Вы находитесь на странице: 1из 27

10:05-06

Edio 2

pb

Retardador Scania
Descrio de funcionamento, sistema mecnico e sistema hidrulico

1 712 019

Scania CV AB 1999, Sweden

10:2288

ndice

ndice
Descrio do sistema
Generalidades ................................................. 3 Novo chicote de cabos e nova unidade de comando..................................................... 3 Sistema auxiliar de freios (traves), descrio de funcionamento ........................... 4 Efeito de frenagem (travagem)....................... 7

Sistema mecnico

Generalidades ................................................ 9 Sistema mecnico, vista geral....................... 10 Instalao do retardador no veculo ............. 11

Funcionamento do retardador Sistema hidrulico

...................................................................... 12

Generalidades .............................................. 14 Sistema hidrulico, vista geral do modelo antigo ............................................... 15 Sistema hidrulico, vista geral do modelo novo ................................................. 16 Quando o retardador no est freando (travando) ..................................................... 19 Quando o retardador deve comear a frear (travar) ................................................. 20 Quando o retardador est freando (travando) ..................................................... 21 Quando o torque (binrio) de frenagem (travagem) deve ser aumentado ou reduzido .................................................. 23 Quando o retardador deve parar de frear (travar).......................................................... 26 Sistema de segurana ................................... 27

Scania CV AB 1999, Sweden

10:05-06 pb

Descrio do sistema

Descrio do sistema
Generalidades
O mesmo sistema auxiliar de freios (traves) integrado com o Retardador Scania usado em caminhes (camies) e em nibus (autocarros). A diferena principal entre a instalao no caminho (camio) e no nibus (autocarro) como o freio (travo) auxiliar est conectado aos outros equipamentos eltricos no veculo. A conexo (ligao) ao resto do sistema eltrico da Scania adaptada especificao do veculo em questo. Isso est descrito no Manual de servio, Grupo principal 16, e no est includo nessa descrio. A posio dos componentes externos como o radiador de leo e o acumulador de leo varia entre os caminhes (camies) e nibus (autocarros) e mesmo, s vezes, entre os tipos de motor. Isso no tem efeito na funcionalidade. Essa descrio aplicvel para todos os veculos da srie 4 com retardador Scania.

Novo chicote de cabos e nova unidade de comando


Um novo chicote de cabos foi introduzido a partir de 08/99 para caminhes (camies) e a partir de 10/99 para nibus (autocarros). A diferena principal que a vlvula proporcional do comando do retardador, a vlvula solenide do fornecimendo de ar do retardador e a vlvula solenide do acumulador de leo do retardador esto agora incorporadas em uma unidade com o nome de artigo V97. Veja Sistema hidrulico, sob Vista geral, modelo novo, Novo modelo de vlvula proporcional e Grupo principal 10, Retardador Scania, Diagnstico de falhas (avarias) usando cdigos de falha (avaria), sob Esquemas eltricos. A partir de novembro de 1999, a comunicao CAN usada entre a unidade de comando do sistema auxiliar de freios (traves) e as unidades de comando do EBS (aplica-se apenas a caminhes (camies)). Para maiores informaes, veja o grupo principal 10, Retardador Scania, Descrio de funcionamento, sob Interao com outros sistemas, CAN do retardador e informao na seo relevante.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

Descrio do sistema

Sistema auxiliar de freios (traves), descrio de funcionamento

EB
O sistema auxiliar de freios (I) integrado da Scania um sistema adicional aos freios (traves) das rodas do veculo. O freio (travo) auxiliar mais forte que o motor a diesel e isso fornece uma capacidade considervel de frenagem (travagem). O freio (travo) auxiliar intencionado para perodos longos de frenagem (travagem) nas descidas. Desta maneira, os freios (traves) das rodas podem ser reservados para perodos curtos de frenagem (travagem) a fim de reduzir a velocidade. Isso significa que o desgaste e o risco de enfraquecimento do freio (travo) so consideravelmente reduzidos. O freio (travo) auxiliar est disponvel para veculos com ou sem ABS/EBS. O ltimo tem uma verso simplificada de freio (travo) auxiliar, mas tem basicamente o mesmo sistema. Os comandos, porm, diferem um pouco. Os componentes principais do sistema auxiliar dos freios (traves) so o retardador R e o freio motor (travo de escape) EB. Ambos so controlados pela mesma unidade de comando eletrnica E.

R
A unidade de comando usa o freio motor (travo de escape) e o retardador para assegurar uma tima interao entre os seus campos de operao. Por outro lado, a responsabilidade do motorista (condutor) mudar para uma marcha (velocidade) inferior e manter a rotao do motor alta a fim de atingir um efeito mximo de frenagem (travagem).

106598

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Descrio do sistema

O freio motor (travo de escape) EB fornece melhor efeito a rotaes altas e a marchas (velocidades) baixas. O motorista (condutor) maximiza o uso do freio motor (travo de escape) quando ele faz a mudana para uma marcha (velocidade) inferior no momento certo e permite o aumento da rotao, preferencialmente em direo (mas no na) zona vermelha no tacmetro. Ele ento tambm ganha um benefcio mximo das propriedades de frenagem (travagem) do motor a diesel.

O retardador R um freio (travo) a leo acionado pela rvore (veio) secundria da caixa de mudanas (velocidades). O retardador mais efetivo a velocidades altas. A unidade de comando aumenta gradualmente a quantidade de leo e da presso de leo medida que a velocidade aumenta, desta maneira mantendo a capacidade de frenagem (travagem) baixa a aproximadamente 20 km/h. O retardador fornece a maioria da fora geral de frenagem (travagem) do sistema. A fora pode atingir 400 kW (aprox. 540 HP) continuamente e at 650 kW (aprox. 880 HP) por perodos curtos. Resumindo, a frenagem (travagem) com o retardador gera bastante calor que deve ser dissipado pelo sistema de arrefecimento regular do veculo.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

Descrio do sistema

A bomba de lquido de arrefecimento do motor mais eficiente a rotaes altas. O motorista (condutor) deve, por isso, manter a rotao a um mnimo de 1500 rpm, ou mais alta, quando usando o freio (travo) auxiliar. Ele ento ganha um efeito mximo de ambos o retardador e freio motor (travo de escape). A fora mxima disponvel de frenagem (travagem) diretamente proporcional rotao do motor. A fora de frenagem (travagem) do retardador automaticamente reduzida se o sistema de arrefecimento no for capaz de dissipar todo o calor gerado. Quando a temperatura do lquido de arrefecimento tiver retornado ao nvel normal, o retardador pode ser usado na fora total novamente.

Rotaes altas do motor esfriam o retardador mais eficientemente e permite ele ser usado no tempo mximo.

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Descrio do sistema

Efeito de frenagem (travagem)


O efeito de frenagem (travagem) obtido depende de: Caractersticas do sistema Relao do eixo traseiro Experincia do motorista (condutor)

Relao do eixo traseiro A relao do eixo traseiro do caminho (camio) ou nibus (autocarro) fornece uma fora de frenagem (travagem) diferente, veja o grfico. Durante perodos curtos de frenagem (travagem), a relao do eixo traseiro e o tamanho do pneu so fatores determinantes. Durante a frenagem (travagem) prolongada, a gerao de calor (arrefecimento) o fator determinante.

Caractersticas do sistema Se o veculo for equipado com ABS/EBS, EDC ou Opticruise, a interao do sistema fornece ento caractersticas especiais de freio (travo). Com por exemplo Opticruise e EDC, o Opticruise pode fazer a mudana de marcha (velocidade) inferior durante a frenagem (travagem) do retardador.

Desempenho do freio (travo) nas descidas

O efeito das descidas e a relao do eixo traseiro no desempenho do freio (travo). Relao mais alta do eixo aumenta o desempenho do freio (travo). 1 _____ = A 60 km/h e na 9 marcha (velocidade) 2 ------- = A 77 km/h e na 10 marcha (velocidade) 1050f16q.mkr

110 970

3.08

3.40

3.80

Scania CV AB 1999, Sweden

Descrio do sistema

Experincia do motorista (condutor) O hbito do motorista (condutor) de utilizar a capacidade do sistema, especialmente durante as mudanas de marchas (velocidades) manuais, veja as ilustraes abaixo. A frenagem (travagem) do motor pode ser usada em veculos tanto com quanto sem retardador. Frenagem (Travagem) do motor sem retardador
15 10 5 0
r/min x 100

Frenagem (Travagem) do motor com retardador


15 10 20 25 0
r/min x 100

20 25 30
20 40

60 40

60

80

80

5
100

100 20

30

120
125km/h

120
125km/h

km

00 5 331 0
2 km 1

0 0 5 3 31 0

110 422

Em veculos sem retardador, a frenagem (travagem) do motor ocorre na marcha (velocidade) baixa, a velocidade baixa e a rotao alta.

Em veculos com retardador, a frenagem (travagem) do motor ocorre numa marcha (velocidade) mais alta (frenagem (travagem) do motor e do retardador, a uma velocidade mais alta e a rotao alta.

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

110 423

Sistema mecnico

Sistema mecnico
Essa descrio cobre o funcionamento de todo o sistema mecnico no geral, mas cobre o retardador em detalhes. Maiores informaes sobre o modelo mecnico pode ser encontrado no grupo principal 10, Retardador Scania, Descrio de servio, sob desmontagem e montagem. As funes hidrulicas dos componentes mecnicos esto inteiramente descritas sob Sistema hidrulico.

Generalidades
Um veculo com esse sistema auxiliar de freios (traves) tem, com exceo do prprio retardador, vrias outras modificaes, por exemplo no sistema de arrefecimento. So usados termostatos de lquido de arrefecimento de alta circulao. Eles so instalados numa carcaa (alojamento) do termostato dupla individual. O mesmo tipo de termostato e carcaa (alojamento) usado em caminhes (camies) e nibus (autocarros), independentemente do tipo do motor. Nota: As carcaas (alojamentos) do termostato normais usadas nos veculos equivalentes sem o retardador no devem ter qualquer termostato. O acima citado detalhado no catlogo de peas de reposio para cada tipo de chassi com a designao da caixa de mudanas (velocidades) terminando com R, p.ex. GRS900R ou GR801R.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

Sistema mecnico

Sistema mecnico, vista geral O retardador tem um sistema de leo independente com um crter de leo conectado diretamente carcaa (alojamento) do retardador. O crter de leo consiste em duas metades; a carcaa (alojamento) de vlvula e a tampa do crter de leo. Uma vlvula proporcional A recebe uma corrente de trao precisamente regulada da unidade de comando. A fora dessa corrente corresponde com o toque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio. A vlvula proporcional por sua vez aplica uma presso de ar apropriada a uma vlvula reguladora na carcaa (alojamento) da vlvula do retardador. A vlvula reguladora permite a entrada de leo entre o rotor do retardador e ambos os estatores. A vlvula reguladora assume uma posio que atinge a presso correta de leo para o torque (binrio) de frenagem (travagem) especfico necessrio. A posio da vlvula reguladora muda ento medida que a velocidade do veculo diminui. A posio continuamente ajustada com a presso de leo de trs de modo que o torque (binrio) necessrio seja realmente atingido. O torque (binrio) necessrio pode naturalmente ser alterado a qualquer momento tanto pelo motorista (condutor) como pelo regulador integrado de comando de velocidade na descida dentro da unidade de comando. Um acumulador de leo B usado para encher rapidamente o retardador quando ativado. O leo bem aquecido durante a frenagem (travagem) com o retardador e esfriado num radiador de leo designado C pelo lquido de arrefecimento do motor. Os termostatos e as suas carcaas (alojamentos) esto descritos no Sistema mecnico sob Generalidades. Um bloco de vlvula V97 foi introduzido em 08/99 em caminhes (camies) e em 10/99 em nibus (autocarros). O bloco de vlvula substitui as 3 vlvulas: Vlvula proporcional V76, A Fornecimento de ar da vlvula proporcional (ON/OFF) V74, D Vlvula solenide V75 do acumulador de leo, E

Posio dos componentes, modelo antigo

3 4 5

2 7 6

O bloco de vlvula novo

10

115 419

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema mecnico

Instalao do retardador no veculo O retardador instalado na parte da seo planetria da caixa de mudanas (velocidades). O acionamento o mesmo em caixas de mudanas (velocidades) GR801R, GR900R, GRS890R/900R e GRSH900R.

Retardador A instalao mesmo no veculo essencialmente a mesma para caminhes (camies) e nibus (autocarros); as posies do radiador de leo e do acumulador de leo so diferentes, mas as suas operaes so as mesmas. IMPORTANTE! As mangueiras de leo do retardador se movem bastante devido a pulsos de presso. O retardador perde a sua fora de frenagem (travagem) se uma mangueira romper ou comear a vazar. As posies dos clips da magueira, tubos de lquido de arrefecimento e componentes similares variam de acordo com o tipo de chassi e o tipo de motor. Veja Informao sobre peas da Scania.

Instalao do retardador num caminho (camio)

Instalao do retardador num nibus (autocarro)

1050f16q.mkr

10_2199

10:2288

Scania CV AB 1999, Sweden

11

Funcionamento do retardador

Funcionamento do retardador
Quando o retardador estiver freando (travando), o leo entra entre os estatores 1 e o rotor 2. O fluxo do leo em seguida rodopia, Veja a ilustrao Frenagem (Travagem) do retardador. O fluxo de leo atua no rotor com um efeito de amortecimento que resiste o seu movimento. Desta maneira, o eixo do retardador freado (travado). A velocidade do rotor proporcional velocidade de estrada do veculo. Quanto mais alta a velocidade do rotor, quanto mais rpido o fluxo de leo. Isso significa que menos e menos leo necessrio para atingir um torque (binrio) de frenagem (travagem) especfico medida que a velocidade do rotor aumenta. De modo oposto, isso significa que a quantidade de leo deve ser aumentada para manter o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio medida que a velocidade de estrada (e portanto a velocidade do eixo) diminui. O eixo 3 do retardador tem uma engrenagem 4. O torque (binrio) transmitido atravs de uma engrenagem intermediria 6 para uma engrenagem 5. A engrenagem 5 aciona o eixo do retardador a partir da rvore (veio) secundria na parte planetria e tambm usa a fora de frenagem (travagem) do retardador. O eixo do retardador e a engrenagem intermediria so carregados em dois rolamentos de roletes cnicos cada.

12

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Funcionamento do retardador

Acionamento do retardador

6 4 3 1 2 1
05:5031

O eixo do retardador acionado por um conjunto de engrenagem cilndrica com a relao 2:1. O eixo do retardador gira portanto a duas vezes a velocidade da rvore (veio) secundria da caixa de mudanas (velocidades). Frenagem (Travagem) do retardador

Quando o retardador estiver cheio de leo, o eixo que aciona o rotor do retardador amortecido. Uma presso de leo mais alta significa um aumento na quantidade de leo entre o rotor e os estatores e portanto uma fora de frenagem (travagem) maior.

1050f16q.mkr

05:5034

Scania CV AB 1999, Sweden

13

Sistema hidrulico

Sistema hidrulico
Generalidades
Essa descrio comea com uma vista geral do sistema hidrulico completo. Ns em seguida mostraremos as diferentes condies de operao. O funcionamento eltrico dos componentes hidrulicos est descrito mais detalhadamente no grupo principal 10, Retardador Scania, Descrio de funcionamento. O modelo dos componentes hidrulicos est ilustrado nas vistas explodidas no grupo principal 10, Retardador Scania, Descrio de servio, sob Carcaa (Alojamento) de vlvula e carcaa (alojamento) do retardador.
05:5065

Peas de servio do retardador. Quando entrar leo entre o rotor e os dois anis do estator, criada uma resistncia que desacelera o rotor.

14

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Sistema hidrulico, vista geral do modelo antigo


20 19 18 16 17

13 2 7 24 9 12 11 8 23 25 21
05:5023

15

14

22

10
20 Vlvula solenide V74 21 Vlvula de passagem 22 Vlvula de segurana 23 Canal 24 Mola 25 Cone

Componentes no sistema hidrulico 1 Estatores 2 Rotor 3 Eixo 7 Bomba de leo 8 Crter 9 Filtro 10 Vlvula reguladora 11 Radiador de leo 12 Cmara 13 Condutos de ar 14 Canal de leo de lquido de arrefecimento 15 Vedaes radiais 16 Acumulador 17 Vlvula solenide V75 18 Vlvula de restrio unidirecional 19 Vlvula proporcional V76

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

15

Sistema hidrulico

Sistema hidrulico, vista geral do modelo novo

19
3 2 4

18 17 20 13 2 7 24 9 12

16

11 8 23 25 21
115 425

15

14

22

10

Componentes no sistema hidrulico 1 Estatores 2 Rotor 3 Eixo 7 Bomba de leo 8 Crter 9 Filtro 10 Vlvula reguladora 11 Radiador de leo 12 Cmara 13 Condutos de ar 14 Canal de leo de lquido de arrefecimento 15 Vedaes radiais 16 Acumulador 17 Vlvula solenide 18 Vlvula de restrio unidirecional 19 Vlvula proporcional 20 Vlvula solenide 21 Vlvula de passagem 22 Vlvula de segurana 23 Canal 24 Mola

25 Cone

16

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Novo modelo da vlvula proporcional Um novo bloco de vlvula, V97, foi introduzido na produo a partir de 08/99 em caminhes (camies) e a partir de 10/99 em nibus (autocarros). As funes do mencionado a seguir esto incorporadas no bloco de vlvula: Vlvula proporcional 19 Fornecimento de ar da vlvula proporcional (ON/OFF) 20 Vlvula solenide do acumulador de leo 17

As cmaras esto conectadas ao crter atravs dos condutos de ar 13. Esses so necessrios para possibilitar o ajuste rpido da quantidade de leo quando o motorista (condutor) quiser ajustar o torque (binrio) de frenagem (travagem). A bomba de leo 7 gira to logo que o veculo estiver em movimento. Na frenagem (travagem), o leo direcionado atravs da vlvula reguladora para o rotor e radiador de leo. Quando o retardador estiver desacionado, a maioria do leo direcionada atravs da vlvula reguladora para o radiador de leo e crter. Uma proporo pequena direcionada atravs do canal de leo de lquido de arrefecimento 14 para lubrificao e arrefecimento. A vlvula de segurana 22 instalada com um anel de vedao adicional a partir do nmero de chassi SS1251239, SN4414949, SA9043610, SBK1835768. Os sistemas de leo do retardador e da caixa de mudanas (velocidades) esto separados por duas vedaes radiais 15.

Nota: O novo bloco de vlvula V97 requer uma freqncia de comando mais alta, 360 Hz. Essa freqncia est disponvel nas unidades de comando fabricadas a partir de 02/99. De outra forma, o sistema no foi modificado mas funciona da mesma maneira independentemente do modelo da vlvula. Retardador H uma bomba de leo 7 no eixo 3 que recebe leo do crter 8 atravs do filtro 9. A partir desse filtro, o leo direcionado atravs da vlvula reguladora 10 para o rotor 2 para a finalidade de frenagem (travagem) ou para o radiador de leo 11 para a finalidade de arrefecimento no modo desacionado. H duas cmaras anulares 12 entre o rotor 2 e os estatores 1. Quando essas cmaras estiverem cheias de leo, o rotor e os estatores foram o leo a mudar de direo repetidamente. O fluxo de leo fornece portanto resistncia ao rotor e age contra a sua rotao. O leo flui extremamente rpido e num caminho espiral curvado. A fora centrfuga causa a acumulao de leo na periferia das cmaras e tenta escapar. O leo por isso retido nas cmaras por contrapresso do exterior. Uma presso mais alta fornece mais leo nas cmaras e um torque (binrio) de frenagem (travagem) maior.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

17

Sistema hidrulico

Acumulador de leo O acumulador 16 esvaziado e rapidamente enche o retardador quando a frenagem (travagem) comea. Isso ativado com ar comprimido de uma vlvula solenide 17. H uma vlvula de restrio unidirecional 18 na sada do acumulador. A posio esquerda a posio da vlvula unidirecional. O leo passa ento pela restrio e no exterior da bucha (casquilho). A posio da vlvula unidirecional usada tanto no esvaziamento quanto no reabastecimento quando o motorista (condutor) pra de frear (travar). A posio direita a posio da vlvula de restrio. O leo ento passa apenas pela restrio. A posio da vlvula de restrio usada no reabastecimento do acumulador durante a frenagem (travagem). Radiador de leo O radiador de leo 11 transmite o calor proveniente do leo do retardador ao sistema de arrefecimento do motor onde o calor finalmente dissipado pelo radiador normal do veculo. Vlvula proporcional A vlvula solenide do ar de fornecimento 20 e a vlvula proporcional 19 so ambas acionadas pela unidade de comando. Presso de ar no-reduzida alimentada da vlvula solenide 20 vlvula proporcional 19. A unidade de comando fornece uma corrente, a qual fora corresponde com o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio, vlvula proporcional. Isso em seguida entrega presso de ar vlvula reguladora 10 que cria a presso de leo necessria para atingir o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio. Sistema de segurana Veja Quando o retardador deve parar de frear (travar), sob Sistema de segurana.

18

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Quando o retardador no est freando (travando)


Posio desacionada A vlvula solenide de ar de fornecimento 20 e a vlvula proporcional 19 no esto ativadas. Isso significa que as cmaras de ar comprimido embaixo da vlvula reguladora 10 e a vlvula de segurana 22 so ventiladas. O fluxo de leo da bomba 7 por isso direcionado atravs da vlvula reguladora ao radiador de leo 11 e de volta para o retardador atravs da vlvula de passagem 21 ao crter de leo 8. A vlvula de passagem 21 intencionada para manter uma presso de retorno ao acumulador. Uma certa quantidade de leo tambm bombeada atravs do canal de leo de lquido de arrefecimento 14 s cmaras do retardador 12 para lubrificao e arrefecimento. Esse leo drenado atravs da porta de escape superior na vlvula reguladora.

A vlvula solenide do acumulador de leo 17 tambm est inativada. O pisto no acumulador 16 est no seu ponto de partida (arranque) e o acumulador est cheio de leo.

20

19 16 17

12 7

11

21

14 22 10 Posio desacionada (retardador no est freando (travando))

1050f16q.mkr

05:5024

Scania CV AB 1999, Sweden

19

Sistema hidrulico

Quando o retardador deve comear a frear (travar)


Posio de acionamento Quando o retardador estiver acionado, a vlvula solenide do ar de fornecimento 20 libera ar vlvula proporcional 19. A vlvula proporcional por sua vez entrega uma presso de ar correspondente ao torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio. A vlvula reguladora 10 muda para a posio de abastecimento e a vlvula de segurana 22 se fecha. A bomba de leo 7 bombeia agora leo para dentro da cmara de leo do retardador a partir do lado de entrada. O acumulador de leo 16 ativado pela sua vlvula solenide 17 e enche a cmara de leo do retardador a partir do lado de sada. Desta maneira, atingida ativao rpida do retardador.

A presso de leo comea a se acumular no lado superior da vlvula reguladora atravs do canal 23, que passa pelo pisto. A vlvula de segurana 22 e a vlvula de passagem 21 so mantidas fechadas durante todo o processo de ativao.

20

19 16 17

8 23 21
05:5025

22

10

Posio de acionamento (retardador quase comeando a frear (travar))

20

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Quando o retardador est freando (travando)


Posio acionada A vlvula proporcional 19 mantm uma presso de ar vlvula reguladora 10 que proporcional ao torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio. Uma presso de leo acumula-se acima do pisto atravs do canal 23 na vlvula reguladora. Isso, junto com a mola 24, move o pisto para baixo at atingir equilbrio. Nesta posio de equilbrio, o fluxo passar pela parte do retardador e pelo radiador de leo. Uma certa quantidade de leo usada para encher o acumulador. A bomba de leo 7 sempre fornece um pouco de excesso de leo. Na posio de equilbrio, a vlvula reguladora abre uma passagem atravs de um cone 25, que direciona o leo excessivo pela vlvula de passagem 21 para o crter.

20

19

12

24 11

23 25 21 10
05:5026

Posio acionada (frenagem (travagem) com o retardador)

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

21

Sistema hidrulico

Mudana na velocidade do veculo Quando a velocidade do veculo alterada, a velocidade do rotor tambm muda. Se o motorista (condutor) deseja continuar a frear (travar) com o mesmo torque (binrio), o seguinte vlido: Nota: Nem a presso de ar da vlvula proporcional nem a presso de leo regulada pela vlvula reguladora alterada. Quando a velocidade do veculo diminui, a fora centrfuga tambm diminui. Por essa razo, uma quantidade maior de leo permanece nas cmaras 12 e o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio mantido. A vlvula reguladora 10 tambm muda a sua posio a fim de criar uma passagem mais estreita no cone 25. Isso devido ao fluxo do bombeamento ser dependente da velocidade de estrada do veculo. A vlvula reguladora forada a se ajustar desta maneira para manter o equilbrio na presso. medida que a velocidade aumenta, a fora centrfuga tambm aumenta. Mais leo portanto drenado das cmaras 12 e o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio mantido. A vlvula reguladora 10 muda por isso a sua posio a fim de criar uma passagem mais larga no cone 25.

22

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Quando o torque (binrio) de frenagem (travagem) deve ser aumentado ou reduzido


Aumentando o torque (binrio) de frenagem (travagem) A vlvula proporcional 19 aumenta a presso de ar vlvula reguladora 10, que mais uma vez assume a posio de abastecimento. O leo nas cmaras do retardador 12 enchido de modo que a presso de leo aumenta, causando o aumento da fora de frenagem (travagem). Aps um momento, a vlvula reguladora assume uma nova posio de equilbrio correspondente presso de leo mais alta. Durante esta mudana na presso, o acumulador de leo no usado visto que o sistema j est cheio de leo.

20

19

12

24 11

23 25
05:5027

10
Aumentando o torque (binrio) de frenagem (travagem)

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

23

Sistema hidrulico

Reduzindo o torque (binrio) de frenagem (travagem) A vlvula proporcional 19 reduz a presso de ar vlvula reguladora 10, que assume uma posio inferior. A abertura de infiltrao no cone 25 na vlvula reguladora aumenta e permite a passagem de mais leo. A quantidade de leo nas cmaras do retardador 12 diminui e a presso portanto tambm diminui. Aps um momento, a vlvula reguladora assume uma nova posio de equilbrio correspondente presso de leo mais baixa.

20

19

12 11

25
05:5028

10
Reduzindo o torque (binrio) de frenagem (travagem)

24

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Mudana na velocidade Quando a velocidade do veculo alterada, a velocidade do rotor tambm muda. Se o motorista (condutor) deseja continuar a frear (travar) com o mesmo torque (binrio), o seguinte vlido: Nota: Nem a presso de ar da vlvula proporcional nem a presso de leo regulada pela vlvula reguladora alterada. Quando a velocidade do veculo diminui, a fora centrfuga tambm diminui. Por essa razo, uma quantidade maior de leo permanece nas cmaras 12 e o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio mantido. A vlvula reguladora 10 tambm muda a sua posio a fim de criar uma passagem mais estreita no cone 25. Isso devido ao fluxo de bombeamento ser dependente da velocidade de estrada do veculo. A vlvula reguladora forada a se ajustar desta maneira para manter o equilbrio na presso. medida que a velocidade aumenta, a fora centrfuga tambm aumenta. Mais leo portanto drenado das cmaras 12 e o torque (binrio) de frenagem (travagem) necessrio mantido. A vlvula reguladora 10 muda por isso a sua posio a fim de criar uma passagem mais larga no cone 25.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

25

Sistema hidrulico

Quando o retardador deve parar de frear (travar)


Posio de desacionamento A vlvula proporcional 19 drena todo o ar da vlvula reguladora 10 que move para a sua posio mais inferior, no qual ponto o leo flui de volta para o crter 8 atravs da vlvula de passagem 21 e da porta de escape superior. Fazendo isso, a posio de desacionamento resumida e a frenagem (travagem) do retardador interrompida. O fluxo de leo agora principalmente direcionado ao circuito de arrefecimento. O fluxo de leo no canal de leo de lquido de arrefecimento 14 no usado exclusivamente para arrefecimento. Uma pequena proporo tambm usada para lubrificar as peas mveis do retardador. Quando a vlvula reguladora 10 estiver totalmente aberta, o retardador drenado atravs da porta de escape superior na vlvula reguladora.

20

19

21
05:5029

14

22

10

Posio de desacionamento (retardador quase parando de frear (travar))

26

Scania CV AB 1999, Sweden

1050f16q.mkr

Sistema hidrulico

Sistema de segurana O sistema de segurana assegura que a frenagem (travagem) do retardador possa ser interrompida a pedido das unidades de comando do ABS/EBS, mesmo no caso de uma falha (avaria) em algum lugar no sistema de comando do retardador. A segurana dupla fornecida pelo sistema que funciona da seguinte maneira. A vlvula solenide do ar de fornecimento 20 e a vlvula de segurana 22 podem drenar a presso mesmo se a vlvula proporcional 19 ou a vlvula reguladora 10 parar ou estiverem bloqueadas. A vlvula solenide em seguida drenada atravs de uma vlvula de reteno. A vlvula solenide do ar de fornecimento 20 pode ter o seu fornecimento eltrico cortado diretamente pelo sistema ABS/EBS, atravs de um rel, mesmo se a unidade de comando do freio (travo) auxiliar estiver tentando manter a vlvula solenide ativada. Se uma mangueira de lquido de arrefecimento romper e o leo sobreaquecer, a vlvula de segurana 22 opera como um interruptor de circuito e drena o leo ao crter de leo.

1050f16q.mkr

Scania CV AB 1999, Sweden

27

Вам также может понравиться