Вы находитесь на странице: 1из 15

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.

2, Julho-Dezembro de 2012

O PAR NA EXPOSIO UNIVERSAL DE PARIS EM 1889: UM LUGAR NA RETROSPECTIVA DAS HABITAES HUMANAS
THE PAR IN THE PARIS UNIVERSAL EXHIBITION IN 1889: A PLACE IN RETROSPECTIVE HUMAN HABITATIONS

Anna Carolina de Abreu Coelho annacarol45@yahoo.com.br

RESUMO: O artigo pretende refletir as noes de tempo e espao relacionadas Exposio Universal de Paris de 1889, no caso especfico do estado do Par. Essa reflexo se dar por meio da anlise das obras O Par na Exposio Universal de Paris em 1889. Relatrio do Presidente da Comisso, 1890, a maior parte escrita pelo intelectual e poltico Baro de Maraj e da obra Le Brsil em 1889 organizada pelo jornalista Santa-anna Nery. PALAVRAS-CHAVE: Tempo; Espao; Exposio. ABSTRACT: The paper reflects the notions of time and space related to the Paris Universal Exhibition of 1889 in the specific case of Par. This reflection will occur through the analysis of works "Par at the Universal Exposition in Paris in 1889. Report of the Commission President, 1890 written by the most intellectual and political Baron de Maraj and work Le Brsil organized in 1889 by journalist Santa-Anna Nery. KEYWORDS: Time; Space; Exhibition.

O Final do sculo XIX foi poca de um intenso fluxo de mudanas impulsionadas

pelo advento da segunda Revoluo Industrial ou Revoluo Cientfico-Tecnolgica. Esta possibilitou o desenvolvimento de novos potenciais energticos como a eletricidade e os derivados de petrleo. Esse processo ocorria no mundo inteiro, consolidando a unidade global do mercado capitalista, para Nicolau Sevcenko (1998, p.8-15) em nenhum perodo anterior tantas pessoas foram envolvidas de modo to completo, em um rpido e dramtico processo de transformao de seus hbitos cotidianos, suas convices, modos de percepo e at em seus reflexos instintivos.

Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Histria Social da Amaznia (UFPA) com o projeto Teias de Relaes entre a Amaznia e a Europa: Santa-Anna Nery e Gama Abreu. Este artigo faz parte das discusses da disciplina Teoria da Histria sob orientao da Prof. Dr. Magda Ricci. Artigo enviado em: 04/09/2012 e aceito em: 10/12/2012.

98

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

As noes de tempo ligavam-se cada vez mais a uma noo de velocidade no contexto da expanso europeia e norte-americana; que ampliava as escalas de demandas e exportaes avanando de forma acelerada sobre as sociedades tradicionais, incorporando possesses e instilando hbitos novos de consumo e produo. Circulavam tambm ideias de cincia, progresso e civilizao, relacionadas ao positivismo de Augusto Comte, o Darwinismo Social de Spencer e outros tericos que inspiravam as elites brasileiras, voltadas para a Europa e seus ideais cientficos. Estas elites buscavam ao mesmo tempo unir esses pressupostos de civilizao ao conhecimento da cultura brasileira, essa juno era essencial para a formao da identidade nacional, esse grupo formado por homens de letras e homens de cincia ficou conhecido por gerao de 1870. Para Wilma Peres Costa (2006, p.31-32), uma das grandes referncias nos debates intelectuais sobre identidade nacional foi o dialogo com o olhar estrangeiro, especialmente os textos dos viajantes europeus do sculo XIX. Esperava-se dos intelectuais brasileiros a mediao do olhar estrangeiro, polemizando ou incorporando discursos para forjar identidade cultural que dependia da legitimao das potncias europeias. As viagens e exposies internacionais eram fundamentais para a formao dessa identidade, um exemplo dessa importncia pode ser percebida na trajetria do intelectual e poltico Jos Coelho da Gama e Abreu, o Baro de Maraj, que foi governador dos estados do Par e Amazonas e formado na universidade de Coimbra. Ele descreveu suas inmeras viagens na Europa e Oriente no livro Do Amazonas, ao Sena, Nilo, Bhosphoro e Danbio: Apontamentos de Viagem, nesta obra o contato da Amaznia com o exterior por meio das linhas transatlnticas muito elogiado, por trazer novos elementos de prosperidade regio.

As linhas transatlnticas unindo por navegao direta com Lisboa, Liverpool e o Havre, as americanas unindo-o aos Estados Unidos, novos elementos de prosperidade vieram dar a aquela terra, onde j a natureza espargira thesouros, elevando a renda e a riqueza pblica. (ABREU, Jos Coelho da Gama. Do Amazonas ao Sena, Nilo, Bhphoro e Danbio: Apontamentos de Viagem. Lisboa: Typographia Minerva, 1874.p.10).

Conforme Benedict Anderson (1993, p.15) os intelectuais atuariam como artfices de territrios de geografia poltica, traando rotas de estudo e aprendizagem pessoal que podem ser representados na metfora das rotas de peregrinao. Como os fiis que se

99

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

reconhecem membros de um universo comum de crenas e que criam rotas de descoberta espiritual, os intelectuais organizariam tambm suas rotas e comunidades imaginadas como: centros de poder poltico (estatal, municipal, provincial...), locais de estudo (universidades, sociedades, associaes...), locais de produo e distribuio de livros e jornais, ocorrendo tambm deslocamentos geogrficos como parte de sua formao. O governo imperial empenhado no processo formador da identidade permitia um grande nmero de viagens e expedies cientficas estrangeiras, ao mesmo tempo em que os intelectuais brasileiros muitas vezes formavam-se no exterior, participavam de viagens, de eventos e exposies cientficas e comerciais. Criavam-se ento teias de relaes intelectuais, nas quais essas peregrinaes nas rotas culturais e uma ao de engajamento no processo de formao de novos estados-naes como o Brasil, eram essenciais para que se pudesse obter reconhecimento pblico, tendo suas obras publicadas pela imprensa oficial ou adentrar na carreira poltica. A comunicao entre diversos mundos e a consequente diminuio das distancias em um breve momento de festividade, as trocas simblicas e materiais eram essenciais para a projeo de um futuro, sendo uma particularidade das exposies internacionais. Em algumas exposies, era montado um pavilho, no qual se expunham os produtos considerados mais significativos como amostra da riqueza do pas, era comum a elaborao de material bibliogrfico com informaes variadas sobre geologia, histria, economia, produo artstica, populao e muitos outros temas. A respeito desses pavilhes Heloisa Barbuy (1996, p. 211-212) comenta que as exposies internacionais representavam a mundializao e as redes de trocas entre os pases:
O prprio fato de se fazer este tipo de representao correspondia a que, em funo da expanso capitalista, o mundo estava, agora, todo ligado em redes de interdependncia econmica. Tornava-se um s e assim era representado nas exposies universais, apenas que totalmente edulcorado, claro, como um mundo ideal. E estas representaes eram feitas o mais materialmente possvel, isto , fisicamente construdas, tridimensionais, palpveis e visveis, em forma de exposies.

Essa afirmao de Heloisa Barbuy pode ser notada no discurso do Baro do Maraj, delegado do estado do Par em na Exposio Universal de Paris em 1889, no relatrio expunha que a indstria em todos os seus ramos, precisa de ar e luz, que por conquista da civilizao moderna so dados nas exposies universais, pontos de reunio

100

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

de todos os povos (p.8). As exposies surgem nessa narrativa como um espao de encontro da civilidade, de certa forma uma representao do mundo, onde a indstria mundial se nutriria dos elementos essenciais. J o tempo mencionado no relatrio era o do acontecimento efmero a festa do progresso sendo que a inteno da comisso era a de: conseguir que o Par fosse dignamente apresentado na grande festa do progresso e civilizao do mundo, a Exposio Universal de Paris (p.1). A participao do Brasil na Exposio de 1889 teve um significado especial por ser um momento onde a elite monarquista vivia grave crise e, talvez para minimizar as crticas, procurava apresentar no exterior uma imagem dos avanos conquistados durante o segundo reinado. Para Pesavento (1997, p.14) as exposies funcionavam como:
sntese e exteriorizao da modernidade dos novos tempos e como vitrina de exibio dos inventos e mercadorias postos disposio do mundo pelo sistema de fbrica. No papel de arautos da ordem burguesa, tiveram o carter pedaggico de efeito demonstrao das crenas e virtudes do progresso, da produtividade, da disciplina do trabalho, do tempo til, das possibilidades redentoras da tcnica.

Essas vitrines funcionavam como uma simulao do mundo, os pavilhes dos pases eram uma representao do melhor de si para o outro, sendo sua expectativa sempre o futuro, o progresso. Mas, essa projeo de si num futuro de progresso encontrava-se muitas vezes envolvida em uma complexa significao das memrias temporais ao pretender a demonstrao do tempo til como exteriorizao do moderno.

Expectativas do Brasil na Exposio Universal de Paris em 1889


O grupo que pretendia o futuro tambm estava ligado a uma noo de continuidade e memria, pois tanto o Sindicato do Comit Franco-Brasileiro25, quanto a comisso responsvel pela exposio brasileira, buscavam manter e defender o imprio, tencionando apresentar uma imagem adequada as perspectivas de progresso e civilidade presente na Exposio Universal. E muito relevante mencionar que a exposio de 1889

O Sindicato do Comit Franco Brasileiro foi responsvel pela publicao das obras Le Brsil em 1889 e Guide L migrant ao Brsil e era formado pelos seguintes membros: Presidente: M.E. Loudelet; Vice presidentes: Siva Prado e Souza Dantas; Secretrio Geral: Amde Prince; Secretrios: M.A. Benouist dEtiveaude e Adolphe Klingelhefer; Tesoureiro: M.C.F. de Almeida. Comisso de Publ icidade: Presidente: Souza Dantas; Membros: Baro d Abuquerque, Baro dEstrella, Silva Prado e Santa -Anna Nery.
25

101

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

era uma festividade que rememorava nada menos do que um sculo da revoluo francesa. Segundo Le Goff (1994), o tempo das festas um tempo cclico (de retorno a um acontecimento) sendo que o sculo seria um marco desses ciclos. Assim o simbolismo do centenrio algo muito significativo, porm essa memria, esse retorno Revoluo, era delicado para o imprio brasileiro, pois, evocava a derrubada da monarquia absolutista sendo antes de tudo um smbolo de liberdade. No podemos esquecer que o ano de 1889 foi o ano do fim da monarquia brasileira, sendo justamente a revoluo francesa a maior inspirao simblica para os republicanos brasileiros. O governo brasileiro no foi o organizador da exposio, apenas apoiou o Sindicato Franco Brasileiro na organizao do evento, isso poderia, entre outras coisas, estar relacionado com um mal estar diante da simbologia da Revoluo. No momento da exposio houve o lanamento de obras como Le Brsil em 1889 e Guide de l migrant ao Brsil, organizadas pelo jornalista paraense Frederico Jos de Santaanna Nery, especialmente para o evento. Nesse momento de fragilidade poltica esses livros procuram ressaltar uma imagem positiva e atraente tanto a investidores quanto a futuros migrantes. Na obra Le Brsil (1889, p.10-11) Santa-anna Nery explicava os objetivos do Brasil na Exposio Universal:
O Brasil no quis apresentar-se em Paris, no momento do centenrio da Revoluo Francesa, sem trazer uma prova evidente de seu respeito verdadeiro pelos Direitos do Homem e de seus progressos na liberdade [...] Em 1889, ele vem mostrando sua bandeira verde e ouro de onde desapareceu a mancha negra da escravido. Ele traz uma Bastilha destruda, e a libertao de mais de um milho de homens. Ele traz uma Revoluo feita ontem, e que no derramou seno lgrimas de reconhecimento.

O futuro de incluso econmica e social entre as grandes naes estaria fundamentado, conforme o trecho da obra acima, nos diversos progressos conquistados pelo pas, em especial a libertao dos escravos, esse fato pautaria a participao do Brasil na Exposio Universal. A escravido era percebida por Santa-Anna Nery como uma mancha na bandeira brasileira, por isso, as transformaes trazidas pela lei urea de 1888 seriam profundas e prova incontestvel do respeito que o governo brasileiro teria aos Direitos do Homem e liberdade. relevante mencionar que a escravido era um

102

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

ponto extremamente negativo imagem do Brasil no exterior, a autora Marie-Jo Ferreira (2003, p.50) menciona que na Frana, durante o fim do sculo XIX, circulavam em peridicos diversas crticas ao Brasil que se concentravam em dois eixos: a persistncia da escravido e a manuteno do regime monrquico. Por isso o Brasil exibiria aos pases presentes na Exposio a sua queda da bastilha, e Santa-anna Nery tecia em seu discurso um elo entre o imprio brasileiro e a memria da Revoluo, onde desapareciam os conflitos e as divergncias relacionados ao fim da escravido. E importante mencionar que a comisso do Par compartilhava desse discurso trazendo para o evento um quadro alegrico da Lei urea. Em relao ao espao do Brasil na Exposio Universal, o arquiteto que idealizou o projeto foi escolhido em um sistema de concurso. Esta seleo possua critrios bem livres: o prdio deveria ressaltar as riquezas vegetais e minerais do imprio. O vencedor foi o arquiteto francs Louis Dauvergne, que se tornou um dos membros do comit Franco-Brasileiro para a exposio. O Pavilho Brasileiro foi construdo em estilo espanhol com estrutura quadrada e profuso de arcos com uma estufa, lago e quiosque para degustao de bebidas. Esse Pavilho foi descrito dessa forma em O Par na Exposio Universal de Paris em 1889 (p.16-17):
A exposio brasileira compunha-se de um pavilho cobrindo uma superfcie de 4000 metros quadrados, divididos em trs pavimentos, conforme os planos de Louiz Dauwergne, uma galeria aberta que ligava o pavilho com a estufa que era formada por um pavilho octogonal de ferro e vidro e trs espaos formando nichos cobertos por cpulas. Com o fim de estender quanto o possvel nosso commrcio do caf, foi creado um anexo destinado degustao o qual foi offerecido ao pblico por 10 centimos. (...) Um pequeno lago, contguo a estas construes, entre outras plantas mostrava o explendor da Victria Rgia (do Amazonas) e uma gruta imitando uma abboda natural.

De acordo com Barbuy (1996), os maiores destaques do pavilho brasileiro teriam sido a estufa e uma bela vitria-rgia cultivada no Champ de Mars, a planta amaznica teria provocado comentrios entusiasmados de diversos cronistas. Prximo ao laguinho com a vitria-rgia havia um quiosque para degustao de caf, cachaa e diversos licores de frutas. Percebemos que a natureza foi um dos trunfos da exposio brasileira que procurava seduzir os olhares estrangeiros pelo exotismo da selva em miniatura, a natureza domesticada para deleite dos visitantes da exposio. A pretenso do progresso, que deveria vir no futuro, se daria tambm pelo uso e controle dos recursos naturais. Usava-se a floresta como um chamariz para um dos grandes projetos de civilizao do imprio: a imigrao estrangeira. Afinal no seria por nada, que o

103

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

lanamento do Guia do Imigrante ocorresse no momento dessa exposio, a estufa e o laguinho eram uma espcie de discurso visual de controle dos recursos naturais que poderiam estimular o interesse dos estrangeiros pelo pas.

Muito longe do Pavilho Brasileiro: O Par na Casa Inca


O Brasil durante o imprio participou de diversos desses eventos como as exposies de: 1862 (Londres), 1867 (Paris), 1873 (Viena), 1876 (Filadlfia) e 1889 (Paris); os estados brasileiros organizavam-se bastante para afirmar-se em mbito nacional e internacional. Os intelectuais amaznicos encontravam mais dificuldades nesse processo, pois seu territrio era para a gerao de 1870, segundo Aldrin Figueiredo (2008, p.35), uma regio distante do meio intelectual, mas muito avultada para ser esquecida por completo, sendo um territrio includo e excludo a todo o momento nas ideias desses literatos, percebido como um territrio etnicamente degenerado devido s misturas raciais com uma grande predominncia indgena e uma minoria negra. Mesmo assim e talvez como uma forma de contrapor essas dificuldades, os estados do Par e Amazonas participaram de diversas exposies internacionais no intuito de forjarem uma boa imagem no mercado nacional e internacional. Um desses eventos importantes foi a Exposio Universal de Paris de 1889. Buscaremos refletir um pouco a respeito da participao do estado do Par nesta festa do progresso. Primeiramente, o lugar coube ao Par no estava localizado no Pavilho Brasileiro, e sim...
(....) Alm destas construes e bem distante delas, na parte occupada pelos monumentos histricos da habitao humana se encontrava a habitao amaznica, primitivamente destinada a um Pavilho dos Incas, depois aproveitada para uma exposio de dolos, monumentos, vesturios e utenslios dos nossos selvagens do Amazonas. (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889. p.17)

Mas porque o estado do Par estava to distante do Pavilho Brasileiro? A existncia de um pavilho ou "palais de l'Amazone" foi inicialmente destinado a um pavilho dos incas e toda a exposio foi montada de forma improvisada, pois, no havia uma quantidade suficiente de objetos para a montagem da exposio inca, Gama Abreu descreve a situao dessa forma (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889, p.28):

104

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

Resta-me falar do Pavilho ou Casa Amaznica, que s na ltima hora tomou esse nome, pois em princpio era o nome do Templo dos Incas que lhe fora dado, mas no tendo podido alcanar monumentos relativos ao domnio inca com que fosse dada uma ideia de sua civilizao e costumes, na exposio da habitao humana tentada por Mr. Garnier foi solicitado (.....) aquela construo nella expor os objetos que possua o conselheiro Ladislau Netto aceitou essa tarefa, e com os objetos colhidos em diversas Provncias e alguns do Museu do Rio de Janeiro, outros mandados por SantAnna Nery, e finalmente pela comisso do Par foi possvel executar uma exposio Prhistrica e tambm da actualidade que offereceu grande interesse aos anthropologistas e os apaixonados das etnographias.

O espao da Amaznia localizava-se na exposio organizada por Garnier (arquiteto da pera de Paris) intitulada Exposio Retrospectiva da Habitao Humana. Essa exposio buscava retratar os tipos de habitaes humanas da Pr-histria ao Renascimento, sendo que havia uma caminhada natural das habitaes em direo luz e ou conforto, para tal finalidade foram construdos modelos em tamanho quase natural que totalizavam quarenta e quatro construes, organizados em trs grupos: Perodo Prhistrico, Perodo Histrico e Civilizaes Isoladas. O primeiro problema para os participantes da comisso do Par era o fato de no ter um espao, a priori isso poderia ser at mais grave para a comisso do Amazonas diante do investimento de 150 mil francos para estar na exposio. Essa situao foi de certa forma resolvida por meio dos contatos da Comisso Brasileira em Paris. Segundo o relatrio de Gama Abreu, o jornalista paraense Santa-anna Nery teve bastante influncia na organizao dessa exposio inclusive doando diversos itens de sua coleo. Nesse trecho Gama Abreu se refere aos servios prestados pelo jornalista especificamente ao Par e o Amazonas (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889 p.22):
Pede a justia que entre os membros do commissariado distinga um pelos seus servios prestados ao Brazil, e especialmente ao Par e Amazonas; refiro-me ao sr. SantAnna Nery, que pelo seu trabalho incessante j na imprensa, publicando o seu jornal Amrica, para o que no poucos sacrifcios se impe, j por diversas publicaes como o Guia do Emigrante, escrito em totalidade por ele, e o bello livro O Brasil em 1889

O intelectual paraense, atuante na formao da identidade nacional por meio da organizao de obras de propaganda como Le Brsil, demonstrava uma preocupao tambm com a imagem da sua prpria regio em momentos de encontros internacionais. Essa caracterstica era comum no processo de formao de uma identidade nacional,

105

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

muitos intelectuais criavam conceitos para explicar o Brasil, fundamentados em caractersticas inerentes s regies em que viviam como Jos Verssimo, Nina Rodrigues e Silvio Romero que ao escreverem sobre o pas acabaram, por ressaltar caractersticas de suas regies de origem e o prprio Santa-Anna Nery que na sua obra sobre folclore brasileiro discorre muito mais sobre a regio amaznica do que as outras. Ainda no sabendo que lugar lhes estaria destinado neste simulacro do espaotempo da Exposio Universal de 1889, a comisso paraense via com grande expectativa a participao num evento desse porte. O Par iniciou os preparativos para a exposio no ano de 1888 e o material foi enviado para a Frana no vapor Amazonense n2, constava principalmente de produtos extrados diretamente da floresta como: guaran, louro, mirity, sementes diversas, ltex, aturi, cupuau e fibras vegetais. Haviam tambm produtos beneficiados como o vinho, aguardente de caju e farinha e peas relacionadas a cultura do estado como dolos produzidos por indgenas (cermica marajoara), cuias pintadas e dois quadros um produzido com folhas douradas e prateadas e o outro sobre a lei urea (mencionado anteriormente). O Par e o Amazonas compartilhavam uma Casa Amaznica improvisada e localizada no grupo das Civilizaes Isoladas, em um sub-grupo que possua trs modelos de habitaes das Populaes Indgenas da Amrica dividida em trs habitaes: a dos "peles-vermelhas", a dos astecas e a dos incas. A Casa Inca foi o local onde foi organizada a exposio que era composta principalmente por
Os productos cermicos dos nossos indgenas da ilha de Maraj; o grupamento fora feito pelo sr. Ladislau Netto que reuniu o que possua ao que por outros brazileiros lhe foi facultado, especialmente pelo Sr. SantAnna Nery, era neste pavilho que chamou a ateno dos estudiosos a cabea mumificada de um ndio do Alto Amazonas que me fora mandada. (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889, p.12)

O espao bem distante do pavilho brasileiro foi o local da regio amaznica. Pensemos primeiro, que esse espao no estava ligado ao futuro e sim ao passado, o local era uma representao do passado humano, uma exposio que tentava reproduzir moradias de sociedades consideradas primitivas ou longnquas no tempo e no espao. Pois, foi classificada: 1- dentro das Civilizaes Isoladas 2- entre a das populaes indgenas da Amrica 3- na Casa Inca. Segundo Barbuy (1996), em toda a documentao brasileira, inclusive no catlogo oficial do Brasil L'Empire du Brsil 1889 denomina-se o prdio da Casa Inca como

106

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

"Pavilho da Amaznia". Entretanto, a autora comenta que na documentao francesa inexiste esta nomenclatura, parte o Guide bleu (1889: 173L) menciona entre aspas um "palais de l'Amazone". A exposio de Ladislau Netto era citada sempre como uma exibio organizada na Casa Inca da Exposio Retrospectiva da Habitao Humana. As possibilidades elencadas por Heloisa Barbuy para que os brasileiros chamassem a exposio de Pavilho da Amaznia seriam: os 150 mil francos destinados pelo governo do Amazonas para ter um lugar especial na Exposio de Paris em 1889; a inapropriao da Casa Inca para uma exposio sobre os ndios da Amaznia; ufanismo ou mesmo para atribuir mais importncia exposio. Solucionado o problema com a criao de um pavilho amaznico em uma importante exposio organizada por Garnier; talvez tenha sido um pouco problemtico o fato das comisses do Par e Amazonas terem de compartilhar o mesmo pavilho. As exposies mostravam-se um palco perfeito para intrigas e competies entre os estados e entre pases, porm, a elite intelectual amaznica acabou se unindo nesse momento, talvez por compartilhar os mesmos valores, afinal, seus problemas eram prximos e ambas pretendiam fazer uma boa apresentao em Paris. O principal problema relacionado a essas intrigas, apontado por Gama Abreu era entre a Amaznia e os membros da comisso brasileira. Algumas das situaes elencadas pelo Baro foram: 1- os vinhos amaznicos foram considerados de baixa qualidade diante dos outros estados do pas; 2- um quadro feito com folhas prateadas e douradas levado pela comisso do Par no teria sido bem recebido. Segundo o Baro de Maraj o quadro ficou escondido durante quase toda a exposio tendo somente no final do evento recebido uma meno honrosa, assim o delegado do Par exps sua insatisfao: esforcei-me para obter para elle uma distinco maior do que aquela que alcanou, mas os productos das regies amaznicas acharam fracos defensores da maioria dos membros brasileiros do commissariado, excepo feita do Dr. SantAnna Nery (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889, p.22). O organizador da exposio na Casa Inca foi Ladislau Netto, experiente como diretor do Museu nacional organizou a exposio sobre sociedades indgenas da Amaznia sendo que a inteno era fazer uma exposio Pr-histrica e tambm da actualidade que offereceu grande interesse aos anthropologistas e os apaixonados das etnographias. De acordo com Schwarcz (1993, p. 68-71) a partir do sculo XIX foram

107

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

criados museus etnogrficos, estes dedicavam- se coleo, preservao, exibio, estudo e interpretao de objetos materiais provenientes principalmente do Novo Mundo e Oriente. A busca era em salvar da extino os vestgios do passado preservando-os nos museus, estes eram considerados os locais mais adequados para tal finalidade. O Museu Nacional teria tido um desenvolvimento de uma estrutura semelhante ao dos museus estrangeiros com as administraes de Ladislau Netto e Batista Lacerda. Um espao foi conquistado, mas ele estava no passado humano ou de sociedades que de to isoladas ainda viviam como se houvessem congelado no tempo. Resumidamente a Amaznia estava na Pr-histria e sua representao era a indgena os intelectuais paraenses encontravam a imagem a qual eram percebidos: a imagem do selvagem. A imagem do ndio26 foi muito usada pelos intelectuais brasileiros que seguiam a esttica do romantismo como um smbolo da nao, lembrando a gnese de pureza e nobreza do encontro das raas, j nos fins do XIX h uma mudana nessa imagtica devido as vigentes teorias raciais que consideravam em geral duas explicaes para a origem da humanidade: o poligenismo (que considerava vrios pontos de origem racial que teve grande influncia nos estudos antropolgicos); e o monogenismo (que considerava uma nica origem para a humanidade, porm, com graus diferentes de evoluo, essa teoria influenciou muito os estudos etnogrficos). Para os estados da Amaznia o ndio e o caboclo eram imagens a serem evitadas diante de outros estados e tambm de outros pases, a imagem que se pretendia era a da civilidade (futuro) e no o do selvagem (passado). Conforme o relatrio a inteno da comisso do Par era a de conseguir que o Par fosse dignamente apresentado na grande festa do progresso e civilizao do mundo, a Exposio Universal de Paris, ou seja, a inteno era o progresso e a civilidade e no o passado da Retrospectiva das Habitaes Humanas. Mesmo assim, a imagem indgena era uma das mais importantes representaes relacionada ao Par e ao Amazonas, isto possvel de se perceber nos objetos que foram o principal destaque da exposio: Os objetos que mais chamavam a ateno eram, pelo

26

Sobre a imagem do ndio no sculo XIX ver em PORTO ALEGRE, Maria. Imagem e representao do ndio no sculo XIX. In: ndios do Brasil. (org) DONIZETE, Luis. So Paulo: Secretria Municipal de Cultura, 2000. E a respeito das teorias raciais ver em SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas. So Paulo: Companhia das Letras, 1993

108

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

valor scientifico, o vaso pintado achado em Maraj, e pela variedade e perfeio da execuo a cabea mumificada que viera do Par, pertencendo a uma tribo amaznica (O Par na Exposio Universal de Paris em 1889p.22). Nesse sentido, a exposio do Pavilho Amaznico relaciona-se com o que Michel de Certau, Dominique Julia e Jaques Revel (1995, p.56) comentaram a respeito do interesse dos letrados pela cultura popular durante a belle poque do folclore francs (perodo da III Repblica):
Os estudos desde ento consagrados a essa literatura tornaram-se possveis pelo gesto que a retira do povo e a reserva aos letrados ou amadores. Do mesmo modo, no surpreendem que a julguem em vias de extino, que se dediquem agora a preservar as runas, ou que vejam a tranquilidade de um aqum da histria, o horizonte de uma natureza ou de um paraso perdido.

No final do sculo XIX enquanto a Frana representava para o Brasil um modelo de civilidade e modernidade, o imaginrio francs sobre o Brasil estava ligado intrinsecamente floresta, aos seus habitantes, a sua distancia e ao enriquecimento fcil conforme os diversos livros e operetas. Essa imagem extica e fabulosa do Brasil tem ainda atualidade, um exemplo disso foi grande aceitabilidade de obras sobre as regies amaznica e nordestina nos sales do livro em 2004, em Paris. possvel que a inteno da exposio da retrospectiva das habitaes humanas fosse baseada na ideia de preservar algo em vias de extino e que de certa forma era uma imagem do passado humano, talvez a Amaznia figurasse como um paraso perdido que atraa pelo exotismo e distncia. A importncia de se fazer do improvisado Pavilho Amaznico um museu, revelava-se uma grande estratgia das comisses, pela qual se conquistava um espao de visibilidade mundial, contornando os problemas o tempo (passado) e o espao (longnquo) impostos Amaznia que destoavam com os projetos de modernidade que as elites formularam para a regio. Com o museu, as sociedades indgenas (fonte da imagem negativa) teriam sua morte anunciada em nvel internacional. Assim, os intelectuais amaznicos e o organizador Ladislau Netto colocavam estas sociedades como algo que estava realmente no passado ou que brevemente estaria. Com os ndios visveis apenas nas colees de museus, conservava-se morto o passado e se abriria espao s novas possibilidades do futuro. A exposio na Retrospectiva das Habitaes Humanas tornava-se uma grande oportunidade para expor uma imagem de civilidade amaznica diante dos outros estados e tambm de outros pases, agradando tambm aos que apreciavam o extico.

109

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

A cultura indgena tornava-se algo de interesse apenas cientfico e talvez a cabea do ndio mumificado fosse uma imagem forte e simblica daquilo que se pretendia morto. O futuro que se pretendia pode ser vislumbrado em Le Brsil em 1889, na introduo escrita por Santa-Anna Nery, onde estados Par e Amazonas so citados pelo rpido crescimento de sua economia impulsionada pela exportao da borracha, esses estados so sugeridos como promissores a imigrao e modernidade. Pudemos observar as representaes de paisagens produzidas com a inteno de serem vitrines comerciais integradas no simulacro de mundialidade, afinal da Torre Eifel em 1889 podia-se avistar um mundo em miniatura. E, apesar da estrutura da exposio brasileira de certa forma minimizar a participao dos estados amaznicos a alguns produtos em exposio como a borracha e uma vitria rgia no jardim do Pavilho Brasileiro; os intelectuais participantes das comisses dos estados amaznicos procuraram estratgias para se apresentar na Exposio Universal de Paris de 1889 conforme suas intenes iniciais de progresso e civilidade. Nessa simulao de mundo ocorreram embates, buscas de afirmao e de tessitura poltica e imagtica de espaos regionais, nacionais e mundiais. Sendo todos esses aspectos interconectados. Mesmo um acontecimento efmero como uma exposio internacional, onde havia uma preocupao com velocidade, e onde os espaos eram rapidamente desfeitos para que uma nova exposio fosse iniciada em outro local, podemos encontrar certa complexidade nas representaes temporais. Conforme Michel Vovelle (1991, p. 280), mesmo no tempo curto dos acontecimentos poderia haver uma multiplicao e um entrelaamento de tempos. O Palais des Amazones na Exposio Universal de Paris foi exemplo de uma grande complexidade de temporalidades interconectadas no mesmo evento: o tempo curto da exposio, o tempo de continuidade do imprio, o tempo cclico de rememorar a Revoluo Francesa, o tempo passado (representado na exposio das retrospectivas humanas imposto aos estados do Par e Amazonas), o tempo congelado dos Museus (usados como estratgia das comisses da Amaznia para negar o passado indgena), o tempo de afirmar-se no presente com uma expectativa de progresso e civilidade no porvir.

110

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

Referncias bibiogrficas
ABREU, Jos Coelho da Gama. Do Amazonas ao Sena, Nilo, Bhphoro e Danbio: Apontamentos de Viagem. Lisboa: Typographia Minerva, 1874. ANDERSON, Benedict. Imagined communities, reflectons of the origins and spread of nationalism. Londres: Verso, 1993. BARBUY, Helosa. O Brasil vai a Paris: Um lugar na Exposio Universal. Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v.4 p.211-61 jan./dez. 1996 BOLLME, Genevive. O povo por escrito. SP: Martins Fontes, 1986. BRAUDEL, Fernand. Las Ambiciones de La Histria. Barcelona: Crtica, 2002. CERTEAU, Michel. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995. COELHO, Anna Carolina de Abreu. Santa-Anna Nery um propagandista voluntrio da Amaznia (1883-1901), Dissertao (Mestrado em Histria Social da Amaznia) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, UFPA, Belm, 2007. COSTA, Wilma Peres. Viagens e peregrinaes: a trajetria de intelectuais de dois mundos. (Org.) BASTOS, Elide, RIDENTI, Marcelo e ROLAND, Denis. Intelectuais: Sociedade e Poltica. So Paulo: Cortez, 2003. COSTA, Wilma Peres. Narrativas de Viagem no Brasil do sculo XIX Formao do Estado e Trajetria Intelectual. (Org.) BASTOS, Elide, RIDENTI, Marcelo e ROLAND, Denis. Intelectuais e Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. CROSBY, Alfred W. A mensurao da realidade: a quantificao e a sociedade ocidental, 1251600. So Paulo: UNESP, 1999. FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A Cidade dos encantados, pajelanas, feitiarias e religies afro-brasileiras na Amaznia (1870-1950). Belm: EDUFPA, 2008. FERREIRA, Gabriela; FERNANDES, Maria; REIS, Rossana. O Brasil em 1889": um pas para consumo externo. So Paulo: Lua Nova, 2010. p.75-113. FERREIRA, Marie-Jo. Testemunho da presena intelectual do Brasil na Frana: A Revu Du Monde Latin e o Brasil (1883-1893). (Org.) BASTOS, Elide, RIDENTI, Marcelo e ROLAND, Denis. Intelectuais: Sociedade e Poltica. So Paulo: Cortez, 2003. HEIZER, Alda. Cincia para todos: A Exposio de Paris de 1889 em revista. Fnix Revista de Histria e Estudos Culturais. Julho/ Agosto/ Setembro Vol. 6. Ano VI n 3. Julho/Setembro. 2006. LE GOFF, Jaques. Histria e Memria. So Paulo: Editora da UNICAMP, 1994.

111

Revista Expedies: Teoria da Histria & Historiografia V. 3, N.2, Julho-Dezembro de 2012

NERY, Santa-Anna F.J. Le Brsil em 1889, avec une carte le empire en chromolitographie.Paris: Librairie Charles Delagrave. 1889. ORTIZ, Renato. Cultura e Modernidade A Frana no sculo XIX. So Paulo: Brasiliense, 1991. _________. Romnticos e Folcloristas. So Paulo: Olho d gua, 1992. PAR, Governo do Estado. O Par na Exposio Universal de Paris em 1889. Relatrio do Presidente da Comisso, 1890. PESAVENTO, S. J. Exposies universais: espetculos da modernidade. So Paulo: Hucitec, 1997. PORTO ALEGRE, Maria. Imagem e representao do ndio no sculo XIX. In: ndios do Brasil. (org) DONIZETE, Luis. So Paulo: Secretria Municipal de Cultura, 2000. ROCHE, Daniel. Histria das Coisas Banais. Nascimento do consumo Sc. XVII-XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. RIVAS, Pierre. Leituras brasileiras na Frana. Histria Viva Grandes Temas A Herana Francesa, So Paulo, v.1, n.9, ed. Especial. 2005. p. 94-97. SARGES, Maria de Nazar, COELHO, Anna Carolina de Abreu. Divulgando a Amaznia em Paris: Santa Anna Nery e sua Misso. Revista de Estudos Amaznicos.V.II, n1. Julho/Dezembro. 2007. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. SEVCENKO, Nicolau. Histria da Vida Privada no Brasil; 3ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. So Paulo: Brasiliense, 1991.

112

Вам также может понравиться