Вы находитесь на странице: 1из 79

Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Amazonas

Organizador: Ronnie Frank Torres Stone

Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Amazonas (Lei Complementar 17, de 23.01.97 Republicada no DO 15.04.97)

DISPE sobre a Diviso e a Organizao judiciria do Estado do Amazonas, bem como sobre o Regime Jurdico da Magistratura e a Organizao dos Servios Auxiliares da Justia.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS

FAO SABER que a todos os habitantes que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a presente LEI: Art. 1 Este Cdigo dispe sobre a diviso e a organizao judiciria do Estado do Amazonas, bem como sobre o regime jurdico da Magistratura e a organizao dos servios auxiliares da Justia, observados os princpios constitucionais que as regem.

TTULO I DA ORGANIZAO DA JUSTIA


CAPTULO I DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO

Art. 2 A administrao da Justia compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos, com a colaborao dos servios auxiliares judiciais. Art. 3 So rgos do Poder Judicirio: I Tribunal de Justia; II Tribunais do Jri; III Juzes de Direito; IV Juzes Substitutos de Carreira; V Conselhos de Justia e Auditoria Militar; VI Juizados Especiais Cveis e Criminais; VII Juizado da Infncia e da Adolescncia; VIII Juizados de Paz. 1 Mediante disposio legal, podero ser criados outros rgos na estrutura do Poder Judicirio.
Pargrafo renumerado de nico para 1, pela LC n. 35, de 13.09.04.

2 Sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional e sem importar aumento de despesa, o Plenrio do Tribunal de Justia, mediante Resoluo, fixar a distribuio de competncia dos rgos previstos neste artigo, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados.
Pargrafo acrescido pela LC n. 35, de 13.09.04.

Art. 4 Para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises, podero os rgos do Poder Judicirio requisitar o auxlio da fora pblica, devendo a autoridade a quem for dirigido o pedido prest-lo, sem inquirir do fundamento da requisio, sob pena de responder por crime de desobedincia.

CAPTULO II DA COMPOSIO DA DIVISO JUDICIRIA


SEO I Das Disposies Gerais

Art. 5 A diviso judiciria compreende a criao, a alterao e a extino de unidades judicirias, sua classificao e agrupamento. Art. 6 Para fins de administrao do Poder Judicirio, o territrio do Estado do Amazonas tem como unidades judicirias as Comarcas, os Termos Judicirios, os Distritos constantes do Quadro anexo e os que forem criados na forma desta Lei.
O quadro anexo a que se refere o dispositivo no consta da publicao oficial. As Comarcas existentes esto relacionadas no art. 430.

Art. 7 A Secretaria Geral do Tribunal de Justia manter registro de todas as Comarcas, Termos e Distritos com a indicao da extenso territorial, nmero de habitantes, nmero de eleitores, distncia em relao Capital e cidades vizinhas, vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcies de feitos distribudos e julgados em cada ano.
SEO II DAS COMARCAS SUBSEO I DA CLASSIFICAO

Art. 8 As Comarcas classificam-se em duas entrncias: I Primeira Entrncia Interior do Estado; II Segunda Entrncia Capital do Estado.
SUBSEO II DA SEDE

Art. 9 Todos os Municpios do Estado so sedes de Comarcas, e aqueles Municpios que forem criados, aps a vigncia desta Lei dependero, para a implantao da Comarca, do cumprimento dos requisitos estabelecidos nesta Lei, mediante apurao pelo Tribunal de Justia.
Os requisitos mnimos, do ponto de vista estrutural, esto previstos no art. 10, caput.

Pargrafo nico. A Comarca ainda no implantada constitui Termo Judicirio, na forma do art. 13, deste Cdigo.
SUBSEO III DA IMPLANTAO E INSTALAO

Art. 10. Para a implantao e a instalao de Comarcas, o Tribunal de Justia verificar se a sede do Municpio, candidato a Comarca, possui prdio destinado ao Frum local, com dependncia para gabinete do Juiz, sala de audincias; sala para o Ministrio Pblico; sala para Defensores Pblicos, dependncia para o Cartrio, inclusive o Cartrio eleitoral, alm de outras necessrias aos servios judiciais e, ainda, casas para a residncia do Juiz, do Promotor de Justia; e cadeia pblica, todos a integrar o domnio do Estado. 1 Satisfeitos os requisitos referidos no caput deste artigo, o Tribunal de Justia, mediante ato, far a declarao de implantao da Comarca e diligenciar o provimento dos cargos de Juiz, Escrivo ou Diretor de Secretaria de Vara, Oficial de Justia-Avaliador, e demais auxiliares, conforme dispe esta Lei, em nmero necessrio execuo dos servios judiciais. 2 A Comarca ser instalada pelo Presidente do Tribunal de Justia ou outra autoridade judiciria por ele designada, lavrando-se ata. 3 Da ata de instalao da Comarca sero extradas oito cpias que sero endereadas, respectivamente, Imprensa Oficial, para fim de publicao, ao Tribunal de Justia, ao Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Justia do Estado; Procuradoria-Geral de Justia; Defensoria Pblica; Seccional da Ordem dos Advogados e ao Arquivo Pblico.

Art. 11. Instalada a Comarca, os feitos em tramitao na Comarca de origem, que j estiverem instrudos, sero julgados pelo seu titular, remetendo-se nova Comarca os que dependerem de instruo.
SUBSEO IV DO REBAIXAMENTO

Art. 12. A Comarca poder ser rebaixada condio de Termo, em caso de regresso ou extino das condies necessrias e essenciais para o seu funcionamento, previsto no art. 10 desta Lei, mediante deciso da maioria dos membros do Tribunal, que definir o aproveitamento dos serventurios alocados na Comarca rebaixada. Pargrafo nico. O rebaixamento dar-se- quando a maioria dos Membros do Tribunal se convencer de que o nmero de litgios no mais justifica a permanncia da Comarca.
SEO III DOS TERMOS JUDICIRIOS

Art. 13. O Municpio cuja Comarca ainda no estiver implantada constituir Termo Judicirio, permanecendo, enquanto nessa condio, vinculado Comarca com sede mais prxima. Pargrafo nico. Os servios judiciais dos Termos Judicirios ficam afetos ao Juzo da Comarca qual esto vinculados.
SEO IV DOS DISTRITOS JUDICIRIOS

Art. 14. O Distrito Judicirio constitui unidade do Termo Judicirio e ter, pelo menos, um ofcio de registro civil de pessoas naturais e um Juizado de Paz. 1 A instalao do Distrito dar-se- com a posse do Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais. 2 O cargo de Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais ser provido mediante concurso pblico de provas, elaborado na conformidade de ato regulamentar baixado pelo Tribunal de Justia. 3 O cargo de Juiz de Paz s ser exercido no Distrito Judicirio ao qual estiver vinculado.
CAPTULO III DA JUSTIA DE SEGUNDA INSTNCIA
SEO I DO TRIBUNAL DE JUSTIA, SUA COMPOSIO E ALTERAO

Art. 15. A Justia de Segunda Instncia constituda pelo Tribunal de Justia. Art. 16. O Tribunal de Justia tem sede na Capital do Estado, jurisdio em todo o territrio do Estado, e compe-se de nmero de Desembargadores, fixado no art. 430 desta Lei.
Em verdade, o nmero de Desembargadores est definido no art. 428, I.

1 Ao Tribunal atribudo o tratamento de Egrgio, e aos seus membros o de Excelncia, com o ttulo de Desembargador. 2 O Tribunal possui rgos julgadores, rgos diretivos e, como integrante de sua estrutura administrativa, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas. Art. 17. Depender de proposta do Tribunal de Justia a alterao numrica dos seus membros, sempre que o total de processos, distribudos e julgados no ano anterior, superar trezentos feitos por Juiz. 1 Se o total de processos distribudos ao Tribunal de Justia, durante o ano anterior, superar o ndice de seiscentos feitos por Juiz e no for proposto o aumento do nmero de Desembargadores, o acmulo de servio no excluir a aplicao das sanes previstas em Lei. 2 Para efeito do clculo referido no 1 deste artigo, no sero computados os membros do Tribunal que, pelo exerccio dos cargos de Presidente e Corregedor-Geral da Justia, no integrarem as Cmaras Reunidas ou Isoladas.

SEO II DOS RGOS JULGADORES DO TRIBUNAL DE JUSTIA

Art. 18. O Tribunal de Justia tem como rgos julgadores o Tribunal Pleno, as Cmaras Isoladas Cveis e Criminais, as Cmaras Reunidas, e o Conselho da Magistratura. 1 Funcionaro trs Cmaras Cveis Isoladas e duas Cmaras Criminais Isoladas, todas ordinalmente numeradas.
Redao dada pelo artigo 2 da LC n. 36, de 15.09.04.

2 Cada uma das Cmaras Isoladas constituir-se- de trs Desembargadores, exceo da 1 e da 2 Cmaras Cveis, que se constituiro de quatro Desembargadores.
Redao dada pelo artigo 2 da LC n. 36, de 15.09.04.

3 As Cmaras Reunidas so integradas pelos membros das respectivas Cmaras Isoladas. 4 O Conselho da Magistratura tem a composio definida no 1 do art. 34 deste Cdigo.
SEO III DA SUBSTITUIO DE DESEMBARGADORES

Art. 19. As substituies de desembargadores far-se-o de acordo com o disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justia, observadas as disposies deste Cdigo.
Vide art. 48 a 54 do RITJAM.

Art. 20. O Presidente do Tribunal de Justia ser substitudo, na hiptese de impedimento, ausncia, licena ou frias, pelo Vice-Presidente, e, na falta, pelo Desembargador que o seguir na ordem decrescente de antiguidade.
Redao dada pela LC 94, de 21.12.11.

1 Em idnticas situaes, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia sero substitudos pelo Desembargador que o seguir na ordem decrescente de antiguidade.
A LC 94, de 21.12.11, transformou o pargrafo nico em 1, e deu-lhe nova redao. Pargrafo acrescido pela LC 94, de 21.12.11. Pargrafo acrescido pela LC 94, de 21.12.11.

2 Ao Desembargador convocado em substituio ser admitida a recusa. 3 Ocorrendo vacncia do cargo, observar-se- o disposto no artigo 69, desta Lei. Art. 21. Os membros do Conselho da Magistratura, exceto seu Presidente, nos casos de licena ou impedimentos, sero substitudos por outros Desembargadores na ordem decrescente de antiguidade. Art. 22. Em caso de afastamento, a qualquer ttulo, por perodo superior a trinta dias, os feitos em poder do Desembargador afastado e aqueles em que tenha lanado relatrio, como os que ps em mesa para julgamento, sero redistribudos aos demais membros do rgo Judicante, mediante oportuna compensao. Os feitos, em que for revisor, passaro ao substituto legal.
O art. 22, traz redao idntica ao texto o art. 15, da LOMAN, j revogado pela LC 54/86. Vide art. 82, do RITJ e art. 52, desta Lei.

1 O julgamento que tiver sido iniciado prosseguir, completando-se os votos j proferidos, ainda que o Desembargador afastado seja relator. 2 Somente quando indispensvel, para decidir nova questo surgida no julgamento, ser dado substituto ao ausente, cujo voto, ento, no se computar. Art. 23. Quando o afastamento do Desembargador for por perodo igual ou superior a trs dias, sero redistribudos, mediante oportuna compensao, os habeas corpus, os mandados de segurana, os habeas data e os feitos que, consoante fundada reclamao do interessado, exijam soluo urgente.
Vide art. 116, da LOMAN e AssentReg. 01/11.

Pargrafo nico. Em caso de vaga no Tribunal de Justia, ressalvados os processos mencionados neste artigo, os demais sero distribudos ao nomeado para prov-la.
Vide art. 116, da LOMAN.

Art. 24. Para compor o quorum do julgamento, o Desembargador, nos casos de ausncia ou impedimentos legais, ser substitudo por Desembargador de outra Cmara, na

ordem de antiguidade, ou se possvel, por Juiz de Direito de segunda Entrncia, convocado pelo Presidente do Tribunal de Justia.
Vide art. 70, XXX, desta Lei e art. 51, 2, do RITJAM.

Pargrafo nico. O Juiz de Direito, convocado nos termos deste artigo, receber os processos do Desembargador substitudo, somente ficando a eles vinculado, at final julgamento, se esta substituio for superior a trinta dias, exceto nos casos de convocao com jurisdio restrita.
Vide arts. 53 e 54, 1, do RITJAM. SEO IV DO FUNCIONAMENTO DO TRIBUNAL PLENO

Art. 25. O Tribunal Pleno funcionar com a presena mnima da maioria absoluta de seus membros desimpedidos. Pargrafo nico. O Tribunal Pleno ser secretariado pelo Secretrio Geral do Tribunal de Justia. Art. 26. O Tribunal Pleno, as Cmaras Reunidas e as Cmaras Isoladas realizaro uma sesso ordinria por semana, conforme dispuser o Regimento Interno. Pargrafo nico. Podero os rgos, indicados no caput deste artigo, se reunir extraordinariamente, na forma estabelecida no Regimento Interno. Art. 27. O Tribunal Pleno ser presidido pelo Presidente do Tribunal, as Cmaras Reunidas, pelo Vice-Presidente e as Cmaras Isoladas, por um de seus membros, eleito nos termos do art. 54 desta Lei.
SEO V DA COMPETNCIA DO TRIBUNAL PLENO SUBSEO I DA COMPETNCIA DO PROCESSO LEGISLATIVO EXTERNO

Art. 28. Compete ao Tribunal Pleno, atravs do seu Presidente, propor ao Poder Legislativo: I a organizao e a diviso judiciria; II observado o disposto no art. 169 da Constituio Federal: a) a alterao do nmero de seus membros e dos Juzes de 1 Instncia; b) a criao e a extino de Juzos de primeiro grau, de servios auxiliares e de Juizados de Paz; c) a fixao de vencimentos dos Magistrados, dos servidores de justia e dos rgos que lhe forem vinculados. III a aprovao ou alterao do Regimento de Custas.
SUBSEO II DO REGIMENTO INTERNO

Art. 29. Ao Tribunal Pleno, como rgo mximo da Administrao Superior do Poder Judicirio, compete elaborar seu Regimento Interno, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos.
SUBSEO III DA COMPETNCIA JURISDICIONAL

Art. 30. Ao Tribunal Pleno compete: I declarar, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, a inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo do Poder Pblico, nos casos de sua competncia originria e nos que para esse fim lhe forem remetidos pelos demais rgos Julgadores do Tribunal;
Vide art. 75, da CE.

II processar e julgar, originalmente: a) as representaes de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais e municipais contestados em face da Constituio Estadual;
Vide arts. 72, I, letra f; 75, 1 e 4, da CE. Vide arts. 128, IV; 129 IV, da CE.

b) as representaes para interveno em Municpios;

c) o habeas data e o mandado de segurana contra os atos do Governador do Estado, do Vice-Governador, da Mesa Diretora e da Presidncia da Assembleia Legislativa do Estado, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; do Procurador-Geral de Justia, do Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, do Procurador-Geral do Estado, do Defensor Pblico Geral do Estado e os do prprio Tribunal, do seu Presidente, do seu VicePresidente e do Corregedor-Geral de Justia; d) os mandados de injuno contra omisso das autoridades referidas na alnea anterior;
Vide art. 72, I, letra e, da CE.

e) nos crimes comuns e de responsabilidade, o Vice-Governador, Deputados Estaduais, Juzes Estaduais, os membros do Ministrio Pblico, os Prefeitos Municipais, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral;
Vide arts. 71, X; 72, I, letra a, da CE.

f) os crimes contra a honra, em que forem querelantes quaisquer das pessoas referidas na letra b;
Onde se v letra b, leia-se letra c.

g) os habeas corpus nos processos, cujos recursos forem de sua competncia ou quando o coator ou paciente for autoridade diretamente sujeita sua jurisdio;
Vide art. 72, I, letra d, da CE. Vide art. 72, I, letra h, da CE. Vide art. 72, I, letra h, da CE.

h) as aes rescisrias de seus julgados; i) as revises criminais nos processos de sua competncia; j) os embargos aos seus acrdos; k) a execuo da sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais;
Vide art. 72, I, letra i, da CE.

l) a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises;


Vide art. 72, I, letra j, da CE, e art. 155, do RITJAM.

m) as reclamaes quanto ao modo de execuo de seus acrdos; n) os conflitos de competncia entre as Cmaras Reunidas, Cmaras Cveis e Criminais Isoladas, e o Conselho da Magistratura;
Vide art. 72, I, letra l, da CE.

o) as suspeies opostas a Desembargadores, ao Procurador-Geral de Justia ou aos Procuradores de Justia;


Vide art. 195 a 200, do RITJAM.

p) as representaes contra os membros do Tribunal, por excesso de prazo previsto em Lei (Cdigo de Processo Civil, art. 199); q) a restaurao de autos extraviados ou destrudos, quando o processo for de sua competncia;
Vide arts. 256 a 259, do RITJAM.

r) os agravos ou outros recursos admissveis de despacho proferidos, nos feitos de sua competncia, pelo Presidente do Tribunal; s) as suspeies opostas aos Juzes.
Vide arts. 195 a 200, do RITJAM.

III julgar, em grau de recurso: a) os embargos infringentes opostos a acrdos das Cmaras Reunidas, em aes rescisrias e os recursos de despachos que no os admitirem;
Vide arts. 214 e 216 do RITJAM.

b) os agravos de despachos do Presidente que, em mandado de segurana, ordenarem a suspenso da execuo de medida liminar, ou de sentena que o houver concedido.
Vide art. 4 da Lei 4.348/64; art. 4 , 1 da Lei 8.437/92 e art. 1 da Lei 9.494/97.

Pargrafo nico. O mandado de segurana, o habeas data, o habeas corpus e o mandado de injuno da competncia originria do Tribunal de Justia tero prioridade de julgamento.
SUBSEO IV DA COMPETNCIA ADMINISTRATIVA ORIGINRIA

Art. 31. Em matria administrativa, compete ao Tribunal Pleno: I processar e julgar os procedimentos administrativos instaurados para a apurao de incapacidade dos Magistrados; II aposentar os Magistrados e os servidores da Justia;

III aprovar a proposta oramentria anual do Poder Judicirio Estadual; IV solicitar, quando cabvel, a interveno federal no Estado, nas hipteses de sua competncia; V organizar, mediante Regulamento, os servios de sua Secretaria, do Conselho da Magistratura, da Corregedoria-Geral da Justia, da Vara da Infncia e da Adolescncia, do Tribunal do Jri, dos Juizados Especiais Cveis e Criminais e demais servios auxiliares do Tribunal, provendo-lhes os cargos, por ato da Presidncia do Tribunal, na forma da Lei;
A Vara da Infncia e da Adolescncia recebe, no art. 161, a denominao de Juizado de Infncia e da Juventude.

VI regulamentar, em carter permanente, atravs de Resolues, os concursos de provas e ttulos para ingresso na Magistratura de carreira, e nos demais servios auxiliares de Justia;
Vide Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

VII indicar, por escrutnio secreto, Magistrados, juristas e respectivos suplentes para a composio do Tribunal Regional Eleitoral;
Vide art. 24, do RITJAM.

VIII conhecer dos pedidos de remoo e permuta de Juzes, bem assim dos serventurios de justia; IX conceder remoo e permuta aos Desembargadores, de uma para outra Cmara;
Vide arts. 32 a 34, do RITJAM.

X aplicar sanes disciplinares aos Magistrados, sem prejuzo das atribuies do Conselho da Magistratura;
Vide arts. 40 a 47 e 340, I.

XI declarar a perda de cargo, a remoo ou a disponibilidade de Desembargadores e Juzes de primeiro grau nos casos e pela forma prevista na Lei;
Vide art. art. 340, I.

XII decidir, mediante Resoluo, sobre a denominao de Fruns nas diversas Comarcas; XIII organizar a lista para provimento de cargos de Magistrados; XIV aprovar as propostas de abertura de crditos adicionais ou suplementares; XV conhecer da prestao de contas a ser remetida anualmente ao Tribunal de Contas do Estado; XVI deliberar sobre pedido de informao de Comisso Parlamentar de Inqurito; XVII aprovar modelos de vestes talares para os Magistrados, Serventurios e Funcionrios da Justia; XVIII determinar a instalao de rgos do Tribunal de Justia, de Comarcas, de Varas, de Juizados Especiais Cveis e Criminais e de Ofcios de Justia; XIX apreciar e aprovar Smulas de sua jurisprudncia predominante; XX decidir sobre a homologao dos resultados dos concursos realizados pelo Poder Judicirio; XXI decidir sobre a homologao dos inscritos nos concursos a serem realizados pelo Poder Judicirio; XXII responder a consultas sobre matrias de interesse do Poder Judicirio, assim considerada previamente pela maioria de seus componentes; XXIII tomar conhecimento das sugestes contidas nos Relatrios da Presidncia, da Corregedoria-Geral da Justia e dos Juzes de 1 Instncia; XXIV declarar a vacncia, por abandono de cargo, na Magistratura e nas Serventias da Justia; XXV julgar as dvidas, que no se manifestarem em forma de conflito, em caso de distribuio, preveno, competncia de ordem de servio, e ainda, dirimir as dvidas das Cmaras, rgos Dirigentes do Tribunal de Justia, Desembargadores, Juzes, Serventurios e Funcionrios da Justia, valendo como normativas as decises tomadas; XXVI exercer as demais atribuies estabelecidas em Lei, neste Cdigo, no Regimento Interno ou em Regulamento; XXVII deliberar sobre outros assuntos encaminhados ao Presidente, desde que o Tribunal Pleno entenda escapar da competncia daquele como rgo de deciso singular. 1 Os Desembargadores indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral sero escolhidos pelo Tribunal Pleno, mediante eleio, pelo voto secreto, dentre os seus membros. 2 Os Juzes de Direito indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral sero escolhidos mediante eleio, por voto secreto do Tribunal Pleno, dentre os Juzes de 2 Entrncia.

3 Os Desembargadores e Juzes de Direito indicados para compor o Tribunal Regional Eleitoral, salvo motivo justificado, serviro por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. Os substitutos sero escolhidos na mesma ocasio e pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria. 4 Os juristas que integraro o Tribunal Regional Eleitoral sero nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia, mediante eleio, pelo voto secreto.
SUBSEO V DA COMPETNCIA ADMINISTRATIVA RECURSAL

Art. 32. Compete ao Tribunal Pleno processar e julgar os recursos: a) das decises do Conselho da Magistratura; b) de pedidos de licena, frias e vantagens formuladas ao Presidente do Tribunal; c) das decises administrativas sobre licitaes, contratos e alienaes; d) sobre concursos pblicos para provimento de cargos de Juiz Substituto de Carreira, bem como de cargos do pessoal administrativo e auxiliar do Poder Judicirio.
SEO VI DO CONSELHO DA MAGISTRATURA SUBSEO I DA SEDE, JURISDIO, COMPOSIO, ELEIO E POSSE

Art. 33. O Conselho da Magistratura, rgo mximo de disciplina, fiscalizao e orientao da Magistratura de 1 Instncia, dos serventurios e funcionrios de justia, tem sede na capital e jurisdio em todo o Estado do Amazonas. Art. 34. O Conselho ser constitudo do Presidente do Tribunal de Justia, que o presidir, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justia e de dois Desembargadores, sendo um das Cmaras Cveis e um das Cmaras Criminais, eleitos na forma prevista no 3 do art. 66 deste Cdigo. 1 Na sesso a que se refere o caput deste artigo, o Tribunal eleger dois suplentes, que sero convocados para substituir os Conselheiros em seus impedimentos, licenas e frias de acordo com a respectiva antiguidade, procedendo-se outras substituies se necessrio, obedecido o mesmo critrio. 2 Os Desembargadores eleitos para completar o Conselho da Magistratura, tomaro posse na primeira sesso ordinria deste rgo, aps o trmino do mandato dos seus antecessores. 3 As sesses do Conselho sero secretariadas pelo Secretrio do Conselho da Magistratura. 4 O Conselho reunir-se- em sesso ordinria, uma vez por semana, na conformidade de tabela anualmente fixada por sua Presidncia, e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente, nos termos do Regimento Interno. 5 O Procurador Geral de Justia oficiar junto ao Conselho da Magistratura, podendo requerer o que julgar necessrio, inclusive a convocao de sesso extraordinria. Art. 35. O Regimento Interno do Conselho definir suas atribuies e competncia e estabelecer o procedimento respectivo, observadas as disposies deste Cdigo. Art. 36. As sesses do Conselho sero abertas, podendo o Presidente, se o interesse pblico o exigir, bem como para resguardar a dignidade, garantia e independncia de Magistrados em julgamento, limitar a presena, de determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, e as suas decises so tomadas por maioria de votos, inclusive do Presidente, que ter voto de qualidade.
Vide nota letra e, do art. 40.

1 Da resenha dos trabalhos enviada publicao, no dever constar o nome do Juiz, quando ele for punido, evitando-se, assim, qualquer referncia que possa identific-lo.
Vide nota letra e, do art. 40.

2 As medidas disciplinares sero tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Art. 37. O Conselho reunir-se-, independentemente de convocao por edital; suas sesses sero realizadas em conselho; seus julgamentos e deliberaes sero tornados

pblicos, atravs do Dirio da Justia, resguardados, quando possvel, as pessoas e cargos a que se refiram, para permitir pedidos de reconsiderao ou recurso ao Tribunal Pleno. 1 Os assuntos da competncia do Conselho sero distribudos pelo Presidente, mediante sorteio. 2 Os julgamentos sero reduzidos a acrdos. 3 Quando a deciso no for unnime, caber, no prazo de cinco dias, pedido de reconsiderao, a ser distribudo a outro relator. Art. 38. Os rgos de segunda instncia comunicaro ao Conselho as sanes impostas a Magistrados, bem como erros e irregularidades por eles praticados, para anotao e adoo das providncias exigidas. Art. 39. O Conselho reunir-se- com a presena mnima de trs de seus membros.
SUBSEO II DA COMPETNCIA ORIGINRIA

Art. 40. Compete ao Conselho da Magistratura originariamente: a) exercer a inspeo superior da Magistratura e manter a disciplina nos rgos de Primeira Instncia, determinando correes e sindicncias; b) reexaminar, em grau de recurso, deciso do Juiz da Infncia e da Juventude; c) julgar habeas corpus em favor de menores de dezoito anos, quando a coao partir de autoridade judiciria; d) processar e julgar representao contra Juzes, inclusive na hiptese prevista no art. 198 do Cdigo de Processo Civil;
Cabe ao Tribunal Pleno aplicar penas disciplinares aos magistrados (Res. 135/11, do CNJ).

e) aplicar aos Juzes de Primeira Instncia, em processo regular, assegurada a ampla defesa, as penas disciplinares de advertncia, censura e suspenso at trinta dias, encaminhando ao Tribunal Pleno os casos em que couber pena de maior gravidade, previstas em Lei;
Cabe ao Tribunal Pleno aplicar penas disciplinares aos magistrados (Res. 135/11, do CNJ). Salvo as de natureza disciplinar que sero julgadas pelo Tribunal Pleno (art. 84). Com a nova redao dada ao 1, do art. 144, os Juzes de Primeiro Grau perderam o poder disciplinar que ficou concentrado exclusivamente na Corregedoria Geral da Justia.

f) conhecer de recursos de atos ou decises do Corregedor-Geral da Justia; g) julgar recurso de pena disciplinar imposta por Juiz de Primeira Instncia; h) julgar recursos de decises de Juzes de Primeira Instncia, referentes a reclamaes sobre percepo de custas ou emolumentos, bem como de dvidas suscitadas pelos auxiliares da Justia e do Frum Extrajudicial; i) representar ao Procurador-Geral da Justia quando, em autos ou documentos que conhecer, houver indcios de crime de ao pblica, ou falta imputvel a membro do Ministrio Pblico; j) elaborar o seu Regimento Interno; k) julgar as representaes formuladas contra Juzes de 1 Instncia, assim como instaurar processo disciplinar contra eles, observado o disposto na letra e deste artigo;
Cabe ao Tribunal Pleno aplicar penas disciplinares aos magistrados (Res. 135/11, do CNJ).

l) conhecer dos recursos das decises dos Juzes criminais sobre servios externos de presos.
SUBSEO III DO PROCESSO DISCIPLINAR NO CONSELHO DA MAGISTRATURA

Art. 41. O Conselho da Magistratura, sempre que tiver conhecimento de irregularidade ou faltas funcionais praticadas por Juzes de 1 Instncia, tomar as medidas necessrias sua apurao.
Vide art. 342.

Art. 42. O processo ter incio por determinao do Conselho da Magistratura, de ofcio, ou a vista de representao formulada por qualquer autoridade, reduzida em petio devidamente fundamentada, e acompanhada dos elementos comprobatrios das alegaes e de testemunhas se for o caso, at o nmero de cinco. Pargrafo nico. Quando no proveniente de autoridade, a representao dever ser apresentada por advogado regularmente inscrito na OAB, com poderes expressos no instrumento do mandato. Art. 43. Distribuda a representao, poder o Relator:

I mandar arquiv-la de plano, quando manifestamente infundada e inepta, ou faltar qualidade ao seu subscritor; II propor ao Conselho da Magistratura o arquivamento liminar, ao considerar manifesta a sua improcedncia. Art. 44. No sendo arquivada liminarmente a representao, ou no caso de procedimento de ofcio, observar-se- o seguinte: I o Relator, por oficio, notificar o representado para, no prazo de quinze dias, produzir defesa, podendo apresentar provas e arrolar testemunhas at o mximo de cinco; II encerrada a instruo, o Relator dar vista dos autos pelo prazo de quinze dias ao Procurador-Geral de Justia, e depois, por igual prazo, para o representado, a fim de oferecerem alegaes finais; III decorridos os prazos aludidos no inciso anterior, o Relator, dentro de vinte dias, impreterivelmente, dever levar o feito a julgamento na primeira reunio do Conselho, que se seguir, o qual decidir, inclusive, sobre a remessa dos autos ao Tribunal Pleno se couber pena de maior gravidade, que no aquelas previstas na letra e, do art. 40 deste Cdigo. Art. 45. O processo ter carter sigiloso e no dever ultrapassar o prazo de noventa dias para a sua concluso. Art. 46. A representao que versar sobre abuso de autoridade, insusceptvel de recurso previsto em Lei, dever ser apresentada no prazo de cinco dias, contados da cincia do ato impugnado, ouvido sempre, em igual prazo, o Magistrado, seguindo-se o procedimento definido no art. 42, deste Cdigo, se no arquivada de plano, consoante o permissivo do art. 43, incisos I e II desta Lei. Art. 47. Das decises do Conselho da Magistratura, caber recurso voluntrio para o Tribunal Pleno, dentro de quinze dias, contados da data da intimao da deciso.
Vide nota ao art. 32, letra a.

Pargrafo nico. A pena de suspenso, aplicada pelo Conselho da Magistratura aos Juzes de Primeira Instncia, no poder ultrapassar trinta dias.
Alm da incompetncia do Conselho da Magistratura para aplicar penas disciplinares a magistrados, a pena de suspenso sequer est prevista na LOMAN. SEO VII DAS CMARAS REUNIDAS SUBSEO I DO FUNCIONAMENTO

Art. 48. As Cmaras Reunidas compor-se-o por Desembargadores integrantes das Cmaras Cveis e Criminais Isoladas, sendo presididas pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justia. Art. 49. As Cmaras Reunidas funcionaro com a presena mnima de metade mais um de seus membros.
SUBSEO II DA COMPETNCIA JURISDICIONAL

Art. 50. Compete s Cmaras Reunidas: I processar e julgar: a) as aes rescisrias de seus acrdos e das Cmaras Isoladas, bem como das sentenas de Primeira Instncia; b) as habilitaes incidentes, nas causas sujeitas ao seu conhecimento; c) os agravos e outros recursos cabveis de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou Relator; d) a restaurao de autos extraviados ou destrudos, em feitos de sua competncia; e) as revises criminais e os recursos dos despachos que as indeferirem in limine (Cd. de Proc. Penal, art. 625, 3); f) os embargos de nulidade e infringentes do julgado; g) os embargos de declarao opostos a seus acrdos; h) os pedidos de desaforamento; i) as reclamaes contra atos pertinentes execuo de seus acrdos; j) os conflitos de jurisdio entre as Cmaras Isoladas; II julgar:

a) as suspeies, nos casos pendentes de sua apreciao, bem como aquelas opostas a Juzes de 1 Instncia;
Vide art. 30, II, letra s e art. 201, do RITJAM.

b) em instncia nica, nos termos da legislao militar, os processos de indignidade para o oficialato ou de incompatibilidade para com o mesmo, oriundos de Conselho da Justia Militar; c) a deciso sobre a perda da graduao do praa da Polcia Militar, quando condenado pena privativa de liberdade superior a dois anos, pela prtica de crime militar ou comum; d) os incidentes de uniformizao de jurisprudncia (art. 476, do Cdigo de Processo Civil), nos feitos da competncia das Cmaras Reunidas; e) os Mandados de Segurana, habeas corpus e habeas data contra atos dos Prefeitos Municipais, das Cmaras Municipais, de seus Presidentes, e de Secretrios de Estado; f) os mandados de segurana contra atos de Juzes; g) os recursos de sentenas proferidas em mandado de segurana, pelos Juzes de Primeira Instncia; h) os conflitos de competncia ou de atribuies entre Juzes Cveis ou Criminais, ou entre estes e autoridades administrativas. III executar, no que couber, suas decises, podendo delegar inferior instncia a prtica de atos no decisrios.
SEO VIII Das Cmaras em Geral SUBSEO I Da Organizao, competncia e funcionamento

Art. 51. Os Membros do Tribunal de Justia, excludos o Presidente e o CorregedorGeral de Justia, sero distribudos em cinco Cmaras Isoladas, com trs Membros cada, exceo da 1 e 2 Cmaras Cveis, que sero integradas por quatro Desembargadores, as quais tero as seguintes denominaes:
Redao dada pela LC 36, de 15.09.04.

I 1 Cmara Cvel; II 2 Cmara Cvel; III 3 Cmara Cvel;


Redao dada pela LC 36, de 15.09.04. Redao dada pela LC 36, de 15.09.04. Inciso acrescido pela LC 36, de 15.09.04.

IV 1 Cmara Criminal; V 2 Cmara Criminal. Art. 52. Compete s Cmaras, em geral: I processar e julgar: a) os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; b) a restaurao de autos desaparecidos, quando pendentes de julgamento; c) as reclamaes contra atos pertinentes execuo de seus julgados; II executar, por seu Presidente, as decises em causa de sua competncia originria; III comunicar autoridade judiciria competente, para fins de apurao de responsabilidade, as faltas cometidas por Juzes, Serventurios e Funcionrios da Justia; IV representar ao Procurador-Geral de Justia quando, em autos ou documentos em autos de que conhecer, houver indcios de crime de ao pblica; V mandar riscar as expresses ofensivas ou desrespeitosas encontradas nos autos sujeitos ao seu julgamento; VI resolver as dvidas suscitadas por seu Presidente, por qualquer de seus Membros ou pelo rgo do Ministrio Pblico, relativamente ordem dos trabalhos. Art. 53. As Cmaras Isoladas deliberaro com a presena de todos os seus Membros, inclusive o Presidente. Art. 54. As Cmaras Isoladas sero presididas por um de seus membros, eleito por perodo de dois anos, na primeira reunio ordinria que suceder posse dos novos dirigentes do Tribunal, vedada a reeleio.
Vide art. 27.

Pargrafo nico. A eleio far-se- independentemente de convocao especial, em escrutnio secreto, considerando-se eleito o que obtiver maioria dos votos, sendo que, no caso de empate, o Presidente desempatar votando pela segunda vez.

Art. 55. O Presidente de Cmara, em suas faltas ou impedimentos, ser substitudo pelo Desembargador que o seguir em antiguidade, dentre os integrantes da prpria Cmara. Art. 56. Aos Presidentes de Cmaras compete: I dirigir e manter a regularidade dos trabalhos e das reunies, pela forma determinada no Regimento Interno do Tribunal de Justia; II fazer a distribuio dos feitos aos Relatores; III designar dia para julgamento dos feitos, organizar e fiscalizar a pauta das reunies, assinando os Acrdos com o Juiz que participar do julgamento como relator; IV sustar a deciso do mrito e remeter ao Tribunal Pleno, para julgamento, o processo em que os Juzes conclurem pela inconstitucionalidade da Lei ou ato normativo do poder pblico; V exigir dos funcionrios da Secretaria do Tribunal a prtica dos atos necessrios ao regular funcionamento da Cmara, e o cumprimento de suas decises, respeitadas as prerrogativas do Presidente do Tribunal de Justia. Art. 57. As Cmaras reunir-se-o, ordinariamente, uma vez por semana, e, extraordinariamente, quando convocadas por seu Presidente.
Vide arts. 108 e 109, do RITJAM.

Art. 58. Os feitos de competncia das Cmaras Isoladas sero distribudos aos seus Membros, inclusive o Presidente. Art. 59. Junto a cada Cmara Isolada funcionar pelo menos um Procurador de Justia. Art. 60. Os trabalhos das Cmaras sero secretariados por um dos Secretrios, designado pelo Presidente do Tribunal.
SUBSEO II DAS CMARAS CVEIS ISOLADAS

Art. 61. As Cmaras Cveis Isoladas funcionaro com a presena de todos os seus membros componentes, na forma estabelecida no Regimento Interno do Tribunal. Art. 62. s Cmaras Cveis Isoladas, alm da competncia genrica prevista no art. 52 deste Cdigo, compete: I processar e julgar: a) o habeas corpus, quando a priso for civil; b) as reclamaes e quaisquer outros incidentes que ocorram nas causas sujeitas ao seu conhecimento; c) os mandados de segurana contra atos de Procuradores de Justia. II julgar: a) os recursos de decises de Juzes do cvel, salvo os de mandados de segurana; b) os recursos de sentena em juzo arbitral; c) os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; d) os agravos e outros recursos cabveis de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou Relator.
SUBSEO III DAS CMARAS CRIMINAIS ISOLADAS

Art. 63. As Cmaras Criminais Isoladas funcionaro com a presena de todos os seus membros componentes. Pargrafo nico. O funcionamento e as atribuies das Cmaras Criminais Isoladas sero expressos no Regimento Interno do Tribunal. Art. 64. Os pedidos de habeas corpus originrios e recursos de habeas corpus sero distribudos entre todos os membros das Cmaras Criminais, inclusive ao Presidente. Art. 65. As Cmaras Criminais, alm da competncia genrica estabelecida no art. 52 deste Cdigo, compete: I processar e julgar: a) os pedidos de habeas corpus, quando a violncia ou ameaa de coao for atribuda a Juiz de Primeiro Grau, ressalvada a competncia do art. 62, I, letra a; b) os mandados de segurana contra atos de Juiz, em matria criminal; c) nos crimes de responsabilidade, os funcionrios da Secretaria do Tribunal de Justia, inclusive os lotados na Diretoria do Frum de Manaus; d) os Prefeitos, ex-Prefeitos, Presidentes e ex-Presidentes de Cmaras de Vereadores; II julgar:

a) os recursos das decises dos Juzes Criminais, do Tribunal do Jri, dos rgos da Justia Militar Estadual, bem como o habeas corpus; b) os conflitos de jurisdio entre os Juzes Criminais de Primeiro Grau, assim como os de atribuies entre estes e as autoridades administrativas municipais; c) os embargos de declarao; d) as reclamaes opostas, falta de recurso especfico; e) as reclamaes interpostas contra a aplicao das penalidades previstas nos arts. 801 e 802 do Cdigo de Processo Penal; f) os agravos de despachos proferidos nos feitos de sua competncia, pelo Presidente ou pelo Relator; III deliberar sobre o indeferimento liminar de habeas corpus, na hiptese do art. 663 do Cdigo de Processo Penal, em causas de sua competncia. IV determinar a realizao do exame previsto no art. 777 do Cdigo de Processo Penal.
CAPTULO IV DOS RGOS DIRETIVOS DO TRIBUNAL
SEO I DA ELEIO E POSSE DOS CARGOS DE DIREO

Art. 66. O Tribunal de Justia dirigido por um de seus membros como Presidente, desempenhando dois outros as funes de Vice-Presidente e as de Corregedor-Geral de Justia. 1 O Tribunal de Justia, na primeira Sesso Plenria do ms e ano em que terminarem os mandatos de seus dirigentes, pela maioria de seus membros e por votao secreta, com obedincia ao disposto na Lei Orgnica da Magistratura Nacional, eleger dentre seus Desembargadores mais antigos, em nmero correspondente aos dos cargos de direo, os titulares destes, com mandato de dois anos, vedada a reeleio. Quem tiver exercido quaisquer cargos de direo por quatro anos, ou de Presidente, no poder figurar mais entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes na ordem de antiguidade, sendo obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleio.
Vide os arts. 8, e 9 do RITJAM.

2 O disposto no pargrafo anterior no se aplica ao membro eleito para completar perodo de mandato inferior a um ano. 3 Na seo a que se refere o 1 deste artigo e com iguais cautelas, o Tribunal de Justia eleger dois Desembargadores para completar o Conselho da Magistratura, na forma prevista no artigo 34 deste Cdigo. Art. 67. Os dirigentes do Tribunal de Justia tomaro posse perante o Tribunal Pleno, no dia 4 de julho, seguinte ao trmino do mandato de seus antecessores. Art. 68. Vagando o cargo de Presidente, Vice-Presidente ou Corregedor-Geral de Justia, no curso do primeiro ano de mandato, proceder-se-, dentro de uma semana, eleio do sucessor para completar o mandato. Pargrafo nico. O Presidente eleito para completar o mandato anterior do caput deste artigo poder ser reconduzido para o perodo subsequente. Art. 69. Vagando os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral de Justia, faltando menos de doze meses para o trmino do mandato, a substituio far-se-, do Presidente pelo Vice-Presidente, e este e o Corregedor, pelos demais membros na ordem decrescente de antiguidade.
Vide art. 20. SEO II DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA

Art. 70. Ao Presidente do Tribunal de Justia compete: I superintender, na qualidade de chefe do Poder Judicirio do Estado, todo o servio da Justia, velando pelo regular funcionamento de seus rgos e pela observncia do cumprimento do dever por parte dos Magistrados, serventurios e servidores da Justia; II representar o Poder Judicirio em suas relaes com os demais Poderes e corresponder-se com as autoridades pblicas sobre todos os assuntos que se relacionem com a administrao da Justia;

III dirigir os trabalhos do Tribunal de Justia, presidir as reunies do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, mantendo a ordem, regulando a discusso e os debates, encaminhando e apurando votaes e proclamando os seus resultados; IV representar o Tribunal de Justia, podendo delegar a incumbncia ao seu substituto legal ou a outro Magistrado; V expedir editais de concurso para ingresso na carreira da Magistratura, levando os pedidos de inscrio apreciao do Tribunal Pleno; VI ordenar a publicao referente ao preenchimento de cargo de Desembargador, no caso do artigo 94 da Constituio Federal e do 1 do artigo 70 da Constituio Estadual; VII intervir nos julgamentos de natureza administrativa e nas deliberaes do Conselho da Magistratura; VIII proferir voto de qualidade, quando houver empate, se a soluo deste no estiver de outro modo regulada; IX participar do julgamento das questes constitucionais e funcionar como Relator privativo, com direito a voto, nos seguintes feitos:
Vide art. 56 e 162 do RITJAM. No artigo 162, daquele Regimento, verifica-se que em alguns conflitos de competncia, o Presidente ser, obrigatoriamente, o relator.

a) suspeio de Desembargador e do Procurador-Geral de Justia; b) reclamao sobre antiguidade de Magistrado; c) aposentadoria de Magistrado; d) reverso ou aproveitamento de Magistrado; e) nos demais casos previstos em Lei ou neste Cdigo. X conceder prorrogao de prazo para posse e exerccio; XI presidir a audincia de instalao de Comarca, Vara ou Juizados Especiais, podendo delegar essa atribuio a qualquer Magistrado; XII revisar e publicar, anualmente, a lista de antiguidade de Desembargadores, Juzes e Servidores da Secretaria do Tribunal de Justia, da Corregedoria-Geral de Justia, da Vara de Menores da Capital e da Diretoria do Frum; XIII convocar reunio extraordinria do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura; XIV designar Juzes de Direito de Primeira Entrncia para o servio de substituio, para auxiliar Juiz de Direito de Segunda Entrncia ou para responder temporariamente por Vara da Capital cujo titular esteja legalmente afastado, bem como ampliar a competncia dos Juzes de 2 Entrncia para funcionar em qualquer Vara ou Juzo, inclusive da 1 Entrncia, sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional.
Redao do inciso XIV dada pela LC 35, de 13.09.04.

XV conceder licenas e frias aos Magistrados, serventurios e funcionrios de Justia, devendo aprovar, sempre que possvel, a respectiva tabela anual, podendo alter-la segundo a necessidade do servio;
Vide art. 264.

XVI conceder licena para casamento, nas hipteses do art. 183, inciso XVI, do Cdigo Civil Brasileiro; XVII arbitrar e determinar o pagamento de dirias e ajudas de custo; XVIII assinar os acrdos do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, quando houver presidido o julgamento; XIX determinar pagamento em virtude de sentena proferida contra a Fazenda Pblica; XX determinar o incio do processo de restaurao de autos perdidos na Secretaria do Tribunal de Justia; XXI justificar as faltas de comparecimento dos Magistrados; XXII impor penas disciplinares;
Vide art. 340, II.

XXIII mandar contar tempo de servio e acrscimos constitucionais; XXIV nomear, exonerar, demitir, aposentar e lotar os funcionrios de Justia, bem como enquadr-los e reclassific-los nos termos da legislao vigente; XXV firmar contratos, bem como atos de outra natureza, condizentes administrao do Poder Judicirio; XXVI autorizar o pagamento de vencimentos e vantagens do pessoal da Justia, dos inativos e em disponibilidade, bem assim atribuir gratificaes em razo do servio judicirio; XXVII encaminhar, em poca oportuna, a proposta oramentria relativa ao Poder Judicirio, bem como de abertura de crditos adicionais; XXVIII requisitar as dotaes oramentrias destinadas ao Poder Judicirio; XXIX autorizar o afastamento, do Estado, de Magistrados e servidores da Justia;

XXX proceder convocao de Juiz de Direito da Capital, para completar o quorum de julgamento, quando por suspeio ou impedimento dos integrantes do Tribunal, no for possvel a substituio na forma prevista neste Cdigo.
Vide art. 24.

XXXI admitir ou rejeitar os recursos para as instncias superiores federais, processlos na forma da Lei e decidir as questes que suscitarem; XXXII prestar as informaes s instncias superiores federais, quando requisitadas; XXXIII assinar cartas de sentenas, mandados executrios e ofcios requisitrios; XXXIV despachar as peties de recursos interpostos de acrdos do Tribunal, as de simples juntadas e, no estando presente o Relator, as referentes a assuntos urgentes, que possam ficar prejudicados pela demora; XXXV exercer as funes inerentes correio permanente na Secretaria do Tribunal; XXXVI exercer a alta polcia do Tribunal, mantendo a ordem, determinando a expulso dos que a perturbarem e a priso dos desobedientes, fazendo lavrar os respectivos autos; XXXVII prover, de conformidade com a Lei, os cargos do quadro de funcionrios do Tribunal de Justia; XXXVIII - processar e julgar as suspeies e dvidas suscitadas pelos funcionrios sujeitos sua autoridade direta; XXXIX julgar os recursos das decises que inclurem ou exclurem jurados da lista geral; XL apresentar relatrio anual dos trabalhos do Tribunal; XLI receber e despachar ordem de priso em flagrante de Magistrado e t-lo sob sua custdia; XLII baixar instruo para atendimentos das despesas; XLIII determinar abertura de concurso; XLIV compor, livremente, as comisses no permanentes; XLV determinar o desconto, em folha de pagamento, das contribuies devidas ao Instituto da Previdncia e Assistncia dos Servidores do Estado do Amazonas (Ipasea), nos termos da Lei pertinente;
Atribuies do Ipasea so exercidas, atualmente, pela Fundao Amazonprev (LC 30, de 27.12.01 e alteraes pela LC 43 de 20.05.05; LC 51, de 03.05.07; LC 93, de 25.11.11)

XLVI designar Juzes para as Comarcas, quando em regime de exceo, estabelecendo-lhe as atribuies; XLVII fiscalizar e regular o uso dos prdios de propriedade do Estado, quando destinados ao Frum ou residncia do Juiz; XLVIII designar, mediante indicao da Corregedoria-Geral, trs Juzes de Direito para o servio de Corregedor-Auxiliar;

Vide art. 73.

XLIX decidir os pedidos de liminar em mandado de segurana, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso e outras medidas que reclamem urgncia, inclusive habeas corpus, durante frias coletivas; L conhecer do pedido de liminar, em mandado de segurana, nos feitos de competncia do Tribunal, quando a demora de distribuio puder frustrar a eficcia da medida; LI suspender, em despacho fundamentado, a execuo de liminar ou de sentena, em mandado de segurana, nos casos previstos na legislao federal, salvo nos feitos de competncia originria do Tribunal; LII autorizar, a requerimento do credor preterido no seu direito de preferncia, e depois de ouvido o Procurador-Geral da Justia, o sequestro a que se refere o art. 100, 2, da Constituio Federal; LIII designar Juzes Criminais e Cveis, em escala semanal, juntamente com o Escrivo e demais servidores de Ofcio, como plantonistas, para atendimento de mxima urgncia, durante as frias coletivas; LIV designar os Secretrios das Cmaras e do Conselho da Magistratura; LV tomar as providncias necessrias apurao de irregularidades ou faltas dos funcionrios da Justia; LVI realizar sesses extraordinrias do Tribunal Pleno e do Conselho da Magistratura, sempre que necessrio; LVII designar at trs Juzes de Direito para o servio da Presidncia, e dois Juzes para o Servio da Vice-Presidncia, estes ltimos indicados pelo Vice-Presidente; LVIII designar o Juiz que exercer as funes de Distribuidor e Diretor do Frum, nas Comarcas do interior com mais de uma Vara;

Vide art. 103.

LIX mandar publicar, mensalmente, no rgo oficial, dados estatsticos sobre os trabalhos do Tribunal relativos ao ms anterior, observadas as disposies do art. 37 da Lei Complementar n. 35, de 14 de maro de 1979; LX designar por portarias as atribuies dos Juzes de primeira entrncia nas Comarcas com mais de uma Vara; LXI exercer outras quaisquer atribuies mencionadas em Lei, neste Cdigo ou no Regimento Interno.
SEO III DO VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA

Art. 71. Compete ao Vice-Presidente do Tribunal de Justia: I substituir o Presidente nos seus impedimentos, ausncias, licenas e frias; II presidir as Cmaras Reunidas, na forma determinada no Regimento Interno do Tribunal; III convocar extraordinariamente as Cmaras Reunidas; IV participar do Conselho da Magistratura; V - homologar as desistncias de recursos formuladas antes da distribuio ao Relator; VI determinar a baixa de processos, julgar desertos os recursos, resolver os incidentes surgidos e mandar cumprir os Acrdos das Cmaras Reunidas; VII processar e julgar o pedido de concesso de justia gratuita, quando o feito no estiver distribudo ou depois de cessarem as atribuies do Relator; VIII exercer as funes administrativas delegadas pelo Presidente do Tribunal, ou, atribudas no Regimento Interno. 1 Ao Vice-Presidente somente sero distribudos processos do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura e da Cmara Isolada a que pertencer. 2 Quando no exerccio da Presidncia, manter-se- o Vice-Presidente preso condio de julgador na Cmara a que pertence, apenas nos feitos que lhe houverem sido distribudos como Relator ou Revisor e nos quais tiver aposto o seu visto; nos demais casos os feitos sero redistribudos.
SEO IV DA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIA SUBSEO I DA ORGANIZAO

Art. 72. Corregedoria-Geral da Justia, rgo de fiscalizao, disciplina e orientao administrativa, com jurisdio em todo o territrio do Estado do Amazonas, ser exercida por um Desembargador com o ttulo de Corregedor-Geral da Justia, e estruturada de acordo com o quadro constante do Anexo I desta Lei, cujas funes sero definidas no Regimento Interno da Corregedoria.
No existe, na publicao oficial, o Anexo I mencionado pelo art. 72.

1 O Corregedor-Geral da Justia, em suas faltas e impedimentos, ser substitudo pelo Desembargador que se lhe seguir na ordem da antiguidade. 2 A Corregedoria elaborar seu Regimento Interno que ser submetido aprovao do Conselho da Magistratura. Art. 73. O Corregedor-Geral da Justia ser auxiliado por trs Juzes de Direito, com o ttulo de Juiz Corregedor-Auxiliar, por ele indicados, e designados pelo Presidente do Tribunal. 1 Os Corregedores-Auxiliares serviro pelo tempo correspondente ao mandato do Corregedor-Geral que os indicar. 2 Os Corregedores-Auxiliares serviro em regime de tempo integral, ficando liberados de suas funes judicantes; 3 Concludo o mandato, os Corregedores-Auxiliares voltaro s suas funes judicantes, ocupando as suas respectivas Varas.
SUBSEO II DAS ATRIBUIES

Art. 74. So atribuies do Corregedor-Geral da Justia, alm da inspeo e correio permanentes dos servios judicirios: I integrar o Conselho da Magistratura;

II tomar parte das deliberaes do Tribunal Pleno; III efetuar, anualmente, nas Comarcas, Distritos ou Varas, correio geral, ordinria, sem prejuzo das correies extraordinrias, gerais ou parciais, que entenda fazer ou haja de realizar por determinao do Conselho da Magistratura, Tribunal Pleno ou Cmaras; IV efetuar inspees, pessoalmente, ou atravs de Corregedor Auxiliar, em Comarcas, Distritos e Varas, por determinao prpria, do Tribunal, ou de suas Cmaras, ou do Conselho da Magistratura; V proceder, por determinao do Tribunal, ou suas Cmaras Criminais, correio extraordinria em prises, sempre que, em processo de habeas corpus, houver indcios veementes de ocultao ou remoo de presos, com o intuito de ser burlada a ordem ou dificultada sua execuo; VI receber, processar e decidir as reclamaes contra serventurios de justia, na forma prevista neste Cdigo, impondo-lhes penas disciplinares; VII delegar aos Juzes Corregedores Auxiliares, quando assim o entender, poderes para proceder correio quando no versar sobre ato de Juiz; VIII instaurar, ex officio, ou mediante reclamao de qualquer autoridade judiciria ou de membro do Ministrio Pblico, inqurito administrativo para apurao de falta grave ou invalidez de servidores de justia, remetendo o processo ao Tribunal; IX verificar e determinar as providncias que julgar convenientes, para imediata cessao das irregularidades que encontrar: a) se os ttulos de nomeao dos Juzes e servidores da Justia se revestem das formalidades legais; b) se os Juzes violaram as normas estabelecidas neste Cdigo; c) se os servidores da Justia observam o Regimento de Custas; se servem com presteza e urbanidade as partes ou se retardam, indevidamente, atos de ofcio; se tm todos os livros ordenados, na forma da Lei; se cumprem seus deveres funcionais com perfeita exao; d) se consta a prtica de erros ou abusos que devam ser emendados, evitados ou punidos, no interesse e na defesa do prestgio da Justia; e) se todos os atos relativos posse, concesso de frias, licenas ou consequente substituio dos servidores da Justia, exceto os do Tribunal, so regulares; f) se os autos cveis ou criminais, findos ou pendentes, apresentam erros, irregularidades ou omisses, promovendo-lhes o suprimento, se possvel; g) se as custas esto cotadas, ordenando a restituio das custas cobradas indevida ou excessivamente. X providenciar, ex officio, ou a requerimento, sobre o retardamento na tramitao do processo; XI apreciar, nos cartrios, a disposio do arquivo, as condies de higiene e a ordem dos trabalhos dando aos serventurios as instrues que forem convenientes; XII verificar se os Oficiais de Registro Civil criam dificuldades aos nubentes, impondolhes exigncias ilegais; XIII rever as contas dos tutores e curadores; XIV assinar prazo dentro do qual, com a cominao da pena disciplinar, devem ser: a) destitudos os tutores e curadores inidneos ou ilegalmente nomeados, ou que no tiverem hipoteca legalmente inscrita; b) iniciados os inventrios ainda no comeados ou reativados os que estiverem parados; XV averiguar e providenciar: a) sobre arrecadao de tributos devidos em autos, livros ou papis submetidos correio; b) sobre o que se relaciona com os direitos dos menores abandonados ou rfos; c) sobre arrecadao e inventrio de bens ausentes e de herana jacente. XVI impor penas disciplinares; XVII opinar, perante o Tribunal Pleno e o Conselho da Magistratura: a) nos processos de remoo e opo de Juzes; b) nos processos de permuta e reverso de Juzes; c) nos processos de habilitao dos candidatos a Juiz; d) nos processos de concursos para provimento dos cargos de serventurios da Justia. XVIII apresentar, ao Tribunal, os relatrios anuais remetidos pelos Juzes e organizar as estatsticas respectivas; XIX instaurar processos de abandono de cargo dos serventurios de Justia;

XX opinar sobre pedido de remoo ou promoo de titular de ofcio de Justia; XXI marcar prazo, para serem expedidas certides a cargo da Corregedoria e dos Ofcios de Justia; XXII instaurar sindicncia, visando ao afastamento ex officio at sessenta dias de serventurios de Justia; XXII - instaurar sindicncias e processos administrativos disciplinares para a apurao de responsabilidade dos titulares das serventias extrajudiciais, aplicando, quando for o caso, as penalidades previstas na Lei n. 8.935/95.
Redao dada pela LC 101, de 13.03.12.

XXIII propor ao Tribunal declarao de regime de exceo de qualquer Comarca; XXIV baixar provimentos e instrues necessrios ao bom funcionamento da Justia, na esfera de sua competncia; XXV visitar as cadeias pblicas, ou estabelecimentos penais, adotando medidas de sua competncia, concedendo habeas corpus, se for o caso; XXVI levar ao conhecimento das autoridades constitudas faltas imputveis s autoridades policiais; XXVII fiscalizar o cumprimento da Lei referente ao recolhimento do percentual cabvel Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico, nos processos em que funcionar, ao Fundo Especial da Defensoria Pblica, e ao Fundo de Reaparelhamento do Poder Judicirio;
ADI 2.211-3/AM. As destinao de parte das custas judiciais para associaes de classe (Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico e Caixa de Assistncia dos Advogados) foi considerada inconstitucional pelo STF. DJ 15.03.02, p. 30.

XXVIII baixar instruo para redistribuio de processos, livros e papis cartorrios, quando necessrio; XXIX exercer quaisquer outras atribuies mencionadas em Lei, neste Cdigo ou no Regimento Interno.
SUBSEO III DAS CORREIES E SUAS FORMAS

Art. 75. As correies, a cargo da Corregedoria-Geral da Justia, podero ser gerais ou parciais, e sero realizadas pelo Corregedor-Geral ou por quem ele indicar, de iniciativa prpria ou por determinao do Tribunal de Justia, do Conselho da Magistratura ou a requerimento do Procurador-Geral de Justia; Art. 76. As correies gerais abrangem os servios judiciais e extrajudiciais de uma Comarca ou de apenas uma Vara, bem como de ofcios notariais e de registros. 1 As correies gerais sero realizadas na sede da Comarca, iniciando, por meio de edital do Corregedor, convidando, previamente, as autoridades judicirias, serventurios e servidores de justia, com a indicao do dia, hora e local em que os trabalhos tero comeo. 2 As autoridades judicirias e servidores de justia comparecero com os seus ttulos, pondo disposio do Corregedor os autos, livros e papis sob sua guarda, e prestando-lhe as informaes de que necessitar. 3 Os autos, livros e papis sero examinados nas Secretarias de Varas ou nos Notariados e Ofcios de Registros a que pertencerem, exceto quando sob a guarda de Oficiais de Registro Civil dos distritos, nas Comarcas do interior, caso em que o servio correcional farse- no local destinado s audincias do Juzo. 4 Em todas as correies, obrigatoriamente, ser intimado para comparecer o Representante do Ministrio Pblico. Art. 77. A primeira correio de cada Comarca comear do antepenltimo ano em diante, podendo versar sobre anos anteriores, se isso for julgado conveniente pelo CorregedorGeral; as seguintes s abrangero os autos, livros e papis subsequentes ltima correio, a respeito da qual o Corregedor verificar se foram cumpridos seus provimentos e despachos. Art. 78. Esto sujeitos s correies gerais: I os processos findos, iniciados no trinio anterior correio, e os pendentes, exceto: a) os que estiverem com recursos interpostos, se ainda no esgotado o prazo para alegaes e remessa; b) os conclusos para julgamento, no excedidos os prazos legais; c) os preparados para o jri, salvo quando no houver sesso convocada; II todos os livros que os serventurios de justia so obrigados a possuir, bem como os ttulos com que servem os seus cargos, empregos e ofcios.

Art. 79. O Corregedor, nos exames a que proceder, verificar se as recomendaes baixadas nos autos e livros pelos Juzes locais foram fielmente cumpridas, aplicando, em caso negativo, as penas disciplinares cabveis e promovendo a apurao da responsabilidade dos faltosos na hiptese de reiterada desobedincia a determinaes superiores. Art. 80. Findos os trabalhos da correio, o Corregedor, na presena da autoridade judiciria, membro do Ministrio Pblico, serventurios e servidores de justia convocados, dar conhecimento das cotas e despachos proferidos nos autos, livros e papis examinados, fazendo a leitura dos provimentos expedidos. Em seguida, determinar a lavratura, em livro prprio ou no protocolo de audincias, por serventurio designado para secretariar os trabalhos, uma ata em que sero especificados as ocorrncias da correio, os exames feitos, as irregularidades verificadas, as cotas e provimentos expedidos e as medidas adotadas no sentido da correo e normalizao das atividades forenses. A referida ata ser assinada pelo Corregedor, seus auxiliares, autoridades e servidores presentes. Pargrafo nico. Os provimentos relativos a atos praticados pelos Juzes no constaro, especificamente, da ata final, sendo-lhes transmitidos, em carter reservado, pelo Corregedor. Art. 81. As correies abrangero tambm sindicncias sobre o procedimento funcional das autoridades judicirias e serventurios de justia. Art. 82. As cotas escritas pelo Corregedor nos autos, livros e papis, serviro como advertncia para as emendas ou remisses; os provimentos, para instruo de serventurios e servidores e correo de abusos, com ou sem cominao; os despachos, para ordenar qualquer sindicncia, emenda de irregularidade, imposio de sanes disciplinares e instaurao de processos de responsabilidade. Art. 83. A qualquer tempo poder o Corregedor voltar sede da Comarca ou Vara em que fizer correio, para verificar o cumprimento das ordens e provimentos que houver expedido. Art. 84. Durante a correio, o Corregedor-Geral receber as reclamaes e queixas, escritas ou verbais, que lhe forem dirigidas por auxiliares da Justia ou quaisquer pessoas, mandando reduzir a termo as que forem formuladas verbalmente. Pargrafo nico. Se a reclamao referir-se ao Juiz, promovidas sindicncias e diligncias para apurar os fatos, os elementos colhidos devem ser encaminhados ao Conselho da Magistratura; se o reclamado for serventurio de justia, e constatada a procedncia do reclamo, o Corregedor aplicar sano de advertncia ou censura, ou suspenso de at quinze dias, determinando o envio dos respectivos papis autoridade competente, para instaurao de processo, se for o caso. Da aplicao de sano cabe recurso, dentro de dez dias, para o Conselho da Magistratura. Art. 84. O Corregedor-Geral de Justia, nas correies, receber reclamaes e denncias, identificadas, mandando reduzi-las a termo quando for o caso.
Redao deste artigo dada pela LC 101, de 13.03.12.

Pargrafo nico. Se da apurao das reclamaes ou denncias resultar sano disciplinar pelo Corregedor-Geral de Justia, da deciso caber recurso para o Tribunal Pleno no prazo de 10 (dez) dias. Art. 85. Verificada a existncia de autos e papis com antiguidade superior a trinta anos, determinar o Corregedor a sua remessa ao Arquivo Pblico do Estado. Art. 86. Ao Corregedor compete, ainda, quando em correio: I examinar a legalidade dos ttulos com que servem em seus cargos e ofcios todos os serventurios sujeitos correio; II sindicar de sua conduta funcional, com relao ao cumprimento dos deveres, desempenho de atribuies e permanncia na sede da Comarca, termo ou Distrito Judicirio; III fiscalizar o que diz respeito administrao das pessoas e bens de rfos, interditos, ausentes e nascituros; IV fiscalizar a execuo dos testamentos e administrao das fundaes; V fiscalizar a execuo das leis e regulamentos referentes arrecadao e administrao de heranas jacentes; VI fiscalizar a aplicao de leis estaduais ou federais, por parte de Tabelies, na lavratura de escritura e demais instrumentos que passarem em suas notas, assim como, por parte dos Notrios; VII levar ao conhecimento da Ordem dos Advogados, do Procurador-Geral de Justia, do Defensor Pblico Geral do Estado e do Secretrio de Estado de Justia, Segurana Pblica e Cidadania falta atribuda, respectivamente, a advogado, estagirio ou solicitador, do Ministrio Pblico, do Defensor Pblico e autoridade policial.

VII verificar ainda: a) se existem, na serventia, todos os livros exigidos por Lei; b) se os livros existentes esto devidamente autenticados, bem encadernados e escriturados; c) se os autos , livros e papis, findos ou em andamento, esto bem guardados, conservados e catalogados; d) se os depsitos de coisas so seguros e higinicos; e) se nos lugares onde devem permanecer as partes, servidores, serventurios, empregados de ofcios notariais e registrais, jurados e pessoas judicialmente convocadas, h higiene, comodidade, segurana e decncia; f) se h servidores atacados de molstias contagiosas ou portadoras de molstia ou defeito fsico que prejudique o exerccio das respectivas funes; g) se os feitos e escrituras so distribudos e processados na forma da Lei; h) se h processos parados e se so cumpridos os prazos de concluso; i) se so regularmente cobrados emolumentos, taxas e outros tributos devidos Unio, ao Estado e ao Municpio; j) se as custas so cobradas nos escritos termos do respectivo Regimento; k) se os Oficiais do Registro Civil processam com regularidade os papis de habilitao ao casamento civil; l) se as determinaes do Juiz, na marcha dos processos, e as do Corregedor, em correies anteriores, foram fielmente executadas. Art. 87. O Corregedor dar audincia aos presos ou internados para receber-lhe as queixas ou reclamaes, sobre elas providenciando. Duas vezes ao ano, pelo menos, visitar os asilos, cadeias, estabelecimentos penitencirios, correcionais e de reforma, assim como prises outras, verificando: a) se os edifcios e dependncias so higinicos, seguros e aparelhados para o fim a que se destinam; b) se h pessoas detidas ou internadas ilegalmente, ou de modo diverso do prescrito em Lei, promovendo acerca de sua soltura. c) se as pessoas detidas ou internadas so alimentadas, vestidas, abrigadas e tratadas. Pargrafo nico. Observada a falta de higiene, segurana ou aparelhamento, representar ao Tribunal de Justia para a adoo das providncias indispensveis. Art. 88. O Corregedor fixar prazo razovel: I para aquisio ou legalizao dos livros que faltarem ou estiverem irregulares; II para organizao de arquivos, tombamento de mveis e utenslios; III para a restituio, na forma do art. 30 do Cdigo de Processo Civil e do respectivo Regimento, de custas indevidas ou excessivas, devidamente atualizadas; IV em geral, para emenda de erros, abusos ou omisses verificados. Pargrafo nico. Ordenar o Corregedor: I que sejam prestadas, ou reforadas, as fianas omitidas ou insuficientes; II que sejam registrados e inscritos os testamentos e tomadas as contas dos tutores, curadores e testamenteiros, sndicos, liquidatrios, administradores de fundaes e mais responsveis; III que sejam nomeados tutores e curadores a menores, ausentes, interditos e herana jacente; IV que se proceda especializao da hipoteca legal, nos casos em que haja interesse do Estado ou de incapazes; V que seja dado o destino legal a quaisquer bens ou valores irregularmente conservados em poder de funcionrios ou particulares. Art. 89. Ao Corregedor compete, tambm, durante as correies, sindicar: a) se os Juzes e Serventurios de Justia tm residncia nos lugares onde servem e se cumprem, com exatido, todos os seus deveres; b) se tais autoridades costumam ausentarse, abandonando, fora dos casos permitidos em Lei, o exerccio de seus cargos, sem os transmitirem ao substituto, quando a isso so obrigados; c) se as audincias designadas so realizadas com regularidade; d) se as autoridades judicirias so assduas em deferir e ministrar justia s partes, e se tm vida irrepreensvel, pblica e privada; e) se os feitos so distribudos equitativa e legalmente;

f) se h inqurito paralisado em poder das autoridades policiais ou se estas deixam de instaur-los, comunicando o fato ao Conselho da Magistratura e ao Secretrio de Segurana Pblica; g) instaurar processo de abandono de cargo contra Juiz, serventurio e funcionrio de Justia. Art. 90. As correies parciais tero por objeto a averiguao dos fatos que as determinarem, aplicando-se-lhes os mesmos preceitos das gerais, no que for cabvel. Art. 91. O Conselho da Magistratura, mediante provimento, expedir, para os casos especiais, as instrues que se fizerem precisas ao melhor desempenho das funes do Corregedor.
CAPTULO V DA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA

Art. 92. A Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas, destinada preparao e aperfeioamento de Magistrados, ser dirigida por um Desembargador, escolhido pelo Presidente do Tribunal de Justia, com anuncia do seu Plenrio.
Vide Res. 31, de 14.09.10, do TJAM que dispe sobre a organizao da Escola Superior da Magistratura.

Pargrafo nico. O mandato do Diretor da Escola ter a mesma durao do mandato do Presidente que o nomear, permitida a reconduo. Art. 93. A Escola Superior da Magistratura rgo integrante da estrutura administrativa do Tribunal de Justia, com recursos financeiros definidos no oramento anual do Tribunal. Pargrafo nico. O Regimento Interno da Escola Superior da Magistratura definir sua organizao, atribuies e competncia, e dever ser aprovado pelo Tribunal Pleno. Art. 94. Alm das atribuies definidas no seu Regimento Interno, compete Escola Superior da Magistratura: I promover cursos de preparao ao ingresso na Magistratura, estabelecendo prazo de durao do curso, as disciplinas obrigatrias, a carga horria mnima, a qualificao do pessoal docente, frequncia e avaliao de aproveitamento; II realizar cursos de carter permanente para atualizao, aperfeioamento e especializao dos Magistrados, observando as diretrizes bsicas do inciso anterior, bem como dos servios administrativos e judiciais para os servidores do Poder Judicirio e, ainda, para atividades notariais e registrais; III promover congressos, simpsios e conferncias sobre temas relacionados formao dos Magistrados, ao aperfeioamento dos servios judicirios e da prestao jurisdicional; IV desenvolver estudos objetivando o encaminhamento de sugestes para melhoria ou elaborao de normas propiciadoras de melhor prestao jurisdicional; V celebrar convnios com Universidades ou Faculdades que mantm cursos de Direito, visando melhoria da qualidade do pessoal docente e o suporte didtico atravs de mtodos de ensino jurdico e tcnicas de pesquisa na rea do Direito. 1 A participao e aproveitamento em cursos realizados sob os auspcios da Escola Superior da Magistratura, para servirem como ttulo ou requisito para inscrio em concurso, qualificao para pleitos, promoo ou acesso, devero ter sido realizados em Manaus e previamente anunciados por edital, com o prazo de dez dias, publicados no Dirio da Justia do Estado, convocando inscrio os interessados.
Vide o art. 172, 2; o art. 78 1, da LC 35/79 LOMAN; e a Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

2 Somente os simpsios, congressos, conferncias e outros estudos, nos quais forem propiciadas semelhantes condies para participao de todos os Juzes, podero servir como ttulo para os fins de promoo ou acesso. Art. 95. A Escola Superior da Magistratura patrocinar a pesquisa e o debate de temas relevantes, visando o desenvolvimento da cincia do direito e o aperfeioamento das Leis.
CAPTULO VI DA JUSTIA DE PRIMEIRA INSTNCIA
SEO I DA COMPOSIO

Art. 96. A Justia de Primeira Instncia compe-se de: a) Juzes de Direito Substitutos de Carreira; b) Juzes de Direito de 1 e 2 Entrncias;

c) Tribunais do Jri; d) Auditoria Militar; e) Juizado da Infncia e da Adolescncia; f) Juizados Especiais Cveis e Criminais; g) Juizados de Paz.
SEO II DOS JUZES SUBSTITUTOS DE CARREIRA

Art. 97. O Juiz Substituto de Carreira nomeado dentre Bacharis em Direito concursados e, durante o transcurso do estgio probatrio destinado obteno de vitaliciedade, tem a mesma funo, atribuio e competncia conferidas aos Juzes de Direito. Sua jurisdio corresponder unidade territorial da Comarca de primeira entrncia para a qual for nomeado. Pargrafo nico. No interior do Estado funcionaro tantos Juzes Substitutos de Carreira quantas forem as Comarcas de 1 Entrncia.
SEO III DOS JUZES DE DIREITO DAS COMARCAS DO INTERIOR SUBSEO I DA COMPETNCIA

Art. 98. Compete aos Juzes de Direito de 1 Entrncia, originariamente: I em matria cvel: a) processar e julgar, dentre outros: 1) os feitos de jurisdio contenciosa ou voluntria de natureza cvel ou comercial e os correlatos, processos cautelares e de execuo; 2) as aes concernentes comunho de interesse entre portadores de debntures e ao cancelamento de hipoteca em garantia destas; 3) os feitos que, por fora de Lei, devem ter curso no juzo universal de falncia ou concordata; 4) as aes de acidentes de trabalho; 5) as justificaes, vistorias, notificaes, protestos, interpelaes e demais processos preparatrios destinados a servir de documentos. a) homologar as decises arbitrais; b) liquidar e executar, para fins de reparao de dano, a sentena criminal condenatria; c) cumprir as precatrias pertinentes jurisdio cvel; d) dar execuo s sentenas que proferir e s que emanarem do juzo superior; e) julgar embargos de declarao opostos sentena que proferir; f) julgar as suspeies dos representantes do Ministrio Pblico e serventurios de Justia e as contra estes arguidas e no reconhecidas, nos feitos em que competir o processo e julgamento; g) cumprir os pedidos de informaes da instncia superior e precatrias recebidas; h) suprir a aprovao de estatutos de fundaes e sua reforma, quando denegue o Ministrio Pblico; i) processar e julgar as restauraes de autos extraviados ou destrudos quando afetos ao seu juzo; II em matria da Infncia e Juventude, exercer as atribuies constantes da legislao especial de proteo integral criana e ao adolescente, assegurando-lhes, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria; III em matria de Registros Pblicos, dentre outras atribuies: a) autorizar o registro das declaraes de nascimento feitas aps o decurso do prazo legal (art. 46 da Lei de Registros Pblicos); b) processar e julgar os pedidos de alterao de nome (art. 57 da Lei de Registros Pblicos); c) processar e julgar os pedidos de restaurao, suprimento ou retificao de assento no registro civil (art. 109 e seguintes da Lei de Registros Pblicos); d) exarar o despacho de cumpra-se nos mandados oriundos de outros rgos judicirios para lavratura, restaurao ou retificao de assentamento; e) decidir as suscitaes de dvidas nos Registros Pblicos;

f) processar e julgar os pedidos de retificao de rea; g) tomar as demais providncias constantes da legislao especfica dos registros pblicos. IV em matria criminal, dentre outras: a) processar e julgar as aes penais e seus incidentes, por crimes e contravenes, inclusive as de natureza falimentar no atribudas a outra jurisdio; b) processar e julgar a restaurao de autos extraviados ou destrudos, quando afetos ao seu juzo; c) julgar embargos de declarao opostos s sentenas que proferir; d) proceder instruo criminal e preparar para julgamento processo crime de competncia do Tribunal do Jri e outros Tribunais de Primeiro Grau institudos por Lei; e) determinar a abertura de vista dos autos ao Ministrio Pblico quando, a requerimento deste, houver necessidade de aditamento da denncia, nos crimes de ao pblica; f) conhecer das causas extintivas de punibilidade nos processos de sua competncia; g) aplicar a Lei nova, por simples despacho, a requerimento da parte ou de representante do Ministrio Pblico; h) proceder anualmente organizao da lista de jurados e sua reviso; i) convocar o jri e presidi-lo, sorteando os jurados para cada reunio; j) conceder habeas corpus, inclusive de ofcio, exceto em caso de violncia ou coao provindas de autoridades judicirias de igual ou superior jurisdio, quando for de competncia privativa do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas ou de outro Tribunal; k) relaxar a priso ou deteno ilegal de qualquer pessoa e promover a responsabilidade da autoridade coatora; l) conceder liberdade provisria nos caso previstos em Lei processual; m) aplicar medidas de segurana; n) determinar remessa ao rgo do Ministrio Pblico de certides ou documentos indispensveis promoo de responsabilidade quando em autos ou papis do seu conhecimento constar a existncia de crime de que caiba ao pblica; o) cumprir as precatrias emanadas de autoridades judicirias; p) visitar as prises para informar-se de seu estado, conceder audincia aos presos e requerer as providncias necessrias s autoridades competentes; q) comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral as condenaes impostas aos maiores de dezoito anos, privados temporria ou definitivamente dos seus direitos polticos; r) processar e julgar os crimes cometidos com abuso de liberdade de imprensa, praticando os atos que lhes forem atribudos pelas leis respectivas; s) exercer as funes de Juiz das Execues Criminais, decidindo os incidentes da execuo, salvo quanto a graa, indulto e anistia.
SUBSEO II DA COMPETNCIA EM OUTRAS REAS DE JURISDIO

Art. 99. Aos Juzes de Direito, em exerccio no interior do Estado, quando investidos na jurisdio federal compete: a) processar e julgar as causas mencionadas no 3 do art. 109 da Constituio Federal de 1988, bem como as mencionadas nos incisos I, II e III do art. 15 da Lei n 5.010/66; o recurso cabvel das decises ser encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 1 Regio, sediado em Braslia; b) mandar cumprir os atos e diligncias da Justia Federal requeridos pelos Juzes Federais ou Tribunais Regionais Federais atravs de ofcio ou mandado. Art. 100. Os Juzes de Direito, quando investidos na jurisdio trabalhista, tm a mesma competncia das Juntas de Conciliao e Julgamento, onde no funcione rgo dessa justia especializada. Os recursos de suas decises proferidas em aes trabalhistas devem ser encaminhados ao Tribunal Regional Trabalho, sediado em Manaus.
Dispositivo incuo, pois o TRT da 11 Regio, h muito, passou a prestar jurisdio sobre todo o Estado do Amazonas por intermdio de seus prprios juzes.

Art. 101. Os Juzes de Direito, quando investidos na jurisdio eleitoral, tm a competncia estabelecida na legislao eleitoral. Os recursos das decises em matria eleitoral sero encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.
SUBSEO III DAS ATRIBUIES ADMINISTRATIVAS

Art. 102. Ressalvadas as atribuies originrias do Tribunal de Justia e as demais restries contidas no presente Cdigo, so as seguintes as atribuies administrativas dos Juzes de Direito de 1 Entrncia: a) cumprir as determinaes baixadas pela Presidncia do Tribunal de Justia, pelo Tribunal Pleno, pelo Conselho da Magistratura, pelo Corregedor-Geral da Justia e pelas Cmaras Reunidas; b) fiscalizar e conferir as contas de custas judiciais, glosando as que forem indevidas ou excessivas; c) requisitar das reparties pblicas informaes e diligncias; d) exercer qualquer outra atribuio cometida ao Juiz de Primeiro Grau pelas leis em vigor; e) praticar atos cuja execuo lhes for delegada pelas autoridades superiores.
SUBSEO IV DAS ATRIBUIES COMO DIRETOR DO FRUM

Art. 103. Em cada Comarca haver uma Diretoria do Frum.


Vide art. 70, LVIII.

Art. 104. Quando no exerccio da funo de Diretor do Frum, nas Comarcas de Vara nica ou de mais de uma Vara, compete ao Juiz de Direito: a) superintender o servio judicirio da Comarca; b) ministrar instrues ou ordens aos servidores de Justia, serventurios e empregados a estes subordinados, sem prejuzo das atribuies, se houver, dos demais Juzes da Comarca; c) presidir os concursos destinados ao preenchimento dos cargos de serventurio e servidor de Justia na respectiva Comarca; d) comunicar-se diretamente com quaisquer outras autoridades pblicas, federais, estaduais ou municipais, quando tiver de tratar de assuntos relacionados com matria administrativa do interesse do Frum da Comarca; e) nomear serventurios de justia ad hoc, nas faltas e impedimentos eventuais dos efetivos; f) designar substitutos para os titulares e auxiliares de secretarias ou cartrios extrajudiciais, nas faltas e impedimentos; g) aplicar, quando cabveis, sanes disciplinares a servidores de justia, serventurios, empregados destes e do Juzo, e a Juzes de Paz, sem prejuzo de igual procedimento dos demais Juzes da Comarca nos processos que estes dirigirem; h) decidir reclamaes contra atos praticados por serventurios de justia, sem prejuzo da competncia dos demais Juzes; i) abrir, numerar, rubricar e encerrar os livros utilizados na secretaria administrativa do Frum e nos notariados e ofcios de registro; j) exigir a publicao no Dirio da Justia do nome do substituto do Notrio, Oficial de Registro ou Escrivo, nas Comarcas do interior do Estado; k) rubricar balanos comerciais; l) tomar providncias de ordem administrativas que digam respeito fiscalizao, disciplina e regularidade dos servios forenses; m) supervisionar a distribuio; n) requisitar Seo de Material do Tribunal de Justia o fornecimento de material de expediente, mveis e utenslios necessrios ao servio judicial, vedada a requisio para uso de escrives no remunerados pelos cofres pblicos; o) exercer a fiscalizao permanente em todos os servios da Justia, na atividade dos servidores e sobre o no cumprimento de obrigaes impostas neste Cdigo; p) (REVOGADA).
Alnea revogada pela LC 35, de 13.09.04. SEO IV DO TRIBUNAL DO JRI

Art. 105. O Tribunal do Jri funcionar, em cada Comarca, obedecendo a sua composio e funcionamento s normas estabelecidas em Lei.

1 Nas Comarcas do interior, as sesses do Tribunal do Jri sero realizadas nos meses de maio e novembro, podendo ser convocadas sesses extraordinrias, havendo necessidade. 2 Na Comarca da Capital, as sesses do Tribunal do Jri sero realizadas nos meses de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. Art. 106. Sempre que necessrio e exigir o interesse da Justia, o Juiz poder requerer ao Conselho da Magistratura que determine a convocao extraordinria do Tribunal do Jri. Pargrafo nico. O Conselho da Magistratura, a seu critrio, tambm poder determinar, de ofcio, a convocao extraordinria do Jri. Art. 107. O alistamento de jurados ser feito no ms de outubro de cada ano, pelo Juiz Presidente do Jri, sendo a respectiva lista publicada no ms seguinte. O sorteio dos jurados titulares e suplentes ser feito trinta dias antes do dia designado para a instalao das sesses do Tribunal Popular.
SEO V DA JUSTIA MILITAR SUBSEO I DA ORGANIZAO

Art. 108. A Justia Militar do Estado do Amazonas ser exercida em primeiro grau, com jurisdio em todo o Estado, pelo Juiz Auditor, Juiz Auditor Substituto e pelos Conselhos de Justia Militar. Pargrafo nico. Das decises dos Conselhos de Justia Militar e da Auditoria caber recurso para o Tribunal de Justia.
SUBSEO II DOS CONSELHOS DE JUSTIA MILITAR

Art. 109. O Conselho da Justia Militar possui trs categorias, a saber: a) especial, organizada para processar e julgar os oficiais; b) permanente, para processar e julgar acusados que no sejam oficiais; c) Conselhos de Justia nas Unidades de Servios para julgamento de desero de Praas. Art. 110. O Conselho Especial compor-se- do Juiz Auditor e de quatro Juzes Militares de patente superior ou igual do acusado, sob a presidncia de Oficial Superior ou do mais antigo no caso de igualdade de posto. Pargrafo nico. Os componentes do Conselho Especial sero escolhidos, em cada caso de acusao de oficial, mediante sorteio pblico procedido pelo Juiz Auditor Militar, em dia e hora previamente fixados, com a presena do representante do Ministrio Pblico. Art. 111. O Conselho Permanente compor-se- do Juiz Auditor, de um Oficial Superior, que ser seu Presidente, e de trs Oficiais escolhidos dentre os ocupantes do posto de Capito e de Tenente. Pargrafo nico. Os componentes do Conselho Permanente sero escolhidos trimestralmente por sorteio pblico procedido pelo Juiz Auditor Militar, em dia e hora previamente fixados, com a presena do representante Ministrio Pblico. Art. 112. Os Conselhos de Justia, nas Unidades de Servios, funcionaro por trs meses, sero constitudos por um Capito, que ser seu Presidente, e dois Oficiais de menor posto, sendo Relator o que seguir ao posto do Presidente, servindo de Escrivo um sargento, designado pela autoridade que houver nomeado o Conselho. Pargrafo nico. Os Conselhos de Justia, nas Unidades de Servios, sero nomeados pelos Comandantes de Unidades ou Chefes de Servios, passando a funcionar na Unidade ou Estabelecimento a que servir o acusado. Art. 113. Para cumprimento do disposto nos pargrafos dos arts. 110 e 111, o Comandante Geral da Polcia Militar far organizar, trimestralmente, a relao de Oficiais em servio ativo, na Capital, com indicao do posto e antiguidade de cada um e o lugar onde estiver servindo, encaminhando-a, em seguida, para a publicao no Boletim Geral e remetendo cpia autenticada ao Juiz Auditor Militar, entre os dias dez e vinte do ltimo ms do trimestre. Pargrafo nico. Na relao a que se refere o caput deste artigo no podero ser includos: a) o Comandante Geral;

b) os Oficiais da Casa Militar; c) os Assistentes Militares; d) os Ajudantes de Ordem; e) os que estiverem servindo no Estado Maior; f) os alunos, professores, instrutores e auxiliares de ensino de cursos ou escolas; g) os que servirem na Diretoria Geral de Instruo; h) os Oficiais do Exrcito comissionados na Polcia Militar do Estado; i) os que servirem na Assistncia Militar do Tribunal de Justia. Art. 114. Alm do disposto no artigo anterior, observar-se-, no que for aplicvel aos Conselhos de Justia Militar, a legislao federal pertinente.
SUBSEO III DA AUDITORIA MILITAR

Art. 115. A Auditoria Militar ser composta de I um Juiz de Direito Auditor Militar; II um Juiz Auditor Militar Substituto; III dois Promotores da Justia Militar; IV um Defensor Pblico; V um Oficial Superior Assistente Policial-Militar; VI um Oficial Intermedirio; VII uma Secretria. Pargrafo nico. A Secretaria da Auditoria Militar ser constituda de: um Escrivo; dois Escreventes Juramentados; dois Oficiais de Justia; um Sargento PM, Escrevente Auxiliar de Cartrio; um Cabo PM, Auxiliar de Cartrio; e dois Soldados PM, Auxiliares de Cartrio. Art. 116. Compete ao Juiz de Direito Auditor Militar: I processar e julgar, nos crimes militares, os Oficiais e Praas da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas; II decidir sobre o recebimento de denncia, pedido de arquivamento de processo ou devoluo de inqurito ou representao; III relaxar, em despacho fundamentado, priso que for comunicada por autoridade encarregada de investigao policial; IV decretar, ou no, em despacho fundamentado, a priso preventiva de indiciado em inqurito, a pedido do respectivo encarregado; V requisitar das autoridades civis ou militares as providncias necessrias ao andamento do processo e esclarecimento do fato; VI requisitar a realizao de exames periciais; VII determinar as diligncias necessrias ao esclarecimento do processo; VIII nomear peritos; IX requisitar da autoridade policial local o auxlio de fora, quando necessrio: X relatar os processos dos Conselhos de Justia em que funcionar, e redigir, no prazo legal, as sentenas e decises; XI proceder, em presena do Promotor Militar, aos sorteios dos Conselhos; XII expedir Mandados e Alvars de Solturas; XIII decidir sobre o recebimento dos recursos interpostos; XIV executar, de acordo com o Cdigo Penal Militar, art. 59, I e II, as sentenas condenatrias, cuja pena privativa de liberdade no exceda a dois anos; XV renovar, de seis em seis meses, junto s autoridades competentes, diligncias para captura de condenados; XVI comunicar autoridade a que estiver subordinado o acusado as decises a ele relativas, logo que lhe chegue ao conhecimento; XVII cumprir, alm do explicitado neste artigo, o que for aplicvel na forma da legislao federal pertinente. Art. 117. Compete ao Juiz de Direito Auditor Militar Substituto: I substituir o Juiz de Direito Auditor Militar em suas faltas e impedimentos; II auxiliar o Juiz de Direito Auditor Militar no processamento e no julgamento de feitos que lhe forem por ele distribudos; III exercer outras atribuies que lhe forem cometidas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 118. Os Promotores Militares integram o quadro do Ministrio Pblico do Estado do Amazonas e tero reguladas suas atividades pela Lei Orgnica a eles pertinentes.

Art. 119. A Assistncia Policial-Militar ser exercida por um Oficial Superior da ativa. Art. 120. So atribuies do Assistente Policial-Militar da Auditoria Militar: a) prestar total assistncia ao Juiz de Direito Auditor Militar, nos mais diversos assuntos referentes aos policiais militares; b) manter pronto atendimento com os rgos da Polcia Militar, a fim de que as atividades da Auditoria no venham sofrer soluo de continuidade em sua administrao; c) providenciar para que esteja sempre em ordem toda documentao referente aos policiais militares, visando a atender s solicitaes da Polcia Militar; d) manter sempre atualizada a relao de oficiais da ativa da Polcia Militar, a fim de facilitar a audincia de sorteio dos Membros do Conselho de Justia Militar; e) assessorar, tambm, o Juiz de Direito Auditor Militar Substituto e o Ministrio Publico Militar, no que lhe for solicitado no tocante a assuntos relacionados com policiais-militares; f) exercer outros encargos que lhe forem determinados pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Pargrafo nico. Ao Oficial Intermedirio da Assistncia Militar compete assessorar o Assistente, de acordo com as normas estabelecidas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 121. Secretaria da Auditoria Militar incumbe manter em dia todo o seu servio burocrtico, bem como diretamente atravs do Escrivo, dos Escreventes e dos Oficiais de Justia a regularidade no andamento dos processos em tramitao na Auditoria, tudo na forma prevista em Lei. Art. 122. O Escrivo, os Escreventes e os Oficiais de Justia da Auditoria Militar sero nomeados na forma prevista para os demais Escrives, Escreventes e Oficiais de Justia do Poder Judicirio do Estado. Pargrafo nico. Nas faltas e impedimentos dos Oficiais de Justia dever, de preferncia, ser nomeado ad hoc o Cabo Auxiliar do Cartrio. Art. 123. So atribuies do Sargento PM, Escrevente-Auxiliar do Cartrio: a) substituir o Escrivo em seus impedimentos eventuais; b) manter sob o seu controle atualizado o material-carga do Cartrio e pertencente Polcia Militar; c) auxiliar o servio da Auditoria na forma ordenada pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 124. O Cabo PM, Auxiliar do Cartrio, ter as atribuies que lhe forem ordenadas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 125. So atribuies do Soldado PM Auxiliar do Cartrio: a) conservar o Cartrio em boa ordem, limpo e bem apresentvel; b) exercer quaisquer outras atribuies que lhes forem ordenadas pelo Juiz de Direito Auditor Militar. Art. 126. O Sargento PM, Escrevente-Auxiliar de Cartrio, o Cabo PM, Auxiliar de Cartrio, e o soldado PM, Auxiliar do Cartrio, sero postos disposio da Auditoria Militar pelo Comandante Geral da Polcia Militar, mediante indicao do Juiz de Direito Auditor Militar.
Vide nota ao art. 115. SEO VI DAS TURMAS RECURSAIS E DOS JUIZADOS ESPECIAIS

Art. 127. As Turmas Recursais sero compostas por trs juzes togados de entrncia final, designados por ato do Presidente do Tribunal de Justia para um mandato de dois anos, permitida a reconduo, os quais fazem jus a uma gratificao de dez por cento sobre o subsdio.
Redao dada pela LC n. 55, de 27.07.07.

1 O Tribunal de Justia, mediante Resoluo, criar tantas turmas recursais quantas forem necessrias e dispor, no ato da criao, a respeito de sua sede e competncia territorial.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

2 Compete Turma Recursal processar e julgar os recursos interpostos contra as decises dos Juizados Especiais, bem como os embargos de declarao de suas prprias decises.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

3 A Turma Recursal igualmente competente para processar e julgar os mandados de segurana e os habeas corpus impetrados contra atos dos Juzes de Direito dos Juizados Especiais.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

4 A Turma Recursal ser presidida pelo Juiz mais antigo entre os seus componentes.

Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

5 Nos impedimentos e ausncias, o Presidente ser automaticamente substitudo pelo membro mais antigo.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

6 Em caso de afastamento temporrio de qualquer dos membros integrantes da turma, no haver redistribuio de processos.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07. Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07.

7 As funes administrativas e de chefia sero exercidas por um Diretor de Secretaria. 8 Caber ao Tribunal de Justia, por Resoluo, disciplinar as demais normas de organizao e funcionamento das Turmas Recursais.
Pargrafo acrescido pela LC n. 55, de 27.07.07. Redao dada pela LC n. 55, de 27.07.07.

Art. 128. Haver no Estado do Amazonas trinta Juizados Especiais, assim distribudos: I vinte Juizados na Comarca de Manaus, privativo de Juiz de Entrncia Final; e II - dez Juizados no interior do Estado, nas Comarcas de Coari, Humait, Itacoatiara, Lbrea, Manacapuru, Manicor, Maus, Parintins, Tabatinga e Tef, compostos por juzes de primeiro grau de jurisdio. Pargrafo nico. O Tribunal de Justia, mediante Resoluo, dispor sobre a localizao dos Juizados Especiais, privilegiando, sempre que possvel, reas de elevada densidade populacional com intuito de proporcionar comodidade e presteza no atendimento aos jurisdicionados.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

Art. 129. Em cada unidade jurisdicional, o Juiz de Direito poder contar com o auxlio de juzes leigos e conciliadores, cujas atividades so consideradas como de servio pblico relevante, podendo a estes ser atribudo valor pecunirio referente prestao de servios, o que, em nenhuma hiptese, importar em vnculo empregatcio com o Poder Judicirio.
Redao dada pela LC 55, de 27.07.07.

1 O Tribunal de Justia poder, por Resoluo, conforme as disponibilidades oramentrias, estabelecer o nmero de juzes leigos e conciliadores, bem como estabelecer os valores pelos servios por eles prestados, observando-se critrio de produtividade.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

2 Os pagamentos dos valores pecunirios por servios prestados pelos juzes leigos e conciliadores no tero efeito retroativo e sero regulamentados pelo Tribunal de Justia, ao que se dar ampla publicidade.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

Seo VII Da Justia de Paz Art. 130. A Justia de Paz ser exercida por Juiz de Paz eleito, segundo o princpio majoritrio, para mandato de quatro anos, pelo voto direto, universal e secreto do eleitorado do Municpio respectivo, permitida uma reeleio.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Pargrafo nico. A escolha dos candidatos a Juiz de Paz e respectivos suplentes, pelos Partidos Polticos, bem como o registro da candidatura e a eleio, que ocorrer simultaneamente com as eleies municipais, submeter-se- legislao eleitoral vigente. Art. 131. O registro dos candidatos ao cargo de Juiz de Paz, regulado pela legislao eleitoral, observar o nmero de vagas destinadas a cada Municpio, constante do Quadro Anexo, deste Cdigo.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Art. 132. O Juiz de Paz eleito e diplomado, nos termos da legislao eleitoral, tomar posse na mesma data da posse do Chefe do Poder Executivo Municipal, perante o Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca do Municpio a que pertencer e, na Capital, perante o Corregedor Geral de Justia.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12. Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Art. 133. A vacncia do cargo de Juiz de Paz ocorrer por: I - morte; II - renncia; III - perda do mandato. 1 No caso de morte, a vacncia do cargo ser decretada pelo Corregedor Geral de Justia, to logo lhe seja apresentada a respectiva certido de bito.

2 A renncia formalizada mediante declarao unilateral de vontade do renunciante, apresentada por escrito ao Corregedor Geral de Justia. 3 A perda do mandato de Juiz de Paz ocorrer em decorrncia de: I - abandono das funes, configurado pela ausncia injustificada por mais de trinta dias consecutivos ou mais de quarenta e cinco dias no consecutivos, no perodo de um ano; II - descumprimento de prescries legais ou normativas; III - procedimento incompatvel com a funo exercida; IV - sentena judicial transitada em julgado. Art. 134. A perda do mandato, nas hipteses enumeradas nos incisos I a III do 3 do artigo 133, ser precedida da instaurao de processo administrativo que tramitar perante o Conselho Superior da Magistratura, assegurada a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, na forma estabelecida na Lei n. 1.762, de 14 de novembro de 1986, e na legislao suplementar aplicvel.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Pargrafo nico. Ocorrendo deciso definitiva sobre a perda do mandato, o Juiz de Paz ser afastado de suas funes, comunicando-se Justia Eleitoral a vacncia do cargo. Art. 135. Decretada a vacncia do cargo de Juiz de Paz, o suplente ser convocado para assumi-lo, observando-se, no que couber, o disposto no 3 do artigo 132.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

1 Inexistindo suplente a ser convocado, o Presidente do Tribunal de Justia designar Juiz de Paz ad hoc entre cidados domiciliados no local que preencham os requisitos do artigo 130, e submeter o nome aprovao do Tribunal Pleno que confirmar ou rejeitar a indicao. 2 Confirmada a indicao, o Juiz de Paz ad hoc permanecer no cargo apenas pelo perodo remanescente do cargo vago, salvo se incorrer em uma das hipteses previstas no 3 do artigo 133. Art. 136. Nos casos de falta, impedimento ou ausncia eventual do Juiz de Paz, a sua substituio ser feita pelos respectivos suplentes.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12. Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Art. 137. Compete ao Juiz de Paz: I - presidir a celebrao de casamento civil, observadas as normas legais; II - opor impedimento celebrao de casamento, nos termos da lei civil; III - exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, lavrando ou mandando lavrar o termo da conciliao concluda; IV - comunicar ao Juiz de Direito competente a existncia de crianas ou adolescentes em situao irregular; V - zelar, na rea territorial de sua jurisdio, pela observncia das normas concernentes defesa do meio ambiente e vigilncia ecolgica sobre matas, rios e fontes, tomando as providncias necessrias ao seu cumprimento; VI - intermediar acordo para soluo de pequenas demandas e ocorrncias corriqueiras de trnsito. Pargrafo nico. No exerccio das atribuies conciliatrias, o Juiz de Paz poder, se achar necessrio, nomear escrivo/secretrio ad hoc para a lavratura do termo de conciliao. Art. 138. O Juiz de Paz ser remunerado por meio de subsdios, observando-se a Tabela Anexa, deste Cdigo.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

1 Veda-se ao Juiz de Paz receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo, inclusive nos procedimentos de habilitao de casamento. 2 Os suplentes no sero remunerados, salvo quando no efetivo exerccio das funes de Juiz de Paz. 3 Pela realizao de cerimnias de casamento fora da sede do Cartrio, a Corregedoria Geral de Justia fixar, mediante Provimento, o valor a ser pago para efeito de despesas de deslocamento, disciplinando, ainda, as hipteses de dispensa para os hipossuficientes. Art. 139. O servidor pblico em efetivo exerccio do mandato de Juiz de Paz perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo de Juiz de Paz, caso haja compatibilidade de horrios.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Pargrafo nico. No havendo compatibilidade de horrios, o servidor de que trata este artigo ficar afastado do cargo, emprego ou funo enquanto durar o mandato de Juiz de Paz,

sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao, contando o tempo de servio para todos os efeitos, exceto para promoo, por merecimento, mantido o regime previdencirio correspondente. Art. 140. Aplicam-se ao Juiz de Paz, subsidiariamente e no que couber, a legislao relacionada com a organizao judiciria do Estado.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

Art. 141. Onde houver mais de um Juiz de Paz, caber Corregedoria Geral de Justia, por Provimento, estabelecer a rea de atuao nos respectivos Municpios pelos quais tenham sido eleitos.
Redao deste artigo dada pela LC 99, de 13.03.12.

SEO VIII DAS SUBSTITUIES DOS JUZES DE PRIMEIRA INSTNCIA

Art. 142. A substituio dos Juzes, nas faltas, ausncias ocasionais, frias individuais ou coletivas, licenas, impedimentos e suspeies, far-se- do seguinte modo:
Vide Res. 23, de 15.07.10 (DJe de 09.08.10), do TJAM, que regulamenta as substituies e impedimentos nas Varas Especializadas na Capital e dos Juzes do Interior do Estado do Amazonas.

I nas Comarcas do interior: a) os Juzes de Comarca de Vara nica sero substitudos pelo Juiz de Direito ou Substituto da Comarca mais prxima; b) nas Comarcas de trs ou mais Varas, a substituio, nos casos de falta, impedimentos, suspeies e licenas at cinco dias, dar-se- de forma sucessiva e independentemente de designao, da seguinte forma: o Juiz da 1 Vara ser substitudo pelo Juiz da 2 Vara; o da 2, pelo da 3, sendo que o Juiz da ltima Vara, na ordem sucessiva, ser substitudo pelo Juiz da 1. c) nas Comarcas com duas Varas, cabe, reciprocamente, a substituio de um titular pelo outro, nas faltas, impedimentos, suspeies e licenas at cinco dias. Nos demais casos, a substituio dar-se- pelo Juiz de Direito que responder pela Zona, ou se tambm estiver impedido, por Juiz de Comarca que dela faa parte, por designao da Presidncia do Tribunal de Justia. II na Comarca da Capital: a) os Juzes de Varas Especializadas isoladas sero substitudos, em suas faltas, frias individuais, licenas, impedimentos ou suspeies pelos juzes das Varas indicadas atravs de portaria da Presidncia do Tribunal, expedida anualmente, no ms de dezembro, nada impedindo que o Presidente do Tribunal, no transcorrer do ano, modifique as indicaes; b) os Juzes de Varas Especializadas no isoladas substituir-se-o, automtica e independentemente de qualquer designao na forma constante das letras b e c, do inciso I deste artigo, nas faltas, afastamentos, frias individuais, licenas, impedimentos ou suspeies; c) os Juzes dos Juizados Especiais, Cveis e Criminais, sero substitudos na forma do disposto na letra b, do inciso I, deste artigo. Pargrafo nico. Na Comarca de Manaus, o Presidente do Tribunal Pleno, nos meses de junho e dezembro, designar os Juzes para responder pelas diversas Varas durante os meses de janeiro e julho. Art. 143. O critrio de substituio, regulado no artigo anterior e seu pargrafo, poder ser alterado por motivo de relevante interesse judicirio, cabendo ao Presidente do Tribunal de Justia faz-lo. Pargrafo nico. Os Juzes que vierem a substituir ou auxiliar outros, ou tiverem sua competncia ampliada para outra Vara da mesma comarca ou de comarcas diferentes, faro jus a uma gratificao de um tero (1/3) sobre o vencimento bsico e a representao.
Pargrafo nico acrescido pela LC 35, de 13.09.04. Redao atual dada pela LC 42, de 18.03.05. SEO IX DA CORREIO PERMANENTE

Art. 144. A correio permanente, a cargo dos Juzes de Primeiro Grau, consiste no exame dirio dos processos, atravs de despachos, decises interlocutrias e sentenas, bem como no exame dos livros obrigatrios das Secretarias das Varas, e das Escrivanias, Notariados e Oficialatos de Registros, podendo o Juiz, na inspeo de autos, livros e demais papis, tomar conhecimento de reclamaes ou denncias apresentadas por escrito ou

verbalmente, reduzindo estas a termo, dando o encaminhamento regular e, se for o caso, resolvendo-as. 1 Aos juzes de Primeiro Grau, corregedores permanentes, compete tambm fiscalizar a Secretaria, o Cartrio Judicial, as Serventias Extrajudiciais, a Delegacia de Polcia e o Presdio vinculados respectiva Unidade Judiciria, podendo representar Corregedoria-Geral de Justia, para providncias de ordem disciplinar ou outras que se fizerem necessrias.
Redao do 1 dada pela LC 101, de 13.03.12. Vide art. 40, letra g.

2 Os autos devero ser examinados, mediante cotejo com os dados constantes do livro de distribuio e do livro de tombo, verificando se foi dado baixa na distribuio dos autos findos e se estes, posteriormente, foram encaminhados ao arquivo do Frum; verificar se todos os processos em andamento esto sendo apresentados para despachos. Em caso da falta de algum processo, o Juiz tomar as providncias cabveis para sua apresentao ou, ser for o caso, restaurao. Art. 145. Esto sujeitos correio permanente: a) os processos pendentes; b) os livros que a Secretaria da Vara ou serventia extrajudicial so obrigadas a possuir.
Vide art. 406, I a XIV.

Art. 146. Durante a correio o Juiz fiscalizar e verificar: I em geral: a) se os autos, livros e papis findos ou em andamento esto devidamente abertos, numerados, escriturados, encerrados, encadernados, guardados e conservados;
Vide art. 406, 2.

b) se no h processos irregularmente parados e se os prazos a que esto sujeitos as partes, os Defensores Pblicos e os Promotores de Justia so cumpridos; c) se os feitos so distribudos e processados na forma prescrita em Lei; d) se h demora injustificada no cumprimento dos atos judiciais, cartas precatrias, procedimentos criminais e nos feitos em que algum dos interessados beneficirio da gratuidade de Justia; e) se regularmente publicado o expediente judicial; f) se constam na capa dos processos o nome das partes e seus advogados; g) se so cobrados os autos em poder dos peritos, Advogados, Defensores Pblicos, Promotores de Justia, por mais tempo que o determinado em Lei; h) se so informados nos autos a no devoluo de mandados pelos oficiais de justia e avaliadores, e a no devoluo de precatrias nos prazos conferidos para seu cumprimento; i) se esto regularmente enumeradas e rubricadas as folhas dos autos e se as certides, informaes e termos neles lavrados esto subscritos pelo Diretor de Secretaria ou seu substituto legal. II em matria criminal: a) se h observncia dos prazos para as instrues criminais; b) se no julgamento dos rus presos est sendo obedecida a preferncia fixada no artigo 431 do Cdigo de Processo Penal; c) se h observncia do prazo fixado para concluso de inqurito policial e que somente pode voltar delegacia quando novas diligncias se tornarem imprescindveis ao oferecimento da denncia; d) se os inquritos policiais, ainda que requerendo prazo para concluso, ao chegarem da delegacia, so distribudos, autuados e registrados como procedimento criminal diverso; e) se as intimaes de rus presos que devam tomar conhecimento de qualquer ato do processo so feitas no prprio estabelecimento penal onde se acharem os referidos rus. III taxa judiciria, fundo de reaparelhamento do Poder Judicirio, Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico, e fundo especial da Defensoria Pblica:
Vide nota ao art. 74, XXVII.

a) se a cobrana das taxas, a que se refere o caput do item III do artigo 144, bem como as custas processuais, esto sendo feitas e recolhidas de acordo com o regimento respectivo;
Erro no texto publicado. No existe item III, no artigo 144. Para melhor compreenso da alnea leiase: ...a que se refere este inciso, bem como....

b) se os valores so recolhidos atravs das guias prprias e depositados na rede bancria, e, ainda, se as guias de cada uma daquelas despesas so regularmente juntadas aos autos para permitir a conferncia. IV dos Diretores de Secretaria e Escrives, nas Comarcas do interior do Estado: a) se verifica e informa ao Juiz a no devoluo dos autos aps o prazo de vista;

b) se certifica nos autos a falta de devoluo do mandado pelo Oficial de JustiaAvaliador, quando decorrido o prazo para seu cumprimento. Art. 147. O Juiz enviar Corregedoria-Geral da Justia, at o dia dez de cada ms, relatrio mensal simplificado contendo os dados atinentes ao movimento processual de sua Vara, acompanhado de quadro estatstico sobre aes ou procedimentos distribudos, especificando audincias realizadas, natureza das decises interlocutrias e sentenas proferidas, informaes sobre os feitos em seu poder cujos prazos para despacho ou decises esto excedidos, alm de outros dados que entender conveniente ou que forem exigidos pela Corregedoria atravs de Provimento especfico.
Vide art. 39, da LOMAN. SEO X DA COMARCA DA CAPITAL SUBSEO I DO DIRETOR DO FRUM DA CAPITAL

Art. 148. A Diretoria do Frum da Comarca de Manaus ser exercida por Desembargador, sem prejuzo de sua atividade jurisdicional, designado, bienalmente, pelo Presidente do Tribunal de Justia, permitida uma reconduo.
Redao dada pela LC 55, de 27.07.07.

Art. 149. Compete ao Diretor do Frum:


Redao do artigo e seus incisos dada pela LC 55, de 27.07.07.

I - superintender a administrao e polcia dos edifcios do frum, sem prejuzo da atribuio dos Juzes de Direito quanto polcia das audincias e sesses do Tribunal do Jri; II - dar ordens e instruo guarda destacada nos edifcios; III - solicitar as providncias necessrias ao bom funcionamento do servio forense; IV - dirigir o servio a cargo dos servidores do frum que no estejam subordinados a outra autoridade; V - fazer manter a ordem e o respeito entre os servidores do frum, partes ou seus procuradores e entre as demais pessoas presentes nos edifcios; VI - elaborar a proposta oramentria na parte relativa administrao do frum; VII - requisitar e distribuir material, mveis e utenslios necessrios ao funcionamento das serventias; VIII - organizar, mensalmente, o boletim de frequncia dos servidores de justia lotados na diretoria do frum, enviando-os ao Presidente do Tribunal de Justia; IX - organizar e fiscalizar a atuao dos Oficiais de Justia junto central de mandados, providenciando o remanejamento deles nos diversos juzos, quando necessrio atender aos interesses maiores da Justia, e aplicando-lhes sano disciplinar quando houver motivos; X - superintender o servio da central de mandados, fiscalizando a atuao de seus servidores, de modo a garantir melhor prestao jurisdicional; XI - colaborar com os juzes das demais varas, oferecendo-lhes sugestes e encaminhando suas solicitaes e dos serventurios apreciao da Presidncia do Tribunal; XII - classificar e movimentar os servidores nos diversos servios da diretoria do frum e das secretarias de varas, tendo em vista o interesse da justia; XIII - fiscalizar a distribuio dos feitos na Comarca de Manaus, tomando as providncias necessrias ao seu regular e correto funcionamento; XIV - instaurar sindicncia e processo disciplinar contra servidor do foro judicial; XV - dar cumprimento a outras atribuies especificadas, mediante Resoluo do Tribunal de Justia, desde que no conflitantes com os dispositivos desta Lei Complementar; XVI - apresentar, at o dia quinze de janeiro, Presidncia do Tribunal de Justia relatrio anual a respeito das medidas adotadas e dos servios realizados. 1 Na Comarca da Capital, o Diretor do Foro regulamentar o funcionamento dos servios administrativos, definindo as atribuies dos servidores.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

2 O Diretor do Foro poder indicar ao Presidente do Tribunal de Justia, para cada edifcio dos fruns descentralizados na Capital, um Juiz de Entrncia Final para, sem prejuzo de sua atividade jurisdicional, auxili-lo no exerccio das atribuies previstas nos incisos I, II, III, IV e V, deste artigo.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

3 A central de mandados e o setor de distribuio do Frum da Capital ficaro subordinados diretamente ao Diretor do Frum que se reportar, por sua vez, ao Presidente do

Tribunal e ao Corregedor-Geral de Justia, somente para o encaminhamento de questes que estejam fora das atribuies especificadas neste artigo.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

SEO XI DA COMPETNCIA PRIVATIVA DOS JUZES DA COMARCA DA CAPITAL SUBSEO I DA COMPETNCIA JURISDICIONAL

Art. 150. Na Comarca de Manaus, as atribuies dos juzes de direito so exercidas mediante distribuio, respeitada a separao entre as jurisdies cvel, criminal e especial.
SUBSEO II DA JURISDIO CIVIL

Art. 151. Aos Juzes de Direito das Varas Cveis compete exercer as atribuies definidas neste Cdigo, no privativas de outro Juzo, servindo por distribuio. Art. 152. Aos Juzes de Direito das Varas da Fazenda Pblica Estadual e da Dvida Ativa Estadual compete processar e julgar, com jurisdio em todo o territrio do Estado, por distribuio:
Redao dada pela LC 28, de 23.10.01. Redao dada pela LC 28, de 23.10.01.

I Nas Varas de Fazenda Pblica Estadual: a) as causas em que o Estado do Amazonas e suas respectivas entidades autrquicas forem interessadas, como autores, rus, assistentes ou opoentes, excetuadas falncias, aes que versem sobre matria tributria, bem como as definidas nas letras e e f, do inciso I, do art. 102, da Constituio Federal;
Redao dada pela LC 28, de 23.10.01.

b) as causas em que forem do mesmo modo interessadas as empresas pblicas Estaduais, sociedades de economia mista ou fundaes institudas pelo Poder Pblico Estadual;
Redao dada pela LC 28, de 23.10.01.

c) os mandados de segurana contra atos das autoridades estaduais, autarquias ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas do Poder Pblico Estadual, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora, bem como a competncia dos Juzes de Direito das Comarcas do Interior onde a autoridade impetrada tiver sua sede.
Redao dada pela LC 28, de 23.10.01. Redao dada pela LC 28, de 23.10.01.

d) as medidas cautelares nos feitos de sua competncia; e) as aes de desapropriao e as demolitrias de interesse da Fazenda Pblica Estadual e das entidades mencionadas nas letras a e b deste inciso. II Na Vara da Dvida Ativa Estadual:
Inciso e alneas acrescidos pela LC 28, de 23.10.01.

a) as execues fiscais propostas pelo Estado e suas autarquias; b) as aes que tenham por objeto matria tributrias, nas quais sejam interessados o Estado e suas autarquias; c) as medidas cautelares nos feitos que tenham por objeto matria tributria, nos quais sejam interessados o Estado e suas autarquias; d) os mandados de segurana propostos contra ato das autoridades fazendrias que versem sobre matria tributria, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora, bem como a competncia dos Juzes de Direito das Comarcas do Interior, onde a autoridade impetrada tiver sua sede. 1 Compete ainda aos Juzes referidos no caput deste artigo, no mbito de suas respectivas competncias, dar cumprimento s precatrias em que haja interesse de qualquer Estado, suas autarquias, empresas pblicas, sociedade de economia mista ou fundaes por eles criadas, salvo se elas tiverem de ser cumpridas no interior do Estado.
Pargrafo acrescido pela LC 28, de 23.10.01.

2 Reconhecida a conexo entre feito de qualquer natureza e outro que tenha por objeto matria prevista no inciso II deste artigo, sero os autos remetidos obrigatoriamente Vara da Dvida Ativa Estadual.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

3 Os atos e diligncias dos Juzes das Varas das Varas da Fazenda Pblica Estadual e da Dvida Ativa Estadual podero ser praticados em qualquer comarca do interior do Estado pelos Juzes locais, mediante a exibio de ofcio ou mandado regular.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

4 Nos casos definidos nas alneas a, b, e e do inciso I deste artigo, caso se cuide de ao fundada em direito real sobre imveis, competente o frum da situao da coisa.
Pargrafo acrescido pela LC 55, de 27.07.07. Competncia territorial est disciplinada pelos arts. 94 a 100, do CPC.

Art. 153. Aos Juzes de Direito das Varas da Fazenda Pblica Municipal e da Dvida Ativa Municipal, compete processar e julgar, por distribuio:
Redao dada pela LC 58, de 21.11.07. Redao do inciso e alneas dada pela LC 58, de 21.11.07.

I - nas Varas da Fazenda Pblica Municipal: a) as causas em que o Municpio e suas entidades autrquicas forem interessados, como autores, rus, assistentes ou opoentes, excetuadas falncias e pedidos de recuperao judicial; b) as causas em que forem do mesmo modo interessadas as empresas pblicas estaduais, sociedades de economia mista ou fundaes institudas pelo Poder Pblico do Municpio;
Leia-se empresas pblicas municipais.

c) os mandados de segurana contra atos das autoridades do Municpio, suas autarquias ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas do Poder Pblico Municipal, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora; d) as medidas cautelares nos feitos de sua competncia. II - na Vara da Dvida Ativa Municipal:
Inciso II acrescido pela LC 58, de 21.11.07.

a) as execues fiscais propostas pelo Municpio e suas autarquias; b) as aes que tenham por objeto matria tributria, nos quais sejam interessados o Municpio e suas autarquias; c) as medidas cautelares nos feitos que tenham por objeto matria tributria, nos quais sejam interessados o Municpio e suas autarquias; d) os mandados de segurana propostos contra atos das autoridades fazendrias do Municpio que versem sobre matria tributria, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora. Pargrafo nico. Reconhecida a conexo entre feito de qualquer natureza e outro que tenha por objeto matria prevista no inciso II deste artigo, sero os autos remetidos obrigatoriamente Vara da Dvida Ativa Municipal.
Pargrafo acrescido pela LC 58, de 21.11.07. Redao dada pela LC 55, de 27.07.07. Redao do inciso e alneas dada pela LC 55, de 27.07.07.

Art. 154 Aos Juzes de Direito das Varas de Famlia compete, por distribuio: I - processar e julgar: a) as aes de estado; b) as aes de alimentos; c) as aes referentes ao regime de bens e guarda de filhos; II - conhecer das questes relativas capacidade e curatela, bem como de tutela, em casos de ausncia ou interdio dos pais, ressalvada a competncia das Varas da Infncia e da Juventude;
Redao dada pela LC 55, de 27.07.07.

III - praticar os atos de jurisdio voluntria necessrios proteo de incapazes e guarda e administrao de seus bens, ressalvada a competncia das Varas da Infncia e da Juventude;
Redao dada pela LC 55, de 27.07.07.

IV - processar justificao judicial a menores que no se apresentem em situao irregular;


Redao dada pela LC 55, de 27.07.07. Redao dada pela LC 55, de 27.07.07.

V - declarar a ausncia;

VI - autorizar a adoo de maiores;


Redao dada pela LC 55, de 27.07.07. Redao dada pela LC 55, de 27.07.07. Redao do inciso e alneas dada pela LC 55, de 27.07.07.

VII - autorizar a adoo de menores que no se apresentem em situao irregular; VIII - compete-lhe, ainda, processar e julgar: a) os feitos relativos a sucesses causa mortis; b) a arrecadao de herana jacente, bens de ausentes e vagos; c) praticar os atos relativos tutela de rfos, ressalvada a competncia da Vara da Infncia e da Juventude; d) praticar os atos de jurisdio voluntria necessrios proteo de rfos e guarda e administrao de seus bens, ressalvada a competncia da Vara da Infncia e da Juventude; e) processar e julgar as aes de petio de herana.
SUBSEO III DA JURISDIO CRIMINAL

Art. 155. Compete aos Juzes de Direitos das Varas Criminais exercer as atribuies genricas e plenas na matria de sua denominao, no privativas de outros juzos, servindo por distribuio. Art. 156. Aos Juzes de Direito da Vara de Delitos sobre Trfico e Uso de Substncias Entorpecentes compete, por distribuio, o processo e julgamento dos delitos decorrentes do trfico ilcito e uso indevido de substncias entorpecentes ou que determinem dependncia fsica e/ou psquica. Art. 157. Aos Juzes das Varas do Jri, por distribuio, compete: I processar as aes dos crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados; II prolatar sentena de pronncia, impronncia e absolvio sumria; III lavrar sentena condenatria ou absolutria na forma da Lei; IV presidir o Tribunal do Jri; V promover o alistamento dos jurados e fazer sua reviso, inclusive da lista de suplentes; VI exercer as demais atribuies previstas nas leis especficas. Art. 158. Ao Juiz da Vara de Trnsito compete por distribuio: I processar e julgar os delitos culposos resultantes de acidentes de trnsito; II determinar a remessa de inqurito, quando for o caso, ao rgo competente; III adotar todas as providncias necessrias e permitidas em Lei para o bom andamento dos processos distribudos. Art. 159. Aos Juzes Auditores da Justia Militar compete: I funcionar como Auditores nos processos de alada da Justia Militar Estadual; II praticar, em geral, os atos de jurisdio criminal regulados pelo Cdigo de Processo Penal Militar, no atribudos expressamente jurisdio diversa; III providenciar a remessa dos autos Vara das Execues Criminais to logo transite em julgado a sentena, passando-lhe disposio os condenados presos e fazendo as devidas comunicaes. Art. 160. Aos Juzes da Vara de Execues Criminais, compete, por distribuio: I executar as sentenas condenatrias, inclusive as proferidas pelos Juzes das Comarcas do interior, quando a pena tenha de ser cumprida em penitenciria do Estado; II aplicar aos casos julgados a Lei posterior que, de qualquer modo, favorea o condenado; III declarar extinta a punibilidade; IV conhecer e decidir sobre: a) soma ou unificao de penas; b) progresso ou regresso nos regimes; c) detrao ou remisso da pena ou reajuste de pena, no caso de sua comutao; d) (REVOGADA).
Alnea revogada pela LC 50, de 25.10.06. Alnea revogada pela LC 50, de 25.10.06.

e) (REVOGADA). f) incidentes da execuo. V expedir alvar de soltura em favor de rus que tenham cumprido a pena; VI autorizar a expedio de folha corrida;

VII inspecionar, mensalmente, os estabelecimentos penais, tomando providncias para o adequado funcionamento e promovendo, quando for o caso, a apurao de responsabilidade, comunicando, outrossim, ao Corregedor-Geral da Justia as irregularidades e deficincias da respectiva administrao; VIII interditar, no todo ou em parte, estabelecimento penal que estiver funcionando em condies inadequadas ou com infringncia aos dispositivos desta Lei; IX compor e instalar o Conselho da Comunidade; X autorizar o ingresso e sada de presos tanto os oriundos da Capital quanto do interior do Estado; quanto a estes dever previamente encaminhar ofcio ao Juiz do Interior, dando conta da concesso de autorizao; XI zelar pelo correto cumprimento da pena e da medida de segurana; XII autorizar sadas temporrias; XIII determinar: a) (REVOGADA).
Alnea revogada pela LC 50, de 25.10.06. Alnea revogada pela LC 50, de 25.10.06.

b) (REVOGADA). c) a converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos; d) a aplicao da medida de segurana, bem como a substituio da pena por medida de segurana; e) a revogao da medida de segurana; f) a desinternao e o restabelecimento da situao anterior; g) o cumprimento da pena ou medida de segurana em outra Comarca; h) a remoo do condenado na hiptese prevista no 1 do art. 86 da Lei de Execuo Penal. Art. 160a. Ao Juiz da Vara de Execues de Medidas e Penas Alternativas compete, por distribuio:
Artigo acrescido pela LC 50, de 25.10.06. Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

I - promover a execuo e a fiscalizao: a) das penas restritivas de direito ou medidas penais alternativas; b) da suspenso condicional do processo; c) da suspenso condicional da pena; d) do livramento condicional. II - cadastrar e credenciar entidades pblicas ou com elas conveniar sobre programas comunitrios a serem beneficiados com a aplicao da medida ou pena alternativa;
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

III - instituir cadastro estadual para efeito do disposto no art. 76, pargrafo 2, inciso II, da Lei n 9.099/95;
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

IV - designar entidade ou programa comunitrio, o local, dias e horrio para o cumprimento da medida ou pena alternativa;
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

V - criar programas comunitrios para facilitar a execuo das medidas e penas alternativas;
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06. Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

VI - acompanhar pessoalmente, quando necessrio, a execuo dos trabalhos; VII - declarar cumprida a medida ou extinta a pena, comunicando aos Juzos das Varas Criminais Comuns e Especializadas dos Juizados Especiais ou aos Juzos das Varas de Execues Criminais; e
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06.

VIII - decidir os incidentes que possam surgir no curso da execuo das medidas e penas referidas neste artigo.
Inciso acrescido pela LC 50, de 25.10.06. SUBSEO IV DO JUIZADO DA INFNCIA E DA JUVENTUDE

Art. 161. Aos Juzes de Direito da Vara da Infncia e da Juventude cabe a competncia definida no Estatuto da Criana e do Adolescente e legislao complementar. Pargrafo nico. O Tribunal Pleno, por Resoluo, definir as atribuies dos Juzes Titulares das Varas do Juizado da Infncia e da Adolescncia.
SUBSEO V DA VARA DO MEIO AMBIENTE

Art. 161a. Ao Juzo da Vara Especializada do Meio Ambiente, com sede na Comarca de Manaus, compete processar e julgar, por distribuio, com jurisdio no territrio das Comarcas de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, as questes ambientais;
Artigo acrescido pela LC 48, de 03.03.06.

Art. 161b. Ao Juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente, de que trata o artigo anterior, no mbito de sua jurisdio, na esfera civil, compete:
Artigo acrescido pela LC 48, de 03.03.06.

I processar e julgar as aes referentes ao Meio Ambiente, assim definidas em Lei, bem como os executivos fiscais oriundas de multas aplicadas por ofensa ecolgica; II processar e julgar as causas ambientais e agrrias em que o Estado do Amazonas, os Municpios de abrangncia de sua jurisdio, e suas entidades autrquicas forem interessadas como autores, rus, assistentes ou opoentes; III processar e julgar as causas ambientais em que forem do mesmo modo interessadas as empresas pblicas estatais e municipais, sociedades de economia mista ou fundaes institudas pelo Poder Pblico Estadual e Municipal;
Mais preciso seria ... empresas pblicas estaduais.

IV processar e julgar os mandados de segurana e medidas cautelares que versem sobre matria ambiental, intentados contra atos das autoridades estaduais, municipais, suas autarquias ou pessoas naturais ou jurdicas que exeram funes delegadas do Poder Pblico Estatal, no que se entender com essas funes, ressalvada a competncia originria do Tribunal de Justia e de seus rgos em relao categoria da autoridade apontada como coatora. Art. 161c. Ao Juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente, de que trata o artigo 161a, no mbito de sua jurisdio, na esfera criminal, compete:
Artigo acrescido pela LC 48, de 03.03.60.

I processar e julgar as infraes de competncia dos Juizados Especiais, definidos na Lei Federal n 9.099/95; II processar e julgar os delitos ambientais expressos na Lei 9.065/98, bem como qualquer outro crime ambiental previsto na forma da legislao especfica; III (REVOGADO).
Inciso revogado pela LC 55, de 27.07.07.

Art. 161d. Os casos omissos sero disciplinados por resoluo do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas.
Artigo acrescido pela LC 48, de 03.03.60. SUBSEO VI DA VARA DE REGISTROS PBLICOS E PRECATRIAS

Art. 161e. Ao Juiz da Vara de Registros Pblicos e Precatrias compete:


Artigo acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

I - inspecionar e fiscalizar as atividades das Serventias Extrajudiciais, ressalvada a competncia da Corregedoria-Geral de Justia, representando ao Corregedor no caso de irregularidades que determinem providncias disciplinares ou normativas regulamentares;
Inciso acrescido pela LC 55, de 27.07.07, e com redao alterada pela LC 101, de 13.03.12.

II - baixar atos normativos relacionados execuo dos servios das serventias extrajudiciais, ressalvada a competncia do Corregedor;
Inciso acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

III - o cumprimento de cartas precatrias, rogatrias e de ordem remetidas Comarca de Manaus, salvo as relacionadas s matrias de competncia das varas especializadas;
Inciso acrescido pela LC 55, de 27.07.07, e com redao alterada pela LC 101, de 13.03.12.

IV - processar e julgar as questes contenciosas e administrativas que se refiram diretamente a atos de registros pblicos e notariais, em si mesmos.
Inciso acrescido pela LC 55, de 27.07.07.

SEO XII DOS JUZES DE DIREITO DO INTERIOR DO ESTADO SUBSEO I DA COMPETNCIA DOS JUZES DAS COMARCAS COM VARA NICA

Art. 162. Nas Comarcas de Vara nica, os Juzes tero competncia cumulativa dos processos de natureza cvel e criminal.
SUBSEO II DA COMPETNCIA DOS JUZES DAS COMARCAS COM MAIS DE UMA VARA

Art. 163. A competncia dos Juzes de Direito com mais de uma Vara ser exercida com observncia desta Lei e da Legislao pertinente, e ser disciplinada por portaria da Presidncia. TTULO II DA ORGANIZAO DA CARREIRA DOS MAGISTRADOS
CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 164. Observadas as formalidades e exigncias previstas na Constituio Federal, na Constituio do Estado do Amazonas e neste Cdigo, as autoridades judicirias sero nomeadas pelo Chefe do Poder Judicirio, exceto os integrantes do quinto do Tribunal de Justia que o sero pelo Chefe do Poder Executivo. Art. 165. So Magistrados: os Desembargadores, os Juzes de Direito e os Juzes Substitutos de Carreira. Pargrafo nico. Os Desembargadores ocupam o mais elevado grau na escala hierrquica da Magistratura estadual.
CAPTULO II DA CARREIRA DOS JUZES DE PRIMEIRO GRAU

Art. 166. A carreira dos Juzes de Primeiro Grau est assim organizada: a) Juzes Substitutos de Carreira; b) Juzes de Direito de 1 Entrncia; c) Juzes de Direito de 2 Entrncia.
SEO I DO PROVIMENTO SUBSEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 167. Os cargos da Magistratura so providos por: a) nomeao; b) promoo; c) remoo; d) permuta; e) acesso; f) reintegrao; g) readmisso; h) aproveitamento; i) reverso. Pargrafo nico. Somente haver posse nos casos de provimento do cargo por nomeao e acesso.

SUBSEO II DOS REQUISITOS BSICOS PARA O INGRESSO NA MAGISTRATURA

Art. 168. O ingresso na Magistratura de carreira dar-se- em cargo de Juiz Substituto, mediante nomeao, aps concurso pblico de provas e ttulos, organizado e realizado pelo Tribunal de Justia, conforme regulamento por este baixado, com a participao de representante da Ordem dos Advogados do Brasil, indicado pelo Conselho Seccional.
Vide art. 3, da Res. 75, de 12.05.09 do CNJ.

Art. 169. A comisso examinadora do concurso ser composta por dois Desembargadores, presidida pelo Presidente do Tribunal, ou por quem ele indicar, com a participao de um advogado, indicado pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Art. 170. Dos candidatos so exigidos os seguintes requisitos: I ser brasileiro nato; II achar-se no gozo e exerccio de seus direitos polticos; III estar quite com as obrigaes militares; IV ser Bacharel ou doutor em Direito, por Faculdade Oficial ou reconhecida; V contar, pelo menos, com dois anos de prtica forense na advocacia, na Defensoria Pblica, no Ministrio Pblico, na funo de Delegado de Polcia Federal ou Estadual, ou que tenha desempenhado cargo ou funo no Poder Judicirio estadual privativos de Bacharel em Direito;
Vide Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

VI contar, pelo menos, vinte e um (21) anos de idade e no ser maior de sessenta e cinco (65) anos;
Vide art. 13, 5 da Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

VII no registrar antecedentes criminais, comprovados atravs de certides negativas expedidas pelo Servio de Distribuio da Justia Estadual, bem como da Justia Federal de primeiro grau; VIII estar em condies de sanidade fsica e mental; IX possuir ttulo de habilitao em curso oficial de preparao para a Magistratura; X comprovar probidade e boa conduta demonstrada atravs de atestado fornecido por trs autoridades judicirias ou membros do Ministrio Pblico, Procuradores do Estado ou do Municpio de Manaus, segundo o qual conhece o candidato e nada tem a dizer em desabono de sua vida particular, familiar e social.
Requisito no previsto na Res. 75/09, do CNJ. Vide art. 78, 2, da LC 35/79 - LOMAN.

1 Os candidatos sero submetidos investigao relativa aos aspectos moral e social. 2 O requisito contido no inciso IX somente ser exigido depois de graduada a primeira turma mantida pelo curso em aluso.
SUBSEO III DA INSCRIO NO CONCURSO

Art. 171. O concurso de Juiz Substituto, ser anunciado pelo Tribunal de Justia mediante publicao de edital no Dirio da Justia. Simultaneamente, o Tribunal far publicar o regulamento especfico, no qual sero observados os princpios estabelecidos na Constituio da Repblica, na Constituio do Estado do Amazonas e neste Cdigo. Art. 172. O pedido de inscrio ao concurso, formalizado por escrito e datilografado, devidamente acompanhado dos documentos comprobatrios dos requisitos mencionados no art. 168 deste Cdigo, ser dirigido ao Presidente do Tribunal de Justia.
Onde se v art. 168, leia-se art. 170. Vide art. 23, IV, da Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

1 A solicitao poder ser feita por procurador com poderes especiais. 2 O Tribunal, por resoluo, poder exigir, para inscrio no concurso, comprovante de concluso em Curso de Preparao de Juzes, realizado pela Escola Superior de Magistratura.
Vide nota ao art. 70, IX, e art. 94, 1.

Art. 173. O pedido e os documentos que o instrurem sero autuados, formando-se um processo cujo nmero ser o de ordem da apresentao. 1 Para fins de inscrio, no ser permitido, sob qualquer pretexto, a juntada de documento posterior ao ltimo dia do prazo previsto no edital de abertura.

2 O Conselho da Magistratura proceder investigao dos aspectos sociais e morais do candidato, juntando aos autos respectivos os documentos que coligir, fazendo prvia apreciao dos pedidos.
Vide nota ao 1, do art. 170, desta Lei; e arts. 61 e 62, da Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

3 Em seguida, o Presidente do Conselho submeter as inscries apreciao do Tribunal Pleno que motivadamente as deferir, ou no. 4 Finda a apreciao dos pedidos de inscrio, o Presidente do Tribunal de Justia publicar relao nominal com os nomes dos candidatos que obtiverem deferimento e dos que no o obtiverem. 5 O pedido de inscrio poder ser feito por procurador com poderes especiais para tal finalidade.
Norma j prevista no 1, do art. 172.

SUBSEO IV DO CONCURSO

Art. 174. O concurso constar de quatro provas escritas e uma oral, sendo que aquelas esto distribudas em duas fases distintas e subsequentes, quais sejam uma objetiva e outra subjetiva. 1 O Presidente baixar edital de realizao do concurso, designando dia, hora e local para a realizao da prova objetiva, de carter eliminatrio. 2 A prova objetiva constar de cem questes, versando sobre: a) Direito Constitucional; b) Direito Administrativo e Direito Tributrio; c) Direito Civil; d) Direito Processual Civil; e) Direito Penal; f) Direito Processual Penal; g) Direito Comercial h) Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho; i) Direito Eleitoral; e, j) especificamente, sobre Organizao Judiciria e Registros Pblicos. 3 Na prova objetiva, para cada disciplina ou grupo de disciplina constante das letras do pargrafo anterior, formular-se-o dez questes. 4 Publicados os resultados da prova objetiva, os candidatos que houverem logrado aprovao sero submetidos a trs provas escritas subjetivas, cada uma de carter eliminatrio. 5 Os candidatos aprovados nas provas subjetivas submeter-se-o a uma prova oral, realizada de acordo com o regulamento do concurso. 6 Divulgado o resultado da prova oral, a comisso, em sesso pblica, proceder a avaliao dos ttulos apresentados, e proclamar o resultado final, que ser publicado no Dirio da Justia.
Vide art. 381, I, letra a. Vide arts. 66 e seguintes da Res. 75, de 12.05.09, do CNJ.

7 Os candidatos aprovados no concurso de provas e ttulos sero, seguidamente, submetidos a exame de sanidade fsica e mental, no sendo nomeados os que forem considerados inaptos. Art. 175. O prazo de validade do concurso ser de dois anos, prorrogvel uma vez por igual perodo. Pargrafo nico. Dentro do perodo de dois anos, ou, se houver, no perodo de prorrogao, ocorrendo novas vagas, sero nomeados os remanescentes aprovados, na ordem de classificao do concurso. Estes remanescentes tero prioridade sobre novos concursados para assumir o cargo.
SUBSEO V DA NOMEAO

Art. 176. Os candidatos classificados no concurso de provas e ttulos sero submetidos a exames de sanidade fsica e mental, atravs de inspeo mdica oficial e, os que forem considerados aptos, sero nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justia para o cargo de juiz substituto por dois anos.

Dispositivo prejudicado. Vide nota ao 7, do art. 174.

Pargrafo nico. A nomeao far-se- pela ordem de classificao, permitindo ao candidato classificado em primeiro lugar a escolha da Comarca dentre aquelas que estiverem vagas. Art. 177. A nomeao ficar automaticamente sem efeito, se o Magistrado no tomar posse, nem entrar em exerccio nos prazos fixados nesta Lei.
SUBSEO VI DA POSSE E DO COMPROMISSO

Art. 178. Os juzes substitutos de carreira, aps a publicao do ato nomeatrio, em sesso solene, tomaro posse e entraro em exerccio perante o Presidente do Tribunal de Justia, a quem prestaro compromisso. Art. 179. Para o ato de posse, o juiz substituto apresentar autoridade competente para lhe dar posse o decreto de sua nomeao, declarao pblica de seus bens, sua origem e respectivos valores, e declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. Art. 180. O Presidente do Tribunal de Justia verificar, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitas as condies estabelecidas em lei ou regulamento para investidura no cargo. Art. 181. A posse dever ocorrer no prazo de trinta dias, contados da data da publicao do ato de nomeao no Dirio da Justia. Pargrafo nico. Provando o nomeado justo impedimento, antes da expirao do prazo, ser-lhe-, pela autoridade que fez a nomeao, concedida a prorrogao, por tempo igual indicado neste artigo. Art. 182. Desde que os motivos sejam relevantes, a posse do juiz substituto poder ser prestada por meio de procurador. Art. 183. O juiz, no ato da posse, prestar o compromisso de desempenhar com retido as funes do seu cargo, cumprindo a Constituio do Pas, do Estado e as leis vigentes. 1 O termo de compromisso, lavrado pela Secretaria Geral do Tribunal de Justia, em livro prprio, ser lido e assinado pelo juiz e autoridade competente. 2 Em seguida, o Presidente declarar empossado o juiz substituto. Art. 184. A Secretaria Geral do Tribunal de Justia far a matrcula, em livro especial, dele constando os dados do ato de nomeao e da declarao de bens, bem como abrir os assentamentos individuais do novo juiz, devendo, para tal fim, colher os dados atravs de documentos idneos que se prendam sua vida funcional. 1 No livro a que se refere o caput deste artigo sero anotadas, tambm, as remoes, promoes, licenas, interrupes de exerccio e quaisquer ocorrncias que puderem interessar vida profissional do magistrado. 2 O incio, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual ou ficha do magistrado. 3 O incio e as alteraes do exerccio das autoridades judicirias sero comunicadas por elas prprias ao Presidente do Tribunal de Justia.
SUBSEO VII DO EXERCCIO

Art. 185. O juiz, ao ser empossado e entrar no efetivo exerccio de seu cargo, para contagem de tempo de servio por antiguidade, dever obedecer rigorosamente ordem de classificao no respectivo concurso. Art. 186. Empossado e havendo entrado em exerccio, o juiz poder ser submetido a treinamento mediante estgio em Varas, comuns e especializadas, da Capital, Frum ou Tribunal Regional Eleitoral, e curso especfico ministrado pela Escola Superior da Magistratura, na conformidade de instrues baixadas pelo Tribunal de Justia.
SUBSEO VIII DA AQUISIO DA VITALICIEDADE

Art. 187. A vitaliciedade ser adquirida aps dois anos de exerccio, quando ento, o juiz substituto de carreira passar a denominar-se juiz de direito de primeira entrncia. 1 Durante o perodo necessrio aquisio da vitaliciedade, em relao ao juiz substituto, sero avaliados:

a) idoneidade moral (dignidade funcional, retido de conduta, probidade e independncia); b) assiduidade (frequncia ao Frum nos dias teis e plantes, cumprimento de horrio e superviso das atividades forenses); c) aptido (qualidade de trabalho, eficincia das sentenas, atuao eficaz e serena, conhecimento prtico e terico, diligncia e observao dos prazos legais); d) disciplina (senso de responsabilidade, discrio, observncia das normas legais e relacionamento com o pessoal de apoio); e) produtividade (efetiva atuao no exerccio da magistratura, quantidade de trabalho, remessa de relatrios mensais Corregedoria-Geral da Justia); f) bom relacionamento com os advogados, defensores pblicos, membros do Ministrio Pblico e partes (respeito aos direitos dos advogados, relacionamento normal nas audincias, observncia das prerrogativas do Ministrio Pblico, tratamento respeitoso e cordial para com os advogados, defensores pblicos e partes). 2 Atravs de cadastro especial dos juzes em estgio, a Corregedoria-Geral da Justia providenciar sobre a anotao dos fatos relativos s atividades funcionais desses magistrados, devendo o cadastro se constituir de pasta individual, ficha de avaliao e outros elementos teis fornecidos Corregedoria. 3 A apurao dos requisitos constantes do 1 deste artigo ser feita pela Corregedoria. 4 No semestre imediatamente anterior aquisio da vitaliciedade, o juiz substituto encaminhar ao Presidente do Tribunal de Justia seu pedido de aquisio da vitaliciedade, instruindo-o com prova de residir na Comarca, prova de quitao de suas obrigaes junto Corregedoria-Geral e ao Conselho da Magistratura e outros documentos que entender convenientes. 5 Os pedidos sero encaminhados ao Conselho da Magistratura que, no penltimo ms do binio, emitir parecer relativo idoneidade moral e intelectual do juiz substituto e sua eficincia no desempenho do cargo para apreciao pelo Tribunal de Justia. Art. 188. Constaro do pronturio que instruir o parecer do Conselho: I os documentos encaminhados pelo prprio interessado; II as informaes colhidas durante o binio pelo Conselho da Magistratura, junto Presidncia do Tribunal e Corregedoria-Geral da Justia; III as referncias ao juiz substituto, constantes de acrdos ou declaraes de voto, enviadas pelos respectivos prolatores; IV quaisquer outras informaes idneas. Art. 189. O Tribunal de Justia, em sesso plenria, pelo voto da maioria dos desembargadores presentes, avaliar a atuao do requerente e decidir pela sua indicao ao cargo de juiz de direito. 1 Poder o Tribunal de Justia recus-lo por deciso adotada pelo voto da maioria absoluta de seus membros efetivos. 2 Os juzes substitutos de carreira no podero perder o cargo seno por deliberao do Tribunal de Justia, tomada pelo voto de dois teros de seus membros efetivos. 3 Afastado o juiz de exerccio do cargo, na forma do pargrafo anterior, decidindo-se pelo no vitaliciamento, a exonerao caber ao Presidente do Tribunal, ainda que a deciso seja proferida aps o binio. Art. 190. Antes de decorrido o binio, necessrio aquisio da vitaliciedade, desde que seja apresentada proposta pelo Tribunal ao seu Presidente, para exonerao do juiz substituto, este ficar afastado de suas funes e perder o direito vitaliciedade ainda que o ato de exonerao seja assinado aps o decurso daquele perodo. Art. 191. Aprovado no estgio probatrio, o juiz substituto de carreira passar a denominar-se juiz de direito de 1 Entrncia, com a expedio do respectivo ato declaratrio da vitaliciedade, por ato do Presidente do Tribunal de Justia. Pargrafo nico. Os nomes no indicados nomeao, para que se considere findo o perodo de estgio probatrio, sero objeto de ato de exonerao.
SUBSEO IX DA ANTIGUIDADE

Art. 192. Anualmente, na primeira quinzena do ms de janeiro, o Presidente do Tribunal de Justia mandar reorganizar o quadro de antiguidade dos desembargadores e juzes, na

entrncia e no servio pblico, e determinar que se proceda a sua leitura na primeira sesso solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal. Pargrafo nico. O quadro ser publicado at o dia trinta e um de janeiro seguinte, somente sendo alterado atravs de reclamao oportunamente formulada, ou reviso anual. Art. 193. A antiguidade na entrncia deve ser contada do dia inicial do exerccio, prevalecendo, em igualdade de condies: I a antiguidade na magistratura; II o maior tempo de servio pblico; III a idade Art. 194. A apurao do tempo de servio na entrncia e no servio pblico ser feita por dias. Pargrafo nico. Publicadas as listas de antiguidades dos magistrados, na entrncia e no servio pblico, tero os interessados o prazo de trinta dias para reclamao, contados da publicao no Dirio da Justia.
Vide art. 383.

Art. 195. Se a reclamao no for rejeitada liminarmente, por manifesta improcedncia, pelo Dirio da Justia sero intimados os interessados, cuja antiguidade possa ser prejudicada pela deciso, no prazo comum de quinze dias, findo o qual a reclamao ser apreciada na primeira reunio plenria do Tribunal de Justia. Pargrafo nico. Se a reclamao proceder, a lista de antiguidade ser republicada em relao entrncia onde houver modificao.
SUBSEO X DA PROMOO DOS JUZES DE DIREITO

Art. 196. A promoo de entrncia para entrncia dar-se-, alternadamente, por antiguidade e merecimento.
Vide art. 93, II, da CF.

1 Caber Presidncia do Tribunal de Justia classificar, entre os critrios de promoo por merecimento e antiguidade, alternadamente, as vagas de juzes da Capital e do Interior. 2 Apurar-se-o na entrncia a antiguidade e o merecimento, este em lista trplice.
SUBSEO XI DA PROMOO POR MERECIMENTO

Art. 197. A Promoo por merecimento pressupe: a) ter o juiz dois anos de exerccio na respectiva entrncia;
Vide art. 93, II, b, da CF.

b) integrar o juiz a primeira quinta parte da lista da antiguidade da entrncia, salvo se no houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago, caso em que concorrero os integrantes da segunda quinta parte, e assim sucessivamente;
Vide art. 93, II, b, da CF.

c) aferio de presteza no exerccio da funo pela demonstrao, por meio hbil, do cumprimento dos prazos processuais em despachos, decises interlocutrias e sentenas, bem como prestao de informaes em mandado de segurana e habeas corpus;
Vide art. 93, II, c, da CF.

d) aferio de conhecimento mediante demonstrao de produtividade atravs de fotocpias de despachos, decises interlocutrias, sentenas e outros atos processuais;
Vide art. 93, II, c, da CF.

e) haver frequentado, com aproveitamento, cursos mantidos por instituies judicirias ou universitrias, em nvel de ps-graduao, de preparao e aperfeioamento de magistrados, reconhecidos como tal atravs de ato baixado pelo Diretor da Escola Superior da Magistratura e anunciado por edital, publicado no Dirio da Justia;
Vide art. 93, IV, da CF. Vide art. 93, VII, da CF.

f) prova de residncia na Comarca; g) certido de quitao de suas obrigaes perante o Conselho da Magistratura e a Corregedoria-Geral da Justia. Pargrafo nico. A presteza e a segurana sero tambm objeto de anlise por parte da Corregedoria-Geral da Justia e do Conselho da Magistratura. O desembargador votante,

por no se achar adstrito aos pareceres apresentados, anotar margem do nome do juiz que escolher a indicao de seus mritos. Art. 198. obrigatria a promoo do juiz que haja figurado por trs vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento.
Vide art. 93, II, a, da CF.

1 Se dois ou mais juzes figurarem numa mesma lista de promoo por merecimento pela terceira vez consecutiva, ou quinta alternada, ter preferncia: a) o mais antigo na entrncia; b) o mais votado; c) o mais antigo na carreira; d) o mais antigo no servio pblico. 2 Em caso de empate, nos critrios de aferio do merecimento, o Presidente considerar: I obteno de maior nmero de votos, observados os escrutnios; II em caso de empate na votao: a) antiguidade na entrncia; b) antiguidade na carreira; c) o mais antigo no servio pblico; d) classificao no concurso para ingresso na carreira. Art. 199. A lista de merecimento para promoo ser organizada pelo Tribunal, em sesso pblica e escrutnio reservado, devendo conter os nomes dos trs juzes mais votados, nessa ordem e com indicao do nmero de votos pelos magistrados indicados. 1 Na organizao dessa lista somente os desembargadores efetivos tero direito a voto e podero sufragar at trs nomes. 2 Sero considerados classificados, para a formao da lista, os que alcanarem metade e mais um, pelo menos, dos votos dos desembargadores presentes. Art. 200. A lista ser entregue ao Presidente do Tribunal de Justia, que far a escolha, promovendo o juiz, no prazo de trs dias, mandando elaborar o ato e encaminhando-o para publicao. Art. 201. Para efeito da composio da lista trplice o merecimento ser apurado na entrncia. Art. 202. No havendo promoo, por merecimento, de juiz de direito, em disponibilidade, no poder figurar em lista de promoo, por igual critrio, o juiz punido com a sano de censura, pelo prazo de um ano, contado da imposio desta.
Vide pargrafo nico do art. 44, da LOMAN. SUBSEO XII DA PROMOO POR ANTIGUIDADE

Art. 203. Aplicar-se- promoo por antiguidade, no que couber, os princpios da promoo por merecimento. Art. 204. No caso de antiguidade, havendo empate, ter precedncia o juiz mais antigo na carreira. Na apurao da antiguidade, o Tribunal de Justia poder recusar, motivadamente, o juiz mais antigo pelo voto de dois teros de seus membros, repetindo-se a votao at fixarse a indicao.
Vide art. 93, II, d, da CF.

Art. 205. Feita a indicao do juiz para ser promovido, o Presidente do Tribunal, no prazo de trs dias, expedir o ato de promoo e o encaminhar para publicao. Art. 206. O juiz, em disponibilidade, determinada como sano disciplinar, no poder ser promovido pelo critrio da antiguidade.
SUBSEO XIII DA REMOO EM GERAL

Art. 207. Vaga uma comarca, o seu provimento ser feito inicialmente, por remoo, salvo se o preenchimento tiver que acontecer segundo critrio de antiguidade.
Vide art. 81, da LOMAN.

Pargrafo nico. A juzo do Tribunal de Justia poder ainda ser provida, pelo mesmo critrio, vaga decorrente de remoo, destinando-se a seguinte, obrigatoriamente, ao provimento por promoo. Art. 208. O exerccio do cargo, no caso de remoo ou permuta, ter reincio dentro do prazo de trinta dias, contados da data da publicao do ato no Dirio da Justia do Estado.

SUBSEO XIV DA REMOO VOLUNTRIA

Art. 209. A remoo voluntria far-se- mediante escolha, pelo Presidente do Tribunal de Justia, de nome constante de lista trplice, sempre que possvel, organizada pelo Tribunal de Justia e contendo os nomes dos candidatos inscritos, com mais de seis meses de efetivo exerccio na comarca. Art. 210. Vagando o cargo de juiz de direito ou juiz substituto de carreira, o Tribunal de Justia verificar a existncia de juiz integrante da carreira da magistratura da mesma Entrncia, sem exerccio, por motivo de disponibilidade, e examinar a convenincia de ser ele aproveitado. Pargrafo nico. O aproveitamento obedecer ao disposto nos artigos 225 e 227 deste Cdigo. Art. 211. No havendo juiz em exerccio, na forma do artigo anterior, ou decidindo o Tribunal no aproveit-lo, o Presidente far publicar a existncia de vaga para remoo, por meio de edital, com o prazo de quinze dias, contados de sua publicao, para efeito de pedido de inscrio. Pargrafo nico. Para cada vaga destinada ao preenchimento por remoo, abrir-se- inscrio distinta, com a indicao da Comarca ou Vara a ser provida. Art. 212. O juiz que requerer remoo far acompanhar seu requerimento de certido da Secretaria do Tribunal de Justia sobre os seus assentamentos funcionais e de informao da Corregedoria-Geral quanto atuao funcional de requerente no exerccio do cargo.
O pedido de remoo voluntria ser negado se o interessado se encontrar com acmulo injustificado de processos (2, do art. 3, da Res. 32, do CNJ, com redao dada pela Res. 97). SUBSEO XV DA REMOO COMPULSRIA

Art. 213. O procedimento para a decretao da remoo compulsria ter incio por determinao do Tribunal de Justia, de ofcio, ou mediante representao fundamentada do Poder Executivo ou Legislativo, do Ministrio Pblico, ou do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.
Vide art. 42, III, da LOMAN.

1 O Presidente ter voto nessa deliberao. 2 Da resoluo que for tomada ser lavrado acrdo nos autos. 3 Configurando-se motivo urgente e grave, atendida a convenincia da Justia, o juiz poder ser afastado do cargo pelo Conselho da Magistratura com vencimentos integrais. Art. 214. O procedimento de remoo compulsria ser instaurado, se o magistrado deixar de cumprir os deveres constantes desta Lei, os quais, pela sua gravidade, podem incompatibiliz-lo com o meio social ou forense. Art. 215. O Presidente do Tribunal de Justia remeter ao juiz acusado, nas quarenta e oito horas imediatamente seguintes a apresentao da acusao, cpias do teor da mesma e das provas existentes, para que o magistrado proceda sua defesa prvia, que deve ser formulada no prazo de quinze dias, contados da entrega da acusao. 1 Findo o prazo da defesa prvia, haja ou no sido apresentada, o Presidente, no dia til imediato sua expirao, convocar o Tribunal para que, em sesso pblica, decida sobre a instaurao do processo, e, caso determinada pelo voto da maioria dos seus membros, no mesmo dia distribuir o feito e far entreg-lo ao Relator. 2 O Tribunal, na sesso em que ordenar a instaurao do processo, assim como no seu transcorrer, poder afastar o magistrado do exerccio das funes, sem prejuzo dos vencimentos e desvantagens at a deciso final. Art. 216. As provas requeridas e deferidas, bem como as que o relator determinar de ofcio, sero produzidas no prazo de vinte dias, cientes o Ministrio Pblico, o magistrado ou o procurador por ele constitudo, a fim de que possam delas participar. 1 Finda a instruo, o Ministrio Pblico, o magistrado ou seu procurador tero, sucessivamente, vista dos autos por dez dias para as razes. 2 O julgamento ser realizado em sesso ordinria do Tribunal de Justia, depois de relatrio oral, e a deciso no sentido da penalizao do magistrado s ser tomada pelo voto de dois teros dos membros do colegiado em escrutnio reservado.
Vide art. 336.

3 Da deciso publicar-se- somente a concluso, fazendo-se, no entanto, as anotaes devidas nos assentamentos individuais do magistrado.
Vide art. 381, I, letra c.

Art. 217. Verificando-se que o magistrado se acha incurso em alguma disposio de Lei penal, remeter-se-o cpias das peas necessrias ao Procurador-Geral de Justia. Art. 218. O magistrado removido compulsoriamente aguardar, fora do exerccio, com as vantagens integrais do cargo, a designao, pelo Tribunal, de nova Comarca ou Vara, sendo considerado em trnsito para todos os efeitos. Art. 219. Se o juiz no aceitar a remoo compulsria, deixando de assumir o exerccio das funes no prazo de trinta (30) dias, ser imediatamente iniciado o processo de abandono de cargo, suspendendo-se os pagamentos dos respectivos vencimentos.
SUBSEO XVI DA PERMUTA

Art. 220. Os juzes interessados em permutar seus cargos devem contar, cada um, com pelo menos seis meses de efetivo exerccio na Comarca.
Restrio temporal no extensvel aos Desembargadores.

Art. 221. Os interessados devero se dirigir ao Tribunal de Justia que deliberar pela maioria dos seus membros vista dos pedidos.
Vide art. 28, do RITJAM. SUBSEO XVII DA REINTEGRAO

Art. 222. A reintegrao, que decorrer de deciso administrativa ou judicial, passada em julgado, o retorno do magistrado ao cargo, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens que deixou de perceber, em razo do afastamento, inclusive a contagem do tempo de servio. Vide 1, do art. 379. 1 Achando-se ocupado o cargo, no qual foi reintegrado o juiz, o ocupante ser reconduzido ao cargo anterior, desde que este esteja vago, ou aguardar, com todas as vantagens do cargo, ser designado para cargo igual ou nova Vara, sendo considerado em trnsito para todos os efeitos. 2 Extinta a Comarca, ou transferida a sua sede, o magistrado reintegrado, caso no aceite fixar-se na nova sede, ou em Comarca de igual entrncia, ser posto em disponibilidade remunerada. 3 O juiz reintegrado ser submetido inspeo mdica e, se julgado incapaz, ser aposentado com as vantagens a que teria direito, se efetivada a reintegrao.
SUBSEO XVIII DA READMISSO

Art. 223. A readmisso ato pelo qual o magistrado exonerado reingressa nos quadros da magistratura, assegurada a contagem do tempo de servio anterior, para efeito de disponibilidade, gratificao adicional e aposentadoria.
A readmisso no possvel diante do ordenamento constitucional vigente.

Pargrafo nico. A readmisso depender de prvia inspeo mdica e comprovada idoneidade moral, no podendo o interessado ter idade superior a sessenta e cinco anos e nem mais de vinte e cinco anos de servio pblico. Art. 224. A readmisso no cargo inicial da carreira somente ser concedida quando no houver candidato aprovado em concurso, em condies de nomeao.
A readmisso no possvel diante do ordenamento constitucional vigente. SUBSEO XIX DA REVERSO

Art. 225. A reverso o reingresso do magistrado aposentado nos quadros da magistratura, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria; 1 A reverso far-se- a pedido, ou de ofcio, em vaga preenchvel por merecimento, na entrncia a que pertencia o aposentado. 2 A reverso depender de concordncia do Conselho da Magistratura.

3 A reverso no grau inicial da carreira somente ocorrer, no havendo candidato aprovado em concurso, em condies de nomeao. Art. 226. O tempo de afastamento por aposentadoria s ser computado para efeito de nova aposentadoria.

SUBSEO XX DO APROVEITAMENTO

Art. 227. Aproveitamento o retorno do magistrado em disponibilidade ao exerccio efetivo do cargo. 1 O magistrado, posto em disponibilidade por motivo de interesse pblico, somente poder pleitear o seu aproveitamento decorridos dois anos do afastamento. 2 O pedido, devidamente instrudo e justificado, acompanhado de parecer do Conselho da Magistratura, ser apreciado pelo Tribunal de Justia, aps parecer do Procurador-Geral de Justia, podendo ser aproveitado pelo critrio da remoo ou continuar em disponibilidade com vencimentos integrais. 3 O magistrado, posto em disponibilidade em razo de mudana de sede do juzo, poder ser aproveitado pelo Tribunal, de ofcio, ou a seu pedido, em caso de remoo ou promoo. Art. 228. O aproveitamento depender de prova de capacidade fsica e mental mediante inspeo mdica. Art. 229. No aproveitamento dos juzes de direito em disponibilidade, quando deliberado pelo Tribunal, considerar-se-, sucessivamente, a seguinte ordem de preferncia dos candidatos: a) maior tempo de disponibilidade; b) maior tempo de Magistratura; c) maior tempo de servio pblico ao Estado; d) maior tempo de servio pblico.

CAPTULO III DO ACESSO AO TRIBUNAL


SEO I DO ACESSO PELOS JUZES DE CARREIRA

Art. 230. O acesso ao Tribunal de Justia dar-se- por antiguidade e por merecimento, alternadamente, apurados na ltima entrncia.
Vide art. 93, III, da CF e art. 87, da LOMAN.

Art. 231. Na apurao da antiguidade, o Tribunal somente poder recusar o juiz mais antigo pelo voto de dois teros de seus membros presentes sesso, conforme procedimento prprio, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao, condicionada a recusa existncia de procedimento administrativo que o recomende, ou determinao de abertura de tal procedimento, contra o juiz recusado.
Vide art. art. 93, II, d, da CF.

Art. 232. No caso de merecimento a lista trplice compor-se- de nomes escolhidos dentre os juzes com mais de dois anos de exerccio na ltima entrncia e integrar o juiz a primeira quinta parte da lista de antiguidade desta, salvo se no houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago, caso em que concorrero os integrantes da segunda quinta parte, e assim sucessivamente.
Vide art. art. 93, II, b, da CF.

Pargrafo nico. Feita a nomeao e a publicao do ato, o Presidente designar dia e hora para sesso solene de posse do novo desembargador. Art. 233. No acesso por merecimento sero observadas as regras estabelecidas na promoo por merecimento e, no que couber, as normas sobre posse, compromisso e exerccio.
SEO II

DO ACESSO PELO QUINTO CONSTITUCIONAL

Art. 234. Na composio do Tribunal de Justia, um quinto dos lugares ser preenchido por advogados em efetivo exerccio da profisso, de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, e membros do Ministrio Pblico com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Pargrafo nico. Enquanto for mpar o nmero de vagas destinadas ao quinto constitucional, uma delas ser, alternada e sucessivamente preenchida por advogado e por membro do Ministrio Pblico, de tal forma que, tambm sucessiva e alternadamente, os representantes de uma dessas classes superem os da outra em uma unidade. Art. 235. Verificada vaga que deva ser provida pelo quinto constitucional, o Presidente do Tribunal de Justia anunciar mediante publicao no Dirio da Justia e oficiar ao Ministrio Pblico ou Ordem dos Advogados do Brasil, Seo do Amazonas, para que, no prazo de trinta dias, indiquem os integrantes da lista sxtupla, com observncia dos requisitos constitucionais e legais exigidos. 1 Recebida a lista sxtupla, o Tribunal de Justia formar a lista trplice em sesso pblica e escrutnio reservado e a enviar ao Chefe do Poder Executivo para que, nos vinte dias subsequentes remessa, escolha e nomeie um de seus integrantes para o cargo de desembargador. 2 Publicado o ato de nomeao, o Presidente do Tribunal de Justia designar data e hora para a sesso solene de posse.
CAPTULO IV DO TEMPO DE SERVIO

Art. 236. Sero considerados de efetivo exerccio, para os efeitos legais, inclusive para promoo, os dias em que o magistrado estiver afastado do exerccio do cargo em virtude de: I frias; II licena: a) para tratamento de sade; b) por motivo de doena em pessoa da famlia; c) para repouso gestante; d) paternidade, por cinco dias consecutivos. III luto pelo falecimento de cnjuge ou companheiro, de ascendente ou descendente, de sogro ou sogra, de irmos ou dependentes; de cunhados, at oito dias consecutivos; IV casamento, at oito dias; V frequncia a cursos ou seminrios de aperfeioamento e estudos, pelo prazo mximo de dois anos; VI prestao de servio exclusivamente Justia Eleitoral; VII direo de Escola de formao e aperfeioamento de Magistrados, por prazo no superior a dois anos; VIII realizao de misso ou servios relevantes administrao da justia; IX exerccio exclusivo da Presidncia da Associao dos Magistrados do Amazonas, desde que requerido; X suspenso em virtude de pronncia, em crime de que haja sido absolvido, e de suspenso administrativa, quando a acusao for, afinal, julgada improcedente. Art. 237. O advogado nomeado Desembargador ou Juiz ter computado o tempo de exerccio na advocacia, como de servio pblico de acordo com a lei federal: I Integralmente, para aposentadoria, observado o disposto no art. 202, 2 e 9, inciso VI, da Constituio da Repblica; II At o mximo de quinze anos, para efeito de gratificao adicional por tempo de servio. Pargrafo nico. O tempo de advocacia ser provado por inscrio na Ordem dos Advogados e certides de secretarias de varas ou escrivanias, vedada a acumulao com servio em cargo pblico, exercido simultaneamente. Art. 238. Ser computado, para efeito de disponibilidade, gratificao adicional e de aposentadoria: a) o tempo de servio pblico federal, estadual e municipal, bem assim o prestado a entidades autrquicas, empresas pblicas, sindicatos e sociedades de economia mista;

b) o perodo de servio ativo nas foras armadas, contando-se em dobro o tempo em que tenha efetivamente participado de operaes blicas ou de comboios martimos e areos, em perodo de guerra; c) o nmero de dias de servio prestado como extranumerrio ou sob qualquer outra forma de admisso, desde que remunerado o servidor pelos cofres pblicos. Pargrafo nico. Aplica-se, somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade, o tempo de servio prestado a empresa privada, vedada a acumulao com servio em cargo pblico, exercido simultaneamente, ressalvado o direito adquirido. Art. 239. Aplicam-se aos magistrados as normas do Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado sobre contagem de tempo de servio e vantagens outras, quando no colidirem com as disposies especiais desta Lei.
CAPTULO V DA RETRIBUIO PECUNIRIA
SEO I DOS VENCIMENTOS

Art. 240. Os vencimentos dos magistrados so irredutveis e fixados em lei, em valor certo. Pargrafo nico. A irredutibilidade dos vencimentos dos magistrados no impede os descontos fixados em lei. Art. 241. O Presidente do Tribunal de Justia, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia, percebero uma gratificao mensal, correspondente a trinta por cento para o Presidente, vinte e cinco por cento para o Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justia, e vinte por cento para os Presidentes das Cmaras isoladas e membros eleitos para o Conselho da Magistratura, calculada sobre as suas respectivas remuneraes. Art. 242. Os vencimentos dos magistrados sero pagos no perodo de 20 a 30 de cada ms, no podendo ultrapassar o dcimo dia til do ms subsequente ao vencido. Art. 243. Os valores das verbas de vencimento e representao dos membros do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas sero equivalentes aos valores das verbas percebidas a ttulo de subsdio e representao pelos membros do Poder Legislativo (art. 1, caput, da Lei n 2.278, de 26.4.94). 1 As parcelas fixadas no caput sero automaticamente reajustadas, na mesma poca e na mesma proporo, sempre que houver reviso da remunerao dos Membros do Poder Legislativo do Estado (2, do art. 1 da Lei n 2.278, de 26.04.94). 2 O adicional por tempo de servio dos Magistrados incide sobre a soma das duas parcelas previstas neste artigo. Art. 244. Na fixao dos vencimentos da magistratura amazonense, observar-se- uma . diferena no superior a dez por cento de uma para outra das categorias da carreira Art. 245. Os proventos dos magistrados, ativos e inativos, e as penses dos seus dependentes sero reajustados na mesma data e com o mesmo percentual da reviso da remunerao dos magistrados em atividade (art. 3 da Lei n 2.278/94). Art. 246. Aos magistrados ativos e inativos do Estado do Amazonas so assegurados os direitos sociais, previstos no art. 7, VIII e XVII, da Constituio da Repblica. Art. 247. Para efeito de equivalncia e limite de vencimentos, so excludas do cmputo apenas as vantagens de carter pessoal ou de natureza transitria. Art. 248. Os juzes substitutos de carreira percebero vencimentos iguais aos dos juzes de direito de 1 Entrncia. Art. 249. Sem prejuzo do vencimento, remunerao ou de qualquer direito ou vantagem legal, o magistrado poder afastar-se de suas funes: I por oito dias consecutivos, por motivo de: a) casamento; b) falecimento de cnjuge ou companheiro, ascendente, descendente, irmo ou dependente. II at cinco dias consecutivos, por motivo de: a) paternidade; b) adoo.
SEO II DAS VANTAGENS

Art. 250. Alm dos vencimentos, constituem vantagens pecunirias dos magistrados:
Vide nota ao art. 239.

I ajuda de custo, para despesa de transporte e mudana, equivalente a um ms de vencimentos; II ajuda de custo, para moradia nas Comarcas onde no houver residncia oficial para juiz, exceto na Capital, equivalente a dez por cento sobre seus vencimentos;
Vide Res. 35, de 11.10.07, do TJAM, que disciplina o pagamento do auxlio moradia. Verba est absorvida pelo subsdio.

III salrio-famlia; IV dirias; V gratificao adicional de um por cento por ano de servio, incidente sobre o vencimento bsico e a gratificao de representao, compreendido no tempo de servio o exerccio da advocacia, at o mximo de quinze anos e observada a garantia constitucional da irredutibilidade;
O adicional por tempo de servio previsto no art. 65, VIII, da LC 35/79, de 5% para cada quinqunio, at o limite de sete.

VI vantagem pessoal: o magistrado que contar seis anos completos, consecutivos ou no, de exerccio de confiana, far jus a ter adicionado ao vencimento do respectivo cargo efetivo como vantagem pessoal a importncia equivalente a um quinto:
Dispositivo viola o 2, do art. 65, da LC 35/79 LOMAN.

a) da diferena entre a remunerao do cargo em comisso e o vencimento do cargo efetivo;


Dispositivo viola o 2, do art. 65, da LC 35/79 LOMAN. Dispositivo viola o 2, do art. 65, da LC 35/79 LOMAN.

b) da funo de confiana. 1 O acrscimo a que se refere o item VI somente ocorrer a partir do sexto ano, razo de um quinto de ano completo de exerccio de cargo ou funo de confiana at completar o dcimo ano.
Onde se v inciso VI, leia-se item VI. Dispositivo viola o 2, do art. 65, da LC 35/79 LOMAN.

2 A gratificao adicional ser concedida independentemente de requerimento. Art. 251. Por aula proferida em Curso Oficial de Preparao para a Magistratura ou em Escola Especial de Aperfeioamento de magistrados, ser conferida ao magistrado uma gratificao de magistrio. Art. 252. Ao magistrado que for convocado para substituir, no primeiro grau, juiz de entrncia superior, perceber a diferena de vencimentos correspondentes, durante o perodo de afastamento do titular, inclusive dirias e transporte, se for o caso.
Assim, nas convocaes de juzes para responder, com exclusividade, por Varas na Capital cabe apenas a diferena de subsdios entre as Entrncias, no se aplicando o que dispe o 1, do art. 253.

Art. 253. Quando a substituio se verificar entre juzes da mesma ou de inferior entrncia somente sero devidas dirias e transporte, atravs de adiantamento arbitrado pelo Presidente do Tribunal de Justia, ficando o magistrado sujeito a posterior prestao de contas. 1 O Juiz que responder por outro juzo, por perodo igual ou superior a trinta dias, far jus a uma gratificao de um tero sobre o vencimento bsico e a representao, vedada a acumulao em caso de responder por mais de uma Vara.
Redao atual dada pela LC 42, de 18.03.05. Critrio adotado incoerente, pois assegura ao magistrado que responde por outro juzo, na mesma entrncia, gratificao superior quele convocado para responder em entrncia superior.

2 Ao Magistrado que responder pelo planto no recesso ou nas frias forense, ser devido uma gratificao de um tero sobre seus vencimentos.
Redao dada pela LC 35, de 13.09.04. De acordo com o CNJ, o planto judicial atividade inerente ao prprio exerccio da magistratura, motivo pelo qual no cabe compensao de natureza remuneratria.

Art. 254. Ao magistrado ser devida uma gratificao pelo efetivo exerccio em Comarca de difcil acesso, equivalente a vinte por cento sobre seus vencimentos, competindo ao Tribunal de Justia, mediante provimento declarar a Comarca naquela situao, considerando fatores objetivos tais como segurana, transporte e salubridade.
O TJAM no fixou, at a presente data, critrios objetivos para o reconhecimento de Comarcas como de difcil acesso.

Art. 255. No caso de substituio de desembargador, o juiz de primeiro grau convocado perceber, enquanto perdurar a substituio, o equivalente diferena entre os seus vencimentos e os de desembargador.
Critrio adotado similar ao previsto no art. 252.

Art. 256. Ao juiz substituto de carreira, quando nomeado, e ao juiz de direito, quando promovido ou removido ex officio para Comarca diferente, ser paga uma ajuda de custo equivalente a um ms de vencimento.
Por excluso, no cabe ao pagamento da ajuda de custo se a remoo voluntria.

1 A ajuda de custo ser paga independentemente de o magistrado haver assumido o cargo e restituda caso no o faa. 2 Ser devida tambm ajuda de custo, no mesmo valor especificado no caput deste artigo, ao magistrado autorizado a frequentar curso de aperfeioamento e estudo fora da sede do juzo.
Deve, entretanto, observar o limite do teto remuneratrio (art. 1 , I, letra h, item 6, da Res. 14, de 21.03.06, do CNJ.

Art. 257. Ao magistrado que, devidamente autorizado pelo Presidente do Tribunal de Justia, deslocar-se da respectiva sede, a servio do Poder Judicirio, ser concedida diria para se ressarcir das despesas de transporte, alimentao e pousada.
Vide Res. 73, de 28.04.09, do CNJ.

1 As dirias sero pagas antecipadamente e independem de requisio. 2 A diria corresponder a um trinta avos dos vencimentos do magistrado e ser paga em dobro se o afastamento ocorrer para fora do Estado. Art. 258. Ao magistrado, pelo exerccio em rgo disciplinar de correio, sero atribudos transporte e dirias para alimentao e pousada, quando se deslocar de sua sede. Art. 259. O magistrado que for designado para fazer parte de comisses encarregadas de estudo de qualquer assunto, ou de tarefas especiais, desde que no se afaste do exerccio normal de suas funes, ter o direito percepo de uma gratificao equivalente a um tero de seus vencimentos.
Gratificao sem respaldo na LC n. 35/79 LOMAN, e vedada pelo CNJ.

Art. 260. Os magistrados percebero salrios-famlias na conformidade da legislao aplicvel aos funcionrios pblicos em geral.
O salrio famlia foi absorvido pelo subsdio. Alm disso, o salrio famlia, na sua essncia, tem como objetivo auxiliar famlias de baixa renda, o que no o caso dos magistrados.

Art. 261. Ao cnjuge sobrevivente, e, em sua falta, aos herdeiros necessrios de magistrado falecido em atividade ou j aposentado, ser abonada importncia igual a um ms dos proventos que percebia, para atender a despesas de funeral e luto. Pargrafo nico. Na falta das pessoas enumeradas neste artigo, quem houver custeado os funerais do magistrado ser indenizado das despesas realizadas dentro dos limites traados neste Cdigo.
CAPTULO VI DAS FRIAS

Art. 262. Os magistrados tero direito a frias anuais, por sessenta dias, coletivas ou individuais.
Vide nota ao art. 263.

Art. 263. Os membros do Tribunal de Justia gozaro de frias coletivas nos perodos de 2 a 31 de janeiro e de 2 a 31 de julho. Pargrafo nico. Durante as frias coletivas compete ao Presidente do Tribunal de Justia, ou seu substituto legal, no mbito da competncia deste Tribunal, decidir pedidos de liminar em mandado de segurana, determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso e demais medidas que reclamem urgncia. Art. 264. As frias dos magistrados de 1 e 2 Entrncia sero individuais, concedidas de uma s vez, com base em escala a ser autorizada e aprovada pelo Presidente do Tribunal de Justia.
Vide art. 70, XV.

Art. 265. O Presidente do Tribunal de Justia, o Vice-Presidente e o Corregedor gozaro de trinta dias consecutivos de frias individuais por semestre. Pargrafo nico. Ao Vice-Presidente, ou na sua falta, ou impedimento, ao desembargador mais antigo que, na ordem decrescente, o substituir, assumindo a Presidncia, nas frias coletivas, assegurado o gozo de frias individuais pelo tempo em que esteve no exerccio.
Vide nota ao art. 263.

Art. 266. As autoridades competentes, antes do incio do ano judicirio, organizaro as escalas de frias, atendendo, quando possvel, s solicitaes dos interessados, sem prejuzo da convenincia do servio.

1 As escalas de frias podero sofrer modificaes, por motivo justo, a requerimento dos interessados. 2 O juiz que for removido ou promovido em gozo de frias no as interromper, sem prejuzo da posse imediata. Art. 267. So feriados forenses: I os domingos, os dias de festa nacional ou estadual, como tais decretados, a quintafeira e a sexta-feira da Semana Santa;
A LC 48, de 03.03.06, transformou em inciso I, o texto que anteriormente estava disposto como alnea a. A LC 48, de 03.03.06, transformou em inciso II, o texto que anteriormente estava disposto como alnea b.

II o dia oito de dezembro, consagrado Justia.

Pargrafo nico. So suspensas as atividades jurisdicionais dos Juzes de Direito da Comarca de Manaus e dos Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado do Amazonas, do dia 20 de dezembro ao dia 06 de janeiro, funcionando neste perodo o planto judicial.
Pargrafo acrescido pela LC 48, de 03.03.06.

Art. 268. Os juzes que, designados para o planto durante as frias coletivas e recesso forense do ms de dezembro, e, ainda, por necessidade de servio, e em nome do interesse pblico no puderem gozar as referidas frias, faro jus a frias individuais a serem gozadas em tempo oportuno.
Vide nota ao art. 263.

Art. 269. Computar-se-o em dobro as frias individuais e coletivas no gozadas por motivo de interesse pblico. Art. 270. As frias sero remuneradas com acrscimo de um tero da remunerao global do magistrado, e seu pagamento se efetuar at dois dias antes do incio do respectivo perodo.
CAPTULO VII DAS LICENAS
SEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 271. Conceder-se- licena: I para tratamento de sade;


Vide arts. 272 a 282. Vide art. 283 a 284.

II por motivo de doena em pessoa da famlia; III para o servio militar; IV para repouso gestante;
Vide art. 285.

V para frequncia a curso ou seminrio de aperfeioamento e estudos, a critrio do Tribunal Pleno, pelo prazo mximo de dois anos;
Vide art. 287.

VI para prestao de servio Justia Eleitoral; V especial.


O item referente licena especial, que deveria ser o VII, est publicado no DOE como item V. Vide notas aos arts. 239 e 286.

SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE

Art. 272. A licena para tratamento de sade por prazo superior a trinta dias, bem como as prorrogaes que importem licena por perodo ininterrupto tambm superior a trinta dias dependem de inspeo pelo servio mdico do Tribunal ou do rgo previdencirio do Estado, a critrio do magistrado. Art. 273. A licena pode ser prorrogada de ofcio ou a pedido, em ambos os casos, dependendo das concluses do laudo mdico. Art. 274. Terminada a licena, o magistrado reassumir, imediatamente, o exerccio do cargo, ressalvadas as hipteses de prorrogao e aposentadoria. Pargrafo nico. O pedido dever ser apresentado antes de findo o prazo de licena; se indeferido, contar-se- como de licena o perodo em que o magistrado deixou de comparecer ao servio por desconhecimento oficial do despacho.

Art. 275. A licena gozada dentro de sessenta dias, contados do trmino da anterior, ser considerada como prorrogao. Art. 276. O magistrado no poder permanecer em licena por prazo superior a vinte e quatro meses, salvo nos casos de doena em pessoa da famlia, de tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia ou cardiopatia grave.
Vide art. 284.

Art. 277. Expirado prazo do artigo anterior, o magistrado ser submetido a novo exame mdico e aposentado se for julgado invlido. Pargrafo nico. O tempo necessrio ao exame mdico ser considerado como de prorrogao. Art. 278. Ser integral o vencimento do magistrado licenciado para tratamento de sade, acidentado em servio ou atacado das molstias indicadas no art. 274 desta Lei.
Onde se v art. 274, leia-se art. 276.

Art. 279. O magistrado, ao entrar em gozo de licena, comunicar autoridade que a concedeu, o local onde poder ser encontrado. 1 O magistrado licenciado no pode exercer nenhuma das suas funes jurisdicionais ou administrativas, nem exercitar qualquer funo pblica ou particular. 2 Salvo contraindicao mdica, o magistrado licenciado poder proferir decises em processos que, antes da licena, lhe haviam sido conclusos para julgamento ou tenham recebido seu visto como relator ou revisor. Art. 280. A licena para tratamento de sade, at sessenta dias, assim entendida a prorrogao por mais trinta dias, ser concedida mediante atestado mdico particular do requerente, com expressa declarao do tempo necessrio ao tratamento. 1 A licena para tratamento de sade do magistrado por tempo superior a sessenta dias, assim entendida a prorrogao, depende de laudo expedido pela junta mdica do Poder Judicirio. 2 O magistrado do sexo feminino ter direito a licena especial para gestante, na forma da lei. 3 Tanto as licena para tratamento de sade quanto a de repouso gestante sero concedidas com vencimentos integrais. Art. 281. O magistrado, aps dois anos de efetivo exerccio, poder obter licena, sem vencimentos, para tratar de interesses particulares. Pargrafo nico. A licena para tratar de interesses particulares no poder ultrapassar de vinte e quatro meses, nem ser renovada antes de decorridos dois anos de seu trmino. Art. 282. As licenas para tratamento de sade sero concedidas:
Vide art. 381, II.

a) pelo Tribunal de Justia, ao seu Presidente; b) pelo Presidente do Tribunal de Justia, aos demais desembargadores e magistrados.
SEO III DA LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA

Art. 283. O magistrado poder obter licena por motivo de doena em pessoa de ascendente e descendente, cnjuge ou companheiro, irmo ou dependente, na forma da lei, provando ser indispensvel sua assistncia ao enfermo.
Vide art. 381, II.

Pargrafo nico. O Presidente do Tribunal de Justia far expedir o ato concessivo vista do laudo de exame mdico e das informaes prestadas pelo juiz. Art. 284. A licena por motivo de doena em pessoa da famlia ser concedida com vencimentos integrais at dois anos. Depois desse prazo no ser pago vencimento.
SEO IV DA LICENA GESTANTE

Art. 285. A licena para repouso magistrada gestante ser concedida pelo prazo de cento e vinte dias.
SEO V DA LICENA ESPECIAL

Art. 286. Aps cada quinqunio ininterrupto de exerccio, o magistrado far jus a trs meses de licena especial, com a remunerao do cargo efetivo, na forma do disposto no Estatuto dos Funcionrios Civis do Estado do Amazonas.

SEO VI DAS OUTRAS LICENAS

Art. 287. O Tribunal de Justia poder conceder ao magistrado, com mais de dois anos de exerccio, licena por tempo no superior a vinte e quatro meses para se afastar da funo, para frequentar, fora do Estado, cursos de aperfeioamento jurdico sem prejuzo de seus vencimentos.
Vide Resolues 65/08 e 133/11, do CNJ

Art. 288. O magistrado poder afastar-se do servio por oito dias, em decorrncia de casamento, por luto em virtude de falecimento do cnjuge, ascendente, descendente e companheira. Pargrafo nico. O magistrado, ao afastar-se em qualquer das hipteses deste artigo, comunicar ao Presidente do Tribunal de Justia a data do afastamento, o tempo de sua durao e o fim para qual se afastou.
CAPTULO VIII DA VACNCIA
SEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 289. A vacncia na magistratura decorre de: a) promoo; b) remoo; c) acesso; d) disponibilidade; e) aposentadoria; f) exonerao; g) demisso; h) falecimento. 1 Observar-se- nos casos de vacncia o disposto nos arts. 93, VIII e 95, I e II, da Constituio da Repblica; e 64, VIII e 65, I e II, da Constituio Estadual. 2 A vacncia, nos casos de promoo, remoo e acesso, observar o disposto nas Subsees X a XVI, da Seo I, Captulo II, deste Ttulo.
SEO II DA DISPONIBILIDADE

Art. 290. O magistrado em disponibilidade ser classificado em quadro especial, provendo-se imediatamente a vaga que ocorrer. Art. 291. A disponibilidade, em caso de mudana da sede do Juzo, por no haver o juiz aceito remoo para a mesma Comarca ou outra de igual Entrncia, outorga ao magistrado a percepo de vencimentos integrais e contagem do tempo de servio como se estivesse em exerccio, e ser declarada por ato do Presidente do Tribunal, independentemente de manifestao do Colegiado, assegurado o seu aproveitamento na forma do 3, do art. 225, desta Lei. Pargrafo nico. Se o magistrado, dentro de trinta dias, contados da data da publicao do ato de mudana, no usar da faculdade de requerer remoo, ser posto, de ofcio, na disponibilidade de que trata este artigo. Art. 292. O Tribunal de Justia poder determinar, por motivo de interesse pblico e pelo voto de dois teros de seus membros efetivos, a disponibilidade de membro do prprio Tribunal de Justia ou de Juiz de 1 Grau, com vencimentos proporcionais ao tempo de servio. 1 O quorum de dois teros de membros efetivos do Tribunal de Justia ser apurado em relao ao nmero de Desembargadores em condies legais de votar, como tal se

considerando no atingidos por impedimentos ou suspeio e os no licenciados por motivo de sade; 2 A proporcionalidade dos vencimentos, com base no tempo de servio, obedecer sempre aos seguintes percentuais: I At dez anos de tempo de servio, 50% (cinquenta por cento); II De dez a quinze anos de tempo de servio, 60% (sessenta por cento); III De quinze a vinte anos de tempo de servio, 70% (setenta por cento); IV De vinte a vinte e cinco anos de tempo de servio, 80% (oitenta por cento); V De mais de vinte e cinco anos de tempo de servio, 90% (noventa por cento). Art. 293. O magistrado em disponibilidade continuar sujeito s vedaes constitucionais. Art. 294. Decretada a disponibilidade, por motivo de interesse pblico, o Presidente do Tribunal de Justia formalizar o ato de declarao da disponibilidade.
SEO III DA APOSENTADORIA SUBSEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 295. Com proventos integrais, a aposentadoria dos magistrados vitalcios ser compulsria aos setenta anos de idade, ou por invalidez comprovada, e facultativa aos trinta anos de servio, aps cinco anos de exerccio efetivo na judicatura.
Para a aposentadoria facultativa deve-se observar as novas disposies constitucionais, bem como as regras de transio. Vide LC 30, de 27.12.01.

Art. 296. Para efeito de aposentadoria, ser computado integralmente o tempo de servio de qualquer natureza em cargo ou em funo federal, estadual e municipal, bem assim o prestado a entidades autrquicas, empresas ou instituies que tenham passado responsabilidade do Estado, empresas pblicas e privadas, e sociedade de economia mista. Art. 297. Ao advogado ou membro do Ministrio Pblico, nomeado desembargador, exigida, para aposentadoria voluntria, a efetividade mnima de cinco anos, no Tribunal de Justia. Art. 298. Os proventos da aposentadoria sero reajustados na mesma proporo dos aumentos dos vencimentos concedidos, a qualquer ttulo, aos magistrados em atividade.
SUBSEO II DA APOSENTADORIA COMPULSRIA

Art. 299. A aposentadoria compulsria dos magistrados, aos setenta anos de idade, dever ser declarada pelo Tribunal de Justia, a vista dos seus assentamentos individuais, de ofcio ou a requerimento do Procurador-Geral de Justia, consoante o estabelecido no regimento interno. 1 falta de requerimento do Procurador-Geral de Justia, at cinco dias antes da data em que o magistrado dever complet-la, o Presidente do Tribunal baixar portaria para que se instaure o processo de ofcio, fazendo-se a necessria comprovao da idade por meio da certido de nascimento ou prova equivalente. 2 permitido ao interessado provar, atravs de documentos, defeitos ou inexatides nos assentamentos individuais.
SUBSEO III DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Art. 300. A aposentadoria compulsria dos magistrados, por invalidez, observar o que preceitua o regimento interno a respeito de verificao deste estado, com a observncia dos seguintes procedimentos: I o processo ter incio a requerimento do magistrado, por ordem do Presidente do Tribunal, de ofcio ou em cumprimento de deliberao do plenrio ou, ainda, por provocao da Corregedoria-Geral da Justia; II tratando-se de incapacidade mental, o Presidente do Tribunal nomear curador ao paciente, sem prejuzo da defesa que este queira oferecer pessoalmente, ou por procurador que constituir;

III o paciente dever ser afastado, desde logo, do exerccio do cargo, at final deciso, devendo ficar concludo o processo no prazo de sessenta dias; IV a recusa do paciente em submeter-se percia mdica permitir o julgamento baseado em quaisquer outras provas; V o magistrado que, por dois anos consecutivos, afastar-se, ao todo, por seis meses, ou mais, para tratamento de sade, dever submeter-se, ao requerer nova licena para igual fim, dentro de dois anos, a exame para verificao de invalidez; VI se o Tribunal concluir pela incapacidade do magistrado, comunicar imediatamente a deciso ao Presidente, para os devidos fins. Art. 301. Ao magistrado, cujo estado de sade no lhe permitir o exerccio do cargo sem agravao do seu mal, perigo de contaminao e prejuzo do servio, por efeito de enfermidade incurvel e outras molstias que a lei indicar, ou quando invalidado em consequncia de acidente do trabalho, ser concedida licena, se a inspeo mdica a que for submetido no concluir pela necessidade imediata da aposentadoria. 1 Efetivar-se- a aposentadoria se, dentro do prazo de dois anos, no houver expectativa razovel de cura. 2 As inspees de sade sero feitas obrigatoriamente pela Junta Mdica do Tribunal de Justia. 3 Decretada a aposentadoria, o magistrado continuar a perceber, sem interrupo, como proventos provisrios, a importncia que percebia na atividade, at que sejam fixados os proventos definitivos.
SEO IV DA EXONERAO

Art. 302. A exonerao do magistrado dar-se- a pedido ou de ofcio. Art. 303. A exonerao de ofcio dar-se-: a) quando o juiz substituto de carreira no tomar posse ou no entrar no exerccio do seu cargo; b) quando o juiz substituto de carreira no satisfizer as condies necessrias aquisio da vitaliciedade. Art. 304. Na exonerao a pedido, o interessado se dirigir ao Tribunal de Justia, atravs de requerimento devidamente formalizado e com firma reconhecida. O Tribunal, depois de apreciada a solicitao, a encaminhar ao Presidente para expedio do respectivo ato. Pargrafo nico. Ao magistrado sujeito a processo judicial no ser concedida exonerao enquanto no for julgado e, caso aplicada sano que no importe em demisso, enquanto no a houver cumprido.
SEO V DA DEMISSO

Art. 305. A pena de demisso ser aplicada: I aos magistrados, quando decretada a perda do cargo, em ao penal por crime comum ou de responsabilidade, ou em procedimento administrativo nas seguintes hipteses:
Vide arts. 26 e 42, VI da LOMAN e Lei Federal 1.079, de 10.04.50.

a) exerccio, ainda que em disponibilidade, de qualquer outra funo, salvo em cargo de magistrio, pblico ou particular; b) recebimento, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, de custas ou participao nos processos sujeitos a seu despacho e julgamento; c) exerccio de atividade poltico-partidria. II aos juzes nomeados, mediante concurso de provas e ttulos, enquanto no adquirem a vitaliciedade, em caso de falta grave, inclusive nas seguintes hipteses: a) quando, manifestamente, negligenciarem no cumprimento dos deveres do cargo; b) quando de procedimento incompatvel com a dignidade, a honra e o decoro de suas funes; c) quando de escassa ou insuficiente capacidade de trabalho, ou cujo procedimento funcional seja incompatvel com o bom desempenho das atividades do Poder Judicirio. Pargrafo nico. O exerccio do cargo de magistrio, pblico ou particular, somente ser permitido se houver compatibilidade de horrio, vedado, em qualquer hiptese, o desempenho de funo administrativa ou tcnica de estabelecimento de ensino.

Art. 306. O procedimento, para a decretao da perda do cargo, ter incio por determinao do Tribunal de Justia, de ofcio, ou mediante representao fundamentada do Poder Executivo ou Legislativo, do Ministrio Pblico ou do Conselho Federal ou Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. 1 Em qualquer hiptese, a instaurao do processo preceder-se- da defesa prvia do Magistrado, no prazo de quinze dias, contados da entrega da cpia do teor da acusao e das provas existentes que lhe remeter o Presidente do Tribunal de Justia, mediante ofcio, nas quarenta e oito horas imediatamente seguidas apresentao da acusao. 2 Findo o prazo da defesa prvia, haja ou no sido apresentada, o Presidente, no dia til imediato, convocar o Tribunal Pleno para que, em sesso, decida sobre a instaurao do processo, e caso determinada esta, no mesmo dia, distribuir o feito e far entreg-lo ao Relator. 3 O Tribunal, na sesso que ordenar a instaurao do processo, bem assim, no seu decorrer, poder afastar o Magistrado do exerccio das suas funes, sem prejuzo dos vencimentos e das vantagens, at deciso final. 4 As provas requeridas e deferidas, bem como as que o Relator determinar de ofcio, sero produzidas no prazo de vinte dias, cientes o Ministrio Pblico, o Magistrado ou seu procurador, a fim de que possam delas participar. 5 Finda a instruo, o Ministrio Pblico e o Magistrado, ou seu procurador, tero sucessivamente, vista dos autos por dez dias para razes. 6 O julgamento ser realizado em sesso pblica do Tribunal, depois de relatrio oral, e a deciso no sentido da penalizao do Magistrado s ser tomada pelo voto de dois teros dos membros do Colegiado, em escrutnio reservado. 7 Da deciso publicar-se- somente a concluso. 8 Se a deciso concluir pela perda do cargo, o Presidente do Tribunal providenciar a formalizao do ato.
CAPTULO IX DAS INCOMPATIBILIDADES E SUSPEIES
SEO I DAS INCOMPATIBILIDADES

Art. 307. No Tribunal, no podero ter assentos na mesma Turma, Cmara ou grupo de Cmaras, cnjuge e parentes consanguneos ou afins, em linha reta, bem como em linha colateral, at o 3 grau. Pargrafo nico. Nas sesses do Tribunal Pleno, o primeiro dos membros, mutuamente impedidos que votar, excluir a participao do outro no julgamento. Art. 308. No mesmo juzo no podem servir, conjuntamente como Juiz de Direito ou Substituto, parentes consanguneos ou afins no grau indicado no artigo anterior. Art. 309. So nulos os atos praticados pelo Juiz depois de se tornar incompatvel.
SEO II DAS SUSPEIES

Art. 310. O Juiz deve dar-se por suspeito e, se no o fizer, poder como tal ser recusado por qualquer das partes, na forma da Lei.
Vide art. 100, do CPP; e art. 312, do CPC.

Art. 311. Tambm estar impedido de funcionar: I se houver oficiado na causa como rgo do Ministrio Pblico, advogado, rbitro ou perito, ou nessa situao tiver parentes em grau proibido; II se houver funcionado na causa como Juiz de outro grau, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a mesma questo submetida julgamento. Art. 312. Poder o Juiz dar-se de suspeito se afirmar a existncia de motivo de natureza ntima que, em consequncia, o iniba de julgar, quer com respeito parte, quer ao seu procurador.
CAPTULO X DA INCAPACIDADE DOS MAGISTRADOS

Art. 313. O Magistrado vitalcio no ser afastado do cargo seno mediante processo administrativo em que se apure a incapacidade fsica ou moral.

Art. 314. O procedimento para a verificao da incapacidade dos Magistrados ser iniciado por determinao do Tribunal, de ofcio, ou mediante representao fundamentada do Poder Executivo ou Legislativo, do Ministrio Pblico, ou do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. 1 A instruo do processo correr perante o Conselho da Magistratura, que conceder ao magistrado o prazo de quinze dias para a defesa prvia e nomear, findo esse prazo, uma Junta Mdica composta de trs especialistas, consoante a hiptese clnica, a fim de proceder ao exame necessrio, ordenando as diligncias que julgar convenientes completa elucidao do caso. 2 Do prazo referido no pargrafo anterior o paciente ser intimado por ofcio do Presidente, com a cpia da ordem inicial. 3 Tratando-se de incapacidade mental, o Presidente nomear, desde logo, um curador idneo, que assista ou represente o paciente em todos os termos do processo. 4 Quando se tratar de incapacidade mental, podero os interessados requerer audincia do mdico assistente do paciente, se ele no houver funcionado como perito. Art. 315. Se o paciente estiver fora da Capital, os exames e diligncias sero deprecados autoridade judiciria local competente. Art. 316. Aos exames e outras diligncias assistiro o Procurador-Geral de Justia, o paciente e o Curador, que podero requerer o que for a bem da justia. Pargrafo nico. Em casos extraordinrios, poder o Procurador-Geral delegar a Procurador de Justia as funes que lhe competem. Art. 317. No comparecendo ou recusando o paciente a submeter-se ao exame ordenado, ser marcado novo dia. Se o fato se repetir, o julgamento basear-se- em qualquer outra prova legal. Art. 318. Instrudo o procedimento, poder o paciente, ou seu Curador apresentar alegaes no prazo de dez dias. Ouvido a seguir o Procurador-Geral, sero os autos distribudos e julgados em sesso pblica do Tribunal de Justia. 1 A deciso ser adotada pelo voto de dois teros dos membros efetivos do Tribunal de Justia, cabendo ao Presidente o direito de voto. 2 Concluindo o Tribunal de Justia pela incapacidade do Magistrado, o Presidente expedir, no prazo de trinta dias, o ato de aposentadoria.
Vide art. 381, I, letra b.

Art. 319. Verificando-se, no curso do processo, que o Magistrado se acha incurso em alguma disposio de Lei penal, determinar o acrdo a remessa de cpias das peas necessrias ao Procurador-Geral de Justia. Art. 320. Correro por conta do Estado todas as despesas do processo, salvo as das diligncias requeridas pelo paciente, se a deciso lhe for desfavorvel.
CAPTULO XI DAS GARANTIAS E PRERROGATIVAS
SEO I DAS GARANTIAS

Art. 321. Os magistrados gozam das garantias de vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, salvo as restries expressas nas Constituies Federal e Estadual.
Vide art. 22 a 32 da LC 35/79 LOMAN.

1 So vitalcios: a) a partir da posse, os desembargadores nomeados pelo quinto constitucional; b) aps dois anos de exerccio, os Juzes nomeados em virtude de aprovao em concurso pblico de provas e ttulos. 2 O juiz no poder ser removido ou promovido seno com o seu assentimento manifestado na forma da lei, ressalvada a remoo compulsria. 3 Em caso de mudana da sede do Juzo, ser facultado ao Juiz remover-se para ela ou para comarca de igual entrncia, ou obter a disponibilidade com vencimentos integrais. 4 Os vencimentos dos magistrados so irredutveis, sujeitos, entretanto, aos impostos gerais, inclusive o de renda e aos impostos extraordinrios. Art. 322. No caso de priso em flagrante de qualquer autoridade judiciria, os autos respectivos devero ser encaminhados, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do

Tribunal de Justia, que poder proceder na forma prevista no art. 310 do Cdigo de Processo Penal, ouvido em vinte quatro horas, o Procurador-Geral; 1 A autoridade judiciria que for detida em flagrante de crime inafianvel ficar, desde o momento da deteno, sob custdia do Presidente do Tribunal de Justia. 2 Se forem necessrias investigaes ou diligncias complementares, o Conselho da Magistratura providenciar a respeito. 3 Os Juzes Substitutos de carreira gozaro das mesmas garantias e prerrogativas estabelecidas neste artigo, ressalvadas as restries constitucionais e as excees previstas neste Cdigo.
SEO II DAS PRERROGATIVAS

Art. 323. So prerrogativas do Magistrado:


Vide art. 33, da LC 35/79 LOMAN.

I no ser preso seno por ordem escrita do Tribunal ou rgo especial competente para o julgamento, salvo em flagrante de crime inafianvel, caso em que a autoridade, sob pena de responsabilidade, far imediata comunicao e apresentao do magistrado ao Presidente do referido Tribunal, a quem remeter os autos;
No existe rgo especial no TJAM, pois no possui nmero de Desembargadores superior a vinte e cinco, como exigido pelo art. 93, inc. XI, da CF.

II ser recolhido priso especial, ou sala especial de Estado Maior, por ordem e disposio do Tribunal ou do rgo especial competente, quando sujeito a priso antes do julgamento final;
Quanto ao rgo especial, vide nota ao inciso I, deste artigo.

III ser ouvido como testemunha em dia, hora e local previamente ajustados com a autoridade ou Juiz de instncia igual ou inferior; IV no estar sujeito a notificao ou a intimao, salvo se expedida por autoridade judiciria competente; V usar carteira funcional expedida pelo Tribunal de Justia, com fora de documento legal de identidade e de autorizao para porte de arma de defesa pessoal; VI portar arma de defesa pessoal. Pargrafo nico. Quando, no curso da investigao, houver indcio da prtica de crime por parte do Magistrado, a autoridade policial, civil ou militar, remeter os respectivos autos ao Tribunal ou rgo especial competente, a fim de que prossiga a investigao.
Quanto ao rgo especial, vide nota ao inciso I, deste artigo.

Art. 324. Os membros do Tribunal de Justia tm o ttulo de Desembargador, sendo o de Juiz, privativo dos integrantes da Magistratura de primeiro grau.

CAPTULO XII DOS DEVERES, RESPONSABILIDADES E PROIBIES


SEO I DOS DEVERES

Art. 325. So deveres do Magistrado:


Vide art. 35, da LC 35/79 - LOMAN.

I praticar os atos de ofcio, cumprir e fazer cumprir as disposies legais, com independncia, serenidade e exatido; II no exceder, sem justo motivo, os prazos para decidir ou despachar; III determinar as providncias necessrias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais; IV tratar as partes com urbanidade, os membros do Ministrio Pblico, os advogados, as testemunhas, os funcionrios e auxiliares da Justia, e atender aos que o procurarem, a qualquer momento, quando se tratar de providncia que reclame e possibilite soluo de urgncia; V residir na sede da Comarca;
Vide Res. 32, de 09.08.07, do TJAM; e Res. 37, de 06.07.07, do CNJ.

VI comparecer pontualmente hora de iniciar-se expediente ou sesso e no se ausentar injustificadamente antes do seu trmino;

VII exercer permanente fiscalizao sobre os servidores subordinados especialmente no que se refere cobrana de custas, emolumentos e despesas processuais, mesmo que no haja reclamao dos interessados; VIII manter conduta irrepreensvel na vida pblica e particular; IX zelar pelo prestgio da justia e pela dignidade de sua funo;
Dispositivo sem correspondncia na LOMAN.

X no manifestar opinio, por qualquer meio de comunicao, sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juzo depreciativo sobre despachos, votos ou decises de rgos judiciais, ressalvada a crtica nos autos e em obras tcnicas ou no exerccio do magistrio.
Este inciso deveria estar entre as vedaes, como se v no art. 36, III, da LC 35/79 - LOMAN.

Art. 326. Os Magistrados usaro vestes talares durante os julgamentos no Tribunal de Justia, no Tribunal do Jri e nas audincias cveis e criminais.
SEO II DAS RESPONSABILIDADES

Art. 327. O magistrado responder por perdas e danos quando:


Vide art. 49, da LC 35/79 - LOMAN.

I no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude; II recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento das partes. Pargrafo nico. Reputar-se-o verificadas as hipteses previstas no inciso II, somente depois que a parte, por intermdio do Diretor de secretaria ou Escrivo, requerer, por escrito, ao Magistrado que determine a providncia, e este no lhe atender o pedido dentro de dez dias.
SEO III DAS PROIBIES

Art. 328. vedado aos juzes e Tribunais:


O disposto nas letras a, b, c, e, e f, deste artigo, no encontram respaldo na LOMAN.

a) advogar processo ou causa pendente de outra autoridade, cabendo-lhe, entretanto, suscitar conflito de competncia; b) abster-se de julgar a pretexto de lacuna ou obscuridade da lei, bem como da falta de provas, cumprindo-lhes, quando autorizados a decidir por equidade, aplicar a norma que estabeleceriam se fossem legisladores;
O dispositivo no trata, a rigor, de conduta vedada aos magistrados, mas de mecanismo de integrao das normas, pois nega-se ao magistrado, em nosso sistema legal, declarar non liquet (arts. 5, XXXV, da CF; art. 4, da LICC; art. 126, do CPC; art. 7, do CDC; art. 8, da CLT e art. 107, do CTN)

c) advogar, aconselhar as partes ou dar-lhes parecer, mesmo quanto aos juzes, nas causas em que forem suspeitos ainda que se achem licenciados; d) recusar f aos documentos pblicos de natureza legislativa, executiva, ou judiciria, da Unio, dos Estados, dos municpios, de entidades autrquicas ou empresas pblicas; e) interferir em questes submetidas a outros tribunais ou juzes, bem como alterar, anular ou suspender sentenas com ordens deles emanadas; f) delegar a prpria jurisdio, salvo nos casos previstos em lei; g) exercer o comrcio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista;
Vide art. 36, I, da LC 35/79 - LOMAN.

h) exercer cargo de direo ou tcnico de sociedade civil, associao ou fundao, de qualquer natureza ou finalidade, salvo de associao de classe de magistrados e sem remunerao.
Vide art. 36, II, da LC 35/79 - LOMAN. Vide art. 95, pargrafo nico, da CF.

Art. 329. Aos magistrados tambm vedado, sob pena de perda do cargo judicirio: a) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo um cargo de magistrio, pblico ou particular, vedado, em qualquer hiptese, desempenho de funo administrativa ou tcnica de estabelecimento de ensino; b) receber a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; c) exercer atividade poltico-partidria.

CAPTULO XIII DA DISCIPLINA DOS MAGISTRADOS


SEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 330. A administrao e a disciplina no Judicirio so exercidas pelos seus vrios rgos competentes, na forma das leis e deste Cdigo. Pargrafo nico. Os rgos judicirios, quando for o caso, representaro ao Conselho da Magistratura, ao Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e Ordem dos Advogados do Brasil. Art. 331. A atividade censria do Tribunal de Justia e do Conselho da Magistratura exercida com o resguardo devido dignidade e independncia do Magistrado, a este sempre assegurada ampla defesa. Art. 332. O Magistrado no poder ser punido ou prejudicado apenas por suas opinies que manifestar ou pelo teor das decises que proferir em sentena.
SEO II DAS SANES DISCIPLINARES E SUA APLICAO

Art. 333. As sanes aplicveis aos magistrados so as seguintes:


Vide art. 42, da LC 35/79 - LOMAN.

I advertncia; II censura; III remoo compulsria; IV disponibilidade com proventos proporcionais ao tempo de servio; V aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de servio; VI demisso. Pargrafo nico. As sanes de advertncia e de censura somente so aplicadas aos Juzes da primeira instncia.
Vide art. 42, pargrafo nico da LC 35/79 - LOMAN.

Art. 334. A advertncia aplicar-se-, reservadamente, por escrito, no caso de negligncia no cumprimento dos deveres do cargo.
Vide art. 42, da LC 35/79 - LOMAN.

Art. 335. A sano disciplinar de censura ser aplicada reservadamente, por escrito, no caso de reiterada negligncia no cumprimento dos deveres do cargo, ou no de procedimento incorreto, se a infrao no justificar punio mais grave.
Vide art. 44, da LC 35/79 - LOMAN.

Art. 336. O Tribunal de Justia poder determinar, por motivo de interesse pblico, em sesso pblica e pelo voto de dois teros de seus membros efetivos: I a remoo compulsria de Juiz de instncia inferior; II a disponibilidade de membro do prprio Tribunal de Justia ou de Juiz de instncia inferior, com vencimentos proporcionais ao tempo de servio. 1 Na determinao do qurum de deciso, aplicar-se- o disposto no 2 do art. 214 deste Cdigo.
Onde se v art. 214, leia-se art. 216.

2 Obrigatoriamente, incorrer em sano punvel com o que preceitua o inciso I deste artigo, o magistrado que se manifestar ou tomar posio poltico-partidrio na Comarca de atuao.
Dispositivo sem correspondncia na LOMAN.

Art. 337. O procedimento para a decretao de remoo ou disponibilidade de magistrados, obedecer ao disposto na Subseo XV da Seo I do Captulo II e na Seo II do Captulo VIII deste Ttulo. Art. 338. A demisso ser aplicada:
Vide art. 47, da LC 35/79 - LOMAN.

I aos magistrados vitalcios nos casos previstos no art. 303, inciso I, letras a, b e c, deste Cdigo.
Onde se v 303, leia-se art. 305.

II aos juzes nomeados mediante concursos de provas e ttulos, enquanto no adquirem a vitaliciedade, em caso de falta grave, inclusive nas hipteses previstas nas alneas a, b e c do item II do art. 303.
Onde se v art. 303, leia-se art. 305.

Art. 339. O Regimento Interno do Tribunal de Justia estabelecer o procedimento para a apurao de faltas punveis com advertncia ou censura.
Vide arts. 40, letra e, 41 usque 47.

Art. 340. So competentes para aplicao das sanes disciplinares: I o Tribunal de Justia, ao seu Presidente, aos desembargadores, ao CorregedorGeral, aos juzes de direito e juzes substitutos de carreira, no caso dos incisos X e XI do art. 31 deste Cdigo, em virtude de processo judicial ou administrativo, conforme o caso; II o Presidente do Tribunal de Justia, aos juzes de direito e juzes substitutos de carreira, nos casos do inciso XXII do art. 70, inclusive quando do julgamento de processo de sua competncia;
Vide nota ao caput do art. 341.

III o Conselho da Magistratura, aos juzes de direito e juzes substitutos de carreira, no caso da alnea e do art. 40 deste Cdigo;
Vide nota ao caput do art. 341.

IV os juzes de direito e juzes substitutos de carreira, em suas Comarcas, aos servidores de justia, serventurios de justia e juzes de Paz;
Inciso dispe sobre assunto no condizente com a matria tratada neste Captulo.

V a Corregedoria-Geral, nos casos previstos neste Cdigo. Art. 341. A imposio de sano disciplinar nos casos dos incisos I, letras a, b e c, e II, letras a, b e c, do art. 303, ser sempre fundamentada, dela cabendo recurso voluntrio, no prazo de dez dias, para o Tribunal Pleno, se imposta pelo Presidente ou pelo Conselho da Magistratura.
Onde se v art. 303, leia-se art. 305. Dispositivo prejudicado pela Res. 135, do CNJ. A imposio de pena disciplinar a magistrados compete ao Tribunal Pleno ou, se houver, ao rgo Especial.

Pargrafo nico. O Presidente do Tribunal conhecer do recurso interposto, no mesmo prazo deste artigo, das sanes impostas pelo Juiz de Direito ou Substitutos de Carreira, cabendo ao Tribunal Pleno apreciar o recurso interposto, no mesmo prazo, contra a imposio de sano por parte do Corregedor-Geral.
Vide nota ao caput. SEO III DISPOSIES GERAIS DA AO DISCIPLINAR

Art. 342. O Conselho da Magistratura, sempre que tiver conhecimento de irregularidades ou faltas funcionais praticadas por magistrados, tomar as medidas necessrias sua apurao.
Vide arts. 41.

Art. 343. No caso dos incisos I e II do art. 303, quando confessada, documentalmente provada, ou manifestamente evidente a falta, a penalidade poder ser aplicada aps sindicncia, assegurada ao acusado ampla defesa.
Onde se v art. 303, leia-se art. 305. A instaurao do processo administrativo para a aplicao de penalidade ao magistrado se faz obrigatria, ainda que confesso o representado, pois o instituto da verdade sabida e a regra confessus pro judicato habetur so incompatveis com os princpios que, hoje, regem o sistema disciplinar brasileiro.

Art. 344. A sindicncia tambm ter lugar, como preliminar do processo disciplinar, nos casos dos incisos I e II do art. 303 deste Cdigo.
Onde se v art. 303, leia-se art. 305.

Pargrafo nico. A sindicncia ser realizada pela Corregedoria-Geral. Art. 345. O processo disciplinar ter lugar, obrigatoriamente, quando a falta funcional ou disciplinar possa determinar a aplicao aos magistrados de qualquer das penalidades previstas nos incisos I e II do art. 303 deste Cdigo.
Onde se v art. 303, leia-se art. 305.

1 Quando o indiciado for juiz de primeira instncia, o processo ser realizado pela Corregedoria-Geral; 2 Quando o indiciado for desembargador, o processo ser realizado pelo prprio Conselho da Magistratura. Art. 346. O Corregedor-Geral requisitar servidor de justia para servir como secretrio na tramitao do processo, podendo, se for necessrio, tomar idntica providncia em relao sindicncia. Art. 347. Quando o fato contrrio disciplina constituir, em tese, violao lei penal, o procedimento disciplinar ser enviado ao Ministrio Pblico, podendo o juiz ser afastado preventivamente nos termos desta Lei.

O afastamento no pode se dar antes de instaurado o procedimento administrativo pelo Tribunal Pleno, conforme decido pelo STF na ADI 4.638.

Pargrafo nico. Arquivado o expediente, ou julgada improcedente a acusao por no constituir infrao penal, o fato ser administrativo e disciplinarmente apreciado. Art. 348. Qualquer pessoa ou autoridade poder reclamar a apurao de responsabilidade de magistrados, mediante representao que no poder ser arquivada de plano, salvo se manifestamente graciosa. 1 Quando no apresentada por autoridade, a representao deve ter a firma reconhecida. 2 O representante ser admitido a provar o alegado. 3 Em caso de representao graciosa ou infundada no apresentada por autoridade, o Tribunal de Justia ou o Conselho da Magistratura, antes de determinar arquivamento, mandar extrair cpias da representao e do acrdo e enviar as peas ao Ministrio Pblico, para agir como de direito.
Vide art. 9, 2 e 3, da Res. 135, do CNJ.. Arquivamento deve ser comunicada ao CNJ, no prazo de 15 dias.

4 Em caso de arquivamento, que dever ser sempre fundamentado, o representante poder obter certido da deciso que o Conselho da Magistratura ou o Tribunal da Magistratura determinar; 5 O andamento do expediente respectivo ter carter reservado. Art. 349. Na sindicncia, como no processo administrativo, poder ser arguida suspeio, que se reger pelas normas da legislao comum.
SEO IV DA SINDICNCIA

Art. 350. A sindicncia ser iniciada pelo encaminhamento da representao, ou mediante expedio de portaria do Conselho da Magistratura Corregedoria-Geral, devendo ocorrer em segredo de justia, pela seguinte forma: I o Corregedor-Geral de Justia ouvir o indiciado e a seguir assinar-lhe- prazo de cinco dias para produzir justificao ou defesa, podendo apresentar provas, arrolar testemunhas e juntar documentos; II colhidas as provas que entender necessrias, no prazo de cinco dias, o CorregedorGeral, no prazo de dez dias, submeter o relatrio da sindicncia ao Conselho da Magistratura, que dentro de dez dias, prorrogveis por igual prazo, proferir o julgamento; A atuao do Conselho da Magistratura, como rgo censor, est prejudicada pelo que dispe o art.
12, da Res. 135, do CNJ.

III quando se tratar de falta punvel com as sanes da alnea e do art. 40, o Conselho da Magistratura decidir, desde logo, sobre a punio ou devolver o expediente, para esse fim, ao rgo competente. Vide nota ao inciso II, deste artigo. 1 A sindicncia contra desembargador ser regulada no regimento interno do Tribunal de Justia.
O RITJ vigente nada dispe quanto ao procedimento de sindicncia contra Desembargador.

2 A sindicncia no dever ultrapassar o prazo de trinta dias. 3 Aplicam-se sindicncia as normas do processo administrativo que no forem incompatveis com esse procedimento. Para uniformizar os procedimentos administrativos disciplinares de magistrados, a Res. 135, do CNJ,
em seu art. 26, fixou as Leis Federais 8.112/90 e 9.784/99, como de aplicao subsidiria, se no conflitantes com a LOMAN. SEO V DO PROCESSO DISCIPLINAR SUBSEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 351. O processo disciplinar ser instaurado por determinao do Tribunal Pleno ou do Conselho da Magistratura, e dever ser iniciado dentro do prazo, improrrogvel, de dez dias, aps a expedio da portaria respectiva, com a designao da autoridade processante, e concludo dentro de sessenta dias, a partir da citao do indiciado.
Na ADI 4.638, o STF assegurou autonomia aos Tribunais para dispor sobre qual rgo proceder apurao de eventuais irregularidades. Entendemos, contudo, que a instaurao do processo administrativo, no TJAM, somente se dar por deciso do Tribunal Pleno.

Na Res. 135, do CNJ, o prazo maior: 140 dias (art. 14, 9).

1 Mediante requerimento motivado do Corregedor, ou, eventualmente, de qualquer outra autoridade processante, o prazo para concluso do processo poder ser prorrogado por mais sessenta dias. 2 Somente em casos especiais, poder ser autorizada nova prorrogao. Art. 352. A instruo do procedimento guardar forma processual prpria resumidos, quando possvel, os termos lavrados pelo secretrio. Pargrafo nico. A juntada de peas aos autos far-se- na ordem cronolgica de apresentao, as quais sero rubricadas, como as demais folhas que os constituem. Art. 353. Nos casos omissos, a juzo da autoridade processante, sero aplicveis ao processo disciplinar as regras do Cdigo de Processo Penal.
Vide nota ao 3, do art. 350. Em relao produo de provas (periciais, testemunhais etc), a Res. 135, do CNJ, assegura a aplicao subsidiria das normas processuais penal e civil.

Art. 354. Autuada a portaria ou o ato ordenatrio da instaurao do processo, com as peas que o acompanharem, sero designados dia e hora para a audincia inicial, citado o indiciado e intimado o denunciante, se for o caso, a pessoa ofendida, se houver, e as testemunhas. A citao inicial tem como objetivo primeiro assegurar ao magistrado prazo de 05 dias (10 dias
comuns, se requeridos dois ou mais magistrados) necessrias defesa. (art. 17, da Res. 135, CNJ) para apresentar defesa e requerer as provas

1 A citao ser feita, pessoalmente, com o prazo mnimo de vinte quatro horas, sendo acompanhada de extrato da portaria ou ato ordenatrio, de modo que permita ao citado conhecer o motivo do processo. 2 Achando-se o indiciado ausente do lugar em que se realiza o processo, ser ele citado pelo meio mais rpido, juntando-se aos autos o comprovante de citao. 3 No sendo encontrado o indiciado, ou ignorando-se o seu paradeiro, a citao far-se por edital, com o prazo de quinze dias, publicado por trs vezes seguidas, no Dirio da Justia.
Na citao por edital, o prazo de 30 dias (art. 17, III, da Res. 35, do CNJ), com uma nica publicao.

4 O prazo a que se refere o pargrafo anterior, ser contado da primeira publicao, certificando o secretrio, no processo, as datas em que as publicaes foram feitas.
Vide nota ao 3, deste artigo.

5 O indiciado, depois de citado, no poder, sob pena de prosseguir o processo revelia, mudar de residncia ou dela ausentar-se por mais de dez dias, sem comunicar autoridade processante o lugar onde poder ser encontrado. Art. 355. Feita a citao, sem que comparea o indiciado, prosseguir-se- no processo, sua revelia, dando-se-lhe defensor. 1 O indiciado tem o direito de, pessoalmente ou por intermdio de advogado, assistir aos atos probatrios que se realizem perante a autoridade processante, requerendo o que julgar conveniente sua defesa. 2 A autoridade processante, com a cincia do indiciado, poder indeferir requerimento evidentemente protelatrio ou de nenhum interesse para o esclarecimento do fato. Art. 356. No dia designado, sero ouvidos o representante e a vtima, se existente, seguindo-se o interrogatrio do indiciado. 1 A todo o tempo, novo interrogatrio poder ser efetuado. 2 vedado ao defensor do indiciado interferir ou influir de qualquer modo no interrogatrio.
Vedao incompatvel com as novas regras processuais que disciplinam o interrogatrio.

Art. 357. Em prosseguimento, sero inquiridas as testemunhas arroladas pela autoridade processante ou pelo representante, podendo a defesa requerer perguntas. 1 A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor, salvo no caso de proibio legal, nos termos do art. 207 do Cdigo de Processo Penal, ou quando se tratar das pessoas mencionadas no art. 216 do mesmo diploma legal. 2 Se arrolados como testemunhas o Chefe do Poder Executivo, os Secretrios de Estado, os Magistrados, os Deputados, os Prefeitos ou pessoas indicadas no art. 221 do Cdigo de Processo Penal, sero eles ouvidos no local, dia e hora previamente ajustados com a autoridade processante. 3 Aos respectivos chefes sero requisitados os servidores pblicos civis ou militares arrolados como testemunhas. 4 Tratando-se de militar, o seu comparecimento ser requisitado ao respectivo comando, com as indicaes necessrias.

5 As testemunhas residentes em outras localidades podero ser ouvidas em seus domiclios por autoridade judiciria, mediante delegao, se assim for entendido conveniente. Art. 358. O indiciado, dentro do prazo de cinco dias, aps o interrogatrio, poder produzir prova documental, requerer diligncias e arrolar testemunhas, at o mximo de oito, as quais sero notificadas.
O interrogatrio somente ocorrer aps a produo de todas as provas (art. 18, 6, da Res. 135, do CNJ).

1 Havendo mais de um indiciado no processo, o nmero de testemunhas de cada um no exceder de cinco.


Essa restrio no consta no art. 18, da Res. 135, do CNJ.

2 Se as testemunhas de defesa no forem encontradas, e o indiciado, dentro de trs dias, no indicar outras, em substituio, prosseguir-se- nos demais termos do processo. Art. 359. Durante o processo, poder a autoridade processante ordenar toda e qualquer diligncia que seja requerida ou se afigure necessria ao esclarecimento do fato. Pargrafo nico. No caso em que se faa mister o concurso de tcnicos ou peritos oficiais, a autoridade processante os requisitar a quem de direito. Art. 360. permitido autoridade processante tomar conhecimento de arguies novas que surgirem contra o indiciado, caso em que este poder produzir outras provas em sua defesa. Art. 361. O extrato da ficha funcional do indiciado constar sempre dos autos do processo. Art. 362. Encerrada a instruo, o indiciado, dentro de dois dias, ter vista dos autos, em mos do secretrio, para apresentar alegaes finais, no prazo de cinco dias.
Ao trmino da instruo, ser dado vista ao MP e, posteriormente ao magistrado ou seu defensor para, no prazo de 10 (dez) dias apresentarem suas manifestaes e razes finais (art. 19, da Res. 135, do CNJ)

1 No relatrio, a ser apresentado no prazo de oito dias, a autoridade processante apreciar as irregularidade, as faltas funcionais imputadas ao indiciado, as provas colhidas e as razes de defesa propondo a absolvio ou a punio, e indicando, neste caso, a sano a ser aplicada. 2 facultado autoridade processante sugerir quaisquer outras providncias que lhe parecerem necessrias. Art. 363. Recebendo o processo, o Conselho da Magistratura proferir julgamento, dentro do prazo de quinze dias, prorrogvel por igual perodo.
Vide nota ao art. 351.

1 O Conselho poder determinar a realizao de diligncias, a serem cumpridas pela autoridade processante, dentro do prazo mencionado neste artigo. 2 Quando a imposio da penalidade escapar sua alada, o Conselho encaminhar o processo a quem de direito. 3 O Tribunal Pleno, vista do processo administrativo revelador de fato que, se apurado em processo judicial, autorizaria a condenao do magistrado perda do cargo, abrir vista dos autos ao Procurador-Geral de Justia, para fins de direito. Art. 364. A autoridade que presidir ao julgamento promover a expedio dos atos decorrentes da deciso e as providncias necessrias sua execuo. 1 Devero constar do assentamento individual dos Juzes as sanes que lhes forem impostas, vedada a sua publicao nos caso previstos nos nmeros I e II do art. 303 desta Lei, de cuja deciso publicar-se- somente a concluso. 2 Ressalvado o disposto no pargrafo anterior, as decises sero publicadas no Dirio da Justia, dentro do prazo de oito dias, delas cabendo recurso, no prazo de dez dias.
SUBSEO II DO PROCESSO POR ABANDONO DE CARGO

Art. 365. No caso de abandono de cargo, instaurado o processo e feita a citao na forma do 1 do art. 352, sero tomadas as declaraes do indiciado, marcando-se-lhe, aps, o prazo de cinco dias, para a produo de provas em sua defesa. 1 Observar-se-, no que couber, o disposto nos 2 e 3 do art. 352 desta Lei. 2 No caso de revelia sero aplicadas as disposies do art. 353, 1 e 2.
SUBSEO III DO PROCESSO POR ACUMULAO PROIBIDA

Art. 366. No caso de acumulao no permitida (art. 95, pargrafo nico, inciso I, da Constituio Federal), instaurado o processo, proceder-se- na forma do art. 352 e pargrafos, deste Cdigo. Art. 367. Verificada a acumulao proibida e provada a boa-f, o Juiz poder optar por um dos cargos. 1 Provada a m-f, ser o juiz no vitalcio demitido de todos os cargos e funes, devolvendo o que indevidamente houver recebido. 2 Em se tratando de juiz vitalcio, proceder-se- na forma do art. 352 deste Cdigo.
SUBSEO IV DOS RECURSOS

Art. 368. Da aplicao de sano disciplinar caber recurso, sem efeito suspensivo, autoridade imediatamente superior a que imps a sano. Art. 369. O prazo de interposio do recurso de dez dias, a contar da data em que o interessado tiver conhecimento da imposio da penalidade disciplinar. Art. 370. O recurso ser interposto mediante petio fundamentada dirigida autoridade julgadora que, se mantiver a deciso, encaminh-lo- ao rgo julgador de segundo grau, onde a deciso final ser proferida no prazo de trinta dias. Art. 371. Quando a sano disciplinar for aplicada pelo Tribunal Pleno, o interessado poder pedir reconsiderao, dentro de dez dias. Art. 372. Da deliberao do Conselho da Magistratura, que concluir pela demisso do juiz no vitalcio, caber recurso para o Tribunal Pleno dentro do prazo de dez dias.
Vide nota ao caput do art. 341. SEO VI DA REVISO DO PROCESSO DISCIPLINAR

Art. 373. A reviso do processo findo ser admitida at seis meses aps a punio do magistrado:
A limitao temporal no encontra respaldo doutrinrio e nem jurisprudencial, sendo firme o entendimento de que diante de fato novo a reviso poder ser dar a qualquer tempo. Hiptese no contemplada pelo art. 174, da Lei 8.112/90, que aqui se aplica subsidiariamente por fora da Res. 135/11, do CNJ.

I quando a deciso for contrria ao texto expresso da lei ou evidncia dos autos;

II quando a deciso se fundar em depoimento, exames ou documentos falsos ou viciados;


Hiptese no contemplada pelo art. 174, da Lei 8.112/90, que aqui se aplica subsidiariamente por fora da Res. 135/11, do CNJ.

III quando, aps a deciso, descobrirem-se novas provas de inocncia do interessado, ou de circunstncias que autorizem diminuio de penalidades disciplinares. Pargrafo nico. Os pedidos que no se fundarem nos casos enumerados neste artigo sero indeferidos liminarmente. Art. 374. Da reviso no poder resultar agravao de penalidade. Art. 375. A reviso poder ser pedida pelo prprio interessado ou seu procurador e, quando falecido, pelo cnjuge, descendente, ascendente ou irmo. Pargrafo nico. O requerimento ser dirigido ao Conselho da Magistratura, que processar a reviso, como dispuser o seu regimento interno.
Por se tratar de reviso de pena disciplinar de magistrado, o pedido dever ser dirigido ao Tribunal Pleno.

Art. 376. O requerimento ser apenso ao processo, marcando o Presidente o prazo de dez dias para que o requerente junte as provas documentais de suas alegaes. Art. 377. Concluda a instruo do processo, dar-se- vista dos autos ao requerente, em mos do Secretrio, pelo prazo de dez dias, para razes finais. Art. 378. Decorrido o prazo a que se refere o artigo anterior, com as razes ou sem elas, o processo entrar em pauta do Conselho, para seu relatrio e deciso ou parecer, conforme o caso, dentro dos quinze dias seguintes. Vide nota ao pargrafo nico do art. 375. Pargrafo nico. Quando no for de sua alada a penalidade aplicada, o Conselho remeter o processo, com seu parecer, autoridade competente. Art. 379. Julgada procedente a reviso, a autoridade revisora cancelar ou modificar a penalidade imposta se no for o caso de anular o processo. 1 Aplica-se a reintegrao do magistrado, se a pena foi a de demisso.

Vide art. 222. 2 Nos demais casos de procedncia da reviso, o requerente ser indenizado dos danos funcionais que tenha sofrido, com o ressarcimento de outros prejuzos que forem apurados.

CAPTULO XIV DO DIREITO DE PETIO

Art. 380. assegurado ao magistrado requerer, representar, reclamar e recorrer, desde que se dirija em termos autoridade competente. Pargrafo nico. Sempre que esse direito for exercido fora do Judicirio, o autor enviar cpia de sua petio ao Conselho da Magistratura.
CAPTULO XV DOS RECURSOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Art. 381. Cabe recurso de reconsiderao: I ao Tribunal Pleno: a) da classificao de candidatos aprovados no concurso de ingresso na Magistratura;
Vide arts. 174 a 175. Vide arts. 300 a 301 e 313 a 320. Vide arts. 213 a 219.

b) da declarao de incapacidade do magistrado; c) da deciso sobre remoo compulsria de magistrado. II ao Presidente do Tribunal de Justia do indeferimento de licena para tratamento de sade ou por motivo de doena em pessoa da famlia, quando de sua alada.
Vide arts. 272 a 282 e 283 a 284.

Art. 382. O recurso previsto no artigo anterior, no tem efeito suspensivo e, salvo disposies em contrrio, ser interposto no prazo de dez dias, contados da cincia da deciso pelo interessado ou da publicao do ato administrativo no Dirio da Justia. Art. 383. Para o Tribunal Pleno, no prazo de trinta dias, da publicao no Dirio da Justia, caber pedido de reexame da lista de antiguidade.
Vide o pargrafo nico do art. 194.

Art. 384. Da deciso do Presidente do Tribunal de Justia, nos casos de concesso ou no de licenas e vantagens previstas em leis aos magistrados, serventurios e servidores de justia, e apreciao de justificativas de faltas, cabe recurso para o Tribunal Pleno, sem efeito suspensivo e no prazo de dez dias, contados da cincia do ato. Art. 385. O direito de pleitear se exaure, na esfera administrativa, com o provimento dos recursos previstos neste Cdigo e com a deciso das revises. TTULO III DA ORGANIZAO DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA

CAPTULO I DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA DE SEGUNDO GRAU

Art. 386. O Tribunal de Justia ter os seguintes rgos auxiliares: I rgo de controle interno: Auditoria Administrativa de Controle Interno; II rgo de Direo e Gerenciamento: a) Secretaria-Geral do Tribunal de Justia: a.1. Secretaria do Tribunal Pleno; a.2. Secretaria das Cmaras Reunidas; a.3. Secretaria da Primeira Cmara Cvel; a.4. Secretaria da Segunda Cmara Cvel; a.5. Secretaria da Primeira Cmara Criminal; a.6. Secretaria de Segunda Cmara Criminal; a.7. Secretaria da Corregedoria-Geral de Justia; a.8. Secretaria de Distribuio de Processos; a.9. Secretaria Administrativo-Financeira;

a.10. Secretaria Judiciria; a.11. Secretaria Judiciria de Adoo Internacional; a.12. Secretaria e Distribuio do Segundo Grau.

Pargrafo nico. O detalhamento de estrutura dos rgos de que trata este artigo, bem como as suas atribuies e de seus dirigentes sero objeto de regimento interno, aprovado por resoluo do Tribunal Pleno.
CAPTULO II DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA DE PRIMEIRO GRAU DA COMARCA DE MANAUS
SEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 387. A Diretoria do Frum da justia de primeiro grau da Comarca de Manaus ter seus servios auxiliares, de natureza administrativa e judicial, organizados conforme dispuser este Cdigo e Resoluo do Tribunal Pleno. Art. 388. Os servidores da diretoria do frum sero admitidos de conformidade com os preceitos da legislao em vigor, e tero as atribuies que lhes forem conferidas pelo respectivo Regulamento. Art. 389. Os servios auxiliares judiciais da Justia de Primeiro Grau da Comarca de Manaus compreendem: a) distribuio dos feitos judiciais; b) contadoria; c) partilhas e leiles; e d) depsito pblico de bens apreendidos.
SEO II DO SERVIO DE DISTRIBUIO

Art. 390. O servio de distribuio do frum judicial da Comarca de Manaus ter trs sees especializadas: uma, para os feitos cveis; uma, para os feitos de natureza penal; e uma, para as execues fiscais e aes delas decorrentes. Art. 391. Alm do disposto no art. 254 do Cdigo de Processo Civil, antes de proceder distribuio dos feitos, o servio tomar as seguintes providncias: I verificar, atravs de seus arquivos ou sistema computadorizados, a existncia: a) de preveno; b) de dependncia. II verificar, mediante consulta aos seus arquivos, se: a) h juiz impedido ou suspeito consoante comunicao deste, por ofcio, e arquivado na distribuio; b) o advogado est suspenso de suas atividades, consoante comunicao, por ofcio, da Ordem dos Advogados do Brasil ou, se inscrito noutra seo da OAB, no anexou ele prova de haver participado sua advocacia eventual Seccional local da mesma Instituio; c) h Defensor Pblico ou Promotor de Justia, consoante relao trimestralmente fornecida pela Defensoria Pblica e Ministrio Pblico respectivamente, mediante solicitao. 1 Constatada as circunstncias apontadas nos incisos I, alneas a e b e II, alnea a, o servio, atravs da respectiva seo, proceder como de direito, fazendo oportuna compensao. 2 Se ocorrer as hipteses das letras b e c, do inciso II, a seo certificar a ocorrncia, mediante aposio de um carimbo no dorso da primeira folha da petio inicial, devendo o encarregado datar e assinar a certido. Art. 392. Compete ao Servio de Distribuio: a) distribuir, em audincia pblica, em dia e hora certa, na presena do diretor do frum, bem como de representante da OAB e Ministrio Pblico, os feitos judiciais entre os diversos Juzes da Capital, observando-se o disposto no inciso I do artigo anterior; b) mediante requerimento em formulrio prprio autenticado por banco oficial, expedir certido nica, negativa ou positiva, de processos distribudos em andamento; c) encaminhar, imediatamente, os feitos distribudos s varas atravs das respectivas Secretarias;

d) dar baixa nos autos, encaminhados pelas Secretarias de Varas, ou Escrivanias, por fora de despacho judicial. Art. 393. O servio de distribuio no poder reter quaisquer processos e atos destinados distribuio, to logo seja procedida esta, em ordem rigorosamente sucessiva, proporo que lhe forem apresentados, dever encaminhar os processos ou papis a quem estejam dirigidos. Art. 394. Distribuir-se-o por dependncia os feitos de qualquer natureza que se relacionarem com outros j distribudos e ajuizados. Art. 395. Os atos e processos que no estiverem sujeitos distribuio sero, no obstante, prvia e obrigatoriamente, registrados pelo distribuidor em livros especiais. Art. 396. O servio de distribuio ser informatizado, mantendo banco de dados de todos os processos, para possibilitar a sua distribuio automtica e a expedio imediata de certides negativas ou positivas. Art. 397. Todos os processos findos sero, por despacho judicial, objeto de baixa na Distribuio, antes de serem arquivados. Pargrafo nico. Aps o despacho judicial, o servio de distribuio proceder imediatamente baixa, certificando-a nos autos, devolvendo-os secretaria da vara de origem. Art. 398. As guias de recolhimento referentes ao percentual cabvel Associao dos Magistrados do Amazonas, Associao Amazonense do Ministrio Pblico, ao Fundo Especial da Defensoria Pblica, ao Fundo de Reaparelhamento do Poder Judicirio e s custas processuais, desde que corretamente preenchidas e autenticadas, podero ser, desde logo, juntadas petio inicial e documentos que a instruem.
Vide nota ao artigo. 74, XXVII.

Pargrafo nico. Salvo os casos de obteno de gratuidade de justia, quando no juntada a guia de recolhimento aos autos, o Juiz determinar a intimao da parte autora para que efetive o recolhimento no prazo de trinta dias, sob pena de cancelamento da distribuio.
Intimao desnecessria. Vide art. 257, do CPC. SEO III DO SERVIO DE CONTADORIA

Art. 399. Compete contadoria: a) elaborar clculos determinados pelo juiz em processos em andamento ou em fase de liquidao de sentena; b) proceder contagem do principal e juros nas aes referentes a dvida de quantia certa e nos clculos aritmticos que se fizerem necessrios sobre quaisquer direitos ou obrigaes; c) cumprir qualquer outra determinao judicial.
SEO IV DO SERVIO DE PARTILHAS E LEILES

Art. 400. O servio de partilhas e leiles tem a incumbncia de realizar as atividades de sua denominao e ter duas sees especializadas: seo de partilhas e seo de leiles.
SEO V DO SERVIO DE DEPSITO PBLICO DE BENS APREENDIDOS

Art. 401. Incumbe ao Servio de Depsito Pblico de Bens Apreendidos receber os bens apreendidos por determinao judicial, fornecendo recibo, em modelo prprio, em quatro vias, contendo os dados do processo e identificao pormenorizada dos bens apreendidos. A primeira via ficar arquivada no servio, a segunda ser destinada aos autos do processo, a terceira e a quarta vias sero entregues respectivamente ao autor e ru da ao.
Vide Res. 09, de 22.05.12, do TJAM, que trata do Depsito Pblico.

1 A Chefia do Servio ser exercida, em comisso, por pessoas portadoras de diploma de nvel superior, preferencialmente bacharis em direito. 2 O servio dever ter sob sua guarda direta e inteira segurana aos bens, zelando-os e comunicando, de imediato, ao Diretor do Frum e ao Juiz ordenador da apreenso qualquer irregularidade para a adoo das providncias cabveis. Art. 402. As vendas dos bens entregues guarda do servio no podem ser efetuadas sem prvia autorizao judicial.

1 O chefe do servio, quando se tratar de bem imprestvel ou sem valor aprecivel, dar-lhe- o destino adequado, mediante autorizao do Juiz do processo ou, se for o caso, pelo Diretor do Frum. 2 No caso de bens perecveis, o Chefe do Servio comunicar essa circunstncia ao Juiz do processo ou ao Diretor do Frum, quando for o caso, publicando-se edital, com prazo de trinta dias, para o conhecimento dos interessados a fim de requererem o que for de sua convenincia. 3 Os bens de que trata o pargrafo anterior sero vendidos em hasta pblica, observadas as prescries da lei, e o produto das alienaes ser aplicado em conta remunerada em banco oficial. 4 Os bens de que tratam os pargrafos anteriores, enquanto permanecerem no depsito pblico, estaro sujeitos ao pagamento de uma taxa prevista no Regimento de Custas do Estado do Amazonas.
CAPTULO III DAS SECRETARIAS DAS VARAS DA JUSTIA DE PRIMEIRO GRAU.
SEO I DA IMPLANTAO, ORGANIZAO E ATRIBUIES DAS SECRETARIAS DAS VARAS

Art. 403. proporo que os atuais cargos de Escrives forem vagando, sero transformados em Secretarias de Varas e sero preenchidos por Diretores de Secretarias de Varas (DSV), cargos estes de provimento comissionado, a serem providos por portadores de diploma de Bacharel em Direito. 1 Fica vedado o acesso de Escrives da Primeira Entrncia Segunda, salvo aos portadores de diploma de Bacharel em Direito. 2 A implantao da estrutura de Secretaria de Vara importar automaticamente na criao do cargo de Diretor de Secretaria de Vara. 3 A transformao das Escrivanias vagas em Secretarias de Varas, como previsto no caput deste artigo, em relao s Comarcas de Primeira Entrncia, depender de Resoluo do Tribunal de Justia, ao qual incumbir decidir, a seu critrio, sobre a viabilidade ou no dessa transformao, podendo manter o sistema de Escrivanias.
Pargrafo acrescido pelo art. 1 da LC 45, de 07.10.05.

Art. 404. Ao Diretor de Secretaria compete: a) receber da seo de distribuio as peties iniciais, inquritos policiais e outras manifestaes. Em seguida, proceder ao registro (tombamento) e autuao, colocando capa e anotando em ficha ou sistema computadorizado os dados do novo processo; certificar o registro e a autuao e far concluso dos autos ao Juiz da Vara; b) proceder s anotaes sobre o andamento dos feitos em fichas prprias ou mediante digitao em sistema de computao; c) preparar o expediente para despachos e audincias; d) exibir os processos para consulta pelos advogados e prestar informaes sobre os feitos e seu andamento; e) expedir certides extradas de autos, livros, fichas e demais papis sob sua guarda; f) elaborar boletim contendo os despachos e demais atos judiciais para publicao oficial e intimao das partes, encaminhando-o Imprensa Oficial; g) elaborar editais para publicao oficial e em jornal local; h) expedir mandados, ofcios, cartas precatrias, cartas rogatrias e outros expedientes determinados pelo Juiz da Vara; i) realizar diligncias determinadas pelo Juiz da Vara, Diretor do Frum ou CorregedorGeral de Justia; j) lavrar os termos da audincia em duas vias, juntando a via original ao Livro de Registro de Termos de Audincia, de folhas soltas, registrando-a mediante anotao do nmero da folha e tomada da rubrica do Juiz da Vara. A 2 via dever ser junta aos autos respectivos. Os termos de audincia devero ser numerados; k) registrar as sentenas no Livro de Registro de Sentenas. O registro ser feito juntando a 2 via da sentena ou sua fotocpia autenticada pelo Diretor da Secretaria da Vara, enumerando-se a folha e tomando-se a rubrica do Juiz; l) encaminhar autos Contadoria;

m) quando determinado pelo Juiz, abrir vista dos autos aos advogados, aos Defensores Pblicos e ao representante do Ministrio Pblico, fazendo conferncia das folhas, certificando esta circunstncia nos autos e anotando na ficha respectiva. A entrega ser feita aps a anotao respectiva na ficha do processo e no Livro de Carga de Autos, tomando neste a assinatura do recebedor. No processo, antes da entrega, ser certificada a intimao do destinatrio, tomada sua rubrica e lavrado o termo de vista dos autos; n) certificar nos autos os atos praticados; o) prestar ao Juiz informaes por escrito nos autos; p) quando na devoluo dos autos secretaria, proceder conferncia das folhas, certificando a devoluo e a conferncia, mediante termo de data; q) remeter Instncia Superior, no prazo mximo de dez dias, contados do despacho de remessa, os processos em grau de recurso; r) encaminhar os autos para baixa na distribuio e arquivos, quando determinado pelo Juiz; s) informar ao Juiz, por escrito, em formulrio prprio, sobre os autos, cujo prazo de vista estejam excedidos, para adoo das providncias cabveis; t) informar ao Juiz sobre autos irregularmente parados na Secretaria; u) requisitar ao arquivo, quando determinada pelo Juiz a apresentao de autos de processo; v) executar quaisquer atos determinados pelo Conselho da Magistratura, CorregedorGeral, Diretor do Frum ou Juiz da Vara; w) verificar, salvo quando se tratar de advogado em causa prpria, ou quando haja protesto pela apresentao da procurao no prazo legal, se a inicial vem acompanhada de procurao assinada, e se os documentos apresentados em fotocpias esto autenticados. Art. 405. Todos os feitos distribudos sero registrados e autuados, inclusive os inquritos policiais e outros procedimentos de natureza criminal, mesmo quando no haja chegado os autos do inqurito a Juzo. Art. 406. As Secretarias das Varas adotaro os seguintes livros, de acordo com a necessidade de seus servios: I Livro de Registro de Processos (livro de tombo), com espao para anotar, quando for o caso, a baixa na distribuio e o arquivamento dos autos; II Livro de Registro de Termos de Audincias; III Livro de Registro de Sentenas; IV Livro de Carga de Autos para advogados, Defensores Pblicos e Promotores de Justia, podendo ser desdobrado um para cada rol de profissionais; V Livro de Entrega de Autos s partes, sem traslado, nos casos em lei permitidos; VI Livro para Devoluo de Cartas Precatrias, com espao para anexao dos avisos de recepo; VII Livro de Entrega e Devoluo de Mandados; VIII Livro de Entrega de Alvars; IX Livro de Correies, realizadas nas Varas, nele lavrando-se os termos de abertura, as ocorrncias e provimentos baixados, bem como os termos de encerramento; X Livro Rol dos Culpados; XI Livro de Registro de Armas, com espao para anotao do destino final; XII Livro de Atas do Tribunal do Jri; XIII Livro para lavratura de Termos de Reclamao Verbal e providncias adotadas pelo Juiz da Vara; XIV Livro de Remessa de Autos para a Contadoria. 1 Alm dos Livros relacionados no caput deste artigo outros livros previstos em lei podero ser adotados pela Diretoria do Frum mediante ato. 2 Os Livros sero abertos e encerrados mediante termo com a data da abertura e do encerramento, sendo que, no caso de livro de folhas soltas, assim expresso no termo de abertura, a data de encerramento ser a do ltimo ato registrado. Os Livros sero, tambm, enumerados em ordem crescente e tero todas as suas folhas numeradas e rubricadas pelo Juiz de Direito da Vara, constando da capa o fim a que se destina e, da lombada, o nmero de ordem. 3 Quando do encerramento do expediente, os Livros de vista de autos sero diariamente encerrados pelo Diretor de Secretaria atravs da aposio de carimbo com o termo encerramento, para fins de servir de prova de contagem de prazo.

4 Os Livros podero ser de folhas soltas, sem prejuzo das formalidades previstas no 2 deste artigo. Art. 407. A Secretaria manter um fichrio onde ser anotado o andamento dos processos, at que venha a ser institudo sistema computadorizado para digitao e consulta dos dados armazenados. Art. 408. A citao pelos correios, bem como as demais correspondncias oficiais, expedidas pelas Secretarias das Varas oficializadas, juntamente com os recibos de postagem e/ou avisos de recebimento, sero entregues na Diretoria do Frum para selagem e remessa aos Correios.
SEO II DOS AUXILIARES DAS SECRETARIAS DAS VARAS

Art. 409. Na Comarca de Manaus, alm do Diretor, cada Secretaria de Vara contar com pelo menos, um Tcnico Judicirio, dois Assistentes Tcnicos Judicirios e dois Atendentes Judicirios, todos do quadro permanente do Poder Judicirio, com as atribuies consoantes desta seo e cujas carreiras so organizadas na forma como dispuser o plano de cargos e salrios dos funcionrios do Poder Judicirio. 1 Ser respeitado o direito adquirido dos atuais, Escreventes Juramentados, cujos cargos, proporo que forem vagando, ficaro automaticamente extintos. 2 Nas Comarcas do interior, alm dos funcionrios relacionados no caput deste artigo, haver, obrigatoriamente, dois Oficiais de Justia-Avaliadores. Art. 410. Os cargos de Tcnico Judicirio tm por funo as atividades judicirias de assistncia aos Juzes e ao Diretor de Secretaria, inclusive de substituio deste ltimo, em suas faltas e impedimentos, quando ter as mesmas atribuies daquele. Art. 411. Os cargos de Assistentes Tcnicos Judicirios tm por funo o desempenho de atividades judicirias de nvel mdio de natureza processual judiciria e, eventualmente, administrativa. Art. 412. Os Atendentes Judicirios tero suas atividades relacionadas com o atendimento aos Juzes, inclusive Diretoria do Frum, nos gabinetes e salas de audincia, no tocante tramitao dos feitos, realizao de preges de abertura e encerramento de audincias; chamada das partes, advogados e testemunhas, tramitao de processos, guarda e conservao de bens e processos judiciais. Art. 413. Ao Oficial de Justia-Avaliador incumbe, de modo especfico: I - cumprir os mandados, fazendo citaes, intimaes, notificaes e outras diligncias emanadas do Juiz; II fazer avaliao de bens, inventrios e lavrar termos de penhora; III lavrar autos e certides referentes aos atos que praticarem; IV convocar pessoas idneas que testemunhem atos de sua funo, quando a lei o exigir anotando, obrigatoriamente, os respectivos nomes, nmero da carteira de identidade ou outro documento e endereo; V exercer, cumulativamente, quaisquer outras funes previstas neste Estatuto e dar cumprimento s ordens emanadas do Juiz, pertinentes ao servio judicirio. 1 Nenhum Oficial de Justia Avaliador poder cumprir o mandado por outrem sem que antes seja substitudo expressamente pelo Diretor do Frum ou pelo Juiz da Vara de onde emanar a ordem, mediante despacho nos autos. Em caso de transgresso, o juiz mandar instaurar sindicncia e o consequente processo disciplinar. 2 Os Oficiais de Justia somente entraro em gozo de frias, estando os mandados aos mesmos distribudos devidamente cumpridos e devolvidos respectiva Vara ou Juizado, cabendo a estes rgos expedir certido negativa destinada Diretoria do Frum. 3 No cumprimento das diligncias do seu ofcio, o Oficial de Justia- Avaliador, obrigatoriamente, dever exibir sua cdula de identidade funcional, no podendo proceder com desvio de poder. 4 Nas certides que lavrar, o Oficial de Justia, aps subscrev-las, apor um carimbo com seu nome completo e matrcula.
CAPTULO IV DOS SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO, EXERCIDOS EM CARTER PRIVADO POR DELEGAO DO PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO AMAZONAS E SOB SUA FISCALIZAO.

SEO I DOS SERVIOS DE TABELIONATO DE NOTAS, DE TABELIONATOS DE NOTAS DE REGISTRO DE CONTRATOS MARTIMOS, DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURDICAS E DE TTULOS E DOCUMENTOS.

Art. 414. Haver na Comarca de Manaus, nove Tabelies de Notas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 Ofcios), um Tabelio e Oficial do Registro de Contratos Martimos e, um Oficial do Registro Civil das Pessoas Jurdicas e Registro de Ttulos e Documentos. Art. 415. Nas Comarcas de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Maus, Coari, Tef, Manicor, Humait e Tabatinga, em cada uma, trs Ofcios, que acumularo as atribuies de registro de imveis, protestos de letras, tabelionatos, registro civil das pessoas jurdicas e naturais e registro de ttulos e documentos no Estado do Amazonas, exercidos em carter privado, e por delegao do Poder Judicirio do Estado do Amazonas, com iguais funes. Pargrafo nico. Resoluo do Tribunal estabelecer as bases fsicas de atuao de cada Ofcio na respectiva Comarca. a Art. 416. Nas Comarcas de 1 Entrncia no referidas no artigo anterior, haver apenas um Ofcio em cada uma que acumular as atribuies de registro de imveis, protestos de letras, tabelionato, registro civil das pessoas jurdicas, registro civil das pessoas naturais, registro de ttulos e documentos e tabelionato de notas e registro de contratos martimos. Art. 417. O Tribunal de Justia, atravs de resoluo, regulamentar as bases fsicas de a atuao dos registros de imveis nas Comarcas de 1 Entrncia onde funcionam dois ou mais ofcios.
SEO II DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Art. 418. Haver, na sede da Comarca de Manaus, doze Ofcios de Registro Civil das Pessoas Naturais, que sero distribudos conforme resoluo do Tribunal de Justia, com numerao de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10., 11 e 12. Pargrafo nico. Haver, em cada Ofcio do Registro Civil das Pessoas Naturais, um Juiz de Paz, observadas as formalidades legais. Vide arts. 130 a 141.
SEO III DO REGISTROS DE IMVEIS E PROTESTO DE TTULOS

Art. 419. Haver, na Comarca de Manaus, seis Ofcios de Registro de Imveis e Protesto de Ttulos, com numerao de 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Pargrafo nico. O Tribunal de Justia, atravs de resoluo, regulamentar o provimento inicial, em face de vacncia dos cargos da atividade notarial, do registro imobilirio e protesto de ttulos, bem como das bases fsicas de atuao dos ofcios de registro de imveis da Comarca de Manaus. Vide Res. 81, de 09.06.90, com as alteraes dadas pela Res. 122, de 26.10.10, do CNJ.

TTULO IV DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 420. Ficam desmembrados do primeiro e segundo Ofcios dos Cartrios Distribuidores da Comarca de Manaus, os servios de distribuio, que passaro a ser exercidos por servidores designados para tal, na forma do art. 390 desta Lei, ficando a cargo dos atuais titulares daqueles ofcios apenas os servios de Contadoria do Frum nos termos do art. 397 desta Lei. 1 A distribuio dos feitos judiciais passar a ser realizada pelos servios prprios definidos no artigo 388, com a observncia do art. 389 desta Lei e os processos distribudos sero diretamente encaminhados s Secretarias de Varas. 2 Os livros de Distribuio e Contadoria sero encerrados pelo Diretor do Frum e passaro juntamente com as fichas e demais papis para os novos servios. 3 proporo que forem vagando os cargos de Contador do Frum, estes ficaro automaticamente extintos e sero designados pela Presidncia do Tribunal servidores para o exerccio dos servios de contadoria na forma desta Lei, portadores de diploma de curso superior preferencialmente de bacharel em contabilidade. 4 Fica criado o servio de Contadoria do Frum para elaborao dos clculos e demais atos que compete ao referido servio, nos termos do art. 309 desta Lei, exclusivamente para atender s Varas estatizadas, o qual funcionar na forma definida no pargrafo anterior, sendo destinadas as custas judiciais decorrentes desse servio ao Funjeam Fundo de Reaparelhamento do Poder Judicirio.
Pargrafo acrescido pela LC n. 48, de 03.03.06.

Art. 421. O Diretor do Frum, no prazo de vinte dias, contados da vigncia desta Lei, prorrogveis por sessenta dias, ouvidos os Juzes de Direito, redistribuir, entre as diversas Secretarias de Varas, os funcionrios lotados nas Escrivanias desativadas, salvo os que no percebiam pelos cofres pblicos. Art. 422. Quando da implantao do sistema de Secretarias, os casos omissos sero resolvidos pela Presidncia do Tribunal de Justia, podendo esta declarar cinco dias teis como feriados forenses, assegurando-se a devoluo de prazo s partes e funcionamento de rgos judicirios para atendimento a casos de urgncia. Art. 423. As cpias das peties destinadas citao, fornecidas pelas partes, datilografadas, em xerox ou fotocpias autenticadas, podem ser utilizadas como parte integrante do mandado e como contraf, sem prejuzo do que estabelece o art. 225 do Cdigo de Processo Civil. Art. 424. Os juzes, advogados, jurados, serventurios de justia, servidores de justia, e representantes do Ministrio Pblico devem usar vestes talares nas sesses do Tribunal do Jri e nas audincias do Frum. Art. 425. Nos casos omissos, aplicam-se aos magistrados, subsidiariamente, o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado do Amazonas. Art. 426. O provimento inicial, em face de vacncia dos cargos da atividade notarial, do registro imobilirio e protesto de ttulos, obedecer ao que dispuser resoluo do Tribunal de Justia. Art. 427. Todos os direitos e vantagens, previstos neste Cdigo, no que couber, sero extensivos aos servidores e serventurios de Justia Militar do Estado. Art. 428. O quadro de magistrados do Poder Judicirio integrado dos seguintes cargos: I dezenove (19) Desembargadores;
Redao dada pela LC 36, de 15.09.04.

II cento e vinte e nove de Juiz de Direito de Segunda Entrncia; III oitenta de Juzes de Direito, compreendidos a os Juzes Substitutos de Carreira e Juzes de Direito de Primeira Entrncia. Art. 429. A Comarca de Manaus composta de 100 (cem) Varas, sendo que, as Varas por instalar, dependero para tal, de Resoluo do Pleno do Tribunal de Justia, quando houver imperiosa necessidade da populao da Capital e disponibilidade financeira.
Redao dada pelo artigo 3, da LC 48 de 03.03.06.

Pargrafo nico. As atribuies e competncia de cada Vara sero definidas na forma da lei.

Art. 430. As Comarcas de Primeira Entrncia so compostas das seguintes varas, 1 numeradas ordinalmente: a) Comarcas com uma nica Vara: 1 Anori 2 Autazes 3 Atalaia do Norte 4 Anam 5 Alvares 6 Apu 7 Barcelos 8 Borba 9 Barreirinha 10 Benjamin Constant 11 Boca do Acre 12 Beruri 13 Boa Vista do Ramos 14 Carauari 15 Careiro 16 Careiro da Vrzea 17 Codajs 18 Canutama 19 Caapiranga 20 Eirunep 21 Envira 22 Fonte Boa 23 Ipixuna 24 Itamarati b) Comarcas com duas Varas: 1 Coari 2 Humait 3 Manacapuru 4 Maus c) Comarcas com trs Varas: 1 Itacoatiara 2 Parintins 3 Manacapuru 5 Manicor 6 Tabatinga 7 Tef 25 Itapiranga 26 Iranduba 27 Juru 28 Juta 29 Japur 30 Lbrea 31 Manaquiri 32 Mara 33 Nova Olinda do Norte 34 Novo Airo 35 Nhamund 36 Novo Aripuan 37 Pauini 38 Presidente Figueiredo 39 Rio Preto da Eva 40 So Sebastio do Uatum 41 Santo Antnio do I 42 Santa Isabel do Rio Negro 43 So Paulo de Olivena 44 Silves 45 So Gabriel da Cachoeira 46 Tapau 47 Urucar 48 Urucurituba ,

Pargrafo nico. A terceira Vara das Comarcas de Manacapuru, Tabatinga e Tef sero instaladas na forma do disposto no artigo 429 deste Cdigo. Art. 431. Os processos sero redistribudos sempre que instalada uma nova Vara, observando-se a sua especializao e proporcionalidade. Art. 432. O Tribunal de Justia estabelecer normas para reverso em benefcio da Justia das fianas de natureza criminal, aps seis meses da ocorrncia das hipteses

O quantitativo de Varas no interior do Estado j sofreu alteraes por fora de duas leis complementares, a saber: LC 55/07 (10 Varas do Juizado Especial) e LC 58/07 (12 Varas ordinrias). Pelas novas disposies, a distribuio de Varas, para alguns municpios do interior, passou a ser a seguinte: Coari - 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 01 Vara por instalar / Humait - 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 01 Vara por instalar / Iranduba - 02 Varas ordinrias / Itacoatiara - 05 Varas: 03 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 01 Vara por instalar / Lbrea 03 Varas: 01 Vara ordinria; 02 Varas por instalar, sendo uma ordinria e outra do JECC / Manacapuru - 05 Varas: 02 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 02 Varas por instalar / Manicor - 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 02 Varas por instalar, sendo uma ordinria e outra do JECC / Maus - 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 02 Varas por instalar, sendo uma ordinria e outra do JECC / Parintins - 05 Varas: 03 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 01 Vara por instalar / Presidente Figueiredo 02 Varas: 01 Vara ordinria; 01 Vara ordinria por instalar / Tabatinga 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 02 Varas por instalar, sendo uma ordinria e outra do JECC / Tef - 04 Varas: 02 Varas ordinrias; 01 Vara do JECC; 01 Vara por instalar.

previstas em lei para suas devolues, sem que os interessados as requeiram, bem como nos casos de perda total ou parcial da fiana. Art. 433. O Tribunal de Justia, a Corregedoria-Geral de Justia e a Diretoria do Frum da Comarca de Manaus podero baixar atos para a fiel execuo desta Lei. Art. 434. Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. GABINETE DO GOVERNADOR DO AMAZONAS, em Manaus, 23 de janeiro de 1997. Amazonino Armando Mendes Governador do Estado Robrio dos Santos Pereira Braga Secretrio de Estado Chefe da Casa Civil

Quadro Anexo LC 17, de 23.01.97. Vagas criadas para o cargo de Juiz de Paz no Estado do Amazonas
MUNICPIOS COM UMA (1) VAGA Alvares, Amatur, Anam, Anori, Apu, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Vrzea, Codajs, Eirunep, Envira, Fonte Boa, Guajar, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Itapiranga, Japur, Juru, Juta, Lbrea, Manaquiri, Manicor, Mara, Maus, Nhamund, Nova Olinda do Norte, Novo Airo, Novo Aripuan, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antnio do I, So Gabriel da Cachoeira, So Paulo de Olivena, So Sebastio do Uatum, Silves, Tapau, Tonantins, Uarini, Urucar e Urucurituba. Total de vagas: 54 MUNICPIOS COM DUAS (2) VAGAS Coari, Humait, Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga e Tef Total de vagas: 12 MUNICPIO COM TRS (3) VAGAS Parintins Total de vagas: 3 MUNICPIO COM OITO (8) VAGAS Manaus Total de vagas: 8 Obs.: Quadro original adaptado pelo autor.

Вам также может понравиться