Вы находитесь на странице: 1из 9

Aprendendo Atravs das Aflies!

(Learning through Afflictions!) Por David Wilkerson 17 de julho de 1995 __________ O salmista escreve: Foi-me bom ter eu passado pela aflio, para que aprendesse os teus decretos (Salmo 119:71). Voc pode ficar pensando, como eu fiquei - que tipo de teologia essa? Seria realmente bom para mim ser afligido? A palavra em hebraico para aflito aqui significa: abatido, perturbado, diminudo, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado. Quando se pe esse significado no versculo, de repente se l: Foi-me bom ter sido abatido, perturbado, diminudo, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado. E tudo com um propsito: para que eu aprendesse os decretos do Senhor! A palavra decretos neste verso quer dizer lei entalhada. O salmista est dizendo: bom que eu tenha passado por todas estas dificuldades - pois neste processo Deus foi entalhando Suas leis e Seus caminhos no meu corao. Bem, verdade que o Senhor permite que as lutas surjam para nos testar. Mas este no o objetivo principal ao permiti-las. Antes, nossas dificuldades e aflies vm para nos ensinar a andar em justia diante dEle. A Bblia nos diz: Muitas so as aflies do justo... (Salmo 34:19). E, segundo o salmista, o objetivo de todas as nossas aflies que aprendamos com elas. Quero lhe dar um exemplo do que eu quero dizer com aprender atravs das aflies. H no muito tempo passei uma semana preparando um sermo intitulado A Insignificncia da Religio Americana. A palavra insignificante quer dizer: esprito mesquinho, corriqueiro. Fiquei inflamado com esse sermo, pronto para faz-lo explodir l do plpito. Porm enquanto trabalhava na mensagem, recebi uma carta de um de nossos casais missionrios, Roland e Heidi Baker. Eles tinham nos escrito a respeito da situao em Moambique, para onde esto se preparando para mudar. Moambique foi relacionada pelas Naes Unidas como uma das naes mais pobres da terra. A situao tem se agravado pela guerra civil longa e sanguinria que h l. A infra-estrutura do pas foi destruda. Estradas, pontes, aldeias, escolas e hospitais foram destrudos por bombas. Pessoas foram selvagemente torturadas e mortas, e muitos milhes delas morreram no conflito. Milhes de outros fugiram como refugiados. Mais de um milho de minas de solo foram colocadas durante a guerra, resultando na maior porcentagem de aleijados e mutilados do mundo. Crianas e adultos tropeam nas minas, e explodem, muitos sendo deixados com um s membro ou dois. Milhares de crianas morrem de malria. E um nmero incontvel de pessoas visto vagueando pelas aldeias enegrecidas e queimadas, andando nuas e morrendo de fome.

H pouco Roland foi de camionete a esse pas sofrido, com um grupo de cristos da frica do Sul. Levavam uma carga de suprimentos, e foi combinado de assistirem uma reunio aquela noite, alm da fronteira. O carro ia rpido, pois sabiam que a fronteira fecharia s cinco horas. Mas cerca de oito quilmetros dela, o carro comeou a falhar e a ir lento. O motorista apertava o acelerador, mas a velocidade do veculo continuava diminuindo. Para tristeza do grupo, viram um carro que estava frente deles, se afastar para longe. Finalmente, chegaram alfndega junto fronteira cerca de dois minutos antes das cinco - e imediatamente o motor morreu. A camionete simplesmente no andava. Todos no carro comearam a pensar: Senhor, porque permites que no assistamos reunio? De repente, os guardas da fronteira comearam a correr, gritando nervosos. Poucos minutos depois aterrissou um helicptero, e um oficial sul africano desceu. Roland se aproximou dele e perguntou o que estava acontecendo. Houve uma exploso do lado de l da fronteira, aqui perto, lhe disse o oficial. Bandidos de uma das faces em guerra explodiram um carro que tinha acabado de chegar. Disseram a Roland que os feridos e os mortos estavam sendo atendidos pelo helicptero - e ele concluiu que estas pessoas que conduziam o carro que estivera frente deles. Se o carro de seu grupo estivesse funcionando direito, eles tambm teriam sido bombardeados. Na manh seguinte, o motorista do grupo de Roland ligou a chave da ignio - e o caminho pegou na hora. Na verdade, ele funcionou otimamente bem o tempo todo em Moambique. Depois de ler toda esta descrio incrvel - e o relato dos sofrimentos - pensei: Como podemos ns, cristos americanos, comparar nossas aflies com as deste povo? Como colocar nossas mgoas e problemas financeiros ao lado deste sofrimento atroz? Nossos problemas parecem to mesquinhos, corriqueiros. verdade que perdemos o jeito toda vez que a coisa encrenca no trabalho. A gente grita: Algum andou falando mal de mim!, O patro acabou comigo! E achamos que o mundo acabou quando as contas do carto de crdito comeam a se acumular. Nunca trabalhei tanto, e continuo afundando. No d para agentar! Muitos crentes comentam sobre suas crises de depresso - do abatimento, da tristeza, da impossibilidade de acabar com essa sensao horrvel. Porm, depois de ler a carta de Baker, pensei: Como se pode comparar depresso com inanio, priso, corpos mutilados, casas incendiadas, familiares assassinados? claro que no se pode comparar. Muitas de nossas assim chamadas aflies podem corretamente serem chamadas de corriqueiras, ou mesquinhas. E me preparei para subir ao plpito de nossa igreja, e abertamente pregar contra os cristos que se concentram em seus problemas emocionais, ou mgoas pessoais. Eu queria atacar os que se dizem afligidos pela depresso, enquanto o resto do mundo sofre atravs de maneiras ignoradas pelos americanos.

Mas a algo me aconteceu. Acordei um dia, e me deparei com algo muito estranho para mim: depresso! Uma melancolia profunda, negra, acabrunhante tinha me atingido. Ficava andando pelo apartamento pensando: O que est havendo? No h razo para isso. Eu nunca havia sentido tanta tristeza, desgosto, medo e autocomiserao. Segundo o dicionrio Webster, essa melancolia o mximo da depresso. um temor to profundo que lhe faz evitar fazer qualquer coisa, ir a qualquer lugar, encontrar qualquer pessoa, ou tomar qualquer deciso. Em resumo: depresso pura e simples. Resolvi tentar dar uma caminhada para acabar com isso. Ento andei trinta e cinco quarteires - mas s piorou. Disse para mim mesmo: Senhor, o que est acontecendo? Quero pregar sobre o quanto a depresso insignificante e mesquinha quando comparada aos problemas de Moambique. No entanto, estou aqui caminhando, me concentrando totalmente na minha depresso! Ao voltar para o apartamento comecei a chorar e no conseguia parar. Eu no sabia porqu estava chorando, mas sabia que no era por motivo corriqueiro. Era vida ou morte! Bradei a Deus com o mximo de voz: Oh, Senhor - que dor terrvel. E no insignificante em absoluto. Ajude-me, livre-me! Mas Deus no me livrou. E olhe, foi bom para mim - porque aprendi com isso! Primeiro, aprendi que no podia subir no plpito e ficar vergastando ningum por causa de sua depresso - pois descobri que depresso no algo banal. Em verdade, nem posso imaginar o quo dolorosa possa ser uma depresso clnica. Eu s havia experimentado por um dia o que muitos cristos tm de suportar por semanas, meses, e at anos. Tambm aprendi que nosso Pai celestial atingido pelo que sentimos em nossas enfermidades, independente de qual seja ela. Seja fome, falta de teto ou depresso, tudo importa para Ele. Ele um Senhor de compaixo interessado em Seus filhos. E est diretamente envolvido conosco, em nossa dor! Compartilho com voc algumas das outras lies que aprendi atravs das aflies:

1. Voc No Consegue, Sozinho, se Safar de Qualquer Aflio - Pois Isso Obra de Deus!

No importa o tipo de problema que voc tenha. Simplesmente no d para voc destrinar a coisa, na sua prpria fora. O segredo para entender como Deus nos livra das aflies estudar como Ele livrou Israel da escravido. A Bblia diz: Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertncia nossa, de ns outros sobre quem os fins dos sculos tm chegado (I Corntios 10:11). Ora, estas cousas se tornaram exemplos para ns... (verso 6). Tudo que sucedeu a Israel - a escravido, o sofrimento, a libertao do Egito - so testemunhos, padres e exemplos para ns hoje. Na verdade, a libertao fsica de Israel representa a libertao espiritual que devemos ver.

Alguma vez voc pensou por que Israel no se levantou em rebelio enquanto escravizado pelo fara? Afinal, ele os forava a produzir tijolos sem a palha; ordenava que seus feitores batessem neles. Por que Israel no resolveu por si fazer algo? Eles certamente tinham os recursos para isso - especialmente depois das dez pragas, quando o Egito foi devastado, se debilitou e ficou gemente. At o fara admitiu: ...o povo dos filhos de Israel mais numeroso e mais forte do que ns (xodo 1:9). No entanto, Israel nunca se levantou em fria, gritando: Chega - acabou a escravido! Vamos acabar com estas correntes odiosas. A razo de Israel nunca haver se rebelado que no conseguiriam faz-lo. Foi Deus quem disse: Desci a fim de livr-los. Era uma obra para Ele fazer por eles! O Senhor disse a Moiss: ...vi a aflio do meu povo, que est no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheo-lhe o sofrimento; ...desci a fim de livr-lo... (xodo 3:7-8). A palavra de Deus diz claramente aqui: Conheo-lhe o sofrimento... Amado, se isso no lhe d conforto na aflio, ento nada dar! O Senhor est dizendo: Sei o que voc est enfrentando, o que est sentindo. Mas essa batalha no sua. O seu exator, o diabo, muito para voc. Por isso, desci a fim de livr-lo! ...eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servido, e vos resgatarei com brao estendido e com grandes manifestaes de julgamento. Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito. E vos levarei... (xodo 6: 6-8). Voc pode tentar o que quiser para se livrar - pode sonhar, planejar e manipular. Mas no fim, Deus diz: Esta obra minha! ...no cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos (Jeremias 10:23). Quando Davi foi contra o gigante, disse: Saber toda esta multido que o Senhor salva, no com espada, nem com lana; porque do Senhor a guerra, e ele vos entregar nas vossas mos (I Samuel 17:47). As escrituras a seguir acrescentam: ...porm no havia espada na mo de Davi (verso 50). Davi no fez a coisa por si prprio. Ele no disse: Eu vou dar o mximo, e fazer isso na minha prpria fora. No - ele sabia que era batalha do Senhor! Caminhamos para o fracasso em qualquer luta, a menos que creiamos que a batalha do Senhor. Isso deve remover de ns toda a presso. Porm, isso significaria que no participamos de nosso livramento? Claro que no! O nosso papel confiar que Deus far o que prometeu. E aqui est a chave para a nossa confiana nEle: ...e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas... (xodo 6:7).

O Senhor est nos dizendo: Vocs leram como que milagrosamente salvei Israel. Eliminei Golias e mostrei que Eu era Deus, para Israel e para Davi. Mas quero ser Deus Todo-Poderoroso para voc! Quero que voc experimente meu maravilhoso livramento, para que possa testificar como eles fizeram. Sou o seu Deus - em sua hora de aflio! Deus sabe que nenhuma de suas aflies insignificante. Lembro-me de uma manchete recente em um dos jornais de Nova York: Amor Violento: Pai Atira no Filho Mais Velho para Salvar o Mais Novo das Drogas. Um pais de trinta e nove anos tinha um filho de vinte anos envolvido com drogas. Claramente, o mais velho estava levando seu irmo de dezesseis anos para fumar maconha. O pai, em desespero diante da situao, pegou um revolver e deu um tiro no peito e na boca do filho mais velho. O homem imediatamente se trancou num quarto, falando de suicdio, com o filho sangrando no cho. O irmo mais jovem rapidamente entrou no quarto e salvou o pai de se matar. Mais tarde, enquanto o filho mais velho se recuperava no hospital, ele se desculpou com o pai: Foi preciso que isso acontecesse, para que eu pudesse despertar. Esse pai em desespero estava em terrvel depresso pois havia perdido um filho para as drogas, e temia perder o outro. A depresso o levou ao ponto de dizer: No d mais para agentar! Isso no insignificante. questo de vida ou morte. Contudo, por favor no me entenda mal. O ponto no que estava certo o pai balear o filho; isso seria absurdo. Antes, quero dizer exatamente o oposto. H real libertao somente no Senhor! Voc no pode tirar a si prprio da depresso. S Deus pode. E Ele deseja fazer isso para voc! Aqui est a lio nmero dois quanto a aprender de nossas aflies:

2. As Aflies Vm Sobre Ns Para Nos Conduzir a Deus!

As aflies nos ensinam a dobrar os joelhos - para clamar ao Senhor em todos nossos problemas e dificuldades. No dia da minha angstia, procuro o Senhor... (Salmo 77:2). Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra (Salmo 119:67). Ele (Manasss), angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou... (2 Crnicas 33:12). Bem sei, Senhor, que os teus juzos so justos e que com fidelidade me afligiste (Salmo 119:75). No ltimo versculo, Davi est dizendo: Senhor, sei porque me afligistes. Vistes que quando tudo estava indo bem, me desviei, fiquei negligente. Ento, permitistes que os problemas viessem sobre mim. Tu sabias que isso faria me ajoelhar, e voltar ao quebrantamento. A minha aflio prova de Tua fidelidade para comigo!

...clamaram, e o seu clamor subiu a Deus (xodo 2:23). O clamor de Israel moveu o corao de Deus. Na verdade, o Senhor tocado toda vez que Seus filhos clamam a Ele na aflio. Precisamos entender algo sobre o corao de Deus: Deus sofre quando ns sofremos! Ele sente a aflio conosco: Em toda a angstia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presena os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixo, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antigidade (Israel 63:9). Toda vez que Israel era afligido, Deus se angustiava junto deles. Mesmo quando Israel pecou contra o Senhor e o sofrimento veio sobre eles, ...se angustiou a sua alma por causa da desgraa de Israel (Isaas 63:9). Conheo muitas pessoas que tiveram de combater terrveis escravides em suas vidas: drogas, lcool, cigarros. A tentao do hbito cruel cria fria a cada dia. Porm, digo a todos eles: Deus est atento! Ele conhece a luta que voc est enfrentando. E s Ele tem o poder para lhe livrar. Em cada batalha Ele est lhe ensinando a correr para a cruz, a clamar por Ele! O Senhor no fica o tempo todo pairando sobre voc, dizendo: Voc est infeliz devido ao que fez. Voc falhou comigo, e agora est pagando o preo. Vou ficar aqui sentado esperando at voc sofrer bastante. A, ento, vou lhe salvar. No - voc no serve a um Deus assim! Voc serve a um Pai amoroso que sente sua dor, no momento em que voc a sente. No importa como voc caiu nessa aflio, Deus sofre com voc. Ele padece ao lhe ver to abatido. E, mais do que nada, Ele deseja lhe salvar. Voc pode estar achando que Deus no lhe est ajudando em nada. Mas Ele ouviu seu clamor - e naquele exato instante, entrou em ao! Quero lhe provar isso: E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus do seu concerto com Abrao, com Isaque, e com Jac; E atentou Deus para os filhos de Israel, e conheceu-os Deus. A palavra conheceu aqui significa, Ele comeou a agir. Deus ouviu seu clamor e comeou a agir em favor deles. Assim que Moiss clamou a Deus no monte Horebe, Deus colocou fogo sobre o arbusto. O que estou querendo dizer aqui? simplesmente que: toda vez que voc se dobra sobre os joelhos, Deus imediatamente entra em ao! Israel no sabia disso, ainda no podiam ver - mas Deus havia assumido o encargo. Quando eles ainda estavam na escravido, chorando, imaginando quando aquilo iria acabar Deus j havia acionado o livramento deles. Ele estava em ao, levantando e preparando um libertador para Israel. Deus tambm lhe ouviu na primeira vez que voc apelou a Ele. E comeou a operar para seu livramento imediatamente. Na realidade, Sua resposta est sendo enviada a voc agora mesmo: Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulaes (Salmo 34:17). Aqui est a lio trs:

3. A Aflio Piora Muito, Um Pouco Antes de Chegar o Livramento!

Deus havia dado a Moiss e a Israel slidas promessas de libertao. Ento Moiss foi at o povo com as boas novas, mostrando-lhes sinais. E as escrituras dizem que eles creram: Foram Moiss e Aro, e ajuntaram todos os ancios dos filhos de Israel, e Aro falou todas as palavras que o Senhor havia dito a Moiss. Fez os sinais perante os olhos do povo, e o povo creu. E quando ouviram que o Senhor havia visitado os filhos de Israel e que tinha visto a sua aflio, inclinaram-se, e o adoraram (xodo 4:29-31). Foi uma ocasio de esperana, de alegria e adorao. Todo mundo gritava Aleluia finalmente estamos livres! Deus ouviu nosso clamor, e acabou com a nossa escravido. Louvado seja Deus! Contudo, o que aconteceu a seguir? As coisas s pioraram! A escravido de Israel se tornou totalmente insuportvel. No recebiam palha para confeccionar tijolos. Agentaram pesados espancamentos dos feitores. E o fara se enfureceu com os lderes de Israel: Saiam daqui. De volta ao trabalho! Moiss no conseguia acreditar na terrvel virada da situao. Ele clamou: Deus, porque estais tratando teu povo desta maneira? Tu no nos libertastes. Em verdade, at piorou. Tu no guardastes Tua palavra. Nada que prometestes est acontecendo! preciso que se entenda: o diabo sabia que a libertao de Israel estava s portas. Ento, voc acha que ele iria ficar sentado e no fazer uma ltima tentativa de fazer o povo de Deus pecar? No! Satans disse para si: Tenho pouco tempo - ento vou lanar o inferno inteiro em cima deles! Vou enfurecer o fara e dar chicotes aos que ordenam as tarefas. Vou derrubar estes israelitas de tanta pancada! A piora da situao de Israel no era obra de Deus. Antes, era Satans correndo furiosamente - apressando-se antes de chegar a hora da libertao. De igual modo, quando Satans lhe v dobrado sobre os joelhos, ele sabe que sua libertao est perto. E ele no fica sentado nos momentos finais antes da chegada da vitria! Em vez disso, ele vai intensificar as tentaes. Ir inflamar as pessoas contra voc. Enviar espritos de mentira para lhe fazerem falsa acusao. Ir lhe mentir, dizendo que Deus retirou de voc Seu Santo Esprito; que voc est pagando por pecados passados. Vai lhe encher de todos os tipos de culpa e condenao. Ento, preciso entender: um diabo enfurecido se agitando contra voc, a maior prova de que a libertao est s portas! Ento, se voc orou, e as coisas foram piorando, comece a se alegrar - pois seu livramento est perto. Moiss no sabia que exatamente no dia seguinte, o Senhor iria pr as mos nesse assunto: Ento disse o Senhor a Moiss: Agora vers o que hei de fazer a Fara. Por causa da minha poderosa mo os deixar ir, por causa da minha poderosa mo os lanar fora da sua terra. Disse mais Deus a Moiss: Eu sou o Senhor (xodo 6:1-2). Deus estava dizendo: No vou lhe decepcionar, Moiss. Lembre-se Quem Eu Sou. Sou o Senhor. Mas Israel estava muito abatido, muito esgotado para crer: Deste modo falou Moiss aos filhos de Israel, mas eles no lhe deram ouvidos, por causa da angstia de esprito e da dura servido(verso 9). O povo estava morto por dentro. Havia desistido, dizendo: J sofremos muito para poder ouvir, Moiss. No agentamos mais nem mensagem de libertao. Isso descreve voc? Voc j foi to massacrado, que chegou no fim da linha? Na igreja, o sermo entra por um ouvido e sai pelo outro? Deus compreende sua situao, amado - e Ele paciente. Ele sabia que breve Israel O veria tratando com os inimigos. E Ele lhe encoraja atravs de Sua palavra: Agente firme! Logo voc Me ver em ao. Voc ser abenoado

e favorecido, enquanto seus inimigos sero atormentados! H uma lio final a ser aprendida com nossas aflies:

4. Voc Est Sendo Afligido Porque Deus Est Operando Sobre Uma Jia!

Oua esta profecia de Isaas: oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada! Eu te construirei com pedras de turquesa, e te fundarei sobre safiras. Farei os teus baluartes de rubis, as tuas portas de jias brilhantes, e todos os teus muros de pedras preciosas. Todos os teus filhos sero ensinados do Senhor, e grande ser a paz de teus filhos. Com retido sers confirmada: A opresso estar longe de ti; j no temers. O terror ser removido; no chegar a ti (Isaas 54:11-14). Que profecia incrvel! As pedras preciosas mencionadas no versculo 12 so jias. E se voc entende de jias, ento sabe que um diamante j foi um pedao de carvo. Foi trabalhado durante anos atravs dos elementos. A palavra de Deus est lhe dizendo: Suas aflies tm o objetivo de lhe transformar em algo belo - algo precioso para Mim! Os baluartes de rubis aqui mencionados so um tipo de quartzo, tornados transparentes pelo fogo. O aspecto de baluartes relaciona-se a olhos ou viso. Deus est dizendo que a confiana nEle durante suas aflies, lhe dar viso clara, discernimento. Permitir que voc veja o invisvel - to claro quanto o cristal! A maioria dos estudiosos cr que a expresso portas de jias brilhantes se compreende melhor como portas de prola. As prolas so formadas de um gro de areia no interior da ostra. O gro injetado com fluido, vai sendo ferido e irritado at que se transforme numa prola. Agora pense em todo os ferimentos, irritaes e frices de sua vida. Voc est sendo polido de um jeito difcil. Contudo, o que Deus est produzindo? Ele est produzindo uma prola! Toda prola uma lembrana de sofrimento, dor, frico. Creio que Isaas fala sobre a beleza de Jesus Cristo nesta passagem. Em outras palavras: a aflio, quando se permite que ela complete sua obra, produz uma pessoa que faz refletir a beleza do carter de Cristo. Nos torna mais e mais como Jesus. Em Apocalipse 21, Joo descreve a cidade santa - ou seja, a igreja remanescente tendo a glria de Deus: O muro era construdo de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro lmpido. Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espcie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcednia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardnica; o sexto, de srdio; o stimo, de crislito; o oitavo, de berilo; o nono, de topzio; o dcimo, de crispraso; o dcimo primeiro, de jacinto; o dcimo segundo, de ametista. As doze portas eram doze prolas: cada uma das portas era uma s prola. A praa da cidade era de ouro puro, como vidro transparente (Apocalipse 21: 18-21). O que so todas estas pedras preciosas? So os aflitos de Deus - agitados pelas tempestades, no confortados pelos homens, mas provados pelo fogo, polidos pela frico, libertos pela f - um remanescente de jias contritas, quebrantadas! Isaas profetizou sobre Cristo: ...Vede, assentei em Sio uma pedra, uma pedra j provada, pedra preciosa de esquina, que est bem firme e fundada... (Isaas 28:16).O significado em grego aqui : pedra provada por sofrimento.

As escrituras dizem que Jesus uma pedra que foi provada. E nada pode ser edificado nesta pedra-fundamental seno outras pedras que foram provadas pelo fogo. Isso fala do carter de Cristo. Todo brilho que emana de ns tem a ver com a resplandescente santidade de Jesus. E as nicas pessoas que conheo que manifestam o carter de Jesus, so aquelas que sofreram. O propsito de Deus nos refinar; transformar-nos em jias preciosas que iro adornar Sua cidade santa que desce dos cus. Nossos olhos devem ser lmpidos, nosso viver deve ser transparente, sem pontos negros, sem confiana na carne mas com apenas raios brilhantes e de santidade. Ento, leiamos nosso versculo base de novo: Foi-me bom ter eu passado pela aflio, para que aprendesse os teus decretos (Salmo 119: 71). Ser que voc se alegra junto comigo com essas palavras agora? Aleluia!

Вам также может понравиться