Вы находитесь на странице: 1из 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES

MECNICA Dos SOLOS II

Engo Civil e Geotcnico Mestre (PUC-Rio) Doutor (COPPE/UFRJ)

Prof. M. Marangon

Verso 2005/1

Apresentao

Tradicionalmente a disciplina Mecnica dos Solos II transmite uma carga de conhecimentos muito grande ao aluno, o que tem exigido deste, um grande acmulo de material bibliogrfico para consulta e estudo. No sentido de contribuir para uma simplificao desta tarefa e de melhor organizar os conteudos abordados no curso de Solos II que reunimos aqui os assuntos em forma de notas de aula. No queremos com isto que o aluno deixe de consultar livros, como os aqui listados e consultados por ns na edio destas, pois consideramos ser esta prtica importante para a formao profissional. O contedo abordado nestas notas de aula, em sua 1a Verso (1996), contou com a contribuio do Prof. Avelino Gonalves Koch Torres (Unid. 02, 04, 05 e 06), e nesta 2a Verso (2005/1) a contribuio da Profa. Vnia Portes, a quem gostaramos de agradecer. Gostaramos de contar com a compreenso e colaborao dos Srs. acadmicos e de outros leitores na identificao e comunicao das possveis incorrees, que sero consideradas para o aperfeioamento deste trabalho. Se desejar poder usar o e-mail: marcio.marangon@ufjf.edu.br O curso est estruturado em unidades a seguir apresentadas: Unidade 1 - Hidrulica dos Solos Unidade 2 - Tenses nos Solos Unidade 3 - Compressibilidade e Adensamento dos Solos Unidade 4 - Equilbrio Plstico dos Solos Unidade 5 - Resistncia ao Cisalhamento dos Solos Unidade 6 - Empuxo de Terra Unidade 7 - Capacidade de Carga dos Solos

Bibliografia

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13)

Caputo, Homero Pinto - Mecnica dos Solos e suas Aplicaes Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. Torres, Avelino Gonalves Koch, Mecnica dos Solos II - Notas de Aula Faculdade de Engenharia - UFJF - 1995 Barata, Fernando Emmanuel Barata - Propriedades Mecnica dos Solos Uma Introduo ao Projeto de Fundaes Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. Chiossi, Nivaldo Jos - Geologia Aplicada Engenharia. Ed. Grmio Politcnico da USP. Ortigo, J.A.R. - Introduo Mecnica dos Solos dos Estados Crticos Livros Tcnicos e Cientficos Editora Simons, Noel E. e Menzies, B. K. - Introduo Engenharia de Fundaes Editora Intercincia Lambe, T. W. e Whitman, R. V. - Soil Mechanics John Wiley & Sons Bueno, Benedito de Souza e Vilar, Orncio Monje - Mecnica dos Solos Pub. 69 - Imprensa Universitria da UFV. Costa Nunes, A. J. - Curso de Mecnica dos Solos e Fundaes Editora Globo Vargas, Milton - Introduo Mecnica dos Solos Ed. MacGraw-Hill do Brasil Ltda. Marangon, Mrcio - Relatrios Tcnicos de Consultoria Fundao Centro Tecnolgico de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia - UFJF - 1993/1999 Almeida, Mrcio de Souza S. de - Aterros sobre Solos Moles Ed. UFRJ Pinto, Carlos de Souza. Curso Bsico de Mecnica dos Solos. Oficina do Texto. 2000. Rio de Janeio/RJ.

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Unidade 1 - HIDRULICA DOS SOLOS

s vezes o engenheiro se defronta com situaes em que necessrio controlar o movimento de gua atravs do solo e, evidentemente, proporcionar uma proteo contra os efeitos nocivos deste movimento. Do ponto de vista prtico, a gua pode ser considerada incompressvel e sem nenhuma resistncia ao cisalhamento, o que lhe permite, sob a ao de altas presses, penetrar em micro fissuras e poros, e exercer presses elevadas que levam enormes macios ao colapso. Um aspecto importante em qualquer projeto em que se tenha a presena de gua a necessidade do reconhecimento do papel que os pequenos detalhes da natureza desempenham. Assim, no basta apenas realizar verificaes matemticas, mas tambm recorrer a julgamentos criteriosos dessas particularidades, pois que elas nem sempre podem ser suficientemente quantificadas. O objetivo bsico deste captulo fornecer as informaes necessrias para o entendimento fsico da presena da gua nos solos e para a resoluo de problemas que envolvem percolao de gua no solo. 1.1 Ocorrncia de gua subterrnea Segundo CHIOSSI (1989), o interior da Terra, composto de diferentes rochas, funciona como um vasto reservatrio subterrneo para a acumulao e circulao das guas que nele se infiltram. As rochas que formam o subsolo da Terra, raras vezes, so totalmente slidas e macias. Elas contm numerosos vazios (poros e fraturas) denominados tambm de interstcios, que variam dentro de uma larga faixa de dimenses e formas, dando origem aos aqferos. Apesar desses interstcios poderem atingir dimenses de uma caverna em algumas rochas, deve-se notar que a maioria tem dimenses muito pequenas. So geralmente, interligados, permitindo o deslocamento das guas infiltradas. A gua subterrnea originada predominantemente da infiltrao das guas das chuvas, sendo este processo de infiltrao de grande importncia na recarga da gua no subsolo. A recarga depende do tipo de rocha, cobertura vegetal, topografia, precipitao e da ocupao do solo. A utilizao desta gua feita atravs de poos caseiros e profundos, conforme a profundidade alcanada. O processo de formao do lenol fretico mostrado na Figura 1.1.

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Figura 1.1 Ciclo Hidrolgico: Infiltrao e formao de lenol fretico

Problemas relativos s guas subterrneas so encontrados em um grande nmero de obras de Engenharia. A ao e a influncia dessas guas tm causado numerosos imprevistos e acidentes, sendo os casos mais comuns verificados em cortes de estradas, escavaes de valas e canais, fundaes para barragens, pontes, edifcios, etc. As obras que necessitam de escavaes abaixo do lenol fretico, como por exemplo, a construo de edifcios, barragens, tneis, etc; pode ser executado um tipo de drenagem ou rebaixamento do lenol fretico. A gua existente no subsolo pode ser eliminada por vrios os mtodos. 1.2 Fenmenos capilares A posio do lenol fretico no subsolo no , entretanto, estvel, mas bastante varivel. Isso representa dizer que, em determinada regio, a profundidade do lenol fretico varia segundo as estaes do ano. Essa variao depende do clima da regio, e dessa maneira, nos perodos de estiagem, a posio do lenol fretico sofre normalmente um abaixamento, ao contrrio do perodo das cheias, quando essa posio se eleva. A ocorrncia de leitos impermeveis (argila, por exemplo) ocasiona aprimoramento localizado de certas pores de gua, formando um lenol fretico ou nvel dgua suspenso, que no corresponde ao nvel dgua principal.

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Em conseqncia da infiltrao, a gua precipitada sobre a superfcie da terra penetra no subsolo e atravs da ao da gravidade sofre um movimento descendente at atingir uma zona onde os vazios, poros e fraturas se encontram totalmente preenchidos dgua. Esta zona chamada zona saturada ou fretica. Essa zona separada por uma linha conhecida como nvel fretico ou lenol fretico, abaixo da qual estar o solo na condio de submerso (se em condio de gua livre), e acima estar o solo saturado at uma determinada altura. Nos solos, por capilaridade, a gua se eleva por entre os interstcios de pequenas dimenses deixados pelas partculas slidas, alm do nvel do lenol fretico. A altura alcanada depende da natureza do solo. O corte, na Figura 1.2, mostra-nos uma distribuio de umidade do solo e os diferentes nveis e condies da gua subterrnea em uma massa de solo. Verifica-se que o solo no se apresenta saturado ao longo de toda a altura de ascenso capilar. Observa-se que o fenmeno de capilaridade ocorre em maiores propores em solos argilosos. A altura capilar calculada pela teoria do tubo capilar, que considera o solo um conjunto de tubos capilares.

Figura 1.2 Distribuio de umidade no solo

1.3 Fluxo de gua nos solos A fundamentao terica para resoluo dos problemas de fluxo de gua foi desenvolvida por Forchheimer e difundida por Casagrande (1937). O estudo de fluxo de gua nos solos de vital importncia para o engenheiro, pois a gua ao se mover no interior de um macio de solo exerce em suas partculas slidas foras que influenciam o estado de tenso do macio. Os valores de presso neutra e como isso os valores de tenso efetiva em cada ponto do macio so alterados em decorrncia de alteraes de regime de fluxo. De uma forma geral, os conceitos de fluxo de gua nos solos so aplicados nos seguintes problemas:
6

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Estimativa da vazo de gua (perda de gua do reservatrio da barragem), atravs da zona de fluxo; Instalao de poos de bombeamento e rebaixamento do lenol fretico; Problemas de colapso e expanso em solos no saturados; Dimensionamento de sistemas de drenagem; Dimensionamento de liners em sistemas de conteno de rejeitos; Previso de recalques diferidos no tempo (adensamento de solos moles baixa permeabilidade); Anlise da influncia do fluxo de gua sobre a estabilidade geral da massa de solo (estabilidade de taludes); Anlise da possibilidade da gua de infiltrao produzir eroso, arraste de material slido no interior do macio, piping, etc.

O estudo dos fenmenos de fluxo de gua em solos se apia em trs pilares: conservao da energia (Bernoulli), permeabilidade dos solos (Lei de Darcy) e conservao da massa. Alguns conceitos sobre os dois primeiros pontos so aqui abordados: i Conservao da energia A gua ocupa a maior parte ou a totalidade dos vazios do solo e quando submetidas a diferenas de potenciais, ela se desloca no seu interior. A gua pode atuar sobre elementos de conteno, obras de terra, estruturas hidrulicas e pavimentos, gerando condies desfavorveis segurana e performance destes elementos. O conceito de energia total de um fluido, formulado por Bernoulli, apresentado nas disciplinas de Fenmenos dos Transportes e Mecnica dos Fluidos. A equao 1.1 apresenta a proposta de Bernoulli para representar a energia total ou carga total em um ponto do fluido, expressa em termos de energia/peso. h total u v2 =z+ + a 2g carga total = carga altimtrica + carga piezomtrica + carga cintica

Onde: htotal energia total do fluido z diferena de cota entre o ponto considerado e o nvel de referncia (referencial padro) u valor da presso neutra v velocidade de fluxo da partcula de gua g valor da acelerao da gravidade

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Para a maioria dos problemas envolvendo fluxo de gua nos solos, a parcela referente energia cintica pode ser desprezada. Logo a equao toma a seguinte forma: h total = z + u a

A presso neutra no ponto a carga piezomtrica, expressa em altura de coluna dgua. Para que haja fluxo de gua entre dois pontos necessrio que a energia total em cada ponto seja diferente. A gua fluir sempre de um ponto de maior energia para o ponto de menor energia total. ii Lei de Darcy Permeabilidade: a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da gua atravs dele, sendo o grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade. Importncia: O estudo da percolao de gua no solo, ou seja, a permeabilidade, importante porque intervm num grande nmero de problemas prticos, tais como drenagem, rebaixamento do nvel dgua, clculo de vazes, anlise de recalques, estudo de estabilidade, etc. Grau com que isto ocorre Expresso por um coeficiente k maior ou menor. A determinao do coeficiente de permeabilidade feita tendo em vista a lei experimental de Darcy (proposta em 1856 por esse engenheiro francs). Darcy realizou um experimento com um arranjo similar ao mostrado na Figura 1.3 para estudar as propriedades do fluxo de gua atravs de uma camada de filtro de areia:

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Figura 1.3 Esquema do experimento realizado por Darcy

Este experimento deu origem a uma lei que correlaciona a taxa de perda de energia da gua (gradiente hidrulico) no solo com a sua velocidade de escoamento (Lei de Darcy). Os nveis de gua h1 e h2 so mantidos constantes e o fluxo de gua ocorre no sentido descendente atravs do corpo-de-prova. Medindo o valor da taxa de fluxo que passa atravs da amostra (vazo de gua) q, para vrios comprimentos de amostra (L) e de diferena de potencial (h), Darcy descobriu que a vazo q era proporcional razo h (ou gradiente hidrulico da gua, i). L h q = k. .A = k.i.A L A vazo (q) dividida pela rea transversal do corpo-de-prova (A) indica a velocidade com que a gua percola pelo solo. O valor da velocidade de fluxo da gua no solo (v) dado por: h v = k. = k.i L Esta velocidade conhecida como velocidade de descarga (v), sendo, portanto diferente da velocidade real da gua nos vazios do solo. Aplicando-se as noes desenvolvidas em ndices fsicos pode-se admitir que a relao entre a rea transversal de vazios e a rea transversal total seja dada pela porosidade (n). Desse modo, a velocidade de percolao real da gua no solo : v real = v n

Chama-se de velocidade de percolao (vp), a velocidade com que a gua escoa nos vazios do solo. Considera-se a rea efetiva de escoamento ou rea de vazios (Av). vP = kP . i Obs: A existncia do gradiente hidrulico far com que haja percolao. Validade da Lei de Darcy A lei de Darcy vlida para um escoamento laminar, tal como possvel e deve ser considerado o escoamento na maioria dos solos naturais. Um escoamento se define como laminar quando as trajetrias das partculas dgua no se cortam; em caso contrrio, denomina-se turbulento.

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

1.4 Coeficiente de permeabilidade O valor de k comumente expresso como um produto de um nmero por uma potncia negativa de 10. Exemplo: k = 1,3 x 10-8 cm/seg, valor este, alis, caracterstico de solos considerados como impermeveis para todos os problemas prticos. Na Figura 1.4 apresentamos, segundo A. Casagrande e R. E. Fadum, os intervalos de variao de k para os diferentes tipos de solos e na Tabela 1.1, segundo Casagrande.

Figura 1.4 Intervalos de variao de K para diversos solos

K 10
-2 -3

cm/seg 1 a 100 0,001 a 1 10-7 a 10-3 10-9 a 10-7

m/dia 864 a 86400 0,86 a 864 8,64 x 10-5 a 0,86 8,64 x 10-7 a 8,64 x 10-5

Material Pedregulho limpo Areia limpas, misturas de areia limpas e pedregulho Areias muito finas; siltes; misturas de areia, silte e argila; argilas estratificadas Argilas no alteradas

Caractersticas de escoamento Aqferos bons Aqferos pobres Impermeveis

10

10-7 10
-9

Tabela 1.1 Coeficientes de permeabilidade de solos tpicos (Bas. Casagrande)

interessante notar que os solos finos, embora possuam ndices de vazios geralmente superiores queles alcanados pelos solos grossos, apresentam valores de coeficientes de permeabilidade bastante inferiores a estes. 1.5 - Fatores que influem na permeabilidade A permeabilidade uma das propriedades do solo com maior faixa de variao de valores e funo de diversos fatores, dentre os quais podemos citar o ndice de vazios, temperatura, estrutura do solo, grau de saturao e estratificao do terreno. A) ndice de vazios:
10

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

A equao de Taylor correlaciona o coeficiente de permeabilidade com o ndice de vazios do solo. Quanto mais fofo o solo, mais permevel ele . Conhecido o k para um certo tipo de solo, pode-se calcular o k para o outro solo pela proporcionalidade da equao apresentada (mais utilizada para areias).
3 e1 k 1 1 + e1 = k2 e3 2 1 + e2

A influncia do ndice de vazios sobre a permeabilidade, em se tratando de areias puras e graduadas, pode ser expressa pela equao de A. Casagrande: k = 1,4.k 0,85 .e 2 , sendo k0.85 Coeficiente de permeabilidade quando e = 0,85. Maior ndice de vazios (e) Maior coeficiente de permeabilidade (k). B) Temperatura: Quanto maior for a temperatura, menor a viscosidade da gua e, portanto, mais facilmente ela escoa pelos vazios do solo com correspondente aumento do coeficiente de permeabilidade. Logo, k inversamente proporcional viscosidade da gua. Por isso, os valores de k so referidos temperatura de 200C, o que se faz pela seguinte relao: k 20 = k T . T = k T .C V 20

Onde: kT o valor de k para a temperatura do ensaio; 20 a viscosidade da gua a temperatura de 200C; T a viscosidade a temperatura do ensaio; CV relao entre as viscosidades. Segundo Helmholtz, a viscosidade da gua em funo da temperatura dada pela frmula emprica:

11

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

0,0178 , sendo T a temperatura do ensaio em C. 1 + 0,033T + 0,0002T 2

A figura 1. 5 mostra uma planilha de ensaio, executado em um solo coletado 1,50m de profundidade em uma regio de Igrejinha Juiz de Fora, em rea estudada para possvel utilizao como aterro sanitrio do municpio.

Figura 1.5 Exemplo de resultado de ensaio de permeabilidade (Solo argilo-arenoso, coletado em Igrejinha JF).

Observe os resultados de k obtidos em 4 amostras diferentes a 25,4o de temperatura e o valor mdio (dos 4 ensaios) corrigido para 20o ( k20 ) igual a 1,24 x 10-3 cm/seg.

12

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

C) Estrutura do solo: A combinao de foras de atrao e repulso entre as partculas resulta a estruturas dos solos, que se refere disposio das partculas na massa de solo e as foras entre elas. A amostra com estrutura dispersa ter uma permeabilidade menor que a floculada. D) Grau de saturao: O coeficiente de permeabilidade de um solo no saturado menor do que o que ele apresentaria se estivesse totalmente saturado. Essa diferena no pode, entretanto ser atribuda exclusivamente ao menor ndice de vazios disponvel, pois as bolhas de ar existentes, contidas pela tenso superficial da gua, so um obstculo para o fluxo. Entretanto, essa diferena no muito grande. E) Estratificao do terreno: Em virtude da estratificao do solo, os valores de k so diferentes nas direes horizontal e vertical, como mostra a Figura 1.6. Chamando-se de k1, k2, k3, ... os coeficientes de permeabilidade das diferentes camadas e de e1, e2, e3, ... respectivamente as suas espessuras, deduzamos as frmulas dos valores mdios de k nas direes paralela e perpendicular aos planos de estratificao. A permeabilidade mdia do macio depende da direo do fluxo em relao orientao das camadas.

Figura 1.6 Direo do fluxo nos terrenos estratificados

E.1) Permeabilidade paralela estratificao: na direo horizontal, todos os estratos tm o mesmo gradiente hidrulico i. Portanto demonstra-se que:

13

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

kH =

k .h
i =1 n i

.h
i =1

E.2) Permeabilidade perpendicular estratificao: na direo vertical, sendo contnuo o escoamento, a velocidade v constante. Portanto demonstra-se que: kV =

h
i =1

hi i =1 i
n

Para camadas de mesma permeabilidade, k1 = k2 = ...= kn, obtm-se pela aplicao dessas frmulas: kh = kv. Demonstra-se, ainda, que em todo depsito estratificado, teoricamente: kh > kv. 1.6 Determinao do coeficiente de permeabilidade A determinao de k pode ser feita: por meio de frmulas que o relacionam com a granulometria (por exemplo, a frmula de Hazen), no laboratrio utilizando-se os permemetros (de nvel constante ou de nvel varivel) e in loco pelo chamado ensaio de bombeamento ou pelo ensaio de tubo aberto; para as argilas, a permeabilidade se determina a partir do ensaio de adensamento.

Figura 1.7 Amostra indeformada retirada de um poo 14

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

A foto apresentada na Figura 1.7, tirada da superfcie para dentro de um poo com 4,00 m de profundidade, mostra um laboratorista ao lado de uma amostra indeformada de solo, sob a forma de bloco aparafinado a ser encaminhado para um laboratrio. 1.6.1 Permemetro de nvel constante utilizado para medir a permeabilidade dos solos granulares (solos com razovel quantidade de areia e/ou pedregulho), os quais apresentam valores de permeabilidade elevados. Este ensaio consta de dois reservatrios onde os nveis de gua so mantidos constantes, como mostra a Figura 1.8. Mantida a carga h, durante um certo tempo, a gua percolada colhida e o seu volume medido. Conhecidas a vazo e as dimenses do corpo de prova (comprimento L e a rea da seo transversal A), calcula-se o valor da permeabilidade, k, atravs da equao: Q = v.A.t = k.i.A.t = k q.L h .A.t k = L A.h.t

Figura 1.8 Permemetro de carga constante

Onde: q a quantidade de gua medida na proveta (cm3); L o comprimento da amostra medido no sentido do fluxo (cm); A rea da seo transversal da amostra (cm2); h diferena do nvel entre o reservatrio superior e o inferior (cm); t o tempo medido entre o inicio e o fim do ensaio (s); Procedimento: Mede-se o volume d'gua que percola pela amostra (V) em determinados intervalos de tempo (t).
15

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

1.6.2 Permemetro de nvel varivel O permemetro de nvel varivel considerado mais vantajoso que o anterior, sendo preferencialmente usado para solos finos, nos quais o volume dgua que percola atravs da amostra pequeno. Quando o coeficiente de permeabilidade muito baixo, a determinao pelo permemetro de carga constante pouco precisa.

Figura 1.9 Permemetro de carga varivel

Neste ensaio medem-se os valores h obtidos para diversos valores de tempo decorrido desde o incio do ensaio, como mostra a Figura 1.9. So anotados os valores da temperatura quando da efetuao de cada medida. O coeficiente de permeabilidade dos solos ento calculado fazendo-se uso da lei da Darcy: h q = k. .A L E levando-se em conta que a vazo de gua passando pelo solo igual vazo da gua que passa pela bureta, que pode ser expressa como: q = a. dh (conservao da energia) dt

Igualando-se as duas expresses de vazo tem-se:

16

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

a.

dh h = k. .A dt L

Que integrada da condio inicial (h = hi, t = 0) condio final (h = hf, t = tf): dh k.A 1 a. = . dt h L t h0 0 Conduz a: a. ln Explicitando-se o valor de k: k= h0 a.L . ln A.t h1 h0 a.L ou k = 2,3. A.t . log h 1 h 0 k.A = .t h1 L
h1 t

Onde: a rea interna do tubo de carga (cm2) A seo transversal da amostra (cm2) L altura do corpo de prova (cm) h0 distncia inicial do nvel d`gua para o reservatrio inferior (cm) h1 distncia para o tempo 1, do nvel d`gua para o reservatrio inferior (cm) t intervalo de tempo para o nvel dgua passar de h0 para h1 (cm) Procedimento: faz-se leituras das alturas inicial e final da bureta e o intervalo de tempo correspondente. O novo laboratrio de Ensaios Especiais em Mecnica dos Solos da Faculdade de Engenharia da UFJF, dispe de um permemetro combinado para solos (carga constante e carga varivel), fornecido pela Wille Geotechnik (alem). Consta basicamente de um painel, com recipiente para gua e buretas graduadas para leituras de nveis de carga hidrulica e de um recipiente (cmara) para amostra de solo. O sistema alimentado por gua conduzido por mangueira, de um tanque prximo.

Foto Vista geral do Permemetro Combinado de Solos da UFJF 17

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Aspecto do cilindro (cmara) recipiente da amostra de solo a ser ensaiada. Neste caso, adequado para materiais granulares, como se v, encontra-se preenchido com areia. Observe a entrada de gua pela mangueira conectada na base, e a sada pelo topo. Observe dois pontos ligados por mangueira, ao painel, para medio da carga hidrulica e definio do comprimento L.

Painel em frmica do permemetro, onde consta: Recipiente de gua com regulagem de altura e possibilidade de manter o nvel da gua constante, conjunto de 4 buretas com dimetros diferentes, fixidas junto a rgua graduada.

1.7 Lei de fluxo generalizada A equao diferencial de fluxo a base para o estudo de percolao bi ou tridimensional. Tomando um ponto definido por suas coordenadas cartesianas (x,y,z), considerando o fluxo atravs de um paraleleppedo elementar em torno deste ponto, e assumindo a validade da lei de Darcy, solo homogneo e solo e gua incompressveis, possvel deduzir a equao tridimensional do fluxo em meios no-saturados: 2h 2h 2h 1 s e . e. + S. kx. 2 + ky. 2 + kz. 2 = e + 1 t t x y z

18

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Onde: kj permeabilidade na direo j h carga hidrulica total S grau de saturao e ndice de vazios t tempo Em muitas aplicaes em geotecnia, a equao pode ser simplificada para a situao bidimensional, em meio saturado e com fluxo estacionrio, obtendo-se: 2h 2h e 1 s . e. + S. kx. 2 + ky. 2 = t e + 1 t x y Observando-se os termos e (ndice de vazios) e S (grau de saturao), verifica-se que podem ocorrer quatro tipos de fenmenos: a) e e S so constantes Fluxo estacionrio ou permanente (no varia com o tempo), s = 100%. 2h 2h kx. 2 + ky. 2 = 0 x y Se nessa equao for considerada isotropia na permeabilidade, isto , kx = ky, pode-se simplificar ainda mais: 2h 2h + =0 x 2 y 2 b) e varivel e S constante: i. e decrescente adensamento ii. e crescente expanso c) e constante e S varivel: i. S decrescente drenagem ii. S crescente embebimento d) e e S so variveis problemas de compresso e expanso, alm de drenagem e embebimento. Obs: Os casos (b), (c) e (d) so denominados fluxo transiente (quantidade de gua que percola varia com o tempo). Normalmente o problema de fluxo tratado no plano, considerando-se uma seo tpica do macio situada entre dois planos verticais e paralelos, de espessura unitria. Tal procedimento justificado devido ao fato de que a dimenso longitudinal bastante maior que as dimenses de seo transversal. Portanto, considerando:
19

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Fluxo estacionrio; Solo saturado; No ocorre nem compresso, nem expanso durante o fluxo: Solo homogneo; k igual nas duas direes kx = ky; Validade da Lei de Darcy. Temos: 2h 2h + = 0 Equao de Laplace x 2 y 2

e =0 t

Como do conhecimento geral, a anisotropia (direo que se considera para a medio de uma determinada propriedade) do solo uma condio encontrada freqentemente. Entretanto existe um artifcio matemtico que permite estudar o fluxo atravs de um solo anisotrpico como se o mesmo estivesse ocorrendo em um solo isotrpico. A soluo geral que satisfizer a condio de contorno de um problema particular de fluxo constituir a soluo da equao para este problema especfico. importante observar que a permeabilidade do solo no interfere na equao de Laplace. A soluo geral da equao de Laplace constituda por dois grupos de funes as quais so representadas por duas famlias de curvas ortogonais entre si. Em uma regio de fluxo as duas famlias de curvas constitui o que se denomina rede ou linhas de fluxo. 1.8 Rede de fluxo A equao de Laplace tem como soluo duas famlias de curvas que se interceptam normalmente. A representao grfica destas famlias constitui a chamada rede de escoamento ou rede de fluxo (flow net). A rede de fluxo um procedimento grfico que consiste, basicamente, em traar na regio em que ocorre o fluxo, dois conjuntos de curvas conhecidas com linhas de escoamento ou de fluxo, que so as trajetrias das partculas do lquido e por linhas equipotenciais ou linhas de igual carga total. O trecho compreendido entre duas linhas de fluxo consecutivas quaisquer denominado canal de fluxo e representa um acerta poro Q da quantidade total Q de gua que se infiltra. Portanto, a vazo em cada canal de fluxo constante e igual para todos os canais.

20

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

A perda de carga h entre as linhas equipotenciais adjacentes denomina-se queda de potencial. No caso de solos isotrpicos e homogneos, as linhas de fluxo e equipotenciais formam figuras que so basicamente quadrados, em destaque na Figura 1.10. A mesma vazo percola entre dois pares adjacentes de linhas de fluxo. A perda de carga entre linhas equipotenciais sucessivas a mesma. O mtodo mais comum na resoluo de problemas de fluxo bidimensional consiste na construo da REDE DE FLUXO, representao grfica da soluo da equao diferencial.

Figura 1.10 Destaque do traado de uma rede de fluxo

Mtodos de traagem de rede de fluxo Os mtodos para a determinao das redes de fluxos so:

Solues analticas, resultantes da integrao da equao diferencial do fluxo. Somente aplicvel em alguns casos simples, dada a complexidade do tratamento matemtico quando se compara com outros mtodos. Soluo grfica o mais rpido e prtico de todos os mtodos, como veremos adiante.

Determinao grfica da rede de fluxo Este mtodo foi proposto pelo fsico alemo Forchheimer. Consiste no traado, a mo livre, de diversas linhas de escoamento e equipotenciais, respeitando-se as condies de que elas se interceptem ortogonalmente e que formem figuras quadradas. H que se atender tambm s condies limites, isto , s condies de carga e de fluxo que, em cada caso, limitam a rede de percolao.

21

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

(a L )

As redes montadas por figuras com a/L constante e, em particular, quadradas = 1 , implicam no atendimento s condies que lhes so impostas, isto , por cada

canal de fluxo passa a mesma quantidade (Q) de gua entre duas equipotenciais consecutivas a mesma queda de potencial (h). O mtodo exige, naturalmente, experincia e prtica de quem o utiliza. Geralmente, o traado baseia-se em outras redes semelhantes obtidas por outros mtodos. As Figuras 1.11 e 1.12 apresentam dois casos em que se apresenta o traado das linhas de fluxo e a utilizao de filtros de proteo para o controle de fluxo de gua que ocorre. Na Figura 1.11 temos uma barragem de terra atravs da qual h um fluxo de gua, graas s diferenas de carga entre montante e jusante. Com intuito de proteger a barragem do fenmeno de eroso interna (piping) e para permitir uma rpida drenagem da gua que percola atravs da barragem, usa-se construir filtros, como, por exemplo, o filtro horizontal esquematizado no desenho.

Figura 1.11 Linhas de fluxo em uma barragem

Na Figura 1.12, a gua percola atravs do solo arenoso da fundao do reservatrio. Pelo desenho, pode-se notar que prxima face jusante das estacas-prancha, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenmeno de areia movedia. Para combater este problema, faz-se um filtro de material granular, permitindo assim a livre drenagem das guas.

Figura 1.12 Linhas de fluxo em uma cortina de estacasprancha

Tomemos, para exemplificar, o aspecto das linhas equipotenciais e de fluxo, o caso simples de uma cortina de estacas-prancha cravadas num terreno arenoso, onde se

22

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

indicam as condies limites, constitudas por duas linhas de fluxo e duas linhas equipotenciais, como so mostradas na Figura 1.13.

Figura 1.13 Representao das condies limites

Para este caso, a rede de fluxo tem a configurao mostrada na Figura 1.14. Numerosas linhas de fluxo equipotenciais poderiam ser traadas, como, por as representadas no exemplo; obtm-se Nd = 12 quedas de potencial e Nf = 5 canais de fluxo.

Figura 1.14 Configurao da rede de fluxo em uma cortina de estacasprancha

Obs: Ao nvel da superfcie, sob a coluna de gua de altura h, temos a equipotencial de carga h. A carga, neste caso corresponde presso (u) nesta superfcie e tem valor igual a h como se verifica:
23

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Uma coluna de gua de altura h faz em uma rea unitria 1 1 uma presso u igual a: Fora (peso) u (presso) = rea peso = vol. a peso = 1 1 h a peso = a x h u= a .h = a .h 1x1 neste caso sendo a = 1 u = h

Para a discusso e traado de uma rede de percolao mostrado na Figura 1.15, um problema clssico, onde uma parede de estacasprancha engastada num solo permevel.

Figura 1.15 Percolao atravs de uma cortina de estacasprancha

Neste caso, observa-se que a gua percola da esquerda para a direita em funo da diferena de carga total existente. A Figura 1.16 apresenta a soluo grfica para o problema clssico mostrado anteriormente. Observa-se que as 9 linhas equipotenciais so perpendiculares s 5 linhas de fluxo, formando elementos aproximadamente quadrados. A rede formada por 4 canais de fluxo (nf = 4) e por 8 quedas equipotenciais (nq = 8). Notase que os canais de fluxo possuem espessuras variveis, pois a seo disponvel para passagem de gua por baixo da estaca prancha menor do que a seo pela qual a gua penetra no terreno. Logo, a velocidade ser varivel ao longo do canal de fluxo. Quando o canal se estreita, sendo constante a vazo, a velocidade ser maior, gerando um gradiente hidrulico maior (Lei de Darcy). Conseqentemente, sendo constante a perda de potencial de uma linha equipotencial para outra, o espaamento entre as equipotenciais deve diminuir. Sendo assim, a relao entre as linhas de fluxo e equipotenciais se mantm constante.

24

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

Figura 1.16 Rede de fluxo atravs de uma fundao permevel de uma cortina de estacasprancha

Isolando um elemento da rede de fluxo, como aquele mostrado na Figura 1.17, o qual formado por linhas de fluxo distanciadas entre si de b no plano do desenho e de uma unidade de comprimento no sentido normal do papel.

Figura 1.17 Elemento individual da rede de fluxo

Segundo a Lei de Darcy, a vazo (q) no canal de fluxo ser: q = k.i.A , sendo o gradiente hidrulico (i) dado por: i= h trecho l trecho

h A rea no elemento igual a: A = b.l. Portanto: q = k. .(b.l ) l

25

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II HIDRULICA DOS SOLOS

Prof. M. Marangon

No traado da rede de fluxo, como o elemento um quadrado, tem-se: b = l, sendo assim: q = k.h . A perda de carga entre duas equipotenciais consecutivas constante, requisito para que a vazo num determinado canal de fluxo tambm seja constante. A carga total disponvel (h) dissipada atravs das linhas equipotenciais (nq), de forma que entre duas equipotenciais consecutivas temos: h = h nq

Realizando as devidas substituies, tem-se a vazo em cada canal de fluxo, dada pela expresso abaixo: q = k. h nq

A vazo total do sistema de percolao (Q), por unidade de comprimento, dada pela vazo do canal (q) vezes o nmero de canais de fluxo (nf). Portanto: Q = q.n f Q = k.h. nf nq

Onde: h perda de carga total nf fator de forma, que depende da rede traada nq Q vazo por unidade de comprimento da seo Obs: Propriedades bsicas de uma rede de fluxo
As linhas de fluxo e as linhas equipotenciais so perpendiculares entre si, isto , sua

interseo ocorre a 90;


A vazo em cada canal de fluxo constante e igual para todos os canais; As linhas de fluxo no se interceptam, pois no possvel ocorrerem duas

velocidades diferentes para a mesma partcula de gua em escoamento; As linhas equipotenciais no se interceptam, pois no possvel se ter duas cargas totais para um mesmo ponto; A perda de carga entre duas equipotenciais consecutivas quaisquer constante.

26

Вам также может понравиться