Вы находитесь на странице: 1из 8

NO TENHO TEMPO

Em primeiro lugar, esperamos que voc tenha tempo para ler este texto.

Este estudo sobre administrao do tempo dirige-se especificamente a pessoas, como voc, que decidiu fazer um curso pela Internet. Muitas vezes as pessoas acreditam que, como no tm tempo para fazer um curso presencial, ento d pra fazer um curso pela Internet, porque no exige muito tempo.

Temos dois aspectos a serem abordados aqui: o primeiro que impossvel fazermos qualquer coisa bem feita se no dedicarmos tempo e ateno a ela. O segundo aspecto aquele que trata do qu fazemos com o nosso tempo, que prioridades temos na aplicao dele.

Sobre o primeiro aspecto, voc ver que cada curso tem uma srie de atividades que exigem dedicao de tempo de estudo, que poder ser dirio ou nos finais de semana. Caso opte por estudar somente aos finais de semana, precisar de uma sesso de estudos bem maior.

O estudo pela Internet oferece pelo menos duas vantagens em relao ao estudo presencial: a primeira que voc poder dedicar-se inteiramente ao estudo ganhando aquele tempo de deslocamentos necessrios nos cursos presenciais; a segunda vantagem que voc mesmo pode estabelecer seus horrios de estudo, exceto quando h alguma atividade sncrona, como um Chat, por exemplo.

Sobre o segundo aspecto, aquele que trata da administrao do tempo, este texto objetiva fornecer algumas dicas para que voc obtenha o melhor aproveitamento possvel na sua capacitao, estudando com qualidade e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes. E o primeiro passo para que isto ocorra uma atitude favorvel ao estudo e participao nos debates

promovidos na sua turma.

Sabemos que as pessoas tm diversas atividades durante o dia que consomem tempo: dedicao famlia, trabalho, estudo, leituras, lazer, entretenimento, refeies, deslocamentos, cuidados pessoais, ateno e contatos com outras pessoas, atendimento ao telefone, sono, descanso, fazer nada, etc. Como conciliar todas estas atividades com mais uma: "curso via internet". Como atender a todas essas demandas? Como distribuir o tempo, sempre to escasso, entre todas essas inevitveis atividades?

Para responder a essas perguntas, algumas aes e atitudes so necessrias e decisivas: planejamento, organizao, comprometimento e autodisciplina. Planejar para programar a quantidade de atividades que se possa realmente realizar; organizar para ter produtividade e o melhor aproveitamento do tempo; comprometimento para com o planejado; e autodisciplina para entender que a realizao de quaisquer tarefas exige 90% de transpirao e 10% de inspirao.

Reunimos aqui uma srie de dicas com o objetivo de ajudar no melhor aproveitamento do seu tempo, e para que voc realize este curso com extraordinria qualidade na aprendizagem. Como dissemos no comeo deste texto, estamos na torcida para voc escolher dedicar o tempo necessrio para l-lo com ateno. Melhor ainda se voc ler com concentrao. Concentrao, alis, importante na leitura do contedo curso, na leitura dos e-mails e dos textos complementares, bem como nas participaes nos debates abertos na sua turma.

No estudo dos cursos pela Internet, o ideal programar-se para estudar no mnimo durante uma hora todos os dias, numa s sesso de estudo, sem interrupes que prejudicam a ateno e a concentrao. Portanto, se voc pretende estudar no seu trabalho, dedicando-se nos pequenos intervalos daquele tempo que sobra durante o expediente, recomenda-se baixar o

material, imprimi-lo e organizar-se para estudar de uma s vez uma unidade ou captulo, fazendo as devidas anotaes e, ao final da unidade, acessar o curso e fazer as interaes com o contedo que o texto recomenda, bem como participar dos debates na comunidade ou nos fruns. Imprimindo o material voc poder estudar em local e horrio adequados, e a participao nos debates contribuir decisivamente para uma aprendizagem eficiente. Oriente-se pelo cronograma do curso, pois ele indica o tempo para cada unidade de estudo.

Dicas para economizar tempo

Planejamento: o tempo dedicado ao planejamento poupa um tempo bem maior na execuo, e melhora os resultados.

Organizao: a organizao facilita a execuo, aumenta a produtividade e evita o estresse.

Telefone: desnecessrios.

use-o

com

parcimnia,

para

evitar

deslocamentos

Comunicao: a linguagem simples, concisa e isenta de ambigidades assegura a compreenso e poupa tempo com a eliminao de mal-entendidos.

Concentrao: concentrar tempo e ateno s tarefas aumenta a produtividade e proporciona motivao pela percepo da coisa realizada.

Alguns economizadores de tempo

- Utilizao de agenda - Fazer relao de afazeres - Definio de metas - Definio e acompanhamento de prioridades.

- Organizao das tarefas - Organizar as informaes usadas com freqncias para t-las mo

Alguns desperdiadores de tempo

- Falta de planejamento - Indisciplina - Indefinio de objetivos - Indefinies de prioridades - M utilizao dos recursos (telefone, fax, xerox, computador)

Solues prticas

- Estabelea metas anuais, mensais, semanais e dirias - Programe as atividades do dia em funo dessas metas - Relacione as atividades do dia - Identifique as atividades mais importantes e priorize-as - Controle diariamente as atividades realizadas - Saiba onde seu tempo realmente empregado - Estabelea incio e fim para as atividades - Melhore suas rotinas e hbitos de trabalho - Seja realista e esteja consciente das limitaes do tempo disponvel - No inclua atividades em excesso. Evite frustraes. - Preveja uma pequena reserva de tempo para imprevistos

Pense sempre sobre a importncia e a urgncia das atividades, para que voc possa estabelecer suas prioridades. Classifique suas atividades dentro de uma destas definies. Imaginemos um quadrado dividido em quatro partes iguais, e a cada parte chamaremos de quadrante. Em cada quadrante colocaremos as atividades classificadas como:

1) Nem importante e nem urgente

2) No importante, mas urgente 3) Importante, mas no urgente 4) Importante e urgente

Nem importante e nem urgente

Atividades como bater papo ao telefone, jogar pacincia no computador, assistir televiso, podem ser classificadas neste quadrante. No nem preciso dizer que no devemos dedicar muito tempo a atividades classificadas como nem importante e nem urgente, no mesmo?

No importante, mas urgente

Comece perguntando-se: Quais sero as conseqncias se eu no fizer isto hoje? Haveria uma atividade mais importante do que esta para ser realizada hoje?

Importante, mas no urgente

Se voc postergar a realizao de uma atividade importante, o tempo vai se esgotando e de repente ela se tornar urgente. Melhor fazer um cronograma das atividades e classific-las para evitar que as atividades importantes se percam entre as urgentes.

Importante e urgente

Se voc organizar e programar suas atividades, estar evitando que atividades importantes se tornem urgentes. Por que? Pense nestas situaes:

- Coisas importantes, mal-feitas - Coisas no importantes, mal-feitas - Coisas importantes, bem-feitas

- Coisas no importantes, bem feitas

Eficincia x Eficcia

Para efeito do nosso estudo do tempo, vamos interpretar eficincia como fazer, executar a tarefa; e eficcia como fazer bem feito.

Coisas no importantes, mal feitas

Coisas no importantes e mal-feitas indicam baixa eficincia e baixa eficcia ao mesmo tempo. Para faz-las mal-feitas, melhor deixar de lado as coisas no importantes e dedicar-se s mais importantes.

Coisas importantes, mal feitas

Esta situao indica a combinao de eficcia com baixa eficincia. Fazer as coisas na correria da ltima hora uma forma de obter essa m combinao.

Coisas no importantes, bem feitas

Aqui temos baixa eficcia e alta eficincia. Que tal dedicar o tempo a coisas importantes?

Coisas importante, bem feitas

Quem administra seu tempo com eficcia e executa suas tarefas com eficincia, aumenta as chances de atingir seus objetivos. Realiza as coisas importantes com o devido tempo e aumenta suas chances de realizar suas atividades e dedicar-se ao estudo e participao na comunidade de aprendizagem colaborativa. O segredo aqui riscar da sua lista de afazeres as atividades no importantes.

Diante do que foi explicitado vale mais uma observao acerca do tempo. Diz respeito a duas palavras da lngua grega: Chronos e Kairos. Chronos o tempo dos relgios, o mensurvel, o tempo cronolgico, o tempo decorrido. E Kairos o tempo em relao aos valores, qualidade, o tempo vivido. Ento, podemos dizer que vivemos muito Chronos e pouco Kairos. Praticamente utilizamos o tempo Chronos como parmetro para tudo. Na nossa relao com os amigos, com o trabalho, com os estudos.

Bodil Jnsson em seu livro: "Dez consideraes sobre o tempo", escreveu: o tempo no uma questo que se possa resolver de uma vez por todas. Trata-se de um processo que dura a vida toda. Que tal ento a proposta de no utilizar mais a frase "No tenho tempo?"

Bom estudo e Sucesso!

Equipe SEBRAE

BIBLIOGRAFIA

Alexander, Roy Guia para a administrao do tempo / Roy Alexander. Rio de Janeiro: Campus, 1995

Palloff, Rena M. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line / Rena M. Palloff e Keith Pratt; trad. Vincius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004

Emmett, Rita No deixe para depois o que voc pode fazer agora / Rita Emmett; traduo de Vera Maria Whately. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

Вам также может понравиться