Вы находитесь на странице: 1из 47

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

MARINGELA PEREIRA DE PINHO

PROJETO ESCOLA NO PARQUE

VISITAS MONITORADAS PARA A EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO-FORMAL NA COMUNIDADE DE LUIS EDUARDO MAGALHES BA.

Braslia - DF 2008

MARINGELA PEREIRA DE PINHO

PROJETO ESCOLA NO PARQUE

VISITAS MONITORADAS PARA A EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO-FORMAL NA COMUNIDADE DE LUIS EDUARDO MAGALHES BA.

Trabalho

de

concluso

de

curso

apresentado ao Servio Nacional de Aprendizagem Comercial DF, como requisito parcial para a obteno do ttulo de especialista em Educao Ambiental.

ORIENTADOR: Prof. MSc Maria Luiza Marcico Publio de Castro.

Braslia 2008

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)


(Coordenadoria de Biblioteca SENAC, Braslia, DF, Brasil)

P654p

Pinho, Maringela Pereira de Projeto escola no parque: visitas monitoradas para a educao ambiental formal e no-formal na comunidade de Luis Eduardo Magalhes-BA / Maringela Pereira de Pinho. Braslia, 2008. 45p.; 30cm. Orientador: Maria Luiza Marcico Publio de Castro Trabalho de concluso de curso (Especializao em Educao Ambiental a Distncia). SENAC/DF, 2008. 1. Educao ambiental 2. Cerrado 3. Parque Fioravante Galvani I. Ttulo CDU 574(251.3)

Dedico este trabalho aos educandos da comunidade de Lus Eduardo

Magalhes BA, esperana para uma sociedade mais justa e comprometida socioambientalmente.

Uma

sociedade

sustentvel

projetada de tal maneira que seu modo de vida, seus negcios, sua economia, suas estruturas fsicas, suas

tecnologias, no interfiram com a inerente habilidade da natureza manter a teia da vida.

Fritjof Capra

AGRADECIMENTOS

Ao Instituto Lina Galvani, pela confiana e apoio financeiro para o desenvolvimento deste trabalho.

A Mrcia Andaluza Xavier, pelo carinho com que abraou a proposta do parque. Obrigada pelos ensinamentos que muito contriburam para nortear a construo das atividades de Educao Ambiental do Parque.

A Paula G. Bueno, pela dedicao e brao direito para a execuo deste projeto e nos diversos trabalhos desenvolvidos no parque.

Aos funcionrios, Sr. Mauro, Leomar, Joilson e Dara, pelo cuidado com os animais e dedicao para a manuteno de toda a estrutura do parque.

Ao meu marido Ronaldo Galvani Jr., pelo apoio para a execuo deste trabalho e compreenso pelos meus dias ausentes nas atividades de esposa, me e dona de casa.

A minha filha Clara, seus olhinhos de jabuticabas expertos e questionadores so fontes de inspiraes para meu trabalho.

RESUMO

O municpio de Lus Eduardo Magalhes, localizado no cerrado do oeste baiano encontra-se em rpido processo de degradao ambiental e com alto ndice de ocupao urbana de forma desordenada. Paralelamente, as aes para tentar reverter este quadro ainda so escassas e pontuais, tanto pela iniciativa pblica como privada. A equipe do Ncleo de Educao Ambiental do Parque Fioravante Galvani, localizado em uma rea de cerrado a 12 km do municpio, baseia-se nas competncias voltados para o cuidado, valorizao e conservao do cerrado baiano, a fim de contribuir para uma sociedade sustentvel e mais justa. Sendo assim, para ultrapassar os muros que o isolam o parque da comunidade em seu entorno, o Projeto Escola no Parque foi idealizado a fim de proporcionar aos participantes momentos de reflexo crtica, atravs das visitas monitoradas para a educao ambiental formal e no-formal.

Palavras-chave: educao ambiental, cerrado baiano, Parque Fioravante Galvani, sociedade sustentveis, visitas monitoradas.

LISTA DE SIGLAS

NEA: Ncleo de educao ambiental PFG: Parque Fioravante Galvani IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBAMA:Instituto Brasileiro do Meio Ambiente EA: Educao Ambiental APAE: Associao de Pais e Amigos de Excepcionais LEM: Lus Eduardo Magalhes

LISTA DE ILUSTRAES

Localizao do municpio de Luis Eduardo Magalhes BA ................18 Planta baixa do Parque Fioravante Galvani..........................................18 Placa e vista area do Parque Fioravante Galvani ..............................19 Chegada dos educandos no parque ....................................................21 Educandos e monitores durante a roda dialogada.............................21 Educandos durante trilhas interativas do parque .................................22 Educandos durante a visita ao recinto de cervos-do-pantanal .............22 Visita ao recinto do lobo-guar.............................................................23 Visita ao recinto da arara-azul-grande .................................................23 Educandos da educao infantil visitando a Fazendinha ..................24 No viveiro de mudas recebendo informaes sobre o plantio ..............24 Momento do plantio de sementes de espcies nativas ........................25 Momento do lanche..............................................................................25 Educandos visitando as exposies de fotos no NEA do Parque ........26 Durante a atividade ldica Teia da Vida ............................................26 Finalizao com a construo do painel coletivo .................................27 Grupo de funcionrios da Galvani Fertilizantes Ltda............................29 Grupo da Terceira Idade durante trilha interativa no parque ................29 Visita dos coordenadores das redes municipal e estadual...................30 Cartaz do Projeto Escola no Parque ....................................................31 Frente e verso do folder do Parque Fioravante Galvani.......................31

SUMRIO

1 INTRODUO ...........................................................................................10 2 OBJETIVOS ......................................................................................11 2.1 Objetivos gerais..............................................................................11 2.2 Objetivos especficos .....................................................................11 3 REFERENCIAL TERICO................................................................11 3.1 Aspectos histricos de Luis Eduardo Magalhes ...........................11 3.2 Histrico do Parque Fioravante Galvani .........................................12 3.3 Educao Ambiental em zoolgicos e criadouros ..........................14 3.4 Trilhas interpretativas e interativas.................................................16 4 METODOLOGIA ...............................................................................18 5 RESULTADOS..................................................................................32 6 CRONOGRAMA ...............................................................................35 7 ORAMENTO ...................................................................................36 8 CONSIDERAES FINAIS ..............................................................37 REFERNCIAS...............................................................................38 ANEXOS ..........................................................................................39 ANEXO A - Formulrio realizado com educador ..............................39 ANEXO B Termo de Compromisso ................................................40 ANEXO C - Roteiro de visita ............................................................42 ANEXO D Ficha avaliativa para os monitores ...............................43 ANEXO E Questionrio para os visitantes ....................................45

10 1. INTRODUO

O Brasil destaca-se por sua enorme sociobiodiversidade, embora na maioria das vezes desconhecida e pouca valorizada. Entre os biomas brasileiros, o cerrado atualmente reconhecido como um dos mais ricos em biodiversidade, embora nas ltimas duas dcadas encontra-se em alto ndice de degradao ambiental devido s ocupaes antrpicas, principalmente as atividades ligadas agropecuria. O municpio de Lus Eduardo Magalhes, localizado no cerrado do oeste baiano, tambm est situado neste mesmo contexto. As atividades agrcolas realizadas na regio so de forma predatria, caracterizada pela substituio da vegetao nativa por extensas monoculturas, sendo que este modelo tambm se repete na rea urbana, onde grandes loteamentos so elaborados sem a mnima preocupao e responsabilidade em manter representantes da vegetao nativa. Portanto, visvel que a regio encontra-se em rpido processo de degradao ambiental, com alto ndice de ocupao desordenada. Por outro lado as aes para tentar reverter este quadro ainda so escassas e pontuais, tanto pela iniciativa pblica como privada. Paralelamente, todos os dias chegam ao municpio novos moradores em busca de oportunidades de negcios, principalmente oriundos dos estados do sul e sudeste do pas e sendo assim, sem vnculos afetivos com a regio, com poucos conhecimentos sobre a histria, o bioma e suas potencialidades ecolgicas, bem como sobre as comunidades locais e tradicionais que ainda existem no entorno. Pelo contrrio, a maioria destes novos moradores muitas vezes vislumbra o cerrado como apenas um grande potencial para o agronegcio, devido as suas caractersticas de relevo, clima e recursos hdricos. Diante deste contexto, a equipe do Ncleo de Educao Ambiental (NEA) do Parque Fioravante Galvani desenvolve projetos baseados nos princpios da Educao Ambiental, a fim de contribuir para a construo de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para o cuidado, valorizao e conservao do cerrado baiano, constituindo assim uma sociedade sustentvel e mais justa. Para isso, preciso ultrapassar os muros que o isolam o parque da comunidade em seu entorno. A partir

11 destas crenas, que foi idealizado o Projeto Escola no Parque, que oferece entre outras atividades, as visitas monitoradas para a educao ambiental formal e no-formal, a fim de proporcionar aos participantes momentos de reflexo crtica.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos Gerais: Contribuir para a formao de cidados scioambientalmentes educados, atravs de atitudes positivas em relao ao bioma cerrado e o desenvolvimento da tica do cuidado para consigo e com o meio ambiente.

2.2 Objetivos Especficos: - Atender aproximadamente 3.000 visitantes por ano; - Produzir aproximadamente 10.000 mudas de espcies nativas do cerrado durante as visitas monitoradas; - Produo de materiais artsticos pelos visitantes, como ilustraes, poesias e histrias em quadrinhos sobre a visita; - Concurso para escolha das produes artsticas para a edio de um livro sobre a histria do Parque e sua importncia scio-ambiental para o cerrado baiano.

3. REFERENCIAL TERICO

3.1 Aspectos histricos do municpio de Lus Eduardo Magalhes:

O municpio de Lus Eduardo Magalhes, localizado no extremo oeste da Bahia, foi desmembrado do municpio de Barreiras em 30 de maro de 2000, pela Lei Estadual (BAHIA, 2001). Nesta poca, a populao era de 20.169 habitantes, mas segundo o ltimo Censo do IBGE, atualmente o municpio est com aproximadamente 50.000 habitantes, o que equivale a um crescimento de 130% em apenas 8 anos. Esta regio, conhecida como Gerais

12 e que possui importantes nascentes que formam os rios que desguam no Rio So Francisco, denominada como capital do agronegcio do nordeste (BAHIA, 2001). Devido a isto, todos os dias, novos moradores ao municpio, oriundos de outras regies do Brasil e at do exterior, em busca de novas oportunidades de negcios, ligados principalmente s atividades de agricultura mecanizada e pecuria extensiva (BRASIL, 2004). As paisagens montonas so comuns, devido s grandes extenses de terras nuas aps a colheita. Por outro lado, quando as monoculturas esto estabelecidas, temos uma paisagem verde a perder de vista, mas igualmente montona e rida (BAHIA, 2001). Historicamente, os processos para a modernizao agrcola fundada em grandes propriedades na regio oeste da Bahia contriburam para mudana de um cenrio de agricultura de subsistncia e pecuria extensiva. Segundo BRAGA e PIRES (2002) o cerrado, no imaginrio coletivo, era visto como algo feio, raqutico e fraco, mas que com as inovaes tecnolgicas da agricultura, poderia tornar-se o grande celeiro mundial. Isto est se concretizando, pois segundo dados de Censos Agrrios do IBGE, as mesorregies do cerrado do oeste da Bahia apresentam os maiores ndices de concentrao da terra do estado. Atualmente, a atividade econmica da regio gira em torno do agronegcio da soja, milho, algodo, caf, fruticultura e pecuria, sendo notvel a concentrao de renda nas mos de poucos (BAHIA, 2001). Desta forma, a populao existente no municpio e nas comunidades no entorno so na grande maioria de origens diversas, principalmente das regies sul e sudeste, sendo assim, no existe ainda uma identidade cultural consolidada.

3.2. Histrico do Parque Fioravante Galvani

Com o intuito de investir em uma causa ambiental no municpio de Lus Eduardo Magalhes, onde est localizada, h mais de 10 anos, uma das unidades industriais do Grupo Galvani, um dos scios fundadores idealizou a implantao de um criadouro conservacionista de animais do cerrado. A partir de 2002, com a consultoria de uma mdica veterinria, doutora na rea de conservao de animais silvestres, iniciou-se todo o processo de escolha do

13 local mais apropriado, elaborao do projeto e legalizao junto ao IBAMA. O contato com a comunidade, associado escolha do local, foi decisivo para concluir que o investimento no seria limitado ao criadouro, mas um espao para a produo de mudas de espcies nativas, alm de programas de educao ambiental no municpio e regio. Desta forma, no ano de 2004, em uma rea de aproximadamente 20 hectares de cerrado, localizado em uma fazenda a 10 km do centro da cidade, iniciou-se a implantao do Parque Fioravante Galvani. Inaugurado em 11 de setembro de 2006 (Dia Nacional do Cerrado) pelo Instituto Lina Galvani, o parque o primeiro centro de conservao e educao ambiental da regio centro-oeste da Bahia, que tem como objetivo contribuir para a conservao desse importante bioma brasileiro e realizar aes educativas de valorizao do cerrado. O nome uma homenagem ao av dos scios do Grupo Galvani, imigrante italiano que iniciou um pequeno negcio no interior de So Paulo e que deu origem ao Grupo. Atualmente o parque desenvolve atividades em 3 reas: - criadouro conservacionista: legalizado pelo IBAMA para a manuteno de 14 espcies tpicas da fauna do cerrado, tem como objetivo a reproduo a fim de contribuir para a conservao da diversidade gentica destas espcies ex situ, mas tambm ser parceiros com instituies de ensino para pesquisa e programas de reintroduo. Atualmente o plantel do criadouro do parque j conta com um casal de: cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), loboguar (Chrysocyon brachyurus), arara-azul-grande (Anodorhynchus

hyacinthinus), ararajuba (Guaruba guarouba), um bugio (Allouta guariba) e dois veados-catingueiro (Mazama guoazoubira). - viveiro de mudas de espcies nativas: local onde so produzidos diversos representantes da flora local, com a finalidade de apoiar e incentivar o plantio de espcies nativas na zona urbana e na recuperao de reas degradadas da regio. J foram produzidas em torno de 8.000 mudas, como: ip-rosa, aroeirado-cerrado, pau-santo, jacarand-do-cerrado, cajuzinho, sucupira-preta, entre outros. - Ncleo de Educao Ambiental (NEA): espao idealizado para a troca de conhecimentos por meio de atividades educativas e ldicas, com o objetivo de contribuir para a construo de uma sociedade ambientalmente justa, com

14 pessoas atuantes e comprometidas. So desenvolvidos, alem do Projeto Escola no Parque, as Oficinas de Educao Ambiental - com o intuito de fornecer subsdios aos educadores da rede municipal; Projeto Renasce o Cerrado projeto anual em parceria com uma escola municipal a educao ambiental que utiliza como ferramenta a arborizao urbana com espcies do cerrado; Projeto Frias no Parque um dia nas frias dos estudantes com idade entre 9 -11 anos com atividades ldicas, interativas e no competitivas que estimulam atitudes positivas para com o cerrado. O Instituto Lina Galvani foi constitudo juridicamente em 2003 e obteve o certificado de OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico) em fevereiro de 2004. Esta instituio cujo nome uma homenagem feita, em vida, me dos scios fundadores do Grupo Galvani, desenvolve projetos nas comunidades onde o grupo atua, aliando as necessidades locais s potencialidades, a partir do estmulo autonomia e ao desenvolvimento scioambiental. Alm do Parque, o Instituto desenvolve os seguintes projetos: Programa SERvindo - So Paulo (SP) - promove a incluso social atravs da capacitao em servios para bares, restaurantes e cafs; Conhecendo uma Empresa - Paulnia (SP) auxilia jovens a descobrir suas vocaes profissionais, bem como seu espao no mercado de trabalho. O Instituto recebe doaes anuais do Grupo Galvani, configurando-se como principal mantenedor. Com o objetivo de ampliar suas aes e alcanar a sustentabilidade de seus projetos, o Instituto tem como estratgia a realizao de parcerias com outras empresas e organizaes.

3.3 Educao ambiental em zoolgicos e criadouros

Segundo Auricchio (1998), os zoolgicos atuais possuem os seguintes objetivos: conservao de espcies ameaadas, pesquisa, banco de informao e divulgao, lazer e educao ambiental. No Brasil, os zoolgicos so instituies muito procuradas, pois segundo Garcia e Marandino (2007) dados levantados pela Sociedade de Zoolgicos do Brasil mostram que, no ano de 2000, o nmero de pessoas que visitaram os zoolgicos brasileiros foi cem vezes maior do que aquelas que foram aos estdios de futebol assistir ao campeonato nacional. Estes dados revelam a importncia estratgica dessas

15 instituies para a prtica de educao ambiental. Se partirmos do pressuposto que uma das formas de fomentar o aprendizado por meio de exemplos, os quais facilitam o trabalho com conceitos e teorias, tornando a aplicao do conhecimento mais verdica e flexvel, podemos considerar que as atividades vivenciadas em zoolgicos e criadouros tm um forte potencial para a aprendizagem (GARCIA E MARANDINO, 2007). Mergulho (1998), ao avaliar o pblico participante das atividades educativas do Zo de Sorocaba, verificou que vdeo e slides so os recursos que menos despertavam a ateno, ou seja, as atividades contemplativas com objetos simulados foram consideradas chatas ou mais ou menos interessantes. A atividade de maior aceitao, por ordem de preferncia, segundo essa autora, foram as experincias concretas. Corroborando com este dado, Garcia e Marandino (2007), afirmam que as atividades pautadas em experincias concretas, podem estimular a curiosidade e a lembrana de determinado conhecimento, podendo ser realizado com diferentes faixas etrias. Paralelamente, estas atividades educativas auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de diferentes contedos (biologia, ecologia e educao ambiental), alm de poder ser utilizado com diferentes tipos de pblico, especialmente os portadores de deficincias visuais (GARCIA E MARANDINO, 2003). Cabe salientar que um bom programa de monitoria e de comunicao visual proporciona aos visitantes informaes sobre a espcie observada, sendo um forte aliado para as prticas educacionais em zoolgicos e criadouros (MERGULHO, 1998). Os criadouros conservacionistas diferem de zoolgicos por terem como objetivo primordial a reproduo de espcies da fauna brasileira,

principalmente quelas ameaadas de extino. Outro ponto que difere, em relao a visitao, pois em criadouro so visitas agendadas e monitorada, com grupos pequenos e destinada exclusivamente para educao ambiental. A existncia de criadouros est prevista na Lei de Proteo a Fauna Lei n5197/67, na Lei de Crimes Ambientais Lei n8605/98 e no Decreto n3179/99 que regulamentou essa Lei. O instrumento legal que aprova o registro e funcionamento de criadouros conservacionistas de animais silvestres a Portaria n139/93: Estes criadouros tm por objetivo apoiar as aes do

16 IBAMA e dos demais rgos ambientais envolvidos na conservao das espcies, auxiliando a manuteno de animais silvestres em condies adequadas de cativeiro e dando subsdios no desenvolvimento de estudos sobre sua biologia e reproduo. Nesta categoria, os animais no podem ser vendidos ou doados, apenas intercambiados com outros criadouros e zoolgicos para fins de reproduo. Atualmente, uma recente portaria do IBAMA alterou a categoria dos criadouros conservacionistas para criadouro cientfico de fauna silvestre para fins de conservao. Desta forma, vale ressaltar a importncia destas instituies para a conservao ex situ das espcies da fauna brasileira, como exemplo para a manuteno do patrimnio gentico e de populaes geneticamente viveis de espcies ameaadas de extino, alm de educar as pessoas sobre a necessidade de preservao das espcies em seus habitats naturais, e para isto, as atividades de educao ambiental so fundamentais, pois para Cornell (1998), a experincia direta to importante na sala de aula como ao ar livre

3.4 Trilhas interpretativas ou interativas em parques

Existem diversos tipos de trilhas com finalidades mltiplas e complexas, como exemplo as trilhas religiosas, de aventura, educativas, etc, e, entre estes exemplos, as trilhas interpretativas (REIGOTA, 2004). Historicamente, um dos primeiros guarda-parques a utilizar uma trilha para sensibilizar seus visitantes foi Enos Miles, que trabalhava no primeiro parque registrado no mundo como Unidade de Conservao, o Parque Nacional de Yellowstone1, no estado de Wyomning, EUA, fundado em 1872. Nesta poca ainda no se designava como trilha interpretativa. J ao que se refere sobre estas trilhas, segundo Reigota (2004) Freeman Tilden (PROJETO DOCES MATAS, 2002) considerado um dos precursores, pois para ele a interpretao uma atividade educativa que aspira revelar os significados e as relaes existentes no meio ambiente, por meio de objetos originais, atravs de

Parque mais antigo do mundo, fundado devido as presses exercidas pelo naturalista Ferdinand Hauyden, poca que ecologia e meio ambiente estavam longe de ser preocupaes do cotidiano.

17 experimentos de primeira mo e meios ilustrativos, em vez de, simplesmente, comunicar informao literal. O trabalho pedaggico realizado neste modelo de trilhas seria buscar que estas se tornassem locais para as vivncias e que promovam o encantamento pela natureza, ou melhor, para a construo de novos valores, atitudes e mudanas culturais e sociais (REIGOTA, 2004). Kinker (2002) complementa que, um bom programa de interpretao procura afetar no somente os valores imediatos, mas principalmente as crenas e atitudes dos visitantes. Corroborando com estes autores, Tabanez & Pdua (1997)

complementa que as trilhas, como meio de interpretao ambiental, visa no somente a transmisso de conhecimentos, mas tambm propiciam atividades que revelam os significados e as caractersticas do ambiente por meio do uso dos elementos originais, por experincia direta e por meios ilustrativos, sendo assim instrumento bsico de programas de educao ao ar livre. Segundo Pdua (1997), as trilhas interpretativas se fundamentam na captao e traduo das informaes do seu entrono, contudo, no lida apenas com a obteno de informaes, mas com significados, buscando firmar conhecimentos e despertar para novos, exercitar valores cognitivos, criar perspectivas, suscitar questionamentos, despertar para novas perspectivas, fomentando a participao da comunidade e trabalhando a percepo, a curiosidade e a criatividade humana. Estas trilhas so em geral estruturadas em Parques Urbanos e Unidades de Conservao e abertas a visitao publica. Seus grupos-alvos podem constituir de crianas aos adultos, no mbito urbano e rural, nas escolas e universidades, enfim, em qualquer segmento da sociedade. As trilhas possibilitam uma grande diversidade de eixos temticos e abordagens ecolgicas tanto com finalidades acadmicas (no ensino fundamental, mdio e superior bem como em atividades de pesquisa e investigao cientfica), com finalidades de fornecer conhecimento e esclarecimento ldico a comunidade em geral (PADUA, 1997). Ou seja, a interpretao nas trilhas pode incluir: atividades dinmicas e participativas, em que o pblico recebe informaes sobre, por exemplo, recursos naturais, explorao racional, conservao e preservao, aspectos culturais, histricos, econmicos, arqueolgicos, etc (TABANEZ & PDUA, 1997). Assim, constituem um instrumento pedaggico

18 importante, por permitir que em reas naturais sejam criadas verdadeiras salas de aula ao ar livre e verdadeiros laboratrios vivos, suscitando o interesse, a curiosidade e a descoberta e possibilitando formas diferenciadas do aprendizado tradicional (PADUA, 1997).

4. METODOLOGIA:

4. 1 Local:

O Projeto Escola no Parque Visitas monitoradas para EA formal e no formal na comunidade de Lus Eduardo Magalhes, BA, ser desenvolvido no Parque Fioravante Galvani, situado em uma rea de 20 hectares de cerrado, a 10 km no municpio (Figuras 1, 2, 3 e 4).

Figura 1 Localizao do municpio de Luis Eduardo Magalhes BA.

19

Figura 2 Planta baixa do Parque Fioravante Galvani.

Figuras 3 e 4 Placa de entrada do Parque e vista area do local, na poca em fase de construo (abril de 2005).

4.2 Atores:

Os atores deste projeto sero: - Equipe do Ncleo de Educao Ambiental (NEA) que atualmente constitudo por uma mdica veterinria e coordenadora geral do parque; uma biloga contratada e uma biloga/pedadoga tercerizada . - Monitores de EA do parque, tanto os membros da equipe do NEA como monitores voluntrios. - Visitantes da educao ambiental formal: educandos das redes pblica e privada da regio, englobando a educao bsica (educao infantil, ensino

20 fundamental e ensino mdio); educao superior; educao especial; educao profissional; educao de jovens e adultos. - Visitantes da educao ambiental no-formal: cidados que no estejam vinculados as instituies de ensino, como grupos de amigos/famlias, funcionrios de empresas, fazendas, sindicatos e de outras entidades (Grupo da Terceira Idade, moradores de abrigos, adultos e crianas vinculadas a APAE, etc).

4.3. Metodologia

O Projeto Escola no Parque engloba as atividades de visitas monitoradas para a EA formal e no formal, alm das Oficinas de EA para educadoras. Para este projeto, ser descrito e discutido apenas sobre as visitas monitoradas. Estas sero gratuitas, agendadas previamente e programadas de acordo com a faixa etria, onde sero desenvolvidas atividades para que os visitantes tenham a oportunidade de: conhecer as dependncias do parque; participar de trilhas interativas no cerrado; conhecer as espcies do criadouro conservacionista; conhecer o viveiro de mudas; colaborar no plantio de sementes de espcies nativas do cerrado, que sero utilizadas na recuperao de reas degradadas e arborizao urbana; conhecer a Fazendinha, local onde so produzidas parte da alimentao dos animais; participar de atividades ldicas nas dependncias do parque. Para que estas atividades ocorram de maneira gratificante, construtivas e agradveis os monitores procuraro seguir as premissas sugeridas por Cornell (1998, pg.26), como: - ensinar menos e compartilhar mais, pois isso torna qualquer visita mais agradvel, porque ficar apenas ouvindo cansativo; - ser receptivo, perceber o que os visitantes esto pedindo e humanizar as relaes;. - concentrar a ateno dos visitantes, porque no d para fazer nada se o grupo no estiver atento; - observar e sentir primeiro, falar depois, pois nem tudo precisa ser explicado. importante dar aos visitantes, tempo para encantar-se com detalhes;

21 - criar um ambiente leve, alegre e receptivo, onde todos se sintam bem. O trabalho visa fazer os visitantes perceberem o que esto sentindo, pois o sentimento influencia a maneira de compreender e pensar.

4.3.1 EA formal

4.3.1.1 Momento pr-visita: Para as visitas destinadas a EA formal, previamente algum membro da equipe NEA ir at a unidade escolar de origem dos educandos e realizar uma conversa e questionrio (Anexo A) com o educador e/ou coordenador. O objetivo deste procedimento ser conhecer os motivos que levaram o educador a solicitar a visita monitorada e os objetivos pretendidos. Nesta oportunidade ser entregue um Termo de Compromisso (Anexo B), entre instituio de ensino e o Parque. A partir destas informaes, o roteiro da visita (Anexo C) poder ser planejado a fim de contextualiz-la com as atividades de sala de aula.

4.3.1.2. Momento da visita: O grupo de visitantes, com at 30 pessoas (nmero mximo), sero recebido por monitores do NEA do Parque (Figura 5). Ser formado um crculo, denominado de roda-dialogada para um momento inicial da acolhida, interao entre os monitores e os visitantes, como tambm para o diagnstico das primeiras impresses do grupo sobre o Parque, o bioma cerrado e a interao homem-natureza (Figura 6).

Figura 5 Chegada dos educandos no parque.

22

Figura 6 Educandos e monitores durante a roda dialogada.

Aps este primeiro contato, o grupo ser dividido em dois grupos. O grupo 1 ir percorrer a trilha interativa, denominada de Trilha Murici, onde sero estimulados a sentir atravs do toque a textura das folhas, frutos e troncos; cheirar as folhas, flores e frutos; ouvir os sons caractersticos (vento, pssaros) (Figura 7). Sero mencionados os nomes e as propriedades medicinais e/ou comestveis de algumas espcies vegetais nativas,

principalmente as identificadas com placas (nomes comum e cientfico).

Figura 7 Educandos durante trilhas interativas do parque.

Paralelamente o Grupo 2 visitar os recintos dos animais (Figuras 8, 9 e 10), onde sero ressaltados os objetivos de um criadouro conservacionista.

23 Tambm sero apresentadas as caractersticas e importncia ecolgica destas espcies, principalmente ao que se refere na disseminao das sementes.

Figura 8 Educandos durante a visita ao recinto de cervos-do-pantanal (Blastocerus dichotomus).

Figura 9 Visita ao recinto do lobo-guar (Chrysocyon brachyurus).

24

Figura 10 Visita ao recinto da arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

Na seqncia, os visitantes conhecero a Fazendinha (Figuras 11), local onde produzido parte da alimentao dos animais. Quando oportuno, sero convidados a comer frutos colhidos diretamente das rvores.

Figura 11 Educandos da educao infantil visitando a Fazendinha.

Em seguida, percorrero uma trilha interativa, denominada de Trilha Catol, at o viveiro de mudas, enquanto o Grupo 1 visitar os recintos dos animais, a Fazendinha, a Trilha Catol, at que por ltimo os dois grupos se encontraro no viveiro de mudas, onde haver um segundo momento de interao entre os visitantes e monitores para a troca de informaes sobre o plantio das sementes (Figura 12). Neste momento, os educandos sero informados sobre

25 compostagem, diferenas entre adubao orgnica e qumica, caractersticas da espcie que ser semeada, origem das sementes, como armazenar, como semear, cuidados com as mudas, destinao das mudas e importncia das espcies nativas para projetos de arborizao urbana e para recuperao de reas degradadas. Em seguida ser realizado o plantio (Figura 13).

Figura 12 No viveiro de mudas recebendo informaes sobre o plantio.

Figura 13 Momento do plantio de sementes de espcies nativas.

Finalmente os visitantes retornam ao NEA onde aps lavarem as mos sero encaminhados para um lanche (Figura 14). Cabe salientar que ser recomendado aos visitantes que levem lanches saudveis (frutas, sucos naturais, lanches e bolos integrais). Neste momento, os monitores aproveitaro

26 para inform-los sobre os diferentes lixos produzidos durante o lanche e seus respectivos coletores para separao e destinao a reciclagem. Aps o lanche os educandos visitaro as exposies de fotos dos animais do parque e/ou fotos da Expedio Cerrado Baiano (fotos de 12 comunidades tradicionais remanescentes da regio (Figura 15).

Figura 14 Momento do lanche.

Figura 15 Educandos visitando as exposies de fotos no NEA do Parque.

27 Aps o lanche ser realizado uma atividade ldica, como Teia da Vida ou Que animal sou eu?, atividades adaptadas de Cornell (1998) (Figura16), dependendo da idade dos educandos. Na finalizao das atividades, quando possvel, os visitantes produziro um painel coletivo sobre as impresses do parque (Figura 17), formaro um crculo e socializaro o que aprenderam.

Figura 16 Durante a atividade ldica Teia da Vida.

Figura 17 Finalizao com a construo do painel coletivo.

28 Cabe salientar que, os roteiros das visitas podero sofrer variaes, devido aos eventos inesperados, tais como, atraso da conduo, chuva, turma muito ou pouco participativa, o que torna cada visita um momento nico. Como forma de avaliao da visita, os monitores devero preencher uma ficha avaliativa desta (ANEXO D).

4.3.1.3 Momento ps-visita

Algum tempo (1 a 3 meses) aps a visita monitorada, um membro da equipe do NEA ir retornar unidade escolar e realizar uma avaliao com os educandos. Esta tem por objetivo avaliar a eficincia da metodologia utilizada durante a visita e diagnosticar como o educador utilizou-a no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.

4.3.2 EA no-formal

A metodologia utilizada para a visitao destinada ao pblico no formal ser diferenciada em relao ao da EA formal, uma vez que no ser realizada uma avaliao prvia (Momento pr-visita). Segue abaixo a descrio: O grupo visitante com at 30 pessoas (nmero mximo) ser recebido por monitores no NEA do Parque. Ser formado um crculo para um momento inicial de acolhida onde ocorrer a interao entre os monitores e os visitantes para o diagnstico das percepes ambientais do grupo, a fim de orientar as intervenes a serem feitas durante a visita. A interao ser realizada atravs de um bate papo informal com a apresentao dos monitores e dos visitantes. Durante esta apresentao os visitantes sero estimulados a apresentarem suas expectativas com relao visita e os conhecimentos sobre o cerrado e sua ocupao, denominado de diagnstico. Aps a acolhida ser apresentado dois vdeos institucionais, um sobre o Grupo Galvani e outro sobre o Instituto Lina Galvani. Ao final ser apresentado um histrico do Parque e aberto s perguntas. O grupo ento ser convidado a visitar o Parque. Inicialmente apresentado o Ncleo de EA com sua parte administrativa, auditrio e biblioteca. A

29 seguir os visitantes sero conduzidos ao Complexo de Apoio do Parque: ambulatrio veterinrio, sala de internao, sala de nutrio, rea de quarentena, refeitrio, vestirio dos funcionrios e depsitos, onde sero informados sobre rea total, nmero de funcionrios, suas ocupaes e funcionamento do parque. Neste momento tambm ser mencionado sobre a preocupao com a manuteno da vegetao nativa ao se construir os edifcios (Figura 18). Durante a visita aos recintos dos animais ser citado sobre as caractersticas destes e a importncia ecolgica na disseminao de sementes. Na Fazendinha os visitantes sero orientados quanto aos tipos de alimentos cultivados e seus destinos. Em seguida os visitantes percorrero a trilha interativa (Trilha Catol), onde sero estimulados a sentir atravs do toque a textura das folhas, frutos e troncos; cheirar as folhas, flores e frutos; ouvir os sons caractersticos (vento, pssaros) e compartilhar seus conhecimentos sobre os nomes e propriedades medicinais e/ou comestveis das espcies (Figura 19). No Viveiro de Mudas sero conduzidos atravs dos vrios canteiros, ao mesmo tempo em que acontecero as explanaes sobre os projetos desenvolvidos com a produo de mudas. Para finalizar esta parte da visita, ser realizado um convite para semearem algumas espcies do cerrado. Ao retornarem ao NEA, a visita ser finalizada com um debate informal sobre o que a visita acrescentou e/ou mudou nos sentimentos e percepes. Antes do trmino, os visitantes assinaro o livro de visitao do parque e preenchero um questionrio (ANEXO E).

Figura 18 Grupo de funcionrios da Galvani Fertilizantes Ltda. - Unidade de LEM/BA.

30

Figura 19 Grupo da Terceira Idade durante trilha interativa no parque.

4. 4 Divulgao

Algumas estratgias sero utilizadas para a divulgao do projeto, como: - Convite aos coordenadores, diretores e educadores das escolas pblicas e privadas: no incio do ano letivo escolar este pblico ser convidado para visitar o parque, com o objetivo de apresentar seus projetos e objetivos. A visita ser realizada de forma semelhante ao que sero realizadas para os educandos (Figura 20); - Cartazes sobre o Projeto Escola no Parque e folder explicativo sobre o parque e suas atividades (Figuras 21 e 22); - Mdia falada: entrevista com algum membro da equipe do NEA na rdio local com o objetivo de divulgar o projeto.

31

Figura 20 Visita dos coordenadores das redes municipal e estadual.

Figura 21 Cartaz do Projeto Escola no Parque.

32

Figura 22 Frente e verso do folder do Parque Fioravante Galvani.

33 5. RESULTADOS

5.1 Resultados pr-eliminares

5.1.1 Nmero de visitantes

O Parque foi inaugurado em setembro de 2006 e desde ento foram realizadas visitas monitoradas para educao formal. A partir de 2007 que iniciaram as visitas monitoradas para educao no-formal e desde ento, estas foram introduzidas ao Projeto Escola no Parque, conforme Tabela 1.

Tabela 1 Resultado de nmero de visitantes na educao formal e no formal dos anos de 2006 (a partir de setembro) e 2007: Nmero de visitantes da Nmero de visitantes da Ano 2006 2007 educao ambiental formal 600 1600 educao ambiental no formal 300

5.1.2 Avaliaes ps-visita:

Alguns meses (1 a 9 meses) aps a visita monitorada da educao ambiental formal, um dos membros do NEA do parque aplica uma avaliao aos educandos. Estas foram atravs de desenhos para educao infantil e na forma de questionrio investigativo para o ensino mdio, conforme

representado na tabela e grficos abaixo:

34 Tabela 2 Resultado de questionrio investigativo aplicado em um grupo paraticipante da visita monitorada para educao ambiental formal:
Escola IvoHering40ano 1)Qualonomedalocalvisitadoporvcnodia01/06/07?Equalarazodestenome LinaGalvani ParquedaGalvani ParquedaGalvani/porcausadasplantas ParqueFioravanteGalvani/homenagem 2)Quaisasatiidadesqvcrealizouduranteavisita? Conhecemosasrvores,ocervoeplantamos Conhecemosocervodopantanal Conheceronomedasrvores Conversamosevimosmuitasplantas Passearebrincar Visitamosoviveiro,afazendinha,osrecintos,astrilhas, 3)Qualatividadevcmaisgostou? Conhecerasplantas Passear Obatepapo Ocervodopantanal 4)Oqvcaprendeuduranteavisita? Comonascemnovasrvores(quebradedormncianoestomagodeanimais) Cuidardomeioambiente Nomaltratarosanimais Nomatarosanimaisepreservaranatureza 5)Oqavisitamudouemvc? Cuidardanatureza Cuidardasplantas Cuidardosanimais Matarosanimais Nojogarolixonocho Nomaltratarosanimais Noprendermaisospssaros Osanimaissomuitoimportante 6)Oqvcensinouaosseusamigose/oufamiliaresdepoisdavisita? Cuidardomeioambiente Cuidardosanimais Nomatarasplantas OParquelindoedivertido Sobreocervodopantanal Temmuitosanimaiseplantas n.de alunos 11 2 6 1 2 2 1 1 2 1 4 3 2 1 5 2 3 2 3 1 2 2 2 1 1 2 1 1 2 1 2 1 3

35

Grficos 1,2 3 Representao grfica do questionrio investigativo realizado em um grupo de visitantes da educao ambiental formal.

Qual o nome do loc al vis tado por voc ? E qual a raz o des te nome?
8 6 4 2 0
L ina G alvani P arque da G alvani P arque da G alvani/ P arque F ioravante por caus a das G alvani/ plantas homenagem

Qual atividade que voc mais g os tou?


6 5 4 3 2 1 0
C onhecer as plantas P as s ear O bate papo O cervo dopantanal

O que a vis ita mudou em voc ?


2,5 2 1,5 1 0,5 0
.. . .. . .. .. . .. i.. . . .. al tra ta . na p l. de r d ga re n r d s ai s s O an im os as a an r o .. .

r d

M at ar o

ui da

da

da

jo

ui

ui

36 5.2 Resultados esperados

Para o ano de 2008 os resultados esperados so: - nmero de visitantes: 3.000 visitantes; - produo de 10.000 mudas durante as visitas monitoradas; - maior envolvimento do poder pblico para garantir a qualidade do transporte (pontualidade e comprometimento) dos visitantes; - parceria com empresas privadas para o fornecimento de lanche saudvel; - publicao de um livreto sobre a histria do parque com material produzido pelos educandos participantes das visitas monitoradas.

6. CRONOGRAMA

O Projeto Escola no Parque visitas monitoradas para EA formal e no-formal ser realizado durante o ano letivo de cada ano. Ms Evento - Elaborao das atividades desenvolvidas durante a visita pela equipe do NEA do parque. - Divulgao por meio de folders, cartazes e mdia. - Convite aos educadores, coordenadores e diretores para visitao ao parque durante a realizao da Semana Pedaggica, evento promovido pela Secretaria de Educao do Municpio. - Visitas monitoradas do Projeto Escola no Parque. - Visitas monitoradas do projeto Escola no Parque; Junho - Visita as escolas para avaliaes com educandos que participaram do projeto no primeiro semestre. - Compilao dos dados coletados nas avaliaes; Julho - Elaborao das atividades para o segundo semestre.

Janeiro

Fevereiro

Maro, Abril e Maio.

37

Agosto Setembro Outubro

- Visitas monitoradas do Projeto Escola no Parque. - Visitas monitoradas do projeto Escola no Parque. - Visitas monitoradas do projeto Escola no Parque. - Visita as escolas para avaliaes com educandos que participaram do projeto no segundo semestre. - Compilao dos dados coletados nas avaliaes;

Novembro

Dezembro - Divulgao dos resultados na mdia.

7. ORAMENTO

Oramento previsto por visita monitorada.

Item

Valor (R$)

Fonte

Recursos humanos 300,00


(equipe do NEA + funcionria da limpeza)

Instituto Lina Galvani

Prefeitura de Transporte 130,00 LEM Escola privadas Instituto Lina 10,00 Total 8. CONSIDERAES FINAIS 440,00 Galvani

Material didtico

38 Ao depararmos com atual crise ambiental, visvel que os atuais modelos econmico, de sociedade e de estilo de vida, no se enquadram na proposta do to comentado desenvolvimento sustentvel. A sociedade atual e moderna, massacrada pela mdia, pelo modelo capitalista, pelos valores voltados para o consumo descartvel, no conhece os conceitos to mencionados e discutidos deste desenvolvimento sustentvel, mas apenas a busca incessante pelo crescimento econmico e aumento do PIB, to divulgados pela mdia. Sendo assim, nos deparamos com uma sociedade com valores ticos invertidos, onde o ter mais importante que ser. Por outro lado, tambm impossvel pretender que seres humanos explorados, injustiados e desprovidos de seus direitos de cidados consigam compreender que no devam explorar outros seres vivos, como animais e plantas, considerados inferiores pelos humanos. Desta forma, acredito que, o caminho para o verdadeiro conceito do desenvolvimento socioambientalmente

sustentvel, seja construdo atravs da educao ambiental, pois atravs dela que novos modelos podero ser propostos nas diversas camadas da

sociedade. Portanto, a educao ambiental constitui-se num desafio, pois no basta se tornar mais consciente dos problemas ambientais, sem se tornar tambm um cidado mais ativo, crtico e participativo.

39 REFERNCIAS

AURICCHIO, Andr. L. R. Potencial da Educao Ambiental nos Zoolgicos Brasileiros. Publicao avulsa do Instituto Pau Brasil de Histria Natural. So Paulo n.1,p. 1-46, 1999. BAHIA (Estado). Secretaria de Planejamento, Cincia e Tecnologia. Companhia de Desenvolvimento e Ao Regional. Luis Eduardo Magalhes: Perfil Municipal. Salvador, 2001. BRAGA, Maria Lcia & PIRES, Mauro Oliveira. In: DUARTE, Laura Maria Goulart, Suzi Huf Theodoro (orgs.). Dilemas do cerrado: entre o ecologicamente correto e o socialmente (in) justo. Rio de de Janeiro: Garamond, 2002. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Programa Nacional de Conservao e Uso Sustentvel do Bioma Cerrado: Programa Cerrado Sustentvel. Braslia: 2004. 67 p. CORNELL, Joseph. Vivncias com a natureza. Guia de atividades para pais e educadores. So Paulo: Aquariana, 1998. GARCIA, Viviane A.R., MARANDINO, Martha. Objetos que ensinam. In: X REUNIN DE LA RED DE POPULARIZACIN DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGA EN AMRICA LATINA Y EL CARIBE (RED POP - UNESCO) Y IV TALLER CIENCIA, COMUNICACIN Y SOCIEDAD. 10. , San Jos, Costa Rica, 2007. KINKER, Sandra. Ecoturismo de conservao da natureza em parques nacionais. Campinas: Papirus, 2002. MERGULHO, Maria. C. Educando para a conservao da natureza. So Paulo: EDUC, 1998. PADUA, Suzana. Cerrado Casa Nossa: um projeto de educao ambiental do jardim botnico de Bras lia. Braslia. UNICEF. 35pp. 1997. REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representao social. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2004. TABANEZ, Maria. F.; PADUA, Suzana (orgs.) Educao Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Instituto de Pesquisas Ecolgicas - IP. Braslia. 283 pp. 1997.

40

ANEXOS
Anexo A Formulrio realizado com educador no momento pr-visita.

FORMULRIO - VISITA MONITORADA


Instituio: ___________________________________________________ Telefone: ______________________ E-mail: _______________________ Srie(s):____________________________________________________________ ____Telefones: _____________________________________________________________ Email:______________________________________________________________ Agendamento: Data __________Horrio previsto de chegada: _______ Horrio de sada: ____ Srie: ______________ Idade: ____________ N de visitantes: ___________ Acompanhantes: 1) _______________________________________________ 2) _______________________________________________ 9 9 O lanche ser feito durante a visita? ___________ Qual o objetivo da visita? ( )sensibilizao _____________________________________________ ( )motivao ________________________________________________ ( )complementao de contedo da sala de aula

______________________ ()culminncia de atividade e/ou projeto ____________________________ 9 Como os estudantes foram ou sero preparados para a visita ao PFG?

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ __________ 9 Quais os temas a serem contemplados pelos monitores do Parque a visita?

durante

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________

41 9 Quais sero as atividades desenvolvidas na sala de aula aps a visita

monitorada? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________ Anexo B

Termo de Compromisso assinado entre responsvel pela

instituio de ensino e coordenao do Parque Fioravante Galvani.

TERMO DE COMPROMISSO
Pelo presente instrumento particular de Termo de Compromisso, firmado entre as partes a saber: de um lado o Parque Fioravante Galvani projeto realizado pelo Instituo Lina Galvani, localizado na BR 020 Km 538, cidade de Luis Eduardo Magalhes, estado da Bahia, doravante denominado PFG, Com sede rua:______________________________________________ ____________ Cep:____________________________________Cidade: _______________________________UF:_____ Telefone:__________________Fax:______________Email:_____________________________________ n______Bairro:

Neste ato representado (a) por:____________________________________________________________ Portador do RG n______________________________________________________________________ E-mail: ______________________________________________________________________________ doravante denominado (a) ENTIDADE/ESCOLA, resolvem, de comum acordo, na melhor forma de direito, o que se segue: CLUSULA PRIMEIRA - OBJETO 1-1 Constitui objeto do presente termo, a realizao, pelo Ncleo de Educao Ambiental do Parque Fioravante Galvani a visitao monitorada ao Parque Fioravante Galvani com durao de aproximadamente duas horas que ocorre em datas e horrios pr-estabelecidos entre as partes interessadas, sendo destinado a crianas, jovens e adultos das instituies de ensino interessadas em participar do programa de visitas monitoradas do PFG.

CLASULA SEGUNDA INSCRIO 2-1 As visitas so inteiramente gratuitas; 2-2 A inscrio s ter validade com: o termo de compromisso preenchido, assinado, carimbado pela escola /entidade social, Todos os campos do termo de compromisso devem ser preenchidos no momento da inscrio em conjunto com a pessoa responsvel pelo agendamento das visitas ao PFG;

42
2-3 Cronograma de agendamento das visitas: Visit Data a 1 Nome completo dos professores responsveis

Hor.

Srie

Nde alunos

2-4 Estar ciente na inscrio que os participantes devero levar gua e lanche saudvel (quando necessrio) acomodados na mochila, estarem de tnis, roupas confortveis e portando bon em dia ensolarado, bem como seguir todas as orientaes/determinaes de preveno de eventuais riscos, previamente comunicados pelo PFG; 2-5 A visita monitorada desenvolve diversos temas, histrico do parque, visita ao recinto do cervo do pantanal, a fazendinha, viveiro de mudas de espcies nativas do cerrado, trilha interativa com identificao de espcies do cerrado, jogos de integrao com a Natureza, como a Teia da vida ou Quem o animal?; que sero desenvolvidos de acordo com o tempo disponvel e o interesse da escola/entidade. 2-7 Fica a encargo da escola/entidade social a escolha de outros temas para serem desenvolvidos durante a visita monitorada; 2-9 Os alunos e professores devem portar crach com nome legvel ou outra forma de identificao e trazerem protetor solar e repelente, sempre que o dia estiver ensolarado; CLUSULA TERCEIRA: ATRIBUIES DA ENTIDADE/ ESCOLA 3-1 Fica estipulado o nmero mximo de 30 (trinta) participantes para cada visita, no podendo, em hiptese alguma, ultrapassar o nmero mximo; 3-3 A entidade/escola compromete-se a comparecer no horrio determinado, pois se o atraso for superior a 30 (trinta) minutos, os contedos da visita sero reduzidos; 3-4 A entidade/escola compromete-se a apresentar os participantes da visitao ao PFG, nos horrios combinados, no devendo retir-los antes do tempo previsto; 3-5 O encargo com transporte ENTIDADE/ESCOLA; dos participantes ser de responsabilidade da

3-6 Caso haja algum imprevisto que impea a escola/entidade de participar da visitao j agendada, a escola/entidade compromete-se a comunicar ao Ncleo de Educao Ambiental do PFG, por telefone, se possvel com o mximo de antecedncia possvel; 3-7 A entidade social/escola que no cumprir o estabelecido ter cancelado, automaticamente, o cadastro no PFG no decorrer do ano, impossibilitando futura participao; 3-8 Os participantes devero estar acompanhados e tambm monitorados por no mnimo 2 funcionrios/responsveis da ENTIDADE/ESCOLA, sendo que estes responsveis devero repassar todas as orientaes/determinaes feitas previamente pelo PFG aos participantes e, por estes, sero responsveis, durante a visita realizada. CLUSULA QUARTA: ATRIBUIES DO PFG 4-1 O PFG compromete-se, pelo presente Termo, a realizar em data a ser acordada com a entidade/escola, visitas que por motivos tcnicos e ou operacionais no tenham sido realizados.

43
4-2 O PFG, compromete-se pelo presente termo, que ter sempre dois monitores no perodo de realizao das visitaes. 4-3 O PFG, compromete-se pelo presente termo a contatar por telefone a ENTIDADE/ESCOLA para agendar e/ou avaliar a viabilidade da visitao em dias de chuva.

E por assim estarem as partes justas e acordadas, assinam o presente instrumento declarando estar cientes das responsabilidades atribudas para a realizao deste Programa. LEM, ___/____/ 2007

________________________________________ ______________________________________ Diretor(a) da Entidade Social/Escola Coordenao Assinatura e carimbo

Parque Fioravante Galvani -

Anexo C Roteiro de visita utilizado pela equipe do NEA do parque.

ROTEIRO DE VISITA MONITORADA


1) Pblico: Estudantes da 3 srie do ensino fundamental do Centro Educacional Espao Livre. 2) Espao disponvel: Ncleo de Ed. Amb. do Parque Fioravante Galvani. 3) Data: 28/03/2008 4) Horrio: 8:00 at 10:00 5) Roteiro: 9 8:00 at 8:30 - Acolhida: Boas vindas, bate papo sobre o lugar onde elas esto, msica das frutas: primeiro ns ouvimos a msica, cantamos e identificamos as que conhecemos e as que no conhecemos que eram justamente algumas do cerrado. A partir da comparao entre as espcies cultivadas e as nativas iniciamos nosso bate papo sobre a ocupao, fauna e flora do cerrado bem como da funo do parque.

44 9 8:30 at 9:00 Dividimos a turma em dois grupos e visitamos o recinto do Cervo do Pantanal e a Trilha, durante a trilha estimulamos os alunos a interagirem com a vegetao estimulando-os a observarem as caractersticas da vegetao. Depois trocamos os grupos. 9 9:00 at 9:30 Plantio de sementes.. 9 9:30 at 9:45 Lanche 9 9:45 at 10:00 - Finalizao com um bate papo

6) Consideraes: Anexo D Ficha de avaliao realizada pelos monitores ao final da visita monitorada.

FICHA DE AVALIAO DE VISITA MONITORADA


1) Instituio de Ensino: Turma: Perodo: Data da visita: Nmero de alunos: Acompanhantes responsveis: ______________________________________ _______________________________________________________________ __ 2) Grau de envolvimento dos educandos: Trilha catol Atividades Visita ao viveiro Geral Plantio de semente Acolhida Atividade ldica Histrico do parque Trilha murici Diagnstico Lanche Visita a exposio de fotos Desenhos Visita ao Cervo Finalizao Visita a Arara Azul Visita ao Lobo Guar Visita a Fazendinha Plenamente satisfatrio Satisfatrio Insatisfatrio

45 3) Que tipo de lanche os visitantes trouxeram: Alimento Salgadinhos Refrigerantes/Sucos artificiais Biscoitos industrializados Biscoitos e bolos caseiros Sanduches Frutas Sucos naturais O grupo separou o lixo orgnico, reciclvel e no reciclvel? ( ) sim ( ) no Obs.: _____________________________________________________________ 3) Caracterstica dos visitantes: ( ) bem preparados ( ) interessados desinteressados ( ) indisciplinados N de pessoas

( ) dispersos

( )

4) Grau de envolvimento dos acompanhantes: ( ) plenamente satisfatrio ( ) satisfatrio

( ) insatisfatrio

5) Caracterstica dos acompanhantes: ( ) participativos ( ) colaborao somente quanto a disciplina um professor interessado ( ) ambos desinteressados

( ) apenas

6) Questes e sugestes levantadas pelos visitantes: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ __________ 7) Observaes gerais: _______________________________________________________________ __ _______________________________________________________________ __ _______________________________________________________________ __ 8) Quem preencheu este relatrio? _______________________________________________________________ __

46

Anexo E Questionrio apresentado aps as visitas monitoradas no formal.

QUESTIONRIO PARA VISITANTES


1) Voc j tinha ouvido falar do Instituto Lina Galvani? Sim No 2) Se sim, de onde? Parentes/Amigos Jornais/Revista/Rdio/TV Outros:_________

Empresa Galvani No Lembro

Internet

3) Para voc, o que o Instituto Lina Galvani?

4) Voc j tinha ouvido falar do Parque Fioravante Galvani? Sim No 5) Se sim, de onde? Parentes/Amigos Jornais/Revista/Rdio/TV Outros:_________ Empresa Galvani No Lembro Internet

6) O que voc achou do Parque? Regular Bom Excelente

Por qu?

7) O que voc mais gostou na visita ao Parque? Viveiro de mudas Fazendinha Ncleo de Educao Ambiental Animais Trilhas Tudo

8) Voc gostaria de contribuir com alguma atividade no Parque? Sim No 9) Se sim, de que maneira? Auxiliando nas visitas monitoradas Ajudando no viveiro de mudas Ajudando na Campanha Adote uma Espcie Outros: _________________________________________________________ 10)Voc tem alguma sugesto?

Вам также может понравиться