Вы находитесь на странице: 1из 8

Introduo

Hemograma
um exame que avalia as clulas sanguneas de um paciente, ou seja, as da srie branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulcitos e ndices hematolgicos. O exame requerido pelo profissional de sade para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena. Um hemograma constitudo pela contagem das clulas brancas (leuccitos), clulas vermelhas (hemcias), hemoglobina (Hb), hematcrito (Ht), ndices das clulas vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leuccitos. As clulas circulantes no sangue so divididas em trs tipos: clulas vermelhas (hemcias ou eritrcitos), clulas brancas (ou leuccitos) e plaquetas (ou trombcitos).

Eritograma
o estudo da srie vermelha (eritrcitos ou hemcias). Ao microscpio, as hemcias tem colorao acidfila (afinidade pelos corantes cidos que do colorao rsea) e so desprovidos de ncleo. As hemcias apresentam colorao central mais plida e colorao um pouco mais escura na periferia. Elas so bicncovas. Em indivduos normais, possuem tamanho mais ou menos uniforme. Quando uma hemcia tem tamanho normal ela chamada de normoctica. Quando ela apresenta colorao normal chamada de normocrmica.

Hematcrito
o percentual do sangue que ocupado pelas hemcias. Um hematcrito de 45% significa que 45% do sangue compostos por hemcias. Os outros 55% so basicamente gua e todas as outras substncias diludas. Pode-se notar, portanto, que praticamente metade do sangue , na verdade, composto por clulas vermelhas. Se por um lado a falta de hemcias prejudica o transporte de oxignio, por outro, clulas vermelhas em excesso deixam o sangue muito espesso, atrapalhando seu fluxo e favorecendo a formao de cogulos.

Hemoglobina
uma molcula que fica dentro da hemcia. a responsvel pelo transporte de oxignio. Na prtica, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais

precisa na avaliao de uma anemia.

O volume globular mdio (VGM) ou volume corpuscular mdio (VCM)


Mede o tamanho das hemcias. Um VCM elevado indica hemcias macrocticas, ou seja, hemcias grandes. VCM reduzidos indicam hemcias microcticas, isto , de tamanho diminudo.

CHCM (concentrao de hemoglobina corpuscular mdia)


Ou CHGM (concentrao de hemoglobina globular mdia) avalia a concentrao de hemoglobina dentro da hemcia.

HCM (hemoglobina corpuscular mdia)


Ou HGM (hemoglobina globular mdia) o peso da hemoglobina dentro das hemcias. Os dois valores indicam basicamente a mesma coisa, a quantidade de hemoglobina nas hemcias. Quando as hemcias tm poucas hemoglobinas, elas so ditas hipocrmicas. Quando tm muitas, so hipercrmicas. Assim como o VCM , o HCM e o CHCM tambm so usados para diferenciar os vrios tipos de anemia.

RDW
um ndice que avalia a diferena de tamanho entre as hemcias. Quando este est elevado significa que existem muitas hemcias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemcias com problemas na sua morfologia. muito comum RDW elevado, por exemplo, na carncia de ferro, onde a falta deste elemento impede a formao da hemoglobina normal, levando formao de uma hemcia de tamanho reduzido. Normalmente realiza-se uma anlise estatstica em testes realizados em um grande grupo de indivduos normais para se chegar aos lmites estabalecidos para hemoglobina, hematcrito e nmero de hemcias, isto quer dizer que cada regio possui um lmite de normalidade.

Leucograma
uma parte do exame de sangue que consiste em avaliar os leuccitos, clulas de defesa do organismo, tambm chamadas de glbulos brancos. Ele indica o nmero de neutrfilos, bastes ou segmentados, linfcitos, moncitos, eosinfilos e basfilos presentes no sangue, para facilitar o diagnstico mdico. Faz-se uma contagem total dos leuccitos e uma contagem diferencial

contando-se 100 clulas. O adulto normalmente apresenta de 5.000-10.000 leuccitos por 1 mm de sangue.

Leuccitos
So elementos figurados do sangue que esto envolvidos no sistema de defesa do organismo contra doenas e infeces. Por meio de fagocitose, eles defendem os tecidos contra invaso de organismos ou substncias estranhas, removendo tambm os restos resultantes da morte ou de ferimentos celulares.Alguns leuccitos so capazes de passar atravs da parede intacta dos vasos chamada de diapedese; agindo assim principalmente no tecido conjuntivo frouxo. So transportados pelo sangue para todo o corpo, a partir da medula ssea, onde so formados. Os leuccitos esto presentes no sangue em muito menor nmero que os eritrcitos, com cerca de 4.000 a 10.000 leuccitos por milmetro cbico de sangue.

Neutrfilos
So conhecidos tambm como polimorfonucleares e correspondem cerca de 50 a 70% das clulas circulantes; possuem grnulos citoplasmticos pequenos corados fracamente em prpura-avermelhado. Os neutrfilos so capazes de deixar os vasos sanguneos e entrar nos tecidos, onde protegem o corpo e fagocitando bactrias e substncias estranhas ao organismo.

Eosinfilos
Possuem grnulos corados em laranja-avermelhado e fagocitam complexos antgeno-anticorpo.Seus ncleos geralmente tm dois lobos conectados por um filamento. O nmero de eosinfilos circulantes aumenta de forma muito acentuada no sangue circulante durante as reaes alrgicas, e durantes as infestaes parasitrias.

Basfilos
Possuem grnulos relativamentes grandes corados em azulprpura; liberam histamina (contribui para as respostas alrgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguneos) e heparina (previne a coagulaco do sangue).Os basfilos

funcionam similarmente aos mastcitos, que so encontrados no tecido conjuntivo.

Moncitos
Possuem um nico ncleo; so clulas grandes.So formados por monoblastos; So capazes de entrarem no tecido conjuntivo frouxo, onde se desenvolvem em grandes clulas fagocticas denominadas macrfagos, que podem ingerir bactrias e outras substncias estranhas ao organismo.

Linfcitos
So o segundo tipo mais abundante de leuccitos( aps os neutrfilos), compreendendo cerca de 30% dos glbulos brancos em circulao; a maioria se localiza no tecido linfide e so formados por linfoblastos. So leuccitos pequenos, sendo apenas um pouco maiores que os eritrcitos, e cada um deles tem um ncleo que circular ou algo recortado num dos lados. So importantes nas respostas imunes especficas do corpo, incluindo a produo de anticorpos.

Camara de Neubauer
Cmara de Neubauer tambm referida como hemocitmetro, uma lmina grossa de uso microscpico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depresso no centro, utilizada para fazer contagem de clulas por unidade de volume de uma suspenso. Podem ser contadas as clulas sanguneas, tais como as hemcias ou eritrcitos, os diferentes tipos de leuccitos (leuccitos granulcitos e agranulcitos) como tambm as plaquetas. Alm disto, podem ser enumerados tambm alguns microorganismos. No centro desta lmina existem vrias linhas perpendiculares com marcaes em quadrantes. Ao analisar em microscpico com a objetiva de imerso, pode-se perceber que existem trs tipos de quadrantes, que juntos formam um quadrado maior. Estes quadrantes so usados para fazer as contagens e assim determinar a concentrao de clulas em um determinado volume de fluido, para poder calcular a concentrao de clulas no lquido global.

Dosagem da hemoglobina pelo mtodo da cianometemoglobina


o mtodo de referncia para a dosagem de hemoglobina. Dosam todas as suas formas exceto a sulfemoglobina. A desvantagem reside na extrema toxidade do cianeto usado no preparo do reagente (soluo de Drabkin), mas

pode ser resolvida pela aquisio j preparada, de concentrao mnima. Temos usado, com bons resultados, os reagentes Labtest; a soluo de Drabkin modificada e o padro de hemoglobina de concentrao conhecida.

Objetivo
Analisar quantitativamente as hemcias e os leuccitos presentes no sangue total.

Procedimento
Contagem pela Cmara de Neubauer Hemcias
Pipetou-se 5 ml do lquido diluidor em um tubo de ensaio, com a pipeta adicionou-se 0, 0 2 ml de sangue . Limpou-se a parede externa da ponteira com auxlio de papel absorvente. Agitou-se suavemente e esperou-se cinco minutos para uma correta homogeneizao. Levou-se a soluo para um espectrofotmetro e observou-se a sua absorvncia. Adicionou-se 5ml de diluidor de Gower juntamente com o sangue homogeneizado durante 2 minutos fazendo movimentos leves. Pegou-se a cmara de Neubauer e fixou-se uma lamnula com os dedos umedecidos. Com uma pipeta preencheu-se os retculos da cmara de contagem, evitando excesso de lquido e bolhas de ar sob a lamnula aderida firmemente cmara. Deixou-se repousar por dois minutos para sedimentao dos glbulos. Focalizou-se a preparao com pequeno aumento no microscpio para localizar o retculo e observou-se a distribuio uniforme das hemcias.

Fez-se a contagem de todas as hemcias encontradas nos quadros marcados H na figura relativa ao retculo de Neubauer.

Contagem pela Cmara de Neubauer leuccitos


Em um tubo de ensaio, colocou-se 0,4 mL microlitros de soluo diluidora; Acrescentou-se 20 microlitros de amostra de sangue; Homogeneizou-se a soluo no tubo; Pipetou-se a soluo e colocou-se na cmara de Neubauer.

Mtodo da cianometemoglobina
Pegou-se 0,02 ml de sangue e 5ml do reativo de Drabkin. Colocou-se dentro de um tubo de ensaio e homogeneizou-se. Esperou-se 5 minutos. Incubou-se 10 minutos a temperatura ambiente e fez-se a leitura em espectrofotmetro em 540 nm zerando o aparelho com Drabkin .

Resultados e Discurso
Camara de Neubauer (Hemceas)
Multiplicou-se o nmero de hemcias encontradas nos cinco quadrados por 10.000. Resultado em mm. Valores de referncia: Homens: 5, 0 a 5,5 milhes/mm e Mulheres: 4,0 a 5,0 milhes/mm Recm-nascidos: 5,5 a 7,0 milhes/mm

Camara de Neubauer (Leuccitos)


Contou-se os 4 quadrados de leuccitos e multiplicou-se por 50.

Mtodo da cianometemoglobina

Para o 1 amostra o valor da absorvncia foi 0,332 para a 2 amostra o valor da absorvncia foi 0,337 Valor da absorvncia padro 0,280 Logo:

1 amostra: Hbg/dL = 0,332/ 0,280 x 10 Hbg/dL = 11,85

2 amostra Hbg/dL = 0,337/ 0,280 x 10 Hbg/dL = 12,03

Concluso
Os mtodos avaliados nas aulas prticas permitem uma avaliao qualitativa e quantitativa dos componentes celulares do sangue, os mtodos de contagem de hemcias juntamente com o hematcrito, auxiliam na determinao dos ndices hematimtricos e possibilitam uma melhor compreenso do tipo de anemia que possivelmente est acometendo o paciente analisado. Porm apenas os resultados individuais destes mtodos no so essenciais para o diagnostico clinico, sendo necessrios outros exames complementares a ele como, por exemplo, o eritrograma. Apesar destas limitaes pode-se afirmar que se tratam de importantes ferramenta no auxilio do diagnostico clinico, de modo que alteraes de seus valores podem estar associados a quadros de anemias, deficincia de vitaminas e minerais, hemorragias, cirrose heptica, hiper-hidratao, policitemias, desidratao, queimaduras, alm de variaes fisiolgicas relacionadas a atividades fsicas, altitudes, idade e sexo, por exemplo. Outro importante mtodo na hematologia

clinica o VHS.

Referencias Bibliograficas
Carvalho, W.F. Tcnicas Mdicas de Hematologia e Imuno-hematologia. 8.ed. Belo Horizonte: Coopmed Editora, 2008

Nooum, P.C Hemoglobinopatias e Talassemias. So Paulo, 1998 Verrastro, T. Hematologia e Hemoterapia Fundamentos de Morfologia, Patologia e Clnica. So Paulo: Atheneu, 1998

Вам также может понравиться