Вы находитесь на странице: 1из 2

INFORMATIVO 491 - STJ Direito Penal I - Professora Lidiane Lopes PRINCPIOS

POLICIAL MILITAR. PRINCPIO. INSIGNIFICNCIA. Na espcie, o paciente, policial militar, foi preso em flagrante, quando supostamente furtava certa quantidade de gasolina de uma viatura oficial da Polcia Militar para veculo de propriedade dele, sendo denunciado como incurso no art. 240, 4 e 6, II, do CPM. No writ, busca-se o reconhecimento da atipicidade da conduta ante a aplicao do princpio da insignificncia. A Turma entendeu no ser possvel aplicar o princpio da insignificncia hiptese, visto no estarem presentes todos os requisitos necessrios para tal (mnima ofensividade da conduta, nenhuma periculosidade social da ao, reduzidssimo grau de reprovao do comportamento e inexpressividade da leso jurdica provocada). Ressaltouse o alto grau de reprovao na conduta do paciente, pois o policial militar, aos olhos da sociedade, representa confiana e segurana, exigindo-se dele um comportamento adequado, dentro do que ela considera ser correto do ponto de vista tico e moral. Dessa forma, apesar de a vantagem patrimonial subtrada circunscrever-se a um valor que aparentemente no muito expressivo, o paciente era policial militar, profisso em que se espera um comportamento bem diverso daquele adotado na espcie. Assim, denegou-se a ordem. Precedentes citados: HC 192.242-MG, DJe 4/4/2011; HC 146.656-SC, DJe 1/2/2010, e HC 83.027-PE, DJe 1/12/2008. HC 160.435-RJ, Rel. Min. Og Fernandes, julgado 14/2/2012.

HOMICDIO QUALIFICADO. PRONNCIA. FALTA DE MATERIALIDADE. AUSNCIA DO CORPO DA SUPOSTA VTIMA. Trata-se, na origem, de recurso em sentido estrito no qual o tribunal a quo entendeu existirem outras provas que demonstrariam a materialidade do crime, indicando a confisso do paciente e depoimentos testemunhais. A Turma negou a ordem ao entender que, nos termos do art. 167 do CPP, a prova testemunhal pode suprir a falta do exame de corpo de delito, caso desaparecidos os vestgios. O STJ j decidiu que tal situao se aplica, inclusive, aos casos de homicdio, se ocultado o corpo da vtima. Diante desse contexto, no se mostra possvel avaliar profundamente as provas carreadas aos autos para concluir de modo diverso. Ademais, caber aos jurados competentes a anlise detida dos elementos de convico carreados, por ocasio do julgamento pelo tribunal do jri, mostrando-se prematuro o trancamento do feito. Precedentes citados: HC 110.642-ES, DJe 6/4/2009; HC 79.735-RJ, DJ 3/12/2007; HC 205.763-PR, DJe 22/8/2011, e HC 204.733-RJ, DJe 25/8/2011. HC 170.507-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 16/2/2012.

FURTO. PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. In casu, trata-se da tentativa de furto de quatro saquinhos de suco, quatro pedaos de picanha e um frasco de fermento em p, avaliados no total de R$ 206,44. Aps o voto do Min. Relator denegando a ordem, verificou-se empate na votao, prevalecendo a deciso mais favorvel ao ru. Dessa forma, a Turma concedeu a ordem nos termos do voto da Min. Maria Thereza de Assis Moura, em razo da incidncia do princpio da insignificncia ante a ausncia de lesividade da conduta, em especial diante da capacidade econmica da vtima, que seria uma rede de supermercados, e em razo da restituio dos bens. HC 169.029-RS. Rel. originrio Min. Sebastio Reis Jnior, Rel. para acrdo Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 16/2/2012.

PORTE. ARMA DE FOGO DESMUNICIADA. MUNIO INCOMPATVEL. In casu, o paciente foi flagrado em via pblica com uma pistola calibre 380 com numerao raspada e um cartucho com nove munies, calibre 9 mm, de uso restrito. Em primeiro grau, foi absolvido do porte de arma, tendo em vista a falta de potencialidade lesiva do instrumento, constatada por meio de percia. Entendeu, ainda, o magistrado que no se justificaria a condenao pelo porte de munio, j que os projteis no poderiam ser utilizados. O tribunal a quo deu provimento ao apelo ministerial ao entender que se consubstanciavam delitos de perigo abstrato e condenou o paciente, por ambos os delitos, a quatro anos e seis meses de recluso no regime fechado e vinte dias-multa. A Turma, ao prosseguir o julgamento, aps o voto-vista do Min. Sebastio Reis Jnior, denegando a ordem de habeas corpus, no que foi acompanhado pelo Min. Vasco Della Giustina, e o voto da Min. Maria Thereza de Assis Moura, acompanhando o voto do Min. Relator, verificou-se o empate na votao. Prevalecendo a situao mais favorvel ao acusado, concedeu-se a ordem de habeas corpus nos termos do voto Min. Relator, condutor da tese vencedora, cujo entendimento firmado no mbito da Sexta Turma, a partir do julgamento do AgRg no REsp 998.993-RS, que, "tratando-se de crime de porte de arma de fogo, faz-se necessria a comprovao da potencialidade do instrumento, j que o princpio da ofensividade em direito penal exige um mnimo de perigo concreto ao bem jurdico tutelado pela norma, no bastando a simples indicao de perigo abstrato." Quanto ao porte de munio de uso restrito, apesar de tais munies terem sido aprovadas no teste de eficincia, no ofereceram perigo concreto de leso, j que a arma de fogo apreendida, alm de ineficiente, era de calibre distinto. O Min. Relator ressaltou que, se a Sexta Turma tem proclamado que atpica a conduta de quem porta arma de fogo desmuniciada, quanto mais a de quem leva consigo munio sem arma adequada ao alcance. Alis, no se mostraria sequer razovel absolver o paciente do crime de porte ilegal de arma de fogo ao fundamento de que o instrumento ineficiente para disparos e conden-lo, de outro lado, pelo porte da munio. Precedente citado: AgRg no REsp 998.993-RS, DJe 8/6/2009. HC 118.773-RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 16/2/2012.

Вам также может понравиться