Вы находитесь на странице: 1из 8

INTENSIVO I Disciplina: Direito Penal Prof. Rogrio Sanches Data: 13.02.

2012

INTENSIVO I
Continuao Princpios
Continuao princpios: 3.5. Princpio da presuno de inocncia (ou no culpa): Sobre a tica da CF/88 ningum ser presumido culpado sem deciso criminal condenatria transitado em julgado; Princpio da presuno de no culpa. *Princpio mais coerente com o sistema de prises provisrias; Sobre a tica da Conveno Americana de Direitos Humanos toda pessoa acusada deve ser presumida inocente... Princpio da Presuno de inocncia. A CF no presume que ningum inocente. presuno de inocncia! No entanto, a Conveno Americana dos Direitos Humanos (C.A.D.H) incorporada pela nossa legislao, sim, em seu artigo 8, 2. Artigo 8 - Garantias judiciais: 2. Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocncia, enquanto no for legalmente comprovada sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, s seguintes garantias mnimas: a) direito do acusado de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intrprete, caso no compreenda ou no fale a lngua do juzo ou tribunal; b) comunicao prvia e pormenorizada ao acusado da acusao formulada; c) concesso ao acusado do tempo e dos meios necessrios preparao de sua defesa; d) direito do acusado de defender-se pessoal-mente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar- se, livremente e em particular, com seu defensor; e) direito irrenuncivel de ser assistido por um defensor proporcionado pelo Estado, remunerado ou no, segundo a legislao interna, se o acusado no se defender ele prprio, nem nomear defensor dentro do prazo estabelecido pela lei; f) direito da defesa de inquirir as testemunhas presentes no Tribunal e de obter o comparecimento, como testemunhas ou peritos, de outras pessoas que possam lanar luz sobre os fatos; g) direito de no ser obrigada a depor contra si mesma, nem a confessar-se culpada; e h) direito de recorrer da sentena a juiz ou tribunal superior.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

# Deste princpio decorrem 3 concluses: 1 Priso Provisria s ser admitida quando imprescindvel. Art. 312 do CPP - A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). 2 Cumpre a acusao o dever de demonstrar a responsabilidade do ru (e no a este comprovar a sua inocncia). 3 a condenao deve derivar da certeza do julgador in dubio pro ru 4 Princpios relacionados c/a pena (Obs.: sero aprofundados no Intensivo II) 4.1. Princpio da proibio da pena indigna; 4.2. Princpio da humanizao da pena; Desdobramentos do Principio da dignidade da pessoa Humana (art. 5, 1 e 2 da CADH)

Artigo 5 - Direito integridade pessoal 1. Toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade fsica, psquica e moral. 2. Ningum deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruis, desumanos ou degradantes. Toda pessoa privada de liberdade deve ser tratada com o respeito devido dignidade inerente ao ser humano. 4.3. Princpio da Proporcionalidade desdobramento lgico do princpio da individualizao da pena; A pena deve ser proporcional a gravidade da infrao penal. Princpio da Proporcionalidade Evitar o excesso (hipertrofia da punio); Garantismo Negativo Frear o poder punitivo; Evitar a insuficiente interveno estatal (impunidade); Garantismo Positivo fomentar o poder punitivo; Exemplo: Art. 319 A do CP 4.4. Princpio da Pessoalidade a pena no passa da pessoa do condenado; Art. 5, XLV da CF LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; #Pergunta de Concurso: O princpio da pessoalidade admite excees? R: 1 Corrente: A pena de confisco pode passar da pessoa do condenado, exceo prevista na prpria CF/88. Confisco no pena!

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

2 Corrente: O principio da pessoalidade absoluto, o perdimento de bens no pena, mas efeito da condenao; PREVALECE Exemplo: Art. 5, 3, da C.A.D.H 3. A pena no pode passar da pessoa do delinquente. 4.5. Princpio da Vedao do Bis in Idem O presente princpio tem 3 significados: 1. Significado processual ningum pode ser processado 2 vezes pelo mesmo crime; 2. Significado material ningum pode ser condenado 2 vezes em razo do mesmo fato; 3. Significado execucional - ningum pode ser executado 2 vezes por condenaes relacionadas como mesmo fato; No tem previso expressa na nossa CF! No entanto est previsto no Art. 20 do Estatuto de Roma. #Caso: Processo A (roubo x) 1/03/09 condenado h 5 anos no dia 20/11/2011 / Processo A (roubo x) 17/03/09 condenado por 4 anos no dia 05/06/2011 configura litispendncia gera NULIDADE!!! R: 1C - em face do carter normativo concreto das 2 coisas julgadas, deverse- ia aplicar, no mbito do processo penal, aquela mais benfica ao ru (STF, Ministro Luiz Fux). 2C - a ao instaurada posteriormente jamais poderia ter existido. Apenas a 1 tem validade no mundo jurdico, independentemente da pena cominada em ambos os processos (STF, Ministro Marco Aurlio, prevalecendo HC 101.131). 4.6. Princpio da Legalidade Art. 1 do CP nasce da soma de 2 princpios: Princpio da reserva legal ...no h crime sem lei... Princpio da anterioridade ...sem lei anterior...

Lembrar que est na CF, art. 5, XXXIX/ CADH Art. 9/ Estatuto de Roma art. 22/Convnio para a Proteo de Direito Humanos e Liberdades fundamentais, Art. 7, 1; Constitui uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera de liberdades individuais.

#Pergunta de Concurso: Quais os fundamentos do princpio da legalidade? Voc sabe que: o Princpio da legalidade - Reserva legal + anterioridade/ fundamentos legais/ limitao ao poder estatal de interferir na esfera de liberdades individuais e + ainda querem saber dos fundamentos!!!! R: Fundamento Poltico - exigncia de vinculao do executivo e do judicirio a leis formuladas de forma abstrata (impede o poder punitivo com base no livre arbtrio). Fundamento Democrtico respeito ao princpio da diviso de poderes (o Parlamento deve ser responsvelpela criao de crimes).

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Fundamento Jurdico uma lei prvia e clara produz importante efeito intimidativo (impede o poder punitivo com base no livre arbtrio). Ateno: este princpio uma conquista do individuo contra o poder de polcia do Estado, valendo tambm para as contravenes penais e (de acordo com a maioria) medidas de segurana; Princpio da legalidade 1 - No h crime/pena s/ lei Regra: lei ordinria; Exceo: Lei complementar. #Pergunta de Concurso: Medida provisria pode versar sobre direito penal? Art. 60, I, b da CF Alerta: vedao expressa ao direito penal includa apenas depois da EC n 32, de 2001. R: O princpio da legalidade exige lei na criao de crime. Medida Provisria no lei, mas ato do executivo com fora normativa. Concluso: no pode versar sobre direito penal incriminador. #Pergunta de Concurso: Pode versar sobre direito penal no incriminador? R: 1 Corrente: a CF/88, com a EC n32/01, probe Medida Provisria versando sobre direito penal (incriminadora ou no) PREVALECE entre os constitucionalistas. 2 Corrente: a CF/888 ao proibir Medida Provisria versar sobre direito penal alcana apenas direito penal incriminador (no probe versar sobre o direito penal no incriminador). #Pergunta de Concurso: Qual a posio adotada pelo STF? Antes da EC n32/01 o STF, no RE 254.858/PR, discutindo as causas extintivas de punibilidade, trazidas pela Medida Provisria 1571/97 proclamou sua admissibilidade em favor do ru. Depois da EC n32/01 o STF, no julgou inconstitucional a Medida Provisria 1571/97 (convertida na Lei 11.706/88) que autorizou a entrega espontnea de armas de fogo, afastando a ocorrncia de crime. (em favor do ru depois da EC n 32/01). Em 2 oportunidades distintas o STF aplicou a MP a favor do ru. Princpio da reserva legal ...no h crime sem lei... Princpio da anterioridade ...sem lei anterior...

Princpio da Anterioridade (probe a retroatividade malfica); Cuidado: a retroatividade benfica uma garantia constitucional do cidado; No h crime/ pena s/ lei escrita;

Probe o costume incriminador.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Cuidado: a analogia em favor do ru admitida! No h crime/ pena s/ lei estrita;

Probe a utilizao da analogia incriminadora; Cuidado: A anloga in bonam partem perfeitamente possvel. Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Obs: a 2 Turma do STF declarou a atipicidade da conduta de ligao clandestina de sinal de TV a cabo. Reputou- se que o objeto do aludido crime no seria energia, carac-terizando a analogia in malam partem (HC 97261/RS). No h crime/ pena s/ lei certa.

Princpio da Tipicidade; Exige dos tipos penais clareza; Cuidado: o legislador no deve deixar margens dvida. Exemplo: Como o artigo 41 B do estatuto do torcedor, redao est ambgua, falta- lhe taxatividade! No h crime/ pena s/ lei necessria; Desdobramento lgico do princpio da interveno mnima; #Exerccio 1: (Procurador do MP TCE/SP 2011) O princpio constitucional da legalidade em matria penal A) no vigora na fase de execuo penal. B) impede que se afaste o carter criminoso do fato em razo de causa supra - legal de excluso da ilicitude. C) no atinge as medidas de segurana. D) obsta que se reconhea a atipicidade de conduta em funo de sua adequao social. E) exige a taxatividade da lei incriminadora, admitindo, em certas situaes, o emprego da analogia. R: E Princpio da legalidade como ponto basilar do garantismo (negativo); Poder punitivo do Estado (poder do estado aumenta) no h crime ou pena sem lei - liberdade do cidado (diminui a garantia do cidado) Poder punitivo do Estado (poder do estado diminui) no h crime sem lei anterior - liberdade do cidado (aumenta a garantia do cidado) Poder punitivo do Estado (poder do estado diminui) no h crime sem lei escrita - liberdade do cidado (aumenta a garantia do cidado) Poder punitivo do Estado (poder do estado diminui) no h crime sem lei certa - liberdade do cidado (aumenta a garantia do cidado)

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Poder punitivo do Estado (poder do estado diminui) no h crime sem lei necessria - liberdade do cidado (aumenta a garantia do cidado) Aquele que quer o mnimo do poder punitivo e o mximo da liberdade do cidado! 2. Lei Penal - espcies 1. Lei penal completa dispensa complemento normativo (dado por outra norma) ou valorativo (Dado pelo Juiz). Exemplo: Art.121 do CP lei penal completa - matar algum; 2. 2.1. Lei penal incompleta depende de complemento normativo ou valorativo. Norma penal em branco (norma cega) depende de complemento normativo;

Exemplo: A Norma A sendo complementada pela norma B. Norma penal em branco aquela cujo preceito primrio (descrio da conduta) indeterminado quanto a seu contedo, porm determinvel. 2.1.1. Norma penal em branco prpria (em sentido estrito ou heterogneo) o complemento normativo no emana do legislador. Exemplo: A Norma A sendo complementada por lei diferente Lei 11.343/06 (drogas) completada Pela Portaria. 2.1.2. Norma penal em branco imprpria (em sentido amplo ou homogneo) o complemento normativo emana do legislador. Exemplo: A lei A sendo complementada por lei. Cuidado: esta espcie de norma penal em branco se divide em 2: Homovitelina/ Homloga - o complemento emana da mesma instncia legislativa. Exemplo: O Cdigo Penal complementado pelo prprio Cdigo Penal (312 do CP 327 do CP); Heterovitelina/Heterloga o complemento emana de instncia legislativa diversa; Exemplo: O Cdigo Penal complementado pelo Cdigo Civil (Art. 237 do CP impedimentos CC); 2.1.3. Norma penal em branco ao revs (inverso ou ao avesso); A norma penal em branco tem um preceito primrio incompleto e um preceito secundrio completo. A norma penal em branco ao revs tem um preceito primrio completo e preceito secundrio (a pena) incompleto. exatamente o oposto!!! A lei penal em branco inversa aquela em que o preceito primrio completo, mas o secundrio reclama complementao. Ateno: o complemento s pode ser dado por uma lei em sentido estrito, sob pena de violao do princpio da reserva legal.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Exemplo: Lei 2.889/56, art.1 2.2. Tipo aberto: depende de complemento valorativo;

Exemplo: tipos culposos. #Pergunta de Concurso: Norma penal em branco prpria ou em sentido estrito viola o principio da legalidade? Lei complementada por Portaria, por exemplo.

R: 1C - inconstitucional, pois ofende o princpio da reserva legal. O princpio da legalidade violado ao se permitir que o contedo da norma possa ser modificado por rgo diverso do parlamento. (Rogrio Greco); 2C - no h ofensa ao princpio da legalidade. O legislador criou os requisitos bsicos do delito. O que a autoridade administrativa pode fazer explicitar um dos requisitos tpicos. (STF) #Exerccio 2: (Promotor de Justia MP/DFT 2011 Adaptada) O uso de leis penais em branco, em sentido estrito, foi banido pelo Supremo Tribunal Federal, por caracterizar ofensa ao princpio da taxatividade. R: Errada. O STF admite o uso da lei penal em branco OBS: o n dos itens da aula continuidade dos da aula passada!

2. JURISPRUDNCIA CORRELATA 2.1. STF HC 97261/ RS Relator: Ministro Joaquim Barbosa rgo Julgador: Segunda Turma Julgamento: 12.04.2011 EMENTA: HABEAS CORPUS . DIREITO PENAL. A LEGAO DE ILEGITIMIDADE RECURSAL DO ASSISTENTE DE ACUSAO. IMPROCEDNCIA. I NTERCEPTAO OU RECEPTAO NO AUTORIZADA DE SINAL DE TV A CABO. FURTO DE ENERGIA (ART. 155, 3 , DO CDIGO PENAL). A DEQUEQUAO TPICA NO EV IDENCIADA. CONDUTA TPICA PREVISTA NO ART. 35 DA LEI 8.977/95. I NEXISTNCIA DE PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. A PLICAO DE ANALOGIA IN MALAM PARTEM PARA COMPLEMENTAR A NORMA. I NADMISSIBILIDADE. OBEDINCIA AO PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA ESTRITA LEGALIDADE PENAL. PRECEDENTES. O assistente de acusao tem legitimidade para recorrer de deciso absolutria nos casos em que o Ministrio Pblico no interpe recurso. Decorrncia do enunciado da Smula 210 do Supremo Tribunal Federal. O sinal de TV a cabo no energia, e assim, no pode ser objeto material do delito previsto no art. 155, 3, do Cdigo Penal. Da a impossibilidade de se equiparar o desvio de sinal de TV a cabo ao delito descrito no referido dispositivo. Ademais, na esfera penal no se admite a aplicao da analogia para suprir lacunas, de modo a se criar penalidade no mencionada na lei (analogia in malam partem), sob pena de violao ao princpio constitucional da estrita legalidade. Precedentes. Ordem concedida. 2.2. STF - RE 552545 / MG Relatora: Ministra Ellen Gracie rgo Julgador: Segunda Turma

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Julgamento: 20.11.2008 EMENTA: DIREITO PROCESSUAL PENAL. RECURSO EXTRAORDINRIO. DESCLASSIFICAO DE CRIME DE LATROCNIO PARA HOMICDIO. QUESTO INFRACONSTITUCIONAL. NO CONHECIMENTO. CRIME HEDIONDO. REGIME INICIALMENTE FECHADO. LEI 11.464/07. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E, NESSA PARTE, PARCIALMENTE PROVIDO. 1. Duas so as questes tratadas no recurso extraordinrio interposto: a) a suposta violao norma constitucional que prev a competncia do tribunal do jri para os crimes dolosos contra a vida, eis que no seria crime de latrocnio, mas sim de homicdio; b) a possvel infringncia aos princpios constitucionais da individualizao e humanizao da pena, devido imposio do regime integralmente fechado em relao pena privativa de liberdade estabelecida em desfavor do recorrente. 2. A respeito da primeira questo, o tema no foi objeto de prequestionamento junto ao Tribunal de Justia. Ademais, a pretenso recursal relacionada possvel desclassificao do crime de latrocnio para homicdio envolveria o revolvimento de substrato ftico-probatrio, o que no se revela possvel em sede de recurso extraordinrio. 3. A respeito da segunda questo ventilada no recurso extraordinrio, houve claro enfrentamento da vedao da progresso do regime de cumprimento da pena privativa de liberdade e, a esse respeito, o recurso merece ser conhecido. 4. Era perfeitamente compatvel com a Constituio Federal a vedao da progresso do regime de cumprimento da pena quando da condenao por prtica de crime hediondo ou a ele equiparado. Da a considerao de que o tema referente ao regime de cumprimento da pena corporal ser apenas um dos aspectos relativos execuo penal, perfeitamente adequado realidade dos crimes reputados mais danosos sociedade, em postura normativa perfeitamente coerente com a finalidade retributiva da pena. 5. Sobreveio a Lei n 11.464/07 que alterou a redao do art. 2, 1, da Lei n 8.072/90, ao prever que a pena por crime hediondo ou a ele equiparado ser cumprida em regime inicialmente fechado. Diante da nova redao, devero ser cumpridos os requisitos e condies impostas, mesmo em relao s pessoas que praticaram condutas criminosas em poca anterior nova ordem jurdica instaurada sobre o tema. 6. Recurso extraordinrio parcialmente conhecido e, nesta parte, parcialmente provido, estabelecendo que o regime de cumprimento da pena ser o inicialmente fechado, admitindo-se a progresso do regime prisional desde que atendidos os requisitos do art. 2, 1 e 2, da Lei n 8.072/90, na redao que lhe foi dada pela Lei n 11.464/07.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

Вам также может понравиться