Вы находитесь на странице: 1из 4

A Arte na pr-histria - (+5 milhes a.C. 3200 a.C.

.) No inicio desse perodo, o homem ainda estava se adaptando ao ambiente onde este estava situado. Comeara a desenvolver instrumentos de pedras lascadas para a caa, utilizar peles de animais como roupas para se proteger do frio, comeava a ter contato com o fogo e a procurar habitao dentro das cavernas, como forma de proteo contra os predadores. Juntamente a isso, o homem comea a produzir arte rupestre, ou seja, fazer desenhos nas paredes da caverna. Acredita-se que esses desenhos tenham um carter religioso, ritualstico para o homem, onde ele desenhava a sua caa e atirava nela sua lana no desenho, imaginando que o atingindo ali, o animal estaria mais fraco, machucado, quando o homem fosse o caar. Estes desenhos eram feitos com rochas modas e dissolvidas em gordura ou sangue dos animais caados, carvo, ossos e outras rochas. Vale lembrar que esses desenhos tinham um carter muito naturalista, ou seja, o homem primitivo tinha noo da questo de profundidade, de espao, reproduzindo de fora mais natural possvel suas pinturas. Uma importante tcnica utilizada por ele, era as mos em negativo, onde este triturava algumas rochas e misturava isso com o sangue de suas caas. Ento ele colocava a mo sob a parede e cuspia essa mistura em volta da mo, obtendo assim a silhueta da sua mo. Elas seriam como uma espcie de lei, para mostrar a outros homens que ali j havia um morador. Outro ponto interessante deste perodo a questo das cermicas, que num primeiro momento tinham apenas a funo pratica, ou seja, serviam apenas como vasos, como lugar de estoque, como recipientes, etc. Porm ao passar do tempo o homem v este objeto como possveis adornos, enfeites, comeando a pinta-las e deixar expostos em suas cavernas. O homem primitivo comeou a reproduzir em esculturas o ideal de beleza feminina que se tinha naquele perodo, ressaltando sempre, as partes que estavam relacionadas coma fertilidade, e eram de suma importncia para eles. Essas esculturas eram pequenas, com cerca de 12 cm, esculpidas em rochas, mostrando sempre peitos grandes, quadris e ventre largos.

Com relao a arquitetura, acredita-se que este homem tenha produzido os famosos cromlechs, que so formados por nuragus (so constitudos por 2 menir [rochas cravadas no cho de forma vertical] e por um dolmn [rocha colocada sob os menir de forma horizontal] ), distribudos em forma de circulo, sendo o mais famosos deles Stonehenge. Tinha funo ritualstica para o homem primitivo.

A Arte no Egito (3200 a.C 1000 a.C) O Egito foi uma das principais civilizaes da antiguidade. A religio, era a base da vida egpcia, pois atravs dela se podia explicar a organizao social e politica, as classes sociais, o universo, e principalmente toda a arte produzida nesse perodo. Eles acreditavam na ira dos deuses e na vida ps-morte, por isso a arte produzida por essa civilizao possua monumentos grandiosssimos e pinturas em homenagens a deuses e ao culto a outra vida. Os egpcios se destacavam por suas tcnicas de esculpir em pedras. A arquitetura egpcia se destacava pela sua solidez e pela durabilidade, pelo seu sentimento de eternidade, j que est serviria aos faras na outra vida; e por ser algo mstico e com vrios caminhos internos, para confundir e at mesmo matar futuros saqueadores. Devem-se citar os seus maiores feitos arquitetnicos como sendo: as pirmides de Quops, Qufren e Miquerinos. Estas eram feitas de pedras gigantescas lapidadas com cerca de 20 a 25 toneladas cada. Serviam como monumento e palcio funerrio, onde eram depositadas todas as riquezas e o corpo mumificado do fara. As Mastabas eram tmulos usados para a nobreza e os Hipogeus eram tmulos destinados gente do povo. No menos importantes eram os magnficos e grandiosos palcios, com enormes esculturas em suas entradas, como forma de adorao a deuses e faras. Dentre os vrios podemos citar os templos de Carnac e Luxor, dedicados ao Deus Amon. As esculturas quase sempre enormes eram feitas de frente sem demonstrar expresso, exaltando o sentido de imortalidade. Os exageros nas propores se

deve ao fato deles exaltarem a questo de fora e majestade de deuses e faras. Tambm eram usados baixos-relevos juntamente com hidrgrafos, como forma de ornamentar colunas dos templos. A escrita egpcia muito importante principalmente na questo religiosa. Ela era gravada em paredes, em papiros e em placas de pedra. A escrita se dividia em: Hieroglfico: Mais complexo, era utilizado em rituais religiosos e em inscries sagradas; Hiertico: Era mais simples, utilizado pelos escribas nos papiros; e Demtico: O mais simplificado e de uso popular (esse sistema s passou a ser usado no Novo Imprio). Por fim a pintura para eles servia como uma forma de complemento aos rituais religioso. Quanto a hierarquia na pintura, eram representadas maiores as pessoas com maior importncia no reino, ou seja, nesta ordem de grandeza: o rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo. As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto que as masculinas pintadas de vermelho. Podemos destacar as principais caractersticas da pintura egpcia como sendo: ausncia de trs dimenses; ignorncia da profundidade; colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicao do relevo; e Lei da Frontalidade que determinava que o tronco e o olho da pessoa fossem representados sempre de frente, enquanto sua cabea, suas pernas e seus ps eram vistos de perfil.

Grcia (sc. IX a.C sc. I d.C). As gregos eram muito voltados ao engrandecimento tanto do carter fsico, quanto o mental. A arte grega ento, seria voltada a retratar cenas do dia a dia, fatos histricos e acontecimentos religiosos, que eram ligados a sua vasta mitologia e seus deuses. Eles buscavam sempre a perfeio tentando exprimir equilbrio, harmonia a toda sua arte. As esculturas gregas inicialmente arcaicas, eram muito simtricas, se assemelhavam muito a falta de movimento da arte egpcia. Eram conhecidas como kouros. No perodo clssico elas vo comear a ser pensadas buscando uma maior perfeio, um maior equilbrio e vo adquirir a noo de movimento. Por fim no

perodo helenstico percebe-se um naturalismo e um maior movimento nas esculturas, levando em considerao as caractersticas fsicas e emocionais do momento (vale lembrar que eles no reproduziam as imperfeies, como rugas nas suas esculturas). Na arquitetura grega, seus templos so os mais lembrados, devido as suas grandiosas colunas. Essas colunas podiam ser de 3 formas: Drica, a mais simples e mais voltada ao homem, mais imponente, a Jnica, mais estilizada, feminina, e a Corntia que era mais detalhada, com folhas de acanto, mais voltada a ostentao e o luxo. Um bom exemplo Parthenon de Atenas. Vale destacar tambm os teatros, que eram feitos em encostas de morros contra o vento para melhorar a acstica. Era ali que eles representavam comdias e tragdias, retratando o cotidiano da vida grega. Suas praas eram destaque, pois ali se reuniam os gregos para discutir assuntos, principalmente a filosofia. A pintura grega era muito encontrada em vasos de cermica, tendo destaque o equilbrio da forma e a harmonia entre desenhos e cores. Esses vasos eram utilizados em rituais e como forma de armazenamento.

Вам также может понравиться