Вы находитесь на странице: 1из 3

Que trnsito!

Outro dia em uma conversa promovida com os alunos de Histria e Direito do Centro Universitrio So Camilo, o ex-governador Paulo Hartung, economista que , chamou a ateno para uma situao em relao ao trnsito das cidades. Sua anlise que a atuao do governo a partir de 2008 para enfrentar a crise econmica reduzindo impostos e expandindo o consumo de automveis uma medida bem conservadora eu acrescento foi um fator decisivo para o atual caos urbano das cidades. De fato, me lembro de em 2009 ter participado de um programa de Tv com um colega economista que antecipou em algumas semanas as aes do governo em relao a incentivar a venda de carros. Sua explicao era que a cadeia produtiva de automveis muito extensa e, portanto, produziria o efeito esperado sobre a economia, reduzindo o impacto da crise a partir do consumo interno. Parece que em termos econmicos a ideia funcionou bem. Por outro lado, a tendncia de aumento de trfego de veculos se acelerou com mais facilidades para comprar carros ou motos, seja pela oferta de crdito ou pela reduo de impostos. As cidades que j no estavam preparadas, em situao ainda pior ficaram. Nessa histria h, ainda, o aspecto cultural. O antroplogo Roberto Da Matta, em um dos poucos estudos dessa natureza que eu conheo, apresenta algumas concluses acerca de dados coletados em uma pesquisa realizada em Vitria, interpretados a partir da vasta experincia que ele acumulou estudando a cultura brasileira. Chama a ateno no livro, F em Deus, p na tbua (editora Rocco) a verve nacional na direo do transporte individual, como se o transporte coletivo, para alm do seu desconforto, fosse algo do tipo para pobre. Como houvesse enraizado no brasileiro que o uso do transporte pblico uma desonra, uma humilhao, um sinal de fracasso,

hipersupervalorizando o automvel como um smbolo social. Outro fator destacado por Da Matta a questo da percepo do uso do espao pblico. Motoristas e pedestres apresentam uma viso tacanha de que o espao do trnsito seja um espao pblico, o espao da rua usando a terminologia do autor, e no qual as relaes personalistas devem estar totalmente ausentes, sob pena do caos total. Motoristas e pedestres querem agir nas ruas como agem em casa, querem ser tratados com a deferncia com a qual so tratados em casa, mesmo no ambiente impessoal que o trnsito.

Ns sofremos com o trnsito em Cachoeiro j faz muitos anos. De fato, a partir de 2009, o problema se agravou por conta de questes macro econmicas. Cachoeiro, como a maior parte das cidades brasileiras, pequenas, grandes e mdias, no estava pronta. Soma-se a isso as dcadas de bobagens realizadas na cidade, do ponto de vista urbanstico, quando as decises eram tomadas segundo os interesses dos amigos e parentes, e no segundo os interesses pblicos. Interferir no trnsito sempre algo que traz um risco poltico grave. Se der certo, os efeitos positivos s sero sentidos daqui a anos. Se der errado, os efeitos jamais sero esquecidos. O momento da mexida sempre de reclamaes, porque todos querem parar o carro o mais perto do trabalho possvel, no querem dar a volta para chegar a suas casas, e sempre acreditam que a melhor regra aquela que se adapta melhor s suas necessidades. Tratam as ruas como casas, e ignoram que os critrios do trnsito so universalistas, impessoais e devem ignorar interesses privados. complicado admitir que a cidade cresceu, que sempre havero retenes em algum lugar porque a cidade no comporta a quantidade de veculos, e que no existem solues mgicas ou imediatas. A integrao do transporte pblico uma iniciativa muito importante nesse processo, pois permitir o uso mais econmico do nibus. As mudanas de mo e contramo, ainda ho de aborrecer a muitos, principalmente aqueles que se sentirem prejudicados em seus interesses pessoais com as alteraes. As retenes no vo acabar. Podem diminuir ou mudar de local. Mas o resultado das alteraes deve ser visto em termos gerais, como a reduo do tempo dos nibus e o desafogamento do centro da cidade. Sem dvida, o principal elemento dessa equao o transporte pblico. Melhorar o sistema e promover seu uso fundamental. No h indignidade em usar transporte pblico. Pelo contrrio, como diz uma dessas frases de facebook, pas desenvolvido no aquele no qual pobre tem carro, mas aquele no qual o rico anda de transporte pblico. Naturalmente, o sistema deve ser eficiente e minimamente confortvel, alm de compensar financeiramente. Caso contrrio, natural ainda mais no mbito da cultura nacional que as pessoas adotem solues individuais para trafegar. Estudar o trnsito, planejar, comunicar bem e ter coragem para enfrentar as reclamaes. Esse o caminho para enfrentar esse problema que nos afeta, porm que, no obstante as melhores aes e intenes, no ir nos abandonar to cedo.

Marco Aurlio Borges Professor de Sociologia e Cincia Poltica

Вам также может понравиться