Вы находитесь на странице: 1из 26

Aplicaes, Gerao, Transmisso, Distribuio e Utilizao de Sistemas de Bombeamento de Fluido Hidrulico e Sistema de Compresso de ar

Introduo
Esse trabalho ir tratar sobre diversos aspectos que envolvem sistemas de bombeamento de fluidos e sistemas de compresso de ar, com relao a suas aplicaes, sua gerao, transmisso, distribuio e utilizao.

Sistemas de Bombeamento de Fluido


Pode- se dividir e agrupar tais sistemas, de acordo com algumas caractersticas comuns (presso, vazo, controle de direo, etc), mas de uma forma geral, todos eles podem ser subdivididos como abaixo:

Sistema de Gerao (Potncia Hidrulica): a parte do Sistema Hidrulico constitudo pelo(s) reservatrio(s), bomba(s), motor(es), acumulador(es), etc, responsveis pelo fornecimento de potncia hidrulica aos atuadores.

Sistemas de Bombeamento de Fluido


Bombas
Consistem de mquinas geratrizes , que so os equipamentos que recebem trabalho mecnico e a transforma em energia hidrulica, comunicando ao lquido um acrscimo de energia sob as formas de energia potencial de presso e cintica. Essas bombas so classificadas em:
Bombas de deslocamento positivo ou volumgenas. Turbobombas chamadas tambm de hidrodicmicas ou rotodinmicas ou simplesmente dinmicas. Bombas especiais (bomba com ejetor; pulsmetro; bomba de emulso de ar)

Bombas de deslocamento positivo


So bombas que possuem uma ou mais cmaras, em cujo interior o movimento de um rgo propulsor comunica energia de presso ao lquido, provocando o seu deslocamento. As bombas de deslocamento axial classificamse conforme mostra o slide a baixo:

Bombas de deslocamento positivo


Duplo efeito Pisto ou mbolo Alternativas Palhetas Diafragma Pisto rotativo Elemento flexvel Um s rotor Parafuso simples Engrenagens Rotores mltiplos Rotor lobular Pistes oscilatrios Parafusos Simples efeito

Rotativas

Bomba alternativa de pisto de simples efeito

Bomba alternativa de pisto de duplo efeito

Bomba alternativa diafragma

Bomba rotativa de palhetas

Bomba de pisto rotativo

Bomba de engrenagens

Bomba de rotor lobular

Bomba de pisto oscilatrio

Bomba de parafusos

Turbobombas
So caracterizadas por possurem um rgo rotatrio dotado de ps, chamado rotor, que exerce sobre o lquido foras que resultam da acelerao que lhe imprime. Essa acelerao no possui a mesma direo e o mesmo sentido do movimento do lquido em contato com as ps. As foras geradas so as do tipo inrcia. A descarga gerada depende das caractersticas da bomba, do nmero de rotaes e das caractersticas do sistema de encanamentos ao qual estiver ligada. O rotor, tambm chamado impulsor ou impelidor, comunica massa lquida acelerao, adquirindo energia cintica para a transformao da energia mecnica. um disco de formato cnico dotada de ps, que pode ser fechado ou aberto. fechado quando, alm do disco onde se fixam as ps, existe uma coroa circular tambm presa s ps. Pela abertura dessa coroa, o lquido penetra no rotor. Usa-se para lquidos sem substncias em suspenso. J o rotor aberto, caracterizado quando no existe essa coroa circular anterior. Usa-se para lquidos contendo pastas, lamas, areia, esgotos sanitrios e para outras condies. O difusor ou recuperador faz a transformao da maior parte da elevada energia cintica com que o liquido sai do rotor, em energia de presso. Esta transformao operada de acordo com o teorema de Bernoulli, pois o difusor sendo, em geral, de seo gradativamente crescente, realiza uma contnua e progressiva diminuio da velocidade do liquido que por ele escoa, com o simultneo aumento da presso, de modo a que esta tenha valor elevado e a velocidade seja reduzida na ligao da bomba ao encanamento de recalque. O difusor pode ser de tubo reto troncnico (bombas axiais) ou de caixa com forma de caracol ou voluta (nos demais tipos de bombas, chamado simplesmente de coletor ou caracol).

Turbobombas
Classificao Bomba centrfuga pura ou radial: o lquido penetra no rotor paralelamente ao eixo, sendo dirigido pelas ps para a periferia, segundo trajetrias contidas em planos normais ao eixo. Essas bombas so usadas no bombeamento de gua limpa, gua do mar, condensados, leos, lixvias, para presses at 16 Kgf/cm e temperaturas at 140 C. Bomba de fluxo misto ou bomba diagonal: 1. Bomba hlico-centrfuga neste tipo de bomba, o lquido penetra no rotor axialmente, atingindo as ps cujo bordo de entrada curvo e inclinado em relao ao eixo; segue uma trajetria que uma curva reversa, pois as ps so de dupla curvatura, e atinge o bordo de sada que paralelo ao eixo ou ligeiramente inclinado em relao a ele. Sai do rotor segundo um plano perpendicular ao eixo ou segundo uma trajetria ligeiramente inclinada em relao ao plano perpendicular ao eixo. A presso comunicada pela fora centrfuga e pela ao de "sustentao" ou "propulso" das ps. 2. Bomba helicoidal ou semi-axial o lquido atinge o bordo das ps que curvo e bastante inclinado em relao ao eixo; a trajetria uma hlice cnica, reversa, e as ps so superfcies de dupla curvatura. Esta bombas prestam-se a grandes descargas e alturas de elevao pequenas e mdias. 3. Bomba axial ou propulsora as trajetrias das partculas lquidas comeam paralelamente ao eixo e se transformam em hlices cilndricas. Forma-se uma hlice de vrtice forado, pois, ao escoamento axial, superpem-se um vrtice forado pelo movimento das ps. So empregadas para grandes descargas e alturas de elevao de at mais de 40 metros. Outra caracterstica que possuem difusor de ps guias. O eixo, em geral, vertical, e por isso so conhecidas como bombas verticais de coluna.

Bomba centrfuga pura

Tipos de rotores

Bomba hlico centrfuga

Bomba helicoidal ou semi-axial

Bomba axial ou propulsora

Bombas especiais
Bomba com ejetor Pulsmetro Bomba de emulso de ar Bomba peristltica

Bomba com ejetor


Os ejetores so equipamentos que produz vcuo baseado no principio venturi.

Bomba de emulso de ar

Bomba peristltica

Вам также может понравиться