica: reforma tributria. O tema evoca um pas moderno, com distribuio mais justa dos valores arrecadados.
(Krieger, Gustavo. Agenda necessria e agenda possvel, Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Bonito na retrica. Quando o assunto chega mesa de discusses, o clima muda. O governo federal no quer dividir seu caixa. Estados e Municpios sempre querem mais dinheiro. b) bonito at chegar mesa de discusses. A ningum quer perder. Ao contrrio: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo. c) Tudo vai bem at o assunto chegar mesa de discusses. Unio, Estados e Municpios se digladiam para no perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo ganhar mais. d) Todos concordam at se sentarem na mesa de discusses, quando se inicia os mais acalorados debates. Ningum quer perder. Estados e Municpios buscam aumentar seu quinho na nova diviso do dinheiro arrecadado. e) Falar em reforma tributria bonito. O xis da questo bot-la no papel, quando os interesses da Unio, Estados e Municpios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um. Questo 8: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. A carteira de crdito do Banco do Brasil destinada ao agronegcio atingiu R$ 35,7 bilhes em 2005 crescimento de 18,9% em relao ao ano anterior. __1__mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produo __2__ longos perodos de seca, __3__ baixa
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

70

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR cotao no preo das commodities (produtos agropecurios e minrios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorizao do real __4__ dlar. O banco ainda prorrogou dvidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhes. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhes ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).__5__ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o pas.
(Adaptado de Em Questo, n. 409 - Braslia, 13 de maro de 2006)

1 a) Esse incremento b) Essa ampliao c) Tal aumento d) Esse crescimento e) Tal incremento

2
em decorrncia de pela por causa de em conseqncia de j que houve uma vez que houve

5
Esse Tal Cujo Um O

em relao ao frente o na diante do da em frente o de diante o

Questo 9: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Uma nova rodada de programas federais de incentivo __1__ setores ainda afetados pela crise est na praa. Entre medidas lanadas e prometidas para logo, o objetivo amparar as empresas menores, a agropecuria e o segmento que produz mquinas e equipamentos, os chamados bens de capital. Como a capacidade do governo federal de abrir mo de receita tributria a fim de dar incentivos econmicos pontuais chegou __2__ limite da responsabilidade fiscal, o recomendvel __3__, a partir de agora, deixe de recorrer __4__ mecanismo. Os minipacotes em tela, __5__ ainda falte informao sobre alguns deles, parecem respeitar essas limitaes. Optam pelo incentivo ao crdito bancrio. Apesar da volta paulatina dos emprstimos __6__pessoas fsicas, depois do tombo de setembro do ano passado, as operaes com micro e pequenas empresas continuam restritas e caras.
(Folha de S. Paulo, Editorial, 23/06/2009)

a) b) c) d) e)

1 a para os com os pelos nos

2 ao ao no em com o

3 que mesmo portanto embora ento

4 a esse nesse por esse com esse desse

5 embora todavia no entanto conquanto porm

6 s das para as com as a

Questo 10: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. A crise financeira e econmica nos induz ____(1)_____ a Educao para o Desenvolvimento Sustentvel (EDS) sem mais tardar. No conseguiremos reduzir a pobreza e construir sociedades mais equitativas, duradouras e focalizadas na paz se _____(2)_____ os indivduos, em todas as pocas da vida, com conhecimentos, competncias, valores que _____(3)_____ permitam informar-se e tomar decises de maneira responsvel. Uma
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

71

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR educao de qualidade que facilite a tomada de conscincia, a abertura, a solidariedade e a responsabilidade deve fazer parte de qualquer resposta atual crise mundial. Mas, acima de tudo, necessrio que os dirigentes e os tomadores de deciso _____(4)______ as condies indispensveis a fim de que a educao se oriente para a construo de uma maior equidade entre as sociedades.
(Eduardo Araia, Educar para salvar a Terra. Revista Planeta, julho de 2009, p.76, com adaptaes)

1 a) a aplicao b) aplicao c) a aplicar d) a aplicarmos e) a aplicar

2 dotamos no dotamos dotarmos no dotamos no dotarmos

3 os os lhes lhe lhes

4 estabeleam estabelecessem estabelecem estabelecessem estabeleam

Questo 11: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes o iderio poltico do momento se reflete. Figuras cujos perfis se recortam sobre um fundo um tanto confuso: novidades emancipacionistas, remanescncias coloniais, antagonismos de tendncias que puxavam a vida brasileira para posies diferentes. poca sem dvida tumultuosa, ocupada por vrias transies superpostas: a da dependncia para a independncia, a do agrarismo para os modos urbanos, a do quase silncio para o falatrio um falatrio crescente , a dos particularismos para a conscincia nacional. Agora, estabelecida a existncia oficial de um Brasil declarado estado autnomo, a liquidao dos obstculos restantes caberia a esses homens.
(Nelson Nogueira Saldanha, Histria das idias polticas no Brasil, p. 97)

Indique a parfrase correta do primeiro perodo do texto. a) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, e em suas atitudes se reflete o iderio poltico do momento. b) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, nas quais atitudes o iderio poltico do momento se reflete. c) poca da independncia, fervilham figuras representativas, nas atitudes das quais o iderio poltico do momento se reflete. d) poca da independncia fervilha de figuras representativas, cujas atitudes refletem o iderio poltico do momento. e) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes delas se reflete o iderio poltico do momento. Questo 12: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Assinale a opo na qual a expresso sublinhada empregada.

est

erradamente

a) O governo quer mudar o imposto sobre a renda da pessoa fsica para reduzir as dedues de gastos com educao e sade, mas se esquece de que o poder do governante no absoluto. b) o Congresso, quem cabe transformar a vontade governamental em lei, que tem a obrigao de proteger os contribuintes.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

72

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR c) A nova mordida do Leo parece decorrer de documento fazendrio, em que se avalia que as dedues das despesas com educao e sade s beneficiam as "pessoas abastadas". d) A Constituio exige a observncia do critrio da "universalidade", cujo significado o de que todo tipo de rendimento ser tributvel. e) Economia fiscal verdadeira seria a eliminao ou a reduo do bueiro em que se esvai o volume incalculvel de recursos pblicos chamada renncia fiscal da Unio.
(Baseado em Edgard de Proena Rosa, "O Congresso a casa do contribuinte", Correio Braziliense, 02/12/2003)

Questo 13: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Nos trechos adaptados de VEJA, 24/04/2002, dois perodos sintticos foram transformados em apenas um perodo. Assinale a opo em que essa transformao est gramaticalmente correta e textualmente coerente. a) Acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho. Coordenado por uma instituio americana, um grupo de pesquisadores ouviu 1000 executivos em vrios pases, inclusive o Brasil. Coordenado por uma instituio americana, acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho, que foram ouvidos 1000 executivos de vrios pases, dentre eles no Brasil, por um grupo de pesquisadores. b) Uma das concluses que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses do dia-a-dia. Segundo o estudo, eles esto beira de uma exausto severa. Segundo uma das concluses do estudo, que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses cotidianas, pois esto prestes a uma exausto severa. c) Os nossos executivos lideram a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, mas esse no o fator determinante para deix-los to nervosos. O que falta aos brasileiros, revela a pesquisa, principalmente confiana em si prprio. Apesar de os nossos executivos liderarem a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, no esse o fator determinante para deix-los to nervosos, pois a pesquisa revela principalmente a falta de confiana em si prprio. d) No importa o pas, o trabalho naturalmente um ambiente de estresse. Hoje, no entanto, a presso maior do que h vinte anos, a partir de quando as grandes empresas sofreram cirurgias profundas em sua estrutura. No entanto, hoje a presso no trabalho maior que a vinte anos atrs, quando as grandes empresas sofreram profundas cirurgias em suas estruturas, onde naturalmente um ambiente de trabalho de estresse natural, no importando o pas.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

73

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR e) Elas esto menos verticalizadas, divididas que esto em unidades menores. Nesse novo tipo de organizao, comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditrias. Nesse novo tipo de organizao, em que as empresas divididas em unidades menores esto menos verticalizadas, comum o executivo receber ordens, muitas vezes contraditrias, de pessoas diferentes. Questo 14: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 1 Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no significa, porm, que a busca da 5 solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a 10 solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o financiamento do Estado Social 15 e Tributrio de Direito. Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo sobre as razes pelas quais se 20 pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.
(Daniel Prochalski, Solidariedade social e tributao. http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, acesso em 9/6/2010, com adaptaes)

Com relao ao emprego do pronome relativo, mantm-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao usar a) por que em lugar de pelas quais(.19). b) na qual em lugar de em que(.6). c) que em lugar de de que(.9). d) a que em lugar de a qual(.11). e) em que em lugar de que(.2). Questo 15: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. Ningum pode opor-se s virtudes de So Paulo, __1__as do trabalho e da iniciativa empresarial, na vitoriosa aliana __2__ imigrantes que trouxeram a tcnica e algum capital e brasileiros de todo o pas, __3__ constituram seu grande exrcito de operrios. Mas s a federao garante o pas contra as sedues de hegemonia e previne os despotismos, que, __4__ serem manhosos, no deixam de ser tirnicos. Em sua viagem aos Estados Unidos, bem depois de Tocqueville, Lord Acton identifica, __5__ poder dos estados, a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

74

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR grande fora moderadora do governo central e a maior garantia da aplicao dos princpios democrticos.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)

a) b) c) d) e)

1 como entre elas tais como haja vista seja

2 com os entre os pelos sobre os dos

3 cujo que os quais os que no que

4 ao por de alm de com

5 ao no em do com

Questo 16: SUSEP 2006 Analista Tcnico 1 As discusses atuais sobre o crescimento do PIB brasileiro dividem os economistas entre os que, como o Governo, louvam as taxas mais recentes de crescimento do produto, usando tais dados para reafirmar a poltica econmica adotada, em particular a monetria, e os que so 5 cticos com relao direo desse crescimento. O ceticismo dos ltimos, com o qual concordamos, sustenta-se, em primeiro lugar, na observao de que, partindo-se de produo e emprego que vieram crescendo pouco ou mesmo caindo nos ltimos anos, uma taxa de crescimento mais alta no quer dizer muito.
(Adaptado de Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Trabalhadores continuam perdendo, UnB revista, mai/jun/jul 2005)

Assinale a opo que prope uma alterao para o emprego das preposies no texto que o mantm gramaticalmente correto e coerente. a) Substituir sobre o(.1) por a cerca do. b) Retirar a preposio antes de particular(.4). c) Substituir com(.5) por em. d) Substituir a preposio com(.6) por no. e) Retirar a preposio em de que(.7). Questo 17: SUSEP 2006 Analista Tcnico 1 Por que alguns pases so ricos e tantos outros so pobres? Por que vem se provando to difcil para as naes estagnadas recuperar o terreno que as separa das mais prsperas? So as questes mais importantes no ramo da economia. Uma das revolues de que se precisa a 5 intelectual. Os lderes nacionais precisam compreender que os objetivos da poltica no devem ser s promover o crescimento de produtores especficos, mas defender os interesses dos consumidores e, com eles, a competio. Mas nos pases em desenvolvimento que a competio sofre os obstculos mais sistemticos.
(Adaptado de Martin Wolf, A tirania dos interesses escusos, Folha de So Paulo, 22 de janeiro de 2006)

Assinale a opo incorreta a respeito das relaes de dependncia entre as palavras e expresses do texto. a) Emprega-se a flexo de singular em vem(.1) para concordar com um sujeito oracional. b) Emprega-se a preposio antes de que(.4) por causa do verbo precisa (.4). Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 75

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR c) Emprega-se a flexo de singular em (.4) por causa de Uma(.4). d) Emprega-se a flexo de terceira pessoa do plural em devem(.6) para concordar com objetivos(.5). e) Emprega-se a flexo de plural em eles(.7) para concordar com lderes nacionais(.5). Questo 18: ANEEL - Analista 2006 Indique a opo que preenche com correo as lacunas numeradas no texto abaixo. A colonizao jamais correspondeu, entre ns, ...(1)... necessidades do trabalho; correspondeu sempre, sim, ...(2)... necessidade da produo, ou, mais realmente necessidade das colheitas, isto , ...(3)... necessidades de dinheiro pronto e de dinheiro fcil, que o que sustenta as culturas, nas regies onde se encontram colonos. No dia em que se abrir guerra ...(4)... ociosidade e se oferecerem garantias ...(5)... gente do campo, afluir para o trabalho remunerado grande parte da populao, hoje mantida ...... ..(6)................... da bondade alheia.
(Adaptado de Alberto Torres, As fontes da vida no Brasil. Rio, 1915, p. 47)

(1) a) b) c) d) e) s s as a a

(2) a a

(3) s as as s s

(4) a a

(5) a a a

(6) a custas da s custas da a custas da a custa da custa da

Questo 19: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1996 Indique a sequencia que preenche corretamente as lacunas. "Desde a Declarao de direitos da ONU, em 1948, ______ expresso "direitos humanos" compreende pelo menos trs tipos de direitos: a) os direitos e liberdades civis; b) direito de participao poltica por meio da escolha de representantes; e c) direitos econmicos e sociais. Essa ltima categoria de direitos humanos ______ mais recente das trs citadas e tem como exemplos o direito ao trabalho, o direito ______ previdncia social, o direito ______ uma renda mnima e o direito ______ educao entre outros." A) B) C) D) E) , a, a, a, a, , , a, a, a, a, a, , , , a, , , , a, a

Questo 20: ANEEL - Analista 2004 ___________ frouxa existente at 1930, ___________ o chefe regional muitas vezes ______________ impunemente o presidente da Repblica, deu lugar ___________ uma em que o poder da Capital passou a ser _______________.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

76

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR a) A Federao em que desafiava a incontestvel b) Federao na qual arrostava absoluto c) Federao que contestava a dominante d) Na Federao na qual confrontava respeitado e) Na Federao que enfrentava a inconteste Questo 21: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Assinale a opo em que o trecho est gramaticalmente correto. a) Em 5 de outubro de 1988, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte promulgaram, entre outros, a igualdade e a justia como valores supremos da sociedade brasileira, figurando no prembulo da nossa Constituio. b) Naquela data, os representantes do povo estabeleceram tambm os fundamentos e os objetivos da Repblica Federativa do Brasil, entre os quais figuram: a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a erradicao da pobreza e da marginalizao; a reduo das desigualdades sociais e regionais. c) Para que alcanamos tais objetivos, indispensvel que o Sistema Tributrio Nacional seja utilizado como instrumento de distribuio de renda e redistribuio de riqueza, com o apoio de outros mecanismos auxiliares. d) A essncia do direito a sua aplicao prtica dever das autoridades pblicas. Os princpios constitucionais no podem ser meras declaraes de boas intenes, embora a regra jurdica existe para agir sobre realidade social. e) Portanto, j no basta igualdade formal. tempo de concretizar os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituio. preciso buscar a igualdade material, na sua acepo ideal, humanista, que significa acesso a bens da vida.
(Adaptado de www.unafisco.org.br)

Questo 22: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. Ao acabar a Segunda Guerra Mundial, o mundo esperava nunca mais assistir __1__ tragdias humanitrias como a que dizimou a vida de seis milhes de pessoas entre 1939 e 1945. __2__ esperanas, porm, mostraram-se vs. Gaza serve de exemplo. Encurralada, __3__ populao da faixa de 362km (1,5 milho de pessoas) protagoniza o horror que escandaliza __4__ conscincias civilizadas dos cinco continentes e mobiliza protestos nas principais cidades da Terra. O cenrio assusta. Homens, mulheres e crianas que se concentram numa das regies de maior densidade populacional do planeta so as vtimas de uma guerra na qual no so soldados. Submetidos __5__ uma chuva de msseis __6__ onze dias, tiveram o territrio invadido tambm por terra. Tanques, armas e os militares mais bem treinados do mundo abrem caminho no terreno em que cada centmetro disputado por milhares de pessoas. O apago, aliado ao frio e __7__ falta de gua potvel, acrescenta desespero ao ambiente digno do inferno de Dante.
(Correio Braziliense, Editorial, 6/1/2009.) Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

77

a) b) c) d) e)

1 a s a

2 s As Tais Umas Essas

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR 3 4 5 6 7 a umas a a as a h essa essas a a a a uma uma s a h a

Questo 23: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Julgue os a/as destacados no texto abaixo e assinale a opo correta em relao existncia de crase. A sociedade brasileira, cada vez mais, quer conhecer e debater as polticas, planos e programas de desenvolvimento, previamente a (1) tomada de deciso pelo Poder Pblico e a (2) luz dos objetivos da sustentabilidade e da melhoria dos processos de negociao e de controle social. Essa discusso orientada pela busca do melhor juzo sobre a (3) defesa ambiental com vistas a (4) adoo de um processo de natureza negocial, baseado numa abordagem de gesto pblica compartilhada, que no deve estar restrita as (5) agncias ambientais. Visa, tambm, definio de espaos adequados e permanentes para o dilogo de forma a (6) se antecipar aos potenciais conflitos socioambientais associados as (7) propostas de desenvolvimento e a (8) reduo de aes de interveno que remetam as (9) decises a (10) esfera do Judicirio.
(http://www.planejamento.sp.gov.br/PUBLICACOES/Desenv_sustent_ambientais.pdf)

Devem ser acentuados com acento grave os a/as destacados com os nmeros: a) 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 b) 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 c) 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10 d) 3, 6, 9, 10 e) 1, 2, 5, 6, 10 Questo 24: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 1 Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no significa, porm, que a busca da 5 solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a 10 solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o financiamento do Estado Social e Tributrio de Direito. 15 Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

78

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.
(Daniel Prochalski, Solidariedade social e tributao. http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, acesso em 9/6/2010, com adaptaes)

Com referncia ao uso do sinal indicativo da crase, respeitam-se a correo gramatical e a coerncia textual ao a) inseri-lo em as demais normas(.5). b) retir-lo de sociedade(.10). c) inseri-lo em a qual( 11). d) retir-lo de solidariedade(.11). e) inseri-lo em a uma reflexo(.18). Questo 25: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regncia. a) Depois de um longo perodo em que apresentou taxas de crescimento econmico que no iam alm dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expanso de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na ltima dcada. b) Os dados ainda no so definitivos, mas tudo sugere que sero confirmados. A entidade responsvel pelo estudo foi a conhecida Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal). c) No h dvida de que os nmeros so bons, num momento em que atingimos um bom supervit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e at se anuncia a ampliao de nossas reservas monetrias, alm da descoberta de novas fontes de petrleo. d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance inferior a que foi atribuda a Argentina (8,6%) e a alguns outros pases com participao menor no conjunto dos bens produzidos pela Amrica Latina. e) Nem preciso olhar os exemplos da China, ndia e Rssia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da Amrica Latina, o organismo internacional est atribuindo um crescimento mdio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil. Questo 26: MPOG 2006 Analista de Planejamento e Oramento Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Durante o ano passado, o montante destinado pelo Banco do Brasil __1__ concesso de crdito atingiu R$ 101,8 bilhes, um crescimento de 14,9% em relao __2__ 2004. Esse resultado consolidou __3__ posio do banco de lder na concesso de crdito no pas com 15,3% de participao no mercado. Os recursos destinados pelo BB __4__ emprstimos beneficiam pessoas fsicas e micro e pequenas empresas, favorecem o financiamento do agronegcio e da produo dos agricultores familiares, bem como __5__ exportaes brasileiras e outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

79

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


(Adaptado de Em Questo n. 409 - Braslia, 13 de maro de 2006)

1 a) b) c) d) e) a a

2 a a a

3 a a

4 a a a a

5 s s as as as

Questo 27: MPOG 2006 Analista de Planejamento e Oramento As vantagens sociais do biodiesel dizem respeito gerao de emprego e renda no campo e na indstria nacional. O cultivo da mamona, dend, girassol, soja e de outras oleaginosas vo gerar emprego e renda, especialmente para os agricultores familiares. O governo federal est apostando no crescimento gradual da nova cadeia de combustvel partir do incentivo incluso social de agricultores familiares e assentados da reforma agrria, principalmente no Norte e Nordeste. O biodiesel produzido com base na mamona e no dend fornecidos por agricultores familiares das regies Norte, Nordeste e do semirido ter 100% de reduo do PIS/COFINS. Os demais agricultores familiares de todo o pas tero diminuio percentual de 89,6%. Outro ganho a reduo das importaes de diesel. Hoje, o Brasil importa 10% desse combustvel. O uso do biodiesel possibilitar ao Brasil uma economia anual de aproximadamente US$ 160 milhes (R$ 432 milhes) na importao do diesel.
(Adaptado de Em Questo, n. 261 - Braslia, 08 de dezembro de 2004)

Para que o texto acima fique gramaticalmente correto necessrio substituir a) dizem respeito por se referem . b) partir do por por meio do. c) incluso por a incluso. d) ter por vai ter. e) possibilitar por vai possibilitar. Questo 28: Agente Executivo SUSEP 2006 Assinale a opo que corresponde a erro de grafia ou de desobedincia s regras da norma escrita padro. A crise da esquerda mundial, consubstanciada(1) sobretudo como a crise do socialismo real e, em menor intensidade, do modelo social-democrata de gesto humanizada do mercado, encontra-se ainda em pleno desdobramento. uma crise profunda, de largo espectro(2) histrico, que se confunde plenamente com a crise de civilizao, resultante, entre outras causas, do auge da hegemonia(3) do sistema capitalista de produo e da conseqente exacerbao(4) de todas as suas contradies. A crise da esquerda mundial, que tambm a crise do iderio e da experincia socialista no mundo, torna-se duradoura, sobretudo se estivermos a med-la(5) com a escala individual de nossas vidas.
(Adaptado de Anivaldo de Miranda)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5 80

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 29: IRB Brasil Resseguros 2006 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio, realizada pelo IBGE, revelou que(1) a renda das famlias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetria(2) de queda que acontecia desde 1997, e que houve(3) diminuio do grau de concentrao da renda do trabalho. Enquanto a metade da populao ocupada que(4) recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD mostraram, tambm, que o Brasil melhorou em tens(5) como nmero de trabalhadores ocupados, participao das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da rea de educao e melhoria das condies de vida.
(Trechos adaptados de Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 379, Braslia, 30 de novembro de 2005)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 30: Tcnico de Finanas e Controle - CGU 2008 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. O governo, ao remover(1) obstculos para a construo das grandes hidreltricas de Santo Antnio e Jirau no rio Madeira, ao anunciar a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 e ao dar prioridade (2) produo de gs natural no Pas, alm dos programas de etanol e biodiesel, transmitiu confiana aos investidores no Pas. Outro bom sinal tm(3) sido a co-gerao de energia pelas usinas canavieiras e as autorizaes dadas pela Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) para a construo de pequenas hidreltricas, bem como(4) a disposio de empresas em investir em fontes alternativas de energia. Afastar a possibilidade de um gargalo energtico at 2010, contando(5) com a colaborao da sociedade, fortaleceria, sem dvida, o nimo dos agentes econmicos.
(Gazeta Mercantil, 15/01/2008, Editorial.)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 31: Tcnico de Controle Interno - MPU 2004 A oscilao entre entusiasmos revoltados e inrcia conformista uma herana de nossa adolescncia. Tivemos que decidir (e talvez estejamos eternamente decidindo) se, para nos tornar-mos adultos, seria melhor imitar os genitores, sacrificando nossa individualidade, ou contrari-los, encontrando a prova de nossa autonomia na decepo e no desespero dos pais. A soluo mais popular sempre consistiu em tomar o caminho de uma "normalidade" que nos garantia algum confrto. (Adaptado de Contardo Calligaris) A quantidade de palavras com erro de morfologia ou de grafia : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

81

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 32: Tcnico de Finanas e Controle SFC 2001 Assinale a opo que apresenta acentuao grfica incorreta. As imagens que nos vieram do sculo 19 brasileiro so reveladoras. Os artistas nacionais expressam um magnfico(A) universo potico(B). Mas so os estrangeiros que buscaram conservar a imagem do que percebiam sua roda. Sem a catarata do indianismo, Rugendas, Debret, entre outros, fixaram, com olhar lcido(C), a violncia(D) e os ridculos de uma sociedade provnciana(E), assentada sobre o trabalho dos escravos.
(Jorge Coli, Folha de S. Paulo - Especial, 20/4/2000, p.7, com adaptaes)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

Questo 33: Tcnico do Tesouro Nacional 1997


Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

As palavras genrica, pblicos e excludos so acentuadas com base na mesma regra gramatical. Questo 34: Tcnico do Tesouro Nacional 1997
Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

Acentuam-se as palavras precrios, previdencirias, tributrios porque so paroxtonas terminadas em ditongo crescente. Questo 35: Analista Tcnico SUSEP 2010 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto. A manuteno dos empregos um atestado de que(1) os agentes econmicos, embora(2) assustados com as repecursses(3) da crise nos pases mais desenvolvidos, no perderam a confiana na economia brasileira. No foi sem motivo. Graas aos sinais emitidos pelo prprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate (4) inflao, no cmbio flutuante e com o menor sacrifcio possvel da poltica de supervits primrios, j se sabia que a economia brasileira teria condies inditas de escapar dos piores efeitos da situao. Mesmo tendo enfrentado(5) uma recesso, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte presso por mudanas no cmbio, o governo sustentou a poltica econmica.
(Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 36: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Na questo, assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso do texto que contraria a prescrio gramatical. No sculo XX, a arte cinematogrfica introduziu um novo conceito de tempo. No mais o conceito linear, histrico, que perspassa(1) a Bblia e, tambm, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade(2). Suprimem-se(3) as barreiras entre
Prof. Dcio Terror

82

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR tempo e espao. O tempo adquire carter espacial, e o espao, carter temporal. No filme, o olhar da cmara e do espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. No h continuidade ininterrupta(5).
(Adaptado de Frei Betto)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 37: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Na questo, assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso do texto que contraria a prescrio gramatical. Aos poucos, o horizonte histrico apaga-se(1), como as luzes de um palco aps o espetculo. A utopia sai de cena, o que(2) permite a Fukuyama vatiscinar(3): "A histria acabou". Ao contrrio do que(4) adverte Colet, no Eclesiastes, no h mais tempo para construir e tempo para destruir; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para fazer a guerra e tempo para estabelecer a paz. O tempo agora. E nele se sobrepem(5) construo e destruio, amor e dio, guerra e paz.
(Adaptado de Frei Betto)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 38: Banco Central 2002 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia. A iminncia(1) de uma crise bancria capaz de afetar e contaminar todo o(2) sistema econmico, fazendo com que(3) os titulares de ativos financeiros fujam do sistema financeiro e se refugiam(4), para preservar o valor do seu patrimnio, em ativos mveis ou imveis e, em casos extremos, em estoques crescentes de moeda estrangeira. Para evitar esse tipo de distoro(5), fundamental a manuteno da credibilidade no sistema financeiro.
(www.bcb.gov.br)

a) 4

b) 2

c) 3

d) 1

e) 5

Questo 39: Banco Central 2002 - Analista Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia. As instituies financeiras brasileiras, em geral, perderam a capacidade de avaliar corretamente riscos e analisar a(1) rentabilidade de investimentos, contentando-se(2), para auferir(3) grandes lucros, em(4) especializar-se na captao de recursos de terceiros e apropriarem-se(5) do denominado "imposto inflacionrio".
(www.bcb.gov.br)

a) 1

b) 5

c) 3

d) 4

e) 2

Questo 40: Secretaria de Fazenda RJ 2010 Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido na transcrio do texto. Se, numa regio que dispe dos(1) mais sofisticados equipamentos do
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

83

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR mundo, as informaes sobre a amplitude do acidente do Golfo do Mxico no so precisas(2), e as tentativas de conter o vazamento, infrutferas(3), de se imaginar o que aconteceria se(4) desastre semelhante atingisse a costa brasileira, com as previsveis limitaes dos rgos do pas ligados ao problema. Um acidente como o do Golfo do Mxico atingiria em cheio a regio que concentra parte importante do PIB do pas, afetaria fortemente a indstria do turismo e teria repercues(5) econmicas e sociais proporcionalmente mais graves que as provocadas nos EUA.
(O Globo, Editorial, 27/5/2010, com adaptaes).

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 41: Secretaria de Fazenda RJ 2010 Assinale a opo que indica erro gramatical inserido na transcrio do texto abaixo. Parte dos impostos e contribuies cobrados sobre a(1) produo dividida entre empregadores e empregados. O setor pblico se apropria(2) de R$ 837 sempre que uma empresa paga um salrio de R$ 2 mil a um funcionrio. Num salrio de R$ 2 mil, a empresa recolhe R$ 596 em contribuies para o INSS, para o Sistema S (Senai, Sesc etc.), para o salrio-educao, para o Sebrae, para o seguro de acidentes e doenas do trabalho e at para(3) o Incra. O trabalhador entrega parte de seu rendimento para o INSS e para o Imposto de Renda. Assim, a empresa gasta R$ 2.596 e o empregado recebe de fato R$ 1.759. A conta no inclue(4) os impostos e contribuies de tipo indireto, cobrados sobre o consumo de todos os tipos de bens e servios e sobre as operaes de crdito. O melhor retorno dos impostos e contribuies aquele prestado pelas prprias empresas com recursos do Sistema S. Pelo menos em alguns Estados, entidades como Sesi, Senai e Senac oferecem cursos de qualidade, formam a mo de obra necessria ao setor produtivo e ampliam(5) as oportunidades de emprego e renda para seus alunos.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 1/6/2010, com adaptaes).

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questo 42: Tcnico Administrativo ANEEL 2004


Julgue a afirmativa como correta (C) ou errada (E)

As grafias hidreltrica e hidroeltrica exemplificam caso em que convivem na lngua culta duas formas igualmente aceitas de escrita. Questo 43: Tcnico de Finanas e Controle - CGU 2008 Selecione a opo que completa o trecho com todas as palavras corretamente grafadas. As bolsas de valores de todo o mundo foram marcadas ontem por fortes _______(1)______, diante da evidncia de que a economia dos Estados Unidos est beira de uma _______(2)________. Durante boa parte do dia operaram no vermelho, mas recuperaram o flego no encerramento. As _______(3)_______ foram os preges europeus, que fecharam no auge do nervosismo do mercado americano e amargaram baixa.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

84

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


(Com base em Correio Braziliense, 10/01/2008, p. 15.)

1 a) oscilaes b) ocilaes c) ossilaes d) oscilaes e) ossilaes

2 recesso rescesso rescesso receo resceo

3 excees escesses excesses escees exesses

Questo 44: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ningum melhor do que Voltaire definiu a real essncia da democracia quando escreveu: Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de segunda pessoa em teu(.3) concorda com o emprego de dizes. Questo 45: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Temos uma legislao processual com dispositivos que permitem ao devedor, a pretexto de questionar uma clusula contratual ou uma garantia dada em uma operao, deixar de pagar o principal. O que isso traz de conseqncia? Traz um aumento muito grande de inadimplncia, que se traduz em um aumento de custo para o tomador. O prejuzo operacional sofrido pela instituio financeira, em decorrncia dessa inadimplncia, faz com que os bons pagadores acabem arcando com parte dessa conta, suportando uma taxa de juro maior e at desestimulando outros tomadores, que gostariam de expandir ou crescer seus empreendimentos com apoio no crdito.
(Gabriel Jorge Ferreira, em entrevista Resenha BM&F, com adaptaes) Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A forma verbal Temos, ao iniciar o texto, indica que autor e leitores partilham a situao que vem descrita a seguir. Questo 46: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Nas duas ltimas dcadas, os Bancos Centrais do mundo todo tm desempenhado um papel importante no sistema de pagamento dos seus pases em conseqncia da globalizao, do crescimento das atividades financeiras e da rpida evoluo tecnolgica. Por ser a base da infra-estrutura necessria para suportar as atividades econmicas do pas e um veculo crtico de penetrao em outros mercados, o Banco Central do Brasil tem se empenhado em desenvolver um sistema nacional de pagamentos que possa, de uma maneira segura e eficiente, tratar as transferncias de grandes volumes financeiros. Estamos no caminho certo e no podemos ficar isolados do resto do mundo.
(BANCO HOJE, maro de 2001, p. 64 ) Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

As formas verbais do ltimo perodo sinttico do texto, Estamos (.9) e podemos (.10), esto sendo utilizadas como reforo estilstico para inserir todos os pases que tm bancos centrais no esforo da globalizao. Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 85

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 47: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: O governo federal tem estabelecido aes para promover as exportaes brasileiras.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A substituio prejudica a correo gramatical no estabelecido(.1) por vem estabelecendo

texto

acima: tem

Questo 48: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: H muitos anos a Reforma Tributria brasileira vem sendo considerada como uma prioridade nacional, mas parece condenada a um eterno projeto.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A expresso vem sendo considerada, poderia, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substituda por tem sido considerada. Questo 49: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Uma profunda transformao tecnolgica ser promovida nos bancos brasileiros neste primeiro semestre para que eles se adaptem s normas determinadas pelo Banco Central (BC), que prevem a reestruturao do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O novo modelo entra em vigor no dia 1 de outubro, quando j deve estar em funcionamento a transferncia de grandes valores com liquidao bruta em tempo real e o monitoramento on line da conta reservas bancrias mantida no BC, que se livrar da obrigao de cobrir os saldos negativos deixados pelos bancos nas operaes do dia-a-dia.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego do tempo presente em entra em vigor(.5) desrespeita as regras da conjugao verbal e da coerncia textual porque o texto pede que a se empregue o futuro entrar. Questo 50: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A forma nominal de gerndio em vivendo(.2) corresponde, numa forma flexionada, a vivia. Questo 51: SUSEP 2010 Analista Tcnico Fragmento do texto: A internet, por exemplo, apareceu em grande escala em 1992, e o mundo se deu conta da revoluo que ela fizera nos negcios, na cultura e na vida das pessoas 10 anos depois.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao substituir fizera(.2) por havia feito.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

86

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 52: ANEEL - Analista 2004 Nesta questo, baseada em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correo as lacunas do texto. Uma das principais obras de Getlio Vargas, a CLT vive na linha de tiro. A alta do desemprego e a informalidade ocorrida nos ltimos anos ______________ a necessidade de uma boa faxina nas leis trabalhistas, o que no chega a ser nenhuma surpresa, uma vez que a CLT uma lei criada h mais de 60 anos para lidar com os problemas de um Brasil que j no existe. Antes de 1930, o pas tinha leis trabalhistas dispersas e recentes. A escravido ____________ sido abolida apenas 42 anos antes. As primeiras _________________ ao trabalhador por acidentes de trabalho foram criadas somente em 1919. Um perodo anual de frias de 15 dias foi estabelecido em 1925, mais tarde ampliado pela CLT para 20 dias, o ms de frias ________________ todos os trabalhadores formais tm direito atualmente ___________ muito mais tarde, em 1977. a) evidenciou b) marcou c) marcaram d) mostrou e) evidenciaram haviam tinha houvera tinham havia licenas licenas obrigaes compensaes compensaes ao qual s quais que as quais a que vieram vieram chegou estabeleceu-se veio

Questo 53: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 O texto abaixo adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical. a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de mquinas agrcolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda ficaram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades. b) A Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores (Anfavea), que rene tambm os fabricantes de mquinas agrcolas, acredita que, na prxima safra, a atividade no campo se manter intensa, com aumento da rea plantada e da produo de gros. c) Prev que, neste ano, as vendas crescero cerca de 15% em relao s de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a prxima safra justificam a previso dos fabricantes. d) Se ela se confirmar, as vendas do setor alcanaro, e provavelmente superaram, os nveis de 2002 e 2004, o perodo de melhor desempenho do setor em toda a histria, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado. e) Os fabricantes de mquinas agrcolas confessam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a rea de mquinas agrcolas, Milton Rego, o que surpreendeu foi o vigor da recuperao. Questo 54: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: No embalo da dinmica mundial, talvez se justifique rever a ironia que tem revestido a referncia ao Brasil como o pas do futuro.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

87

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Estaria gramaticalmente correta a substituio de justifique (. 1) por justifica. Questo 55: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental 1 Para incentivar a fabricao do biodiesel, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) vai financiar at 90% dos itens passveis de apoio para projetos com o Selo Combustvel Social e at 80% para os demais projetos. Os recursos sero destinados a todas as 5 fases de produo, como a agrcola, a fabricao do leo bruto, o armazenamento e a aquisio de mquinas. A partir do prximo ano, estaro disposio R$ 100 milhes para linhas de financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o cultivo da matria-prima do combustvel renovvel. Estima-se 10 que 250 mil famlias de agricultores familiares e assentados da reforma agrria participam da produo de oleaginosas para atender o mercado de B2. Assinale a substituio necessria para que o texto acima fique gramaticalmente correto. a) vai financiar(.2) por financiar b) sero destinados(. 4) por destinar-se-o c) estaro(.7) por vo estar d) para o cultivo da(.9) por para que se cultive e) participam(.11) por participem Questo 56: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 Fragmento do texto: O advento da moderna indstria tecnolgica fez com que o contexto em que passa a dispor-se a mquina mudasse completamente de configurao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Mantm-se a coerncia da argumentao ao substituir fez (.1) por faz; mas para que a correo gramatical seja mantida, torna-se obrigatria ento a substituio de mudasse (.2) para mude. Questo 57: SUSEP 2010 Analista Tcnico Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. O que aconteceria no mundo ___(1)___, num determinado perodo, nada, nem pessoas, nem patrimnios, nem atividades econmicas tivessem a cobertura de uma aplice de seguro? Se isso ___(2)____, os avies no levantariam vo, os navios no deixariam os portos e o transporte de pessoas no funcionaria ___(3)___falta de proteo da sua vida. Milhares de atendimentos mdico-hospitalares deixariam de ser feitos sem seguro sade. Milhares de veculos provavelmente no circulariam ____(4)____ seus proprietrios no correriam o risco de acidentes sem o seguro de automveis. Consequentemente, milhares de oficinas e seus empregados no teriam trabalho e poucos carros novos seriam vendidos. As grandes indstrias parariam de produzir porque os empresrios, certamente, no iriam admitir que seus investimentos e empregados ficassem expostos ____(5)____ riscos de trabalhar sem a proteo do seguro. Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 88

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR


(Discurso de Joo Elisio Ferraz de Campos no Senado. ViverSeguro, http:// www.fenaseg.org.br acesso: 11/02/2010)

a) b) c) d) e)

1 se caso onde se caso

2 acontecer acontecer acontecesse acontecesse aconteceria

3 por devido em relao a pela devido

4 pois por que pois porque porque

5 em a a aos em

Questo 58: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir exera (.4) por exercesse. Questo 59: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta. a) Assim, resistiu as intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade. b) O Brasil vai muito bem graas ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulao avanada do eficiente sistema bancrio. c) Um dos resultados que entidades filantrpicas dos pases de fato ricos esto desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na frica. d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nao rica, de Primeiro Mundo, que no precisa da ajuda de ningum e ainda empresta dinheiro aos pases ricos. e) Certos clichs comportam verdades. Um deles o de que o Brasil um pas de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia. Questo 60: SUSEP 2010 Analista Tcnico Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Correio Braziliense, Editorial, 18/02/2010. Assinale a opo transcrita com erro gramatical. a) Operao destinada a facilitar a vida do contribuinte coloca a Receita Federal na vanguarda das iniciativas que, ao longo dos ltimos anos, objetivam reduzir a ineficincia operacional de agncias pblicas. o que se materializa agora com as medidas que desobrigam cerca de 10 milhes de brasileiros de prestar declarao de renda.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

89

b)

c)

d)

e)

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR A inovao aplicvel aos rendimentos auferidos em 2010 (ano-base 2009) e aos que sero obtidos em 2011 (ano-base 2010). Os principais beneficirios das novas regras so scios de empresas ou pessoas que tenham patrimnio inferior a R$ 300 mil. Basta que os ganhos estejam dentro do limite de iseno (R$ 17.215,08, em 2009, e de R$ 22.487,25, em 2010). H outras condicionantes que, previstas nas mudanas, no chegam a alterar os efeitos prticos. Foram obrigadas a explicar-se ao fisco, por serem qualificadas como integrantes de sociedades comerciais, em 2009, nada menos de 5 milhes de pessoas. Agora, esto livres da obrigao, segundo o supervisor nacional do Programa do IR. Os trabalhadores com remunerao anual abaixo do teto de iseno previsto para 2010 desde logo esto dispensados de entregar a declarao. Apenas devero faz-lo os que tivessem IR retido na fonte e pleiteam restituio. Outra mudana importante: este ano ser o ltimo em que a Receita aceitar formulrios de papel. Tambm deciso compatvel com a necessidade de elevar os padres operacionais do rgo. Hoje, apenas 127 mil pessoas fsicas optam por semelhante forma de declarar a renda.

Questo 61: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 As revolues inglesas do sculo XVII foram, na verdade, marcos polticos importantes do avano de ideias libertrias e igualitrias. Deixaram como resultado um ncleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado(a). As ideias de liberdade e igualdade no se deteram(b), no entanto, no espao individual, mas invadiram a esfera poltica. O marco fundamental aqui foi(c) a criao e o funcionamento de instituies representativas. A autoridade , assim, necessria para a vida em sociedade, mas s ser(d) legtima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais(e) exercida.
(Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Arajo. Estado e democracia. In: Contemporneos do Futuro, p. 50-51, com adaptaes)

O texto foi transcrito com erro gramatical em a) a b) b c) c d) d e) e

Questo 62: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Durante a maior parte do ps-guerra, os Estados Unidos __________ claramente a hegemonia econmica mundial e, em grande medida tambm, a ____________ poltico-estratgica sobre os negcios internacionais. A primeira era assegurada pela sua _____________ fora econmica, comercial e tecnolgica em face dos parceiros capitalistas tradicionais Europa Ocidental e Japo que ________________ a reconstruo de seus _________________ econmicos destrudos pela guerra, mas tambm pelo relativo controle exercido sobre as instituies de Bretton Woods FMI, Banco Mundial e Gatt que determinavam o padro de comportamento esperado de economias colocadas em situao de _____________ no quadro de uma mesma ordem liberal-capitalista.
(Baseado em Paulo Roberto de Almeida) Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

90

a) b) c) d) e)

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR detem, proeminncia, singular, desenvolvia, equipamentos, interdependncia detiveram, preeminncia, singular, empreendiam, aparelhos, interdependncia deteriam, relevncia, relevante, empreendia, aparelhos, interdependncia detm, proeminncia, especial, empreendia, acervos, independncia detem, liderana, isolada, desenvolvia, equipamentos, independncia

Questo 63: MPOG 2008 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do Texto: O objetivo da Embratur atrair mais turistas estrangeiros. Em mdia, segundo a empresa, eles permaneceram no Brasil 18 dias em cada viagem, em 2007, dois dias mais do que em 2006.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O pronome eles (. 2) constitui uma anfora, pois se refere ao antecedente turistas estrangeiros (. 1 e 2). Questo 64: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Berlusconi gosta de repetir que suas editoras publicam boa parte dos intelectuais de esquerda que o criticam.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em que o criticam(.2), pode-se considerar que o funciona como uma preposio. Questo 65: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Com isso, pode-se regionalizar a crtica, de forma que ela opere em espaos de pouca exposio (cadernos de cultura, livros de pequena tiragem, revistas especializadas). Basta deix-la fora dos espaos miditicos de grande exposio, os quais continuaro repetindo sempre o mesmo raciocnio monoltico e estabelecendo as pautas de discusso.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

H uma cadeia anafrica a partir da palavra crtica(.1) formada pelas seguintes substituies: o pronome pessoal ela(.2) e o pronome encltico em deix-la(.3). Questo 66: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Fragmento do texto: Neste sentido, o caso paradigmtico foi Silvio Berlusconi: o primeiro-ministro italiano que hoje controla praticamente todo o sistema de comunicaes da Itlia. Graas a ele, lembramos que a mdia, mesmo em sociedades democrticas, pode funcionar como bloqueio discusso poltica por meio de artifcios cada vez mais sutis.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em Graas a ele(.3) o pronome ele elemento coesivo que se refere a Slvio Berlusconi(.1,2). Questo 67: SUSEP 2010 Analista Tcnico Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido no texto. O etanol ainda est longe de ter um mercado global. Apresentado desde o(1) incio da dcada como a grande soluo energtica para o mundo, para substituir uma fonte no renovvel (o petrleo) e reduzir a emisso(2) de poluentes, o etanol ainda no conquistou os fabricantes de veculos e os
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

91

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR consumidores do mundo inteiro. Falta uma padronizao internacional para transformar-lhe(3) em uma commodity facilmente comercializvel nos diferentes mercados e ainda persistem barreiras protecionistas em muitos pases. Nos EUA, por exemplo, h uma tarifa de importao de US$ 0,54 por galo. Para entrar na Unio Europeia, o etanol brasileiro paga 19 centavos de euro por litro. grande o potencial de mercado para o etanol brasileiro nos EUA. Na Unio Europeia, o potencial menor, pois l(4) o programa energtico prev a utilizao de 10% de combustveis renovveis no consumo total em 2020. Clculos da Unio da Indstria da Cana-de-Acar Unica indicam que isso resultaria na demanda de 14 bilhes de litros de etanol por ano (outra parte seria atendida(5) por biodiesel). (O Estado de S. Paulo, Editorial, 18/02/2010, com adaptaes) a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Questo 68: SUSEP 2010 Analista Tcnico Fragmento do texto: Ou seja, mesmo com um ndice de desemprego ainda relativamente alto, de 8,9% no ano passado, o pas vive o paradoxo de criar vagas e no encontrar profissionais que as preencham. A explicao, dizem as empresas, est, sobretudo, na escolaridade precria dos trabalhadores.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo as(.3) vagas(.3).

funciona

como

pronome

retoma

antecedente

Questo 69: MPOG 2009 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: prprio das grandes crises despertar o potencial criativo dos governos para reduzir-lhes os efeitos e, se possvel, contorn-las.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Os pronomes -lhes e -las (. 2 e 3) se referem a antecedentes diferentes: governos e crises (. 2 e 1), respectivamente. Questo 70: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Em tranform-los(.2), a forma pronominal -los retoma a idia explicitada em outros indivduos. Questo 71: SUSEP 2006 Agente Executivo 1 O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa 5 no atender. A sua alimentao, que ele mesmo produz por meio de uma agricultura primitiva, talvez no consiga atingir um valor no mercado, de
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

92

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR tal forma que o excedente, sendo vendido, no ser suficiente para que ele pague as taxas e impostos da sua propriedade. At mesmo a gua que ele bebe, seja de um poo ou de um sistema de captao e 10 distribuio, sofre um controle tecnolgico. Ele pode at ser obrigado a se mudar do lugar que escolhera para viver, se os controladores do meio ambiente conclurem que o ar por ele respirado tem uma concentrao muito alta de dixido de carbono. No seu isolamento, sequer uma atitude estica, de convvio com a dor lhe permitida. A dor, reflexo de uma 15 enfermidade de causa desconhecida, implicar uma investigao profunda, para que se afaste o perigo de ecloso de uma epidemia.
(Adaptado de Jos Liberato Ferreira Caboclo, tica e tecnologia)
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Todas as ocorrncias do pronome ele(.5,8,9,10 e 12) estabelecem, no texto, uma cadeia coesiva que retoma a referncia a O homem mais humilde(.1); por isso, a retirada de todas elas do texto o deixariam subentendido, sem prejuzo da coerncia e da correo gramatical. Questo 72: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Uma profunda transformao tecnolgica ser promovida nos bancos brasileiros neste primeiro semestre para que eles se adaptem s normas determinadas pelo Banco Central (BC), que prevem a reestruturao do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Mantm-se a correo gramatical e a idia de voz passiva ao se substituir a expresso verbal ser promovida (.1 e 2) por promover-se-. Questo 73: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: O homem mais humilde, desprovido de ambio do acmulo de riqueza, vivendo numa sociedade razoavelmente organizada, j no mais consegue cumprir apenas a sua atividade laborativa. As leis e diretrizes sociais obrigam-no a compromissos que o excedente da sua atividade laborativa no atender.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Por influncia da slaba final do verbo, foi acrescentado n ao pronome em obrigam-no (.4); por isso, ao se mudar sua colocao para antes do verbo, volta sua forma original, para que o texto se mantenha correto: o obrigam. Questo 74: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Atualmente, com a predominncia do modelo do Estado Social, a despeito dos fortes movimentos no sentido do ressurgimento do liberalismo, no se pode abrir mo do uso dos tributos como eficazes instrumentos de poltica e de atuao estatal, nas mais diversas reas, sobretudo na social e na econmica.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir se pode (.3) por pode-se.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

93

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 75: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: O bem comum a finalidade e os direitos sociais, os meios para promov-lo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte substituio no texto: promov-lo por o promover. Questo 76: Analista de Comrcio Exterior - MDIC 2002 H(A) tempos est em tramitao no Congresso proposta para reforma do sistema financeiro que concede independncia plena ao Banco Central. So fortes as presses para que a matria seja aprovada ainda sob(B) o atual governo. A iniciativa contempla contradio insanvel(C). No existe frmula poltica capaz de aumentar a independncia do BC. Nenhuma agncia governamental superaria-o(D) em matria de liberdade. Atua independentemente(E) de qualquer controle externo. (Baseado em Josemar Dantas) a) A b) B c) C d) D e) E

Questo 77: Oficial de Chancelaria MRE 2002 Marque o segmento do texto transcrito com erro a) Por meio de macios investimentos privados na regio Centro-Oeste em anos recentes, o Brasil recuperou sua posio como um dos maiores produtores mundiais de algodo. b) A safra de algodo em 2001 a segunda maior do Pas nos ltimos 25 anos. c) Dentro de dois ou trs anos, o Brasil estar apto a exportar quantidades substanciais, sendo relevante coibir prticas que distorcem os preos no mercado mundial. d) Como no caso dos gros, o algodo norte-americano tambm recebe subsdios considerveis quando os preos mundiais esto em patamares baixos, onde incentiva-se o crescimento da produo. e) Os pacotes de ajuda emergencial tambm tm destinado recursos adicionais aos produtores de algodo: US$ 85 milhes em 2001.
(Adaptado de Barreiras aos produtos e servios brasileiros no mercado norte-americano. Embaixada do Brasil em Washington, outubro de 2001)

Questo 78: Oficial de Chancelaria MRE 2002 No Brasil, os intelectuais formaram-se e desenvolveram-se sombra(A) do Estado. So uma elite que reafirma-se(B) como classe mdia. Estiveram em evidncia como pensadores do social nos anos 30, como idelogos(C) do desenvolvimento na dcada de 60, como atores(D) polticos sob(E) a ditadura.
(Baseado em Ana Maria Fernandes)

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

94

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 79: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Com dinheiro, voc pode xingar o ditador da poca e sair correndo para o exlio, ou financiar todos os candidatos a presidente e comparecer aos jantares de campanha de todos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical inserir o pronome eles depois de todos (.3). Questo 80: Engenharia Mecnica MPU 2004 A tragdia de dipo o primeiro testemunho que temos das prticas jurdicas gregas. Como todo mundo sabe, trata-se de uma histria em que pessoas um soberano, um povo , ignorando uma certa verdade, conseguem, por uma srie de tcnicas, descobrir uma verdade que coloca em questo a prpria soberania do soberano. A tragdia de dipo um procedimento de pesquisa da verdade que obedece exatamente s prticas judicirias gregas daquela poca.
(Adaptado de Michel Foucault)
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Seria mantida a correo gramatical, mas haveria mudana do sentido original do texto, caso as palavras certa (.3) e prpria(.4) estivessem pospostas ao substantivo a que esto relacionadas. Questo 81: Fiscal de Rendas do Municpio do Rio de janeiro 2010 Fragmento do texto: Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir desta(.2) por de esta. Questo 82: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: E as diferenas devem existir somente quando necessrias ao bem comum. Impe-se, pois, uma igualdade econmica maior, porque os benefcios que um homem pode obter do processo social esto aproximadamente em funo de seu poder de consumo, o que resulta do seu poder de propriedade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O valor demonstrativo do pronome o em o que resulta(.4) indica que pode haver a a substituio pelo pronome isso, sem prejuzo da correo gramatical ou da coerncia textual. Questo 83: MPOG 2006 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do texto: Ter idias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as idias do outro e no sua pessoa.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

95

RESUMO PORTUGUS (AFRFB) PROFESSOR: DCIO TERROR Em o que se combate(.3), o termo o pode , sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. Questo 84: MPOG 2008 Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Fragmento do Texto: A mdia geral de gastos dirios, por turista, foi de US$ 91,74, mas os europeus gastaram bem mais que isso.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo isso constitui elemento coesivo, pois retoma o antecedente US$ 91,74.

GABARITO 1E 11 A 21 B 31 B 41 D 51 E 61 B 71 E 81 C 2C 12 B 22 B 32 E 42 C 52 E 62 B 72 C 82 E 3E 13 E 23 C 33 E 43 A 53 D 63 C 73 C 83 C 4E 14 A 24 D 34 C 44 C 54 E 64 E 74 E 84 C 5A 15 B 25 D 35 C 45 C 55 E 65 C 75 E 6B 16 C 26 D 36 A 46 E 56 C 66 C 76 D 7D 17 E 27 B 37 C 47 E 57 D 67 C 77 D 8A 18 E 28 E 38 A 48 C 58 E 68 C 78 B 9A 19 E 29 E 39 B 49 E 59 A 69 E 79 E 10 20 30 40 50 60 70 80 E A C E E D C C

Observao: Todas as questes deste curso so da banca ESAF.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

96

Вам также может понравиться