Вы находитесь на странице: 1из 22

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais atravs da anlise comparativa de arranjos fsicos

Evaluation of the ergonomic performance of residential kitchens through the comparative analysis of layout

Myrla Lopes Torres


Departamento de Desenho Industrial Universidade Federal de Campina Grande Avenida Aprgio Veloso, n 882, Bloco BQ, Bairro Bodocong Campina Grande PB- Brasil CEP: 58109-970 Tel.: (83) 3310-1132 E-mail: myrlalt@uol.com.br

Myrla Lopes Torres Laura Bezerra Martins Emmanuelle Guerra Saraiva Bezerra Solange Cavalcanti Galvo Resumo
ste trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho ergonmico de cozinhas residenciais atravs de anlise comparativa de arranjos fsicos. Foi aplicada uma metodologia de carter exploratrio em quatro cozinhas, todas em apartamentos da cidade de Joo Pessoa, Paraba. Estas cozinhas foram classificadas em diferentes tipos de layout - horizontal, em U, em L e paralelo - com base na disposio do fogo, geladeira e bancada/pia. Para avaliar este ambiente de trabalho, foi adotada uma abordagem ergonmica e um estudo do arranjo fsico, atravs da aplicao de ferramentas de anlise do projeto de arranjo fsico com base nos princpios de layout. Conclui-se o trabalho com propostas de layouts para as cozinhas estudadas e com algumas sugestes ergonmicas para o projeto de cozinhas.

Laura Bezerra Martins


Departamento de Design Universidade Federal de Pernambuco Avenida Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitria Recife PE Brasil CEP: 50670-420 Tel.: (81) 2126-8299 E-mail: laurabm@folha.rec.br

Palavras-chave: Arranjo fsico; ergonomia; cozinhas; desempenho das edificaes.

Emmanuelle Guerra Saraiva Bezerra


Departamento de Design Universidade Federal de Pernambuco E-mail: manu_rodrigo@yahoo.com.br

Abstract
The purpose of this work is to evaluate the ergonomic performance of residential kitchens through the comparative analysis of physical arrangements. An exploratory methodology was applied in four different types of kitchens layouts U, L, parallel and horizontal - based on the arrangement of the stove, refrigerator and sink/counter. All of them were from apartments in Joo Pessoa, Paraba. In order to evaluate this work environment, an ergonomic approach and a study of the layout, based on the principles of layout, were adopted. This research work concludes by proposing layouts for the types of kitchens that were investigated as well as making some ergonomic suggestions to the design of kitchens. Key-words: Layout; ergonomics; kitchen; building performance.

Solange Cavalcanti Galvo


Departamento de Design Universidade Federal de Pernambuco E-mail: solgalvao@bol.com.br

Recebido em 11/04/06 Aceito em 25/08/06

Ambiente Construdo, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 69-90, jul./set. 2006. ISSN 1415-8876 2006, Associao Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo. Todos os direitos reservados.

69

Introduo
A observao e a anlise dos fatores lumnicos, trmicos, acsticos, ergonmicos, do layout, entre outros, possibilitam compreender em que medida o desempenho do ambiente construdo influencia o comportamento do usurio (RIBEIRO; MONTALVO, 2004). Para estudar a relao do homem com o ambiente construdo devem ser consideradas as restries fsicas do ambiente e as habilidades e limitaes do homem. Para Villarouco (2002), a ergonomia do ambiente construdo est relacionada com o conforto e a percepo ambientais, com os materiais de revestimentos e acabamentos, com os postos de trabalho, com o layout espacial e com o mobilirio. Entre esses fatores, o layout aqui destacado como um elemento determinante na utilizao do espao e do conforto do usurio, visto que o arranjo fsico preocupa-se no somente com uma disposio racional do processo produtivo, mas tambm com reas de movimentao, alcances, manuseios de pesos, disposio do mobilirio e condies humanas de trabalho ventilao, iluminao etc. Considerando que a cozinha residencial o ambiente que mais evolui e reflete as mudanas de hbito da sociedade (LEMOS, 1989), para planejla, alm da funcionalidade e do dimensionamento dos espaos, deve-se, sobretudo, conhecer a rotina da famlia, uma vez que os hbitos interferem direto no programa de necessidades. Atualmente, as cozinhas de alguns apartamentos residenciais apresentam dimenses cada vez mais reduzidas, comprometendo a distribuio do arranjo fsico, o que influencia na otimizao do processo produtivo e do ambiente de trabalho, forando o projetista verticalizao e ocupao do espao cbico com uma superposio excessiva de unidades produtivas de trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste estudo avaliar o desempenho ergonmico de quatro cozinhas residenciais em apartamentos com layouts diferenciados em L, em U, em paralelo e horizontal atravs do mtodo de abordagem ergonmica adotado por Moraes e MontAlvo (2003), aliando-o aplicao de ferramentas de anlise para o projeto de arranjos fsicos (DGARCIA, 2005) com base nos cinco princpios de layout: integrao geral, mnima distncia, fluxo, espao cbico, flexibilidade e satisfao e segurana (SLACK, 2002).

Ergonomia do ambiente construdo


Segundo Iida (1990):
A Ergonomia o estudo da adaptao do trabalho ao homem. O trabalho aqui tem uma acepo bastante ampla, abrangendo no apenas aquelas mquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, mas tambm toda a situao em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. Isto envolve no somente o ambiente fsico, mas tambm os aspectos organizacionais de como esse trabalho programado e controlado para produzir os resultados desejados.

O papel da ergonomia subsidiar o planejamento, o projeto, a avaliao de produtos, postos de trabalho, sistemas de informao e ambientes, tornando-os compatveis s necessidades, habilidades e limitaes dos indivduos. Na esfera do ambiente construdo, a ergonomia passa a incorporar o conhecimento de disciplinas relacionadas aos indivduos e ao prprio ambiente para um alcance global das interaes e adequaes ao ser humano; por exemplo, o uso do espao exterior ou interior com base nos conceitos de espao pblico ou privado, as barreiras arquitetnicas, a apreenso do espao, a navegao e a circulao no espao arquitetural, os sistemas de informao e comunicao, a acessibilidade e o design universal, relacionando-os s atividades de trabalho, de servios e de lazer. Nesse sentido, a ergonomia do ambiente construdo pretende promover ambientes de trabalho que sejam locais de troca e de convvio humano, evidenciando os confortos trmico, acstico e lumnico.

Arranjo fsico de cozinhas residenciais


O layout define e integra os diversos componentes da produo, seja ela com destino ao mercado ou ao prprio consumo. Segundo Cury (2000):
[...] layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaos existentes na organizao, envolvendo alm da preocupao de melhor adaptar o ambiente de trabalho s pessoas [...] segundo a natureza da atividade desempenhada, arrumao dos mveis, mquinas, equipamentos e matrias-primas.

Deve-se ter sempre em mente que os itens relacionados ocupam, na realidade, um espao tridimensional, e no apenas uma projeo ortogonal de sua rea.

70

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

A combinao ideal de todos esses elementos depende do critrio adotado pelo projetista para aferio da eficincia, uma vez que se pode chegar a diferentes combinaes timas, desde que tenham sido considerados importantes aspectos distintos da mesma questo, ou seja, ora o fator mais importante pode ser a segurana, ora a esttica do conjunto, ora a obteno de um fluxo racional, ora as condies ambientais, dependendo, assim, do ponto de vista abordado. Contudo, podese afirmar que o arranjo fsico acaba por influir na motivao, gerando maior ou menor eficincia no trabalho (LERNER, 1982). De acordo com Souza (2002), a escolha do tipo de layout deve estabelecer um fluxo racional de trabalho, evitando-se deslocamentos desnecessrios de pessoas e de materiais, bem como proporcionando maior conforto e segurana aos usurios do espao fsico. Segundo Martins (2003), existem quatro tipos bsicos de layout: (a) posicional os recursos a serem transformados se localizam em determinado ponto, enquanto mquinas, pessoas e equipamentos se movimentam. Caracteriza-se por baixa produo; (b) por processo os equipamentos e as mquinas so agrupados por funo, havendo deslocamento apenas da matria-prima a ser manipulada. Este tipo de arranjo considerado de grande flexibilidade; (c) celular os recursos a serem transformados so concentrados em etapas especficas da operao. As operaes so fragmentadas em departamentos; e (d) por produto seqncia linear de operaes obedecendo seqncia de manipulao do produto. Para as cozinhas residenciais, o arranjo fsico adequado do tipo por processo, dada a sua flexibilidade, pois cada produto percorre diferentes roteiros de operao, utilizando os equipamentos, eletrodomsticos, mobilirios e utenslios de acordo com as necessidades e convenincias do cardpio. Nesse posto de trabalho so realizadas vrias tarefas de ciclos diferentes uns longos, outros curtos , o que possibilita cozinheira tomar a deciso de realiz-las em seqncia ou concomitantemente. Fica clara a importncia da localizao e da proximidade dos processos similares, pois uma das vantagens desse tipo de layout a alta taxa de aproveitamento dos mesmos equipamentos, reduzindo os custos investidos. Para que haja, ento, a eficiente utilizao dos equipamentos, materiais e energia, necessrio minimizar ao mximo as sete perdas fundamentais no processo, propostas por Shingo (1996), que so:

(a) superproduo fabricao de produto acima da demanda; (b) perdas por transporte deslocamentos inadequados do produto, retrocessos ou cruzamento de fluxos; (c) processamento em si etapas do processo que poderiam ser eliminadas sem acarretar danos ao produto; (d) perda por movimentao movimentaes desnecessrias do usurio; (e) perda por espera desperdcio com o tempo de espera no qual o produto fica parado; (f) perda por fabricao de produtos defeituosos fabricao de produtos que apresentam algumas de suas caractersticas de qualidade fora do padro estabelecido; e (g) perda por estoque estoque de matria-prima, material em processamento e produto final. O caminho para se obter um arranjo fsico eficiente e que evite perdas o planejamento de layout a partir de seus princpios bsicos (SLACK, 2000): (a) princpio da integrao geral prev a integrao harmoniosa de todos os itens que compem o layout ou a melhor soluo de compromisso permitida pelas limitaes estruturais do ambiente; (b) princpio da mnima distncia permite que os materiais movimentem-se ao longo das menores distncias, agrupando operaes similares; (c) princpio do fluxo permite um fluxo constante de material sem os inconvenientes de esperas prolongadas ou mesmo estocagens; (d) princpio do espao cbico utilizao eficaz do espao disponvel, horizontal e vertical, respeitando as zonas de conforto visual e de acesso; (e) princpio da flexibilidade permite que o arranjo seja facilmente reajustado ou capaz de readaptar-se a diferentes seqncias produtivas; e (f) princpio da satisfao e segurana garante que o trabalho seja prazeroso e seguro para os funcionrios. Para se averiguar a eficincia do layout analisando-se os princpios da integrao geral, da mnima distncia, do fluxo, do espao cbico, da flexibilidade, da satisfao e segurana (SLACK, 2002), evitando perdas fundamentais (SHINGO, 1996), devem-se aplicar as ferramentas de anlise para o projeto de arranjo fsico (DGARCIA, 2005).

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

71

A aplicao das ferramentas de anlise para o projeto de arranjo fsico inicia-se com a anlise dos elementos fundamentais: unidades de planejamento de espao (UPE), afinidades, primitivas de espao e restries (SLACK, 2002). Unidades de planejamento de espao (UPEs) so setores ou sees em que se identificam uma rea de trabalho, uma rea de estocagem ou alguma caracterstica do estabelecimento. As afinidades por sua vez, correspondem a hierarquizao, segundo a freqncia dos fluxos dos materiais entre as diversas reas de trabalho. So classificadas de acordo com uma escala. A partir dessa escala, faz-se um diagrama para demonstrar quais so os setores com maiores afinidades. De posse desses dados, manipula-se o diagrama para que haja aproximao dos fluxos mais intensos. As primitivas de espao so as reas mnimas de dimensionamento para cada UPE. So definidas atravs da soma da rea que o prprio equipamento ocupa mais a sua rea de utilizao e a sua rea de circulao, e sobrepostas no diagrama de afinidades para visualizao do espao necessrio para a realizao das tarefas, produzindo, assim, a primitiva de espao. Seria o layout ideal. Finalmente, as restries so os elementos limitadores do layout ideal. Podem ser a delimitao fsica do prdio, as aberturas de iluminao, a ventilao, a circulao, a carga mxima para o piso e outras caractersticas externas. A seguir e apresentada a aplicao das ferramentas de anlise de layout, passo a passo. Etapa 1 Colete informaes sobre os diversos setores de trabalho (UPEs) e determine o fluxo

entre eles pela quantidade de viagens que o usurio fez numa jornada de trabalho, produzindo, assim, uma tabela de cruzamento entre os fluxos. Etapa 2 Desenhe um arranjo fsico esquemtico mostrando os setores de trabalho e a intensidade dos fluxos entre eles, construindo um diagrama de afinidades. Manipule o diagrama de forma a aproximar os setores mais afins, realizando o ajuste do arranjo fsico. Etapa 3 Dimensione os setores de trabalho agrupando-os sobre o diagrama de afinidades definido e crie um esquema de primitivas de espao. Etapa 4 Sobreponha suas primitivas de espao agora no espao fsico real do ambiente e faa os ajustes necessrios, assumindo solues de compromisso inevitveis e concluindo as etapas com o mapeamento de reas. Etapa 5 Verifique se a troca da localizao de quaisquer das sees beneficia o layout espacial, tridimensional, e, por fim, realize a proposta de um layout (DGARCIA, 2005). Assim, pode-se retornar aos princpios bsicos do layout e observar que todos foram contemplados. A identificao do tipo, a anlise dos princpios bsicos de layout e a minimizao das perdas atravs da aplicao de ferramentas de anlise de layout produziro um espao fsico que atende aos objetivos principais de se obter um fluxo de trabalho eficiente, reduzindo a fadiga do usurio, aumentando a flexibilidade para as variaes necessrias, racionalizando a disposio fsica dos postos de trabalho, aproveitando todo o espao til disponvel e minimizando a movimentao de pessoas, produtos, materiais e outros (ARAJO, 1994).

4 Altssimo 3 Alto 2 Desejvel 1 Comum 0 Negligencivel -1 Indesejvel


Figura 01 - Exemplo de escala de afinidades

6 pt preto 2 pt tracejado preto 2 pt cinza 1 pt preto (duas linhas) sem cor 1 pt cinza tracejado

72

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

Metodologia
Para a realizao desse estudo foram selecionadas quatro cozinhas em apartamentos na cidade de Joo Pessoa PB. A seleo foi realizada a partir da verificao de formatos de layouts diferentes com base na disposio do fogo, geladeira e bancada/pia, porque pesquisas anteriores j apontavam esses setores como os de maior incidncia de fluxos dentro de uma cozinha (IIDA, 1990). Assim, selecionaram-se: (a) layout em formato horizontal (Figura 2): fogo, geladeira, bancada + pia em linha;

(b) layout em formato L (Figura 3): pia e bancada de manipulao, e a geladeira em uma parede e na parede perpendicular o fogo; (c) layout em formato U (Figura 4): elementos dispostos em paredes diferentes o fogo na parede perpendicular, a geladeira e a bancada e pia em paredes opostas; e (d) layout em formato paralelo (Figura 5): bancada e pia, e fogo em uma parede oposta parede da geladeira.

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 2 Planta-baixa layout em formato horizontal

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 3 Planta-baixa layout em formato L

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

73

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 4 Planta-baixa layout em formato U

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 5 Planta-baixa layout em formato paralelo

Todas essas cozinhas possuem as seguintes caractersticas: forro de gesso, paredes e piso com revestimento cermico, bancadas de trabalho de granito e armrios de MDF ou aglomerado revestidos com laminados melamnicos. Possuem iluminao natural e artificial e ventilao natural. Todas esto voltadas para a fachada mais desfavorvel s condies climticas de nossa regio. As famlias so constitudas em mdia por quatros pessoas, com filhos menores, que costumam fazer as trs refeies principais do dia em suas prprias casas. A avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais atravs da anlise comparativa de arranjos fsicos ocorreu com a abordagem ergonmica do ambiente construdo e

com o estudo do arranjo fsico considerando os princpios bsicos de layout. A abordagem ergonmica foi realizada atravs de observaes sistemticas e assistemticas, de conversas informais, de aplicaes de questionrios, de cronometragem de tempo para execuo das tarefas, de registros fotogrficos e posturais. Os questionrios continham 28 questes abertas e foram aplicados s quatro usurias das cozinhas apreciadas, em que demonstram as opinies, queixas, avaliaes e sugestes. As observaes assistemticas foram realizadas atravs de visitas espordicas s residncias, e as sistemticas foram realizadas durante trs dias completos de observao em cada um das cozinhas (MORAES; MONTALVO, 2003).

74

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

O estudo do arranjo fsico, em planta baixa, considerando os princpios bsicos de layout da integrao geral, da mnima distncia, do fluxo, do espao cbico, da flexibilidade e da satisfao e segurana (SLACK, 2002) foi realizado atravs da aplicao das ferramentas de anlise para o projeto (DGARCIA, 2005). Com esse estudo, verificaram-se o formato de layout mais produtivo para cozinhas residenciais, as disposies de materiais e equipamentos adequados, as atividades que so prejudicadas em virtudes das limitaes dos espaos e a interface do indivduo com o ambiente construdo. Conclui-se o trabalho com a proposta de novos layouts para as cozinhas analisadas e com algumas sugestes ergonmicas para projetos de cozinhas residenciais.

(d) a utilizao do forno de microondas tambm foi significante; utilizado normalmente para descongelar alimentos. Nas cozinhas analisadas, sua maior utilizao ocorre nas refeies do almoo e do jantar; e (e) a cafeteira e a sanduicheira so bastante usadas na refeio do caf da manh. Com as observaes assistemticas e sistemticas das tarefas realizadas, verificou-se que a cozinha um ambiente de trabalho onde se tem uma atividade em posio de p, com bastante movimentao dos membros, extenses e flexes do tronco e deslocamentos desnecessrios, promovendo desconforto e at dores como cervicalgia e lombalgia na execuo das tarefas. Apesar das grandes deficincias encontradas nos ambientes de trabalho, as usurias mencionaram nos questionrios pouca ou nenhuma queixa; consideram que a coco seja uma atividade fcil e admitiram gostar de executar a tarefa. Apesar das afirmaes, pode-se conferir nas anlises certos constrangimentos posturais e cognitivos na execuo de algumas tarefas como a utilizao dos armrios superiores e inferiores, do forno, do congelador da geladeira e do forno de microondas, por causa da altura; conferem-se, ainda, deslocamentos desnecessrios, todos relacionados a alcance fora da zona de conforto. Com a abordagem ergonmica possvel observar os hbitos, o processamento das tecnologias, a execuo das atividades e, ento, avaliar o arranjo fsico como fator de interao da atividade executada nesse ambiente de trabalho.

Abordagem ergonmica do ambiente construdo


A cozinha residencial um ambiente de trabalho complexo no qual o usurio desempenha numerosas operaes seqenciais: ao receber as compras, higieniza os alimentos, armazena os produtos, escolhe o cardpio da prxima refeio, seleciona os ingredientes e os utenslios, manipula os alimentos, transporta-os para a coco ou congelamento de acordo com a orientao da receita, monitora o processamento e, ao mesmo tempo, desenvolve tarefas paralelas como, por exemplo, o preparo do suco. No horrio da refeio, pe-se a mesa, faz-se a montagem do prato a ser servido; em seguida, aps a refeio, retiram-se utenslios e alimentos da mesa, armazenam-se as sobras e levam-nas geladeira, descartam-se os resduos, lavam-se, secam-se e guardam-se pratos, copos e utenslios; descarta-se o lixo; higieniza-se o ambiente e relacionam-se itens para novas compras. Com observaes sistemticas realizadas durante trs dias em cada cozinha, observaram-se os deslocamentos e a utilizao repetitiva dos materiais, realizando, assim, uma comparao de uso dos equipamentos, eletrodomsticos, mobilirio e utenslios de cada uma das cozinhas. Verifica-se que: (a) fogo, geladeira, pia/bancada, armrios de loua e talheres foram utilizados em todas as refeies nas trs cozinhas; (b) o liquidificador tambm bastante utilizado em virtude da presena de crianas nas residncias; (c) a mesa da cozinha normalmente utilizada para realizar as refeies, no apenas para servir de apoio;

Avaliao do arranjo fsico de cozinhas residenciais


Entre os quatro tipos de layouts estudados, o por processo o mais caracterstico das cozinhas residenciais, como j foi dito. Nesse tipo de arranjo fsico, cada produto a ser manufaturado percorre diferentes roteiros de operao, de acordo com as suas necessidades. Como o volume de produo baixo e a variedade relativamente alta, verificase, nas cozinhas residenciais, que os equipamentos, eletrodomsticos, mobilirios e utenslios vo sendo solicitados de acordo com as necessidades e convenincias do cardpio do dia. Assim, baseando-se nos princpios da integrao geral, da mnima distncia, do fluxo, do espao cbico, da flexibilidade e da satisfao e segurana, inicia-se a avaliao dos arranjos fsicos existentes nas cozinhas selecionadas atravs da aplicao de ferramentas de anlise para projeto de layout por processo. Essa ferramenta analisa as UPEs, as afinidades, a primitiva de espao e as

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

75

restries (SLACK, 2002), e ocorre quando se executa a tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais, o diagrama de afinidades, o ajuste esquemtico do arranjo fsico, a primitiva de espao e o mapeamento das reas (DGARCIA, 2005).

Estudo de arranjo fsico da cozinha horizontal


A cozinha de formato horizontal tem configurao retangular com 11,98 m de rea construda. Nesse tipo de cozinha, os equipamentos (geladeira, pia/bancada e fogo) esto dispostos em uma seqncia linear, caracterizada como horizontal. Realizando-se a anlise dos princpios do layout, indetificou-se: (a) Princpio da integrao geral: a integrao das UPEs ocorre de forma regular porque a bancada + pia, geladeira e fogo esto numa mesma linha, e a distncia no ultrapassa quatro metros. Dessa forma, a movimentao e a execuo das atividades so realizadas com um conforto mediano pela usuria. (b) Princpio da mnima distncia de movimentao: a distribuio das UPEs promove aglomerao de equipamentos e tarefas em linha reta. As atividades que causam maiores problemas so os deslocamentos entre o fogo e a geladeira, e o deslocamento para retirar os eletrodomsticos e utiliz-los em cima da bancada de manipulao. (c) Princpio do fluxo: o formato do layout estabelecido nessa cozinha promove um fluxo de materiais, onde se encontra a bancada. Nesse sentido, verifica-se uma diminuio do ritmo de

trabalho em virtude do pouco espao disponvel na bancada, pois, apesar de ter dimenses satisfatrias (60 cm x 220 cm), colocam-se outros elementos que prejudicam o fluxo das atividades, como escorredor, lixeira, materiais de limpeza, liquidificador e o filtro de gua, restando apenas cerca de 50 cm para realizar todas as outras atividades. Alm desse fato, ainda se verifica que os eletrodomsticos e as louas se encontram em difcil rea de acesso, como em prateleiras acima da geladeira e armrios acima do exaustor. (d) Princpio do espao cbico: na cozinha estudada, o espao cbico aproveitado com certa deficincia, devendo ser mais bem definida a disposio da mesa, dos eletrodomsticos, do espao para manipulao de alimentos na bancada e da disposio do filtro. (e) Princpio de satisfao e segurana: identificase uma ausncia de preocupao com a existncia de crianas no local, e tambm pode haver acidentes para retirar utenslios nos armrios superiores por se utilizarem bancos para alcanlos. (f) Princpio de flexibilidade: a flexibilidade pode ser visualizada apenas quanto disposio dos eletrodomsticos. Seguindo a avaliao do arranjo fisco, realiza-se a aplicao das ferramentas de anlise para projeto de layout executando tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais, diagrama de afinidades, ajuste esquemtico do arranjo fsico e a primitiva de espao com o mapeamento das reas (Figuras 6 a 10).

Figura 6 Tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais cozinha horizontal

76

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

Figura 7 Diagrama de afinidades cozinha horizontal

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 8 Ajuste do arranjo fsico cozinha horizontal

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

77

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 09 Primitiva de espaos cozinha horizontal

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 10 Mapeamento das reas cozinha horizontal

Com a aplicao da tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais, observa-se que alguns equipamentos e materiais de grande fluxo esto distantes, como o caso da bancada de manipulao e do fogo. A partir do diagrama de afinidades, identificou-se onde existe uma aglomerao de fluxo de materiais e com o ajuste do arranjo fsico, com a primitiva de espao e com o mapeamento das reas pode-se notar uma melhor distribuio das linhas de fluxo, o que torna o layout mais eficiente.

numa mesma parede, e o fogo localizado em parede perpendicular. Realizando a anlise dos princpios de layout, identificou-se: (a) princpio da integrao geral: superposio das UPEs provocando um desequilbrio delas em virtude da m distribuio e de ociosidade da bancada lateral; (b) princpio da mnima distncia de movimentao: esta cozinha demonstra uma reduzida distncia de movimentao de materiais devido superposio de UPEs j verificadas, acarretando movimentaes desnecessrias na utilizao do mesmo espao para a continuidade do processo de produo;

Estudo de arranjo fsico da cozinha em formato L


A cozinha de formato em L tem configurao retangular com 12,48 m de rea construda, possuindo a pia/bancada e a geladeira alinhadas

78

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

(c) princpio de fluxo: h problemas de fluxo na utilizao dos eletrodomsticos em virtude da sobreposio das UPEs, como o caso da bancada de manipulao e do armrio onde esto os eletrodomsticos; (d) princpio de espao cbico: o prejuzo do espao cbico verificado na no-utilizao da bancada de apoio, sobrecarregando a bancada de manipulao com o uso de eletrodomsticos; (e) princpio de satisfao e segurana: observouse que a segurana do local est comprometida

pela utilizao de banco de plstico para o acesso aos armrios superiores, pela altura inadequada do forno de microondas. Os eletrodomsticos so utilizados ao lado da pia, o que pode provocar choques eltricos por ser uma rea molhada; e (f) princpio da flexibilidade: no verificado no arranjo fsico dessa cozinha, pois os eletrodomsticos no podem ser deslocados, j que dependem dos pontos eltricos. A aplicao das ferramentas de anlise de layout est apresentada nas Figuras 11 a 15.

Figura 11 Tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais cozinha em L

Figura 12 Diagrama de afinidades cozinha em L

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

79

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 13 Ajuste do arranjo fsico esquemtico cozinha em L

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 14 Mapeamento das reas cozinha em L

80

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 15 Mapeamento das reas cozinha em L

Com a aplicao da tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais e do ajuste do arranjo fsico, observa-se que h existncia de equipamentos e de materiais que, embora muito utilizados, esto localizados a distncia, como o caso da geladeira e do fogo. J a partir do diagrama de afinidades, observa-se a aglomerao entre os fluxos e vemse a dificuldade do acesso a materiais e os deslocamentos desnecessrios. Com a primitiva de espao e mapeamento das reas, enfim, pode-se notar uma redistribuio das linhas de fluxo que tornam o layout mais eficiente.

(b) princpio da mnima distncia de movimentao: no existe uma racionalizao da distribuio das UPEs, j que para a execuo das atividades necessrio fazer numerosos deslocamentos que poderiam ser reduzidos se tivesse havido um planejamento, evitando, assim, o desgaste da usuria no ambiente; (c) princpio de fluxo: observa-se que reas que precisariam estar prximas esto completamente deslocadas, como o caso da bancada de manipulao com a geladeira e o fogo; (d) princpio do espao cbico: o armrio/despensa situa-se abaixo da janela, disposio bastante inconveniente por ser baixa e com o agravante de que, para utiliz-lo, preciso desmontar a mesa; (e) princpio da satisfao e segurana: a distncia das unidades principais pode ocasionar acidentes como cortes, queimaduras e quedas; e (f) flexibilidade: os eletrodomsticos podem ser redistribudos. A aplicao das ferramentas de layout est apresesentada nas figuras 16 a 20.

Estudo de arranjo fsico da cozinha em U


A cozinha de formato em U tem configurao retangular com 11,70 m de rea construda e possui seus elementos (a bancada/pia, a geladeira e o fogo) posicionados em paredes diferentes. A aplicao dos princpios bsicos de layout nesta cozinha indicou o seguinte: (a) princpio da integrao geral: h precariedade de integrao das UPEs, pois a geladeira, a bancada de manipulao, a pia e o fogo so separados por circulaes que atrapalham o bom desenvolvimento das atividades executadas;

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

81

Departamento Despensa Pia Bancada ( manip ) Fogo Geladeira Microondas Armrios Bancada ( etetro ) Lixeira Mesa

Cdigo A B C D E F G H I j 20 40 40 5 30 1 10 30 10

3 30 40 x 5 2 1 10

40 5 30 5 5 1 20

5 x 40 2 1 1

x 10 40 5 5

1 10 40 5

3 40 20

1 10

Figura 16 - Tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais cozinha em U

Figura 17 Diagrama de afinidades cozinha em U

1. Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 18 Ajuste do arranjo fsico esquemtico cozinha em U

82

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 19 Primitiva de espaos cozinha em U

02

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 20 Mapeamento das reas cozinha em U

Com a aplicao da tabela de cruzamento entre os fluxos de materiais e do ajuste do arranjo fsico, notam-se as interferncias nos principais fluxos por terem sido os equipamentos separados e dispostos em paredes diferentes. J com o diagrama de afinidades, com a primitiva de espao e com o mapeamento das reas, nota-se a necessidade de uma redistribuio dos equipamentos para que as linhas de fluxo tornemse mais bem distribudas.

(a) Princpio da integrao geral: existe uma coerncia de distribuio das principais UPEs (geladeira, fogo e bancada de manipulao), entretanto observa-se a falta de integrao entre a bancada de eletrodomsticos e a mesa. A localizao do filtro de gua fora da rea do posto de trabalho desvantajosa por quebrar o ritmo de produo e foge do roteiro de operao. (b) Princpio da mnima distncia de movimentao: foram verificados deslocamentos desnecessrios como o descarte de resduos da bancada de eletrodomsticos at a lixeira, que se encontra na bancada da pia, e o deslocamento para o filtro de gua, que se encontra fora do posto de trabalho. (c) Princpio do fluxo: considerando a hierarquia das afinidades, observam-se problemas de fluxo

Estudo de arranjo fsico da cozinha em formato paralelo


A cozinha em formato Paralelo com 14,08 m2 de rea construda, possui distribuio da bancada/pia e fogo paralela geladeira. A aplicao dos princpios do layout nesta cozinha indicou o seguinte:

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

83

com o filtro de gua e a lixeira, por estarem ambos deslocados da seqncia do roteiro de produo. (d) Princpio do espao cbico: na cozinha em estudo, apesar de haver uma maximizao do aproveitamento da rea disponvel, grande parte do espao vertical foi projetado desconsiderando os limites de percentis extremos. (e) Princpio da satisfao e segurana: o problema de satisfao e segurana est relacionando iluminao artificial precria sobre
Departamento Mesa Despensa Fogo Bancada Manipulao Microondas Bancada Eletro. Pia Lixeira Armrios Inferiores Armrios Superiores Geladeira Filtro de Agua Mq. Lavar Louas Cdigo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 5 20 50 25 5 40 45 1 0 10 15 0

a mesa de refeio e necessidade de escadas para higienizao e limpeza do ambiente. (f) Princpio da flexibilidade: no se aplica a esta situao por tratar-se de uma rea proposta para um fim especfico. Os limites espaciais esto determinados pela edificao existente, no havendo possibilidade de expanso. A aplicao das ferramentas de layout est apresentada nas Figuras 21 a 25.

8 25 0 35 1 30 35 1 5 15 0

30 1 10 50 1 20 35 5 0 0

15 10 25 40 5 25 10 0 0

15 5 5 30 1 25 5 0

20 1 30 15 15 10 0

25 10 25 40 1 0

10 10 15 20 0

20 5 10 0

10 0 0

5 0

Figura 21 Aplicao do fluxo de material e equipamento cozinha em formato paralelo

Figura 22 Diagrama de afinidades cozinha em formato paralelo

84

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

Figura 23 Ajuste do arranjo fsico esquemtico cozinha em formato paralelo

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 24 Primitiva de espaos cozinha em formato paralelo

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

85

ACESSO DE SERVIO

Figura 25 Mapeamento de reas cozinha em formato paralelo

Entre as cozinhas analisadas com a aplicao da tabela de cruzamento entre fluxos, do ajuste do arranjo fsico, da primitiva de espao e do mapeamento das reas, pode-se verificar que existe uma boa distribuio das UPEs na cozinha em formato paralelo, sendo necessria uma redistribuio dos eletrodomsticos e do filtro e uma modificao na mesa para melhorar a circulao.

Anlise do desempenho ergonmico resultados


Em se tratando de cozinhas residenciais, antes da realizao do layout necessrio que haja conhecimento dos diversos fatores que concorrem para a fabricao de um alimento: o produto ou ingrediente, quantidade ou volume, o asseio, a seqncia da tarefa, o tempo decorrido, o espao fsico disponvel, o processo produtivo incluindo aqui utenslios, eletrodomsticos etc. Tambm no podem ser esquecidos os servios de suporte, ou seja, manuteno, limpeza, sanitrios, primeiros socorros, entrada das compras de supermercado, a rotina de higienizao e armazenamento, a sada de resduos e a administrao. Nesse ambiente de trabalho so realizadas vrias tarefas de ciclos variados, uns longos outros curtos, possibilitando ao usurio decidir se realizlas em seqncia ou concomitantemente. Assim, verifica-se a importncia da localizao e da proximidade dos processos similares, pois uma das vantagens do layout por processo a alta taxa de aproveitamento dos mesmos equipamentos, reduzindo os custos de investimento. Outras vantagens identificadas para cozinhas residenciais so: flexibilidade de processo e de produto,

86

SALA DE JANTAR AREA DE SERVIO

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

variedade de produtos, facilidade em se adaptarem as modificaes na seqncia de operao e maior facilidade de superviso. Considerando a aplicao das ferramentas para o projeto de layout por processo, podem-se verificar quais as perdas fundamentais constatadas que devem ser minimizadas ou eliminadas. Assim, considerando o volume de produo em excesso nas refeies, identificam-se as perdas por superproduo de quantidade, gerando resduos. Os deslocamentos desnecessrios e o cruzamento de fluxos dentro das cozinhas provocam perdas por transporte e por movimentaes. Verificam-se, ainda, perdas por fabricao defeituosas e, por estoque esta ocorre quando os alimentos estocados ultrapassam o prazo de validade e aquela, quando o alimento est fora do padro de qualidade ou quando se torna inadequado para o consumo por falha no monitoramento (queimar, ressecar, tostar etc.) Alm da identificao das perdas fundamentais pela aplicao das ferramentas para projeto de layout por processo, podem-se observar algumas caractersticas de layout para cozinha residencial que permitam eficincia nas atividades. So elas: primeiramente, de acordo com Iida (1990), o posicionamento em paralelo, de um lado a bancada/pia e o fogo e, no lado oposto, a geladeira, apresenta vantagem sobre os demais. Assim, entre os formatos de layouts estudados, verificou-se que o formato paralelo otimiza as movimentaes de cargas e reduz deslocamentos desnecessrios, minimizando os custos humanos por causa da racionalizao das unidades de planejamento de espao (UPEs) e da aproximao dos processos de produo. Os principais

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

equipamentos esto dispostos para atender hierarquizao dos fluxos prioritrios existentes entre o fogo, a bancada, a pia e o secundrio existente entre estes e a geladeira. Tambm h exigncia de uma bancada de manipulao exclusiva para alimentos, devendo estar disposta entre o fogo e a pia. Enfim, o layout deve promover um fluxo de materiais, de equipamentos e de pessoas de forma prtica e limpa, no devendo promover misturas nos elementos, tampouco deslocamentos desnecessrios. A seguir, esto apresentadas sugestes de layouts, em planta baixa, para as cozinhas residenciais analisadas (Figuras 26 a 29). Pretende-se com esses novos layouts, baseados na hierarquizao dos fluxos, agrupamento dos processos similares e obedincia seqncia das tarefas, harmonizar o sistema de produo, permitindo a fluidez da comunicao entre as unidades produtivas, conforme a flexibilidade necessria que um arranjo fsico funcional exige para o bom desempenho das mltiplas atividades de uma cozinha residencial. Observa-se que as restries impostas pela estrutura fsica existente foram a soluo de compromisso assumida. A superposio das UPEs, respeitando as limitaes humanas, otimizam o desempenho e a eficincia das tarefas. Enfim, nos layouts esto aplicadas algumas das recomendaes deste trabalho para projetao de ambientes de cozinhas ergonmicas.

superior, que est acima da mesa, e, depois, problemas secundrios, como a razovel distncia entre o fogo e a geladeira, e a superposio de atividades a serem realizadas numa pequena superfcie horizontal de trabalho. Com a elaborao do novo layout sugerido (Figura 26), as atividades so mais bem distribudas, e as UPEs, integradas. O beneficiamento deve-se ao aumento da bancada, o que permite a criao de um espao especfico para manipulao de alimentos, localizado entre a pia e o fogo. Alm disso, os eletrodomsticos foram deslocados para uma prateleira do lado esquerdo acima da bancada do forno de microondas, dispostos e montados para fcil manuseio. Eliminou-se o armrio acima da mesa. O novo arranjo da cozinha faz com que esta deixe de ser classificada como horizontal e passe a ter um formato em paralelo. Com essa modificao, tem-se o melhoramento do fluxo, realiza-se a proximidade das unidades de produo e, assim, otimizam-se as tarefas e diminuem-se os esforos musculares do usurio.

Layout proposto para cozinha em formato L


O layout atual no permite uma boa utilizao das bancadas, pois a superfcie de trabalho disponvel do lado esquerdo do fogo est ociosa, enquanto a superfcie de trabalho do lado direito do fogo bastante solicitada, porque l so desempenhadas todas as principais tarefas da cozinha. Essa nova distribuio (Figura 27) permite a criao de bancadas especficas para manipulao de alimentos e eletrodomsticos, os quais estaro agora dispostos com fcil acesso. O forno microondas ser disposto em uma prateleira suspensa sobre a bancada prxima mesa e em altura adequada para visualizao e manuseio de objetos quentes.

Layout proposto para cozinha em formato horizontal


A partir da anlise realizada, foi possvel diagnosticar os dois principais problemas desta cozinha: primeiro, os de acesso, como a utilizao dos eletrodomsticos que esto dispostos em uma prateleira superior acima da geladeira e do armrio

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Pia 7- Lixeira 8- Armrios inferiores 9- Armrios superiores 10- Geladeira 11- Filtro

Figura 26 Layout proposto para cozinha em formato horizontal

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

87

Figura 27 Layout proposto para cozinha em formato L

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

02

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 28 Layout proposto para cozinha em formato U

1- Mesa 2- Despensa 3- Fogo 4- Bancada de manipulao 5- Microondas 6- Bancada de apoio 7- Pia 8- Lixeira 9- Armrios inferiores 10- Armrios superiores 11- Geladeira 12- Filtro

Figura 29 Layout proposto para cozinha em formato paralelo

AREA DE SERVIO

88

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

Layout proposto para cozinha em formato U


A quebra de unidade entre as UPEs o problema mximo dessa cozinha pelo fato de ter circulaes cruzadas por todos os lados. Observou-se que a estrutura fsica permitia uma mnima interveno no ambiente da cozinha, realizando, assim, o deslocamento do acesso social, mantendo-o na mesma parede, e que o ganho em aproveitamento de espao seria surpreendente. O novo layout (Figura 28) garante maior proximidade e integrao do sistema de manufatura. A disposio das unidades de produo obedeceu hierarquizao de afinidades, diminuindo perdas com transporte e movimentos, alm de disciplinar a circulao interna da sala para a rea de servio.

91,4 cm (PANERO, 2001), considerando o percentil 5 do sexo feminino. Os possveis constrangimentos fsicos e musculares sofridos pelos usurios podem variar desde estresse e fadigas musculares at dores lombares, nas pernas, nos braos e nas mos. Notou-se que a coluna vertebral bastante solicitada em todas as tarefas executadas devido necessidade de se realizarem flexes e extenses para alcanar utenslios em armrios superiores e inferiores, assim como as pernas, por passar toda a jornada de trabalho em posio de p. Segundo Gurgel (2003), a estao de trabalho da cozinha composta basicamente da geladeira, pia e fogo. O autor afirma que se deve [...] manter a soma das trs distncias inferiores a 6,50 m, j que esse percurso ser feito vrias vezes ao dia. A distncia entre a pia e a geladeira deve ser a menor delas. Contrapondo Gurgel (2003), tem-se verificado no estudo de layout que o foco das atividades da cozinha ocorre na bancada e que os fluxos entre bancada e pia e entre bancada e fogo so maiores do que entre bancada e geladeira. O estudo confirmado por Iida (1990) quando afirma que a triangulao formada pela pia, fogo e geladeira proposta pelos norte-americanos est ineficiente pela ausncia do principal elemento da cozinha, que a bancada, onde se processa a maioria de suas tarefas. Com relao distncia mnima entre fogo, pia e geladeira referida por Gurgel (2003), pode no ser aplicada eficientemente, pois no foi includa a bancada. A tarefa de manipulao dos alimentos exige uma rea de trabalho exclusiva, sendo necessrio que a superfcie horizontal no seja inferior a 90 cm e superior a 106 cm, baseado no percentil 5 do sexo feminino (PANERO, 2001), e que esteja localizada entre a pia e o fogo. A necessidade dessa disposio foi verificada nas observaes sistemticas da abordagem ergonmica e na anlise do arranjo fsico como um posicionamento natural do usurio para monitorar o processo de coco. Na bancada de manipulao importante verificar na superfcie de trabalho o alcance frontal, sendo indicada como zona confortvel a dimenso de 45,7 cm de profundidade e 76,2 cm de largura, baseado no percentil 5 do sexo feminino (PANERO, 2001). Tambm, faz-se necessria a existncia de uma rea de trabalho apropriada para o uso dos eletrodomsticos, possuindo espaos de armazenamento para alguns eletrodomsticos j montados, plugados e pronto para o uso

Layout proposto para cozinha em formato paralelo


Esta cozinha j dispe de um layout que contempla a hierarquizao dos fluxos e proximidades das UPEs, tendo sido necessrio solucionar o problema de estrangulamento da passagem entre a mesa e a bancada, realizando, para isso, o redesenho do formato da mesa e inserindo o filtro na extremidade da bancada (Figura 29). Com essas modificaes foi liberado o espao para circulao e resolveu-se o grave problema de deslocamentos desnecessrios e cruzamentos de toda a extenso da cozinha por qualquer pessoa que necessite beber gua.

Consideraes finais
A cozinha um ambiente que exige intensa rotina de tarefas, consumindo horas de trabalhado, conforme as particularidades da atividade; de hbitos e de costumes familiares. Em alguns casos a maximizao do espao cbico e a m distribuio do layout comprometem o conforto e a segurana dos usurios, obrigando-os a assumir diversas posturas inadequadas para compensar a falta de planejamento do sistema s necessidades do homem, acarretando prejuzos sade. Um dos problemas primordiais a posio de p. Nesse caso, sugere-se alternncia de posturas entre posio de p e posio sentada. As atividades que puderem ser executadas na posio sentada mesa devem ser priorizadas. Para a mesa, sugere-se a altura entre 73,7 cm e 76,2 cm (PANERO, 2001). As atividades que exijam a posio de p para executar tarefas que envolvam a fora dos braos e msculos superiores e das costas devem ser realizadas em bancada com altura entre 88,9 cm e

Avaliao do desempenho ergonmico de cozinhas residenciais

89

(GURGEL, 2003). Essa necessidade foi confirmada neste estudo a partir da observao de que em algumas cozinhas a usuria possui dificuldades no uso de eletrodomsticos, pois esto dispostos em locais de difceis acessos, desmontados, e no possuem uma rea de trabalho exclusiva para sua utilizao. Esses fatores geram ritmo lento, quebra de produtividade e estresse. Nas cozinhas em estudo, verifica-se a intensidade das tarefas na bancada e, por isso, no arranjo do layout deve-se encontrar no roteiro de operaes com o fogo, com a geladeira e com a pia. Com este estudo, ressalta-se a necessidade de um layout que promova a integrao de indivduos, materiais, mquinas, que permita a mobilizao dos materiais ao longo das menores distncias entre as operaes, que contribua para um fluxo eficiente, que usufrua o espao cbico, que permita ajustes rpidos para uso dos materiais, que seja seguro e transmita satisfao.

GURGEL, Mirian. Projetando espaos. So Paulo: Senac, 2002. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produo. So Paulo: Edgard Blcher, 1990. LERNER, Walter. Organizaes, sistemas e mtodos. So Paulo: Atlas, 1982. MARTINS, S. S. Administrao de produo. Apostila de Produo. Bauru: UNESP, 2003. MORAES, Anamaria de; MONT`ALVO, Claudia. Ergonomia: conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro: iUsEr, 2003. VILLAROUCO, Vilma. Avaliao ergonmica do projeto arquitetnico. In: ABERGO 2002 Congresso Latino Americano de Ergonomia, 6., e Congresso Brasileiro de Ergonomia, 12. Anais... Recife, 2002. PANERO, J.; ZELNIK, M. Las dimensiones humanas en los espacios interiores: estndares antropomtricos. Mxico: Gustavo Gili, 1984. RIBEIRO, Lcia; MONTALVO, Claudia. Ergonomia no ambiente construdo: teoria e prtica. Rio de Janeiro: iUsEr, 2004. SHINGO, Shingeo. O sistema Toyota de produo: do ponto de vista da engenharia de produo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. SLACK, N.; CHAMBERS, Stuart; JONHSTON, Robert. Administrao da produo. Traduo de Maria Teresa Correa de Oliveira e Fbio Alher. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SOUZA, R. A. Administrao da produo. So Paulo: s.n., 2002.

Referncias
ARAJO, Luiz Csar G. de. Organizao, sistemas e mtodos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. CURY, Antony. Organizao & mtodos. So Paulo: Atlas, 2000. DGARCIA, G. Anlise do microespao. Apostila de Arranjo Fsico e Ergonomia da Especializao de Ergonomia. Recife: UFPE, 2005. DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prtica. So Paulo: Edgard Blcher, 1998.

90

Torres, M. L; Martins, L. B.; Bezerra, E. G. S.; Galvo, S. C.

Вам также может понравиться