Вы находитесь на странице: 1из 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS CAMPUS SO CARLOS

Histria da Interface Grfica

Marcus Marangon Mouro RA: 551740 17/07/2013

Interface Grfica
Em informtica a interface grfica do utilizador corresponde a um conjunto de elementos grficos, cones e outros indicadores visuais, que permitem a interao entre usurios e dispositivos digitais, sem serem necessrias linhas de comandos apresentadas diretamente pelo usurio. O utilizador interage com a mquina atravs de dispositivos de entrada como o mouse, e recebe atravs do monitor ou outro dispositivo de sada a resposta do sistema a respeito da ao executada. A interface grfica foi criada para facilitar a interao entre os usurios e os dispositivos digitais, pois sem ela toda manipulao do sistema seria feita atravs das linhas de comando obtidas pelo teclado, o que exigiria certo conhecimento do usurio sobre os comandos, o que poderia complicar uma tarefa simples caso o mesmo no tivesse o conhecimento necessrio para execut-la. A interface grfica apresenta aos utilizadores vrios widgets que podem executar um, ou um conjunto de comandos, ela tambm fornece modos de operao de forma que os significados de teclas e cliques com o mouse so redefinidos a cada instante no sistema. Atualmente a maioria dos sistemas oferece uma interface grfica do utilizador por completo e certo nvel de interface por linha de comando, por outro lado, ainda h sistemas derivados do UNIX que permitem uma interface grfica totalmente dependente das linhas de comando, o que vantajoso para desenvolvedores cujo foco est na funcionalidade do produto, sem muita preocupao com a beleza dos cones e botes. As seguintes interfaces de utilizador so as mais comuns ultimamente:

Interface grfica do utilizador - recebe a entrada atravs de sistemas como o teclado ou mouse e fornece sada grfica articulada no monitor. Interface web do utilizador - aceita a entrada e fornece sada ao gerar pginas web, que so transportadas pela Internet e visualizadas atravs de um navegador. Interface de linha de comando - recebe a entrada atravs de comandos de texto utilizando teclado e fornece sada imprimindo o texto no monitor. Interface ttil - interface grfica do utilizador que usa telas de sensveis ao toque como forma de entrada, tornando o monitor um dispositivo tanto de entrada como de sada do sistema. Interface por voz e movimento alguns dispositivos digitais tem a capacidade de receber comandos por voz e por movimento, para isso utilizam sensores que captam udio (microfone) e movimento (cmeras).

Histria
Tudo comeou com os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart. Durante a dcada de 1960 eles desenvolveram o uso de hiperligaes de texto manipuladas com um mouse para o NSL, que foi o primeiro sistema a utilizar um mouse. Em 1963 Ivan Sutherland desenvolveu um sistema baseado em ponteiros chamado Sketchpad que usava uma caneta de luz para guiar a criao e manipulao de objetos em desenhos de engenharia.

Dcada de 1970
Durante a dcada de 1970 os pesquisadores da Xerox Parc foram alm da interface de texto, e utilizando uma interface grfica como a principal interface do computador Xerox Alto, influenciaram a maioria das interfaces grficas posteriores. A interface grfica da PARC consistia em widgets grficos com janelas, menus, caixas de opo e seleo, e cones, alem disso usava tambm um dispositivo de ponteiro em adio ao teclado. Seguindo desse sistema, o primeiro modelo baseado somente em interface grfica foi o Xerox 8010 Star Information System de 1981/1982 cuja interface grfica proporcionava o desenho de janelas e o controle de entrada atravs do teclado e do mouse em cada uma destas janelas.

1980-2013
A partir de 1979, iniciado por Steve Jobs e liderado por Jef Raskin os times de desenvolvimento do Lisa e do Macintosh na Apple Computer continuaram a desenvolver as idias da Xerox. O Lisa foi um computador pessoal revolucionrio lanado em 1983 pela Apple Computer, foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface grfica, a qual foi baseada nas reas de trabalho da Xerox. O projeto Lisa comeou em 1978, onde Steve Jobs participou do seu desenvolvimento at 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh. O objetivo do Lisa era tornar os computadores mais fceis de se usar, consequentemente aumentaria sua produtividade. O Lisa foi lanado em 19 de janeiro de 1983 com um preo de US$ 9.995 e foi um fracasso, pois tinha um excesso de memria RAM, que era uma

parte importante do seu preo, consequentemente de seu fracasso, pois em uma poca que 96 KB de RAM eram considerados uma extravagncia o Lisa contava com 1 MB. O sistema operacional do Lisa era o LISA OS, um sistema multitarefa (cooperativo), o que era muito avanado para a poca, porem essa funo era em parte responsvel pela lentido do processamento. Macintosh O Macintosh foi lanado em 1984, e representou o primeiro produto de sucesso a usar uma interface grfica. Ele utilizava uma metfora onde os arquivos pareciam folhas de papel, e os diretrios pareciam pastas de arquivo. Havia tambm um conjunto de utilitrios como calculadora, bloco de notas, despertador e lixeira de arquivos. Outros sistemas: A Digital Research (DRI) criou o Graphical Environment Manager, desenvolvido para trabalhar com sistemas como o MS-DOS. O GEM foi bastante usado no mercado a partir de 1985 quando tornou-se a interface padro do TOS, sistema operacional da linha de computadores Atari St, mas acabou caindo em desuso com a sada do Atari St do mercado em 1992 com a popularidade do Windows 3.0. O Amiga foi lanado pela Commodore em 1985 com uma interface chamada Workbench, que seguia o modelo da Xerox como praticamente todos os sistemas da poca, porm fornecia uma interface em linha de comando para estender a funcionalidade do sistema.

Microsoft:
Na linha 16 bit da Microsoft, o Windows 1.0 foi uma interface grfica para o MS-DOS, usada na linha PC e compatvel desde 1981. O sistema foi seguido pelo Windows 2.0, mas foi a partir de 1990 com o Windows 3.0 que a popularidade do sistema cresceu. Baseada na Common User Acess, a interface se manteve estvel desde ento. A linha 16 bit do Windows foi descontinuada com a introduo do Windowns 95 e Windows NT durante a dcada de 1990.

Windows 1.0 : O Windows 1.0 trouxe, ao usurio, uma interface bem colorida, isso no monitor colorido, que era um artefato raro e inacessvel na poca, e foi o primeiro sistema da Microsoft a utilizar mouse, janelas e cones. Nesta verso ainda no havia sobreposio de janelas, apenas os comandos "Zoom" para maximizar e "Iconize" para minimizar.

Windows 2.0: O Windows 2.0 possua praticamente a mesma interface do Windows 1.0, mas possua mais recursos, ferramentas e cores, alem de permitir a sobreposio de janelas e estas poderem se maximizar e minimizar. Windows 3.0: Na verso 3.0 o Windows j tinha um bom desempenho, contava com grfico de 16 cores, teve os seus cones melhorados e foram lanados os gerenciadores (gerenciador de arquivos, gerenciador de programas...). Windows 95 , 98 e 2000: O Windows 95 foi a primeira verso a apresentar a barra de tarefas, o menu iniciar e os botes minimizar, maximizar e fechar nas janelas. Tanto o Windows 98 como o Windows 2000 se aprimoraram em relao ao Windows 95 em termos de funcionalidade de sistema, porem a interface grfica dos mesmos seguiram praticamente as mesmas caractersticas da interface do Windows 95 sem muitas alteraes. Windows XP: O Windows XP trouxe uma nova interface grfica revolucionria, diferente dos sistemas anteriores. O Menu Iniciar e o campo de pesquisa foram redesenhados, com uma nova aparncia e muitos efeitos visuais, dentre eles, um retngulo azul translcido no Explorer, uma marca dgua grfica com cones das pastas indicando seu contedo, novo Menu Iniciar, com a possibilidade de fixar os programas mais utilizados, entre outras. Windows Vista: O Windows Vista trouxe a funcionalidade Aero, que mostra telas e pastas em efeito 3D ele tambm cria um efeito translcido nas bordas da janela e do menu Iniciar cria formando um design "transparente", aprimorado por efeitos delicados como reflexos dinmicos e animaes sutis. Windows 7: Em 2009, a Microsoft lanou o Windows 7, que trazia algumas funes da verso anterior, mas "mais equilibrado". A interface grfica do Windows 7 seguiu o modelo do Windows Vista utilizando as propriedades da interface Aero.

Windows 8: Em 2011, a Microsoft lanou o Windows 8, o novo sistema operacional que traz uma interface grfica diferente das verses anteriores, com o estilo "Metro", com divises em blocos. Essa interface se assemelha as interfaces de smartphones ou outros dispositivos digitais com telas sensveis ao toque, ela apresenta cones grandes e intuitivos que favorecem a interao ttil com o dispositivo. Todos os aplicativos do sistema funcionam em tela cheia, sem barras de ferramentas e outros controles visveis. O objetivo disso utilizar todo o espao da tela exclusivamente para exibio do contedo, sem dividi-lo com menus e barras de ferramentas. No ambiente Metro, os comandos dos aplicativos ficam ocultos nas bordas da tela. Cada borda exibe comandos diferentes. A Barra de Comandos e a Barra de Charms so alguns exemplos do que possvel acessar direcionando o cursor para as bordas. A Barra de Comandos exibida na borda inferior ou superior do aplicativo (ou em ambas ao mesmo tempo), e traz os principais comandos para interao com o usurio funcionando como a barra de menus dos programas. Cada aplicativo possui seus prprios comandos. A Barra de Charms acessvel a partir de qualquer aplicativo do sistema e pode ser acionada a qualquer momento. Essa barra oferece cinco opes que esto sempre presentes independentemente do aplicativo em execuo (Configuraes, Dispositivos, Iniciar, Compartilhar e Pesquisar), mas seu contedo sensvel ao contexto do aplicativo aberto e varia de acordo com cada aplicativo. Alem da Barra de Comandos e Barra de Charms possvel ver uma lista de aplicativos abertos, o aplicativo anterior e a miniatura do Menu Iniciar, o que facilita o usurio alternar de um aplicativo para outro.

Concluses
As interfaces de outros sistemas operacionais seguiram praticamente o mesmo modelo adotado pela Microsoft nos Windows (caractersticas) com algumas divergncias, os sistemas derivados do UNIX, por exemplo, tem em foco principalmente a funcionalidade do sistema, dessa forma utilizam muito as linhas de comando, mas tambm oferecem uma interface grfica que compete

de igual para igual com as outras interfaces presentes em diferentes sistemas no mercado. A interface grfica do utilizador nunca ir parar de se atualizar, ela sempre seguir as tendncias do momento, as caractersticas do publico que quer atingir, e facilitar a interao entre homem e dispositivo, que foi e continua sendo seu principal objetivo desde a sua criao. Atualmente a interface atravs de sensores de movimento e comandos por voz e interface ttil est se popularizando, o que pode fazer com que mouses e teclados como conhecemos hoje se apresentem de forma totalmente diferente no futuro, tudo depende de como esses novos tipos de interao sero recebidas pelos usurios.

Referencias Bibliogrficas
Wikipdia. Interface Grfica do Utilizador. Disponvel <https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador>. Acesso em: 03 jul. 2013. Wikipdia. Interface do Utilizador. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_do_utilizador>. Acesso em: 03 jul. 2013. Disponvel em: em:

Wikipdia. Douglas Engelbart. Disponvel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_Engelbart>. Acesso em: 03 jul. 2013. Wikipdia. Xerox Parc. Disponvel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_PARC>. Acesso em: 03 jul. 2013. Wikipdia. Xerox Alto. Disponvel em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_Alto>. Acesso em: 03 jul. 2013. Wikipdia. Xerox Star. Disponvel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox_Star>. Acesso em: 03 jul. 2013. Pinheiro, Bruno. A evoluo da interface grfica do Windows. Disponvel em: <http://www.mundointerativo.com.br/2012/05/21/a-evolucao-da-interface-grafica-do-windows/>. Acesso em: 04 jul. 2013. Terra, Portal. Do Windows 1.0 ao 8, veja a evoluo do sistema da Microsoft. Disponvel em: <http://tecnologia.terra.com.br/fotos/0,,OI171981-EI12879,00Do+Windows+ao+veja+a+evolucao+do+sistema+da+Microsoft.html>. Acesso em: 04 jul. 2013. Thais e Victria, W indows XP Interface Grfica. Disponvel em: http://fwindows.blogspot.com.br/2011/05/windows-xp-interface-grafica.html. Acesso em: 07 jul. 2013. Wikipdia. Windows Aero. Disponvel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Aero> Acesso em: 16 jul. 2013. Wikipdia. Windows 7. Disponvel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_7> Acesso em: 16 jul. 2013. Santos, Lucas dos. Interagindo com a interface Metro no Windows 8. Disponvel em: <http://www.baboo.com.br/windows/interface-metro-no-windows-8/>. Acesso em: 17 jul. 2013.

Вам также может понравиться