Вы находитесь на странице: 1из 2

Lev Semenovich Vigotski iniciou sua carreira como psiclogo aps a Revoluo Russa de 1917, descoberto nos meios

acadmicos ocidentais depois da sua morte, aos 38 anos. Em menos de 38 anos de vida, Vigotski conheceu momentos polticos drasticamente diferentes, que tiveram forte influncia em seu trabalho. Nascido sob o regime dos czares russos, Vigotski acompanhou de perto, como estudante e intelectual, os acontecimentos que levaram revoluo comunista de 1917. Pensador importante foi pioneiro na noo de que o desenvolvimento intelectual das crianas ocorre em funo das interaes sociais e condies de vida. Vigotski nasceu na Rssia em 1896 e ali viveu at 1934, quando, com apenas 38 anos, morreu de tuberculose. Seus pais eram de uma famlia judaica culta e com boas condies econmicas, o que permitiu a Vigotski uma formao slida desde criana. Ele iniciou pesquisas acerca do desenvolvimento infantil, educao e psicopatologia, mas muitas delas foram interrompidas por sua morte prematura. Sua teoria foi construda com base no desenvolvimento como resultado de um processo scio-histrico, destacando a linguagem e a aprendizagem com grande importncia de forma crescente, por isso sua teoria considerada histrico-social. Vygotsky, um professor e pesquisador, foi contemporneo de Piaget. A aquisio de conhecimentos pela interao do sujeito com o meio a sua temtica central. Em 1936, dois anos aps a morte de Vigotski, toda a sua obra foi censurada pela ditadura de Stalin e assim permaneceu por 20 anos. Vigotski prope a construo de uma Psicologia de base marxista. Assim, um de seus mritos foi a apropriao do materialismo histrico dialtico como mediao para a formulao da Psicologia Histrico-Cultural e no como uma colagem das citaes de Marx na Psicologia.
Como decorrncia do materialismo histrico dialtico, Vigotski apropria-se de uma lgica de conhecimento, a lgica dialtica; uma concepo de homem, baseada na historicidade e na materialidade; e uma concepo de cincia, preocupada no em descrever a realidade, mas em explic-la e transform-la (ASBAHR, pg. 24).

Dessa forma Vigotski percebia o homem como essencialmente social, levando em considerao a histria do indivduo, na relao com o prximo que por intermdio da linguagem acaba por se constituir e se desenvolver enquanto sujeito.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASBAHR, Flvia da Silva Ferreira. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histrico-Cultural / Flvia da Silva Ferreira Asbahr; orientadora Marilene Proena Rebello de Souza. -- So Paulo, 2011.

BASTOS, Ivanilda Maria e Silva. A Contribuio de Vygotsky e Wallon na compreenso do desenvolvimento infantil. UDESC/Joinville.

Вам также может понравиться