Вы находитесь на странице: 1из 7

LORENA DOS SANTOS RIOS MICHELLE GONALVES DA PURIFICAO TALITA CAROLINE DOS SANTOS ALMEIDA

ESTUDO DE CASO: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL

FEIRA DE SANTANA 2013

LORENA DOS SANTOS RIOS MICHELLE GONALVES DA PURIFICAO TALITA CAROLINE DOS SANTOS ALMEIDA

ESTUDO DE CASO: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho solicitado pela docente Ana Paula Gomes Borges, da disciplina de Contabilidade Gerencial, aos alunos do curso de Bacharelado em Cincias Contbeis da Escola de Negcios do Estado da Bahia - ENEB 5 Semestre, tendo como objetivo de aprimorar os conhecimentos cerca da Contabilidade Gerancial, utilizando-se do Estudo de Caso para tal fim.

FEIRA DE SANTANA 2013

ESTUDO DE CASO: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL

1. Introduo

Em meio a um ambiente competitivo que permeia a atualidade do cenrio econmico empresarial, o trabalho tem como objetivo apontar, como a Contabilidade Gerencial, definida como processo de identificao, mensurao, acumulao, anlise, preparao, interpretao e comunicao de informaes financeiras e uma importante ferramenta na tomada de decises para a administrao. Em decorrncia de todo o processo de desenvolvimento da contabilidade gerencial, criou-se a necessidade, de um agente que pudesse quantificar, qualificar e interpretar os efeitos de transaes planejadas e outros eventos econmicos na empresa, incluindo aspectos estratgicos, tticos e operacionais, requerendo assim, uma nova postura do profissional de contabilidade. Eis que surge o Controller. Este estudo de caso tem como objetivo estimular e aprimorar os nossos conhecimentos sobre a importncia da Contabilidade Gerencial na comarca da sociedade e o papel de seus usurios diante das entidades colaboradoras.

2. A importncia da Contabilidade Gerencial

No pode haver cincia sem um modelo adequado de percepo e representao da realidade. J se tornou bvio que no ambiente moderno dos negcios uma contabilidade gerencial, que tenha por base um modelo exclusivamente financeiro, no mais consegue propiciar as informaes necessrias para dar apoio gesto das empresas nas suas mais importantes decises. Para manter a sua relevncia decisorial, o modelo contbil-financeiro precisa ser estendido e flexibilizado, incorporando e integrando novas dimenses e novos instrumentos de pesquisa e avaliao. Esta transformao da gerencial, nos leva Contabilidade Gerencial e, se faz integrando ao seu modelo explicativo bsico, que de natureza contbil, a

identificao e a avaliao de variveis, que tm elevado impacto sobre os resultados das empresas, tais como o valor dos produtos, os fatores ambientais setoriais e sistmicos, os processos de trabalho e os recursos tangveis e intangveis mobilizados. Essas novas dimenses Gerenciais da Contabilidade, quando associadas ao modelo contbil-financeiro e gerencial, formam um quadro geral de avaliao do desempenho, que no apenas tem poder explicativo sobre o estado atual da empresa, mas tambm permitem projees e simulaes de cenrios futuros, dando lugar explorao de oportunidades e proteo contra riscos, ambas de vital interesse para qualquer empresa. Ao final, procura-se demonstrar quais so as novas posturas, atitudes e percepes que, ao lado de novas tcnicas e instrumentos de trabalho, devem ser adotados por um contador para se transformar num moderno Controller. Quanto maior for a complexidade de um ambiente, maior ser o nmero de fatores ou variveis independentes que, estaro influenciando de forma essencial o estado final das variveis resultantes. Tais variveis independentes devem, portanto, estar presentes num modelo representativo vivel dessa realidade. Por outro lado, quanto maior for a volatilidade do ambiente corporativo, maior ser a necessidade de incorporar ao modelo uma representao dinmica da realidade que seja capaz no apenas de explicar os estados ou resultados atuais observados, mas a prpria direo e intensidade das mutaes futuras. Em cada empresa, essa extrema volatilidade leva inevitavelmente a uma reorientao de sua administrao para o nvel estratgico, dando nfase menor ao nvel ttico. Quanto maior for a turbulncia desse ambiente, maior ser a necessidade de reconhecer, identificar e rapidamente tomar decises sobre tpicos de interesse estratgico. Uma das conseqncias dessas mudanas a definio empresarial mais fundamental, a de sua misso, comea hoje com as respostas para as seguintes questes: "Quem so os nossos clientes? Qual o valor que atribuem aos nossos bens e servios? Quais so as outras ofertas concorrentes de valor que eles esto recebendo? Estamos retendo ou perdendo clientes? O que podemos fazer?" Nessa nova perspectiva, importam muitas outras consideraes alm dos custos. Embora os sistemas contbeis possam proporcionar taticamente mensuraes a respeito dos custos dos recursos utilizados pela empresa, eles, por exemplo, nada

dizem a respeito do por que estratgico da utilizao desses recursos e tambm ignoram a dimenso de valor. O simples uso de alguns indicadores fsicos de desempenho de mercado, ao lado das medidas de custos uma tentativa absolutamente insuficiente de melhorar a qualidade informativa dos demonstrativos contbeis, porque no est vinculada a um quadro geral e consistente de representao da realidade empresarial e de aferio de seu desempenho. Alm disso, se a simples verificao dos custos no habilita qualquer empresa a verificar se est efetivamente produzindo valor, tambm no lhe permite saber se est utilizando os recursos certos na sua atividade produtiva. Se a posse de uma viso crtica dos recursos hoje considerada imprescindvel para a gesto empresarial, a contabilidade, em nome da relevncia, tambm deveria possu-la. A vantagem da incorporao da Contabilidade Gerencial possui uma resposta simples: melhora consideravelmente as informaes que tal modelo passa a prover sobre a realidade e, com isso, propicia decises melhores e mais conscientes. Tome-se como exemplo um empresrio que acaba de tomar a deciso de investir num determinado projeto, porque, aps uma anlise do tipo determinante e especfico, lhe foi informado que ele teria uma taxa de retorno de 25% aa, a qual, quando comparada ao custo de capital dessa empresa, da ordem de 20% aa, demonstraria a viabilidade do empreendimento. Essa deciso de investimento seria tomada se o empresrio soubesse que, embora a mdia esperada de retorno fosse de fato 25% aa, h tambm uma probabilidade de mais de 30% de que o projeto venha a gerar retornos inferiores a 12% aa. Um bom nmero de administradores, talvez a maior parte, j no aprovaria tal projeto. A elaborao do perfil de risco de um projeto - e da prpria empresa, que a atribuio de probabilidades a um intervalo de resultados esperados de um empreendimento, uma metodologia de avaliao simultnea das dimenses associadas de risco e rentabilidade, que permite dar aos administradores uma informao de contedo infinitamente mais rico do que o que era fornecido ao se adotar uma premissa determinstica de certezas totalmente dissociada da realidade. A adoo de modelos para a avaliao dos riscos empresariais um exemplo de representaes do futuro, que certamente tornam a equipe de direo das empresas - da qual faz parte o Controller - mais consciente e mais capacitada a tomar melhores decises de aplicao de recursos.

E essa aplicao de recursos que deve ter um direcionamento estratgico gerencial bsico. Como foi visto acima, para alcanar e sustentar a produo competitiva, a empresa deve ter um desempenho superior ao de seus concorrentes e deve ser capaz de preservar tal vantagem. bvio que as decises empresariais precisam de informaes pertinentes e relevantes para dar-lhes fundamento e orientao. Se os contadores no estiverem capacitados para fornecer tais informaes, outros especialistas iro inevitavelmente assumir essa funo. No basta, todavia, efetuar uma anlise de desempenho focada apenas no presente e na comparao com os concorrentes. Para buscar uma posio superior de competitividade, no suficiente para uma empresa comparar seu desempenho com a liderana de seu setor em termos da qualidade dos produtos, tempos de ciclo, custos, faturamento por nmero de empregados, nveis de produtividade etc. O seu objetivo ao fazer isso colocar-se numa posio no mnimo igual aos "melhores da classe". claro que esse exerccio pode ser produtivo, para a eliminao de ociosidades e desperdcios. Se no todos, a maior parte dos problemas de desempenho nas empresas resulta tanto de uma m gesto dos seus parmetros de desempenho relativo em relao aos concorrentes, como de respostas

insatisfatrias ou tardias s mudanas estruturais em seu prprio setor de negcios. So os diagnsticos gerenciais, estratgicos, e financeiros externos que permitem empresa verificar as tendncias ambientais que podem estar provocando mudanas estruturais no seu setor de negcios.

Referncias Bibliogrficas

Silva, Luciano Eduardo Contabilidade Introdutria Editora Atlas 9 edio.

Iudcibus, Sergio de; Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2009, Captulo 9, 5 Edio.

Santos, Jos Luiz dos; Schmidt, Paulo; Pinheiro, Paulo Roberto. Introduo Contabilidade Gerencial. So Paulo. Atlas, 2011, Captulos 3 e 4.

Site de pesquisa, Revista contbil empresarial www.netlegis.com.br


Acessado em 10.04.2013 s 15:23.

Вам также может понравиться