Вы находитесь на странице: 1из 28

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof.

Arthur Lima Aula 04 AULA 04: LGICA PROPOSICIONAL / ARGUMENTAO

SUMRIO 1. Resoluo de questes 2. Lista das questes apresentadas na aula 3. Gabarito

PGINA 01 20 28

Ol! Hoje vamos finalizar o estudo da lgica proposicional e de argumentao com uma aula mais leve. Por ser a ltima aula deste assunto, resolveremos todas as questes da maneira mais rpida possvel, pois muito importante voc pegar essa prtica e economizar tempo em sua prova. Uma boa aula, e, em caso de dvidas, no hesite em me procurar.

1. RESOLUO DE QUESTES 1. FCC TRT/11a 2012) Existem no mundo 7 bilhes de pessoas, nenhuma delas com mais de 200.000 fios de cabelo em sua cabea. Somente com essas informaes, conclui-se que existem no mundo, necessariamente, (A) pessoas com 200.000 fios de cabelo em suas cabeas. (B) mais do que 7 bilhes de fios de cabelo. (C) pessoas com nenhum fio de cabelo em suas cabeas. (D) duas pessoas com nmeros diferentes de fios de cabelo em suas cabeas. (E) duas pessoas com o mesmo nmero de fios de cabelo em suas cabeas. RESOLUO: (A) pessoas com 200.000 fios de cabelo em suas cabeas. Falso. Foi afirmado que ningum tem mais que 200.000 fios, mas nada garante que algum efetivamente tenha 200.000 fios. Pode ser que todas as pessoas tenham 199.999 ou menos.

(B) mais do que 7 bilhes de fios de cabelo.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Falso. Pode ser que existam vrias pessoas carecas no mundo, sem nenhum fio de cabelo, de forma que, na mdia, haja menos que 1 fio de cabelo por pessoa, ou seja, menos de 7 bilhes de fios de cabelo ao todo.

(C) pessoas com nenhum fio de cabelo em suas cabeas. Falso. Da mesma forma que no podemos garantir que existe algum com 200.000 fios, no podemos dizer que existem pessoas carecas com base nas informaes fornecidas pelo enunciado.

(D) duas pessoas com nmeros diferentes de fios de cabelo em suas cabeas. Falso. Pode ser que todas as pessoas do mundo tenham a mesma quantidade de fios de cabelo!

(E) duas pessoas com o mesmo nmero de fios de cabelo em suas cabeas. Verdadeiro. Temos apenas 200.001 possibilidades de quantidade de cabelo por pessoa: ou 0 fios, ou 1 fio, ou 2, e assim por diante, at 200.000 fios. Se precisamos distribuir 7 bilhes de pessoas nesses 200.001 grupos,

necessariamente um grupo ter mais de 1 pessoa. Ou seja, podemos dizer que 2 pessoas tem o mesmo nmero de fios de cabelo.

Resposta: E 2. FCC TRT/11a 2012) O diretor comercial de uma companhia, preocupado com as numerosas reclamaes de clientes sobre a falta de produtos do catlogo nas lojas da empresa, deu a seguinte ordem a todos os gerentes: Pelo menos uma de nossas lojas deve ter em seu estoque todos os produtos de nosso catlogo. Dois meses depois, o diretor constatou que sua ordem no estava sendo cumprida. Com essas informaes, conclui-se que, necessariamente, (A) no estoque de cada loja da empresa faltava pelo menos um produto do catlogo. (B) nenhum produto do catlogo estava disponvel no estoque de todas as lojas da empresa. (C) no estoque de apenas uma loja da empresa no havia produtos do catlogo em falta.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 (D) alguma loja da empresa no tinha em seu estoque qualquer produto do catlogo. (E) algum produto do catlogo estava em falta no estoque de todas as lojas da empresa. RESOLUO: Se a ordem no estava sendo cumprida, podemos inferir que a frase do diretor no verdadeira. Portanto, a sua negao verdadeira. Para negar a expresso pelo menos uma, devemos usar nenhuma: Nenhuma de nossas lojas deve ter em seu estoque todos os produtos de nosso catlogo. Se nenhuma loja tem todos os produtos, isso equivalente a dizer que em todas as lojas falta pelo menos um produto. Analisando as opes de resposta, vemos que a letra A reflete esta frase. Note que no preciso que exatamente o mesmo produto esteja em falta em todas as lojas. Por isso a letra E est errada. Ao dizer algum produto falta em todas as lojas, estamos afirmando que um certo produto (indefinido, porm o mesmo produto) falta em todas as lojas. Resposta: A 3. FCC TRT/11a 2012) Quatro mulheres esto sentadas em uma mesa redonda, de forma que cada uma tem uma pessoa sua frente, outra sua esquerda e uma terceira sua direita. Num dado instante, cada uma faz uma afirmao. Cludia: estou direita da Flvia. Ceclia: estou entre a Marina e a Cludia. Marina: estou entre a Ceclia e a Cludia. Flvia: est chovendo. Sabendo que uma nica das quatro afirmaes falsa, pode-se afirmar que a autora dessa afirmao (A) certamente a Ceclia. (B) tanto pode ser a Ceclia quanto a Marina. (C) tanto pode ser a Ceclia quanto a Flvia. (D) certamente a Cludia. (E) certamente a Flvia. RESOLUO:
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Vamos comear chutando que Flvia mentiu. Assim, as 3 outras afirmaes so verdadeiras. Analisando uma a uma, temos: - Cludia: estou direita da Flvia. Olhando a mesa por cima, teramos:

- Ceclia: estou entre a Marina e a Cludia. De acordo com essa afirmao de Ceclia, e j levando em conta o que foi dito por Cludia, a nica possibilidade seria:

Note que, de fato, Cludia est direita de Flvia, e Ceclia est entre Marina e Cludia. Vejamos o que foi dito por Marina:

- Marina: estou entre a Ceclia e a Cludia. A posio de Marina j foi definida acima. Veja que impossvel que ela esteja entre Ceclia e Cludia. Ou seja, quando assumimos que Flvia mentiu, conclumos que Marina mentiu tambm. Como o exerccio disse que apenas 1 moa mentiu, no podemos assumir que Flvia mentiu.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 A seguir, vamos assumir que apenas Marina mentiu. Assim, teramos:

- Cludia: estou direita da Flvia.

- Ceclia: estou entre a Marina e a Cludia.

Nem precisamos analisar a frase de Flvia, pois ela em nada afeta essa distribuio na mesa. Veja que, assumindo que Marina mentiu, foi possvel distribuir as moas na mesa. Ou seja, uma possibilidade que Marina mentiu.

Vamos assumir agora que Ceclia mentiu. Com isso, temos:

- Cludia: estou direita da Flvia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04

- Marina: estou entre a Ceclia e a Cludia.

Novamente, a frase de Flvia em nada afeta o julgamento. Assumindo que Ceclia mentiu, foi possvel distribuir as moas na mesa. Assim, outra possibilidade que Ceclia mentiu. Por fim, vamos assumir que Cludia mentiu. Com isso, temos:

- Ceclia: estou entre a Marina e a Cludia.

- Marina: estou entre a Ceclia e a Cludia.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Note que no possvel dispor Marina entre Ceclia e Cludia. Portanto, quando assumimos que Cludia mentiu, descobrimos que Marina tambm mentiu. Como o exerccio disse que apenas 1 das moas mentiu, no podemos considerar que Cludia mentiu.

Portanto, quem mentiu foi Ceclia ou Marina, mas no Flvia ou Cludia.

Resposta: B 4. FCC TRT/11a 2012) Um analista esportivo afirmou: Sempre que o time X joga em seu estdio marca pelo menos dois gols. De acordo com essa afirmao, conclui-se que, necessariamente, (A) o time X nunca derrotado quando joga em seu estdio. (B) o time X marca mais gols em seu estdio do que fora dele. (C) o time X marca menos de dois gols quando joga fora de seu estdio. (D) se o time X marcar um nico gol em um jogo, este ter ocorrido fora de seu estdio. (E) se o time X marcar trs gols em um jogo, este ter ocorrido em seu estdio. RESOLUO: Assumindo que a proposio dada no enunciado verdadeira, vamos analisar cada alternativa dada. (A) o time X nunca derrotado quando joga em seu estdio. Falso. Ainda que o time X faa 2 gols ou mais, pode ser que o time adversrio faa mais gols.

(B) o time X marca mais gols em seu estdio do que fora dele. Falso. Nada foi afirmado sobre a atuao do time X fora de seu estdio.

(C) o time X marca menos de dois gols quando joga fora de seu estdio. Falso. Nada foi afirmado sobre a atuao do time X fora de seu estdio.

(D) se o time X marcar um nico gol em um jogo, este ter ocorrido fora de seu estdio.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Verdadeiro, pois se o time X sempre marca 2 ou mais gols em seu estdio, um jogo onde ele marcou apenas 1 gol deve necessariamente ter ocorrido em outro lugar (ou ento o analista esportivo estaria mentindo).

(E) se o time X marcar trs gols em um jogo, este ter ocorrido em seu estdio. Falso. Nada foi afirmado sobre a atuao do time X fora de seu estdio.

Resposta: D 5. FCC TRT/11a 2012) Uma senhora afirmou que todos os novelos de l guardados numa gaveta so coloridos e nenhum deles foi usado. Mais tarde, ela percebeu que havia se enganado em relao sua afirmao, o que permite concluir que (A) existem novelos de l brancos na gaveta e eles j foram usados. (B) pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou algum deles foi usado. (C) pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou todos eles foram usados. (D) os novelos de l da gaveta no so coloridos e j foram usados. (E) os novelos de l da gaveta no so coloridos e algum deles j foi usado. RESOLUO: Sendo p = todos os novelos so coloridos e q = nenhum novelo foi usado, a afirmao da senhora foi p e q. Se ela se enganou, p e q Falso, portanto a sua negao Verdadeira. A negao de p e q no-p ou no-q. As negaes das proposies simples so: No-p = algum novelo no colorido No-q = algum novelo foi usado Portanto, no-p ou no-q seria: Algum novelo no colorido ou algum novelo foi usado. Poderamos utilizar tambm a expresso pelo menos um no lugar de algum. Com isso, teramos a resposta da letra B. Resposta: B

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 6. FCC TRT/11a 2012) Quando somente trs times (Arrankatoko, Kanelafina e Espantassapo) ainda tinham chances matemticas de ganhar o campeonato do bairro de 2011, trs torcedores fizeram as suas previses. Torcedor 1: O campeo ser o Arrankatoko ou o Kanelafina. Torcedor 2: O campeo ser o Kanelafina ou o Espantassapo. Torcedor 3: O campeo no ser o Kanelafina. Seja n o nmero de torcedores, dentre os trs citados acima, que acertaram suas previses aps o trmino do campeonato. Somente com as informaes fornecidas, (A) no se pode descobrir o valor de n. (B) conclui-se que n = 0. (C) conclui-se que n = 1. (D) conclui-se que n = 2. (E) conclui-se que n = 3. RESOLUO: Se Arrankatoko for campeo, os torcedores 1 e 3 acertaram suas previses, e o torcedor 2 errou, portanto teramos n = 2. Se Kanelafina for campeo, os torcedores 1 e 2 acertaram e o torcedor 3 errou, portanto teramos n = 2. J se Espantassapo ganhou, os torcedores 2 e 3 acertaram, e o torcedor 1 errou. Novamente teramos n = 2. Portanto, conclui-se que, independente de que time ganhar, 2 torcedores tero acertado, ou seja, n = 2. Resposta: D

7. FCC TRT/9 2004) Leia atentamente as proposies P e Q: P: o computador uma mquina. Q: compete ao cargo de tcnico judicirio a construo de computadores. Em relao s duas proposies, correto afirmar que (A)) a proposio composta P ou Q verdadeira. (B) a proposio composta P e Q verdadeira. (C) a negao de P equivalente negao de Q. (D) P equivalente a Q. (E) P implica Q. RESOLUO:
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Sabemos que o computador uma mquina, portanto a proposio p verdadeira. E tambm sabido que o cargo de tcnico judicirio no cuida da construo de computadores. Portanto, a proposio q falsa. Sendo p V, e q F, a disjuno p ou q V. Letra A. Note que a conjuno p e q F, motivo pelo qual a letra B est errada. As letras C, D e E no fazem sentido algum. Resposta: A

8. FCC TRT/9 2004) Leia atentamente as proposies simples P e Q: P: Joo foi aprovado no concurso do Tribunal. Q: Joo foi aprovado em um concurso. Do ponto de vista lgico, uma proposio condicional correta em relao a P e Q : (A) Se no Q, ento P. (B) Se no P, ento no Q. (C)) Se P, ento Q. (D) Se Q, ento P. (E) Se P, ento no Q. RESOLUO: P: Joo foi aprovado no concurso do Tribunal. Q: Joo foi aprovado em um concurso. Note que a proposio P mais especfica que a proposio Q, pois ela no apenas diz que Joo foi aprovado em um concurso, mas discrimina qual foi esse concurso (do Tribunal). Ora, se o caso mais especfico ocorreu (Joo foi aprovado no concurso do Tribunal), ento o caso mais geral tambm ocorreu (Joo foi aprovado em um concurso). Portanto, a proposio Se P, ento Q verdadeira. Resposta: C

9. FCC TRT/6 2006) Na sentena abaixo falta a ltima palavra. Procure nas alternativas a palavra que melhor completa essa sentena. Estava no porto de entrada do quartel, em frente guarita; se estivesse fardado, seria tomado por ... (A) comandante.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

10

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 (B) ordenana. (C) guardio. (D) porteiro. (E)) sentinela. RESOLUO: Esta mais uma daquelas questes de interpretao de texto. Observe que a frase retrata um quartel. Uma pessoa em frente guarita de um quartel poderia ser confundida com sentinela. Cuidado apenas para no marcar a letra D (porteiro), pois o contexto da frase menciona um meio militar, no qual temos um jargo apropriado para a pessoa que desempenha aquela funo. Resposta: E

10. FCC TRT/6 2006) Uma turma de alunos de um curso de Direito reuniu-se em um restaurante para um jantar de confraternizao e coube a Francisco receber de cada um a quantia a ser paga pela participao. Desconfiado que Augusto, Berenice e Carlota no tinham pago as suas respectivas partes, Francisco conversou com os trs e obteve os seguintes depoimentos: Augusto: No verdade que Berenice pagou ou Carlota no pagou. Berenice: Se Carlota pagou, ento Augusto tambm pagou. Carlota: Eu paguei, mas sei que pelo menos um dos dois outros no pagou. Considerando que os trs falaram a verdade, correto afirmar que (A)) apenas Berenice no pagou a sua parte. (B) apenas Carlota no pagou a sua parte. (C) Augusto e Carlota no pagaram suas partes. (D) Berenice e Carlota pagaram suas partes. (E) os trs pagaram suas partes. RESOLUO: Vamos usar as proposies abaixo para resolver a questo: A = Augusto pagou B = Berenice pagou C = Carlota pagou Portanto, as trs frases podem ser escritas da seguinte forma: Augusto: ~(B ou ~C) Berenice: C
Prof. Arthur Lima

A
11

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Carlota: C e (~A ou ~B) Vamos assumir que C V. Analisando a frase de Berenice, conclumos que A V tambm. Na conjuno dita por Carlota, sabemos que C V. Como A V, ento ~A F. Isso obriga ~B a ser V, caso contrrio a disjuno (~A ou ~B) seria F, e a frase de Carlota seria F. Como ~B V, ento B F. E como C V, ento ~C F tambm. Portanto, (B ou ~C) F, o que torna a frase de Augusto V. Assim, assumindo que C V, foi possvel tornar as 3 frases verdadeiras, como manda o enunciado. E, neste caso, B F e A V. Ou seja, Carlota e Augusto pagaram, enquanto Berenice no. Isso torna a letra A, e apenas a letra A, correta. Resposta: A

11. FCC TCE-SP 2005) As afirmaes de trs funcionrios de uma empresa esto registradas a seguir: - Augusto: Beatriz e Carlos no faltaram ao servio ontem - Beatriz: Se Carlos faltou ao servio ontem, ento Augusto tambm faltou - Carlos: Eu no faltei ao servio ontem, mas Augusto ou Beatriz faltaram Se as trs afirmaes so verdadeiras, correto afirmar que, ontem, APENAS a) Augusto faltou ao servio b) Beatriz faltou ao servio c) Carlos faltou ao servio d) Augusto e Beatriz faltaram ao servio e) Beatriz e Carlos faltaram ao servio RESOLUO: Antes de iniciar a resoluo, observe que a frase dita por Carlos uma conjuno, apesar de usar o mas ao invs do e. Vamos utilizar as proposies a seguir para resolver esse exerccio: A = Augusto faltou B = Beatriz faltou C = Carlos faltou Com isso, as frases ditas pelos funcionrios so: - Augusto: ~B e ~C - Beatriz: C
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

12

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 - Carlos: ~C e (A ou B) Como a frase de Augusto uma conjuno, para ela ser verdadeira s h uma forma: ~B V e ~C tambm V. Portanto, B F e C F. Na frase de Beatriz, C F, de modo que A pode ser V ou F e ainda assim a sua frase verdadeira. J na frase de Carlos, ~C V, e alm disso (A ou B) precisa ser V. Como ~B V, ento B F. Com isso, A precisa ser V. Ou seja, considerando que A V, B F e C F, as 3 frases ficaram verdadeiras, como manda o enunciado. Portanto, Augusto foi o nico a faltar. Resposta: A

12. FCC IPEA 2005) Quando no vejo Lucia, no passeio ou fico deprimido. Quando chove, no passeio e fico deprimido. Quando no faz calor e passeio, no vejo Lucia. Quando no chove e estou deprimido, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje (A)) vejo Lucia, e no estou deprimido, e no chove, e faz calor. (B) no vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. (C) no vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e no faz calor. (D) vejo Lucia, e no estou deprimido, e chove, e faz calor. (E) vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e faz calor. RESOLUO: Temos uma srie de condicionais (ao invs de usarem Se.., ento... foi utilizado o Quando..., ...), e uma proposio simples (passeio). Sendo todas verdadeiras, podemos fazer a seguinte anlise:

Quando chove, no passeio e fico deprimido Sabemos que no passeio F, portanto a conjuno no passeio e fico deprimido F. Com isso, chove precisa ser F tambm.

Quando no chove e estou deprimido, no passeio No passeio F, portanto no chove e estou deprimido precisa ser F. Como no chove V, obrigatoriamente estou deprimido deve ser F.

Quando no vejo Lucia, no passeio ou fico deprimido


Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

13

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Como no passeio F e fico deprimido tambm F, a disjuno no passeio ou fico deprimido F. Com isso, no vejo Lucia F.

Quando no faz calor e passeio, no vejo Lucia No vejo Lucia F, portanto no faz calor e passeio tambm precisa ser F. Sabemos que passeio V, o que obriga no faz calor a ser F.

Com isso, as proposies verdadeiras so: - passeio - no chove - no estou deprimido - vejo Lucia - faz calor Temos essa relao na letra A. Resposta: A

13. FCC IPEA 2005) Considerando toda prova de Lgica difcil uma proposio verdadeira, correto inferir que (A) nenhuma prova de Lgica difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (B)) alguma prova de Lgica difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (C) alguma prova de Lgica difcil uma proposio verdadeira ou falsa. (D) algum prova de Lgica no difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (E) alguma prova de Lgica no difcil uma proposio verdadeira ou falsa. RESOLUO: Se todas as provas de Lgica so difceis, ento tambm certo dizer que alguma prova de lgica difcil, ou pelo menos uma difcil, ou existe prova de lgica difcil. O ditado popular quem pode mais, pode menos cabe muito bem aqui. Note que o contrrio no seria possvel. Isto , se a afirmao correta fosse alguma prova de Lgica difcil, no poderamos afirmar que toda prova de Lgica difcil, pois poderia haver provas de lgica fceis e difceis. Resposta: B
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

14

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 14. FCC TCE-PI 2005) O manual de garantia da qualidade de uma empresa diz que, se um cliente faz uma reclamao formal, ento aberto um processo interno e o departamento de qualidade acionado. De acordo com essa afirmao, correto concluir que (A) a existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio necessria para que o departamento de qualidade seja acionado. (B)) a existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. (C) a abertura de um processo interno uma condio necessria e suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. (D) se um processo interno foi aberto, ento um cliente fez uma reclamao formal. (E) no existindo qualquer reclamao formal feita por um cliente, nenhum processo interno poder ser aberto. RESOLUO: Resumindo a frase do enunciado, temos a seguinte condicional: cliente reclama (abre processo e departamento acionado)

Em uma condicional p q,sabemos que p condio suficiente para q, e q condio necessria para p. Ou seja, o cliente reclamar condio suficiente para se abrir processo e se acionar o departamento. Isso dito na letra B. Alm disso, a abertura de processo e o acionamento do departamento so condies necessrias existncia de reclamao de cliente. No h que se falar aqui em condio necessria e suficiente, pois no temos uma bicondicional. Ainda, vale mencionar que a letra D est errada, pois, na condicional p q, o fato de q ser V no obriga p a ser V tambm. E a letra E est errada, pois o fato de p ser F no obriga q a ser F tambm. Resposta: B.

15. FCC TRT9a. 2004) Em um trecho da letra da msica Sampa, Caetano Veloso se refere cidade de So Paulo dizendo que ela o avesso, do avesso, do avesso, do avesso. Admitindo que uma cidade represente algo bom, e que o seu avesso represente algo ruim, do ponto de vista lgico, o trecho da msica de Caetano Veloso afirma que So Paulo uma cidade
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

15

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 (A) equivalente a seu avesso. (B) similar a seu avesso. (C) ruim e boa. (D) ruim. (E)) boa. RESOLUO: Para resolver questo podemos usar um conceito anlogo ao que estudamos ao ver as negaes de proposies. Assim como ~ (~p) , isto , duas vezes a negao de p, igual proposio inicial p, podemos dizer que o avesso do avesso igual ao lado original. Na msica de Caetano, temos 4 vezes a palavra avesso. Assim, temos: 1 avesso: ruim 2 avesso: bom (retorna ao original) 3 avesso: ruim 4 avesso: bom (novamente). Ou seja, Caetano afirma que So Paulo uma cidade boa. Resposta: E

16. FCC TRT9a. 2004) Considere a seguinte proposio: na eleio para a prefeitura, o candidato A ser eleito ou no ser eleito. Do ponto de vista lgico, a afirmao da proposio caracteriza (A) um silogismo. (B)) uma tautologia. (C) uma equivalncia. (D) uma contingncia. (E) uma contradio. RESOLUO: Observe que essa frase menciona os dois resultados possveis da eleio: A ser eleito ou no. Portanto, essa frase sempre verdadeira. Estamos diante de uma tautologia. Outra forma de ver seria imaginando p = A ser eleito e ~p = A no ser eleito. A frase dada pelo enunciado p ou ~p. Construindo a tabela-verdade dessa proposio, voc veria que ela tem o valor lgico V para qualquer valor lgico de p. Resposta: B
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

16

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 17. FCC TRT9a. 2004) De acordo com a legislao, se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento ela ter que ser feita atravs concurso. Do ponto de vista lgico, essa afirmao equivalente a dizer que (A)) se no houver concurso, ento no haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. (B) se no houver concurso, ento haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. (C) se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento haver concurso. (D) se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no houve concurso. (E) se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no haver concurso. RESOLUO: Assumindo p = h contratao e q = h contratao por concurso, a frase do enunciado a condicional p q. Sabemos que esta condicional equivalente a ~q ~p, ou seja: Se no houver contratao por concurso, ento no haver contratao Temos isto na letra A. Lembrando que a outra proposio equivalente seria do tipo ~p ou q. Resposta: A 18. FCC SEFAZ-SP 2006) Se p e q so proposies, ento a proposio p ~ q equivalente a: a) ~ (q ~ p ) b) ~ ( p q ) c) ~ ( p ~ q ) d) ~ ( p q ) e) ~ q ~ p RESOLUO:
Aqui voc poderia se lembrar que a negao de p q justamente p ~ q . Portanto, a expresso equivalente a p ~ q seria ~(p q). Letra D.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

17

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Se voc no percebesse isso rapidamente, precisaria escrever a tabelaverdade de p ~ q e, a seguir, escrever a tabela-verdade de cada alternativa de resposta, procurando aquela que fosse igual primeira. Resposta: D

19. FCC SEFAZ-SP 2006) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma
mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I. Que belo dia! II. Um excelente livro de raciocnio lgico III. O jogo terminou empatado? IV. Existe vida em outros planetas do universo V. Escreva uma poesia A frase que no possui essa caracterstica comum a: a) IV b) V c) I d) II e) III

RESOLUO:
Note que a frase IV uma proposio, pois pode assumir os valores lgicos V ou F. Entretanto, impossvel atribuir esses valores lgicos s demais frases, pois temos pergunta (III), ordem ou pedido (V), e expresso de opinies (I e II). Ou seja, todas elas no so proposies. Portanto, a nica frase diferente a da letra IV, por ser uma proposio, ao contrrio das demais.

Resposta: A

20. FCC SEFAZ-SP 2006) Na tabela-verdade abaixo, p e q so proposies.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

18

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04

A proposio composta que substitui corretamente o ponto de interrogao : a) p q b) ~ ( p q ) c) p q d) p q e) ~ ( p q ) RESOLUO:


Observe que a proposio composta (coluna da direita) s Verdadeira quando p V e q F. Sabemos que a condicional p q Falsa apenas quando p F e q V, sendo Verdadeira para todos os demais casos. Portanto, a negao dessa condicional, isto , ~(p q) Verdadeira apenas quando p V e q F, sendo Falsa para todos os demais casos, como vemos na coluna da direita. Ou seja, podemos substituir a interrogao por ~(p q).

Resposta: E
*************************** Pessoal, por hoje isso. At a quinta aula, quando trataremos dos Diagramas Lgicos! Abrao, Arthur Lima (arthurlima@estrategiaconcursos.com.br)

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

19

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 2. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA 1. FCC TRT/11a 2012) Existem no mundo 7 bilhes de pessoas, nenhuma delas com mais de 200.000 fios de cabelo em sua cabea. Somente com essas informaes, conclui-se que existem no mundo, necessariamente, (A) pessoas com 200.000 fios de cabelo em suas cabeas. (B) mais do que 7 bilhes de fios de cabelo. (C) pessoas com nenhum fio de cabelo em suas cabeas. (D) duas pessoas com nmeros diferentes de fios de cabelo em suas cabeas. (E) duas pessoas com o mesmo nmero de fios de cabelo em suas cabeas. 2. FCC TRT/11a 2012) O diretor comercial de uma companhia, preocupado com as numerosas reclamaes de clientes sobre a falta de produtos do catlogo nas lojas da empresa, deu a seguinte ordem a todos os gerentes: Pelo menos uma de nossas lojas deve ter em seu estoque todos os produtos de nosso catlogo. Dois meses depois, o diretor constatou que sua ordem no estava sendo cumprida. Com essas informaes, conclui-se que, necessariamente, (A) no estoque de cada loja da empresa faltava pelo menos um produto do catlogo. (B) nenhum produto do catlogo estava disponvel no estoque de todas as lojas da empresa. (C) no estoque de apenas uma loja da empresa no havia produtos do catlogo em falta. (D) alguma loja da empresa no tinha em seu estoque qualquer produto do catlogo. (E) algum produto do catlogo estava em falta no estoque de todas as lojas da empresa. 3. FCC TRT/11a 2012) Quatro mulheres esto sentadas em uma mesa redonda, de forma que cada uma tem uma pessoa sua frente, outra sua esquerda e uma terceira sua direita. Num dado instante, cada uma faz uma afirmao. Cludia: estou direita da Flvia. Ceclia: estou entre a Marina e a Cludia. Marina: estou entre a Ceclia e a Cludia.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

20

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Flvia: est chovendo. Sabendo que uma nica das quatro afirmaes falsa, pode-se afirmar que a autora dessa afirmao (A) certamente a Ceclia. (B) tanto pode ser a Ceclia quanto a Marina. (C) tanto pode ser a Ceclia quanto a Flvia. (D) certamente a Cludia. (E) certamente a Flvia. 4. FCC TRT/11a 2012) Um analista esportivo afirmou: Sempre que o time X joga em seu estdio marca pelo menos dois gols. De acordo com essa afirmao, conclui-se que, necessariamente, (A) o time X nunca derrotado quando joga em seu estdio. (B) o time X marca mais gols em seu estdio do que fora dele. (C) o time X marca menos de dois gols quando joga fora de seu estdio. (D) se o time X marcar um nico gol em um jogo, este ter ocorrido fora de seu estdio. (E) se o time X marcar trs gols em um jogo, este ter ocorrido em seu estdio. 5. FCC TRT/11a 2012) Uma senhora afirmou que todos os novelos de l guardados numa gaveta so coloridos e nenhum deles foi usado. Mais tarde, ela percebeu que havia se enganado em relao sua afirmao, o que permite concluir que (A) existem novelos de l brancos na gaveta e eles j foram usados. (B) pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou algum deles foi usado. (C) pelo menos um novelo de l da gaveta no colorido ou todos eles foram usados. (D) os novelos de l da gaveta no so coloridos e j foram usados. (E) os novelos de l da gaveta no so coloridos e algum deles j foi usado. 6. FCC TRT/11a 2012) Quando somente trs times (Arrankatoko, Kanelafina e Espantassapo) ainda tinham chances matemticas de ganhar o campeonato do bairro de 2011, trs torcedores fizeram as suas previses. Torcedor 1: O campeo ser o Arrankatoko ou o Kanelafina.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

21

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 Torcedor 2: O campeo ser o Kanelafina ou o Espantassapo. Torcedor 3: O campeo no ser o Kanelafina. Seja n o nmero de torcedores, dentre os trs citados acima, que acertaram suas previses aps o trmino do campeonato. Somente com as informaes fornecidas, (A) no se pode descobrir o valor de n. (B) conclui-se que n = 0. (C) conclui-se que n = 1. (D) conclui-se que n = 2. (E) conclui-se que n = 3.

7. FCC TRT/9 2004) Leia atentamente as proposies P e Q: P: o computador uma mquina. Q: compete ao cargo de tcnico judicirio a construo de computadores. Em relao s duas proposies, correto afirmar que (A)) a proposio composta P ou Q verdadeira. (B) a proposio composta P e Q verdadeira. (C) a negao de P equivalente negao de Q. (D) P equivalente a Q. (E) P implica Q.

8. FCC TRT/9 2004) Leia atentamente as proposies simples P e Q: P: Joo foi aprovado no concurso do Tribunal. Q: Joo foi aprovado em um concurso. Do ponto de vista lgico, uma proposio condicional correta em relao a P e Q : (A) Se no Q, ento P. (B) Se no P, ento no Q. (C)) Se P, ento Q. (D) Se Q, ento P. (E) Se P, ento no Q.

9. FCC TRT/6 2006) Na sentena abaixo falta a ltima palavra. Procure nas alternativas a palavra que melhor completa essa sentena. Estava no porto de entrada do quartel, em frente guarita; se estivesse fardado, seria tomado por ...
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

22

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 (A) comandante. (B) ordenana. (C) guardio. (D) porteiro. (E)) sentinela.

10. FCC TRT/6 2006) Uma turma de alunos de um curso de Direito reuniu-se em um restaurante para um jantar de confraternizao e coube a Francisco receber de cada um a quantia a ser paga pela participao. Desconfiado que Augusto, Berenice e Carlota no tinham pago as suas respectivas partes, Francisco conversou com os trs e obteve os seguintes depoimentos: Augusto: No verdade que Berenice pagou ou Carlota no pagou. Berenice: Se Carlota pagou, ento Augusto tambm pagou. Carlota: Eu paguei, mas sei que pelo menos um dos dois outros no pagou. Considerando que os trs falaram a verdade, correto afirmar que (A)) apenas Berenice no pagou a sua parte. (B) apenas Carlota no pagou a sua parte. (C) Augusto e Carlota no pagaram suas partes. (D) Berenice e Carlota pagaram suas partes. (E) os trs pagaram suas partes.

11. FCC TCE-SP 2005) As afirmaes de trs funcionrios de uma empresa esto registradas a seguir: - Augusto: Beatriz e Carlos no faltaram ao servio ontem - Beatriz: Se Carlos faltou ao servio ontem, ento Augusto tambm faltou - Carlos: Eu no faltei ao servio ontem, mas Augusto ou Beatriz faltaram Se as trs afirmaes so verdadeiras, correto afirmar que, ontem, APENAS a) Augusto faltou ao servio b) Beatriz faltou ao servio c) Carlos faltou ao servio d) Augusto e Beatriz faltaram ao servio e) Beatriz e Carlos faltaram ao servio

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

23

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 12. FCC IPEA 2005) Quando no vejo Lucia, no passeio ou fico deprimido. Quando chove, no passeio e fico deprimido. Quando no faz calor e passeio, no vejo Lucia. Quando no chove e estou deprimido, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje (A)) vejo Lucia, e no estou deprimido, e no chove, e faz calor. (B) no vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. (C) no vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e no faz calor. (D) vejo Lucia, e no estou deprimido, e chove, e faz calor. (E) vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e faz calor.

13. FCC IPEA 2005) Considerando toda prova de Lgica difcil uma proposio verdadeira, correto inferir que (A) nenhuma prova de Lgica difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (B)) alguma prova de Lgica difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (C) alguma prova de Lgica difcil uma proposio verdadeira ou falsa. (D) algum prova de Lgica no difcil uma proposio necessariamente verdadeira. (E) alguma prova de Lgica no difcil uma proposio verdadeira ou falsa.

14. FCC TCE-PI 2005) O manual de garantia da qualidade de uma empresa diz que, se um cliente faz uma reclamao formal, ento aberto um processo interno e o departamento de qualidade acionado. De acordo com essa afirmao, correto concluir que (A) a existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio necessria para que o departamento de qualidade seja acionado. (B)) a existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. (C) a abertura de um processo interno uma condio necessria e suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. (D) se um processo interno foi aberto, ento um cliente fez uma reclamao formal. (E) no existindo qualquer reclamao formal feita por um cliente, nenhum processo interno poder ser aberto.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

24

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 15. FCC TRT9a. 2004) Em um trecho da letra da msica Sampa, Caetano Veloso se refere cidade de So Paulo dizendo que ela o avesso, do avesso, do avesso, do avesso. Admitindo que uma cidade represente algo bom, e que o seu avesso represente algo ruim, do ponto de vista lgico, o trecho da msica de Caetano Veloso afirma que So Paulo uma cidade (A) equivalente a seu avesso. (B) similar a seu avesso. (C) ruim e boa. (D) ruim. (E)) boa.

16. FCC TRT9a. 2004) Considere a seguinte proposio: na eleio para a prefeitura, o candidato A ser eleito ou no ser eleito. Do ponto de vista lgico, a afirmao da proposio caracteriza (A) um silogismo. (B)) uma tautologia. (C) uma equivalncia. (D) uma contingncia. (E) uma contradio.

17. FCC TRT9a. 2004) De acordo com a legislao, se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento ela ter que ser feita atravs concurso. Do ponto de vista lgico, essa afirmao equivalente a dizer que (A)) se no houver concurso, ento no haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. (B) se no houver concurso, ento haver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio. (C) se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento haver concurso. (D) se no houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no houve concurso.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

25

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 (E) se houver contratao de um funcionrio para o cargo de tcnico judicirio, ento no haver concurso. 18. FCC SEFAZ-SP 2006) Se p e q so proposies, ento a proposio p ~ q equivalente a: a) ~ (q ~ p ) b) ~ ( p q ) c) ~ ( p ~ q ) d) ~ ( p q ) e) ~ q ~ p

19. FCC SEFAZ-SP 2006) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma
mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I.Que belo dia! II. Um excelente livro de raciocnio lgico III. O jogo terminou empatado ? IV. Existe vida em outros planetas do universo V. Escreva uma poesia A frase que no possui essa caracterstica comum a: a) IV b) V c) I d) II e) III

20. FCC SEFAZ-SP 2006) Na tabela-verdade abaixo, p e q so proposies.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

26

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04

A proposio composta que substitui corretamente o ponto de interrogao : a) p q b) ~ ( p q ) c) p q d) p q e) ~ ( p q )

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

27

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 04 3. GABARITO 01 E 08 C 15 E 02 A 09 E 16 B 03 B 10 A 17 A 04 D 11 A 18 D 05 B 12 A 19 A 06 D 13 B 20 E 07 A 14 B

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

28

Вам также может понравиться