Вы находитесь на странице: 1из 3

Adjunto Adnominal

o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui funo adjetivana orao, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locues adjetivas, artigos, pronomes adjetivos enumerais adjetivos. Veja o exemplo a seguir: O poeta inovador Sujeito enviou Ncleo do Predicado Verbal dois longos trabalhos Objeto Direto ao seu amigo de infncia. Objeto Indireto

Na orao acima, os substantivos poeta, trabalhos e amigo so ncleos, respectivamente, do sujeito determinado simples, do objeto direto e do objeto indireto. Ao redor de cada um desses substantivos agrupam-se os adjuntos adnominais: o artigo" o" e o adjetivo inovador referem-se a poeta; o numeral dois e o adjetivo longos referem-se ao substantivo trabalhos; o artigo" o" (em ao), o pronome adjetivo seu e a locuo adjetiva de infncia so adjuntos adnominais de amigo. Observe como os adjuntos adnominais se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer participao do verbo. Isso facilmente notvel quando substitumos um substantivo por um pronome: todos os adjuntos adnominais que esto ao redor do substantivo tm de acompanh-lo nessa substituio. Por Exemplo: O notvel poeta portugus deixou uma obra originalssima. Ao substituirmos poeta pelo pronome ele, obteremos: Ele deixou uma obra originalssima. As palavras "o", notvel e portugus tiveram de acompanhar o substantivo poeta, por se tratar de adjuntos adnominais. O mesmo aconteceria se substitussemos o substantivo obra pelo pronome a. Veja: O notvel poeta portugus deixou-a. Saiba que: A percepo de que o adjunto adnominal sempre parte de um outro termo sinttico que tem como ncleo um substantivo importante para diferenci-lo do predicativo do objeto. O predicativo do objeto um termo que se liga ao objeto por intermdio de um verbo. Portanto, se substituirmos o ncleo do objeto por um pronome, o predicativo permanecer na orao, pois um termo que se refere ao objeto, mas no faz parte dele. Observe: Sua atitude deixou os amigos perplexos. Nessa orao, perplexos predicativo do objeto direto (seus amigos). Se substitussemos esse objeto direto por um pronome pessoal, obteramos: Sua atitude deixou-os perplexos. Note que perplexos se refere ao objeto, mas no faz parte dele.

Distino entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal


comum confundir o adjunto adnominal na forma de locuo adjetiva com complemento nominal. Para evitar que isso ocorra, considere o seguinte: a) Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais; j os complementos nominaispodem ligar-se a substantivos, adjetivos e advrbios. Assim, fica claro que o termo ligado por preposio a um adjetivo ou a um advrbio s pode ser complemento nominal. Quando no houver preposio ligando os termos, ser um adjunto adnominal. b) O complemento nominal equivale a um complemento verbal, ou seja, s se relaciona a substantivos cujos significados transitam. Portanto, seu valor passivo, sobre ele que recai a ao. O adjunto adnominal tem sempre valor ativo. Observe os exemplos: Exemplo 1 : Camila tem muito amor me. A expresso " me" classifica-se como complemento nominal, pois me paciente de amar, recebe a ao de amar. Exemplo 2 : Vera um amor de me. A expresso "de me" classifica-se como adjunto adnominal, pois me agente de amar, pratica a ao de amar.

Exerccios - Adjunto Adnominal & Predicativo

1) Destaque do primeiro quadrinho os ADJUNTOS ADNOMINAIS e diga a que substantivos eles se referem. 2) ...t afim de ganhar uma maldio antiga. As trs palavras destacadas pertencem, RESPECTIVAMENTE, s seguintes classes gramaticais: a) artigo adjetivo substantivo. b) adjunto adnominal substantivo adjunto adnominal. c) artigo substantivo adjetivo. d) artigo substantivo adjunto adnominal 3) Leia os trechos a seguir e compare-os: I. Marinheiro triste Que voltas para bordo Que pensamentos so Esses que te ocupam?
(Manuel Bandeira.Antologia Potica. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1986.)

II. Marinheiro que voltas Triste para bordo Que pensamentos so Esses que te ocupam?" Analisando o uso do adjetivo TRISTE, explique a diferena sinttica deste vocbulo nos dois fragmentos.

4) Considere as seguintes frases: a) Aquele velho homem solitrio passeia pela cidade. b) Aquele velho homem passeia pela cidade solitrio. Em qual delas pode-se afirmar que o homem est sozinho enquanto caminha pela cidade? Explique sua resposta.

Gabarito: 1) Adj. adn. "O" - refere-se ao substantivo arqueologista / "uma", "fina" e "de sedimento" - referem-se ao substantivo camada. 2)(C). 3) Em I, o adjetivo "triste" adjunto adnominal, pois ele acompanha o ncleo de uma funo sinttica ("Marinheiro triste" exerce funo sinttica de sujeito da orao e seu ncleo o vocbulo marinheiro). Em II, o adjetivo "triste" predicativo do sujeito, pois ele se refere a uma funo sinttica sem pertencer a ela ("Marineiro" exerce funo sinttica de sujeito). 4) Na frase (b), pois o adjetivo solitrio, usado como predicativo do sujeito, determina uma caracterstica momentnea.

Вам также может понравиться