Вы находитесь на странице: 1из 45

INSTRUES PROVA GERAL

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUES ABAIXO.


Este caderno de Prova contm textos para a elaborao da Redao e 60 (sessenta) questes de mltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. Verifique se ele contm algum defeito. Em caso positivo, solicite a troca ao Fiscal de Sala. Voc poder utilizar o seu caderno de Prova como rascunho. 1. Verifique se os dados do Formulrio de Redao e do Formulrio de Respostas, entregues pelo Fiscal de Sala, esto corretos. Caso encontre qualquer irregularidade, comunique ao Fiscal de Sala antes de utilizar o referido formulrio. Voc deve elaborar uma redao entre 20 e 25 linhas. A Redao de carter eliminatrio. Utilize a folha de rascunho constante deste caderno para elaborar o seu texto e transcreva-o para o Formulrio de Redao, usando caneta esferogrfica de tinta preta. Voc dever assinalar apenas uma resposta nas questes de mltipla escolha. Aps responder a cada questo, transcreva as respostas no Formulrio de Respostas, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. Ao assinalar a resposta no Formulrio de Respostas, preencha totalmente o espao destinado, sem ultrapassar os limites, de acordo com o modelo a seguir. A marcao correta das questes no Formulrio de Respostas de sua inteira responsabilidade. No rasure o Formulrio de Respostas, pois ele no ser, em hiptese alguma, substitudo por outro.

2.

3.

Outras orientaes
Voc ter 4 (quatro) horas para a realizao da prova. O Formulrio de Respostas e a Folha de Redao s podero ser entregues depois de decorridas 2 (duas) horas do incio da prova. No ser permitido o porte e o uso de mquinas calculadoras, rguas de clculo, telefone celular, relgio, ou equipamentos eletrnicos similares durante a realizao da prova. terminantemente proibida a permanncia, na sala da prova, de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrnico, aparelho auditivo, aparelho de telecomunicaes ou mensagem, aparelho de telemensagem, radiocomunicador e similares. Se este for o seu caso, entregue-o (s) imediatamente ao Fiscal de Sala, antes do incio da prova. Deixe sobre a sua carteira apenas lpis, caneta, borracha e cdula de identidade. Os demais objetos, como bombons, chocolates, dropes, cigarros, etc., devero ser colocados no cho. Caso voc tenha cabelos longos, prenda-os, deixando as orelhas descobertas. No ser permitido o uso de chapu, bon ou similares. Desejamos que voc faa uma boa prova!

Instrues para a redao


Leia atentamente a proposta para a redao. Elabore a sua redao no rascunho, primeiramente. Transponha o seu texto para o Formulrio de Redao, usando caneta de tinta preta. (No se esquea de conferir os dados de sua folha de redao.) Ser anulada a redao redigida fora do tema proposto. apresentada em forma de verso. escrita de forma ilegvel.

Com base nas informaes e opinies e em sua avaliao a respeito do tema, escreva um artigo de opinio a ser publicado em um peridico de circulao nacional, respondendo questo: AS GREVES SO UM INSTRUMENTO EFICAZ PARA MELHORAR O SERVIO PBLICO? Respeite o limite entre 20 e 25 linhas. Redija o texto em prosa obedecendo s normas vigentes em lngua portuguesa.

O Brasil passou por uma onda de greves no funcionalismo pblico. A ao longa no caso de algumas universidades federais e ampla (em seu pico, mais de 30 setores diferentes se reuniram, segundo a Confederao dos Trabalhadores no Servio Pblico Federal) sinaliza uma retomada no poder de mobilizao dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que escancara a necessidade urgente de regulamentao. Apesar de ser garantida pela Constituio de 1988, no existe at hoje uma lei que regule os movimentos dentro do setor federal, gerando um dilema: cruzar os braos uma maneira legtima de se conseguir melhorias, entretanto, os prejuzos para a populao so amplos.

INTERFERNCIAS De acordo com a Associao Nacional dos Hospitais Privados (ANAPH), 75% das instituies estiveram com medicamentos em falta ou com estoque no fim. O mesmo diz a Cmara Brasileira de Diagnstico Laboratorial (CBDL). Investigaes mais urgentes chegaram a ser enviadas para anlise no exterior. No ms de agosto, auge dos movimentos, o laboratrio Gnese Diagnstica teve queda de 20% no faturamento por conta da suspenso de parte das suas atividades, inviabilizadas pela falta de substncias. Para o professor de macroeconomia do Instituto de Economia da UFRJ, Eduardo Costa Pinto, as greves geram impacto mais negativo na sensao de pessimismo do consumidor do que de fato na economia. Uma paralisia temporria no suficiente para afastar investimentos no Brasil, que vive um momento mais interessante do que Europa e Estados Unidos para a instalao de multinacionais, diz.

ANTIPATIA Ainda hoje, os movimentos grevistas, seja no setor pblico ou privado, so vistos com uma certa averso, o que , segundo os especialistas, consequncia da cultura poltica herdada da ditadura. sabido que h uma parcela significativa da populao que se posiciona sistematicamente contra mobilizaes populares, que considera que greves so desordem. Numa democracia, a possibilidade de expressar descontentamento um direito fundamental, diz o socilogo Joo Alexandre Peschanski. Clvis Gruner corrobora o ponto de vista.

PBLICO X PRIVADO Apesar de garantida pela constituio, as paralisaes parecem assimtricas entre o setor particular e pblico: no primeiro, o patro costuma ser o mais afetado; no segundo, a populao a principal prejudicada, gerando a sensao de que funcionrios pagos pelo estado, parados, estariam cometendo uma injustia. H infinitos tipos de contrato trabalhista no setor privado, mas, em uma relao capitalista pura, a relao interdependente, um precisa do lucro e o outro tem de sobreviver. Quando o empregador o Estado, cujos objetivos no so to simples quanto ter lucro, mas sim um oramento e sociedade

estveis, o salrio do servidor no dependente apenas do que produzido, mas resultado de um complexo processo de arrecadao de recursos obtidos por meio de impostos e taxas, explica Pechanski. Essa dicotomia, segundo o socilogo, gera dois pensamentos distintos em relao ao movimento: em uma primeira perspectiva, o fato de a sociedade arcar com as consequncias extremas faz com que se pense que a greve no justa, afinal, toda a populao tambm paga aqueles salrios. Em uma segunda viso, assumir os custos da greve pode ter saldo positivo se, no final, a situao do servio pblico for melhorada e trouxer benefcios para a sociedade. So custos provisrios, como um perodo de transio penoso para chegar a uma condio melhor, reitera Pechanski, que lembra, ainda, que nem toda greve no setor pblico beneficia a populao. Algumas so protestos partidrios sem capacidade de ampliao. Entretanto, a paralisao de 2012 trar possibilidades reais de benefcio.
Gazeta do Povo. Caderno G Ideias. 15 set 2012. (adaptado)

Parte das dificuldades que experimentamos com as paralisaes se deve ao fato de que uma combinao de tutelas jurdicas em excesso com os usos e costumes da poltica conspirou para banalizar e esvaziar as greves. Do lado dos trabalhadores, ficou confortvel lanar-se num movimento paredista. Sem maiores consequncias sobre os empregos ou contracheques, paralisaes prolongadas se tornaram uma extenso das frias. A comparao tem origem insuspeita: Luiz Incio Lula da Silva. Do lado do governo, a situao tambm capciosa. Se uma parte dos servios essenciais mantida, o poder pblico j no tem necessidade de tratar as negociaes com tanta urgncia. Assim, no precisa jogar to duro, evitando uma guerra sem trguas com os sindicalistas, tradicional base de apoio do PT. A democracia tem virtudes, mas elas no incluem o dom de eliminar o conflito da sociedade. E, s vezes, a melhor forma de superar um impasse explicitar esse conflito.
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 11 out 2011 (adaptado)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

1.

Em uma pequena cidade do interior de So Paulo, com 16 000 eleitores, sabe-se que 8 200 so mulheres. Feita uma pesquisa antes do dia da eleio, constatou-se que a probabilidade de um eleitor votar no candidato X era de 0,40 enquanto que de votar no candidato Y era de 0,45. Uma vez que, alm das nicas opes de escolha entre os candidatos X e Y, cada eleitor poderia optar por votar em branco, determine a probabilidade de se escolher um eleitor ao acaso e que ele seja homem e votante em X; ou mulher, e votante em Y. Considere o resultado em forma percentual inteira. a) b) c) d) e) 53%. 47%. 43%. 19%. 24%.

2.

Na locao de automveis, comum observarmos diferentes propostas ao consumidor. Uma locadora, chamaremos de Locadora A, cobra uma taxa de R$ 80,00, alm de R$ 0,40 por quilmetro rodado. Outra locadora, a Locadora B, cobra uma taxa fixa de R$ 100,00 para qualquer percurso de at 200 km; porm para cada km rodado alm dos 200 km, o cliente deve pagar uma taxa adicional. Percorridos 500 km, o valor a ser pago pelo consumidor, em qualquer uma das locadoras, de R$ 280,00. Com base nessas informaes, assinale a opo que contm a proposio correta. a) b) c) d) e) At 50 km rodados, a Locadora A a mais econmica para escolha do consumidor. O valor cobrado pela Locadora B, por km rodado adicional aos 200 km, de R$ 0,50. Aps 50 km rodados, a Locadora B a mais econmica para a escolha do consumidor. Um consumidor que desejar percorrer 400 km, pagando pelo menor valor, dever optar pela Locadora B por esta ser a mais barata para o nmero de quilmetros percorridos. Independentemente da quilometragem utilizada pelo consumidor, o plano proposto pela Locadora A o mais barato.

3.

Leia atentamente o texto a seguir. Calcule o IMC e descubra seu peso ideal
da Folha de S.Paulo

Seu peso revela riscos. O peso ideal aquele que propicia um bem-estar fsico, mental e social. Para se determinar a faixa de peso ideal, tem sido usado o ndice de Massa Corporal (IMC). Este o mtodo mais prtico para avaliar o grau de risco associado obesidade.

Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/corpo/2001-calculadora_imc.shtml> Acesso em: 02 out. 2012.

em que m representa a massa corprea h2 em quilogramas (kg), e h representa a altura, em metros (m). Para o clculo do IMC, utiliza-se a frmula IMC = Assinale a opo que contm a proposio correta. a) b) c) d) e) Em um grupo de indivduos de mesma altura, o IMC de cada um deles diretamente proporcional massa dos indivduos. Em um grupo de indivduos de mesma massa, o IMC de cada um deles inversamente proporcional altura dos indivduos. Um indivduo de 82,5 kg considerado com excesso de peso. Quanto maior a altura de um indivduo, maior a propenso para a obesidade. Um indivduo de 65 kg possui IMC classificado como normal.

4.

Um recipiente cilndrico, contendo 10 esferas macias, encontra-se completamente preenchido com gua. Sabe-se que o raio do cilindro mede 10 cm; sua altura, 20 cm; e o raio de cada esfera, 3 cm. Aps retiradas as esferas, sem perda alguma do lquido presente no interior do recipiente, qual a altura, em cm, atingida pela gua? a) b) c) d) e) 18,20. 17,60. 16,40. 15,50. 14,20.

5.

Um capital de R$ 10 000,00 foi aplicado no sistema de juros compostos a uma taxa de 2,5 % ao ano. Determine o montante aproximado do capital aplicado decorridos 360 meses da data inicial de aplicao. Utilize (1,025)10 1,28 a) b) c) d) e) R$ 12 800,00. R$ 14 700,00. R$ 16 920,00. R$ 18 500,00. R$ 20 970,00.

Cientistas descobrem rato que pode regenerar tecidos danificados


Mecanismo de 'autonomia' conhecido em lagartixas e salamandras, mas raro nos mamferos

Miami - Uma equipe de cientistas da Universidade da Flrida descobriu um tipo de rato africano que pode regenerar os tecidos danificados em um ferimento, o que pode levar a novas pesquisas na medicina regenerativa, informou nesta quinta-feira a instituio de ensino.

Ashley Seifert/Efe De acordo com cientista, animal regenera a 'pele, os folculos capilares e a cartilagem'

Segundo um estudo dirigido pelo bilogo da Universidade da Flrida Ashley W. Seifert, cujos resultados tambm foram publicados na revista cientfica Nature, o rato africano pode regenerar tecidos do corpo danificados aps um ferimento. O pequeno mamfero africano "parece que pode regenerar o tecido da orelha da mesma forma que uma salamandra consegue regenerar uma extremidade perdida pelo ataque de um predador", afirmou Seifert em comunicado. "A pele, os folculos capilares e a cartilagem, tudo se regenera", disse o pesquisador, destacando que o mesmo no acontece com outros mamferos, nos quais o "tecido de uma cicatriz se forma para preencher um ferimento". Alm disso, este tipo de rato tambm consegue regenerar o tecido de outras partes do corpo aps sofrer um ferimento, mas de uma maneira menos eficiente que os tecidos da orelha. "Ele consegue regenerar os folculos capilares e a pele, mas os msculos abaixo da pele no se regeneram", explicou. No entanto, esta descoberta "pode representar um novo modelo para a cura e a regenerao dos tecidos de seres humanos", acrescentou o cientista. Seifert estava estudando a cura sem cicatrizes em animais anfbios quando um colega lhe disse que um pequeno roedor africano parecia ter um mecanismo de defesa que podia "amputar uma parte do prprio corpo para escapar dos predadores". Este mecanismo de "autonomia" j conhecido em "lagartixas e salamandras", mas muito raro nos mamferos e at agora vimos apenas uns alguns roedores que podem se desfazer das caudas", detalhou em comunicado. O que realmente chamou a ateno de Seifert foi a capacidade de cura dos ferimentos no rato africano, aps submeter o pequeno roedor a uma bipsia realizada atravs de uma perfurao nas orelhas. "Os resultados foram assombrosos", destacou o cientista da Universidade da Flrida, que destacou o fato de a bipsia mostrar que os "diversos tecidos do ouvido voltavam a crescer mediante a formao de estruturas de tipo blastema", o mesmo processo biolgico que um salamandra utiliza para regenerar uma extremidade decepada.
Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-descobrem-rato-que-pode-regenerar-tecidosdanificados,936741,0.htm> Acesso em: 28 set. 2012.

Aps a leitura do texto, responda s questes que seguem.

6.

Considerando as citaes do texto e os conhecimentos sobre a histologia animal, assinale a nica opo incorreta. a) b) c) d) e) A pele dos mamferos constituda pela epiderme e pela derme, sendo a epiderme formada por um tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratizado. As principais funes do tecido epitelial so: revestimento, absoro e secreo. A derme formada por um tecido conjuntivo denso no modelado e quem confere elasticidade e resistncia pele. A orelha, pavilho auditivo, constituda por uma cartilagem elstica o que torna essa cartilagem mais resistente tenso do que a cartilagem hialina. A ocorrncia de regenerao nos tecidos da orelha do rato se deve ao fato de o tecido cartilaginoso ser intensamente vascularizado, possibilitando o trnsito de clulas indiferenciadas.

7.

"Os resultados foram assombrosos", destacou o cientista da Universidade da Flrida, que destacou o fato de a bipsia mostrar que os "diversos tecidos do ouvido voltavam a crescer mediante a formao de estruturas de tipo blastema", o mesmo processo biolgico que uma salamandra utiliza para regenerar uma extremidade decepada. O trecho destacado em itlico sugere a seguinte etapa do mtodo cientfico: a) b) c) d) e) observao. hiptese. deduo. experimentao. concluso.

Senado aprova texto que altera Cdigo Florestal


Foram mantidas regras da MP previamente rejeitadas pela presidente Dilma Rousseff Rosa Costa, de O Estado de S. Paulo

O plenrio do Senado aprovou nesta tera-feira, 29, o projeto de converso da Medida Provisria do Cdigo Florestal. Foram mantidas regras que j haviam sido rejeitadas pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa do relator, senador Jorge Viana (PT-AC), de que esses pontos, "ressuscitados" pela comisso mista que examinou a matria, sejam novamente vetados pela presidente. O principal ponto de discordncia no texto de acordo com o lder do governo, Eduardo Braga a reduo da largura da faixa mnima de mata exigida nas margens dos rios, para mdios produtores, de 20 para 15 metros. Para os grandes produtores, a exigncia mnima de recomposio de mata ciliar caiu de 30 para 20 metros. O texto original da MP j previa benefcios escalonados para propriedades at 10 mdulos fiscais, os quais, no projeto aprovado, foram ampliados para reas at 15 mdulos fiscais, que so as mdias propriedades.
Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-aprova-texto-que-altera-codigo-florestal,935790,0.htm> Acesso em: 28 set. 2012.

10

8.

A mata presente nas margens dos rios chamada mata ciliar, mata de galeria ou ripria. Das funes citadas abaixo, assinale a nica que no funo da mata ciliar. a) b) c) d) e) Filtrar resduos de agrotxicos, evitando a poluio dos cursos dgua. Proteger contra o assoreamento dos rios, evitando enchentes. Preservar intactas as florestas secundrias, para que as futuras geraes conheam a vegetao original de cada regio. Auxiliar o controle biolgico de pragas. Melhorar a qualidade do ar, da gua e do solo.

Acidez do mar ameaa segurana alimentar de pases, diz estudo Comores, um arquiplago no ndico, lidera o ranking da ONG sobre as naes mais vulnerveis ao efeito combinado das emisses de dixido de carbono, da elevao na temperatura do mar e na crescente acidificao dos oceanos. Pases que dependem dos frutos do mar como fonte de protena esto especialmente ameaados, porque ostras e mexilhes, por exemplo, ficam mais vulnerveis. Togo, Ilhas Cook, Kiribati e Eritreia completam os cinco primeiros lugares da lista.

9.

As protenas representam uma fonte de nutrientes indispensvel para a preservao da sade. Considerando as protenas como molculas orgnicas, assinale a nica opo incorreta. a) b) c) d) e) As enzimas representam um grupo especial de protenas com funo catalisadora. Os anticorpos, substncias fundamentais em certos mecanismos de defesa do corpo humano, tambm so protenas. As protenas so biopolmeros constitudas por unidades chamadas aminocidos. Logo, uma alimentao rica em protenas ser uma rica fonte de aminocidos para o corpo. Os esteroides representam uma variante proteica, menos sensvel variao do calor do que as protenas com estrutura secundria. Chama-se desnaturao proteica a alterao na forma das protenas, que pode ser causada por extremos de temperatura e pH.

10. Os vegetais apresentam uma constituio tecidual tanto quanto os animais. Considerando os tecidos vegetais, relacione as colunas 1 e 2 para compor a nica opo correta, a qual deve ser assinalada. Coluna 1 I. II. III. IV. V. VI. Tecido tpico de plantas aquticas e que garante a sua flutuao. Tecido de resistncia, que possibilita a sobrevivncia de plantas em ambientes secos como desertos. Tecido responsvel pelo crescimento em comprimento de caules e razes. Tecido responsvel pelo crescimento em espessura do vegetal. Tecido responsvel pela fotossntese. Tecido mecnico cuja funo a sustentao da planta.

11

Coluna 2 ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Meristema secundrio Meristema apical Esclernquima Parnquima clorofiliano Parnquima aerfero Parnquima aqufero

Assinale a opo que apresenta a sequncia correta. a) b) c) d) e) III, IV, VI, I, II e V. IV, VI, III, V, I e II. IV, III, VI, V, I e II. I, II, III, V, VI e IV. III, I, II, IV, V e VI.

12

11. O engenheiro qumico de uma indstria florestal criou uma escala termomtrica cujos pontos fixos 0 e 100 equivalem, respectivamente, s temperaturas de combusto do papel (457 kelvins) e de combusto da madeira (523 kelvins). Logo, na escala desse engenheiro, a temperatura que cessa toda a agitao molecular de um corpo (zero absoluto) equivale aproximadamente a a) b) c) d) e) 123. 250. 456. 692. 729.

12. H muitas formas de gerar energia eltrica. A mais comum utiliza ms e bobinas num gerador. Quando um fio condutor e um m se movem um em relao ao outro, uma voltagem gerada na bobina, devido ao fenmeno da induo eletromagntica. O movimento de rotao de uma bobina num campo magntico surge devido presso do vapor, ou pela ao do vento, ou comumente, pela presso da gua, que o que acontece nas usinas hidroeltricas. Sobre os processos para gerar energia eltrica correto afirmar que a) b) c) numa usina elica, quanto maior for o comprimento das ps do cata-vento, menor ser a quantidade de energia disponvel. a energia da luz solar produz eletricidade em clulas solares, provocando a emisso de eltrons dos tomos de um semicondutor (geralmente o silcio). as usinas geotrmicas se utilizam do fato que, medida que descemos nas camadas subterrneas da Terra a temperatura diminui, e a diferena de temperatura associada com o aumento da presso com a profundidade conferem fora para que a gua mova as turbinas. no caso de uma usina nuclear, a energia eltrica produzida sem que haja aumentos considerveis de temperatura nos componentes das usinas. apenas nas usinas hidroeltricas a corrente produzida alternada; nas demais usinas a corrente produzida contnua.

d) e)

13. Na revista n. 58 de Superman, os poderes do Super-Homem so explicados como segue. Todo mundo sabe que o Super-Homem um ser de outro planeta, favorecido pela gravidade muito mais fraca da Terra. Mas nem todo mundo entende como a gravidade afeta a fora! Se voc estivesse num mundo menor do que o nosso, poderia saltar sobre altos edifcios, levantar enormes pesos... e, desse modo, reproduzir alguns dos feitos do Homem de Ao. O pargrafo acima faz uma anlise muito rasa dos fatores que alteram a acelerao da gravidade num corpo celeste. Sobre este tema correto afirmar que a) b) c) d) e) num mundo menor que apresente a mesma massa da Terra, mas um raio menor do que a Terra, a acelerao da gravidade na superfcie desse mundo seria menor do que na superfcie da Terra. num mundo menor que apresente uma massa maior do que a Terra, mas raio menor, a acelerao da gravidade na superfcie desse planeta seria menor do que na superfcie da Terra. num mundo menor que apresente uma massa menor do que a Terra, e um raio menor do que o nosso planeta, a acelerao da gravidade seria maior do que na Terra. num mundo menor que apresente uma massa maior do que a Terra, mas raio menor, a acelerao da gravidade na superfcie desse planeta seria maior do que na superfcie da Terra. num mundo menor que apresente uma massa menor do que a Terra, e um raio menor do que o nosso planeta, a acelerao da gravidade seria menor do que na Terra.

13

14. A experincia de Young retratada na figura abaixo foi fundamental para que se conhecesse e comprovasse a natureza ondulatria da luz, num momento no qual a comunidade cientfica defendia fortemente a natureza corpuscular da luz.

Figura 1. Vista do aparato usado pelo mdico Thomas Young em 1801.

Os fenmenos presentes nessa experincia que ratificam o comportamento ondulatrio da luz so a) b) c) d) e) refrao e reflexo. refrao e difrao. refrao e interferncia. reflexo e difrao. difrao e interferncia.

15. Um corpo A de massa 1 kg, no formato de uma rampa, pode se mover sem atrito sobre um plano horizontal. Do seu topo abandona-se um esfera B de massa 500g, que aps deslizar pela rampa, dela se separa com velocidade horizontal de 2 m/s. Sendo g = 10 m/s2, a altura da qual a esfera foi solta equivale a

a) b) c) d) e)

0,1m. 0,2m. 0,3m. 0,4m. 0,5m.

14

16. Um elemento de grande aplicabilidade qumica, mas talvez pouco conhecido, o tungstnio (74W183). Suas aplicaes vo desde formar o filamento das lmpadas incandescentes at as pontas das canetas esferogrficas. Alm disso, utilizado para preparar brocas que quebram rochas devido a sua alta resistncia mecnica. Com relao estrutura eletrnica dos tomos desses elemento, possvel afirmar que I. II. III. IV. V. um metal de transio do 6. perodo da tabela peridica. possui quatro eltrons em sua camada de valncia. possui 109 nutrons em seu ncleo. seus eltrons mais energticos esto em um subnvel d. pertence mesma famlia peridica do elemento brio (56Ba137).

A respeito das afirmaes realizadas, so verdadeiras a) b) c) d) e) apenas I, II e V. apenas I, III e IV. apenas II e IV. apenas I, II e III. apenas III e IV.

17. Fazer uma soluo algo bem mais comum do que imaginamos. Realizamos isso praticamente todos os dias ao preparar nossos alimentos, lavar nossas roupas, tomar banho, abastecer os carros, dentre tantas outras atividades. As solues so padronizadas a partir das unidades de concentrao que indicam se determinada soluo mais ou menos concentrada do que outras. Considere duas solues preparadas cada uma delas com 50 g de acar (C12H22O11) e 50 g de sal de cozinha (NaC) em dois recipientes distintos, cada uma com 300 mL de soluo. A respeito desses dois sistemas, so realizadas as seguintes afirmaes:
Dados valores de massa atmica em g/mol: H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0 e C = 35,5.

I. II. III. IV. V.

Ambas as solues possuem a mesma concentrao comum. A concentrao molar da soluo de NaC maior que a concentrao molar da soluo de acar. As solues formadas nos dois recipientes podem ser classificadas como solues inicas. Se considerarmos que ambos os sistemas aumentam sua solubilidade com o aumento da temperatura, possvel classificar os dois sistemas como sistemas exotrmicos. Ao se medir o ponto de ebulio das duas solues, possvel observar que a soluo derivada do sal de cozinha apresenta uma menor presso de vapor.

A respeito das afirmaes realizadas, so verdadeiras a) b) c) d) e) apenas II, III e IV. apenas I, II e IV. apenas I e V. apenas I, II e V. apenas I e II.

15

18. Quando do estudo da eletroqumica, a sensao que nos passam os livros didticos a de que as pilhas formam um processo mais importante do que o seu processo inverso que a eletrlise. Essa uma sensao falsa, pois ainda que as pilhas sejam extremamente importantes, o fenmeno da eletrlise substancialmente mais necessrio para a sociedade do que o da pilha, pois a partir desse processo conseguimos, por exemplo, transformar os sais e xidos encontrados nas rochas em metais puros, que sero utilizados para preparao de materiais do nosso cotidiano. Sobre o processo de eletrlise de uma soluo aquosa de nitrato de prata com eletrodos inertes, correto afirmar que a) b) c) d) e) o nitrato de prata, por ser um sal insolvel, incapaz de sofrer eletrlise aquosa, sendo somente possvel obter prata a partir desse sal por eletrlise gnea. no ctodo, h deposio de prata. no polo positivo ocorre uma reao de reduo. a soluo torna-se bsica aps finalizao do processo. o fluxo de eltrons faz-se do ctodo para o nodo.

19. Os valores de pH e pOH, ainda que sejam conceitos estabelecidos para as concentraes de cidos e bases das substncias qumicas, tambm podem ser relacionados a situaes importantes do nosso cotidiano. Rotineiramente, escutamos que o pH de um shampoo ou de um sabonete neutro, ou ainda que o estmago de determinada pessoa possui pH ligeiramente cido. A escala de pH e pOH est associada concentrao de ons H+ e OH- que uma determinada substncia capaz de produzir. A tabela a seguir indica o pH aproximado de alguns sistemas, a 25 C.

Considerando as informaes dessa tabela, assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) e) A concentrao de ons H+ no sangue humano inferior a 10-7 mol/L. A concentrao de ons H+ no vinagre 3,0 mol/L. A concentrao de ons OH- no leite de magnsia 10-11 mol/L. A concentrao de ons OH- no suco de tomate menor que no vinagre. O suco de limo menos cido do que o vinagre.

20. A fluoxetina um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptao da serotonina. Suas principais indicaes so para uso em depresso moderada a grave, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa. utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cpsulas ou em soluo oral. A seguir temos a estrutura qumica da molcula formadora desse medicamento.

16

Considerando a estrutura apresentada, assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) e) O composto apresentado no apresenta atividade ptica. Sua frmula qumica C17H4F3NO. Possui as funes orgnicas amina, ter e haleto orgnico. uma amida, pois possui tomos de nitrognio e oxignio na mesma cadeia. um fenol, pelo fato de possuir um tomo de oxignio ligado diretamente ao anel aromtico.

17

O texto a seguir referncia para as questes de 21 a 25.

Fragilidade moral

Ainda que sejam condenados todos os rus do mensalo cujas responsabilidades forem apuradas e reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ficar para o pas uma incmoda sensao de fragilidade moral de uma parcela considervel do Congresso, que se revelou vulnervel compra de votos por parte de representantes do Executivo. O golpe do STF na impunidade, certamente, ajuda a reduzir o espao para a imoralidade, ao desfazer a ideia de vale-tudo na poltica e, ao mesmo tempo, definir parmetros claros sobre at onde vo os limites legais da negociao, particularmente quando est em jogo a formao de complexas bases de apoio parlamentar. De qualquer forma, essencial que tambm os legisladores e partidos polticos desenvolvam novos mecanismos de controle e de transparncia para evitar a promiscuidade revelada pelo episdio em julgamento. O Brasil, mesmo na condio de signatrio de algumas das mais importantes convenes internacionais cujo compromisso combater a corrupo, desperdia cerca de R$ 7 bilhes a cada ano apenas com as perdas causadas por fraudes, nos clculos da Fundao Getlio Vargas (FGV). Os desvios em excesso, que fazem o pas figurar em todos os rankings de naes nos quais a corrupo um problema, so explicados em grande parte pela falta de leis mais rgidas contra corruptos e corruptores e pela pouca ou nenhuma disposio de homens pblicos em lev-las a srio. Alm disso, h a histrica dificuldade do Judicirio, que o julgamento do mensalo comea a atenuar, de punir beneficirios de mau uso de dinheiro pblico, particularmente quando ocorre o envolvimento de governantes e parlamentares. Obviamente, o combate a deformaes no uso de verbas governamentais depende no da quantidade de leis, mas da determinao de aplic-las. inaceitvel, porm, que na Cmara e no Senado tramitem hoje 139 projetos de lei com a disposio de enfrentar de alguma forma essa chaga nacional, mas no haja o mnimo de disposio do conjunto de parlamentares em faz-los andar. A nica explicao para a resistncia dos responsveis pela elaborao de leis em aprovar as destinadas especificamente a moralizar o pas s pode ser o temor de que elas possam se voltar contra eles mesmos. Assim como os ministros do STF, tambm os polticos e dirigentes de agremiaes partidrias deveriam demonstrar maior empenho contra a corrupo, a comear pela imposio de critrios mais rgidos na seleo de candidatos. Essa, porm, uma questo que vai depender de presso constante por parte da sociedade, pois improvvel que os polticos, entre os quais costumam predominar interesses corporativistas e at mesmo financeiros, se disponham a enfrent-la por vontade prpria.
Zero Hora. Editorial. 21 set. 2012.

21. Assinale a afirmao cuja expresso entre parnteses NO pode substituir o termo sublinhado sem prejuzo de sentido. a) b) c) d) e) que se revelou vulnervel compra de votos por parte de representantes do Executivo (intangvel) para evitar a promiscuidade revelada pelo episdio em julgamento (corrupo) o Brasil, mesmo na condio de signatrio de algumas das mais importantes convenes (seguidor) que o julgamento do mensalo comea a atenuar (mitigar) inaceitvel, porm, que na Cmara e no Senado tramitem hoje 139 projetos de lei (transitem)

18

22. De acordo com o texto, o maior legado do julgamento do mensalo a) b) c) d) e) apresentar falhas que ainda podem ser corrigidas no que tange punio dos envolvidos. estabelecer limites e mitigar a imoralidade das negociaes partidrias. evidenciar as negociatas entre partidos no que tange formao de bases aliadas. mostrar a fragilidade da democracia e das relaes partidrias nacionais. efetivar as punies por corrupo previstas no cdigo penal brasileiro.

23. O texto permite ao leitor perceber que h um paradoxo evidente no Brasil. Qual? a) b) c) Discurso e prtica relacionados corrupo so convergentes, j que h mais de 130 projetos de lei relacionados ao combate dessas aes em poder do legislativo nacional. O compromisso internacional assumido pelo Brasil de reconhecer e combater a corrupo contraria as aes do STF, principalmente no que tange ao tratamento dado ao julgamento do mensalo. Ao mesmo tempo em que o STF julga a maior ao penal relacionada corrupo j trazida a pblico no Brasil, o pas torna-se signatrio de documentos internacionais que, em alguma medida, demonstram preocupao com a gesto do dinheiro pblico. Ainda que esteja formalmente atrelado a compromissos internacionais de combate corrupo, o pas, na prtica, sofre perdas de 7 bilhes de reais por ano com uso ilcito de dinheiro pblico. Ao passo que a opinio pblica reconhece a necessidade de trazer tona, julgar e punir atos ilcitos dos poderes constitudos, o STF instncia mxima do poder judicial cria um parmetro histrico para os crimes de corrupo no Brasil.

d) e)

24. A ideia evidenciada no ttulo Fragilidade moral est intimamente relacionada, no texto, a) b) c) d) e) possibilidade de o STF indiciar, julgar e no punir os envolvidos na ao do mensalo. possibilidade de os eleitores voltarem a votar em candidatos condenados pelo julgamento do mensalo, sem se preocupar com as consequncias. possibilidade de uma grande parcela do legislativo barganhar ilicitamente seu poder de voto com o executivo. possibilidade de sermos uma sociedade to corrupta quanto nossos representantes julgados em aes como o mensalo. possibilidade de o ciclo entre legislativo, executivo e judicirio tornar-se um elemento corruptor do sistema democrtico.

25. Alm da herana judicial, que, possivelmente, o julgamento do mensalo legar sociedade brasileira, o texto explicita outra herana: a) b) c) d) e) a possibilidade de os mais de 130 projetos de lei jamais sarem das gavetas do poder legislativo. a viabilidade de um combate mais efetivo corrupo pelo grande nmero de projetos relacionados a essa prtica. a modernizao do processo poltico, com maior nmero de leis que reprimem o mau uso do dinheiro pblico. a hierarquizao de partidos e agremiaes, que passam a ter cada vez mais autonomia na escolha de seus representantes. a necessidade de partidos e agremiaes serem mais rigorosos com a escolha de seus representantes.

19

O texto a seguir referncia para as questes de 26 a 30.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

tica ou Caos O rigor que vem sendo imposto pelo STF aos rus do mensalo, como bem ressaltou a ministra Crmen Lcia, no pode servir para mais descrena na poltica. Precisa, isso sim, ser visto como um sinal de que o pas no admite mais conviver com a corrupo. A pouco mais de uma semana das eleies municipais, no poderia ser mais oportuna a manifestao feita pela ministra Crmen Lcia, no julgamento do mensalo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), durante a ________ da ltima quinta-feira. Ao julgar e condenar rus ligados a partidos polticos por corrupo passiva e lavagem de dinheiro, a magistrada, tambm presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que boa parte dos 138 milhes de eleitores brasileiros vm demonstrando no apenas desesperana, mas um desencanto com a poltica e acredita haver razes para isso. Os brasileiros, ressaltou, no devem confundir os rus do mensalo com toda a classe poltica. Ao mesmo tempo, os eleitores no podem ignorar a importncia do voto, que deve ser visto sempre como exerccio de cidadania. A particularidade de dois episdios to importantes para a democracia estarem ocorrendo de forma simultnea a campanha eleitoral e o julgamento do mensalo refora o significado da manifestao. A ________ gerada simultaneamente pelos dois eventos no pode servir para reduzir o impacto de um ou outro. Ambos precisam ser vistos como alternativas para o pas reforar as exigncias quanto atuao de seus homens pblicos. Foi por isso que, num recado dirigido especialmente aos jovens, a integrante do STF fez um apelo juventude para que no leve em conta fatos isolados para descrer da poltica. Mas ressalvou: detentores de cargos polticos devem ser mais rigorosos no cumprimento de leis, pois, nesses casos, a tica ou o caos. Desvios no mbito do setor pblico como os que vm ocupando a ateno na mais alta corte judicial do pas, de fato, impem no apenas um custo moral. Significam tambm prejuzos financeiros considerveis num pas em que faltam recursos oficiais para tudo, inclusive em reas ________ o poder pblico deveria dedicar ateno prioritria, pois so de sua exclusiva competncia. Como ressaltou a ministra, "um prejuzo no espao poltico significa que uma sociedade inteira foi furtada". Na prtica, o dinheiro que um parlamentar ou homem pblico embolsa acaba faltando para a reforma da escola, para maior ateno criana e me, para a construo de um posto de sade e para investimentos em estradas ou em saneamento bsico, entre outras reas que deveriam se constituir em prioridade do poder pblico. E contra essas subtraes que o eleitor deve se insurgir, pois no ________ como ser toleradas.
Zero Hora. Editorial, 29 set. 2012.

26. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas das linhas 07, 16, 25 e 31. a) b) c) d) e) seo repecurso as quais tm sesso repecurso as quais tem seo repercusso s quais tem sesso repercusso s quais tm seo repercusso as quais tm

20

27. De acordo com o texto, pode-se inferir que a) b) c) d) e) a ministra Crmen Lcia sugere a possibilidade de usar o julgamento do Mensalo pelo STF como uma forma de dar vazo democracia adormecida no Brasil. o voto como exerccio de cidadania est prestes a perder a sua credibilidade, uma vez que as eleies municipais coincidem, este ano, com o julgamento do Mensalo. o julgamento do Mensalo pode conduzir uma parte da populao a perder ainda mais a confiana nos polticos, preocupao que se torna ainda maior em ano eleitoral. a descrena no poder poltico do Brasil tem aumentado medida que novas acusaes de corrupo aos candidatos s eleies municipais deste ano emergem. h uma relao entre os casos de corrupo e a falta de credibilidade por parte da populao, que v nos julgamentos do STF uma perspectiva de mudana do presente caos poltico do pas.

28. Considere as alteraes feitas no texto original propostas a seguir. I. II. III. IV. V. VI. Excluso da preposio de (l. 04). Substituio de A (l. 05) por H. Insero da preposio de depois da forma verbal lembrou (l. 09). Substituio da forma verbal vm (l. 09) por vem. Substituio da forma verbal haver (l. 10) por haverem. Substituio da forma verbal impem (l. 23) por impe.

Assinale a opo que apresenta todas as alteraes consideradas desvios s normas gramaticais. a) b) c) d) e) I, II e V. I, II, III, V e VI. II, III, IV e VI. II, IV e VI. III, IV, V e VI.

29. Considere as seguintes afirmaes sobre a pontuao do texto. I. II. III. IV. V. O termo tambm presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (l. 08-09) foi empregado entre vrgulas por tratar-se de um aposto. Se a vrgula usada depois de voto (l. 12) fosse excluda, o perodo original sofreria uma mudana semntica. Os travesses da linha 15 poderiam ser substitudos por parnteses ou vrgulas, sem haver nessa modificao alterao semntica. Por estar entre vrgulas, o nexo pois (l. 21) poderia ser substitudo por portanto sem haver incorreo gramatical ou alterao semntica. O ponto final empregado depois de moral (l. 23) poderia ser substitudo por ponto-e-vrgula, fato que foraria a forma verbal significam (l. 23) a ser escrita com letra minscula.

Assinale a opo que apresenta todas as corretas. a) b) c) d) e) Apenas I, II, III e V. Apenas I, III e V. Apenas II, III e IV. Apenas I, II, IV e V. Todas.

21

30. Assinale a opo incorreta sobre os mecanismos sintticos do texto. a) b) O nexo mas (l. 10) correlaciona-se expresso no apenas (l. 10), veiculando, entre as oraes por eles ligadas, uma ideia adversativa. A orao reduzida iniciada por Ao julgar e condenar rus (l. 07) expressa temporalidade e poderia ser desenvolvida pela insero do nexo Quando e pela flexo dos verbos julgar e condenar. As duas aparies do vocbulo que nas linhas 27 e 30 classificam-se como pronomes relativos, pois retomam as expresses o dinheiro (l. 27) e outras reas (l. 29-30). As formas verbais lembrou (l. 09), ressaltou (l. 11), fez (l. 19) e ressalvou (l. 20) tm como sujeito a ministra Crmen Lcia ou algum termo que retome essa expresso. As duas aparies do nexo pois nas linhas 25 e 31 veiculam a mesma ideia e poderiam, portanto, ser substitudas por j que ou porque, sem que houvesse nessa substituio alguma alterao semntica.

c) d) e)

22

31. A respeito da obra Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, assinale a opo incorreta. a) No captulo Ao leitor, o narrador afirma que adotou uma forma livre. Essa forma pode ser exemplificada pela inverso temporal que h na obra, iniciada pelo fim, e por muitas digresses reflexivas. O captulo IX Transio comea E vejam agora com que destreza, com que arte eu fao a maior transio deste livro. No trecho, percebe-se a funo metalingustica, quando o autor discute o fazer artstico, o que tambm acontece em De modo que o livro fica assim com todas as vantagens do mtodo, sem a rigidez do mtodo. No captulo LXX D. Plcida , aparece Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejava a inteno, e doa-lhe o ofcio... tinha nojo de si mesma. (...) ... fiz-lhe um peclio de cinco contos... (...) Foi assim que lhe acabou o nojo. A afirmativa do narrador ironiza a atitude de D. Plcida, que aceita como real uma histria inventada por Brs Cubas para convenc-la a acobertar o relacionamento s escondidas. Em relao ao enredo da obra, pode-se destacar como tema mais importante a histria de Quincas Borba, colega de faculdade de Brs Cubas, que desenvolve a teoria do Humanitismo, marcada pela profunda reflexo sobre o bem-estar e a tica do ser humano. A importncia de tal personagem vai ser mais enfatizada no prximo romance de Machado de Assis Quincas Borba. No houve nada, mas ele suspeita alguma coisa; est muito srio e no fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonh, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. No me tratou mal nem bem. No sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela. O captulo CVII Bilhete reproduz o bilhete enviado por Virglia a Brs Cubas. Tal bilhete foi escrito em meio desconfiana de Lobo Neves sobre o possvel adultrio de Virglia.

b)

c)

d)

e)

32. Considere as afirmativas a seguir. I. Jos de Alencar o mais importante escritor do Romantismo brasileiro. Sua obra se enquadra nas temticas: social ou urbana, regionalista, indianista e histrica. Til um romance romntico regionalista, retrata a linguagem e os costumes da vida rural da poca em que foi escrito. Machado de Assis foi um dos maiores escritores do sculo XIX e da histria brasileira. Dentre as caractersticas de suas obras, notamos a descrio psicolgica das personagens e um retrato crtico da sociedade da poca. Um tema bastante explorado em sua obra o adultrio, dentro de uma proposta do casamento visto de uma forma realista e sem idealizaes. Carlos Drummond de Andrade foi um poeta da terceira gerao modernista. Dentre as caractersticas de suas obras, est presente o uso de temas polmicos, profundos e que propem, dentro de uma forma rigorosa, toda sorte de questionamentos para a sociedade, como caracterstica marcante do Modernismo. O cortio, romance de cunho social com recorte sociolgico, publicado em 1890, narrado em 3. pessoa, representa as relaes entre o elemento portugus, e o elemento brasileiro, com a ntida explorao do primeiro sobre o segundo.

II.

III.

IV.

Assinale a opo que apresenta todas as afirmativas corretas. a) b) c) d) e) II e III. I e III. I, II e IV. II e IV. I, II e III.

23

33. A respeito dos movimentos literrios brasileiros e dos autores que se destacam em cada um deles, assinale a opo que apresenta todas as afirmativas corretas. I. O movimento Barroco procurou solucionar os dilemas do homem que perdeu sua confiana ilimitada na razo e na harmonia dos conceitos renascentistas. O Barroco, em sintonia com a Contrarreforma, adquire uma conotao extremamente religiosa. Entre os poetas do romantismo, Gonalves Dias consegue equilibrar os temas sentimentais, patriticos e saudosistas com linguagem harmoniosa. Seus versos apresentam eloquncia, lirismo e grandiosidade. Para os parnasianos, a arte no pode ter qualquer sentido utilitrio, deve ser distinta de qualquer tipo de compromisso. Justifica-se apenas por sua beleza formal: o culto forma, a Arte pela Arte. Os poetas simbolistas retomaram a subjetividade romntica, mas desceram at os limites do subconsciente e at do inconsciente, o que explica o carter ilgico dos poemas, como no fragmento:Cristais diludos de clares lacres/ Desejos, vibraes, nsias, alentos,/ Fulvas vitrias, triunfamentos acre, / Os mais estranhos estremecimentos. No incio do sculo XX, vrias correntes e estilos se intercruzam, e torna-se quase impossvel nomear o perodo por caractersticas especficas. O termo escolhido foi Pr-Modernismo, que passou a designar a maior parte das obras produzidas no perodo. I, III e IV. II e V. I, II, III, IV e V. III e IV. II, III, IV e V.

II.

III.

IV.

V.

a) b) c) d) e)

34. Leia o poema Explicao, de Carlos Drummond de Andrade, e assinale a questo errada a respeito do texto e do autor. Meu verso minha consolao. Meu verso minha cachaa. Todo mundo tem sua cachaa. Para beber, copo de cristal, canequinha de folha-de-flandres, folha de taioba, pouco importa: tudo serve. Para louvar a Deus como para aliviar o peito, queixar o desprezo da morena, cantar minha vida e trabalhos que fao meu verso. E meu verso me agrada. Meu verso me agrada sempre... Ele s vezes tem o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cambalhota mas no para o pblico, para mim mesmo essa cambalhota. Eu bem me entendo. No sou alegre. Sou at muito triste. A culpa da sombra das bananeiras de meu pas, esta sombra mole, preguiosa. H dias em que ando na rua de olhos baixos para que ningum desconfie, ningum perceba que passei a noite inteira chorando. Estou no cinema vendo fita de Hoot Gibson, de repente ouo a voz de uma viola... saio desanimado. Ah, ser filho de fazendeiro!

24

A beira do So Francisco, do Paraba ou de qualquer crrego vagabundo, sempre a mesma sen-si-bi-li-da-de. E a gente viajando na ptria sente saudades da ptria. Aquela casa de nove andares comerciais muito interessante. A casa colonial da fazenda tambm era... No elevador penso na roa, na roa penso no elevador. Quem me fez assim foi minha gente e minha terra e eu gosto bem de ter nascido com essa tara. Para mim, de todas as burrices a maior suspirar pela Europa. A Europa uma cidade muito velha onde s fazem caso de dinheiro e tem umas atrizes de pernas adjetivas que passam a perna na gente. O francs, o italiano, o judeu falam uma lngua de farrapos. Aqui ao menos a gente sabe que tudo uma canalha s, l o seu jornal, mete a lngua no governo, queixa-se da vida (a vida est to cara) e no fim d certo. Se meu verso no deu certo, foi seu ouvido que entortou. Eu no disse ao senhor que no sou seno poeta?
(De Alguma poesia 1930)

a) b) c) d)

e)

O poema inicia-se com metforas que vo mostrar o quanto a cachaa dos versos importante, pois serve para louvar e para exteriorizar sentimentos. A funo de linguagem predominante a emotiva mas no para o pblico, para mim mesmo essa cambalhota. H versos que mostram a vida do poeta Ah, ser filho de fazendeiro!/ A casa colonial da fazenda tambm era.../ Quem me fez assim foi minha gente e minha terra. A objetividade do poema e o falar de assuntos pessoais afastam o texto da temtica comumente explorada por Carlos Drummond de Andrade que, normalmente, costuma mais explorar temas sobre o fazer potico, os amigos e a famlia, alm de falar sobre a guerra. No final do poema, ao fazer a comparao entre a Europa e o Brasil, h a valorizao das coisas nacionais e no fim d certo. e o poeta joga para o leitor a responsabilidade Se meu verso no deu certo, foi seu ouvido que entortou.

25

Read a short part of the story by Edgar Allan Poe and answer questions 35 and 36.

TRUE! nervous very, very dreadfully nervous I had been and am; but why will you say that I am mad? The disease had sharpened my senses not destroyed not dulled them. Above all was the sense of hearing acute. I heard all things in the heaven and in the earth. I heard many things in hell. How, then, am I mad? Listen! And observe how healthily how calmly I can tell you the whole story. It is impossible to say how first the idea entered my brain; but once conceived, it haunted me day and night. Object there was none. Passion there was none. I loved the old man. He had never wronged me. He had never given me insult. For his gold I had no desire. I think it was his eye! Yes, it was this! He had the eye of a vulture a pale blue eye, with a film over it. Whenever it fell upon me, my blood ran cold; and so by degrees very gradually I made up my mind to take the life of the old man, and thus rid myself of the eye forever. Now this is the point. You believe I am mad. Madmen know nothing. But you should have seen me. You should have seen how wisely I proceeded with what caution with what foresight with what dissimulation I went to work! I was never kinder to the old man than during the whole week before I killed him.
Adapted from: <http://www.onestopenglish.com/skills/integrated-skills/back-to-schoolresources?utm_source=Newsletter&utm_medium=Email&utm_content=Body&utm_campaign=Newsletter%2BSeptember%2B12>

35. This part of the crime story introduces us to the storyteller, who decides to kill a person. What motive does the storyteller claim for killing the old man? a) b) c) d) e) He claims that the idea of killing the old man came from heaven and hell. He claims that the old mans money made him do it. He claims that one of the old mans eyes made him do it. He claims that he had no feelings for the old man. He claims that the old man wasnt kind to him a week before.

36. The narrator describes his sense of hearing as a) b) c) d) e) dulled. accurate. healthily. a gift from heaven and hell. a mind sharpener.

26

Read the following text and answer question 37. Uclan launches first UK uni in Thailand The first British university in Thailand a joint venture between the University of Central Lancaster (Uclan) and Thai Group of Companies will open shortly, teaching entirely in English on a campus in Samut Sakhon, twenty miles outside Bangkok. Uclans venture builds on Thailands policy of establishing itself as a regional hub for education. Uclan president and vice-chancellor Malcolm McVicar told Thai newspaper, The Nation, that the venture has been four years in development, and that Thailand was chosen after Uclan looked at Singapore and Malaysia but found they were too crowded with [education] provision. McVicar added, We chose Thailand because the country is a good centre to reach other parts of the region. He expects Uclan in Thailand will eventually recruit students from Cambodia, Laos, Vietnam and Burma. Uclan back in the UK recruits students from Thailand, particularly to its fashion and design courses, and it has an international reputation for linguistics, especially for its research into the language of business. The Samut Sakhon campus will in its phase one run courses in English, IT, business management, engineering, fashion and design based on a British curriculum for 5,000 students, of which 20 per cent are expected to come from Europe. There will be research facilities on site and links with local businesses and industries, and a deliberate mix of UK-recruited and local staff. 37. According to the text it is correct to say that the first British university in Thailand will a) b) c) d) e) be bilingual. have a Thai curriculum. not recruit students from other countries . be mostly for local students. be open soon.

Confusion over Olympic guards English ability

In mid-July it was announced that the British armed forces would have to provide 3,500 extra personnel for London Olympics security duties as a result of private security contractor G4S failing to recruit enough security guards in time for the Games. G4S chief executive Nick Buckles added to his embarrassment ______________ admitting he wasnt sure whether the 10,000 security guards his firm recruited could speak English. Questioned by BBC Radio 4 on this, Buckles replied, That is a difficult question to answer. They all have a right to work in the UK and have been vetted to very high standards, adding that hed look into the issue. Interviewed by Sky News later that day, Buckles was able to report, As part of the SIA [Security Industry Association] certification you have to be able to speak English. Thats the standard for the UK security industry.
<http://mag.digitalpc.co.uk/Olive/ODE/ELGAZETTE/>

27

38. The alternative that complete the space in the text correctly is a) b) c) d) e) to in on by for

39. According to the text it is correct to say that Nick Buckles is a (an) a) b) c) d) e) chief of the British armed forces. executive for London Olympics. executive of SIA. chief executive of a private security contractor. chief of a security company.

40. In the sentence from the text, Buckles was able to report, As part of the SIA [Security Industry Association] certification you have to be able to speak English., the reported speech form is a) b) c) d) e) Buckles had been able to report that as part of the SIA [Security Industry Association] certification you had to be able to speak English. Buckles reported that as part of the SIA [Security Industry Association] certification you were able to speak English. Buckles is able to report that as part of the SIA [Security Industry Association] certification you had been able to speak English. Buckles had reported that as part of the SIA [Security Industry Association] certification you had to be able to speak English. Buckles has been able to report that as part of the SIA [Security Industry Association] certification you have been able to speak English.

28

La vida del ms grande revolucionario, delante y detrs de la cmara


Por Abel Alexander .Investigador fotogrfico

Desde las fotos familiares cuando era nio hasta su irrupcin como cono mundial, Ernesto Guevara mantuvo una relacin intensa y permanente con la fotografa. Y no slo fue como modelo: tambin trabaj como fotgrafo, un oficio que am y cultiv. Ernesto Guevara de la Serna, el Che, es uno de los personajes ms clebres y fascinantes del siglo XX. Mdico, deportista, viajero, revolucionario, militar, funcionario, poltico y diplomtico, durante buena parte de sus vertiginosos 39 aos de vida tambin atesor una faceta poco conocida: su profundo inters por la fotografa. Antes de empuar su propio equipo, el Che estuvo expuesto desde su nacimiento a mltiples cmaras. Observando estas primeras imgenes del futuro revolucionario, nos llama la atencin que entre ellas prcticamente no estn los clsicos retratos familiares posados en la galera de un estudio profesional tan tpicos de la poca en los hogares de clase media alta, como el suyo sino que son tomas de exteriores realizadas a veces por los tpicos fotgrafos de plaza o minuteros. Fue en 1953, durante su segundo viaje por Sudamrica, cuando el Che Guevara se asom por primera vez al fascinante mundo de la fotografa. En La Paz, donde resida en forma temporal, conoci al fotgrafo alemn Gustav Thorlichen. La relacin entre ambos debi ser fructfera, pues Guevara lo acompa a fotografiar El sello argentino. Ser ministro no varios lugares en las afueras de La Paz. En enero de lo alej de sus costumbres nativas: 2001, el periodista Rogelio Garca Lupo afirm en Clarn mate y diarios en la cama. que el impacto que las imgenes del alemn le produjeron en cuanto las vio no slo qued asentado en el Diario sino que influy en su propio proyecto de vida, a tal punto que cuando lleg a Mxico, fugitivo de la represin anticomunista en Guatemala, lo primero que hizo fue comprar una cmara fotogrfica de la cual vivi algn tiempo. () Entre 1959 y 1966 presidi el Banco de Cuba y fue ministro de Industria, pero tambin hizo trabajo voluntario y se encarg de las relaciones internacionales. En sus aos como funcionario, el Che fue un verdadero blanco mvil para los fotgrafos que lo inmortalizaron en las ms diversas situaciones, poses y compaas. l los dejaba hacer: como buen apasionado por la fotografa conoca perfectamente el inmenso valor poltico que tenan las imgenes.
Fuente: <http://www.clarin.com/sociedad/grande-revolucionario-delante-detras-camara_0_787721268.html>. Acceso en: octubre, 2012. (adaptado)

29

35. De acuerdo con el texto, es posible afirmar que a) b) c) d) e) Che fue apenas un revolucionario. las fotos de familia de Ernesto eran muy tradicionales. una de las profesiones que Che ejerci fue la de fotgrafo. Guevara viaj por primera vez a algunos pases de Amrica del Sur en 1953. fue Gustav Thrlichen quien le regal la primera cmara fotogrfica a Che.

36. Observando la foto y su comentario, presentes en el cuerpo del texto anterior, NO es correcto decir que a) b) c) d) e) Che Guevara naci en Argentina. la foto fue sacada sin la permisin de Che, fue un flash furtivo. Che sola tomar mate y leer su peridico en la cama. el hecho de tener un cargo pblico en Cuba no lo apart de algunos hbitos que tena. muchos argentinos tienen el mismo hbito que Che Guevara inmortaliza en esa foto.

37. La palabra costumbres, presente en la descripcin de la foto del texto anterior, es un heterogenrico. As, considerando el uso correcto de los artculos, seala la opcin que contenga la frase gramaticalmente correcta. a) b) c) d) e) No te puedes imaginar la amable que es. El radio del coche de Pedro es muy potente. Hay que donar sangre. El sangre puede ayudar a muchos. Mi madre siempre dice que el leche es muy importante para los huesos. Ni siempre se toma el agua que necesita.

Lee la siguiente tira para responder a las prximas preguntas.

Fuente: <http://www.tirasdehumor.com/wp-content/uploads/2012/09/Cyanide-and-Happiness-creencias-griegas.png>

30

38. La tira que hace referencia a una leyenda griega se hace cmica porque a) b) c) d) e) uno de los personajes no estaba realmente muerto. uno de los personajes ya conoca la creencia de poner monedas en los ojos de los muertos. los personajes no creen que el cheque ser cobrado antes del lunes. uno de los personajes se imagina que Caronte realmente cobrar por el transporte. ninguno de los personajes tiene dinero para ayudar al muerto.

39. Analizando las frases de la tira, seala la alternativa que contenga los dos tipos de pronombre complemento. a) b) c) d) e) Por qu la gente hace eso? Espero que el Caronte no lo cobre hasta el lunes. Las monedas pagarn al Caronte para que pueda transportar su alma por el ro Estigia. Tienes monedas para colocrselas en los ojos? Slo tengo un cheque.

40. En la tira hay la presencia de algunas palabras acentuadas. Marca la opcin en que la dupla de palabras lleve la tilde respetando la misma regla gramatical de acentuacin. a) b) c) d) e) Qu - slo. Est - ro. Colocrselas - slo. Qu ro. Pagarn - qu.

31

41. Durante o Perodo Regencial, os antigos grupos polticos que j agitavam o quadro brasileiro do Primeiro Reinado, ou seja, o Partido Brasileiro(aristocracia rural), o Partido Portugus (defensores do absolutismo) e os liberais radicais (camadas urbanas), passaram a ser denominados de moderados ou chimangos, restauradores ou caramurus e exaltados ou farroupilhas, respectivamente. Analise as proposies a respeito das caractersticas de cada um dos partidos mencionados. I. II. III. Os moderados defendiam uma administrao centralizada por uma monarquia moderada, alm de controlarem o poder poltico de forma majoritria durante as regncias. Os exaltados defendiam maior autonomia s provncias e expressavam os interesses dos setores urbanos. O grupo conhecido por restauradores era composto por militares portugueses que ocupavam postos no Brasil, burocratas civis e grandes comerciantes. Tal agrupamento poltico se dissolveu em 1834, quando o ex-imperador do Brasil faleceu em Portugal.

Assinale a) b) c) d) e) se somente I for correta. se somente II for correta. se somente I e II forem corretas. se somente I e III forem corretas. se todas forem corretas.

42. A implantao do caf no Brasil provocaria diversas transformaes socioeconmicas, entre as quais a estabilizao financeira, a implantao de um mercado interno e a formao de uma nova aristocracia. No ano de 1850, o Brasil passaria por um surto de industrializao. Na poltica externa, alguns atritos externos teriam relevncia, dentre eles podemos citar alguns atritos com a Inglaterra e a interveno militar nos pases do Prata.
Adaptado de COSTA, Luis Csar Amad & MELLO, Leonel Itaussu. HISTRIA DO BRASIL. Scipione, So Paulo, 2007, p.198.

A respeito do perodo mencionado no texto, possvel concluir que a) ocorreram pequenas tenses diplomticas entre Brasil e Inglaterra, relacionadas com a presso inglesa a respeito da extino do trfico negreiro, e ao episdio da Questo Christie, que contriburam para deteriorar as relaes diplomticas entre os dois pases. o surto industrial brasileiro ocorrido nesse perodo deu-se pelo predomnio da economia aucareira sobre as outras culturas como algodo, caf e cacau, motivado pela crescente demanda nacional e internacional, decorrente das grandes secas na Amrica Central e frica Meridional. as intervenes na Bacia do Prata, nas quais o Brasil empreendeu grandes batalhas, referem-se ao vertiginoso crescimento econmico do Uruguai, que ameaava o Brasil e os pases vizinhos como a Argentina e o Chile. Temia-se a formao de uma trplice monarquia comandada pelos uruguaios, fato que comprometeria as relaes econmicas do Brasil com os pases platinos. na poltica interna, apesar da centralizao exercida pela monarquia, ocorreu a fuso de dois grandes partidos: o Partido Republicano Mineiro e o Partido Republicano Paulista, denominada Era da Conciliao. culturalmente, o Brasil viveu o auge de sua economia, representado na Semana da Arte Moderna, na qual intelectuais e artistas contestavam a mentalidade artstica brasileira e exigiam uma discusso mais ampla de nossa realidade.

b)

c)

d)

e)

32

43. O jingle Varre, varre, vassourinha..., embalou a campanha e a posse de Jnio da Silva Quadros, que ficou sete meses no governo. Aps uma renncia at hoje misteriosa, assumiu em seu lugar o vice-presidente Joo Goulart, que ficou conhecido como Jango. Foi o ltimo presidente civil, que antecedeu o golpe militar de 1964, e no terminou seu mandato em virtude de uma srie de razes polticas, sociais e econmicas. A respeito do governo de Joo Goulart, correto afirmar que a) b) c) d) e) o Parlamentarismo foi uma de suas principais conquistas, contando com o apoio da UDN e do MDB. Esse regime de governo vigorou durante todo seu mandato. o sucesso do Plano Trienal foi motivado pelo xito governamental em encampar as refinarias particulares e desapropriar a maior parte dos latifndios improdutivos. as Reformas de Base acirraram os nimos das elites dominantes pelo fato de objetivarem a Reforma Agrria, alm de contrariar os interesses estrangeiros no Brasil. perseguiu os comunistas, pelo fato de mobilizarem a populao do campo, denunciando a falta de legislao e as precrias condies de vida. a Constituio de 1946, promulgada durante o mandato de Eurico Gaspar Dutra, sofreu uma emenda, estendendo o voto para os analfabetos.

44.

A Europa, ao final da Idade Mdia, viveu um momento de questionamento dos valores medievais, apoiados fortemente pela Igreja, que at o momento influenciava hbitos, costumes, produo literria e artstica. Essa mentalidade perdeu terreno frente criao das universidades e o crescente comrcio, que traziam novas mentalidades, refutando aspectos medievais. O Renascimento nasce nesse contexto e apresenta outra viso de mundo. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas a respeito das caractersticas do Renascimento. ( ( ( ( ) ) ) ) O Renascimento buscou inspirao na Alta Idade Mdia, principalmente no antropocentrismo, objetivando resgatar valores que interessavam ao novo mundo urbano e comercial. Desprezo da cultura do perodo anterior, Idade Mdia, dando lugar a uma cultura leiga, em detrimento da cultura teocntrica. Exaltao de valores modernos como o hedonismo, o individualismo e o naturalismo. O Humanismo buscou resgatar a dignidade do homem, como um ser importante que dominava a natureza. O humanista era um pensador e sbio, que defendia o homem como centro do universo.

A correspondncia correta a) b) c) d) e) V|V|V|V V|V|V|F V|F|F|F F|V|V|V F|F|V|V

33

45. Os impasses criados pelos interesses capitalistas, pelo imperialismo e pelo nacionalismo conduziram o mundo Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e desestruturao do capitalismo internacional, fatores que somados difuso do marxismo, desencadearam a Revoluo de 1917, da Rssia.
Vicentino, Cludio. Histria Geral. So Paulo, Scipione, 2007, p. 374-375.

Assinale a opo que no corresponde a uma causa da Primeira Guerra Mundial. a) Nacionalismo: o pangermanismo, encabeado pela Alemanha, propunha a unio de todos os povos da Europa Ocidental, de ascendncia germnica sob o governo alemo. O paneslavismo, liderado pela Rssia, objetivava unir os povos eslavos, libert-los do domnio estrangeiro, e anexar regies da pennsula balcnica. Criao de alianas: pases europeus, de acordo com seus interesses formaram a Trplice Aliana (Alemanha, Imprio Austro-Hngaro e Itlia); Trplice Entente (Frana, Inglaterra e Rssia). Revanchismo Francs: a Frana, derrotada na Guerra Franco-Prussiana, reivindicava seus territrios, Alscia e Lorena. Crise Marroquina: gerou instabilidade na Europa, quando o Imprio Austro-Hngaro e a Inglaterra foram excludos da partilha do Marrocos ainda no final do sculo XIX. Crise Balcnica: o desmembramento do Imprio Turco-Otomano iniciado ao final do sculo XIX provocou uma disputa entre a Trplice Entente e a Trplice Aliana pela regio balcnica. Os russos, defendendo o paneslavismo, queriam acesso ao mar Negro e ao Egeu. Os alemes queriam construir uma ferrovia que os ligasse com o petrleo do Oriente Mdio. Os srvios queriam libertar-se da submisso ao Imprio Austro-Hngaro, por isso eram protegidos pelos interesses da Rssia.

b) c) d) e)

46.

Durante a Segunda Guerra Mundial, russos e norte-americanos lutaram como aliados para

desmantelar o imprio nazista. Porm, a situao se alterou a partir de 1945, quando ocorreu o declnio econmico da Inglaterra e a ascenso da URSS. A partir da Conferncia de Potsdam, iniciou-se uma rivalidade. Por isso, afirma-se que uma das maiores heranas da Segunda Guerra Mundial foi a diviso do mundo em dois blocos antagnicos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista, liderado pela Unio Sovitica. Durante quatro dcadas, essas duas potncias disputaram a hegemonia do planeta, espalhando o medo de uma provvel guerra nuclear. Dentro do contexto da Guerra Fria, correto afirmar que a) b) no bloco socialista, Nikita Kruchev, sucessor de Stlin, promoveu um processo de desestalinizao, dando outros rumos poltica interna e externa da Unio Sovitica. a Aliana para o Progresso correspondeu a um programa desenvolvido pelos governos norteamericano de Roosevelt e Truman, que objetivava auxiliar pases da Amrica Latina atravs de emprstimos e investimentos para garantir a supremacia dos Estados Unidos no continente. o caso Watergate foi um desdobramento da Guerra Fria em territrio norte-americano, espelhando o conflito entre socialistas e capitalistas infiltrados na Casa Branca. a Guerra da Coreia o nico conflito do Oriente que no se enquadra nessa guerra, uma vez que os Estados Unidos pouco interferiram nessa regio. um dos marcos do seu fim foi o atentado de 11 de setembro de 2011, quando o Talib, que apoiava os soviticos, destruiu as Torres Gmeas nos Estados Unidos.

c) d) e)

34

47. Observe a montagem de diversas imagens do planeta Terra no perodo noturno. A parte mais clara representa os aglomerados urbanos.

Na imagem, pode-se afirmar que alguns fenmenos geogrficos podem ser detectados, entre eles 1. 2. 3. 4. megalpoles conurbao queimadas produo agrcola

Esto corretas apenas as afirmativas a) b) c) d) e) 1 e 2. 2 e 3. 2 e 4. 1 e 4. 3 e 4.

48. Pela internet, um jovem da cidade de Campinas participar de um debate ao vivo com um importante pesquisador europeu. O incio do debate ocorrer s 20 horas do dia 10 de janeiro de 2013, na cidade de Paris, situada no fuso 15.o E. A que horas esse jovem deve acessar o site e se comunicar com o pesquisador?
Obs: voc deve saber o fuso horrio no qual Campinas se situa. Tambm deve considerar a adoo do horrio de vero no Brasil.

a) b) c) d) e)

15 horas. 16 horas. 17 horas. 22 horas. 23 horas.

35

49. Analise as informaes a seguir.

Pases que mais plantam Transgnicos no mundo

Pas

Produo (ha) (dados aproximados) 69 milhes de ha 30 milhes de ha 24 milhes de ha 11 milhes de ha 10 milhes de ha 4 milhes de ha 3 milhes de ha 2,5 milhes de ha

Principais produtos

Estados Unidos Brasil Argentina ndia Canad China Paraguai Paquisto

Milho, soja, algodo, canola, beterraba, alfafa, mamo, abbora. Milho, soja, algodo. Milho, soja, algodo. Algodo. Canola, milho, soja, beterraba. Algodo, mamo, lamo, tomate, pimento. Soja. Algodo.

Fonte: <http://cib.org.br/biotec-de-a-a-z/publicacoes/guia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-transgenicos/adocao-e-consumo/> Acesso em: 30 set. 2012.

Pode-se afirmar que 1. 2. 3. o continente americano lidera o uso de transgnicos no mundo. a utilizao de transgnicos uma caracterstica exclusiva de pases desenvolvidos. os pases que adotam os transgnicos destinam toda sua produo ao mercado externo, visto que no h ainda consenso no que se refere aos riscos para a sade humana do uso desse tipo de produto. dos produtos transgnicos listados na tabela, vrios se destacam na produo de rao animal e leos vegetais.

4.

Esto corretas apenas as afirmativas a) b) c) d) e) 1 e 2. 2 e 3. 3 e 4. 1 e 4. 2 e 4.

36

50. Anamorfose um mapa temtico especial, que leva em considerao o tamanho dos pases ou estados em relao ao que eles representam. Observe a anamorfose a seguir.

FONTE: IBGE. Contas Regionais do Brasil. Disponvel em: <www.ibge.gov.br>

Assinale a alternativa que representa o ttulo possvel para essa anamorfose. a) b) c) d) e) Populao ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) Produto Interno Bruto (PIB) Mortalidade Infantil Analfabetismo

51. Analise a tabela a seguir. Maiores Exportadores e Importadores de Petrleo

Agncia Internacional de Energia. Key world energy statistics 2006. Disponvel em: <www.iea.org>. Acesso em: 24 jan. 2007.

37

Pode-se concluir que a) b) c) d) e) todos os principais importadores de petrleo do mundo apresentam alto desenvolvimento humano e econmico. todos os principais pases exportadores de petrleo so considerados subdesenvolvidos. entre os dez maiores exportadores de petrleo, seis situam-se no Oriente Mdio. entre os dez maiores exportadores de petrleo h pases de quatro continentes: Amrica, Europa, sia e frica. pases com grandes jazidas de petrleo apresentam indicadores sociais elevados, se comparados a pases que necessitam importar esse recurso mineral.

52. Analise o mapa a seguir.

Pode-se concluir que a) b) c) d) e) A AIDS est erradicada em pases desenvolvidos. O menor nmero de pessoas vivendo com AIDS na atualidade encontra-se na sia Oriental. Os Estados Unidos destacam-se como o pas com o maior nmero de pessoas infectadas pelo vrus HIV. De forma geral, as regies com menor ndice de Desenvolvimento Humano do mundo so as que apresentam o maior nmero de pessoas infectadas pelo vrus HIV na atualidade. A AIDS j no preocupa as autoridades brasileiras, visto que essa doena est praticamente erradicada no pas.

38

53. Leia a notcia. Crise reanima separatismo na Europa


STEVEN ERLANGER "THE NEW YORK TIMES"

A Catalunha pode ser a catalisadora de uma onda renovada de separatismo na Unio Europeia, com a Esccia e Flandres vindo logo atrs. O grande paradoxo da Unio Europeia, erguida sobre o conceito da soberania compartilhada, que ela reduz os riscos para regies que buscam tornar-se independentes. Recentemente, o presidente catalo, Artur Mas, abalou a Espanha e os mercados com um chamado por eleies regionais antecipadas, prometendo um referendo sobre a independncia da Catalunha em relao Espanha. A Esccia planeja promover um referendo no outono de 2014, tambm para decidir sobre sua independncia. Os flamengos em Flandres j conquistaram autonomia quase total, mas ainda se ressentem do que veem como sendo os resqucios da hegemonia dos francfonos da Valnia e da elite de Bruxelas.
Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1168096-crise-reanima-separatismo-na-europa.shtml> Acesso em: 22 out. 2012.

Sobre a questo abordada na reportagem e a Unio Europeia, todas as afirmativas esto corretas, exceto a) inmeros fatores mantm pases unidos mesmo quando existe insatisfao: histria, guerras, filhos e inimigos compartilhados. Mas a crise econmica na Unio Europeia tambm vem destacando reivindicaes antigas. muitos catales e flamengos, por exemplo, afirmam que pagam aos Tesouros da Espanha e da Blgica, respectivamente, mais do que recebem, ao mesmo tempo em que os governos nacionais reduzem os servios pblicos. o argumento regional o argumento da zona do euro em dimenses menores, medida que os pases mais ricos do norte do bloco, como Alemanha, Finlndia e ustria, reclamam que sua riqueza e seu sucesso so drenados para manter pases como Grcia, Portugal e Espanha. com o mercado nico da Europa, muitos deles formaram agrupamentos regionais que passam, em muitas situaes, ao largo dos governos centrais casos da Catalunha (Espanha). enquanto lderes europeus acreditam que a resposta crise o retorno da autonomia nacional, tal como no perodo pr 2. Guerra Mundial, os separatistas lutam por uma Europa cada vez mais unida, incentivando a livre circulao de pessoas e a criao de uma governo nico para todo o bloco.

b)

c)

d) e)

39

54. Leia o texto de Leonardo Boff para o Jornal do Brasil.

Articular a inteligncia com a misria A partir dos anos 50 do sculo passado, foram se formando no Brasil, no seio das massas dos destitudos, movimentos sociais de natureza diversa, mas todos nascidos de um sonho: refundar o Brasil, construindo uma nao autnoma e no mais uma grande empresa agregada e a servio do capital mundial. Essa fora social ganhou dimenses transformadoras quando se deu a aliana entre estes movimentos populares com os intelectuais que, no pertencendo s camadas oprimidas, optaram por elas, assumiram sua causa, apoiaram suas lutas e participaram de seu destino, s vezes trgico, porque marcado por perseguies, prises, torturas, exlios e mortes, como vem mostrando a Comisso da Verdade.
Jornal do Brasil Leonardo Boff Disponvel em: <http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2012/10/01/articular-a-inteligencia-com-a-miseria/ > Acesso em: 02 out. 2012.

Conforme citado no texto, alguns movimentos populares no Brasil foram, ao longo da histria recente, marcados por perseguies. Sobre o tema a Comisso da Verdade correto afirmar, exceto: a) Nos prximos anos, dever ser apresentado um relatrio, que ser transformado em livro. Nele, estaro analisados casos de torturas, mortes, desaparecimentos forados, ocultao de cadveres, ainda que ocorridos no exterior. Tambm sero identificados e tornados pblicos as estruturas, os locais, as instituies e as circunstncias relacionadas prtica de violaes de direitos humanos, assim como suas eventuais ramificaes nos aparelhos estatais e na sociedade. Foram instaladas tambm, comisses em naes sul-americanas como Argentina e Chile. Nesses pases, no entanto, alguns militares, policiais e at ex-presidentes foram presos aps os trabalhos. A criao da comisso encerra o ciclo iniciado com a promulgao da lei que criou a Comisso de Mortos e Desaparecidos e reconheceu a culpa do Estado por esses crimes. A Comisso tem atribuies legais para investigar condutas de pessoas que no foram agentes pblicos ou que estavam a servio do Estado. Essa atitude sugere um dos fundamentos principais da Democracia.

b)

c)

d) e)

55. Analise a charge.

Fonte: <http://www.humorpolitico.com.br/page/24/> Acesso em: 30 set. 2012.

40

Aps anlise da charge e com base em seus conhecimentos sobre a desigualdade social no Brasil, marque a correta. a) O Brasil continua a apresentar grandes problemas sociais. Entretanto so visveis as aes do poder pblico, visando diminuio desses problemas, um exemplo: em 2011, o programa Bolsa Famlia foi ampliado com a transferncia de um auxlio em dinheiro para os mais pobres. A criao do programa Brasil sem misria visa auxiliar milhes de pessoas em situao de misria. Isso corresponde quelas com renda mensal per capita inferior a trs salrios mnimos. Segundo o Censo de 2010, insignificante, no Brasil, o nmero de pessoas com renda mensal inferior a 70 reais per capita. No Brasil, a renda muito concentrada numa pequena faixa social. Entretanto, a desconcentrao dessa renda no determinante para o desenvolvimento da economia e o alcance da justia social. Mesmo com os programas do governo de auxlio s famlias pobres, pode-se afirmar que o nmero de pessoas pobres e carentes no diminuiu no Brasil, ou seja, em nada alterou o cenrio mostrado na charge.

b) c) d)

e)

56. A deposio de Osni Mubarak no Egito, durante a Primavera rabe, foi um fato marcante na histria do pas. O primeiro presidente eleito tomou posse em 30 de junho de 2012. Com esse fato, a expectativa era de que o Egito fosse despontar como modelo de democracia. De imediato isso no ocorreu porque a) b) c) d) e) uma junta militar, que estava frente do governo provisrio, dissolveu o parlamento, limitando os poderes do presidente Mohamed Mursi. a comunidade rabe apoiou as minorias xiitas contrrias ao novo governo, temendo uma aliana com o grupo hezbolah do Imem e da Arbia Saudita. as propostas do novo governo eram contrrias aos anseios populares, favorecendo a elite comercial do Sul do pas. os dissidentes do governo Mubarak anunciaram um golpe de estado que comprometeria os dois anos de luta contra o regime opressor que era amplamente apoiado por Israel. a eleio de Vladimir Putin na Rssia reverteu o quadro da contrarrevoluo, fornecendo armas aos rebeldes contrrios ao novo governo popular.

57. Na Amrica Latina, governos de esquerda ascenderam ao poder a partir da dcada de 1990. Trata-se de um grupo de governantes nacionalistas e de oposio influncia dos Estados Unidos na regio e de outro grupo que compe a esquerda moderada. A partir de abril de 2012, dois pases estatizaram empresas estrangeiras. Quais so esses pases e a qual ramo da economia pertenciam essas empresas? a) b) c) d) e) Brasil e Argentina setor de transportes. Argentina e Bolvia setor de energia. Colmbia e Venezuela setor da informtica. Paraguai e Mxico setor agropecurio. Bolvia e Venezuela setor alimentcio.

58. Em 17 de dezembro de 2012, morreu, aos 69 anos, Kim Jong-il, que governava a Coreia do Norte de forma autoritria h 17 anos atravs de um regime comunista de inspirao estalinista, baseado no culto da personalidade. Era oficialmente chamado de Querido Lder e no admitia qualquer vestgio de oposio ao poder absoluto, posio que lhe deu fama internacional como o chefe de estado mais totalitrio e irredutvel do mundo.
Adaptado de: <http://www.publico.pt/Mundo/morreu-kim-jongil-o-querido-lider-autoritario-da-coreia-do-norte-1525580 > Acesso em: 15 set. 2012.

41

De acordo com as notcias veiculadas pela mdia em 2012, correto afirmar que aps a morte de King Jong Il a) b) c) d) e) ocorreu uma rpida aproximao entre as duas Coreias, que desde 1953, ao final da Guerra da Coreia, viviam sob um tenso clima poltico. assumiu o poder seu filho que, a princpio, mantm a Coreia de certa forma isolada em relao ao mundo Ocidental. a Coreia do Norte declarou Guerra ao Japo e China, reivindicando territrios perdidos no perodo da Guerra Fria. a comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, retirou o rtulo, anteriormente dado pelo governo Bush, de pas membro do Eixo do Mal, do qual participavam Ir e Arbia Saudita. ocorreu uma abertura poltica aos moldes da glasnost da antiga URSS, possibilitando a participao popular no governo e a entrada de observadores internacionais para apressar o processo de democratizao.

59. O ano de 2012 ser lembrado por um dos eventos que mais repercutiu na sociedade brasileira, o julgamento do mensalo pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O mensalo considerado um dos maiores escndalos de corrupo da poltica brasileira. Segundo a Procuradoria-Geral da Repbica, responsvel pela denncia no Supremo, o mensalo foi um esquema de financiamento ilegal de parlamentares em troca de apoio poltico ao governo do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva (2003-2010). Os rus so acusados de cometer sete crimes: formao de quadrilha, corrupo ativa, corrupo passiva, peculato, evaso de divisas, lavagem de dinheiro e gesto fraudulenta. Assinale a opo que melhor define peculato. a) b) c) d) e) Desvio ou subtrao de dinheiro pblico em proveito prprio ou alheio, praticado por funcionrio pblico. Suborno de fiscais com o objetivo de reduo de dvidas. Indicao de familiares a cargos pblicos, subtraindo a ampla concorrncia. Fraude em concursos pblicos com o objetivo de beneficiar parentes de polticos. Pagamento de propina por parte de empresrios para obteno de benefcios em obras de sua responsabilidade.

60. O Brasil encerrou sua participao nos Jogos Olmpicos de Londres com um resultado abaixo do esperado, apesar de os investimentos terem sido os maiores da histria do esporte olmpico no pas. O desafio, agora, melhorar a atuao dos atletas brasileiros para a prxima edio do evento, que ser realizado no Rio de Janeiro em 2016. Ser a primeira Olimpada sediada na Amrica do Sul. No quadro de medalhas, o Brasil ficou em 22. lugar em relao aos demais pases que participaram dos jogos. Estados Unidos, China e Reino Unido terminaram, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares no ranking. Os brasileiros ganharam um total de 17 medalhas, trs delas de ouro. Assinale a opo que indica os esportes em que o Brasil obteve ouro nas Olimpadas de Londres. a) futebol feminino futebol masculino vlei masculino. b) jud ginstica vlei feminino. c) futebol feminino vlei feminino natao. d) natao vela atletismo. e) vlei masculino ginstica hipismo. Observao: Questo 58 Na questo 58, onde aparece 17 de dezembro de 2012, leia-se 17 de dezembro de 2011. Esclarecemos que a troca do ano 2011 por 2012 em nada altera a resoluo da questo, que pedia o conhecimento de fatos ocorridos depois da morte do ditador.

42

Вам также может понравиться