Вы находитесь на странице: 1из 5

SISTEMA DIGESTIVO

Na figura acima pode-se notar a presena do papo cuja funo armazenar alimento. Isto ajuda, por exemplo, a alimentao de filhotes e em aves migratrias, serve de reserva de alimento. Outra caracterstica importante nas aves a presena de um estmago com aes mecnicas fortes, denominado moela. A moela contm pequenas pedras que auxiliam na triturao dos alimentos para suprir a falta de dentes.

SISTEMA RESPIRATRIO
Funo: O sistema respiratrio tem funo de realizar as trocas gasosas do organismo com o ambiente, sendo que, na maioria dos organismos, ocorre absoro de gs oxignio e eliminao de gs carbnico. Esse processo conhecido como hematose. Componentes: Fazem parte do sistema respiratrio, as vias respiratrias e os pulmes. As vias respiratrias compreendem a cavidade nasal, faringe, laringe, traquia, brnquios, bronquolos e, finalmente, os alvolos pulmonares.

Alm de servir como porta de entrada de ar, a cavidade nasal


possui a funo de filtrar impurezas e germes, devido a presena de plos, clios e de um muco para adeso de partculas slidas. A cavidade nasal tambm umedece e aquece o ar antes da passagem para outras estruturas das vias respiratrias, alm de possuir terminaes nervosas responsveis pela percepo de odores.

A faringe um ducto que participa do sistema digestivo e do sistema respiratrio. Ao


final da faringe, existe uma bifurcao que resultar no incio da laringe ou do esfago. A abertura da laringe ser protegida pela epiglote, permitindo somente a passagem de ar. Por acidente, pode ocorrer a entrada de partculas slidas na laringe, resultando no engasgamento, responsvel por inmeras mortes em todo o mundo devido a obstruo das demais vias respiratrias.

Na laringe, temos presente as pregas vocais que vibram por causa da sada de ar vindo
dos pulmes, resultando na produo de ondas sonoras.

J na traquia, pode-se notar vrios anis de cartilagem que tm funo de aumentar


a rigidez desse ducto, para evitar um possvel fechamento do tubo durante a passagem do ar.

Os brnquios e os bronquolos iro direcionar o ar para dentro dos pulmes,


onde terminaro em milhares de sacos, denominados alvolos pulmonares. Nos alvolos pulmonares ocorrero as trocas gasosas (Hematose) que, devido a uma diferena de concentrao dos gases [nos alvolos, muita concentrao de gs oxignio e pouca concentrao de gs carbnico e nos capilares, muita concentrao de gs carbnico e pouca concentrao de gs oxignio] acontecer a passagem de gs oxignio dos alvolos para os capilares, e gs carbnico dos capilares para os alvolos.

O mecanismo de entrada e sada de ar do nosso organismo acontece graas a uma diferena de presso. Como a tendncia dos gases se movimentar do local de maior presso para o local de menor presso, na inspirao, o diafragma se contrai e abaixa, ao mesmo tempo que os msculos intercostais afastam as costelas, aumentando o volume da caixa torxica, diminuindo a presso interna, e propiciando a entrada de ar para os pulmes. O mecanismo de sada dos gases, a expirao, provocado pelo retorno da posio original do diafragma e relaxamento dos msculos intercostais, diminuindo o volume torxico e provocando uma maior presso interna e conseqente sada do ar.

Sistema respiratrio em outros vertebrados:


A respirao branquial em peixes e girinos (larvas de anfbios) ocorre devido a presena de brnquias que so evaginaes da superfcie do animal. As diferenas de concentraes permitem a realizao das trocas gasosas por difuso.

Вам также может понравиться