Вы находитесь на странице: 1из 11

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

Joo Alves dos Santos

Aula 9: Os Evangelhos e Atos


Introduo: Tanto os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e Joo) como Atos so conhecidos como livros histricos e de fato o so. Somados, totalizam cerca de 60% de todo o contedo do Novo Testamento. Este fato, por si s, j significativo. Significa que o Cristianismo est basedo em histria, em fatos. Os evangelhos so as boas novas da salvao, de como Deus cumpriu sua promessa do Messias salvador ao seu povo. Eles contam a histria de como Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, e finalmente foi assunto ao cu, e registram a revelao que ele deixou a ns atravs de seus ensinos e sinais. O livro de Atos, que a segunda parte da obra de Lucas, narra a continuao desse ministrio atravs dos apstolos, sob o poder e assistncia do Esprito Santo. Lucas diz que o seu primeiro livro (seu evangelho) o relato das "coisas que Jesus comeou a fazer e a ensinar at ao dia em que... foi elevado s alturas" (At 1:1-2), implicando com isso que seu segundo livro (Atos) o relato do que Jesus continuou a fazer e a ensinar atravs dos apstolos. No h soluo de continuidade. Atos a continuao da histria do Cristianismo e da formao e desenvolvimento da Igreja Crist. Narra o progresso da pregao crist a comear de Jerusalm at chegar capital do imprio, conforme o projeto de Atos 1:8. Comea com o derramamento do Esprito sobre os apstolos e termina com o testemunho de Paulo em Roma. Mas tanto os evangelhos como Atos no so apenas livros histricos. So livros teolgicos. No foram escritos apenas para narrar histria e, se fossem avaliados unicamente deste ponto de vista, deixariam muito a desejar. No toda a histria de Cristo, nem da Igreja. A histria que eles narram selecionada com propsitos teolgicos (J.o 20:30-31). Por isso temos quatro e no apenas um evangelho. Se o propsito fosse apenas (ou mesmo principalmente) histrico, bastaria um, completo. Mas ns, ao invs de termos um evangelho historicamente completo (que narre tudo que Jesus fez e disse (Jo 20:30; 21:25), temos quatro, com variedade de narrativas e, at certo ponto, diferentes . Cada um tem abordagem prpria, nfases e propsitos especficos. isto que torna a revelao de Deus rica e suficiente. Temos o que Deus julgou til e necessrio conhecermos, atravs da narrativa de no apenas um, mas de vrios telogos evangelistas. Por essa razo consideramos os evangelhos mais do que simples biografias e o livro de Atos mais do que simples histria. So livros teolgicos, que baseiam sua teologia nos fatos histricos acontecidos nos seus dias.

A. A Natureza dos Evangelhos


1. Seu conceito Conforme j afirmamos, os evangelhos no so apenas biografias, do gnero literrio j conhecido na poca em que foram escritos. Os dados biogrficos de Jesus so escassos, neles. No h uma descrio detalhada de sua vida nem uma exata seqncia cronolgica dos fatos. Joo, por exemplo, ocupou-se com muito pouco da vida de Jesus. Estima-se que,

no mximo, seu relato cubra cerca de 20 dias do ministrio de Cristo. Os captulos 13-19 (cerca de 1/3 da obra) cobrem apenas um dia da vida de Jesus. J se calculou que o que Marcos narra caberia em trs ou quatro semanas de atividades de Jesus (excetuando-se a meno aos quarenta dias da tentao). Os evangelhos representam um novo gnero literrio, sem paralelos at ento. (Depois surgiram os "evangelhos apcrifos", que no foram aceitos pela Igreja por no serem reconhecidos como inspirados e confiveis). Podemos conceituar os evangelhos como o registro autorizado, em forma escrita, dos atos e das palavras de Jesus, feito pelas suas testemunhas oculares (apstolos) ou por pessoas ligadas a elas. Esse registro uma proclamao de e sobre Jesus Cristo, com o objetivo de despertar e fortalecer a f (Jo 20:30-31). 2. Sua Forma Como eles s foram escritos algumas dcadas depois dos fatos que narram, os evangelistas, para escrev-los, serviram-se no s da lembrana desses fatos (ativada pelo Esprito Santo - Jo 14:26), no caso das testemunhas oculares, como tambm de fontes orais e escritas (Lc 1:1-4). O contedo do evangelho foi preservado e transmitido de forma oral at que fosse feito o seu registro escrito. Essa escrita serviu, na providncia de Deus, para manter a exatido e a fidelidade do seu contedo e prover s igrejas a informao de que precisavam para a proclamao de Jesus e a crena nele. At certo ponto, a narrativa dos quatro evangelistas semelhante, nos aspectos principais do ministrio pblico de Jesus: comea com o batismo, continua com seus atos e ensinos e termina com sua morte e ressurreio. Mas cada um tem caractersticas prprias e objetivos especficos, na sua apresentao. A seleo do material a ser registrado e a forma de abord-lo diferem algumas vezes, o que aponta para nfases peculiares. Os trs primeiros (Mateus, Marcos e Lucas) so mais semelhantes entre si, razo porque so chamados de sinticos. O quarto evangelho (Joo) tem peculiaridades prprias. Segue uma orientao diferente.

B. Os Sinticos
O termo vem do grego synoptikos - "que se v em conjunto" ou "que tem a mesma viso". Os sinticos se distinguem Joo nos seguintes aspectos: 1. Diferenas na estrutura Os sinticos narram o ministrio de Jesus seguindo uma seqncia geogrfica comum: depois do batismo vem o ministrio na Galilia, depois a retirada para o norte, tendo como ponto de transio a confisso de Pedro, depois o ministrio na Judia e Peria a caminho de Jerusalm (no to claro em Lucas) e o ministrio final em Jerusalm, que resultou na sua morte. Joo se concentra no ministrio de Jesus em Jerusalm, durante as visitas peridicas que fez cidade para as festas, juntamente com seus discpulos. As demais narrativas esto relacionadas com as viagens (peregrinaes) da Galilia para Jerusalm. atravs do relato de Joo que se consegue calcular o tempo do ministrio pblico de Jesus (cerca de trs

anos, pois participou de trs pscoas). Os seguintes textos mostram as viagens de Jerusalm entre a Galilia e a Judia (Jerusalm): Joo 2:l,13,23 ; 3:22,26; 4:3-4, 43,46; 5:1 [Pscoa?]; 6:1,4; 7:1,10; 10:40; 11:7,54; 12:1, 12; 13:1; 18:28. 2. Diferenas no arranjo do material A estrutura mostra que os sinticos organizaram o seu material seguindo um critrio geogrfico. Joo organizou o seu material seguindo um critrio biogrfico e mais cronolgico. Sua narrativa se desenvolve numa seqncia provavelmente cronolgica dos fatos. 3. Diferenas na escolha do material Os sinticos narram muitos dos mesmos acontecimentos, com muitos milagres, expulses de demnios e parbolas. Henry C. Thiessen cita estatsticas do arcebispo Thomson segundo as quais, se as narrativas dos sinticos forem harmonizadas e depois divididas em 89 sees, teremos os seguintes resultados: 42 sees vo coincidir (quase a metade); 12 delas so dadas apenas por Mateus e Marcos; 5 so comuns apenas a Marcos e Lucas e 12 so encontradas apenas em Mateus e Lucas. As restantes so peculiares a cada um dos sinticos: 5 a Mateus, 2 a Marcos e 9 a Lucas. Ainda segundo Thiessen, outros autores tm diferentes divises do material: Para Eichhorn h 44 sees que coincidem nos sinticos. Westcott trabalha com os quatro evangelhos em termos de concordncias e peculiaridades de cada livro. Para ele, Marcos tem 7 peculiaridades e 93 concordncias, Mateus tem 42 peculiaridades e 58 concordncias e Lucas tem 59 peculiaridades e 41 concordncias, ao passo que Joo tem 92 peculiaridades e 8 concordncias ( Ver H.C. Thiessen, Introduction to the New Testament, Eerdmans, 1969, pp. 101-102). Joo narra apenas 7 milagres de Jesus, alm do da sua ressurreio (cada um ensinando uma lio especfica), e no contm parbolas, nem expulso de demnios (O termo grego usado em Jo 10:6 e 16:29, paroimia, s vezes traduzido por "parbola", quer dizer "figura" e no parbola propriamente). Desses milagres, s dois so narrados por outros evangelistas: a multiplicao dos pes e dos peixes e o andar por cima das guas. Como vimos acima, quase todo o seu material peculiar e no se encontra nos demais evangelistas. 4. Diferenas na identificao dos adversrios de Jesus Nos sinticos, os adversrios de Jesus so geralmente identificados: ora so os fariseus e escribas, ora so os saduceus e sacerdotes. Atribuem geralmente a eles tanto a sua qualificao como a sua atividade. s vezes ambos os grupos so mencionados conjuntamente. Alguns exemplos em Mateus (os outros sinticos seguem o mesmo padro):

Escribas e fariseus: Mt 5:20; 12:38; 15:1; 23:2,13,14,15,23,25,27, 29. S fariseus: Mt 9:11,14,34; 12:2,14,24; 15:12; 19:3; 22:15,41.

Fariseus e saduceus: Mt 3:7; 16:1,6,11,12; 22:34. Fariseus e sacerdotes: Mt 21:45; 27:62. S saduceus: Mt 22:23.
Para Joo, os adversrios de Jesus so os judeus (sem que sua categoria seja especificada): 2:18,20; 5:10,15,16,18; 6:41,52; 7:1,13, 15,35; 8:22,31,48,52,57; 9:18,22; 10:19,24,31,33; 11:8,19,31,33,36, 46,54; 12:9,11; 13:33; 18:12,14,31,36,38; 19:7,12,20,38; 20:19. 5. Diferenas na forma ou extenso das narrativas e discursos Os sinticos apresentam um nmero maior de narrativas (tanto de fatos como de ensinos), mas geralmente de carter breve, que freqentemente culminam com uma declarao marcante de Jesus. Incluem mais ao e menos reflexo. Joo apresenta um nmero bem menor de narrativas (faltam-lhe, dentre outras, as do nascimento de Jesus, sua genealogia, apresentao no templo, batismo, tentao, transfigurao e ascenso) mas suas sees so geralmente longas (como o dilogo com a mulher samaritana, a cura do cego de nascena e a ressurreio de Lzaro) e s vezes acompanhadas de reflexes e concluses teolgicas. Comparem-se as narrativas (ou discursos) de Lucas 15:1-7 com Joo 10, sobre a ovelha perdida e o bom pastor. Segundo Thiessen, Joo narra no mximo 20 dias do ministrio pblico de Cristo e os captulos 1319 (237 versculos de um total de 879 - quase um tero do evangelho) cobrem apenas um dia na vida de Cristo (op. cit., pp. 103-104).

C. O Problema Sintico
1. Semelhanas e diferenas Pelo que vimos acima, os sinticos no apresentam apenas semelhanas entre si, mas tambm diferenas. H muito material comum aos trs, mas tambm h considervel quantidade de material peculiar apenas a dois dos trs e at material peculiar a cada um deles. Como explicar o fato? Como pode ser que tenham tanto material em comum e, ainda, sejam, em muitos pontos, diferentes? a isto que se chama de problema sintico. , certamente, uma questo relacionada com a origem desses evangelhos. 2. Solues propostas O primeiro a tentar fazer uma harmonizao dos evangelhos foi Taciano, com o seu Diatessaron (c. 170 a.D.), mas sem abordar o que mais tarde se chamou de problema sintico. Agostinho (354-430 d.C.) talvez tenha sido o primeiro a abordar o problema. Cria que os evangelhos foram escritos na seqncia em que aparecem no NT hoje. Sugeriu que as semelhanas de linguagem indicavam dependncia literria entre eles. Para ele, Marcos era uma condensao de Mateus. O problema no foi levantado durante toda a Idade Mdia, nem no perodo da Reforma. S em meados do sculo XVIII, com o surgimento da moderna crtica bblica, que a questo foi propriamente apresentada e solues foram propostas.

a. A hiptese do proto-evangelho Essa hiptese foi proposta por G.E. Lessing e J.C.. Eichhorn, que acreditavam que houve um evangelho original do qual os trs evangelistas sinticos extraram o seu material. Lessing, em 1776, sugeriu que Mateus escreveu um evangelho em aramaico, conhecido como Evangelho dos Nazarenos e que, depois, fez um resumo deste evangelho para o grego. Esse resumo seria o nosso Evangelho de Mateus. De igual forma, acreditava que Marcos e Lucas so excertos desse evangelho aramaico, feitos de acordo com seus pontos de vista e com os propsitos que tinham em mente. A base para as suposies de Lessing era uma declarao de Papias de que cada um interpretava a Logia de Mateus como podia. Eichhorn, por outro lado, acreditava que apenas as sees que eram comuns aos trs teriam vindo diretamente desta fonte aramaica, que, segundo ele, teria sido escrita por um discpulo de um dos apstolos, por volta do ano 35 d.C. Supunha ainda que essa fonte original aramaica foi depois tanto alargada como abreviada, primeiro em aramaico e depois em grego, e desses muitos evangelhos, produzidos entre 35-60 d.C, teriam vindo os nossos evangelhos cannicos. Essa teoria no tem confirmao histrica e no foi aceita por ser altamente improvvel. Como pergunta Thiessen: "Se nossos evangelhos so excertos desta fonte, por que a prpria fonte no foi preservada? A teoria no consegue explicar a omisso, em vrios evangelhos, de material que seria pertinente ao seu evidente propsito. Se os autores tinham todo esse material diante de si, por que ento no o incluram todo para atingir os seus objetivos?" (op. cit., p. 104). b. A hiptese dos fragmentos (diegesis - "relatos") Segundo esta hiptese, produzida por Schleiermacher (1768-1834 d.C.) em 1817, os sinticos foram formados a partir de inmeros fragmentos que foram registrados pelos apstolos e seus ouvintes. Esses fragmentos, contendo as narrativas e discursos, logo foram traduzidos para o grego e serviram de base para os evangelistas sinticos, que os coletaram e com eles formaram os seus evangelhos. A Crtica das Fontes parte desse pressuposto para tentar explicar a origem dos evangelhos escritos. Lc. 1:1-2 tem sido invocado como uma evidncia disto. No se pode negar que as narrativas do evangelho tiveram uma primeira fase de tradio oral (testemunhas oculares que transmitiram a outros) assim como certo que essa tradio tambm teve, em alguma medida, forma escrita. Lucas afirma isto. O que a teoria no consegue explicar como no s h semelhanas no contedo e vocabulrio dos sinticos, mas tambm na sua seqncia de percopes e no arranjo do material. Como autores independentes, usando material fragmentado, poderiam concordar em tantos pontos na estrutura do seu trabalho? Por isso, a hiptese no tem sido considerada satisfatria. c. A hiptese da tradio oral Foi defendida primeiro em 1797/97 por J.G. Herder e mais tarde por J.K.L. Geisler, em 1818. Baseia-se na pressuposio de um proto-evangelho, no escrito, como queria Lessing, mas oral. Foi aceita por muitos estudiosos protestantes como Westcott, Alford, Godet, etc.

Embora seja inevitvel aceitar que a primeira forma das narrativas dos evangelhos tenha sido oral, a teoria no explica toda a questo sintica. Poderia explicar as sees comuns a todos os trs, mas no explica o material encontrado em dois apenas, ou somente em um deles. Tambm, visto que essa tradio oral deve ter acontecido na lngua aramaica, a hiptese no explica a semelhana na estrutura e na seqncia das percopes, nem a semelhana literal do texto grego. Desta forma, tambm no satisfatria. d. A hiptese da interdependncia literria Esta teoria acredita que um dos trs escreveu primeiro, baseado em grande parte na tradio oral; que o prximo a escrever baseou-se no primeiro e que o terceiro usou a ambos. Vimos que esta hiptese foi primeiro aventada por Agostinho. Ele acreditava que os evangelhos foram escritos na seqncia em que esto hoje no NT. Mateus o primeiro, Marcos uma condensao de Mateus e Lucas fez uso dos dois. A ordem cronolgica da escrita, e, portanto, de dependncia, tem tido diferentes colocaes, conforme os autores que defendem a teoria. J.J. Griesbach, por exemplo, defende Mateus como o primeiro; Lucas, como o segundo, dependendo de Mateus; e Marcos, como sendo um resumo dos dois. C. Lachman props que Marcos fosse o primeiro e que Mateus e Lucas, independentemente, teriam se baseado em Marcos. Seu argumento que Mateus e Lucas s concordam entre si na seqncia das percopes quando tm a mesma seqncia de Marcos. Nas demais sees, seu arranjo do material totalmente independente. Lachman (1853) abriu caminho para a teoria das fontes. e. A hiptese das duas fontes A teoria de Lachman foi complementada por H.J. Holtzmann que, comparando os textos de Mateus e Lucas, percebeu que eles so muito semelhantes naquilo que tm a mais do que Marcos, mas diferem na seqncia desses textos. Com isso concluiu que Mateus e Lucas se basearam num texto grego comum, a que chamou de fonte dos discursos, pois "consiste" em grande parte dos discursos (ou ditos) de Jesus. Esse suposto texto hoje chamado de fonte Q (Quelle = "fonte" em alemo). Foi assim construda a hiptese das duas fontes, nas quais se supe que os sinticos se baseiam : Marcos e a fonte Q. Foi a hiptese que teve mais aceitao at aos dias de hoje; no, todavia, sem muitas crticas. O assunto muito vasto e complexo para ser discutido aqui. f. A hiptese das quatro fontes Baseada sempre na prioridade de Marcos, a hiptese das duas fontes, por suas dificuldades, desdobrou-se para a de quatro fontes, defendida por B. Burnett H. Streeter: Marcos, Q, M (Mateus) e L (Lucas). Foi mais uma tentativa de explicar o problema sintico, principalmente aqueles pontos que ainda ficam pendentes quando s duas fontes so consideradas. Por exemplo: como explicar a origem do material peculiar a cada um? Assim, M seria a fonte do material exclusivo de Mateus e L a do material exclusivo de Lucas. Isso significa, segundo a teoria, que Mateus teria usado Marcos, Q e M como suas principais fontes e Lucas teria usado Marcos, Q e L como suas principais fontes. Cada fonte

teria a sua localidade de origem, representando a tradio daquele lugar: Marcos, Roma; Q, provavelmente Antioquia; M, Jerusalm e L, Cesaria. As evidncias no so conclusivas, mesmo porque no h evidncias histricas e textuais das supostas fontes, nem mesmo da Q. Por que o uso desta Q se limitou apenas a Mateus e Lucas e no a Marcos? Se a prioridade de Marcos no puder ser provada, ambas as teorias (duas e quatro fontes) perdem a sua sustentao. Ambas tm sofrido srios ataques e vo perdendo defensores. A questo sintica ainda fica sem resposta definitiva e satisfatria 3. Outras alternativas Embora o problema sintico persista, algumas alternativas (mais ortodoxas) tm sido apresentadas, levando em considerao tanto os fatos conhecidos e provados historicamente quanto as pressuposies bblico-teolgicas que devemos sustentar: a. A soluo proposta por Frederic Godet (1878) Segundo Godet:

Desde o incio existiu uma tradio apostlica das palavras e dos atos de Jesus. A "doutrina dos apstolos", mencionada em At 2:42, seria a transmisso das palavras e dos atos de Jesus, pois esse era o critrio para a escolha de um apstolo: ser testemunha ocular dos fatos da vida de Jesus (At 1:21). As reflexes e afirmaes teolgicas vieram posteriormente, principalmente com o apstolo Paulo. Assim, possvel que j no incio do Cristianismo os relatos das testemunhas oculares da igreja primitiva foram colocados em forma escrita. Pelo fato de se falar aramaico e grego na igreja primitiva (At 6 espelha o conflito), era necessrio que os relatos das testemunhas oculares fossem traduzidos para o grego. Mateus e Pedro podem ter sido os apstolos responsveis por essa verso, que teria como pontos principais os atos de Jesus na Galilia e em Jerusalm. Seria a "tradio de Jerusalm". Joo Marcos, companheiro de Pedro, teria baseado seu evangelho nessa tradio e nos acrscimos das experincias pessoais de Pedro. A nfase na verso transmitida por Mateus estaria nos ditos e discursos de Jesus (Logia). Neste ponto, assim como no anterior, Godet aceita a tradio de Papias tanto sobre a origem de Marcos como sobre a de Mateus. Mateus teria escrito primeiro um evangelho em aramaico, que era a lngua que ele e Jesus falavam. Pelo fato da igreja primitiva falar duas lnguas, Mateus teria preparado tambm uma traduo grega. Essas verses de Mateus e Pedro teriam sido registradas por muitos,

tanto em aramaico como em grego, s quais poderiam ter sido feitos acrscimos com percopes mais extensas da tradio. Estes documentos teriam formado a base da proclamao da igreja primitiva, como indica Lucas (1:1-4). A igreja primitiva, ento, conhecia fragmentos (diegesis) da tradio escrita, que tiveram influncia no evangelho de Marcos. O evangelho de Mateus recebeu o seu nome pelo fato do autor ter incorporado alm da tradio dos fragmentos de Jerusalm, as palavras de Jesus transmitidas pelo apstolo Mateus. Godet no parece acreditar que o apstolo Mateus tenha sido o seu autor. O evangelho de Lucas seria de um discpulo de Paulo, da sua nfase no mundo gentlico. O autor conhece as muitas verses da vida de Jesus, avalia-as, aprofunda-se nas pesquisas, descobre fatos novos e d a sua prpria redao ao seu evangelho (seria Lucas?) Para Godet, os trs evangelhos surgiram na mesma poca, em lugares diferentes e de forma independente um do outro. Marcos em Roma (64), Mateus no Oriente (66) e Lucas na Sria (66). A busca de uma alternativa teoria das fontes deveu-se questo da credibilidade dos evangelhos. Para Godet, a dependncia de fontes e no de uma verso apostlica por trs dos autores, tiraria a sua confiabilidade. Com trabalhos independentes tambm seria mais fcil explicar a falta de concordncia em todos os detalhes.
A proposta de Godet apenas mais uma alternativa, contendo suposies tambm. Tem a vantagem de no fazer Mateus e Lucas necessariamente dependerem de Marcos, como nas teorias das fontes. b. A soluo proposta por Henry C. Thiessen (1943) Segundo Thiessen, os evangelistas serviram-se, como fontes, dos seguintes recursos:

Conhecimento direto - Mateus, segundo Thiessen, foi o primeiro a escrever e, por ser apstolo, seria estranho faz-lo depender de outras fontes para muito do seu material. Muito pouco da vida e do ministrio de Jesus ficaria fora daquilo que seria o conhecimento direto do autor, segundo Thiessen, mesmo que Mateus tenha consultado outros apstolos ou testemunhas oculares, antes de escrever. A inspirao do ES poderia suprir os elementos necessrios para fazer do primeiro evangelho um relato original e autoritativo. Marcos e Lucas, no eram apstolos e, portanto, no tiveram o mesmo

conhecimento direto dos fatos, mas foram associados com os apstolos Pedro e Paulo, respectivamente, de quem receberam informaes. A base da confiabilidade, porm, no seria o conhecimento direto, mas a inspirao do Esprito Santo. O ensino oral - A tradio oral, j discutida aqui, foi outro recurso que informou os escritores nos seus trabalhos, segundo Thiessen. Cita como exemplos de ensinos de Cristo que foram transmitidos oralmente, sem registro nos evangelhos, At 20:35 e 1Ts 4:15. Breves relatos escritos (fragmentos - diegesis), que tambm j foram discutidos aqui. A inspirao do Esprito Santo - A superviso do ES no processo de formao dos evangelhos apresentada como o recurso ltimo a favor de autoridade dos documentos.
A proposta de Thiessen, ao que nos parece, tem a ver muito mais com a questo da autoridade dos documentos (sua inspirao) do que com a da sua origem ou formao. verdade que as teorias crticas no levam em considerao o fator inspirao (sobrenatural) e tratam o texto apenas do ponto de vista literrio e histrico. Ter em mente o elemento sobrenatural preocupao justa e necessria. Mesmo assim, nossas pressuposies teolgicas, conquanto vlidas e necessrias, no devem impedir-nos de buscar explicaes que, porventura, possam nos ajudar a entender melhor o prprio texto, desde que coerentes com essas pressuposies. A proposta de Thiessen no parece explicar o problema sintico. Ainda as semelhanas e diferenas no texto, tanto no seu contedo quanto na sua estrutura, ficam sem soluo. 4. Concluso sobre o problema sintico Uma resposta satisfatria ainda est para ser encontrada. Todavia, h uma contribuio da crtica bblica que pode nos ajudar a entender melhor as diferenas entre os evangelistas. Ela nos oferecida pela Crtica da Redao. Quando os estudiosos levam em conta as tradies orais que serviram para a formao dos evangelhos, esto tratando com aquilo que chamado, nos crculos acadmicos, de Crtica da Forma. Quando estudam as fontes escritas que, eventualmente, tenham servido para a formao dos evangelhos, esto tratando com a Crtica das Fontes. E quando buscam estudar os objetivos teolgicos do evangelista no uso das fontes, ou seja, na seleo do material e no uso que faz dele, esto tratando com a Crtica da Redao. Todas essas prticas tm sido usadas, geralmente, de modo destrutivo, e tm minado a confiana de muitos na autoridade e confiabilidade das Escrituras. Mas isto no significa que elas no servem para nada. Muito pode ser aprendido atravs da contribuio desses crticos, sem prejuzo das nossas convices. Uma dessas contribuies est exatamente em mostrar que os evangelistas no eram simples bigrafos ou narradores de fatos, mas interpretes deles, e os usaram para os fins especficos que tinham em vista, visando o seu pblico alvo. No eram apenas historiadores ou escritores, mas telogos.

A Crtica da Redao ensina-nos a ver os evangelhos sinticos no apenas como uma coletnea de passagens isoladas a que um determinado autor deu um enredo de seqncia mais ou menos lgica, mas como a obra de um escritor que tinha um propsito em vista e que, para atingi-lo, selecionou as passagens da tradio do Evangelho (oral ou escrita) que mais se prestavam a esse fim, deu-lhes uma redao adequada e peculiar e revestiu-as de suas prprias interpretaes teolgicas. O Evangelho visto como a obra de um autor e no como um amontado de pequenas unidades literrias, que porventura tenham sido ajuntadas por um editor. Os evangelistas so vistos como autores do Evangelho e no meros colecionadores de fragmentos da tradio.Esse mtodo permite ao exegeta conhecer a contribuio que cada evangelista d s tradies que tinha em mos, atravs de uma comparao de seus mltiplos testemunhos de Cristo. , portanto, de grande utilidade para a compreenso das diferentes nfases dadas a um mesmo fato da tradio, e de substancial ajuda na soluo de aparentes discrepncias. Embora no resolva todas as questes levantadas pelo problema sintico, a Critica da Redao pode nos ajudar a entender muitas das diferenas que existem entre os escritos dos vrios evangelistas.

D. Joo e Atos
Como j foi dito, o Evangelho de Joo tem abordagem diferente da dos sinticos. Nele, os ensinamentos e milagres de Jesus so apresentados como temas para longas reflexes teolgicas sobre a pessoa e obra do Filho de Deus. Por isso ele chamado, desde os dias de Clemente de Alexandria, de "evangelho espiritual" (cf. Eusbio, H.E., VI, xiv). De igual forma, Atos, embora seja o livro que registra os fatos histricos relacionados com a Igreja Crist nos seus primeiros anos, no deve ser considerado apenas como um livro histrico. Visto deste ngulo, Lucas teria falhado no seu propsito. Muito pouco da histria da Igreja nos dias apostlicos narrado. Os fatos ali dizem respeito quase que exclusivamente ao apostolado de Pedro, Joo e, principalmente, Paulo. Nada dito do trabalho dos demais apstolos e da origem de outras igrejas. O propsito de Lucas foi mais teolgico do que histrico. Foi mostrar como as profecias feitas ao povo de Israel se cumpriram na Igreja (o Israel de Deus) e como ela se expandiu como agente do Reino, levando a mensagem evangelstica desde Jerusalm (judeus) at os "confins da terra" (Roma, o centro de irradiao para todo o mundo gentlico da poca). Implicaes Prticas Sem os evangelhos e sem o livro de Atos no conheceramos a histria de Cristo e dos apstolos. Nossa f no estaria baseada em fatos conhecidos, testemunhados por aqueles que os presenciaram. O Cristianismo no apenas uma religio de princpios e idias. um acontecimento histrico, devidamente registrado. Paulo deu grande nfase nisto quando disse aos corntios: "Irmos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele tambm sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vo. Antes de tudo, vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmos de uma s vez, dos quais a maioria sobrevive at agora; porm alguns j dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais

tarde, por todos os apstolos e, afinal, depois de todos, foi visto tambm por mim, como por um nascido fora de tempo" (1Co 15:1-8). E Joo afirma: "O que era desde o princpio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos prprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e ns a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos tambm a vs outros, para que vs, igualmente, mantenhais comunho conosco. Ora, a nossa comunho com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo"(1Jo 1:1-3). Esta a caracterstica do evangelho pregado pelos apstolos. Um evangelho de verdades e fatos testemunhados. E nos evangelhos e em Atos que esses fatos, devidamente interpretados, tm o seu registro. Louvado seja Deus por nos dar a conhecer to grandes acontecimentos, que fazem toda a diferena! Na prxima aula estudaremos as "Epstolas Paulinas". At l! Leitura obrigatria: Notas introdutrias aos Evangelhos e Atos da Bblia de Estudo de Genebra. Veja anexos na correspondncia. Bibliografia: Para leituras complementares (no obrigatrias) sobre o assunto recomendamos as seguintes obras: Carson, D.A,; D.J. Moo & L. Morris, Introduo ao Novo Testamento, Edies Vida Nova, 1997, pp. 19-65, 179-188. Hrster, Gerhard, Introduo e Sntese do Novo Testamento, Editora Evanglica Esperana, 1996, pp. 8-21.

Вам также может понравиться