Вы находитесь на странице: 1из 6

DICAS PARA FORMATAO DO PROJETO DE TRABALHO Fonte: Times New Roman ou Arial fonte 12 (Para todo o texto) Times

es New Roman ou Arial fonte 11 (para citaes longas, notas de rodap e legendas) Pargrafos: sempre recuados 2 cm; Espaamento: Espao 1,5 Para o texto. Um espao 1,5 - Para separar os ttulos das subsees do texto que os precedem e que os sucedem e tambm para separar texto de citao longa. Espao simples Para citaes longas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e tabelas. Um espao simples - Para separar as referncias entre si. A formatao das sees do trabalho deve ficar assim: FORMATAO Maisculas com negrito Maisculas sem negrito Inicial maiscula sem negrito Inicial maiscula e itlico Inicial maiscula, sublinhado

SEO 1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 Seo Terciria 1.1.1.1 Seo Quaternria 1.1.1.1.1 Seo quinria

A numerao separada do ttulo apenas por um espao. No se deve utilizar ponto ou hfen aps a numerao. Ex: 1 INTRODUO (certo); 1 INTRODUO (errado)

Margem Superior: 3 cm Inferior: 2 cm

Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm Paginao

a) A numerao em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, sendo que a partir da folha de rosto as pginas so contadas, mas somente a partir da introduo que deve aparecer o nmero na pgina.

b) A numerao de apndices e anexos, quando utilizados, deve ser contnua do texto principal.

Formatao das citaes:

Quando forem indiretas (o aluno reescreve com suas prprias palavras), basta informar o sobrenome do autor e o ano do livro/artigo) Quando forem diretas (o aluno copiou da mesma forma que est no livro/artigo), preciso informar o autor, o ano e a pgina. Neste caso, se a citao tiver at 3 linhas, deve vir na sequncia do texto entre aspas. Se tiver mais de 3 linhas, deve vir formatada da seguinte maneira: d um espao de 1,5 entre o texto e a citao; recue o texto em 4 cm, formate-o com fonte tamanho 11 e espao simples. Formas de colocar o nome do(s) autor (res) nas citaes:

Se colocar no incio do texto, deixe o nome fora dos parnteses, somente com a inicial maiscula. Ex.: citao indireta: Para Costa Val (1991), um texto uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma funo identificvel num dado jogo de ao sociocomunicativa. Citao direta curta: Bronckart (1999, p. 103) diz que "a apropriao dos gneros um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas humanas" Citao direta longa: Dell Isola (2007, p. 25) postula que
os alunos devem se preparar para compreender a dinmica dos gneros que circulam na sociedade e estarem aptos a interagir com a escrita a que esto familiarizados e com a que no lhes familiar, dada a dinamicidade do discurso.

Agora, se colocar o nome do autor no final do texto, coloque-o dentro dos parnteses, todo em caixa alta. Ex.: citao indireta: nesse contexto que se insere um outro tipo de resumo: o resumo acadmico. Esse subtipo tem a funo de integrar o aluno nas prticas discursivas do meio acadmico (MATNCIO, 2003).

Citao direta curta: Para produzir o resumo acadmico, primeiro necessrio que o aluno compreenda o texto fonte, uma vez que resumir pressupe selecionar macroproposies, relacion-las em funo dos propsitos atribudos ao autor do textobase ou dos propsitos de uma nova proposio. (MATNCIO:2003, p.9). Citao direta longa:
os alunos devem se preparar para compreender a dinmica dos gneros que circulam na sociedade e estarem aptos a interagir com a escrita a que esto familiarizados e com a que no lhes familiar, dada a dinamicidade do discurso.(DELLISOLA, 2007, p. 25)

Todas as palavras e expresses que forem de outra lngua (ingls, francs, latim etc) devem aparecer em itlico. Ex.: apud, et al

Citao de citao: a forma de colocar citao de citao : primeiro coloca o sobrenome do autor da citao, depois coloca os dados do autor do livro/artigo de onde voc retirou a citao.

Ex1 .: Diz Morf (apud KOSIK, 1976, p.148) que uma cincia de fatos puros um absurdo. - Morf o autor da citao e Kosik o autor do livro de onde foi retirada a citao. Ex. 2:
Em um sistema burgus desenvolvido, toda a relao econmica pressupe outras relaes na forma econmica burguesa e, portanto, todo fato ao mesmo tempo um pressuposto; assim efetivamente acontece em todo o sistema orgnico. (MARX apud KOSIK, 1976, p.50).

- Marx o autor da citao que est na pgina 50 do livro de Kosik. Referncias: para auxiliar na elaborao das referncias, h duas sugestes: 1 : software para elaborar referncias: http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/ 2: no site da Biblioteca do unipam: www.biblioteca.unipam.edu.br vocs podem consultar um determinado livro e j pegar a referncia completa deste livro, bastando apenas formatar o sobrenome do autor em caixa alta. Vejam as telas para facilitar: 1 passo: acessar o site e clicar no link consultas escolher direcionada

2 passo: digitar algum dado do material que est procurando:

3 passo: clique em pesquisar e aparecero os livros disponveis na biblioteca, escolha o que lhe interessa e clique no cone da referncia completa:

4 passo: copie a referncia que aparece sem o ISBN do livro e coloque o sobrenome do autor em caixa alta.

Ateno: para referncias de materiais retirados da internet devem-se observar tambm todos os dados (nome do autor, ttulo, data da publicao/postagem etc). Veja um exemplo de artigo retirado da internet: NOVAES, Ana Maria Pires. Fatores de textualidade e gneros discursivos: o resumo acadmico como objeto de ensino em prticas de leitura e produo textual. Disponvel em: <alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/.../COLE_4388.pdf>. Acesso em 20/04/2011. Observao: as referncias devem aparecer em ordem alfabtica, alinhadas esquerda, espaamento simples, separadas entre si por um espao simples. IMPORTANTE: Em caso de mais dvidas, consultem tambm o manual de normalizao de trabalhos cientficos do Unipam disponvel na rea do aluno.

Вам также может понравиться