Вы находитесь на странице: 1из 4

Cincias LIVRO 7 | Captulo 6

Invertebrados I
1 Abaixo, temos exemplos de seres vivos. Observe atentamente cada um deles para responder os itens a e b.
G. K. Hart/Photodisc/ID/ES Phovoir/ID/ES

siede preis/ photodisc/id/es (100593)

a) Separe-os em dois reinos: Plantae e Animalia. Em seguida indique qual foi o critrio utilizado para essa separao. b) Separe os animais em vertebrados e invertebrados e indique o que caracteriza cada um dos grupos. c) H algum ser que no se encaixou em nenhum dos dois reinos sugeridos? Qual? 2 Abaixo temos trs tipos de materiais utilizados para o banho, embora o uso do tipo identificado como A seja ilegal. a) Qual a origem de cada um desses trs materiais usados no banho? b) Identifique aquele que tem origem animal e indique uma caracterstica desse ser quando est vivo.
G. K. Hart/Photodisc/ID/ES Phovoir/ID/ES Archivo SM/ID/ES

Javier Calbet/Archivo SM/ ID/ES

CMCD/ID/ES

g.k. hart/photodisc/id/ es (147969)

Phovoir/ID/ES

CM/ID/ES

Archivo SM/ID/ES

Cincias LIVRO 7 | Captulo 6

Invertebrados I
3 No filme Procurando Nemo, um simptico peixinho listrado de laranja e branco a representao do conhecido peixe-palhao (Amphiprion sp). Essa espcie tem uma relao com outro animal, que vive fixo nos recifes. Essa relao est representada na fotografia abaixo.
E. F. Larreta/ID/ES

a) Pesquise o nome dado a essa relao. b) Indique a que grupo (filo) de invertebrados pertence o invertebrado que aparece na foto. c) Cite outros dois animais pertencentes a esse mesmo grupo (filo) de invertebrados. 4 Os grupos de animais so classificados de acordo com o grau de parentesco. Abaixo temos diversas fotografias de invertebrados. Rena-os de acordo com os grupos (filos). Quais caractersticas permitem agrup-los em filos distintos?
Stocktrek/Photodisc/ID/ES

Imagin/Archivo SM/ID/ES

Debra James/Istockphoto

Archivo SM/ID/ES

G. K. Hart/Photodisc/ID/ES

Archivo SM/ID/ES

Cincias LIVRO 7 | Captulo 6

Invertebrados I
5 Abaixo esto a tabela e o respectivo grfico que apresentam o nmero de casos de esquistossomose detectados no ano de 2008 no Brasil segundo o Ministrio da Sade, disponveis para download no seguinte endereo eletrnico: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/ pdf/casos_esquitossomose_mes_2008.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2011 Avalie as informaes e responda aos questionamentos
Regio n casos
26 6098 5619 153 10

norte nordeste sudeste sul centro oeste

Nmero de casos de esquistossomose no Brasil em 2008 centro oeste sul sudeste nordeste norte 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000

a) Qual o agente causador da esquistossomose e como o humano se contagia com esse parasita? b) Quais as regies do pas em que a doena est mais presente? Elabore uma hiptese para explicar o porqu desta distribuio. c) Qual deve ser a profilaxia da parasitose?

Cincias LIVRO 7 | Captulo 6

Respostas
1 a) So animais: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 Plantae: 1 Os animais so seres pluricelulares hetertrofos, enquanto os Plantae so pluricelulares auttrofos. b) Invertebrados: 2, 3, 4 e 5 Vertebrados: 6,7,8 Os vertebrados possuem coluna vertebral (obs: alguns invertebrados tambm possuem esqueleto). c) O tem 9 um fungo que tem um reino especfico para ele: Reino dos Fungos. 2 O item A uma esponja (porferos). So animais filtradores que apresentam os coancitos para esse fim. Foram durante muito tempo usados para banho, o que no se justifica mais pelo acesso s esponjas sintticas (b) e vegetais ou buchas (c). 3 a)  A anmona e o peixe-palhao estabelecem uma relao de mutualismo, pela qual o peixe palhao utiliza a anmona para esconder-se dos predadores e colocar seus ovos; em contrapartida, seus dejetos so utilizados como alimento pela anmona. A substncia produzida pelos cnidcitos da anmona no afeta o peixe porque ele possui uma capa de muco sobre o corpo. b) cnidrios c) Tambm so cnidrios a gua-viva, os corais e hidras. 4 A e B so cnidrios, animais que apresentam cnidcitos (clulas urticantes) e podem apresentar duas fases de vida (metagnese): plipo e medusa. Os itens D e E so moluscos, sendo D um gastrpode e E um cefalpode; ambos os animais de corpo mole, apresentam o corpo dividido em cabea, p e massa visceral e alguns tm carapaas calcrias. O animal C um aneldeo (minhoca) com corpo metamerizado, e o animal F um porfero (esponja) com presena de cnidcito (lembramos que diversas outras caractersticas podem ser citadas em cada grupo). 5 A esquistossomose causada pelo Schistosoma mansoni. A doena est mais presente no Nordeste e no Sudeste, regies onde ocorre em maior quantidade o hospedeiro intermedirio (caramujo). A profilaxia consiste em tratamento de esgoto domstico e recomendao de no nadar em lagos com risco de contaminao.

Вам также может понравиться