Вы находитесь на странице: 1из 77

Pag.

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Igreja do Betel Brasileiro Geisel


Pr Josias Moura de Menezes Tel. (083) 8780-9208 Email: josiasmoura@hotmail.com Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Pag. 2

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Novo manual das doutrinas bsicas para o cristo e novos convertidos em Cristo
A Bblia o livro mais vendido do mundo. Ela consistentemente vende mais do que qualquer outro livro. Contudo, milhes de pessoas nunca a leram. A Bblia j foi traduzida em mais lnguas do que qualquer outro livro do mundo. Foi originariamente escrita em trs lnguas hebraico, aramaico e grego. Esta alis foi escrita por pessoas dedicadas a fim de que voc possa saber sobre Algum que Se importa tanto com voc que deu a Sua vida por voc. Este Algum que o ama tanto tem um plano especial para voc e para a sua nao, esta Pessoa o Criador-Deus do Cu, que criou o mundo, a lua, os planetas, o sol, as estrelas e tudo quanto est sobre eles. Este Livro (a Bblia) explica como voc pode conhec-Lo e ser abenoado. Explica tambm como voc pode abenoar a sua nao e outras naes. A prtica do que este Livro diz e o ensino destas coisas aos outros pode tornar as es prsperas, progressivas e lugares maravilhosos de se morar. Se voc ensinar outros o que se encontra neste Livro, todos sero bem cuidados em seu pas. A pobreza ser substituda pela prosperidade. A fome ser substituda pela abundncia de alimentos. As enfermidades sero substitudas pela sade. O pecado ser substitudo pela retido. A cobia, a concupiscncia e o orgulho sero substitudos pela generosidade, pela considerao e pela humildade, estes fatos fazem da Bblia o livro mais importante jamais escrito.

Aos Que Ensinam Aos Outros:


Este Manual para Cristos e Novos Convertidos contm Estudos Bblicos bem organizados voc ensinar a todos os novos crentes que se tornam participantes da sua comunidade.

Pag. 3

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

INDICE DO CONTEUDO DESTA APOSTILA

Contedo
Captulo 1: A Bblia e a Palavra de Deus .................................................................................. 4 Captulo 2: Deus......................................................................................................................... 8 Capitulo 3: O Homem E Satans ............................................................................................. 11 Captulo 4: Jesus ...................................................................................................................... 16 Captulo 5: A Cruz ................................................................................................................... 19 Capitulo 6: O Sangue De Cristo............................................................................................... 22 Captulo 7: A Ressurreio ...................................................................................................... 25 Captulo 8: Arrependimento..................................................................................................... 29 Captulo 9: F........................................................................................................................... 32 Captulo 10: Graa ................................................................................................................... 36 Capitulo 11: Batismo Na gua ................................................................................................ 40 Captulo 12: O Esprito Santo .................................................................................................. 43 Captulo 13: Tentao .............................................................................................................. 46 Captulo 14: Comunho ........................................................................................................... 49 Captulo 15: Generosidade....................................................................................................... 52 Captulo 16: O Estilo De Vida Do Reino................................................................................. 56 Captulo 17: Adorao ............................................................................................................. 59 Captulo 18: Orao ................................................................................................................. 62 Captulo 19: Cu ...................................................................................................................... 65 Captulo 20: Quando Jesus Voltar A Segunda Vinda ......................................................... 68 Captulo 21: O Chamado De Deus........................................................................................... 71 Parte 02 Fundamentao doutrinria das Igrejas do Betel Brasileiro ...................................... 74 Parte 03: A ADMISSO, DIREITOS E DEVERES DE NOVOS MEMBROS..................... 76

Pag. 4

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Captulo 1: A Bblia e a Palavra de Deus


A. O LIVRO ESPECIAL DE DEUS A Palavra de Deus a Bblia Sagrada o Livro especial de Deus. Ela no como os outros livros, mas um Livro sobrenatural. Foi escrita por muitas pessoas diferentes, as quais escreveram atravs da inspirao do Esprito Santo de Deus (veja 2 Timteo 3:16). A Bblia o Livro mais vendido do mundo. Ela consistentemente vende mais do que qualquer outro livro. A Bblia j foi traduzida mais do que qualquer outro livro do mundo. Foi originariamente escrita em trs lnguas Hebraico, Aramaico e Grego. A Bblia que voc tem foi traduzida por pessoas dedicadas a fim de que voc possa ter as palavras, pensamentos e planos de Deus. A Bblia tambm um dos livros mais antigos do mundo. Os trechos mais antigos da Bblia remontam a quase 4.000 anos. No entanto, ela ainda o livro mais moderno do mundo hoje em dia, pois nela encontramos as respostas s maiores perguntas da vida: "De onde eu vim?" "Por que estou aqui?" "Para onde irei?" Muito embora a Bblia seja constituda de 66 livros menores, ela tem apenas um nico tema central: o plano amoroso de Deus para resgatar a humanidade. Na frente da Bblia voc encontra uma lista dos 66 livros que nela podem ser encontrados. A Bblia dividida em duas partes: O Antigo Testamento e O Novo Testamento. O Antigo Testamento nos fala sobre a obra de Deus com o Seu povo antes do nascimento de Jesus. O Novo Testamento nos fala sobre o nascimento de Jesus, a Sua vida, o Seu grande ministrio de curas e perdo para os enfermos e pecadores, a Sua morte numa cruz, a Sua ressurreio dos mortos, e a Sua ascenso (retorno ao Cu). Ele tambm nos fala sobre a continuao do Seu ministrio de cura e perdo atravs dos que O viram aps a Sua ressurreio. Os que seguem os ensinos de Jesus executam muitas obras milagrosas, exatamente como Ele disse que fariam (veja Joo 14:12). Os ensinos dos que O viram depois que Ele ressuscitou dos mortos esto contidos nas Epstolas (Cartas). Eles foram escritos nos primeiros cinquenta anos aps a ressurreio de Jesus e compem cerca da metade do Novo Testamento.

Pag. 5

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

B. ESTUDE A BBLIA

O relacionamento mais importante que voc pode ter nesta vida com Deus. Atravs da leitura da Bblia voc chega a compreender a natureza de Deus os Seus pensamentos, Seus planos e as Suas promessas para voc. A lista (ndice) na frente da Bblia o ajuda a encontrar o nmero da pgina do trecho da Bblia que voc talvez queira estudar. Para ajud-lo a encontrar trechos especficos da Bblia, os tradutores organizaram o texto em: Livros, Captulos dentro dos Livros, e Versculos dentro dos Captulos. Por exemplo, se voc encontrar uma referncia do tipo "Gnesis S:15", isto significa: O LIVRO de Gnesis, CAPTULO trs, e VERSCULO quinze. C. EIS AQUI A MAIOR PROMESSA DO MUNDO "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unignito, para que todo aquele que n'Ele cr no perea, mas tenha a vida eterna " (Jo 3:16). D. O PROPSITO DA PALAVRA DE DEUS " ...as sagradas Escrituras... podem torn-lo sbio para a salvao atravs da f em Cristo Jesus. Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensinamento, a repreenso, a correo, e o treinamento em retido'' (2 Tm 3:15,16). "O Seu divino poder nos deu tudo o que necessitamos para a vida e a piedade atravs do nosso conhecimento atravs d'Aquele que nos chamou atravs da Sua Prpria glria e bondade. "Atravs destas coisas Ele nos deu as Suas grandiosssimas e preciosssimas promessas, a fim de que atravs delas vocs possam participar da natureza divina e escapar da corrupo do mundo que causada pelos desejos malignos" (2 Pe 1:3,4). E. A PALAVRA DE DEUS PRODUZ VIDA " ...As palavras que Eu lhes falei so esprito e vida" (Jo 6:63). 1. Ela Criativa "Pela PALAVRA DO SENHOR foram feitos os cus, e os seus exrcitos de estrelas, pelo sopro da Sua boca... Porque Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou e tudo se firmou'' (Sl 33:6,9). Veja tambm Hebreus 11:3. F. A PALAVRA DE DEUS COMO GUA 1. Ela Limpa Comeamos a vida no Reino de Deus totalmente "lavados" pela Palavra de Deus. Vocs j esto limpos por causa da palavra que lhes falei" (Jo 15:3). Veja tambm Efsios 5:25-27.

Pag. 6

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

2. Ela Nos Mantm Limpos A Palavra de Deus, plantada em nossos coraes, nos mantm livres do pecado. "Como pode o jovem manter o seu caminho puro? Vivendo de acordo com a Tua Palavra... Escondi a Tua palavra no meu corao para no pecar contra Ti" (Sl 119:9,11). G. A PALAVRA DE DEUS LUZ PARA AS NOSSAS VIDAS "E temos a palavra dos profetas mais estabelecida, e ser bom para vocs prestarem ateno a ela, como uma luz que brilha num lugar escuro, at o dia raiar e a estrela da manh aparecer em seus coraes"(2 Pe 1:19). 1. Ela D Entendimento Num Mundo de Trevas " ...Os mandamentos do Senhor so radiantes e iluminam os olhos"(SI 19:8). "A Tua Palavra uma lmpada para os meus ps e luz para o meu caminho... A entrada das Tuas palavras d luz; ela d entendimento aos smplices"(Sl 119:105,130). H. A PALAVRA DE DEUS COMIDA ESPIRITUAL "Jesus respondeu; Est escrito; 'O homem no vive s de po, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" (Mt 4:4). 1. Ela Produz Um Crescimento Espiritual "Irmos, no pude falar com vocs na qualidade de pessoas espirituais, e sim carnais meros bebs em Cristo. Dei-lhes leite, e no alimento slido, pois vocs no estavam prontos para isto... " (1 Co 3:1,2). "Semelhantemente a bebs recm-nascidos, desejem ardentemente o puro leite espiritual, a fim de que vocs possam crescer atravs dele em sua salvao " (1 Pe 2:2). O objetivo de Deus para cada um de ns expresso em Efsios 4:12-15: " ...para que o Corpo de Cristo possa ser edificado at que todos alcancemos a unidade na f e no conhecimento do Filho de Deus e nos tornemos maduros, alcanando a estatura completa da plenitude de Cristo. '' I. A PALAVRA DE DEUS UMA SEMENTE Em Lucas 8:14,15, Jesus contou aos Seus discpulos a parbola do semeador. No versculo 11 Ele disse: "A semente a Palavra de Deus. '' A vontade de Deus para as nossas vidas que sejamos frutferos (SI 1:3). Agora, Aquele que supre a semente ao semeador e o po como alimento tambm suprir e multiplicar a sua sementeira e aumentar a colheita da sua retido (2 Co 9:10). J. A PALAVRA DE DEUS COMO UMA ESPADA

Pag. 7

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Tomem. . a espada do Esprito, que a Palavra de Deus'' (Ef 6:17). Veja tambm Hebreus 4:12. Observem como Jesus usou a "espada" contra Satans em Sua tentao no deserto (Lc 4:1-14). K. A PALAVRA DE DEUS NOS AJUDA A ORAR "Se vocs permanecerem em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vocs, peam qualquer coisa que vocs quiserem, e lhes ser dado " (Jo 15:7). "Peam qualquer coisa que vocs quiserem" significa literalmente "peam como pessoas que tm o direito com autoridade (de ordenarem)". Agora a palavra criativa encontra-se em NOSSAS BOCAS! L. A PALAVRA DE DEUS PODEROSA EM NS "Portanto, todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as coloca em prtica semelhante a um homem sbio que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, rios levantaram-se, e assopraram os ventos e bateram contra aquela casa. Contudo, ela no caiu, pois tinha os seus fundamentos sobre a rocha (Mt 7:24,25). Veja tambm os versculos 26 e 27. Jesus disse que o homem sbio que edificou a sua casa sobre a rocha era uma ilustrao daqueles que ouvem a Sua Palavra e a obedecem. A Palavra de Deus produz um concreto (material de construo) interno em nossas vidas de forma tal que ficamos firmes e fortes, no importando o que possa vir contra ns.

Pag. 8

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Captulo 2: Deus
Deus grandioso demais para que possamos compreend-Lo plenamente. Ele no teve nenhum princpio e no tem nenhum fim. No h nenhum lugar onde a Sua presena no seja sentida. A Bblia faz a seguinte pergunta em J 11:7: "Voc consegue esquadrinhar os mistrios de Deus? Voc consegue sondar os limites do Todo-Poderoso? " Deus habita no Cu e Ele reina sobre toda a terra. A Bblia nos diz: Isto o que diz o Senhor: O cu o Meu trono e a terra o escabelo dos Meus ps... "(Is 66:1). "Deus reina sobre as naes. Deus est assentado sobre o Seu trono santo " (SI 47:8). Neste estudo estaremos enfocando algumas verdades especiais sobre Deus. So fatos sobre o imutvel carter de Deus. Atravs destas coisas voc entender mais sobre a natureza de Deus. Voc chegar a entender Deus e a ver como Ele Se importa com voc pessoalmente. A. QUAL A NATUREZA DE DEUS? 1. Deus O Criador De Tudo Tu somente s o Senhor. Fizeste os cus, at mesmo os mais elevados cus, e todos os seus exrcitos de estrelas, a terra, e tudo o que se encontra sobre ela, os mares, e tudo o que se encontra neles. Tu ds a vida a tudo, e as multides do cu Te adoram'' (Ne 9:6). "Pois Tu criaste o meu mais profundo ser. Entreteceste-me no ventre de minha me "(SI 139:13). 2. Deus Todo-Poderoso "...Pois quem resiste Sua vontade? O oleiro no tem poder sobre o barro? " (Rm 9:19-21). "Tu, Senhor, s a magnificncia, e o poder, e a glria, e a majestade, e o esplendor, pois tudo o que se encontra nos cus e na terra Teu. Teu, Senhor, o Reino. Tu ests exaltado como cabea sobre tudo" (1 Cr 29:11). "Ora, Aquele que poderoso para fazer incomensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o Seu poder que opera dentro de ns "(Ef 3:20). 3. Deus Onisciente "Em toda a criao no h nada oculto dos olhos de Deus. Tudo se encontra descoberto e nu diante dos olhos d 'Aquele a Quem devemos prestar contas" (Hb 4:13). " ...Deus maior do que os nossos coraes, e conhece todas as coisas" (1 Jo 3:20). 4. Deus E Santo "No h ningum to santo quanto o Senhor. No h nenhum outro alm de Ti. No h nenhuma rocha semelhante ao nosso Deus" (1 Sm 2:2). 5. Deus Um Esprito

Pag. 9

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Deus Esprito, e os Seus adoradores precisam adorar em esprito e em verdade"(Jo 4:24). 6. Deus Uma Pessoa Que Voc Pode Conhecer "Aproximem-se de Deus e Ele Se aproximar de vocs " (Tg 4:8). Perto est o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade "(Sl 145:18). 7. Deus Um Pai Amoroso "Quo grande o amor que o Pai derramou sobre ns, que devssemos ser chamados de filhos de Deus! E isto o que somos!"(l Jo 3:1). B. DEUS GRANDE DEMAIS PARA HABITAR EM TEMPLOS O Deus que fez o mundo e tudo o que nele h o Senhor do cu e da terra e no habita em templos feitos por mos. E Ele no servido por mos humanas, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele d a todos os homens a vida, a respirao, e tudo Pois n 'Ele vivemos, o mais movemo-nos, e existimos. Assim como alguns dos seus prprios poetas disseram, somos gerao Sua"(At 17:24,25.28). C. SOMOS: 1. Criados Por Deus "Eu Te louvo porque fui criado de uma forma to terrvel e maravilhosa. As Tuas obras so maravilhosas. Isto eu sei muito bem. Os meus ossos no estavam escondidos de Ti quando fui formado em oculto. "Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias ordenados para mim foram escritos no Teu livro antes mesmo que um s deles existisse" '(SI 139:14-16). 2. Propriedade De Deus Vocs no sabem que os seus corpos so um templo do Esprito Santo, o Qual est em vocs, e que vocs receberam de Deus? "Vocs no so de vocs mesmos, pois foram comprados por bom preo Portanto, honrem a Deus com os seus corpos" (1 Co 6:19,20). 3. Chamados Para Adorarmos A Deus "Tu s digno, nosso Senhor e Deus, de receber a glria, e honra e poder, pois criaste todas as coisas, e pela Tua vontade foram criadas e tm a sua existncia (Ap4:ll). D. TOME UMA DECISO Jesus disse: "Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mt 22:37). A Bblia nos fala sobre um homem chamado Josu. Ele foi um grande lder da nao de Israel. O povo havia divagado pelo deserto durante quarenta anos, sem possuir uma terra prpria. Josu, sob a orientao de Deus, dirigiu o povo na vitria contra as naes malignas que habitavam em Cana e tomou posse da terra deles para a nao de Israel, que at ento no possua um lar. Em seguida, Josu desafiou todo o povo a tomar uma deciso:

Pag. 10

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

.. escolham hoje quem vocs serviro: os deuses a quem serviram os seus pais, que estavam alm do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocs esto habitando. MAS QUANTO A MIM E A MINHA CASA, SERVIREMOS AO SENHOR"(h 24:15). Este mesmo desafio vem a cada um de ns. Voc quer assumir hoje, este mesmo compromisso de Josu?

MEU COMPROMISSO Hoje dou a minha adorao ao nico e verdadeiro Deus dos cus e da terra, e entrego a minha vontade, a minha vida, e as minhas posses a Ele. De hoje em diante assumo a determinao de nunca adorar nenhum outro deus. A minha adorao somente para Ele, e ensinarei aos outros as verdades sobre Deus. UMA PALAVRA FINAL Lembre-se da lei da multiplicao do Reino de Deus. E a sua vez de ensinar a uma outra pessoa sobre Deus e ensinar-lhe a ensinar a outras pessoas.

Pag. 11

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Capitulo 3: O Homem E Satans


A. O HOMEMA IMAGEM DE DEUS CRIADO PARA TER DOMNIO Deus tinha motivos muito bons para a criao do Homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propsito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... tudo o que Ele e tudo com o qual Ele est envolvido e que dominassem os cus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem em Sua Prpria imagem. Ento Deus disse: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos cus, e sobre o gado, sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem Sua Prpria imagem, imagem de Deus Ele o criou, macho e fmea, Ele os criou" (Gn 1:26,27). B. LCIFER Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os cus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos seres espirituais cujo propsito o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente (Ap 5:11-14). No.entanto, quando Lcifer, um dos grandes anjos da liderana compreendeu sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posio e a autoridade que Deus havia planejado para a espcie humana. Ele queria governar toda a Criao acima do Trono de Deus no Cu. Quando Lcifer se rebelou, Deus o expulsou do Cu. Ao mesmo tempo, um tero dos anjos uniram-se naquela rebelio e foram expulsos com Lcifer (Ap 12:4). "Como caste do cu, estrela da manh [Lcifer], filho da alva. Foste derribado terra, tu que outrora debilitavas as naes! "Disseste no teu corao: Subirei ao cu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus. assentar-me-ei entronizado no monte da assemblia, no mais alto da sagrada montanha. Subirei acima das mais altas nuvens. Tornar-me-ei semelhante ao Altssimo" (Is 14:12-14). Lcifer foi lanado terra onde hoje conhecido como "Satans" ou "Diabo". Separado da glria do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora (Ez 28:11-17) e tornou-se maligno e repleto de trevas. Os anjos que caram com ele tambm perderam a sua glria e tornaramse espritos malignos no recm-criado mundo de Deus. Mas a maligna ambio de Satans no mudou e, assim sendo, ele comeou um outro plano

Pag. 12

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado. C. A TENTAO Deus deu ao Seu primeiro homem e mulher (Ado e Eva) autoridade sobre toda a terra e disse-lhes para manterem-na sob o seu domnio. Para mant-los a salvo de Satans e de seus espritos malignos, Deus plantou duas rvores especiais no Jardim onde Ado e Eva moravam. Deus as chamou de "Arvore da Vida" e "Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal" (veja Gnesis 2:9,17). A Arvore da Vida representava a vida e a autoridade do Prprio Deus assim sendo, ao comer do seu fruto, Ado e Eva seriam cada vez mais preenchidos com a fora, o amor e a glria de Deus. A Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal representava a vida e a autoridade de Satans, e enquanto Ado e Eva no comessem do seu fruto, estariam a salvo dos espritos malignos que enchiam a terra. O domnio de toda a criao sempre seria deles se obedecessem ao seu amoroso Deus (Hb 2:8). "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do den para lavr-lo e tomar conta dele. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Voc pode comer de qualquer rvore do Jardim, mas voc no pode comer da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, pois quando voc comer dela, voc certamente morrer'' (Gn 2:15-17). No entanto, Satans enganou a Eva. Ele lhe disse que a rvore do Conhecimento do Bem e do Mal no era to ruim assim ao contrrio, ela se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Ado tambm comeu da rvore (1 Tm 2:14). "E vendo a mulher que o fruto da rvore era bom para se comer e agradvel aos olhos, e tambm desejvel para se ganhar sabedoria, ela pegou um pedao e o comeu. Ela tambm deu um pedao ao seu marido, que estava com ela, e ele o comeu " (Gn 3:6). D. O RESULTADO Atravs deste isolado ato pecaminoso, o homem perdeu a glria, a imagem de Deus, e o domnio sobre a criao. Satans ento tomou o trono desocupado por Ado e Eva e exerceu o seu domnio sobre a terra, e a morte encheu o mundo (Hb 2:14,15). " ...opecado entrou no mundo atravs de um s homem, e a morte atravs do pecado, e desta maneira a morte veio a todos os homens, porque [em Ado] todos pecaram..." (Rm 5:12). Todas as geraes subsequentes a Ado e Eva herdaram a sua natureza cada. Todos foram submetidos ao poder e ao domnio de Satans.

Pag. 13

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Quanto a vocs, vocs estavam mortos em suas transgresses e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e o prncipe do reino do ar, o esprito que agora opera naqueles que so desobedientes. "Todos ns vivamos dentre eles em certa ocasio, gratificando os desejos da nossa natureza pecaminosa e seguindo as suas vontades e pensamentos. Semelhantemente ao restante, ramos por natureza objetos de ira" (Ef 2:1-3). Os coraes das pessoas em toda parte esto agora repletos de: 1. Idolatria "Muito embora conhecessem a Deus, nem O glorificaram como Deus, nem Lhe deram os seus agradecimentos, mas o pensamento deles tornou-se ftil e os seus coraes tolos foram obscurecidos. "Ainda que se dissessem sbios, tornaram-se tolos e trocaram a glria do Deus imortal por imagens formadas para parecerem semelhantes ao homem mortal, e a pssaros, e a animais, e rpteis" (Rm 1:21-23). 2. Imoralidade "Portanto, Deus os entregou nos desejos pecaminosos de seus coraes impureza sexual para a desonra de seus corpos uns com os outros. "Eles trocaram a verdade de Deus por uma mentira, e adoraram e serviram as coisas criadas, ao invs do Criador o Qual para sempre louvado. Amm! Por causa disto, Deus os entregou a concupiscncias vergonhosas. At mesmo as suas mulheres trocaram as suas relaes naturais por relaes anormais. Da mesma maneira, os homens tambm abandonaram as relaes naturais e inflamaram-se com concupiscncias uns com os outros. "Os homens cometeram atos indecentes com outros homens e receberam em si prprios a penalidade devida por sua perverso" (Rm 1:24-27). 3. Todos os Tipos de Iniquidade Alm disso, por no considerarem que valesse a pena reter o conhecimento de Deus, Ele os entregou a uma mente depravada, para fazerem o que no deveria ser feito. Tornaram-se cheios de todo tipo de iniquidade, maldade, cobia, e depravao. Esto cheios de inveja, homicdio, contenda, engano, e malcia. "So mexeriqueiros, caluniadores, pessoas que odeiam a Deus, insolentes, arrogantes, e vangloriosos. Inventam formas de fazer o mal e so desobedientes a seus pais. So insensveis, incrdulos, impiedosos, cruis. "Muito embora conheam o justo decreto de Deus que os que fazem estas coisas merecem a morte, no somente continuam a fazer estas mesmas coisas, mas tambm aprovam os que as praticam'' (Rm 1:28-32).

E. O GRANDE PLANO DE DEUS PARA A RESTAURAO Deus no desistiu do homem por causa do seu pecado! No! Ao invs, Ele colocou em ao um outro plano grandioso o plano de salvar a humanidade do poder de Satans e de restaur-la ao Seu plano original de

Pag. 14

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

sermos Seus filhos e de compartilharmos do Seu Trono. Ele comeou a preparar o mundo para a vinda do Salvador Jesus. "Porque assim como em Ado todos morrem, assim tambm em Cristo todos sero vivificados"(1 Co 15:22). ONovo Testamento registra a histria de Cristo. Aquele que viria para nos salvar de todos os pecados.

Pag. 15

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Pag. 16

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

O QUE O NOVO TESTAMENTO ENSINA Captulo 4: Jesus


A. JESUS O FILHO DE DEUS H dois mil anos atrs, um homem entrou no cenrio da histria. Ele nasceu no mundo e cresceu at alcanar a maturidade, exatamente igual a todos os seres humanos, mas este homem era diferente de qualquer outra pessoa. Ele no era nenhum homem comum. Uma virgem concebeu atravs do Esprito Santo para que Ele pudesse nascer. Ele era o Prprio Deus vindo terra em forma humana. Ele era o "Filho de Deus(Lc 1:26-35). "No princpio era a Palavra [Jesus], e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus... A Palavra tornou-Se carne e habitou por algum tempo entre ns. Vimos a Sua glria, a glria do Unignito Filho, o Qual veio do Pai, cheio de graa e verdade" (Jo 1:1,14). B. JESUS VEIO AO MUNDO PARA UM PROPSITO ESPECIAL 1. Resgatar A Humanidade Do Poder De Satans "Porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que havia se perdido (Lc 19:10). Veja Colossenses 1:13. 2. Dar A Sua Vida Como Um Resgate Para Nos Comprar De Volta " ...o Filho do Homem no veio para ser servido, e sim para servir e dar a Sua vida como um resgate para muitos" (Mt 20:28). 3. Destruir As Obras De Satans Em Nossas Vidas "Quem faz o que pecaminoso do diabo, porque o diabo peca desde o princpio. "A razo pela qual o Filho de Deus apareceu foi para destruir as obras do diabo" (1 Jo3:8). 4. Dar-Nos A Vida Eterna "E este o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida encontra-se no Seu Filho. "Quem tem o Filho tem a vida. Quem no tem o Filho de Deus no tem a vida (1 Jo 5:11,12). Veja tambm Joo 3:16,17 e Joo 10:10. 5. Dar-Nos Um Novo "Nascimento" Na Famlia De Deus "Contudo, a todos que O receberam, a estes que creram em Seu Nome, Ele lhes deu o direito de se tornarem filhos de Deus filhos que no so nascidos de descendncia natural, nem de uma deciso humana, ou ainda da vontade de um marido, mas nascidos de Deus" (Jo 1:12). Veja tambm 1 Joo 3:1,2. 6. Restaurar A Nossa Comunho Com Deus Pai

Pag. 17

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Proclamamo-lhes o que vimos e ouvimos, a fim de que vocs tambm possam ter comunho conosco. E a nossa comunho com o Pai e com o Filho, Jesus Cristo " (1 Jo 1:3). C. JESUS VEIO PARA NOS MOSTRAR A NATUREZA DE DEUS "Se vocs realmente Me conhecessem [a Jesus], vocs conheceriam tambm o Meu Pai. De agora em diante, vocs O conhecem de fato e O viram... Qualquer pessoa que Me viu, tambm viu o Pai. Como vocs podem dizer: Mostra-nos o Pai? "Voc no cr que Eu estou no Pai, e que o Pai est em Mim? As palavras que lhes falo no so simplesmente as Minhas Prprias palavras. Ao invs, o Pai, habitando dentro de Mim, que est fazendo a Sua obra. Creiam em Mim quando digo que estou no Pai e que o Pai est em Mim... " (Jo 14:7-11). Veja tambm Joo 1:18. 1. Ele Nos Mostrou O Amor De Deus Foi assim que Deus demonstrou o Seu amor para conosco: Ele enviou o Seu Unignito Filho ao mundo para que pudssemos viver atravs d'Ele. Isto amor: No que tivssemos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como um sacrifcio expiatrio pelos nossos pecados" (1 Jo 4:9,10). Veja tambm Romanos 5:8. 2. Ele Nos Mostrou O Poder De Deus a. Ele Curou Os Enfermos, Os Aleijados, E Os Cegos. "E a Sua fama espalhou-se por toda a Sria, e traziam-Lhe todos os enfermos de vrias doenas, os que sofriam de dores intensas, os endemoninhados, os epilpticos, e os paralticos, e Ele os curava "(Mt4:24). Veja tambm Joo 9:1-7. b. Ele Expulsou Os Espritos Malignos. "E Jesus curou a muitos que tinham diversas enfermidades. Ele tambm expulsou muitos demnios, porm no permitia que os demnios falassem porque eles sabiam quem Ele era" (Mc 1:34). Veja tambm Marcos 5:1-17. c. Ele Realizou Milagres. "E levantou-se uma furiosa borrasca, e as ondas quebravam-se por sobre o barco, de maneira que j se encontrava quase submerso... Jesus levantou-Se, repreendeu o vento, e disse s ondas: Calai- vos! Aquietai-vos!' "A ento o vento se aquietou e houve uma grande bonanza... os Seus discpulos ficaram muito atemorizados e perguntaram uns aos outros: Quem este que at mesmo os ventos e as ondas Lhe obedecem!?"" (Mc 4:37-41). Veja tambm Joo 6:1 -21. d. Ele Ressuscitou Os Mortos. ".... Jesus clamou com grande voz: Lzaro, saia! E o defunto saiu, com as suas mos e ps envolto com faixas de linho, e com um leno ao redor do seu rosto. "Jesus lhes disse: Tirem dele as vestimentas fnebres e deixem-no ir" (Jo 11:43,44). D. JESUS COMPARTILHOU DOS NOSSOS SOFRIMENTOS EM SUA VIDA Durante a Sua vida na terra, Jesus experimentou todos os problemas da vida que enfrentamos. Assim sendo, Ele compreende os nossos sentimentos.

Pag. 18

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Porque no temos um sumo sacerdote que incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos um sumo sacerdote que foi tentado de todas as formas, exatamente como somos contudo sem pecado" (Hb 4:15). Veja tambm Mateus 8:17. E. JESUS MORREU NA CRUZ POR NS Homens malvados tomaram o Senhor Jesus e O executaram, crucificando-o numa cruz de madeira, como no caso de um criminoso comum. Ele poderia ter salvo a Si Prprio, mas no o fez, pois foi atravs da Sua morte na Cruz que Deus salvaria o mundo. Jesus morreu por ns! (Leia Marcos 15:16-39). "Ele Prprio levou os nossos pecados em Seu corpo no madeiro, a fim de que pudssemos morrer aos pecados e viver para a retido. Atravs das Suas feridas vocs foram curados" (1 Pe 2:24). Veja tambm Isaas 53:5,6. F. JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS POR NS Depois de permanecer trs dias na sepultura, Deus ressuscitou o Seu Filho dos mortos! (Leia Mateus 28.) Isto tambm foi por ns! "Mas devido ao Seu grande amor por ns, Deus, o Qual rico em misericrdia, nos vivificou com Cristo... Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus..." (Ef 2:4-6). Veja tambm Romanos 6:4. G. JESUS ABRIU A PORTA DO CU PARA NS Quando a Sua obra na terra foi completada, Jesus voltou ao Cu para ficar com Deus, o Seu Pai. Mas isto tambm foi por ns... pois Ele abriu para ns o caminho para a presena de Deus, onde podemos habitar agora e para sempre! "Portanto, irmos, j que temos confiana de entrarmos no Lugar Santssimo atravs do sangue de Jesus, e atravs de um novo e vivo caminho aberto para ns atravs do vu, isto , o Seu Corpo... aproximemo-nos de Deus com um sincero corao e em total certeza de f" (Hb 10:19-22). Veja tambm Joo 14:1-3. MEU COMPROMISSO Reconheo hoje que Jesus o Filho de Deus e que Ele veio ao mundo para suprir a minha grande necessidade de um Salvador. Tambm contarei aos outros que Ele veio ao mundo para eles.

Pag. 19

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 5: A Cruz
Quando Jesus Cristo foi morto, tendo sido pregado numa cruz de madeira, aqueles homens malvados pensaram que estavam simplesmente executando um homem que estava perturbando o seu estilo de vida. Eles no perceberam que a Cruz fora planejada por Deus desde o incio do mundo. A. DEUS LIDA COM O PECADO Atravs da morte do Seu Filho na Cruz, o grande Deus Criador estava lidando com o pecado, o sofrimento, e a angstia de todas as pessoas. Jesus estava morrendo no lugar de todos os indivduos do mundo. A aceitao pessoal do que Ele fez na Cruz traz a resposta a todas as nossas necessidades. 1. Deus Revela O Seu Poder Atravs Da Cruz "Porque a mensagem da Cruz loucura para os que esto perecendo, mas para ns, os que estamos sendo salvos, o poder de Deus (1 Co 1:18). Veja tambm Romanos 1:16. 2. Deus Mostra O Seu Amor Na Cruz "Mas Deus demonstra o Seu Prprio amor para conosco no fato de que, enquanto ainda ramos pecadores, Cristo morreu por ns " (Rm 5:8). 3. Deus Removeu As Nossas Dores Na Cruz "Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas dores. Contudo, ns O reputamos por ferido e oprimido por Deus, e aflito" (Is 53:4). 4. Jesus Tomou A Punio Pelos Nossos Pecados Na Cruz "Mas Ele foi ferido pelas nossas transgresses. Ele foi modo pelas nossas iniquidades. A punio que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas somos sarados... Todos ns, como ovelhas, nos desgarramos; cada um de ns voltou-se ao seu prprio caminho, e o Senhor colocou sobre Ele a iniquidade de todos ns " (Is 53:5,6). Veja tambm 1 Pedro2:24. B. UM NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVS DA CRUZ Pelo fato de Deus ser to santo e reto, o pecado nos separa d'Ele. Ningum que tenha pecado em seu corao capaz de permanecer em Sua presena. Portanto, com a Sua morte na Cruz, Jesus no somente sofreu pelos nossos pecados em nosso lugar, mas tambm tornou possvel que conhecssemos a Deus pessoalmente e que experimentssemos o amor, a paz, e a alegria que a comunho com Ele traz. 1. Tornamo-nos Aceitveis Diante De Deus Atravs Da Cruz

Pag. 20

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Deus transformou Aquele que no tinha nenhum pecado em pecado por ns, a fim de que n 'Ele pudssemos nos transformar na retido de Deus" (2 Co 5:21). 2. Recebemos O Perdo Atravs Da Cruz "Porque Ele nos resgatou do domnio das trevas e nos introduziu no Reino do Filho que Ele ama, em Quem temos a redeno, o perdo dos pecados" (Cl 1:13,14). Veja tambm 1 Joo 2:1,2. 3. Tornamo-nos Membros Da Famlia De Deus Atravs Da Cruz "Tanto o que santifica os homens e os que so santificados so da mesma famlia. Assim sendo, Jesus no Se envergonha de cham-los de irmos. Ele diz: Declararei o Teu nome aos Meus irmos. Na presena da congregao cantarei o Teu louvor "(Hb 2:11,12). Veja tambm Joo 1:12. 4. Barreiras Raciais So Quebradas Atravs Da Cruz "Mas agora em Cristo Jesus, vocs, que outrora estavam longe, foram aproximados atravs do sangue de Cristo. Pois Ele Prprio a nossa paz, o Qual fez dos dois um s e destruiu a barreira, a muralha divisria de hostilidade, abolindo em Sua carne a lei com os seus mandamentos e regulamentos. "O Seu propsito era o de criar em Si Prprio um s novo homem, proveniente de dois, ocasionando assim a paz, e neste nico corpo reconciliar a Deus atravs da Cruz, atravs da qual Ele aniquilou a hostilidade deles'' (Ef 2:13-16). C. LIBERDADE

ATRAVS DA CRUZ Qastawnoz A morte de Jesus na Cruz foi uma grande vitria para ns. Pelo fato de Deus ter tratado com o nosso pecado na Cruz, isto significa tambm que toda a angstia e sofrimento, que so resultados do pecado, tambm foram tratados. A Cruz ganhou uma grande liberdade para ns! 1. Livres De Satans "E tendo desarmado as potestades e autoridades, Ele fez delas um espetculo pblico, triunfando sobre elas atravs da Cruz" (Cl 2:15). Veja tambm Colossenses 1:13. 2. Livres Dos Pecados Passados "Se pois o Filho os libertar, vocs verdadeiramente sero livres" (Jo 8:36). Veja tambm Colossenses 2:13. 3. Livres Dos Pecados Presentes "Pois o pecado no ser o seu mestre, pois vocs no esto debaixo da lei e sim debaixo da graa" (Rm 6:14). 4. Livres Das Enfermidades "Isto foi para se cumprir o que foi falado atravs do profeta Isaas: Ele tomou as nossas enfermidades e levou as nossas doenas'' (Mt 8:17). 5. Livres Da Maldio Cristo nos redimiu da maldio da lei, tornando-Se uma maldio por ns, pois est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gl 3:13). Veja tambm Deuteronmio 28:15-68.

Pag. 21

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

6. Livres Do Julgamento "A ento Cristo teria que ter sofrido muitas vezes desde a criao do mundo. Mas agora Ele apareceu uma vez por todas, no final das eras, para aniquilar com o pecado atravs do Seu Prprio sacrifcio assim como o homem est destinado a morrer uma vez, e aps isto a enfrentar o julgamento " (Hb 9:26,27). 7. Livres Da Morte Eterna "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unignito, para que todo aquele que n 'Ele cr no perea, mas tenha a vida eterna"(Jo 3:16). D. O AMOR E A JUSTIA ENCONTRAM-SE NA CRUZ A Cruz o lugar onde o amor de Deus e o justo julgamento de Deus se encontram. O Seu justo julgamento exigia a penalidade de morte pelo pecado o derramamento de sangue. O Seu amor satisfez as Suas Prprias exigncias, e Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar. "Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos ento salvos da ira de Deus atravs d'Ele! Pois se quando ramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele atravs da morte do Seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos' salvos atravs da Sua vida! E no somente isto, mas regozijamo-nos em Deus atravs do nosso Senhor Jesus Cristo, atravs do Qual recebemos agora a reconciliao (Rm 5:8-11). E. A CRUZ O CENTRO DA HISTRIA A Cruz de Jesus Cristo o ponto central da existncia da Humanidade na terra. Desde o momento em que o primeiro homem e mulher pecaram (veja Gnesis 3), j havia sido planejado de antemo por Deus que Jesus morreria na Cruz. Daquela ocasio em diante, as pessoas olhavam adiante, em f, para o que Deus havia prometido que Ele faria para salv-las. Hoje em dia olhamos para trs, e, crendo no que Jesus fez por ns na Cruz, recebemos o perdo e uma nova vida. MEU COMPROMISSO Hoje coloco a minha total confiana no que Deus estava fazendo por mim quando Jesus morreu na Cruz. Creio que Ele levou a punio pelo meu pecado. Recebo o perdo que Deus est me oferecendo, e agradeo-Lhe pelo relacionamento que isto agora me proporciona com Ele. Tomo uma deciso hoje que viverei cada dia neste relacionamento pessoal com Deus e me comprometo a compartilhar esta verdade com outros.

Pag. 22

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Capitulo 6: O Sangue De Cristo


O derramamento do sangue de Jesus Cristo na Cruz foi um fator para que pudssemos receber o perdo pelos nossos pecados e a aceitao na presena de Deus. " ...sem o derramamento de sangue no h perdo " (Hb 9:22). A. A VIDA EST NO SANGUE Porque a vida da carne est no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas... o sangue que far a expiao... "(Lv 17:11). Quando pecamos, merecemos a morte. "O salrio do pecado a morte" (Rm 6:23). Jesus pagou esta penalidade por ns, derramando o Seu sangue (morrendo por ns em nosso lugar). Expiao significa sermos RECONCILIADOS com Deus. Jesus deu a Sua vida (derramou o Seu sangue) na Cruz para a nossa RECONCILIAO (expiao). Isto possibilitou a nossa RECONCILIAO com Deus. O sangue de Jesus significa que no somos mais os Seus inimigos e sim, os Seus amigos, Seus filhos e filhas. Pela f, aceitamos o que Jesus fez por ns. B. O QUE O PECADO FAZ S NOSSAS VIDAS 1. Separa-nos De Deus "Mas as suas iniquidades separaram as suas vidas de Deus, os seus pecados ocultaram a face de Deus de vocs, de forma tal que Ele no lhes ouve " (Is 59:2). 2. Faz Com Que Nos Sintamos Culpados A minha culpa me soterrou como um fardo que pesado demais para ser suportado" (Sl 38:4). 3. Permite Que Satans Nos Acuse " ...o acusador dos nossos irmos, que os acusa diante do nosso Deus dia e noite... " (Ap 12:10). ,'., r, n v 4. Exige A Penalidade De Morte "...A alma que pecar a que morrer" (Ez 18:4). O sangue de Cristo supre todas as nossas necessidades. C. O SANGUE PARA DEUS O sangue de Cristo satisfaz plenamente a lei de Deus que requer uma penalidade pela quebra da lei. 1 Joo 3:4 diz: "o pecado a quebra da lei. " O sangue nos protege da penalidade pela quebra da lei (morte). Em xodo 12, Deus ordenou o povo de Israel a aplicar o sangue de um cordeiro sob os portais de suas casas para proteg-los do destruidor o qual mataria todos os primognitos.

Pag. 23

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Este cordeiro era um prottipo do CordeiroJesuso Qual viria mais tarde. Deusdisse: " ...vendo Eu o sangue, passarei por cima de [protegerei] vocs... "(vs 13). 1. A Comunho E Restaurada "Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos ento salvos da ira de Deus atravs d'Ele" (Rm 5:8,9). 2. Somos Redimidos (Comprados Para Sermos Libertos da Escravido) "N'Ele temos a redeno atravs do Seu sangue, o perdo dos pecados, de acordo com as riquezas da graa de Deus" D. O SANGUE PARA O HOMEM O sangue satisfez a Deus. Agora ele deve nos satisfazer na purificao da conscincia de nossas culpas. 1. O Sangue Nos Purifica Da Culpa "Quanto mais ento o sangue de Cristo, que atravs do Esprito eterno Se ofereceu imaculado a Deus, purificar as nossas conscincias dos atos que levam morte, para que possamos servir ao Deus vivo! "(Hb 9:14). 2. O Sangue Nos Santifica "E assim tambm Jesus sofreu fora dos portes da cidade para santificar o povo atravs do Seu Prprio sangue (Hb 13:12). 3. O Sangue Nos Aproxima De Deus "...e atravs d'Ele reconciliasse Consigo Prprio todas as coisas, tanto as que esto na terra, como as que esto no cu, fazendo a paz atravs do Seu sangue derramado na Cruz. Outrora vocs estavam alienados de Deus e eram inimigos nas suas mentes devido aos seus comportamentos malignos. Mas agora Ele os reconciliou... "(Cl 1:20-22). 4. O Sangue Nos D Intrepidez Para Entrarmos Na Presena De Deus "Portanto, irmos, j que temos confiana de entrarmos no Lugar Santssimo pelo sangue de Jesus e por um novo e vivo caminho aberto para ns atravs do vu, ou seja, o corpo... "Aproximemo-nos de Deus com um corao sincero e em total certeza de f, tendo nossos coraes espargidos para nos purificar de uma conscincia culpada e tendo os nossos corpos lavados com gua limpa " (Hb 10:19-22). 5. O Sangue Nos Aperfeioa Diante Dos Olhos De Deus "...porque devido a um s sacrifcio Ele aperfeioou para sempre os que esto sendo santificados'' (Hb 10:14). E. O SANGUE PARA O DIABO A atividade mais estratgica de Satans nesta era a de ser o acusador dos irmos (Ap 12:10) e nisto que o Senhor o confronta em Seu ministrio especial na qualidade de Sumo Sacerdote atravs do Seu Prprio sangue (Hb 9:11-14).

Pag. 24

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

1. O Sangue Coloca Deus Ao Lado Do Homem E Contra O Diabo "... Se Deus por ns, quem ser contra ns?... Quem trar alguma acusao contra os que Deus escolheu? Seria Deus, sendo Ele que justifica? Quem os condenar? Seria Cristo Jesus, o Qual morreu? e mais do que isto Aquele que foi ressuscitado e que Se encontra destra de Deus e que tambm est intercedendo [orando] por ns?"(Rm 8:31,33,34). O diabo no tem nenhuma base para acusaes contra os que receberam a obra do sangue de Cristo derramado por eles. 2. O Sangue Dissolve Todo Os Direitos Legais De Posse De Satans " ...em Quem temos a redeno, o perdo dos pecados " (Cl 1:14). "Redeno" significa "comprar de volta". Estamos debaixo de um novo dono, e o preo que foi pago por ns foi o sangue derramado de Jesus. "...a Igreja de Deus, que Ele comprou com o Seu Prprio sangue" (At 20:28). Veja tambm 1 Corntios 6:19,20 e 1 Timteo 2:6. F. O QUE O SANGUE DE CRISTO NOS TROUXE 1. Pureza De Corao Mas se andarmos na luz, como Ele est na luz, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado " (1 Jo 1:7). 2. Vida Eterna "Jesus lhes disse: Eu lhes digo a verdade. A menos que vocs comam a carne do Filho do Homem e bebam o Seu sangue, vocs no tm nenhuma vida em vocs mesmos. Qualquer pessoa que come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no ltimo dia"(Jo 6:53,54). 3. Aproximao A Deus "Mas agora em Cristo Jesus, vocs, que outrora estavam longe, foram aproximados atravs do sangue de Cristo" (Ef 2:3). MEU COMPROMISSO Compreendo agora o que o sangue derramado de Jesus significa para Deus, para Satans, e para mim. Comprometo-me a compartilhar com os outros a verdade com relao ao sangue de Cristo. Lembrarei a mim mesmo constantemente da aliana que Deus tem comigo, de perdoar o meu pecado, purificar-me do pecado, e proteger-me dos ataques de Satans.

Pag. 25

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 7: A Ressurreio
Aps a Sua morte na Cruz, Jesus ficou na sepultura por trs dias (Mt 12:40). A ento Deus ressuscitou o Seu Filho dos mortos! (Leia Mateus 28). "...e que atravs do Esprito de Santidade foi declarado com poder como sendo o Filho de Deus pela Sua ressurreio dos mortos: Jesus Cristo nosso Senhor (Rm 1:4). A. DEUS RESSUSCITOU VOC JUNTAMENTE COM CRISTO A morte de Jesus foi para voc, bem como tambm a Sua ressurreio! Quanto a vocs, vocs estavam mortos em suas transgresses e pecados, nos quais vocs costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e do prncipe do reino do ar... "Mas, devido ao Seu grande amor por ns, Deus, que rico em misericrdia nos vivificou com Cristo, at mesmo quando estvamos mortos em transgresses pela graa que vocs foram salvos. E Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus" (veja Efsios 2:1-6; Colossenses 3:13). 1. Para Lhe Dar Uma Nova Vida " ...Deus... nos salvou e nos chamou a uma vida santa no devido a nada que tivssemos feito, e sim devido ao Seu Prprio propsito e graa. Esta graa nas foi dada em Cristo Jesus antes do incio do tempo, porm foi revelada agora atravs do aparecimento do nosso Salvador, Cristo Jesus, o Qual destruiu a morte, e trouxe luz a vida e a imortalidade atravs do Evangelho " (2 Tm 1:9,10). 2. Para Lhe Dar Um Novo Nascimento "Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Em Sua grande misericrdia, Ele nos deu um novo nascimento e nos introduziu numa esperana viva atravs da ressurreio de Jesus Cristo dentre os mortos... " (1 Pe 1:3). 3. Para Lhe Dar Um Novo Incio "Portanto, se algum est em Cristo, uma nova criao. As coisas velhas j passaram, e as coisas novas j chegaram '' (2 Co 5:17). 4. Para Lhe Dar: a. Vitria Sobre Satans. "Vocs, queridos filhos, so de Deus e j venceram o mundo, porque Aquele que est em vocs maior do que aquele que est no mundo [Satans]... pois todo aquele que de Deus vence o mundo. Esta a vitria que venceu o mundo: a nossa f. Quem que vence o mundo? Somente o que cr que Jesus o Filho de Deus" (1 Jo 4:4; 5:4,5). Veja tambm Colossenses 2:13-15. b. Autoridade Sobre Satans. Aps a Sua ressurreio, "...Jesus Cristo... foi para o Cu e encontra-Se destra de Deus com anjos, autoridades e potestades [isto inclui a Satans] em submisso a Ele " (1 Pe 3:21,22). Veja tambm Lucas 10:17-19.

Pag. 26

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

c. Poder Sobre Satans. Oro tambm para que os olhos dos seus coraes possam ser iluminados, a fim de que vocs possam conhecer... o seu incomparvel e grande poder para ns que cremos. "Este poder semelhante operao da Sua poderosa fora, a qual Ele exerceu em Cristo quando Ele O ressuscitou dentre os mortos e O assentou Sua destra nos lugares celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domnio, e de todo ttulo que possa ser dado, no somente nesta era presente, mas tambm na vindoura. "E Deus colocou todas as coisas debaixo dos Seus ps e O designou para ser Cabea sobre tudo para a Igreja, a qual Seu Corpo, a plenitude d'Ele que enche todas as coisas de todas as maneiras" (Ef 1:18-23). Veja tambm Marcos 16:15-18, Atos 1:8; 4:33. 5. Para Torn-lo Um Filho E Herdeiro No Reino De Deus "Porque vocs no receberam um esprito que os escraviza novamente e que para ser temido, mas vocs receberam o Esprito de adoo de filhos. E por Ele clamamos: Aba Pai'. O Prprio Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, ento somos herdeiros herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo... " (Rm 8:15-17). B. A RESSURREIO SATISFAZ TODAS AS NECESSIDADES DA VIDA 1. A Sua Libertao Do PASSADO A sua antiga vida pecaminosa foi aniquilada na Cruz com Jesus, e foi enterrada com Ele na sepultura. A ento, quando Jesus foi ressuscitado, voc foi ressuscitado com Ele, como uma nova criao deixando para trs a sua antiga vida na sepultura de Jesus! "Fomos portanto sepultados com Ele atravs do batismo na morte a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos atravs da glria do Pai, ns tambm possamos viver uma nova vida... em Sua morte, Ele morreu para o pecado de uma vez por todas, mas a vida que Ele vive, Ele a vive para Deus. Da mesma maneira, considerem-se mortos ao pecado, porm vivos para Deus em Cristo Jesus "(Rm 6:411). Veja tambm Efsios 2:1-7 e Colossenses 2:12-15. 2. O Seu Poder Para O PRESENTE Pelo fato de Jesus estar VIVO, recebemos agora o poder do Seu Esprito para vivermos uma vida de vitria sobre o pecado e todos os ataques de Satans contra ns. "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus por ns quem ser contra ns? Aquele que no poupou o Seu Prprio Filho, mas O entregou por todos ns como no nos dar tambm juntamente com Ele todas as coisas? Quem far qualquer acusao contra os que Deus escolheu? Seria Deus, sendo Aquele que justifica? Quem os condenar? Seria Jesus, que morreu e mais do que isso, que foi ressuscitado e que Se encontra destra de Deus e tambm est intercedendo por ns?

Pag. 27

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Quem nos separar do amor de Cristo? Seria a tribulao, ou a angstia, ou a perseguio, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? No, mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores atravs d'Aquele que nos ama... "(Rm 8:31-39). 3. 3. A Sua Esperana Para O FUTURO A ressurreio de Jesus nos d uma grande esperana para o futuro. Ele chamado de "o Primognito dentre os mortos" (Cl 1:18). Em Sua ressurreio, Ele estava abrindo caminho para todos que creriam n'Ele para O seguirem para tambm serem ressurretos dentre os mortos! Num maravilhoso dia do futuro, Jesus Cristo voltar terra novamente no como um beb desta vez, porm revelando a todo o mundo quem Ele realmente o glorioso Deus e Rei de toda a Criao. Nesta ocasio, todos os que morreram, crendo n'Ele, sero ressurretos! "... Se Cristo no ressuscitou, a f de vocs v. Vocs ainda esto em seus pecados. Assim tambm os que adormeceram em Cristo esto perdidos. Se esperamos em Cristo s nesta vida, somos os mais miserveis de todos os homens. "Mas Cristo foi de fato ressuscitado dentre os mortos, as primcias dos que adormeceram. Pois j que a morte veio atravs de um homem, a ressurreio dos mortos tambm vem atravs de um homem. "Como em Ado todos morrem, assim tambm em Cristo todos sero vivificados. Mas cada um em sua prpria vez: Cristo, as primcias; a ento, quando Ele vier, os que pertencem a Ele" (1 Co 15:17-23). Veja tambm 1 Corntios 15:5057 e 1 Tessalonicenses 4:13-18 MEU COMPROMISSO Devido ressurreio de Cristo, comprometo-me hoje a receber a plenitude da minha nova vida e liberao n'Ele. Permanecerei firme nesta verdade e a compartilharei com todas as pessoas que puder.

Pag. 28

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Pag. 29

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 8: Arrependimento
O arrependimento o primeiro passo que tomamos para recebermos a salvao que Deus nos oferece no Senhor Jesus Cristo. "... Deus fez deste Jesus, a Quem vocs crucificaram, tanto Senhor como Cristo. Ouvindo isto o povo, compungiram-se em seu corao e disseram a Pedro e aos outros apstolos: Irmos, o que faremos? Pedro replicou: Arrependam-se e sejam batizados, cada um de vocs, em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados possam ser perdoados" (At 2:36-38). Veja tambm Atos 17:30. A. O QUE O ARREPENDIMENTO NO 1. No Um Mero Sentimento De Culpa O sentimento de culpa com relao ao nosso pecado vem antes do arrependimento, porm no .o arrependimento em si. Ningum se arrepende, a menos que tenha primeiramente se sentido culpado com relao ao seu pecado, porm nem todos que se sentem culpados arrependem-se de fato. "Enquanto Paulo discorria sobre a retido, o auto-controle, e o julgamento vindouro, Flix temeu e disse: Isto o suficiente para agora! Voc pode ir embora. Quando eu julgar conveniente, mandarei cham-lo" (At 24:25). Flix sentiu-se culpado, porm no se arrependeu. 2. No Uma Mera Tristeza Pelo Seu Pecado Algumas pessoas ficam muito tristes por causa das consequncias de seus pecados, ou pelo fato de terem sido pegas. Muitas pessoas ficam tristes, no pelo que tm feito de errado, mas pela penalidade que recebem ao serem pegas. "A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento que traz a salvao e no traz nenhum remorso, mas a tristeza segundo o mundo traz a morte " (2 Co 7:10). 3. No Uma Mera Tentativa De Sermos Pessoas Boas Muitas pessoas tentam com as suas prprias foras tornarem-se pessoas melhores e mudarem os seus estilos de vida. Todo esforo prprio traz consigo uma raiz de auto-justia, que algo que no reconhece a necessidade de arrependimento pelo pecado. "Todos ns nos tornamos como o imundo, e todos os nossos atos retos so como trapos imundos. Todos ns murchamos como uma folha, e como o vento, os nossos pecados nos arrebatam " (Is 64:6). 4. No Adquirir Religiosidade Os fariseus da Bblia eram extremamente religiosos em seus comportamentos e prticas. Jejuavam, oravam e tinham muitas cerimnias religiosas. No entanto, nunca se arrependeram.

Pag. 30

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Mas ao ver muitos dos fariseus e saduceus vindo para onde Ele estava batizando, Ele lhes disse: Raa de vboras! Quem os alertou a fugirem da ira futura? Produzam frutos dignos do arrependimento. "E no digam a si prprios: Temos a Abrao como nosso pai. Digo-lhes que destas pedras Deus pode levantar filhos para Abrao. O machado j est na raiz da rvore, e todas as rvores que no produzem frutos bons sero derribadas e lanadas no fogo" (Mt 3:7-10). Veja tambm Mateus 5:20. 5. No Um Mero Conhecimento Da Verdade A posse de um conhecimento intelectual da verdade no garante necessariamente que a verdade tenha se tornado uma realidade viva em nossas vidas. Crermos com as nossas cabeas e crermos comos nossos coraes so duas coisas diferentes (veja Romanos 10:10). "Voc cr que h um s Deus. Bom! At mesmo os demnios crem nisto e estremecem. O tolo, voc quer mais evidncias de que a f sem as obras de retido intil? "(Tg 2:19,20). B. O QUE O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO 1. Estar Pesaroso Para Com Deus Pelo Seu Pecado O verdadeiro arrependimento uma tristeza no somente para consigo prprio, ou para com uma outra pessoa, mas em primeiro lugar uma verdadeira tristeza para com Deus. "Tem misericrdia de mim, Deus, de acordo com o Teu infalvel amor. De acordo com a Tua grande compaixo, apaga as minhas transgresses, lava a minha iniquidade e puriftca-me do meu pecado. Pois conheo as minhas transgresses e o meu pecado est sempre diante de mim. Contra Ti, Ti somente, pequei e fiz o que mal aos Teus olhos..." (Sl 51:1-4). Veja tambm Salmos 38:8. 2. Ser Realista Com Relao Ao Seu Pecado "Ento reconheci o meu pecado diante de Ti e no encobri a minha iniquidade. Disse: Confessarei as minhas transgresses ao Senhor e Tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Sl 32:5). Veja tambm 1 Joo 1:9. 3. Abandonar O Seu Pecado "O que encobre os seus pecados no prospera, mas todo aquele que os confessa e os renuncia, encontra a misericrdia'' (Pv 28:13). 4. Odiar O Pecado "Amaste a retido e odiaste a iniquidade. Portanto... Deus Te ungiu... " (Hb 1:9). "... e vocs se odiaro por todo o mal que vocs fizeram " (Ez 20:43,44). 5. Quando Possvel, Restituir Aos Outros O Que Voc Lhes Deve "Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Eis que dou metade das minhas posses, e se defraudei qualquer pessoa em qualquer coisa, farei uma restituio quadruplicada" (Lc 19:8). Veja tambm Levtico 6:1-7. C. O QUE O ARREPENDIMENTO ENVOLVE 1. O Abandono Do Pecado

Pag. 31

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"No sejam como os seus pais! Os primeiros profetas suplicaram-lhes em vo para abandonarem todos os seus maus caminhos. Venham, voltem a Mim, disse o Senhor Deus; mas no, eles no queriam ouvir. No prestaram ateno absolutamente" (Zc 1:4). Veja tambm Glatas 5:19-21 e Efsios 5:5. 2. O Abandono Do Mundo "Parem de amar este mundo maligno e tudo o que ele lhes oferece, pois quando vocs amam estas coisas vocs demonstram que no amam a Deus de fato"(1 Jo 2:15). Veja tambm Tiago 4:4. 3. O Abandono De Si Prprio "Ele morreu por todos para que todos os que vivem tendo recebido a vida eterna d'Ele pudessem no mais viver para si prprios, para agradarem a si prprios, mas para passarem as suas vidas agradando a Cristo, o Qual morreu e ressuscitou por eles" (2 Co 5:15). Veja Tambm Lucas 14:26. 4. O Abandono Do Diabo "... para abrir os seus olhos sua verdadeira condio, para que eles possam se arrepender e viver na luz de Deus, ao invs de viverem nas trevas de Satans..." (At 26:18). Veja tambm Colossenses 1:13. 5. Converso A Deus "Portanto, diga ao povo: Isto o que o Senhor Todo-Poderoso diz: Voltem para Mim, declara o Senhor Todo-Poderoso, e Eu retornarei para vocs, diz o Senhor Todo-Poderoso " (Zc 1:3). 6. Converso A Um Estilo De Vida De Retido "No apresentem os membros de seus corpos ao pecado como instrumentos de iniquidade, mas, ao invs, ofeream-se a Deus, como aqueles que foram ressuscitados, e ofeream os membros de seus corpos a Ele como instrumentos de retido" (Rm6:13).

MEU COMPROMISSO Decido hoje a arrepender-me e continuarei abandonando o pecado medida em que Deus me revelar as coisas que so erradas.

Pag. 32

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 9: F
A f sempre foi a marca de um discpulo de Jesus. Os primeiros discpulos eram conhecidos como CRENTES. Jesus disse: "... Tudo possvel para aquele que cr" (Mc 9:23). A f significa uma total dependncia de Deus. Quando Ado pecou, ele saiu da dependncia de Deus e entrou numa "in-dependncia" (que significa incredulidade). Esta a razo pela qual Deus colocou uma prioridade to alta assim na f. A f a forma pela qual somos restaurados a um relacionamento com Deus (dependncia de Deus). Esta dependncia de Deus chamada de f. A f o leva alm dos seus cinco sentidos de viso, audio, paladar, olfato e tato. A f o libera da sua capacidade limitada. Pela f voc passa da ' 'in-capacidade'' para a' 'capacidade de Deus''. Este o caminhar de f para o qual todos ns somos chamados onde "nada impossvel" (Mt 17:20). A. O QUE A F? A f uma ao de obedincia em resposta ao que Deus falou. A verdadeira f expressa em 1) Obedincia e 2) Ao em resposta ao 3) Nosso ouvir a Palavra de Deus (voz). "Agora a f estarmos certas do que esperamos e termos a certeza daquilo que mia vemos (Hb 11:1). A f significa termos confiana ou certe/a numa outra pessoa ou nas palavras desta pessoa. Ter f em Deus envolve uma troca da auto-confiana pela confiana cm Deus. Paramos de confiar em ns mesmos e confiamos n'Ele. Abandonamos a dependncia de nossas fontes limitadas de conhecimento e comeamos a receber de Suas fontes ilimitadas. B. DOIS TIPOS DE CONHECIMENTO "A minha mensagem e a minha pregao no foram com palavras sbias e persuasivas, mas com uma demonstrao do poder do Esprito, afim de que a f de vocs no se baseasse na SABEDORIA DE HOMENS, e sim no poder de Deus. "No entanto, falamos realmente uma mensagem de sabedoria dentre os perfeitos, mas no a sabedoria deste mundo, nem dos governantes deste mundo, os quais esto se aniquilando. "No! Falamos da SABEDORIA SECRETA de Deus, uma sabedoria que tem estado oculta e que Deus destinou para a nossa glria antes que o tempo comeasse " (1 Co 2:4-7). Veja tambm os versculos 8-16.

Pag. 33

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

1. Conhecimento Atravs Dos Sentidos Todo conhecimento que vem ao homem natural vem a ele atravs dos cinco sentidos viso, audio, paladar, olfato e tato. Este um conhecimento limitado e descrito como "sabedoria humana". 2. Conhecimento Atravs De Revelaes Este conhecimento no se baseia nos cinco sentidos nem no raciocnio natural, e sim numa fonte alternativa a VERDADE da Palavra de Deus. recebido atravs do esprito do homem c descrito como a "sabedoria de Deus" "Vivemos pela FE, e no pela viso" (2 Co 5:7). C. A BASE DA F A base para termos f em Deus encontra-se em trs importantes realidades: 1. A Natureza De Deus Ao fazer a Sua promessa a Abrao, j que no havia ningum maior por quem Ele pudesse jurar, Ele jurou por Si Prprio '' (Hb 6:13). a. Ele no Pode Mudar. Eu, o Senhor, no mudo... " (Ml 3:6). Veja tambm Tiago 1:17. b. Ele No Pode Falhar. "Sei que Tu podes fazer todas as coisas. Nenhum plano Teu pode ser impedido " (J 42:2). Veja tambm 1 Crnicas 28:20. c. Ele No Pode Mentir. "Deus no homem para que minta, nem filho do homem para que mude de idia. Porventura Ele fala e no age? Porventura Ele promete e no cumpre?" (Nm 23:19). Veja tambm Tito 1:2. 2. A Obra Redentora Do Filho de Deus "Fixemos os nossos olhos em Jesus, o autor e aperfeioador da nossa f, o Qual, pela alegria que Lhe foi proposta, suportou a Cruz. desprezando a sua afronta e assentou-Se destra do Trono de Deus"(Hb 12:2). Cristo tornou-Se a fonte da nossa f em Deus. O fato da Sua morte e ressurreio fornece as bases para a nossa crena. "... Cristo Jesus... tornou-Se para ns sabedoria de Deus isto , a nossa retido, santidade, a nossa redeno (1 Co 1:30). Veja tambm Romanos 5:1,2. 3. A Palavra De Deus "O cu e a terra passaro, mas as Minhas palavras nunca passaro (Mt 24:35). Veja tambm Isaas 40:8. E disse-me o Senhor: '... estou velando sobre a Minha Palavra para a cumprir (Jr 1:12). A Sua Palavra permanece fiel para sempre. A f vem quando Deus traz uma palavra especfica de tudo o que Eleja disse diretamente a ns, em nossas circunstncias. Verbalizada desta maneira, a Palavra de Deus torna-se viva para ns, liberando a nossa f. D. COMO A F FUNCIONA

Pag. 34

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

O princpio da f (Rm 3:27) o de operar em nossas vidas continuamente, no importando quais sejam as circunstncias (veja 2 Corntios 5:7 e Tiago 1:5,6). Ela funciona da seguinte maneira: 1. Deus Nos D A F Ao Evangelho uma retido de Deus revelada, uma retido que pela f, da primeira ltima, exatamente como est "O justo viver pela f [DE DEUS]" (compare Romanos 1:17 com Habacuque 2;4). Os justos vivem pela f DE DEUS, ou seja, a f que Ele nos d como um dom. Porque pela graa vocs so salvos atravs da f. Ela [a f] dom de Deus" (Ef 2:8,9). "... conforme a medida da f que Deus repartiu a cada um "(Rm 12:3). 2. A F Vem Atravs De Uma Palavra De Deus Primeiramente Deus nos encoraja falando uma "palavra" relevante s nossas circunstncias. Isto poder acontecer medida em que voc ler a Bblia ou ouvindo a voz do Esprito Santo dentro do seu esprito. "... a f vem pelo ouvir a palavra, e ouvida atravs da palavra de Cristo (Rm 10:17). Veja tambm Gnesis 15:3-5; 17:15-21; Js 1:8. 3. Obedincia Palavra Para que a f possa operar em nossa situao, precisamos obedecer esta palavra. A f algo ATIVO, e no passivo. A maioria das promessas de Deus so condicionais Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa parte. "... a f sozinha, se no for acompanhada pela ao, est morta' (Tg 2:17). Veja tambm Tiago 1:22-25; Gnesis 15:6; Mateus 7:24-27. 4. A Crise, Ou "Prova Da Nossa F" Este um perodo de provas e testes. Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrrio ao que Deus disse e aparentemente no h nenhuma evidncia para a nossa crena. Neste ponto, a nossa f baseia-se completamente na Palavra de Deus (o que Ele nos falou). Nisto vocs se regozijam muito, ainda que agora e por pouco tempo, talvez vocs tenham lido que sofrer angstia em todos os tipos de provaes. "Estas provaes vieram a fim de que a f de vocs que de maior valor do que o ouro que perece ainda que tenha sido refinado pelo fogo possa ser provada como sendo genuna e possa resultar em louvor, glria, e honra quando Jesus Cristo for revelado " (1 Pe 1:6,7). Veja tambm Romanos 4:16-21; Salmos 105:17-19. Com f lanamo-nos sobre a SUA FIDELIDADE. Em nossas ocasies de dvidas e lutas, Deus fiel e no nos abandona. "Se no crermos, Ele permanece fiel. Ele no pode negar-Se a Si Mesmo " (2 Tm 2:13). Ele foi fiel a Tom e a Pedro quando a f deles foi provada. Jesus no os abandonou.

Pag. 35

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Ele nunca nos deixar nem nos abandonar " (Hb 13:5). 5. O Resultado O resultado final sempre a vitria por parte do crente, trazendo glria a Deus. ...porque todos os que so nascidos de Deus venceram o mundo. Esta a vitria que vence o mundo, a nossa f'' (1 Jo 5:4). Veja tambm Tiago 1:2-4,12; Gnesis 21:1-3; Salmos 105:19-22; Atos 3:16; Hebreus 6:13-15.

MEU COMPROMISSO Decido-me hoje a viver pela f e a confiar em Deus em todas as reas da minha vida. Reconheo a minha necessidade de ser totalmente dependente de Deus o que significa a f em ao. Nos problemas, desafios, e dificuldades, contarei com a Sua fidelidade. A resposta de Deus ser a Sua graa o Seu poder de capacitao. Ensinarei os outros tambm a dependerem da fidelidade de Deus e a caminharem com f em Deus.

Pag. 36

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 10: Graa


"Com grande poder, os apstolos continuaram a testificar da ressurreio do Senhor Jesus, e MUITA GRAA estava com todos eles" (At 4:33). "De Atlia eles navegaram de volta para Antioquia, onde haviam sido ENCOMENDADOS GRAA DE DEUS para a obra que j haviam completado" (At 14:26). Por que a graa de Deus foi to importante na experincia dos primeiros cristos? Por que a Igreja de Antioquia orou para que a GRAA de Deus estivesse sobre Paulo e Barnab, e mais tarde sobre Paulo e Silas, quando partiram em suas viagens missionrias? A. O SIGNIFICADO DA GRAA O conceito mais comum da palavra "graa" "o favor imerecido de Deus" em outras palavras, muito embora fssemos pecadores, merecedores do julgamento, Deus olhou para ns com amor e nos perdoou. Isto, no entanto, somente a metade do seu significado. Ela tambm significa "o poder de capacitao de Deus". "Que o nosso Prprio Senhor Jesus e Deus, nosso Pai, o Qual nos amou e pela Sua graa nos deu um eterno encorajamento e uma boa esperana, possa encorajar os seus coraes, fortalec-los em toda boa obra e palavra'' (2 Ts 2:16,17). A Sua graa no somente nos torna aceitos na famlia de Deus, mas tambm supre o poder que necessitamos para vivermos a vida crist. Duas passagens bblicas indicam os dois aspectos da graa de Deus em todos os crentes: 1. O Favor Imerecido de Deus "Pois foi pela graa [o favor imerecido de Deus] que vocs foram salvos atravs da f isto no vem de vocs prprios; a ddiva de Deus no atravs das obras, a fim de que ningum se gabe " (Ef 2:8,9). 2. O Poder De Capacitao De Deus "... Com amor Ele nos predestinou para que fssemos adotados como Seus filhos atravs de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplcito e vontade para o louvor da Sua gloriosa graa [poder de capacitao], que Ele nos deu gratuitamente no Amado "(Ef 1:4-6). Leia tambm o captulo inteiro, o qual descreve tudo o que recebemos pela graa (pelo Seu poder de capacitao). Na salvao, no somente expresso o favor imerecido de Deus (no fato de que recebemos o perdo e um relacionamento restaurado com Ele, muito embora no o mereamos), mas tambm expresso o poder de capacitao de Deus pois somente pelo SEU poder que podemos ser transformados. "Portanto, se uma pessoa est em Cristo, ela uma nova criao; as coisas velhas j passaram e as coisas novas j chegaram!" (2 Co 5:17). Este princpio da graa continua durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as reas de nossas vidas crists, a graa de Deus que faz com

Pag. 37

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

que cresamos e sejamos fortes o poder de capacitao de Deus que nos dado sem nenhum mrito de nossa parte. ... cresam na graa e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... "(2 Pe3:18). B. A GRAA DADA AOS HERIS DA F Esta fora operacional da graa revelada nas vidas de homens e mulheres em toda a Bblia. Todos os heris da f comearam o seu caminhar com Deus cientes das suas prprias fraquezas e incapacidades. Era somente quando permitiam que a graa de Deus o Seu poder de capacitao operasse em suas vidas que eles conseguiam tornar-se o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propsito que Deus tinha para suas vidas. C. A GRAA NA VIDA DE MOISS Leia xodo 3:11-13; 4:1-13. A ordem que o Senhor deu a Moiss no foi nenhuma tarefa medocre. O Egito era o imprio dominante da poca. Era uma nao maligna, e Fara, o seu lder satnico, possua uma autoridade que era divina segundo o que alguns afirmavam. Todas as naes do mundo conhecido viviam com temor de Fara. Quando Deus disse a Moiss para descer ao Egito e dizer a Fara para libertar da escravido os Seus trs milhes de pessoas, a resposta imediata de Moiss proveniente das suas prprias fraquezas e incapacidades foi a seguinte: Vs3:ll: "Quem sou eu?" Vs3:13: "Quem s Tu?" Vs4:l: "Eles no crero em mim!" Vs 4:10: "Eu no sou eloquente!" Vs 4:13: "Senhor, envia uma outra pessoa!" Mas com a graa de Deus, Moiss desceu de fato ao gito, e com sinais e maravilhas tirou o povo de Israel, assim como Deus lhe havia dito para fazer. D. A GRAA NA VIDA DE GIDEO Leia Juzes 6:1 -24. O chamado de Deus veio a Gideo para libertar o Seu povo dos exrcitos conquistadores dos midianitas. Israel havia conhecido somente derrotas durante muitos anos. A resposta de Gideo palavra de Deus no versculo 13 revela a sua incredulidade inicial: "Mas senhor, replicou Gideo, se o Senhor est conosco, por que nos sobreveio tudo isto? Onde esto todas as Suas maravilhas que nos contaram os nossos pais dizendo: Porventura o Senhor no nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nus mos dos midianitas''. At mesmo quando o Senhor o encorajou e prometeu estar com ele. Gideo respondeu:

Pag. 38

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Como posso salvar a Israel? Sou o menor membro da menor famlia da nossa tribo!"(veja o versculo 15) Mas, a despeito dos seus temores e incapacidades e com a graa de Deus (poder de capacitao), Gideo salvou a Israel. E ele o fez com somente um pequeno grupo de homens. Foi a GRAA que fez a diferena! E. A GRAA NA VIDA DO APOSTOLO PAULO Leia Atos 15:40. Antes que Paulo e Silas partissem juntos em sua viagem missionria, a Igreja de Antioquia orou por eles e "os encomendou... graa do Senhor", para a obra que estava diante deles. ..,.,( Leia a descrio de Paulo da sua experincia em 2 Corntios 11:22-33. E compreensvel que ele tenha sido encomendado primeiramente graa de Deus! Ele necessitava dela para sobreviver! A resposta do Senhor confisso de fraqueza de Paulo a Sua promessa para ns tambm: "... A minha graa suficiente para vocs, pois o Meu poder se aperfeioa na fraqueza... "(2 Co 12:9). F. A GRAA LIBERADA EM NOSSAS VIDAS Em nosso relacionamento com Deus medida em que caminhamos com Ele a cada dia constantemente nos deparamos com situaes que tentam nos soterrar. A nossa resposta a Deus a de confiarmos na Sua Palavra. Expressamos a nossa confiana atravs da obedincia. Isto prova que cremos no que a Palavra de Deus diz apesar do que as circunstncias possam indicar. A resposta de Deus nossa f a Sua graa o Seu poder de capacitao, o qual faz com que triunfemos em todas as situaes. G. DUAS PROMESSAS MUITO IMPORTANTES 1. Temos Um Acesso Intrpido Ao Trono da Graa "Aproximemo-nos do TRONO DA GRAA com confiana, a fim de que possamos receber misericrdia e ENCONTRARMOS GRAA [capacitao divina] PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS OCASIES DE NECESSIDADE" (Hb4.i6). 2. Deus E Poderoso E Deus poderoso para fazer com que TODA graa ABUNDE para vocs, afim de que em TODAS as coisas e em TODO o tempo, tendo TUDO o que vocs necessitam, vocs possam ABUNDAR em TODA boa obra"(2 Co 9:8).

MEU COMPROMISSO

Pag. 39

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Decido-me hoje a receber a graa de Deus o Seu poder de capacitao em todas as reas e problemas que surgirem em minha vida e a ensinar aos outros a fazerem a mesma coisa tambm.

Pag. 40

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Capitulo 11: Batismo Na gua


Jesus ordenou que todos os que cressem n'Ele fossem batizados na gua. A ento Jesus veio a eles e lhes disse: Toda a autoridade no cu e na terra foi dada a Mim. "Portanto, ide e fazei discpulos de todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mt 28:18.19). Veja tambm Atos 2:38-41. y\ Ser "batizado" significa ser "totalmente imerso". Quando uma pessoa se arrepende do seu pecado e cr que Jesus morreu por ela, diante de muitas testemunhas, esta pessoa deve ser levada gua, ser submersa, e ser retirada da gua. Por que Jesus ordenaria que os Seus crentes fizessem uma coisa to estranha assim? A. COMPREENDENDO-SE O BATISMO NA GUA A compreenso do que de fato o batismo na gua a chave para uma vida crist vitoriosa e livre. O ato de sermos submersos e sermos levantados da gua novamente um quadro que demonstra o que aconteceu ao crente cristo. B. QUATRO ESTGIOS DA OBRA DE CRISTO ILUSTRADOS 1. Ele Morreu... Eu Morri Com Ele "Pois sabemos que o nosso antigo ego foi crucificado com Ele, afim de que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado para que no mais fssemos escravos do pecado porque qualquer pessoa que morreu j foi liberta do pecado " (Rm 6:6.7). 2. Ele Foi Sepultado... Eu Fui Sepultado Com Ele ' 'Ou vocs no sabem que todos ns, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Fomos, portanto, sepultados com Ele atravs do batismo na morte' ' (Rm 6:3.4). 3. Ele Ressuscitou... Tenho Uma Nova Vida N'Ele "... a fim de que, assim como Cristo ressuscitou dentre os mortos atravs da glria do Pai. ns tambm pudssemos viver uma nova vida. Se nos unimos com Ele em Sua morte, certamente tambm nos uniremos com Ele em Sua ressurreio" (Rm 6:4,5). 4. Ele Subiu Ao Cu... Tambm Subi Ao Cu N'Ele E Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais com Cristo Jesus "(Ef 2:6). Veja tambm Colossenses 3:1.

C. O BATISMO NA GUA ... 1. O Seu Culto Fnebre!

Pag. 41

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Um culto de sepultamento no para matar algum. Ele somente realizado quando a pessoa j est morta. E assim, pelo fato de voc j ter "morrido" em Cristo, voc enterra a sua antiga vida no batismo na gua. 2. A Sua Ressurreio A Uma Nova Vida! Voc se levanta da gua demonstrando e declarando que voc uma nova criao em Cristo! "Ora, se morremos com Cristo, cremos que tambm viveremos com Ele. Pois sabemos que uma vez que Cristo ressuscitou dentre os mortos, Ele no pode morrer novamente. A morte no mais tem domnio sobre Ele. "Em Sua morte, Ele morreu para o pecado de uma vez por todas, mas a vida que Ele vive, Ele a vive para Deus. Semelhantemente, considerem-se mortos para o pecado, porm vivos para Deus em Cristo Jesus" (Rm 6:8-11). D. OS DOIS REINOS Pois Ele nos resgatou do domnio das trevas e nos introduziu no Reino do Filho que Ele ama'' (Cl 1:13). Todos os homens e mulheres nascidos no mundo so nascidos no Reino das Trevas so nascidos escravos do ditador Satans. No h nenhum caminho de sada deste reino, exceto pela MORTE, e no h nenhum caminho de entrada no Reino de Deus, exceto pelo NASCIMENTO. Assim sendo, Jesus tomou-Se a nossa morte, como tambm o nosso novo nascimento e isto declaramos no batismo na gua! E. AS DUAS RAAS Assim como h dois reinos, assim tambm, dentro de cada reino, existe uma raa diferente de pessoas. A Raa Admica povoa o Reino das Trevas, e a Nova Criao povoa o Reino de Deus. 1. O Primeiro Ado "Pois em Ado todos morrem... " (1 Co 15:22). Veja tambm Romanos 5:12. Ado foi o pai de todos ns, de toda a raa humana. O pecado de Ado alienou a todos ns de Deus. Devido ao seu pecado, todos ns herdamos a sua natureza rebelde e enferma, e tornamo-nos sujeitos morte. Os descendentes de Ado so chamados de "Raa Admica". 2. O ltimo Ado "Assim que, no tempo exatamente certo, quando ramos ainda dbeis, Cristo morreu pelos mpios" (Rm 5:6). No havia nenhuma maneira pela qual Deus pudesse transformar a Raa Admica cada. Ele tinha que dar um fim a esta raa e comear uma raa de humanidade totalmente nova. Jesus foi o ltimo Ado. Ele veio como o ltimo nascido da Raa Admica e como Primognito de uma nova raa. Enquanto estava pendurado na Cruz, Ele ficou pendurado l na qualidade de ltimo Ado o ltimo nascido da Raa Admica. Quando Ele morreu na Cruz, morreram tambm a Raa Admica e a natureza admica pecaminosa.

Pag. 42

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

N'Ele, Deus aniquilou a criao cada. A Raa Admica morreu em Cristo. 3. O Segundo Homem "... assim tambm em Cristo todos sero vivificados" (1 Co 15:22). Jesus veio na qualidade de Novo Homem de Deus, atravs do Qual uma nova raa seria criada. Jesus ressuscitou dentre os mortos no na qualidade de ltimo Ado, mas na qualidade de Segundo Homem, a Cabea da Nova Criao. "Assim est tambm escrito: O primeiro homem Ado tornou-se uma alma vivente; o ltimo Ado [Cristo], um Esprito vivificante... O primeiro homem era do p da terra, o Segundo Homem do Cu. Assim como era o homem terreno, assim tambm so os que so da terra; e assim como o Homem do Cu, assim tambm so os que so do Cu. E exatamente como recebemos a semelhana do homem terreno, assim tambm receberemos a semelhana do Homem do Cu"(1 Co 15:45-49). 4. A Nova Criao Portanto, se qualquer pessoa est em Cristo, ela uma nova criao. As coisas velhas j passaram e as coisas novas j vieram" (2 Co 5:17). Veja tambm Efsios 2:10. No batismo da gua declaramos a todos os nossos amigos e conhecidos que no mais fazemos parte da raa admica e do Reino das Trevas. Somos uma Nova Criao em Cristo e pertencemos ao Reino de Deus! MEU COMPROMISSO Atravs deste estudo percebo agora que a minha antiga vida, com o seu pecado e julgamento, foi aniquilada na morte de Jesus, e agora, devido ressurreio de Jesus tenho uma vida totalmente nova para viver. Pelo fato de que isto o que ilustra o batismo na gua, assumo o compromisso de ser batizado na gua e de compartilhar esta verdade com outras pessoas.

Pag. 43

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 12: O Esprito Santo


Depois que Jesus ressuscitou dentre os mortos, Ele apareceu aos Seus discpulos durante 40 dias. Em seguida, quando todos estavam reunidos com Ele no cume de um alto monte, Ele foi arrebatado ao Cu diante dos olhos deles (Leia Atos 1:1-11). No entanto, antes de partir, Jesus deu aos Seus crentes uma promessa muito especial e maravilhosa: "... Pedirei ao Pai, e Ele lhes dar um outro Conselheiro para que esteja com vocs para sempre o Esprito da Verdade... Digo-lhes a verdade: E para o bem de vocs que estou partindo. A menos que Eu parta, o Conselheiro no vir para vocs. Porm, se Eu for, Eu O enviarei a vocs... "(Jo 14:16- 18; 16:5-7). Jesus no nos deixou sozinhos no mundo. Ele nos enviou o Esprito Santo. A. O ESPRITO SANTO E DEUS A primeira coisa que precisamos compreender sobre o Esprito Santo que Ele Deus de fato. "Disse ento Pedro: 'Ananias, por que Satans encheu seu corao de forma que voc mentisse AO ESPRITO SANTO... Voc no mentiu aos homens MAS A DEUS"' (At 5:3,4). Veja tambm 2 Corntios 3:17. Deus escolheu expressar-Se humanidade como Pai, como Filho, e como Esprito Santo, que so a expresso de trs Pessoas (Personalidades) distintas, e, contudo, estas trs Pessoas so uma s. B. O DOM DO ESPRITO SANTO O Esprito Santo o dom de Deus a todos os crentes. Quando algum cr em Jesus e recebe a salvao que Ele oferece, o Esprito Santo passa a viver no crente, transmitindo-lhe vida espiritual. "Pedro respondeu: Arrependam-se e sejam batizados, todos vocs, em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados possam ser perdoados. E vocs recebero o dom do Esprito Santo. A promessa para vocs, para os seus filhos, e para todos os que esto longe para todos que o Senhor nosso Deus chamar" (At 2:38,39). Veja tambm Joo 7:37-39. C. A OBRA DO ESPRITO SANTO 1. Na Vida Pessoal Do Crente O Esprito Santo vem habitar dentro do crente para ministrar-lhe pessoalmente: a. Ele Testifica Sobre O Nosso Relacionamento Com Deus. "O Prprio Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus" (Rm 8:16). Veja tambm 1 Joo 3:24.

Pag. 44

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

b. Ele Ensina. "Mas o Conselheiro, o Esprito Santo, que o Pai enviar em Meu nome, lhes ensinar todas as coisas e lhes relembrar de tudo o que Eu lhes disse (Jo 14:26). c. Ele Guia. "... porque os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus"(Rm 8:14). d. Ele Nos Ajuda A Vivermos Uma Vida Agradvel A Deus. "Digolhes, portanto: Vivam pelo Esprito, e vocs no satisfaro os desejos da natureza pecaminosa " (Gl 5:16). Veja tambm os versculos 17-25. e. Ele Nos Ajuda Na Orao. "Semelhantemente o Esprito nos ajuda em nossas fraquezas. No sabemos o que deveramos orar, mas o Prprio Esprito intercede por ns com gemidos que as palavras no conseguem exprimir" (Rm 8:26). f. Ele Vivifica Os Nossos Corpos. "E se o Esprito d'Aquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos est vivendo dentro de vocs, Aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos tambm vivificar os seus corpos mortais atravs do Seu Esprito, o Qual habita em vocs "(Rm 8:11). 2. No Crente Com Vistas Ao Servio Alm de dar o Esprito Santo para habitar no crente, Deus tambm quer encher e batizar o crente com o Esprito Santo para capacit-lo a servir e a glorificar a Deus no mundo. a. O Esprito Santo D Poder E Intrepidez Para Testemunharmos Sobre Cristo. "Mas vocs recebero 'oder depois que o Esprito Santo vier obre vocs. E vocs sero Minhas Testemunhas em Jerusalm, e em toda Judia e Samaria, e em todos os confinsda terra" (At 1:8). Veja tambm Atos 2:14-40. b. Ele Introduz O Mundo Do Sobrenatural. "H diferentes tipos de dons, mas o mesmo Esprito... A um foi dada atravs do Esprito a mensagem da sabedoria, a outro a mensagem do conhecimento atravs deste mesmo Esprito, a outro a f por este mesmo Esprito, a um outro os dons de cura atravs deste nico Esprito, a um outro poderes milagrosos, a um outro a profecia, a um outro a capacidade de distinguir entre os espritos, a um outro a capacidade de falar em diferentes tipos de lnguas, e ainda a um outro a interpretao de lnguas" (1 Co 12:4,8-10). Veja tambm Atos 2:4; 10:46; 19:6. c. Ele Testifica Que Jesus Est Vivo. "O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus dentre os mortos... Somos testemunhas destas coisas, como tambm o Esprito Santo, o Qual Deus deu aos que O obedecem "(At 5:30-32). Veja tambm Atos 4:31-33. d. Ele Traz Uma Nova Compreenso Da Palavra De Deus. "... como est escrito: Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente jamais concebeu o que Deus preparou para os que O amam mas Deus nos revelou estas coisas atravs do Seu Esprito. O Esprito perscruta todas as coisas, at mesmo as profundezas de Deus"(1 Co 2:9,10).Veja tambm Joo 16:13. e. Ele Enche O Nosso Esprito Com Uma Verdadeira Adorao A Deus.

Pag. 45

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"... sejam cheios com o Esprito, falando uns aos outros com salmos, hinos, e cnticos espirituais. Cantem e faam melodias em seus coraes ao Senhor" (Ef 5:18,19). Veja tambm Joo 4:24. f. Ele Glorifica A Jesus. "Mas quando Ele, o Esprito da Verdade, vier, Ele os guiar a toda a verdade. Ele no falar por Si Prprio. Ele falar somente o que ouvir, e Ele lhes contar as coisas que ainda esto por vir. Ele Me glorificar tomando o que Meu e fazendo-o conhecido a vocs. Tudo o que pertence ao Pai Meu. por isto que Eu disse que o Esprito tomar do que Meu e o far conhecido a vocs" (Jo 16:13-15). Veja tambm Joo 15:26. D. COMO SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO Deus quer que o Seu Esprito Santo, o Qual habita em voc, porque voc um crente em Jesus, o encha com poder at que voc transborde para voc poder serv-Lo (Ef5:18). 1. Um Dom Prometido Por Deus; Portanto Pea Isto "... quanto mais dar o seu Pai Celestial o Esprito Santo queles que Lhe pedirem!" (Lc 11:13). Veja tambm os versculos 9-12. 2. Comece A Louvar A Deus Enquanto Voc O Recebe Com F "Ento O adoraram, e voltaram a Jerusalm com grande alegria. E permaneceram continuamente no templo, louvando a Deus" (Lc 24:52,53). 3. Voc Pode Falar Com Uma Lngua Sobrenatural "... o Esprito Santo veio sobre eles, e falaram em lnguas... " (At 19:6). Veja tambm Marcos 16:17; Atos 2:4; 10:45,46; 1 Corntios 14:5,18.

MEU COMPROMISSO Agradeo a Deus pelo Dom do Esprito Santo em minha vida. Decido hoje responder aos estmulos e orientaes do Esprito Santo. Determinome a aprender a ouvir a voz do Esprito Santo em meu corao. Escolho estar cheio com o Esprito. Abro agora o meu esprito para ser cheio com o Esprito Santo.

Pag. 46

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 13: Tentao


A. SATANS ATACA Satans ataca o indivduo cristo principalmente atravs da tentao. E ele enfoca estas agresses em duas reas: 1. Os Desejos Do Mundo Ele procura tentar o crente a tornar-se absorto no sistema do mundo: fazer das bnos materiais que o mundo oferece, um desejo central; fazer da honra e reconhecimento deste mundo um objetivo importante, e fazer do conforto da nossa unidade com as pessoas deste mundo a base para a nossa segurana. No amem o mundo, nem nada que h no mundo. Se algum ama o mundo o amor do Pai no est nele" (1 Jo 2:15). Veja tambm Tg 4:4,1; 1 Tm 6:6-11. 2. Os Desejos Da Carne Atravs da obra de Cristo na Cruz, o verdadeiro cristo liberto dos resultados do pecado e do poder do pecado (Rm 6:6-14). No entanto, ele ainda vive num corpo fsico que sujeito a apetites e desejos naturais. Satans usa estas coisas para tentar fazer com que o cristo d maior importncia a eles do que aos estmulos e orientaes ao Esprito Santo dentro dele (Rm 8:5-9). Veja tambm Tiago 1:14; Efsios 2:3. B. A VITRIA ORIGINAL DE SATANS Foi nas reas do mundo e da carne que Satans obteve a sua vitria original na tentao do primeiro homem e da primeira mulher, e estas ainda so as suas tticas hoje em dia. Porque tudo o que est no mundo, a COBIA DA CARNE [desejo de satisfao sensual], e a CONCUPISCNCIA DOS OLHOS [desejos cobiosos da mente] e o ORGULHO DA VIDA [confiana em nossos prprios recursos e na estabilidade das coisas terrenas] estas coisas no procedem do Pai mas so do [prprio] mundo" (1 Jo 2:16 Amplificada). Compare A Tentao De Eva Com Este Versculo: Gnesis 3:6 1 Joo 2:16 Bom PARA SE COMER ''Cobia da carne '' Agradvel AOS OLHOS "Concupiscncia dos olhos" Desejvel PARA SE GANHAR SABEDORIA "Orgulho da vida" Desde a queda de Ado e Eva, toda a humanidade tem sido governada por sua carne (as trs coisas esboadas acima). A carne tambm foi corrompida por uma natureza pecaminosa (Gl 5:1921).

Pag. 47

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

C. A VITRIA GANHA POR CRISTO 1. Atravs Da Sua Vida Jesus foi tentado em tudo, exatamente como ns somos tentados, "contudo sem pecado" (Hb4:15). Compare A Tentao De Jesus Com Este Versculo: Lucas 4:1-13 1 Joo 2:16 Pedras cm po "Cobia da carne " Reinos da terra ''Concupiscncia dos olhos Pinculo do templo ' 'Orgulho da vida'' 2. Atravs Da Sua Morte E Ressurreio A f que se apropria (reivindica e recebe) da obra de Cristo liberta o cristo do poder e do domnio que o pecado tinha sobre ele (Rm 8:9). Ele agora est livre para escolher de andar em obedincia a Deus (Rm 6:8-14). "Pois o que a lei era incapaz de fazer no sentido de que ela foi enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus o fez, enviando o Seu Prprio Filho na semelhana do homem pecaminoso... a fim de que as retas exigncias da lei pudessem ser totalmente satisfeitas em ns, que no vivemos de acordo com a natureza pecaminosa [carne], mas de acordo com o Esprito " (Rm 8:3,4). D. A VITRIA CONTNUA DO CRISTO Com base nesta grande vitria ganha para ns por Cristo, o cristo pode agora derrotar qualquer ataque do inimigo. Eis aqui sete chaves para uma vitria contnua: 1. Saiba Que A Vitria J Foi Ganha Devido sua derrota na Cruz, a nica fora do diabo encontra-se na ignorncia do cristo (Os 4:6). Mas quando o cristo conhece a obra completa da Cruz e da Ressurreio em sua vida, o diabo despojado de qualquer arma contra ele. 2. Ande Em Cadncia Com O Esprito Um novo poder introduzido no cristo o Prprio Esprito Santo. Devemos andar em obedincia aos Seus estmulos e orientaes internas, dia aps dia (Gl 5:22-25). 3. Reconhea A Tentao Pelo Que Ela De Fato A tentao NO pecado. A nossa ENTREGA tentao que pecado! (Tg 1:15). Veja Gnesis 4:6,7. 4. Compreenda Que Foi Fornecido Um Caminho De Escape "Nenhuma tentao lhes agarrou, exceto o que comum aos homens. E Deus fiel. Ele no permitir que vocs sejam tentados sozinhos alm do que vocs podem suportar. Mas quando vocs forem tentados, Ele tambm fornecer um caminho de escape, a fim de que vocs possam ficar de p e firmes debaixo da tentao" (1 Co 10:13). Tiago 4:7 d em detalhes o caminho de escape: "Submetam-se a Deus. resistam ao diabo, e ele fugir de vocs!" 5. Mantenha O Enfoque De Vida Correto

Pag. 48

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Portanto, j que vocs ressuscitaram com Cristo, enfoquem os seus coraes nas coisas de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus. Pensem nas coisas de cima, e no nas coisas terrenas'' (Cl 3:1,2). Veja tambm Filipenses 4:8; 1 Timteo 6:11,12; 2 Pedro 3:11-13. 6. Mantenha-se Afastado De Areas Obvias De Tentaes No colocarei diante dos meus olhos nenhuma coisa vil" (Sl 101:3). Veja tambm 1 Timteo 6:9-11. 7. Esteja Ciente Das Tramas De Satans importante conhecermos as tticas que o inimigo usa contra ns, a fim de que no sejamos sobrepujados por ele (2 Co 2:11): a. Ele um mentiroso (Jo 8:44) b. Ele um caluniador e acusador (Ap 12:10) c. Ele um enganador (Ap 12:9) d. Ele um tentador (Mt 4:1-11) e. Ele um opressor (At 10:38) f. Ele um impedidor (1 Ts 2:18) g. Ele um leo rugidor (1 Pe 5:8) h. Ele pode transformar-se num anjo de luz (2 Co 11:14) Na qualidade de cristos, somos chamados para vivermos em VITRIA! Atravs de Cristo esta vitria nossa: 1. Sobre o mundo (1 Jo 5:4) 2. Sobre a carne (G15:16) 3. Sobre o inimigo (Ef 6:11,13) MEU COMPROMISSO Agradeo a Deus pela Sua promessa de me libertar durante as ocasies de tentao. Comprometo-me a corresponder com a Sua ajuda, a qual est sempre disponvel, a fim de que eu possa viver em vitria. Compartilharei esta verdade com os outros tambm.

Pag. 49

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 14: Comunho


A. O PROPSITO DA COMUNHO A comunho dos cristos muito importante, pois em nossa unidade que... 1. O Crente Encorajado E Cresce Em Cristo "Desejo v-los para que eu possa transmitir-lhes algum dom espiritual para fortalec-los isto , para que vocs eeu possamos encorajar uns aos outros atravs da nossa f mtua'' (Rm 1:11,12). 2. O Mundo Passa A Saber Que Jesus Foi Enviado Por Deus Dei-lhes a glria que Tu Me deste, para que possam ser um, assim como Ns somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Que eles possam atingir uma completa unidade para que o mundo possa saber que Tu Me enviaste eque Tu nos amaste, assim como amaste a Mim (Jo 17:22,23). B. CONDIES DA COMUNHO 1. Um Compromisso Bsico De Uns Para Com Os Outros "Sejam devotados uns aos outros com amor fraternal. Honrem uns aos outros acima de si prprios'' (Rm 12:10). Sem uma confiana bsica no possvel que haja comunho alguma. O nvel da comunho varia de acordo com o nvel de compromisso. 2. O Nosso Compromisso Precisa Estar Baseado No "gape" "gape" um amor unidirecional, que ama "apesar de" e no "por causa de". Assim sendo, um compromisso deste tipo no afetado pelo comportamento inconsistente da outra pessoa. "Um novo mandamento lhes dou: Amem uns aos outros. Assim como Eu vos amei, assim tambm vocs precisam amar uns aos outros"Qo 13:34). 3. A Verdadeira Comunho E Cristocntrica A nossa comunho de uns para com os outros baseia-se em nosso compromisso comum para com Cristo. "... E a nossa comunho com o Pai e com o Seu Filho, Jesus Cristo" (1 Jo 1:3). Veja tambm Filipenses 2:1,2. 4. Andar Na Luz A nossa comunho inclui a necessidade de sermos abertos, honestos e verdadeiros uns para com os outros. Isto, s vezes, pode significar: a. A confisso dos nossos prprios pecados aos outros, ou o encobrimento amoroso do pecado de uma outra pessoa. "Se afirmamos que temos comunho com Ele, e, contudo, andamos em trevas, mentimos e no vivemos de acordo com a verdade. Mas, se andamos na luz, assim como Ele est na luz, temos comunho uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1:6,7). Veja tambm Mateus 18:15.

Pag. 50

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

b. A obedincia luz mandamentos gerais e especficos que Deus deu. c. A remoo de quaisquer mscaras ou falsas coberturas. Uma grande parte da comunho do mundo hipcrita as pessoas fazem atuaes teatrais e no so genunas. "Agora que vocs j se purificaram pela obedincia verdade de forma tal a terem um amor sincero pelos seus irmos, amem-se uns aos outros profundamente e de corao " (1 Pe 1:22). 5. Um Interesse Genuno No Bem-Estar Do Outro No deveria haver segundas intenes de benefcio prprio. O nosso desejo deveria ser o de darmos, e no o de recebermos. "No faam nada por ambies egosticas nem por vaidades, mas com humildade, considerem os outros como sendo melhores do que vocs prprios. Cada um de vocs no deveria olhar somente para os seus prprios interesses, mas tambm para os interesses dos outros'' (Fp 2:3,4). 6. Uma Disposio De Entregarmos As Nossas Vidas O meu mandamento este: Amem uns aos outros, como Eu os amei. Ningum tem maior amor do que este: que algum entregue a sua vida pelos amigos "(Jo 15:12,13). "Vida" envolve mais do que a vida fsica. Ela inclui tambm as nossas posses materiais, os nossos interesses e preferncias pessoais, etc. (Tg 2:15,16). Significa tambm uma disposio de compartilharmos abertamente sobre as nossas prprias vidas. Somente podemos conhecer as pessoas at o ponto em que esto preparadas para revelarem a si prprias. C. A COMUNHO NA IGREJA SIGNIFICA... 1. O Compartilhamento De Todas As Coisas Houve trs estgios de desenvolvimento na comunho dos cristos em Atos 4:32 em primeiro lugar, eles tinham um s corao (esprito), em seguida, tinham uma s alma (mente), e a ento seguiu-se a expresso fsica de terem todas as coisas em comum. "Todos os crentes estavam juntos e tinham todas as coisas em comum. Com a venda de suas posses e bens, davam a qualquer pessoa de acordo com o que necessitassem (At 2:44,45). 2. A Entrega De Nossas Vidas "Sadem a Priscila e a quila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Eles arriscaram as suas vidas por mim. No somente eu, mas todas as igrejas dos gentios esto gratas por eles'' (Rm 16:3,4). 3. A Nossa Devoo Em Servirmos Os Irmos ''Vocs sabem que a famlia de Estfanas compe os primeiros convertidos da Acaia e eles tm se devotado ab servio dos santos"(1 Co 16:15). 4. Sermos Canais De Suprimentos A Outros Necessitados

Pag. 51

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"A sua abundncia suprir o que necessitam, a fim de que, por sua vez, a abundncia deles possa suprir o que vocs necessitarem. A ento haver igualdade" (2 Co 8:14). Veja tambm 1 Corntios 16:17. 5. O Compartilhamento Nas Aflies Contudo, foi bondade de vocs a sua participao nas minhas aflies" (Fp 4:14). 6. Uma Doao Sacrificial "porque no meio de muita prova de tribulao, manifestaram abundncia de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Pois testifico que deram tanto quanto possvel, e at mesmo alm da capacidade deles " (2 Co 8:2,3). 7. A Prtica Da Hospitalidade Caro amigo, voc fiel naquilo que voc est fazendo para os irmos, muito embora lhe sejam desconhecidos" (3 Jo 5). Veja tambm Hebreus 13:2. 8. A Edificao E O Encorajamento Mtuos "Ns os amamos tanto que nos deleitamos em compartilhar com vocs no somente o Evangelho de Deus, mas tambm as nossas vidas, porque vocs se tornaram muito queridos a ns" (1 Ts 2:8). Veja tambm 2 Timteo 3:10-14. D. OS RESULTADOS DA COMUNHO Os resultados da comunho na Igreja Primitiva foram: um temor a Deus (At 2:43) alegria (At 2:46) simpatia de todas as pessoas (At 2:47) acrscimo de novos JaM crentes (At 2:47) todas as necessidades supridas (Fp 4:19) surgimento de lderes (1 Co 16:15,16). MEU COMPROMISSO Atravs deste estudo compreendo agora a importncia de termos comunho continuamente com outros cristos. Comprometo-me hoje a fazer parte de um grupo de crentes, ao qual darei a minha lealdade, o meu amor e o meu servio.

Pag. 52

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 15: Generosidade


Os cus declaram a glria de Deus e o firmamento proclama a obra das Suas mos. Dia aps dia eles derramam discursos. Noite aps noite, demonstram conhecimento" (SI 19:1,2). Leia tambm os versculos 3,4. Atravs deste salmo, aprendemos que a Criao de Deus (os cus e a terra): declaram a glria de Deus, proclamam a obra das Suas mos, derramam discursos e demonstram conhecimento. Podemos aprender com a Criao de Deus se a examinarmos cuidadosamente. Assim como h leis fsicas que trazem a ordem no caos do Universo, Deus tambm colocou em movimento leis espirituais que governam a vida. Uma delas a Lei da Generosidade. Isto nos ensina que "qualquer pessoa que semeia generosamente tambm ceifar generosamente " (2 Co 9:6). A. SOCIEDADE Na qualidade de scios de Deus (1 Co 3:9; 2 Co 5:20; 6:10), importante compreendermos onde se encontram as nossas responsabilidades: 1. A Posse Com Deus "Do Senhor a terra e tudo o que nela h, o mundo, e todos os que nele habitam (SI 24:1). Veja tambm Salmos 89:11; J 41:11; 1 Crnicas 29:10-14. No somos donos, e sim mordomos. Toda posse com Deus. Toda e qualquer coisa criada, viva ou no, em ltima anlise pertence a Ele inclusive qualquer coisa material ou imaterial que possamos ter pessoalmente nesta vida: posses, carreiras, famlias. Ele nos deu todas estas coisas para delas desfrutarmos (1 Tm 6:17), e, quando percebemos que ainda pertencem a Deus, podemos descansar com a certeza de que Deus tambm tem a responsabilidade final sobre elas. 2. A Mordomia Conosco No somos donos, mas sim mordomos. O mordomo administra e toma conta daquilo que pertence a uma outra pessoa. Deus possui tudo. Mas, na qualidade de mordomos, administramos e tomamos conta das coisas para Ele. Temos obrigao de sermos fiis nesta administrao. O Senhor nos responsabiliza nesta tarefa especial de administrarmos e tomarmos conta das coisas que Ele nos deu (Leia Mateus 25:14-30). Quando compreendemos este relacionamento patro-mordomo que desfrutamos com as propriedades de Deus, ento toma-se mais fcil darmos.

Pag. 53

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Diante de Deus. a nossa administrao como mordomos cobre toda e cada coisa que nos pertence: a. As Nossas Vidas (At 17:25; 1 Co 6:19; Gl 2:20; J 33:4) b. O Nosso Tempo (Sl 90:12; Ef 5:15,16; Cl 4:5) c. Os Nossos Talentos E Capacidades (1 Pe4:10; 1 Co 12:4-7,11) d. As Nossas Posses (Mt 6:19-21; Cl 3:1,2) e. As Nossas Finanas (1 Tm 6:6-10,17-19; Mt 6:24) f. A Mensagem Do Evangelho (1 Co4:l;9:16,17; 1 Tm 6:20) Ainda assim, muitos cristos ainda relutam em dar (dzimos), no importa o quanto possam desejar faz-lo. Mas a ao que libera o crente s plenas bnos da boa mordomia crist a ENTREGA a submisso irrestrita de toda a nossa vida, posses e planos vontade e propsito de Deus. E somente quando damos A NS PRPRIOS que aprendemos o que significa dar algumas das posses (ou dinheiro) que Deus nos deu. B. A DOAO NA IGREJA PRIMITIVA "Todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum. Com a venda de suas posses e bens, davam a qualquer pessoa de acordo com o que necessitassem... "Ningum dizia que nenhuma de suas posses era de sua exclusiva propriedade, mas compartilhavam tudo o que tinham (At 2:44,45; 4:32). Esta atitude bsica dos primeiros cristos colocou os fundamentos para todas as expresses de doaes que deveriam vir mais tarde. medida em que o nmero de cristos se multiplicava, apareceram diferentes mtodos de doao. Mas todas as suas doaes expressavam a compreenso deles sobre a MORDOMIA CRIST que tudo, em ltima anlise, pertence a Deus. 1. A Igreja Sustentava Os Necessitados Na Igreja Primitiva, homens especiais eram escolhidos para servirem como "diconos" ajudantes na distribuio de ofertas e presentes para as vivas e necessitados (veja Atos 6:1-3). Estes homens transformaram em ministrios deles a canalizao de todas as doaes para onde havia necessidades prticas. 2. As Igrejas Davam Com Sacrifcios Umas As Outras Quando os cristos judeus de Jerusalm estavam passando por uma escassez e fome, a pobre e sofredora igreja dos gentios os ajudou. "Da mais intensa provao, a alegria transbordante deles e a sua extrema pobreza jorraram numa rica generosidade. Pois testifico que eles deram tanto quanto possvel, e at mesmo alm das suas capacidades " (2 Co 8:2,3). Veja tambm os versculos 1,4. 3. A Igreja Sustentava Os Ministrios Viajantes

Pag. 54

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

O Apstolo Paulo viajava de lugar em lugar, estabelecendo novas igrejas. Em algumas ocasies, ele trabalhava com as suas mos para fornecer o seu prprio sustento (At 18:3; 2 Ts 3:7-9). Em outras ocasies, a Igreja dos Filipenses demonstrou o verdadeiro esprito de doao que Deus elogia, sustentando ministrios viajantes, tais como o de Paulo. "Recebi um pagamento total e at mesmo mais. Estou abundantemente suprido, agora que recebi... as ofertas que vocs mandaram. Elas so uma oferta fragrante, um sacrifcio aceitvel e agradvel a Deus" (Fp 4:18). Leia tambm os versculos 15-17. 4. Os Cristos Trabalhavam Para Poder Dar "Aquele que tem roubado no pode roubar mais, porm precisa trabalhar, fazendo algo til com as suas prprias mos, para que possa ter algo para compartilhar com os necessitados (Ef 4:28). 5. A Doao Era A Prova Do Amor Deles "No presente, a sua abundncia suprir o que eles necessitam... Portanto, demonstrem [pela doao]... a prova do seu amor... " (2 Co 8:14,24). Veja tambm os versculos 7-15; 1 Corntios 16:1,2; 1 Joo 3:17,18. C. OS PRINCPIOS DE DEUS PARA AS DOAES Em 1 Corntios 10:11 lemos que devemos aprender com o exemplo de Israel. Devemos aplicar os princpios que foram dados por Deus. Ao mesmo tempo devemos evitar os erros que Israel (e os lderes) cometeram no deserto. Na rea da doao, encontramos algumas excelentes diretrizes que podem nos ajudar em nossa doao: 1. Deus Espera Que Comecemos Com Uma Porcentagem Tragam todos os dzimos [ 10% ou um dcimo] ao depsito, para que haja comida na Minha Casa. Provem-Me nisto, diz o Senhor Todo-Poderoso, e vejam se Eu no vou escancarar as comportas do Cu e derramar tantas bnos de forma tal que vocs no tero espao para elas (Ml 3:10). 2. Devemos Dar Sistemtica E Regularmente "Ezequias deu ordens para que se preparassem depsitos no templo do Senhor, e isto foi feito. Ento eles traziam fielmente as contribuies, dzimos, e as coisas consagradas..." (2 Cr 31:11,12). 3. Devemos Dar O Primeiro E O Melhor Ao Senhor "Honre ao Senhor com as suas riquezas, com as primcias de todas as suas colheitas. A ento os seus celeiros se enchero at se transbordarem, e os seus tonis transbordaro com vinho novo" (Pv 3:9,10). '

MEU COMPROMISSO Percebo, atravs deste estudo, a importncia de termos um corao e uma atitude generosa para com os outros. Hoje, comprometo-me a comear uma vida de doao, comeando a pagar os dzimos (dar um dcimo da

Pag. 55

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

minha renda obra do Senhor). Tambm encorajarei e ensinarei outras pessoas a fazerem o mesmo. "Mas vocs so um povo escolhido... um povo que pertence a Deus, para que vocs possam declarar os louvores d'Aquele que os chamou para fora das trevas e os introduziu na Sua maravilhosa luz"(1 Pe2:9).

Pag. 56

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 16: O Estilo De Vida Do Reino


A. MUDANA DE AUTORIDADE Fomos libertos do domnio (reinado ou chefia) de Satans. Estamos agora sob uma autoridade totalmente nova a do Senhor Jesus. A medida em que o crente comea a crescer em sua nova vida no Senhor, ele descobre que a nica maneira pela qual usufrumos a nossa vida no Reino de Deus atravs de um correto RELACIONAMENTO COM JESUS (Ef 1:17; Fp 3:10). Bem no incio da nossa vida com Deus, este relacionamento assume duas formas distintas: 1. Salvador Este o primeiro relacionamento que possvel termos com Jesus. No podemos conhecer a Deus na qualidade de Pai nem Amigo at que primeiramente tenhamos tido uma revelao de Jesus como Salvador Aquele que morreu por ns e nos resgatou do reino de Satans. Jesus nos salvou: a. Do Julgamento De Deus (1 Ts 1:10; 5:9; Rm 5:9). b. Do Poder De Satans (At 26:18: Cl 1:13; Hb 2:14; 1 Jo3:8). c. De Ns Prprios (Fp 3:19; 2 Co 5:15; Tt 3:3-6; 1 Pe 1:18). "Muito embora fosse Filho... Ele Se tornou a fonte de eterna salvao para todos os que Lhe obedecem" (Hb 5:8,9). Veja tambm Hebreus 2:10; 2 Timteo 1:10. 2. Senhor O nosso conhecimento de Jesus como Salvador nos introduz no Reino de Deus. porm no a que o nosso relacionamento com Ele termina. Uma vez que estamos dentro do Seu Reino, este relacionamento assume dramticas e novas mudanas. Agora O conhecemos, no meramente como Salvador, mas tambm como Senhor O NOSSO Senhor! Ele o REI no Seu Reino (Cl 2:6). Portanto, digo-lhes que ningum que esteja falando pelo Esprito de Deus diz: Jesus seja amaldioado, e ningum pode dizer: Jesus Senhor, exceto pelo Esprito Santo" (1 Co 12:3). Veja tambm Joo 13:13; Romanos 1:4; 1 Corntios 8:6; 4:5. Quando entramos no Reino da Luz, podemos desfrutar daquilo para o qual fomos criados um amoroso relacionamento com o Senhor. Por causa disto, quando Jesus Se torna Senhor de nossas vidas, descobrimos que este domnio em nossas vidas nos tira do caos do pecado e nos coloca numa ordem e paz divinas. Veja Colossenses 2:9,10; 1 Corntios 8:6.

B. O CIDADO MODELO "Que a atitude de vocs para com a vida seja a mesma do Prprio Cristo Jesus... "(Fp 2:5).

Pag. 57

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Jesus, muito embora fosse o Rei do Reino, tornou-Se um servo. Ele o exemplo de como o verdadeiro cidado do Seu Reino. "Vocs me chamam de Mestre e Senhor, e o fazem corretamente, pois isto o que Eu sou. Agora que Eu, o seu Senhor e Mestre, lavei os seus ps, vocs tambm deveriam lavar os ps uns dos outros. Dei-lhes um exemplo para que vocs o seguissem, assim como Eu fiz para vocs' (Jo 13:13-15). Leia tambm Joo 13:5-17; Mateus 20:26-28; Lucas 22:27. C. OS SDITOS DO REI Na qualidade de membros do Reino de Cristo, entramos num relacionamento Mestre-servo com Ele (Mt 6:24). Jesus veio para fazer a vontade do Seu Pai (Hb 10:5-9). Em Sua vida cotidiana, Ele demonstrou como de fato o estilo de vida do Reino: uma vivncia para agradar a Deus (Ef 5:8-10). Devemos ter este corao de servo exatamente como Ele tinha um corao de servo. Muitos cristos no gostam do conceito de sermos servos porque isto parece nos tornar inferiores aos outros. Na Bblia, porm, encontramos quatro interessantes paradoxos: 1. Na Escravido, H Liberdade "Mas agora que vocs foram libertos do pecado e se tornaram escravos de Deus, os benefcios que vocs colhem levam santidade, e o resultado a vida eterna" (Rm 6:22). Leia tambm os versculos 16-23; 12:1; 1 Corntios 7:22; 2 Corntios 3:17; Efsios 6:6,7; 1 Pedro 2:16. 2. No Fato De Sermos Servos H Uma Grandeza "O maior em seu meio ser servo de vocs. Pois quem quer que se exalte ser humilhado, e quem quer que se humilhe ser exaltado" (Ml 23:11,12). Veja tambm Mateus 20:26,27; Marcos 9:35; 10:43; Joo 12:26. 3. Na Humildade H Exaltao "Portanto, qualquer que se humilhar como esta criana maior no Reino do Cu" (Mt 18:4). Veja tambm Lucas 18:14; Provrbios 29:23; Tiago 4:10; 1 Pedro 5:5,6; Mateus 19:30. 4. Na Submisso H Autoridade O centurio romano (um lder militar de 100 soldados) que veio falar com Jesus compreendia este princpio: "... Nem ao menos me considerei digno de vir falar Contigo. Mas dize a palavra, e o meu servo ser curado. Pois eu prprio sou um homem sob autoridade, com soldados que esto sob o meu comando. Digo a um: Vai, e ele vai; e para um outro: Vem, e ele vem. Digo ao meu servo: Faa isto, e ele o faz " (Lc 7:7,8). Pelo fato de o centurio estar sob autoridade, ele pde exercer autoridade, e prontamente se submeteu autoridade de Jesus. Leia tambm os versculos 110 e Tiago 4:7. O estilo de vida do Reino de Deus uma atitude de SUBMISSO e OBEDINCIA A DEUS (veja Mateus 12:50; Efsios 6:6; Hebreus 13:21; 1 Joo

Pag. 58

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

2:17; T Tessalonicenses 4:1). Submetemo-nos vontade de Deus - NO com relutncia -devido a um temor ou por ser um dever-mas sim: a. Por Causa De Tudo O Que Deus Fez Por Ns (Rm 12:1; Ef 4:1; Tt 3:47) b. Porque, Fazendo Isto, Encontramos A Nossa Realizao (Sl 40:8) c. Por Causa Do Amor (Jo 14:15; 1 Jo5:3) D. OS FRUTOS DO REINO "Pois vocs sabem que ns lidamos com cada um de vocs assim como um pai lida com os seus filhos, encorajando-os, consolando-os, e estimulando-os A VIVEREM VIDAS DIGNAS DE DEUS, o Qual lhes chama para o Seu Reino e Glria" (1 Ts 2:11,12). Veja tambm 2 Tessalonicenses 1:5. Em Mateus 21:43, Jesus disse que o Reino pertenceria aos que "produzem os seus frutos". Os frutos do Reino so explicados em vrias passagens bblicas: Amor, alegria, paz (Gl 5:22,23) Bondade, retido, verdade (Ef 5:9; Tg 3:13-17) Retido, paz, alegria (Rm 14:17; Hb 12:11) J que fomos criados por Deus, tambm fomos criados para o Seu Reino e para o Seu estilo de vida. Os frutos deste Reino so simplesmente o resultado natural, final, e visvel da operao do milagre do novo nascimento que o Esprito Santo executou em ns (veja Glatas 5:22). A nossa responsabilidade na qualidade de cidados do Reino de Deus vivermos como as pessoas que somos agora! (1 Pe 2:11). Oramos tambm para que as suas vidas externas, que os homens vem, possam trazer crdito ao nome do Mestre de vocs, e que vocs possam trazer alegria ao Seu corao " (Cl 1:10). Veja tambm Colossenses 2:6; Efsios 4:1; 6:8-10. MEU COMPROMISSO Compreendo, aps estudar o estilo de vida do Reino, que devo submeter a minha vida ao servio dos outros exatamente como Jesus o fez. Comprometo-me a ser um disposto e alegre servo de Cristo e dos outros.

Pag. 59

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 17: Adorao


A. BENDIZENDO A DEUS "Bendize, minha alma, ao Senhor, e tudo o que h dentro de mim, bendiga o Seu Santo nome "(SI 103:1). algo tremendo considerarmos que temos a capacidade de bendizermos o nosso Criador, mas vez aps vez nas Escrituras somos exortados a fazermos exatamente isto. Ns O bendizemos atravs do nosso louvor e adorao a Ele. Veja Salmos 34:1-3. B. LOUVOR O louvor uma expresso de admirao e apreciao. Quando elogiamos uma pessoa, estamos lhe dizendo que a consideramos como uma pessoa tremendamente maravilhosa, ou que as suas realizaes so realmente grandiosas. E a mesma coisa com o Senhor. O louvor tem a ver com o reconhecimento do carter e do poder de Deus. Porque o Teu amor melhor do que a vida, os meus lbios Te glorificaro. Louvar-Te-ei enquanto viver, e em Teu nome levantarei as minhas mos" (Sl 63:3,4). 1. Por Que Louvamos A Deus? a. Por Causa Do Que Ele . Cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores. Pois Deus o Rei de toda a terra. Cantem a Ele um salmo de louvor" (Sl 47:6,7). b. Por Causa Do Que Ele Faz. ' 'Louva, minha alma, ao Senhor, e todo o meu mais profundo ser, louva o Seu santo nome. Louva, minha alma, ao Senhor, e no te esqueas de todos os Seus benefcios. Ele perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas enfermidades. Ele redime a minha vida da cova e me coroa com amor e compaixo. Ele satisfaz os meus desejos com coisas boas, de forma tal que a minha juventude renovada como a da guia (SI 103:1-5). 2. Quem Deve Louvar A Deus? a. Os Que Buscam A Deus. "... os que buscam o Senhor O louvaro... " (Sl 22:26). b. Tudo O Que Tem Flego. "Que tudo o que tem flego louve ao Senhor. Louvem ao Senhor "(Sl 150:6). 3. Quando Louvamos A Deus? a. Em Todo O Tempo. "Louvarei ao Senhor em todo o tempo. O Seu louvor sempre estar em meus lbios " (Sl 34:1). b. Em Todas As Circunstncias. "Sejam sempre alegres. Orem continuamente. Agradeam em todas as circunstncias, pois esta a vontade de Deus para vocs em Cristo Jesus" '(1 Ts5:16-18). 4. Onde Devemos Louvar A Deus? a. No Meio Do Povo De Deus. "Ele [Jesus] diz: Declararei o Teu nome aos Meus irmos. Na presena da congregao cantarei os Teus louvores" (Hb 2:12).

Pag. 60

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

b. Entre As Naes. "Louvar-Te-ei, Senhor, entre as naes. Cantarei sobre Ti entre os povos" (SI 57:9). c. Em Nossas Camas. "Louvar-Te-ei enquanto viver... com lbios que cantam, a minha boca Te louvar. Em minha cama lembro-me de Ti. Penso em Ti atravs das viglias da noite " (SI 63:4-6). C. ADORAO Enquanto que o louvor uma expresso de admirao e apreciao, a adorao uma expresso de amor e venerao. E possvel admirarmos algum e apreciarmos o que esta pessoa faz sem estarmos apaixonados por ela Semelhantemente, a adorao tem a ver com o nosso amor pelo Senhor. Ela pode ser expressa somente com a entrega de todo o nosso corao e vida a Ele. "Am-Lo com todo o seu corao, com todo o seu entendimento, e com todas as suas foras, e amar o seu prximo como a voc mesmo mais importante do que todas as ofertas queimadas e sacrifcios" (Mc 12:33). Os rituais e cerimoniais religiosos de Israel no Antigo Testamento tornaram-se detestveis ao Senhor porque os coraes deles estavam longe d'Ele (Is 1:10-15; 29:13). Hoje em dia tambm Deus est apenas interessado na adorao genuna e sincera que procede do corao. "Contudo, est chegando o tempo e agora j chegou em que os verdadeiros adoradores adoraro ao Pai em Esprito e em verdade, pois eles so o tipo de adoradores que o Pai procura. Deus Espirito, e os Seus adoradores precisam adorar em ESPRITO e VERDADE" (Jo 4:23,24). Leia tambm os versculos 4-26. 1. Em Esprito O nosso esprito chamado de "homem interior" (Ef 3:16). A verdadeira adorao acontece quando o homem interior, em resposta aos estmulos do Esprito de Deus, expressa amor e adorao a Deus. Isto pode assumir a forma de palavras verbalizadas, um cntico de amor ao Senhor, ou uma adorao silenciosa. A verdadeira adorao requer a ao do Esprito Santo em nosso esprito. Assim sendo, somente os que "nasceram novamente do Esprito'', atravs da f em Jesus Cristo, podem de fato adorar a Deus (Jo 3:5-8). 2. Em Verdade Adorar a Deus em verdade significa ador-Lo assim como a Bblia diz que deveramos. Nadabe e Abi (filhos do Sumo Sacerdote) ofereceram fogo estranho diante do Senhor e morreram (Nm 3:4; 26:61). Esta admoestao solene ilustra a necessidade de estudarmos o plano de Deus (o Tabernculo de Moiss) para o ministrio sacerdotal. Havia um sacrifcio, purificao, uno e uso de vestimentas adequadas antes da adorao (x 30:17-38). Observamos em Apocalipse 1:5,6 que somos "... lavados de nossos pecados em Seu Prprio sangue" antes de sermos feitos "... sacerdotes a Deus''.

Pag. 61

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Um apstolo/mestre dos Estados Unidos estava treinando vrios lderes sobre como curar os enfermos e realizar milagres. Uma profetiza lhe disse: "O Senhor lhe diz: 'Como voc ousa ensinar os que esto impuros a fazerem as Minhas obras! Pare com isto!'" Havia muita preparao dos sacerdotes antes que pudessem entrar no Lugar Santo para adorarem ao Senhor. A negligncia dos passos delineados era perigosa. Precisamos adorar em verdade da maneira bblica.

D. EXPRESSES DE LOUVOR E ADORAO NAS ESCRITURAS 1. Com A Boca: a. Cantando (Sl 9:2,11) b. Louvando (Sl 103:1) c. Bradando (Sl 47:1) 2. Com As Mos: a. Levantando-as (Sl 63:4) b. Batendo palmas (Sl 47:1) c. Com instrumentos musicais (Sl 150) 3. Com O Corpo: a. Ficando de p (Sl 134:1) b. Ajoelhando-se, prostrando-se (Sl 95:6) c. Danando e saltando de alegria (Sl 30:11) "Quem como Tu entre os deuses, Deus? Quem semelhante a Ti majestoso em santidade, terrvel em glria, operando maravilhas?... Cantem ao Senhor, pois Ele muito exaltado... " (x 15:11,21). "Dentre os deuses no h nenhum semelhante a Ti, Senhor... Pois Tu s grande e operas maravilhas. Tu somente s Deus... Louvar-Te-ei, Senhor meu Deus, com todo o meu corao Glorificarei o Teu nome para sempre (SI 86:8,10,12). MEU COMPROMISSO A maior coisa que sempre poderei fazer nesta vida e na eternidade adorar a Deus. Determino-me hoje a ser um verdadeiro adorador e a fazer disto o meu supremo objetivo de vida. Tambm ensinarei a algum mais este vital estilo de vida.

Pag. 62

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 18: Orao


"Ele me invocar, e Eu lhe responderei... e mostrar-lhe-ei a Minha salvao "(SI 91:15,16). O tempo que passamos com o Senhor em orao pode liberar um poder capaz de transformar histrias, o poder mais dinmico que este mundo jamais conheceu. A Bblia descreve muitas e diferentes operaes da orao, mas nesta lio examinaremos primeiramente a orao individual. A nossa orao, quando estamos reunidos como um Corpo, pode somente ser to forte quanto o nosso tempo pessoal com o Senhor. A. O LUGAR SECRETO "Mas quando voc orar, entre no seu quarto mais privativo, e fechando a porta, ore ao seu Pai, que est em oculto. E o seu Pai, o Qual v secretamente, o recompensar abertamente " (Mt 6:6 Amplificada). Fomos convidados para uma orao ntima por nenhum outro, seno o Prprio Senhor. Este tipo de orao "secreta" pressupe e assegura: 1. As Motivaes Corretas (Mt 6:5) 2. Um Correto Relacionamento Com Deus Na Qualidade de Pai (Lc 11:11-13) 3. Uma Verdadeira Confiana No Senhor (SI 55:16,17) 4. Uma Renncia De Hipocrisias (Mc 7:6,7) A medida em que expressamos os nossos sentimentos e preocupaes num dilogo com Deus, isto pode ser feito na forma de adorao (SI 34:1-4), confisso (1 Jo 1:9), pedidos (Mt 7:7), ou aes de graas (Ef 5:4-20). B. CINCO MANDAMENTOS RELACIONADOS ORAO 1. Vigiarmos E Orarmos Sempre "Estejam sempre vigiando, e orem para que vocs possam escapar de tudo o que est a ponto de acontecer e para que vocs possam ficar firmes e de p diante do Filho do Homem" (Lc 21:36). Veja tambm Marcos 13:35-37. 2. Orarmos Para No Cairmos Em Tentao "Vigiem e orem para que vocs no caiam em tentao. O espirito est pronto, mas a carne fraca" (Mt 26:41). 3. Orarmos Pelos Obreiros Ele lhes disse: A colheita abundante, mas os obreiros so poucos. Peam ao Senhor da seara, portanto, que envie obreiros para a Sua seara " (Lc 10:2). 4. Orarmos Pelos Que Esto Em Autoridade "Admoesto-lhe, portanto, em primeiro lugar, que pedidos, oraes, intercesses e aes de graas sejam feitos por todos, pelos reis e por todos os que se encontram em

Pag. 63

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

autoridade, para que possamos viver uma vida pacfica e sossegada em toda a piedade e santidade " (1 Tm 2:1,2). 5. Orarmos Pelos Nosso Inimigos "Bendigam os que lhes maldizem e orem por aqueles que lhes maltratam (Lc 6:28). C. QUANDO DEVEMOS ORAR A Bblia nos d muitos exemplos de pessoas que oravam (1 Cr4:10). Podemos observar que muitos heris da f tinham tempos regulares durante o dia que eram separados especificamente para a orao geralmente trs perodos determinados durante o dia: de manh, ao meio-dia e noite. "Quanto a mim, invocarei a Deus, e o Senhor me salvar. De noite, de manh e ao meio-dia orarei e clamarei, e Ele ouvir a minha voz" (SI 55:16,17). Veja tambm Daniel 6:10. O melhor exemplo de um padro dirio de orao regular e feita com todo corao de uma orao que evitava rituais religiosos sem significado pode ser encontrado no Prprio Senhor Jesus: 1. Cedo De Manh (Mc 1:35) 2. Durante Toda A Noite (Lc 6:12) 3. Antes De Cada Refeio (Mc 6:41) D. PELO QUE DEVEMOS ORAR 1. Por Ns Mesmos "Jabes clamou ao Deus de Israel: Que Tu me abenoes e aumentes o meu territrio! Que a Tua mo esteja comigo e me proteja do mal a fim de que eu seja poupado das aflies. E Deus lhe concedeu o seu pedido " (1 Cr 4:10). 2. Uns Pelos Outros "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros...." (Tg5:16). 3. Pelos Ministrios Do Corpo de Cristo "Finalmente, irmos, orem por ns para que a mensagem do Senhor possa espalhar-se rapidamente e ser honrada, assim como foi com vocs" (2 Ts 3:1). 4. Pelos Enfermos E Atormentados "Ser que algum do seu meio est em apuros? Ele deveria orar... est algum de vocs enfermo? Ele deveria chamar os presbteros da igreja para que orassem sobre ele e o ungissem com leo em nome do Senhor. E a orao oferecida com f restabelecer a pessoa enferma. O Senhor o levantar... orem uns pelos outros para que vocs possam ser curados " (Tg 5:14-16). 5. Pelos Que Esto Enredados Pelo Pecado "Se algum observar o seu irmo cometendo um pecado que no leva morte, ele deveria orar e Deus lhe dar a vida... "(1 Jo5:16).

E. AJUDA NA ORAO

Pag. 64

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Semelhantemente, o Esprito nos ajuda em nossas fraquezas. No sabemos pelo que deveramos orar, mas o Prprio Esprito intercede por ns com gemidos que as palavras no conseguem expressar"(Rm 8:26). Uma parte do propsito do Esprito Santo ensinar-nos (Lc 12:12), guiar-nos na orao (Rm 8:27). e ajudar-nos na nossa f (Ef 3:16,17). s vezes o Esprito Santo unge uma orao do crente de uma maneira especial. Isto chamado de "orao no Esprito Santo"(Jd 20; Ef 6:18). Para nos ajudar na orao, o Esprito Santo tambm forneceu um dom especial ao crente: O Dom de Lnguas falarmos numa outra lngua ao Senhor em orao. Veja 1 Corntios 12:4-11. "... a orao dos retos o seu deleite Ele ouve a orao dos retos'' (Pv 15:8,29). F. COMPANHEIRO DE JUGO Duas pessoas que se unem em orao fornecem algumas vantagens tremendas: "Novamente lhes digo que se dois de vocs concordarem na terra com relao a qualquer coisa que pedirem, isto lhes ser feito pelo Meu Pai que est no Cu' (Mt 18:19). G. ORAO DA IGREJA Se h um tremendo poder quando duas pessoas oram, o que dizermos ento quando ora toda a assemblia do povo de Deus? Veja Atos 4:24. Hoje Deus est chamando o Seu povo orao! A misso da Igreja transformar vidas individuais, famlias, comunidades, cidades e naes atravs da orao!

MEU COMPROMISSO Atravs deste estudo compreendo as maravilhosas oportunidades da orao no somente no meu relacionamento com Deus, mas tambm nos resultados sobrenaturais que se seguem. Comprometo-me a fazer da orao uma prioridade em minha vida.

Pag. 65

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 19: Cu
"... Deus est no Cu e voc est na terra... Portanto, reverencie a Deus (Ec 5:2,7). A. O QUE O CEU? 1. O Cu A Habitao De Deus Porventura Deus no Se encontra nas alturas do Cu? E veja quo elevadas esto as mais altas estrelas!" (J 22:12). Veja tambm Deuteronmio 26:15. 2. O Cu A Sala Do Trono De Deus "O Senhor estabeleceu o Seu Trono no Cu, e o Seu Reino domina sobre tudo " (SI 103:19). Veja tambm Isaas 66:1. 3. O Cu O Lugar Da Plena Glria De Deus "Enquanto eu olhava, tronos foram colocados e o Ancio de Dias assentou-Se. As Suas vestimentas eram brancas como a neve, o cabelo da Sua cabea era branco como a l, o Seu Trono estava se inflamando com fogo, e as suas rodas estavam todas em chamas. Um rio de fogo estava fluindo, saindo de diante d 'Ele..." (Dn 7:9,10). Veja tambm Atos 7:55. 4. O Cu O Lar Dos Mortos Retos (Crentes) "Porque sabemos que se esta tenda terrena na qual moramos for destruda, temos um edifcio de Deus, uma casa eterna no Cu, que no construda por mos humanas " (2 Co 5:1). 5. O Cu O Lar Futuro De Todos Os Crentes "Depois disto olhei e havia diante de mim uma grande multido que ningum conseguia contar, de todas as naes, tribos, povos e lnguas, de p diante do Trono. Estavam usando vestimentas brancas e seguravam palmas em suas mos. E clamavam em alta voz: A salvao pertence ao nosso Deus, o Qual Se assenta no Trono... " (Ap 7:9,10). B. A NATUREZA DO CU O Cu um lugar que vai alm de qualquer coisa que possamos imaginar 1 Co 2:9; 13:12). O Cu um lugar de santidade, repleto de glria, e infinito. Mas ainda que a Bblia no descreva dos os detalhes de como o Cu, ela nos d de fato alguns indcios com relao sua natureza. O Cu : 1. Um Lugar De Grande Glria A ento os retos brilharo como o sol no Reino do seu Pai... " (Mt 13:43). 2. Um Lugar De Adorao Contnua "Depois disto ouvi o que parecia o som de uma grande multido no Cu bradando: Aleluia! A salvao, a glria, e o poder pertencem ao nosso Deus... Ento ouvi o que parecia uma grande multido, como o som de muitas guas e como o

Pag. 66

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

estrondo de troves, bradando: Aleluia! Pois o nosso Senhor Deus Todo-Poderoso reina..." (Ap 19:1-6). Veja tambm Apocalipse 5:11,12. 3. Um Lugar Que Nunca Se Acabar "... e vocs recebero calorosas boas-vindas ao Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 1:11). Veja tambm 1 Pedro 1:4. 4. Um Lugar Incontaminado Pelo Mal "Nada impuro jamais entrar nela, nem ningum que faa o que vergonhoso ou enganoso, mas somente aqueles cujos nomes estiverem escritos no Livro da Vida do Cordeiro" (Ap 21:27). Veja tambm Efsios 5:5. O Livro do Apocalipse descreve a Nova Jerusalm, vindo do Cu, como um lugar sem: a. Noite (22:5) b. Maldies (22:3) c. Dor (21:4) d. Choro, ou tristezas (21:4) e. Morte (21:4) Isto assim porque a natureza do Cu um produto da natureza de Deus. J que o Cu a plena manifestao da Sua presena, o que Deus , assim tambm o Cu um lugar de santidade, repleto de glria e sem fim. C. A NOSSA LIGAO COM O CU Como crentes, agora vivemos as nossas vidas num relacionamento especial com o Cu porque: 1. Pertencemos Ao Cu "Mas vocs chegaram ... Jerusalm celestial, a cidade do Deus vivo. Vocs chegaram aos milhares e milhares de anjos da alegre assemblia, Igreja dos primognitos, cujos nomes esto escritos no Cu... " (Hb 12:22,23). Veja tambm Filipenses 3:20. 2. Estamos Entronizados L "E Deus nos ressuscitou com Cristo e nos entronizou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus'' (Ef 2:6). 3. Temos A Nossa Fonte De Vida L "Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual nos abenoou nos lugares celestiais com todas as bnos espirituais em Cristo" (Ef 1:3). Veja tambm Colossenses 3:1-4. 4. Temos Os Nossos Nomes Registrados L "Contudo, no se regozijem pelo fato de os espritos se submeterem a vocs, mas alegrem-se pelo fato de que os seus nomes esto escritos no cu" (Lc 10:20). Veja tambm Hebreus 12:23. 5. Fomos Enviados Por Aquele Que Habita L "No so do mundo, assim como Eu no sou do mundo... Assim como Tu Me enviaste ao mundo, Eu os enviei ao mundo" (Jo 17:16,18). Veja tambm 2 Corntios 5:20. 6. Temos Os Nossos Olhos Fixos L

Pag. 67

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

"Pois as nossas leves e momentneas tribulaes esto alcanando para ns uma eterna glria que muito mais importante que todas elas. Portanto, no fixamos os nossos olhos naquilo que visto, e sim naquilo que invisvel. Pois o que visvel temporrio, mas o que invisvel eterno" (2 Co 4:17,18). Veja tambm Hebreus 11:9,10,14-16. 7. Temos O Nosso Tesouro L "... Ele nos deu um novo nascimento a uma esperana viva... a uma herana que nunca pode perecer, estragar-se, nem debilitar-se mantida no Cu para vocs... " (IPet 1:3,4). Veja tambm Mateus 6:19-21. 8. Estamos Sendo Chamados Para L "... Mas uma coisa fao: Esquecendo-me das coisas que esto atrs e avanando para as que esto adiante, prossigo para o alvo para ganhar o prmio para o qual Deus me chamou ao Cu em Cristo Jesus'' (Fp 3:13,14). O Prprio Jesus, antes de retornar ao Cu, fez uma promessa muito especial a todos os crentes: "No deixem que os seus coraes se turbem. Confiem em Deus, confiem tambm em Mim. Na Casa do Meu Pai h muitas moradas. Se no fosse assim Eu lhes teria dito. Estou indo l para lhes preparar um lugar, e se Eu for e lhes preparar um lugar, voltarei e os levarei para que vocs estejam Comigo e para que vocs estejam onde Eu estou" (Jo 14:1-3). Veja tambm Joo 17:24.

MEU COMPROMISSO Decido hoje colocar as minhas aflies nas coisas do Cu, e no nas coisas desta terra. Compreendo que a minha vida na terra apenas temporria. Assim sendo viverei de acordo com as prioridades estabelecidas por esta verdade. Compartilharei com outros as boas novas sobre este maravilhoso lar eterno que Jesus oferece a todos os que crem n'Ele.

Pag. 68

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 20: Quando Jesus Voltar A Segunda Vinda


"Sempre que vocs comerem deste po e beberem deste clice, vocs proclamam a morte do Senhor AT QUE ELE VENHA" '(1 Co 11:26). A. A PROMESSA DA SUA VOLTA A Segunda Vinda do Senhor Jesus terra um dos assuntos mais importantes para o cristo. Os escritores do Novo Testamento falaram sobre isto mais de 300 vezes e a mais usada foi quase sempre imperativa. A primeira coisa que precisamos saber sobre a Segunda Vinda que ela CERTA! 1. Jesus Falou Sobre A Sua Prpria Volta "Nesta ocasio, o sinal do Filho do Homem aparecer no cu, e as naes da terra se lamentaro. Elas vero o Filho do Homem vindo nas nuvens do cu com poder e grande glria"(Mt 24:30). Veja tambm Joo 14:2,3. 2. Anjos A Predisseram Eles estavam olhando atentamente para o cu, enquanto Ele estava subindo, quando subitamente dois homens vestidos de branco ficaram de p ao lado deles. Homens da Galileia, disseram eles, Por que vocs esto a olhando para o cu? Este mesmo Jesus, o Qual foi arrebatado de vocs para o Cu, voltar da mesma forma que vocs O viram entrando no Cu" (At 1:10,11). 3. Os Primeiros Cristos Encorajavam-se Mutuamente Com Ela "Pois o Prprio Senhor descer do Cu, com uma alta voz de comando, com a voz do arcanjo, e com o chamado de trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois disto, ns, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados com Ele nas nuvens para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Portanto, encorajem-se uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4:16-18). Veja tambm Apocalipse 1:7. 4. O Esprito Santo D Testemunho Dela "Ora, foi Deus Quem nos criou para este exato propsito e nos deu o Esprito como um depsito, garantindo o que vindouro"(2 Co 5:5). "Mas sejam pacientes, meus irmos, enquanto vocs esperam que o Senhor venha. Olhem para o fazendeiro esperando pacientemente pela sua preciosa colheita. Vejam como ele tem que possuir a sua alma em pacincia at que a terra tenha recebido a chuva tmpora e serdia. Assim tambm vocs precisam ser pacientes, aquietando os seus coraes na certeza final. A vinda do Senhor est muito prxima" (Tg 5:7,8). Veja tambm Hebreus 10:37. B. COMO JESUS VOLTAR? 1. Inesperadamente "Agora, irmos, sobre os tempos e as datas no necessitamos escrever para vocs, pois vocs sabem muito bem que o Dia do Senhor vir como um ladro na noite.

Pag. 69

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Enquanto as pessoas estiverem dizendo: Paz e segurana, a destruio vir sobre elas repentinamente" (1 Ts 5:1-3). Leia tambm os versculos 4-11. 2. Como O Relmpago "Porque assim como o relmpago procede do oriente e reluz at o ocidente, assim tambm ser a vinda do Filho do Homem" (Mt 24:27). Veja Lucas 17:24. 3. Da Mesma Maneira Como Ele Partiu "... Este mesmo Jesus, o Qual foi tirado de vocs e introduzido no Cu, voltar da mesma maneira em que vocs O viram entrando no Cu'' (At 1:10,11). 4. Com Grande Poder E Glria "Nesta ocasio, eles vero o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glria'' (Lc 21:27). 5. Com Ampla Viso De Todos "Olhem, Ele est vindo com as nuvens, e todos os olhos O vero, at mesmo aqueles que O traspassaram. E todos Os povos da terra lamentaro por causa d Ele. E assim ser! Amm!'' (Ap 1:7). C. EVENTOS DRAMTICOS QUE OCORRERO 1. O Mistrio Das Eras Ser Completado "... No haver mais demoras! Mas no dia em que o stimo anjo estiver a ponto de tocar a trombeta, o mistrio de Deus ser cumprido, exatamente como Ele anunciou aos Seus servos, os profetas" (Ap 10:6,7). Veja tambm Romanos 16:25,26. 2. O Povo De Deus Entrar Em Sua Plena Glria ' Mas a nossa cidadania encontra-se no Cu. E aguardamos avidamente um Salvador de l, o Senhor Jesus Cristo, o Qual pelo poder que O capacita a sujeitar todas as coisas ao Seu controle, transformar os nossos corpos inferiores de forma tal que sero semelhantes ao Seu glorioso corpo" (Fp 3:20,21). Veja tambm 1 Corntios 15:35-53. 3. Os Mortos Em Cristo Sero Ressuscitados "... porque sabemos que Aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, tambm nos ressuscitar com Jesus e nos apresentar com vocs em Sua presena " (2 Co 4:14). Veja tambm Joo 6:40; 11:25. 4. Os Crentes Que Ainda Estiverem Vivos Sero Arrebatados Para Encontrar-se Com Ele E Ele enviar os Seus anjos com alto toque de trombeta, e eles reuniro os Seus eleitos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos cus at a outra (Mt 24:31). 5. A Criao Ser Liberta Da Sua Escravido "A criao aguarda com uma vida expectativa a revelao dos filhos de Deus. Pois a criao foi sujeita frustrao, no por sua prpria escolha, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperana de que a prpria criao ser liberta da sua escravido corrupo e ser introduzida na gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Rm 8:19-21). Leia tambm o versculo 22 e Isaas 35:1-7. 6. Todos Os Inimigos Sero Destrudos "A ento vir o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus-Pai depois de haver destrudo todo domnio, autoridade e poder. Pois Ele precisa reinar at que tenha

Pag. 70

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

colocado todos os Seus inimigos debaixo de Seus ps" (1 Co 15:24,25). Veja tambm 2 Tessalonicenses 1:7-10; 2-8. 7. Satans Ser Amarrado "E vi um anjo descendo do Cu, com a chave do abismo e segurando em suas mos uma grande corrente. Ele agarrou o drago, aquela antiga serpente, que o diabo, ou Satans, e amarrou-o por mil anos" (Ap 20:1,2). Leia tambm os versculos 3,7-10. 8. O Julgamento Ser Distribudo Por Cada Quinho "Deus justo: Ele retribuir as tribulaes aos que os atribulam e dar alvio a vocs que esto atribulados... Isto acontecer quando o Senhor Jesus for revelado do Cu num fogo resplandecente, com os Seus poderosos anjos. "Ele punir os que no conhecem a Deus e que no obedecem o Evangelho do nosso Senhor Jesus. Eles sero punidos com uma destruio eterna e sero excludos da presena do Senhor e da majestade do Seu poder " (2 Ts 1:6-9). 9. Um Reino Ser Estabelecido E Nunca Ser Destrudo "No tempo destes reis, o Deus do Cu estabelecer um Reino que nunca ser destrudo, nem ser deixado a um outro povo. Ele esmiuar todos estes reinos e os aniquilar, mas ele Prprio durar para sempre" (Dn 2:44). Veja tambm Apocalipse 19:15,16.

MEU COMPROMISSO A Segunda Vinda de Jesus a minha grande esperana para o futuro. Contarei ao maior nmero possvel de pessoas sobre Jesus, meu Salvador, antes que Ele volte novamente. Estou comprometido com Ele e espero com entusiasmo pelo dia da Sua Vinda.

Pag. 71

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Captulo 21: O Chamado De Deus


Deus tem um plano para a vida de cada crente, individualmente no Senhor Jesus Cristo. O Seu chamado no somente envolve um maravilhoso propsito para ns por toda a eternidade, mas tambm temos uma expresso deste chamado sobre a terra agora. "O Qual nos salvou, e nos CHAMOU com um santo chamado... de acordo com o Seu Prprio propsito e graa... "(2 Tm 1:9). "Ora, se somos filhos, ento somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros... E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem dos que O amam e que foram CHAMADOS DE ACORDO COM O SEU PROPSITO" (Rm 8:17,28). Veja tambm os versculos 29,30. A. DEUS NOS CHAMOU 1. Desde A Fundao Do Mundo Porque Ele nos escolheu n 'Ele antes da criao do mundo para que fssemos santos e irrepreensveis aos Seus olhos. Com amor Ele nos predestinou para que fssemos adotados como Seus filhos atravs de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplcito e vontade "(Ef 1:4,5). Veja tambm Efsios 2:10 e Mateus 25:34. 2. Para Que Fssemos Separados Para Ele Mas vocs so um povo escolhido, um sacerdcio real, uma nao santa, um povo que pertence a Deus, para que vocs possam declarar os louvores d'Aquele que lhes chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz"(1 Pe 2:9). Veja tambm Romanos 9:23-26. 3. Para Cumprirmos O Seu Propsito "Assim sendo, no se envergonhe de testificar sobre o nosso Senhor, o Qual nos salvou e nos chamou a uma vida santa no devido a nada que tivssemos feito, mas por causa do Seu Prprio propsito e graa" (2 Tm 1:8,9). Veja tambm Romanos 8:28, Filipenses 3:14. B. O NOSSO CHAMADO NA TERRA "Paulo, um servo [escravo] de Cristo Jesus, chamado para ser apstolo e separado para o Evangelho de Deus" (Rm 1:1). Ao descrever o seu prprio ministrio, O Apstolo Paulo nos d o exemplo do chamado que est sobre TODOS os crentes. Ele tem trs aspectos: 1. O Chamado Geral "Um Escravo De Cristo" Jesus pagou um alto preo por ns: a Sua Prpria vida. "Pois aquele que era escravo ao ser chamado pelo Senhor o liberto do Senhor. Semelhantemente, aquele que era um homem livre ao ser chamado escravo de Cristo.

Pag. 72

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Vocs foram comprados com umpreo... "(1 Co 7:22,23). Veja tambm 1 Corntios 6:19,20. Quando Paulo se denomina um escravo de Jesus Cristo, ele est apontando para um significado ainda mais profundo. De acordo com os costumes da sua poca, se o escravo estava se aproximando da poca em que poderia ser liberto, mas devido a um amor pelo seu mestre escolhesse no aceitar a sua liberdade, ele ento recebia uma marca, atravs de um furo em sua orelha. Este era o sinal de que ele era um ' 'escravo de amor'' ao seu mestre durante toda a sua vida (x 21:5,6; Dt 15:16,17). O Apstolo Paulo, por escolha prpria, declarou-se um escravo de amor pelo Senhor Jesus. 2. O Chamado Especial "Chamado Para Ser Um Apstolo" Assim como o Apstolo Paulo tinha um chamado especial sobre a sua vida, assim tambm todos os crentes tm um chamado especial. Paulo foi chamado para ser um apstolo, mas h muitos diferentes chamados no Corpo de Cristo. Veja Romanos 12:3-8; Efsios 4:7-16. O papel especial que Deus tem para cumprirmos revelado medida em que buscamos fervorosamente a Sua vontade. 3. O Chamado Especfico "Separado Para O Evangelho" Dentro de cada chamado especial h um chamado especfico. Por exemplo, tanto Pedro quanto Paulo eram apstolos, mas um deles foi o apstolo aos judeus e o outro aos gentios. Veja Romanos 11:13; 1 Timteo 2:7; 1 Corntios 12:4-11. Passamos para o nosso chamado especial e especfico somente medida em que somos aprovados como "escravos de amor", pois precisamos primeiramente aprender a estarmos totalmente sob a autoridade de Cristo antes que possamos ser ENVIADOS por Ele. Veja Mateus 28:18,19.

C. POR QUE ELE NOS CHAMA? 1. Porque O Mundo Se Encontra Nas Trevas "Sabemos que somos filhos de Deus, e tambm sabemos que o mundo ao nosso redor est sob o poder do maligno" (1 Jo 5:19). Veja tambm Efsios 6:12 e Colossenses 1:13. 2. Porque As Pessoas Esto Famintas E Necessitadas "Ao ver as multides. Ele teve compaixo delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem um pastor" (Mt9:36). 3. Para Provar A Sua Sabedoria "O Seu propsito era que, atravs da Igreja, a multiforme sabedoria de Deus pudesse ser conhecida aos principados e autoridades nos lugares celestiais, de acordo com o propsito eterno que Ele cumpriu em Cristo Jesus nosso Senhor (Ef 3:10,11). 4. Porque O Tempo Curto "Porventura vocs no dizem: 'Ainda h quatro meses antes da colheita?' Digo-lhes, no entanto, para vocs abrirem os seus olhos e olharem para os campos! J esto maduros para a colheita!" (Jo 4:35). Veja Joo 9:4.

Pag. 73

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

D. O QUE ACONTECE QUANDO SOMOS CHAMADOS? 1. Somos Preparados Por Ele "Venham, sigam-Me, disse Jesus, e FAREI DE VOCS pescadores de homens" (Mt 4:19). Veja tambm Jeremias 18:1-10. 2. Somos Ensinados Por Ele "Mas o Conselheiro, o Esprito Santo, que o Pai enviar em Meu nome, lhes ensinar todas as coisas e lhes lembrar de tudo o que Eu lhes disse " (Jo 14:26). Veja 1 Corntios 2:12; 1 Joo 2:27. 3. Somos Enviados Por Ele "Assim como Tu Me enviaste ao mundo, Eu tambm os envio ao mundo (Jo 17:18). Veja tambm Marcos 16:15. Quando Deus chama, Ele vem e interrompe as nossas vidas. Alguns exemplos bblicos disto so: Moiss (um pastor no deserto): "V liberte o Meu povo " (Ex 3:1 -12). Samuel (um menino servindo no templo): "Acorde fale por Mim " (1 Sm 3:1-19). Ezequiel (um prisioneiro numa terra estranha): "Levante-se Eu o estou enviando" (Ez 2:1 -7). Os discpulos (negociantes, pescadores): "Venham, sigam-Me" (Lc 5:27,28: Mt 4:18-22). Saulo (um inimigo da Igreja): "V, Eu lhe direi o que voc precisa fazer " (At 9:1-9).

MEU COMPROMISSO Percebo agora que Deus sempre teve um plano para a minha vida, at mesmo antes da fundao do mundo. Comprometo-me agora por completo a este plano e seguirei ao Senhor totalmente. Tambm ensinarei aos outros sobre o chamado de Deus para as suas vidas.

Pag. 74

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Parte 02 Fundamentao doutrinria das Igrejas do Betel Brasileiro


DA FUNDAMENTAO DOUTRINRIA - As doutrinas aceitas como princpios de f pela Igreja Betel Geisel, tm como fundamento as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento - divina revelao dada a homens piedosos movidos pelo Esprito Santo -, as quais contm tudo quanto necessrio para a salvao e santificao dos crentes. As Igrejas subordinadas SUMEBB expressaro sua f, tendo como base de sua pregao os seguintes princpios: A BBLIA - A plena e divina inspirao das Sagradas Escrituras cannicas (os 66 livros), sua infalibilidade, sua nica e final autoridade em assuntos de f e prtica. DEUS - H um s Deus vivo e verdadeiro, eterno, de infinito poder e sabedoria, criador e conservador de todas as coisas visveis e invisveis, e, na unidade de Sua divindade, h trs pessoas de uma s substncia, de existncia eterna, igual em santidade, justia, sabedoria, poder e dignidade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. O HOMEM - A criao do homem imagem e semelhana de Deus, com um esprito imortal; a queda de toda a humanidade em Ado, sua conseqente depravao moral e sua necessidade de regenerao. JESUS - A divindade do Senhor Jesus Cristo, o Unignito Filho de Deus e nico mediador entre Deus e os homens; Sua eterna preexistncia; Seu nascimento virginal, atravs do qual tomou a natureza humana, reunindo, assim, duas naturezas inteiras e perfeitas: a divina e a humana. Sua vida sem pecado; Sua ressurreio corprea, ascenso glorificao e intercesso pelos salvos. A SALVAO - Todo homem pode ser salvo de seus pecados e justificado diante de Deus pelo favor divino revelado na Sua graa, por intermdio da f nAquele que tomou sobre Si a nossa condenao e a levou para o Calvrio: Jesus Cristo (Rm 5:1). A EVANGELIZAO - O IDE, como ordem missionria, deve ser cumprido com firmeza e diligncia no SENHOR, na primordial potencializao do Esprito Santo. O ESPRITO SANTO E A SANTIFICAO - A atuao indispensvel do Esprito Santo na regenerao, santificao e capacitao dos crentes para o testemunho eficaz; a operao dos dons do Esprito Santo visando ao aprimoramento e edificao da Igreja, os quais manifestam-se segundo determinao do Senhor da Igreja, Jesus Cristo (I Cor 12:4-11). A IGREJA - A Igreja visvel de Cristo uma congregao de crentes batizados e unidos uns aos outros na f e na comunho do Evangelho, que observam os mandamentos de Cristo e so governados por suas leis, exercendo os dons concedidos pelo Esprito Santo. A CURA DIVINA - A cura divina e os milagres so para nossos dias tambm, como partes integrantes da obra expiatria de Cristo (Is 53:4-5; Mt 8:16-17; I Pe 2;24). O BATISMO NAS GUAS - Recebemos o batismo nas guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, como uma ordenana do Senhor Jesus queles que nEle crem e como uma forma de confisso pblica da f e arrependimento de pecados, sem que o mesmo possua poderes de salvao (Mc 16:16; Rm 10:9). OS DZIMOS E OFERTAS - Os dzimos e as ofertas so as formas de contribuio mais lgicas e coerentes com os ensinamentos do Novo Testamento para a manuteno da Igreja e do templo (Mal 3:10; Mt 23:23). A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - Cristo voltar ao mundo de uma forma invisvel, para arrebatar Sua Igreja da Terra, operando a ressurreio dos que dormem no Senhor e a transformao, em corpos glorificados, dos que estiverem vivos; depois, de forma visvel, na Batalha do Armagedom, para guerrear contra Satans e lan-lo em cativeiro por mil anos,

Pag. 75

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

estabelecendo, em seguida, um reino terreal, pelo mesmo perodo de tempo, onde os salvos com Ele reinaro (I Ts 4:13-18; Ap 19:11-21; 20:1-6). O TRIBUNAL DE CRISTO - Depois do arrebatamento da Igreja, os salvos recebero nos cus galardes em conformidade com o trabalho de cada um no Reino de Deus estabelecido na terra (Rm 14:7-12; I Co 3:8-15; II Co 5:10). A CONDENAO DOS MPIOS - No final do perodo milenar, todos os incrdulos de todos os tempos ressuscitaro para serem julgados e condenados por Deus segundo as obras praticadas (Ap 20:11-15; 21:8; 22:14-15). A ETERNIDADE - A eternidade o destino final para todos os homens e ser dividida em duas formas distintas: uma de gozo e paz para todos os que forem salvos pelo Cordeiro de Deus; outra de tormentos, dor e espanto para todos os incrdulos de todos os tempos (Ap 22:1-5; Mt 24:51).

Pag. 76

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

Parte 03: A ADMISSO, DIREITOS E DEVERES DE NOVOS MEMBROS


I-QUEM PODE SER MEMBRO DA IGREJA BETEL GEISEL Sero membros da Igreja Betel Geisel as pessoas que, sem distino de raa, cor, idade ou posio social, satisfizerem os requisitos para admisso e forem recebidos sua comunho. So requisitos para a admisso como me mbro: a. demonstrar, por atos, arrependimento de seus pecados e desejo de viver vida nova, de acordo com os ensinos da Bblia; b. aceitar, pela f, nosso Senhor Jesus Cristo como nico Salvador; c. aceitar todas as doutrinas ensinadas e defendidas pela Igreja, de acordo com a Bblia Sagrada, que a infalvel Palavra de Deus, e t- la como nica regra de f e prtica; d. ter sua situao civil reconhecida pelas leis do Pas; e. declarar submisso e obedincia orientao ministrada pelo Manual, inclusive em relao aos costumes; f. ter, no mnimo, doze anos de idade, ou a critrio da liderana da Igreja; g. prometer sustentar a obra com dzimos e ofertas; h. declarar que no est ligado a nenhuma sociedade secreta. NICO - Quanto aos congregados que no puderem ser membros comungantes da Igreja em virtude de sua situao civil, que sejam tratados com amor, orientados e ajudados para que a regularizem de acordo com as leis do Pas e que no sejam impedidos de colaborar na Obra. II-DA ADMISSO DE MEMBROS 1. As pessoas que satisfizere m os requisitos para sua admisso no rol de membros da Igre ja sero recebidos pelos seguintes meios: a. profisso de f e batismo - as pessoas a serem recebidas por profisso de f e batismo sero matriculadas na classe de iniciantes e recebero do obreiro, ou pessoa por ele indicada, as necessrias instrues; b. adeso s doutrinas e ao Regimento Interno da Igre ja - o recebimento por adeso diz respeito a membros de outras Igrejas que desejam ingressar numa Igreja do Betel Brasileiro; c. transferncia interna e externa - interna: de Igreja betelina para Igreja betelina; externa: de outras Igrejas da mesma f doutrinria e costumes; d. reconciliao - a reconciliao diz respeito a membros que tenham sido excludos e, arrependidos, voltem Igreja, ou membros de outras Igrejas evanglicas excludos de suas Igrejas que, dando prova de arrependimento, peam sua reconciliao na Igreja do Betel Brasileiro; neste caso, devero sujeitar-se a um perodo de prova de at noventa dias. 2. A recepo de membros far-se- sempre em ato pblico, de preferncia em culto solene. 3. Em qualquer dos casos de recepo, ser necessrio que o candidato seja batizado por imerso ou asperso. 4. As pessoas recebidas como membros da Igreja tero seus nomes registrados em livros apropriados na Igreja local e tornar-se-o participantes dos direitos e privilgios conferidos pela Igreja, ressalvadas as restries. So dois os livros de registros constantes neste artigo: a. livro de registro permanente, modelo oficial, o qual no poder ser reformado nem rasurado, seguindo seu registro ordem cronolgica;

Pag. 77

Site: www.josiasmoura.wo rdpress.com

b. livro de chamada, modelo oficial, o qual ser reformado anualmente, para que se tenha, sempre em dia, o nmero de membros. NICO - Alm dos livros de registros referidos no pargrafo ante rior, a Igreja manter livros apropriados para registros de casamentos e apresentao de crianas. III-DOS DEVERES DOS MEMBROS 1. So deveres dos membros: a. participar assiduamente dos cultos da Igreja, bem como apoiar e participar dos empreendimentos da mesma; b. cooperar regular, fiel e ativamente, quanto ao sustento financeiro da Igreja do Senhor da qual membro, atravs de seus dzimos e ofertas; c. submeter-se s admoestaes e exortaes da liderana da Igreja, com humildade, evitando atitudes que venham gerar conflitos ou faces no seu mbito; d. desempenhar, com fidelidade, os cargos para os quais for eleito; e. zelar pelo bom testemunho do Evangelho, pela reputao de seus irmos em Cristo, bem como pelo nome de sua Igreja e de seus ministros; f. comunicar-se com sua Igreja dando- lhe cincia imediata quando dela se ausentar por mais de trinta dias, quer por motivo de sade, trabalho, estudos ou viagens. IV-DOS DIREITOS DOS MEMBROS 1. So Direitos dos Membros: a. participar da Ceia do Senhor; b. usufruir os benefcios espirituais da Igreja; c. concorrer eleio para quaisquer cargos da Igreja, exceto os de natureza ministerial, para os quais se torna necessrio que o candidato possua a vocao do ministrio devidamente reconhecida pela SUMEBB; d. transferir-se de uma Igreja para outra da mesma f doutrinria e costumes; e. apelar, em caso de disciplina, ao Conselho da SUMEBB ou ao Superintendente Regional; f. receber assistncia religiosa e espiritual da Igreja, provida por seu ministrio; g. ter voz e voto nas deliberaes da Igreja. 2. Deixaro de ser membros das Igrejas do Betel Brasileiro e perdero, por isso, os direitos e privilgios que desfrutam: a. os que se retiram a prprio pedido, feito por escrito ao obreiro, ou verbalmente, ao Conselho da Igreja; b. os que forem excludos por determinao disciplinar; c. os ausentes por mais de seis meses; d. os que levarem carta de transferncia para outra Igreja da mesma f doutrinria e costumes; e. os falecidos. 3. Os membros de Igreja de paradeiro ignorado durante trs meses sero inscritos em rol separado; trs meses aps esse prazo, se no forem encontrados, sero excludos. NICO - Nenhuma pessoa cujo nome for cancelado do rol de uma Igreja local poder ser arrolada em outra, sem que haja entendime nto prvio entre as respectivas lideranas.

Вам также может понравиться