Вы находитесь на странице: 1из 9

Artigo Tcnico Ttulo: Aplicao de Tinta em P sobre Substratos Sensveis ao Calor

Autores: Marcos Pini Frana e Cristina Lastrucci Alziati

Texto: Extraido do site; www.pinturaindustrial.com.br Introduo As tintas em p tm sido utilizadas para recobrimento de substratos metlicos em aplicaes industriais durante os ltimos 30 anos. A forte expanso do uso das tintas em p foi motivada pelo seu excelente desempenho, baixo custo, baixo consumo de energia e especialmente por sua relao amigvel ao ambiente. Essas propriedades tornaram a tinta em p o substituto ideal para tintas industriais base solvente, uma vez que essas tiveram que ser gradativamente substitudas devido ao aparecimento de regulamentaes que restringiram a emisso de solventes na atmosfera. Aps meados da dcada de 90, o crescimento se desacelerou, conforme as aplicaes de tinta em p foram substituindo as tintas lquidas em todas as aplicaes onde eram economicamente viveis. Atualmente, a taxa de crescimento meramente alguns pontos acima do restante do mercado de tintas. O crescimento reduzido e o aumento da competitividade devido globalizao motivaram os fabricantes a procurar novos usos para as tintas em p. Entre todas as novas aplicaes, o uso de tintas em p em substratos sensveis ao calor, como aglomerados de madeira, plsticos e materiais compostos, oferece um potencial promissor, mas tambm revela desafios difceis de serem superados. Esse artigo mostra os resultados de uma recente pesquisa de propriedade intelectual que confirma a consolidao da aplicao das tintas em p em substratos sensveis ao calor, especialmente em substituio aos laminados de alta presso aplicados sobre aglomerados de madeira tipo MDF (medium density fiberboard ). Aparentemente, a tinta em p a opo preferida, j que oferece um desempenho similar ao dos laminados de alta presso, porm a um custo reduzido. A aplicao de tinta em p tambm permite maior liberdade de design aos arquitetos e designers de moblia, possibilitando a incorporao de formas irregulares ou arredondadas aos mveis, o que praticamente impossvel de se obter com os laminados.

As duas principais tecnologias de tinta em p que atendem os requisitos atuais para aplicao em MDF so: tinta em p curada por UV e tinta em p curada a baixa temperatura.. Esse artigo compara as duas tecnologias usando resinas epxi de ltima gerao Tendncias das Tintas em P Uma extensa pesquisa em patentes foi realizada para confirmar as tendncias atuais da tecnologia de tinta em p. Aproximadamente 2.500 sumrios referentes ao perodo de 1995 2002 foram analisados por meio de tcnicas tradicionais de mapeamento de patentes. Tambm foram utilizadas ferramentas de anlise automatizadas que confirmaram as tendncias reveladas pela anlise tradicional. Nessa pesquisa ficou evidente que o uso de tinta em p em substratos sensveis ao calor foi um dos principais focos do desenvolvimento nos ltimos anos, pois o nmero de registro de patentes teve seu crescimento acelerado. A aplicao de tinta em p em substratos sensveis ao calor pode ser claramente separada em duas tecnologias distintas: cura a baixa temperatura e cura por UV. Ambas apresentaram um forte crescimento, mas a tecnologia de cura por UV comeou lentamente, por volta de 1996, e tem crescido rapidamente desde ento, como pode ser verificado na Figura 1. Tambm foi possvel identificar que a qumica de epxi mostrou ser a preferida para essa aplicao, seguida pelo polister, poliuretano e acrlicos. Tinta em P em Substratos Sensveis ao Calor Como j mencionado anteriormente, as aplicaes das tintas em p atingiram lentamente a maturidade por volta de meados da dcada de 90 e o seu crescimento desacelerou. As principais barreiras para o crescimento podem ser relacionadas com as propriedades bsicas das tintas em p termofixas:

A temperatura de cura dos produtos comercialmente disponveis geralmente excede a temperatura qual plsticos, madeira ou outros substratos sensveis ao calor podem resistir. A possibilidade de obter um acabamento liso limitada pela capacidade da pintura de fundir, nivelar e curar num curto espao de tempo. A temperatura de cura cerca de 20C abaixo da temperatura de processamento (extruso) tpica (~100C), tornando o processo de produo muito delicado. A alta reatividade requerida para cura a baixa temperatura resulta em um produto instvel que requer condies de armazenamento especiais.

Num esforo para oferecer crescimento contnuo ao mercado de tinta em p, tecnologias alternativas foram desenvolvidas para superar as limitaes descritas acima:

Novas qumicas para ps-termofixos e novos processos de produo esto sendo desenvolvidos para superar os problemas de estabilidade no armazenamento e diminuir a temperatura de cura. O uso de cura por UV como um meio para desassociar as etapas de fuso e de nivelamento do processo de cura em si.

Uma vez que a tinta em p pode ser curada a baixa temperatura sem comprometer a qualidade de acabamento ou a estabilidade durante o armazenamento, seu uso pode ser estendido alm dos substratos metlicos tradicionais para substratos no-metlicos sensveis ao calor como madeira natural, aglomerados de madeira, plsticos, compsitos etc. Dentre esses substratos, o aglomerados de madeira tipo MDF (medium density fiberboard) representa o mercado mais promissor, pois a uniformidade do material e seu bom acabamento superficial facilitam a aplicao da tinta em p. Aplicao de tinta em P sobre MDF Embora qualquer tentativa para determinar o volume futuro da aplicao de tintas em p em substratos sensveis ao calor possa ser considerada mera especulao, uma rpida avaliao baseada na estimativa de custo das tintas em p versus as tecnologias alternativas, e considerando que esses sistemas apenas se aplicam a produes industriais de larga escala, revela que, com base nos volumes de produo mundial de MDF, o potencial para a tinta em p em substratos termossensveis pode ser superior a 100.000 t/ano na maturidade, o que representa um aumento de aproximadamente 10% no volume atual do mercado global de tintas em p (Figura 2). Diversos mtodos atualmente so empregados para revestir MDF:

Laminados de alta presso Filmes de vinil "Finish foil" - papis saturados de resina melamnica ou polister Alternativamente, tem-se utilizado alguns tipos de pintura lquida, como por exemplo:

Mltiplas camadas de pinturas lquidas que vo desde os revestimentos mais antigos, baseados em resina nitrocelulsica, polisteres insaturados, poliuretanas base gua e poliuretanas bicomponente. Tintas lquidas de cura UV

Algumas vantagens e desvantagens de cada mtodo so apresentadas na Tabela 1. Assim como acontece no mercado de tintas para substratos metlicos, a tinta em p quando

aplicada em MDF tambm apresenta as mesmas vantagens ambientais, alta qualidade de acabamento e custos reduzidos, o que a torna a alternativa preferida. Aplicao e Cura de Tinta em P sobre MDF As tintas em p para substratos de madeira apresentam diversos desafios tcnicos:

Condutividade - os substratos devem ser condutivos para aceitarem carga eletrosttica e, conseqentemente, serem pintados com tinta em p. A madeira no intrinsecamente um substrato condutivo, mas pode se tornar suficientemente condutiva quando estiver ligeiramente mida. No caso do MDF, o teor de umidade deve ser controlado entre 6% - 8% para que tenha uma condutividade adequada para a aplicao e ao mesmo tempo no produza defeitos na pintura devido degaisificao que ocorre quando a umidade muito elevada. Para que o MDF se torne condutivo, necessrio fazer um pr-aquecimento, o que faz com que a umidade interna migre para a superfcie. O pr-aquecimento deve ser preciso e de acordo com a geometria da pea a ser pintada. Em geral, so usados fornos de conveco e/ou infra-vermelho e as peas so expostas a temperaturas entre 130C 150C por cerca de 2 a 3 minutos, resultando em uma temperatura superficial em torno de 100C. O tempo e temperatura de exposio timos devem ser determinados empiricamente. Densidade uniforme da placa - a densidade e a composio do substrato devem ser uniformes para que a condutividade seja uniforme quando aquecido. Alguns fabricantes de MDF desenvolveram produtos especficos para a aplicao de tinta em p. Acabamento superficial - fibras longas e salientes na superfcie do substrato resultam em defeitos na pintura. O substrato deve ser acabado (lixado) apropriadamente. Cobertura das arestas - As peas devem ser projetadas de maneira a evitar arestas salientes ou ngulos agudos que tendem a perder umidade mais rapidamente resultando em baixa condutividade e falha na deposio da tinta em p.

Assim sendo, para se obter uma aplicao perfeita de tinta em p sobre substratos de madeira, necessrio que o substrato tenha boa consistncia, teor de umidade controlado e que o pr-aquecimento seja feito rigorosamente dentro das condies que provm o mximo de condutividade. Tabela 1. Vantagens e desvantagens do uso de tinta em p sobre MDF em relao a outros tipos de acabamento. Tinta em Tinta em Lquida Laminados P Baixa Convencional P Temp. UV Segurana ++ ++ -

ambiental Nmero de mos de tinta ++ ++ Limitados Baixo Muito Baixa Baixo Mdio NA Diversos Altssimo Muito Baixa NA Alto

Limitados Limitados Tipos de + acabamentos Custo Resduo gerado Custo de energia Custo de mo-de-obra Alto Pouco Mdio Pouco Alta Mdio Baixo

Produtividade Altssima Baixo Baixo

Tinta em p para baixa temperatura de cura Tintas em p para baixa temperatura de cura so produtos especialmente formulados para curar a temperaturas entre 120oC e 150oC em cerca de 5 a 15 minutos dependendo da temperatura. As peas a serem recobertas so pr-aquecidas e a tinta em p aplicada. Em seguida, as peas passam por um forno de infra-vermelho e/ou conveco onde a tinta em p funde e nivela, mas tambm comea a curar. Assim sendo, o processo de nivelamento e cura "competem" entre si, medida que a pintura aquecida. Esse efeito pode ser notado na Figura 3, que compara o comportamento da viscosidade versus temperatura entre uma tinta epxi-polister hbrida convencional, uma tinta em p de baixa temperatura de cura e uma tinta p curada por UV. Devido sua alta reatividade, a tinta em p curada a baixa temperatura passa por uma viscosidade mnima mais alta que das duas outras formulaes e permanece no ponto mnimo por um tempo mais curto, exigindo o uso de resinas e endurecedores de baixa viscosidade para que se obtenha um acabamento liso. Tinta em P de Cura UV Como j mencionado, o processo inicia-se com o pr-aquecimento das peas a serem pintadas para tornar o substrato mais condutivo. As placas ento so pintadas e passam por um forno para fundir e nivelar a pintura. Uma vez que os processos de cura e fuso no ocorrem simultaneamente, o tempo e temperatura de fuso so ajustados nica e exclusivamente em funo do processo de nivelamento. Em seguida a pea transportada cmara de UV, onde a cura ocorre praticamente instantaneamente. A separao do processo de fuso e o nivelamento do processo de cura tambm so exemplificados na Figura 3, onde se pode notar que o ponto de viscosidade mnima corresponde ao momento

em que a pea exposta radiao UV. Caso no fosse irradiada, a viscosidade continuaria decrescendo, pois no haveria reao de cura. Os tempos de cura por UV (que podem ser menores que trs minutos) so mais curtos do que os tempos de cura requeridos pelos sistemas de p LTC (mais de 10 minutos). Os tempos de exposio do substrato ao calor permitem evitar certos problemas, como rachaduras que ocorrem quando o substrato excessivamente aquecido. Por outro lado, a cura de tintas pigmentadas por UV difcil porque alguns pigmentos absorvem fortemente a radiao UV, limitando a cura da pintura. A cura de objetos tridimensionais por UV tambm um desafio porque a tinta s curada quando atingida por uma intensidade suficiente da radiao. Em determinados pontos, como orifcios e reentrncias, onde a radiao UV no incide diretamente (pontos de sombra), no existe uma cura completa da pintura o que pode resultar em baixo desempenho do produto acabado. Na cura por UV tambm existem algumas limitaes em termos de cores que podem ser utilizadas, pois alguns pigmentos absorvem fortemente os comprimentos de onda normalmente utilizados para cura de pinturas, interferindo ou at impedindo o processo de cura. A Tabela 2 resume algumas das maiores vantagens e desvantagens de ambas as tecnologias Tabela 2. Quadro comparativo das vantagens e desvantagens das tintas em p de baixa temperatura de cura e cura por UV VANTAGENS Tintas em P Curveis por UV Fluxo excelente Tempo de cura rpido Acabamento excelente Tintas em P de Cura por Baixa Temp. DESVANTAGENS Tintas em P Curveis por UV Faixa de brilho limitada Faixa de cor limitada Alto custo Tintas em P de Cura por Baixa Temp. Resistncia qumica limitada Fluxo limitado Tempo de cura maior

Cura completa Relativamente barato Acabamentos de baixo brilho

Alta resistncia qumica Alta dureza

Espessura elevada Sem limitao de cor Alta adeso

Pontos de sombras Baixa adeso Baixa dureza

Prazo de validade limitado Baixa dureza

Novos Desenvolvimentos Para resumir os desafios da aplicao de tintas em p em substratos sensveis ao calor, podemos dizer que o sistema LTC requer uma cura mais latente que permita um controle melhor do nivelamento e da cura, e tambm meios mais consistentes para obter baixo brilho. A tecnologia de tinta em p de cura UV tambm requer solues para os pontos de sombra, meios para alcanar baixo brilho e fotoiniciadores ou sistemas de cura que permitam fabricar tintas de qualquer cor e opacidade nas espessuras desejadas pela indstria. Alm desses desafios, ambas tecnologias precisaro de resinas que combinem baixa viscosidade nas temperaturas de processo com estabilidade no armazenamento. muito difcil obter-se esses dois atributos em um nico polmero, pois o aumento da estabilidade no armazenamento geralmente est associado a uma temperatura de transio vtrea (Tg) mais alta, que por sua vez obtida pelo aumento do peso molecular, resultando em uma viscosidade mais elevada. Conseqentemente, outras tecnologias, como mudanas na cristalinidade, adio de grupos funcionais, ramificaes etc., precisam ser empregadas para obter-se o equilbrio desejado dessas propriedades. Para atender a esses desafios, a The Dow Chemical Company recentemente lanou no mercado duas novas resinas com base na qumica de epxi, para uso em formulaes de tintas em p para baixa temperatura de cura e de cura UV, respectivamente: D.E.R.* 6615 e XZ 92580.00. D.E.R.* 6615 uma resina epxi modificada, para baixa temperatura de cura, baseada num processo de converso controlada patenteado pela Dow . O polmero resultante tem dupla funcionalidade: epxi e fenlica e tem uma relao viscosidade/estabilidade ao armazenamento (Tg) muito mais favorvel que uma resina epxi convencional (Tabela 3), resultando assim em um acabamento mais liso a baixas temperaturas e uma tinta em p estvel ao armazenamento. Tabela 3. Quadro comparativo das propriedades da resina D.E.R.* 6615 em relao s propriedades de resinas epxi convencionais tipo 1, 2 e 3. Nota-se que a resina D.E.R.* 6615 tem um Tg superior a resina tipo 1, porm com uma viscosidade inferior.

EEW (g/eq)

Tg (C) 100C

VIscosidade (cps ) 120C 4186 130C 2126 150C 593

D.E.R.* 6615 D.E.R.* 661 D.E.R.* 662E D.E.R.* 63U

540

44

23270

540

40

37000

6470

3180

962

620

50

79400

12700

5990

1650

760

56

360000

39100

16600

3950

Essa resina pode ser formulada com diferentes agentes de cura, mas os endurecedores fenlicos so preferidos pois tambm tem um bom balano viscosidade/ponto de amolecimento aliado a um baixo custo e podem ser acelerados para curarem em temperaturas to baixas quanto 120C 130C. Devido a sua dupla funcionalidade a D.E.R.* 6615 pode ser usada tambm em sistemas auto-reticulveis, apenas utilizando-se um acelerador como agente de cura. A XZ 92580.00 uma resina epoxi ster-vinlica slida usada em tinta em p curvel por UV. Pode ser usada em formulaes transparentes e pigmentadas. Tambm permite a obteno de diversos tipos de acabamentos como texturizados. A XZ 92580.00 uma nova gerao de resinas que combina a mesma viscosidade e reatividade da verso anterior (XZ 92478.00) com um Tg significativamente mais alto, resultando numa tinta em p mais estvel ao armazenamento, com o mesmo desempenho e qualidade de acabamento. O Futuro das Tintas em P em Substratos Sensveis ao Calor A tinta em p apenas comeou sua jornada pelos mercados de substratos sensveis ao calor. Diversos desafios ainda precisam ser vencidos antes que a tecnologia seja amplamente adotada. De certa forma, esse desenvolvimento pode ser comparado com o desenvolvimento das tintas lquidas curveis por UV. Foram necessrios vrios anos para que no somente os usurios finais, mas tambm os fabricantes de equipamentos, fornecedores de matria-prima e diversos outros setores industriais aceitassem a nova tecnologia e fizessem sua parte para levar a mesma a uma larga escala comercial. Algumas dessas inovaes tecnolgicas j esto aparecendo no mercado. Um bom exemplo so os avanos na fabricao dos aglomerados de madeira para uso com tinta em p. Embora o alvo principal da aplicao da tinta em p seja o MDF, novos substratos, como o Woodstalk, tambm produzido pela Dow Chemical Co, apresentam caractersticas

diferenciadas que auxiliam a aplicao da tinta em p. O MDF tpico possui um intervalo de pr-aquecimento bem estreito. Assim que a pea de MDF comea a ser aquecida, a umidade migra superfcie e a torna suficientemente condutiva para a aplicao da tinta em p. Porm, se a pea continuar sendo aquecida, o teor de umidade diminui rapidamente e a eficincia da transferncia se reduz sensivelmente. Assim sendo, o aquecimento da peas de MDF necessita ser preciso e determinado empiricamente para cada caso. O Woodstalk possui uma condutividade maior que o MDF e apenas necessita de um praquecimento mnimo para a transferncia adequada da tinta em p, resultando em uma eficincia de transferncia duas vezes maior que a do MDF. Ele tambm mantm sua condutividade em um intervalo de temperatura bem mais amplo, o que torna o processo de aplicao mais robusto e aumenta a consistncia do produto acabado. Outro aspecto importante do Woodstalk que ele possui um teor de umidade em equilbrio mais baixo do que o MDF, resultando em menor perda de volteis e, portanto, menos defeitos na tinta aplicada. Pelo lado do desenvolvimento das resinas, grandes esforos tm sido feitos para resolver o problema dos pontos de sombra nas tintas curveis por UV. Para resolver esse problema, sistemas de dupla cura foram desenvolvidos e comearam a ser empregados comercialmente. Os sistemas de dupla cura tentam combinar o melhor dos sistemas de cura UV e de baixa temperatura de cura. Esses sistemas utilizam a cura por UV como o principal sistema de cura, porm tambm utilizam a energia trmica do processo de fuso, bem como o rpido aumento de temperatura durante a exposio ao UV para promover uma reticulao parcial que seja suficiente para atender o critrio mnimo de desempenho para aquela aplicao. Esse sistema tambm pode ser "invertido", efetuando-se uma cura parcial atravs de UV, e terminando-se o processo de cura por via trmica em um forno de ps-cura. Outros desenvolvimentos faro com que o uso de tintas em p para substratos sensveis ao calor seja adotado em aplicaes de larga escala. O uso em MDF e outros aglomerados de madeira apenas o comeo da aplicao dessa tecnologia. Em um futuro prximo veremos aplicaes em papel, compsitos e, finalmente, em plsticos, o que representar um aumento significativo no volume global de tintas em p.

Вам также может понравиться