Вы находитесь на странице: 1из 5

Biotecnologia

Entende-se por biotecnologia o conjunto de tcnicas que envolvem a manipulao de organismos vivos para a obteno de produtos especficos ou modificao de produtos. A biotecnologia tambm utiliza o DNA em tcnicas de DNA recombinante. A origem desta palavra grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = prticas em cincia. Histrico A biotecnologia utilizada desde a antiguidade, na produo de pes e bebidas fermentadas, porm este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza tcnicas e materiais de ultima gerao. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentao de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulao de microorganismos e genes tornou possvel a produo de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactrias geneticamente modificadas e produo de medicamentos a partir deanticorpos monoclonais so exemplos de avanos biotecnolgicos. rea de conhecimento A biotecnologia engloba conhecimento das reas de microbiologia, gentica, bioqumica, biologia molecular, qumica e informtica. A introduo da informtica ajudou na evoluo das tcnicas permitindo a automao, demonstrando que a cincia e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefcios todos. Benefcios Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos so obras da biotecnologia. Segundo a Conveno sobre Diversidade Biolgica da ONU, biotecnologia significa qualquer aplicao tecnolgica que use sistemas biolgicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos especficos. Na agricultura, utilizada em grande escala a produo de organismo transgnicos: adio de um gene que codifica uma caracterstica de interesse no genoma de outra planta. Este gene pode ser de um fungo, uma bactria e ate de outra planta). Podemos citar como produtos obtidos atravs da biotecnologia: Agricultura - Mudas de plantas, plantas transgnicas, adubos e pesticidas; Alimentao - Cerveja, vinho, pes e queijos

Indstria - Metais, enzimas, biosensores, biogs, cidos, etc. Medicamentos - Insulina, hormnio de crescimento e outros hormnios, antibiticos e vacinas. Meio ambiente - Puruficao da gua, tratamento do esgoto e do lixo.

Engenharia Gentica
A Engenharia Gentica um conjunto de tcnicas que envolvem a manipulao de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulao envolve duplicao, transferncia e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funes e produzir substncias teis ao homem. Atravs da engenharia gentica muitos hormnios passaram a ser produzidos por bactrias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejveis em seres humanos. O hormnio de crescimento era extrado da hipfise de cadveres e houve casos de pessoas que se contaminaram com uma doena neurolgica chamada Creutzfeldt-Jakob.

Mapeamento Gentico Atravs da tcnica de hibridizao in situ os genes dos cromossomos podem ser mapeados. Para isso so utilizadas sondas feitas a partir de protenas ou de RNA mensageiro, que

produz uma cadeia de DNA complementar contendo um marcador. Clulas de um organismo so retiradas e so feitas vrias cpias do DNA, que so marcadas com os marcadores que podem ser radioativos ou fluorescentes e estudadas. Podemos tambm identificar nos cromossomos, genes que causam certas doenas, como foi o caso da doena de Tay-Sachs. Atravs da tcnica de screening gentico, adolescentes que vivem na Europa do Leste e Central podem fazer este exame para diagnosticar gene recessivo e optar por no terem filhos. Clonagem Atravs do processo de clonagem podemos produzir vrias cpias idnticas de um mesmo organismo. Utilizando a tcnica do DNA recombinante, que a unio de fragmentos de DNA de diferentes fontes biolgicas, possvel isolar enzimas de restrio de bactrias e clonlas. As enzimas de restrio promovem a fragmentao do DNA em regies determinadas. So produzidas por bactrias e atuam na defesa delas contra os vrus, cortando os pedaos do DNA viral, porm em regies especficas, de acordo com a seqncia de bases nitrogenadas. Unindo-se um fragmento deste DNA cortado com o DNA de outro organismo, cria-se um DNA recombinante, que introduzido em um organismo, que se reproduz, dando origem varias cpias deste gene. Este processo chama-se clonagem de DNA. Atravs desta tcnica, pode-se inserir no DNA de certas bactrias o gene humano responsvel pela produo de insulina, estimulando-as a produzir este hormnio, que idntico ao produzido pelo pncreas. O hormnio de crescimento somatotrofina tambm utiliza desta tcnica para se produzido em laboratrio. Projeto Genoma Genoma o conjunto de genes que compem um organismo. O projeito Genoma Humano iniciou em 1990 com o objetivo de identificar a seqncia de bases de cada gene, de cada clula do organismo humano.

Fingerprinting Atravs do estudo do DNA, podemos identificar pessoas e fazer testes de paternidade pela tcnica de fingerprinting. Esta tcnica muito til para se identificar suspeitos de crime. O DNA composto de regies que no codificam protenas, que ficam intercaladas entre os genes, formadas por unidades que possuem seqncias definidas de bases, e formam vrias unidades repetidas. Alteraes nestas seqncias so chamadas polimorfismos e determinam a variabilidade gentica da populao. No DNA fingerprinting estas unidades so mapeadas.

Organismos transgnicos e agricultura Os organismos transgnicos so geneticamente modificados para a produo de substncias de interesse para o consumo humano. Eles recebem genes de outros organismos.

Na agricultura esta tcnica muito empregada. H plantas que receberam DNA de bactrias que conferem resistncia insetos e componentes de certos herbicidas.

Organismos geneticamente modificados


Organismos geneticamente modificados so definidos como toda entidade biolgica cujo material gentico (ADN/ARN) foi alterado por meio de qualquer tcnica de engenharia gentica, de uma maneira que no ocorreria naturalmente. A tecnologia permite que genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espcies no relacionadas. Estes mtodos so usados para criar plantas geneticamente modificadas para o cultivo de matrias-primas e alimentos. Essas culturas so direcionadas para maior nvel de proteo das plantaes por meio da introduo de cdigos genticos resistentes a doenas causadas por insetos ou vrus, ou por um aumento da tolerncia aos herbicidas. Nesta categoria, no se inclui culturas resultantes de tcnicas que impliquem a introduo direta, em um organismo, de material hereditrio, desde que no envolvam a utilizao de molculas de ADN/ARN recombinante, inclusive fecundao in vitro, conjugao, transduo, transformao, induo poliplide e qualquer outro processo natural. Nesse contexto, tambm importante salientar a definio de termos comumente utilizados nessa rea: - Engenharia Gentica: atividade de produo e manipulao de molculas de ADN/ARN recombinante; - cido desoxirribonuclico (ADN), cido ribonuclico (ARN): material gentico que contm informaes determinantes dos caracteres hereditrios transmissveis descendncia; - Derivado de OGM: produto obtido de OGM e que no possua capacidade autnoma de replicao ou que no contenha forma vivel de OGM. No se inclui na categoria de derivado a substncia pura, quimicamente definida, obtida por meio de processos biotecnolgicos e que no contenha OGM, protena heterloga ou ADN recombinante; De acordo com a legislao, aps manifestao da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio), compete ao Ministrio da Agricultura a emisso de autorizaes e registros, bem como a fiscalizao de produtos e atividades que utilizem organismos geneticamente modificados e seus derivados destinados ao uso animal, na agricultura, na pecuria, na agroindstria e reas afins. Essas atividades esto sob responsabilidade da Coordenao de Biossegurana, vinculada Secretaria de Desenvolvimento Agropecurio (SDA).

O que terapia gnica?


Por terapia gnica se entende a transferncia de material gentico com o propsito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No caso de enfermidades genticas, nas quais um gene est defeituoso ou ausente, a terapia gnica consiste em transferir a verso funcional do gene para o organismo portador da doena, de modo a reparar o defeito. Se trata de uma idia muito simples, mas como veremos sua realizao prtica apresenta vrios obstculos. A terapia gnica uma cincia jovem: a primeira tentativa foi efetuada nos Estados Unidos, em 1990 em uma criana portadora de SCID, uma imunodeficincia hereditria. Desde ento, apesar do progresso alcanado, as tentativas da terapia so ainda escassas para se poder falar em sucesso do ponto de vista clnico. O sucesso da terapia gnica permanece como uma perspectiva para um futuro prximo. H hoje, numerosas experimentaes em desenvolvimento no mundo inteiro, tendo acima de tudo o propsito de aprimorar o conhecimento biolgico da base do mtodo de terapia gnica, pois esta pode se tornar uma ferramenta efetiva nas mos dos mdicos.

Вам также может понравиться