Вы находитесь на странице: 1из 7

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Tarefas prticas
Estas tarefas prticas so sugestivas e no obrigatrias. O treinador poder modificlas ou substitu-las, conforme a necessidade. As tarefas prticas ajudam a avaliar se o aluno est realmente disposto a praticar o que est aprendendo, pois este programa foi desenvolvido para que os alunos se tornem praticantes da Palavra e no meramente ouvintes, como a prpria Escritura ensina (Tiago 1.22-23). As tarefas prticas providas nos cursos esto relacionadas ao assunto estudado e tambm ao processo de plantar uma igreja ou atividades que existem na igreja. Assim, o treinador estar preparando lderes e obreiros enquanto planta novas igrejas e/ou consolida a igreja j existente. TAREFAS PRTICAS PARA OS CURSOS SOB VIDA CRIST Todo cristo, independente de seus dons, ministrios e funes de liderana na igreja local, precisa desenvolver um slido fundamento espiritual para a sua vida. Os cursos sob a categoria vida crist ajudam a fundamentar a vida espiritual do discpulo de Cristo. Se os discpulos esto solidamente fundamentados nas disciplinas espirituais bsicas, ento, eventualmente voc poder contar com lderes fortes e tementes a Deus. Disciplinas Espirituais & Fundamentos Espirituais: Enquanto voc ensina estes cursos, trabalhe a vida devocional dos alunos, ou seja, o exerccio dirio das disciplinas espirituais bsicas (adorao, orao, estudo da Palavra) e o exerccio peridico das demais disciplinas (comunho, servio, jejum, etc). Focalize na prtica de seis disciplinas/fundamentos espirituais: Orao: Juntamente com os alunos/discpulos, elabore uma agenda de orao com pedidos especficos para uma semana, levando em considerao os nveis de orao aprendidos. Adorao: Separe de 15 a 20 minutos de cada encontro/aula semanal para juntos adorar ao Senhor. Jejum: Estabelea um ou dois dias por semana para o jejum. Cada aluno/discpulo dever escolher seu dia. Anote o dia de cada um e fale com cada sobre como foi seu dia de jejum. Mordomia Crist: Ajude os alunos/discpulos a estabelecerem um alvo de contribuio financeira para misses para os prximos trinta dias. A oferta dever ser enviada para uma igreja ou lder ou organizao crist que no seja de sua denominao e/ou igreja. Cura: Agende um dia durante os prximos trinta dias para a turma orar pela cura de enfermos. Pode ser numa das reunies normais da igreja ou uma reunio especfica para isto. importante que s a turma participe orando pelos enfermos e o pastor-treinador apenas observe. Antes deste dia, voc dever repassar o que foi aprendido. No enfatize muito o mtodo, mas apenas pea para os discpulos orar com imposio de mos sobre as

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

pessoas. O importante, por enquanto, edificar a f do discpulo para receber a cura para si mesmo e para ministrar aos outros. Evangelismo: Agende um dia durante os prximos 30 dias para sair com seus alunos/discpulos para uma manh e/ou tarde evangelstica. Vocs podem distribuir folhetos, fazer visitas de porta-em-porta ou outra atividade qualquer que deixe o discpulo face a face com as pessoas. O importante aqui no o quanto o discpulo sabe evangelizar ou expressar sua f, mas sim vencer a inibio e os temores ao testemunhar para as pessoas.

Discipulado Pessoal: Depois que os alunos tiverem completado o curso Discipulado Pessoal, estabelea que cada um deles procure um membro da igreja que no est participando do curso e estudem com eles os pontos de 1 a 4 do curso (O que e como posso tornar-me um discpulo, qualidades de um discpulo, o senhorio de Cristo e o discipulado, a pureza e o discipulado). Cada ponto poder ser coberto uma vez por semana, somando um total de quatro semanas ou um perodo de um ms. Fazendo isto, voc estar dando um treinamento bsico de discipulado para os membros de sua igreja, especialmente os novos convertidos. Seria interessante fazer isto aps o dia que foi reservado para o esforo evangelstico da turma, pois caso haja converses, os alunos/discpulos podero aplicar esta tarefa com os novos convertidos. Vivendo Na Plenitude Do Esprito: Durante um dos encontros semanais, enfatize a necessidade do discpulo ser cheio do Esprito Santo. No final, ore com imposio de mos para cada um deles receber a uno do Esprito. Ore tambm para que eles recebam (ou descubram seus) dons espirituais. Aprendendo A Ser Como Jesus: Converse com os discpulos durante o encontro semanal sobre traos de carter ou aspectos de suas vidas que no esto de conformidade com o carter de Cristo. Conduza um perodo de confisso de pecados e de compromisso em abandonar tudo aquilo que impede o processo de transformao que o Esprito deseja operar na vida deles. Ajude os discpulos a estabelecerem alvos especficos para resolverem dificuldades do passado ou do presente que esto pendentes: falta de perdo, inimizades, problemas com a justia, problemas conjugais, dvidas, etc. Lembre-se de tratar estas coisas com seriedade, mas sem legalismo ou condenao. Enfatize o amor e o perdo de Deus, bem como o poder do Esprito para ajudar-nos a resolver todas as coisas. Certifique aos discpulos que as falhas do passado podem trazer conseqncias futuras, ento melhor tratar logo agora. Certifique tambm aos discpulos que as pendncias que eles no puderem resolver agora no devem ser tornar em cadeia para eles. Eles devem entregar a questo a Deus e comprometer-se a resolver na primeira oportunidade possivelmente. Como Estudar A Bblia: Use o projeto final como tarefa prtica.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

SE VOC ESTIVER USANDO SUA TURMA PARA PLANTAR UMA NOVA IGREJA...
Se voc est usando sua turma para plantar uma nova igreja, voc poder usar o plano abaixo que segue mais abaixo para ajudar na plantao da igreja. Primeiro determine quanto tempo voc gastar com os alunos no estudo dos cursos da categoria vida crist. O ideal que os alunos estudem cada curso em casa durante uma semana e se encontrem com o pastor-treinador uma vez por semana, com durao de 2 a 3 horas, para reforar os pontos principais do curso (veja se os objetivos foram alcanados), receber os trabalhos escritos, orar e ter comunho. (Isto poder ser feito tambm durante um perodo maior de dois a quatro meses). Na primeira semana, ore com os discpulos sobre um possvel lugar para comear uma nova igreja. Pea-lhes para orar por isso durante a hora devocional deles. Na segunda semana, avalie se eles podem explicar os principais pontos sobre a adorao, orao, mordomia crist, jejum e evangelismo que foram estudados no curso dois. Pratique com eles de modo que eles possam saber ensinar estes pontos para outras pessoas e para eles mesmos praticarem. Acerte com eles para levantar uma oferta no final deste primeiro ms de estudo, alm das ofertas normais para a igreja local, com o intuito de abenoar outra igreja, plantador de igrejas ou ministrio cuja viso seja plantar igrejas. Conversem sobre o local onde a nova igreja ser plantada e, ainda nesta semana, saiam juntos para evangelizar no local (rua, bairro, cidade, etc.) que foi determinado para plantar a nova igreja. Vocs podem distribuir folhetos, visitar de porta em porta, etc. Antes, porm, instrua os discpulos sobre o que falar e como falar. Se os discpulos forem novos convertidos e no possurem nenhuma experincia em testemunhar, ajude-os a explicar Joo 3.16. Abaixo segue um exemplo: Bom dia! (Ou Boa tarde!, Boa Noite! Ou outra saudao qualquer). Posso falar com voc um pouco? (No espere uma resposta, mas apenas um pouco de ateno, e ento, comece a falar). Meu nome ____________ e eu sou da Igreja ______________________. Eu gostaria de compartilhar com voc um pouco do que eu tenho aprendido sobre a Bblia. Por exemplo, h um texto bem conhecido que diz: (Leia ou cite de memria Joo 3.16). Este texto explica quatro coisas muito importantes: Primeiro, que Deus ama todas as pessoas, independente de cor, sexo, posio social, famlia ou qualquer outra coisa. Deus nos ama apesar de nossas fraquezas, pecados e erros. Ele realmente nos ama como ns somos. Ele ama voc e a mim.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Em segundo lugar, a Bblia diz aqui que Deus no apenas falou sobre Seu amor por ns, mas Ele provou que nos amava, pelo fato de ter enviado Seu Filho, Jesus, ao mundo para morrer por ns. Jesus Cristo veio a este mundo e s falou de coisas boas e s fez o bem s pessoas, mas mesmo assim as pessoas o mataram. Mas, a morte Dele no foi em vo. Porque Ele morreu por mim e por voc, para perdoar os nossos pecados e nos tornar amigos de Deus. Em terceiro lugar, a Bblia fala que, por causa da morte de Jesus por ns, agora podemos ter a vida eterna. Vida eterna no simplesmente viver para sempre, embora isto faa parte. Vida eterna ter um relacionamento de amizade com Deus que nos traz perdo, paz, amor, alegria eterna, felicidade, segurana, confiana, ajuda, conforto, consolo, luz, e muita outras coisas. Mas, receber tudo isso, preciso que ns faamos alguma coisa, que a quarta coisa importante que o texto da Bblia nos fala: ns precisamos crer em Jesus. Crer em Jesus no apenas acreditar que Ele existe. confiar que Ele quem diz que e que Ele fez o que fez para a minha salvao. confiar Nele para receber Dele o perdo dos meus pecados e a vida eterna. Significa tambm assumir o compromisso de segui-lo e praticar os seus ensinamentos. Por fim, eu gostaria de convid-lo para participar de .... (faa um convite visitar a sua igreja, ou um estudo bblico na casa de algum, ou para estudar mais sobre a Bblia, etc.). Ento, obrigado por sua ateno. Fica com Deus! Tchau! At o final do mdulo, saia todas as semanas com os discpulos para a evangelizao no local onde ser plantada a nova igreja. No faa apelos, a menos que o Esprito dirija-os claramente para isto. No momento o propsito apenas mostrar a presena do grupo ali e o propsito de plantar uma nova igreja. Aps cada esforo evangelstico, converse com os discpulos como eles se sentiram e quais foram as dificuldades. Ajude-os a vencer estas dificuldades. Na terceira semana, ore para os discpulos receberem a uno do Esprito Santo. Saia com eles para evangelizar. Comece a desafiar as pessoas para um compromisso de seguir a Jesus. Se houverem converses, pea aos discpulos para tomarem o nome e o endereo das pessoas para visit-las nas prximas 24 horas. Com relao visita, instrua os discpulos para levar alguma literatura para a pessoa e a marcar um estudo bblico para comear, se possvel, na mesma semana. Treine os discpulos para ensinar os pontos de 1 a 4 do curso Discipulado Pessoal (O que e como posso tornar-me um discpulo, qualidades de um discpulo, o senhorio de Cristo e o discipulado, a pureza e o discipulado). Cada ponto poder ser coberto uma vez por semana, somando um total de quatro semanas ou um perodo de um ms. Na quarta e quinta semanas, voc deve continuar saindo com os discpulos para evangelizar e discipular os novos convertidos.

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

TAREFAS PRTICAS PARA OS CURSOS SOB TEOLOGIA Devido natureza mais doutrinria destes cursos, ns recomendamos que, enquanto eles so estudados, o pastor-treinador continue seguindo ou ampliando as tarefas sob a categoria vida crist e/ou ministrio. Uma exceo poder ser feita para o curso O Reino de Deus. Os alunos/discpulos aprenderam que o reino de Deus uma coisa de palavras e de obras. Curas, expulso de demnios, pregao, servio ao pobre, etc., so maneiras de demonstrar o poder do Reino de Deus e o senhorio de Jesus Cristo. Assim, providencie algumas oportunidades para demonstrar o reino de Deus em sua comunidade. Por exemplo, enquanto os discpulos evangelizam, anime-nos a orar pelas pessoas com relao s curas. Tambm procure desenvolver durante o treinamento deste curso alguma atividade de servio ao pobre ou comunidade de uma maneira geral. Algumas igrejas podem realizar mutires de um dia, oferecendo consultas mdicas gratuita, corte de cabelo; palestras sobre sade, drogas, amamentao, etc., qualquer coisa que seja til para a comunidade. Use os seus discpulos como lderes de reas especficas do mutiro enquanto voc mobiliza toda a sua igreja neste tipo de servio que contribuir com a plantao da igreja.

SE VOC ESTIVER USANDO SUA TURMA PARA PLANTAR UMA NOVA IGREJA...
Se voc est usando sua turma para plantar uma nova igreja, voc poder concentrarse durante o perodo em que estuda os cursos desta categoria para continuar a obra de evangelizao e a formao de estudos bblicos nos lares. Organize algum evento beneficente para a comunidade ou de servio ao pobre. Use os seus discpulos como lderes de reas especficas do mutiro enquanto voc mobiliza toda a sua igreja neste tipo de servio que contribuir com a plantao da igreja. TAREFAS PRTICAS PARA OS CURSOS SOB VIDA CRIST Algumas sugestes para alguns cursos: Dons e Ministrios: Providencie uma reunio e aplique o teste dos dons espirituais com os alunos. Ore pelos alunos com imposio de mos liberando os dons do Esprito em suas vidas. Providencie uma reunio geral na igreja onde os alunos oraram com imposio de mos para as pessoas receberem os dons do Esprito. Aprendendo A Ministrar Como Jesus: Providencie ou aproveite as oportunidades para que cada aluno coloque em prtica o que aprendeu neste curso (pregao, orar pelos enfermos e escravizados pelo inimigo, etc.). Ministrios de Poder: Aps ministrar este curso, ministre um resumo do mesmo nas reunies normais da igreja. Se possvel, divida as sesses de ensino e ministrao com

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

alguns ou todos os alunos. Por exemplo, voc pode ministrar sobre cura da alma e pedir a alguns alunos para darem testemunhos relacionados ao tema ou que eles orem pelas pessoas que precisam de cura da alma. Evangelismo e Crescimento da Igreja: Divida os alunos em grupos e envie estes grupos para evangelizar de porta-em-porta (ou com outras expresses evangelsticas) nas ruas e/ou bairros especficos de sua cidade enquanto estiver ministrando este curso. O Ministrio da Palavra: Organize uma conferncia de fim-de-semana e escale alguns alunos (principalmente aqueles que ainda no tiveram oportunidade de pregar formalmente) para serem os oradores. Introduo A Misses: Organize uma feira missionria com cartazes/mapas/fotos/bandeiras de alguns pases. Distribua alguns pases aos alunos e pea-lhes para falar um pouco sobre as necessidades missionrias destes pases. Providencie tambm momentos de intercesso e desafio missionrio. Plantar Igrejas I e II: Se at ento voc no realizou nenhum projeto de plantar igrejas, desafie e envie sua turma (pode ser por etapas) para plantar uma ou mais igrejas na mesma cidade ou em cidades vizinhas. Ministrio Com Crianas: Organize uma escola bblica para crianas (talvez com durao de uma semana) e desenvolva o mximo possvel das atividades sugeridas no curso. Deixe aqueles que sentem um chamado mais especfico para este ministrio assumir a liderana e o ensino, enquanto os outros alunos ajudaro na organizao. Ministrio Com Jovens: Organize um ms de atividades para os jovens e desenvolva o mximo possvel das atividades sugeridas no curso. Deixe aqueles que sentem um chamado mais especfico para este ministrio assumir a liderana e o ensino, enquanto os outros alunos ajudaro na organizao. Ministrio de Louvor e Adorao: Desafie aqueles que sentem um chamado especfico nesta rea para organizar um encontro de adorao (de um ou mais dias), com momentos de adorao, palestras sobre adorao e talvez workshops sobre instrumentos musicais. Outras sugestes poderiam incluir a formao de uma equipe de louvor, apresentar novas composies feitas por alguns dos alunos, etc. Ministrio Com Clulas: Se a sua igreja no em ou no possui clulas, e voc deseja implementar este ministrio em sua igreja, treine os alunos com este curso e depois estabelea alguns ou todos como lderes das clulas.

SE VOC ESTIVER USANDO SUA TURMA PARA PLANTAR UMA NOVA IGREJA...
Se voc est usando sua turma para plantar uma nova igreja, voc poder concentrarse durante o perodo em que estuda os cursos desta categoria para continuar a obra de evangelizao e a formao de clulas. Voc poderia tambm investir num projeto extenso de plantao de igrejas, com o objetivo de atingir vrios bairros ou cidades diferentes, tendo equipes de alunos frente (se voc tem um grupo grande alunos). CTMT

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

CENTRO DE TREINAMENTO MINISTERIAL E TEOLGICO EDUCAO TEOLGICA POR EXTENSO

Caixa Postal 1123 59600-972, Mossor-RN www.ctmt.org info@ctmt.org

2003. Centro de Treinamento Ministerial e Teolgico. Direitos Reservados.

Вам также может понравиться