Вы находитесь на странице: 1из 67

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA

FABIANO RIGON

Angstia e Contemporaneidade: Novas Subjetividades

Caxias do Sul 2007

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA

FABIANO RIGON

Angstia e Contemporaneidade: Novas Subjetividades

Trabalho de Concluso de Curso para obteno do ttulo de Psiclogo, orientado pela Professora Ms. Margareth Kuhn Martta.

Caxias do Sul 2007

AGRADECIMENTO

minha orientadora, os esclarecimentos, apoio e incentivo incessantes. professora Helena, o interesse no meu trabalho. Aos meus colegas, os conselhos e sugestes. minha equipe de trabalho, a parceria nas tarefas. Cristiane, a compreenso em momentos de afastamento. A Deus, o dom da vida.

SUMRIO

Apresentao ............................................................................................. 5 Introduo .................................................................................................. 7 1. Diferenciao Etimolgica do Conceito da Angstia ........................... 16 2. Compreenso Filosfica ........................................................................ 20 3. A Trajetria de Freud ............................................................................ 29 4. Sndrome do Pnico .............................................................................. 41 5. O Retrato do Sujeito Contemporneo Segundo Gilles Lipovetsky ...................................................................................... 48 6. Os Desdobramentos da Angstia na Subjetividade Contempornea ......................................................................................... 54 7. Consideraes finais ............................................................................. 60 8. Bibliografia ........................................................................................... 63

APRESENTAO

E, pela noite que fazes maisscura, Pelo caos furioso que crias no mundo, Dissolve em areia essa minha amargura Meu tdio profundo. Fernando Pessoa, Vendaval

Este estudo uma pesquisa bibliogrfica que tem por objetivo descrever a Angstia a partir da leitura de alguns textos psicanalticos e articul-la com a contemporaneidade, a fim de compreender as novas subjetividades e suas manifestaes, principalmente a Sndrome do Pnico. Esta articulao parece possvel na medida em que percebemos que a angstia caracterstica essencial do ser humano. Contudo, pode se manifestar de variadas formas, relacionada com a estrutura de cada sujeito e com a poca em que aparece. Diante dessas vicissitudes, importante questionar: como a angstia se manifesta na contemporaneidade? Acredita-se que a resposta caminha na direo de uma descrio das novas subjetividades da atualidade. Para tentar responder questo, pretende-se elucidar o conceito da angstia, descrevendo sua etiologia, constituio, elaborao e expresso, bem como estudar a Sndrome do Pnico e a contemporaneidade. Sero utilizados textos de Kierkegaard, Heidegger, Sartre, Freud e Lipovetsky, dentre outros.

Inicialmente, o conceito da angstia ser aprofundado, tentando mostrar os desdobramentos da expresso, as contribuies da filosofia e o percurso de Freud. Os temas esto dispostos em trs captulos. No primeiro captulo, apresentam-se as derivaes do termo. A angstia traduzida, em geral, como sufocamento, aperto, aflio, estreitamento, agonia, estrangulamento. So feitas tambm algumas relaes com o termo ansiedade e apresentada a diferenciao a partir de alguns dicionrios. Em seguida, no segundo captulo, o tema da angstia explorado a partir do entendimento de alguns filsofos. Dentre eles, destacam-se: 1. Kierkegaard, que entende que a angstia objeto de mobilizao do homem, geralmente para coisas proibidas; 2. Heidegger, que relaciona este afeto possibilidade da finitude, bem como compreenso do existir; 3. e Sartre, que enfoca a responsabilidade de cada indivduo sobre o prprio existir e as escolhas. No terceiro captulo, relata-se o percurso de Freud quanto ao desenvolvimento da teoria da angstia. So identificados dois tempos dessa construo: angstia por excesso de libido no descarregada e angstia diante de uma situao de perigo, interno ou externo. Trata-se a angstia como afeto e resultado da falta de um objeto. Desta forma, pretende-se cruzar as diversas possibilidades de entender a angstia e identificar as contribuies desses conceitos para o entendimento da sndrome do pnico no homem contemporneo, assunto dos captulos quatro e cinco. Articula-se aqui a sndrome do pnico como uma forma de expresso da atualidade e resultado do desamparo da atual cultura. Diante disso, prope-se enfatizar o valor e a exclusividade que o afeto da angstia tem na histria das pessoas, em suas tarefas dirias e, sobretudo, na determinao e no sentido que orientam suas vidas.

INTRODUO

A aparncia de tudo engana, e nos fascina... O cu tem lu?... tem luto Nada absoluto... O fruto encerra uma raiz E a raiz... um fruto. O mesmo objeto faz no vosso rosto angstias, No meu serenidade. Toda coisa na terra por um lado sombra, Por outro claridade. Castro Alves, A Olimpio, cap. II

Psicanlise e filosofia compartilham h muito tempo a definio de um dos temas mais intrigantes do sujeito contemporneo. Em poca de transformao da economia psquica, onde a lei e os limites j no afetam mais as relaes entre as pessoas, a angstia entra em cena para mostrar que uma sada para a construo de um sujeito da atualidade marcado pelo trauma, pelo limite e pela capacidade de se manter em sociedade. A angstia o tema central em vrios textos de Sigmund Freud, bem como o ponto central do trabalho analtico, merecendo o trabalho de vrios estudiosos. Como estado afetivo ou simplesmente afeto, ocupa um lugar cuja importncia para medicina, psicologia e psicanlise dada pela intensidade e forma com que se apresenta nos sujeitos.

O presente tema tambm foi longamente dissertado por estudiosos da filosofia, que procuraram descrever este sentimento como o mais prximo de revelar a dimenso espiritual do homem. Buscou-se entender o homem em sua relao com os fenmenos da vida e da morte e com os mistrios que perduram para sempre. Para apresentar o tema de pesquisa, faz-se necessrio averiguar o que alguns autores contemporneos pensam sobre a angstia. Ressaltando a importncia do cuidado e do contato materno corpo-a-corpo, Christensson, Cabrera, Christensson, Uvnas & Winberg (1995) constatam, em seus estudos, que a criana cessa o choro quando colocada junto me. O chamamento de angstia de separao, como descrevem, aumenta quando a criana separada do contato materno. Isto mostra que o desconforto sentido nas fases iniciais da vida permanece, de alguma maneira, registrado na criana e que o impedimento de movimentos ou atos estereotipados, como sugar o mamilo, pode causar angstia. Ainda sobre o mesmo assunto, Santos (2005) destaca, segundo a teoria winnicottiana, que preciso assegurar ao beb o seu sentido de ser, dando-lhe o que for necessrio para conservar a sua vida, o cuidado bsico, a supresso das necessidades fundamentais. Relata tambm que a preocupao primria materna, a sintonia da me com seu beb, o exemplo mais ntido que temos sobre cuidado. Segundo o mesmo autor (2005), Winnicott no v o ser humano como um mecanismo, mas sim como algum que demanda cuidado para alcanar o status de pessoa (p. 50). Para Laplanche & Pontalis (1998), possvel explicar a angstia a partir de dois entendimentos. Para eles, Freud introduz esta distino a partir da publicao de Inibies, Sintomas e Angstia (1926). A angstia ante um perigo real traduz o primeiro entendimento sobre o termo, esclarecendo que a razo da ameaa real e existente por ocasio de um evento concreto.

Telles (2003) refora a importncia deste texto e escreve que a angstia como sinal e a angstia automtica so as novidades sobre as quais Freud elabora o novo entendimento da dinmica psquica, apoiado pela segunda tpica do aparelho psquico. De acordo com o artigo da autora, a angstia sinal em Freud serve para defender o ego da sobrecarga libidinal, causar o recalque e evitar o desprazer do extravasamento se o processo defensivo fracassar. Telles (2003) ainda enfatiza, a partir do mesmo texto de Freud, que o nascimento o prottipo de todos os estados de angstia. Neste momento, o ser humano est desprovido de maturidade biolgica e psquica para suportar o sofrimento impresso nesta passagem. A criana necessita dos cuidados de outro ser humano para sobreviver. o prprio Freud que relata que no momento do nascimento a angstia associada s sensaes fsicas de sofrimento. Como no possvel simboliz-las, a angstia fica registrada de maneira traumtica. Posteriormente, tudo isso pode ser vivenciado como estado afetivo de desamparo, semelhante ao momento do nascimento. O segundo entendimento da teoria freudiana, segundo Laplanche & Pontalis (1998), relaciona o sujeito a uma situao traumtica, isto , submetido a um afluxo de excitaes, de origem externa ou interna, que incapaz de dominar (p. 27). Este tipo de angstia caracteriza-se como automtica por ser uma resposta espontnea do organismo a essa situao traumtica ou sua reproduo [...] indica um tipo de reao (p. 27) que sinaliza o aumento da tenso interna e a necessidade da descarga. De acordo com Morat & Riu, no Dicionrio de Filosofia Herder (1996-98), o conceito de angstia (do latim, angustus, estrecho) longamente definido como um sentimento que paralisa a vida psquica racional e consciente e se distingue do medo e temor diante de um fato concreto. A angstia se origina de uma sensao difusa de insegurana diante de pessoas, fatos ou coisas que so percebidas como ameaadoras.

10

Para eles, no h nada de concreto que justifique estas sensaes. Ainda segundo os mesmos autores, para alguns filsofos e psiclogos, a angstia sempre temor da morte e causa doenas psicossomticas quando a manifestao desse sentimento permanente. Tanto a angstia quanto a ansiedade obedeceriam a maneiras distorcidas de impresses e sensaes, bem como do julgamento da pessoa sobre si mesma. Contudo, se distingue ansiedade como estado transitrio do ser humano e angstia como falha da personalidade. Os mesmos autores (1996-98) escrevem, ainda, que o existencialismo utilizou o termo para expressar a condio fundamental do homem, que se caracteriza em geral como ausncia total de sentido. Dentre os principais autores, citam Kierkegaard (temor da liberdade como possibilidade), Sartre (a nusea que produz o nada da existncia) e Heidegger (ser-para-a-morte). O dicionrio Houaiss Eletrnico da Lngua Portuguesa (2001) data o termo no sculo XIV e descreve o conceito de angstia como estreiteza, reduo de espao ou de tempo; carncia, falta; estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento; [...] estado de excitao emocional determinado pela percepo de sinais, por antecipaes mais ou menos concretas e realistas, ou por representaes gerais de perigo fsico ou de ameaa psquica; [...] medo sem objeto determinado; [...] reao do organismo a uma excitao impossvel de ser assimilada, desencadeada pelo bloqueio da consecuo da finalidade de uma pulso (p.ex., a frustrao do orgasmo) ou pela ameaa de perda de um objeto investido por uma pulso (p.ex., a perda de um ser amado); [...] em Kierkegaard (1813-1855), sentimento de ameaa impreciso e indeterminado inerente condio humana, pelo fato de que a existncia de um ser que projeta incessantemente o futuro se defronta de maneira inexorvel

11

com possibilidade de fracasso, sofrimento e, no limite, a morte; [...] em Heidegger (1889-1976), situao afetiva fundamental despertada pela

conscincia da inevitabilidade da morte, que coloca o homem em presena do Nada absoluto e incontornvel; [...] em Sartre (1905-1980), conscincia da responsabilidade decorrente da infinita liberdade humana e do vazio ontolgico que possibilita a liberdade. Besset (2002) tambm ressalta, a partir da teoria lacaniana, que a angstia no possui objeto claro para justificar suas sensaes ou percepes. Trata-se de algo estruturante, do nico afeto que no engana, o real, o impossvel de escrever. Faz o sujeito reportar-se sua prpria incompletude na medida em que a representao da falta que distancia o objeto do sujeito. Apesar de todas as teorizaes sobre o tema, importante lembrar que um dos maiores expoentes no estudo da angstia Freud. Ele dedicou sua vida ao esclarecimento das vrias facetas da mente humana, essencialmente dos afetos e processos inconscientes. Freud faz uma distino entre estes dois tipos de angstia na Conferncia XXV (1915/1996). Neste texto, ele reforou a idia de que algum evento inicial representou uma ameaa de perigo e por isso gerou a angstia. A angstia real diria respeito a um evento externo e a angstia neurtica, ao temor da prpria libido. De maneira geral, Freud (1915/1996) a caracteriza como algo flutuante, pronta a apegar-se ao contedo da primeira representao suscetvel de lhe fornecer um pretexto, [...] espreitando todas as ocasies para encontrar uma justificao para si mesma (p. 183). Em outro momento, conclui que a angstia como estado afetivo geral pode produzir-se sem relao a fato ou ocasio alguma, de maneira livre e espontnea. Em funo disso, relata que ela pode sofrer dissociao e ser substituda por um nico

12

sintoma, como um intenso tremor, vertigem, opresso. De alguma forma, toda angstia procede algo que a provoca. E de acordo com Trevisol (2000), citando Rollo May, na base de tal sentimento de apreenso est uma sensao de ameaa que o indivduo sente cair sobre algum valor por ele considerado importante e essencial para a prpria existncia e personalidade; estado emotivo, este, que se desencadeia diante da percepo de algum perigo que coloquem em risco a integridade do eu, sem haver porm a identificao clara do objeto de perigo. (p. 71) Besset (2002) enfatiza que, para Lacan, a angstia no um estado provocado pela falta de um objeto (amado), mas pela sua ameaa, embora se desconhea este objeto. uma presena que escapa a qualquer saber (p. 205). Sendo algo inerente ao ser humano, uma certeza estranha ao eu. Na clnica, a conduo do analisante segue a tentativa de buscar um outro sentido possvel para algo interminvel, de acordo com Freud, como aponta a autora. Ela conclui o seu trabalho (2002) dizendo que uma angstia paralisante trazida nas patologias de nossa poca. Sendo assim, importante lembrar, de acordo com Aresi (1984), que o ser humano est em constante devir. A sua inquietao prpria da indeterminao e da tenso que existe entre o que deveria ser e o que o sujeito tende a ser. a distncia entre a sua capacidade de gozo e a existncia biolgica que deixa o homem constantemente angustiado. A angstia ento resultaria da constante existncia de conflitos ou da dificuldade de harmonia entre o consciente e inconsciente. J, de acordo com Angerami-Camon (2000, p. 27), as pessoas que mais negam a possibilidade da morte, e que de alguma forma o tempo todo manifestam o medo de morrer, so aquelas que mais temem a prpria vida e o perigo que esta apresenta nas

13

situaes do cotidiano. Mais inquieta sentir no ter vivido por no conceber a realidade do que ser pego pela angstia diante de situaes que lembram algum desamparo passado! Por isso, a angstia o afeto que marca a vida e torna os sujeitos conscientes das suas limitaes. Alm de impulsionar para o crescimento e desenvolvimento da vida e ultrapassar os limites pessoais de possibilidades, coloca o sujeito diante da conscincia de prpria finitude. Angerami-Camon (2000) escreve ainda que A angstia, por outro lado, no apenas representa um sofrimento insuportvel em si, como tambm apresenta em seu bojo indcios bastante contundentes de manifestaes de autodestrutividade. A peculiaridade talvez entre a angstia e outras formas de sofrimento seja o fato de ela manifestar-se de descontextualizada de outras intercorrncias da existncia. (p. 46) Retrocedendo ao incio do sculo XX, quando emergiam vrias correntes psicolgicas, possvel perceber que o conceito de angstia comeava a ser melhor delineado pelo progresso da teoria psicanaltica em contraposio aos modelos mdico e fsico do conhecimento do ser humano e do mundo. Contudo, iniciava-se e reforava-se um velho paradoxo: num plano, as eternas especulaes sobre a natureza humana e a angstia inerente, e, noutro plano, as mais novas pesquisas sobre os sentimentos que desafiam o conhecimento das cincias exatas e humanas. Cada poca marcada por caractersticas prprias que definem a produo cultural, filosfica, psicolgica e industrial. Em vista disso, Boss (1975) sugere que o leitor entenda a evoluo da espcie humana como uma trajetria marcada pela angstia e pela culpa. A prova disto estaria nas pessoas psiquicamente doentes. Por esta razo, nota-se que no final do sculo XIX a grande incidncia de mulheres histricas permitiu maneira

14

que muitos estudos mdicos e de psicopatologia pudessem ser feitos, impulsionando inclusive o surgimento da Psicanlise. Observa-se ento nas mulheres os gestos histricos defensivos nos inmeros ataques grandiosos de paralisia e convulses (p. 15), deixando clara a inteno da utilizao destes comportamentos e sua representao social. Ainda segundo Boss (1975), a segunda grande manifestao coletiva de um quadro patolgico de angstia foi visto na Primeira Guerra Mundial. Muitos soldados passaram a manifestar os gestos chamados tremores de guerra, resultado das atrocidades presenciadas nas batalhas. Apesar de ter apontado diversos sinais visveis na passagem dos tempos, Boss (1975) continua a relatar em seu texto a grande virada da manifestao coletiva da angstia. Ele objetivo quando esclarece que este sentimento est se recolhendo em proporo cada vez maior para o esconderijo do interior do corpo (p. 17). Os problemas cardacos, as gastrites, estomatites ou infeces intestinais seriam as novas expresses desta angstia, passando a um crescente quadro entediante de desolamento e vazio. Ele ainda arisca afirmar que a neurose do vazio a forma de neurose do futuro imediato (p. 17). H mais de trinta anos depois desta publicao, percebemos que a certeza assegurada nesta obra realidade. As pessoas em geral falam de depresso, tristeza, vazio, falta de sentido, desmotivao, cansao, sonolncia, estresse, falta de amor. Isto cria, na contemporaneidade, uma legio de pessoas desnorteadas, que no so mais afetadas pela palavra na sua forma pura, encenando o pressgio de uma nova economia psquica. Mais adiante, Boss (1975) destaca que a essncia da angstia no ser humano est em um dia no estar mais aqui. Relata, ainda, que ela sempre medo da morte, medo

15

pelo estar-a e medo da destruio deste (p. 28), e que, desde o nascimento, o medo da morte se intensifica em situaes de desamparo, insegurana, agressividade, violncia, desabrigo. Ento preciso entender a trajetria da expresso angstia nas lnguas antigas e quais os desdobramentos tericos possveis para enfim compreender o sujeito contemporneo.

16

1 DIFERENCIAO ETIMOLGICA DO CONCEITO DA ANGSTIA

Tenho horror a de aqui a pouco vos ter j dito o que vos vou dizer. As minhas palavras presentes, mal eu as diga, Pertencero logo ao passado, ficaro fora de mim, no sei onde. Rgidas e fatais... falo. E penso nisso em minha garganta, e as minhas palavras parecem-me gente... Tenho um medo maior do que eu. Fernando Pessoa, O Marinheiro

Para entender o desenvolvimento do conceito de angstia, importante analisar a descrio que dicionrios de latim oferecem e diferenci-lo de ansiedade, termo usado em muitas obras da literatura psicanaltica e da psicologia em geral como sinnimo de angstia. Como a origem de ambos os conceitos semelhante, muitos autores acabaram por torn-los equivalentes. O mesmo tem acontecido na traduo das obras de Freud para o portugus. Lendo o dicionrio de Koehler (1960), encontram-se os seguintes termos para descrever angstia e seus equivalentes: angor, -ris, significando falta de ar, asma, aflio, medo, susto; angstiae, rum, desfiladeiro, istmo, brevidade do tempo, limitao, apuros, dificuldade, mesquinhez; angstus, estreito, apertado, breve, conciso, difcil, limitado. Para ansiedade, o autor reserva o termo anxietas, tis, significando desassossego, inquietao; anxietdo, dinis, inquietao, nsia, exatido meticulosa; e anxius para descrever a pessoa que se sente ansiosa, aflita, medrosa.

17

possvel compreender que o termo angstiae tenha originado angstia em portugus, e anxietas tenha derivado anxiety em ingls e ansiedade em portugus. J Zimerman (2001), em seu dicionrio, prope a distino entre os termos angstia e ansiedade, derivando a palavra angstia do latim angor, -oris, estreitamento, estrangulamento, e a palavra ansiedade, de anxia, anseio, nsia. De acordo com o Dicionrio de Latim-portugus de Ferreira (1983), Angor, -oris deriva do verbo ango que significa apertar, comprimir, atormentar, inquietar; e angustiae (estreiteza), angust (estreitamente), angustio (tornar estreito, inquietar), angusto (tornar estreito) tm sua derivao de angustus (estreito, apertado) que por sua vez deriva do verbo ango. Por esta razo, entendese que a origem do conceito da angstia posta neste verbo latino, expressando o fundamento da manifestao deste afeto: reaes fisiolgicas de aperto, supresso, agonia. Sillamy (1998) explica que por angstia entende-se um mal-estar profundo apresentado na forma de inquietude e medo irracionais e modificaes motoras, nervosas e musculares. As causas no so claras para o sujeito que vive esta sensao, mas os efeitos so diagnosticveis e geralmente provocados por conflitos interiores, insatisfao sexual ou sentimentos de desaprovao ou abandono. Contudo, afirma que a angstia no est ligada somente a um estado patolgico, mas refere-se condio humana. J para o termo ansiedade, o mesmo autor (Sillamy, 1998) o descreve como um estado afetivo de insegurana, diferenciada da angstia por no apresentar modificaes fisiolgicas. Afirma que para os tericos da aprendizagem trata-se de uma reao condicionada de medo, adquirida, e para os psicanalistas, um sinal de perigo dirigido ao ego que pode reagir por meio dos mecanismos de defesa.

18

No dicionrio de Kaufman (1996), encontram-se algumas distines para os conceitos de angstia e ansiedade. O autor aplica o conceito de angstia a trs situaes: sofrimento por no poder agir, tormenta ou sensao de sufocamento (p. 64). Trata-se de um sofrimento que faz parte da existncia humana e que revela a pessoa que o sente, de forma a intensificar a sua singularidade e o medo da morte. J a ansiedade empregada como expectativa sofrida, expectativa alegre, ou espera afobada, ameaa do que no imediato, centrada na expectativa do que poder se manifestar. Tambm no Dicionrio Aurlio (1999), a angstia citada como sofrimento, aflio intensa, agonia, estreiteza (p. 142). Fica evidente este significado uma vez que todas as palavras citadas posteriormente neste dicionrio utilizam o prefixo angustia- para descrever algo apertado, estreito. J a ansiedade brevemente citada como nsia; sensao de receio e de apreenso, sem causa evidente, e a que se agregam fenmenos somticos como taquicardia, sudorese. A partir da anlise destes termos no Dicionrio Aurlio, conclui-se que no fica clara ou evidente a diferena entre ambos e qual o significado singular de cada conceito. Contudo, possvel verificar que as conotaes na lngua portuguesa sugerem que a angstia seja tratada como um sentimento fundamental presente em toda a vida humana. Sendo assim, os ataques de angstia, vividos como sensaes eminentes de morte, podem ser tratados como intensificao deste sentimento, da aflio sem controle e do sofrimento sem causa. J a ansiedade poderia se tratada como uma inquietao temporria ou no, ligada a um evento contemporneo no imediato, de manifestao branda, sem reaes fisiolgicas imobilizadoras, condicionada probabilidade do que vir.

19

Por outro lado, a Enciclopdia Delta Larousse (1972) esclarece adequadamente a diferena entre os termos em questo. Para a angstia, ela no acrescenta novidade s citaes j feitas. Contudo, a maior contribuio est na transparncia com que descreve o termo ansiedade. Cita que um penoso sentimento de insegurana causado principalmente pela expectativa de um perigo iminente e indefinido (p. 390). Afirma ainda que estes sentimentos podem estar associados a reaes fisiolgicas eventuais, diferenciando-se da angstia por ser um estado de grande aflio gerando mal-estar fsico confuso e generalizado. Enquanto na angstia o sujeito submetido a reaes sem controle da prpria vontade, na ansiedade ele exercita alguns atos na tentativa de amenizar esse sofrimento psquico e se desfazer do desprazer. Tanto a Enciclopdia Delta Larousse como o Dicionrio Aurlio enfatizam a importncia de tambm compreender a angstia como uma entidade estudada por vrias reas do conhecimento, inclusive pela filosofia.

20

2 COMPREENSO FILOSFICA

No vale a pena estar triste de outra Maneira... no desejais que nos calemos? to estranho estar a viver... Tudo o que acontece inacreditvel [...] Fernando Pessoa, O Marinheiro

O Indivduo, a Possibilidade e a Culpa

Sob a problemtica do indivduo e da culpa pelo pecado, Kierkegaard consagrou-se o pensador filosfico mais referido do existencialismo. Sua preocupao girou em torno da anlise do homem moderno, cuja referncia vista nos pensadores que o procederam. Sren Aabye Kierkegaard nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 05 de maio de 1813. Filho de pai fortemente cristo, recebeu uma educao religiosa exagerada, o que o impediu de contrair casamento com sua noiva, dados os fortes sentimentos de culpa e melancolia recebidos como herana de seu pai. Kierkegaard morre em 11 de novembro de 1855, marcado pelas influncias de seu pai e de Regina, sua noiva. De acordo com Giles (1989), Kierkegaard defende que a existncia est na direo do indivduo, do sujeito. Ele aposta na necessidade de fundamentar o

21

pensamento humano e de apropriar subjetivamente a verdade, centrada na razo da existncia que o sujeito. O indivduo vitalidade, atividade, determinao, que aparece quando realidades de aes so possibilidades, ligadas s potencialidades escolhidas que tm efeitos para toda a vida. Logo, a misso do homem ser sujeito da prpria histria, cuja possibilidade real. Giles (1989) escreve ainda, segundo Kierkegaard, que o homem a possibilidade de realizar coisas na sua vida. Por isso, livre tanto para optar como para negar. E a angstia a condio para ser livre. Aniquila as seguranas para coloc-lo abandonado de suas comodidades e certezas. Somente diante do nada da angstia pode viver sua existncia autntica. Refora que a angstia o limite entre a inocncia e a culpa. Enquanto inocente, o sujeito desconhece a realidade e ignora os preceitos morais que marcam sua ao. Agindo, deixa de ser ignorante e passa a conhecer o mundo, espao de sua subjetivao. Porm, a distino moral, dada como restrio pelo meio social em que est inserido e permitida pelo conhecimento, vem atravs da culpa. Esta gera imobilidade, receio, desconforto. Assim, o indivduo d-se conta de que sua segurana transforma-se em abandono e vazio. lidando com esse vazio, essa angstia, que o indivduo pode alcanar a liberdade. Liberdade para agir como para sentir culpa. Giles (1989) esclarece que para Kierkegaard a angstia acaba sendo a possibilidade de fazer algo que atrai e que repugna, que deseja e que sinal de pecado. a compreenso de que muitas coisas so possveis para a realidade, mas a noo de pecado gera desconforto. O mesmo autor continua relatando que, ao homem, esto disponveis todas as coisas do mundo. Porm a tendncia para realizar atos que so

22

rejeitados por grupos ou instituies e que so objetos de desejo deixa o ser humano ressentido. Procede deste fato a ambigidade psicolgica. Por ambigidade psicolgica, kierkegaard (1972) define antipatia simpatizante e simpatia antipatizante (p. 58), acreditando ser verdade comentrios como doce ansiedade ou angstia bravia. Desta maneira, mostra que a angstia essencial ao ser humano, incentivando a busca de novidades e mistrios, traduzida como a energia que movimenta o sujeito na decifrao do nada que se apresenta em cada possibilidade. Essa deciso pessoal de optar pelo conhecimento e pela ao engendra proibio e desejo e pode lev-lo culpa. Contudo, o nada que est diante do homem. Logo, a angstia vazia, insegura. A angstia o prprio nada, objeto de mobilizao do homem e possibilidade de liberdade. Esta prerrogativa sustenta a filosofia de Kierkegaard sobre o conceito do indivduo, cuja obra tambm serve de inspirao para Heidegger.

O Ser-a e a Existncia

Martin Heidegger nasceu em Messkirch, sul da Alemanha, em 26 de setembro de 1889. Iniciou seus estudos com os jesutas e concluiu nos ginsios de Konstanz e Freiburg-im-Breisgau. Em seguida, matriculou-se na faculdade de Teologia da Universidade de Freiburg. Suas principais influncias so Nietzsche, Kierkegaard, Dostoievski, Hegel, Schelling, Husserl, Aristteles, Kant, Fichte e Brentano. Teve uma trajetria acadmica, chegando a reitor da Universidade de Freiburg por dois anos. Continuou como professor at o final da segunda guerra. Faleceu em 26 de maio de 1976.

23

De acordo com Giles (1989), o pensamento heideggeriano se projeta sobre a questo do ser. Desta maneira, filosofar esgotar todas as possibilidades de investigao de uma realidade, a do Ser, o Dasein, ser-no-mundo. Abrir caminho para uma transformao da disposio do esprito fundamental de nosso filosofar, [...] que carrega em si um destino, o nosso destino. (p. 87) O nosso destino ser-no-mundo. Como ser-no-mundo, Heidegger (1997) defende que mantemos a pre-sena (Dasein) na medida em que mantemos o distanciamento. Estar em contato ao mesmo tempo estar distante, pela possibilidade de no estar mais presente. Contudo, somente pelo distanciamento possvel estar perto. O espao marca o corpo e o ser, dando direcionamento e sentido ao fazer. porque a pre-sena espacial que o mundo se apresenta como tal. Nesta relao, darespao a maneira de se relacionar. No se pode estar em contato circunscrevendo-se em ocupaes que restringem a espacialidade individual. Mas possvel estar na presena de outro sem estar circunscrito, porque o outro vem ao encontro. Assim, a ocupao uma forma de ser-no-mundo. Segundo Giles (1989), em Ser e Tempo que Heidegger esclarece a oposio entre aquilo que o ser e aquilo que se manifesta do ser. O significado e o real da existncia levam ao questionamento: o que o Ser? Qual o significado do Ser? (p. 94). Segundo Heidegger (1997), a questo do ser posta como relao com o mundo e com as pessoas. O indivduo s compreendido pela sua histria, pela trajetria de encontros e distanciamentos que marcam o ente do ser. Portanto, o ser um ser em relao, um ser-no-mundo. Ao questionar o que o ser, Giles (1989) esclarece que a resposta heideggeriana j est dada. O ser . Esta a prova da singularidade humana. Ser representa muitos

24

seres, j que em cada indivduo a resposta diferente. Contudo, o Ser est implcito no que e no como , na realidade, no ser-subsistente, na conscincia, no valor, no Sera, e no h (p. 97). a facticidade da existncia. Deve-se colocar a questo do sentido do ser [...] ns nos movemos sempre numa compreenso do ser [...] Ns no sabemos o que diz ser. Mas j quando perguntamos o que ser ns nos mantemos numa compreenso do , sem que possamos fixar conceitualmente o que significa esse . (Heidegger, 1997, p. 31) O Ser-a a preocupao fundamental de Hiedegger. Caracteriza o modo individual de se manifestar. Logo sua essncia vista na existncia. A existncia compreende os diversos modos de ser da essncia. De acordo com Angerami-Camon (2000, p. 16), a angstia do ser , propriamente, a angstia experimentada quando pensamos que nada e ningum poderiam nunca ter vindo existncia ou que tudo ou todos poderiam deixar de existir em um instante. o ser afetado pela possibilidade do nada da existncia, mesmo se sentido um ser-no-mundo real e contemporneo. A questo sempre posta na finitude e na conscincia desse fim. Retomando o conceito do ser-no-mundo, Giles (1989) esclarece que esse ser da existncia tambm um ser-com-os-outros, porque estabelece relaes utilizando objetos e projetos compartilhados por outros ser-no-mundo. A existncia dos outros constitui o Ser-a como possibilidade e realidade. Assim, ser-no-mundo ser familiar do mundo, singular pela individualidade. A individualidade garante ao Ser-a um conceito de mundo prprio, cujas preocupaes giram em torno das possibilidades da prpria existncia. O indivduo organiza seu conceito forma que se encontra localizado no mundo. Analisar os

25

instrumentos que esto na vida cotidiana permite conhecer esse Ser-a provido de toda significao possvel. Giles (1989) mostra que, para Heidegger, a preocupao fundamental para a compreenso a existncia. De acordo com fbula de Goethe, Fausto, preocupao o homem pertence enquanto ele viver. Por isso, a preocupao a qualidade da vida enquanto Ser-a. Mas qual a preocupao do ser? A morte. Por esta via, a angstia se faz presente como manifestao do cuidado do ser com a prpria existncia para impedir que acabe. O conceito de indivduo est sempre sujeito ao fim por meio da morte. A tentativa cotidiana adi-la banalizando. Giles (1989) enfatiza que a morte sempre est presente na existncia humana. E Hiedegger apresenta a impessoalidade como forma de caracterizar a morte algo banal, uma vez que no tem espao na conscincia enquanto elaborao cognitiva. incompreensvel porque o ser no a experimenta. Sempre ser um ente desconhecido. Mesmo que o ser tenha experimentado a quase-morte, ainda no tem claro o conceito de morte, porque um espao diferente daquele vivido pelo ser-nomundo. A morte passa ento a no ter sentido para quem vive. Ela no pertence ao tempo real, mas est presente o tempo todo como uma possibilidade iminente. Martta (2004) refora isso dizendo que dessa incompreenso, a impossibilidade de visualizar um sentido para a morte, surge a angstia. Martta (2004) destaca ainda que Maciel acredita que essa angstia vivida em graus diferentes pelas pessoas e isso vai determinar a perturbao. Heidegger (1997) complementa o contexto da angstia dizendo: [...] angstia tambm no v um aqui e um ali determinados, de onde o ameaador se aproximasse. O que caracteriza o referente da angstia o fato do

26

ameaador no se encontrar em lugar algum [...] Aquilo com que a angstia se angustia o nada que no se revela em parte alguma. (p. 250) E ainda possvel entender que a dinmica deste afeto comum a todos os indivduos, pois a angstia se angustia com o prprio ser-no-mundo (Heidegger, 1997, p. 251). A angstia o que marca a existncia como tal. O indivduo inundado de possibilidades para as quais exige-se responsabilidade. Ser-possvel, poder-ser-nomundo so atribuies desse ser que resulta em ser-livre para a liberdade de assumir e escolher a si mesmo (Heidegger, 1997, p. 252). Segundo Martta (2004), a angstia responde a questo da existncia na medida em que apresenta a morte como possibilidade em uma vivncia temporal e finita. Por isso o homem compreende que existe: porque um dia pode terminar de existir. Logo, a angstia uma tentativa sem sucesso de compreender esse nada exposto pelo trmino da vida dos outros, j que no consegue compreender a prpria morte, o nada de Sartre.

O Ser-para-si, a Liberdade e a Responsabilidade

Jean-Paul Sartre nasceu em 21 de junho de 1905 em Paris. rfo de pai aos dois anos, foi viver com a me e a famlia em La Rochele em 1916. De 1931 a 1942, tem no magistrio a sua atividade profissional. Em 1945, passa a residir em Paris, onde realiza viagens que desagradam tanto os polticos da direita quanto da esquerda. Sartre faleceu em 15 de abril de 1980 na mesma cidade. A filosofia de Sartre baseada em dois eixos principais: liberdade e responsabilidade. O homem nasce livre e por isso deve responder por aquilo que fizer sobre este mundo. Essa responsabilidade envolve toda a humanidade, porque a imagem

27

de homem escolhida envolve outras pessoas do convvio. Tudo se passa como se, para todo homem, toda a humanidade tivesse os olhos postos no que ele faz e se regulasse pelo que ele realiza (Giles, 1989, p. 278). Alm disso, tudo aquilo que me acontece meu; deve-se entender por isso, em primeiro lugar, que estou sempre altura do que me acontece, enquanto homem, pois aquilo que acontece a um homem por outros homens e por ele mesmo no poderia ser seno humano. [...] no h situao inumana; somente pelo medo, pela fuga e pelo recurso a condutas mgicas que irei determinar o inumano, mas esta deciso humana e tenho de assumir total responsabilidade por ela. Mas, alm disso, a situao minha por ser a imagem de minha livre escolha de mim mesmo, e tudo quanto ela me representa meu, nesse sentido de que me representa e me simboliza. (Sartre, 1999, p. 678) Logo, a angstia tratada como uma responsabilidade decisria sobre a qual outros esto envolvidos. Sartre quer dizer que o homem uma srie de empreendimentos que constituem suas relaes (Giles, 1989) e que se caracteriza por um materialismo, visto que a conscincia do ser-para-si se identifica com o corpo (Girola, 2000). O ser que o que deve poder ser o ser que no o que no . Mas, em primeiro lugar, esta negao como todas as demais, vem superfcie do ser pela realidade humana, como demonstramos, e no por uma dialtica prpria do ser. Alm disso, esse princpio s pode denotar somente as relaes do ser com o exterior, uma vez que, justamente, regula as relaes do ser com o que ele no . (Sartre, 1999, p.126) Perguntar sobre o ser revelar o nada da conscincia enquanto nenhum objeto for focalizado. A pretenso da liberdade reencontra o prprio homem na medida em que

28

se v nas escolhas (Giles, 1989). Ao escolher, se depara com a responsabilidade pela escolha, gerando angstia. Ela pressupe uma pluralidade de escolhas que orienta o sentido da vida, o homem projetado fora de si (Girola, 2000). A angstia o modo de ser que escolhe a liberdade como conscincia do ser; est no ser questionando-se a si mesmo, o nada antes da conscincia. Logo, Sartre mostra que a angstia a mudana possvel do projeto inicial de vida (Angerami-Camon, 2000). Portanto, o homem livre, ele pode ou no se questionar sobre o que vai fazer pelo mundo e por si (Martta, 2994, p. 35).

Percebe-se que todos esses autores preocupam-se basicamente com a questo moral do ser-no-mundo enquanto responsvel pela realidade que cria. O aparecimento das novas subjetividades passa pelo questionamento das razes que levam o sujeito psicanaltico a agir. A angstia que o atormenta sinaliza que algumas verdades no esto acessveis.

29

3 A TRAJETRIA DE FREUD

H verdades que dizem E outras que ningum dir. Tenho uma coisa a dizer-te Mas no sei onde est. Fernando Pessoa, Quadras ao Gosto Popular

O conceito de angstia surgiu nos meios cientficos e mdicos na segunda metade do sculo XIX. At ento, a filosofia dominava a descrio e o entendimento, como vimos nos casos dos autores anteriores. Mas foi precisamente Freud quem descreveu a neurose de angstia, diferenciando-a das reflexes filosficas e da neurastenia, esgotamento do sistema nervoso. Em seus estudos iniciais, Freud (1895b/1996) aponta o quadro clnico da neurose de angstia no texto Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma sndrome especfica denominada neurose de angstia: - irritabilidade geral: incapacidade de lidar com excesso de excitao. - expectativa ansiosa: o paciente apresenta uma viso pessimista da vida, preocupa-se excessivamente com a sade, manifesta mania de duvidar e faz questionamentos morais.

30

- ataque ou surto de angstia: seqncia de representaes, distrbio das funes corporais (espasmos do corao, respirao ofegante, suor excessivo, fome). O paciente no se sente vontade. - vertigem: tonteira, fraqueza. - distrbios digestivos: nusea, vmito, fome, diarria, necessidade de urinar. - parestesias: alteraes das funes tteis, formigamentos. Esses sintomas so esclarecidos por Freud (1895a/1996) quando descreve casos clnicos atendidos em sua rotina como mdico. Esses casos esto no mesmo texto e mostram que as experincias que evocam afetos desagradveis podem causar traumas que emergem posteriormente na forma de angstia. Freud (1895a/1996) destaca que na histeria a manifestao da angstia fica clara na medida em que estabelece uma relao direta com os fatos desencadeantes, geralmente acontecidos na infncia. Esses fatos estabelecem os sintomas histricos que so melhor entendidos como resultado de uma excitao somtica no elaborada psiquicamente. A manifestao dos sintomas histricos e, por sua vez, da angstia expressa por eles, fica clara no Caso Katharina (1894). Ela prpria informa a Freud o que sente: falta de ar, presso nos olhos, cabea pesada, tontura, zumbido, presso no peito, garganta apertada, sensao de morte iminente. A seqncia de fatos que antecederam a crise informada a Freud esclarece que A angstia de que Katharina sofria em suas crises era histrica, isto , era uma reproduo da angstia que surgira em conexo com cada um dos traumas sexuais. No comentarei aqui o fato que tenho encontrado regularmente num nmero muito grande de casos a saber, que a mera suspeita de relaes

31

sexuais desperta o afeto de angstia nas pessoas virgens. (Freud, 1895a/1996, p. 160) No Rascunho E, Freud (1894/1996) continua relatando que a angstia manifesta tem relao direta com a vida sexual dos casos analisados por ele. Essas pessoas apresentam grande quantidade de excitao sexual no descarregada, o que origina uma tenso interna liberada na forma de angstia. Seus primeiros escritos apontam a etiologia da angstia na frustrao sexual decorrente de prticas anticoncepcionais que interrompem o orgasmo, de contato sexual insatisfatrio por impotncia ou frigidez ou de perodos de abstinncia em que a necessidade sexual aumentada. Viu-se que a forma da doena, fosse ela neurastenia ou neurose de angstia, mostrava uma relao constante com a natureza do prejuzo sexual. Nos casos tpicos de neurastenia, tratava-se, em geral, de masturbao ou polues freqentes, enquanto, na neurose de angstia, havia fatores como o coitus interruptus, a excitao frustrada e outros, passveis de demonstrar, nos quais o fator da descarga insuficiente da libido produzida parecia ser o elemento comum. Somente depois dessa experincia, fcil de fazer e corroborvel com a freqncia que se desejasse, tive a coragem de reivindicar uma posio privilegiada para as influncias sexuais na etiologia das neuroses. (Freud, 1905/1996, p. 258) Dessa maneira, a angstia a converso dessa tenso sexual somtica no elaborada psiquicamente. O afeto precedente do desejo da prtica sexual permanece sem representao mental e fica sujeito a novas ligaes, muitas vezes incompatveis entre si e com forte tendncia para o sofrimento.

32

Em Moral sexual civilizada e doena nervosa moderna , Freud (1908/1996) adverte sobre as diversas possibilidades de encaminhar o desenvolvimento sexual humano. Comenta que as restries sexuais apresentadas pela moral da era vitoriana, compreendida entre o final do sculo XIX e incio do sculo XX, serviram para incrementar as doenas nervosas nas mulheres que j tinham contrado casamento e para reforar a impotncia nos homens. Por outro lado, comenta que, mesmo guiados por preceitos repressores sexualmente, muitos homens acabaram conhecendo outras modalidades de relaes sexuais, como uso de outras partes corpo ou o homossexualismo, o que justifica a complexidade do assunto e a preocupao de Freud com os destinos destas novas formas de lidar com a sexualidade. A influncia da sexualidade na constituio do sujeito elemento importante na obra de Freud. No caso do pequeno Hans (1909/1996), v-se que o sintoma estabelecido para que o menino no lide com a angstia gerada pela relao afetiva com a me. A fobia e, por conseqncia, a inibio representam a maneira singular que o menino teve para distanciar-se da angstia original e estabelecer um conflito aceitvel e permitido socialmente. O afeto deslocado para outra representao mais insignificante e interditado pela inibio, que tem a funo de estabelecer o recalque. Na Conferncia XXV, A Angstia, Freud (1915a/1996) continua defendendo que o estabelecimento da angstia de d por algum temor ou medo que o sujeito sinta cronicamente, relacionada intimamente com alguma insatisfao ou limitao sexual. Mas Freud (1915a/1996) reconhece neste texto que no consegue discernir como acontece a transformao da libido em angstia. Alm disso, deixa vrias questes em aberto que so respondidas nos anos seguintes, atravs da construo de uma teoria mais slida da angstia.

33

Em 1920, por meio do texto Alm do princpio do prazer, Freud (1996) expe uma nova forma de entender a dinmica psquica e a angstia. Ele entende que no aparelho psquico existe um mecanismo regulador de equilbrio entre as instncias internas e a realidade externa. A compulso repetio tentaria manter constante a quantidade de excitao presente no aparelho psquico e prepararia o sujeito para perigos esperados ou desconhecidos. Esta pulso est a servio do princpio do prazer e informa sobre as permisses do princpio de realidade. Ele tem a necessidade de restaurar um estado anterior de coisas (p. 68). Considerando a importncia do presente assunto e visto que outros tericos contemporneos a Freud tambm faziam investigaes pertinentes, seu texto de 1926, Inibies, Sintomas e Angstia, desenvolvido estimulado por uma reconsiderao prpria a respeito da angstia. Sua tentativa inicial na produo desta obra foi dar explicaes para as proposies assinaladas por Rank em seu livro The Trauma of Birth (1924). Sendo assim, Freud constri seu texto de maneira a mostrar sua evoluo a respeito do entendimento da dinmica da angstia no ser humano. Suas primeiras palavras apontam a distino entre inibio e sintoma, para ento pensar o quadro de angstia. Diferencia a inibio como tentativa de reduzir alguma funo psquica e sintoma como resultado psquico e comportamental de uma modificao de funo, alguma insatisfao que permaneceu em estado latente e precisou ser substituda. A inibio serve para restringir funes do ego ou evitar entrar em conflito com o id ou evitar entrar em conflito com o superego (Freud, 1996, p. 93). J os sintomas so sinais e substitutos da pulso que deseja se manifestar a partir do id. O ego, no tendo fora suficiente para evitar que se manifeste, aceita elementos substitutivos, desenvolvidos a partir de uma cadeia de representaes que acontece no prprio id,

34

inconscientemente. Essa alternativa permite que a pulso seja descarregada temporariamente. Transformando-se em desprazer, mostra ao ego que no existe satisfao completa, seno pela resoluo do conflito original por meio da palavra. Introduzindo a idia de inibio e sintoma, Freud (1926/1996) leva o leitor a se questionar: onde est a angstia nesta dinmica? Na tentativa de explicar sua formulao terica acerca da temtica, os prximos pargrafos ilustram as principais idias sobre o assunto. No captulo IV, Freud (1926/1996) faz referncia ao caso do Pequeno Hans, dentre outros. Neste texto, encontra-se que a angstia a causa do recalque, visto tratarse de eventos que so transformados em seus opostos por uma formao reativa. o medo da castrao que faz com que o Pequeno Hans deixe seus impulsos agressivos recalcados para comportar-se de maneira passiva e amvel. A angstia apresenta-se no receio de ser mordido pelo cavalo, objeto de sua fobia, que representa a figura paterna. Seu impulso agressivo recalcado por meio da fobia, que faz a funo do pai, uma vez que este no se manifestava como interdito na relao do menino com sua me, por quem tem grande apresso. Como o medo da castrao maior que a ambivalncia existente entre o afeto pela me e o impulso hostil pelo pai, a sada substituir o pai por um objeto que o represente e mostrar, nesta relao fbica, a sua angstia neurtica. No captulo V, Freud (1926/1996) confirma a proposio anterior, dizendo que podemos mais claramente reconhecer que a fora motora da defesa o complexo de castrao, e que o que est sendo desviado so as tendncias do complexo edipiano (p. 116). E mais adiante reafirma que em todas as trs (fobias, histeria de converso e neurose obsessiva) a fora motora da oposio do ego , acreditamos, o medo da castrao (p. 123).

35

Essa afirmao tem sua pertinncia considerando, a partir do captulo VII, que o objeto fobgeno do Pequeno Hans serve para evitar o conflito ambivalente em relao ao seu pai e deixar de gerar angstia. A presena paterna motivo de desprazer, e o cavalo serve para controlar o conflito com seu pai, estabelecendo uma substituio dessa relao por meio do cavalo. A concluso disso definida em seguida, quando Freud (1926/1996) afirma que a angstia sentida nas fobias de animais , portanto, uma reao afetiva por parte do ego ao perigo; e o perigo que est sendo assinalado dessa forma o perigo de castrao (p. 126). Um pouco depois, Freud (1926/1996) se refere angstia como uma

alternativa que o ego tem de evitar ou afastar uma situao ameaadora, que o remeta castrao ou possibilidade da perda do objeto amado. Mas no captulo VIII que o conceito da angstia definido com mais clareza e maturidade terica. Freud (1926/1996) considera que o sujeito tem alvio de desprazer por meio de atos de descarga especficos, os sintomas prprios de cada organizao psquica. H um universo de sensaes que pressionam reaes equivalentes. Nas palavras do prprio Freud (1926/1996), temos que a angstia, portanto, um estado especial de desprazer com atos de descarga ao longo de trilhas especficas [...] a ansiedade se acha baseada em um aumento de excitao que, por um lado, produz o carter de desprazer e, por outro, encontra alvio atravs de atos de descarga j mencionados. (p. 132) O sujeito aprende a agir de algumas maneiras e compreende que isso lhe d condies de enfrentar os fatos de sua vida. Contudo, a realidade se apresenta disforme, e alguns episdios podem precipitar grande tenso e angstia. A razo disso est na possibilidade de os traumas se manifestarem por meio de vivncias parecidas com aquelas sofridas originalmente. Toda vez que o mesmo fato traumtico se repete, a

36

mesma quantidade de angstia liberada como reao a uma iminente situao, tanto para o corpo como para o aparelho psquico. Ou seja, a angstia surgiu originalmente como uma reao a um estado de perigo e reproduzida sempre que um estado dessa espcie se repete (Freud, 1926/1996, p. 133). Isto apresenta que a funo da angstia mostrar a possibilidade de ocorrer um perigo que ora pode ser interno, ora pode ser externo, e que pode se reproduzir toda vez que o sujeito viver situaes anlogas s do trauma original. Em alguns momentos de sua presente obra, Freud (1926/1996) retoma a mesma temtica que mereceu citao no final de O Ego e o Id (1923), visto que Rank havia abordado o assunto de maneira singular. Trata-se da angstia do nascimento, prottipo de um estado afetivo de separao que vai se repetir em outros momentos da vida do sujeito, como, por exemplo, na idade escolar. Isto acontece principalmente quando existe a possibilidade da falta do objeto de amor, o objeto materno, associada idia de morte, ao tormento da castrao, ou simplesmente pelo medo da ausncia ou de estar desamparado. O sofrimento das separaes necessrias e inevitveis da vida leva o indivduo estruturao psquica e sua formao enquanto sujeito. Mas, conforme Freud (1926/1996), as modificaes motoras e neuronais que ocorrem no momento do nascimento so justificativas suficientes para provar que a ansiedade sentida naquele momento nada tem haver com o afeto de que se trata aqui. A relao de dependncia e de satisfao das necessidades que existe entre o recmnascido e sua me apresenta a importncia da presena materna, principalmente quando tem de estar afastada. A desagradvel sensao de morte provocada pelo afastamento materno contribui para rememorar a sensao de sufocamento e o esforo para fazer o corao bombear sangue ao pulmo no momento do nascimento.

37

Sobretudo, tem-se clareza de que este estado de desprazer inicial no est diretamente ligado sensao de morte iminente, mas ao afastamento da me provocado pela sada do espao intra-uterino, ou seja, da possibilidade da perda do objeto materno por meio da separao brusca do processo do nascimento. Isto tambm visto em vrias etapas da vida da criana, porm de maneira sutil: no desmame, no engatinhar, no caminhar, no falar, na triangulao edpica, nos primeiros anos escolares, no primeiro emprego, na sada de casa para constituir a prpria famlia. Cada etapa engendra uma maneira prpria de lidar com as separaes, mas todas reproduzem o prottipo original: a perda do objeto amado. essa sensao ou sentimento que confirmam o pensamento de Freud (1926/1996) a respeito das sutilezas da angstia. No podemos achar que a ansiedade tenha qualquer outra funo, afora a de ser um sinal para a evitao de uma situao de perigo (p. 137). O perigo a ser evitado o da perda do objeto enquanto suporte afetivo para satisfazer as necessidades vitais, imprescindveis para o crescimento e desenvolvimento humanos. O ego a sede real da angstia (Freud, 1926/1996, p. 138). Esta a afirmao que garante a classificao da angstia como afeto. Sendo assim, somente o ego pode sentir, porque, no id, afeto e representao so contedos indiferenciados. o ego, com recursos do superego, que organiza o aparelho mental do indivduo a partir do id. Ou seja, o id supe espao de contedos representativos ou afetivos desordenado, semelhante ao caos. a partir das formaes substitutivas que as pulses do id encontram caminho para manifestao no ego. O longo caminho da representao passa pelo aval do superego e das leis sociais, mediadas pelo ego. Freud (1926/1996) reafirma o entendimento anterior dizendo que a angstia um estado afetivo e como tal, naturalmente, s pode ser sentida pelo ego. O id no pode

38

ter angstia como o ego, pois no uma organizao e no pode fazer um julgamento sobre situaes de perigo (p. 139). A angstia como estado afetivo compreende o movimento em que uma quantidade de pulso reservada pelo aparelho psquico para fatos e acontecimentos da vida passada que no foram elaborados psiquicamente ou que no sofreram as descargas adequadas. Em O Mal-estar na civilizao, Freud (1930/1996) retoma a importncia do passado sobre as manifestaes patolgicas e propem, por meio de exemplos concretos, que as lembranas das pessoas permanecem consigo por toda a vida desde que nenhuma doena infecciosa danifique os neurnios. No sendo assim, no seria possvel afirmar que a angstia a reao ao perigo (Freud, 1926/1996, p. 147). Esta colocao complementa a idia original sobre a singularidade humana das manifestaes afetivas e sobre a forma de reagir diante dos perigos. Neste contexto, o registro mnmico exerce papel fundamental. Ele descreve que a culpa e o mal-estar so fundamentais na construo e rememorao da comunidade humana. Ao homem, somente foi permitido viver em sociedade, porque os instintos sexuais foram recalcados. Os desejos restritos pelo superego foram sublimados para que a civilizao pudesse ser enriquecida com o conhecimento nas suas diversas modalidades. por causa da agresso, inerente ao processo evolutivo do homem, que os mecanismos de recalque do aparelho mental so importantes. Os desejos que ensejam culpa por determinao do superego produzem um constante mal-estar. Esta punio mantm as necessidades agressivas latentes e incentivam o sujeito a buscar outras alternativas socialmente aceitveis. Nas palavras de Almeida (2006),

39

Aqui a angstia marca presente. Assim Freud reafirma que todos estariam fadados a sentir culpa, dado que esta seria uma expresso do conflito devido ambivalncia e a eterna luta entre as pulses de vida e de morte. O conflito assim ficaria exposto, em ao, desde que os homens se defrontassem com a tarefa de viverem juntos, e enquanto a comunidade no assumisse outra configurao que no a estrutura familiar. O conflito, dessa forma, estaria fadado a se expressar edipicamente, estabelecendo conscincia e criando o primeiro sentimento de culpa. (p. 25) visto que a participao da memria e do psiquismo no curso da angstia determina os resultados da sade mental do sujeito. A lembrana da situao de perigo que causou o trauma e, por conseqncia, o acmulo da excitao no elaborada apresenta a forma como a angstia vai se manifestar. No captulo XI de Inibies, sintomas e angstia, Freud (1926/1996) enfatiza que o desamparo a situao reconhecida, lembrada e esperada (p. 162). Se no momento original do trauma, o sujeito viveu passivamente, na manifestao da angstia tenta agir ativamente como forma de dominar a experincia desagradvel. Contudo, Freud (1926/1996) segue apresentando duas vias para a manifestao dessa angstia. Expe que um perigo real aquele que ameaa uma pessoa a partir de um objeto externo, e um perigo neurtico aquele que a ameaa a partir de uma exigncia pulsional (p. 162). O primeiro leva o sujeito a experimentar angstia realstica; o segundo, angstia neurtica. Ele explica que, sendo algo, a exigncia pulsional tambm real, porque usa, como defesa, a manifestao somtica. Mas a angstia neurtica, diferente da reao a um perigo externo, acontece por imperfeio do aparelho mental.

40

Enfim, importante ressaltar que a angstia indefinida e com falta de objeto (Freud, 1926/1996, p. 160). No se apresenta claramente, nem define seus objetivos, nem mostra a sua inteno. A razo disso d-se por ser um afeto e alojar-se no Id. Como no teve seus destinos traados adequadamente durante o acontecimento dos fatos originais do trauma, continua se manifestando a fim de encontrar um representante ideativo em que se ligar. A razo disso apontada pelo sofrimento que as experincias traumticas de desamparo reproduzem na vida do sujeito. Logo, a angstia serve para dizer que algo no psiquismo est incorreto ou que est para acontecer um fato que lembra o desamparo prprio deste afeto e previsto pela vivncia passada. Na conferncia XXXII, Freud (1933/1996) revisa o tema da angstia e mostra a sua evoluo terica. Refora ainda que a angstia o afeto sinalizador da vida mental. Alerta sobre situaes, externas ou internas, que representam perigo para o psiquismo e aprova a afirmativa de que o recalque gerado pela angstia. Usando a explicao de Girola (2000), podemos resumir que Na perspectiva da metapsicologia, a angstia adquire toda a sua complexidade. Ela no apenas um deslocamento da libido, quando esta no consegue a satisfao pelo caminho desejado, mas um processo que, por estar relacionado com o recalque, se insere no mago do psiquismo, na encruzilhada entre o ego, as foras do inconsciente, as instncias do superego e aquelas do Princpio de Realidade. Na viso psicanaltica, o ser humano um ser dividido entre foras que atuam em tenso dialtica [...] De um lado, o fechamento narcsico e a agressividade; do outro, a necessidade de ser amado, que leva em direo ao outro e motiva as relaes de objeto.

41

4 A SNDROME DO PNICO

Deixa que um momento pense Que ainda vives ao meu lado... Triste quem por si mesmo Precisa ser enganado! Morto, hei de estar ao teu lado Sem o sentir nem o saber... Mesmo assim, isso me basta Pra ver um bem em morrer. Fernando Pessoa, Quadras ao Gosto Popular

Entendendo que a sndrome do pnico uma das manifestaes patolgicas da contemporaneidade, como afirma Carvalho (2004), importante descrever suas particularidades para compar-la com a angstia, objeto deste estudo. Freud a chamou Neurose de Angstia e somente em 1980, por intermdio do DSM III, pde ser descrito pelos meios mdico e psiquitrico como um transtorno pertencente categoria dos transtornos de ansiedade. De acordo com Trintinaglia (2001), a expresso pnico deriva etimologicamente de panikn, que significa susto ou pavor repetitivo. Diferencia-se da sndrome por representar somente o medo por um motivo real. J a sndrome ou transtorno do pnico marcado por ataques recorrentes, medo do medo ou respostas automticas recorrentes. A tolerncia individual, melhor entendida pela capacidade do ego de lidar com os

42

impulsos agressivos do id e ligada tambm ao enfrentamento das situaes de separao, desamparo ou tristeza, determina o percurso da doena. Os episdios geradores de angstia so marcados como perigosos porque o sujeito tem baixa representao mental, simbolismo ou entendimento geral do que se passa consigo ou das razes que o levam a sentir-se mal. Trintinaglia (2001) escreve, conforme o entendimento psicanaltico, que a angstia (fica) solta (p. 18). Carvalho (2004) tambm rev alguns conceitos psicanalticos e questiona a maneira que o recalcamento da sexualidade infantil, modelo metapsicolgico freudiano, vem sendo feito. Com a idia contempornea da liberao sexual, as restries impostas anteriormente perdem a validade, uma vez que a cultura atual estimula o gozo a qualquer custo. A autora enfatiza que as psicopatologias atuais so marcadas por produo de fantasia diferente da que a histeria clssica apresenta. A sndrome do pnico, portanto, uma forma dessas patologias atuais. Carvalho (2004) descreve que essas patologias so marcadas por dificuldades de simbolizao e refratrias da anlise por associao livre. Trata-se, ento, de uma forma defensiva de reagir aos medos e inseguranas. Neste caso, a relao com a morte e com a vida diretamente proporcional ao desamparo apreendido nas fases iniciais da vida que no foi tratado adequadamente. Outras pessoas reagiriam com depresso, transtornos alimentares, toxicomanias, normopatias, adices (Schwartzman, 2004). Segundo Trintinaglia (2001), o ataque da sndrome do pnico acontece de maneira repentina e inexplicvel. Ele um conjunto de sintomas e fantasias que se associam sensao da morte por manifestar-se de maneira violenta e incompreensvel.

43

O ataque invasivo, sem motivo que justifique a sua manifestao. Ele assusta quem vive o fenmeno, porque mostra no corpo o desfalecimento. Esta a vivncia do puro desespero, uma vez que ningum pode ajudar a suportar este sofrimento. Geralmente est associado ao local ou situao em que aconteceu pela primeira vez. De acordo com Trintinaglia (2001), os episdios posteriores de pnico acontecem porque o sujeito no quer viver a manifestao original. O sujeito passa a evitar os mesmos locais, razes do desencadeamento da sndrome, para evitar os sintomas terrificantes. O desamparo sentido fora da prpria casa (e, por extenso, do lar), resultado de vivncias difceis de perdas na infncia, sendo inerente ao ser humano. Parafraseando Rank, visto que o primeiro desses eventos o prprio nascimento com todos os sintomas da angstia e da sndrome do pnico (Trintinaglia, 2001). A experincia da passagem do tero para o mundo externo imprime no recmnascido o primeiro registro de desamparo. como se estivesse morrendo para nascer. A separao imprescindvel e somente o beb dever fazer isso, amparado pela ajuda dos mdicos e da me. Logo a morte, to marcada pelo sujeito que vive a sndrome do pnico, tambm dever ser enfrentada pessoalmente. A morte o objeto do temor. No tem representao e ningum pode experimentar. Talvez se vive para no morrer. Sendo assim, o temor da prpria vida ou de no viv-la intensamente introduz o sujeito neste percurso de sofrimento e mal-estar. Schwartzman (2004) o define [...] pela ecloso sbita de uma crise aguda na qual a pessoa se v invadida por um grande medo de morrer. O medo considerado justificvel, pela presena de uma profuso de alteraes fsicas (taquicardia, sudorese, tonteira, enjo, alteraes visuais, tremores, sensao de sufocao, etc.), sem nenhuma causa

44

orgnica. freqente que surja uma fobia secundria, cujo contedo a apreenso pela repetio das crises. Elas efetivamente se repetem, sem que a pessoa possa compreender o que as deflagra. O processo acaba resultando numa diminuio geral das atividades, decorrente da considervel concentrao da ateno nos menores sinais indicativos do surgimento de uma crise, e das medidas de proteo contra esse perigo. (p. 134) A etiologia da sndrome remonta aos tempos da infncia, poca em que se concretizaram as dificuldades de romper laos, de lidar com perdas ou de simbolizar angstias. As emoes mal-traduzidas fazem parte de uma histria familiar de desamparo e desconfortos (Trintinaglia, 2001). O sujeito que vive a sndrome do pnico apresente elevada autocrtica, conseqncia da hiperatividade cerebral em decorrncia dos elevados nveis de serotonina e noradrenalina. Muitas interpretaes da realidade, dos perigos e do ambiente so errneas, o que justifica a sensao exacerbada de medo, a tristeza e a depresso. Uma das constataes do sujeito que vive em pnico que a vida finita, denunciada pela impossibilidade de participar da vida, pela perda do interesse pelas coisas do dia-a-dia, pela desvalorizao pessoal, pelo isolamento e medo generalizado e pela insegurana (Trintinaglia, 2001). Porm, a pior das constataes e que abala a sua economia narcisista que eu no posso tudo (p. 46). O desamparo constitui o ncleo da situao de perigo (Trintinaglia, 2001, p. 64). Isto visto tanto em Freud como em Rank. Para eles, o nascimento tem sua importncia na reproduo e gerao da angstia. Contudo no existe acordo sobre a situao prototpica. Mas ambos acordam que a angstia, conseqentemente a sndrome do pnico, surge de uma situao de desamparo ou de perda.

45

Em outras palavras, o pnico um esforo extremo no sentido de capturar o inominvel (a morte, o desamparo, a finitude), situaes que representam o abandono insuportvel: a ausncia do outro. Para suprir esta falta, Trintinaglia (2001) aponta que o remdio colocado no lugar do objeto faltante e passa a ser a extenso do conforto materno, garantindo cuidado, tranqilidade e segurana pessoal. O sujeito estabelece, assim, a mesma relao de dependncia vivida originalmente. Comenta, ainda, que Bion descreve a angstia primitiva como terror sem nome. So as experincias desagradveis que no podem ser entendidas pelo beb. Freud entende que esses registros antecedem o uso da palavra e, portanto, esto ligados preferencialmente pela sensao informada pelos rgos dos sentidos. Logo, a angstia que se manifesta no sujeito atual a reedio do trauma infantil. Sendo assim, visto que o pnico representa a incapacidade de se tolerar a verdade absoluta de que a vida no oferece garantias de sade, de felicidade ou de satisfao. E o desespero a resposta que as pessoas enxergam do sujeito que sofre. De acordo com o DSM IV (1995), os critrios para diagnosticar o transtorno de pnico so os seguintes: Critrios Diagnsticos para F40.0 - 300.01 Transtorno de Pnico Sem Agorafobia (ou F40.01 - 300.21 Transtorno de Pnico Com Agorafobia) A. (1) ou (2): (1) Ataques de Pnico recorrentes e inesperados (2) Pelo menos um dos ataques foi seguido por 1 ms (ou mais) de uma (ou mais) das seguintes caractersticas: (a) preocupao persistente acerca de ter ataques adicionais

46

(b) preocupao acerca das implicaes do ataque ou suas conseqncias (por ex., perder o controle, ter um ataque cardaco, "ficar louco") (c) uma alterao comportamental significativa relacionada aos ataques B. Ausncia de Agorafobia C. Os Ataques de Pnico no se devem aos efeitos fisiolgicos diretos de uma substncia (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condio mdica geral (por ex., hipertireoidismo). D. Os Ataques de Pnico no so melhor explicados por outro transtorno mental, como - Fobia Social (por ex., ocorrendo quando da exposio a situaes sociais temidas), - Fobia Especfica (por ex., ocorrendo quando da exposio a uma situao fbica especfica), - Transtorno Obsessivo-Compulsivo (por ex., quando da exposio sujeira, em algum com uma obsesso de contaminao), - Transtorno de Estresse Ps-Traumtico (por ex., em resposta a estmulos associados a um estressor severo) ou - Transtorno de Ansiedade de Separao (por ex., em resposta a estar afastado do lar ou de parentes queridos). (p. 383-84) Resumindo, os sintomas apresentados so descritos como taquicardia, falta de ar, sufocamento, desconforto no peito, sensao de desmaio, vertigem, nusea, despersonalizao, ondas de calor, tremores, medo de enlouquecer ou medo de morrer. O tratamento baseado em medicamento antidepressivo e ansioltico e psicoterapia. Juntas, as duas alternativas permitem que o sujeito deixe de sofrer pelos efeitos da somatizao e descubra o que gera o desconforto psicolgico da angstia

47

manifesta, entendendo o percurso de sua vida e as influncias que a famlia e a cultura do sujeito contemporneo tm no desenvolvimento de seus prazeres e sofrimentos. A afirmao de que se trata de uma doena comum na contemporaneidade refora o pertencimento a um grupo que sofre do mesmo mal. Isso por si s estabelece o primeiro passo na direo da criao dos vnculos necessrios para o re-equilbrio emocional. O sentimento de estar sendo cuidado gera sensao de conforto e acusa a prpria limitao humana, bem como a necessidade de amar e ser amado (Schwartzman, 1997).

48

5 O RETRATO DO SUJEITO CONTEMPORNEO EM GILLES LIPOVETSKY

Teu carinho, que fingido, D-me o prazer de saber Que ainda no tens esquecido O que o fingir tem de ser. Tens vontade de comprar O que vs s porque o viste. S a tenho de chorar Porque s compro o ser triste. Fernando Pessoa, Quadras ao Gosto Popular

Gilles Lipovetsky nasceu na Frana em 1944. filsofo e professor em Grenoble. Tem preocupao especial, em suas obras, sobre questes da

contemporaneidade, discutindo assuntos como modismo, liberalismo, valores, moral, democracia, famlia, tica. Na sua obra A Sociedade Ps-moralista (2005), apresenta aspectos da sociedade contempornea que se evidenciam nas relaes sociais e nas tendncias de massa. Esclarece que a cultura atual torna pblicas as normas de bem-estar em detrimento das obrigaes do ideal. Na apresentao de Jucemir Machado da Silva, l-se que No crepsculo do dever, nessa poca da tica indolor dos novos tempos democrticos, de acordo com o ttulo deste livro de Gilles Lipovetsky, os

49

valores no desaparecem. Transformam-se. Sacrifica-se a iluso de uma tica absolutamente desinteressada por uma tica capaz de conciliar interesse individual e sociedade. Tem-se, quem sabe, menos altrusmo e mais lucidez eficaz, menos retrica e abstrao e mais prtica. Mudana de paradigma. Lipovetsky (2005) apresenta a sociedade atual considerando a moral, o dever e a tica. A anlise destes elementos denuncia as mudanas que ocorrem no cenrio das relaes humanas, da cultura, do trabalho e da famlia. A cultura individualista que se propaga com a vantagem econmica de criar uma legio de consumidores compulsivos impele a ausncia de uma preocupao com atos de moralidade e ticos. O sentido do dever entra em desuso, pois O processo psmoralista transformou os deveres em relao a si mesmo em direitos subjetivos, e as mximas obrigatrias da virtude em livres opes e conselhos operacionais, a fim de obter o mximo de bem-estar das pessoas (Lipovetsky, 2005, p. 61). Com a ausncia do dever, o sacrifcio no tem importncia para todos que conseguem seus objetivos sem esforos fsicos ou psicolgicos. A sociedade em geral passa a acreditar nas normas indolores, em que no h renncia alguma a si mesmo. Lipovetsky (2005) fala at em fim da era do dever, visto que ao estimular permanentemente os critrios de bem-estar individual, a era do consumo como que aposentou, em seu conjunto, as formas coativas e incisivas da obrigao moral, tornando o ritual do dever algo imprprio para uma cultura materialista e hedonista, baseada na auto-exaltao e no estmulo excitante do prazer de cada minuto [...] Na era ps-moralista, o dever s pode ser expresso em formas amenas: os supermercados, o marketing, o paraso dos lazeres sepultaram a religio das obrigaes. (p. 29)

50

A satisfao dos anseios imediatos tornou-se a forma de viver e o sustento de muitos profissionais que trabalham para criar necessidades nas pessoas. Em nossos meios sociais, rtulos sugestivos e etiquetas atraentes tm mais pblico que as obrigaes morais; a atrao material sobrepuja o dever humanitrio; as necessidades imediatas se sobrepem virtude; o bem-estar, ao Bem (Lipovetsky, 2005, p. 31). A cultura individualista apresenta a decadncia das instituies que garantem a ordem moral social como um fato vitorioso liberdade. A igreja, a escola, os sindicatos e a famlia fazem conhecer o descaso social na formao dos sujeitos, uma vez que j no conseguem imprimir propsitos norteadores de respeito ao ser humano. O individualismo ps-moralista exibido sob duas formas radicalmente antagnicas: uma pela integrao e autonomia; e outra pela revolta e escassez de horizontes. Uma impele em direo aos prazeres imediatos, sejam esses consumistas, sexuais ou de mero passatempo: investimento macio na indstria da pornografia, drogas, perverses sexuais, compulso por objetos ou programas de mdia, exploso de crdito e endividamento domstico [...] acentua o culto individualista do momento-presente, deprecia o valor-trabalho [...] A outra, por sua vez, predispe em favor da gesto racional do tempo e do corpo, do profissionalismo em todos os campos, da busca incessante do acabamento e da perfeio, da sade e da higiene [...] informao pormenorizada [...] Presenciamos a introduo na sociedade de um hedonismo dual: desenfreado e isento de responsabilidades para as novas minorias de massa; prudente e integrador para as maiorias silenciosas. (Lipovetsky, 2005, p. 34) Falando da tendncia de algumas programaes de televiso, Lipovetsky (2005) comenta que paralelamente, o sexo tornou-se um objeto de consumo de massa (p. 37).

51

A liberdade sexual to pregada pelos tempos atuais acusa friamente que o prazer est acima de qualquer ideao moral. prometido que todas as vontades e fantasias podem ser realizadas. Muitos meios de comunicao proliferam esses pensamentos na tentativa de terem boa audincia. Jornais exploram as necessidades de perversos e sadomasoquistas com anncios com retrica insinuante. O direito ao prazer sobrepe a moral sexual e o respeito ao corpo. Por outro lado, Lipovetsky (2005) expe a situao contraditria em que vive a famlia. As separaes entre cnjuges so cada vez mais freqentes. Na grande maioria, as divergncias sexuais tm menos importncia do que a necessidade de respeito, valorizao da fidelidade e a atrao mtua. Ele explica que nosso imaginrio da fidelidade no menos idealista que realista. idealista porque, apesar de tudo, ainda se acredita num ideal de amor que se sobrepe ao desgaste dos anos. realista porque o esforo exigido no visa mais a uma fidelidade eterna. Entende-se por fidelidade ps-moralista uma situao que associa uma vaga esperana do para sempre com a conscincia real do provisrio. (p. 47) E que Simultaneamente, o triunfo da fidelidade caracteriza o desejo de esquivar-se das conseqncias do processo de isolamento vigente. Quanto maiores as possibilidades de escolha, maior a fragmentao social; quanto maior a autonomia subjetiva, tanto mais complexo, exigente e difcil o relacionamento pessoal [...] se coaduna com a angstia da diviso de conscincias, com a aspirao transparncia e comunicao interpessoal. (p. 49)

52

Ou seja, o sujeito passa a ter a liberdade de escolher o melhor para si de maneira aberta e livre, acreditando exclusivamente que as suas escolhas traro mais satisfao e bem-estar. Existem restries ticas, mas com uma moral individual. Lipovetsky (2005) comenta ainda sobre outras possibilidades de escolhas. A morte e o corpo so dois temas explorados. Sobre a morte, analisa que a sociedade atual a v como alvio para as dores em pacientes terminais. J projetado culturalmente que todos tm o direito de no sofrer. Por isso, a morte se enquadra como um dos atos de liberdade em nome da dignidade humana. O sofrimento tornou-se intolervel, pois se acredita que a agonia desumana. Em relao ao prprio corpo, expe que ele se tornou mercadoria. Tudo nele pode ser vendido: a beleza, os rgos, os talentos, o sexo. A supremacia da imagem introduz a utilidade potencial do corpo como satisfao irrestrita, mas de acordo com a prpria moral. Por essa via, entende-se que o uso de drogas, a ingesto de alimentos ou bebidas alcolicas e a aplicao de assessrios so permitidos, desde que no atrapalhem a liberdade alheia. Lipovetsky (2005) confirma isso comentando sobre a incapacidade de altrusmo que fecha os olhos para a solidariedade. Na sociedade atual, o altrusmo apresentado como princpio permanente de vida um valor depreciado, equiparando-se a uma v mutilao da prpria pessoa. A nova era individualista conseguiu a faanha de atrofiar nas conscincias a alta considerao de que desfrutava o ideal altrusta, redimiu o egocentrismo e legitimou o direito de viver s para si. (p. 107) Vive-se na contemporaneidade a cultura do consumo, do narcisismo, do espetculo. Todos procuram parecer ser algo. Os valores da solidariedade e humanidade so desmerecidos, pois no estimulam a divulgao da prpria imagem, ao passo que

53

ser visto como diferente e nico, referenciado pela singularidade e gozado pela satisfao que d aos outros parecem maneiras de continuar sendo lembrado. O vazio que transpassa essa realidade se funde com a fuga pelo sofrimento e pela obscuridade. O sujeito contemporneo evita sentir falta de algo, j que muito pode ser comprado. V-se que a conseqncia disso uma legio de pessoas doentes, estressadas, angustiadas, depressivas, dispostas a no pagar o preo para encontrar a verdadeira felicidade que nasce de hbitos dirios de trabalho, esforo, dedicao, humanidade, respeito. A instituio que mais sofre abalos com esta nova configurao cultural a famlia. Longe de ser um fim em si mesma, a famlia tornou-se uma prtese individualista, uma instituio na qual direitos e aspiraes subjetivas preponderam sobre as obrigaes categricas (Lipovetsky, 2005, p. 139). A soluo para esta realidade social pode estar na educao humana, na difuso do conhecimento, na responsabilizao individual e coletiva, na inteligncia cientfica, poltica e empresarial. O novo sujeito no necessita de suplemento espiritual, mas de educao, trabalho, lazer, sade e responsabilizao pessoal (Lipovetsky, 2005). Trata-se de um prottipo de conjectura baseada no ideal subjetivo de liberdade, demarcada pelos limites humanos do eu no posso tudo, mas tornada realidade pela ao do sujeito de uma contemporaneidade em que h enfrentamento da angstia e superao dos limites sem atalhos.

54

6 OS DESDOBRAMENTOS DA ANGSTIA NA SUBJETIVIDADE CONTEMPORNEA

No conheo melhor cura para toda essa enxurrada de sombras que o conhecimento direto da vida humana corrente, na sua realidade comercial. Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

Nem mesmo anos de rduo estudo e pesquisa saturariam a possibilidade de repensar a angstia manifesta na atualidade. O sujeito contemporneo vive na tangente de seus afetos e evita ser afetado. As constantes tentativas de isolar o sofrimento a qualquer preo apontam a direo das relaes da sociedade dos nossos dias. Retomando o problema de como a angstia se manifesta na contemporaneidade, compreende-se que a nova economia liberal de mercado e de consumo exerce influncia na sade mental. A mdia e a propaganda se encarregam de encaminhar o sujeito necessitado para o objetivo de suas carncias. O sujeito no deseja mais. Simplesmente usa das possibilidades reais para se satisfazer momentaneamente, na tentativa de ser uma experincia plena. O processo no depende de ningum, ou seja, de nenhuma ideologia. Depende somente dos povos cuja expanso econmica, acelerada, magnfica,

mundializada, tem necessidade, para se nutrir, de ver romperem-se as timidezes,

55

os pudores, as barreiras morais, os interditos. Isso a fim de criar populaes de consumidores, vidos de gozo perfeito, sem limite e aditivos. Estamos, doravante, em estado de adio com relao aos objetos. (Melman, 2003, p. 55) Os objetos de consumo esto a servio de satisfazerem os desejos prprios. A perverso da nossa atual cultura privilegia o gozo a qualquer custo. Ela se serve das pessoas tambm como objetos de prazer e desejo, mas descartveis na medida em que no satisfazem mais os prprios anseios. O sujeito est sem referncias, sem qualidades, sem objetivos, sem projetos, sem empolgao, sem opinio sobre a opresso vigente, sem responsabilidade nem mesmo sobre as prprias desgraas, relegado sorte e facilmente conduzido pelo sistema econmico. A solidariedade deixa de existir como alternativa para o desamparo comunitrio e passa a reforar os mecanismos da concorrncia. evidente que tudo isso expe luz do dia novos sujeitos, leva, eu diria, a que o campo da realidade seja ocupado por um homem novo, que eu de bom grado chamaria o homem liberal, sobre o qual a questo ser saber se ser ou no provido de inconsciente [...] Seja o que for, h hoje, na nossa clnica, um homem liberal, um sujeito novo, sem gravidade, cujo sofrimento, claro, vai ser diferente. (Melman, 2005, p. 96) A nova economia psquica representada pelo objeto acessvel, pela felicidade a qualquer preo e pelo cumprimento irrestrito do gozo desenvolve pessoas voltadas exclusivamente para a satisfao completa de seus desejos. Por isso, se v muitas pessoas com tristeza, desassossego, impacincia, agressividade, retratos sintomticos do esforo em fazer lao social numa cultura perversa que privilegia o gozo supremo. A fraqueza pessoal camuflada de potncia por meio da aquisio dos objetos de

56

consumo da economia de mercado, que tambm orienta a nova economia psquica. O Eu passa a necessitar constante afirmao e reconhecimento. Passamos desse regime a um outro, no qual no apenas o desejo no mais recalcado, mas em que so as manifestaes do gozo que dominam que devem dominar. A participao na vida da sociedade, o lao social no passa mais pelo compartilhar um recalque coletivo, o que chamamos os usos e costumes, mas, ao contrrio, por uma reunio numa espcie de festa permanente para a qual cada um convidado. (Melman, 2005, p. 173) Apesar da insistncia do convite em fazer parte da encenao da contemporaneidade, caracterizada principalmente pela demanda da boa imagem e da aparncia, o sujeito presencia o prprio endividamento como resultado do preo que paga pela tentativa de fazer parte desta cultura. Compras mais freqentes e sem sentido fazem parte do oramento mensal. Nada deixa de ser possvel quando uma carta de crdito pode aliviar o peso das contas. a forma que muitas pessoas encontram para mostrar que ainda tm uma dvida a pagar em relao aos desejos que deveriam estar recalcados. Neste contexto, nota-se a manifestao da angstia, singularizada contemporaneamente pelo desamparo social. A produo de mercadorias e o consumismo alteram as percepes no apenas do eu como do mundo exterior ao eu; criam um mundo de espelhos, de imagens insubstanciais, de iluses cada vez mais indistinguveis da realidade. O efeito especular faz do sujeito um objeto; ao mesmo tempo, transforma o mundo dos objetos numa extenso ou projeo do eu. [...] Vive num mundo que no dispe de existncia objetiva ou independente e que parece existir somente para gratificar ou contrariar seus desejos. (Lasch, 1986, p. 22)

57

O sintoma que melhor expressa o sofrimento de no pertencer a esta realidade a sndrome do pnico. o momento em que a palavra no sustenta mais, quando o remorso pelos dbitos mostra que os objetos de desejo no passam de temporria satisfao. quando o discurso em defesa do novo no sustenta a certeza de que o sujeito o mesmo antes e depois dos desejos realizados. A negao do sofrimento e do tempo de espera, como visto em Lipovetsky (2005), confirma que a sociedade no tem mais expectativas em relao ao futuro. O esforo para conquistar objetivos e propsitos de vida deixa seu espao para a rapidez garantida pelos meios que oferecem desejos e informaes instantaneamente. A verdade inacessvel do inconsciente, que sintomatizada pela angstia na sndrome do pnico, torna-se a contradio inadmitida para as certezas da cultura do consumo liberal. Porm, se sabe que nem tudo pode ser representado. A morte, a cena primria (o sexo) e a mulher (enquanto me) so talvez as nicas categorias que podemos considerar irrepresentveis para todos os sujeitos as nicas dimenses nas quais a posio passiva no admite exceo (Kehl, 1998, p. 67). da morte que a sndrome do pnico fala, e a manifestao da angstia est ligada ao irrepresentvel, ao desconhecido, perda da estabilidade. O pnico uma forma de padecimento por desejar as coisas oferecidas pela contemporaneidade, ao mesmo tempo em que a instncia superegica restringe os desejos do sujeito (Menezes, 2006). o ponto alto em que o ser humano atual pode chegar em relao desproteo acometida nesta submisso cultura perversa liberal. Ao mesmo tempo, trata-se de proteo pelas incertezas da vida, como a morte, o destino da vida, a origem dos organismos e prpria razo de estar vivendo este momento contemporneo. [...] essa fantasia (fantasia do anonimato) encaixa-se perfeitamente no todo do sofrimento do pnico, onde domina uma confuso entre estar perdido em um

58

meio onde ningum me conhece e sentir-se solto, em um lugar em que ningum me reconhece. No desamparo da crise, a angstia a de no ser reconhecido como objeto privilegiado de amor. Da a urgncia de voltar para casa, para junto das pessoas mais prximas. (Schwartzman, 1997, p. 92) a idealizao da independncia pessoal, da autonomia, e at mesmo de uma pretenso auto-suficincia, que inspiram as diretrizes de escolha da vida urbana (Schwartzman, 1997, p. 96). Contudo, o que chamado liberdade de escolha no tem a mesma conotao no contexto da cultura liberal. O sujeito contemporneo torna-se escravo, servo do consumismo, e como pagamento vive angustiado, tentando encontrar alguma forma original de continuar vivendo. Ele se submete aos laos sociais entrelaados horizontalmente (entre as pessoas) segundo a lgica vertical (da imposio cultural). a repercusso do desamparo social (Menezes, 2006). Em poca de precria referncia subjetiva, grande oferta de estmulos, declnio da lei, separaes entre casais, famlias desestruturadas, agresses infantis, violncia, existe um consenso entre os pensadores atuais de que h um declnio da funo paterna. Relendo Lacan, de acordo com Roudinesco (1998), a funo paterna a instauradora da lei simblica, fundada na escrita da metfora. A perda do objeto leva a introduzir a frustrao e a privao, alicerada na constatao de que falta algo no furo feito no real. Essa falta a que tenta ser saturada pelo sujeito contemporneo quando interage com a cultura liberal. Assim, pode-se ensaiar a hiptese de constitui-se uma neurose de evitao do vazio, da frustrao e da privao. Porm, a angstia vai encontrando suas formas de se manifestar. por isso que hoje h um crescente aumento da incidncia da sndrome do pnico em funo do desamparo que o individualismo contemporneo produz.

59

Em pocas anteriores, outras manifestaes foram muito claras. Em tempos futuros, a preocupao ser a mesma. Todavia, a angstia jamais ser calada enquanto existir o homem em sociedade. E junto com esse grito, o questionamento sobre o sentido dessa angstia, da vida e da morte. A qualquer um que nos desse ouvidos nos mostrvamos, naturalmente, preparados para sustentar que a morte era o resultado necessrio da vida, que cada um deve natureza uma morte e deve esperar pagar a dvida em suma, que a morte era natural, inegvel e inevitvel. Na realidade, contudo, estvamos habituados a nos comportar como se fosse diferente. Revelvamos uma tendncia inegvel para pr a morte de lado, para elimin-la da vida. Tentvamos silenci-la; na realidade, dispomos at mesmo de um provrbio [em alemo]: pensar em alguma coisa como se fosse a morte. Isto , como se fosse nossa prpria morte, naturalmente. De fato, impossvel imaginar nossa prpria morte e, sempre que tentamos faz-lo, podemos perceber que ainda estamos presentes como espectadores. Por isso, a escola psicanaltica pde aventurar-se a afirmar que no fundo ningum cr em sua prpria morte, ou, dizendo a mesma coisa de outra maneira, que no inconsciente cada um de ns est convencido de sua prpria imortalidade. (Freud, 1915b/1996, p. 299)

60

7 CONSIDERAES FINAIS

Uma angstia, Uma desolao de epiderme da alma, Um deixar cair os braos ao sol-pr do esforo... Renego. Renego tudo. Renego mais que tudo. Renego a gldio e fim todos os Deuses e a negao deles Mas o que que me falta, que sinto faltar-me no estmago E na circulao do sangue? Que tormento vazio me falta no crebro? No: vou existir. Arre! Vou existir. E-xis-tir E- -xis- -tir... Fernando Pessoa, O eu profundo e os outros eus

A proposta deste estudo foi pesquisar o conceito da angstia a partir do referencial psicanaltico e articul-lo com a sndrome do pnico na contemporaneidade. Como objetivo, tentou-se entender como a angstia se manifesta na atualidade e quais as novas subjetividades produzidas por esse processo. Para tanto, descreveu-se a angstia a partir das lnguas antigas e buscou-se a compreenso de alguns filsofos que puderam contribuir de maneira significativa no entendimento do tema. Dentre todos, Heidegger recebe especial importncia por considerar que a questo do ser humano est posta no ser. da incompreenso desse ser-no-mundo que surge a angstia, questionando o que a vida e a morte. Mas seria possvel obter alguma resposta disso, seno hipteses? Ousa-se dizer que o mistrio permeia essas interrogaes filosficas.

61

Em seguida, no captulo trs, o pensamento de Freud foi explorado, referindo-se angstia como um afeto que surge quando uma carga excessiva de excitao produzida no aparelho mental. No desenrolar do texto, percebeu-se que este afeto tem funo especfica e sinaliza a ameaa de um perigo, seja interno ou externo. Este perigo est relacionado com o medo de perder o objeto amado, originalmente a me enquanto mantenedora das necessidades vitais. O sintoma aparece como uma forma de mostrar que algo no aparelho psquico no anda bem. E por isso busca se manifestar de acordo com cada subjetividade. A sndrome do pnico uma dessas formas. A pessoa que vive em pnico sente fortes desconfortos somticos que so intensificados toda vez que o mesmo evento possa se repetir. O sentimento mais intenso o desamparo, oriundo de uma situao de abandono ou frustrao intensa vivida na infncia. O medo da morte aparece como central na representao desse abandono. O pnico mostra que existe angstia inominvel, e que a intensidade emitida pelo transtorno superior a que pode ser suportada pelo sujeito. Revela ainda que o conforto inicial foi desmoronado, dando lugar a uma instabilidade psquica repleta de dvidas e medos. O pequeno Hans tambm sentia-se desconfortado pela culpa do afeto que sentia pela me. Seu pai no exercia a funo da interdio. Sendo assim, o cavalo entra no contexto da angstia como objeto fobgeno. Esta interdio provoca a angstia da castrao e permite que o menino encontre algo a temer: ser devorado, castrado, morto. Isto essencial para entender a angstia em nossos dias. Mas o sujeito contemporneo tem encontrado algumas vias alternativas para evitar o desconforto da angstia e da excluso da cultura atual. Com a disponibilidade crescente de mercadorias de fcil acesso, as compras tornaram-se mais freqentes e

62

menos teis. A forma de se redimir dessa culpa endividando-se em contas e cartes de crdito. Esta a maneira de inserir-se num contexto metafrico de impossibilidade e limite. Durante o desenvolvimento desse trabalho, notou-se que as perspectivas positivas da mudana do sujeito contemporneo so limitadas, uma vez que se visualiza que a concretizao do lao social acontece pela satisfao das necessidades bsicas de conforto, bem-estar, amparo material. o espetculo por meio da imagem. Este sujeito se orienta pelas ofertas imediatas de desejos satisfeitos. Mas a insegurana e o vazio mantm a mesma presso angustiante sobre o aparelho psquico, e o sujeito atual desafiado a encontrar constantes e novos objetos fobgenos ou a desenvolver novas (e antigas) formas psicopatolgicas, dentre as quais est a Sndrome do Pnico. A articulao da angstia com a nova economia psquica passa pela economia liberal da contemporaneidade. No se pode pensar o sujeito atual sem trazer tona os desfechos produzidos por uma economia de mercado perversa. A cultura perversa sabe das manobras para seduzir o sujeito. Entretanto, a permisso dessa relao de servido autorizada pelo convidado da festa. No possvel pensar a angstia e seus desdobramentos sem entender a realidade social. Neste contexto, a famlia tem papel fundamental como fornecedora de amparo, carinho, amor aos filhos que nela nascem. Mas como ela pode amenizar os efeitos das influncias catastrficas da atual cultura perversa? Quais os recursos de que pode dispor para criar filhos ticos e morais? Parece que a resposta caminha na direo de uma nova formulao terica, talvez utpica em tempos to imprevistos.

63

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Almeida, A. de A. (Julho, 2006). A angstia e o mal-estar na contemporaneidade . Acessado dia 03 de abril de 2007 em

http://allandeaguiar.blogspot.com/2006/07/angstia-e-o-mal-estar-na.html. Angerami-Camon, V. A. (Org.). (2000). Angstia e Psicoterapia. So Paulo: Casa do Psiclogo. Aresi, A. (1984). A angstia do homem em busca da felicidade. (7 ed.). So Paulo: Edies Mens Sana. Besset, V. L. (Setembro, 2002). Angstia e desamparo. Revista Mal-estar e Subjetividade, 2(2), 203-215. Boss, M. (1975). Angstia, culpa e libertao: ensaios de psicanlise existencial . (B. Apanoudis, Trad.). So Paulo: Duas Cidades. Carvalho, M. T. M. (2004). Sobre o alcance e os limites do recalcamento nas chamadas psicopatologias da contemporaneidade. Em: Cardoso, M. R. (Org.). Limites. So Paulo: Escuta, pp. 151-165. Christensson, K., Cabrera, T., Christensson, E., Uvnas-Moberg, K. & Winberg, J. (1995). Separation distress call in the human neonate in the absence of maternal body contact. [O choro de angstia da separao do recm-nascido humano na

64

ausncia de contato com o corpo materno. (T. R. Filho, T. S. Toma, Trad.)]. Stockholm: Acta Paediatr, 84, 468-73, ISSN 0803-5253. Ferreira, A. G. (1983). Dicionrio de Latim-portugus. Portugal: Porto. Freud, S. (1894). Rascunho E Como se origina a angstia: Vol I . Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1895a). Estudos sobre a histeria Caso 4: Katharina: Vol. II. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1895b). Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma sndrome especfica denominada neurose de angstia: Vol. III. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1905). Minhas teses sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses: Vol VII. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1908). Moral sexual civilizada e doena nervosa moderna: Vol. IX. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1909). Anlise de uma fobia em menino de cinco anos: Vol. X . Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1915a). Conferncia XXV A angstia: Vol. XVI . Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago.

65

Freud, S. (1915b).

Reflexes para os tempos de guerra: Nossa atitude para com a

morte: Vol. XIV. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1920). Alm do princpio do prazer: Vol. XVIII. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1926). Inibies, sintomas e ansiedade: Vol. XX. Em: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (1996). (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: Imago. Giles, T. R. (1989). Histria do existencialismo e da fenomenologia. So Paulo: EPU. Girola, R. (Junho, 2000). Angstia. Acessado dia 20 de abril de 2007 em Http://rgirola.sites.uol.com.br/Angustia.htm. Hanns, L. (1996). Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago. Heidegger, M. L. (1997). Ser e Tempo. (M. de S. Cavalcanti, Trad.). (V. 1). (6 ed.). Petrpolis: Vozes. Kaufmann, P. (1996). O legado de Freud e Lacan (Dicionrio Enciclopdico de Psicanlise). Rio de Janeiro: J. Zahar. Kehl, M. R. (1998). O irrepresentvel existe? Psicanlise e Literatura: Artes e Ofcios, Associao Psicanaltica de Porto Alegre, 15, 66-74. Koehler, Pe. H. (1960). Pequeno dicionrio escolar latino-portugus. (14 ed.). Porto Alegre: Editora Globo. Laplanche, J., Pontalis, J. B. (1998). Vocabulrio da psicanlise. (P. Tamem, Trad.). (3a ed.). So Paulo: Martins Fontes. Lasch, C. (1986). O mnimo eu. (J. R. M. Filho, Trad). So Paulo: Brasiliense.

66

Lipovetsky, G. (2005). A sociedade ps-moralista: o crepsculo do dever e a tica indolor dos novos tempos democrticos. (A. B. Ara, Trad.). Barueri, SP: Manole. Martta, M. K. (2004). Violncia e angstia. Caxias do Sul, RS: EDUCS. Melman, C. (2003). O homem sem gravidade: gozar a qualquer preo . (S. R. Felgueiras, Trad.). Rio de Janeiro: Companhia de Freud. Roudinesco, E., Plon, M. (1998). Dicionrio de Psicanlise. (V. Ribeiro, L. Magalhes, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Santos, E. S. (Junho, 2005). O conceito de angstia no conceito ps-metafsico. Revista de Filosofia, 17 (20), 45-66. Sartre, J.-P. (1999). O ser e o nada Ensaio de ontologia fenomenolgica. (P. Perdigo, Trad.). (7 Ed.). Petrpolis, RJ: Vozes. Schwartzman, R. S. (1997). Sndrome do pnico: uma escuta psicanaltica. Percurso, 18, 87-97. Schwartzman, R. S. (2004). O conceito de recalcamento e a busca de uma metapsicologia para as novas patologias. Em: Cardoso, M. R. (Org.). Limites. So Paulo: Escuta, pp. 129-150. Sillamy, N. (1998). Dicionrio de psicologia Larousse/Artemed. (F. F. Settineri, Trad.). Porto Alegre: Artmed. Telles, R. da S. (Maro, 2003). As vicissitudes da teoria da angstia na obra freudiana. Revista Mal-estar e Subjetividade, 3 (1), 60-67. Trevisol, J. (2000). Amor, mstica e angstia: mistrios inevitveis da vida humana . So Paulo: Paulinas. Trintinaglia, S. (2001). Sndrome do pnico cenas do corpo. Caxias do Sul: EDUCS.

67

Zimerman, D. E. (2001). Vocabulrio Contemporneo de Psicanlise. Porto Alegre: Artmed.

Outras fontes: American Psychiatric Association. (1995). DSM IV - Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais. (D. Batista, Trad.). (4 Ed.). Porto Alegre: Artes Mdicas. Artes Mdicas. (2000). Edio Eletrnica do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais DSM-IV. (4a ed.). (D. Batista, Trad.). (A. G. Filho, Superv.). Porto Alegre: Autor. Ferreira, A. B. de H. (1999). Novo Aurlio Sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. (3 ed.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Editora Delta S.A. (1972). Enciclopdia Delta Larousse: Vol. I. Rio de Janeiro: autor. Freud, S. (1980). Edio Eletrnica de Freud da Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. (J. Salomo, Org.). Rio de Janeiro: IMAGO. Instituto Antnio Houaiss. (2001). Dicionrio Eletrnico da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Marat, J. C., Riu, A. M. (1996-98). Diccionario de filosofa en CD-ROM. Barcelona: Empresa Editorial Herder S.A., ISBN 84-254-1991-3.

Вам также может понравиться