Вы находитесь на странице: 1из 6

Cultura Corporal de Movimento Ginsticas Esportes Atividades Rtmicas Lutas Jogos Culturas Corporais de Movimento: O movimento humano pode

ser entendido como uma forma de expresso e constituinte da prpria cultura e que, nessa viso, constitui-se em patrimnio de um grupo social, traduzindo suas formas de ver e entender o mundo. Nesse sentido, a prtica educativa deve ser libertadora, voltada a cultura das comunidades populares. Quando se problematiza uma luta, alm de abordar-se uma prtica motora que envolve desequilbrio, imobilizao e contuso, tambm se explora movimentos sociais de oposio e disputas presentes em manifestaes que fazem parte do universo cultural. Isto significa que a criao das lutas e suas transformaes ao longo do tempo, esto fortemente vinculadas s condies scio-histricas de resistncia de determinados grupos (como a capoeira, por exemplo). Nesse sentido, escola cabe o estudo do cabo de guerra, kung fu, jud, me de rua e outras. A ginstica, embora atualmente associada ao condicionamento fsico, apresenta interseces com a arte e com mobilizaes sociais europias no decorrer dos sculos 18 e 19. Assim, o saltar, girar e dar cambalhotas, por exemplo, podem fazer parte de coreografias elaboradas pelos alunos e que expressem suas idias e sentimentos sobre os temas sociais mais relevantes. Danas folclricas, por sua vez, devem ser valorizadas como patrimnio de cada grupo e no inseridas na escola merc de modismos, como geralmente ocorre.

Ginsticas: Prtica de exerccios fsicos, de forma individual ou coletiva, com ou sem implementos, que tem enfaticamente o carter utilitrio, pedaggico ou teraputico, servindo tanto para o fortalecimento corporal, integral do ser humano, como para lazer e tambm para a reabilitao fsica. Com o incio da Educao Fsica institucionalizada no final do sculo XIX, houve a necessidade de sistematizar o conhecimento para satisfazer as necessidades sociais da poca, preparar a populao jovem masculina para a defesa da ptria e para o aumento da produo industrializada. Para isso foram sistematizados os conhecimentos que se dispunham na poca, principalmente atividades militares de equitao e esgrima. A idia de exercitar o corpo para melhorar o esprito: "Mens sana in corpore sano", a ginstica teve um papel fundamental, porm a compreenso do que realmente a ginstica nos dias de hoje, merece uma anlise mais pormenorizada. Para uma compreenso do que a essncia da ginstica deve-se entender os termos aos quais ela est associada, estando implcita a idia de exercitar e sua delimitao no mbito do corpo em movimento. A ginstica pode ser praticada a partir de inmeros fins, quer sejam estticos, redefinio da postura, reabilitao, de preparao ou acondicionamento fsico e de relaxao, dentre outros. No entanto em cada um dos fins pode-

se encontrar alguns elementos em comum, que a melhoria da aptido fsica. Qualquer ao que seja repetida com o objetivo de melhorar a aptido fsica pode ser considerada ginstica, incluindo aqui at a ginstica mental, que tem como principio fundamental o lembrar e sentir as sensaes proprioceptivas que esto relacionadas com uma ao motora, com o intuito de poder realizar modificaes ou correes das partes do programa motor que est envolvido na ao, tentando modificar, no mbito do sistema nervoso central, o plano motor de execuo de uma habilidade. Nas ginsticas pode-se distinguir duas orientaes, uma destinada ao fortalecimento corporal e domnio de tcnicas, chamada de ginstica formativa (ginstica natural e construda), e as outras que se desprendem delas, porm por sua caracterstica de utilizao derivaram em modalidades diferentes e com objetivos diferenciados, so as Ginsticas Competitivas.

Ginstica Formativa: seu objetivo estimular o desenvolvimento do potencial biolgico, para ser utilizado em diferentes situaes (reabilitao, sade, prticas esportivas, atividades laborais, fsico entre outras) com o intuito de melhorar a eficincia mecnica e funcional do organismo. Podem ser encontradas duas grandes manifestaes: a Ginstica Construda e a Ginstica Natural. Alm disso, preciso salientar que a ginstica formativa est sempre presente nas aulas de Educao Fsica ou nos treinos, portanto elas so as partes constitutivas do que seja a Educao Fsica, dado que conformam a base de cada um dos componentes da cultura corporal.

Ginstica Construda: so oferecidos modelos de execuo de atividades e/ou habilidades, desenvolvidas por meio de pesquisa. Esses modelos possuem como paradigma a mquina, assim, o corpo visto como uma mquina tridimensional com eixos e planos de movimento (eixo em cada uma das articulaes e alavancas de resistncia nos segmentos corporais). Os movimentos podem ser descritos de acordo com os planos e eixos, como tambm de acordo com suas caractersticas ou objetivos a desenvolver, como, por exemplo, amplitude do movimento, nmero de repeties ou volume, velocidade de execuo, entre outras. A ginstica construda alm de servir como ferramenta principal do condicionamento fsico, ideal para ser utilizada como parte do processo de aquisio de habilidades motoras altamente estruturadas (habilidades que provm de um modelo de execuo baseado nas cincias do movimento, isto , anatomia, fisiologia e biomecnica). Atravs das repeties, se obtm a coordenao necessria e se incorporam ou internalizam partes dos elementos que constituem este tipo de habilidades. No entanto a ginstica construda ou localizada alm de servir como ferramenta principal do condicionamento fsico.

Ginstica Calistnica: est presente em todas as modalidades que objetivam o desenvolvimento da condio fsica especfica (aerbica, hidroginstica, exerccios de reabilitao)

Ginstica Natural: no segue um modelo determinado para cumprir um objetivo ou soluo de problemas motores, servindo para ampliar as experincias ou nvel de proficincia das crianas, por meio das variaes das atividades de jogos e brincadeiras e atividades presportivas, oferecidas dentro de todas as suas possibilidades ldicas e recreativas. Nela so consideradas todas as habilidades que fazem parte do repertrio motor do ser humano e que permitem ao homem interagir com seu meio ambiente. Por ser do patrimnio gentico humano elas tambm so denominadas de habilidades especficas do ser humano. A ginstica natural ideal para se adquirir uma base de experincias motoras que podero ser utilizadas em situaes diversificadas, e pela mesma razo ideal para desenvolver o condicionamento fsico geral das pessoas.

Ginsticas Competitivas: tm sua origem na ginstica formativa e passaram a ter fins em si mesmas, isto , a competio, com regulamentos especficos que determinam e avaliam cada uma de suas formas de expresso. As mais antigas so a ginstica artstica masculina e feminina e a ginstica rtmica, sendo que ainda existem a ginstica aerbica e o trampolim acrobtico que aparecem em festivais e eventos artsticos, pelo carter de virtuosismo, elegncia e beleza de suas manifestaes, porm modificando sua caracterstica de esporte.

Esportes: Toda atividade fsica especfica de competio, em que so adotadas regras de carter oficial, organizadas em federaes. Tambm podem ser entendidos como uma ao social que se desenvolve em forma lcida, como competio entre dois ou mais oponentes, ou contra a natureza, e cujo resultado vem determinado pela habilidade, pela ttica e pela estratgia, envolvendo condies espaciais e equipamentos sofisticados. Podem ser classificados como coletivos (handebol, futsal, basquetebol, futebol) e individuais (natao, atletismo, tnis de campo, golfe, hipismo) tendo ainda a caracterstica de rendimento, de participao ou escolar. Tambm so consideradas como manifestaes da cultura corporal de movimento que transcenderam ao jogo e as brincadeiras, passando a ser regulamentadas e tendo fim em si mesmas. Isso significa que tm definida toda a sua estrutura, desde as leis e regulamentos que orientam a atividade e at as formas de executar as habilidades que fazem parte de cada modalidade esportiva. muito importante que a liberdade de expresso e o prazer de brincar sejam os principais objetivos da prtica do esporte. Quando a liberdade de expresso e a competitividade forem flexibilizadas, para que todos os integrantes de um grupo social possam vivenci-lo, perde o carter completamente competitivo tornando-se uma importante ferramenta educativa. Existe conscincia de que a principal fonte dos recursos humanos para o desporto est na escola, da a necessidade de que a mesma oferea um grande nmero de atividades e

alternativas de esportes, pois cada uma das diferentes modalidades possui caractersticas prprias, com exigncias especficas para seus praticantes. Isso significa que os atributos para ser bem sucedido numa modalidade esportiva podem ser encontrados na prpria vivncia e no na prtica, j que quem pratica definiu a sua modalidade, e podem existir poucas chances que possua os atributos necessrios para ser bem sucedido nela.

Atividades Rtmicas: So as manifestaes da cultura corporal de movimento que tem como caracterstica, a inteno de expresso e comunicao atravs de gestos com a presena de estmulos sonoros. Trata-se especificamente das danas, mmicas, brincadeiras cantadas, capoeira, samba, bumba meu boi, maracatu, frevo, baio, chote, funk, rap e danas de salo dentre outros. As danas so formas de comunicao que utilizam a linguagem corporal para expressar idias, sentimentos e emoes por meio dos gestos corporais, onde as mensagens podem ser potencializadas com a utilizao de outras formas de comunicao, como a linguagem musical e a linguagem falada (oral ou bocal). Por se constiturem em maneiras potencializadas de comunicao, representam formas e valores culturais, em manifestaes de grupos sociais que refletem, interpretam e integram um conjunto de formas de expressar as necessidades sentidas. As atividades rtmicas tambm podem ser consideradas

representaes que refletem a emoo, sendo elas uma sincronia de emoes que representam aspectos ritualizados da vida cotidiana ou de sobrevivncia, possuindo diferentes caracteres, desde o festivo at o funerrio. Classificao das danas segundo sua origem:

Ancestrais, originrias ou autctones: so aquelas danas praticadas antes da conquista espanhola ou portuguesa, e que apesar das proibies ainda se encontram alguns vestgios delas. Tradicionais ou Folclricas: so as danas que representam a cultura particular de uma regio, podendo ter traos das danas ancestrais, e podem - pela miscigenao de culturas ser adaptaes de danas originrias dos pases que nos conquistaram ou colonizaram. Elas podem eventualmente tornar-se populares.

Populares: so as danas que esto sendo veiculadas pelos meios de comunicao e praticadas pela comunidade.

Clssicas ou Eruditas: so as danas que precisam de todo um processo de aprendizagem sistematizado, dado a sua complexidade e por serem em sua essncia habilidades motoras altamente estruturadas (aquelas habilidades que se originam de estudos biomecnicos e devem ser incorporadas ou internalizadas para serem eficientes na prtica da modalidade aos quais os modelos pertencem. Exemplos a ginstica artstica, saltos ornamentais, entre outras.

Lutas: So disputas em que o oponente deve ser subjugado mediante tcnicas e estratgias de desequilbrio, contuso, imobilizao ou excluso de um determinado espao, na combinao de aes de ataque e defesa. Caracterizam-se por regulamentaes especficas de boas condutas e tica esportiva, a fim de punir atitudes de violncia e deslealdade. So atividades da cultura corporal que reproduzem as formas histricas de enfrentamento e de preparao para o combate, totalmente ineficientes no mundo atual comandado pela tecnologia, porm cheias de tradies e de formas ritualsticas de combate. A luta tem como expresso corporal submisso do outro, onde haver apenas um vencedor, certamente o mais forte, mais gil, mas no podemos deixar de lado a viso esportiva que hoje muito valorizada. H hoje campeonatos de luta no mundo inteiro como: luta livre, boxe, jud, luta romana, esgrima, luta com espadas( conhecida como kend), e as artes marciais em geral, onde depende de seu grado de flexibilizao a sua contribuio Educao Fsica escolar e comunitria.

Jogos: So atividades de carter competitivo, cooperativo ou recreativo e que apresentam uma flexibilidade maior nos seus regulamentos que so adaptados em funo do objetivo proposto (espao fsico, n de participantes, material necessrio). Os jogos e as brincadeiras so parte fundamental da cultura corporal, dado que por seu intermdio se apropriam das diferentes manifestaes culturais, sendo parte integrante da personalidade e identidade nacional (educao patrimonial). Os jogos tambm so atividades ldicas que outorgam prazer e agrado em sua execuo, so contedos fundamentais para o processo educativo e de aprendizagem, j que eles passam a ser incorporados a nossas experincias junto com as sensaes e emoes de agrado e de prazer. Essas experincias passam a ser a fonte da qualidade de vida, dado que as aes dentro do jogo se constituem em uma experincia agradvel, a qual pode-se recorrer em qualquer momento, seja para desfrutar novamente da ao ou simplesmente para sentir as sensaes proprioceptivas que guardamos em nossa memria e as levamos tona nas recordaes. No entanto, pense a riqueza do jogo, a forma como ele utilizado nas pr-escolas e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, muito discutvel, dado que os jogos e brincadeiras so oferecidos de forma simples, sendo apenas explorada, sem incorporar a elas outras formas de se jogar ou brincar. Os jogos, brincadeiras, as atividades fsicas e pr-esportivas, devem servir para ampliar as fronteiras dos alunos, para abrir portas e janelas para o futuro, de forma que eles consigam ter experincias de vida, que lhes permitam adquirir (com base na aproximao do conhecido ao por conhecer) novas experincias e culturas, devendo promover a autonomia e a liberdade. No caso das atividades fsicas e esportivas, quando ensinadas tendo como fim o domnio das habilidades esportivas ou tcnicas, existe a dependncia do aluno ou atleta ao professor ou tcnico, tendo que realizar apenas o que eles indicam, desde o como fazer, quando fazer e por que fazer. O mais

interessante comprovar a existncia de jogos e brincadeiras especficas para cada uma das faixas etrias e tambm das diferentes conotaes que passam a ter as mesmas atividades em diferentes perodos do ciclo de vida das pessoas. Conhecendo as diferentes realidades scioculturais e os diferentes perodos do desenvolvimento humano, a escolha de jogos e de brincadeiras ganha um espao e um potencial educativo que os transforma num recurso imprescindvel no processo educativo da educao continuada. Esse potencial est presente nas inmeras formas de utilizar e aplicar os jogos e brincadeiras, segundo o propsito educacional. Na escolha de jogos e brincadeiras onde seja necessria a construo ou fabricao dos brinquedos ou dos elementos para brincar, fazendo uma ponte com as artes plsticas; Na escolha de jogos e brincadeiras onde seja necessria a representao, criando uma ponte com as artes cnicas;

Na escolha de jogos e brincadeiras cantadas, percutidas e ou danadas, fazendo uma ponte com a msica e a dana; Na escolha de jogos e brincadeiras que possuam diferentes demandas energticas, isto , de pouca ou grande intensidade, utilizando-os para a melhoria da condio fsica; Na escolha de jogos e brincadeiras que possuam alguns elementos de outras atividades mais complexas, como os esportes; Na escolha de jogos e brincadeiras que possibilitem uma maior integrao social, entre as outras muitas possibilidades de aplicao.

Вам также может понравиться