Вы находитесь на странице: 1из 9

Braslia, 1 e 2 de agosto de 2013 N 713 Data (pginas internas): 23 de agosto de 2013

Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas nas sesses de julgamento das Turmas e do Plenrio, contm resumos no oficiais de decises proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao contedo efetivo das decises, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poder ser aferida aps a sua publicao no Dirio da Justia.

SUMRIO
Plenrio
MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 1 MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 2 MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 3

Repercusso Geral
IPTU: majorao da base de clculo e decreto

Repercusso Geral Clipping do DJe Transcries


Congressista - Poder de requisio - No reeleio - Perda superveniente de legitimidade ativa e de interesse processual (RMS 28337/DF)

Inovaes Legislativas Outras Informaes

PLENRIO
MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 1
O Plenrio retomou julgamento de mandado de segurana em que se sustenta a insubsistncia de decreto expropriatrio que implicara a declarao de utilidade pblica, para fins de reforma agrria, de imvel rural. Alega-se esbulho possessrio, ausncia de notificao prvia para vistoria do local e configurao de fora maior, tendo em vista a condio de sade do proprietrio. Na sesso de 27.5.2010, o Min. Marco Aurlio, relator, concedeu a segurana. Registrou, no tocante ao suscitado esbulho, ter havido sucessivas invases, ocorridas durante anos perodo em que realizada a vistoria para fins de reforma agrria. Consignou que, mesmo diante de liminar favorvel em ao para reintegrao de posse, obtida perante a justia comum, a fazenda teria sido novamente invadida. Rejeitou, contudo, as demais alegaes. Aduziu que, a questo alusiva prvia cincia da vistoria no estaria suficientemente elucidada. Mencionou que, diante da dificuldade de se notificar o proprietrio, publicara-se edital. No entanto, no haveria comprovao do descumprimento da regra relativa necessidade de publicao desse edital, por trs vezes consecutivas, em jornal de grande circulao na capital do Estado de localizao do imvel (Lei 8.629/93, art. 2, 3). Quanto ao argumento de que a explorao do imvel teria sido inviabilizada em razo de doena do impetrante, destacou que ele deveria ter feito cumprir a funo social da propriedade mediante preposto, na hiptese de no estar em condies de faz-lo pessoalmente. Ademais, observou que o caso fortuito e a fora maior aptos a afastar o enquadramento de uma propriedade como improdutiva decorreriam de acontecimentos estranhos vontade do proprietrio. MS 25344/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 1.8.2013. (MS-25344)

MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 2


Nesta assentada, os Ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello acompanharam o relator. O Min. Luiz Fux afirmou que as provas apresentadas favoreceriam o impetrante, porque demonstrado que a terra estaria invadida quando da vistoria, a ofender a lei. As demais questes, atinentes produtividade

do imvel, por exemplo, estariam superadas por esse fato, mesmo porque, verificada a invaso, seria quase lgico que o proprietrio estaria impedido de produzir. O Min. Gilmar Mendes acresceu ser irrelevante, para esses efeitos, a percentagem invadida do terreno se nfima ou significativa , porque estaria configurado conflito agrrio, o que a norma procura obstar. O Min. Celso de Mello reputou que a Corte no poderia chancelar comportamentos ilcitos e agresses inconstitucionais ao direito de propriedade e posse de terceiros, perpetradas por particulares ou por movimentos sociais organizados. MS 25344/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 1.8.2013. (MS-25344)

MS: desapropriao para reforma agrria e esbulho - 3


Em divergncia, o Min. Roberto Barroso denegou a ordem. De incio, ponderou que, conforme informaes constantes nos autos, a poro da propriedade que o impetrante alega estar invadida incidiria em territrio titulado pelo Estado de Mato Grosso a outro proprietrio. Assentou que essa frao teria sido ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST de forma consensual, por fora da existncia de contrato de comodato de rea rural. Destacou, ainda, que o terreno objeto de esbulho representaria 1% da propriedade total desapropriada. Pontuou que no haveria prova no sentido de que a rea em que incidente a ocupao fosse determinante para a administrao da propriedade. Asseverou que a complexidade dos fatos estaria em contraposio segurana e liquidez requeridas, e que haveria elementos a suscitar dvidas. Por fim, ressaltou a possibilidade de as partes resolverem a lide nas vias ordinrias. Os Ministros Teori Zavascki, Rosa Weber e Crmen Lcia acompanharam a divergncia. O Min. Teori Zavascki salientou dvidas quanto natureza da invaso, se de carter coletivo ou individual, bem como quanto rea objeto de disputa possessria. Aduziu que essas incertezas operariam contra o direito lquido e certo do impetrante. As Ministras Rosa Weber e Crmen Lcia enfatizaram que a concesso da ordem pressuporia fatos translcidos e incontroversos, o que no se configuraria na espcie. Aps, o Min. Ricardo Lewandowski pediu vista dos autos MS 25344/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 1.8.2013. (MS-25344)

REPERCUSSO GERAL
IPTU: majorao da base de clculo e decreto
inconstitucional a majorao, sem edio de lei em sentido formal, do valor venal de imveis para efeito de cobrana do IPTU, acima dos ndices oficiais de correo monetria. Com base nessa orientao, o Plenrio negou provimento a recurso extraordinrio em que se discutia a legitimidade da majorao, por decreto, da base de clculo acima de ndice inflacionrio, em razo de a lei municipal prever critrios gerais que seriam aplicados quando da avaliao dos imveis. Ressaltou-se que o aumento do valor venal dos imveis no prescindiria da edio de lei, em sentido formal. Consignou-se que, salvo as excees expressamente previstas no texto constitucional, a definio dos critrios que compem a regra tributria e, especificamente, a base de clculo, seria matria restrita atuao do legislador. Deste modo, no poderia o Poder Executivo imiscuir-se nessa seara, seja para definir, seja para modificar qualquer dos elementos da relao tributria. Aduziu-se que os municpios no poderiam alterar ou majorar, por decreto, a base de clculo do IPTU. Afirmou-se que eles poderiam apenas atualizar, anualmente, o valor dos imveis, com base nos ndices anuais de inflao, haja vista no constituir aumento de tributo (CTN, art. 97, 1) e, portanto, no se submeter reserva legal imposta pelo art. 150, I, da CF. O Min. Roberto Barroso, embora tivesse acompanhado a concluso do relator no tocante ao desprovimento do recurso, fez ressalva quanto generalizao da tese adotada pela Corte. Salientou que o caso concreto no envolveria questo de reserva de lei, mas de preferncia de lei, haja vista a existncia da referida espcie normativa a tratar da matria, que no poderia ser modificada por decreto. RE 648245/MG, rel. Min. Gilmar Mendes, 1.8.2013. (RE-648245) Sesses Pleno 5 1 Turma 2 Turma Ordinrias Extraordinrias Julgamentos

REPERCUSSO GERAL
DJe de 1 e 2 de agosto de 2013
REPERCUSSO GERAL EM ARE N. 675.505-RJ RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Cdigo de Defesa do Consumidor. 2. Cobrana de tarifas e taxas administrativas acessrias, vinculadas a contratos bancrios. Controvrsia que se situa no mbito da legislao infraconstitucional. Inexistncia de repercusso geral. REPERCUSSO GERAL EM ARE N. 748.371-MT RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Alegao de cerceamento do direito de defesa. Tema relativo suposta violao aos princpios do contraditrio, da ampla defesa, dos limites da coisa julgada e do devido processo legal. Julgamento da causa dependente de prvia anlise da adequada aplicao das normas infraconstitucionais. Rejeio da repercusso geral.

Decises Publicadas: 2

CLIPPING

DO

D JE

1 e 2 de agosto de 2013
ADI N. 2.818-RJ RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Ao direta de inconstitucionalidade. Lei n 3.874, de 24 de junho de 2002, do Estado do Rio de Janeiro, a qual disciplina a comercializao de produtos por meio de vasilhames, recipientes ou embalagens reutilizveis. Inconstitucionalidade formal. Inexistncia. Competncia concorrente dos estados-membros e do Distrito Federal para legislar sobre normas de defesa do consumidor. Improcedncia do pedido. 1. A Corte teve oportunidade, na ADI n 2.359/ES, de apreciar a constitucionalidade da Lei n 5.652/98 do Estado do Esprito Santo, cuja redao absolutamente idntica da lei ora questionada. Naquela ocasio, o Plenrio julgou improcedente a ao direta de inconstitucionalidade, por entender que o ato normativo se insere no mbito de proteo do consumidor, de competncia legislativa concorrente da Unio e dos estados (art. 24, V e VIII, CF/88). 2. As normas em questo no disciplinam matria atinente ao direito de marcas e patentes ou propriedade intelectual - matria disciplinada pela Lei federal n 9.279 -, limitando-se a normatizar acerca da proteo dos consumidores no tocante ao uso de recipientes, vasilhames ou embalagens reutilizveis, sem adentrar na normatizao acerca da questo da propriedade de marcas e patentes. 3. Ao tempo em que dispe sobre a competncia legislativa concorrente da Unio e dos estados-membros, prev o art. 24 da Carta de 1988, em seus pargrafos, duas situaes em que compete ao estado-membro legislar: (a) quando a Unio no o faz e, assim, o ente federado, ao regulamentar uma das matrias do art. 24, no encontra limites na norma federal geral - que o caso ora em anlise; e (b) quando a Unio edita norma geral sobre o tema, a ser observada em todo territrio nacional, cabendo ao estado a respectiva suplementao, a fim de adequar as prescries s suas particularidades locais. 4. No havendo norma geral da Unio regulando a matria, os estados-membros esto autorizados a legislar supletivamente no caso, como o fizeram os Estados do Esprito Santo e do Rio de Janeiro, at que sobrevenha disposio geral por parte da Unio. 5. Ao direta julgada improcedente. *noticiado no Informativo 705 ADI N. 3.745-GO RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Ao direta de inconstitucionalidade. Pargrafo nico do art. 1 da Lei n 13.145/1997 do Estado de Gois. Criao de excees ao bice da prtica de atos de nepotismo. Vcio material. Ofensa aos princpios da impessoalidade, da eficincia, da igualdade e da moralidade. Procedncia da ao. 1. A matria tratada nesta ao direta de inconstitucionalidade foi objeto de deliberao por este Supremo Tribunal em diversos casos, disso resultando a edio da Smula Vinculante n 13. 2. A teor do assentado no julgamento da ADC n 12/DF, em decorrncia direta da aplicao dos princpios da impessoalidade, da eficincia, da igualdade e da moralidade, a clusula vedadora da prtica de nepotismo no seio da Administrao Pblica, ou de qualquer dos Poderes da Repblica, tem incidncia verticalizada e imediata, independentemente de previso expressa em diploma legislativo. Precedentes. 3. A previso impugnada, ao permitir (excepcionar), relativamente a cargos em comisso ou funes gratificadas, a nomeao, a admisso ou a permanncia de at dois parentes das autoridades mencionadas no caput do art. 1 da Lei estadual n 13.145/1997 e do cnjuge do chefe do Poder Executivo, alm de subverter o intuito moralizador inicial da norma, ofende irremediavelmente a Constituio Federal. 4. Ao julgada procedente. *noticiado no Informativo 706 AG. REG. NA EI N. 4-PA RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Agravo regimental em exceo de incompetncia. Incidente liminarmente indeferido, porque incabvel. Pretendido deslocamento de todos os processos em que reconhecida a repercusso geral da matria para o relator do feito em que isso se deu. Inadmissibilidade. 1. No h que se falar na aplicao da norma prevista no art. 325 do Regimento Interno da Suprema Corte a processos cuja repercusso geral tenha sido reconhecida, quando de sua apreciao pelo Plenrio, como preliminar do julgamento de mrito, efetuado logo em seguida.

2. H, ademais, deciso do Plenrio da Corte determinando que os processos referentes denominada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) fossem monocraticamente decididos pelo respectivo relator, tal como ocorreu no processo de que decorre o presente incidente. 3. Agravo regimental ao qual se nega provimento. AG. REG. NA AO N. 1.334-SC RELATOR: MIN. GILMAR MENDES EMENTA: Magistrados. Converso, em pecnia, de licena-prmio no gozada. Deciso monocrtica. Pedido improcedente. Inexistncia do direito licena-prmio. Precedentes. Agravo regimental fundado no direito dos magistrados ao adicional por tempo de servio at o advento da Lei 11.143/2006, que fixou os subsdios em parcela nica. Matria estranha que foi objeto da deciso agravada. Agravo desprovido. AG. REG. NA Rcl N. 9.327-RJ RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Agravo regimental na reclamao. Legitimidade ativa autnoma do Ministrio Pblico estadual para propor reclamao perante a Suprema Corte. Precedente. Alegado descumprimento das Smulas Vinculantes ns 9 e 10/STF. Feito ajuizado em razo de ato judicial acobertado pelo trnsito em julgado. No cabimento. Incidncia da Smula n 734/STF. Precedentes. Regimental no provido. 1. da jurisprudncia contempornea da Corte o entendimento de que o Ministrio Pbico estadual detm legitimidade ativa autnoma para propor reclamao constitucional perante o Supremo Tribunal Federal (RCL n 7.358/SP, Tribunal Pleno, Relatora a Ministra Ellen Gracie, DJe de 3/6/11). 2. Impropriedade do uso da reclamao em face da coisa julgada incidente sobre o ato reclamado, a teor do enunciado da Smula n 734/STF. 3. Agravo regimental a que se nega provimento. AG. REG. NO MI N. 1.675-DF RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM MANDADO DE INJUNO. ART. 40, 4, III, DA MAGNA CARTA. ORDEM CONCEDIDA PARA ASSEGURAR O EXAME DE PEDIDO DE APOSENTADORIA ESPECIAL DE SERVIDOR PBLICO LUZ DO ART. 57 DA LEI 8.213/91. Ordem injuncional fundada na inexistncia de norma regulamentadora do art. 40, 4, III, da Carta da Repblica, a impedir o exerccio de direito constitucionalmente assegurado, qual seja, a aposentadoria especial do servidor pblico que exerce atividades sob condies prejudiciais sade ou integridade fsica. Ao julgamento do MI 721-7/DF, o Plenrio do STF fixou o entendimento de que, evidenciada a mora legislativa em disciplinar a aposentadoria especial do servidor pblico prevista no art. 40, 4, da Lei Maior, se impe a adoo supletiva, via pronunciamento judicial, da disciplina prpria do Regime Geral da Previdncia Social, a teor do art. 57 da Lei 8.213/1991. Precedentes. Agravo Regimental conhecido e no provido. AG. REG. NO MI N. 2.123-DF e AG. REG. NO MI N. 2.370-DF REDATOR P/ O ACRDO: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Agravo regimental em mandado de injuno. Pedido de converso do tempo de servio. Ausncia de previso constitucional. Recurso provido. 1. O mandado de injuno volta-se colmatagem de lacuna legislativa capaz de inviabilizar o gozo de direitos e liberdades constitucionalmente assegurados, bem assim de prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania (art. 5, LXXI, CF/1988). 2. imprescindvel, para o exame do writ, a presena de dois pressupostos sucessivos: i) a verificao da omisso legislativa e ii) a efetiva inviabilidade do gozo de direito, faculdade ou prerrogativa consagrados constitucionalmente em razo do citado vcuo normativo. 3. O preceito constitucional em foco na presente demanda no assegura a contagem diferenciada do tempo de servio e sua averbao na ficha funcional; o direito subjetivo corresponde aposentadoria em regime especial, devendo esta Suprema Corte atuar na supresso da mora legislativa, cabendo autoridade administrativa a anlise de mrito do direito, aps exame ftico da situao do servidor. 4. A pretenso de garantir a converso de tempo especial em tempo comum mostra-se incompatvel com a presente via processual, uma vez que, no mandado de injuno, cabe ao Poder Judicirio, quando verificada a mora legislativa, viabilizar o exerccio do direito subjetivo constitucionalmente previsto (art. 40, 4, da CF/88), no qual no est includo o direito vindicado. 5. Agravo regimental provido para julgar improcedente o mandado de injuno. *noticiado no Informativo 697 EMB. DECL. NO MI N. 1.551-DF RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAO RECEBIDOS COMO AGRAVO REGIMENTAL. MANDADO DE INJUNO. SERVIDOR PBLICO. PRETENSO DE ASSEGURAR A CONTAGEM E AVERBAO DE TEMPO DE SERVIO PRESTADO EM CONDIES ESPECIAIS. INIDONEIDADE DA VIA ELEITA. Pressuposto do writ previsto no art. 5, LXXI, da Constituio da Repblica a existncia de omisso legislativa que torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. A converso de perodos especiais em comuns, para fins de contagem diferenciada e averbao nos assentamentos funcionais de servidor pblico, no constitui pretenso passvel de tutela por mandado de injuno, mngua de dever constitucional de legislar sobre a matria. Precedentes: MI 2140 AgR/DF, MI 2123 AgR/DF, MI 2370 AgR/DF e MI 2508 AgR/DF. Embargos de declarao recebidos como agravo regimental, ao qual se nega provimento. AG. REG. NO AG. REG. NO RE N. 516.037-RS RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Agravo regimental no agravo regimental no recurso extraordinrio. Constitucional. Processual. Fazenda Pblica. Execuo embargada. Artigo 1-D da Lei n 9.494/97, acrescentado pela MP n 2.180-35/01. Inaplicabilidade. Precedentes. 1. A premissa ftica exigida para que se aplique o que foi decidido pelo Plenrio desta Corte no RE n 420.816, Relator o Ministro Seplveda Pertence, no qual se declarou a constitucionalidade da Medida Provisria n 2.180-35/01, dando interpretao conforme ao art. 1-D da Lei n 9.494/97, a de que a execuo no tenha sido embargada pela Unio, caso contrrio, so devidos os honorrios advocatcios.

2. Agravo regimental no provido. AG. REG. NO AI N. 728.699-RS RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. PRAZO DE VALIDADE. EXISTNCIA DE VAGAS. CANDIDATOS APROVADOS. DIREITO SUBJETIVO NOMEAO. JURISPRUDNCIA PACFICA. ACRDO RECORRIDO DISPONIBILIZADO EM 28.4.2008. A jurisprudncia desta Corte firmou-se no sentido de que os candidatos aprovados em concurso pblico tm direito subjetivo nomeao para a posse que vier a ser dada nos cargos vagos existentes ou nos que vierem a vagar no prazo de validade do concurso. Reconhecida pela Corte de origem a existncia de cargos vagos e de candidatos aprovados, surge o direito nomeao. Agravo regimental conhecido e no provido. AG. REG. NO AI N. 772.064-SP RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: DIREITO TRIBUTRIO. IPTU. INSTITUIO DE ALQUOTAS DIFERENCIADAS. IMVEL NO EDIFICADO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. ACRDO RECORRIDO PUBLICADO EM 24.11.2008. A jurisprudncia deste Supremo Tribunal Federal firme no sentido de que a instituio de alquotas diferenciadas em razo de estar ou no edificado o imvel urbano no se confunde com o instituto da progressividade, razo pela qual no se divisa a alegada ofensa Constituio Federal. Agravo regimental conhecido e no provido. AG. REG. NO AI N. 830.680-PE RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. MILITAR. CONCURSO. LIMITE DE IDADE. PREVISO EM LEI. NECESSIDADE. PRECEDENTES. RECURSO QUE NO ATACA OS FUNDAMENTOS DA DECISO AGRAVADA. IRREGULARIDADE FORMAL. ART. 317, 1, RISTF. ACRDO RECORRIDO PUBLICADO EM 19.11.2009. No preenchimento do requisito de regularidade formal expresso no artigo 317, 1, do RISTF (a petio conter, sob pena de rejeio liminar, as razes do pedido de reforma da deciso agravada). Ausncia de ataque, nas razes do agravo regimental, aos fundamentos da deciso agravada, mormente no que se refere conformidade do acrdo recorrido com a jurisprudncia desta Corte. Agravo regimental conhecido e no provido. AG. REG. NO HC N. 116.481-SP RELATORA: MIN. ROSA WEBER EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. PROCESSO PENAL. TRFICO INTERNACIONAL DE DROGAS. SUBSTITUTIVO DE RECURSO CONSTITUCIONAL. INADEQUAO DA VIA ELEITA. PROCEDIMENTO PREVISTO NO ART. 38 DA LEI 10.409/2002. INOBSERVNCIA. NULIDADE RELATIVA. FALTA DE DEMONSTRAO DE PREJUZO. 1. Contra a denegao de habeas corpus por Tribunal Superior prev a Constituio Federal remdio jurdico expresso, o recurso ordinrio. Diante da dico do art. 102, II, a, da Constituio da Repblica, a impetrao de novo habeas corpus em carter substitutivo escamoteia o instituto recursal prprio, em manifesta burla ao preceito constitucional. 2. relativa a nulidade decorrente da inobservncia do rito processual estabelecido na Lei 10.409/2002, sendo imprescindvel comprovao de efetivo prejuzo. 3. O princpio maior que rege a matria de que no se decreta nulidade sem prejuzo, conforme o art. 563 do Cdigo de Processo Penal. No se prestigia a forma pela forma, com o que se, da irregularidade formal, no deflui prejuzo, o ato deve ser preservado. 4. Agravo regimental conhecido e no provido. AG. REG. NO RE N. 590.046-PR RELATOR: MIN. MARCO AURLIO RECURSO EXTRAORDINRIO REPERCUSSO GERAL ADMITIDA PROCESSO VERSANDO A MATRIA BAIXA ORIGEM MANUTENO. O tema relativo ao aproveitamento integral dos crditos de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios nos casos em que a operao subsequente beneficiada pela reduo da base de clculo teve repercusso geral admitida pelo Plenrio Virtual no Recurso Extraordinrio n 590.046/PR. Impe-se aguardar, na origem, o julgamento de mrito do paradigma. AG. REG. NO RE N. 728.753-SC RELATOR: MIN. LUIZ FUX EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PBLICO. HORAS-EXTRAS. ADICIONAL NOTURNO. BASE DE CLCULO. REPERCUSSO GERAL NO EXAMINADA EM FACE DE OUTROS FUNDAMENTOS QUE OBSTAM O SEGUIMENTO DO APELO EXTREMO. AUSNCIA DE QUESTO CONSTITUCIONAL. ART. 323 DO RISTF C.C. ART. 102, III, 3, DA CONSTITUIO FEDERAL. PREQUESTIONAMENTO. INEXISTNCIA. CONTROVRSIA DECIDIDA COM BASE EM LEGISLAO LOCAL. INCIDNCIA DA SMULA N 280/STF. INVIABILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINRIO. 1. A repercusso geral pressupe recurso admissvel sob o crivo dos demais requisitos constitucionais e processuais de admissibilidade (art. 323 do RISTF). Consectariamente, se inexiste questo constitucional, no h como se pretender seja reconhecida a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso (art. 102, III, 3, da CF). 2. O requisito do prequestionamento indispensvel, por isso que invivel a apreciao, em sede de recurso extraordinrio, de matria sobre a qual no se pronunciou o Tribunal de origem. 3. A simples oposio dos embargos de declarao, sem o efetivo debate acerca da matria versada pelos dispositivo constitucional apontado como malferido, no supre a falta do requisito do prequestionamento, viabilizador da abertura da instncia extraordinria. Incidncia da Smula n. 282 do Supremo Tribunal Federal, verbis: inadmissvel o recurso extraordinrio, quando no ventilada na deciso recorrida, a questo federal suscitada. 4. In casu, o acrdo recorrido assentou (fl. 203): RECURSO INOMINADO AO DE OBRIGAO DE FAZER PRELIMINAR DE CARNCIA DE AO REJEITADA UTILIZAO DA REMUNERAO INTEGRAL DO POLICIAL MILITAR COMO BASE DE CLCULO DAS HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO IMPOSSIBILIDADE CONFLITO DE NORMAS NORMA ESPECIAL QUE VEDA EXPRESSAMENTE A INCIDNCIA DA VANTAGEM PECUNIRIA SOBRE OS BENEFCIOS POR ELA CONCEDIDOS NORMA ESPECIAL QUE PREVALECE SOBRE A GERAL ACMULO DE VANTAGENS PECUNIRIAS PROIBIO CONSTITUCIONAL RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

5. A controvrsia sub judice critrios utilizados para clculo de horas-extras e adicional noturno demanda o necessrio reexame de legislao local, o que inviabiliza o extraordinrio a teor do Enunciado da Smula n 279 do Supremo Tribunal Federal, verbis: por ofensa a direito local no cabe recurso extraordinrio. 6. Agravo regimental no provido. HC N. 106.380-SP REDATOR P/ O ACRDO: MIN. MARCO AURLIO PENA DOSIMETRIA CIRCUNSTNCIAS JUDICIAIS BEM PROTEGIDO PELO TIPO. Descabe considerar como circunstncia judicial negativa o bem protegido pelo prprio tipo penal. PENA DOSIMETRIA CIRCUNSTNCIA JUDICIAL CRIME SOCIETRIO DIRIGENTE. O fato de o acusado ser dirigente da pessoa jurdica atrai a responsabilidade penal, no podendo servir, a um s tempo, exacerbao da pena presentes as circunstncias judiciais. HC N. 108.980-MG RELATOR: MIN. MARCO AURLIO HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DO RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL LIBERDADE DE LOCOMOO ALCANADA NA VIA DIRETA ADMISSIBILIDADE. Consoante a previso do artigo 5, inciso LXVIII, da Carta Federal, admissvel o habeas corpus substitutivo do recurso ordinrio constitucional quando em jogo, na via direta, a liberdade de locomoo quer ante mandado de priso a ser cumprido, quer considerado o implemento da custdia dele decorrente. PRISO PREVENTIVA EXCESSO DE PRAZO. Uma vez verificado o excesso de prazo quanto priso provisria, impe-se o deferimento da ordem. HC N. 114.132-PE RELATOR: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Habeas corpus. Penal. Apropriao indbita de contribuies previdencirias (CP, art. 171, 3). Dosimetria. Pretenso a reavaliao das circunstncias judiciais (CP, art. 59). Questo no analisada pelo Superior Tribunal de Justia. Inadmissvel supresso de instncia. Precedentes. Writ no conhecido. 1. As questes tratadas nesta impetrao no foram analisadas pelo Superior Tribunal de Justia. Por conseguinte, sua anlise pela Suprema Corte, de forma originria, na presente oportunidade, configuraria verdadeira supresso de instncia, o que no se admite. 2. Habeas corpus no conhecido. RMS N. 26.612-DF REDATOR P/ O ACRDO: MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA: Constitucional e Administrativo. Recurso ordinrio em mandado de segurana. Antigo cargo efetivo de chefe de secretaria (art. 36, I e 1, da Lei n 5.010/66). Gratificao de Atividade Judiciria (GAJ). Nova composio de vencimentos e proventos (Lei n 10.475/02). Preservao do princpio da irredutibilidade de vencimentos e proventos. Ausncia de direito adquirido do servidor ao regime de composio de vencimentos. Impossibilidade de cumulao de vantagens de regimes distintos. Recurso no provido. 1. Ingresso no servio pblico federal para exerccio do cargo efetivo de chefe de secretaria (art. 36, inciso I e 1, da Lei n 5.010/66), posteriormente extinto, passando as atribuies a ser de responsabilidade dos ocupantes do cargo em comisso de diretor de secretaria (Lei n 6.026/74). 2. A edio da Lei n 9.421/96, com o fim de cria[r] as carreiras dos servidores do Poder Judicirio, fixa[r] os valores de sua remunerao e d[ar] outras providncias, deu ensejo instaurao do Processo Administrativo n 29.866-2 nesta Suprema Corte, no qual se decidiu pela transformao de cargos por rea de atividade e pelo enquadramento dos servidores efetivos nas carreiras de analista judicirio, tcnico judicirio ou auxiliar judicirio, respeitadas, entre outras, as exigncias definidas anteriormente quanto ao nvel de escolaridade pertinente. 3. Ante a ausncia de cargo efetivo de chefe de secretaria e em respeito correspondncia entre as atribuies antes exercidas pelos servidores ocupantes do referido cargo efetivo e aquelas previstas para o cargo de provimento em comisso de diretor de secretaria, resguardou-se, no PA n 29.866-2, o pagamento do benefcio previdencirio queles servidores de acordo com o cargo em comisso correspondente (art. 14 da Lei n 9.421/96), o que evidencia tratamento favorvel se comparado aos demais cargos efetivos de provimento isolado, segundo a ordem jurdica anterior, ainda subsistentes (art. 4 da Lei n 9.421/96). 4. O reajuste assegurado a aposentados e pensionistas relacionados com o extinto cargo efetivo de chefe de secretaria, por meio do PA n 29.866-2, no ficou limitado GAJ - parcela correspondente, em uma interpretao literal da Lei n 9.421/96, Gratificao Extraordinria que teria sido incorporada remunerao. 5. Controvrsia originada aps a edio da Lei n 10.475/02, a qual reestrutur[ou] as carreiras dos servidores do Poder Judicirio da Unio e instituiu valor fixo para fins de remunerao de funes comissionadas e cargos em comisso. 6. Os aposentados e os pensionistas relacionados com o extinto cargo efetivo de chefe de secretaria experimentaram, com a edio da Lei n 10.475/02, elevao dos proventos pagos em seu benefcio, resultando a alterao, apenas, em nova composio de vencimentos ou proventos. 7. O pagamento da Gratificao de Atividade Judiciria no pode ser dissociado do contexto ftico-normativo que orientou a tomada de deciso, quando da edio da Lei n 9.421/96, por intermdio do PA n 29.866-2, em favor de aposentados e pensionistas relacionados com o extinto cargo efetivo de chefe de secretaria. 8. Ausncia de direito adquirido dos servidores ao regime de composio de vencimentos. Impossibilidade de cumulao de vantagens de regimes distintos. 9. Recurso no provido. *noticiado no Informativo 703 AG. REG. NO RE N. 408.236-PE RELATOR: MIN. TEORI ZAVASCKI EMENTA: ADMINISTRATIVO, PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIRIO. SERVIDOR PBLICO. CONTRIBUIO PARA O IPC. RECURSO EXTRAORDINRIO. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. SMULA 282/STF. PRINCPIO DA ISONOMIA. INAPLICABILIDADE. SMULA 339/STF. AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO. HC N. 109.004-SC RELATORA: MIN. CRMEN LCIA EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL. PROCESSO PENAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO NO CONHECIDO NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. AUSNCIA DE CONSTRANGIMENTO LIBERDADE DE LOCOMOO. DESCABIMENTO DE HABEAS CORPUS. ORDEM DENEGADA.

1. No configura constrangimento liberdade de locomoo deciso que no conhece agravo de instrumento, pela ausncia de seus requisitos, no se prestando o habeas corpus ao reexame dos pressupostos de admissibilidade recursal. 2. Habeas corpus no substitutivo recursal. A prova de causa local de prorrogao de prazo deve ocorrer no momento da interposio do recurso prprio contra a deciso que reconhecer a sua intempestividade. 3. Ordem denegada. HC N. 110.742-DF RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Habeas Corpus. Denncia. Delitos de formao de quadrilha e lavagem de capitais decorrente da prtica de crimes contra a administrao pblica. 2. Pedido de trancamento da ao penal por inpcia da denncia. 3. A pea acusatria atende aos requisitos exigidos pela lei processual, trazendo a exposio dos fatos criminosos com todas as circunstncias de tempo, lugar e modo de execuo (art. 41 do CPP) necessrias ao exerccio do contraditrio e da ampla defesa. Ausncia de constrangimento ilegal. 4. Ordem denegada. RHC N. 111.489-DF RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Recurso ordinrio em habeas corpus. 2. Furto. Bem de pequeno valor (R$ 300,00). 3. Condenao. Pedido de afastamento das custas processuais. Ausncia de risco efetivo liberdade de ir e vir. Jurisprudncia do STF. Questo no conhecida. 4. Aplicao do princpio da insignificncia. Impossibilidade. Reincidncia especfica. Maior reprovabilidade da conduta. 5. Fixao da pena-base no mnimo legal. Inexistncia de prvia manifestao das instncias antecedentes. Supresso de instncia. Matria no conhecida. 6. Recurso parcialmente conhecido e, nessa extenso, no provido. RHC N. 113.315-SP RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Recurso ordinrio em habeas corpus. 2. Writ impetrado de prprio punho por paciente que est cumprindo pena privativa de liberdade e no advogado. 3. Recurso da Defensoria Pblica da Unio em que pleiteia, apenas, o conhecimento do writ que fora indeferido liminarmente pelo Tribunal a quo por ausncia de instruo. 4. A circunstncia de o STJ ter encaminhado os autos Defensoria Pblica da Unio para que tomasse as providncias que entendesse pertinentes, no a isenta de pedir informaes autoridade apontada coatora, com vistas a averiguar a veracidade de constrangimento ilegal em tese sofrido pelo paciente. 5. Impetrante-paciente que, na condio de preso, encontra-se em irretorquvel situao de vulnerabilidade. 6. Habeas corpus redigido de forma legvel, concatenada, possibilitando a exata compreenso da ilegalidade que entende estar sofrendo. 6. Recurso provido para determinar que o STJ conhea do habeas corpus indeferido liminarmente naquela Corte e solicite informaes ao Juzo das Execues Criminais, apontado autoridade coatora, a fim de esclarecer as alegaes contidas na inicial do writ. *noticiado no Informativo 711 RHC N. 116.169-MT RELATOR: MIN. GILMAR MENDES Recurso ordinrio em habeas corpus. 2. Recorrente condenado pena de 7 anos de recluso, em regime inicial fechado, pela prtica do delito previsto no art. 213 do Cdigo Penal. 3. Denegada a ordem em writ impetrado no STJ, que objetivava a fixao de regime prisional semiaberto. 4. A hediondez ou a gravidade abstrata do delito no obriga por si s o regime prisional mais gravoso, pois o juzo, em ateno aos princpios constitucionais da individualizao da pena e da obrigatoriedade de fundamentao das decises judiciais, deve motivar o regime prisional imposto observando a singularidade do caso concreto. Precedentes. 5. De outro lado, a fixao do regime prisional no obedece a critrios matemticos. Em suma, no a quantidade de circunstncias favorveis ou desfavorveis que determina o regime prisional a ser aplicado, pois h circunstncias preponderantes sobre as demais. 6. A culpabilidade circunstncia primordial na determinao do regime de cumprimento de pena, por servir de termmetro da intensidade do dolo delitivo. 7. No caso concreto, diante de dolo intenso ainda que o recorrente tenha em seu favor personalidade, antecedentes e conduta social favorvel , desarrazoada a fixao de regime semiaberto, uma vez que elevada culpabilidade do delito premeditado soma-se a gravidade das consequncias do crime porque, alm do trauma inerente ao tipo penal de estupro, a vtima relata a necessidade de tratamento psicolgico. 8. Recurso ao qual se nega provimento. HC N. 114.115-DF RELATOR: MIN. LUIZ FUX EMENTA: HABEAS CORPUS. DIREITO PENAL. SUBSTITUIO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR RESTRITIVA DE DIREITOS. ORDEM EXTINTA POR INADEQUAO DA VIA ELEITA, MAS CONCEDIDA DE OFCIO. 1. A competncia originria do Supremo Tribunal Federal para conhecer e julgar habeas corpus est definida, taxativamente, no artigo 102, inciso I, alneas d e i, da Constituio Federal, sendo certo que a presente impetrao no est arrolada em nenhuma das hipteses sujeitas jurisdio desta Corte. 2. In casu: (i) o Superior Tribunal de Justia negou a substituio da pena por restritiva de direitos visto que no atendidos os requisitos previstos no art. 44, inciso III, do Cdigo Penal, mxime em razo da presena de circunstncias desfavorveis; (ii) o paciente foi preso em flagrante, em 02/12/2005, pela prtica do crime tipificado no art. 12 da Lei n. 6.368/76, porquanto trazia consigo 132 (cento e trinta e dois) frascos de cloreto de etila (lana perfume); (iii) o Tribunal de Justia, em sede de apelao, fixou a pena-base do agente em 3 anos, 6 meses de recluso e 60 dias-multa, ratificando as circunstncias judiciais negativas apontadas pelo Juzo singular; (iv) consta dos autos que o paciente se encontra em liberdade h oito anos, sem notcia de envolvimento com a criminalidade organizada. 3. Ordem extinta por inadequao da via eleita, mas concedida de ofcio, por unanimidade, para que o juzo a quo proceda substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. Ordem concedida de ofcio, ainda, em razo de empate na votao, para que o rgo de origem proceda a nova dosimetria de acordo com o art. 33, 4, da Lei n 11.343/06.

Acrdos Publicados: 419

TRANSCRIES

Com a finalidade de proporcionar aos leitores do INFORMATIVO STF uma compreenso mais aprofundada do pensamento do Tribunal, divulgamos neste espao trechos de decises que tenham despertado ou possam despertar de modo especial o interesse da comunidade jurdica.
Congressista - Poder de requisio - No reeleio - Perda superveniente de legitimidade ativa e de interesse processual (Transcries)
RMS 28337/DF* RELATOR: Min. Celso de Mello EMENTA: RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. EXTINO SUPERVENIENTE DO MANDATO PARLAMENTAR DO IMPETRANTE. LEGITIMAO ATIVA AD CAUSAM QUE NO MAIS SUBSISTE EM FACE DE O CONGRESSISTA, ELEITO PARA OUTRO CARGO PBLICO, J NO TITULARIZAR A CONDIO POLTICO-JURDICA DE MEMBRO DO CONGRESSO NACIONAL QUE LHE CONFERIA A PRERROGATIVA DE REQUISITAR INFORMAES AO PODER EXECUTIVO (CF, ART. 50, 2). NECESSIDADE DE SE ACHAREM PRESENTES, NO MOMENTO DA RESOLUO DO LITGIO (CPC, ART. 462), TODAS AS CONDIES DA AO. RELAO DE CONTEMPORANEIDADE NO MAIS EXISTENTE. EXTINO ANMALA DO PROCESSO MANDAMENTAL. DOUTRINA.PRECEDENTE ESPECFICO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. PROCESSO JULGADO EXTINTO, PREJUDICADA, EM CONSEQUNCIA, A APRECIAO DOS RECURSOS DEDUZIDOS NOS AUTOS. DECISO: Trata-se de recurso em mandado de segurana e de recurso extraordinrio interpostos contra deciso, que, emanada do E. Superior Tribunal de Justia, restou consubstanciada em acrdo assim ementado (fls. 69): MANDADO DE SEGURANA. INFORMAES CLASSIFICADAS COMO CONFIDENCIAIS. SEGURANA DENEGADA. 1. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil , em seu art. 5, XXXIII, garante a todos o direito de receber dos rgos pblicos informaes de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 2. O impetrante no logrou demonstrar que requereu autoridade coatora a supresso da classificao de confidencial s informaes requeridas. Assim agindo, o impetrante no observou os requisitos para a propositura do writ. No h ato abusivo ou ilegal da autoridade impetrada. No h direito lquido e certo do impetrante. 3. Aplicao por analogia da Smula 2 do STJ. 4. Mandado de segurana denegado. (grifei ) A impetrao mandamental em causa apoia-se, em sntese, nos seguintes fundamentos (fls. 03): O impetrante, no seu mnus de Deputado Federal e com fundamento no 2 do art. 50 da Constituio, requereu ao primeiro impetrado que esse informasse, relativamente ao perodo de junho de 2006 a junho de 2007, sobre viagens de Ministros de Estado em avies do Comando da Aeronutica. O pedido foi veiculado por meio do Requerimento de Informao n 476/2007 , dirigido ao Ministro de Estado da Defesa e seguiu quele Ministro de Estado, ora impetrado, por meio do Ofcio n 1.561, de 13 de julho de 2007, da Primeira Secretaria da Mesa da Cmara dos Deputados. O Requerimento aludido foi respondido pelo Ofcio n 504-GM/Aspar-MD, de 21 de setembro de 2007, do Ministro de Estado da Defesa, encaminhado ao Primeiro Secretrio da Mesa da Cmara dos Deputados. Este ltimo Ofcio referido deu encaminhamento ao Oficio n 44/GC2/C-1101, de 8 de agosto de 2007, do Comandante da Aeronutica. No entanto, o Ministro de Estado da Defesa e o Comandante da Aeronutica classificaram como de carter confidencial as informaes prestadas. (grifei) Registro, por ser dado processualmente relevante, alm de constituir fato notrio (CPC, art. 334, I), que o impetrante, ora recorrente, no mais ostenta a condio de membro do Congresso Nacional, havendo sido eleito para outro cargo pblico. Sendo esse o contexto, e tendo presente a norma inscrita no art. 462 do CPC, passo a examinar a ocorrncia, na espcie, de situao configuradora de prejudicialidade do processo mandamental. E, ao faz-lo, observo que a perda superveniente da condio de membro do Congresso Nacional, como sucedeu no caso, qualifica-se como causa geradora da extino anmala do processo mandamental, eis que o nico fundamento subjacente pretenso mandamental residia na titularidade, hoje no mais subsistente, de mandato parlamentar que conferia, ao impetrante, ora recorrente, a prerrogativa de requisitar informaes ao Poder Executivo (CF, art. 50, 2). Cumpre ressaltar, no ponto, que a perda superveniente de titularidade do mandato legislativo tem efeito desqualificador da legitimidade ativa do congressista que, apoiado nessa especfica condio poltico-jurdica (CF, art. 50, 2), impetrou mandado de segurana com o objetivo de ter assegurado o direito de acesso a informaes classificadas, pela autoridade coatora, como confidenciais. que a atualidade do exerccio do mandato parlamentar configura, nesse contexto, situao legitimante e necessria tanto para a instaurao quanto para o prosseguimento da causa. Inexistente, originariamente, essa situao, ou, como se registra no caso, configurada a ausncia de tal condio, em virtude do trmino do mandato parlamentar no Congresso Nacional, impe-se a declarao de extino do processo de mandado de segurana, porque ausente a legitimidade ativa ad causam do impetrante, que no mais ostenta a condio de membro de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Impende referir, por oportuno, a lio de NELSON NERY JNIOR ( Revista de Processo, vol. 42/201), para quem As condies da ao, vale dizer, as condies para que seja proferida sentena sobre a questo de fundo (mrito), devem vir preenchidas quando da propositura da ao e devem subsistir at o momento da prolao da sentena . Presentes quando da propositura, mas eventualmente ausentes no momento da prolao da sentena, vedado ao juiz pronunciar-se sobre o mrito, j que o autor no tem mais direito de ver a lide decidida (grifei). V-se, portanto, que os requisitos de admissibilidade do jus actionis, dentre os quais - vale enfatizar - situa-se a legitimao ativa ad causam, devem estar presentes no s no momento em que proposta a demanda, mas, por igual, tambm no instante em que vier a ser proferido o julgamento da lide, pois o ordenamento processual impe que o Poder Judicirio, no momento de proferir a deciso, tome em considerao, mesmo ex officio, fatos supervenientes instaurao do processo, tais como aqueles que se refiram, p. ex., ausncia, ainda que ulterior, de qualquer das condies da ao.

Cabe registrar, no ponto, que prestigioso magistrio doutrinrio tem advertido que as condies da ao devem estar igualmente presentes no momento em que a causa for julgada (HUMBERTO THEODORO JNIOR, Curso de Direito Processual Civil, vol. I/326, 52 ed., 2011, Forense; LUIZ GUILHERME MARINONI e DANIEL MITIDIERO, Cdigo de Processo Civil, p. 260, 2 ed., 2010, RT; ANTNIO CLUDIO DA COSTA MACHADO, Cdigo de Processo Civil Interpretado, p. 547, 2 ed., 2008, Manole; JOO ROBERTO PARIZATTO, Cdigo de Processo Civil Comentado , vol. 1/4, 2008, Edipa, v.g.). Assinalo, por relevante, que esse mesmo entendimento reflete-se em expressivo precedente emanado do Plenrio desta Suprema Corte: Voto de liderana. Legitimidade ad causam. Se, embora, ao ser iniciado o julgamento do mandamus, possuia o impetrante legitimidade ad causam para a impetrao, mas veio a seguir a perd-la, antes de que fosse aquele concludo, de ver considerado prejudicado o writ, por deixar de existir o pressuposto essencial de legtimo interesse. (RTJ 123/31, Rel. Min. ALDIR PASSARINHO - grifei) Vale referir, por extremamente oportuno, o douto magistrio de CNDIDO RANGEL DINAMARCO ( Instituies de Direito Processual Civil, vol. II, p. 325-326, item n. 554, 6 ed., 2009, Malheiros), que, a propsito do tema concernente relao de contemporaneidade entre a prolao da sentena, de um lado, e a existncia de interesse e de legitimidade, de outro, assim se pronuncia: As partes s podero ter o direito ao julgamento do mrito quando, no momento em que este est para ser pronunciado, estiverem presentes as trs condies da ao. Se alguma delas no existia no incio mas ainda assim o processo no veio a ser extinto, o juiz a ter por satisfeita e julgar a demanda pelo mrito sempre que a condio antes faltante houver sobrevindo no curso do processo. Inversamente, se a condio existia de incio e j no existe agora, o autor carece de ao e o mrito no ser julgado. Na experincia processual do dia-a-dia so muito mais freqentes os casos de condies que ficam excludas (pedido prejudicado). ....................................................................................................... Essa posio, generalizada na doutrina e acatada pelos tribunais, tem assento jurdico-positivo no art. 462 do Cdigo de Processo Civil, segundo o qual se, depois da propositura da ao algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento da lide, caber ao juiz tom-lo em considerao, de-ofcio ou a requerimento da parte, no momento de proferir a sentena. Cumpre-lhe, pois, segundo esse dispositivo, levar em conta os fatos novos que implementem uma condio antes ausente ou que excluam uma que existia. (grifei) Desse modo, e se a legitimao ad causam compreende uma relao de pertinncia entre os sujeitos processuais e a relao de direito material deduzida em juzo, torna-se claro que, no mais subsistindo a situao legitimadora da qualidade para agir (a condio de parlamentar, na espcie), cessa, por completo, o prprio interesse processual na soluo do litgio. Sendo assim, e por no mais subsistir a legitimidade ativa ad causam do impetrante, julgo extintos, sem resoluo de mrito, os procedimentos recursais instaurados nestes autos. Publique-se. Braslia, 1 de julho de 2013. Ministro CELSO DE MELLO Relator *deciso pblicada no DJe de 5.8.2013

INOVAES LEGISLATIVAS
1 e 2 de agosto de 2013
Lei n 12.845, de 1.8.2013 - Dispe sobre o atendimento obrigatrio e integral de pessoas em situao de violncia sexual. Publicada no DOU em 2.8.2013, Seo 1, p. 1. Lei n 12.846, de 1.8.2013 - Dispe sobre a responsabilizao administrativa e civil de pessoas jurdicas pela prtica de atos contra a administrao pblica, nacional ou estrangeira, e d outras providncias. Publicada no DOU em 2.8.2013, Seo 1, p. 1.

OUTRAS INFORMAES
1 e 2 de agosto de 2013
Decreto n 8.063, de 1.8.2013 - Cria a empresa pblica denominada Empresa Brasileira de Administrao de Petrleo e Gs Natural S.A. - Pr-Sal Petrleo S.A. - PPSA, aprova o seu Estatuto Social, e d outras providncias. Publicado no DOU em 2.8.2013, Seo 1, p. 2.
Secretaria de Documentao SDO Coordenadoria de Jurisprudncia Comparada e Divulgao de Julgados CJCD CJCD@stf.jus.br

Вам также может понравиться