Вы находитесь на странице: 1из 101

Curso de Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Sumrio:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Apresentao Introduo Um Pouco de Histria Mercados e Moeda Conceitos Fundamentais Operaes com Mercadorias Modelo de Capitalizao Simples Modelo de Capitalizao Composta Rendas Certas ou Sries Financeiras Sistemas de Amortizao Operaes com Produtos Financeiros Anexos (tabelas Financeiras)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Curso de Matemtica Financeira Prof.: Augusto Dornelas

Caros alunos:
Estamos iniciando o curso de Matemtica Financeira que uma disciplina bastante motivadora e desafiadora, uma vez que nos propicia uma contextualizao necessria e benfica no processo de ensino-aprendizagem de Matemtica. Exercer a cidadania em sua plenitude tambm construir e adquirir conhecimentos necessrios para resolver problemas profissionais, individuais e sociais que, certamente, fazem parte de nosso dia-a-dia. O estudo da disciplina tem por objetivo proporcionar aos participantes do curso, a construo de conhecimentos necessrios capacitao e ao desenvolvimento de competncias para a abordagem de questes ligadas rea financeira, como tambm de possibilitar a avaliao de alternativas no tocante tomada de decises. Podemos conceituar a Matemtica Financeira como um conjunto de conceitos, definies e procedimentos metodolgicos matemticos para a anlise, mensurao e operacionalizao de operaes financeiras, tendo em vista o princpio da preferncia pela liquidez. J operaes financeiras podem ser definidas como relao de dois ou mais agentes econmicos, envolvendo captao e aplicao de recursos entre agentes superavitrios e deficitrios, segundo critrios econmico-financeiros definidos entre as partes. As operaes financeiras esto presentes nas mais variadas situaes mercantis e de finanas do nosso cotidiano, desde as mais simples operaes de desconto para pagamento vista, at mais sofisticadas como a realizao de emprstimos e financiamentos, compra da casa prpria, investimentos, desconto de duplicatas, amortizao de dvidas, sries de pagamentos e ou recebimentos, anlise de alternativas de investimentos, dentre outras.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Alm do mais, a Matemtica Financeira um tpico bastante exigido em concursos pblicos, notadamente nos das reas fiscal e financeira e grande o nmero de candidatos com boa preparao em todas as outras disciplinas, mas que muitas vezes tropeam nas questes que envolvem Matemtica Financeira e so eliminados por no terem conseguido o mnimo necessrio para no cair em ponto de corte. Neste nosso curso vamos trabalhar com a Matemtica Financeira de uma maneira mais construtiva, baseada em apreenses de conceitos, resoluo de situaes problemas, buscando construir os fundamentos da disciplina para a construo de seqncias didticas que contribuam com o aprendizado, com o desenvolvimento cognitivo e com a busca da autonomia que deve ser objetivo primordial em qualquer aprendizado. Nosso curso requer conhecimentos bsicos de matemtica que foram abordados na disciplina de Matemtica cursada no 1 semestre e nas aulas de nivelamento, alm de manejo de calculadoras, cientfica ou financeira. Demais informaes acerca de avaliaes, metodologia, bibliografia, carga horria, contedo e recursos necessrios para um aprendizado proveitoso vocs encontraro na ementa e plano de aula que se encontram disponveis no site da faculdade. Portanto, mos obra.

INTRODUO
Ao longo do processo de evoluo das sociedades econmicas, constatou-se que o problema econmico enfrentado pelos agentes econmicos (governos, instituies, organizaes e indivduos), decorria da escassez de fatores de produo (terra, capital, trabalho, insumos, recursos financeiros) utilizados na elaborao de bens e servios, pelo fato de que as necessidades dos agentes era ilimitadas e deveriam ser satisfeitas pela aquisio de bens e servios cuja oferta era limitada. O problema de satisfazer as necessidades foi solucionado, em parte, atravs da especializao e da diviso social do trabalho que viabilizou a produo e excedentes de produo, alm de proporcionar o surgimento das trocas de bens, que conhecido como escambo. Posteriormente utilizao de mercadorias-moeda, criou-se um bem intermedirio que veio a facilitar o processo de trocas: a moeda. Assim, o valor monetrio ou o preo propriamente dito dos bens e servios, passou a ser mensurado ou expresso atravs de um denominador comum de medida, a moeda, que proporcionou a valorao dos resultados da produo econmica por um meio de troca que vinha a eliminar as ineficincias geradas pelo escambo e pelas chamadas mercadorias-moeda, alm de propiciar mais uma fonte ou alternativa de acumulao de riquezas. O aumento da produtividade e conseqentemente da produo, dinamizou a economia, gerou novos postos de trabalho e renda, como tambm propiciou o aprovisionamento de poupanas (parcela da renda no consumida) que viabilizaria as decises de

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

investimentos (reinverso de parte da riqueza gerada para fins de aumento da capacidade de produo). Paralelo ao desenvolvimento do setor real da economia, iniciou-se um processo de criao e desenvolvimento do setor monetrio, representado pelas instituies financeiras que intermediariam as poupanas de uns para as necessidades de investimentos de outros agentes econmicos. O que proporcionou, tambm, o desenvolvimento de tcnicas ou modelos econmicofinanceiros para compreenso, mensurao e anlise do comportamento do capital financeiro em razo do tempo de aplicao e das relaes de ganhos advindas da captao e da aplicao de recursos; este comportamento analisado pela Matemtica Financeira, que de uma forma simplificada, podemos conceituar como o ramo da Matemtica Aplicada e/ou Elementar que estuda o comportamento do dinheiro no tempo, levando em considerao outras variveis constantes do modelo, tais como, a taxa de juros e o tipo ou processo de capitalizao.

1. Conceitos Fundamentais
O estudo da Matemtica Financeira exige que tenhamos alguns conceitos bsicos que nos auxiliaro a compreender as operaes mais usuais na prtica financeira cotidiana. As variveis de maior relevncia estudadas nos modelos financeiros so: O Princpio da Equivalncia: o princpio fundamental da Matemtica Financeira; este princpio baseia-se no fato de que o dinheiro muda de valor ao longo do tempo, significando que uma determinada quantia tem significados econmicos diferentes em pocas diferentes, ainda que em ambiente no inflacionrio. Apesar de termos afirmado que um valor tem significados em datas diferenciadas, podemos relacion-los a partir de um conceito de equivalncia (porm, no igualdade!). Seguindo este raciocnio, podemos imaginar uma quantia, situada na data presente, que tenha o mesmo significado econmico que certa quantia conhecida no futuro; em outras palavras, um Valor Futuro (FV) equivalente ao Valor Presente (PV) conhecido e vice-versa. A diferena entre o Valor Presente e o Valor Futuro a parcela correspondente aos juros (J), que podem ser definidos como um aluguel devido ao capital emprestado (ou tomado). Existem vrias justificativas para a existncia dos juros, dentre elas podemos citar a teoria da produtividade marginal do capital, que apregoa que o capital associado aos outros fatores de produo, , tambm produtivo. Como o capital , ento, um dos fatores de produo, os juros correspondem remunerao do fator capital, da mesma forma, por exemplo, que os salrios remuneram o fator trabalho. Outra teoria a do preo do tempo ou abstinncia de Bhm-Bawerk (escola psicolgica austraca) que diz que um capital emprestado um bem presente que se d em troca de um bem futuro. Como a expectativa de um bem futuro vale menos que a realidade do bem presente, os juros compensariam essa diferena. Assim, o Valor Futuro o

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

resultado da soma do Valor Presente com a sua remunerao sob a forma de juros: FV = PV + J. Capital (C): valor monetrio presente a ser aplicado ou tomado; aplicaes realizadas no presente (principal - C) que tero seus valores aumentados no futuro atravs de um processo de capitalizao. Montante (M), capital futuro ou valor acumulado: valores disponveis no futuro (M), se considerados ou avaliados hoje, tero seus valores reduzidos (C) atravs de um processo de descapitalizao. O clculo de um montante (M) equivalente a um principal (C), ou de um (C) equivalente a um (M) a base da matemtica financeira, a partir deste clculo outras variveis podem ser encontradas; o caminho , basicamente, sempre o mesmo: um sistema de uma equao com uma incgnita, conhece-se trs variveis e procura-se encontrar uma quarta. Tempo: prazo de aplicao ou resgate (n), que representa o perodo de tempo em que o capital ficar aplicado, ou o prazo de durao da operao financeira. Juros(J): montante menos principal. J = M C, representa os recebimentos auferidos ou pagos pelo aplicador ou pelo tomador de recursos financeiros. Taxa de Juros (i): coeficiente que relaciona o juro e o principal. Capitalizao (cap): freqncia e forma com que o juro incorporado ao capital. Inflao: a diminuio do poder aquisitivo da moeda num determinado perodo de tempo, devido a alteraes no nvel geral de preos. Risco: eventos possveis de perdas e suas probabilidades conhecidas de ocorrncia; os juros produzidos de uma certa forma compensam e refletem os possveis riscos do investimento. Aspectos intrnsecos da natureza humana: quando ocorre de aquisio ou oferta de emprstimos a terceiros. Fluxo de Caixa: esquema financeiro que retrata as entradas e sadas de recursos de caixa. Lucros: ganhos resultantes do confronto entre receitas e despesas. Spread: remunerao pelo risco, podendo ser definido, tambm como a taxa resultante da diferena entre as taxas utilizadas na captao e na aplicao de recursos.

A seguir, nos deteremos a uma anlise geral de cada um desses conceitos que nos serviro e subsdio ao entendimento dos demais tpicos constantes do programa de nossa disciplina.

1.1 Fluxo de Caixa


Esquema financeiro que nos permite visualizar, ao longo do tempo, os recebimentos a serem auferidos (entradas de recursos) e os pagamentos a serem realizados (sadas de recursos). Este esquema financeiro Poe ser representado por meio de tabelas, quadros ou diagramas, que permitem que os movimentos monetrios sejam identificados ao longo do tempo, sendo de fundamental importncia na anlise de custos e rentabilidade de operaes financeiras diversas e no estudo de viabilidade

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

econmica de projetos de investimento e planejamento de curto prazo (oramento de caixa) e de longo prazo (oramento de capital).

REPRESENTAO GRFICA DO FLUXO DE CAIXA Por exemplo: o extrato bancrio. A forma mais comum de mostrar movimentos financeiros ao longo de um determinado perodo em forma de tabela como a fornecida abaixo:

Data Histrico 01 Jan 02 Jan 03 Jan 04 Jan 05 Jan 06 Jan 07 Jan Saldo Anterior Depsito Cheque Cheque Depsito

Dbito

Crdito

Saldo

500,00 1.000,00 1.500,00 800,00 1.5000,00 500,00 700,00 -800,00 -300,00 -900,00 4.900,00 4.000,00

Saque 600,00 eletrnico Dep. Salrio

Vale ressaltar que dependendo dos registros a serem efetuados no incio ou no final de cada perodo, teremos realidades financeiras diferentes; se localizados no incio de cada perodo teremos recebimentos/pagamentos antecipados e se no final de cada perodo, teremos uma anlise postecipada desses registros. Note que a utilizao de fluxos de caixa nos permite confrontar resultados planejados (anlise a priori) com resultados realizados (anlise a posteriori), permitindo uma maior eficincia na administrao das tomadas de decises que comumente nos vemos na obrigao de empreender. Para melhor visualizarmos as movimentaes financeiras ocorridas com relao ao quadro acima, podemos representar atravs de grficos de barra, por exemplo, o saldo dirio ou a movimentao diria.

Grfico do Saldo Dirio:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Grfico da Movimentao Diria:

Diagrama de Fluxo O diagrama de fluxo uma representao grfica esquemtica do fluxo do dinheiro no tempo; onde a escala horizontal graduada em perodos uniformes (dias, meses, anos) e representa as datas de recebimento e/ou pagamentos, estipulados em funo das datas reais que queremos analisar, juntamente com os fluxos financeiros relacionados com cada uma. Representamos por 1, 2, 3,... , n os subperodos de nossa anlise, permitindo-nos anlises ex-ante (valores monetrios a serem realizados no futuro) ou ex-post (valores monetrios realizados em datas passadas).

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Recebimentos (+) R1 R2 R3 R4 ... 0 P0 Pagamentos (-) 1 2 3 4 ... n Rn

As setas voltadas para cima indicam recebimentos (entradas de recursos em caixa), enquanto as setas voltadas para baixo representam os pagamentos a serem efetuados (sadas de recursos de caixa), sendo esta representao uma mera conveno para facilitar a visualizao das situaes-problema. Portanto, o Diagrama de Fluxo de Caixa constitudo de um segmento de reta graduado de forma a representar os intervalos de tempo entre os fluxos, que so representados por setas verticais orientados para cima (recebimentos - fluxos positivos) ou para baixo (pagamentos fluxos negativos) com origem na escala cronolgica, na graduao correspondente poca de ocorrncia.

Vejamos um outro exemplo:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Onde, os valores abaixo da reta graduada representam pagamentos, investimentos, sadas de dinheiro de caixa e, contrariamente, os valores representados pelas setas voltadas para cima representam recebimentos, retornos ao investimento ou simplesmente, entradas de recursos em caixa.

1.2 Juros
Remunerao econmica devida a um capital aplicado por certo perodo de tempo; podendo ser tambm visualizado como remunerao do capital aplicado em atividades produtivas ou como remunerao auferida elo capital financeiro devido a sua disponibilizao ao atendimento demanda ou oferta de servios financeiros produo, financiamento ou investimento. Podemos encar-lo, tambm, como a diferena entre o valor presente e o valor futuro de um mesmo capital, que fora emprestado ou aplicado em determinada aplicao de recursos, ou seja: J = VF VP .

1.3 Taxa de Juros


Coeficiente monetrio que determina a magnitude da remunerao do fator capital, resultante do confronto entre a demanda e a oferta de recursos financeiros, onde os grupos de agentes econmicos (superavitrios e deficitrios) interagem entre si, propiciando a determinao de um preo de equilbrio de mercado entre recursos demandados e ofertados no sistema. Graficamente temos:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

10

i(taxa de juros )

SM

ie

DM

Me

M (montante de re curs os )

Onde ie e Me so a taxa e equilbrio e o montante e recursos de equilbrio, respectivamente. A taxa de juros pode ser expressa sob a forma percentual (2%am) ou decimal (0,02am), sempre acrescida do perodo de capitalizao a que est sujeita; podendo ser real (quando so expurgados os efeitos inflacionrios) ou aparente (quando sua magnitude contm os efeitos inflacionrios). O nvel de preos dos bens e servios funo de sua escassez; da mesma maneira que as foras de oferta e demanda determinam o preo dos bens e servios, as foras de oferta de fundos e a procura de crdito determinam o preo do crdito que representado pela taxa de juros. Na verdade, essas foras de mercado determinam o nvel (iE) da taxa de juros pura (i), correspondente a uma situao de virtual equilbrio de mercado decorrente da quantidade (QE) de recursos demandados (Q).

A essa de juros pura, que pode ser encarada como a taxa praticada pelas instituies financeiras com clientes preferenciais, O mercado financeiro agrega um conjunto de outras taxas (spread) que visam cobrir impostos (IOF), comisses (flat) e custos de intermediao financeira e uma taxa correspondente remunerao do fator risco , que varivel e visa remunerar o risco especfico daquele tipo de operao. O resultado a taxa real (iR) de juros, que corresponde ao custo real das operaes financeiras. Assim, a taxa real pode ser expressa como: iR = custos + riscos + flat + IOF + margem de lucro + riscos

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

11

taxa real ainda pode ser agregada a expectativa de inflao (i) para constituir a taxa efetiva (ie) de juros, como a seguir: ie = ( 1 + iR ) . ( 1 + i ) , conhecida como Equao de Fischer. Note que a taxa de inflao acumula-se taxa real de juros, como nos acrscimos sucessivos, que abordamos anteriormente, para formar a taxa efetiva. No basta, portanto, somar a taxa de inflao taxa de juros, pois os juros incidem sobre o capital j corrigido monetariamente, ou seja, j compensado pelo desgaste da inflao. Graficamente teramos:

ie - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

--------------------------Inflao cus tos , flats , ris co, marge m, IOF

Vejamos alguns conceitos referentes s taxas de juros: Taxa de juros efetiva: quando o perodo de tempo da capitalizao igual ao perodo de tempo em que a taxa de juro est expressa; por exemplo: i = 1% a.m, cap. m. Por conveno, quando a capitalizao no for mencionada, a taxa de juro ser considerada efetiva.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

12

Taxa de juros nominal: quando o perodo de tempo da capitalizao diferente ao perodo de tempo em que a taxa de juro est expressa; por exemplo: i = 12% a.a, cap. m. A taxa de juros pode ser expressa em duas escalas: a escala centesimal(ou percentual) ou a escala unitria(ou decimal). A escala centesimal retrata quantas unidades monetrias a aplicao render de juro por cada cem unidades monetrias de capital aplicadas, e a escala unitria quantas unidades monetrias de juro por uma unidade monetria de capital aplicada. A passagem da escala centesimal para a unitria atravs da diviso da primeira por cem, e da unitria para centesimal pela multiplicao da primeira por cem.

Por exemplo:

i = 10% - escala centesimal. L - se: 10 porcento. Diz que a aplicao render $10,00 por cada $100,00 aplicados. i = 0,10 - escala unitria. Diz que a aplicao render $0,10 por cada $1,00 aplicado. Por conveno a escala centesimal recebe o smbolo % (porcento) aps o ltimo dgito e vem acompanhada do perodo de tempo a que se refere a taxa. Por exemplo: i = 10% a.a, esta aplicao render $10,00 por cada $100,00 aplicados por ano de aplicao. Assim a.a. indica ao ano, como a.d. (ao dia), a.m (ao ms), a.b.( ao bimestre), a.t. (ao trimestre), a.s. (ao semestre) etc. Na escala unitria o tempo a que se refere a taxa vem expresso como subscrito de i, por exemplo: ia = 0,10, esta aplicao render $0,10 por cada $1,00 aplicado por ano de aplicao. Assim ia indica ao ano, como id ao dia, ib ao bimestre, it ao trimestre, is ao semestre etc. Cabe destacar que o clculo financeiro utiliza, sempre, escala unitria e os resultados de taxa so apresentados na escala centesimal; ressaltemos, tambm, que as transformaes de taxas equivalentes diferem do tipo de capitalizao que estaremos utilizando, em outras oportunidades trataremos sobre isso. Ainda com relao taxa de juro, tem-se um importante conceito denominado taxas proporcionais. Diz-se que duas taxas de juro so proporcionais quando as igualdades abaixo so verdadeiras:

ip = i/k ou i = k. ip, onde: i retrata, por hiptese, a taxa de um perodo de tempo maior, ip a taxa de um perodo de tempo menor e k igual ao nmero subperodos que o perodo maior tem. Por exemplo: im = ia/12 is = ia/2

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

13

ia = 12.im Via taxas proporcionais transforma-se uma taxa de juro em outra proporcional equivalente , bastando dividir ou multiplicar a taxa de juro por k , sendo k o nmero subperodos que o perodo maior tem com relao ao memor.

Por exemplo:

Se i = 12%aa, podemos ter as seguintes taxas equivalentes proporcionais: 6%as(12%/2) , 4%aq(12%/3), 3%at(12%/4), 2%ab(12$/6) e 11%am(12%/12).

Analogamente, se i= 1,5%am teremos as seguintes taxas proporcionais: 3%ab(1,5% . 2), 4,5%at(1,5% . 3), 6%aq(1,5% . 4), 9%as(1,5% . 6) e 18%aa(1,5% . 12).

1.4 Spread
Taxa de juro resultante do confronto entre as taxas de juros empregadas na captao e na aplicao de recursos financeiros. Podemos encarar o spread como a remunerao obtida pelas instituies financeiras pela prestao de servios de intermediao entre demandantes e ofertantes de recursos, levando-se em considerao que envolve no s a remunerao pela intermediao, como tambm os riscos envolvidos nas operaes financeiras. Podemos visualizar sua determinao atravs do seguinte esquema:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

14

i(%) SMA SM C iA iC DM C DM A

MC

MA

M($)

i(%)

Re mune rao pe lo Ris co (Spre ad)

i0

Taxa Bs ica (s e m ris co)

Risco

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

15

Onde: spread = |iA iC | e i0 a taxa bsica praticada com clientes preferenciais de mercado, como a Prime-rate(EUA) e a Libor(Inglaterra).

1.5 Lucro
Retorno ao capital mercantil (industrial, comercial, agrrio) empregado em atividades produtivas, onde so geradas receitas e despesas operacionais. Jamais dever ser confundido com juro, pois, enquanto este o resultado de atividades financeiras, o lucro originrio de atividades estritamente produtivas, como fora designado acima.

1.6 Regimes de Capitalizao


Processo ou forma como os juros so agregados ao capital financeiro aplicado; podendo ser a Capitalizao Simples ou Linear se os rendimentos no ocorrem sob a nova gerao de novos rendimentos ou Capitalizao Composta ou Exponencial se os rendimentos ocorrem obrigatoriamente sobre os rendimentos obtidos em perodos anteriores ao que se est analisando (juros sobre juros, como popularmente descrito). Um capital pode ficar aplicado por qualquer perodo de tempo, 0 < n < + , ou seja, n pode assumir qualquer valor positivo maior do que zero, no esquecer que uma operao financeira um acordo bilateral livre, portanto, nada pr-determinado. Durante este perodo poder haver uma ou mais incorporaes de juro ao capital aplicado (capitalizaes), caso haja mais de uma incorporao de juro faz-se necessrio definir se o juro incorporado ao capital aplicado passar ou no a render juro. Em caso afirmativo tem-se o regime de capitalizao composto, e em caso negativo o regime de capitalizao simples.

REGIME DE CAPITALIZAO SIMPLES - neste regime apenas o principal rende juro. REGIME DE CAPITALIZAO COMPOSTA - neste regime o principal e o juro incorporado rendem juro. Juro sobre juro.

Para uma melhor compreenso do exposto acima, vejamos os seguintes casos, no tocante a uma aplicao de $ 1.000,00 segundo as ticas das Capitalizaes Simples e Composta, durante um prazo de trs meses a uma taxa de 5%am.

Capitalizao Simples Perodo Capital ($) n=0 1.000,00 n=1 1.000,00 n=2 1.000,00 n=3 1.000,00

Juro ($) 0,05. 1.000,00 0,05. 1.000,00 0,05. 1.000,00

Montante ($) 1.000,00 1.050,00 1.100,00 1.150,00

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

16

Capitalizao Composta Perodo Capital ($) n=0 1.000,00 n=1 1.000,00 n=2 1.050,00 n=3 1.102,50

Juro ($) 0,05. 1.000,00 0,05. 1.050,00 0,05. 1.102,50

Montante ($) 1.000,00 1.050,00 1.102,50 1.157,62

Verifica-se que ao final dos trs meses, com aumentos sucessivos de 5%am, obteve-se um montante de $ 1.150,00 sob o regime de capitalizao simples; registrando-se um ndice global de 1.150,00/1.000,00 = 1,15 e uma taxa global de 1,15 1 = 0,15 = 15%at. J sob o regime de capitalizao composta, nota-se que ao final dos trs meses obteve-se um montante global de $ 1.157,62 e , um ndice global de aumento de 1.152,67 / 1.000,00 = 1,15762 e uma taxa global de aumento de 1,15762 1 = 0,15762at = 15,762%at. fcil percebermos a distino entre os dois regimes de capitalizao, devendo-se atentar para o fato e que, enquanto no regime de capitalizao simples os sucessivos incrementos de aumento incidem sempre sobe capital inicialmente aplicado, no regime de capitalizao composta estes mesmos incrementos so obtidos sempre sobre o montante (capital + juros) do perodo imediatamente anterior, onde j esto incorporados os incrementos anteriormente acumulados. Na prtica, o mercado financeiro utiliza apenas os juros compostos, de crescimento mais rpido (veremos adiante, que enquanto os juros simples crescem segundo uma funo do 1 grau crescimento linear, os juros compostos crescem muito mais rapidamente segundo uma funo exponencial).

2. Operaes com Mercadorias


Normalmente atribui-se, no Brasil, o fechamento de empresas devido a dificuldades na obteno e administrao do capital de giro , dentre outros fatores relativos ao ambiente econmico e financeiro nacional, tais como: altos nveis de concentrao de renda, taxas de juros estratosfricas e carga tributria extorsiva constituem entraves serssimos atividade econmica, o que gera desafios muitas vezes intransponveis gesto empresarial. Num contexto adverso como foi citado acima, o conhecimento da matemtica comercial e financeira, facilita a compreenso, a reflexo e a anlise dos diferentes fenmenos, alm de propiciar uma maior capacidade de previso financeira com vistas tomada de decises, que vo desde o clculo das comisses de vendas, avaliao de projetos alternativos de investimento e financiamento. A seguir daremos algumas abordagens relativas a modelos matemtico-financeiros simples, mas que serviro de base para compreendermos situaes com graus de complexidades mais elevadas.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

17

2.1 PORCENTAGEM
comum a utilizao de expresses refletindo acrscimo ou redues em preos, nmeros ou quantidade, tomando sempre por base 100 unidades, como nos exemplos seguintes: A gasolina teve um aumento de 15%, significando que em cada R$ 100,00 houve um acrscimo de R$ 15,00. O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias, significando que em cada R$ 100,00 foi dado um desconto de R$ 10,00. Dos jogadores que jogam no Grmio, 90% so craques, significando que em cada 100 jogadores que jogam no Grmio, 90 so craques. Portanto, toda frao com denominador 100 representa uma porcentagem.

Razo centesimal Toda razo que tem para conseqente o nmero 100, recebe a denominao de razo centesimal. Alguns exemplos:

7 16 125 , , 100 100 100


Estas razes centesimais podem ser representadas de outras formas:

As expresses 7%, 16% e 125% so chamadas de taxas centesimais ou taxas percentuais. Considerando a seguinte situao Joo vendeu 50% dos seus 50 cavalos. Quantos cavalos ele vendeu? Na resoluo deste exemplo, valos aplicar a taxa percentual (50%) sobre total de cavalos.

Portanto, ele vendeu 25 cavalos, que representa a quantidade correspondente porcentagem procurada.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

18

Portanto, chegamos a seguinte definio: Porcentagem o valor obtido ao aplicarmos uma taxa percentual a um determinado valor.

EXEMPLO 1 Calcular 10% de 300.

Logo, 30 o valor correspondente porcentagem procurada. EXEMPLO 2 Calcular 25% de 200 quilos.

Logo, 50kg o valor correspondente porcentagem procurada. EXEMPLO 3 Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?

Portanto, o jogador fez 6 gols de falta. EXEMPLO 4 Se eu comprei um ttulo de um clube por R$ 250,00 e o revendi por R$ 300,00 qual a taxa percentual de lucro obtida? Para a resoluo deste exerccio, montamos uma equao onde somando os R$ 250,00 iniciais com a porcentagem que aumentou em relao e esses R$ 250,00 resulte nos R$ 300,00 do valor da revenda.

Portanto, a taxa percentual de lucro obtido na revenda foi de 20%.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

19

Fator de multiplicao Quando ocorrer um acrscimo de 10% a um determinado valor, podemos calcular o novo valor apenas multiplicando esse valor por 1,10 que o fator de multiplicao. Caso o acrscimo seja de 20%, podemos multiplicar o valor por 1,20, e assim por diante. Veja a tabela abaixo: Acrscimo Fator de multiplicao

10% 15% 20% 47% 67%

1,10 1,15 1,20 1,47 1,67

Por exemplo, aumentando 10% no valor de R$ 10,00 temos: R$ 10,00 x 1,10 = R$ 11,00. Caso ocorra um decrscimo, o fator de multiplicao ser calculado da forma abaixo: Fator de multiplicao = 1 taxa de desconto (na forma decimal) Veja a tabela abaixo: Decrscimo Fator de multiplicao

10% 25% 34% 60% 90%

0,90 0,75 0,66 0,40 0,10

Por exemplo, descontando 10% no valor de R$ 10,00 temos: R$ 10,00 x 0,90 = R$ 9,00.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

20

EXERCCIOS COM PORCENTAGENS 1. Escreva na forma de frao: a) 9 % b) 31 % c) 55 % d) 70 % e) 82 % 2. Qual a) b) c) d) a forma irredutvel da frao correspondente a: 50 % 75 % 10 % 80 %

3. Qual quantia que corresponde a 65% de R$ 3.000,00? 4. Qual o nmero de pessoas que corresponde a 15% de 10.000 pessoas? 5. Um clube venceu 70% das partidas que disputou durante um campeonato. Se esse clube disputou 30 partidas nesse campeonato, quantas partidas venceu? 6. Na 5 srie A, apenas 60% dos alunos j completaram 12 anos. Se a 5 srie A tm 40 alunos, quantos ainda no completaram 12 anos? 7. A 5 srie A tem 40 alunos. Uma pesquisa mostrou que 90% dos alunos praticam esportes e que, entre os alunos que praticam esportes, 50% sabem nadar. Nessas condies, calcule: a) Quantos alunos praticam esportes b) Quantos alunos sabem nadar c) Quantos alunos no praticam esportes d) Quantos alunos no sabem nadar 8. Sabendo-se que 40% de certa quantia correspondem a R$ 9.600,00, qual essa quantia? 9. Um clube perdeu 6 partidas durante um torneio de voleibol, o que corresponde a 20% das partidas que o clube disputou. Quantas partidas o clube disputou no campeonato? 10. O Bradesco fechou 2008 com crescimento invejvel. Os ativos totais cresceram 33%, chegando a R$ 454,4 bilhes. Calcular o total de ativos do ano anterior. 11. A receita bruta da Renault-Nissan (montadora de veculos) em 2009 foi de US$ 57,2 bilhes e o custo de produo no mesmo perodo foi de US$ 47,3 bilhes. Calcule a participao percentual dos custos com relao receita. 12. Segundo dados referentes a 2008 o Brasil ocupa o 4 lugar entre os maiores exportadores de produtos agrcolas do mundo, tendo exportado neste ano um total de US$ 61,4 bilhes, dos quais o produto de maior importncia em nossa pauta de exportaes foi a soja, com um total exportado de US$ 17,2 bilhes. Qual a participao percentual da soja no ano de 2008?

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

21

13. Com a nova lei de distribuio dos royalties do petrleo, o Rio de Janeiro passar a receber da Petrobrs R$ 236 milhes que corresponde a 3,2% do que recebe hoje; com base nesta informao, calcule o valor que hoje recebe este Estado. 14. Um levantamento realizado pelo Ministrio da Sade detectou discrepncias na compra de remdios pelos Estados da federao. Enquanto Rondnia pagou R$ 2.468,74 por cada ampola de Adalimumabe (contra artrite), Gois pagou pelo mesmo R$ 1.538,49. Expresse em termos percentuais a relao entre o preo pago por Gois e o de Rondnia. 15. Segundo projees do IBGE a classe A2 dever gastar em 2010 cerca de R$ 351,80 bilhes, enquanto a classe B2 dever gastar R$ 495, 70 bilhes. Calcule em termos percentuais o total de gastos da classe A2 com relao B2. 16. A VOTORANTIM METAIS desembolsou US$ 420 milhes para comprar 16,4% das aes da mineradora MILPO, do Peru. Com base nestes dados, calcule o valor total das aes da referida mineradora. 17. (JC, 30/03/11) O crdito chegou ao nvel mais uma vez recorde de 46,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, o equivalente a R$ 1,74 trilho. Baseado no texto, estime o PIB brasileiro referente a 2010.

2.2 Variao Percentual


Suponhamos que o preo de uma mercadoria variou durante um determinado perodo de $ 100,00 para $ 110,00. Se perguntarmos maioria das pessoas qual a magnitude de variao no preo, certamente a maioria vai responder que foi de 10%. Agora, caso perguntssemos sobre a variao percentual sofrida no preo de uma mercadoria que passou de $ 83,79 para $ 91,32 , tambm certamente, a maioria responderia que mais difcil. Ora, vejamos se isto verdade. Utilizando-nos de uma regra de trs simples poderemos determinar a primeira variao, ou seja, 10%:

100 10 100

100% = 1 x

ou:

100 110

100% = 1 x

O nde x = 10 = 10%

E o valor de x pode ser obtido por: 110 = 100 . (1 + x) , onde x = 110 - 1 = 0,1 = 10% 100

Utilizando qualquer um dos procedimentos poderemos verificar facilmente que a segunda variao citada da ordem de 8,99%. Generalizando, termos que a variao percentual, tanto para maior quanto para menor pode ser obtida das seguintes formas:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

22

i)% =

Vf Vi

ii) % =

V f Vi Vi

Onde: Vf o valor final e Vi o valor inicial da situao a ser encontrada a variao percentual. Vejamos, agora, algumas aplicaes: 1. A HP, gigante do setor de tecnologia, viu seu faturamento decrescer no binio 2008-2009 de US$ 118,4 bilhes para US$ 114,6 bilhes. Calcule a magnitude da variao percentual em seu faturamento. 2. O economista Andr Loes, do HSBC, especula que a taxa SELIC, hoje em 8,75%a.a., chegar a 12,5% no final do ano. Baseando-se na informao, calcule a variao percentual prevista pelo economista. 3. A RENAULT NISSAN vendeu em 2008 , 3.655 automveis e no ano de 2009 as vendas pularam para 16.320 veculos vendidos. Calcule a variao percentual de vendas no perodo considerado. 4. No ano 2000, o nmero de agncias bancrias no Brasil era de 16.400 e fechou o ano de 2008 com um total de 19.100 agncias. Calcule a variao percentual do nmero de agncias no perodo considerado. 5. A NET, companhia de TV por assinatura possua em 2004 , 76.000 consumidores, j em 2009 atingiu 665.000 contratos. Calcule a variao percentual no volume de contratos da NET no perodo considerado. 6. O PAC I (Programa de Acelerao do Crescimento) tinha previso de gastos de R$ 656,6 bilhes para o programa de 2007 a 2010, j o PAC II tem um oramento de R$ 1,59 trilho a partir de 2011. Calcule a variao percentual de oramento entre as duas verses do programa. 7. O lucro lquido da processadora de cartes CIELO no segundo trimestre de 2010 foi de RS 457,7 milhes, enquanto no mesmo perodo de 2009 foi de R$ 364,8 milhes. Calcule a variao percentual do lucro da empresa relativo ao perodo considerado. 8. Em novembro de 2010 as exportaes brasileiras totalizaram US$ 17,688 bilhes, j em dezembro houve um total de US$ 20,919 bilhes exportados. Calcule a variao percentual das exportaes referente ao bimestre.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

23

2.3 Acrscimos e abatimentos


O valor resultante de um acrscimo chamado de valor bruto (Vb) e igual ao principal ou valor inicial (Vi ) mais a parte que foi acrescida( i . Vi ) , assim: Vb = Vi + i . Vi Colocando Vi em evidncia na equao anterior, temos que: Vb = Vi . ( 1 + i ) Da mesma forma, ao realizarmos um abatimento, o valor resultante o valor lquido (VL), que igual ao principal( Vi ) menos a parte que foi abatida( i . Vi ) . Logo: VL = Vi i . Vi e , portanto, VL = Vi . ( 1 i ) .

2.4

Operaes com mercadorias

Nos acrscimos como nos abatimentos, podemos considerar como principal tanto o preo inicial (PC ), que o preo antes da operao ou preo de custo, como o preo final (PV ) que o preo depois da operao ou preo de venda. Um mesmo acrscimo ou abatimento pode ser representado por duas porcentagens, uma calculada "sobre" o preo inicial e outra calculada "sobre" o preo final. Assim, se o principal o preo inicial, o que mais comum, em um acrscimo o preo final um valor bruto igual ao preo inicial mais o acrscimo, denotando uma venda com lucro sobre o preo de compra , ou seja: PV = PC + iC . PC , onde iC a taxa sobre o preo de custo , e , portanto: PV = PC . ( 1 + iC ) J no caso de venda com lucro sobre o preo de venda, teramos: PV = PC + iV . PV , onde iV a taxa sobre o preo de venda, portanto: PV - iV . PV = PC e PV . ( 1 iV ) = PC

PC Ou, PV =

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

24

( 1 iV )

Nas operaes envolvendo Markup ou margem de lucro teremos, em funo das relaes acima apresentadas, o seguinte: MC = (Pv - PC ) / PC , onde MC representa a margem de lucro em funo do preo de custo e MV = ( PV - PC ) / PV , onde MV representa a margem de lucro em funo do preo de venda. Exerccios de fixao: 1) Quanto 8% de 1.253.897,33? Resp.: 100.311,79 2) Quanto por cento 1.200 de 8.000? Resp.: 15% 3) 1.000,00 so 3% de quanto? Resp.: 33.333,33 4) A cotao da libra esterlina passou de R$ 1,86 para R$ 1,90. Qual foi a variao percentual? Resp.: 2,15% 5) A saca de caf passou de US$ 40,00 para US$ 30,00. Qual foi a variao percentual? Resp.: - 25% 6) A saca de caf passou de R$ 75,00 para R$ 100,00. Qual foi a variao percentual? Resp.: 33,33% 7) O preo de venda de certa mercadoria representa um acrscimo de 15% sobre o preo de custo de R$ 5.800,00. Qual o preo de venda? Resp.: 6.670,00 8) O preo de venda de certa mercadoria R$ 1.500,00 e representa um acrscimo de 25% sobre o preo de custo. Calcule o preo de custo. Resp.: 1.200,00 9) O preo de venda de certa mercadoria de R$ 6.700,00, o que inclui uma margem que representa 25% desse preo de venda. Calcule o preo de custo. Resp.: 5.025,00

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

25

10) O preo de custo de certa mercadoria de R$ 8.000,00, o que permite vend-la com uma margem que representa 20% do preo de venda. Calcule esse preo de venda. Resp.: 10.000,00 11) Uma mercadoria que custou R$ 12.000,00 foi vendida por R$ 16.000,00. Qual foi a margem sobre o preo de custo? Qual sobre o de venda? Resp.: 33,33% e 25% 12) O preo de venda de certa mercadoria R$ 1.500,00 e resulta de um abatimento de 25% sobre o preo de custo. Calcule o preo de custo. Resp.: R$ 2.000,00 13) Uma mercadoria custou R$ 9.000,00, o que obriga a vend-la com um prejuzo de 30% sobre o preo de custo. Calcular o preo de venda. Resp.: R$ 6.300,00 14) O preo de venda de certa mercadoria de R$ 6.700,00 e resulta de um desconto de 25% sobre a venda. Calcule o preo de custo. Resp.: R$ 8.375,00 15) O preo de custo de certa mercadoria de R$ 8.000,00, o que obriga a vend-la com um prejuzo que representa 20% do preo de venda. Calcule esse preo de venda. Resp.: R$ 6.666,67 16) Um comerciante vendeu suas mercadorias com lucro de 18% sobre o preo de custo. Determinar o preo de venda sabendo que as mercadorias custaram R$ 35.000,00. Resp.: Pv = R$ 41.300,00 17) Uma pessoa vendeu certo produto com prejuzo de 12,5% sobre o preo de custo. Sabendo que o preo de custo foi de R$ 210,00, calcular o preo de venda. Resp.: PV = R$ 183,75 18) Um automvel foi comprado por R$ 10.000,00 para ser vendido com lucro de 20% sobre o preo de venda. Por quanto dever ser vendido o referido automvel? Resp.: PV = R$ 12.500,00 19) Durante uma crise econmica, um imvel adquirido por R$ 150.000,00 foi vendido com um prejuzo de 10% sobre seu preo de venda. Calcular o preo de venda do imvel. Resp.: PV = R$ 136.363,63 20) Ao se vender um objeto por R$ 300,00 ganhou-se 20% sobre o preo de custo. Quanto custou o objeto? Resp.: PC = R$ 250,00 21)Um produto foi comprado por R$ 25.000,00 e vendido por R$ 30.000,00. Qual a margem de lucro sobre o preo de compra? E sobre o preo de venda? Resp.: MC = 20% e MV = 16,67% 22) Quanto custou um objeto que, vendido por R$ 1.200,00, forneceu um lucro de 20% sobre o preo de custo? Resp.: PC = R $ 1.000,00

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

26

23) Se o mesmo lucro da questo anterior fosse sobre o preo de venda, qual seria o preo de custo? Resp.: PC = R $ 960,00 24) Se a margem e contribuio unitria igual a 30% do preo de venda, qual essa margem como porcentagem do custo varivel por unidade? Resp.: 42,86% 25) Se a margem e contribuio unitria igual a 25% do custo varivel por unidade,, qual o valor dessa margem como porcentagem do preo de venda? Resp.: 20% 26) Os concorrentes acusam de dumping o empresrio Wilson Zanatta, dono da Bom Gosto(indstria de laticnios), por vender leite com uma margem de prejuzo de 31% do preo de custo que em mdia de R$ 1,42. Baseando-se nas informaes dadas, calcule o preo de venda. Res.: R$ 0,98 27) Um automvel Palio, comprado em 2008 por R$ 28.500,00 foi revendido em 2010 por seu proprietrio a uma concessionria com um prejuzo de 20% sobre o preo de venda; com esses dados calcular o preo de venda. Resp.: R$ 23.750,00 28) O Dlar fechou ao preo de venda de R$ 1,764 em 17/03/10 apresentando um prejuzo de 2,6% sobre o preo de compra no incio do ms de maro. Calcular o preo de compra. Resp.: R$ 1,811 29) As aes PETROBRAS PN atingiram um preo de venda de R$ 29,43 em 05/08/10, resultado de uma desvalorizao de 5,9% nos ltimos 12 meses. Com base nestes dados, calcule o preo pelo qual um aplicador podia comprar este tipo de ao a um ano atrs. 30) A ao Vale PNA atingiu o preo de venda de cotao de R$ 42,26 , com resultado de uma valorizao de 22% nos ltimos 12 meses. Calcule seu valor de cotao referente a um ano atrs. 31) Em 30/03/11 o preo do barril de petrleo vista alcanou US$ 115,13, revelando uma alta de 2,98% relativa a 30 dias antes. Com base nas informaes prestadas, determine quanto custava um barril no ms anterior.

32) Seja MC a margem de contribuio como porcentagem do custo varivel e MP a margem de contribuio como porcentagem do preo de venda. Mostre que MC = MP / (1 MP) 33) Seja MC a margem de contribuio como porcentagem do custo varivel e MP a margem de contribuio como porcentagem do preo de venda. Mostre que MP = MC / ( 1 + MC)

2.5

Acrscimos e Descontos Sucessivos

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

27

Os acrscimos e Descontos podem ser feitos de forma sucessiva, ou seja , em uma srie de operaes, onde cada uma realizada acumuladamente, "sobre" o resultado da operao anterior. Dessa forma, o valor bruto de cada acrscimo ou o lquido de cada desconto passa a ser o principal da operao posterior. Vamos imaginar uma srie de acrscimos feitos de forma sucessiva, a partir de um principal. O bruto do primeiro acrscimo seria calculado da seguinte maneira: V1 = V0 . ( 1 + i1 ) V2 = V1 . ( 1 + i2 ) = V0 . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) V3 = V2 . ( 1 + i3 ) = V0 . ( 1 +i 1 ) . ( 1 + i2 ) . ( 1 + i3 ) . . . Podemos generalizar as constataes acima da seguinte forma: Vn = V0 . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) . ( 1 + i3 ) ... ( 1 + in ) Obs.: No caso de acrscimos iguais, teramos que Vn = V0 . ( 1 + in )n ! Como os acrscimos so sempre realizados sobre valores anteriormente acumulados, o acrscimo total sempre diferente do (maior que o) obtido pela simples soma das taxas. Caso queiramos obter uma taxa nica equivalente aplicao de diversas taxas de forma sucessiva. Portanto, o valor final produzido por essa taxa nica de acrscimos, que chamaremos de iE ser igual ao valor final produzido pelas diversas taxas de acrscimos sucessivos, ou seja: V0 . ( 1 + iE ) = V0 . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) ... ( 1 + in ) e iE = ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) ... ( 1 + in ) - 1 E no caso de acrscimos iguais, teramos que iE = ( 1 + i )n 1 ! Por extenso, vejamos agora o caso de descontos sucessivos ; V1 = V0 . ( 1 i1 ) V2 = V1 . ( 1 i2 ) = V0 . ( 1 i1 ) . ( 1 i2 ) V3 = V2 . ( 1 i3 ) = V0 . ( 1 i1 ) . ( 1 i2 ) . ( 1 i3 ) . . . Vn = V0 . ( 1 i1 ) . ( 1 - i2 ) ... ( 1 - i3 ) E no caso de descontos idnticos, teramos que : Vn = V0 . ( 1 i )n

Como os descontos sucessivos resultam em um abatimento total diferente da (menor que a) soma das taxas de descontos, podemos calcular a taxa nica que corresponde aplicao de diversas taxas de abatimento sucessivas. O valor lquido produzido por

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

28

essa taxa nica de descontos, que chamaremos de iD ser igual ao valor lquido produzido pelas diversas taxas de descontos sucessivos, ou seja: V0 . ( 1 iD ) = V0 . ( 1 i1 ) . ( 1 i2 ) ... ( 1 in ) Donde conclumos que : - iD = ( 1 i1 ) . ( 1 i2 ) ... ( 1 in ) 1 , ou : iD = 1 - ( 1 i1 ) . ( 1 i2 ) ... ( 1 in ) E, caso os descontos sucessivos fossem realizados a taxas idnticas, teramos que: -iD = ( 1 i )n 1 ou iD = 1 - ( 1 i )n .

Exerccios de fixao: 1) Calcular o valor bruto de uma mercadoria cujo preo de fbrica de R$ 1.200,00 por unidade e que sofre os acrscimos sucessivos de 3%, 5% e 7%. Resp.: R$ 1.388,65 2) Calcular o valor inicial de uma mercadoria que sofreu, de forma sucessiva, os acrscimos de 5%, 10%, 15% e 20% e foi vendida por R$ 150.000,00. Resp.: R$ 94.108,79 3) Calcular o valor lquido de uma mercadoria que sofreu, sucessivamente, os descontos de 5%, 10%, 15% e 20% sobre o valor inicial de R$ 100.000,00. Resp.: R$ 58.140,00 4) Calcular o valor inicial de uma mercadoria que foi vendida por R$ 50.000,00 aps sofrer os descontos sucessivos de 10%, 20%, 30% e 40%. Resp.: R$ 165.343,92 5) Qual a taxa nica que corresponde aos acrscimos de 5%, 10%, 15% e 20% aplicados de forma sucessiva? Resp.: 59,39% 6) Qual a taxa nica que corresponde aos descontos de 5%, 10%, 15% e 20% aplicados de forma sucessiva? Resp.: 41,86% 7) Uma mercadoria cujo preo de fbrica de R$ 15.000,00 sofre, de forma sucessiva, os acrscimos de 3%, 5%, 8% e um quarto que eleva o seu preo final a R$ 21.024,36. Qual a porcentagem do o ltimo acrscimo? Resp.: 20,00% 8) Ao comprar certa mercadoria por R$ 20.000,00, obtive os descontos de 15%, 20% e um terceiro. Os descontos foram realizados de forma sucessiva, sobre o preo da etiqueta de R$ 42.016,81. Qual a porcentagem do ltimo desconto? Resp.: 30,00%

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

29

9) O acrscimo total de 27,63% foi resultante da aplicao de cinco taxas iguais de forma sucessiva. Qual a porcentagem dessas taxas? Resp.: 5,00% 10) O abatimento total de 22,62% foi resultante da aplicao de cinco taxas iguais de forma sucessiva. Qual a porcentagem dessas taxas? Resp.: 5,00% 11) As vendas de veculos bicombustveis (flex) no Brasil apresentaram crescimento meterico desde seu lanamento em 2003. Para se ter uma idia, entre 2006 e 2007 cresceu 40%, entre 2007 e 2008 cresceu 16% e entre 2008 e 2009 cresceu 14%. Se em 2006 foram vendidas 1.430.000 unidades calcule a quantidade de unidades vendidas em 2009. Resp.: 2.647.445 unidades 12) A inflao medida pelo IPCA atingiu os ndices de 4,46% em 2007, 5,9% em 2008 e 4,31% em 2009. Para um produto que tem seu preo reajustado pelo ndice em questo e que custava R$ 2.750,00 em 2007, calcule seu preo final em 2009. Resp.: R$ 3.173,25 13) A Receita mundial da SIEMENS que em 2007 era da ordem de 72 bilhes, aumentou em 7% em 2008 e diminuiu em 3% em 2009 e tem-se expectativas de crescimento de 7% em 2010. Calcule o faturamento previsto para 2010. Resp.: 70,96 bilhes 14) O Nmero de correspondentes bancrios que em 2002 era de 32.500 aumentou 41,5% em 2004, 58,7% em 2006 e 48% em 2008. Calcule o nmero de correspondentes no incio de 2009. Resp.: 108.014 correspondentes 15) A Hyundai do Brasil, montadora de veculos, atingiu em 2006 um total de 5.177 veculos vendidos, em 2007 houve um aumento de 268% nas vendas, em 2008 130% e em 2009 obteve um aumento de 62%. Calcule o volume de vendas referente ao ano de 2009. Resp.: 70.985 veculos 16) O Formspring.me, site que, em tempo recorde conquistou o gosto dos brasileiros, tinha 1,3 milhes de usurios em dezembro de 2009, teve um aumento de 200% em janeiro de 2010, seguido de 23,8% em fevereiro e de 4,2 em maro. Calcule o total de usurios em maro de 2010, atentando para os aumentos verificados nos meses anteriores. 17) A evoluo da corrente de comrcio do MERCOSUL alcanou os seguintes percentuais: de 2002 a 2005 aumentou 111.24%, de 2005 a 2008 houve uma evoluo da ordem de 95,21% e espera-se para o 1 semestre de 2010, com relao a 2008 uma reduo de 52,58%. Sabendo-se que em 2002 o comrcio entre os pases do bloco giraram em torno de US$ 8,9 bilhes, estime o total de negcios ao final do 1 semestre deste ano. 18) Os gastos com carto de crdito de brasileiros no exterior obtiveram os seguintes percentuais de crescimento: 50% no perodo 2007/2008, 4,17% de 2008/2009 e de 60% no perodo 2009/2010. Se os gastos em 2007 foram de cerca de US$ 4 bilhes, estime o total de gastos referentes a 2010.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

30

3. Modelo de Capitalizao Simples


Neste captulo estaremos sistematizando a aplicao de modelos matemticofinanceiros relacionados com o parmetro dos juros simples. Devido s suas restries tcnicas, a aplicabilidade deste tipo de modelo se torna bastante limitada, restringindo sua utilizao a operaes de curto e curtssimo prazo, como tambm no clculo de certas operaes financeiras, tais como, encargos a pagar em operaes de emprstimos e rendimentos financeiros para certas aplicaes. Algumas taxas praticadas no mercado financeiro so expressas em termos de juros simples, embora que a formao dos montantes destas operaes se processem sob a forma de capitalizao composta; como por exemplo, as Cadernetas de Poupana, que pagam uma taxa de 6%aa, mas que, proporcionalmente, creditam 0,5%am que so capitalizados exponencialmente para a formao do montante final. Apesar de sua restrita utilizao, sua abordagem ser e grande valia para a compreenso do modelo de capitalizao composta que estudaremos no prximo capitulo.

3.1 Juros Simples


Podemos citar como exemplo de pagamento de juros as seguintes situaes: Um cliente bancrio toma emprestado de um banco a quantia de $ 1.000,00 e assina uma promissria concordando em que, ao fim de quatro meses, pagar os $ 1.000,00 iniciais acrescidos da quantia de R$ 200,00. Um banco estipula em seus contratos de aplicaes financeiras no valor de R$ 10.000,00 , por um prazo de 2 anos as seguintes condies: - a restituio dos R$ 10.000,00 ao fim dos 3 anos. - o pagamento de R$ 2.500,00 ao final do prazo de aplicao, a ttulo de remunerao do capital aplicado, As importncias de $ 200,00 no primeiro caso e de $ 2.500,00 no segundo configuram a cobrana e o pagamento de juros, configurando esta varivel como sendo: o valor que se paga pelo uso de dinheiro que se toma emprestado. ou a recompensa monetria recebida quando o capital aplicado. Voltando s situaes apresentadas anteriormente, na primeira existe uma relao direta entre a quantia emprestada e o valor pago a ttulo de juros, note que este ltimo representa 1/5 do total tomado num perodo de 4 meses, o que indica que est

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

31

pagando proporcionalmente $ 200,00 em 4 meses, o que representa 20%aq (200/100 = 0,2) ou $ 50,00 mensalmente, o que representa 5%am (50/1000 = 0,05) . J no segundo caso apresentado, o aplicador est recebendo anualmente $ 1.250,00 o que representa 12,5%aa (1.250,00/10.000,00 = 0,125aa) . Note que: A magnitude dos juros pagos ou recebidos sobre um emprstimo ou em uma aplicao dependem, ao mesmo tempo, da quantia emprestada/aplicada e do tempo durante o qual os recursos monetrios foram utilizados. Deve notar-se, por vezes, que a lgica e a prtica dos negcios nem sempre esto de acordo. Por exemplo, um ano consta de 365 dias (exceto o ano bissexto) e est dividido em 12 meses de extenso desigual.

3.2 Taxa de Juros


Quando uma quantia de valor C , numa certa data, aumenta para o valor M numa data posterior, C chamado de principal ou valor presente. M denomina-se montante ou valor futuro e Chamamos de juro a diferena ente M e C , ou seja: J = M C . Exemplo: Um cliente toma emprestados R$ 1.000,00 em um banco, concordando em pagar, ao final de um ano, R$ 1.100,00 para saldar seu emprstimo. Temos que: C = 1.000,00 M = 1.100,00 O valor dos juros (J) ser: J = M - C = 1.100 - 1.000 = 100,00 J a taxa de juros cobrada ser: A taxa de juros produzida ou cobrada a relao entre os juros auferidos numa unidade de tempo e o valor principal; ou seja: A taxa de juros um coeficiente que corresponde razo entre os juros pagos ou recebidos no fim de um determinado perodo de tempo e o capital inicial. No exemplo apresentado, o valor do capital inicial R$ 1.000,00 , o valor dos juros: R$ 100,00 por um ano. J a taxa de juros i ser, conforme definido acima, poder ser encontrada atravs da diviso entre o valor referente aos juros no perodo determinado pelo valor do principal: i=M/C i = 100 / 1.000 i = 0,10 por um ano ou = 0,10 ao ano = 10%aa

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

32

A taxa de juros sempre se refere a uma unidade de tempo (ano, ms, trimestre, etc.) e pode ser apresentada sob a forma unitria (que geralmente uma frao decimal) ou na forma percentual. Obs.: Para a converso da forma unitria para a forma percentual, basta multiplicar por 100 e acrescentar o smbolo de percentual (%); ao menos que se especifique de modo diverso, dada uma taxa de juros, a unidade de tempo subentendida o ano. No exemplo acima, por se tratar de um perodo de um ano, poderamos escrever simplesmente: i = 10%, pois: Apesar da taxa de juros poder ser escrita tanto da forma unitria quanto percentual, ela geralmente vem expressa como uma percentagem. Porm: Obs.:Para efeito de clculos, a taxa de juros dever ser sempre convertida para a sua forma unitria. - Converso da taxa percentual para a forma unitria: basta dividir por cem e eliminar o smbolo "percentual". Exemplo: i = 25 % i = 25 % / 100 % i = 0,25 Esta converso, por mais banal que possa parecer, uma das principais fontes de erros na resoluo de problemas que envolvem a Matemtica Financeira. Deve-se ter, tambm, especial ateno entre o perodo de tempo considerado e a unidade de tempo qual a taxa de juros se refere. Assim, se estamos falando de taxas de juros anuais, devemos ajustar o perodo de capitalizao sempre em anos: Exemplo: 1 ms deve ser contado como 1/12 ano 47 dias, como frao de ano = 47 / 360 1 bimestre, como 1/6 ano, etc. Se estivermos falando em taxas de juros dirias, o tempo deve ser sempre contado em dias, no caso de taxas de juros mensais, o tempo deve ser contado em meses. E assim, sucessivamente. Recomenda-se muito cuidado, um erro bastante freqente a no converso do perodo em que a taxa est expressa e o perodo de capitalizao; portanto, no esquea, antes de comear iniciar os clculos, de transformar o tempo de aplicao na mesma unidade expressa pela taxa.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

33

3.3 Frmulas para o clculo dos juros simples: a) Modelo empregando taxas variveis:
i1 | 0 J1 | 1 i2 J2 | 2 i3 J3 | 3 | n 1 in Jn | n

t =1 t=2 t=3 . . . t=n Como

J1 = C . i1 J2 = C . i2 J3 = C . i3

Jn = C . in JTotal = J1 + J2 + J3 + ... + Jn
3

= C.i1 + C.i2 + C.i

+ ... + C.in

= C( i1 + i2 + i3 + ... + in )

n =

C. it
t=1

Este tipo e sistemtica utilizada, por exemplo, em pagamentos de IOC/IOF, desgio e LTN, descontos bancrios e em outras operaes que tenham clusulas contratuais, obrigando sua utilizao.

b)

Modelo empregando taxa fixa:

Se a taxa fixa, teremos que: i1 = i2 = i3 = ... = in = i ; logo J = C.( i + i + i + + i)=C.i.n Deve-se notar que os juros simples se comportam de maneira linear, ou seja, os acrscimos (ou decrscimos) so constantes durante todo o prazo de capitalizao, demonstrando uma proporcionalidade entre J e n.

3.4 Homogeneizao entre taxa e prazo de aplicao:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

34

Devido necessidade de compatibilizao de dimensionamento entre as unidades envolvidas na anlise financeira, variveis taxa de juro e prazo de capitalizao devem apresentar como unidade dimensional um mesmo perodo de tempo especfico para amos os casos, em outras palavras, para um clculo correto do valor dos juros a serem auferidos(ou pagos), a taxa de juro e o prazo de capitalizao devero estar expressos nas mesmas unidades de tempo. Para obtermos uma taxa de juro equivalente a uma expressa em determinado perodo para um de perodo menor, basta dividirmos a magnitude do perodo mais pelo nmero de sub-perodos que ele contm. Vejamos um exemplo: Qual o juro simples produzido por uma aplicao de um capital de $ 1.000,00 a uma taxa de 24%aa durante um prazo de trs meses?

3.5 Juros simples exato e ordinrio


O juro simples exato calcula-se tomando-se como base o ano civil com 365 dias (ou 366 se o ano for bissexto); j o juro simples ordinrio calcula-se tomando-se como base o ano comercial com 360 dias. O uso do ano de 360 dias simplifica a maioria dos clculos, e tambm: Obs.: O uso do ano do ano de 360 dias aumenta os juros auferidos por quem empresta o dinheiro. Caso a questo no esclarea se para achar os juros simples exatos ou ordinrios, vale o seguinte: Obs.: Numa prova de concurso pblico, diante de um problema como este, recomendamos comear pelo ordinrio (que o que se pratica habitualmente nas transaes bancrias e comerciais) e conferir as alternativas. Caso nenhuma estiver correta, calcule o juro exato e confira as alternativas novamente. provvel que, no havendo erro de clculo, agora voc encontre a alternativa a assinalar!. Vejamos o seguinte exemplo: Calcular os juros simples exatos e ordinrios de R$ 2.000,00 durante 50 dias, a 5%.

Soluo: a) Juro simples ordinrio (usamos o ano de 360 dias): n = 50/360 = 5/36 e J=C.i.n J = 2.000 . (0,05) . (5/36) = 125/9 J = R$ 13,89

b) Juro simples exato (usamos o ano de 365 dias):


n = 50/365 = 10/73 e J = C .i .n

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

35

J = 2.000 . (0,05) . (10/73) = 1.000/73 J = R$ 13,70

3.6 Tempo Exato e Aproximado


Para o clculo dos juros, podemos efetu-lo de duas maneiras distintas: Tempo exato: calculamos o nmero exato de dias envolvidos na situaoproblema. Tempo aproximado aquele que se obtm supondo que cada ms tem 30 dias.

Vejamos um exemplo: Calcular o nmero de dias exato e o nmero de dias aproximado entre 20 de Junho e 24 de agosto de um mesmo ano. Tempo exato:

No nosso exemplo ser o nmero de dias restantes de junho + nmero de dias de julho + nmero indicado de dias de agosto = = 10 + 31 + 24 = 65 Tempo aproximado.

Primeiro mtodo= 10 + 30 + 24 = 64 Segundo mtodo: subtrao de datas Agosto, 24. Escreve-se..... 8 : 24 Junho, 20. Escreve-se...... 6 : 20 Resultado: ......................... 2 : 04 Assim, o tempo aproximado de 2 meses e 4 dias ou 64 dias. Observe que este mtodo pode ser usado inclusive para anos diferentes: Exemplo: Calcular o nmero de dias aproximados entre: 01.03.1998 e 25.07.1994. O sistema parecido com a subtrao de horas. Quando na primeira linha o nmero de dias menor que na segunda linha, soma-se 30 aos dias da primeira linha, subtraindose 1 do nmero de meses: 1998 : 03 : 01.......................... 1998 : 02 : 31 1994 : 07 : 25.......................... 1994 : 07 : 25 Quando o nmero de meses na primeira linha menor que o nmero de meses da segunda linha, soma-se 12 aos meses e subtrai-se 1 dos anos: 1998 : 02 : 31.......................... 1997 : 14 : 31 1994 : 07 : 25.......................... 1994 : 07 : 25 Efetuando-se a subtrao, temos: 3 : 07 : 06

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

36

3 : 07 : 06 = 3 . 360 + 7 . 30 + 6 = = 1.080 + 210 + 6 = 1.296 dias

Vejamos um outro exemplo: Calcular o juro exato e o juro ordinrio de uma aplicao de R$ 2.000,00 a 6% de 20 de Abril de 97 a 1 de Julho de 97, usando o tempo exato e o tempo aproximado. Calculando o nmero de dias obtemos: tempo exato: = 10 + 31 + 30 + 1 = 72 dias tempo aproximado: 10 + 30 + 30 + 1 = 71 dias Temos, portanto, que achar 4 respostas:

a) Juro exato, tempo exato:


J = 2.000 (0,06) (72/365) = R$ 23,67

b) Juro exato, tempo aproximado:


J = 2.000 (0,06) (71/365) = R$ 23,34

c) Juro ordinrio, tempo exato: I = 2.000 (0,06) (72/360) = R$ 24,00 d) Juro ordinrio, tempo aproximado:
J = 2.000 (0,06) (71/360) = R$ 23,67 Dentre os quatro mtodos para calcularmos os juros simples, exemplificados acima, o mais comum o de juro ordinrio para o nmero exato de dias.

3.7 Montante, Capital Acumulado ou Valor Futuro


Quando aplicamos um capital, sujeito a uma taxa de juros e um determinado perodo de aplicao, h a gerao de um valor acumulado, ao qual denominamos de Montante. Este Montante o resultado da soma do capital inicialmente aplicado com os juros produzidos durante o prazo de aplicao ou capitalizao;ou seja: Montante = Capital + Juros; ou ainda : M = C + J . Vamos obter, agora, as frmulas para o clculo do montante:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

37

a) Montante a taxas variveis: M = C + J = C + C . it = C . ( 1 + it ) b) Montante a taxa fixa: M = C + J = C + C . i . n = c.(1+ i.n)

3.8 Valor Atual ou Valor Presente:


Trata-se do valor antecipado de qualquer compromisso financeiro que foi estabelecido para ser concretizado no futuro. Atravs do diagrama abaixo, temos que:

A
0

N
n

Onde: A = Valor atual do compromisso (note que A = C) N = Valor de resgate, valor de face ou valor nominal do ttulo (note que N = M) n= prazo de vencimento Como os casos de juros e de montante, podemos calcular o valor atual de duas formas:

a) A taxas variveis:
N Como, M = C . ( 1 + it ) , por analogia : A = ( 1+ it )

b) A taxa fixa:
Como, M = C . ( 1 + it ) , por analogia : A = N (1+i.n)

Vejamos alguns exemplos:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

38

1) Determinar o valor atual de um compromisso financeiro no valor de R$ 1.500,00, vencvel daqui a 9 meses, quando se aplica uma taxa de juros de 6%am. Temos que: N = 1.500,00, i = 0,06am e n = 9/12 = 3 / 4 Logo: A = 1.500 / [1 + 0,06 (3/4)] = = 1.500 / 1 + 0,045 = 1.500 / 1,045 = R$ 1.435,41 2) Uma duplicata datada de 1 de Abril no valor de R$ 1.200,00 devida em 8 meses com juros de 12%aa vendida, a 14 de Julho, a Y, um agiota, que negocia este ttulo na base de 36%aa. Quanto pagar Y pela referida duplicata? Soluo: 1 passo: encontrar o valor da duplicata na data do seu vencimento, 1 de dezembro. Temos: A = 1.200, i = 0,12aa e n = 8/12 = 2/3. N = A . (1+in) = 1.200 (1+0,12(2/3)). N = 1.200 + 96 = R$ 1.296,00 2 passo: encontrar o valor atual, em 14 de Julho, a juros de 36%, da duplicata cujo valor em 1 de dezembro R$ 1.296,00. Primeiro vamos achar n: Julho: 31 - 14 = 17 dias Agosto: 31 dias Setembro: 30 dias Outubro: 31 dias Novembro: 30 dias Dezembro: 01 dia Logo, n = 140 dias. Portanto: N = 1.296, i = 0,36aa e n = 140 dias A = 1296 / [ 1 + 0,36 (140/360) ] = 1.296 / 1 + 0,14 = 1.296 / 1,14 = R$ 1.136,84 Portanto, Y pagar R$ 1.136,84 pela duplicata.

3.9 Operaes de Desconto Simples


Este tipo de operao utilizada com o objetivo de permitir uma maior liquidez de caixa s unidades consumidoras e produtoras; as operaes de desconto consistem na

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

39

antecipao de recursos financeiros para por exemplo capital de giro, em contrapartida a ttulos de crdito. Bancos e outras instituies financeiras realizam operaes de desconto de ttulos diversos. Nesse caso, o credor do ttulo recebe hoje o valor do ttulo que apresenta vencimento futuro, mediante o pagamento de de desgio e cesso dos direitos creditrios. Nessas operaes so negociados ttulos como Motas Promissrias, duplicatas, entre outros. A operao de desconto inversa da capitalizao e consiste em se determinar um Valor Presente equivalente a um determinado Valor Futuro. Em termos prticos, as operaes de desconto so realizadas com os ttulos de crdito que so os instrumentos de crdito que possuem garantia legal (duplicatas, notas promissrias, etc.). Possuindo garantia legal, esses ttulos podem ser negociados livremente, antes de sua data de vencimento. Assim, um ttulo de crdito pode ser convertido em dinheiro ou substitudo por outro(s) ttulo(s) anteriormente data prevista para sua liquidao. A converso feita pelo Valor Atual (A) ou Valor Presente do ttulo, que corresponde ao Valor de Face, Valor Nominal (N) ou Valor Futuro do ttulo, menos o desconto (D) que a compensao em valor pela antecipao do resgate do ttulo. O Regime de Capitalizao Simples utiliza duas formas de clculo para o desconto: o Desconto Simples Comercial e o Desconto Simples Racional. Como apenas a modalidade comercial praticada, ainda que sua utilizao seja restrita a operaes de curto prazo, nos ateremos ao seu estudo. Podemos conceituar desconto como a diferena ente o valor nominal (ou e resgate) do ttulo e seu valor atual (ou descontado), ou seja: D = N A; ilustrativamente, teremos:

$ N(Valor Nominal)
(Valor Atual)

D (Desconto)

Te mpo

n(pe rodo de ante cipao)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

40

As operaes de desconto simples pem ser classificadas em:

a)

Desconto Simples Racional:

DR = f(A)

D R = N - A = A.(1 + i.n) - A = A.(1 + i.n - 1) = A.i.n

DR = f(N)

N 1 + i. n D R = N.(1 + i.n) - n 1 + i. n DR = N . i . n 1 + i.n

DR = N - A = N -

b)

Desconto Simples Comercial:


Convencionalmente um juro simples cobrado sobre o valor nominal do ttulo, mediante uma taxa de desconto i* ; ou seja: DC = N . i* . n . Podemos obter o valor atual comercial de um ttulo da seguinte forma:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

41

Como DC = N AC

AC = N DC = N N . i* . n = N . ( 1 i* . n )

Exemplo: Calcular o desconto comercial de um ttulo de R$ 500,00, descontado 27 dias antes do vencimento, taxa de desconto de 5% ao ms.

Exemplo: Calcular o Valor de Resgate de um ttulo de R$ 1100,00, 25 dias antes do seu vencimento, taxa de desconto de 8% a.m.

Ainda com relao ao desconto comercial, por ser praticamente o nico utilizado nas operaes de curto e mdio prazos no mercado de crdito, desejamos acrescentar que na determinao do valor atual comercial de um ttulo so adicionadas outras taxas e impostos, a fim de obtermos o valor lquido final,; a exemplo do Imposto Sobre Operaes Financeiras(IOF), taxas de Servio(TS), dentre outras. Onde: IOF = N . i . n ; i = taxa der IOF mensal e TS = N . i ; i = taxa de servio incidente sobre o valor global da operao, a exemplo das chamadas taxas de abertura de crdito. Assim: AC = N - DC VL = N - DC - IOF VL = N DC IOF TS

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

42

3.10 Taxa Efetiva de Desconto ou Emprstimo:


Normalmente, nas operaes de crdito, a taxa declarada nem sempre representa o verdadeiro custo da operao, havendo uma taxa de juros implcita, cuja magnitude pode ser comparada com outras alternativas de aplicao ou captao de recursos. Para a sistematizao de seu clculo, iremos empregar os modelos de capitalizao simples, utilizando a frmula J = C . i . n e compostos, mediante a utilizao da frmula do montante composto M = C . (1 + i)n, embora que esta ltima s ser abordada com mais nfase a partir do prximo captulo. Como demonstrao do exposto acima, vejamos o seguinte exemplo: Um ttulo com valor nominal de R$ 100.000,00 descontado comercialmente a uma taxa de 4%am (j incluso o IOF), para um prazo de vencimento de 47 dias. Nestas condies, determinar: a) A taxa efetiva de juros simples implcita (para o cliente) na operao. b) Idem, empregando capitalizao composta.

3.11 Mtodo Hamburgus para o clculo dos Juros Simples em Contas de Cheque Especial:
Este mtodo representa o emprego direto da frmula de juros simples aos saldos devedores mantidos em conta corrente, atravs da cobrana de uma taxa mensal de juros durante prazos dirios. Vejamos o seguinte diagrama:

SD1 | 0 | d1 | |

SD2 | d2 ... |

SDn | dn | 30 dias

Onde SDt o saldo devedor da conta corrente no perodo t e dt o nmero de dias contidos em cada perodo t em que a conta ficou a descoberto. Admitindo-se a cobrana de uma taxa mensal im de juros simples, teremos

J t = SD t . (i m / 30) . d t
Com dever ser debitado o valor total dos juros simples na conta corrente, teremos que:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

43

J t = SD t . (i m / 30) . d t J T = J t = SD t . (i m / 30) . d t
t=1 t=1 n n

J T = (i m / 30) . SD t . d t
t=1

;onde os valore s que s e e ncontram

e ntre conche te s chamamos de nme ros -produto.

semelhana do clculo dos juros, o IOF tambm ser debitado em conta corrente na mesma data e para os mesmos saldos devedores apresentados, podendo ser calculado da seguinte forma:

IOF

= (i / 30) . SD t . d t
t=1

; onde a taxa re pre s e ntativa do

IOF s e e ncontra no patamar de 3,38%aa.


Vejamos o seguinte exemplo: Sabendo-se que o Banco da Produo S.A. cobra juros simples de 4,2%am e um IOF de 0,123%am de seus clientes portadores de cheques especiais, determinar, segundo o quadro abaixo (extrato de conta particular), os valores dos juros e do IOF, tendo como data de contabilizao o dia 30/03.

Dia Ms 02/03 10/03 16/03 18/03 23/03 30/03

Histrico Transporte Cheque Cheque Depsito Db. Autorizado Depsito

Valor (R$) 90.000,00 25.000,00 40.000,00 13.500,00 60.000,00

Saldo (D/C) 80.000,00(C) 10.000,00(D) 35.000,00(D) 5.000,00(C) 8.500,00(D) 51.500,00(C)

N de dias 6 2 7 -

Exerccios de fixao:
1) Sabendo-se que certo capital, aplicado durante 10 semestres, taxa de 36% ao ano, rende $ 72.000,00 de juros, determinar o futuro valor, no regime de capitalizao simples. Resp. $ 112.000,00

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

44

2) Um emprstimo de $ 40.000,00 dever ser quitado por $ 80.000,00 no final de 12 meses. Determinar as taxas mensal e anual cobradas nesta operao de capitalizao simples. Resp.: 8,33% a.m. e 100% a.a 3) Calcular o valor dos juros e do montante de uma aplicao de $ 2.000,00, feita a uma taxa de 4,94% ao ms, no regime de capitalizao simples, pelo prazo de 76 dias. Resp.: $ 250,29 e $ 2.250,29

4) Uma aplicao de $ 5.000,00, pelo prazo de 180 dias obteve um rendimento de $ 825,00. Indaga-se: qual a taxa anual correspondente a essa aplicao, no regime de juros simples? Resp.: 33% a.a 5) Determinar o valor de um ttulo cujo valor de resgate de $ 6.000,00, sabendo-se que a taxa de juros simples cobrada para gerar este ttulo de 5% ao ms e que o seu vencimento de 4 meses. Resp.: $ 5.000,00 6) Sabendo-se que certo capital, aplicado durante 10 bimestres, taxa de 36% ao ano rende $ 7.200,00 de juros, determinar o montante no regime de capitalizao simples. Resp.: $ 19.200,00.

7) Um capital, aplicado por 2 meses, elevou-se a 3/2 de si prprio. Qual foi a taxa linear considerada? Resp.: 25% ao m. 8) Depositei a quantia de $72.000,00 em um banco que remunera seus clientes a taxa simples de 36% ao ano. Depois de um certo tempo, verifiquei que o meu saldo era de $73.800,00. Por quantos dias deu-se essa aplicao? Resp.: 25 dias 9) Pretendo poupar uma parte do salrio, para daqui a 2 bimestres ter um montante de $500, 00, sabendo que a taxa de 48% ao ano, quanto devo aplicar sendo o regime de capitalizao simples? Resp.: 431,03 10) Calcular os juros simples do capital de R$ 1.000,00 durante 19 dias 16% ao ms. Resp.: R$ 101,33 11) Calcular o montante a juros simples do capital de R$ 2.500,00, durante 23 dias, a 14% ao ms. Resp.: R$ 2.768,33 12) Ao fim de quanto tempo o capital de R$ 5.000,00 a 20% a.a. produzir juros simples de R$ 1.500,00? Resp.: 1a6m

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

45

13) Ao fim de quanto tempo o capital de R$ 2.500,00 a 10% ao ano produzir o montante a juros simples de R$ 3.250,00? Resp.: 3a 14) Um investidor aplicou R$ 250.000,00 em Letras de Cmbio no dia 15 de janeiro de 1995 e, ao resgat-las no dia 16 de maro do mesmo ano, recebeu R$ 320.500,00. Quanto recebeu de juros? Que taxa mensal remunerou seu capital nesse perodo? Resp.: R$ 70 500,00; 14,10% a.m. 15) Um empresrio pediu um emprstimo de R$ 25.000,00 a uma instituio financeira, por certo perodo. Na liberao do emprstimo, pagou antecipadamente, como previa o contrato, 22% de juros. Qual o valor pago de juros? Qual a quantia efetivamente liberada? Considerando a quantia liberada como emprstimo, qual foi a taxa efetiva de juros, considerando o prazo relativo operao de 1 ms? Resp.: R$ 5.500,00; R$ 19.500,00; 28,21% 16) Um ttulo foi descontado, 47 dias antes de seu vencimento, taxa de 7% a.me., por R$ 4.451,67. Calcular o Valor Nominal do ttulo. Resp.: R$ 5.000,00 17) Uma nota promissria de R$ 7.500,00 foi resgatada, dois meses antes de seu vencimento, por R$ 5.250,00. Calcular a taxa de desconto. Resp.: 15% a.m. 18) Uma empresa descontou em um banco, no dia 26 de maio, trs ttulos de R$ 20.000,00; R$ 15.000,00 e R$ 35.000,00, vencveis, respectivamente, em 27 de junho, 28 de julho e 24 de agosto do mesmo ano. Calcule o valor atual utilizando a taxa de desconto de 15% a.m. Resp.: R$ 46.325,00 19) Uma empresa devedora de trs ttulos de R$ 2.000,00; R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00, vencveis em 32, 63 e 90 dias, respectivamente, prope ao banco credor substitu-los por dois outros, de mesmo valor nominal, para 40 e 75 dias. Calcule o valor nominal desses ttulos a uma taxa de desconto de 15% ao ms. Resp.: R$ 3.057,89 20) Calcular o montante de um capital de R$ 700,00, a 10% a.me., em 6 meses. Resp.: R$ 1.120,00

4. Modelo de Capitalizao Composta:


Nesta nova modalidade de regime de capitalizao, estudaremos o modelo de capitalizao composta que , como j vimos anteriormente, permite a incidncia de juro sobre juro; ou seja, diferentemente da capitalizao simples, neste modelo os juros provenientes de um determinado perodo so calculados a partir do montante gerado no perodo imediatamente anterior. Esta modalidade de capitalizao de grande importncia no mercado financeiro, dada a sua larga utilizao em operaes financeiras no curto, mdio e longo prazos.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

46

4.1 Montante, Capital acumulado ou Valor Futuro (M):


Partiremos da hiptese de, no mercado financeiro, estar sendo utilizada uma taxa de juros compotos it, por perodo de capitalizao, sobre um capital inicial ou principal (C) aplicado com o objetivo de auferir juros.

a) Montante a taxas variveis:


Vejamos o diagrama a seguir:

C | 0

i1

M1 | 1

i2

M2 | 2

i3

M3 | 3

... ...

Mn-1 | (n 1)

in

Mn | n

A partir do diagrama acima e levando em considerao que M = C + J , teremos que: Data Data Data Data . . . Data 0 1 2 3 : : : : M=C M1 = C + C . i1 = C . ( 1 + i1 ) M2 = M1 + M1 . i2 = M1 . ( 1 + i2 ) = C . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) M3 = M2 + M2 . i3 = M2 . (1 + i3 ) = C . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2 ) . ( 1 + i3 )

n:Mn = Mn-1+ Mn-1 . in = Mn-1 . ( 1 + in ) =C . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2) . ...( 1 + in )

Portanto, ao final de n perodos de capitalizao, o montante final poder ser obtido pela frmula acima, ou seja: M = C . ( 1 + i1 ) . ( 1 + i2) ( 1 + i3 ) ...( 1 + in ) ; podemos tambm represent-la por:

M=C.

( 1 + it ) ; onde re pre se nta o produtrio das taxas.

t=1

b) Montante a taxa fixa


Como: i1 = i2 = i3 = ... = in = i , teremos que: M = C . ( 1 + i ) . ( 1 + i) ( 1 + i ) ...( 1 + i ) Logo: M = C . ( 1 + i )n ;onde o fator ( 1 + i )n conhecido como fator de acumulao de um capital e pode ser representado por: ( 1 + i )n = rn = FAC(n,i), seu clculo pode ser realizado atravs da utilizao de tabelas financeiras , mquinas de

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

47

calcular, tanto cientficas quanto financeiras e EXCEL.

programas computacionais com o

4.2 Juros Compostos (J):


A partir das frmulas de montante determinadas anteriormente, poderemos, tambm, determinar as de juros compostos. a) Juros compostos a taxas variveis: Como M = C + J , temos que J = M C ; portanto,

J=C.


n

( 1 + it ) - C

t=1

J=C.

( 1 + it ) - 1

t=1

b) Juros compostos a taxa fixa: J = C . ( 1 + i )n - C = C . [ ( 1 + i )n - 1 ]

4.3 Valor Atual ou Valor Presente (A):


Seguindo a metodologia que utilizamos para a determinao do valor atual na capitalizao simples, podemos determinar o valor atual ou presente (A=C) de um compromisso financeiro(M) vencvel daqui a n perodos a partir da data de hoje, realizando um processo de descapitalizao do valor futuro(M), segundo uma taxa de juros corrente de mercado. Portanto:

a) Valor Atual Composto, empregando taxas variveis:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

48

Como,

M=A.

(1+it), te mos que : A =

t=1

M (1+it)

b) No caso da taxa ser constante, teremos:


M A= (1+i)
n

= M . ( 1 + i )-n

1 Onde, o fator (1+i)


n

= ( 1 + i )-n denominado fator de valor atual de

um capital e pode ser representado por ( 1 + i )-n = vn = FVA(n,i); como no caso do rn , este fator, tambm, pode ser calculado atravs da utilizao de tabelas financeiras , mquinas de calcular, tanto cientficas quanto financeiras e programas computacionais como o EXCEL. Vejamos algumas aplicaes: 1) Calcular os montantes e os respectivos juros de um capital de R$ 100.000,00 aplicado a juros compostos, pelos praz de 1 ano e 3 meses e a uma taxa de 1,5%at. 2)Determine o valor de resgate em CR$(cruzeiros reais) e em R$(reais), para um Certificado de Depsito Bancrio (CDB) adquirido em dezembro de 1993 por CR$ 100 milhes para receber uma taxa lquida de juros compostos de 10%am, pelo prazo de 12 meses. A data do resgate do ttulo foi estabelecida para o dia 17/12/94, quando se dar a converso: R$ 1,00 = CR$ 3.660,44. 3)Se uma caderneta de Poupana forneceu durante os seis ltimos meses taxas mensais de rentabilidade (incluindo juros e TR) de, respectivamente, 0,6567%, 0,6331%, 0,6299%, 0,6929%, 0,6446%, 0,6954% e 0,476%, que capital acumulado haver, quando so depositados R$ 1.000.000,00 no incio do perodo citado? 4) Quanto se deve depositar na data atual em um Fundo de Renda Fixa para se ter acumulados R$ 300.000,00 ao final de 1 ano e 6 meses, quando se sabe que o referido fundo fornece uma taxa mdia de 1%am? 5)Em quanto tempo um capital aplicado taxa de 0,65% duplicar seu valor inicial?

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

49

4.4 Taxas de Juros Equivalentes:


Dizemos que duas ou mais taxas de juros so equivalentes quando, incidindo sobre um mesmo capital, resultarem rendimentos (juros) ou valores acumulados (montante) idnticos, ao fim de um esmo perodo financeiro.

Vejamos o seguinte diagrama:

C
0

MA
1

C
0

i1 1

i2 2

i3 3

... ...

im

MB
1

m s ubpe rodos

Onde, i a taxa de juros compostos correspondente a um perodo financeiro e im uma taxa de juros compostos correspondente a um subperodo (1/m) do perodo financeiro. Como MA = MB, teremos: C . ( 1 + i )1 = C . ( 1 + im )m e : i = ( 1 + im )m - 1 im = ( 1 + i )1/m - 1 A partir da demonstrao acima podemos obter as seguintes relaes de equivalncia: (1 + ia ) = ( 1 + is )2 = ( 1 + iq )3 = ( 1 + it )4 = ( 1 + ib )6 = ( 1 + im)12 E, se quisermos generalizar para uma taxa id relativa a d dias(perodo menor) com relao a uma taxa iD(perodo maior) relativa D dias , termos que: (1 + iD ) = ( 1 + id )D/d ou que: iD = ( 1 + id )D/d - 1 e que id = ( 1 + id )d/D - 1 e

Alguns exemplos:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

50

1) Determinar a taxa anual ia equivalente, conhecida a taxa mensal im no regime de capitalizao composta: VF1 = VF2 PV (1 + ia) = PV (1 + im)12 ia = (1 + im)12 - 1 2) Determinar a taxa mensal im equivalente, conhecida a taxa anual ia de juros compostos. VF1 = VF2 PV (1 + ia) = PV (1 + im)12
12

(1 + i a ) - 1 = im

ou

im = (1 + ia) 12 - 1

3) Determinar a taxa mensal equivalente a 79,58563% ao ano no regime de capitalizao composta.

VF1 = VF2 PV (1 + ia) = PV (1 + im)12 PV (1 + 0,7958563) = PV (1 + im)12


12

1,7958563 - 1 = im
ou im = 0,05 = 5% ao ms

0,05 = im

4) Determinar a taxa para 183 dias, equivalente a 65 % ao ano. iq = (1 + it)q/t 1 i183 = (1 +0,65)183/360 1 i183 = (1,65)183/360 1 i183 = 28,99% para o perodo de 183 dias

5) Determinar a taxa para 491 dias, equivalente a 5% ao ms. i491 = (1,05)491/30 1 i491 = 122,23% para o perodo de 491 dias. 6) Determinar a taxa para 27 dias, equivalente a 13% ao trimestre.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

51

i27 = (1,13)27/90 1 i27 = 3,73% para o perodo de 27 dias.

Vejamos mais alguns exemplos: 1) Determine as taxas de juros compostos mensal, bimestral, trimestral ,quadrimestral e semestral, equivalentes a 2%aa. 2) Determine as taxas anuais equivalentes a 3%am, 2%ab, 7%at, 6%aq e 15%as . 3) Uma letra de cmbio transacionada no mercado financeiro oferecendo uma taxa bruta de rentabilidade de 41,64%aa. Sabendo-se que o seu prazo de vencimento de 63 dias, determine a taxa bruta equivalente a este prazo de aplicao. 4) Se um CDB oferece um rendimento lquido de 7,25% para um prazo de aplicao de 92 dias, qual a taxa anual de rendimento lquido?

4.5 Taxa Efetiva e Taxa Nominal:


A partir da constatao de erros comuns cometidos por ocasio da apreciao de contratos de financiamentos e na anlise comparativa de projetos de investimentos, ressaltamos a importncia da distino desses dois tipos de taxas para que no cometamos os mesmos erros de avaliao de determinados modelos financeiros. Portanto, vamos inicialmente aos conceitos:

a)Taxa Efetiva: aquela cujo perodo de capitalizao corresponde ao perodo da


taxa; vejamos alguns exemplos: 12%aa 12%aa com capitalizao anual 6%as 6%as com capitalizao semestral

b)Taxa Nominal: taxa em que o perodo de capitalizao difere do perodo


apresentado pela taxa; com exemplos podemos citar: 6%aa com capitalizao mensal (Cadernetas de Poupana) 6,25%aa com capitalizao mensal (TJLP) 36%aa capitalizados semestralmente.

As taxas nominais apresentam uma propriedade semelhante s taxas de juros simples; ou seja, podem ser fracionadas proporcionalmente nos subperodos de capitalizao, por exemplo: 18%at capitalizados mensalmente corresponde a 18%/3 = 6%am. Para estabelecermos uma relao de equivalncia entre taxas efetiva e nominal, podemos utilizar o mesmo raciocnio que utilizamos quando da obteno de taxas na capitalizao composta, e obteremos que:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

52

Como MA = MB, teremos: C . ( 1 + i )1 = C . ( 1 + j/m )m e : i = ( 1 + j/m )m - 1 e

j = m. [ ( 1 + i )1/m - 1]; onde i representa a taxa efetiva e j a taxa nominal. Vejamos o seguinte exemplo: Encontre a taxa efetiva anual equivalente a 10%at capitalizados anualmente.

4.6 Taxa Instantnea de Rendimentos:


So taxas utilizadas para expressar o crescimento de determinadas variveis (financeiras, econmicas, sociais, etc) ode a taxa de incremento se apresenta com perodos de capitalizao infinitesimal; podemos citar como exemplo as taxas de crescimento de certas populaes animais e vegetais em que no podemos mensurar com preciso o perodo de incremento. Podemos afirmar que a taxa instantnea de crescimento se origina da taxa nominal, quando aplicamos perodos de incremento diminutos, ou seja, fazendo com que m tenda para o infinito. Portanto, seguido o mesmo raciocnio, poderemos obter o montante M = C . e . n , onde representa a taxa instantnea de rendimento(ou crescimento) e e a base dos logaritmos neperianos. Mais exemplos: 1) Dada a taxa de 36%aa com capitalizao mensal, determine as seguintes taxas equivalentes de juros compostos relativos aos perodos: a)Anual b)Mensal c)Trimestral Resp.: 42,576%aa , 3%am e 9,27%at. 2) Que taxa anual com capitalizao mensal uma instituio financeira ver exigir em seus contratos, a fim de que venha auferir um ganho efetivo de 48%aa? Resp.: 39,85%aa 3) Pelas ltimas estatsticas da Fundao IBGE, o Brasil vem crescendo nos ltimos anos a uma taxa = 2,9%aa. Conhecida a populao brasileira de 160 milhes de habitantes no final de 1998, determinar o total populacional no ano de 208, imaginando que essa populao permanea crescendo mesma taxa durante os prximos 10 anos. Resp.: 213.828.398

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

53

4.7 Operaes de Desconto Composto:

Como j havamos dito anteriormente, as operaes que utilizam capitalizao simples ficam restritas, praticamente ao curto prazo; enquanto que, as operaes que envolvem capitalizao composta so realizadas para qualquer prazo. Analogamente s operaes de desconto simples, as de desconto composto so realizadas sob os dois regimes: de desconto racional e desconto comercial. Vejamos graficamente o comportamento deste tipo de operao:

$ N(Valor Nominal)

(Valor Atual)

D (Desconto)

Te mpo

n (prazo

de ante cipao)

a) Desconto Composto Racional:


J sabemos que DR = N A , onde N o valor nominal (ou de resgate) do ttulo e A o valor atual racional do ttulo em questo. A partir da frmula de montante composto, temos que N = A . (1 + i)n , logo: DR = A . (1 + i)n - A e, portanto, DR = A . [ ( 1 + i)n 1 ] J, para determinarmos DR = F(N) , teremos:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

54

DR = N

N
(1+i)
n

DR = N . 1 -

N
(1+i)
n

Vejamos alguns exemplos: 1) Um ttulo com valor de resgate de R$ 100.000,00 descontado racionalmente taxa de juros compostos de 8%am, durante prazo de vencimento de 10 meses. Determine o valor atual e o respectivo desconto racional do ttulo. Resp.: R$ 46.319,35 e R$ 53.680,65. 2) Uma duplicata foi descontada racionalmente 7 meses antes do seu vencimento taxa de juros compostos de 10%am, apresentando um valor atual e R$ 83.547,35 .Determine o valor do desconto racional ocorrido na operao. Resp.: R$ 79.262,80.

b) Desconto Composto Comercial:


Quando admitimos um nico perodo financeiro no h distino entre desconto comercial simples ou composto. Adotando a mesma sistemtica de clculo para desconto comercial composto que utilizamos para desconto simples, obteremos: AC = N . ( 1 i*)n , logo: DC = N . [ 1 - ( 1 i*)n ] Exemplos: 1) Uma nota promissria com valor de resgate de R$ 1.000.000,00 , faltando 8 meses para seu vencimento foi descontada comercialmente a uma taxa de desconto composto de 9%am. Determine seu valor atual comercial e o valor do respectivo desconto. Resp.: R$ 470.252,53 e R$ 529.747,47 . 2) Uma duplicata descontada comercialmente 6 meses antes do seu vencimento. Se o valor atual comercial recebido foi de R$ 57.043,95 , para um valor de resgate de R$ 100.000,00 , determine a taxa de desconto comercial composto empregada na operao. Resp.: 8,2737%am

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

55

4.8 Princpio da Equivalncia:


Vamos relembrar o Princpio da Equivalncia de Fluxos de Caixa, do qual tratamos no captulo referente aos Conceitos Fundamentais, lembrando que este princpio nos induz a constatar que capitais iguais, situados em pocas diferentes, tm valores diferentes, mesmo no pressuposto de uma economia com moeda estvel, ou seja, mesmo com inflao nula, que podemos encarar como uma inconsistncia. Portanto, se tivermos um capital situado em uma data futura que, embora diferente, tenha o mesmo valor que outro capital situado no presente; de maneira anloga podemos imaginar um capital no presente que, embora diferente, possua o mesmo valor que outro colocado no futuro. Esses capitais diferentes, colocados em datas diferentes, teriam, na mesma data, o mesmo valor, ou seja, seriam equivalentes. Este tipo de raciocnio e seus conseqentes procedimentos sero de grande utilidade quando quisermos comparar valores (fluxos de caixa) situados em pocas diferentes atravs da utilizao de processos de capitalizao de um ou mais fluxos para uma data futura, ou descapitalizar (descontar) um ou mais fluxos para uma data presente; atravs de uma "movimentao" destes capitais ao longo do tempo. Este processo nos permite trocar ou substituir um ttulo de crdito (duplicata, nota promissria, etc.) ou de um conjunto de ttulos situados em uma, ou diversas datas, por outro(s) ttulo(s) situado(s) em outra(s) data(s) diferente(s). Para isso, faz-se necessrio que, em uma data qualquer, os seus valores equivalentes (presentes ou futuros) sejam iguais. O diagrama abaixo nos permite visualizar com clareza o exposto acima:

Onde:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

56

Exerccios de fixao: 1) Determinar a taxa anual equivalente a 5% ao ms, no regime de capitalizao composta. Resp.: 79,58563% ao ano 2) Determinar a taxa mensal equivalente a 60,103% ao ano, no regime de juros compostos. Resp.: 4% ao ms. 3) Determinar a taxa efetiva anual, no regime de capitalizao composta, sabendo-se que a taxa diria de 0,19442%. Resp.: 101,22% ao ano 4) Determinar a taxa trimestral equivalente a 47,746% em dois anos, no regime de capitalizao composta. Resp.: 5% ao trimestre. 5) Determinar a taxa efetiva para um perodo de dois anos da aplicao de uma taxa trimestral de 5% capitalizada trimestralmente. Resp.: 47,746% para o perodo de dois anos 6) Calcular o montante de uma aplicao de $ 15.000,00, pelo prazo de 6 meses, taxa de 3,25% ao ms capitalizada mensalmente. Resp.: $ 18.173,25 7) No final de dois anos, o Sr. Pedro dever efetuar um pagamento de $20.000,00 referente ao valor de um emprstimo contrado hoje, mais os juros devidos, correspondente a uma taxa de 4% ao ms capitalizada mensalmente. Pergunta-se: Qual o valor emprestado? Resp.: $ 7.802,44 8) A loja Topa Tudo financia a venda de uma mercadoria no regime de capitalizao composta, no valor de $16.000,00, sem entrada, para pagamento em uma nica prestao de $22.753,61 no final de 8 meses. Determinar: a) Os juros cobrados pela loja na operao de financiamento b) A taxa mensal cobrada pela loja c) A taxa efetiva anual do financiamento Resp.: a) $ 6.753,61 b) 4,5% ao ms c) 69,588% ao ano 9) Em que prazo um emprstimo de $30.000,00 pode ser quitado em um nico pagamento de $51.310,18, sabendo-se que a taxa contratada de 5% ao ms pelo regime de capitalizao composta? Resp.: 11 meses 10) Calcular a taxa efetiva anual correspondente a 180% ao ano, capitalizados mensalmente. Resp.: 435,03% a.a. 11) Qual o tempo necessrio para que R$ 2.500,00 produzam o montante de R$ 5.190,40, taxa de 24% a.a. com capitalizaes trimestrais? Resp.: 3a1me19d

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

57

12) No fim de quanto tempo os capitais de R$ 5.000,00, a 20% a.a. capitalizados trimestralmente e de R$ 15.000,00 u.m., a 10% a.a. capitalizados semestralmente produziro juros iguais? Resp.: 7a1me8d 13) No fim de quanto tempo o capital de R$ 500,00 a 10% a.a. e R$ 400,00 a 12% a.a. produziro montantes iguais? Resp.: 12a4me19d 14) Qual deve ser a taxa mdia mensal de inflao para que os preos dupliquem em 3 anos? Resp.: 1,94% a.m 15) Qual a taxa anual de juros capitalizada mensalmente que faz com que R$ 2.500,00 produzam o montante de R$ 5.190,40 em 7 meses e meio? Resp.: 122,76% a.a. c.m. 16) O desconto de um ttulo, pagvel em 3 meses e 18 dias, de R$ 2.164,74. Calcular o Valor Nominal do ttulo, sabendo que a taxa empregada foi de 30% a.a. com capitalizaes mensais. Resp.: R$ 25.450,49 17) Ao fim de quanto tempo o capital de R$ 5.000,00, a 40% a.a. capitalizados mensalmente produzir R$ 4.500,00 de juros? Resp.: 1a7m18d 18) Duas notas promissrias, de R$ 5.000,00 para 1 ano e 6 meses e de R$ 8.000,00 para 2 anos e 3 meses, sero substitudas por uma nica para 3 anos. Estipulando a taxa de 18% a.a. capitalizados mensalmente para essa operao, calcular o Valor Nominal do ttulo. Resp.: R$ 15.683,82 19) Uma empresa toma um emprstimo de R$ 200.000,00 aps trs anos a 10% a.a. capitalizados mensalmente. Algum tempo aps, prope saldar a dvida com trs pagamentos anuais realizveis no fim do 2, 3 e 4 anos. O primeiro pagamento ser de R$ 50.000,00 e o segundo, de R$ 100.000,00. Calcular o valor do ltimo pagamento, sabendo que a taxa de juro praticada na nova modalidade de pagamento de 12% a.a. com capitalizaes mensais. Resp.: R$ R$ 146.275,98 20) Qual a taxa efetiva anual, equivalente a uma taxa de 36% aa, com capitalizao mensal? Resp.: 42,58%

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

58

5. Rendas Certas Sries Financeiras:


Comumente os livros didticos se referem a este tpico da disciplina de Matemtica Financeira como Rendas Certas, Sries Financeiras ou Sries de Pagamentos; que podem ser descritas como sries de capitais uniformes ou variveis ao longo do tempo. Podemos conceituar Rendas como fluxo monetrio captado ou aplicado, sendo este apenas uma forma particular de renda, ou seja, renda monetria; que podem se chamadas de certas quando o fluxo ou sucesso de capitais independe de acontecimentos externos ou incertas(aleatrias) que tem seu incio, freqncia e trmino determinado em funo de eventos eternos renda, como o caso dos seguros. As rendas podem representar fundos de poupanas, pagamentos ou amortizaes de dvidas, contribuies previdencirias, remuneraes do trabalho ou do capital; em que cada um dos capitais que constituem o fluxo de pagamentos ou recebimentos que lhe deram origem chamaremos de termos da renda e representaremos por C. A Matemtica Financeira procura formular modelos financeiros que auxiliem na comparao de fluxos de capitais que, atravs do princpio da equivalncia visto por ns em captulos anteriores, atendam s necessidades de avaliao de alternativas no processo de tomada de decises, como tambm na de construo de tcnicas capazes de possibilitar clculos matemticos para mensurao de valores relativos a recebimentos a serem auferidos ou pagamentos a serem executados. Estudaremos e nosso curso dois tipos principais de rendas: As de termos constantes; ou seja, aquelas em que C1 = C2 = C3 = ... = Cn . As de termos variveis( C1 C2 C3 ... Cn ) que podem se apresentar em progresso aritmtica(ou gradiente) ou em progresso geomtrica.

As sries uniformes, mais comumente utilizadas, so constitudas, tanto em operaes de recuperao de capital (amortizao), como nas de formao de capital (capitalizao). Nas operaes de amortizao (emprstimos, financiamentos, etc.) o valor a ser amortizado anterior srie, a sua causa, e recebe o nome de Valor Atual ou Valor Presente (PV ou simplesmente A) de uma srie j nas operaes de capitalizao, o capital a ser formado subseqente srie, podemos dizer que se configura no seu resultado e recebe o nome de Montante ou Valor Futuro (FV ou M) da srie, C cada um dos termos da renda, o nmero de termos (n) e a taxa contratual representaremos por (i) . A seguir montaremos um organograma representativo dos tipos e caractersticas de cada tipo de renda a ser estudada.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

59

Rendas Certas, Sries Financeiras ou Sries de Pagamento: Sries uniformes ou variveis de capitais ao longo do tempo. Fundo de poupana, pagamento de dvidas, contribuies previdencirias, remunerao do trabalho ou do capital. Procura-se, atravs de sua abordagem, formular modelos financeiros que atendam s necessidades dos tomadores de deciso. FICHER: Renda uma srie de eventos; de acordo com a moderna teoria da relatividade, a realidade elementar no matria, eletricidade, espao, tempo, vida ou mente; mas eventos. Renda= fluxo monetrio, captado ou aplicado, sendo esta apenas uma forma particular de renda: renda monetria. Rendas: Subjetivas: prazer, renda psquica ou Know-how; Objetivas: o o Real (bens e servios) Monetria (ativos financeiros monetrios e no monetrios)

Renda Objetiva Monetria: Certas: fluxo ou sucesso de capitais que independem de acontecimentos extras; Aleatrias (incertas): seu inicio, freqncia e trmino em funo de eventos externos renda; seguros, por exemplo. Capitais que constituem as rendas = termos das rendas.

o o

Se C0 = C1 = C2 = ... = Cn termos constantes; Se C0 C1 C2 .... Cn termos variveis.

Rendas certas de termos variveis: Em Progresso Aritmtica = srie em gradiente; Em Progresso Geomtrica = srie exponencial; Em Progresso Aritgeomtrica.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

60

Uma outra classificao de renas certas: Quanto aos perodos (entre dois termos): o Unitrias: perodo entre os termos = perodo da taxa;

o Mltiplos: perodo entre os termos mltiplo do perodo da taxa; o Fracionrias: perodo entre os termos submltiplo do perodo da taxa; o Contnuo: perodos infinitesimais entre os termos.

Quanto ao prazo de durao: o Temporrias: nmero definido de termos e ou prazo inferior a 30 anos. o Perptuas: nmero infinito ou desconhecido de termos ou prazo superior a 30 anos.

Quanto carncia de pagamentos: o o Imediatas: no existe carncia antes do 1 termo; Diferidas: h exigncia de carncia antes do 1 termo.

Quanto ao vencimento dos termos: o o Postecipados: termos se localizam no final dos perodos; Antecipados: termos se verificam no incio dos perodos.

Vejamos, agora, os diagramas de fluxo das sries financeiras e suas respectivas frmulas de Montante ou Valor Futuro e Valor Atual ou Valor Presente:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

61

5.1 Rendas Certas Temporrias Imediatas de Termos Constantes: 7.1.1 Postecipadas:


Montante:

c c c

...

n- 1

Consideremos o seguinte problema: Determinar o valor do montante, no final do quinto ms, de uma srie de 5 aplicaes mensais, iguais e consecutivas, no valor de $ 100,00 cada uma, a uma taxa de 4% ao ms, sabendo-se que a primeira parcela aplicada no final do primeiro ms, ou seja, a trinta dias da data tomada como base (momento zero), e que a ltima, no final do quinto ms, coincidente com o momento em que pedido o montante. * obs.: nos problemas que envolvem Rendas, usaremos R para o valor das prestaes. E, o PV para o valor atual, ou seja, o capital inicial. Dados: C=100,00 i=4% n=5 M=?

Em termos de fluxo de caixa, o problema pode ser esquematizado como segue: M=? 0 1 100 2 100 3 100 4 100 5 100

Para calcular o montante pedido, vamos utilizar somente os conhecimentos que j temos. Como apenas sabemos resolver problemas com um nico pagamento, vamos calcular o montante de cada prestao no final do 5 ms, individualmente. Assim, o montante da primeira, obtido da frmula j conhecida: M = C (1 + i)n, ser: M1 = 100. (1,04)4 = 100 . 1,16986 = 116,99

O expoente 4 da expresso (1,04)4 representa o nmero de meses a decorrer entre a data da primeira aplicao e a data fixada para o clculo do seu montante.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

62

1 100

4 meses 3

M=116,99 5

Essa mesma considerao vlida para todas as demais prestaes. Assim, o montante da terceira parcela obtido como segue: M3 = 100. (1,04)3 = 100 . 1,08160 = 108,16

3 100

2 meses 4

M=108,16 5

Como a ltima parcela aplicada exatamente no dia em que se pede o valor do montante, no ter rendimento algum. O montante desta prestao pode ser assim especificado: M5 = 100. (1,04)0 = 100 . 1 = 100 Em resumo, os montantes de cada uma das 5 aplicaes so calculados como segue: M1 M2 M3 M4 M5 Mn = = = = = = 100. (1,04)4 = 100 . 1,16986 = 116,99 100. (1,04)3 = 100 . 1,12486 = 112,49 100. (1,04)2 = 100 . 1,08160 = 108,16 100. (1,04)1 = 100 . 1,04000 = 104,00 100. (1,04)0 = 100 . 1,00000 = 100,00 .............................................. = 541,63

Portanto, o montante de 5 aplicaes mensais, iguais e consecutivas, de $100,00 cada uma, taxa de 4% ao ms, dentro do conceito de renda imediata, de $541,63. Entretanto, esse clculo, como foi feito, muito trabalhoso. Com o objetivo de facilitar o trabalho, vamos tentar aplicar uma frmula que permita chegar ao valor final atravs de um caminho mais curto e rpido. Sabemos que Mn = M1 + M2 + M3 + M4 + M5. Substituindo cada FV pelos seus respectivos valores, sem efetuarmos os clculos, temos: Mn = 100. (1,04)4 + 100. (1,04)3 +100. (1,04)2 +100. (1,04)1 +100. (1,04)0 Como o valor 100 constante em todos os termos, pode ser colocado em evidncia:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

63

Mn= 100. [(1,04)4 + (1,04)3 + (1,04)2 + (1,04)1 + (1,04)0] ou Mn= 100. [(1,04)0 + (1,04)1 + (1,04)2 + (1,04)3 + (1,04)4] Como a srie (1,04)0 + (1,04)1 + (1,04)2 + (1,04)3 + (1,04)4 representa a soma de uma progresso geomtrica de razo 1,04, podemos aplicar a frmula:

SPG = a1.qn a1 q1

que d a soma dos termos de uma PG, em que a1 representa o primeiro termo da srie, n o nmero de termos e q a razo. Sabendo-se que a1 = (1,04)0 = 1, q = 1,04 e n = 5, temos: Mn = 100 . 1 . (1,04)5 1 = 100 . (1,04)5 1 1,04 1 0,04 Mn = 100 . 0,21665 = 100 . 5,41625 = 541,63 0,04

(1)

Portanto, encontramos o valor do montante correspondente aplicao de 5 parcelas iguais sem calcular os montantes individuais. Como no problema R = 100, n = 5 e i = 0,04, substituindo na expresso (1) os valores numricos pelos seus smbolos correspondentes temos a frmula genrica: Mn = C . (1 + i)n 1 i Onde: (1 + i)n 1 o fator de acumulao de uma srie de capitais uniformes; i e representaremos por FVF (n, i). Para simplificar faamos Mn = M, na expresso (2), que passa a ser escrita da seguinte forma:
n

(2)

M = C . FVF( n , i) = C.

(1+i)

-1

Prof. Augusto Dornelas 64

Matemtica Financeira

A utilizao do FVF pode ser tanto atravs de tabelas financeiras, calculadoras cientficas ou financeiras. No problema anterior, teramos: M = 100 . FVF (5, 4%) Exerccio: quanto ter, no final de 4 anos, uma pessoa que aplicar $ 500,00 por ms, durante esse prazo, em um Fundo de Renda Fixa, taxa de 3% ao ms ? Observao: quando no se especificar que tipo de renda est sendo tratada numa situao problema, ou ainda, se no ficar evidenciado o que est ocorrendo hoje, ou se no h citao expressa da existncia de um perodo de carncia, estamos diante de um problema de renda imediata. Como os problemas de renda imediata envolvem o M, C, n, i, podemos trabalhar com a frmula de diferentes maneiras, de acordo com os dados do problema e do que se pretende encontrar. Aplicaes: 1) Quanto uma pessoa ter de aplicar mensalmente num Fundo de Renda Fixa, durante 5 anos, sendo o primeiro depsito no final do primeiro perodo, para que possa resgatar $ 200.000,00 no final de 60 meses, sabendo que o fundo proporciona um rendimento de 2% ao ms ? 2) Quantas prestaes de $ 4.000,00 devo aplicar trimestralmente, taxa de 7% ao trimestre, para acumular o montante de $ 100.516,08 no final de certo prazo ? E qual esse prazo ? 3) A que taxa devo aplicar $ 15.036,28 por ano para que eu tenha um montante de $ 500.000,00 no final de 10 anos ?

Valor Atual:

A 0

... c c

n-1

Da mesma forma que deduzimos o Fator de Valor Futuro (FVF) de uma srie de capitais uniformes, vamos deduzir o Fator de Valor Atual (FVA) para sries de pagamentos iguais ou uniformes. Partiremos da anlise da seguinte situao: Qual o valor que, financiado taxa de 4% ao ms, pode ser pago ou amortizado em 5 prestaes mensais, iguais e sucessivas de $ 100,00 cada uma?

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

65

O que se pretende calcular o valor presente dessa srie de 5 parcelas iguais. Mais uma vez utilizaremos os recursos que construmos ao longo de nosso estudo em Matemtica Financeira, que utilizamos para solucionar problemas envolvendo capitalizao composta. Com relao a valor presente ou atual, somente sabemos resolver os casos com pagamentos simples, ou seja, aqueles que apresentam um nico pagamento. Assim, vamos resolver o problema por partes, admitindo-se que cada prestao corresponda a um financiamento isolado. Dados: A=? 0 A=? C = 100,00 i = 4% n=5

1 100

2 100

3 100

4 100

5 100

Temos que: M = C . (1 + i)n C= M _ (1 + i)n ou C= M . 1___ (1 + i)n

No problema, cada prestao C = 100 representa o montante (ou valor futuro) individual de um capital inicial que desconhecemos, aplicado taxa de 4% ao ms, e por prazos que vo de 1 a 5 meses. O que queremos determinar o capital inicial ou valor presente dessas prestaes no momento zero, que representaremos por A.

Para a primeira prestao, teremos: A1 = 100 . 1 . = 100 . 0,96154 = 96,15 (1,04)1

Esquematicamente teremos: A1 = 96,15 0

1 100

Para a terceira prestao: A3 = 100 . 1 . = 100 . 0,88900 = 88,90 (1,04)3

O expoente 3 representa o nmero de meses decorridos entre a data fixada para o clculo do valor presente e a data do vencimento da terceira prestao:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

66

A3 = 88,90 0 1

3 100

O presente valor da quinta prestao obtido da mesma forma:

A5 = 100 .

1 . = 100 . 0,82193 = 82,19 (1,04)5

A5 = 82,19 0

5 100

Resumidamente, temos que:

A1 = 100 .

1 . = 100 . 0,96154 = 96,15 (1,04)1 1 . = 100 . 0,92456 = 92,46 (1,04)2 1 . = 100 . 0,88900 = 88,90 (1,04)3 1 . = 100 . 0,85480 = 85,48 (1,04)4 1 . = 100 . 0,82193 = 82,19 (1,04)5 _______

A2 = 100 .

A3 = 100 .

A4 = 100 .

A5 = 100 .

An = ....................................................445,18

Utilizaremos conhecimentos da matemtica elementar, como no FVF, para simplificar nossos clculos. An = A1 + A2 + A3 + A4 + A5 , ou seja:
An = 100. 1 + 100. 1 . + 100. (1,04)1 (1,04)2 1 . + 100. 1 . + 100. 1 . (1,04)3 (1,04)4 (1,04)5

Colocando o valor 100 em evidncia, temos que:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

67

An = 100 .

1 1 1 1 1 + + + + 1 2 3 4 (1,04) (1,04) (1,04) 5 (1,04) (1,04)

Os termos que aparecem dentro dos colchetes constituem uma soma de PG de razo 1 . 1,04 Como o trabalhar com expresses fracionrias um pouco mais complexo, vamos, atravs de uma simples operao, transformar esta srie numa soma de mais fcil visualizao e clculo. Para tanto, aplicaremos o conceito de "Mnimo Mltiplo Comum" (MMC).

MMC = (1,04)5, que o nmero divisvel por qualquer um dos denominadores da srie. Efetuando os clculos, temos:

(1,04) 4 + (1,04) 3 + (1,04) 2 + (1,04)1 + 1 An = 100 (1,04) 5


O numerador da expresso entre colchetes constitui-se numa soma de PG, de razo 1,04, com nmero de termos igual a 5; esta srie, sendo escrita em ordem inversa, tem como primeiro termo o nmero 1, que equivalente a escrevermos (1,04)0. Aplicando a frmula da soma de uma PG: SPG = a1.qn a1 , temos que: q1 (4)

1.(1,04) 5 1 (1,04) 5 1 1,04 1 = 100 . An = 100 . (1,04) 5 .0,04 (1,04) 5

An = 100 .

1,21665 1 1,21665.0,04 = 100 . 4,45182 = 445,18

Substituindo na expresso numrica (4) pelos respectivos smbolos, temos:

An = C .

(1 + i ) n 1 (1 + i ) n . i

(1 + i ) n 1 Sendo o Fator de Valor Atual, representado por FVA (n,i). (1 + i ) n . i

Portanto:

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

68

A=C.

(1 + i ) n 1 (1 + i ) n . i

ou

A = C . 1 - (1+i) i

-n

Ou ainda:

A = C . FVA( n , i) =C.

1 - (1+i) i

-n

Aplicaes: 1) Calcular o valor atual de uma srie de 24 prestaes iguais, mensais e consecutivas de $ 3.500,00 cada uma, considerando uma taxa de 5% ao ms. 2) Um emprstimo de $ 30.000,00 concedido por uma instituio financeira para ser liquidado em 12 prestaes iguais, mensais e consecutivas. Sabendo-se que a taxa de juros 3,5% ao ms, calcular o valor da prestao. 3) Calcule o nmero de prestaes semestrais de $ 15.000,00 cada uma, capaz de liquidar um financiamento de $ 49.882,65, taxa de 20% ao semestre. 4) Determinar a que taxa anual foi firmada uma operao de emprstimo de $ 100.000,00, para ser liquidada em 18 prestaes mensais, iguais e consecutivas de $ 7.270,87 cada uma?

5.1.2 Antecipadas:
A determinao de das frmulas recorrentes, tanto para a obteno do montante como para o valor atual pode ser feita de forma similar que utilizamos para as rendas postecipadas; por conseguinte, nos determos a apresentar o diagrama caracterstico deste tipo de renda e a frmula relacionada ao mesmo e ao tipo de renda.

Montante:

c c c c
Matemtica Financeira

...

n-1

Prof. Augusto Dornelas

69

Para obt-lo utilizaremos a seguinte frmula:

M = C . FVF( n +1 , i) = C.

(1+i)

n+1

-1

-1

Valor Atual:

Diagrama:

A 0
c

... c c

n- 1

Para obter o valor atual de uma srie imediata e antecipada utilizaremos a seguinte frmula:

1 (1 + i ) ( n 1) + 1 A = C.FVA( n 1,i ) = C. i

Aplicaes: 1) Quanto terei de aplicar mensalmente, a partir de hoje, para acumular no final de 36 meses, um montante de $ 300.000,00, sabendo que o rendimento firmado de 34,489% ao ano, e que as prestaes so iguais e consecutivas, e em nmero de 36? 2) Quantas aplicaes mensais de $ 1.000,00 so necessrias para se obter um montante de $ 33.426,47, sabendo-se que a taxa de 3% ao ms, e que a primeira aplicao feita no ato da assinatura do contrato e a ltima 30 dias antes do resgate daquele valor?

3) Um "Fundo de Renda Fixa" assegura, a quem aplicar 60 parcelas iguais e mensais de $ 500,00, o resgate de um montante de $ 58.166,29 no final do 60 ms. Sabendose que a primeira aplicao feita na data do contrato, calcular a taxa de rendimento proporcionada pelo Fundo.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

70

4) Calcular o montante, no final do 8 ms, resultante da aplicao de 8 parcelas mensais e consecutivas, taxa de 2,25% ao ms, sendo as 4 primeiras de $ 12.000,00 cada uma e as 4 restantes de $ 18.000,00 cada uma, sabendo-se que se trata de uma srie de pagamentos com termos antecipados (renda antecipada).

5) Quanto um aplicador poder resgatar, se depositar trimestralmente, no incio dos 5 primeiros trimestres, $ 10.000,00 sabendo-se que o rendimento de 9% ao trimestre e que a primeira aplicao feita "hoje" ?

5.2 Rendas Certas Temporrias Diferidas de Termos Constantes:


Como j vimos anteriormente, as rendas diferidas so aquelas em que o primeiro termo exigvel a partir de um certo perodo de carncia. Ao contrrio do que a maioria das pessoas pensam, que durante este prazo no esto pagando, por no ter havido desembolso real de recursos, a capitalizao do valor atual ou vista do bem a ser adquirido trabalha incessantemente atravs do mecanismo da taxa de juros atualizando o valor e as prestaes oriundas do financiamento, o que faz com que este valor inicial sofra correo durante o tempo em que, supostamente, no se estava pagando. Similarmente s rendas imediatas, poderemos calcular os valores do montante e valor atual, tanto de rendas diferidas postecipada, quanto antecipadas. A seguir, apresentaremos os diagramas caractersticos de cada tipo de renda diferida, como tambm de sua frmula recorrente para clculos.

5.2.1 Postecipadas:
Montante:

c c

n- 1

...

c c

O montante ou valor futuro poder ser obtido atravs da seguinte frmula:

M = C . FVF( n+k, i) = C.

(1+i) n+k - 1 i

(1+i )

-1

71

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Valor Atual:

A
0

c c

n- 1

...

O valor atual numa renda diferida determinado realizando-se os clculos atravs da seguinte frmula:

A = C . FVA( n +k, i) = C.

1 - (1+i) i

- ( n +k)

1 - (1+i) i

-k

Onde, k o perodo de carncia e n o nmero de termos da renda.

5.2.2 Antecipadas:
Montante: Diagrama:

c c c c

...

n-1

Frmula para a obteno do montante:

M = C . FVF( n+k+1 , i) = C.

(1+i)

n+k+1 i

-1

(1+i ) i

k+1

-1

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

72

Valor atual: Diagrama:

A 0
c

... c c

n- 1

Frmula para obteno do valor atual:

A = C . FVA( n +k- 1 , i) = C.

1 - (1+i) i

- ( n +k-1)

1 - (1+i) i

-(k - 1)

Aplicaes: 1) Qual o valor atual de uma renda de 15 termos mensais de R$ 700, com 3 meses de carncia, taxa de 1,5% ao ms? 2) Calcule o valor atual de uma dvida que pode ser amortizada com dez prestaes mensais de $ 500,00, sendo de 2% ao ms a taxa de juros e devendo a primeira prestao ser paga no 3 ms. 3) A propaganda de uma grande loja de eletrodomstico anuncia: Compre o que quiser e pague em 10 vezes. Leve o produto hoje e s comece a pagar daqui a 3 meses. Se a taxa de financiamento de 3% ao ms, qual o valor da prestao de uma geladeira cujo preo vista de $2.800,00?

5.3 Frmulas para Determinao da Taxa de Juros em Operaes Financeiras


Embora que atualmente disponhamos de instrumentos tecnologicamente avanados, como a calculadora financeira HP 12C e do programa Windows Excel, para a determinao da taxa (aproximada) de juros incorporada a operaes financeiras cujos termos so constantes, como as rendas que estudamos neste captulo, existem frmulas que podem nos auxiliar na sua determinao. A seguir, colocamos exemplificao. a sua disposio duas destas frmulas, seguidas de

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

73

5.3.1 Frmula da Razo Direta


Simbologia: i = taxa mensal de juros da capitalizao ou financiamento; n = nmero de prestaes postecipadas; J = n.C VF = total de juros pagos ou recebidos; C = prestao mensal constante; VF = valor financiado.

i=

6.J 3.VF.(n+1) + J.(n-1)

Ex.: Uma mercadoria vendida vista por $ 3.480,00 ou em 10 prestaes mensais, iguais e sucessivas de $ 415,00 . Calcular a taxa de juros implcita no financiamento. Temos que: VF = $ 3.480 J = 10.415 3480 = 670 n = 10 Portanto:

i=

6 . 670
3 . 3.480.(10+1) + 670.(10-1)

= 0,333 = 3,33%am

Com a utilizao da HP 12C obteramos i = 3,34%am.

5.3.2 Frmula de Baily: construda pelo aturio ingls Francis Baily, que fornece resultados satisfatrios para n 50 pagamentos.

i=

12 - (n-1). 12 - 2(n-1).

. ; onde = n.C VF

2/(n+1)

-1

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

74

Tomemos o mesmo exemplo o mesmo exemplo anterior:

= 10 . 415 3.480

2/(10+1)

-1

= 0,032531781

e a taxa de juros ser:

i=

12 - (10-1). 0,032531781 . 0,032531781 = 0,033366238 = 3,34% am 12 -2(10-1) . 0,032531781

Obs.: Quando o nmero de prestaes(n) ultrapassar 50 , emprega-se a correo proposta pelo professor Enrico Lenzi para ser aplicada na taxa i calculada pela frmula de Baily:

i'

2.i -

6.k 6 - (n -1) .

; onde k =

n. -n 1 - (1+ )

2 /( n +1 )

-1

5.4 Rendas Certas Perptuas de Termos Constantes:


Como j havamos definido anteriormente, caracterizamos uma renda como perptua quando possui prazo total acima de 30 anos ou quando possui um nmero indefinido de termos, semelhana dos benefcios percebidos por um aplicador por conta de ter contribudo ao longo dos anos para um plano de aposentadoria programada, tambm chamado de previdncia complementar. Nestes tipos de operaes, o contribuinte pode optar por um recebimento perptuo de seus benefcios; como no h uma perfeita definio do nmero total desses benefcios, podemos caracterizar este tipo de renda como perptua.

5.4.1 Valor Atual das Rendas Certas Perptuas Imediatas e Postecipadas:


A 0 C 1 C 2 C 3 ... ...

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

75

A=C. 1

i
C 3 ... ...

5.4.2 Valor Atual das Rendas Certas Perptuas Imediatas e Antecipadas:


A C 0

C 1

C 2

A=C.

1+1 i

C 3 ... ...

5.4.3 Valor Atual das Rendas Certas Perptuas Diferidas e Postecipadas:


A 0 K C 1 C 2

A = C . 1 - F V A (k,i)

5.4.4 Valor Atual das Rendas Certas Perptuas Diferidas e Antecipadas:


A 0 C K C 1 C 2 C 3 ... ...

A = C . 1 - FVA(k-1,i)

76

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

Vejamos os seguintes exemplos: 1) Um Plano de Previdncia Complementar estabelece as seguintes condies: se o poupador depositar durante 10 anos quantias mensais, iguais e postecipadas de $ 600,00 para obter um recebimento perptuo de $ 900,00 mensais e iniciando-se 30 dias aps a ltima contribuio, determine a rentabilidade desta operao. 2) Mesma questo anterior, apenas admitindo que o primeiro benefcio seja recebido no exato momento da ltima contribuio; ou seja, antecipado. Exerccios Propostos: 1) Determinar o Valor Atual de cada fluxo de caixa identificado a seguir. Admita uma taxa de juros de 2,9%am: a) 36 prestaes mensais, iguais e sucessivas de $1.650,00; b) 24 prestaes mensais, iguais e sucessivas de $ 850,00 cada, vencendo a primeira ao final do 3 ms; c) 10 prestaes trimestrais, iguais e sucessivas de $ 2.800,00 cada; Resp.: a)$ 36.566,78; b) 13.742,87; c) $ 18.005,30. 2) So efetuados, a partir do final do 1 ms, 12 depsitos mensais de $ 900,00 num fundo de investimentos que paga juros de 1,85%am. Calcular o montante acumulado ao final do 24 ms. Resp.: $ 14.914,60 3) Um terreno vendido por $ 20.000,00 vista ou por 40% de entrada e o restante em 12 prestaes mensais. Para uma taxa de juros de 2,5%am, determinar o valor de cada prestao mensal. Resp.: $ 1.169,85 4) Sabe-se que uma pessoa tem a receber os seguintes pagamentos: a) 10 prestaes mensais de $ 700,00 cada, vencendo a primeira de hoje a um ms; b) 06 prestaes trimestrais de $ 2.800,00 cada, vencendo a primeira 3 meses aps o trmino da seqncia de pagamentos acima. Para uma taxa de juros de 4,1%am, determinar o valor presente (na data zero) e o valor futuro(ao final do 19 ms desse fluxo de pagamentos. Resp.: A = $ 13.178,37 e M = $ 28.276,50 5) Uma pessoa deve a outra 15 pagamentos mensais de $ 2.400,00. At o final do 6 ms no havia efetuado nenhum pagamento. Nesta data o devedor procura o credor e decide liquidar toda a sua dvida(vencida e vincenda). Para uma taxa de juros de 3,7%am, determinar quanto foi pago. Resp.: $ 33.890,84

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

77

6) Uma televiso est sendo negociada em 06 pagamentos mensais de $ 72,00 cada um. Qual deve ser o valor da entrada, de forma que o financiamento seja equivalente ao preo de vista de $ 650,00? A taxa de juros mensal de 3,9%am. Resp.: $ 271,33 7) Uma dvida de $ 17.600,00 deve ser paga em 05 parcelas mensais e decrescentes na razo aritmtica de 10%. Os vencimentos comeam a ocorrer de hoje a 60 dias. Pede-se o valor de cada prestao mensal, admitindo uma taxa efetiva de juros de 23,5%aa. Resp.: $ 4.697,83; $ 4.228,05; $ 3.758,26; $ 3.288,48 e $ 2.818,70 8) Uma pessoa deseja acumular $ 14.000,00 ao final de um semestre. Para tanto deposita num fundo a importncia mensal de $ 1.500,00, sendo corrigida taxa de 4,5%am. Qual deve ser o valor do depsito inicial de forma que possa obter o montante desejado ao final do perodo? Resp.: $ 3.013,73 9) Um stio vendido nas seguintes condies: a) Entrada de $ 30.000,00; b) 20 prestaes mensais de $ 1.100,00 cada, vencendo a primeira daqui a 30 dias; c) 06 prestaes semestrais de $ 7.500,00 cada, vencveis a partir do final do 3 ms. Sendo de 2,5%am a taxa de juros, determinar at que preo interessante adquirir este stio vista. Resp.: $ 76.932,70 10) Um fundo de poupana inicia-se, em determinado ms, com um saldo de $ 7.750,00. Ao final de cada um dos meses seguintes so depositados $ 9.000,00 no fundo. A cada trimestre ainda sacado $ 13.000,00. Para uma taxa de juros de 2,5%am, determinar o montante acumulado pelo fundo de poupana ao final de 3 e de 8 anos. Resp.: $ 292.364,22 e $ 1.935.478,70 11) Um financiamento de $ 100.000,00 foi solicitado para ser resgatado taxa de juros compostos de 4,5%am, durante 12 meses, mediante prestaes mensais antecipadas, com uma carncia de trs meses antes da primeira prestao mensal. Pedem-se: a) valor da prestao mensal Resp.: C= $ 13.800,88 b) Saldo devedor remanescente no exato momento aps o 6 pagamento; - Resp.: $ 49.511,02. c) taxa efetiva mensal do financiamento, caso seja deduzida uma alquota (flat) de 5% sobre o valor financiado no ato da assinatura do contrato Resp.: 5,26%am 12) Uma mercadoria vendida vista por $ 200.000,00 ou a prazo na seguinte condio: entrada de $ 40.000,00 e mais cinco prestaes mensais. Determinar o valor mximo de cada parcela mensal se o mercado financeiro oferece juros compostos de 6%am. Resp.: C = $ 37.983,42 13) Uma casa comercial adota a seguinte poltica de vendas: toda mercadoria vendida vista tem um abatimento de 10% sobre o preo de oferta; nas vendas a prazo o

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

78

cliente paga a mercadoria em cinco parcelas mensais sem acrscimo, sendo a primeira parcela dada como entrada. Admitindo-se o mercado oferecendo uma taxa de juros compostos de 5%am, qual a melhor opo de compra: vista ou a prazo? Resp.: vista, pois a taxa cobrada na operao a prazo de 5,56%am, superior taxa oferecida pelo mercado. 14) O preo vista de um produto de $ 16.000,00, mas o demandante poder compr-lo a prazo mediante quatro parcelas mensais iguais e sem acrscimo, sendo a primeira dada como entrada. Sabendo-se que a taxa de juros compostos oferecida pelo mercado de 3,5%am, determinar que bonificao sobre o preo de oferta o produto poder ser vendido vista, sem que o vendedor incorra em prejuzo financeiro. Resp.: 4,96% 15) Aproveitando a promoo comercial: compre hoje e somente comece a pagar depois de 4 meses, uma pessoa adquire uma mercadoria mediante 6 prestaes mensais e iguais a $ 1.200,00, vencendo a primeira prestao 30 dias aps o vencimento da carncia. Considerando que h no mercado uma taxa de juros compostos de 4,5%am, qual o valor mximo que estaramos dispostos a pagar vista pela referida mercadoria? Resp.: C = $ 5.190,23 16) Sabendo-se que um Fundo de Renda fixa fornece juros compostos de 27,69%aa, quanto se deve depositar no incio de cada semestre, durante trs anos, para se ter direito a duas retiradas anuais antecipadas de $ 10 milhes cada uma, com a primeira a partir do 3 ano? Resp. C = $ 1.896.025,11 17) Um financiamento de $ 2.400,00 solicitado para ser amortizado mediante um pagamento de $ 1.000,00 ao fim de 5 meses, seguido de 6 prestaes mensais postecipadas e iguais. Adotando-se uma taxa de juros compostos de 12%aa capitalizados mensalmente, pede-se o valor de cada pagamento mensal. Resp. $ 262,69 18) Na constituio de um Plano de Aposentadoria Programada, uma pessoa depositou durante 10 anos quantias mensais postecipadas de $ 600,00, para ter direito a um recebimento perptuo de $ 900,00 por ms. Admitindo que o primeiro recebimento se inicie 30 dias aps o ltimo depsito, determinar a rentabilidade desta aplicao. Resp.: i = 0,766%am(taxa aparente) 19) Um poupador, possuindo hoje $ 100.000,0, deseja saber quanto dever depositar trimestralmente durante dois anos a fim de que, juntamente com a quantia inicial, forme um capital acumulado de $ 1.000.000,00 no final de trs anos. Considerar o mercado oferecendo uma taxa de juros compostos de 2%am. Resp.: C = 63.140,72 20) Se uma financeira utiliza o coeficiente 0,278743648 em seus emprstimos, para retorno mediante qautro prestaes mensais postecipadas e com uma taxa antecipada de 4% sobre o valor financiado, qual a taxa mensal efetiva que est sendo exigida nos emprstimos? Resp.: 6,267%am

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

79

6. Sistemas de Amortizao

6Introduo:
Levando-se em considerao a situao estrutural da economia, os projetos econmicos devem estar aptos a tomarem decises que vo desde a captao de recursos financeiros, como tambm a apreciao do volume de juros de encargos que esto dispostos e aptos a pagar. Os estudos desenvolvidos nos tpicos anteriores (Capitalizao Composta e Sries Financeiras) sero de grande valia para desenvolvermos, nesta nova abordagem, as metodologias utilizadas nos diferentes sistemas de amortizao de emprstimos e financiamentos, s quais estamos sujeitos na diferentes relaes que mantemos como mercado financeiro e seus agentes. O que leva os agentes econmicos a se utilizarem destes sistemas pode dever-se, basicamente aos seguintes fatos: no disporem de recursos prprios para fazer frente suas necessidades de consumo ou investimento ou pelo fato de aproveitar oportunidades ocasionais onde so oferecidos recursos financeiros a taxas subsidiadas. Vejamos agora alguns conceitos bsicos que nos auxiliaro a compreender algumas situaes que sero abordadas ao longo do nosso estudo. Emprstimos: recurso financeiro que, em tese, no necessita ser justificado quanto sua finalidade, como, por exemplo, cheque especial e CDC. Financiamento: recurso financeiro que tem a necessidade de justificao de finalidade, por exemplo, compra de automvel, imvel ou a utilizao do famoso credirio. Neste caso, h sempre a aquisio de um bem atrelado liberao de recursos financeiros destinados a seu financiamento. Saldo Devedor: valor nominal do emprstimo ou financiamento (seu valor presente) na data focal zero, que diminudo da parcela da amortizao a cada perodo. Amortizao: pagamento. parcela que deduzida do saldo devedor a cada

Juros Compensatrios: valor calculado a partir do saldo devedor e posteriormente somado parcela de amortizao. Prestao: pagamento efetuado a cada perodo, composto da parcela de amortizao mais os juros compensatrios; ou seja: Pt=qt+jt. Valor Financiado: recurso tomado como emprstimo ou valor monetrio do bem a ser adquirido.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

80

Vejamos o seguinte diagrama ilustrativo:

VF 0

P1 1

P2 2

P3 P4 3.... t ....

Pn n

6.2 Sistema geral dos Financiamentos:

6.2.1 Somatrio das quotas de amortizao:


n

qt = valor financiado
t=1

6.2.2 Somatrio dos juros de amortizao:


n t=1

jt = juro total do financiamento

6.2.3

Juros de amortizao da prestao Pt:

jt = i . SDt-1; i = taxa de financiamento e SDt-1=saldo devedor no


perodo(t-1)

6.2.4

Saldo devedor na data t:

SDt = SDt-1 - q ou SDt= SDt-1 (1+i) - Pt


Ns abordaremos os trs principais sistemas de amortizao que so utilizados no mercado financeiro para atender as necessidades de crdito dos agentes deficitrios da economia.

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

81

6.3

Sistema de Amortizao Constante (SAC):

Como o prprio nome sugere, as parcelas de amortizao sero constantes, com prestaes uniformes e decrescentes ao longo do perodo de financiamento. Graficamente teremos:

Pt j1 P1 q 1 jn Pn q n t

Neste modelo temos que:

q1 = q2 = ... = qn ; logo,

VF = q t = n . q
q=1

6.3.1 Quota de amortizao:

q = VF n

6.3.2 Saldo devedor:

SDt =
6.3.3

VF . (n-t) ou SD t = SD t - 1 - q n

Juros da prestao Pt:

J t = i . VF . (n - t + 1) n

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

82

6.3.4

Prestao:

Pt =

Vf n

.[1 + i.(n t + 1)]

Exemplo: O Banco dos Endividados S/A empresta o valor de R$. 10.000,00, a uma taxa de 10%a.m, para ser pago em 5 prestaes mensais, sem prazo de carncia calculado pelo SAC. Elabore a planilha de financiamento.

6.4

Sistema Francs de Amortizao (SAF):

Inventado na Frana por volta do sculo XVIII pelo matemtico ingls Richard Price; este sistema admite prestaes constantes ao longo de todo o perodo de amortizao, onde os juros referentes a cada prestao so variveis, com os juros se comportando de forma decrescente e as quotas so crescentes ao longo do tempo. Diagramaticamente temos:

Pt q1 qn P j1 jn
1 n t

6.4.1 Prestao:

P = VF . 1/FVA(n,i)

6.4.2 Saldo devedor:

SD t = P . FVA(n -t,i)
6.4.3 Juros:

jt = i . P . FVA(n-t+1,i)
Matemtica Financeira Prof. Augusto Dornelas 83

6.4.4

Quota:

q t = P - jt
Exemplo: tomaremos o mesmo exemplo utilizado no SAC, sendo i=213,85%a.a a taxa efetiva de financiamento.

6.5 Tabela Price:


Trata-se de um caso particular do SFA, onde a taxa de financiamento fornecida em temos nominais (geralmente de perodo anual) capitalizada mensalmente na maioria das vezes. As frmulas utilizadas no SFA so tambm utilizadas no STP, quando devemos alterar, apenas, a taxa efetiva do SFA para uma nominal a ser utilizada neste modelo. Tomemos o mesmo exemplo utilizado no SFA, sendo i=213.85%a.a capitalizada mensalmente.

Tabelas-resposta dos exerccios Sistema de Amortizao Constante Prestao Quota Juros Saldo Devedor 10.000,00 3.000,00 2.800,00 2.600,00 2.400,00 2.200,00 13.000,00 2.000,00 1.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 800,00 600,00 400,00 200,00 8.000,00 6.000,00 4.000,00 2.000,00 -

Data 0 1 2 3 4 5 Totais

10.000,00 3.000,00

Data 0 1 2

Sistema Francs de Amortizao Prestao Quota Juros Saldo Devedor 10.000,00 2.638,00 2.638,00 1.638,00 1.000,00 1.801,79 836,21 8.362,10 6.560,31

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

84

3 4 5 Totais

2.638,00 2.638,00 2.638,00 13.190,00

1.981,97 2.180,17 2.398,18

656,03 457,83 239,82

4.578,34 2.398,17 -

10.000,11 3.189,89

Data 0 1 2 3 4 5 Totais

Sistema Tabela Price Prestao Quota Juros 1.384,75 1.384,75 1.384,75 1.384,75 1.384,75 15.923,75 1.402,75 1.782,00 1.652,72 1.532,03 1.947,23 1.237,52 2.294,23 2.703,06 890,52 481,69

Saldo Devedor 10.000,00 8.597,25 6.944,53 4.997,30 2.703,07 0,01

10.000,00 5.923,75

6.6 Notas e exemplos complementares

Exerccios de Aplicao envolvendo Sistemas de Amortizao: 1) A Puxa a Corda Ltda. Comprou um equipamento no valor de $ 90.000,00 pelo Sistema Francs de Amortizao, por 32 meses e taxa de 1,2%am. Qual o saldo devedor aps o pagamento da 17 parcela? A primeira parcela foi paga no ato. (Resp. 43.105,81) 2) Um financiamento cujo principal $ 80.000,00 deve ser liquidado mediante o pagamento de 18 prestaes mensais, iguais e sucessivas. A 1 prestao ocorre 30 dias aps a liberao dos recursos. Sabendo que a taxa efetiva desse financiamento, a juros compostos, de 3%am, determine o valor da amortizao do principal contido na 8 prestao. (Resp.: 4.202,10) 3) Um financiamento cujo principal $ 12.000,00 deve ser liquidado mediante o pagamento de 15 prestaes mensais, iguais e sucessivas. A 1 prestao ocorre 30 dias aps a liberao dos recursos. Sabendo que a taxa efetiva desse financiamento, a juros compostos, de 2%am, determine o valor do saldo devedor, imediatamente aps o pagamento da 5 prestao. (Resp.: 8.388,89) 4) Antnio Joo pensa em construir uma casa de veraneio em Praias do Sal. Estima-se que ser necessrio um investimento igual a $ 80.000,00. O banco do Progresso props-lhe financiar a construo do imvel mediante o pagamento de 36

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

85

prestaes postecipadas mensais e iguais. Se a taxa de juros acordada para a operao for igual a 14%aa, estime a amortizao paga na 27 parcela. (Resp.: 2.422,73) 5) Um padeiro estuda a possibilidade da aquisio de novos equipamentos de panificao. Estima-se que ser necessrio um investimento igual a $ 230.000,00 nas novas mquinas. O banco das indstrias props-lhe financiar a aquisio, mediante o pagamento de 12 prestaes antecipadas mensais e iguais. Se a taxa de juros acordada para a operao foi igual a 18%aa, estime os juros pagos na 8 parcela utilizando as metodologias do SFA e TP. (Resp.: SFA =1.376,37; TP = $ 1.490,38) 6) Um veleiro est venda por $ 68.000,00 em nove parcelas mensais de acordo com o sistema SAC. Sabendo que a revendedora nutica cobra uma taxa de juros igual a 4%am e oferece trs meses de carncia, quando ocorre o primeiro pagamento; com juros incorporados ao principal, estime o valor dos juros pagos na 6 parcela. (Resp. 1.307,53) 7) Lise comprou uma nova mquina de lavar, cujo valor vista era igual a $ 950,00. A loja financiou a venda em quatro parcelas pelo sistema SAC e mediante uma taxa de juros igual a 2%am. Sabendo que a primeira prestao foi dada como entrada, qual o valor da ltima parcela? (Resp.: 237,50) 8) A Mineradora Sabar Ltda. Tomou um emprstimo no valor de $ 33.000,00 para pagamento em 10 parcelas mensais postecipadas Por meio do SAC. Aps o pagamento da oitava prestao no valor de $ 3.650,00, restava, ainda, um saldo devedor de $ 6.600,00. Qual foi a taxa mensal da operao? (Resp.: 3,54%) 9) A J Vou & J Vem Ltda. Realizou um emprstimo no Banco da Nao para atender as suas necessidades de capital de giro nas seguintes condies: valor: $ 30.000,00; prazo: 15 meses; Taxa: 4%am; reposio: pagamento de prestaes pelo SAC, com carncia de um ms. Qual o valor da 13 prestao? (Resp.: 2.240,00) 10) A caracterstica bsica do Sistema de Amortizao Constante (SAC) :

a) Juros crescentes e amortizao constante b) Juros e amortizaes constantes c) Juros decrescentes e amortizaes constantes d) Juros e amortizaes decrescentes e) Juros constantes e amortizaes crescentes 11) Jlia renegociou o saldo devedor de $ 20.000,00 de seu cheque especial para pagar em 12 meses, taxa de inflao mais 0,8%am. A devedora optou pelo SAC. Qual o valor da primeira parcela, supondo uma taxa de inflao de 1,85%am durante todo o prazo do financiamento. (Resp.: 2.199,63)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

86

12) Um automvel, cujo preo vista de $ 20.000,00, financiado em 24 meses com juros de 1%am pela Tabela Price, podemos afirmar que as prestaes sero todas:

a) Iguais e, no incio, a parcela de juros ser menor do que a parcela de amortizao do principal; b) Iguais e, no incio, a parcela de juros ser maior do que a parcela de amortizao do principal; c) Iguais e, no incio, a parcela de juros ser igual parcela de amortizao do principal; d) Diferentes e, no incio, a parcela de juros ser maior do que a parcela de amortizao do principal; e) Diferentes e, no incio, a parcela de juros ser menor do que a parcela de amortizao do principal;

13) Um automvel vendido vista por $ 15.000,00 ou ento a prazo em 24 prestaes mensais de $ 1.087,00 cada (desprezando os centavos), sendo a primeira um ms aps a compra; a taxa de juros do financiamento de 5%am. Se a primeira prestao fosse trs meses aps a compra (mantidos a taxa de juros e o nmero de prestaes) qual seria o seu valo (desprezando os centavos)? (Resp.: 1.198,00) 14) Uma compra no valor de $ 500,00 deve ser paga com entrada vista de 20% e o saldo devedor restante financiado em cinco prestaes mensais e iguais, a uma taxa de juros de 5%am, vencendo a primeira em 30 dias. Embutida nesta primeira prestao mensal existe uma amortizao do saldo devedor, qual o seu valor? (Resp.: 72,00) 15) Uma empresa tomou u emprstimo de US$ 80.000,00 para pagamento pelo SAC em 40 parcelas mensais, sendo a primeira um ms aps o recebimento do emprstimo e com a taxa de juros de 1%am. Qual o valor da 35 prestao?. (Resp.: 2.120,0) 16) Com relao ao SAC e ao Tabela Price podemos afirmar:

a) No SAC as prestaes so constantes ao longo do tempo b)No TP as amortizaes so constantes ao longo do tempo c) No SAC os juros so crescentes ao longo do tempo d) No TP as amortizaes so crescentes ao longo do tempo e) NDR

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

87

17) Uma dvida no valor de $ 9.159,40 vai ser paga em cinco prestaes mensais, iguais e consecutivas, a primeira delas vencendo ao completar trs meses da data do contrato. Os juros so compostos taxa de 3%am. Qual o valor de cada uma das prestaes? (Resp.: 2.121,80) 18) Uma dvida no valor de $ 5.417,20 vai ser amortizada pelo Sistema Francs, sem entrada, com pagamento em seis prestaes mensais e consecutivas, a primeira delas vencendo ao completar 30 dias da data do emprstimo, com taxa de 3%am. Nessas condies, determine a cota de amortizao da primeira prestao. (Resp.: 837,48) 19) Se na questo anterior fosse usado o SAC, qual seria a cota de juro da segunda prestao? (Resp.: 135,43) 20) Um equipamento vendido atravs de um financiamento em 12 prestaes mensais e iguais, sendo que a loja exige 20% sobre o preo de vista como entrada. A taxa de juros da loja 18%aa, Tabela Price. A primeira prestao no valor de $ 500,00 vence um ms aps a compra. Determine o valor do equipamento, desprezando os centavos, e a taxa de juros efetiva cobrada em termos anuais. (Resp.: $ 6.817,00 e 19,56%aa

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

88

Bibliografia: FERREIRA, Roberto Gomes. Matemtica Financeira Aplicada. So Paulo: Atlas, 2008. LAPPONI, Juan Carlos. Matemtica Financeira. So Paulo: Campus Elsevier, 2006. ZENTGRAF, Walter. Matemtica Financeira. So Paulo, Campus Elsevier, 2007. BRUNI, Adriano Leal. FAM, Rubens. Matemtica Financeira com HP 12C e Excel. So Paulo: Atlas, 2002. ASSAF NETO, Alexande. Matemtica Financeira e suas Aplicaes. So Paulo:Atlas, 2008. TMEGA, Ludmila. Matemtica Financeira. So Paulo: mimeo/PDF, 2007. REINALDO, Cristiano. Matemtica Financeira. CRC/CE: mimeo/PDF, 2005. HISSA, Gilberto. Matemtica Financeira. UFRO: mimeo/PDF, 2007. CASTRO NETO, Joo Cndido Pereira de. Curso de Matemtica Financeira. Curitiba: mimeo/PDF, 2002. www.bcb.gov.br www.somatematica.com.br www.escolavirtual.org.br http://paulamc.sites.uol.com.br/matfinanceira/index.htm

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

89

Ningum jamais aprender algo, sem ter o esprito aberto e vido para o saber; j aqueles que se predestinam a essa interminvel tarefa jamais perdero a oportunidade de lanar-se rumo ao conhecimento do que est incgnito.(A.D.)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

90

Anexos Tabelas Financeiras

TABELA FINANCEIRA I = 1%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082857 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172579 1,184304 1,196147 1,208109 1,220190

1/(1+i)n
0,990099 0,980296 0,970590 0,960980 0,951466 0,942045 0,932718 0,923483 0,914340 0,905287 0,896324 0,887449 0,878663 0,869963 0,861349 0,852821 0,844377 0,836017 0,827740 0,819544

1/ FVA(n,i)
1,010000 0,507512 0,340022 0,256281 0,206040 0,172548 0,148628 0,130690 0,116740 0,105582 0,096454 0,088849 0,082415 0,076901 0,072124 0,067945 0,064258 0,060982 0,058052 0,055415

FVA(n,i)
0,990099 1,970395 2,940985 3,901966 4,853431 5,795476 6,728195 7,651678 8,566018 9,471305 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865053 14,717874 15,562251 16,398269 17,226008 18,045553

FVF(n,i)
1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285671 9,368527 10,462213 11,566835 12,682503 13,809328 14,947421 16,096896 17,257864 18,430443 19,614748 20,810895 22,019004

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,497512 0,330022 0,246281 0,196040 0,162548 0,138628 0,120690 0,106740 0,095582 0,086454 0,078849 0,072415 0,066901 0,062124 0,057945 0,054258 0,050982 0,048052 0,045415

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

91

TABELA FINANCEIRA I = 2%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148686 1,171659 1,195093 1,218994 1,243374 1,268242 1,293607 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 1,456811 1,485947

1/(1+i)n
0,980392 0,961169 0,942322 0,923845 0,905731 0,887971 0,870560 0,853490 0,836755 0,820348 0,804263 0,788493 0,773033 0,757875 0,743015 0,728446 0,714163 0,700159 0,686431 0,672971

1/ FVA(n,i)
1,020000 0,515050 0,346755 0,262624 0,212158 0,178526 0,154512 0,136510 0,122515 0,111327 0,102178 0,094560 0,088118 0,082602 0,077825 0,073650 0,069970 0,066702 0,063782 0,061157

FVA(n,i)
0,980392 1,941561 2,883883 3,807729 4,713460 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849264 13,577709 14,291872 14,992031 15,678462 16,351433

FVF(n,i)
1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680332 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 22,840559 24,297370

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,495050 0,326755 0,242624 0,192158 0,158526 0,134512 0,116510 0,102515 0,091327 0,082178 0,074560 0,068118 0,062602 0,057825 0,053650 0,049970 0,046702 0,043782 0,041157

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

92

TABELA FINANCEIRA I = 3%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,030000 1,060900 1,092727 1,125509 1,159274 1,194052 1,229874 1,266770 1,304773 1,343916 1,384234 1,425761 1,468534 1,512590 1,557967 1,604706 1,652848 1,702433 1,753506 1,806111

1/(1+i)n
0,970874 0,942596 0,915142 0,888487 0,862609 0,837484 0,813092 0,789409 0,766417 0,744094 0,722421 0,701380 0,680951 0,661118 0,641862 0,623167 0,605016 0,587395 0,570286 0,553676

1/ FVA(n,i)
1,030000 0,522611 0,353530 0,269027 0,218355 0,184598 0,160506 0,142456 0,128434 0,117231 0,108077 0,100462 0,094030 0,088526 0,083767 0,079611 0,075953 0,072709 0,069814 0,067216

FVA(n,i)
0,970874 1,913470 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513 14,323799 14,877475

FVF(n,i)
1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807796 14,192030 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 25,116868 26,870374

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,492611 0,323530 0,239027 0,188355 0,154598 0,130506 0,112456 0,098434 0,087231 0,078077 0,070462 0,064030 0,058526 0,053767 0,049611 0,045953 0,042709 0,039814 0,037216

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

93

TABELA FINANCEIRA I = 4%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,040000 1,081600 1,124864 1,169859 1,216653 1,265319 1,315932 1,368569 1,423312 1,480244 1,539454 1,601032 1,665074 1,731676 1,800944 1,872981 1,947900 2,025817 2,106849 2,191123

1/(1+i)n
0,961538 0,924556 0,888996 0,854804 0,821927 0,790315 0,759918 0,730690 0,702587 0,675564 0,649581 0,624597 0,600574 0,577475 0,555265 0,533908 0,513373 0,493628 0,474642 0,456387

1/ FVA(n,i)
1,040000 0,530196 0,360349 0,275490 0,224627 0,190762 0,166610 0,148528 0,134493 0,123291 0,114149 0,106552 0,100144 0,094669 0,089941 0,085820 0,082199 0,078993 0,076139 0,073582

FVA(n,i)
0,961538 1,886095 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002055 6,732745 7,435332 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652296 12,165669 12,659297 13,133939 13,590326

FVF(n,i)
1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416323 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626838 18,291911 20,023588 21,824531 23,697512 25,645413 27,671229 29,778079

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,490196 0,320349 0,235490 0,184627 0,150762 0,126610 0,108528 0,094493 0,083291 0,074149 0,066552 0,060144 0,054669 0,049941 0,045820 0,042199 0,038993 0,036139 0,033582

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

94

TABELA FINANCEIRA I = 5%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276282 1,340096 1,407100 1,477455 1,551328 1,628895 1,710339 1,795856 1,885649 1,979932 2,078928 2,182875 2,292018 2,406619 2,526950 2,653298

1/(1+i)n
0,952381 0,907029 0,863838 0,822702 0,783526 0,746215 0,710681 0,676839 0,644609 0,613913 0,584679 0,556837 0,530321 0,505068 0,481017 0,458112 0,436297 0,415521 0,395734 0,376889

1/ FVA(n,i)
1,050000 0,537805 0,367209 0,282012 0,230975 0,197017 0,172820 0,154722 0,140690 0,129505 0,120389 0,112825 0,106456 0,101024 0,096342 0,092270 0,088699 0,085546 0,082745 0,080243

FVA(n,i)
0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329477 5,075692 5,786373 6,463213 7,107822 7,721735 8,306414 8,863252 9,393573 9,898641 10,379658 10,837770 11,274066 11,689587 12,085321 12,462210

FVF(n,i)
1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577893 14,206787 15,917127 17,712983 19,598632 21,578564 23,657492 25,840366 28,132385 30,539004 33,065954

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,487805 0,317209 0,232012 0,180975 0,147017 0,122820 0,104722 0,090690 0,079505 0,070389 0,062825 0,056456 0,051024 0,046342 0,042270 0,038699 0,035546 0,032745 0,030243

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

95

TABELA FINANCEIRA I = 6%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,060000 1,123600 1,191016 1,262477 1,338226 1,418519 1,503630 1,593848 1,689479 1,790848 1,898299 2,012196 2,132928 2,260904 2,396558 2,540352 2,692773 2,854339 3,025600 3,207135

1/(1+i)n
0,943396 0,889996 0,839619 0,792094 0,747258 0,704961 0,665057 0,627412 0,591898 0,558395 0,526788 0,496969 0,468839 0,442301 0,417265 0,393646 0,371364 0,350344 0,330513 0,311805

1/ FVA(n,i)
1,060000 0,545437 0,374110 0,288591 0,237396 0,203363 0,179135 0,161036 0,147022 0,135868 0,126793 0,119277 0,112960 0,107585 0,102963 0,098952 0,095445 0,092357 0,089621 0,087185

FVA(n,i)
0,943396 1,833393 2,673012 3,465106 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886875 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477260 10,827603 11,158116 11,469921

FVF(n,i)
1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975319 8,393838 9,897468 11,491316 13,180795 14,971643 16,869941 18,882138 21,015066 23,275970 25,672528 28,212880 30,905653 33,759992 36,785591

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,485437 0,314110 0,228591 0,177396 0,143363 0,119135 0,101036 0,087022 0,075868 0,066793 0,059277 0,052960 0,047585 0,042963 0,038952 0,035445 0,032357 0,029621 0,027185

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

96

TABELA FINANCEIRA I = 7%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252192 2,409845 2,578534 2,759032 2,952164 3,158815 3,379932 3,616528 3,869684

1/(1+i)n
0,934579 0,873439 0,816298 0,762895 0,712986 0,666342 0,622750 0,582009 0,543934 0,508349 0,475093 0,444012 0,414964 0,387817 0,362446 0,338735 0,316574 0,295864 0,276508 0,258419

1/ FVA(n,i)
1,070000 0,553092 0,381052 0,295228 0,243891 0,209796 0,185553 0,167468 0,153486 0,142378 0,133357 0,125902 0,119651 0,114345 0,109795 0,105858 0,102425 0,099413 0,096753 0,094393

FVA(n,i)
0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766540 5,389289 5,971299 6,515232 7,023582 7,498674 7,942686 8,357651 8,745468 9,107914 9,446649 9,763223 10,059087 10,335595 10,594014

FVF(n,i)
1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259803 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888054 30,840217 33,999033 37,378965 40,995492

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,483092 0,311052 0,225228 0,173891 0,139796 0,115553 0,097468 0,083486 0,072378 0,063357 0,055902 0,049651 0,044345 0,039795 0,035858 0,032425 0,029413 0,026753 0,024393

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

97

TABELA FINANCEIRA I = 8%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,080000 1,166400 1,259712 1,360489 1,469328 1,586874 1,713824 1,850930 1,999005 2,158925 2,331639 2,518170 2,719624 2,937194 3,172169 3,425943 3,700018 3,996019 4,315701 4,660957

1/(1+i)n
0,925926 0,857339 0,793832 0,735030 0,680583 0,630170 0,583490 0,540269 0,500249 0,463193 0,428883 0,397114 0,367698 0,340461 0,315242 0,291890 0,270269 0,250249 0,231712 0,214548

1/ FVA(n,i)
1,080000 0,560769 0,388034 0,301921 0,250456 0,216315 0,192072 0,174015 0,160080 0,149029 0,140076 0,132695 0,126522 0,121297 0,116830 0,112977 0,109629 0,106702 0,104128 0,101852

FVA(n,i)
0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622880 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559479 8,851369 9,121638 9,371887 9,603599 9,818147

FVF(n,i)
1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636628 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495297 24,214920 27,152114 30,324283 33,750226 37,450244 41,446263 45,761964

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,480769 0,308034 0,221921 0,170456 0,136315 0,112072 0,094015 0,080080 0,069029 0,060076 0,052695 0,046522 0,041297 0,036830 0,032977 0,029629 0,026702 0,024128 0,021852

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

98

TABELA FINANCEIRA I = 9%

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n
1,090000 1,188100 1,295029 1,411582 1,538624 1,677100 1,828039 1,992563 2,171893 2,367364 2,580426 2,812665 3,065805 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 5,141661 5,604411

1/(1+i)n
0,917431 0,841680 0,772183 0,708425 0,649931 0,596267 0,547034 0,501866 0,460428 0,422411 0,387533 0,355535 0,326179 0,299246 0,274538 0,251870 0,231073 0,211994 0,194490 0,178431

1/ FVA(n,i)
1,090000 0,568469 0,395055 0,308669 0,257092 0,222920 0,198691 0,180674 0,166799 0,155820 0,146947 0,139651 0,133567 0,128433 0,124059 0,120300 0,117046 0,114212 0,111730 0,109546

FVA(n,i)
0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485919 5,032953 5,534819 5,995247 6,417658 6,805191 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625 8,950115 9,128546

FVF(n,i)
1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984711 7,523335 9,200435 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953385 26,019189 29,360916 33,003399 36,973705 41,301338 46,018458 51,160120

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,478469 0,305055 0,218669 0,167092 0,132920 0,108691 0,090674 0,076799 0,065820 0,056947 0,049651 0,043567 0,038433 0,034059 0,030300 0,027046 0,024212 0,021730 0,019546

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

99

TABELA FINANCEIRA I = 10%


n n

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(1+i)

1/(1+i)

1/ FVA(n,i)
1,100000 0,576190 0,402115 0,315471 0,263797 0,229607 0,205405 0,187444 0,173641 0,162745 0,153963 0,146763 0,140779 0,135746 0,131474 0,127817 0,124664 0,121930 0,119547 0,117460

FVA(n,i)
0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606080 7,823709 8,021553 8,201412 8,364920 8,513564

FVF(n,i)
1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937425 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772482 35,949730 40,544703 45,599173 51,159090 57,274999

1/ FVF(n,i)
1,000000 0,476190 0,302115 0,215471 0,163797 0,129607 0,105405 0,087444 0,073641 0,062745 0,053963 0,046763 0,040779 0,035746 0,031474 0,027817 0,024664 0,021930 0,019547 0,017460

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143589 2,357948 2,593742 2,853117 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594973 5,054470 5,559917 6,115909 6,727500

0,909091 0,826446 0,751315 0,683013 0,620921 0,564474 0,513158 0,466507 0,424098 0,385543 0,350494 0,318631 0,289664 0,263331 0,239392 0,217629 0,197845 0,179859 0,163508 0,148644

(1+i)n

1/(1+i)n

1/ FVA(n,i)

FVA(n,i)

FVF(n,i)

1/ FVF(n,i)

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

100

Currculo Resumido do Professor

Augusto Csar Barbosa Dornelas Possui graduao em Cincias Econmicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), graduao em Licenciatura em Matemtica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) Especializao em Matemtica pela UFPE (2001) e Mestrado em Ensino das Cincias (rea de concentrao: Educao Matemtica) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (agosto - 2004). Participa do grupo de estudos "Fenmenos Didticos na Classe de Matemtica" no Depto. de Educao da UFPE/CNPQ. Atualmente professor da Faculdade Metropolitana da Grande Recife e foi Professor Substituto das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco. Tem experincia de ensino nas reas de Matemtica e Economia, com nfase em Matemtica Aplicada, Matemtica Financeira, Anlise de Investimentos, Calculadora Financeira HP12C, Teoria Econmica e Mercado Financeiro; tendo ministrado cursos nas seguintes instituies: Servio Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PE), Fundao Bradesco, Mongeral - EAGON Seguros & Previdncia, MBA's da Business School da Faculdade Maurcio de Nassau, Ps-graduao em Comrcio e Cmbio Internacional da Faculdade Esuda, MBA em Gesto de Negcios da Universidade Catlica de Pernambuco (UNICAP) e MBAs em Matemtica Financeira Aplicada e Logstica da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, alm de prestar servios educacionais ao IPAD (Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico e Cientfico). E-mail para contato : augustodornelas@metropolitana.edu.br

Matemtica Financeira

Prof. Augusto Dornelas

101

Вам также может понравиться