Вы находитесь на странице: 1из 4

Aula_1

Instituto Bblico Maranata

2_Sem_2013

Metodologia Cientfica Para cada cincia, os recursos utilizados so determinados por sua prpria natureza. No entanto, sua apresentao deve seguir uma padronizao. A disciplina Metodologia Cientfica, devido ao seu carter sistmico e interrelacionado entre suas variveis de estudo, deve estimular os estudantes, a fim de que busquem motivaes para encontrar respostas s suas indagaes, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodolgicos pertinentes. Se nos referimos a um curso superior graduao e ps-graduao estamos naturalmente nos remetendo a uma Academia de Cincia e, como tal, as respostas aos problemas de aquisio do conhecimento deveriam ser buscadas atravs do rigor cientfico e apresentadas atravs de normas acadmicas vigentes. Procuramos, na medida do possvel, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para elaborao de trabalhoscientficos. Nesse sentido, cabe registrar que o no cumprimento das normas, das regras, da responsabilidade do autor do trabalho produzido. Entendemos que livros de Metodologia Cientfica representam considervel auxlio com benefcio aos alunos e professores.
Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho cientfico [recurso eletrnico] : mtodos e tcnicas da pesquisa e do trabalho acadmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Sistema requerido: Adob

Etimologia de Metodologia: Ela vem do Latim METHODUS, maneira de ir ou de ensinar, do Grego METHODOS, investigao cientfica, modo de perguntar, originalmente perseguio, ato de ir atrs, de META-, atrs, depois, mais HODOS, caminho acrescida de sufixo referente ao Grego LOGOS, palavra, estudo, tratado. A Metodologia Cientfica , portanto, a disciplina que estuda a melhor maneira de atingir o saber, e mtodo quer dizer caminho, logia quer dizer estudo e cincia, que se refere ao prprio saber.

Professor Pr. Mrio Alvarenga. Agosto 2013

Aula_1

Instituto Bblico Maranata

2_Sem_2013

A Metodologia :

Uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vrios mtodos disponveis para a uma pesquisa acadmica. No nvel aplicado ela examina, descreve e avalia mtodos e tcnicas de pesquisa que possibilitam a coleta e o processamento de informaes, com o objetivo da resoluo de problemas e/ou questes de investigao.

Atravs da Metodologia Cientfica utilizamos os procedimentos e tcnicas apropriados para construo do conhecimento.

Para entender as caractersticas da pesquisa cientfica e seus mtodos, preciso, previamente, compreender o que vem a ser cincia. Em virtude da quantidade de definies de cincia encontrada na literatura cientfica, sero apresentadas algumas consideradas relevantes para este estudo. Cincia : Segundo Trujillo Ferrari (1974), cincia todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemtico conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido verificao. Qual o objetivo da cincia, obter respostas com perguntas bem formuladas com a ajuda da metodologia da cincia. O termo cincia, que vem do Latim SCIENTIA, conhecimento, de SCIRE, conhecer, saber. Cincia no

senso comum bom-senso ideologia paradigma

A Teologia no senso comum, bblica; no bom-senso, vontade de Deus; no ideologia, livrar do inferno; no paradigma, desde a eternidade. Portanto, Teologia cincia de Deus. Teologia como cincia (de Deus) ela questiona, ela no resmunga, falar mal, no desvaloriza. A Teologia articular o discurso com consistncia lgica porque, tem como base a Bblia Sagrada e, capaz de convencer com a ajuda do Esprito Santo.

Professor Pr. Mrio Alvarenga. Agosto 2013

Aula_1
Conhecimento cientfico Real lida com fatos. Jesus Cristo real. A Bblia real. A Salvao real. Quem convence o Esprito Santo, Ele real. Contingente sua veracidade ou falsidade conhecida atravs da experincia. A alegria da salvao experincia pessoal. Temos a mente de Cristo. Sistemtico forma um sistema de ideias e no conhecimentos dispersos e desconexos. A unicidade da Bblia Sagrada. Verificvel ou demonstrvel o que no pode ser verificado ou demonstrado no incorporado ao mbito da cincia. A nossa cincia religiosa de uma f real. O resultado da salvao : alegria, desejo da igreja e de lr a Bblia. Isto comum a todos os salvos. Falvel e aproximadamente exato por no ser definitivo, absoluto ou final. Novas tcnicas e proposies

Instituto Bblico Maranata


Conhecimento popular

2_Sem_2013

Valorativo baseado nos valores de quem promove o estudo. Da tantas seitas e confuses.

Reflexivo - no pode ser reduzido a umaformulao geral. Homens de mente natural.

Assistemtico baseia-se na organizao de quem promove o estudo, no possui uma sistematizao das ideias que explique os fenmenos. Cada inventa sua salvao.

Verificvel porm limitado ao mbito do cotidiano do pesquisador ou observador. o famoso achismo.

Falvel e inexato conforma-se com a aparncia e com o que ouvimos dizer a respeito do objeto ou fenmeno. No permite a formulao de hipteses sobre a existncia de fenmenos situados alm das percepes objetivas.

podem reformular ou corrigir uma teoria j

existente. Ainda no chegamos a varo perfeito. Deus comeou a boa obra em cada um e, Ele h de termina-la.

Quadro 1 Os tipos de conhecimento cientfico e o conhecimento popular.

Professor Pr. Mrio Alvarenga. Agosto 2013

Aula_1

Instituto Bblico Maranata

2_Sem_2013

A cincia tem como objetivo fundamental chegar veracidade dos fatos. A teologia busca tornar a verdade bblica acessvel a todos de modo a no permitir enganos. o fundamento dos apstolos. Os Mtodos de Pensamento
Mtodo o caminho, a forma, o modo de pensamento. a forma de abordagem em nvel de abstrao dos fenmenos. o conjunto de processos ou operaes mentais empregados na pesquisa. Os mtodos so: dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialtico e fenomenolgico.

<26>

Professor Pr. Mrio Alvarenga. Agosto 2013

Вам также может понравиться