Вы находитесь на странице: 1из 17

UNIVERSIDADE FUMEC FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA Engenharia Biomdica

Igor Neiva Osires Ferreira Alexsandro Fernandes

LASERS

Prof.: Severino Dias Carneiro

Belo Horizonte Maiol/2013

Igor Neiva Osires Ferreira Alexsandro Fernandes

LASERS

Trabalho Acadmico apresentado Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, sobre lasers.
.

Belo Horizonte Maiol/2013

SUMRIO 1.INTRODUO..................................................................................................1 2. O RAIO LASER NA MEDICINA..............................................................2 3. OS FABRICANTES DE PRODUTOS A LASERS NA REA MDICA.............................................................................................................13 4.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..............................................................14

1. INTRODUO

Para comear nossas abordagens sobre lasers, vamos ver um pouco de histria para entender como o laser chegou no Brasil. Em 1960 Theodore Maiman apresentou ao mundo o primeiro laser. Nesse mesmo ano, um fsico brasileiro chamado Srgio Pereira Porto chegava nos Estados Unidos para trabalhar no Laboratrio Bell, um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo. Porto tinha se doutorado na Universidade John Hopkins e, desde ento, cultivava um grande interesse pelo efeito Raman. Na poca, essa tcnica era limitada pela dificuldade na obteno de uma boa e intensa fonte de luz monocromtica. O brasileiro logo vislumbrou o enorme potencial dos lasers para suprir essa lacuna. Usou seu talento de experimentalista na melhoria dos dispositivos de deteco e disperso dos equipamentos Raman e, com a utilizao dos novos lasers passou a obter espectros de amostras slidas com alta qualidade e resoluo. Logo, seu laboratrio se tornou lder nessa rea de pesquisa. Voltou ao Brasil em 1962, ansioso para mostrar aos pesquisadores brasileiros a novidade tecnolgica. Srgio Porto teve carta branca na Unicamp e trouxe vrios brasileiros que haviam terminado seu doutoramento nos EUA. Tiveram recursos fantsticos e entre 1966 e 1971 constri-se na Unicamp o maior Laboratrio de Fsica do estado Slido do hemisfrio Sul. considerado o pioneiro no uso do raio laser na espectroscopia Raman - tcnica em que a frequncia do laser absorvida e reemitida numa frequncia diferente, fornecendo valiosas informaes sobre a estrutura do material em estudo. A tcnica especialmente til na medicina. Mas, quando Porto enaltecia suas

virtudes, foi violentamente atacado. Havia o temor de que o laser pudesse causar malefcios. Nos anos 60, a revista O Cruzeiro batizou-o de "descobridor do raio da morte". Restou a Porto retornar s pesquisas nos Estados Unidos. Em 1967, foi trabalhar na Universidade da Califrnia do Sul. Porto aplicou o efeito Raman ao estudo de inmeras propriedades de slidos, como polaritons em cristais, ondas de spin, slidos desordenados e ftons oblquos. e, finalmente, em 1972 voltou ao Brasil para ensinar e pesquisar na Universidade de Campinas, que desde essa poca transformou-se em um dos mais importantes centros de pesquisa do Brasil. Porto direcionou a aplicao do laser nas cirurgias oftalmolgicas. Ento, as desconfianas haviam se diludo. As primeiras experincias foram realizadas em Campinas para o tratamento de glaucoma. No Instituto do Corao (Incor), em So Paulo, o laser logo passou a ser utilizado para desobstruir as artrias coronrias. A seguir, o uso da tcnica se difundiu em todo o Pas. Hoje, o raio laser tido como um poderoso auxiliar da medicina, sem contestao.

2. O RAIO LASER NA MEDICINA Para podermos relatar sobre o laser na medicina, no podemos esquecer-nos de uma importante ferramenta que fundamental em quase todas as reas: o bisturi-laser. 2.1 Bisturi-Laser Existem algumas vantagens em se utilizar bisturis a laser. Uma delas que, com seu calor, cauteriza imediatamente o corte, resolvendo assim os problemas da hemorragia e da infeco. Mas no existem aparelhos laser to reduzidos que possam ser dirigidos manualmente com facilidade.

Devido a isso, constri-se o bisturi adaptando-se a um laser fixo um dispositivo que dirige seu feixe luminoso para a regio desejada. O raio introduzido em um brao provido de vrios dobramentos que permitem rod-los em vrios sentidos diferentes. O conjunto pode, por isso, ser esticado ou dirigido vontade, apesar de ser composto por partes rgidas. O aparelho assim comprido tem certa semelhana com os braos dos motores usados por dentistas. Em cada dobra existe um prisma P, que efetua o desvio do feixe, para conduzilo na direo correta. Ele chega, assim, a uma espcie de empunhadura que est na mo do cirurgio. Nela existe um sistema ptico que concentra o raio laser de modo a aumentar sua intensidade e possibilitar finos cortes. (Figura 3).

2.2 Oftalmologia

Foi a partir da dcada de 50 que o laser comeou a ser utilizado pela medicina. Sua primeira aplicao ocorreu na rea de oftalmologia. Nos anos 60, a empresa Zeiss Optical Company construiu o primeiro laser foto coagulador de Xennio, que emitia luz branca. Utiliza-se, nesse caso, basicamente 6 tipos de laser, que so: Rubi, Argnio, Xennio, Criptnio, Nd/YAG e Excimer. Eles liberaram uma certa potncia durante curtos espaos de tempo e exibem um ponto de luz entre 50 e 2000 m m. Na rea de oftalmologia necessrio trabalhar com vrias frequncias de lasers, pois cada tipo de clula absorve melhor uma determinada frequncia, em detrimento das demais. Os lasers so usadas na foto coagulao de vasos sanguneos em tratamentos de tumores, em cirurgias oculares, em alguns tipos de cataratas, glaucomas, e lceras da crnea. Nas cirurgias oculares, do descolamento de retina, utiliza-se a foto coagulao. Para tanto, utiliza-se um laser a Rubi, cujo feixe concentrado e dirigido para o interior do olho, de forma a passar atravs da pupila sem tocar a ris, que, de outra maneira, seria danificada. O feixe queima uma rea muito restrita da retina, e a coagulao do sangue prende-a parte interna do bulbo ocular..

As operaes feitas com os lasers de Argnio, Criptnio, Nd/YAG so realizadas atravs de microscpio para onde o raio levado atravs de fibras pticas. Esse mtodo prev vrias protees, tanto para o paciente quanto para o mdico. Por exemplo, costuma-se incluir um filtro no microscpio, com a finalidade de proteger o mdico contra qualquer reflexo vinda dos prprios olhos do paciente. Alm disso, faz-se com que o laser se desligue automaticamente caso ocorra uma variao de intensidade de luz no especificada pelo mdico. Todos esses lasers (Rubi, Nd/YAG, Argnio e Criptnio) pedem guia de luz, a fim de haver uma clara indicao de onde o ponto de luz vai ser aplicado. Assim, nos lasers de Argnio e Criptnio utiliza-se filtros atenuadores, para que o prprio raio sirva de guia; j nos outros dois preciso usar laser de baixa potncia em separado como referncia. O Excimer laser, atravs do principio da foto ablao (retirada de uma pequena parte ou superfcie do corpo atravs de um feixe luminoso), torna possvel tratar miopia e astigmatismo apenas com a mudana da curvatura da superfcie da crnea. A vantagem desta tcnica (PRK) em comparao com a cirurgia refrativa por incises (RK) sua segurana e preciso. Existe algumas tcnicas para a utilizao do Laser Excimer: 2.3 PRK ( Photorefractive Keratectomy) A cirurgia constitui na realizao de um aplanamento da regio central da crnea atravs da remoo precisa de camadas dessa regio. A operao dura aproximadamente 20-50 segundos e indolor.

2.4 LASIK (Laser In Situ Keratomileusis) Atravs de um feixe muito pequeno de tomos, levanta-se aproximadamente 150 micras da regio anterior da crnea (a) e o laser age na superfcie obtida corrigindo o defeito ocular. Depois, a aba que foi levantada recolocada no lugar (b). A cirurgia dura pouco menos que 5 minutos.

2.5 RK Cirurgia refrativa por incises. 2.6 PTK Empregado no tratamento de opacidades superficiais da crnea. 2.7 Otorrinolaringologia Segundo MATZNER, "Os tipos mais aplicados em otorrinolaringologia, em geral, so os de Argnio, CO2 e Nd/YAG. Como o comprimento de onda do CO2 bem absorvido pela gua, esse laser encontra grande aplicao em tecido biolgicos contendo cerca de 85% de gua. O de Argnio melhor absorvido por um meio vermelho, como a hemoglobina e a melanina, pois possui comprimento de onda verde (0,515 m m) e azul (0,488 m m). O laser de Nd/YAG emite na regio do infravermelho (1,06 m m), como o de CO 2 (10,6 m m)." (MATZNER, 1983, p. 30)

Devido a essas caractersticas, o laser de CO2 usado na vaporizao de tecidos; o de Argnio utilizado como foto coagulador; o de Nd/YAG sintonizvel em diversas frequncias, podendo ser utilizado em vrias aplicaes diferentes. Nos lasers de CO2 e Argnio, as operaes so realizadas com o auxlios de microscpios; onde o raio transportado de seu tubo at o local da cirurgia. Esse transporte realizado atravs de fibras pticas (no caso do Argnio) ou espelhos (CO2). Entre as vrias aplicaes do laser no campo de otorrino, pode-se destacar as operaes nas cordas vocais, onde possvel vaporizar tumores; a endoscopia, onde as lceras podem ser tratadas sem que seja preciso operar o paciente; as hemorragias internas; atravs de um broncoscpio - instrumento para examinar o interior dos brnquios -, sendo possvel operar leses nos pulmes, desobstruir as vias respiratrias, entre vrias outras possibilidades. 2.8 Cardiologia O Excimer laser ajuda tambm a tratar a angioplastia, onde uma ou mais artrias esto bloqueadas pelo estreitamento localizado, resultado do acmulo de colesterol no sangue - chamada placa aterosclertica -, onde o fluxo de sangue e oxignio diminudo. O mecanismo de ao desse laser sobre a placa aterosclertica a vaporizao, que induz intenso aquecimento localizado tecidual (injria trmica). " A energia conduzida por cateter construdo de mltiplas fibras pticas (de 12 a 300), que conectado a um gerador de laser. Existem algumas limitaes desta nova tecnologia, entre as quais, destacam-se o seu elevado custo e as possveis complicaes

(perfurao

dissecao

da

artria)."

Segundo

GaveaCath

(www.lasertogo.com.br/gaveacath/gcath29.htm). E ele tambm est sendo empregado na desobstruo de vasos sanguneos, no interior do prprio corao, atravs de fibras pticas; nesse caso, a fibra acoplada a um monitor de TV, a fim de que possa ser visualizado o local da aplicao. 2.9 Neurologia Na neurocirurgia, o laser est sendo muito empregado, devido s suas qualidades de remoo dos tecidos sem sangramento e sem contato fsico algum. 2.10 Ginecologia Em ginecologia, usa-se o laser para vaporizar carcinomas - tumor maligno, cncer -, condilomas - salincia de aspectos verrucosos no nus ou nos rgos genitais -, vrus de herpes; cicatrizar hemorragias e lceras; desobstruir canais de fibras pticas, entre outras aplicaes. 2.11 Urologia Em urologia, ele permite realizar algumas operaes atravs de fibras pticas, como, por exemplo, vaporizao de pedras nos rins, desde que essas se encontrem numa posio favorvel. Hemorroidas so vaporizadas

rapidamente, apenas com anestesia local e sem muita dor. 2.12 Dermatologia e Cirurgia Plstica Na rea de dermatologia e Cirurgia Plstica, o laser ativamente aplicado na eliminao das manchas de pele, verrugas, tumores benignos, tatuagens, rejuvenescimento cutneo, tratamento de cicatrizes de acne, varizes, estrias,

queloides, implante capilar, cirurgia de plpebras, depilao definitiva e outros. Alm disso, permite fazer vrios tipos de operaes plsticas. 2.13 Laser Ultra-Pulse Criado em 1990, o Laser Ultra-Pulse Coherent de CO2 emite um feixe de luz finssimo de 3 milmetros de dimetro com a altssima energia (500 milijoules), pulsando em cada milissegundo. Essas pulsaes chegam a uma profundidade de 0,02 milmetros, ou melhor, o dimetro de 3 clulas sanguneas. Esse laser trabalha por vaporizao. Ele reage com a gua da epiderme, vaporizando-a e liberando fragmentos brancos, que so removidos com gaze embainhada em soro fisiolgico. " o laser faz uma espcie de peeling: destri camada por camada da epiderme, derme superficial, at chegar derme mdia e estimulada dessa forma a produo de fibras de colgeno. O colgeno uma protena produzida pelos fibroblastos, e tem a funo de regenerar e dar sustentao as clulas da pele. Sua produo diminui com o avano da idade ou sob os efeitos do Sol. O laser, chegando at a derme, estimula maiores nveis de fabricao do colgeno novamente e seu encurtamento portanto a pele fica de novo mais contrada e menos flcida." segundo Dr. Otvio R. Macedo

(www.estheticline.com.br/ dicas/laser.htm). Com a preciso do Ultra-Pulse, possvel tratar rugas isoladas, e pequenas reas, sem prejudicar os tecidos "vizinhos". Esse sistema tambm vem sendo utilizado na eliminao de verrugas, tatuagens, certos tumores de pele, estrias, transplantes de cabelo (diminuindo o tempo de cicatrizao) e em substituio ao bisturi, reduzindo o tempo da operao e melhorando a cicatrizao.

10

O Ultra-Pulse, to potente que, em mos erradas e inexperientes, pode causar danos ao paciente, como perda da pigmentao da pele e outros. Abaixo, so relatadas algumas situaes e mtodos onde pode-se aplicar o laser: 2.14 Skin Resurfacing Essa tcnica consiste em vaporizar a parte mais superficial da pele, retirando as rugas e as manchas. Com isso, ocorre a substituio da pele envelhecida por outra mais jovem e natural. A tcnica tambm utilizada no tratamento de cicatriz de acne, promovendo a retirada dela sem o risco de causar danos ou irregularidades na pele. 2.15 Manchas Senis e Tatuagens Alguns equipamentos a laser so capazes de retirar as pintas e manchas senis, sem lesar a pele normal, ou seja, sem deixar cicatriz. O aparelho tambm utilizado para retirar tatuagens, mas necessrio para isso vrias aplicaes. A vantagem do laser sobre os outros mtodos de que a pele no sofre danos. 2.16 Varizes e Hemangiomas Existem lasers que tm a propriedade de emitir raios que coagulam os vasos sanguneos, promovendo sua reabsoro. Tais lasers podem ser usados no tratamento de varizes, hemangiomas, vasos em face, etc., com a grande vantagem de no prejudicar a pele. 2.17 Estrias, Quelides e Tumores Benignos Hoje em dia, o laser Ultra-Pulse que vem apresentando os melhores resultados em tratamentos de estrias, queloides e tumores benignos. Devido ao seu fcil manuseio e sua propriedade de realizar uma inciso programada,

11

permite um maior controle sobre a pele do que outras tcnicas conhecidas, sem riscos para o paciente. 2.18 Implante Capilar O implante capilar, atravs da cirurgia a laser, ficou mais simples e no causa sofrimento ao paciente, pois o laser faz os orifcios onde so implantados as razes do cabelo, tendo uma recuperao muito mais rpida. 2.19 Cirurgia Das Plpebras Pode ser feita tanto na plpebra superior como inferior. O laser corta e coagula ao mesmo tempo, sucedendo assim, uma melhora rpida do paciente. Essa cirurgia pode ser feita por dentro da conjuntiva (membrana mucosa que forra a parte anterior do globo ocular e a parte interna das plpebras), para esconder a cicatriz. 2.20 Depilao Definitiva Sua maior aplicao nos casos de reas localizadas, como axilas, rosto, mamas, abdmen e nas virilhas. aconselhvel para uma eliminao definitiva dos pelos 9 aplicaes (3 por ano). 2.21 Terapias e Regenerao Alm de diversas aplicaes em cirurgias e outras, o laser tambm tem aplicaes em terapias. Falando do cncer, o laser tem sido utilizado na tcnica "Photofrin". Essa tcnica funciona da seguinte maneira: uma substncia qumica injetada no paciente, espalhando-se rapidamente por todo seu corpo. Essas substncias so normalmente excretadas pelas clulas em certo tempo. Mas as clulas cancergenas retm essas substncias por um tempo maior, sendo que em 24 horas, todas as outras clulas j liberaram tais substncias qumicas. Aps esse perodo de tempo, as regies cancerosas so iluminadas

12

com laser, desta forma, excitam as substncias qumicas que passam a absorver rapidamente o oxignio das clulas doentes, matando-as por asfixiao, assim, eliminando os tecidos doentes. Devido ao fator do raio laser cauterizar o corte, diminuindo o tempo de cicatrizao, ele aplicado em operaes no fgado, onde suas clulas se regeneram mais rapidamente, reduzindo as possibilidades de infeces e hemorragias. Isto foi observado em testes que foram realizados em ratos nos laboratrios. 2.22 Odontologia 2.22.1 O Laser no lugar da broca Desenvolvido no Ipen, o laser de hlmio foi capaz de fazer perfuraes no dente sem carbonizar ou trincar a dentina, camada situada logo abaixo do esmalte. O laser entrou nas clnicas odontolgicas apenas em 1990. O tipo mais usado nos tratamentos clnicos o laser de baixa potncia, pois tem ao analgsica, anti-inflamatria e bioestimulante, contribuindo para a regenerao dos tecidos. Nessa rea, aplicado no tratamento de aftas e herpes labiais, incises ou remoes de tumores e leses, vaporizao de tecidos em operaes plsticas e tratamentos gengivais e como adjuvantes de outros procedimentos clnicos, como tratamento de canal. Apesar de o laser de baixa potncia ter inmeras contribuies para seu uso, os maiores avanos e potenciais de aplicao, entretanto, concentram-se nos lasers de alta potncia, como o de hlmio, capaz de tornar mais rpido o tratamento e a recuperao do paciente, com menos traumas e dores. O laser,

13

tambm na rea de odontologia, usado na esterilizao, perfurao de certos tipos de cries; como fixador de substratos, na confeco de dentaduras, etc.

3. OS FABRICANTES DE PRODUTOS A LASERS NA REA MDICA De acordo com a nossa pesquisa, no h muitas empresas no pas que fabricam equipamentos a lasers para fins mdicos. Porm, o nmero de fornecedores desses equipamentos so enormes. Existe tanto aqueles que importam direto de empresas estrangeiras como a Lisa Laser Products na Alemanha, quanto os que revendem de fabricantes internacionais instalados no Brasil, como o caso da Comercial Laser So Paulo que revende produtos da DMC em So Carlos, SP. Nos sites das fabricantes que atuam no pas, h uma longa lista de diversos revendedores, tanto aqui como ao redor do mundo. Esses parceiros de venda so muito importantes para que os produtos dos fabricantes consigam chegar na mo do consumidor. Algumas empresas como a LBT Lasers oferecem workshops de alguns dos seus produtos para que os revendedores consigam instruir seus consumidores na sua utilizao, alm de assistncia tcnica para seus produtos. Tanto a DMC quanto a LBT apresentam protocolos com informaes tcnicas sobre seus produtos.

14

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

Aplicao de laser em medicina. Disponvel em: <


http://www.otorrinolaringologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16 :aplicacao-de-laser-em-medicina&catid=4:descobertas-e-estudos&Itemid=3 > Acesso em:

18 mai. 2013 O uso de laser na medicina moderna. Disponvel em: <http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_outros/39_laserm/apli.htm > Acesso em: 18 mai. 2013 Laser Wikipdia. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Laser> Acesso em: 18 mai. 2013 DMC Equipamentos. Disponvel em: < http://www.dmcgroup.com.br/br/> Acesso em: 18 mai. 2013
LBT Lasers. Disponvel em: <http://www.lbtlasers.com.br/#> Acesso em 18 mai. 2013

Вам также может понравиться