Вы находитесь на странице: 1из 2

A Evoluo da Educao Infantil no Brasil

Antonio Carlos dos Santos Monteiro Jnior

No Brasil, por volta da dcada de 1970, com o aumento do nmero de fbricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operria, surgindo ento s creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o cuidar. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram -se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianas. Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe mdia, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infncia e assessorar os governos progressistas que, atendendo s reivindicaes populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.2 S em 1988 a educao infantil teve incio ao seu reconhecimento, quando pela primeira vez, foi colocada como parte integrante da Constituio, depois em 1990, com o Estatuto da Criana e do adolescente (ECA, Lei federal 8069/90), entre os direitos estava o de atendimento em creches e pr-escolas para as crianas at os 6 anos de idade. Pela primeira vez na histria, uma Constituio do Brasil faz referncia a direitos especficos das crianas, que no sejam aqueles circunscritos ao mbito do Direito da Famlia. Tambm pela primeira vez, um texto constitucional define claramente como direito da criana de 0 a 6 anos de idade e dever do Estado, o atendimento em creche e prescola.3 (CAMPOS, ROSEMBERG, FERREIRA, 1995, p.17 e18)

Posteriormente, entramos em um perodo de debate em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), perodo que se estendeu at meados da dcada de 90. Nesse perodo, sem a aprovao da LDB, a lei maior, o Ministrio da Educao em conjunto com outros segmentos define uma poltica nacional para educao infantil, propondo a criao de uma
1

Prof. de Metodologia Cientifica; MSc. em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador/pesquisador Acadmico pelo Centro de Estudos e Formao Superior CEFS/MT.
2
3

FARIA, A. L. G. DE, & PALAHRES, M. S. (orgs). Educao Infantil ps-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2000.

CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Flvia; FERREIRA, Isabel M. Creches e pr-escolas no Brasil. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 1995.

Comisso Nacional de Educao Infantil (CNEI), que a viso de formular e implementar polticas na rea, atuando de 1993 a 1996. Em 1994, aconteceu a Conferncia Nacional de Educao para Todos, e um dos eventos preparatrios conferncia foi o I Simpsio Nacional de Educao Infantil, que aprovou a Poltica Nacional de educao Infantil, com o apoio da CNEI. A partir da Constituio de 1988, do Estatuto da Criana e do Adolescente em 1990 (ECA, Lei Federal 8069/90) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional em 1996, lei 9394/96 (BRASIL, 1996), a Educao Infantil foi colocada como a primeira etapa da Educao Bsica no Brasil, abrangendo as crianas de 0 a 6 anos, concedendo-lhes um olhar completo, perdendo seu aspecto assistencialista e assumindo uma viso e um carter pedaggico. Nesse momento acontece a Municipalizao, a Educao Infantil passa a ser responsabilidade dos Municpios, com certo vnculo de verba com o Estado. De acordo com Faria (1999, p.68)Apenas hoje no Brasil, ou melhor, felizmente hoje, dez anos depois de promulgada a primeira Constituio que garante o direito educao das crianas de 0 a 6 anos em creches e pr-escolas estamos tentando regulamentar as instituies de educao infantil.4 Barreto (2008, p.24) coloca que ateno Educao Infantil no Brasil decorrente das ltimas duas dcadas de reflexes, pois a partir da LDB a Educao Infantil passou a ser o incio da Educao Bsica, buscando abolir a viso assistencialista e com o olhar na formao dos profissionais que atuam nessa rea.5

4 5

FARIA, Ana Lucia Goulart. De Educao pr-escolar e cultura. Campinas: Cortez, 1999.
BARRETO, Angela M. Rabelo F. Pelo direito Educao Infantil, Braslia, n. 46, dezembro. 2008.

Вам также может понравиться