Вы находитесь на странице: 1из 2

O programa Aliana pela Vida uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para enfrentar um dos

s graves flagelos da vida contempornea: a luta contra as drogas. A Aliana pela Vida um dos resultados do Decreto N 45.551, assinado pelo governador Antnio Anastasia em fevereiro de 2011, determinando a aplicao de at 1% do oramento de rgos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de preveno e combate s drogas. Numa primeira etapa, os recursos sero destinados a cinco aes principais:

Rua Livre - Locais de consumo e de venda de drogas sero ocupados com atividades culturais, esportivas e de lazer. A proposta chegar s ruas, praas e outros espaos pblicos antes das drogas. Paralelamente, sero desenvolvidas outras aes integradas e simultneas para inibir o uso de drogas nesses locais. Uma delas o acolhimento ao usurio, a ser feito no prprio local por uma unidade mvel, que contar com profissionais qualificados e ajuda de ex-usurio de drogas, capacitado pelo Governo de Minas para integrar a equipe. Esses profissionais vo orientar, alimentar e fazer o encaminhamento ao servio adequado. Tambm buscaro referncias familiares da pessoa acolhida para dar mais eficincia ao atendimento. A unidade mvel estar em contato permanente com a Polcia Militar, que poder ser acionada a qualquer momento para a represso ao trfico. Sero ainda feitas intervenes urbanas para melhorar a limpeza e iluminao desses locais. Canal Minas Sade - O Canal Sade, do Governo de Minas - uma das maiores redes de TV corporativa do pas, formada por 12 mil pontos de recepo em escolas, postos de sade, Centros de Referncia em Assistncia Social (Cras) e presdios - tambm integrar a Aliana pela Vida. Por meio do Canal Sade sero capacitados 150 mil profissionais do Estado e dos

municpios nas reas de sade, educao, assistncia social e sistema de defesa para atuar nas aes de preveno e combate droga. O curso a distncia, de 80 horas, ter incio na ltima semana de agosto. Mobilizao Social - Ser lanado nesta quarta-feira (3), edital para seleo de 100 projetos de entidades sociais parceiras em todo o Estado. Elas recebero recursos de at R$ 70 mil do Governo de Minas para desenvolver aes de mobilizao social voltadas para a preveno e o combate s drogas. Sero selecionados os projetos mais inovadores dirigidos para a rea da educao: juventude que queira abandonar o trfico, para profissionais do sexo, para as famlias dentre outros. Socorro Familiar - Equipes formadas por psiclogo e assistente social atendero familiares de usurios de drogas em casa. A proposta fazer o primeiro acolhimento, orientar e, quando necessrio, encaminhar membros da famlia ou o prprio usurio para assistncia em servios especializados. Ser dada prioridade para casos de internao encaminhados pela Justia. Ligue Minas 155 / SOS Drogas - Vinte atendentes foram qualificadas para dar atendimento mais eficaz a quem procura o SOS Drogas. Quem discar o nmero 155 ter informao sobre a localizao e o acesso a servios de assistncia ao dependente qumico. Para casos de urgncia, as atendentes tero suporte de equipe especializada do SOS Drogas, formada por psiclogo e assistente social, que orientaro de acordo com a necessidade de cada caso. Alm do SOS Drogas, o governo mineiro mantm o Centro de Referncia Estadual em lcool e Drogas (Cread), localizado na Praa Sete, em Belo Horizonte. O Centro presta atendimento presencial a pessoas com dependncia e apoia as suas famlias. Minas Gerais conta tambm com a Rede Complementar de Suporte Social na Ateno ao Dependente Qumico, formado por entidades teraputicas conveniadas, que disponibilizam quatro mil vagas em diversas modalidades: ambulatorial, permanncia dia, internao, abrigo temporrio, entre outras. O Estado conta ainda com a parceria tcnica de grupos de mtua ajuda, que atendem e do suporte famlia do dependente qumico.

Вам также может понравиться